Qualidade do ambiente interno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qualidade do ambiente interno"

Transcrição

1 Qualidade do ambiente interno

2 Definição LEED Melhoria da qualidade do ar através da redução da criação e da exposição a poluentes.

3 Qualidade do ar interno Conjunto de propriedades físicas (temperatura, umidade e velocidade do ar adequadas), químicas e biológicas (como a ausência de poluentes e microorganismos é impraticável, entende-se como a manutenção dessas concentrações abaixo dos níveis considerados seguros); Uma série de poluentes é produzida dentro do edifício por compostos orgânicos voláteis, produtos de limpeza, pesticidas, copiadoras, impressoras, mofo, poeira, metabolismo humano, animais de estimação e pelas próprias atividades do homem, como fumar, cozinhar, lavar e secar roupas.

4 Qualidade do ar interno As condições de conforto (higrotérmico, olfativo, acústico, visual) também devem ser levadas em consideração quando se refere à qualidade do ar interno, já que calor ou frio excessivos, correntes de ar e umidade inadequadas, vibrações, ruídos e luminosidade afetam os usuários.

5 Qualidade do ar interno: Fator de risco global Em 2000, a poluição em ambientes fechados vinda de combustíveis sólidos matou 1,6 milhão de pessoas e foi responsável por 2,7% dos encargos mundiais com doenças. Este fator de risco é o segundo maior contribuinte ambiental para doenças, atrás somente de água insalubre e falta de saneamento básico. Fonte:

6 Qualidade do ar interno: Fator de risco global A importância da poluição em ambientes fechados como uma ameaça à saúde pública varia drasticamente de acordo com o nível de desenvolvimento. Em países com alto índice de mortalidade, a poluição em ambientes fechados é responsável por até 3,7% dos encargos com doenças, enquanto o mesmo fator de risco não figura na lista dos 10 mais dos países industrializados, de acordo com dados de 2002 da Organização Mundial da Saúde. Encargo das doenças países com alto índice de mortabilidade Ameaça à saúde pública países com baixo índice de mortabilidade homens países industrilizados mulheres mundo Fonte: OMS (Organização Mundial de Saúde, 2002)

7 Em 1982, o Comitê Técnico da Organização Mundial da Saúde definiu a síndrome do edifício doente (SED) como o conjunto dos seguintes sintomas: dor de cabeça; fadiga; letargia; prurido e ardor nos olhos, irritação de nariz e garganta; anormalidades na pele e falta de concentração, em trabalhadores de escritórios. Revista SuperInteressante 01/02/1992

8 Controle ambiental da fumaça a de cigarro Objetivo Minimizar a exposição dos não-fumantes à fumaça de cigarro. Recomendação Áreas com fumantes devam ser separadamente ventiladas, pressurizadas negativamente em relação às áreas vizinhas e alimentadas com maior quantidade de ar externo do que as áreas sem fumo. Recomenda-se também que o ar originário de áreas com fumantes não recircule e seja diretamente direcionado para fora. Somado a isso, políticas anti-fumo dentro dos ambientes devem ser desenvolvidas. Todas as metodologias pontuam medidas de redução dos poluentes internos e no LEED, o controle ambiental da fumaça de cigarro é um dos pré-requisitos exigidos.

9 Plano de gestão da qualidade do ar interno Objetivo Prevenir o desenvolvimento de problemas relacionados à qualidade do ar interno e contribuir para o conforto e bem-estar dos ocupantes, preocupação presente em todas as metodologias. o planejamento de manutenção preventiva e a criação de procedimentos para operação de equipamentos do sistema de ventilação e refrigeração; a limpeza do ambientes. Se por um lado é necessária para a remoção de sujeiras, por outro pode piorar a qualidade do ar caso sejam utilizados produtos inadequados. Os funcionários responsáveis pela limpeza devem ser educados quanto à qualidade dos produtos usados, seu armazenamento e correta manipulação; o controle de pragas que requer o uso de pesticidas. Da mesma forma que para a limpeza, deve ser desenvolvido cuidado especial na manipulação e estocagem desses materiais; e fumo.

10 Controle e monitoramento de CO 2 Objetivo Monitorar e controlar os níveis de CO2, durante a operação do edifício, para prover feedback sobre o desempenho do espaço ventilado, de forma que proporcione ajustes operacionais.

11 Compostos orgânicos voláteis Objetivo Reduzir o impacto na saúde dos ocupantes proveniente de poluentes emitidos por materiais de acabamentos. Todas as metodologias analisadas fazem referência à utilização de materiais com baixo conteúdo de VOCs. Compostos de carbono que participam de reações fotoquímicas, com exceção de CO2, CO, ácido carbônico, carbetos ou carbonatos metálicos e carbonatos de amônio. As tintas, principalmente as de base solvente, e os produtos usados durante a pintura emitem à atmosfera hidrocarbonetos aromáticos e alifáticos, hidrocarbonetos contendo halogênio, cetonas, ésteres e álcoois, os quais contribuem para a formação de ozônio, prejudicando o meio ambiente.

