Oficina Pedaços de Histórias HIS / EF Sequência Didática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina Pedaços de Histórias HIS / EF Sequência Didática"

Transcrição

1 Oficina Pedaços de Histórias HIS / EF Sequência Didática Objetivos: A oficina, Pedaços de História, foi pensada de modo a proporcionar reflexões sobre a prática dos historiadores de dividir a trajetória dos grupos humanos em pedaços (periodizações), bem como ensinar os alunos a fazerem linhas do tempo a partir de diferentes periodizações. Habilidades: As habilidades da matriz do EF/CH trabalhadas ao longo da atividade são: H3. H25. H26. H48. H53. Materiais: 1) Webaula 1 de Ciências Humanas: Brasil: períodos históricos e ciclos econômicos Disponível na Biblioteca Digital de Ciências Humanas do Portal EJ@, por meio do link: <Portal EJA > Area do Aluno > Biblioteca Digital > Webaulas > Ciências Humanas > Períodos Históricos e Ciclos Econômicos>. 2) Livro Novo Telecurso de História - Ensino Fundamental (para consulta) 3) Dicionário da Língua Portuguesa (para consulta) Etapas didáticas: A oficina proposta foi dividida em quatro blocos: 1 Bloco: Introdução ao tema da oficina e exibição da webaula 1: Brasil: períodos históricos e ciclos econômicos 2 Bloco: Divisão da sala em quatro grupos e produção de quatro linhas do tempo a partir de novos tipos de periodizações

2 3 Bloco: Socialização das novas periodizações e linhas do tempo produzidas pelos alunos 4 Bloco: Realização dos exercícios propostos no material do aluno e finalização da oficina Orientações didáticas: Preparação da oficina Para preparar essa oficina, espera-se que o monitor assista atentamente à webaula Brasil: períodos históricos e ciclos econômicos, disponível no Portal EJ@, e estude o material do aluno, a fim de conhecê-lo e pensar em estratégias para contextualizar a atividade de forma que os exemplos usados façam parte do universo cultural dos alunos. Solicitamos especial atenção no sentido de separar os materiais e informações que subsidiarão a construção das quatro linhas do tempo propostas pelo material do aluno. Recomendamos reservar com antecedência os equipamentos de mídia necessários. 1 Bloco: Introdução Tempo estimado: 20 minutos A introdução deverá ser feita em cerca de 5 minutos e nela espera-se que o monitor faça a problematização e contextualização dos conteúdos apresentados nas páginas 1 e 2 do material do aluno. A exibição do vídeo levará 15 minutos. 2 Bloco: produção das periodizações e das linhas do tempo (trabalho em grupo) Tempo estimado: 50 minutos Esta é a parte prática da oficina, pois, ao final dela, os alunos terão produzidos quatro novas linhas do tempo, a partir de diferentes propostas de periodizações. Os assuntos a serem discutidos e as novas propostas de periodização estão descritas nas páginas 3, 4, 5 6 e 7 do material do aluno. Em relação à condução do trabalho em grupo indicamos a seguinte sequência didática: Dividir os alunos em quatro grupos. Cada grupo irá propor uma periodização a partir de um tema (produção cultural, forma de trabalho, revoltas e levantes e movimentos migratórios) e construirá uma linha do tempo com fatos históricos importantes relativos ao seu tema. Orientar para que os alunos levantem fatos históricos importantes relacionados ao tema em que estiverem trabalhando.

3 Neste momento eles deverão pesquisar no livro didático fatos importantes relativos ao tema e pensarem se irão dividir a História do Brasil em 2, 3, 4, 5, ou mais períodos. É importante frisar que cada período deve ter um nome característico e coerente e deve ter fatos marcantes no início e no fim dele. Estimular a criatividade. Os alunos poderão produzir suas linhas do tempo usando imagens representativas, cores, etc. Neste ponto é importante que eles se sintam livres para criarem uma linha do tempo didática, criativa, com boa apresentação e que os ajude a estudar História. Sugerimos mostrar alguns exemplos diferentes aos alunos. Para isso, basta fazer uma busca de imagens no Google a partir da palavra linha do tempo e selecionar imagens representativas. Conduzir e orientar a atividade didática. O monitor deverá circular pelos grupos durante a elaboração da periodização e a produção das linhas do tempo, dando dicas e orientando os trabalhos, quando necessário. Num primeiro momento, os alunos sentirão dificuldades, pois a periodização é uma ação bastante abstrata. Contudo, se forem bem conduzidos, os estudantes desenvolverão a habilidade de periodizar, que é bastante importante. Segue abaixo quatro propostas de periodizações possíveis a partir dos temas propostos na página 6 do material do aluno. Elas foram feitas para nortear os trabalhos, mas não devem ser tomadas como únicas periodizações possíveis. PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DA PRODUÇÃO CULTURAL: Período Português Período de Transição Período Nacional hoje Dominado por uma literatura e arte que seguiam os padrões e os temas valorizados pelos colonizadores portugueses. Marcado pelas primeiras obras de arte e literatura feitas por brasileiros, entre as quais destacamos a publicação de obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), e O Mulato (Aluízio de Azevedo). Marcado pela busca de uma arte e literatura que buscavam retratar as realidades e questões do povo brasileiro. As experiências literárias e artísticas da Semana de Arte Moderna de 1922 são o marco inicial dessa etapa, que chega até os dias de hoje.

