CEREAIS. - CEREAL: deusa da colheita CERES.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CEREAIS. - CEREAL: deusa da colheita CERES."

Transcrição

1 Cereais Disciplina: Produção e Composição de Alimentos HNT 205 Profa. Dra. Elizabeth A F S Torres Departamento de Nutrição - Faculdade de Saúde Pública - USP 2015

2 CEREAIS - CEREAL: deusa da colheita CERES. - Em geral, chamamos de cereais os grãos de: trigo, arroz, milho, cevada, centeio, aveia e sorgo. Estas plantas pertencem à família das gramíneas. - Características Gerais: => Podem ser estocados seguramente por tempo prolongado => São a maior parte da alimentação diária de várias populações, principalmente, como fonte de energia (até 70% em países mais pobre e 25% USA) => Fornecem também proteínas, ainda que sejam de baixa qualidade biológica => Do ponto de vista nutricional, apenas a melhoria genética convencional dos grãos poderia modificar essa deficiência.

3 Cevada: (Hordeum sativum) - Clima temperado -Usos: * preparação do malte (para cerveja ou para panificação em alguns países) * Ração para suínos ou gado - Cevada pérola : grão sem a casca e o germe - Farinha de cevada: trituração das pérolas

4 Centeio (Secale cereale) - mais resistente ao frio - grão mais largo que o trigo, mas com extremidades mais afiladas. - A farinha é usualmente usada na panificação. O pão de centeio é rico em vitaminas do complexo B e também fibra dietética. - Preparo de whisky, vodka, álcool.

5 Aveia (Avena sativa) cerca de variedades na natureza produtos conservam maior quantidade do grão original que outros cereais industrializados, pois perde menos nutrientes entre a colheita e a preparação. Tem o maior teor lipídico entre os cereais, porque o germe é retido (cerca de 8,5g/100g). Usos: animal (maior parte), alimentos infantis, mingaus, cereal matinal Flocos de aveia: os grãos são descorticados, e após um tratamento térmico, uma laminagem os transforma em flocos.

6 Sorgo (Sorghum vulgare) cultivado para forragens, gado e fabricação de vassoura. Tipos: - Vassoura: alto e cacho ralo - Sacarino: rico em açúcar. Usado nos Estados Unidos - Forrageiro: alimentação animal (forragem) - Gramífero: alimentação animal (grãos) África: usa o sorgo como alimento humano (corresponde ao arroz usado aqui) - Países desenvolvidos: alimentação animal - pode ser empregado em pães e biscoitos sem glúten, quando combinado com outros amidos, como de milho e arroz Possui o endosperma amarelado pois contém carotenóides. Quando não há, é branco. - Gordura da gema e da pele da galinha é mais ou menos amarela devido ao tipo de sorgo.

7 Triticale - híbrido fértil do trigo com centeio. Cereal com cerca de 2 vezes o peso e tamanho do grão de trigo normal. - É mais proteico: 16 a 17,5% ( 40% a mais que na maioria dos outros cereais) - Tem mais lisina que o trigo e mais metionina que o centeio. - Combina as vantagens do trigo na manufatura de pão e a vantagem do centeio por ser cultivado em solos pobres.

8 Arroz (Oryza sativa) Clima tropical ou temperado, com muita umidade e sol. Uso: consumo direto e produção de sake (China) Processamento: descascamento e polimento Parboilizado - Maceração (60 o C 5hs) - Tratamento com vapor (gelatinização) - Secagem e descascamento - Vantagens: maior rendimento (menor quebra), mais nutritivo (B1), não pegajoso. - Desvantagem: cor e sabor diferentes, maior tendência à rancidez.

9 Milho (Zea mays) Brasil é terceiro produtor mundial Usos: * consumo humano, * ração, * fabricação de amido, xarope, whisky * Cereais matinais corn flakes

10 Estrutura O grão compreende 3 partes essenciais: 1) Endosperma (ou amêndoa farinosa) representa 82-84% do peso do grão. É o componente mais importante quantitativa e qualitativamente, pois produzirá a farinha. 2) Casca (pericarpo) 13-16% : é o revestimento que protege a amêndoa farinosa e que, durante a moagem, é separada e produz o farelo. 3) Germe, 2-3%. É a parte viva do grão que dará origem à futura planta. Contém grande quantidade de gordura e de vitaminas, por isso, deve ser separado da farinha para evitar que a rancificação da gordura confira um gosto ruim à mesma.

11 Composição Amido: - Fonte de energia mais recomendável que a gordura. - Armazenamento de carboidratos depositado como grânulos ou agregado de grânulos nas células das plantas formado de amilose e amilopectina. - Necessita de gelatinização para ser consumido (calor e umidade) ºC ( ºF). - Efeito do calor seco: pirodextrinas - formadas na casca dos panificados. - Gelatinização facilita a ação das amilases durante a digestão. - Amido não digerido é designado Amido Resistente (age como fibra, não fornece energia) * alto teor de amilose (estrutura cristalina) * processamento (retrogradação)

12

13 Fibras: - Cereais integrais: fonte de fibras - Prevenção para doenças crônicas * Fibras insolúveis: diverticulite, câncer de colon * Fibras solúveis (β-glucanas): reduz sintomas de diabetes, reduz colesterolemia

14 Teor de Fibras de Alguns Alimentos Item Alimentar Amido de Milho Fubá Farinha de Milho Farelo de Milho Flocos de Aveia Farinha de Aveia Int Farelo de Aveia Arroz seco Arroz cozido Umidade (%) Fibra Alimentar (%) Farinha de Trigo Branca Farinha de Trigo Integral Biscoitos crackers 2.6 Cenoura Maça com casca Brócolis cozidos

15 Proteína: Qualidade da Proteína Aminoácido Limitante: Lisina para cereais em geral Milho: triptofano No caso de consumo de cereais com leguminosas (deficientes em metionina), recomenda-se a combinação de duas partes de cereal para uma de leguminosa. Tipos de Proteínas: Os cereais contém vários tipos de proteínas, e a classificação é dada pela solubilidade (albuminas, globulinas, prolaminas, gluteninas) Milho: prolamina se chama zeína Cevada: prolamina se chama hordeína Aveia: prolamina se chama avenina Trigo: gliadina + glutenina Glúten (complexo elástico).

16 O glúten e a Doença Celíaca * Reação imunológica à gliadina Dano as vilosidades intestinais: má absorção de todos nutrientes. Diarreia, dermatite, outras carências. Evitar trigo, centeio, cevada e aveia Função Tecnológica do Glúten O glúten é responsável pelo esponjamento do pão.

17

18 Minerais e Vitaminas Ferro (quantidade suficiente, mas biodisponibilidade?) Magnesio no farelo Vitaminas do complexo B e vitamina E (se for integral) Cevada, trigo e sorgo especialmente ricos em Niacina Teor de Lipídios: baixa proporção. Milho - 4% sorgo - 4% arroz - 2% trigo - 2% cevada - 2% aveia - 5% centeio - 2% Rica em ácidos graxos insaturados: 35-60% de linoleico

19

20

21 Efeito do Processamento nas Qualidades Nutricionais 80% da vitamina B1 é removida quando o arroz é polido. Arroz parboilizado mantém boa parte das vitaminas Cozimento com água em excesso retira em torno de 50% de vitaminas do complexo B. Dependendo da taxa de extração do trigo, a farinha terá diferentes composições Tabela 6- Composição da Farinha de Trigo com Diferentes Taxas de Extração do Trigo Extração Proteína (%) Lipídeos (%) Cinzas (%) Fibra Bruta (%) Tiamina (ug/g) 85% % % Niacina (ug/g)

22 Atributos Negativos Fitato Milho: germe (teor de 6%) Outros cereais: aleurona Forma complexo insolúvel com minerais diminuindo sua biodisponibilidade (zinco, ferro, cálcio) Taninos Compostos fenólicos que reduzem a digestibilidade das proteínas Afetam cor e sabor Presente: sorgo, aveia.

