Reunião esclarece projeto de Dragagem e Derrocagem do Porto de Vitória

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reunião esclarece projeto de Dragagem e Derrocagem do Porto de Vitória"

Transcrição

1 Reunião esclarece projeto de Dragagem e Derrocagem do Porto de Vitória A reunião com presidentes e representantes de diversos setores portuários, esclareceu pontos principais do projeto de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória. Pag.7 Ministro prestigia Codesa na Intermodal em São Paulo. Pag. 6 Confirmada participação na Brasil Offshore 2009 Pag. 4 Redução de acidentes no Porto. Pag. 2 Gente Nossa Pag. 6

2 Pag. 2 Codesa contribui com a redução de acidentes O Órgão Gestor de Mão-de-Obra do trabalho portuário avulso do porto organizado do Espírito Santo (OGMO-ES), divulgou o balanço de Neste relatório consta que as ocorrências de acidentes em portos capixabas cairam 20% em relação ao ano de A Companhia Docas do Espírito Santo, se orgulha em ter contribuído com a redução de acidentes, que de acordo com o Ogmo, foi uma das maiores reduções na história do Estado, com queda significativa também à taxa de gravidade dos feridos. O Coordenador de Segurança do Trabalho da Codesa, Nagib Rodrigues Amin, disse que no ano passado, entrou em vigor a resolução 058 de 24 de setembro 2008, a qual regulamenta o uso de equipamentos de proteção individual. Todos que entrarem na área operacional devem usar os equipamentos de segurança. Esta medida, colaborou positivamente para a redução de acidentes. A coordenação vem realizando fiscalização rigorosa nas áreas de operação, visando o cumprimento fiel da resolução, destacou Nagib. Ainda segundo Nagib, outras medidas foram tomadas pela Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho (CODSAT) este ano, como por exemplo, a Resolução 004 de 15 janeiro de Esta medida regulamenta a utilização de sinalização de segurança nas operações portuárias e outras atividades realizadas por empreiteiras e prestadores de serviços. Foi dado um prazo de Placas informativas no Porto de Capuaba Movimentação de granito em Capuaba adaptação dos operadores portuários às novas medidas, que entraram em vigor a partir de 01 de abril, informou Nagib.

3 Pag.3 Empresa de engenharia solicita presença da Codesa em Barra do Riacho A Comissão de Combate a Dengue da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), foi convidada pela empresa Carioca Engenharia, por meio do Engenheiro Ambiental Pedro Hunter Moura, para realizar uma visita técnica no canteiro de obras da empresa, localizado em Barra do Riacho, Aracruz. A vistoria foi feita no início deste mês. De acordo com o representante da Comissão de Combate a Dengue da Codesa, Lucimar Luís Camata, o objetivo da visita foi efetuar inspeção conjunta com a equipe de combate a dengue da Prefeitura Municipal de Aracruz, com o intuito de detectar e avaliar possíveis focos da doença naquela área. Além da Comissão, representantes da Petrobras, agentes de saúde ambiental da Prefeitura de Aracruz e o técnico de segurança do trabalho da Carioca Engenharia, acompanharam o É esperada. para os próximos meses, uma queda na produtividade dos navios de carga. Serão cerca de 1,4 milhões de TEU s*, ou 11% da capacidade dos porta-contêineres inativos, podendo ser facilmente dobrado se a demanda continuar caindo nos níveis atuais. Os analistas começaram a olhar mais de perto o número de fretamentos que irão expirar em breve. Até agora, as encomendas e a maneira como elas irão afetar a equação da demanda por navios estavam recebendo uma maior atenção. Entretanto, estimativas da Neptune Orient Lines (NOL) dizem que neste ano mais de 1,5 mil navios, o equivalente a 2,7 milhões de TEU s, serão devolvidos e inevitavelmente causará uma queda na produção pois, mesmo que sejam recontratados por melhores preços, outros ficarão ancorados. A crise de excesso de oferta poderia ser revista com alguns cancelamentos. Mas, os grandes estaleiros da Coréia continuam firmes na intenção de não deixar que isto aconteça. Segundo os Brokers**, vários proprietários e operadores do mundo todo que têm navios encomendados tentaram atrasar ou cancelar, mas nenhum estaleiro da Coréia concordou. Fonte: Canteiro de obras em Barra do Riacho trabalho. Foi colocada larvicida nos locais de risco, como prevenção, informou Camata. Brokers preveem queda na produtividade dos navios Movimentação de contêineres Saiba um pouco mais: *TEU: Termo padrão para medição de volume em um contêiner, que varia entre 20 e 40 pés de comprimento (de 6 a 12 metros aproximadamente). Um contêiner de 20 pés tem um TEU, o de quarenta pés tem dois TEU s, e assim por diante. A altura não influencia na medição em TEU s. **Brokers: São mediadores de negociações entre donos de navios e usuários do serviço para transporte de cargas ou entre compradores e vendedores de navios.