4 PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO TIPO DE MÃO-DE-OBRA UTILIZADA: Período do escambo Período do Trabalho Escravo Período do Trabalho Livre Hoje Nesta etapa o trabalho dos índios foi Marcado pelo predomínio do Marcado pelo fim da escravidão, pelo obtido por meio do escambo do paubrasil. trabalho escravo de índios e incentivo à imigração de europeus e Os índios trabalhavam para os africanos no Brasil colonial e asiáticos e pela instituição do trabalho portugueses em troca de produtos que imperial. Nesta fase o trabalho assalariado livre no Brasil. lhe interessavam, tais como panelas e escravo sustenta a economia facas de metal. nacional. PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS: IMIGRAÇÃO PORTUGUESA IMIGRAÇÃO AFRICANA IMIGRAÇÃO EURO-ASIÁTICA MIGRAÇÃO INTERNA Durante todo o período O tráfico negreiro foi Neste período, os principais O êxodo rural e a colonial observamos a bastante lucrativo. Por povos que chegaram ao Brasil industrialização chegada de portugueses à meio dele, milhares de foram alemães, italianos e contribuíram para uma América Portuguesa (Brasil). africanos foram trazidos japoneses. forte migração interna no Durante o ciclo da para a América. O Brasil foi Brasil, principalmente do mineração, o fluxo aumentou um dos últimos países a nordeste para o sudeste. consideravelmente. proibir esse comércio de escravos. PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DOS TIPOS DE REVOLTAS, LEVANTES E GUERRAS REVOLTAS NATIVISTAS REVOLTAS REVOLTAS REVOLTAS CONFLITOS INTERNACIONAIS SEPARATISTAS EMANCIPACIONISTAS MESSIÂNICAS HOJE Aclamação de Amador Inconfidência Balaiada, Cabanagem, Guerra do Nesta etapa destacamos o Bueno, Guerra dos Mineira, Guerra Farroupilha, Malês e Contestado e envolvimento na Guerra da Mascates, Guerra dos dos Alfaiates e Sabinada Guerra de Cisplatina e na Guerra do Emboabas, Revolta de Revolução Canudos. Paraguai e a participação do Beckman, Revolta de Pernambucana Brasil na 1ª e na 2ª Guerra Felipe dos Santos Mundial. Em relação aos dois últimos exemplos de periodização, é importante frisar que os períodos se mesclam, ou seja, um não começa exatamente quando o outro termina. Essa é uma característica importante que aparece dependendo do tema a partir do qual a periodização é feita. Por isso, ao fazer periodizações, é preciso que se tenha flexibilidade e criatividade no sentido de encontrar uma forma de representar os períodos mesmo quando eles se mesclam. A seguir apresentamos outras formas possíveis de representação para esse tipo de periodização:

5 Avô Avô Avô Avô Avô Avô Avô Avô Avô Avô Avô Avô Pai Pai Pai Pai Pai Pai Pai Pai Pai Pai Pai Pai Filho Filho Filho Filho Filho Filho Filho Filho Moradia Jundiaí São Paulo Campinas São Paulo Vida Escolar Ens. Fundamental Ens.Médio Ens. Superior Relacionamento Namoro Noivado Casamento Filhos Bebê Esportes Futebol Karatê Natação 3 Bloco: Socialização das produções Tempo estimado: 20 minutos Após a elaboração das linhas do tempo, as produções dos alunos e também a linha do tempo mais conhecida da História do Brasil deverão ficar expostas para que os alunos circulem por elas e as observem. Outra opção é fazer com que cada grupo apresente sua periodização e a sua linha do tempo aos demais. De toda forma, é imprescindível que os alunos vejam a produção dos demais colegas e possam refletir sobre as outras linhas do tempo. A orientação para essa parte da oficina encontra-se no material impresso do aluno. 4 Bloco: Realização dos exercícios e finalização da oficina Tempo estimado: 30 minutos Nesta etapa final da oficina, indicamos a realização individual ou em duplas dos exercícios propostos do material impresso do aluno, seguida de correção comentada pelo monitor e com participação dos alunos. Use alguns minutos para discutir como se relaciona a história do Brasil com as divisões da história geral. Mostre aos alunos que não temos o correspondente à Pré-História, Idade Antiga e Idade Média, nas fases oficiais da história do Brasil. Explique também, que como fomos colonizados e influenciados culturalmente por países europeus, que nossa história oficial dá pouquíssima importância a história dos indígenas de antes da nossa colonização. A finalização da oficina deve ser feita a partir dos assuntos tratados nos textos finais, com especial atenção para a exploração do poema Nada é impossível de mudar do material impresso do aluno.

6 Lembre-se que as respostas aqui presentes são apenas possibilidades e você deve levar em consideração as informações apresentadas pela turma. Assim sendo, você pode adaptar a sequência sugerida de acordo com as necessidades e o perfil de seus alunos, tomando cuidado para que as habilidades, os objetivos e os conteúdos propostos sejam desenvolvidos. Ressaltamos que essa oficina foi elaborada para ser aplicada em duas aulas na modalidade Presencial e em um plantão na modalidade EaD. Para os monitores da modalidade Presencial, sugerimos que os blocos 1 e 2 sejam aplicados no primeiro dia, e os blocos 3 e 4, no segundo. Para os monitores da modalidade EaD, priorizem os blocos 1 e 4. Caso não haja tempo suficiente para que se trabalhe toda a oficina, sugerimos que você resgate os exercícios em outros momentos, tais como: Exercícios de estudo para casa (reservando um momento para correção); Exercícios de estudo em sala (ou ao término da teleaula correspondente ao tema); Plantões de dúvida (modalidade EaD); Revisões. Sugerimos, também, que você mantenha um dicionário na sala de aula durante a atividade, para que, em caso de dúvidas com alguns verbetes, você e os alunos possam consultá-los imediatamente. Desejamos um ótimo trabalho e estamos à disposição em caso de dúvidas! Para a conferência dos exercícios, segue o gabarito:

7 Gabarito: 1. D 2. C 3. B 4. C 5. A 6. Resposta pessoal 7. C 8. E Referências bibliográficas: Web-aula 1 de Ciências Humanas: Brasil: períodos históricos e ciclos econômicos Disponível na Biblioteca Digital de Ciências Humanas do Portal EJ@, por meio do link: <Portal EJA > Area do Aluno > Biblioteca Digital > Webaulas > Ciências Humanas > Períodos Históricos e Ciclos Econômicos>.

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática

Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Oficina Regionalização: dividindo o espaço CH / EF Sequência Didática Objetivos: A Oficina, Regionalização: dividindo o espaço, tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a importância de se organizar

Leia mais

OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM

OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM OFICINA HISTÓRIA DAS COISAS CH / EM Sequência Didática Objetivos: Esta oficina tem como objetivo proporcionar reflexões sobre a trajetória das coisas que usamos ou consumimos em nosso cotidiano. Por meio

Leia mais

Oficina Globalização GEO / EM Sequência Didática

Oficina Globalização GEO / EM Sequência Didática Oficina Globalização GEO / EM Sequência Didática Oficina CH/EM Objetivos: Esta oficina tem como objetivo proporcionar reflexões sobre o tema Globalização, entender sua origem, significado e seus principais

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA O BRASIL COLONIAL (1530 1822) BRASIL PRÉ COLONIAL 1500-1532 - Não houve uma colonização de forma efetiva, sistemática até a década de 1530 predominância portuguesa no Oriente (Calicute e Goa); - Importância

Leia mais

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado

Tópicos Especiais da. Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado 1º Bimestre 2017 Geografia/João Victor CONTEÚDO DO BIMESTRE EIXO 1: O processo de Globalização EIXO 2: Relações humanas no mundo Globalizado Tópicos Especiais da Globalização Eixo 3: Globalização e Meio

Leia mais

7º Ano Ensino Fundamental

7º Ano Ensino Fundamental 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Matemática Professor: Naiane Nogueira Borges Souza Oficina preparatória para OBMEP/2017 2/5/2017 a 5/5/2017 1ª parte da oficina realização de exercícios envolvendo

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Geografia.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar ALUNO(A): TURMA: Geografia. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar APICE Geografia [4 a Etapa] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividade para Intensificar

Leia mais

DATA: 19 / 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19 / 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: AULUS e PAULA DATA: 19 / 12 / 2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º Ano / E.F. II TURMAS: 8ºA E 8ºB ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO: O

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA - Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase -6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: História Professores do Estúdio: Cláudio

Leia mais

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo GRÉCIA ANTIGA: - Formação, Cultura e Religião - Atenas - Esparta - Guerras Médicas e Peloponeso CONTEÚDO HISTÓRIA GERAL ROMA ANTIGA: - Formação, Cultura, Política, Economia e Religião - Monarquia - República

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 1. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 3 A regionalização

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação Aula 6 Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação 1 O declínio colonial Setor 1605 2 A crise do Sistema Colonial ealvespr@gmail.com Contexto 1.1 O Declínio Colonial no Brasil

Leia mais

2º Série Ensino Médio

2º Série Ensino Médio 2º Série Ensino Médio II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Miniaulas Geográficas Conteúdo: Recursos Minerais do Brasil. TBL Formações Vegetais do Brasil Visita

Leia mais

Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS

Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS Movimentos dos século XVII e XVIII NATIVISTAS De caráter local, contra os abusos da Coroa; não pretendiam romper com a Metrópole: Aclamação de Amador Bueno da Ribeira Insurreição Pernambucana Revolta do

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (2º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60 h/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

REVISÃO I Prof. Fernando.

REVISÃO I Prof. Fernando. REVISÃO I Prof. Fernando Brasil Colônia 1500: Descobrimento ou Conquista? Comunidades indígenas do Brasil Características: heterogeneidade e subsistência. Contato: a partir da colonização efetiva, ocorreu

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 8º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As tensões na Colônia) Páginas Tarefa 1 As tensões na Colônia 10 e 11 Mapa Mental 2 A viradeira 12 Exerc. 1 a 5

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

DEPA Setor de Educação de Adultos. Explorando o Portal Área do Educador

DEPA Setor de Educação de Adultos. Explorando o Portal Área do Educador DEPA Setor de Educação de Adultos Explorando o Portal EJ@: Área do Educador Pauta do dia: Retomando a visão geral do Portal Explorando a Área do Educador Participação interativa Dúvidas gerais Portal EJ@

Leia mais

AGENDA DA DISCIPLINA - BIOLOGIA 1º ano / Ensino Médio Professores: Rita Ribeiro, Asp Cristiane e Ten Reis

AGENDA DA DISCIPLINA - BIOLOGIA 1º ano / Ensino Médio Professores: Rita Ribeiro, Asp Cristiane e Ten Reis AGENDA DA DISCIPLINA - BIOLOGIA Professores: Rita Ribeiro, Asp Cristiane e Ten Reis Semana / Data Total de aulas 33) 15 a 20 SET 3 -- AE3 e Mostra de AE. 34) 22 A 26 SET 3 2) Divisão celular 1) Duplicação

Leia mais

A Economia Mineradora (Século XVIII) O Processo de Independência. 1 A Economia Mineradora do Século XVIII. 2 As Reformas Pombalinas

A Economia Mineradora (Século XVIII) O Processo de Independência. 1 A Economia Mineradora do Século XVIII. 2 As Reformas Pombalinas Aula 13 e 14 A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Economia Mineradora do Século XVIII Setor 1601 2 As Reformas Pombalinas 3 ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Analisar a crise do Antigo Sistema Colonial

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 2,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você não

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- EDUCAÇÃO INFANTIL - MINAS GERAIS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- INFANTIL - MINAS GERAIS 1 PLANEJAMENTO DA SEGUNDA PARTE DO MÓDULO I - DEZEMBRO DE 2017 DATA IMPORTANTE: Prezado Formador Local, O prazo máximo para a EXECUÇÃO

Leia mais

PLANO DE CURSO ANO 2012

PLANO DE CURSO ANO 2012 I- IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO ANO 2012 ESCOLA ESTADUAL CONTEÚDO: TURMA: 8º ano N DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): II- OBJETIVOS GERAIS * Propiciar o desenvolvimento de atitudes de respeito e de compreensão

Leia mais

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis;

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis; 1-. Introdução da linguagem algébrica - Transformação de problemas da linguagem da norma padrão para linguagem simbólica matemática; - Expressões algébricas; - Calculando com letras; - Compreendendo a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Alex Tristão de Santana Técnico Integrado em Edificações Geografia

Leia mais

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane História do Brasil (C) Apostila 2 Prof.ª Celiane A mineração A descoberta de ouro na região das Minas Gerais aconteceu no final do século XVII (em 1693). Além das MG muito ouro foi encontrado em GO, MG

Leia mais

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan Revoltas Nativistas e Anticoloniais Alan Fatores iniciais para as revoltas Descontentamentos com o governo metropolitano Choque entre os interesses dos colonos e da Coroa Pressão do Pacto Colonial sobre

Leia mais

Mapa para Trabalhos. Critérios Iniciativa, participação e resolução correta das atividades de Avaliação: Valor da 1,0 individual. Mapa para Trabalhos

Mapa para Trabalhos. Critérios Iniciativa, participação e resolução correta das atividades de Avaliação: Valor da 1,0 individual. Mapa para Trabalhos Disciplina: Matemática Ano: 2 Ensino Médio Bimestre: 3 Lei dos senos e Lei dos cossenos Desenvolvimento ativis sobre os conteúdos trabalhados em sala. Iniciativa, participação e resolução correta s ativis

Leia mais

1ª Série Ensino M édio

1ª Série Ensino M édio Disciplina: Filosofia Professor: Ivanildo Júnior Linha do Tempo: Filosofia antiga 1ª Etapa: 24/4 a 28/04 O professor apresentará a proposta de trabalho aos alunos na sala e fará as orientações tais como

Leia mais

TD AULÃO- HISTÓRIA- PROFESSOR FERNANDO COSTA- 25/04/2015

TD AULÃO- HISTÓRIA- PROFESSOR FERNANDO COSTA- 25/04/2015 TD AULÃO- HISTÓRIA- PROFESSOR FERNANDO COSTA- 25/04/2015 1-A produção de açúcar, desenvolvida no Nordeste brasileiro a partir do século XVI, a) priorizou o uso de mão-de-obra indígena, graças ao domínio

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES):

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES): I.IDENTIFICAÇÂO PLANO DE CURSO ANO 01 ESCOLA ESTADUAL CONTEÙDO: TURMA:7º ano Nº DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): OBJETIVOS GERAIS *Promover a aquisição de ferramentas intelectuais e a formação de atitudes

Leia mais

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e REVOLTAS COLONIAIS REVOLTAS NATIVISTAS 1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e saiu às ruas

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professoras: Letícia e Júlia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a), este bloco

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I

O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I AS CONQUISTAS PORTUGUESAS Prof. Felipe Klovan Maior império colonial europeu entre 1415 1557 Várias formas de relação colonial Relações

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I

HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I HISTÓRIA PROVA SIMULADA- Global I Aluno: 1- Na época do descobrimento, os europeus encontraram povos indígenas, nas terras que depois seriam chamadas de Brasil. Quais as características comuns a muitos

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

UFSC. Resposta: 11. Comentário

UFSC. Resposta: 11. Comentário Resposta: 11 01. Correta. 02. Correta. 04. Incorreta. A divisão em períodos da história feita por historiadores europeus não necessariamente deve ser empregada, e não é por diferentes povos do mundo. Foi

Leia mais

A demografia ou Geografia da População

A demografia ou Geografia da População Material de Estudos Estudos de população Nome: Nº 7º ano Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist A demografia ou Geografia da População É a área da ciência

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Geométrica Ciências da Natureza I Matemática Ensino médio 5min34seg Habilidades:

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

Aula 6 Livro físico.

Aula 6 Livro físico. Conteúdos da aula 1. Material didático 2. Formatos 3. 2 1. Material didático Nessa aula, teremos como foco a apresentação do material didático da etb Material didático pode ser definido amplamente como

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson Lima e Ludmila Dutra Carga

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL CH/EF

OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL CH/EF OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL CH/EF Ciências Humanas EF Caro Monitor, Sabe-se que nossa língua materna é um instrumento de comunicação muito dinâmico, e que dominá-lo é um grande desafio. Assim, nas Ciências

Leia mais

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PLANOS DE AULAS BOLSISTAS: Jéssica Pereira, Denise Oliveira e Taiana Azevedo DATA DA AULA: 10 /09/2012 AULA No.: 1 PLANO DE AULA CONTEÚDOS: Dinâmica de grupo OBJETIVO GERAL:

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A origem dos brasileiros A população brasileira é heterogênea e foi constituída por três principais grupos étnicos Indígena Cafuzo Negro africano Caboclo ou mameluco Branco europeu Mulato A miscigenação,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Letícia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Querido aluno, Este bloco de atividades se

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO 2º ANO

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO 2º ANO PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR : HISTÓRIA Curso: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO Série/Período: 2º ANO Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente Responsável:

Leia mais

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Atividade 1: Simulado Aplicação do Simulado 12 a 16/3/2018 2,0 PONTOS Simulado

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental Unidade 1 Capítulo 1 O tempo e a história A História o tempo e você O calendário As décadas A importância do tempo e o trabalho do historiador

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

7º Ano Ensino Fundamental

7º Ano Ensino Fundamental 7º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Solange C. B. Stocco Atividade 1 Debate I Bimestre / 2019 O garoto da novela- Walcyr Carrasco Desenvolvimento Metodológico Estimular

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADE 1 - Simulado 1,2 pontos Simulado contendo 12 questões, sendo 10 objetivas

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História/Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História/Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Colonização da América Inglesa Séculos XVII/XVIII Conjuração Baiana Independência dos Estados Unidos História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

DATA: /12/2014 ETAPA: Anual VALOR: 20,0 pts. NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 7º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: /12/2014 ETAPA: Anual VALOR: 20,0 pts. NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 7º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: História PROFESSORES: Leonardo, Renata e Paula. DATA: /12/2014 ETAPA: Anual VALOR: 20,0 pts. NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 7º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Caro Aluno

Leia mais

Exercícios de Expansão Territorial, Século do Ouro e Revoltas Nativistas

Exercícios de Expansão Territorial, Século do Ouro e Revoltas Nativistas Exercícios de Expansão Territorial, Século do Ouro e Revoltas Nativistas 1. (Unicamp) Observando o mapa a seguir, explique: a) Dois fatores que contribuíram para a configuração territorial alcançada pelo

Leia mais

Sequência didática jogo Bons Negócios. Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental 2 3º ciclo (6º e 7º anos); Objetivos

Sequência didática jogo Bons Negócios. Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental 2 3º ciclo (6º e 7º anos); Objetivos SEQUENCIA DIDÁTICA Sequência didática jogo Bons Negócios Jogo voltado a alunos do Ensino Fundamental 2 3º ciclo (6º e 7º anos); Objetivos -Mostrar a importância do planejamento financeiro para o alcance

Leia mais

Organização do professor presencial para as atividades do dia. Acolhida do professor presencial e Vivência das Equipes INÍCIO DA TRANSMISSÃO

Organização do professor presencial para as atividades do dia. Acolhida do professor presencial e Vivência das Equipes INÍCIO DA TRANSMISSÃO EJA 4ª etapa Mediação Tecnológica / Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Matemática Professores do Estúdio: Carlos Alberto Batista Bastos e Ageu Pedro de Souza Carga Horária: 200 horas/aula Data: 04/06/2014

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Séculos XVII/XVIII Independência dos Estados Unidos Conjuração Baiana História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Os assuntos trabalhados nestes Estudos Autônomos estão relacionados aos seguintes conteúdos tratados em sala

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 8.º ANO "A" Disciplina/Atividade. Inglês Páginas 11 e 12 Livro de atividades. Unidade 4 págs. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 22, 25 e 26.

ENSINO FUNDAMENTAL 8.º ANO A Disciplina/Atividade. Inglês Páginas 11 e 12 Livro de atividades. Unidade 4 págs. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 22, 25 e 26. Data da solicitação ENSINO FUNDAMENTAL 8.º ANO "A" Disciplina/Atividade Inglês Páginas 11 e 12 Livro de atividades. História Apostila páginas 29, 37 e 38. Exercícios do livro de atividades Unidade 4 págs.

Leia mais

O Povo Brasileiro: Brasil Crioulo

O Povo Brasileiro: Brasil Crioulo O Povo Brasileiro: Brasil Crioulo de Isa Grispum Ferraz Plano de Aula: Ensino Fundamental II e Ensino Médio Elaboração: Laura Duarte Sinopse: O Povo Brasileiro é um documentário baseado na obra de mesmo

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano Conteúdos Conto, sua estrutura e suas características: Início, meio, fim sites; s LÍNGUA PORTUGUESA Atividades O que avaliativas: Leitura e Interpretação

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Substantivo Preposição Conjunção Páginas 98 a 100. Páginas 118 a 121. Páginas 126 a 127. Aprender quais classes gramáticas

Leia mais

Roteiro do Simulado 2ª ETAPA 12/08/17 MATUTINO

Roteiro do Simulado 2ª ETAPA 12/08/17 MATUTINO Roteiro do Simulado 2ª ETAPA 12/08/17 MATUTINO 6º BRASIL Interpretação de textos: gêneros tirinha e artigo de opinião; Adjetivo, locução adjetiva; Artigo, numeral; Linguagem objetiva e subjetiva; Pronomes

Leia mais

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira Magno/geografia CONTEÚDO DO SEGUNDO BIMESTRE As principais etnias que originaram a população do Brasil A estrutura etária e sexual da população do Brasil e seus aspectos socioeconômicos Aspectos gerais

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA 85 PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Curso:Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio Série/Período: 2º Ano Carga Horária: 40 h/a (33 h/r) Docente

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero,

Leia mais

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Movimentos Sociais no Brasil (1550 1822) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli No período colonial: Em diversos momentos: Segmentos sociais insatisfeitos promoveram rebeliões,

Leia mais

PLANOS DE AULA NELI BETEMPS

PLANOS DE AULA NELI BETEMPS PLANOS DE AULA NELI BETEMPS PLANO 1: Atividade Robô Escola: Neli Betemps Turno: Manhã Turma: Várias Série: 6 e 7º ano, 7ª e 8ª séries Bolsistas: Felipe Ramos Lima, Rodrigo Franco, Sheila Correia Corrêa

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração Paulo Tumasz Junior Tipos de Migração APRESENTAÇÕES Slides - Migrações: Deslocamentos de pessoas no decorrer do tempo; - Mudança de endereço por diversos fatores e motivos; - As migrações podem ser forçadas

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO 2º SEGMENTO Não é no silêncio que

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela

Programa de Recuperação Paralela COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 DISCIPLINA: História EDUCADOR: Gloria Maria ANO: 8º ano Ensino Fundamental II TURMAS: 8.1/8.2 *Caro educando, você está

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

PERÍODO REGENCIAL ( ) Experiência Republicana

PERÍODO REGENCIAL ( ) Experiência Republicana PERÍODO REGENCIAL (1831-1840) Experiência Republicana - Grupos políticos os restauradores absolutistas (volta da monarquia) os liberais exaltados (monarquia federalista ou república) Liberais moderados

Leia mais

PEP ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA

PEP ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1 PEP 2014 3ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUES TÃ O (Valor 6,0) Analisar a importância do trabalho escravo para o desenvolvimento da economia do Brasil, nos períodos

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

6º Ano Ensino Fundamental

6º Ano Ensino Fundamental 6º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Jogo da Memória Conteúdo: Construindo Mapas. Objetivos: Conhecer os estados e capitais do nosso País

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA Nome Nº 7º Ano Data: Professor: Fernanda/Iuri 2 o semestre Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Livro de atividades - páginas 10 e 11

Livro de atividades - páginas 10 e 11 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 2ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Colonização portuguesa na América (capítulo 21) e Brasil Colonial:

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Roteiro de avaliações SOMATIVA

Roteiro de avaliações SOMATIVA 6º BRASIL Roteiro de avaliações SOMATIVA MATUTINO 02/08 Quarta-feira REDAÇÃO Interpretação de textos e relato pessoal 03/08 Quinta-feira LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de textos: gêneros tirinha e artigo

Leia mais

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2014

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2014 FORMAÇÃO EM AÇÃO 2014 2º SEMESTRE LEITURA, PROBLEMATIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CADERNO DO MEDIADOR INTRODUÇÃO A Formação em Ação deste segundo semestre de 2014 tem o objetivo

Leia mais

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito.

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito. COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR (A): Celso Luís Welter DISCIPLINA: Sociologia SÉRIE: Primeiro EM TIPO DE ATIVIDADE: Trabalho de recuperação VALOR: 6 pontos NOTA: NOME: DATA: Questão 1 Mostre

Leia mais