23 Produção de Cerveja: Maltagem Maltagem: germinação controlada da semente, seguida de sua dessecação controlada Maceração: objetiva introduzir água no grão (42-44%) Germinação: 3-4 dias, ar úmido a 12 o C Ocorre ativação de α- e β-amilase. Quebra do amido em malte mais fácil para leveduras fermentarem em álcool. Secar com calor moderado para não inativar as enzimas. Cevada germinada seca: malte - indústria cervejeira para converter o material feculento em açúcares - acelerar a fermentação iniciada com a levedura. Malte: melhora o sabor da cerveja.

24 TRIGO (Família Gramínea) Introdução: terras áridas da Ásia Menor e desde muitos séculos antes dos registros da nossa história tornou-se um símbolo mundial, refletindo a situação de alimentação de milhões de pessoas e sendo um indicativo de condições econômicas e estabilidade política. Classificação: -tempo do plantio, ou estação da coleta (de inverno ou de primavera): classificação + comum. - cor do grão (vermelho ou branco) - e na dureza ou maciez do grão (para fins comerciais). Além do interesse comercial a classificação do trigo é extremamente importante na fabricação de produtos que utilizam a farinha como matéria prima.

25 Aplicação de cada tipo de trigo: Tipo de trigo Duro Mole Durum Produto a ser fabricado Pão Biscoitos, bolos Pastas alimentícias - Trigo duro: tem um grão mais vítreo e duro. As células quebram uniformemente, farelo solta-se mais facilmente. Usualmente esse trigo tem um teor mais alto de proteína, que possui um poder elástico maior. -Trigo mole: menor teor de proteína.

26 Partes do Grão Endosperma: Energia; Carboidratos; proteína Camadas do Farelo: Proteção do Grão ; Fibra; B-vitaminas; minerais Germe: Nutrir a semente; Antioxidantes; Vitamina E; B-vitaminas Grão Intregral: contém todas as partes e seus benefícios Refinado = endosperma

27 Moagem do trigo: Objetivo: separação do endosperma amiláceo, que constituirá a farinha propriamente dita, do envelope ou casca e do germe. O envelope ou casca constitui o subproduto da moagem denominado farelo e o germe, apesar de ser a parte do grão de trigo de maior valor nutricional é geralmente utilizado para ração animal. Somente alguns moinhos produzem germe destinado ao consumo humano. Este processo pode ser resumido nas seguintes etapas: - recepção, pré-limpeza e estocagem do grão; -limpeza; - condicionamento; - moagem propriamente dita; - armazenamento de produtos e subprodutos; - embalagem; - expedição.

28 Os constituintes não se distribuem uniformemente no grão Composição química média do grão inteiro (%) e seus componentes estruturais grão farelo germe endosperma Umidade (água) Proteína Gordura 1,8-2,5 3,8-4, ,6-1,3 Matéria mineral 1,6-2, ,3-0,5 Carboidrato Amido Açúcar 1,5-3, ,0-1,5 Fibras 1,8-2, ,0-0,2

29 A FARINHA DE TRIGO *Consiste basicamente do endosperma amiláceo do grão, com a presença de algumas partículas das partes periféricas (escuras), ou seja, farelo e germe. Isso resulta da impossibilidade de uma separação perfeita dos componentes estruturais do grão, uma vez que não existe uma superfície de delimitação dos mesmos que seja bem definida, havendo sempre a presença de partículas estranhas de uma ou outra parte. A quantidade dessas partículas presentes está diretamente ligada à taxa de extração com que a farinha foi produzida. Quanto maior for a extração, maior será a contaminação de partículas periféricas. Isso acarreta um escurecimento da cor da farinha, refletindo-se numa diminuição da sua qualidade tecnológica e melhora nutricional

30 Composição química da farinha A composição química da farinha de trigo está diretamente ligada, em primeiro lugar, à composição do trigo do qual ela é proveniente e, depois, à taxa de extração com que foi produzida. Farinha branca: em média 75% extração (legislação) Composição química média de uma farinha com 72% de taxa de extração Componente % umidade proteínas 8-15 gordura 0,9-1,1 cinzas 0,45-0,50 carboidratos amido açúcar 1,3-2,1 fibras 0,3-0,4 Ainda estão presentes na farinha: vitaminas B, PP e E, bem como enzimas alfa e beta-amilase - estas últimas extremamente importantes na fabricação do pão.

31 Umidade: -Oconteúdonormaldeumidadedeumafarinhadeve-sesituar em torno de 14%, dependendo das condições climáticas. Quanto mais baixo for o teor de umidade, melhor será a conservação da farinha (microorganismos) Gordura: - Proveniente dos fragmentes de germe - A presença de uma pequena quantidade de gordura na farinha traz benefícios para a formação da massa, funcionando como um lubrificante do glúten. - Mas, quando em quantidades elevadas a gordura é prejudicial à conservação da farinha, pois a acidez produzida com a sua decomposição em ácidos graxos ataca o glúten e o degrada. Além disso, a rancificação da gordura confere um odor desagradável à farinha e prejudica a força da massa na panificação.

32 Cinzas: -definição: é o resíduo resultante da queima de uma pequena amostra de farinha em um forno apropriado mantido a 900ºC. Essa é, de fato, uma maneira indireta de se determinar a quantidade de matéria mineral na farinha, que por sua vez é uma medida do grau de extração com que essa farinha foi produzida. - as partes periféricas do grão de trigo (farelo e germe) apresentam uma concentração em matéria mineral muito maior que a do endosperma. A incorporação de pequenas quantidades de farelo ou germe faz aumentar consideravelmente o teor de cinzas da farinha. -A % de cinzas é a medida utilizada por praticamente todos os países do mundo para classificar suas farinhas. No nosso caso, a farinha para ser classificada como ESPECIAL deve apresentar um teor de cinzas de, no máximo, 0,50%; por sua vez, a farinha COMUM tem seu teor de cinzas limitado a 1,00%. - A matéria mineral por si só praticamente não tem influência sobre a performance da farinha na panificação.

33 Proteínas: Pode-se, então dividi-las em dois grandes grupos: as proteínas solúveis (20%) e as proteínas insolúveis (80%) em água. - Proteínas insolúveis: são aquelas que, quando em mistura com água, formam o Glúten, substância compacta e elástica que é responsável pela propriedade que tem a massa de reter o gás formado durante a fermentação. -O trigo é o único cereal que possui as proteínas formadoras do glúten, portanto é o único cereal cuja farinha possibilita a fabricação do pão. Somente o centeio se aproxima um pouco do trigo, já que possui uma quantidade muito pequena de proteínas insolúveis, porém, o pão fabricado com 100% de farinha de centeio tem características totalmente diferentes do pão de farinha de trigo. - Em pães fermentados, o glúten é desenvolvido ao seu poder máximo, para possibilitar o volume alto e a textura fina. Em outros produtos assados, como bolos, o glúten é desenvolvido com atraso para que um produto mais macio possa ser formado.

34 Carboidratos: - dentre os carboidratos, o amido é o principal componente, em peso, da farinha. -grânulos de tamanhos variados (11-41 micrômetros) que são muito pouco solúveis em água fria. Entretanto, quando em contato com a água aquecida entre 55 e 70ºC, os grânulos se rompem, permitindo a penetração da água, inchando e se aglutinando para formar uma espécie de gel. Esse fenômeno é denominado gelatinização. Fatores necessários de controle no cozimento do amido: - temperatura - tempo de aquecimento - intensidade de agitação ou movimentação - ph da mistura - adição de outros ingredientes - Na panificação, além da sua importância na formação da estrutura do miolo do pão, é uma fonte apreciável de açúcares que são formados através da sua degradação pelas enzimas alfa e beta-amilase. Esses açúcares formados alimentarão o fermento durante a fermentação.

