Estrutura Organizacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estrutura Organizacional"

Transcrição

1

2 A CP+ conta com a experiência, de mais de 30 anos, na gestão integrada de soluções ambientais, sendo pioneira no país na realização de estudos de impacto ambiental (EIA/RIMA), engenharia atmosférica e levantamentos de dados oceanográficos, geofísicos, ambientais e geológicos no mar. A partir de dados levantados em campo com recursos próprios, a CP+ desenvolve estudos ambientais, meteooceanográficos, geofísicos e geoquímicos, tanto no onshore, quanto em áreas offshore e áreas costeiras. Prova disso são os vários clientes atendidos e satisfeitos. Introdução

3 Estrutura Organizacional

4 scritórios e Projetos Escritórios Houston - TX Rio de Janeiro - RJ Vitória - ES Porto Velho - RO Itabira - MG

5 Survey Offshore Monitoramento Ambiental e Meteo-Oceanográfico; Coleta de água, sedimentos, amostras biológicas (plâncton e bentos), arrastos de pesca; Análise, interpretação e gerenciamento de dados meteo-oceanográficos de diversos parâmetros (correntes, ondas, ventos, temperatura, salinidade, turbidez, etc); Fundeio de boias oceanográficas e meteorológicas; Levantamentos Geofísicos; Aquisição de dados batimétricos e de backscaterring através de sistema ecobatimétricos "singlebeam" e "multibeam"; Mapeamento do fundo com o emprego de Side-Scan-Sonar, Sub-Bottom Profiler; Processamento e interpretação de dados e imagens de satélites para o mapeamento e caracterização de ecossistemas; Processamento e interpretação de linhas sísmicas; Levantamentos Geológicos, Geoquímicos e Geotécnicos; Coleta de dados para fins geológicos, geotécnicos e geoquímicos em águas até 6.000m, com o uso de piston core, vibracore, box core, tv-grab, rock drill dentre outras tecnologias; Análise laboratorial de geoquímica, incluindo headspace, hidrocarboneto líquido, fluorescência e microbiologia.

6 Engenharia Costeira e Portuária Monitoramento Ambiental Costeiro; Levantamentos hidrográficos, topográficos, sísmica rasa, sonar de varredura e amostragem de sedimentos marinhos; Projetos de sinalização e manutenção de vias de navegação; Medições de Dados Meteoceanográficos; Design canais e rotas de navegação para instalação de portos, hidrovias e marinas; Localização de jazidas submarinas de areia para projetos de aterro hidráulico; Projetos de controle de erosão praial através de alimentação e realimentação de praias e uso de estruturas costeiras como enrocamentos, quebra mares e recifes artificiais; Acompanhamento, Monitoramentos e fiscalização de atividades de dragagem.

7 Engenharia Costeira e Portuária Projetos conceituais (Planejamento geral, estudo de soluções alternativas, estudos de viabilidade técnica, estudos preliminares de obras) Portos Comerciais; Terminais portuários especializados (graneis líquidos, graneis sólidos, contentores, cruzeiros/passageiros); Portos de Pesca; Marinas e Portos de Recreio; Acessibilidades marítimas a áreas portuárias; Defesa e valorização costeira; Hidrovias; VTS. Projetos básicos e executivos de obras marítimas e portuárias Estruturas Portuárias; Obras de abrigo; Obras de proteção costeira; Emissários submarinos; Dragagens (canais de acesso, bacias de manobra, dragagens construtivas). Ferramentas especiais disponíveis Estudo das manobras de navios em simulador (simulador numérico e simulador em tempo real); Estudo da amarração de navios (simulador numérico).

8 Modelagem Computacional Derramamento de óleo na região costeira e em estuários, rios, lagos e reservatórios; Hidrodinâmica e Morfodinâmica; Derramamento de óleo offshore; Água de perfuração e descarte offshore; Modelo para estudo de dragagem e descarte; Ressonância em portos Navegabilidade em portos e canais. Engenharia Submarina Especializada em serviços de levantamento de dados no ambiente marinho offshore e costeiro, com o uso de AUV s e ROV s. Levantamentos com AUV e ROV até metros: Mapeamento de rotas de dutos, umbilicais e cabos; Inspeções em dutos, umbilicais e cabos; Inspeções em plataforma; Filmagens subaquáticas; Levantamento de dados oceanográficos; Levantamentos geofísicos. Suporte à construção Submarina e Inspeção, Reparo e Manutenção de Estruturas Suporte durante o gerenciamento de projetos / posicionamento acústico submarino; Suporte ao lançamento de dutos, ao enterramento de dutos e cabos submarinos; Localização de dutos cobertos e enterrados, usando ROVs ou AUVs equipados com câmeras de vídeo, sistemas de mapeamento acústico, medidores de proteção catódica e tracejadores de dutos Inspeção submarina acústica e visual, para a detecção de vãos-livres, danos, defeitos, vazamentos, erosão catódica e movimentos em dutos submarinos.

9 Projetos - Portos

10 Portos Estudo de Avaliação Técnica e Econômico-Financeira para construção e operação do Terminal Grandis, especializado em exportação de celulose em São Luís, Maranhão, Brasil. Projeto Construtivo Conceitual; Estimativa de Investimentos; Estimativa dos custos operacionais; Cronograma preliminar de implantação; Pré-diagnóstico ambiental; Análise preliminar de viabilidade econômica e financeira.

11 Portos Monitoramento Ambiental de Acompanhamento da Dragagem do Complexo Portuário de Tubarão Vitória/ES O monitoramento ambiental de acompanhamento da dragagem abrange a região interna da Baía do Espírito Santo, a área de disposição do material dragado e as praias de Carapebus, em Serra, e a Praia da Costa, em Vila Velha. Serviços de Monitoramento: OCEANOGRAFIA QUÍMICA: Monitoramento da Qualidade da Água Monitoramento da Concentração de Sólidos Suspensos (Turbidez) OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA (COMUNIDADE BENTÔNICA) OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA: Análises Sedimentológicas (Granulometria) Análises Geoquímicas (Ferro)

12 Portos Monitoramento do Sistema de passagem de areia e monitoramento do período Pósoperacional da dragagem de manutenção do TMB Belmonte /BA. O programa de monitoramento do sistema de transferência de areia está subdividido em 03 subprogramas, conforme definido na LI: Monitoramento de perfis de praia. Monitoramento da comunidade bentônica. Monitoramento da qualidade d água.

13 Portos Estudo de Modelagem Numérica para a Expansão do Terminal Marítimo de Ubu. Avaliar os impactos das modificações da expansão portuária no meio físico de entorno do Terminal de Ubu através de uma análise comparativa entre simulações realizadas com a atual configuração do porto e a configuração futura prevista. Levantamentos Hidrográficos. Batimetria Dupla Frequência; Batimetria Multi Feixe; Levantamentos Sonográficos; Sísmica.

