CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO"

Transcrição

1 CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1. Introdução O depósito em consignação é modo de extinção da obrigação, com força de pagamento, e a correspondente ação consignatória tem por finalidade ver atendido o direito material do devedor liberar-se da obrigação de obter quitação. PROCESSO CIVIL. TRIBUTÁRIO. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. NATUREZA E FINALIDADE. UTILIZAÇÃO PARA OBTER PROVIMENTO DE CARÁTER CONSTITUTIVO, MODIFICATIVO DO PRAZO DA OBRIGAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. 1. O depósito em consignação é modo de extinção da obrigação, com força de pagamento, e a correspondente ação consignatória tem por finalidade ver atendido o direito material do devedor de liberar-se da obrigação e de obter quitação. Trata-se de ação eminentemente declaratória: declara-se que o depósito oferecido liberou o autor da respectiva obrigação. 2. Sendo a intenção do devedor, no caso concreto, não a de pagar o tributo, no montante que entende devido, mas sim a de obter moratória, por meio de parcelamento em 240 meses, é inviável a utilização da via consignatória, que não se presta à obtenção de provimento constitutivo, modificador de um dos elementos conformadores da obrigação (prazo). 3. Recurso especial a que se nega provimento. (REsp /RS, Rel. Ministro TEORI ALBINO ZAVASCKI, PRIMEIRA TURMA, julgado em 06/05/2004, DJ 24/05/2004 p. 195) 1.1 Pagamento forma de extinção das obrigações. Art. 304, CC. Ausência de pagamento do credor mora accipiendi; Ausência de pagamento do devedor mora solvendi. 1.2 Previsão legal art. 334 e 335, CC. 1.3 Pagamento em consignação. Cessa provisoriamente os juros e o risco da dívida (Eventuais riscos se transfere ao credor. Sentença com efeito declaratório ex tunc). Art. 337 e 400, CC. Pagamento incompleto: DIREITO PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO CONSIGNATÓRIA. INSUFICIÊNCIA DO DEPÓSITO. OBRIGAÇÃO PARCIALMENTE ADIMPLIDA. PROCEDÊNCIA PARCIAL. EXECUÇÃO, NOS PRÓPRIOS AUTOS, DO RESTANTE DEVIDO. - O entendimento majoritário do STJ é no sentido de que a insuficiência do depósito em ação de consignação em pagamento não acarreta a total improcedência do pedido. - Reconhecendo o juiz que a obrigação foi parcialmente adimplida, deve-se permitir ao credor o levantamento da quantia incontroversa e

2 a execução, nos próprios autos da ação consignatória, do restante devido, em homenagem aos princípios da celeridade, da economia e da efetividade processuais. - O Direito enquanto sistema, deve ter no processo um instrumento de realização da justiça, tendente à pacificação dos conflitos sociais. Recurso Especial não conhecido. (REsp /RS, Rel. Ministro CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO, Rel. p/ Acórdão Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 14/08/2007, DJ 01/02/2008 p. 474) 1.4 Eficácia Liberatória Somente nos termos do Art. 336, CC. Pagamento de divida já vencida deve-se pagar a multa moratória. Integralidade do depósito. Inadimplemento relativo e absoluto. Assume, desse modo, particular interesse no caso em questão a diferença entre o inadimplemento (absoluto) e a mora na prestação. Havendo mora (inadimplemento relativo) no cumprimento da obrigação, tem-se situação em que o adimplemento ainda é possível seja porque é faticamente viável, seja porque ainda há interesse do credor em receber a prestação de modo que será sempre possível purgar a mora, por meio da consignação do valor originalmente devido, acrescido dos prejuízos decorrentes, dos juros e correção monetária e dos honorários advocatícios (art. 395, caput, CC). Por outro lado, diante do inadimplemento absoluto, ou seja, quando o fato não puder mais ser prestado ou quando não houver mais interesse no credor em recebê-lo, há o direito do credor de enjeitar a prestação, de modo que a obrigação resolve-se em perdas e danos (art. 395, parágrafo único, C.C.), não havendo mais cabimento em se pensar em direito à consignação. Cabe salientar, no particular, que o direito do credor a rejeitar a prestação existe apenas nos casos mencionados, e não quando houver diminuição na utilidade da prestação 1. Não cabe consignação de obrigações de fazer e não-fazer 2 HIPÓTESES 2.1 Recusa do credor dívidas portáveis, impõe ao devedor o ônus de oferecer o pagamento no domicílio do credor, ou em outro local por ele designado (art. 327, CC); Sendo quesível, que impõe ao credor buscar o pagamento no domicílio do devedor. 2.2 Inércia do Credor. Tratando-se de dívida quesível, cabe ao credor buscar o pagamento no domicílio do devedor. Não fazendo no 1 MARINONI. Luiz Guilherme. Curso de Direito Processual Civil. V.5. Procedimentos especiais. Pag. 46.