35 Classificação - Farinha de trigo integral: não há alteração do grão original. A qualidade é menor devido à presença do germe, onde há lipídios, e portanto provocam a rancidez. - Farinha para pão (12 a 18% proteína): farinha branca, normalmente usada para fazer pão. Contém uma alta proporção de proteína que desenvolverá o glúten. Em geral, é de uso comercial. - Farinha doméstica (10,5% proteína): (all purpose) - mistura de trigos para produzir uma farinha com teor de proteína menor que o do pão. O glúten que é desenvolvido nesse tipo de farinha é + fraco. Boa para biscoitos, massas e bolos. - Farinha de glúten: farinha de trigo misturada com extrato seco de glúten para formar a farinha de glúten ( 41% de proteína ). - Farinha enriquecida: farinha branca que foi adicionada de vitaminas do complexo B e ferro (cálcio e vitamina D - são ingredientes opcionais) - Semolina: próprio para pastas

36 Qualidade da farinha de trigo A definição dos critérios e parâmetros de qualidade da farinha de trigo é função do produto final em que ela é utilizada como matéria prima. Para a panificação, são dois os aspectos sob os quais a farinha é analisada para avaliação de sua qualidade: -a força; -a atividade fermentativa. 1) A força da farinha (glúten): - elasticidade: quando submetido a um esforço de tensão, resistir ao esticamento e tentar voltar ao seu estado original, ou seja, quanto maior a força necessária para esticá-lo nessa posição, mais elástico ele será. -extensibilidade quando submetido a um esforço de tensão, não oferecer resistência e se esticar, sem romper, até um determinado comprimento. Quanto maior for o comprimento atingido sem que ele se rompa, mais extensível ele será. O que caracteriza o glúten de uma farinha é o balanço entre essas duas propriedades, já que ambas estão sempre presentes. Portanto, o glúten é elástico quando a elasticidade se sobrepõe à extensibilidade e é extensível quando ocorre o contrário. A farinha forte é aquela cujo glúten é elástico e a farinha fraca é a que tem o glúten extensível.

37 Na fabricação do pão, é importante que haja um bom equilíbrio entre essas duas propriedades na massa. Ela deve ser suficiente para que a sua modelagem seja facilitada e para que, durante o crescimento final, ela possa expandir-se sob a pressão do gás carbônico formado e atingir um bom volume. Da mesma maneira, ela tem que ser suficientemente elástica para manter esse volume atingido e resistir à operação de forneamento sem decair, bem como suportar o aumento de volume nos estágios iniciais do cozimento. Tanto uma massa muito extensível quanto uma muito elástica produzirão pães de pequeno volume. A força da farinha é função da quantidade e da qualidade do glúten que ela pode formar; isso, por sua vez é função do tipo de trigo que foi moído na sua produção, como também do processo de moagem utilizado.

38 2) Atividade fermentativa da farinha: o fermento deve alimentar-se de açúcares para poder produzir gás carbônico e álcool etílico. Esses açúcares, em geral, são provenientes de 3 fontes: - o açúcar já presente na farinha, em pequena quantidade; - o açúcar adicionado na receita; - o açúcar produzido pela ação de enzimas sobre o amido da farinha. Há, no grão de trigo, dois tipos de enzimas que são capazes de catalisar a degradação (hidrólise) do amido em um açúcar chamado maltose, que é constituído de duas unidades de glicose. Essas enzimas são: -a alfa-amilase: quebra amido em dextrinas (quantidade variável, dependendo do cultivo, colheita e armazenamento) -a beta-amilase: quebradas em unidades de maltose (sempre suficiente) *A falta de alfa-amilase fermentação lenta e a conseqüente produção de pães de volume pequeno, com uma crosta de cor muito pálida e sem sabor. Corrigir com adição de concentrado de amilase. *O excesso de alfa-amilase provoca uma fermentação muito acelerada e a produção de pães exageradamente crescidos, com crosta de cor excessivamente escura e miolo pegajoso. Corrigido com a mistura com farinhas que tenham baixa atividade enzimática.

39 Resumo Importância do processamento na alteração da composição centesimal Qualidade da proteína: aminoácidos limitantes Importância do Glúten tecnologicamente e doença celíaca

40 Panificação Gordura: Atualmente, a grande aceitação das gorduras vegetais deve-se, sem dúvida, às suas propriedades físicas superiores, comparadas com as da banha, que não têm boa performance nas batidas de bolos e massas doces e é muito menos resistentes à deterioração por oxidação do que as gorduras vegetais. A grande ênfase dada à consistência ou plasticidade nas gorduras para panificação deriva-se do importante papel que essa propriedade desempenha na determinação das características do produto. Gorduras plásticas, quando misturadas na massa, são estendidas em tiras e filmes que lubrificam grandes superfícies de massa e portanto produzem um máximo efeito amaciante para uma dada quantidade de gordura. Funções: a adição de gorduras à massa em quantidades que vão de 2% a 6% produz os seguintes efeitos nas características do pão:

41 -o volume é aumentado, sendo esse aumento progressivo até 2% de adição com farinhas normais e até 3-4% com farinhas de alto teor em proteínas; - a textura do miolo é apreciavelmente mais suave e mais aveludada, sendo o efeito progressivo com adição crescentes de gordura até 5-6% do peso da farinha. - melhora a conservação do frescor do pão, o efeito sendo progressivo, de maneira que pães contendo 6% de gordura terão conservação do frescor superior a pães contendo 3-4%, estes também sendo superiores aos pães contendo somente 1%. Líquidos: os líquidos hidratam o glúten e dissolvem certos constituintes, tais como, açúcar, sal e fermentos. O fermento só começa a levedar quando é umedecido. A rede, estrutura típica das massas e massas de bolo, não é formada até que as partículas de amido e proteína sejam hidratadas. Ovos: podem ser usados para incorporar ar à massa. A incorporação de ar é possível porque proteínas de ovos coagulam no batimento e dão alguma estrutura ou rigidez às paredes celulares cercadas de ar. Açúcar: - propriedades adoçantes e browning da superfície - caramelização: temperaturas altas na superfície, os açúcares são desidratados - parece que o açúcar amacia porque ele interfere no desenvolvimento de glúten na massa ou massa de bolo.

42 açúcar mascavo - confere um flavor distinto em alimentos assados. Água: representa mais de 1/3 do peso total dos ingredientes utilizados: assim, para 100 kg de farinha, devem ser adicionados, em média, 60 a 65 litros de água para formar a massa. Após a farinha, a água é o ingrediente mais importante. Suas funções são: - hidratar a farinha; - dissolver o sal e o fermento; - permitir que o glúten desempenhe seu papel aglutinante, ou seja, que as partículas de glúten possam ligar-se; - favorecer o abrandamento e o alongamento do glúten. Ela é indispensável à vida do fermento, bem como à transformação enzimática dos açúcares da farinha em gás carbônico. Fermento: O ar é incorporado às misturas de farinha pela bateção de ovos, pela dobradura e enrolamento de massas, como em biscoitos, fazer creme e açúcar juntos, ou batendo massas de bolo. O CO 2 pode ser produzido na mistura de massas por processo biológico (fermentação do açúcar pela ação de leveduras e certas bactérias) ou reação puramente química Produção Química de CO 2 Bicarbonato de Sódio à NaHCO 3 : Baking soda 2 Na H CO 3 + calor à NaCO 3 (cheiro)+ CO 2 + H 2 O Bicarbonato de Amônio à NH 4 H CO 3 Baking ammonia NH 4 H CO 3 + calor à NH 3 ( cheiro)+ CO 2 + H 2 O

43 Algumas substâncias alimentícias contém ácidos e podem ser combinadas com soda nas misturas de farinha, desprendendo CO 2 são: manteiga, melaço, açúcar mascavo, mel, sucos de frutas, molhos de maçã e outras frutas e vinagre. Uma quantidade ótima de fermento é desejável para qualquer produto assado. Se muito fermento é usado as paredes das células são esticadas além dos seus limites possíveis e elas podem quebrar e entrar em colapso. Se pouco fermento é usado ocorrerá expansão insuficiente e resultará num produto muito compacto. Não se deve adicionar fermento à manteiga porque haveria uma perda muito grande de CO 2. O fermento na panificação compõe-se de microrganismos vivos classificados na família dos Saccharomyces cerevisae. A composição química do fermento fresco é dada por: % de água; % de proteína; % de carboidratos. - O fermento é muito sensível: - - às variações de temperatura; - - à acidez do meio no qual ele se encontra; - - aos fenômenos de osmose; é por isso que se deve evitar o contato direto entre o sal e o fermento.