14 O N S E D01 X = Y = FLUTUANTE d=45.8m D02 PJ4C d=28.7m FLUTUANTE X = Y = d=41.5m D03 X = PJ5 Y = PJ6 d=28.9m D04 FLUTUANTE d=30.0m X = Y = d=26.2m PJ d=31.1m D05 FLUTUANTE B e r m a área= m² X = Y = D06 PJ8 d=34.3m FLUTUANTE d=39.5m d=29.6m D07 PJ9 X = Y = D N(Y)= Portos Praias Oceânicas de Vitória. Estudos de Identificação dos processos erosivos das praias do município de Vitória-ES e projetos executivos de engordamento praial. ETAPAS SUCÇÃO E RECALQUES TALUDE 1:8 área= m² Base da Engorda Início da Engorda

15 Projetos Petróleo e Gás

16 Petróleo e Gás Cliente: Petrobras Local: Brasil Afretamento de Embarcação; Serviços de Operação da Embarcação; Serviços de Coleta de Dados para Monitoramento Ambiental Costeiro e Oceânico, ao longo do litoral brasileiro. Serviços de coleta de dados para monitoramento ambiental costeiro e oceânico, ao longo do litoral brasileiro visando o diagnóstico do meio aquático, processos de licenciamento ambiental, gestão ambiental e projetos de engenharia.

17 Petróleo e Gás Cliente: Petrobras Local: Estados Unidos Golfo do México Programa de Monitoramento Ambiental nas área de exploração e produção de óleo nos campos de Cascade e Chinook, no Golfo do México.

18 Petróleo e Gás Cliente: Petrobras Local: Aracruz Monitoramento Oceânico do Campo de Golfinho e Poço ESS Monitoramento Físico-químico; - Monitoramento Biológico; - Monitoramento Sedimentológico; - Monitoramento de Ictiofauna (Atividade Pesqueira); - Monitoramento Morfológico (Batimetria e Side Scan Sonar). Cliente: Petrobras Local: Aracruz/Linhares Monitoramento Ambiental na Área do Bloco BM-ES 05 - Monitoramento Físico-químico; - Monitoramento Biológico; - Monitoramento Sedimentológico; - Monitoramento de Ictiofauna (Atividade Pesqueira); - Monitoramento Morfológico (Batimetria e Side Scan Sonar).

19 Navios de Pesquisa Seward Johnson 62 meter survey and research vessel. Ocean Stalwart 68.5 meter support/research vessel. multi-purpose Alpha Helix 43 meter survey and research vessel.

20 Meio Ambiente Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental; AAE - Avaliação Ambiental Estratégica; Estudos de Viabilidade Técnica-Econômica-Ambiental; Gestão Ambiental Integrada da Implantação de Empreendimentos; Gerenciamento de Condicionantes / Implantação de Programas Ambientais; Estudos de Análise de Risco / Plano de Gerenciamento de Risco; Monitoramentos Ambientais (Fauna, Flora, Ruídos, qualidade da água e ar); Auditorias Ambientais; EPMO (Environmental Project Management Office) Outsourcing Ambiental; Assessoria Jurídica Ambiental e Diligência junto aos órgãos ambientais. Estudos Socioambientais Diagnósticos Sociais; Elaboração de estratégias para abordagem de comunidades; Gerenciamento da relação entre as partes interessadas; Gestão Ambiental Integrada da Implantação de Empreendimentos; Gestão de crises e mediação de conflitos. Engenharia Atmosférica Aluguel e Operação de Estações de Monitoramento Contínuo da Qualidade do Ar (EMCQAr); Elaboração e validação de Inventário de fontes; Diagnóstico ambiental da qualidade do ar; Prognóstico da qualidade do ar através da modelagem matemática da dispersão de poluentes na atmosfera; Modelagem Computacional 3D; Modelagem Receptora; LDAR (Leak Detection and Repair) - monitoramento de emissões fugitivas; Proposições de melhorias ambientais para redução das emissões atmosféricas; Wind Fences.

21 Projetos - Portos

22 Portos Cliente: Ferrous Resources do Brasil S.A. Local: Presidente Kennedy/ES Licenciamento Ambiental do Projeto de Implantação do Terminal Portuário - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas.

23 Portos Cliente: Portocel - Terminal Especializado de Barra do Riacho Local: Barra do Riacho/ES Licenciamento Ambiental do Projeto de Expansão do Terminal de Portocel (3 e 4 Berços). - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - DIA; - Audiências Públicas. Cliente: Portocel - Terminal Especializado de Barra do Riacho Local: Barra do Riacho/ES Estudo Meteoceanográfico e Biológico da Área de Descarte do Material Dragado na Região de Portocel.

24 Portos Cliente: ArcelorMittal Tubarão Local: Serra/ES Licenciamento Ambiental do Projeto de Expansão do TPS Terminal Portuário Siderúrgico. - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas;

25 Portos Cliente: Aracruz Celulose S.A. Local: Caravelas/BA e Barra do Riacho/ES Licenciamento Ambiental (LP, LI e LO) do Terminal de Barcaças - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas; - Gerenciamento de Condicionantes. Cliente: Aracruz Celulose S.A. Local: Caravelas/BA Licenciamento Ambiental da Dragagem - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas; - Gerenciamento de Condicionantes.

26 Projetos Petróleo e Gás

27 Petróleo e Gás Cliente: Petrobras Local: Bacia de Campos/RJ e Bacia do ES Licenciamento Ambiental dos Campos de Marlim Sul, Espardate, Roncador, Jubarte, BM-ES5, BC-60, Golfinho, Peroa Cangoa, Cachalote, Poço ESS 132, BM-ES-27 e Gasoduto Sul Norte Capixaba. - EVA, RAA, EIA/RIMA e RCA ou PCA; - Análise de Risco; - Estudo de Dispersão (Modelagem Matemática); - Audiências Públicas; - Respostas aos Pareceres Técnicos. Cliente: Shell do Brasil Local: Espírito Santo/ES Monitoramento da Qualidade do Ar. - Avaliação de SO2 e PM10; - Situação de fencing; - Amostragens sem a operação; - Amostragem com operação contínua; - Interpretação e análises.

28 Petróleo e Gás Cliente: BG GROUP Local: Rio de Janeiro Avaliação socioambiental. - Assegurar uma visão estratégica e uma perspectiva ampla em relação às questões ambientais nas tomadas de decisão na etapa de planejamento estratégico; - Auxiliar na identificação, seleção e escolha das melhores opções em face às restrições impostas e aos objetivos pretendidos; - Contribuir para a discussão de grandes opções e para uma decisão mais sustentável (em termos ambientais, sociais e econômicos); - Detectar problemas e oportunidades estratégicas nas opções em análise e facilitar a identificação de impactos futuros; - Sugerir diretrizes para incorporação de ações de sustentabilidade no futuro projeto.