3 tempo ou local estabelecido o devedor poderá manejar o pagamento por consignação. 2.3 Credor incapaz de receber, desconhecido, ausente, residir em lugar incerto, ou de acesso perigoso ou difícil. (Não cabe consignação extrajudicial). Lugar perigoso ou difícil deve ser o lugar do pagamento. Por exemplo. Quando o devedor reside em local de acesso difícil ou perigoso, ou ainda incerto, sendo a dívida portável, não se justifica imputar ao devedor a mora, já que não lhe seria razoável exigir o cumprimento da prestação no local indicado pelo credor, razão pela qual se autoriza a consiganação como forma de liberação da prestação. 2.4 Se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento. (Não cabe consignação extrajudicial). 2.5 Litígio sobre o objeto do pagamento litígio sobre o crédito 3. Consignação extrajudicial 3.1 Inserido pela Lei 8.951/94 (Só extrajudicial). Extinção da obrigação por deposito extrajudicial. 3.2 Previsão legal Art. 890, 1º do CPC. 3.3 Aplicabilidade Somente em prestação de pagar em dinheiro (Exceto créditos da Fazenda Pública). Não pode utilizar na entrega de coisa (Bancos Suíços, Código da Vince, como também não pode ser utilizada nas obrigações de fazer e não-fazer. Misael Montenegro Filho traz interessante conclusão: A doutrina de nomeada comenta que o dispositivo do CC ampliou a previsão do 1º do art. 890 do CPC, ao permitir que o depósito se refira à coisa, não apenas a dinheiro, como se percebe pela análise do seguinte ensinamento. O art. 334 inova o direito anterior ao permitir a consignação da coisa devida em estabelecimento bancário, tal qual já havia feito o Código de Processo Civil, em seu art. 890, com a redação dada pela Lei nº 8.951/94, sempre que se tratasse de obrigação pecuniária. O novo Código avança em relação ao próprio CPC, pois não restringe a possibilidade do depósito bancário apenas às dívidas em dinheiro. Qualquer obrigação cujo objeto da prestação seja passível de depósito bancário, a exemplo de jóias, metais preciosos e papéis de qualquer espécie, pode vir a ser adimplida mediante consignação em estabelecimento bancário presentes os demais requisitos estabelecidos neste Código 2 2 MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de direito processual civil. V.III. pg. 194.

4 3.4 Beneficiário- Certo, capaz, solvente (crédito para a massa), inequívoca titularidade do crédito, inexistência de litígio, local do domicilio (Devedor ou Credor) 3.5 Lugar do depósito Estabelecimento bancário oficial do local do pagamento. Divergência nos lugares onde não existir estabelecimento oficial. 3.6 Comunicação. Através de Aviso de Recebimento. A comunicação é realizada pelo estabelecimento bancário. A recusa do credor também deve ser manifestada no estabelecimento, por escrito. Parte da doutrina sustenta que a comunicação deveria ser feita pelo devedor. Mas para evitar má-fé a doutrina dominante sustenta que a comunicação é de responsabilidade do Banco. 3.7 Procedimento Após a comunicação, o credor terá o prazo de 10 (dez) dias para manifestar, por escrito, sua recusa. Ultrapassado este prazo, ter-se-á por extinta a obrigação. Art. 890, 2º, CPC. Cientificado o devedor da recusa, terá o prazo de 30 (trinta) dias para ajuizar ação de consignação em pagamento, buscando obter a declaração judicial de que ser débito foi extinto pelo depósito Art. 890, 3º, CPC). Ultrapassado o prazo a única conseqüência é a cessação da eficácia liberatória do depósito extrajudicial. Pode-se ajuizar nova consignação. Possíveis reações do credor: a) Aceitar expressamente; b) aceitar tacitamente; c) recusar expressamente; d) recusar com ressalva. CONSIGNAÇÃO EXTRAJUDICIAL. CREDOR QUE LEVANTA A QUANTIA DEPOSITADA, OPONDO RESSALVAS QUANTO AO MONTANTE DO DÉBITO. INEXISTÊNCIA DE EXTINÇÃO DA DÍVIDA, PODENDO A DIFERENÇA RECLAMADA SER DISCUTIDA EM VIA PRÓPRIA. O levantamento da quantia depositada pelo credor, com ressalvas, não significa, por si só, extinção do total da dívida. É possível ao credor discutir, em via própria, a diferença por ele alegada. Recurso especial conhecido e provido. (REsp /SP, Rel. Ministro BARROS MONTEIRO, QUARTA TURMA, julgado em 06/05/2004, DJ 02/08/2004 p. 395) Requisitos para consignação judicial decorrente da consignação extrajudicial.