12 Minimização do formaldeído do Objetivo Reduzir o uso de produtos de madeira composta que contenham formaldeído para promover um ambiente interno saudável e evitar a exposição dos usuários a problemas de saúde. O formol ou formaldeído é um composto com diversas aplicações na construção civil: é utilizado na confecção de celulose, tintas e corantes, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos. Exposições de longa duração a baixas concentrações de formaldeído podem causar dificuldade respiratória e enfisema. Além disso, o composto possui comprovado potencial carcinogênico em humanos.

13 Controle de fontes químicas e poluentes internos Objetivo Evitar a exposição dos ocupantes do edifício a potenciais fontes químicas perigosas que impactam na qualidade do ar, evitando a contaminação cruzada das áreas de ocupação prolongada. o controle dos poluentes é uma maneira efetiva de manter limpo o ar no interior dos ambientes. Entretanto, acrescentam que o controle de todas as fontes e a mitigação de suas emissões nem sempre é possível ou praticável. A ventilação, natural ou mecânica, é então identificada como a segunda maneira mais efetiva de proporcionar condições aceitáveis de ar interno.

14 Asbestos Objetivo QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO Reduzir riscos à perigosos. saúde dos ocupantes pela presença de materiais O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural que, por suas propriedades físicoquímicas, abundante na natureza e, principalmente, baixo custo, tem sido largamente utilizado na indústria. Na construção civil é empregado principalmente em telhas e caixas d.água de cimento-amianto, tecidos para isolamento térmico, pisos vinílicos, papelões hidráulicos, tintas e massas retardadoras de fogo e plásticos reforçados. O amianto é uma fibra comprovadamente cancerígena.

15 Prevenção de mofo Objetivo Reduzir o risco de surgimento de mofo e seus impactos associados à saúde dos ocupantes. O Green Star requer a prevenção de mofo pelo controle da umidade do sistema de ventilação mecânica.

16 Eficiência das trocas de ar Objetivo O objetivo do requisito é promover a troca eficiente de ar, introduzindo ar limpo no ambiente e eliminando ou diluindo os poluentes internos. O BREEAM requer o controle das taxas de ventilação em edifícios condicionados (12 l/s/pessoa 43 m3/hora/pessoa) e naturalmente ventilados e o LEED e o GBTool utilizam a ASHRAE Standard como referência para fixar os valores das taxas de ventilação. A Resolução 09 da ANVISA (BRASIL, 2003) faz recomendações sobre padrões referenciais de qualidade do ar interno em ambientes climatizados de uso público e coletivo. A taxa recomendada de renovação do ar é de, no mínimo, 27 m3/hora/pessoa. No caso de ambientes com alta rotatividade de pessoas, a taxa de renovação mínima do ar é de 17 m3/hora/pessoa.

17 Taxas de ventilação Objetivo O objetivo do requisito é aumentar as taxas de ar externas para promover um ambiente interno saudável. A ventilação é uma combinação de processos que resultam não só no fornecimento de ar externo, mas também na retirada do ar viciado de dentro de um edifício.

18 Conforto acústico Objetivo Manter níveis de ruído interno aceitáveis para as atividades desempenhadas. A localização da edificação e os componentes estruturais definidos no projeto determinarão o nível de exposição sonora a que o ambiente construído estará submetido. Os ocupantes dos edifícios não podem ser prejudicados ou perturbados em suas atividades cotidianas por ruídos aéreos (provenientes de ambientes vizinhos), por ruídos de impacto ou de equipamentos (provenientes de diferentes partes do edifício) e por ruídos do espaço exterior (meios de transporte, transeuntes, canteiro). HQE, na categoria conforto acústico: adoção de dispositivos arquitetônicos espaciais favorecendo bom isolamento acústico: garantia de correção acústica de ambientes quando necessário proteção da vizinhança e dos usuários de edifícios circunvizinhos quanto ao ruído.

19 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO BREEAM (Building Research Estabilishment Environmental Assessment Method,1998 UK) Categorias Pontos (máximo de 1062 pontos) Gestão (14,1%) 150 Saúde/conforto (14,1%) Ambiente interno e externo ao edifício 150 Uso de energia (19,6%) 208 Transporte(11,3%) 120 Uso de água (4,5%) 48 Uso de materiais (9,8%) 104 Uso de solo (3%) 32 Ecologia local (9%) 96 Poluição (14,5%) 154

20 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO BEPAC (Building Enviornmental Performance Assessment Criteria, 1993 Canadá) Proteção da camada de ozônio; Impacto ambiental do uso de energia; Qualidade do ambiental interno; Conservação de recursos; e Contexto de implantação e transporte.