29 Petróleo e Gás Cliente: Petrobras Local: Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo Plano Diretor de Resíduos Sólidos. - Área de Exploração de Urucu; - Base de Tapanã; - UN RN/CE; - UN ES (2003 a 2004 e 2006 a 2007). Cliente: Petrobras Local: Amazonas e Rondônia Licenciamento Ambiental do Gasoduto de Urucu - Porto Velho (550km). - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas.

30 Projetos Mineração e Siderurgia

31 Mineração e Siderurgia Cliente: Vale Local: Anchieta/ES Diagnóstico Territorial e Avaliação Ambiental Estratégica do Polo Industrial de Anchieta, com enfoque na tipologia industrial Siderurgia 2007/2008. Cliente: Vale Local: Vitória/ES Licenciamento Ambiental das Usinas VII e VIII de Pelotização. - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas. - Gerenciamento de Condicionantes. Cliente: GIIC Gulf Industrial Investiment Local: Kingdom of Bahrain Environmental Diagnosis of the GIIC Pelletizing Plant - Master Plan.

32 Mineração e Siderurgia Cliente: Ferrous Local: Presidente Kennedy/ES - Licenciamento Ambiental das Usinas de Pelotização; - Licenciamento Ambiental da Usina Siderúrgica; - Licenciamento Ambiental de Linhas de Transmissão; - Elaboração do PBA; - Atendimento as condicionantes ambientais Cliente: CSU/Vale Local: Anchieta/ES Serviços: Licenciamento Ambiental de Usina Siderúrgica.

33 Mineração e Siderurgia Cliente: CST Local: Vitória/ES Licenciamento Ambiental dos Projetos de Expansão (5,0 e 7,5 Mta/Ano). - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas. - Gerenciamento de Condicionantes. Cliente: CST Local: Vitória/ES Determinação dos Fatores Reais de Emissão de material particulado em Fontes Abertas (CP+/MRI).

34 Mineração e Siderurgia Cliente: Vale Local: Vitória/ES Serviços: Estudo de Viabilidade Técnica-Econômico-Ambiental do uso de Wind Fences no Complexo de Tubarão e Elaboração do Projeto Básico e Executivo.

35 Mineração e Siderurgia Cliente: Vale Local: Omã Estudo de Viabilidade Técnica-Econômico e Ambiental para instalação de Wind Fence no Pátio de Granéis Sólidos da Planta de Pelotização de Sohar e Elaboração dos Projetos Básicos e Conceituais. Cliente: Vale Local: Omã Diagnóstico da atividade pesqueira em Liwa.

36 Projetos - Energia

37 Energia Cliente: Geradora de Energia do Norte S/A Local: Miranda do Norte Maranhão/MA EIA/RIMA Licenciamento Ambiental Integrado da Usina Termoelétrica de 330 MW. - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas.

38 Energia Cliente: Wärtzilä Brasil S. A Local: Viana/ES EIA/RIMA Licenciamento Ambiental Integrado das Usinas Termoelétricas de Viana I e II (cada uma com 170MW). - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - Audiências Públicas (em andamento).

39 Energia Cliente: Furnas Local: Espírito Santo/ES Serviços: Licenciamento ambiental LT mascarenhas linhares 230 kv e subestação Linhares 230/138 Kv 99 Km; Elaboração e Implantação de todos os Programas Ambientais contidos no PBA; Gestão Ambiental do Empreendimento; Gestão Fundiária.

40 Energia Cliente: Petrobras Local: Três Lagoas/MG Serviços: Licenciamento Ambiental da Termelétrica de Três Lagoas/MS - Termo de Referência (Elaboração e Discussão); - EIA/RIMA; - PBA - Projeto Básico Ambiental; - Gerenciamento de Condicionantes; - Audiências Públicas. Cliente: Petrobras Local: Linhares/ES Serviços: Elaboração de RCA e PRAD para subsidiar licenciamento ambiental da linha de distribuição de energia elétrica 138 kv ES. Cliente: Petrobras Local: Itaboraí/RJ Serviços: EIA/RIMA Implantação da linha de transmissão definitiva 345kv.

41 Energia Cliente: Eletronorte Local: Porto Velho/RO - Rio Branco/AC Licenciamento Ambiental das linhas de transmissão: Jauru Porto Velho e Porto Velho - Rio Branco 500 Km; Elaboração e execução de Inventário Florestal; Monitoramento de Fauna Metodologia RAPELD; Elaboração de estudo de Potencial Malarígeno; Elaboração de estudo etno-ambiental da componente indígena; Elaboração e execução de 14 Programas Ambientais; Gestão ambiental da execução da Obra.

42 Parceiros Parcerias Estratégicas: A Stabbert Maritime é uma empresa de engenharia naval com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de atividades para apoio marítimo, especialmente no setor de óleo e gás. Larga experiência na operação de embarcação, conversão e reparo de embarcações, instalação e operação de equipamentos oceanográficos, implantação e manutenção de certificação SOLAS. A Stabbert assumiu a Manutenção do Seward Johnson e está provendo conhecimento no desenvolvimento das atividades de Engenharia Submarina e survey offshore. A Unique Maritime Group é um grupo indiano com foco no desenvolvimento de tecnologias para Engenharia Submarina. Atua também no aluguel de equipamentos oceanográficos, geofísicos e outros para a área de Engenharia Submarina. O objetivo da Unique é em conjunto com a CP+ prover equipamentos, serviços, calibração e manutenção para o mercado de serviços offshore.

43 Parceiros Parcerias Estratégicas: Woods Hole Group é uma empresa formada por profissionais do Woods Hole Oceanographic Institute, a maior instituição de estudos oceanográficos dos Estados Unidos. A Woods Hole Group possui largo conhecimento no levantamento de dados oceanográficos e meteooceanográficos em águas profundas. A Bluefin Robotics é reconhecida como uma das principais desenvolvedoras do mundo de veículos submarinos autônomos (AUV). Por meio desta parceria exclusiva para o Brasil, a CP+ pode comercializar, operar e treinar operadores desses equipamentos no Brasil.

44 Parceiros Parcerias com empresas colaboradoras: O Harbor Branch, sediado em Fort Pierce, nos Estados Unidos, atua fortemente nas áreas de Pesquisas Biomédicas Marinhas, Desenvolvimento de tecnologias de pesquisa marinha, envolvendo equipamentos e embarcações, realização operações marinhas offshore e conservação ambiental marinha. Parceira da CP+ no uso de tecnologias para estudo dos oceanos. A parceria com a University of Miami - Rosentiel School of Marine and Atmospheric Sciences objetiva o compartilhamento de dados, conhecimento, perícia, tecnologias e pesquisa que é obtida em estudos oceanográficos e ambientais

45 Parceiros Parcerias com empresas colaboradoras: A TDI é uma empresa americana com grande experiência em survey offshore, com foco em levantamento de dados geoquímicos e levantamentos geotécnicos. A TDI é reconhecida nos Estados Unidos e também no Brasil pela expertise em geoquímica do petróleo e avaliação de sistemas petrolíferos. Atualmente a TDI não possui projetos no Brasil. A GEODRILL é uma empresa brasileira, com 14 anos de mercado em levantamentos geotécnicos costeiros e terrestres. Possui um excelente nome no mercado de Sondagens Subaquáticas, Sondagens com Vibracore em ambientes costeiros. A parceria entre a CP+ e a Geodrill é complementar, no que tange as atividades costeiras e tem como objetivo ampliar a atuação da CP+ no setor de portos e atividades costeiras, além disso a CP+ e a Geodrill estudam a possibilidade de oferecer os mesmos serviços de geotecnia costeira em ambientais offshore, o que será um novo produto para a Geodrill e CP+.