4 Confirmada participação no Brasil Offshore 2009 Neste ano será realizada a 5ª edição do Brasil Offshore. O evento vai contar com uma diversidade de expositores nacionais e estrangeiros, entre eles, fabricantes, importadores e fornecedores de produtos e serviços relacionados ao amplo leque da indústria offshore de petróleo e gás. A feira vai acontecer entre os dias 16 a 19 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e será realizada em Macaé, no Rio de Janeiro. A Codesa vai fazer sua primeira participação na feira. Segundo Weliton Pereira Rocha, do setor Comercial e Marketing da Codesa COMARK a participação da Codesa julga-se oportuna sob o ponto de vista comercial e de marketing, tendo em vista, tratar-se de um importante evento no setor de Petróleo e Gás em franca expansão em nosso estado, terceira maior feira da indústria Offshore do mundo. A exemplo da Intermodal, a Codesa levará parceiros para a Brasil Offshore, e segundo Weliton, também estará disponibilizando aos seus Pag.4 Codesa estará presente nesta edição da Brasil OffShori parceiros a inclusão de material promocional com compartilhamento da área para atendimento aos visitantes e clientes durante o período da feira. Além disso, o stand do Porto de Vitória contará com uma área total de 40 m² para montagem do estande que ficará a cargo do expositor. Marinha continua projeto de ampliação da frota Seguindo com o programa de reaparelhamento da Frota da Marinha, o Congresso Nacional aprovou o orçamento de R$ bilhões para o ano de A verba será usada na construção de mais quatro naviospatrulha para iniciar os estudos de um navio-patrulha oceânico, um naviotanque e quatro submarinos convencionais. A Marinha projeta a fabricação de um submarino de propulsão nuclear em parceria com a França. Os recursos necessários para este empreendimento nuclear, começam agora a serem negociados com financiadores externos. O projeto deve ter início em 2015 e sua conclusão é prevista para O Comandante, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Navios-patrulha da Marinha do Brasil disse que a Marinha vê com bons olhos a participação de estaleiros brasileiros no processo. Para ele os recursos aprovados no orçamento deste ano se adequam aos custeios necessários.

5 Faturas e boletos da Codesa estarão no site Daqui alguns dias uma nova ferramenta do site que, irá facilitar a interação das empresas com a parte financeira da Codesa, já estará disponível para o usuário. O Sistema de Gestão já está preparando as faturas e boletos que ficarão visíveis a partir da data de implantação do link. Antes de ser inserida na página da Companhia, será feito um cadastro contendo os nomes das empresas, CNPJ, entre outros dados. A ferramenta só poderá ser utilizada para os que forem cadastrados. O Banco do Brasil continuará emitindo boletos e faturas, mas pode haver contratempos. Neste caso, as empresas podem recorrer ao site e imprimir o documento. Codesa apóia pesquisas acadêmicas A Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), incentiva pesquisas acadêmicas no complexo portuário de Vitória, contribuindo com alunos de diversas áreas. Desta vez, os estudantes do curso de Ciências Biológicas, do Centro Universitário de Vila Velha (UVV), Renata Caiado Cagnin, Mariana Vieira de Oliveira e Fabrício Pablo Vieira Soares, estão empenhados realizando um trabalho na baía de Vitória, com microcrustáceos. Os estudantes contam com a participação ativa e acompanhamento da Coordenação de Meio Ambiente da Codesa (COMAMB), por meio do Coordenador Mário Emílio Nascimento da Silva e da bióloga Mariângela Lopes Machado. 3 Seminário Interno de Logística Nos dias 27,28 e 29 aconteceu o 3 Seminário Interno de Logística SEP/PR. Na abertura foi oferecido um coquetel comemorativo de aniversário da Companhia Docas do Ceará CDC. O presidente da Codesa, José Ricardo Ruschel dos Santos, participou do Painel sobre Gestão Portuária, no dia 29 de abril. Ele fez uma avaliação dos indicadores da Codesa. Entre alguns assuntos abordados estão: sistema portuário brasileiro e a cabotagem, panorama atual do transporte marítimo e o impacto na construção naval e nos portos, entre outros. O encerramento foi feito pelo ministro dos portos, Pedro Brito. Pag.5 Gente Nossa Nome Completo: Ilzon Amarante dos Santos Nascimento: Formação: Superior completo Tempo de casa: 22 anos Lugar onde atua: Coordenação de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (COSNIP) Cargo: Guarda portuário Fato marcante: O nascimento dos meus filhos. Importância do Porto: A Codesa é uma excelente empresa que sempre me proporciona alegria, emoção e adrenalina, dentro da minha função de guarda portuário. Tenho um prazer enorme de trabalhar aqui. Fiz muitas amizades no Porto e conheci várias pessoas. Considero aqui a minha segunda casa.