5 a) Petição inicial b) Comprovante do deposito extrajudicial c) recusa manifesta do credor 3.9 Consignação Extrajudicial de aluguel. NÃO PODE. Lei 8.245/91, art. 67, II. Somente cabe a judicial. DIVERGÊNCIA. Em relação às prestações pecuniárias relativas a aluguel e encargos da locação, (...), que embora o depósito extrajudicial venha previsto em norma de natureza processual, é ele instrumento de direito material, apto à extinção de obrigações de natureza pecuniária, dele podendo lançar mão, consequentemente, também o inquilino. É certo que em seu art. 67 a Lei de Locação Predial Urbana (Lei 8.245/91) contempla um procedimento específico para a consignação de aluguéis e encargos, enquanto que em seus artigos 890 e seguintes o CPC regula aquele destinado ao processamento das demais consignatórias; mas a adoção de um ou outro desses procedimentos pressupõe, à evidência, que o depósito pretendido pelo interessado seja o judicial, pois o extrajudicial independe, como deflui de sua própria denominação, de qualquer atividade do interessado perante o Judiciário. Em suma, creio ser perfeitamente possível o depósito extrajudicial de aluguéis e encargos de locação; recusado que seja o depósito pelo credor, daí sim e só então deverá o depositante valer-se da via jurisdicional, adotado, de acordo com a origem do crédito, o procedimento judicial específico. Além disso, a posição contrária à ora externada representaria, também segundo creio, uma clara negação aos escopos almejados pela lei, na medida em que os conflitos envolvendo inquilino e locador são, notoriamente, de grande incidência no dia-a-dia, nada mais justificando, à luz do atual sistema, continuem os primeiros a valerse necessariamente da jurisdição 3. LOCAÇÃO. ALUGUÉIS. CONSIGNAÇÃO EXTRAJUDICIAL. CREDOR. NOTIFICAÇÃO.PESSOAL. I- O depósito extrajudicial dos aluguéis tem o efeito de desonerar o locatário da obrigação. II - É necessário que o locatário comprove o efetivo conhecimento do depósito pelo locador, o que se perfaz com a notificação pessoal deste. Interpretação sistemática do 1º do art. 890 com o art. 223, parágrafo único do CPC. Recurso especial desprovido. (REsp /DF, Rel. Ministro FELIX FISCHER, QUINTA TURMA, julgado em , DJ p. 514) 4 CONSIGNAÇÃO JUDICIAL 3 MARCATO, Antonio Carlos. Procedimentos Especiais. Pag. 75.

6 4.1 Natureza jurídica atividade preponderante. Processo de Conhecimento. Prescinde de dívida líquida e certa (execução invertida). Possibilidade de discussão sobre valores. CIVIL E PROCESSUAL CIVIL AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO ÂMBITO DE DISCUSSÃO CONTRATO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO. Pacificou-se na jurisprudência da Segunda Seção desta Corte entendimento segundo o qual, na ação de consignação em pagamento, é possível ampla discussão sobre o débito e o seu valor, inclusive com a interpretação da validade e alcance das cláusulas contratuais. Recurso especial conhecido e provido. (REsp /MG, Rel. Ministro CASTRO FILHO, TERCEIRA TURMA, julgado em 13/05/2003, DJ 09/12/2003 p. 279) 4.2 Competência art. 891, CPC. Lugar onde deve ser cumprida a obrigação. Trata-se, pois, de regra excepcional, que afasta a incidência da norma geral a respeito de competência territorial, prevista no art. 94 do CPC, que determina a competência do foro do domicílio do demandado Dívida quesível foro do devedor Dívida portável foro do credor Foro de Eleição Havendo foro de eleição este deverá ser respeitado, visto que o art. 891, do CPC, trata de competência relativa, admite-se, portanto, prorrogação 4. ATENÇÃO: Não se pode eleger o juízo, apenas o foro. DIVERGÊNCIA. A existência de cláusula prevendo foro de eleição não afasta, por si só, a prevalência do fórum solutionis contemplado no art. 891 do CPC, dada a especialidade do último sobre o primeiro. Em outras palavras, concorrendo, no caso concreto, o foro de eleição e o do local do cumprimento da obrigação prevalecerá o último 5. Súmula 33/STJ Dívida de coisa certa Onde a coisa se encontrar. Art. 891, Parágrafo único, a expressão da lei poderá deve ser substituída por deverá. Admite-se competência relativa. 5 PROCEDIMENTO DA CONSIGNAÇÃO JUDICIAL 5.1 Petição inicial Requisitos genéricos (art. 39, I, e 282, CPC) 5.2 Conter requerimento de depósito da quantia ou coisa devida (art. 893, I, CPC) Dispensado nos casos de consignação extrajudicial. 4 MARINONI e ALEXANDRE FREITAS CAMARA. 5 MARCATO, Antonio Carlos. Procedimentos Especiais. Pag. 79.