Laboratório de Oceanografia Geológica

Laboratório de Oceanografia Geológica O Laboratório de Oceanografia Geológica LOG concentra suas pesquisas para no reconhecimento, e caracterização de ambientes costeiros e marinhos visando o aproveitamento do seu potencial natural, especificamente

Leia mais

www.elementus-sa.com.br Assessoramento e engenharia consultiva em licenciamento ambiental

www.elementus-sa.com.br Assessoramento e engenharia consultiva em licenciamento ambiental www.elementus-sa.com.br Assessoramento e engenharia consultiva em licenciamento ambiental A empresa A Elementus Soluções Ambientais atua de modo a atender as mais diversas necessidades de seus clientes

Leia mais

A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro.

A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro. comprometimento A OceanPact é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento e resposta a emergências nos ambientes marinho e costeiro. Oferecemos todo tipo de serviços e soluções associados à preparação

Leia mais

Ekta Consultoria Soluções Ambientais

Ekta Consultoria Soluções Ambientais A Ekta trabalha com você e sua empresa para atingirmos o desenvolvimento sustentável, através da inovação, autonomia, criatividade e profissionalismo. Rua Mal. Deodoro, 262 Centro Curitiba - PR 55 (41)

Leia mais

CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO

CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO PORTO CENTRAL CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO VITORIA, 01/8/2012 Jose Maria Novaes 3-8-2012 Copyright - PORTO CENTRAL - 2012 1 Porto Central Visão Ser um complexo portuário indústrial de águas profundas

Leia mais

LIDERANÇA. Gardline Marine

LIDERANÇA. Gardline Marine LIDERANÇA A OceanPact é uma empresa brasileira dedicada ao gerenciamento e resposta a emergências e ao desenvolvimento e implantação de soluções ligadas ao meio ambiente marinho e costeiro, principalmente

Leia mais

Sistema Nacional de Meio Ambiente

Sistema Nacional de Meio Ambiente Procedimentos e Aspectos Legais do Licenciamento Ambiental das Atividades de E & P no Espírito Santo GESTÃO PAULO HARTUNG Luiz Fernando Schettino Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Presidente

Leia mais

GEOLOGIA Geologia Básica Hidrogeologia Assessoria, Consultoria e Laudos

GEOLOGIA Geologia Básica Hidrogeologia Assessoria, Consultoria e Laudos GEOLOGIA Geologia Básica Mapeamento Geológico e Estrutural Sensoriamento Remoto, Aerogeofísica e Imagem de Satélite Descrições Microscópicas em Luz Transmitida e Refletida Acompanhamento e Interpretação

Leia mais

OPORTUNIDADES NO ESPÍRITO SANTO

OPORTUNIDADES NO ESPÍRITO SANTO OPORTUNIDADES NO ESPÍRITO SANTO Seminário A competitividade do comércio exterior capixaba: infraestrutura logística e controle aduaneiro Cristina Vellozo Santos Subsecretária de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

IAGC. Associação Internacional dos Contratistas de Geofísica. Possui um Comitê Ambiental cuja missão é:

IAGC. Associação Internacional dos Contratistas de Geofísica. Possui um Comitê Ambiental cuja missão é: IAGC Associação Internacional dos Contratistas de Geofísica Possui um Comitê Ambiental cuja missão é: Estabelecer um fórum no qual se facilite o intercâmbio dos aspectos ambientais e assuntos relacionados

Leia mais

Regulamentação e Licenciamento Ambiental. Oscar Graça Couto Lobo & Ibeas

Regulamentação e Licenciamento Ambiental. Oscar Graça Couto Lobo & Ibeas Regulamentação e Licenciamento Ambiental Oscar Graça Couto Lobo & Ibeas Matriz Constitucional "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia

Leia mais

Foto 01. Foto 02. Foto 03. Apresentação da Empresa. Dezembro de 2014. Foto 05

Foto 01. Foto 02. Foto 03. Apresentação da Empresa. Dezembro de 2014. Foto 05 U compromisso Um i com o desenvolvimento sustentável, em harmonia com o ambiente natural. nat ral Foto 01 Foto 02 Foto 03 F 04 Foto Apresentação da Empresa Dezembro de 2014 Foto 05 HISTÓRICO A ECSA Engenharia

Leia mais

QUALIDADE AMBIENTAL E ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BRASIL

QUALIDADE AMBIENTAL E ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BRASIL QUALIDADE AMBIENTAL E ATIVIDADE PORTUÁRIA NO 1. avaliar o papel dos portos no desenvolvimento; 2. perceber o funcionamento da gestão ambiental no panorama internacional; 3. descrever o atual sistema portuário

Leia mais

Superintendência do Porto de Rio Grande. http://www.portoriogrande.com.br

Superintendência do Porto de Rio Grande. http://www.portoriogrande.com.br Superintendência do Porto de Rio Grande http://www.portoriogrande.com.br 1º WORSHOP SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS PORTOS DAS REGIÕES SUL E SUDESTE ESTUDO DE CASO LICENÇA DE OPERAÇÃO DO PORTO ORGANIZADO

Leia mais

Gerência de HSE e Operações HSE

Gerência de HSE e Operações HSE Gerência de HSE e Operações HSE AGENDA Mitigação e compensação Estudos de caso Mitigação "Ações propostas com finalidade de reduzir a magnitude ou a importância dos impactos ambientais adversos são chamadas

Leia mais

I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO

I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO I ENCONTRO NACIONAL entre a ANEEL e o MINISTÉIRO PÚBLICO Processo de Licenciamento Ambiental - Problemas e deficiências João Akira Omoto Procurador da República Brasília (DF) - 2003 LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Leia mais

Survey e Posicionamento

Survey e Posicionamento Survey e Posicionamento uma empresa do grupo Suporte em Posicionamento Aproveitando nossa ampla experiência no posicionamento de plataformas, a InterMoor desenvolveu uma série de sistemas de posicionamento

Leia mais

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Graduação Lato Sensu Extensão Graduação Diagnósticos Tecnológicos Soluções de Problemas Empresariais

Leia mais

PORTO CENTRAL SEJA BEM VINDO!