6 Implantação de armazéns removíveis em Capuaba Pag.6 Brito prestigia a Codesa em importante feira internacional A 15 Intermodal South América 2009, que aconteceu nos últimos dias 14,15 e 16 de abril em São Paulo, foi mais uma vez um evento de grande sucesso, atraindo diversos portos e empresas do ramo logístico. Os números comprovam o desempenho positivo da feira, mais de 45 mil visitantes estiveram na Intermodal. O público bastante variado, entre empresários e interessados em se aprofundar mais no campo logístico, prestigiaram os stands que mostraram uma estrutura de grande nível. Com um número similar de stands (450) em relação ao ano passado, a feira contou com diversas autoridades portuárias. O ponto alto do evento aconteceu no último dia, quando o Ministro dos Portos, Pedro Brito, visitou os stands das Companhias Docas presentes. Brito em entrevista coletiva, enfatizou os recursos federais voltados para área de infraestrutura brasileira. Estamos nesta importante feira de logística lembrando a decisão do presidente Lula de manter todos os 300 bilhões de dólares de investimento do Governo Federal em infraestrutura, o que inclui rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e geração de energia para dar ao País condições de crescimento. Esta feira é um exemplo, já que contou Está em vigor a Resolução 015 de 17 de março de 2009, que autoriza às empresas que se disponham a operar cargas a granel, pelos portos de Capuaba ou Paul, a montar estruturas removíveis de armazenagem lonadas ou similares, exclusivamente para armazenar cargas a granel. A Codesa tomou medidas no sentido de incentivar novas cargas no cais de Capuaba, entre elas está a redução da tarifa de armazenagem de importação. A Resolução 015/2009 é a medida de maior importância nesse sentido. Segundo o Superintendente Geral da Codesa, José Luiz Canejo, as duas medidas deverão dar maior competitividade à Companhia para a atração de novas cargas, decisões estas, especialmente importantes neste período de profunda crise que afeta o Espírito Santo. Ruschel agradece ao ministro em clima de informalidade com a presença da iniciativa privada do mundo inteiro denotando a confiança que se tem na política brasileira. O Ministro ainda esteve prestigiando de forma significativa o stand da Codesa, se reunindo com o presidente da Companhia, José Ricardo Ruschel dos Santos, que apresentou o projeto Super Porto para Brito. Vista área do Porto de Capuaba, ao lado Morro do Penedo Canejo afirmou que a reação foi imediata através dos terminais da Codesa e novas cargas vão ser movimentadas devido ao seu interesse comercial. Segundo ele, outras medidas estão no forno e que a diretoria da Codesa encontrase aberta às sugestões de empresas interessadas. Para maiores informações é só procurar o setor de marketing (COMARK), da Companhia, através do telefone

7 Pag.7 Reunião esclarece projeto de Dragagem e Derrocagem do Porto de Vitória A CODESA (Companhia Docas do Espirito Santo) irá realizar o projeto de dragagem e derrocagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto de Vitória, visando atingir uma profundidade de 14 metros. Ambos os projetos têm indicação técnica de alterar significativamente as condições de navegabilidade e de segurança para manobras de navios no porto. O presidente da Codesa José Ricardo Ruschel dos Santos liderou uma reunião no dia 13 de abril, com intuito de esclarecer tecnicamente pontos categóricos da execução da obra. O encontro contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre elas: Lucas Izoton, Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), José Adilson Pereira, Assessor da Intersindical e Airton Antônio Rodrigues, Comandante, UMISAN - Hidrografia e Engenharia, expositor do projeto. Na reunião foi mostrado um vídeo, simulando detalhes da obra e seu planejamento, apresentando os tipos de recursos técnicos que serão empregados na realização do projeto. O estudo das obras foi feito pela empresa UMISAN (Serviços de Apoio à Navegação e Engenharia Ltda). Presentemente, o porto de Vitória tem um canal de 11 metros em média, após a obra de dragagem de aprofundamento do canal pode passar a 14 metros. Assim, o porto poderá receber navios de até 244 metros, aumentando o seu volume de movimentação de carga e contribuindo para o desenvolvimento da economia capixaba. Baía de Vitória em foto aérea, cercada pelo Complexo Portuário de Vitória De acordo com o presidente da Codesa, José Ricardo Ruschel dos Santos, a fiscalização da obra será bastante rigorosa, a dragagem contará com monitoração transmitida por GPS (Sistema de Posicionamento Global). O receptor capta os sinais de quatro satélites para produzir as suas coordenadas, todos os cuidados estão sendo pensados e discutidos para não haver nenhum dano ao meio ambiente. Com a viabilização da obra as demolições submarinas serão programadas antecipadamente, a intenção é que o porto de Vitória continue fazendo suas movimentações normalmente, mesmo com a transformação em andamento. O projeto é uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado do Espírito Santo. Ruschel lidera reunião que discute obra