21 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO GBC (Green Building Challenge, 1996 GBTool Canadá) Categorias Peso (total 100%) Uso de recursos 20% Cargas ambientais 25% Qualidade do ambiente interno (qualidade do ar, ventilação, conforto e poluição eletromagnética) 20% Qualidade dos serviços 15% Aspectos econômicos 10% Gestão pré-ocupação 10% Transporte 0%

22 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO LEED (Leadership in Energy and Environmetal Design, 1999 EUA) Categorias Pré-requisitos Pontos (máximo 69 pontos todo o LEED) Qualidade do ambiente interno (22%) Até 15 pontos do LEED Monitoramento de CO 2 01 Aumento da eficiência de ventilação 01 Plano de gestão de qualidade do ar durante o Até 02 processo de construção Materiais com baixa liberação de VOCs* Qualidade do ar interno mínima Até 04 Controle de poluição interna por origem química Controle ambienta 01 de fumaça de Controlabilidade dos sistemas pelos usuários cigarros Até 02 Conforto térmico Até 02 Luz natural e vista para o exterior Até 02 *VOCs (Volatile Organic Compounds) Compostos Orgânicos Voláteis.

23 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO CASBEE (Japan Sustainability Building Consortium, 2002 Japão) Aspectos avaliados Categorias para derivar o BEE Pontos BEE Consumo de energia Uso de recursos críticos Ambiente local Ambiente interno Qualidade ambiental Um dos aspectos: Ambiente interno (0,5): ruído e acústica; conforto térmico; iluminação; qualidade do ar) Numerador BEE Cargas ambientais 105 Denominador BEE + 80 subitens 18 categorias 220

24 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% BREEAM LEED CASBEE GBTool desempenho econômico qualidade dos serviços gestão da qualidade do ambiente interno gestão ambiental (do processo) prevenção de poluição gestão de materiais e (redução de) resíduos gestão do uso de energia gestão do uso de água qualidade da implatanção Distribuição dos créditos ambientais (%) após normalização

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal Sala

CERTIFICAÇÃO LEED. Prof. Fernando Simon Westphal  Sala CERTIFICAÇÃO LEED Prof. Fernando Simon Westphal fernandosw@arq.ufsc.br fswfernando@gmail.com Sala 115 3721-4856 1 IEQp1 Performance mínima de qualidade do ar interno (pré-requisito) Estabelecer o desempenho

Leia mais

Certificações Ambientais LEED e BREEAM. Por uma vida mais sustentável

Certificações Ambientais LEED e BREEAM. Por uma vida mais sustentável Certificações Ambientais LEED e BREEAM Por uma vida mais sustentável 2 1 Introdução Certificações ambientais Um projeto sustentável deve considerar os efeitos a longo prazo das ações realizadas no presente,

Leia mais

Aula 4 Certificação de edifícios sustentáveis. Daniel R. Medeiros

Aula 4 Certificação de edifícios sustentáveis. Daniel R. Medeiros Aula 4 Certificação de edifícios sustentáveis Daniel R. Medeiros CATEGORIA Sustentabilidade do Espaço PRÉ REQUISITOS PONTOS Platina Racionalização do Uso da Água Eficiência Energética P Ouro Sustentabilidade

Leia mais

MÉTODOS DE RENOVAÇÃO DO AR. Engº André Zaghetto

MÉTODOS DE RENOVAÇÃO DO AR. Engº André Zaghetto MÉTODOS DE RENOVAÇÃO DO AR Engº André Zaghetto 1 Ventilação Há muito tempo temos o conhecimento da importância da ventilação para a nossa saúde. As grandes entradas de ar, promoviam a ventilação prevenindo

Leia mais

Gestão das estações de trabalho individuais

Gestão das estações de trabalho individuais USO DOS AMBIENTES Análise da forma de ocupação dos ambientes Identificação e classificação dos espaços conforme suas necessidades em termos de conforto e qualidade sanitária Gestão da ocupação dos espaços

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

Construção Sustentável Perspectivas, Prática e Sistemas para Projecto e Avaliação

Construção Sustentável Perspectivas, Prática e Sistemas para Projecto e Avaliação Construção Sustentável Perspectivas, Prática e Sistemas para e AMBIENTE URBANO E ESPAÇOS CONSTRUÍDOS 2004/2005 Engº do Ambiente (DECivil Gab 3.68) manuel.pinheiro@ipa.pt 1 Sistemas de Apoio à Construção