PORTO CENTRAL SEJA BEM VINDO! PORTO CENTRAL SEJA BEM VINDO! 17-4-2012 Copyright - PORTO CENTRAL - 2012 1 Agenda: O projeto, missão, visão e estratégia Porto Central: Localização e hinterlândia Acessos Projeto conceitual Cargas e atividades

Leia mais

1º Workshop Tecnológico PLATEC Sondas de Perfuração Marítima Vitoria/ES

1º Workshop Tecnológico PLATEC Sondas de Perfuração Marítima Vitoria/ES 1º Workshop Tecnológico PLATEC Sondas de Perfuração Marítima Vitoria/ES FEV - 2013 Mercado de atuação do EEP descobertas do pré-sal: o Brasil se transformou no grande mercado para diversos equipamentos

Leia mais

3 Geo/Sensoriamento Remoto

3 Geo/Sensoriamento Remoto 3 Geo/Sensoriamento Remoto Neste item, serão apresentadas pesquisas desenvolvidas em programas da Coppe/UFRJ relacionadas à temática geo/sensoriamento remoto. Alguns resultados parciais desta linha temática

Leia mais

PROJETO OCEANOP INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA REGIÃO OCEÂNICA DO BRASIL

PROJETO OCEANOP INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA REGIÃO OCEÂNICA DO BRASIL PROJETO OCEANOP INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA REGIÃO OCEÂNICA DO BRASIL Angelo Barcelos BARBARIOLI 1, César Henrique de Assis RIBEIRO 1 & Luiz Silva do COUTO 1 RESUMO O monitoramento permanente de parâmetros

Leia mais

CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL

CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL CONSULTORIA AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO CIVIL A EMPRESA A PROXXAMBIENTAL atua no ramo de meio ambiente oferecendo soluções para os problemas ambientais de sua empresa, buscando o desenvolvimento sustentável.

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DEZEMBRO/2009 VITÓRIA ES APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A HKM foi fundada em 2008 por profissionais com experiência no setor metalmecânico há mais de 20 anos. A HKM foi fundada com

Leia mais

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas IPAAM foi criado no dia 11/03/1996, através do Decreto Estadual Nº 17.033.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas IPAAM foi criado no dia 11/03/1996, através do Decreto Estadual Nº 17.033. CRIAÇÃO DO IPAAM O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas IPAAM foi criado no dia 11/03/1996, através do Decreto Estadual Nº 17.033. É vinculado diretamente a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Leia mais

EIA/ RIMA - TERMINAL BRITES

EIA/ RIMA - TERMINAL BRITES 1. Identificação do empreendedor e Empresa Consultora 1 1 1 1 1.1 Identificação do empreendedor 1 1 1 1 CPEA 746 Brasil Intermodal Terminal Santos Terminal Brites Check List 5 1.2 Identificação da empresa

Leia mais

Projeto Roaz. Embarcação Autônoma de Monitoramento Aquático

Projeto Roaz. Embarcação Autônoma de Monitoramento Aquático Projeto Roaz Embarcação Autônoma de Monitoramento Aquático O ROAZ é uma embarcação autônoma, usada para o monitoramento, coleta de dados ambientais, ecobatimetria e levantamentos de topografia subaquática,

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Programa Plataformas Tecnológicas PLATEC ONSHORE. Workshop Tecnológico Sondas de Perfuração Onshore FIEBE Salvador/BA 31 de julho de 2012

Programa Plataformas Tecnológicas PLATEC ONSHORE. Workshop Tecnológico Sondas de Perfuração Onshore FIEBE Salvador/BA 31 de julho de 2012 Programa Plataformas Tecnológicas PLATEC ONSHORE Workshop Tecnológico Sondas de Perfuração Onshore FIEBE Salvador/BA 31 de julho de 2012 PLATEC - CONCEITUAL Plataformas Tecnológicas É uma base de conhecimentos

Leia mais

HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL

HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL Quem somos: Somos HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL Ltda. um grupo multidisciplinar de profissionais com conhecimentos

Leia mais

Missão. Objetivos Específicos

Missão. Objetivos Específicos CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária Missão O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnico científica nas áreas

Leia mais

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa!

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental Sonora-MS Outubro/2012 ONDE ESTAMOS?

Leia mais

3º Relatório Técnico Semestral PLANO BÁSICO AMBIENTAL DA DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO DO PORTO DE SANTOS

3º Relatório Técnico Semestral PLANO BÁSICO AMBIENTAL DA DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO DO PORTO DE SANTOS PLANO BÁSICO AMBIENTAL DA DRAGAGEM DE APROFUNDAMENTO DO PORTO DE SANTOS 3º Relatório Técnico Semestral Programa de Monitoramento Ambiental da Área de Disposição Oceânica de Materiais Dragados da Região

Leia mais

2. OBJETIVOS 3. ÁREA DE INTERESSE

2. OBJETIVOS 3. ÁREA DE INTERESSE TERMO DE REFERÊNCIA Impactos ambientais potenciais e áreas terrestres e aquáticas vulneráveis e críticas para a conservação na área de influência do terminal portuário de Miritituba (Itaituba, PA) e na

Leia mais

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás O que é? Conteúdo Local é a relação entre o valor dos bens produzidos e serviços prestados no país para executar o contrato e o valor total dos

Leia mais

PLATAFORMAS MARÍTIMAS Desenvolvimento das estruturas offshore Plataformas Fixas Parte 1

PLATAFORMAS MARÍTIMAS Desenvolvimento das estruturas offshore Plataformas Fixas Parte 1 PLATAFORMAS MARÍTIMAS Desenvolvimento das estruturas offshore Plataformas Fixas Parte 1 INTRODUÇÃO Com o declínio das reservas onshore e offshore em águas rasas, a exploração e produção em águas profundas

Leia mais

FÓRUM REGIONAL ESPÍRITO SANTO

FÓRUM REGIONAL ESPÍRITO SANTO FÓRUM REGIONAL ESPÍRITO SANTO PLANO ESTRATÉGICO 2015 Missão Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional

Leia mais

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES...

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES... APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... A L3 Engenharia Ambiental é uma empresa de consultoria, serviços, desenvolvimento e execução de projetos ambientais, que possui como foco o desenvolvimento sustentável e desenvolve

Leia mais

Inovação Aberta na Petrobras

Inovação Aberta na Petrobras Inovação Aberta na Petrobras Open Innovation Seminar São Paulo, 12 de Novembro de 2012 Maria Cristina Espinheira Saba Gerente de Estratégia Tecnológica Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CENPES) Motivadores

Leia mais

PLATEC Plataformas Tecnológicas

PLATEC Plataformas Tecnológicas Programa de Desenvolvimento de Fornecedores para o Setor de Óleo e Gás - MULTIFOR PLATEC Plataformas Tecnológicas Barcos de Apoio Offshore Porto Alegre - RS em 26/03/2013 ONIP - MULTIFOR PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Utilização do Google Earth e Google Maps na CEMIG

Utilização do Google Earth e Google Maps na CEMIG Utilização do Google Earth e Google Maps na CEMIG Roberto Proença da Silva Carlos Alberto Moura Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG Superintendência de Tecnologia da Informação - TI Gerência de

Leia mais

Estudo sobre gestão ambiental de estaleiros São Paulo, 6 de agosto de 2010

Estudo sobre gestão ambiental de estaleiros São Paulo, 6 de agosto de 2010 Estudo sobre gestão ambiental São Paulo, 6 de agosto de 2010 Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto entitulado Metodologia de Projeto de Estaleiro, financiado com recursos do CT Aquaviário/FINEP.