8 Pag.8 Projeto de dragagem de aprofundamento do Porto de Vitória Vista noturna da baía de Vitória O Projeto de Dragagem de aprofundamento do Porto de Vitória, apresentado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), utilizou a mais alta tecnologia e teve como premissa a preservação do meio ambiente. Por meio de estudos de impacto ambiental apresentados, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) concedeu a respectiva Licença Ambiental, garantindo que a sua execução prima pela preservação ambiental, o que nos deixa, como sociedade civil organizada, confortados em conceder apoio a este projeto, fundamental para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. É oportuno mencionar que o Complexo Portuário do Espírito Santo congrega cerca de sessenta agências marítimas, mais de quarenta operadores portuários, vários terminais de carga retroportuários, além de expressivo número de profissionais atuando nas mais diversas áreas de apoio ao comércio exterior, como transporte, armazenagem e outros serviços que anualmente atendem a mais de dois mil navios. Atualmente, cerca de 65% da arrecadação do Estado provém da atividade portuária e, o fato de a construção naval acompanhar a tendência mundial por otimização de custos, as embarcações estão cada vez maiores. Os desafios se traduzem em exigências crescentes por velocidade e por eficiência operacional no atendimento aos navios que por aqui aportam. Apesar de esse Complexo Portuário ser hoje um dos mais importantes do País, com localização privilegiada, aspectos favoráveis de pouca influência de ondas e ventos, próximo a grandes centros consumidores e que concentram grande parte do PIB brasileiro, torna-se evidente que são necessários relevantes investimentos para a otimização de sua infraestrutura. A Autoridade Portuária, na tentativa de aumentar a competitividade do Porto de Vitória e ampliar sua participação no setor portuário nacional, buscou recursos junto aos governos Federal e Estadual e conquistou a inclusão do projeto de dragagem e posterior manutenção dos canais de acesso ao Porto de Vitória no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A logística do Espírito Santo não pode prescindir de investimentos já garantidos. Fonte: Jornal A Gazeta As entidades, Asevila; Atres; Espírito Santo em ação; Fetransportes; Findes; Fórum de entidades e federações do Estado do Espírito Santo; IBEF e Sindiex manifestaram o apoio ao Projeto de Dragagem no Porto de Vitória conforme matéria publicada no jornal A Gazeta, do dia 15 de abril de % da arrecadação do Estado provém de atividade portuária

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

1. Informações Institucionais

1. Informações Institucionais 1. Informações Institucionais Nossa Empresa Líder mundial em eventos de negócios e consumo, a Reed Exhibitions atua na criação de contatos, conteúdo e comunidades com o poder de transformar negócios Números

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br

Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br O que é o Projeto O Projeto pretende contribuir para promover a imagem de Santa Catarina como destino de investimentos

Leia mais

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br O Projeto Tem como principais objetivos: Atrair empresas e investimentos

Leia mais

Desafio Logístico 2013

Desafio Logístico 2013 1 Desafio Logístico 2013 Índice Introdução 3 A situação O desafio 5 5 Regras gerais 6 2 Introdução O desenvolvimento econômico do Brasil enfrenta inúmeros desafios sendo que um dos mais complexos está

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na ampliação do número de terminais portuários, rodovias, ferrovias

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO PÚBLICO ALVO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO PÚBLICO ALVO SUMÁRIO 4 APRESENTAÇÃO DO PROJETO 6 JUSTIFICATIVA 7 OBJETIVOS 7 PÚBLICO ALVO 8 HISTÓRICO DO EVENTO 12 EMPRESAS E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS APRESENTAÇÃO DO PROJETO Foto 1: Vista aérea do evento A Expoarroz

Leia mais

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado 9h às

Leia mais

PORTO MEARIM AESA UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA

PORTO MEARIM AESA UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA v UM PORTO NÃO É GRANDE APENAS POR SEU CAIS, SUA INFRAESTRUTURA OU CAPACIDADE LOGÍSTICA UM PORTO É UM GRANDE PORTO QUANDO ELE OFERECE OPORTUNIDADES No litoral Maranhense, na margem leste da Baía de São

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

Capacitação e Qualificação Profissional do Trabalhador Portuário elementos para formulação de uma política em um cenário pós Lei 12.815/13.