7 Coisa incerta Art. 894, CPC 5.3 Citação para levantar o depósito ou oferecer resposta. 5.4 Juiz determinará o depósito em 05 (cinco) dias. Não efetuado o referido depósito será caso de extinção do processo sem julgamento de mérito. Tratando-se de coisa devida, cabe ao credor no prazo de 05 (cinco) dias fazer a opção não fazendo caberá ao devedor. 5.5 Citação do réu Oferece resposta Art. 896, CPC. Contestação. Restringe as matérias alegáveis. Não se pode considerar que este artigo seja capaz de impedir o demandado de alegar em seu favor defesas processuais. Prazo aplicação subsidiária do procedimento comum, 15 (quinze) dias. OBS: Tendo o demandado contestado alegando insuficiência do depósito feito pelo demandante, determinado o art. 899, que se abra ao demandante um prazo, de dez dias, para que complemente o depósito. Sendo o depósito complementado. O juiz proferirá sentença, julgando procedente o pedido, para o fim de declarar que o depósito (com o complemento) pôs fim à relação obrigacional. É certo, porém, que neste caso o demandado tinha razão, já que a oferta originariamente feita pelo autor era insuficiente. Tem-se, pois, um caso em que o vencedor da demanda foi aquele que, indevidamente, deu causa ao processo. Deve o juiz, neste caso, condenar o demandante (vencedor) a pagar as despesas processuais e honorários advocatícios de demandado (vencido) Reconvenção. Não se admite no caso de alegação de insuficiência de depósito. Eis que, uma das características do procedimento de consignação é seu caráter dúplice, possibilitando o réu deduzir pedido em face do autor em sua contestação Exceções instrumentais Permanece revel Art. 897, CPC. A revelia na ação de consignação em pagamento não impõe o julgamento de procedência do pedido, como o art. 897, faz parecer. Seu efeito permanece sendo o de produzir uma presunção de veracidade dos fatos alegados pelo demandante, permanecendo o juiz com a incumbência de aplicar o direito ao caso concreto Levanta a quantia ou coisa depositada 6 LEGITIMIDADE 6.1 Legitimidade Passiva a) Credor. 6 CAMARA, Alexandre Freitas, Lições de Direito Processual Civil. Pag. 282.

8 Mandatário com poder de dar quitação Mandatário com poderes para receber e dar quitação. O credor é o réu da ação, aquele que o representa, apesar de poder receber e dar quitação, não é parte legítima para figurar no pólo passivo da demanda 7. b) Dúvida quanto ao credor litisconsóricio necessário passivo. c) Credor incerto. Citação por edital. Nomeação de curador. d) Credor incapaz. Participação do representante ou assistente. Participação do Ministério Público 6.2 Legitimidade ativa. a) Devedor b) Terceiro juridicamente interessado subroga-se. Ex. Síndico na falência, herdeiro, sócio, fiador. Art. 890, CPC; Art. 304, CC. c) Qualquer terceiro. Divergência. Possível (majoritária). Art. 304 do CC. Terceiro que não esteja juridicamente interessado não se subroga, apenas detém o direito de reembolsar a quantia paga. Art. 305, CC. Ex. Pai que paga dívida do filho. OBS: Para ajuizar a consignação judicial, nesta hipótese, será necessário que se ajuíze a demanda em nome do devedor, na condição de legitimado extraordinário (art. 6º, CPC), sendo-lhe vedado demandar em nome próprio. 7 CONSIGNAÇÃO DE PRETAÇÕES PERIÓDICAS. VENCIDAS E VINCENDAS 7.1 Previsão legal. Art. 892, CPC. 7.2 Prazo. Até 05 (cinco) dias da data do vencimento. O atraso ocasiona a mora intercorrente, faz com que não se possa reconhecer a eficácia liberatória do depósito feito a destempo. 7.3 Até que ponto pode-se depositar. A divergência surge diante da eficácia liberatória pro-futuro Processo civil. Recurso especial. Ação de consignação em pagamento. Procedência do pedido reconhecida em sentença. Recurso de apelação recebido em duplo efeito. Continuidade de consignação em juízo das parcelas após a prolação da sentença. Possibilidade. Conferência a ser realizada após o trânsito em julgado. - Nas ações em que a controvérsia se limita à adoção de índice de reajuste das prestações, deve ser admitida a consignação de prestações após a publicação da sentença, porquanto tal solução privilegia, de um lado, a efetividade do princípio da economia processual, e, de outro, a natureza eficacial da sentença que dirime 7 NERY JÚNIOR. Nelson. Código de Processo Civil comentado e legislação processual civil extravagante em vigor. 4. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, Pag