44 A função do fermento: - degradar e transformar os açúcares da massa em gás carbônico e álcool, esse gás carbônico retido pelo glúten permite obter o pão volumoso, leve e com um miolo alveolado; - utilizado moderadamente, melhora o gosto do pão; - tem uma influência sobre a cor do pão. Autilizaçãodofermento:antes de sua utilização, deve-se levar a temperatura do fermento, que é de 5-6ºC, para aproximadamente 20ºC, a fim de que as leveduras estejam ativas desde sua incorporação na massa. A dosagem deve ser feita em função do tempo de fermentação e da temperatura ambiente. O fermento seco ativo: o fermento seco ativo apresenta-se sob a forma de pequenos grãos cinza bege do tamanho de grãos de areia. que o diferencia do fermento fresco é a sua umidade: 10% ao invés de 70%. Ele é obtido por secagem a vácuo e a baixa temperatura do fermento fresco. Pode ser utilizado em regiões quentes sem riscos de deterioração. A duração de conservação em temperatura fresca é de 3 a 6 meses. Deve-se dissolver o fermento seco ativo em um pouco de água açucarada 15 minutos antes de sua utilização, a fim de reativar as células.

45 Sal: deve atender os requisitos: -ter uma granulação que lhe permita manter-se livre de empedramento por um longo período de estocagem e lhe confira uma taxa de solubilidade adequada; -ser fisicamente limpo e de uma cor branca brilhante; -ser livre de impurezas higroscópicas que possam causar empedramento. A utilização do sal fino é preferível ao sal grosso e em caso de uso desse último, é indispensável dissolvê-lo na água antes do início do amassamento. Sal desempenha três funções principais nas massas de pão. A mais importante é o melhoramento do sabor do produto. Um pão sem sal é insípido e normalmente invendável, exceto para consumidores em dieta com restrição de sal. Uma segunda função do sal é seu efeito inibidor da fermentação, que se reflete numa redução da atividade do fermento e assim numa menor produção de gás. Essa ação do sal mostra-se desejável em casos de controle inadequado de temperatura, onde a fermentação procederia a uma taxa irregular, conduzindo a resultados não uniformes. A sua terceira função é o fortalecimento do glúten da massa, o que é especialmente desejável nos casos em que a água é muito mole ou onde farinhas inadequadamente maduras devem ser processadas. Nessas condições, a adição de quantidades máximas de sal ajudará a superar possíveis dificuldades com massas moles e pegajosas.

46 Aditivos: podem ser classificados em 3 categorias principais: - oxidantes e redutores; emulsificantes - enzimas. - Oxidante: a função do oxidante é dar força à massa, ou seja, dar mais elasticidade ao glúten, diminuindo, ao mesmo tempo, a sua extensibilidade. Por esse motivo, os oxidantes são comercializados com a denominação de reforçadoresdeglúten.osmaisutilizadossão: - ácido ascórbico; - azodicarbonamida; - bromato de potássio; - iodato de potássio. Aqui no Brasil, somente o ácido ascórbico e a azodicardicarbonamida têm seu uso permitido por lei, o bromato e o iodato de potássio são ambos interditados. A dosagem de oxidante a ser adicionada à massa é função da qualidade do glúten da farinha utilizada, pois, como já vimos, o excesso de elasticidade também acarreta a produção de pães de pequeno volume. Portanto, dentro de certos limites, cada farinha requer uma dosagem diferente de oxidante. Além da influência da farinha, há também a influência do método de panificação sobre a dosagem do oxidante. Métodos que têm uma mistura mais lenta e uma fermentação mais prolongada exigem dosagens menores de oxidantes e podem até mesmo não necessitar da utilização de tais produtos. Por outro lado, os métodos rápidos necessitam de dosagens mais fortes.

47 Finalmente, o ácido ascórbico é o único produto oxidante que não desnatura o gosto original do pão; todos os outros o alteram. - Redutores: ao contrário dos oxidantes, os redutores têm por função reduzir a força da massa, diminuindo a elasticidade e aumentando a extensibilidade do glúten. Dentre os produtos mais utilizados como redutores estão: - cisteína; - bissulfito de sódio. No Brasil, esses produtos não têm interesse de utilização na panificação, mas sim na fabricação de biscoitos e outros produtos que sejam massas fracas, além disso, o bissulfito de sódio tem seu uso interditado por lei. Existem países, como os Estados Unidos, que utilizam os redutores na panificação com a finalidade de reduzir o tempo de mistura de farinhas muito fortes. Nesse caso, eles são sempre usados em combinação com produtos oxidantes. - Emulsificantes: são produtos que têm, simultaneamente, afinidade por água e óleo, isto é, a água e o óleo que normalmente não se misturam, quando em presença de um emulsificante tornam-se miscíveis. A sua função na panificação é a lubrificação do glúten, aumentando o volume do pão, amaciando o seu miolo e mantendo-o fresco por mais tempo. Os mais utilizados são:

48 - lecitina de soja; - estearoil-lactil-lactato de cálcio ou sódio; - mono-diglicerídios; - polisorbatos; - data-ésteres. No Brasil, os emulsificantes mais comercializados são os polisorbatos e os Estearoil-lactil-lactato de cálcio ou sódio. A lecitina de soja, apesar do preço e da disponibilidade no mercado, não tem sido muito utilizada na panificação. Alguns emulsificantes, além das funções citadas acima, têm também um efeito reforçador do glúten; é o caso do estearoil-lactil-lactato de cálcio ou sódio, dos polisorbatos e dos data-ésteres. Enzimas: as enzimas que têm aplicação na panificação são as amilases e as proteases. -Amilases: as amilases são enzimas que catalisam a degradação (hidrólise) do amido em maltose, açúcar que é utilizado pelo fermento para a produção de gás carbônico e álcool. Existem dois tipos de amilase: a alfa-amilase e a betaamilase. As duas devem trabalhar conjuntamente para que a produção da maltose seja suficiente pra manter uma fermentação ativa. A beta-amilase quebra as cadeias de amido em maltose e dextrinas; em seguida, a alfa-amilase quebra as dextrinas em frações que serão novamente quebradas em maltose pela beta-amilase.

49 Deve se ressaltar que tanto a alfa como a beta-amilase só degradam o amido cujos grânulos estejam danificados ou gelatinizados; a danificação do amido ocorre durante o processo de moagem. Como sabemos, a farinha de trigo já possui uma quantidade suficiente de beta-amilase, tendo, em geral, uma insuficiência de alfa-amilase. É portanto a alfa-amilase que é utilizada como aditivo na panificação. Ela pode ter origem em cereais germinados ou fungos (Aspergillus orizae). - Proteases: as proteases são enzimas que degradam as proteínas do glúten. Por isso, sua ação na massa é diminuir a elasticidade, aumentando a extensibilidade. No Brasil, ela não é utilizada na panificação e sim na fabricação de biscoitos. As proteases normalmente comercializadas são de origem fúngica. Leite: tem sido reconhecido como um ingrediente melhorador de pão, tanto do ponto de vista do valor nutricional, quanto das características do pão. A adição recomendada de 6% de leite em pó integral é baseada no fato de que tal adição produzirá um pão que é equivalente a um produto no qual todo o líquido adicionado é leite.