Capacitação e Qualificação Profissional do Trabalhador Portuário elementos para formulação de uma política em um cenário pós Lei 12.815/13. Capacitação e Qualificação Profissional do Trabalhador Portuário elementos para formulação de uma política em um cenário pós Lei 12.815/13. 1ª REUNIÃO FORUM A nova Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013),

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

PORTO DE VITÓRIA Abaixo estão as Tabelas com as tarifas referentes à utilização da infra-estrutura portuária dos portos da Codesa.

PORTO DE VITÓRIA Abaixo estão as Tabelas com as tarifas referentes à utilização da infra-estrutura portuária dos portos da Codesa. PORTO DE VITÓRIA Abaixo estão as Tabelas com as tarifas referentes à utilização da infra-estrutura portuária dos portos da Codesa. - TABELA I - Proteção e Acesso ao Porto - TABELA II - Instalações de Acostagem

Leia mais

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1

ESTOQUE. Manual Estoque Atualizado em 29/06/2007 Pág. 1 MANUAL ESTOQUE Pág. 1 INTRODUÇÃO AO MÓDULO ESTOQUE Sua empresa seja de pequeno, médio, ou grande porte, precisa de um sistema que contemple as principais rotinas de controle de estoque. É para contornar

Leia mais

EDIÇÃO COMEMORATIVA POST SHOW. A maior feira da indústria de alimentos e bebidas tem UM nome. www.fispaltecnologia.com.br

EDIÇÃO COMEMORATIVA POST SHOW. A maior feira da indústria de alimentos e bebidas tem UM nome. www.fispaltecnologia.com.br EDIÇÃO COMEMORATIVA POST SHOW 2014 A maior feira da indústria de alimentos e bebidas tem UM nome www.fispaltecnologia.com.br Fispal Tecnologia, a 30ª edição! Se tem uma edição da Fispal Tecnologia que

Leia mais

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público

Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público nº 345 novembro 2014 Odebrecht Mobilidade: mais investimentos em transporte público Odebrecht 70 anos: histórico e perspectivas em Óleo e Gás Foz Saneatins passa a se chamar Odebrecht Ambiental Saneatins

Leia mais

Estratégia de Vendas. Maior prazo, Flexibilidade e Fluxo de Caixa Adequado

Estratégia de Vendas. Maior prazo, Flexibilidade e Fluxo de Caixa Adequado Estratégia de Vendas Maior prazo, Flexibilidade e Fluxo de Caixa Adequado COMO OFERTAR PRAZO? Poucos são os clientes que no início da cotação já solicitam prazo para as nossas revendas, mas em muitas das

Leia mais

Direcional Engenharia S.A.

Direcional Engenharia S.A. 1 Direcional Engenharia S.A. Relatório da Administração Exercício encerrado em 31 / 12 / 2007 Para a Direcional Engenharia S.A., o ano de 2007 foi marcado por recordes e fortes mudanças: registramos marcas

Leia mais

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR 2013.1 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 5. Santos: Oportunidades e Riscos do Desenvolvimento CAMPUS- SANTOS A cidade de Santos, na região metropolitana da Baixada Santista, com mais de 430 mil habitantes é na atualidade

Leia mais

ORIENTAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL

ORIENTAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL ORIENTAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL VASCONCELOS, Arthur Henrique Pacífico 1 ; CASTIGLIONI, Gabriel Luis 2 ; SILVA, Flavio Alves 2 ; RODRIGUES, Adelino José Saraiva 3. 1 Estudante

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Apoio institucional Agosto/2014 Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Desenvolver o pensamento estratégico e visão

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Feira Internacional de Logística, dias 15, 16 e 17 de junho de 2010.