Leia mais

12 Meses 12 Temas. QAI - Qualidade do Ar Interior. SST Junho de 2018

12 Meses 12 Temas. QAI - Qualidade do Ar Interior. SST Junho de 2018 12 Meses 12 Temas QAI - Qualidade do Ar Interior SST Junho de 2018 Qualidade do Ar Interior o que é? A qualidade do ar interior é a qualidade do ambiente no interior dos edifícios e locais de trabalho

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA

COLORART IND. e COMERCIO LTDA Produto: Tinta 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLORART Cores Diversas Nome da empresa: COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimões, 471 Diadema - SP. Telefone: 1140532988

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais

SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais SEGURANÇA DO TRABALHO Riscos Ambientais Riscos Profissionais Os riscos profissionais são decorrentes de condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

ESMALTE SINTÉTICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

ESMALTE SINTÉTICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS ESMALTE SINTÉTICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Técnico e Comercial Nome Técnico e Comercial: Esmalte

Leia mais

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura Prof a : Ana Cecília Estevão Desenvolvimento sustentável Aquele que busca um equilíbrio entre

Leia mais

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira INTRODUÇÃO Atmosfera CAMADAS ATMOSFÉRICAS Troposfera 1 Camada mais fina de todas Entre 10 a

Leia mais

(dia Mundial da Energia) Guia de Boas Práticas para a Eficiência Energética no STV. V.N. Famalicão. Eugénia Coelho

(dia Mundial da Energia) Guia de Boas Práticas para a Eficiência Energética no STV. V.N. Famalicão. Eugénia Coelho 29.05.2012 (dia Mundial da Energia) Guia de Boas Práticas para a Eficiência Energética no STV V.N. Famalicão Eugénia Coelho ecoelho@citeve.pt Apresentação do guia - Guia de Boas Práticas para a Eficiência

Leia mais

Vertente Ambiente Interior

Vertente Ambiente Interior Vertente Ambiente Interior LiderA Sistema de Ambiente Interior Qualidade do Ar Interior Conforto Térmico Iluminação Natural Ruído e Acústica VERTENTES ÁREA Pre- Req. CRITÉRIO NºC Ventilação natural C36

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

Painel 2 Certificação ambiental de edificações: lições aprendidas e visão de futuro experiências brasileiras

Painel 2 Certificação ambiental de edificações: lições aprendidas e visão de futuro experiências brasileiras Painel 2 Certificação ambiental de edificações: lições aprendidas e visão de futuro experiências brasileiras BREEAM Building Research Establishment Environmental Assessment Method Palestrante Viviane Cunha

Leia mais

Qualidade do ar. PhD Armindo Monjane - Dep. Quimica UP

Qualidade do ar. PhD Armindo Monjane - Dep. Quimica UP Qualidade do ar Inventário das fontes de poluição Condições climáticas e geomorfológicas Monitoração da qualidade do ar Padrões de qualidade do ar Métodos de amostragem e analíticos Fontes móveis de emissão

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Solúvel em: Benzeno, Tolueno e Tetra Cloreto de Carbono.

RELATÓRIO TÉCNICO. Solúvel em: Benzeno, Tolueno e Tetra Cloreto de Carbono. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ENXOFRE Sinônimo: Enxofre Sublimado, Flor de Enxofre, Enxofre Super Ventilado. Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original.

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: BICARBONATO DE AMÔNIO Page: (1) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes de

Leia mais

TINTA BETUMINOSA BASE ASFALTO

TINTA BETUMINOSA BASE ASFALTO FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS TINTA BETUMINOSA BASE ASFALTO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Técnico e Comercial Nome Técnico e Comercial: Tinta Betuminosa

Leia mais

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados Incorporadora e Construtora 38 anos no mercado 121 empreendimentos lançados 3,5 milhões de metros quadrados de área construída e em construção (24.475 unidades) EZ TOWERS certificação e diferenciais ambientais

Leia mais

FISP - FOLHA DE DADOS DE SEGURANÇA DO MATERIAL PELMD, PEBD e PEAD

FISP - FOLHA DE DADOS DE SEGURANÇA DO MATERIAL PELMD, PEBD e PEAD 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Polietilenos Lineares (baixa e média densidade) Código do produto: (TRM-0011 / TRM-0012 / TRM-0013 / TRM-0015 / TRM-0017 / TRM-0023 / TRM-0024 /

Leia mais

FICHA 7 - ASPECTOS DE SUSTENTABILIDADE DO EDIFÍCIO AVALIAÇÃO ( S / N ) ASPECTOS PRESENTES BASE SUPERIOR EXCELENTE B S E. cores claras na cobertura

FICHA 7 - ASPECTOS DE SUSTENTABILIDADE DO EDIFÍCIO AVALIAÇÃO ( S / N ) ASPECTOS PRESENTES BASE SUPERIOR EXCELENTE B S E. cores claras na cobertura CONFORTO HIGROTÉRMICO CONFORTO HIGROTÉRMICO Dispositivos para conforto higrotérmico (privilegiando clima tropical Brasil) proteções solares internas nas fachadas leste e oeste (e norte) proteções solares