50 AMIDOS E FÉCULAS 1. DEFINIÇÃO Acidez em ml de solução N% v/p máximo Amido %p/p mínimo Resíduo Mineral Fixo %p/p máximo Amido é o produto amiláceo extraído Umidade das partes aéreas comestíveis dos vegetais (sementes), etc.). 2. Fécula é o produto amiláceo extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais (tubérculos, raízes e rizomas). 2. DESIGNAÇÃO %p/p máximo O produto é designado "amido" ou "fécula", seguido do nome do vegetal de origem. Ex.: "amido de milho", "fécula de batata". 4. CARACTERÍSTICAS GERAIS Os amidos e féculas devem ser fabricados a partir de matérias primas sãs e limpas, isentas de matéria terrosa e de parasitos. Não podem estar úmidos, fermentados ou rançosos. Sob a forma de p'p, devem produzir ligeira crepitação quando comprimido entre os dedos. É permitido expor ao consumo mistura de amidos ou féculas desde que declarado em rotulagem. Milho 14,0 2,5 84,0 0,20 Entre os amidos, féculas e derivados mais usuais, incluem-se: Arroz 14,0 2,0 80,0 0,50 a) amido de arroz - produto amiláceo extraído de arroz (Oryza sativa, L.); b) amido de milho - produto amiláceo extraído de milho (Zeamaya, L.); c) araruta Mandioca - produto amiláceo extraído dos 13,0 rizomas de diversas espécies do 1,5 gênero Maranta (Maranta arundinacea, - M. nobilis, 0,25etc.); d) fécula de batata - produto amiláceo extraído da batata (Solanum tuberosum, L.); e) polvilho ou fécula de mandioca - produto amiláceo extraído da mandioca (Manihot utilissima). O polvilho Araruta de acordo com o teor de acidez, 14,0 2,0 80,0 0,50 será classificado em polvilho doce ou polvilho azedo; f) sagu - produto Batataamiláceo extraído de várias 14,0 espécies de palmeiras (Metroxylon 2,0 app.). Quando preparado, 80,0a partir de outros 0,50amidos ou féculas, terá forma granulada e será designado pela palavra "sagu" seguido do nome do vegetal de origem, nos mesmos caracteres e tamanho da palavra "sagu"; g) tapioca Tapioca - produto obtido da farinha de trigo 14,0 - (Triticum vulgare), privado de 2,0 quase todo o seu amido. 80,0 0,50 h) Farinha integral - produto obtido sob a forma granulada a partir de fécula de mandioca submetida a processo tecnológico adequado. Sagu 14,0 2,0 80,0 0,50 Polvilho doce 14,0 1,0 80,0 0,50 Polvilho azedo 14,0 5,0 80,0 0,50

Cereais. Disciplina: Produção e Composição de Alimentos HNT 205 Prof. Eduardo Purgatto Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública USP

Cereais. Disciplina: Produção e Composição de Alimentos HNT 205 Prof. Eduardo Purgatto Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública USP Cereais Disciplina: Produção e Composição de Alimentos HNT 205 Prof. Eduardo Purgatto Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública USP 2016 CEREAL: deusa da colheita CERES. Gramíneas : trigo, arroz,

Leia mais

CEREAIS E DERIVADOS Cereais:

CEREAIS E DERIVADOS Cereais: CEREAIS CEREAIS E DERIVADOS Cereais:... são as sementes ou grãos comestíveis das gramíneas, tais como: trigo, arroz, centeio, aveia. milho (Zea mays) trigo(triticum aestivum, T.durum) arroz(oriza sativa)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

Funções dos Ingredientes na Panificação

Funções dos Ingredientes na Panificação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE AGROINDUSTRIAL DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE PANIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE AMIDO Funções dos Ingredientes na Panificação Prof. ª Elessandra

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos Sorgo (Sorghum bicolor L. Moench ou Sorghum vulgare Pers) Farelo de sorgo Mistura do pericarpo com fragmentos do grão (endosperma e gérmen); Composição depende da proporção de pericarpo, endosperma e gérmen;

Leia mais

Profa. Juliana Schmidt Galera

Profa. Juliana Schmidt Galera Profa. Juliana Schmidt Galera CEVADA TRIGO MILHO ARROZ AVEIA CENTEIO SORGO OUTROS Composição centesimal Composição centesimal - soja em grãos 9% OLEAGINOSA 30% 5% 36% Umidade Proteínas Lipídios Cinzas

Leia mais

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira TÉCNICA DIETÉTICA I Prof. Msc. Isabelle Oliveira 1 cereais Alimentos de origem vegetal, amplamente consumidos. O nome deriva da deusa grega, Ceres, deusa da agricultura e da colheita. São grãos que provém

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DE CEREAIS E DERIVADOS

CONTROLE DE QUALIDADE DE CEREAIS E DERIVADOS CONTROLE DE QUALIDADE DE CEREAIS E DERIVADOS Disciplina: Bromatologia Colaborador: Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutricionista - UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN/UNIRIO Set/2018 O que são?

Leia mais

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira TÉCNICA DIETÉTICA I Prof. Msc. Isabelle Oliveira 1 Cereais Alimentos de origem vegetal, amplamente consumidos. O nome deriva da deusa grega, Ceres, deusa da agricultura e da colheita. São grãos que provém

Leia mais

Tecnologia da Soja 22/2/2012. Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria

Tecnologia da Soja 22/2/2012. Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria Tecnologia e Processamento de Grãos Armazenáveis Professora Roberta Magalhães Dias Cardozo Professora: Roberta

Leia mais

Tecnologia do sorgo. Histórico. Gramíneas: Sorghum bicolor Recente no Brasil: uso na alimentaçã. ção o humana pouco explorada Panificaçã

Tecnologia do sorgo. Histórico. Gramíneas: Sorghum bicolor Recente no Brasil: uso na alimentaçã. ção o humana pouco explorada Panificaçã Tecnologia do sorgo Histórico Gramíneas: Sorghum bicolor Recente no Brasil: uso na alimentaçã ção o humana pouco explorada Panificaçã ção o com bons resultados FAO: 1998 59 milhões ton.. (3,3 % produçã

Leia mais

TECNOLOGIA DE AMIDOS E DERIVADOS

TECNOLOGIA DE AMIDOS E DERIVADOS TECNOLOGIA DE AMIDOS E DERIVADOS Profa. MSc. Juliana Schmidt Galera O amido é a principal substância de reserva nas plantas superiores e fornece de 70 a 80% das calorias consumidas pelo homem. A produção

Leia mais

Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros

Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros SENAI / Vassouras Adjuntos Definição: Matéria-prima que substitui parcialmente o malte de cevada como fonte

Leia mais

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo?