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

Janeiro 2016. PORTO DO AÇU Soluções de Infraestrutura para o Brasil

Janeiro 2016. PORTO DO AÇU Soluções de Infraestrutura para o Brasil Janeiro 2016 PORTO DO AÇU Soluções de Infraestrutura para o Brasil Estrutura Societária 74,3% 6,7% Outros Minoritários 19% FERROPORT PORTO DO AÇU GNA AÇU PETROLEO T-MULT BP-PRUMO 100% 100% 100% 50% 20%

Leia mais

PORTO MEARIM AESA UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA

PORTO MEARIM AESA UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA v UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA UM PORTO É UM GRANDE PORTO QUANDO ELE OFERECE OPORTUNIDADES No litoral Maranhense, na margem leste da Baía de São

Leia mais

Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a

Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a Portfólio 2014 APRESENTAÇÃO Composta por profissionais qualificados com experiência na área ambiental, a Biophilium Consultoria Ambiental Ltda realiza estudos técnicos voltados para o licenciamento de

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO, VAZÃO E NÍVEL

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO, VAZÃO E NÍVEL PORTFÓLIO DE SERVIÇOS SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO, VAZÃO E NÍVEL Com experiência consolidada em quase três décadas de atividades no mercado brasileiro, a Hirsa oferece soluções de alta tecnologia e serviços

Leia mais

S O L U Ç õ e S a m b i e n t a i S

S O L U Ç õ e S a m b i e n t a i S SOLUÇões ambientais 01 Quem somos A Ambiens é uma empresa de assessoria e consultoria ambiental que, desde 1997, oferece soluções eficazes e economicamente competitivas para empresas de diversos segmentos,

Leia mais

II.10 - CONCLUSÃO. RCA - Relatório de Controle Ambiental Atividade de Perfuração Marítima no Bloco BM-PAMA-8, Bacia do Pará-Maranhão

II.10 - CONCLUSÃO. RCA - Relatório de Controle Ambiental Atividade de Perfuração Marítima no Bloco BM-PAMA-8, Bacia do Pará-Maranhão II.10 - CONCLUSÃO II.10 - Conclusão Pág. 1/5 II.10 - CONCLUSÃO O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de fornecer as informações necessárias para subsidiar o licenciamento ambiental da Atividade

Leia mais

NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO

NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO NOVEMBRO 2011 IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PORTO HOJE PLANO ESTRATÉGICO 1 LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA MUNDIAL Rotterdam (5) (1) (4) Porto do Itaqui (3) (2) Itaqui China (Shangai) (1) Via Canal Panamá ~ 12.000

Leia mais

Gerenciamento de Drenagem de Mina. Soluções e Tecnologias Avançadas. www.water.slb.com

Gerenciamento de Drenagem de Mina. Soluções e Tecnologias Avançadas. www.water.slb.com Gerenciamento de Drenagem de Mina Soluções e Tecnologias Avançadas www.water.slb.com Buscando sempre desenvolver solução inovadoras, eficientes e econômicas. A Schlumberger Water Services é um segmento

Leia mais

Programa Temático 2053 Petróleo e Gás

Programa Temático 2053 Petróleo e Gás Programa Temático 2053 Petróleo e Gás Objetivo 0057 Implantar sistemas coordenados de exploração, produção e processamento de petróleo e gás natural, em terra e mar, com conteúdo local, bem como de transporte

Leia mais

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público nº 345 novembro 2014 Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público Odebrecht 70 anos: histórico e perspectivas em Óleo e Gás Foz Saneatins passa a se chamar Odebrecht Ambiental Saneatins

Leia mais

1 - A Empresa... 2 - Dados Cadastrais... 3 - Áreas de Atuação... 4 - Serviços Oferecidos... 4.1 - Petróleo e Gás Natural...

1 - A Empresa... 2 - Dados Cadastrais... 3 - Áreas de Atuação... 4 - Serviços Oferecidos... 4.1 - Petróleo e Gás Natural... Dossiê Geoprospectus 2013 2 Índice 1 - A Empresa... 2 - Dados Cadastrais... 3 - Áreas de Atuação... 4 - Serviços Oferecidos... 4.1 - Petróleo e Gás Natural... 4.1.1 - Engenharia do Petróleo... 4.1.2 -

Leia mais

Criação Publicitária: Colocando a Mão na Massa (Encefálica)

Criação Publicitária: Colocando a Mão na Massa (Encefálica) 30 de junho 09 às 13 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS CURSOS DESTE PERÍODO A Logística dos Granéis Líquidos e Gasosos Área: Portos & Logística Definição de granéis, equipamentos para manuseio de Granéis

Leia mais

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza

UHE PCH. LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal. Roberto Huet de Salvo Souza LICENCIAMENTO AMBIENTAL Federal UHE PCH Roberto Huet de Salvo Souza - I B A M A N Ú C L E O D E L I C E N C I A M E N T O A M B I E N T A L NLA/SUPES- RJ O que é licenciamento ambiental? Para que serve?

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA Nº 04

TERMO DE REFERENCIA Nº 04 TERMO DE REFERENCIA Nº 04 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA APOIO NA ELABORAÇÃO DE PRODUTO REFERENTE À AÇÃO 02 DO PROJETO OBSERVATÓRIO LITORAL SUSTENTÁVEL - INSTITUTO PÓLIS EM PARCERIA COM A PETROBRAS. Perfil:

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Avaliação de Impactos Ambientais ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Avaliação de Impactos Ambientais

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA

FACULDADE DE ENGENHARIA FACULDADE DE ENGENHARIA Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Ambiental Profa. Aline Sarmento Procópio Dep. Engenharia Sanitária e Ambiental Avaliação de Impactos Ambientais CONAMA 01/1986 estabeleceu

Leia mais

Uma Visão dos Aspectos Ambientais Relacionados a Atividade Portuária

Uma Visão dos Aspectos Ambientais Relacionados a Atividade Portuária Uma Visão dos Aspectos Ambientais Relacionados a Atividade Portuária Uirá Cavalcante Oliveira Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários 7 de Abril de 2008 1 - Histórico Implantação

Leia mais

Projetos de Inovação e Melhores Práticas de Competitividade e Eficiência. Gleuza Jesué

Projetos de Inovação e Melhores Práticas de Competitividade e Eficiência. Gleuza Jesué Projetos de Inovação e Melhores Práticas de Competitividade e Eficiência Gleuza Jesué Nossa agenda 1 2 3 4 Pilares estratégicos e ações estruturantes Metodologia da gestão da licença para operar Case:

Leia mais

GERAÇÃO A Copel opera 20 usinas próprias, sendo 19 hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica

GERAÇÃO A Copel opera 20 usinas próprias, sendo 19 hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica GERAÇÃO A Copel opera 20 usinas próprias, sendo 19 hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica TRANSMISSÃO O sistema de transmissão de energia é responsável pela operação e manutenção de 32 subestações

Leia mais

ATIVIDADES DE PESCA ARTESANAL MARINHA DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE

ATIVIDADES DE PESCA ARTESANAL MARINHA DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL MODALIDADE PROFISSIONAL AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELO COMPLEXO PORTUÁRIO RIO DO AÇU A U SOBRE AS ATIVIDADES DE

Leia mais

Especialistas em Água

Especialistas em Água Especialistas em Água Água: um bem inestimável Águas naturais desempenham um papel vital em nossa vida cotidiana. Os oceanos, a orla costeira, os estuários e os rios estão entre os bens ambientais mais

Leia mais

TOMO II SUMÁRIO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA

TOMO II SUMÁRIO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA TOMO II SUMÁRIO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA 5. IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS 5.1 5.1. METODOLOGIA 5.1 5.2. IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS 5.3 5.3. DESCRIÇÃO DOS IMPACTOS

Leia mais

Apresentação do Curso

Apresentação do Curso CURSO DE CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS E DE GESTORES PÚBLICOS PARA ESTUDO DE VIABILIDADE E PROJETO DE TRATAMENTO MECANICO-BIOLOGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Contexto Desde a promulgação da Lei nº 11.445/2007

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS Fórum de Debates da agpch LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS RAFAEL VOLQUIND Diretor Técnico 01 de Outubro de 2015 Porto Alegre RS Brasil IMPACTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS

Leia mais

Vetor UF Nome Localização / Descrição Tipo de Intervenção PAC? Status Extensão. Ampliação e Construção

Vetor UF Nome Localização / Descrição Tipo de Intervenção PAC? Status Extensão. Ampliação e Construção Ministério dos s PNLT - Plano Nacional de Logística e s Aeroviário Ferroviário Aeroporto de Vitória/ (Eurico de Aguiar Salles): Ampliação e Construção de Mais um Módulo do Terminal de Passageiros, incluindo

Leia mais

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS VESTIBULAR 2015/1 SELEÇÃO PARA CURSOS TECNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA Aprovado

Leia mais

Oportunidade de Investimento no RJ Produção de aço em placas para. Estudo de alternativas locacionais

Oportunidade de Investimento no RJ Produção de aço em placas para. Estudo de alternativas locacionais TKCSA o Rio de Janeiro e a busca da sustentabilidade (um caso de sucesso) Jorge Fernandes da Cunha Filho Superintendente de Projetos Estruturantes Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia,

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO - RJ. Elizabeth Lima SP Jan/2014

BOAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO - RJ. Elizabeth Lima SP Jan/2014 BOAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO - RJ Elizabeth Lima SP Jan/2014 Avaliação de Impacto Ambiental/ Licenciamento Órgão Licenciador no Estado do Rio de Janeiro: INEA Instituto Estadual do Ambiente;

Leia mais

Gás Natural em Terra Rodada de Licitações 2013

Gás Natural em Terra Rodada de Licitações 2013 Gás Natural em Terra Rodada de Licitações 2013 XI Seminário Internacional Britcham de Energia Não Convencionais Olavo Colela Júnior Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) 10

Leia mais

DRAGAGEM POR RESULTADOS

DRAGAGEM POR RESULTADOS Seminário: Reforma Portuária para Formuladores de Política e Especialistas DRAGAGEM POR RESULTADOS (LEI N 11.610 / 07) Brasília, 01 de abril de 2008 CONCEITUAÇÕES A = Calado B = Distância entre a quilha

Leia mais

Política Ambiental das Empresas Eletrobras

Política Ambiental das Empresas Eletrobras Política Ambiental das Empresas Eletrobras Versão 2.0 16/05/2013 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Princípios... 3 3 Diretrizes... 3 3.1 Diretrizes Gerais... 3 3.1.1 Articulação Interna... 3 3.1.2 Articulação

Leia mais

O Guia de Boas Práticas em Licenciamento Ambiental e Meio Ambiente Vale

O Guia de Boas Práticas em Licenciamento Ambiental e Meio Ambiente Vale O Guia de Boas Práticas em Licenciamento e Meio Ambiente Vale CONTEXTO E OBJETOS DO GUIA Guia de Boas Práticas em Licenciamento e Meio Ambiente Vale Contexto e Objetos do Guia O Guia de Boas Práticas em

Leia mais

Carga horária de 44 h/semana

Carga horária de 44 h/semana 1. Assessoria e Consultoria Técnica * Locação de área com GPS e mapeamento preliminar (GPS de navegação) 800,00 Locação de área com GPS e mapeamento preliminar (GPS geodésico) 1.500,00 Consultoria técnica

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR:

1. INTRODUÇÃO 2. DADOS DO EMPREENDEDOR: TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL E PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL PARA PARQUES DE GERAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVA (SOLAR, EÓLICA E OUTRAS) 1. INTRODUÇÃO Este Termo de

Leia mais

Fórum Regional da Bacia de Santos 1º WORKSHOP DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS. 30 de Outubro de 2006. Santos 30 de Outubro de 2006.

Fórum Regional da Bacia de Santos 1º WORKSHOP DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS. 30 de Outubro de 2006. Santos 30 de Outubro de 2006. Fórum Regional da Bacia de Santos 1º WORKSHOP DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS Santos 30 de Outubro de 2006 30 de Outubro de 2006 Balanço das PPPs Balanço das PPPs Tipo de PPP Quantidade Para avaliação neste WS

Leia mais

MONITORAMENTO AMBIENTAL E O MONITORAMENTO DA AMBIÊNCIA

MONITORAMENTO AMBIENTAL E O MONITORAMENTO DA AMBIÊNCIA Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola MONITORAMENTO AMBIENTAL E O MONITORAMENTO DA AMBIÊNCIA Mariana

Leia mais

Os serviços desenvolvidos pela AMBIENT contribuem para a viabilização e valorização de projetos nos mais diversos segmentos.