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEED EM UMA OBRA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA PROF. DR. JORGE CRESO CUTRIM DEMÉTRIO

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEED EM UMA OBRA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA PROF. DR. JORGE CRESO CUTRIM DEMÉTRIO ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEED EM UMA OBRA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA PROF. DR. JORGE CRESO CUTRIM DEMÉTRIO . INTRODUÇÃO Impactos da Construção Civil Construção Sustentável (Selos e Certificações)

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Transparente

Boletim Técnico. Cores Transparente Boletim Técnico Produto Removedor Descrição Removedor Renner é um produto especialmente desenvolvido para facilitar o processo de pintura. Sua fórmula é moderna e age rapidamente sobre superfícies de madeira

Leia mais

BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA

BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA BOAS PRÁTICAS: ÁREA FÍSICA Ambiente amplo Paredes, teto e chão de materiais de fácil limpeza e antiderrapante Iluminação, Água e voltagem dos aparelhos Bancadas fixas, impermeáveis e resistentes Mobília

Leia mais

LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D.

LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D. LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL: UM MODELO DE WASHINGTON ELIANE THAINES BODAH, PH.D. SUMÁRIO LEED Planejamento, localização e sites sustentáveis Eficiência hídrica Atmosfera e energia Materiais

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ. Compositions Plásticos e Derivados Ltda

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ. Compositions Plásticos e Derivados Ltda Produto: Concentrado de carbonato de cálcio extra fino veiculado em polietileno aditivado com dióxido de titânio Revisão 01 Página 1/5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: 2430548.80D

Leia mais

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes

- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Sapólio Radium Cloro (Pó) Código Interno: 14003 / 14016 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES:

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: FORTH Condicionador Gramados Código interno de identificação do produto: 153-4 Nome da empresa: EVERALDO JUNIOR ELLER Endereço: Rod Antonio Romano

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 014 Data da última revisão: 04/05/2013 Nome do Produto: Betufrio 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufrio Código do Produto:021060003, 021060050, 021060120, 021060200.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos interno: Pureza: 4021 (500 ml) / 4022 (1L) / 19255 (2 L) / 19256 (5 L) Harmonia: 4023 (500 ml) / 4024 (1L) / 19257 (2 L) Magia: 4025

Leia mais

CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Coordenador Henrique de Melo Lisboa Montreal - Dezembro 2007

Leia mais

O SISTEMA CLIMA URBANO. Júlio Barboza Chiquetto pós-graduando em geografia físicaf

O SISTEMA CLIMA URBANO. Júlio Barboza Chiquetto pós-graduando em geografia físicaf O SISTEMA CLIMA URBANO Júlio Barboza Chiquetto pós-graduando em geografia físicaf Introdução Modificação do quadro natural pelo homem (sítios urbanos) Séc. XX intensa urbanização (85% da população brasileira

Leia mais

VERNIZ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 013 REVISÃO: 10/08/2009 PÁGINA 1/7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

VERNIZ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 013 REVISÃO: 10/08/2009 PÁGINA 1/7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 013 REVISÃO: 10/08/2009 PÁGINA 1/7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Verniz Código interno: E171 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br Endereço:

Leia mais

1.1- Cargas produzidas pelo vento (e outras cargas resultantes de acções de manobra ou solicitações com carácter excepcional)

1.1- Cargas produzidas pelo vento (e outras cargas resultantes de acções de manobra ou solicitações com carácter excepcional) A) JANELAS 1- EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA 1.1- Cargas produzidas pelo vento (e outras cargas resultantes de acções de manobra ou solicitações com carácter excepcional) 1.2- Vibrações (tráfego, acção do vento)

Leia mais

PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle.

PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle. ELETROFORTE Comercio e Refrigeração LTDA PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle. Portaria No 3523, de 28 de Agosto de 1998, Ministério da Saúde; Resolução ANVISA - RE No 174 de 24 de Outubro de

Leia mais

PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle.

PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle. PMOC Plano de Manutenção, Operação e Controle. Portaria No 3523, de 28 de Agosto de 1998, Ministério da Saúde; Resolução ANVISA - RE No 174 de 24 de Outubro de 2000. Resolução ANVISA - RE No 09 de 16 de

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ 1/8 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Sany do Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda Endereço: Rua Loanda, 120 Emiliano Perneta Pinhais/PR - CEP 83.325-0

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico ORBIFORT - COLA BRANCA ACRÍLICA

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico ORBIFORT - COLA BRANCA ACRÍLICA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ORBICOLA BRANCA ACRÍLICA Aplicação: Uso para colagem de madeiras e outros materiais compatíveis em geral. Fornecedor: Orbi Quimica Ltda. Avenida

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS PÓ Data da última revisão: 10/02/2011 Página: 1 de 6 PROTETOX NS PÓ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS PÓ Data da última revisão: 10/02/2011 Página: 1 de 6 PROTETOX NS PÓ Data da última revisão: 10/02/2011 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Código interno de identificação: 000029 Nome da empresa: Endereço: PROTETOX NS PÓ Telefone para emergências:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: AMPROLBASE Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: AMPROLBASE Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara

Leia mais

MSDS (Material Safety Data Sheet) Lysoform Suave

MSDS (Material Safety Data Sheet) Lysoform Suave Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: Empresa: BOMBRIL S/A INFORMAÇÃO AO CLIENTE: TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: VERMINASE Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: VERMINASE Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto: Amaciante Aquafast 1.2. Natureza Química: Amaciante de Roupas 1.3.

Leia mais

Barreiras à adoção de construções ambientalmente mais sustentáveis em instituições de ensino superior

Barreiras à adoção de construções ambientalmente mais sustentáveis em instituições de ensino superior Barreiras à adoção de construções ambientalmente mais sustentáveis em instituições de ensino superior Cenário atual do setor da construção civil Com a criação de programas de incentivo governamentais para

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: (Bom Bril, Bom Bril Mini, Q Lustro e Marcas Próprias (diversos) Códigos Internos: Bom Bril (1101) Bom Bril Mini (1106) Q Lustro (1613) Marcas

Leia mais

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera POLUIÇÃO DO AR A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera da Terra há bilhões de anos Pela presença

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) KALIPTO ÓLEO DE PINHO KALIPTO ÓLEO DE EUCALIPTO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) KALIPTO ÓLEO DE PINHO KALIPTO ÓLEO DE EUCALIPTO Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Kalipto Óleo de Pinho Código interno: 9300 Nome: Kalipto Óleo de Eucalipto Código interno: 9301 Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA:

Leia mais

Isolamento Térmico - Custos na Operação e Manutenção

Isolamento Térmico - Custos na Operação e Manutenção Isolamento Térmico - Custos na Operação e Manutenção Antonio Borsatti Armacell Data 29/11/2019 // PRESENÇA GLOBAL MAKING A DIFFERENCE AROUND THE WORLD // 2 Agenda Absorção de umidade e a perda de eficiência

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7504 (12 X 100 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: detergente para pré-lavagens.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1 de 1 FISPQ Nº: 038 Data da última revisão: 23/01/2014 Nome do Produto: Betugrout Tix 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betugrout Código do Produto:026051025. Nome da Empresa:Betumat

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: VETTALATEX 6700 Código do produto: - Nome da empresa: Oswaldo Cruz Química Endereço: Rua João

Leia mais

COMPOUND COAL TAR EPOXY

COMPOUND COAL TAR EPOXY Produto COMPOUND COAL TAR EPOXY apresenta ótimo desempenho como revestimento protetor de superfícies metálicas e de concreto, em condições de alta umidade, imersão e intempéries. Depois da cura total,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Materiais de Construção III TC 034

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Materiais de Construção III TC 034 Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Materiais de Construção III TC 034 Materiais de Construção e o Meio Ambiente Prof. Laila Valduga Artigas 2016 1. INTRODUÇÃO 2.

Leia mais

ESPAÇO CONFINADO. Ventilação para trabalhos em VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS

ESPAÇO CONFINADO. Ventilação para trabalhos em VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS TEMA nº22: RESPONSÁVEL: Ventilação para trabalhos em espaços confinados Wanderson Monteiro VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS A ventilação mecânica é a medida mais eficiente para controlar atmosferas perigosas

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: PARAFINA CLORADA Page: (1) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes de manusear,

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012 Página 1 de 10 Produto bicomponente. Esta FISPQ está subdividida em 2 partes: Parte A (sólida)... página 2-5 Parte B (líquida)... página 6-10 DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012

Leia mais

Risco Químico em Serviços de Saúde e a adequação a NR 32

Risco Químico em Serviços de Saúde e a adequação a NR 32 Risco Químico em Serviços de Saúde e a adequação a NR 32 Dr Denilson de Oliveira Reis HGIS- OSS denilson.reis@hgis.org.br Dos Riscos Químicos Não é possível estabelecer uma regra geral que garanta a segurança

Leia mais

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Pág. 1/6 Rev.02 04/05/15 Norma ABNT/NBR 14725 1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: - Nome do produto: - Nome da empresa: - Endereço: - Telefone: - Fax: - E-mail: - Site: - Emergências: Sabão em barra

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018 Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico fevereiro de 2018 Quais os riscos de uma iluminação deficiente? Os riscos tipicamente relacionados com a iluminação