9 conflito acerca de obrigações que envolvam prestações periódicas. - A conferência das prestações consignadas após a publicação da sentença deverá ser realizada pelo Juízo de primeiro grau, após o trânsito em julgado da decisão. (REsp /SP, Rel. Ministro CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO, Rel. p/ Acórdão Ministra NANCY ANDRIGHI, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em , DJ p. 151) 8 SENTENÇA 8.1 Pagamento. Extinção da obrigação, eficácia constitutiva. Direito Civil 8.2 Natureza da sentença declaratória, tendo em vista que declarar extinta a obrigação em decorrência de depósito pretérito, vale dizer, ocorreu regularmente em momento anterior. 8.3 Contestação com pedido de complementação do depósito. Misto de sentença declaratória e condenatória. Valor liquido e sentença genérica DIVERGÊNCIA. Tendo sido insuficiente o depósito, a sentença será pela procedência parcial do pedido de consignação, já que declarará o autor liberado parcialmente da obrigação (Art. 899, 1º), e de procedência do pedido do réu. Modificamos, assim, posição anteriormente sustentada, segundo a qual neste caso seria improcedente o pedido de consignação. Parece-nos melhor considerar que, neste caso, deverá o juiz julgar o pedido procedente em parte, o que se afirma em razão do 1º do art 899, que prevê a liberação parcial do devedor nesta hipótese. A diferença entre o que afora se sustenta e o que era anteriormente por nós defendido vai além dos aspectos puramente teóricos, tendo relevância para condenação nas despesas processuais e honorários advocatícios, já que pelo entendimento que tínhamos antes, o autor seria vencido inteiramente nas duas demandas, o que, salvo melhor juízo, na verdade não ocorre 8. CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Interpretação do contrato. Insuficiência do depósito. 1. A ação de consignação em pagamento admite o exame da validade e da interpretação de cláusulas contratuais, uma vez que se trata hoje de instrumento processual eficaz para dirimir os desentendimentos entre as partes a respeito do contrato, em especial do valor das prestações. 2. A insuficiência do depósito não significa mais a improcedência do pedido, quer dizer apenas que o efeito da extinção da obrigação é parcial, até o montante da importância consignada, podendo o 8 CAMARA. Alexandre Freitas. Pag. 287.

10 juiz desde logo estabelecer o saldo líquido remanescente, a ser cobrado na execução, que pode ter curso nos próprios autos. Art. 899 do CPC. Recurso não conhecido. (REsp /SC, Rel. Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR, QUARTA TURMA, julgado em 10/12/2002, DJ 17/02/2003 p. 292) 9 CONSIGNAÇÃO EM CASO DE DÚVIDA QUANTA À TITULARIDADE DO CRÉDITO Art. 898, CPC 9.1 Exemplo. Morte do devedor 9.2 Procedimento. a) citação. Citação por edital se desconhecido. Ex. título ao portador, cheque. a.1) Não comparecimento art Depósito se converte em arrecadação de bens de ausente. O Juiz nomeará um curador a quem confiará a coisa depositada. Juiz na mesma sentença em que converter o depósito em arrecadação de bens de ausente, deverá declarar extinta a obrigação consignada, tornando certa a eficácia liberatória do depósito efetuado. a.2) Comparecendo apenas um dos sedizentes credores. Necessária a oitiva do demandante, eis que não tem apenas o interesse de pagar, mas pagar bem. a.3) Comparecendo dois ou mais. Se existir pedido de complementação, não estará liberado até a sentença. Se a dúvida gira em torno de quem é o titularidade do crédito. O juiz preferirá decisão declarando extinta a obrigação, excluindo o demandante. Trata-se de decisão interlocutória, pois não extingue o processo. PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CONSIGNATÓRIA. DUPLA FASE. SUCUMBÊNCIA. EXTINÇÃO DA OBRIGAÇÃO EM FAVOR DO DEVEDOR PELO PAGAMENTO MEDIANTE DEPÓSITO EM JUÍZO. CUSTAS E HONORÁRIOS REPARTIDOS PROPORCIONALMENTE PELOS RÉUS. PROSSEGUIMENTO DA LIDE ENTRE ELES EXCLUSIVAMENTE, PARA DEFINIÇÃO DA TITULARIDADE SOBRE O CRÉDITO CONSIGNADO. CPC, ART CONDENAÇÃO DO VENCIDO EM SUCUMBÊNCIA EM PROL DO CREDOR VERDADEIRO, RELATIVAMENTE À SEGUNDA FASE DA LIDE. RESSALVA, AINDA, DE RESSARCIMENTO, MEDIANTE AÇÃO PRÓPRIA, DOS HONORÁRIOS QUE O CREDOR VENCEDOR PAGOU AO AUTOR, NA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO CONSIGNATÓRIO. I. Se o objeto da ação consignatória é, na espécie em comento, o de desonerar o devedor do encargo do pagamento das contribuições legalmente devidas, em razão de dúvida relevante acerca do destinatário da verba, ou seja, o credor, sendo que uma pluralidade deles se apresenta para recebê-la, uma vez reconhecida judicialmente a

11 fundada existência da dúvida a justificar o exercício do direito de ação pelo Banco devedor, a relação litigiosa, no que pertine ao autor, termina. E, como houve litígio, devidos são-lhe os honorários de sucumbência e o ressarcimento das custas processuais, em respeito ao art. 20 do CPC. II. A lide prosseguirá, mas apenas entre os réus, já que mais de um deles se diz credor da obrigação. E o vencido - aquele a quem não for atribuído o crédito - responderá perante o vencedor pela respectiva sucumbência, bem assim estará passível de lhe ressarcir o que teve de arcar, na primeira fase, a título de igual sucumbência frente ao autor, o que poderá ter lugar nesta mesma ação. III. Recurso especial conhecido pela divergência e parcialmente provido. (REsp /MG, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, QUARTA TURMA, julgado em 15/02/2000, DJ 22/05/2000 p. 112) É de se notar que o litisconsórcio passivo formado entre os sedizentes credores não reunirá diversas pessoas num só pólo da relação processual. Cada um deles ocupará um pólo diversos, sendo este um caso clássico de litisconsórcio evntual, em que o conflito de interesse mais intenso se dá entre os litisconsortes.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Previsão legal e conceito! No CPC/73 art. 890/900! No NCPC art. 539/549 Tivemos pequenas e pontuais mudanças sobre o tema.! E citado no CC no art. 334 Trata-se do depósito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC 1. Conceito A consignação em pagamento é o meio pelo qual o devedor cumpre sua obrigação frente ao surgimento de alguns