Farinha de Trigo Faz Mal Mesmo? Qual a importância para o organismo? O aumento dos índices relacionados ao excesso de peso, à obesidade e a doenças como a diabetes ao longo dos últimos anos levantou a questão se de fato a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA BIOQUÍMICA DOS OVOS 1) Complete as sentenças. a) A membrana da casca protege

Leia mais

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O papel das fibras nos alimentos Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O que é fibra alimentar As fibras alimentares são compostos vegetais presentes na dieta, como celulose, hemicelulose, pectinas, gomas,

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 Coprodutos da indústria cervejeira /9 Cevada é o principal grão. Em 011 foram produzidos 180 milhões de toneladas de cerveja, gerando de 35-40 milhões de toneladas de resíduos; É um concentrado de

Leia mais

IREKS aroma, sabor e cor: produtos de malte

IREKS aroma, sabor e cor: produtos de malte Setembro/Outubro 2016 IREKS aroma, sabor e cor: produtos de malte O malte é um produto natural com grande tradição e cada vez mais valorizado na indústria da panificação. Desde meados do século XIX que

Leia mais

Licitacao Pregao Numero /2017 PAGINA 1 A N E X O - I

Licitacao Pregao Numero /2017 PAGINA 1 A N E X O - I Licitacao Pregao Numero 00009 /2017 PAGINA 1 - - - - - - - - 0001 6884 UN 053.00051.0007-01 CESTA BASICA Composta dos seguintes itens: - 04 kg de ACUCAR REFINADO ESPECIAL Contendo sacarose de cana de acucar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA Nº ITEM QUANTIDAD E UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

Cereais e Produtos de Padaria Pão e Pasteis 5

Cereais e Produtos de Padaria Pão e Pasteis 5 Cereais e Produtos de Padaria Pão e Pasteis 5 25 Problema? o forno está muito quente escolher a temperatura certa As temperaturas de cozedura variam dependendo do tipo de pão. Pão de trigo é cozido em

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. fibras vegetais glícidos reguladora. plástica lípidos energética Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora plástica lípidos energética protetora proteínas nutrientes Nos alimentos encontramos as substâncias,

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Departamento de Tecnologia de Alimentos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Departamento de Tecnologia de Alimentos Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos Departamento de Tecnologia de Alimentos Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal Cereais & Farinhas Prof. Alex Augusto

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora Conteúdo: Nutrientes Alimentares: Funções Gerais FICHA DE TRABALHO 1 fibras vegetais glícidos reguladora

Leia mais

UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS 11/05/2016. Umidade, Sólidos Totais e Cinzas INTRODUÇÃO

UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS 11/05/2016. Umidade, Sólidos Totais e Cinzas INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO Composição centesimal Disciplina: Análise de Alimentos Umidade, Sólidos Totais e Cinzas Proª. Msc. Dayana do Nascimento

Leia mais

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS: AMIDO RESISTENTE E FIBRAS (aula 2) Patricia Cintra Fibra alimentar - definição No Brasil, o Ministério da Saúde, pela portaria 41 de 14 de janeiro de 1998, da Agência Nacional

Leia mais

Clique Aqui e Saiba Como

Clique Aqui e Saiba Como Nunca foi tão fácil fazer seus pães, massas e bolos sem glúten... Chega de receitas sem glúten da internet que não dão certo! Aprenda agora mesmo a forma correta de preparar alimentos sem glúten na sua

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO TRIGO INTEGRAL

FICHA TÉCNICA DO TRIGO INTEGRAL Página 1 de 4 1. CONTROLE DE ALTERAÇÃO DATA REVISÃO ALTERAÇÕES RESPONSÁVEL 24/01/18 00 Elaboração da FT Ana Paula Ziemann 2. DEFINIÇÃO DO PRODUTO: O trigo é um cereal da família das gramíneas, do gênero

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA DEFINIÇÃO DA DOENÇA Doença celíaca é alergia ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e derivados. Essa doença afeta a parede do intestino, fazendo com que a absorção de vários nutrientes

Leia mais

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos

Nutrientes. Leonardo Pozza dos Santos Nutrientes Leonardo Pozza dos Santos Itaqui, 2017 O que define um nutriente? - Qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo. - Eles compõem os alimentos e são

Leia mais

1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo

1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo 1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo TRIGO BALANÇO MUNDIAL Ano Área Produção Consumo Consumo Estoque final (mil ha) (mil t) (mil t) per capta (mil t) (kg/hab/ano) 2007/08 217.102 612.708

Leia mais

1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo

1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo 1.2. Situação da Cultura do Trigo no Brasil e no Mundo TRIGO BALANÇO MUNDIAL Ano Área Produção Consumo Consumo Estoque final (mil ha) (mil t) (mil t) per capta (mil t) (kg/hab/ano) 2009/10 225.587 687.633

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO CURSO DE NUTRIÇÃO E METABOLISMO TÉCNICA DIETÉTICA I CEREAIS E MASSAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO CURSO DE NUTRIÇÃO E METABOLISMO TÉCNICA DIETÉTICA I CEREAIS E MASSAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO CURSO DE NUTRIÇÃO E METABOLISMO TÉCNICA DIETÉTICA I CEREAIS E MASSAS OUTUBRO / 2017 CONCEITO ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL FORMADOS POR GRÃOS

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

ANEXO. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXO. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 19.9.2014 COM(2014) 597 final ANNEX 1 ANEXO da Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera o Regulamento (UE) n.º 374/2014 relativo à redução ou eliminação

Leia mais

AMIDO x INDÚSTRIA É amplamente usado como: Espessante Estabilizante Agente gelificante Veículo, etc.

AMIDO x INDÚSTRIA É amplamente usado como: Espessante Estabilizante Agente gelificante Veículo, etc. AMIDO x INDÚSTRIA É amplamente usado como: Espessante Estabilizante Agente gelificante Veículo, etc. As propriedades funcionais dependem do tipo de amido O amido é usado na indústria: Têxtil Siderúrgica

Leia mais

PANIFICAÇÃO INDUSTRIAL

PANIFICAÇÃO INDUSTRIAL PANIFICAÇÃO INDUSTRIAL A Prozyn oferece soluções completas e inovadoras para panificação industrial. Com amplo portfólio de enzimas e outros bioingredientes, nosso time de especialistas desenvolve soluções

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 /9 Algodão (Gossypium hirsutum L. ) Rendimento dos produtos derivados do algodão Fonte: Associação nacional dos produtores de algodão (USA, 000). 3/9 4/9 Composição dos principais coprodutos e subprodutos

Leia mais

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS.

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. Arroz Integral Uma das variedades preferidas pelas pessoas adeptas de um estilo de vida saudável, o arroz integral é muito nutritivo.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANÃ Secretaria Municipal de Educação CNPJ/ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANÃ Secretaria Municipal de Educação CNPJ/ / PAUTA DOS GENEROS ALIMENTICIOS REFERENTE A 10 PARCELAS DE 2015. PROGRAMAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PNAEF, PANEP, PANE EJA, PANE- MEDIO E MAIS EDUCAÇÃO. TERMO DE REFERENCIA ITE DESCRIÇÃO / MARCA / VALIDADE

Leia mais

Cereais e derivados. Profa. dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves.

Cereais e derivados. Profa. dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves. Profa. dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Arroz (Oryza sativa) Aveia (Avena sativa) Centeio (Secale cereale) Cevada (Hordeum sativum) Milho (Zea maes) Trigo (Triticum sp.) Composição Química

Leia mais

Tecnologia da Fabricação de Etanol

Tecnologia da Fabricação de Etanol Tecnologia da Fabricação de Etanol Matérias prima e preparo do mosto para produção de etanol A. Matéria prima e preparo do mosto 3 Sacarinas (açúcares) Amiláceas (amido) Celulósicas (2ª geração) 4 Mandioca

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL DO PARÁ Registro de Preços Eletrônico nº 001/2016 Após

Leia mais

Processamento dos alimentos: químico, físico, temperatura e umidade. Prof. Dr. Fernando Miranda de Vargas Junior

Processamento dos alimentos: químico, físico, temperatura e umidade. Prof. Dr. Fernando Miranda de Vargas Junior Processamento dos alimentos: químico, físico, temperatura e umidade Prof. Dr. Fernando Miranda de Vargas Junior VALOR NUTRITIVO DIGESTIBILIDADE AÇÃO ENZIMÁTICA ABSORÇÃO INTERAÇÃO SUBSTÂNCIAS ELEVAÇÃO DOS