Leia mais

CÓDIGO...: FISPQ-136 REVISÃO..: 02 F0LHA...: 1 / 5 DATA...: 07/2009 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO HEXAMETAFOSFATO DE SODIO

CÓDIGO...: FISPQ-136 REVISÃO..: 02 F0LHA...: 1 / 5 DATA...: 07/2009 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO HEXAMETAFOSFATO DE SODIO F0LHA...: 1 / 5 1 - Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: HEXAMETAFOSTATO DE SÓDIO Nome da Empresa: Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Rua Dr. Elton Cesar, 121 Campo dos Amarais Campinas SP

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Rua Dr. Elton Cesar, 121 Campo dos Amarais Campinas SP Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CEVAC SAL BAC K Vacina inativada contra Salmonella enteritidis. Nome do Fabricante: Ceva Saúde Animal Ltda. Rua Dr. Elton Cesar,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ)

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) 1 - Identificação da Empresa e do Produto Fornecedor: Best Way Fabricação de Laminados Planos e Tub. Ltda Endereço: Rua das Industrias, 646 Bairro: Porto Grande - Araquari - SC Telefone: (047) 3433-4861

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. Fispq n : 0096 Data: 21/11/10 Revisão: 0 Data da rev.:

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. Fispq n : 0096 Data: 21/11/10 Revisão: 0 Data da rev.: Página 1 de 6 FISPQ Em conformidade com NBR 14725-4 / 2009 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Produto: Adesivo de Silicone - Incolor Fispq n : 0096 Data: 21/11/10 Revisão: 0 Data da rev.:

Leia mais

Uso e Ocupação do Solo. Escolha do local de projeto de acordo com critérios de sustentabilidade

Uso e Ocupação do Solo. Escolha do local de projeto de acordo com critérios de sustentabilidade Uso e Ocupação do Solo Escolha do local de projeto de acordo com critérios de sustentabilidade Os principais objetivos do projeto de um sítio sustentável são minimizar o impacto no local e aumentar os

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Detergente em Pó Perboratado Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : Produto Notificado

Leia mais

Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto

Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto Doenças Causadas pelo Asbesto ou Amianto Asbestose que é o endurecimento lento do pulmão e que causa falta de ar progressiva, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas. Não tem cura e progride

Leia mais

EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO

EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO EQUILIBRIO TÉRMICO ENTRE O HOMEM E O MEIO Conforto térmico conforto térmico de um ambiente pode ser definido como a sensação de bem-estar experimentada por uma e/ou pela maioria das pessoas. Está relacionada

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: OXYVERM Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: OXYVERM Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial: Empresa: Endereço: Cidade: Telefone: Telefone de emergência: E-mail: Principais

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO / EMPRESA - Nome do Produto : PROTIX MA 100S. - Código interno: 118 - Nome da empresa : R. B. Produtos Químicos Especiais Ltda. - Endereço: Rua Djalma Sales Pessanha, n.º 256-

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS EMULSÃO Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS EMULSÃO Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Código interno de identificação: 000027 Nome da empresa: Endereço: PROTETOX NS EMULSÃO Telefone para emergências:

Leia mais

LEED PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL ELIANE THAINES BODAH, PH.D.

LEED PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL ELIANE THAINES BODAH, PH.D. LEED PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL ELIANE THAINES BODAH, PH.D. SUMÁRIO Desenvolvimento urbano sustentável Planejamento, localização e sites sustentáveis Eficiência hídrica Rain gardens Atmosfera

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR :2009 Nome do Produto: ENROFARM Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: ENROFARM Nome da empresa: FARMABASE SAÚDE ANIMAL LTDA. Av. Emílio Marconato, 1000 Galpão A3 Chácara Primavera.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

EMBORRACHAMENTO ANTI-RUÍDO

EMBORRACHAMENTO ANTI-RUÍDO FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS EMBORRACHAMENTO ANTI-RUÍDO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Técnico e Comercial Nome Técnico e Comercial: Emborrachamento Base

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO SOBRE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO SOBRE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO SOBRE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ : : 0012016 Nome do Produto : TINTA ESMALTE BASE AGUA INDENTIFICAÇÃO : Razão Social: TEXTURA

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO E DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO E DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO F.I.S.P.Q FICHA DE INFORMAÇÃO E DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO CÓDIGOS INTERNOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO NOME DA EMPRESA ENDEREÇO Detergente

Leia mais

GHS (Sistema Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) PRODUTO NÃO PERIGOSO

GHS (Sistema Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) PRODUTO NÃO PERIGOSO Data de emissão: 06/05/2008 Data de revisão: 29/05/2014 Emitido por: Dpto. Técnico Página: (1 de 5) 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do Produto: VED 1000 MANTA ALUMINIZADA Aplicação: Manta aluminizada para vedação