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Victor H.H. SCHWANTES¹ Rodrigo de FRANÇA² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO. O presente artigo trata-se da consignação em pagamento, um instituto muito importante

Leia mais

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento e sua prova Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento O pagamento não poderá existir se não houver uma dívida; Art. 313. O pagamento deve ser efetuado conforme se

Leia mais

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Procedimentos especiais SUMÁRIO Ações especiais no processo do trabalho Ações especiais e nova competência trabalhista Procedimentos aplicáveis Tipos de ações

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Ações Especiais no Processo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas - Procedimento especial de jurisdição contenciosa - CPC Art. 890. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa Ação de Consignação em Pagamento Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Ação de Consignação em Pagamento - Cabimento da consignação

Leia mais

Ação de Consignação em Pagamento e o novo CPC

Ação de Consignação em Pagamento e o novo CPC Ação de Consignação em Pagamento e o novo CPC Devedor se negar ou atrasar o pagamento a seu credor é algo bastante comum de se presenciar, sobretudo em meio à crise econômica que envolve o país. Por outro

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento AULA 07 Ação de Consignação em pagamento TEXTO LEGAL COMPARADO TÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS- CAPÍTULO I DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Art. 539 Nos casos previstos em lei, poderá o devedor

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES 1. Obrigação líquida 2. Obrigação ilíquida 3. Obrigação simples e cumulativa 4. Obrigação alternativa 5. Obrigação modal (doação construção do terreno) 6. Obrigação a termo (efeitos

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO CÓDIGO CIVIL ARTS. 334 A 354 REFERÊNCIA LEGISLATIVA NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ARTS. 539 A 549 OBJETO DA CONSIGNAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 07/11/2017). Consignação em pagamento. Direito Material de consignar (artigo 334 e seguintes do CC): Recusa injustificada

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 2-4-18 Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO a) Hipóteses de cabimento b) Petição inicial c) Contestação d) Incognitio e) Prestações periódicas f) exercícios

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE 2 Na nova dinâmica do CPC, deixou de existir a ação cautelar que agora faz parte do processo de conhecimento como tutela. A liminar foi mantida principalmente nos procedimentos especiais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/11/2017). Extinção das obrigações. DIRETA / NORMAL / NATURAL / VOLUNTÁRIA EXTINÇÃO INDIRETA / ANORMAL / ESPECIAL

Leia mais

Ação de Consignação em Pagamento

Ação de Consignação em Pagamento Ação de Consignação em Pagamento RUBENS KINDLMANN Legitimidade ativa na Repetição do Indébito Art. 164. A importância de crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos:

Leia mais

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Prática Jurídica II Aula 07 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Pedro e Marcos firmaram contrato de compra e venda, sendo seu objeto um veículo tipo motocicleta, marca RR, modelo

Leia mais

Comentários à Prova de Direito Processual Civil TRF da 2ª Região CONSULPLAN provas em 13/3/2017

Comentários à Prova de Direito Processual Civil TRF da 2ª Região CONSULPLAN provas em 13/3/2017 --- à Prova de Direito Processual Civil TRF da 2ª Região CONSULPLAN provas em 13/3/2017 Segue, abaixo, comentário das questões de Direito Processual Civil aplicados nas provas do TRF da 2º Região. Antes

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 19-3-18 Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO 1 - Pressupostos para consignação 2- Hipóteses de cabimento 3 - Obrigações

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

PROCESSO CIVIL 1. PEDIDO

PROCESSO CIVIL 1. PEDIDO 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Pedido PONTO 2: Espécies de Pedido PONTO 3: O Pedido e as Prestações Periódicas PONTO 4: Obrigação Indivisível PONTO 5: Cumulação de Pedidos PONTO 6: Interpretação do Pedido PONTO

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 613.552 - RS (2003/0221076-1) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO : MINISTRO JORGE SCARTEZZINI : LIZETE ANDREIS SEBBEN : LIZETE ANDREIS SEBBEN (EM CAUSA PRÓPRIA) : UNIVERSIDADE DO VALE DO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 31-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título Extrajudicial conti.: do NCPC. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos

Leia mais

PONTO 1: Procedimentos Especiais 1. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS. 1.1 AÇÃO MONITÓRIA Art DO CPC