Os serviços desenvolvidos pela AMBIENT contribuem para a viabilização e valorização de projetos nos mais diversos segmentos. A Empresa A Empresa Com a experiência no mercado desde 2003, a AMBIENT elabora estudos para a viabilização e funcionamento de empreendimentos, buscando avaliar e integrar os meios ambiental, social e econômico,

Leia mais

Engenharia Hidrográfica: do fio-de-prumo ao sondador multifeixe. Fernando Freitas Artilheiro Divisão de Hidrografia

Engenharia Hidrográfica: do fio-de-prumo ao sondador multifeixe. Fernando Freitas Artilheiro Divisão de Hidrografia Engenharia Hidrográfica: do fio-de-prumo ao sondador multifeixe Fernando Freitas Artilheiro Divisão de Hidrografia Sondagem a prumo Sondagem com sondadores acústicos Sumário Introdução Requisitos mínimos

Leia mais

APÊNDICE E TREINAMENTOS E SIMULADOS

APÊNDICE E TREINAMENTOS E SIMULADOS TREINAMENTOS E SIMULADOS Rev.00 Março/2015 i SUMÁRIO 1. PROGRAMA DE TREINAMENTO E EXERCÍCIOS SIMULADOS... 1 Treinamentos... 2 Exercícios simulados... 2 ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1: Relação entre os tipos

Leia mais

Voltar a explorar o mar

Voltar a explorar o mar Voltar a explorar o mar Voltar a explorar o mar Com uma visão de longo prazo, a EDP está constantemente a analisar as tecnologias de aproveitamento das energias renováveis, com vista à futura comercialização

Leia mais

1. Informações Institucionais

1. Informações Institucionais 1. Informações Institucionais Nossa Empresa Líder mundial em eventos de negócios e consumo, a Reed Exhibitions atua na criação de contatos, conteúdo e comunidades com o poder de transformar negócios Números

Leia mais

Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás. Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder

Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás. Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder Iniciativas de Produção Mais Limpa na Indústria de Petróleo e Gás Daniela Machado Zampollo Lucia de Toledo Camara Neder Sumário A Empresa - Petrobras A Exploração e Produção de Óleo e Gás Gestão Ambiental

Leia mais

Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos Gerenciamento de Riscos Introdução Crescimento industrial das últimas décadas Industrias maiores e mais complexas Acidentes industriais Investir na prevenção Histórico Engenharia de Confiabilidade - Análise

Leia mais

DESENVOLVIMENTO. São Luís, 25 de Novembro de 2011 TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PARA O SETOR DE P&G

DESENVOLVIMENTO. São Luís, 25 de Novembro de 2011 TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PARA O SETOR DE P&G DESENVOLVIMENTO São Luís, 25 de Novembro de 2011 TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PARA O SETOR DE P&G CONVÊNIO PETROBRAS - SEBRAE OBJETIVO GERAL Promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas

Leia mais

Comercialização de grãos. Frota fluvial. Geração. Terminal flutuante. Terminal. Grupo André Maggi. Fundação André Maggi. Originação.

Comercialização de grãos. Frota fluvial. Geração. Terminal flutuante. Terminal. Grupo André Maggi. Fundação André Maggi. Originação. Grupo André Maggi Comercialização de grãos Divisão Agro Energia Navegação Originação Processamento Frota fluvial Soja Geração Exportação Terminal Milho Algodão Terminal flutuante Fundação André Maggi Geração

Leia mais

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente

Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente 1 Corinthia Hotel Lisbon - Hotel Energeticamente Eficiente O Corinthia Hotel Lisbon está implementado num edifício com mais de 30 anos em que a

Leia mais

OPORTUNIDADES NO ESPÍRITO SANTO Fórum de Desenvolvimento do Turismo Náutico

OPORTUNIDADES NO ESPÍRITO SANTO Fórum de Desenvolvimento do Turismo Náutico OPORTUNIDADES NO ESPÍRITO SANTO Fórum de Desenvolvimento do Turismo Náutico Duarte Aquino Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo Vitória, 22/09/2011 POR QUE INVESTIR NO ESPÍRITO SANTO?

Leia mais

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 052/2005

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 052/2005 MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 052/2005 NOME DA INSTITUIÇÃO: NEOENERGIA S.A. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: RESOLUÇÃO NORMATIVA EMENTA

Leia mais

Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos FIESP 07/06/11 Alexandre Comin - MDIC PNRS Instituída pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, e regulamentada pelo Decreto nº 7404, de 23 de Dezembro

Leia mais

ANEXO V PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA UNIDADE DEMONSTRATIVA DO MANGARAI

ANEXO V PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA UNIDADE DEMONSTRATIVA DO MANGARAI ANEXO V PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA UNIDADE DEMONSTRATIVA DO MANGARAI MONITORAMENTO AMBIENTAL 1 - Locais a serem monitorados. 1.1- Quatorze seções transversais de córregos e rios para analise de parâmetros

Leia mais

Monitoramento Ambiental em Atividades Marítimas de Perfuração -MAPEM-

Monitoramento Ambiental em Atividades Marítimas de Perfuração -MAPEM- Monitoramento Ambiental em Atividades Marítimas de Perfuração -MAPEM- Felipe A. L. Toledo Laboratório de Paleoceanografia do Atlântico Sul LaPAS - Instituto Oceanográfico - USP Projeto MAPEM PROJETO FINEP

Leia mais

Sistema de Produção e Escoamento de Óleo e Gás Natural nos Módulos 3 (P-55) e 4 (P-62) do Campo de Roncador - Bacia de Campos

Sistema de Produção e Escoamento de Óleo e Gás Natural nos Módulos 3 (P-55) e 4 (P-62) do Campo de Roncador - Bacia de Campos 1/5 ÍNDICE GERAL I - INTRODUÇÃO II - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL II.1 - IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE E DO EMPREENDEDOR...1/1 II.1.1 - Denominação Oficial da Atividade...1/1 II.1.2 - Identificação do Empreendedor...1/1

Leia mais

PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA

PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA São Paulo 2009 CONTEÚDO 1. PERFIL DO SETOR DA ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA... 3 1.1 O segmento... 3 1.2 As empresas... 6 1.3 - Postos de trabalho

Leia mais

INVESTIMENTOS NO ESPÍRITO SANTO OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DO CIMENTO Encontro Nacional da Indústria de Produtos de Cimento

INVESTIMENTOS NO ESPÍRITO SANTO OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DO CIMENTO Encontro Nacional da Indústria de Produtos de Cimento INVESTIMENTOS NO ESPÍRITO SANTO OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DO CIMENTO Encontro Nacional da Indústria de Produtos de Cimento Márcio Félix Secretário de Estado de Desenvolvimento Vitória, 04 de outubro

Leia mais

PLANO INTEGRADO PORTO-CIDADE-PIPC Estudo de Impacto Ambiental EIA-RIMA. Audiência Pública em Ilhabela 08 de dezembro de 2011

PLANO INTEGRADO PORTO-CIDADE-PIPC Estudo de Impacto Ambiental EIA-RIMA. Audiência Pública em Ilhabela 08 de dezembro de 2011 PLANO INTEGRADO PORTO-CIDADE-PIPC Estudo de Impacto Ambiental EIA-RIMA Audiência Pública em Ilhabela 08 de dezembro de 2011 EQUIPE TÉCNICA ENVOLVIDA NOS ESTUDOS EQUIPE TÉCNICA DO EIA 49 profissionais de

Leia mais