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1 - IDENTIFICAÇÃO Nome comercial: WD-40 Specialist Desengraxante Uso do produto: Desengraxante Fabricante: Theron Marketing Ltda. Endereço: Rua: Senador Accioly Filho, 1575 Sala C Curitiba/PR Fone: 41-21098025

Leia mais

Escovas Tampico WSDS-036 Ficha de Informação de Segurança

Escovas Tampico WSDS-036 Ficha de Informação de Segurança Ficha de Informação de Segurança SEÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da empresa/empreendimento 1.1. Identificador do produto Nome do produto : Escovas Tampico 1.2. Usos pertinentes identificados

Leia mais

BRILHO & PROTEÇÃO SECAGEM RÁPIDA REALÇA OS VEIOS NATURAIS DA MADEIRA

BRILHO & PROTEÇÃO SECAGEM RÁPIDA REALÇA OS VEIOS NATURAIS DA MADEIRA 2 PRODUTO VERNIZ COPAL PREMIUM BT021 1/ 4 BRILHO & PROTEÇÃO SECAGEM RÁPIDA REALÇA OS VEIOS NATURAIS DA MADEIRA 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: O Verniz Copal Premium Kokar é um produto indicado para superfícies

Leia mais

Revestimentos de Poliuretano

Revestimentos de Poliuretano Revestimentos de Poliuretano Impermeabilizantes, Tintas e Juntas de Dilatação DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS Os impermeabilizantes e tintas da KEHL, são sistemas bi-componentes de poliuretano, com aderência, resistência

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP:

IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP: IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP: 41.706-730 Contato com os olhos: Lavar com água em abundância, mantendo as pálpebras separadas.

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS KOKAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TINTAS LTDA SECAGEM RÁPIDA BRILHO & PROTEÇÃO FÁCIL DE APLICAR

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS KOKAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TINTAS LTDA SECAGEM RÁPIDA BRILHO & PROTEÇÃO FÁCIL DE APLICAR 2 PRODUTO ESMALTE SINTÉTICO BT020 1/ 4 SECAGEM RÁPIDA BRILHO & PROTEÇÃO FÁCIL DE APLICAR 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: Esmalte Sintético Standard Kokar é um produto de excelente qualidade e secagem rápida.

Leia mais

Solventes. Armando Meyer NESC/UFRJ

Solventes. Armando Meyer NESC/UFRJ Armando Meyer NESC/UFRJ O que são? São substâncias químicas ou uma mistura líquida de substâncias químicas capazes de dissolver outro material de utilização industrial. Geralmente refere-se a compostos

Leia mais

Concentração ou faixa de concentração de cada ingrediente que contribua para o perigo: Não aplicável.

Concentração ou faixa de concentração de cada ingrediente que contribua para o perigo: Não aplicável. 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Nome da Empresa: BAYER S.A. - Área DS Endereço: Rua Domingos Jorge, 1000 - Socorro - CEP 04779-900 - São Paulo - SP Telefone: (11) 5694-5346 Telefone para

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 001 Data da última revisão: 02/05/2013 Nome do Produto: Betufita Branca 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufita Branca Código do Produto: 031048022, 034048024, 034048026,

Leia mais

CALCÁRIO INDUSTRIAL CALCÍTICO

CALCÁRIO INDUSTRIAL CALCÍTICO 1 / 9 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: GFI MICROFILLER CALCÍTICO Empresa: Goiasfiller Mineração Ltda. Endereço: Rod. BR 060, Km 277,5 Bairro: Zona Rural Cidade: Indiara Estado: GO CEP: 75955-000

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: SABÃO DE COCO RUTH CARE FABRICANTE: OLEAGINOSAS MARANHENSES S.A OLEAMA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO: 3.006792 PRODUTO NOTIFICADO

Leia mais

Indústria e Comércio de Produtos Químicos

Indústria e Comércio de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do Produto: Cloreto de Cálcio 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Ingrediente Químico Sinônimo CAS Nº Cloreto de cálcio di-cloreto de cálcio 10035-04-8 3.

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sabão em Barra Limpol Multiuso com Glicerina Código interno: 15500 Finalidade / aplicação: lavagem de roupas em geral e louças. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Data de emissão: 17/11/2010 Revisão: 2 Revisado em: 22/05/2012 Pagina de 1 a 9

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Data de emissão: 17/11/2010 Revisão: 2 Revisado em: 22/05/2012 Pagina de 1 a 9 POLIPLUS METÁLICO 1 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: POLIPLUS METÁLICO FABRICANTE: POLIPISO DO BRASIL ENDEREÇO: AVENIDA GERALDO ANTÔNIO TRALDI, Nº 400. DISTRITO INDUSTRIAL COSMO

Leia mais