Leia mais

Determinação de cinzas em alimentos

Determinação de cinzas em alimentos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL DISCIPLINA: BROMATOLOGIA BÁSICA (FBA-201) Determinação de cinzas em alimentos Elizabete W

Leia mais

Fermento Massa Sal Seco Instantâneo

Fermento Massa Sal Seco Instantâneo Os melhores ingredientes em boas mãos Fermento Biológico Fresco Fermento Biológico Seco Instantãneo Fermento Massa Sal Fermento Biológico Seco Instantâneo Ideal para massas com até 7,5% de açúcar Não precisa

Leia mais

Métodos de extração de amido. Elessandra Zavareze

Métodos de extração de amido. Elessandra Zavareze Métodos de extração de amido Elessandra Zavareze elessandrad@yahoo.com.br 1 Extração de amido de arroz Amido de arroz Grão de arroz 80 e 90% de amido em base seca Grãos quebrados Extração de amido 3 Amido

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

ESTUDO DOS ALIMENTOS

ESTUDO DOS ALIMENTOS ESTUDO DOS ALIMENTOS A) Alimentos volumosos classificação adaptada de Morrison: 18% de FB. alimentos essenciais para herbívoros (ruminantes); alimentos com função de lastro para os monogástricos,

Leia mais

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 013/2017

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 013/2017 PRIMEIRO ADENDO DE Nº 0707.001/2017 AO EDITAL - 013/2017 A Prefeitura Municipal da Maracanã PA, situada na av. Magalhães Barata, s/n, Centro, Maracanã-PA, vem através da equipe de apoio e pregoeiro, fazer

Leia mais

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO Caroline Joy Steel,, Rafaela Damázio da Silva e Elisa Makiyama Kim DTA-FEA FEA-UNICAMP Roteiro Importância nutricional

Leia mais

TRISOJA INGREDIENTES. MINERAIS: Verifica-se no TRISOJA a presença de Ferro, Magnésio, Cobre, Potássio, Fósforo e ácidos orgânicos.

TRISOJA INGREDIENTES. MINERAIS: Verifica-se no TRISOJA a presença de Ferro, Magnésio, Cobre, Potássio, Fósforo e ácidos orgânicos. TRISOJA A industria de alimentos e suplementos naturais não para de crescer, motivada pela maior preocupação das pessoas com sua saude e qualidade de vida. Cada vez mais, novos produtos do gênero são lançados

Leia mais

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 004/2017

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 004/2017 PRIMEIRO ADENDO DE Nº 2703.001/2017 AO EDITAL - 004/2017 A Prefeitura Municipal da Maracanã PA, situada na av. Magalhães Barata, s/n, Centro, Maracanã-PA, vem através da equipe de apoio e pregoeiro, fazer

Leia mais

Raízes e tubérculos HNT-205 PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS PROFA. ELIZABETH A F S TORRES FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA USP SÃO PAULO 2015

Raízes e tubérculos HNT-205 PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS PROFA. ELIZABETH A F S TORRES FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA USP SÃO PAULO 2015 Raízes e tubérculos HNT-205 PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS PROFA. ELIZABETH A F S TORRES FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA USP SÃO PAULO 2015 Raízes e Tubérculos Importância: Carboidratos (energia) Regiões

Leia mais

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO Dependência: MUNICIPIO DE GOIANIA - COMISSAO GERAL DE LICITACAO - (GO) Licitação: (Ano: 2015/ MUNICIPIO DE GOIANIA / Nº Processo: 61967168/2015) Às 10:01:46 horas do dia

Leia mais

Volumosos. Volumosos. Volumosos. Volumosos. Alimentos utilizados na alimentação Animal. Marinaldo Divino Ribeiro

Volumosos. Volumosos. Volumosos. Volumosos. Alimentos utilizados na alimentação Animal. Marinaldo Divino Ribeiro Alimentos utilizados na alimentação Animal Marinaldo Divino Ribeiro EMV Depto de Produção ão Animal - UFBA Alimentos Volumosos (pelo menos 25% de de FDN na na MS) MS) Concentrados Outros Forragens secas

Leia mais

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS Crescimento e atividade de microrganismos; Insetos; DETERIORAÇÃO DOS ALIMENTOS Ação de enzimas autolíticas do próprio alimento; Reações químicas espontâneas não catalisadas por

Leia mais

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO 1. Açúcar Cristal puro e natural sem sujeiras, insetos ou corpos estranhos Saco plástico atóxico de 1kg acondicionados em fardo de 10kg a 2. Arroz Subgrupo parabolizado

Leia mais

MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO

MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO PROFISSIONAL DE COZINHA E SUA CAPACIDADE DE AVALIAR BEM OS SABORES, TEXTURAS E CORES DOS PRATOS. NO GARDE MANGER, OS MOLHOS

Leia mais

Milho. Gérmen de milho. Gérmen de milho. Gérmen de milho 05/05/2008. Universidade Federal de Goiás Alimentos e Alimentação Animal

Milho. Gérmen de milho. Gérmen de milho. Gérmen de milho 05/05/2008. Universidade Federal de Goiás Alimentos e Alimentação Animal Universidade Federal de Goiás Alimentos e Alimentação Animal Alunos: Juliana Pinto Ferreira Vitor Augusto Oliveira Milho O principal componente das rações de aves e suínos é o milho, cujo custo tem sido

Leia mais

Acrilamida CONTAMINANTES Rui Matos Abril CSM Bakery Solutions LLC. All Rights Reserved.

Acrilamida CONTAMINANTES Rui Matos Abril CSM Bakery Solutions LLC. All Rights Reserved. Acrilamida CONTAMINANTES Rui Matos Abril 2018 Agenda Categorias; Níveis de referência; Ingredientes, Receita, Desenvolvimento de Produto; Processo; Tipo de produto, Amostragem, Controlo; Matriz de risco

Leia mais

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA ADENDO PLANILHA SIMPLIFICADA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA. ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA 1 4880 kg 2 380 kg 3 2235 kg Polpa de fruta (natural), congelada, pacote de 1 kg, sabores: maracujá,

Leia mais

BIOQUÍMICA NA PANIFICAÇÃO. Prof. Dr. Tiago André Kaminski

BIOQUÍMICA NA PANIFICAÇÃO. Prof. Dr. Tiago André Kaminski BIOQUÍMICA NA PANIFICAÇÃO Prof. Dr. Tiago André Kaminski MASSAS DE PANIFICAÇÃO Importância nutricional e econômica São formadas a partir de diversas TRANSFORMAÇÕES que ocorrem na preparação ASSOCIADAS

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

O começo de uma grande receita

O começo de uma grande receita O começo de uma grande receita Fermento Biológico Fresco Massa Sal Ideal para massas com até 7,5% de açúcar Alto poder fermentativo Uniformidade de ação Massa Congelada Massa Doce Melhor desempenho em

Leia mais

MOINHOS A Prozyn oferece soluções completas e inovadoras para a indústria do trigo.