PONTO 1: Procedimentos Especiais 1. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS. 1.1 AÇÃO MONITÓRIA Art DO CPC 1 PROCESSO CIVIL PROCESSO CIVIL PONTO 1: Procedimentos Especiais 1. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS 1.1 AÇÃO MONITÓRIA Art. 1.102 DO CPC CABIMENTO: Art. 1.102-A do CPC Títulos Executivos Judiciais art. 475-N Títulos

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IX Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE OBRIGUEM O CONSUMIDOR A RESSARCIR OS CUSTOS DE COBRANÇA DE SUA OBRIGAÇÃO, SEM QUE IGUAL DIREITO LHE SEJA CONFERIDO CONTRA O

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY. PODER JUDICIÁRIO Registro: 2014.0000257943 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº, da Comarca de São Paulo, em que é agravante ANTONIO LUIZ JOSÉ DE CARVALHO, é agravado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

AULA 7. Procedimentos Especiais: Consignação em pagamento. Cabimento. É possível verificar as hipóteses de cabimento nos seguintes diplomas:

AULA 7. Procedimentos Especiais: Consignação em pagamento. Cabimento. É possível verificar as hipóteses de cabimento nos seguintes diplomas: AULA 7 Procedimentos Especiais: Consignação em pagamento Cabimento É possível verificar as hipóteses de cabimento nos seguintes diplomas: Código Civil: A partir do 334, especialmente 335 CC Art. 335. A

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO fls. 141 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000275030 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2028270-10.2017.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante RED - FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Prática Civil 2ª Fase OAB Junho/2013 QUESTÃO:

Prática Civil 2ª Fase OAB Junho/2013 QUESTÃO: QUESTÃO: Caio Junior, pessoa física domiciliada em Porto Alegre/RS, celebrou contrato escrito de locação de imóvel residencial com a DX Imobiliária Ltda. O valor mensal da locação, atualizado, é de R$

Leia mais

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO Lei n. 8.245/91 - Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes Ação de Despejo por Falta de Pagamento - Petição Inicial O art.

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 12 Prof(a). Bethania Senra - Na segunda fase, as despesas serão sempre rateadas, salvo aquelas provocadas por impugnações e recursos, que seguirão

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO AÇÃO CONSIGNAÇÃO QUAL O OBJETIVO DA CONSIGNAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO: SUSPENDER OU EXTINGUIR O CRÉDITO? Extinguem o crédito tributário: Art. 156 VIII - a consignação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº

PODER JUDICIÁRIO. 33ª Câmara de Direito Privado TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Apelação nº fls. 302 Registro: 2018.0000110907 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1035907-57.2016.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado, é apelado/apelante. ACORDAM,

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento AULA 07 Ação de Consignação em pagamento a) Previsão legal do instituto do pagamento em consignação e sua respectiva ação. Arts. 304 a 312 e 334 a 345 do CC Arts. 539 à 549 do NCPC Art. 67 da Lei 8.245/91

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

Excertos do Código de Processo Civil/2015

Excertos do Código de Processo Civil/2015 Excertos do Código de Processo Civil/2015 Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1º - São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 282 Registro: 2019.0000561577 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível nº 1001484-97.2018.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante SINDICATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES

Leia mais

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. DA AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS CPC artigos 914 / Introdução

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. DA AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS CPC artigos 914 / Introdução DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA DA AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS CPC artigos 914 / 919 Prestação de contas: 1 - Introdução em sentido comum, prestar contas ou dar conta de alguma coisa

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.104.392 - MG (2008/0255449-3) RECORRENTE RECORRIDO : COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS MÉDICOS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE E CIDADES PÓLO DE

Leia mais

APELANTE APELADO A C Ó R D Ã O

APELANTE APELADO A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIAL. AÇÃO DE COBRANÇA. REVELIA. A revelia induz presunção de veracidade dos fatos articulados na petição inicial (art. 319 do CPC). No caso concreto, reputa-se

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 214.435 - DF (2012/0165409-1) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO SIDNEI BENETI : BANCO DO BRASIL S/A : CARLOS JOSE MARCIERI E OUTRO(S) : OLAVO

Leia mais

Ações de locação e o novo CPC

Ações de locação e o novo CPC Ações de locação e o novo CPC ANSELMO PRIETO ALVAREZ Procurador do Estado de São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da (PUC/SP); Pós-doutor pela Universidade de

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Trânsito em julgado da sentença - não cabe mais recurso Intimação para pagamento no prazo de 15 (quinze)

Leia mais

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes.

SENTENÇA. Os pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular estão presentes. fls. 178 SENTENÇA Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: 1010XXX-94.2015.8.26.0100 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro VERA LUCIA K. e outro PDG

Leia mais

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos.

2. No juízo já houver sido proferida sentença de total improcedência em outros casos idênticos. TURMA e ANO: TURMÃO ESTADUAL FLEX B 2014 Matéria / Aula: Processo Civil / Aula: 3 (Ministrada em 21/07/2014) Professor Edward Carlyle Conteúdo: Resolução Imediata do Mérito (Requisitos 2 Parte). Coisa

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (08/10/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (08/10/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (08/10/2018). Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. Conceito: é um incidente processual

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA fls. 89 Registro: 2015.0000670996 DECISÃO MONOCRÁTICA Agravo de Instrumento Processo nº 2188099-95.2015.8.26.0000 Relator(a): Milton Carvalho Órgão Julgador: 36ª Câmara de Direito Privado Decisão nº 12573.