Feira Internacional de Logística, dias 15, 16 e 17 de junho de 2010. Feira Internacional de Logística, dias 15, 16 e 17 de junho de 2010. A Faccamp participou da primeira feira internacional de logística na cidade de Jundiaí, levando seus professores e alunos a visitar

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Uma análise econômica do seguro-saúde Francisco Galiza Outubro/2005 www.ratingdeseguros.com.br

Uma análise econômica do seguro-saúde Francisco Galiza Outubro/2005 www.ratingdeseguros.com.br Uma análise econômica do seguro-saúde Francisco Galiza Outubro/2005 www.ratingdeseguros.com.br Um dos ramos mais importantes do mercado segurador brasileiro é o de saúde. Surgido sobretudo com uma opção

Leia mais

Temário para Trabalhos Técnicos

Temário para Trabalhos Técnicos PROJETO COMERCIAL A Entidade A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PAVIMENTAÇÃO, voltada exclusivamente para a tecnologia de rodovias, aeroportos, vias urbanas e ferrovias, tem atuação em todo o território brasileiro,

Leia mais

RELATÓRIO ABRIL 2013 PROGRAMA OPERAÇÕES COLETIVAS IGARASSU MINHA VIDA

RELATÓRIO ABRIL 2013 PROGRAMA OPERAÇÕES COLETIVAS IGARASSU MINHA VIDA RELATÓRIO ABRIL 2013 PROGRAMA OPERAÇÕES COLETIVAS IGARASSU MINHA VIDA RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO TÉCNICO SOCIAL 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DADOS DA CONTRATAÇÃO Programa: Igarassu Minha Vida Contrato

Leia mais

Projeto Piloto de Desenvolvimento de Fornecedores da Cadeia de Petróleo, Gás e Naval

Projeto Piloto de Desenvolvimento de Fornecedores da Cadeia de Petróleo, Gás e Naval Projeto Piloto de Desenvolvimento de Fornecedores da Cadeia de Petróleo, Gás e Naval Comitê Nacional Comitê Regional Minas Gerais 1 Sumário Objetivo do projeto... 3 Público Alvo... 3 Funding... 3 Justificativa...

Leia mais

CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO

CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO PORTO CENTRAL CONDOMINIO INDUSTRIAL MARITIMO VITORIA, 01/8/2012 Jose Maria Novaes 3-8-2012 Copyright - PORTO CENTRAL - 2012 1 Porto Central Visão Ser um complexo portuário indústrial de águas profundas

Leia mais

OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL

OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL Estudo realizado com 259 empresas; Faturamento das empresas pesquisadas representando mais de 30% do PIB brasileiro; O objetivo principal é mapear e avaliar a importância

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo Campo Grande/MS Data: 4 e 5 de Maio de 2015

Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo Campo Grande/MS Data: 4 e 5 de Maio de 2015 Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo Campo Grande/MS Data: 4 e 5 de Maio de 2015 Realizadores A empresa é localizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul e tem seu foco na prestação

Leia mais

Investimento em infraestrutura: o que precisa ser feito?

Investimento em infraestrutura: o que precisa ser feito? SESSÃO TEMÁTICA Investimento em infraestrutura: o que precisa ser feito? Brasília, 17 de novembro de 2009 Perspectivas de Investimentos O Brasil está diante de uma oportunidade inédita para aumentar de

Leia mais

DE DÉCADAS DE ESTAGNAÇÃO DO MERCADO INDUSTRIAL, VERIA A REDUÇÃO DE OPORTUNIDADES, CEDIDAS À INVASÃO DE PROFISSIONAIS ESTRANGEIROS?

DE DÉCADAS DE ESTAGNAÇÃO DO MERCADO INDUSTRIAL, VERIA A REDUÇÃO DE OPORTUNIDADES, CEDIDAS À INVASÃO DE PROFISSIONAIS ESTRANGEIROS? CUMPRIMENTO AOS SENHORES E SENHORAS PRESENTES, NA PESSOA DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO, EXCELENTÍSSIMO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO, A QUEM PARABENIZO PELA CONVOCAÇÃO

Leia mais

O impacto da expansão do setor de mineração, metalurgia e de materiais no Espírito Santo na Academia

O impacto da expansão do setor de mineração, metalurgia e de materiais no Espírito Santo na Academia 1 O impacto da expansão do setor de mineração, metalurgia e de materiais no Espírito Santo na Academia Eng. Maristela Gomes da Silva, Dr. 1 Os objetivos desta primeira intervenção são apresentar a situação

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil 2º Workshop Platec E&P Onshore - Sondas de Perfuração e Workover - Equipamentos

Leia mais

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte 61 6 Conclusão Neste capítulo apresentaremos algumas conclusões sobre o conteúdo deste trabalho, tais conclusões servirão para avaliar a atual situação logística do comércio exterior brasileiro através

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi

Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Sem cortes, programa de submarinos já consumiu R$ 10,3 bi Cinco novos submarinos, que estão sendo construídos na costa fluminense, deverão ser entregues até 2023, segundo a Marinha brasileira Proteger

Leia mais

Tecnologia Web Focada em Negócios

Tecnologia Web Focada em Negócios Tecnologia Web Focada em Negócios Palestra: Otimização e Transparência no processo de compras. Marcos Carrara Outplan Empresa Catarinense com 13 anos de mercado. Produtos: Futebolcard Moke OutBuyCenter

Leia mais

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32

NOTA DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL - Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão Viernes 30 de Septiembre de 2011 17:32 There are no translations available. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão A concessão Por que o governo resolveu fazer a concessão? Nos

Leia mais

Willis Latin American Energy Conference

Willis Latin American Energy Conference Willis Latin American Energy Conference Planejamento Financeiro e Gestão de Riscos outubro 2012 Cátia Diniz Gerente Setorial de Seguros Internacionais Estas apresentações podem conter previsões acerca

Leia mais

GESTÃO DE LOGÍSTICA PORTUÁRIA E NAVAL

GESTÃO DE LOGÍSTICA PORTUÁRIA E NAVAL -- GESTÃO DE LOGÍSTICA PORTUÁRIA E NAVAL Formar Gestores de Logística Portuária e Naval, especializando-os nas novas técnicas de gestão com conhecimento global do mundo portuário e naval para o aprimoramento

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

"Mudanças Climáticas: Todos somos Responsáveis" Edital Semana das Soluções Climáticas INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 17/09/2015

Mudanças Climáticas: Todos somos Responsáveis Edital Semana das Soluções Climáticas INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 17/09/2015 "Mudanças Climáticas: Todos somos Responsáveis" Edital Semana das Soluções Climáticas INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 17/09/2015 I - APRESENTAÇÃO O mundo vive atualmente um contexto de quebra de paradigmas

Leia mais

Marcas do profissionalismo e eficiência

Marcas do profissionalismo e eficiência Marcas do profissionalismo e eficiência Advogados gaúchos possuem expertise em serviços prestados às seguradoras Escritório Müller & Moreira, que agora completa 20 O anos de fundação, iniciou suas atividades

Leia mais

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO A QGEP Participações iniciou o ano de 2011 com uma sólida posição financeira. Concluímos com sucesso a nossa oferta pública inicial de ações em fevereiro, com uma captação líquida

Leia mais

Seminário Internacional sobre Hidrovias

Seminário Internacional sobre Hidrovias Seminário Internacional sobre Hidrovias Estação de Transbordo de Cargas ETC Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte IP4 Navegação Interior Navegação Marítima e Apoio Portuário Esfera de atuação ANTAQ

Leia mais

Contribuição da Fundacentro em SST Portuário e Aquaviário. Prof. Maria Amélia

Contribuição da Fundacentro em SST Portuário e Aquaviário. Prof. Maria Amélia Contribuição da Fundacentro em SST Portuário e Aquaviário Prof. Maria Amélia Convenção 152 No final da década de 90 o governo brasileiro ratificou a convenção 152 que trata da Segurança e Saúde no Trabalho

Leia mais

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL Manual de Procedimentos - SISPREV WEB MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual para você que trabalha

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Primeira ação do Núcleo

Primeira ação do Núcleo Novo Núcleo RENAPI No dia 29 de maio, o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, e o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú, assinaram o termo de cooperação que oficializou

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

PROCEDIMENTO. IT-0401-00014 - Livre Acesso aos Terminais

PROCEDIMENTO. IT-0401-00014 - Livre Acesso aos Terminais PROCEDIMENTO Nº Revisão: 3 Data: 20/05/2013 1 OBJETIVO 2 2 ABRANGÊNCIA 2 3 REFERÊNCIAS 2 4 DEFINIÇÕES 3 5 INSTRUÇÕES 4 Nº Revisão 3 Data: 20/05/2013 1 1 OBJETIVO Este procedimento tem como objetivo definir

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

Congresso de Empreendedorismo do Seridó abre inscrições Positiva Em www.fiern.org.br, 17 de Agosto de 2015

Congresso de Empreendedorismo do Seridó abre inscrições Positiva Em www.fiern.org.br, 17 de Agosto de 2015 VEÍCULO: SITE DA FIERN DATA: 17.08.15 EDITORIA: ECONOMIA Congresso de Empreendedorismo do Seridó abre inscrições Positiva Em www.fiern.org.br, 17 de Agosto de 2015 Estão abertas as inscrições para o 3

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014

CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 CONSELHO CIENTÍFICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 113, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta a concessão de Auxílio para Apoio a Incubadoras

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade

Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade Pesquisa: Monitoramento de Mercado sobre o uso de recursos de Tecnologia da Informação em Escritórios de Contabilidade Belo Horizonte, Junho de 2009 Sumário Introdução 03 A pesquisa 04 Caracterização do

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

5 Conclusão e Considerações Finais

5 Conclusão e Considerações Finais 5 Conclusão e Considerações Finais Neste capítulo são apresentadas a conclusão e as considerações finais do estudo, bem como, um breve resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores,

Leia mais

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial FOCOS DE ATUAÇÃO Tema 8. Expansão da base industrial Para crescer, a indústria capixaba tem um foco de atuação que pode lhe garantir um futuro promissor: fortalecer as micro, pequenas e médias indústrias,

Leia mais

AUTO ATENDIMENTO MÓDULO HOTEL

AUTO ATENDIMENTO MÓDULO HOTEL AUTO ATENDIMENTO MÓDULO HOTEL Sumário Pág. Apresentação 3 Pagina inicial 4 Altere sua senha 4 Gerencie seus usuários 5 Usuário novo/perfil 6 Resumo do Ambiente 8 Reservas aguardando confirmação 9 Como

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

ÍNDICE. Sumário. Apoios. Media Partners. Dados Gerais. Conferência. Expositores. Visitantes. Campanha de Marketing. Mídia Espontânea.

ÍNDICE. Sumário. Apoios. Media Partners. Dados Gerais. Conferência. Expositores. Visitantes. Campanha de Marketing. Mídia Espontânea. ÍNDICE Sumário Apoios Media Partners Dados Gerais Conferência Expositores Visitantes Campanha de Marketing Mídia Espontânea Imagens 2 Sumário O Evento A 7ª Edição da BRASIL OFFSHORE - Feira e Conferência

Leia mais

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional

Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Seminário discute o desenvolvimento de sonares com tecnologia nacional Inaugurado em julho deste ano, o Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) do Instituto de Pós- Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

Recursos Próprios. Amigos e Familiares

Recursos Próprios. Amigos e Familiares Recursos Próprios Chamado de booststrapping, geralmente é a primeira fonte de capital utilizada pelos empreendedores. São recursos sem custos financeiros. O empreendedor tem total autonomia na tomada de

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações

Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP. Informações Marketing para Shopping Centers MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Guia do Usuário versão 1.2 GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Sumário Introdução 2 O que é o Alitem? 3 Portal de aplicativos na Internet 3 Site de relacionamentos 3 Infra-estrutura de desenvolvimento

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS

Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS anos 1. OBJETIVO Este documento tem a finalidade de estabelecer diretrizes para a Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS)

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI 2008-06 a 10 de outubro. Olinda - Pernambuco - Brasil

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI 2008-06 a 10 de outubro. Olinda - Pernambuco - Brasil XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Pagamento da Conta de Energia com Cartão de débito Visa Rosimeri Xavier de Oliveira

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

TERMOS DE USO SIMULA & APROVA

TERMOS DE USO SIMULA & APROVA TERMOS DE USO SIMULA & APROVA LEIA ATENTAMENTE: AO ACESSAR NOSSO SITE OU TORNAR-SE UM USUÁRIO CADASTRADO, VOCÊ CONCORDA INTEGRALMENTE COM AS CONDIÇÕES AQUI DISPOSTAS, BEM COMO COM AS DEMAIS POLÍTICAS OU

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

O QUE É PPP? O QUE É CONCESSÃO PLENA?

O QUE É PPP? O QUE É CONCESSÃO PLENA? APRESENTAÇÃO A iniciativa para realização de parcerias com o setor privado já é praticada em diversos países. O conceito de Parcerias Público-Privadas foi introduzido no Reino Unido em 1992, apresentando-se

Leia mais

SHOPPING ILHA DO MEL

SHOPPING ILHA DO MEL Cenário atual O Brasil é o 5º maior país do mundo com grande crescimento no setor de Shopping Centers. Segundo pesquisa da Interscience, encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE),

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

SEBRAEtec Diferenciação

SEBRAEtec Diferenciação SEBRAEtec Diferenciação REGULAMENTO Investir em inovação tecnológica é fundamental para a competitividade das micro e pequenas empresas gaúchas. 2 2014 Mais recursos para as MPEs representam mais desenvolvimento

Leia mais