MOINHOS A Prozyn oferece soluções completas e inovadoras para a indústria do trigo. MOINHOS A Prozyn oferece soluções completas e inovadoras para a indústria do trigo. Com amplo portfólio de enzimas e outros bioingredientes, nosso time de especialistas desenvolve soluções sob a ótica

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 14, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2000 (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000) (Revogada pela Resolução RDC nº 93, de 31 de outubro de 2000) Dispõe sobre

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO CB1. [I] Correta. Lipídios são produtos naturais de origem vegetal ou animal, nos quais predominam ésteres de ácidos graxos superiores, que são substâncias pouco solúveis

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/ SRP 52131 - COMANDO DA MARINHA 784330 - CAPITANIA DOS PORTOS DO PIAUI RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00001/2017-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - ACHOCOLATADO ACHOCOLATADO, APRESENTAÇÃO PÓ, SABOR

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

Produtos de panificação e massas alimentícias

Produtos de panificação e massas alimentícias Produtos de panificação e massas alimentícias Massas duras Massas semi-duras Massas curtas Massas liquidas Massas pastosas Prof a Dr a Betzabeth Slater 07/11/2018 1 07/11/2018 2 Definições Pães: o produto

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos Milho (Zea mays) 70% = amido e amido + glúten 2% = fibra + casca 8-10% = óleo Fonte: Amaral e Bernardes (2010) Processamento via seca do milho produção de etanol Coprodutos de destilaria do milho A cada

Leia mais

Controle de qualidade de cereais. Disciplina: Bromatologia Professora colaboradora MSc. Mônica Santos

Controle de qualidade de cereais. Disciplina: Bromatologia Professora colaboradora MSc. Mônica Santos Controle de qualidade de cereais Disciplina: Bromatologia Professora colaboradora MSc. Mônica Santos 2 Introdução Sementes ou grãos comestíveis de gramíneas (ANDRADE, 2006). trigo (Triticum sp.), centeio

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 14:32 horas do dia 06 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Esteio, designado pela portaria 0185/2012 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

As gorduras são triglicerídeos de cadeia média a longa contendo mais ácidos graxos saturados que os óleos.

As gorduras são triglicerídeos de cadeia média a longa contendo mais ácidos graxos saturados que os óleos. É a classe geral que engloba as gorduras e óleos. Pertencem aos grupos dos lipídeos as substâncias que, em geral são solúveis em solvente orgânicos e insolúveis ou ligeiramente soluveis em água Diferença

Leia mais

ANÁLISES REOLÓGICAS DE FARINHA MISTA DE FARINHA DE TRIGO (Triticum aestivum) COM FÉCULA DE MANDIOCA (Manihot esculenta) EM DIFERENTES PORCENTAGENS.

ANÁLISES REOLÓGICAS DE FARINHA MISTA DE FARINHA DE TRIGO (Triticum aestivum) COM FÉCULA DE MANDIOCA (Manihot esculenta) EM DIFERENTES PORCENTAGENS. ANÁLISES REOLÓGICAS DE FARINHA MISTA DE FARINHA DE TRIGO (Triticum aestivum) COM FÉCULA DE MANDIOCA (Manihot esculenta) EM DIFERENTES PORCENTAGENS. Fernanda Jaqueline Menegusso 1, Amauri Anzolin Viecili

Leia mais

Pães e massas frescas sem glúten

Pães e massas frescas sem glúten Pães e massas frescas sem glúten com Tom Abrahão Capítulo 1 Pães, brioches e massa folhada sem glúten Aula 1 O que é e qual a função do glúten, tipos de farinhas sem glúten, mistura de farinhas para massas:

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE I - INTRODUÇÃO 2 - DO OBJETO Ítem(*) Código Especificação Marca Unidade Quantidade Unitário Valor Total ABACATE bem desenvolvido, uniforme, limpo, 1 00020000 semi-maduro, brilhante, sem manchas, ferimentos

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BOLO ELABORADO COM FARINHAS DE CASTANHA- DO-BRASIL E BANANA VERDE

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BOLO ELABORADO COM FARINHAS DE CASTANHA- DO-BRASIL E BANANA VERDE ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BOLO ELABORADO COM FARINHAS DE CASTANHA- DO-BRASIL E BANANA VERDE Stephanie Lima dos Santos 1, Ailson Luiz Sudan Madruga 2, Vlayrton Tomé Maciel 3, Clarissa Reschke da Cunha 4 1

Leia mais

FIBRAS FIBRAS. As fibras insolúveis incluem: as fibras externas da ervilha, a celulose, as fibras do milho e as fibras da soja.

FIBRAS FIBRAS. As fibras insolúveis incluem: as fibras externas da ervilha, a celulose, as fibras do milho e as fibras da soja. FIBRAS Até os anos 70 as fibras eram entendidas como componentes inertes dos alimentos que atravessavam o tubo digestivo e eram eliminados sem produzir efeitos no organismo humano. No entanto, os estudos

Leia mais

SORGO - UMA BOA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE ALIMENTAÇÃO

SORGO - UMA BOA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE ALIMENTAÇÃO Data: Junho/2001 SORGO - UMA BOA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE ALIMENTAÇÃO Estamos iniciando a colheita de uma safra de Sorgo, que segundo estimativas deve girar ao redor de 1,350 a 1,500 milhões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), Maio de 2017. BIOETANOL 1) MATÉRIAS PRIMAS 2) BIORREATORES 3) PRODUÇÃO DE ETANOL 2 MATÉRIAS

Leia mais

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página1 13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página2 OS PODERES DA LINHAÇA: A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida. Utilizada no Oriente desde a antiguidade

Leia mais

Pregão 2016 ADOÇANTE, ASPECTO FÍSICO LÍQUIDO LÍMPIDO TRANSPARENTE, INGREDIENTES CICLAMATO + FRASCO SACARINA, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS BICO

Pregão 2016 ADOÇANTE, ASPECTO FÍSICO LÍQUIDO LÍMPIDO TRANSPARENTE, INGREDIENTES CICLAMATO + FRASCO SACARINA, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS BICO Pregão 2016 Edital pregão eletrônico SRP nº 27/2016 Processo 23079.026310/2015-31 Objeto: Aquisição de Estocáveis Achocolatado e outros, para atender o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/, como

Leia mais

UNIDADE 01 TRIGO Qualidade Tecnológica de Trigo

UNIDADE 01 TRIGO Qualidade Tecnológica de Trigo Fitotecnia: Arroz, Feijão e Trigo UNIDADE 01 TRIGO Qualidade Tecnológica de Trigo Gabriela Machineski da Silva Eng. Agrônoma Mestre em Ciências Trigo PLANTA = GRÃO = FARINHA 1. Planta Família Poaceae,

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

Kg Aipim- Mandioca descascada de colheita recente e congelada.

Kg Aipim- Mandioca descascada de colheita recente e congelada. PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR QUANTIDADE ESTIMADA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2016 Nº ITEM QUANTIDADE UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS

TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS Prof. Ana Rita Rainho TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS Fermentação www.biogeolearning.com 1 Fluxo de energia nos sistemas biológicos A energia radiante é captada pelos seres fotossintéticos

Leia mais

Propriedades e Funções dos Alimentos nas Preparações Culinárias

Propriedades e Funções dos Alimentos nas Preparações Culinárias Propriedades e Funções dos Alimentos nas Preparações Culinárias Fonte: Jacobs Jr, DR & Tapsell LC 2013. Food synergy: the key to a healthy diet. Proceeding of the Nutrition Society 72, 2, 200-206 Conceito

Leia mais

vivanatural AVEIA EM LÂMINAS FARINHA DE AVEIA Não contem glútem, por isso é indicada para pessoas com doenças celícas ou que tenham alguma hipersensibilidade á essa proteína. É um alimento funcional, com

Leia mais

MP para produção de. etanol

MP para produção de. etanol MP para produção de 1 etanol ESALQ / USP PROF. SANDRA 2 Açúcar 37,7 milhões toneladas Etanol 27,5 bilhões litros Leveduras 22 mil t 653 milhões toneladas processadas Source: UNICA, 2014 120 mil toneladas

Leia mais

Dieta para vegetarianos

Dieta para vegetarianos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Dieta para vegetarianos Monique de Barros Elias Campos Nutricionista

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Palotina (PR), Maio de 2018. BIOETANOL 1) MATÉRIAS PRIMAS 2) BIORREATORES 3) PRODUÇÃO DE ETANOL 2 MATÉRIAS PRIMAS As matérias-primas

Leia mais