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO DA CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO DA CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1. Conceito 2. Natureza jurídica 3. Casos legais de pagamento em consignação 4. Requisitos legais de pagamento em consignação 5. Direito do consignante ao levantamento

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1 - INTRODUÇÃO A PALAVRA CONSIGNAÇÃO. significa: registrar mencionar por escrito

DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1 - INTRODUÇÃO A PALAVRA CONSIGNAÇÃO. significa: registrar mencionar por escrito DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO CPC ARTS. 890/900 1 - INTRODUÇÃO A PALAVRA CONSIGNAÇÃO deriva do latim consignatio, de consignare significa: registrar

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC)

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC) PROCESSO DE CONHECIMENTO Petição Inicial (282 do CPC) Juiz; Qualificações; Fatos e Fundamentos; DEVERÁ INDICAR Pedido; Valor da Causa; Provas; Requerimento. PEDIDO (ART. 282, CPC) O pedido é o último elemento

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR ( Agravo de Instrumento no. 041.2007.002068-4/001 Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa Agravante: Município de Conde, representado por seu Prefeito Adv. Marcos Antônio Leite Ramalho Junior e outros Agravado:

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DESAPROPRIAÇÃO (principais regramentos: Decreto-Lei nº 3.365/1941; Lei nº 4.132/1962)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO PODER JUDICIÁRIO DE SÃO PAULO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 154 7 REGISTRADO(A) SOB N {r\ ACÓRDÃO!! 1 *03498880* Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n 0110976-27.2007.8.26.0003,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 38ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO. Registro: ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000390065 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0035685-43.2010.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que são apelantes ARANTES ALIMENTOS LTDA.

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

Aula 43. Juros sobre Honorários Advocatícios

Aula 43. Juros sobre Honorários Advocatícios Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Honorários Advocatícios / 43 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 43 Juros sobre Honorários Advocatícios Art. 85,

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 93514/ CLASSE CNJ COMARCA DE DIAMANTINO ESTER COCCO BUSANELLO APELADO: BANCO FIAT S. A.

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO Nº 93514/ CLASSE CNJ COMARCA DE DIAMANTINO ESTER COCCO BUSANELLO APELADO: BANCO FIAT S. A. APELANTE: ESTER COCCO BUSANELLO APELADO: BANCO FIAT S. A. Número do Protocolo: 93514/2011 Data de Julgamento: 1º-02-2012 EMENTA APELAÇÃO CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO INTERESSE DE AGIR CERCEAMENTO DE DEFESA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores 1. Justiça gratuita - Art. 98 do CPC A justiça gratuita isenta o autor ou o réu das custas, despesas processuais e, provisoriamente,

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão

FALÊNCIA 3ª PARTE. Profa. Mônica Gusmão FALÊNCIA 3ª PARTE Profa. Mônica Gusmão www.monicagusmao.com.br monik@predialnet.com.br 21-78512173 EFEITOS DA FALÊNCIA QUANTO AOS SÓCIOS FGV- BELO HORIZONTE 2 EFEITOS EM RELAÇÃO AOS SÓCIOS a) Sociedade

Leia mais

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de fls. 164 SENTENÇA Processo nº: 1005919-57.2017.8.26.0001 - Procedimento Comum Requerente: Judith Gonçalves da Silva Requerido: Uniproperties Empreendimentos Imobiliários Ltda. Eximo. Sr. Dr. Juiz Ademir

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS...5 Modelos de Processo... 5 Processo de Conhecimento... 5 2. OBRIGAÇÕES CONSIGNÁVEIS E SEUS EFEITOS...8

Leia mais

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)-

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Relação de Consumo

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

Causas Legais. Causas Voluntárias

Causas Legais. Causas Voluntárias Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Causas de Modificação da Competência / 19 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 19 Causas de Modificação da Competência

Leia mais

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC:

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 06 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Competência: Busca do Juiz Competente (4 fases): Jurisdição Interna e Internacional; Critérios de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 192 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000561646 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1004129-65.2016.8.26.0068, da Comarca de Santana de Parnaíba, em que é apelante ELBRUS EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

Aula 99. Revelia (Parte Final): Matérias que podem ser alegadas e examinadas mesmo no caso de revelia:

Aula 99. Revelia (Parte Final): Matérias que podem ser alegadas e examinadas mesmo no caso de revelia: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Revelia (Parte final) / 99 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 99 Revelia (Parte Final): Matérias que podem ser

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL Apelação Cível. Ação declaratória para cancelamento de registro em sistema de proteção ao crédito. A pretensão e a apelação se caracterizam pelo abuso na utilização do processo judicial, desvirtuado pelo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais