Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral"

Transcrição

1 5º ANO Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia; Conduzir o aluno ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações ( preparando o aluno para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia); Conseguir: Ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas; Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento; Conhecer, compreender e fazer uso coerente dos diversos tipos textuais que se apresentam no cotidiano (formais e informais); Conhecer e aplicar corretamente as classes gramaticais, bem como a utilização correta da grafia das palavras em língua portuguesa; Desenvolver uma formação intelectual crítica, investigativa e reflexiva; Incentivar a mudanças de atitudes que levam a formação do sujeito/cidadão. 1º Bimestre Produção de Textual; Texto/Interpretação textual (de diferentes tipologias e gêneros textuais); Gramática: Adjetivo: grau comparativo e grau superlativo; Formação de palavras (composição); Interjeição; A linguagem poética; Artigo; Sinônimos / Antônimos; Ortografia: Terminações ESA(S) / EZA(S), Letras LH/LI, C/Ç, S/SS, SC, SÇ e XC; Terminação ICE e ISSE; Sons de X; Palavras com pronuncia igual. Distinguir os diferentes gêneros textuais trabalhos na unidade; Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência; Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos; Despertar na criança o gosto pela leitura; Promover o habito da leitura individual e coletiva; Atribuir adequadamente características diversas aos substantivos; Reconhecer a existência de uma classe invariável utilizada para expressar sentimentos e emoções; Empregar corretamente as letras, evitando os erros ortográficos; Uso do quadro Uso do livro didático e para Atividades orais, Pesquisas; Atividades em grupo e individuais; Leitura dos diferentes gêneros textuais; Aulas Construção de cartazes. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo. Conhecer as principais mudanças ortográficas e

2 grafar corretamente palavras escritas com: Terminações em ESA(S) / EZA(S), com LH/LI, C/Ç, S/SS, SC, SÇ e XC, com as terminação ICE e ISSE e com os diferentes sons de X. 2º Bimestre Produção de Textual; Texto/Interpretação textual (de diferentes tipologias e gêneros textuais); Gramática: Pronome pessoal; Pronome possessivo; Verbo; Verbo principal e auxiliar; Advérbio; Locução adverbial. Ortografia: Por que, porque, por quê, e porquê; Tem /têm, vem/vêm, traz /trás, mal /mau Acentuação das palavras proparoxítonas. Distinguir os diferentes gêneros textuais trabalhos na unidade; Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência; Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos; Despertar na criança o gosto pela leitura; Promover o habito da leitura individual e coletiva; Desenvolver habilidades de leitura e escrita; Reconhecer e utilizar adequadamente os pronomes em frases e textos; Flexionar adequadamente os verbos, de acordo com as regras gramaticais; Reconhecer os tipos de pontuação; Conhecer as principais mudanças ortográficas e grafar corretamente palavras. 3º Bimestre Uso do quadro Uso do livro didático e para Atividades orais, Produção de cartazes, pesquisa, recorte e colagem; Atividades em grupo e individuais; Leitura dos diferentes gêneros textuais; Aulas Construção de cartazes. Leituras compartilhadas. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo. Produção de Textual; Texto/Interpretação textual (de diferentes tipologias e gêneros textuais); Gramática: Advérbio; Locução adverbial; Frase e oração; Sujeito e predicado. Ortografia: Proporcionar ao aluno uma leitura envolvente; Desenvolver competências e habilidades de leitura e produção de texto; Distinguir os diferentes gêneros textuais trabalhos na unidade; Utilizar a linguagem oral e escrita para compor Uso do quadro Uso do livro didático e para Atividades orais, Produção de cartazes, pesquisa, recorte e colagem; Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

3 Acentuação /oxítona; Acentuação/paroxítona; Acentuação/proparoxítona. textos com coesão e coerência; Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos; Reconhecer o advérbio como sendo uma palavra que influencia o sentido de um verbo; Identificar os termos e função de uma oração; Reconhecer e identificar as variações da língua portuguesa; Conhecer as principais mudanças ortográficas e grafar corretamente palavras. 4º Bimestre Atividades em grupo e individuais; Leitura dos diferentes gêneros textuais; Aulas Construção de cartazes. Leituras compartilhadas. Produção de Textual; Texto/Interpretação textual (de diferentes tipologias e gêneros textuais); Gramática: Preposição e locução prepositiva; Conjunção; Palavras semelhantes; Numeral. Ortografia: Dicionário-verbete; Abreviativas Siglas Símbolos Terminações ISA/ISAR. Proporcionar ao aluno uma leitura envolvente; Desenvolver competências e habilidades de leitura e produção de texto; Distinguir os diferentes gêneros textuais trabalhos na unidade; Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência; Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos; Identificar adequadamente as preposições; Utilizar corretamente as conjunções em produções; Conhecer as principais mudanças ortográficas e grafar corretamente palavras escritas com ISA/ISAR. Uso do quadro Uso do livro didático e para Atividades orais, Produção de cartazes, pesquisa, recorte e colagem; Atividades em grupo e individuais; Leitura dos diferentes gêneros textuais; Aulas Construção de cartazes e murais; Pesquisa em textos disponíveis em jornais revistas, internet, etc.; Leituras compartilhadas. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

4 Estimular um raciocínio lógico; 5º ANO Componente Curricular: MATEMÁTICA Objetivo Geral Relacionar a teoria com a prática do dia a dia, mostrando e confirmando que tudo ao nosso redor podemos encontramos a matemática; Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade; Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade; Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações; Resolver situações-problema a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas; Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos, argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas. 1º Bimestre Contagem; Valor dos algarismos; Leitura de números; Ordens e classes; Números de até nove algarismos; Bilhão; Números naturais; Comparações; Arrendamentos; Adição; Subtração; Cálculo mental e estimativo; Poliedros; Corpos redondos; Polígonos; Ampliação e redução de figuras; Circunferência e circulo; Ângulos. Ampliar a compreensão do sistema de numeração e sua estrutura; Determinar o valor posicional dos algarismos; Efetuar as adições e subtrações com reserva, identificando seus termos; Desenvolver a noção e classificar figuras e os sólidos geométricos; Desenvolver nações de classificar os ângulos. Uso do quadro Uso do livro Atividades orais, Utilização do quadro valor de lugar; Resolução dos problemas do cotidiano usando os conhecimentos adquiridos; Embalagens de produtos que representamos diversos sólidos geométricos. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo. 2º Bimestre

5 Multiplicação; Divisão; Relação entre multiplicação e divisão; Expressões numéricas frações; Números mistos; Fração como representação; De quociente de divisão; Frações equivalentes; Adição e subtração com frações; Frações e porcentagem; Metro/Centímetro/ Milímetro; Quilometro/metro; Perímetro; Medidas de tempo. Fazer a estimativa de um produto; Efetuar a divisão de um número; Escrever e ler frações correspondentes as partes em que o inteiro foi dividido; Reconhecer frações equivalentes; Resolver operações com frações; Identificado o metro como unidade fundamental das medidas de superfície. Uso do quadro Uso do livro Atividades orais, Resolução dos problemas do cotidiano usando os conhecimentos adquiridos. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo. 3º Bimestre Unidade de massa; Litro e mililitro; Décimos; Centésimos; Milésimos; Numeração decimal; Números na forma de fração e na forma decimal; Adição com números Decimais; Subtração com números decimais; Multiplicação com números decimais; Quociente decimal; Divisão com números decimais; Porcentagem. Reconhecer a grama como unidade fundamental das medidas de massa; Identificar o metro como unidade fundamental das medidas de superfície; Ampliar a compreensão do sistema de numeração decimal e especialmente sua estrutura; Usar o vocabulário: desconto, prejuízo e lucro. Uso do quadro Uso do livro Atividades orais, Resolução dos problemas do cotidiano usando os conhecimentos adquiridos. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

6 4º Bimestre Reta; Triângulos; Quadriláteros; Paralelogramos; Medida de temperatura Área; Volume. Identificar os tipos de retas, os diferentes tipos de triângulos, quadriláteros, paralelogramos; Utilizar unidades usuais de temperatura em situações-problema; Identificar e empregar de medida de volume.. Uso do quadro Uso do livro Atividades orais, Resolução dos problemas do cotidiano usando os conhecimentos adquiridos. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

7 5º ANO Componente Curricular: CIÊNCIAS Objetivo Geral Compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana; Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive; Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo benefícios e riscos à vida e ao ambiente; Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva; Reconhecer e utilizar diferentes linguagens verbal, escrita, corporal, artística para descrever, representar, expressar e interpretar fenômenos e processos naturais ou tecnológicos; Combinar leituras, observações, experimentações, registros etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações; Consideramos que o ensino de Ciências constitui um instrumento de preparação dos indivíduos para o pleno exercício da cidadania, pois promove o desenvolvimento de competências que lhes permitam compreender, atuar e transformar o mundo físico e social por do uso do conhecimento da natureza cientifica e tecnológica. 1º Bimestre Um planeta chamado Terra; As camadas da Terra; Planeta Dinâmico; Os biomas do Brasil; Floresta Amazônica; Mata atlântica; Caatinga e Cerrado; Pantanal e Campos; Biomas e biodiversidades; O uso dos recursos naturais; Conhecer o próprio lixo; Os recursos naturais; As atividades humanas; Estação de tratamento de esgoto; As populações tradicionais e a conservação da natureza. Conhecer aspectos da estrutura e composição do planeta Terra e localização no Sistema Solar; Perceber que o planeta Terra vive em constante mudança; Pesquisar a respeito das dinâmicas que acontecem no planeta Terra; Compreender que a Terra é formada por diferentes camadas; Perceber que o planeta Terra vive em constante mudança. Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Exposições; Uso do livro Recortes e Ilustrações; Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo..

8 2º Bimestre Geração de energia elétrica; Produção de energia; Usinas hidrelétricas; Usinas termelétricas; Energia limpa; Consumo de energia elétrica; A construção de uma usina hidrelétrica; Eletricidade e magnetismo; Fenômenos elétricos e magnéticos; Eletricidade; O uso da energia elétrica; A eletricidade e os materiais; Magnetismo; Cuidado com os choques elétricos. Identificar exemplos do uso de energia; Compreender o que é energia limpa; Refletir sobre a importância de economizar energia; Conhecer procedimentos para evitar o choque elétrico em lugares abertos e fechados; Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Exposições; Uso do livro Ilustrações; Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo. 3º Bimestre Sistema nervoso; Os sentidos; A coordenação nervosa; Álcool e sistema nervoso; Reprodução humana; Puberdade; Fecundação; Descobertas e mudanças; Nascimento; Crescimento; As fases do desenvolvimento humano; Sistema reprodutor masculino e feminino; Licença maternidade; Aleitamento materno; As várias formas de reprodução. Conhecer a função do sistema nervoso e as partes que o compõem; Conhecer as mudanças que ocorrem no organismo feminino e masculino durante a puberdade; Compreender e identificar as fases do desenvolvimento humano (nascimento, crescimento, puberdade); Verificar as várias formas de reprodução; Conhecer o sistema reprodutor masculino e feminino. Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Recortes e Confecção de Uso do quadro Ilustrações; Leitura de textos Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

9 4º Bimestre Reprodução de plantas; Várias formas de reprodução; Observação de uma flor; Observação de uma semente; Conhecendo plantas medicinais; Reprodução dos animais; como nascem os animais; Reprodução em cativeiro; Os fosseis e a historia da vida; Desaparecimento dos dinossauros; Modelo de fóssil; A paleontologia; Historia da vida da Terra. Conhecer as estruturas reprodutivas das plantas com flor; Compreender o que é polinização e fecundação nas plantas; Reconhecer a importância das evidencias para fundamentar hipóteses; Conhecer noções sobre fecundação, relacionadoa á formação de novos indivíduos. Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Recortes e Confecção de Uso do quadro Ilustrações; Leitura de textos Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

10 5º ANO Componente Curricular: HISTÓRIA Objetivo Geral Perceber que as experiências vividas no passado devem ser investigadas, pois delas derivam nosso conhecimento e nossa maneira de observar, descrever e analisar o presente; Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado; Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles; Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço; Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação político-institucionais e organizações coletivas da sociedade civil; Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como direito dos povos e indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia. 1º Bimestre Compreender o inicio da administração colonial; Conhecer as riquezas extraídas da colônia pela metrópole; Reconhecer que os indígenas e os negros escravizados resistiam à escravidão; Identificar os diferentes modos de exploração e controle do ouro;. Brasil colônia; Administração colonial; A ocupação territorial; A resistência de indígenas e de negros escravizados; A capoeira; A destruição da mata atlântica; A sociedade de ouro e de diamante; Uma sociedade urbana; O trabalho nas minas; Crianças trabalhadoras no passado e no presente. Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

11 2º Bimestre O primeiro reinado; As festas do período imperial; O período regencial; A presença do escravo no cotidiano; A riqueza gerada pelo café; O fim o segundo reinado; O dia da consciência negra. Perceber as causas e as conseqüências da independência e a primeira divida externa; Compreender o governo de regentes; Perceber as consequências do trabalho dos negros escravizados; Identificar as riquezas geradas pelo café. Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo. 3º Bimestre Os primeiros tempos da república; Os imigrantes; O poder dos fazendeiros; Os anos 1920; A revolução no passado e no presente; A era Vargas; O estado novo; O governo de JK; As três capitais do Brasil. Identificar o Brasil após a Proclamação da república e a primeira constituição; Compreender a revolta da vacina; Identificar a revolução de 30 e suas consequências; Compreender o governo de Vargas; Caracterizar o estado novo; Conhecer os governos de JK até João Goulart. Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

12 4º Bimestre A ditadura militar; O crescimento das cidades e das indústrias; As manifestações culturais; A abertura política; Eleições e governos democráticos; Os desafios do Brasil; Cuidar do meio ambiente; Internet: a grande teia. Compreender o governo militar; Relacionar a urbanização com a migração campo/cidade; Conhecer as manifestações culturais; Compreender os governos de Itamar Franco até Dilma Roussef; Reconhecer as desigualdades sociais; Compreender o surgimento e o uso da internet. Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

13 5º ANO Componente Curricular: GEOGRAFIA Objetivo Geral Compreender a sociedade em que vive, bem como o espaço que vem sendo construído ao longo do tempo. Possibilitar o entendimento das relações sociedade-natureza, a compreensão das relações estabelecidas na construção do espaço geográfico. Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades na construção e produção da paisagem; Identificar e avaliar ações humanas em sociedades em diferentes recortes espaciais e temporais, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais; Conhecer e utilizar métodos de pesquisa da Geografia e adquirir as primeiras noções da espacialidade por meio da alfabetização cartográfica; Fazer leitura de imagens, dados e documentos de variadas fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens; 1º Bimestre As diversas paisagens do Brasil; A população brasileira; A cultura brasileira; A divisão política; e regional do Brasil; A influência indígena; A influência africana; Imigração; Brasil: um país de contrastes sociais; Direitos da criança; Região Norte; Os povos da floresta; A floresta Amazônica.. Conhecer e compreender a diversidade natural, social e cultural do Brasil; Reconhecer e identificar as diferentes paisagens do Brasil; Perceber as influências presentes na cultura brasileira; Perceber os contrastes sociais no Brasil; Conhecer a região norte e as suas principais características. Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Uso de mapas. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

14 2º Bimestre Região Nordeste O litoral; A paisagem do sertão; A cultura do Nordeste; Região centro oeste; Pantanal; Cerrado; A ocupação do centro oeste; Brasília; O desmatamento; Extinção de animais; Reconhecer nas paisagens do nordeste a heterogeneidade da região; Reconhecer o litoral nordestino; Perceber os desdobramentos socioeconômicos dos períodos de estiagem. Conhecer algumas manifestações do nordeste e do Centro oeste; Reconhecer o pantanal e o Cerrado; Compreender como se deu a ocupação do Centro oeste; Compreender que Brasília é uma cidade administrativa. Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Uso de mapas. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo. 3º Bimestre Região sudeste: - População; - Indústria; - Comercio; - Serviços; - Principais cidades; - Problemas; - Expansão da cafeicultura; Região Sul: - A influência européia; - A agropecuária; - O pampa gaúcho; - A fronteira; - Culinária; - Migração rural e urbana; - Êxodo rural. Conhecer as características das regiões sudeste e Sul; Identificar as regiões mais populosas do país; Conhecer os problemas das grandes cidades; Caracterizar a paisagem do pampa gaúcho; Estudar a relação entre as cidades na região Sul do Brasil com outros países. Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Uso de mapas. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

15 4º Bimestre O Brasil é um país sulamericano; Portugueses e espanhóis na America; America do sul; O Brasil e o MERCOSUL; O protocolo de Kyoto. Identificar as relações econômicas entre os países sul-americanos; Reconhecer a economia brasileira como destaque na America do sul; Compreender que o Brasil participa das relações mundiais e várias esferas. Recortes e Confecção de Uso do quadro Leitura de textos Ilustrações; Atividades Leitura Levantamento Debates; Pesquisas; Aulas Uso do livro Uso de mapas. Contínua; Avaliação Bimestral; Observação; Oral/ escrita; Seminário; Individual; Em grupo.

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral

Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral 4º ANO Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 4º Ano - Fundamental. Língua Portuguesa

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 4º Ano - Fundamental. Língua Portuguesa CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 4º Ano - Fundamental Língua Portuguesa Conhecimentos Linguísticos Variedades linguísticas Sílaba: separação e classificação Sinônimo Antônimo. Homônimo - Parônimo Sinais de pontuação

Leia mais

Calendário das avaliações bimestrais - 1º ano. 4º Bimestre

Calendário das avaliações bimestrais - 1º ano. 4º Bimestre Calendário das avaliações bimestrais - 1º ano 4º Bimestre DATA AVALIAÇÃO CONTEÚDO 30/11 (Quinta-feira) Avaliação de Português UNIDADES 09 e 10 Interpretação de texto; Palavras com nh, ch e lh; Diferenciar

Leia mais

3º ANO. Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral

3º ANO. Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral 3º ANO Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Objetivo Geral Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 BRASIL: UM PAIS DE MUITAS DIVERSIDADES *Conhecer e compreender a diversidade de paisagens do Brasil *Conhecer a diversidade da população brasileira. *Perceber os contrastes sociais existentes

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

Componente Curricular. Data

Componente Curricular. Data Sobradinho - DF, 31 de novembro de 2018 Assunto: Cronograma de Avaliações do 3º Trimestre-AV2 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações do 3º trimestre AV2. Solicitamos que

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTIC 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Numerais até unidade de milhão Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até unidade de milhão (em algarismos

Leia mais

Professora Andréa 5 ano C

Professora Andréa 5 ano C Professora Andréa 5 ano C CONVIVÊNCIA OBJETIVOS Resolver conflitos cotidianos através do diálogo e negociação de soluções; Escutar o outro; Fazer colocações de forma respeitosa; Expressar as próprias opiniões;

Leia mais

Professoras Daniela e Gisela 5 anos A e B

Professoras Daniela e Gisela 5 anos A e B Professoras Daniela e Gisela 5 anos A e B AVALIAÇÃO O processo de avaliação permanece igual ao 4º ano; Além dos roteiros, os alunos aprendem a se organizar para o estudo; Pontuação ortografia (limite 1,0

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 O PLANETA TERRA *Conhecer os aspectos da estrutura e composição do Planeta e localização do Sistema Solar *Perceber que o Planeta Terra vive em constante mudança. *Conhecendo aspectos, estrutura

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Problemas de adição com dezena Dezenas exatas Dezena e unidade Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto

Leia mais

Conteúdos por unidade

Conteúdos por unidade 1 Conteúdos por unidade 5º ano fundamental i - 2017 Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida Lema Cultivar e guardar a criação Direção Pedagógica:Jacqueline Santana Pinto Coordenadora Geral: Clara

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO DE TEXTOS Projeto jornal eletrônico (blog) http://www.escolasanti.com.br/santinews Reescrevendo sob um novo olhar Narrativas de enigma

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 3º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Sinônimos/Antônimos 138 a 145; Substantivos comum e próprio 146 a 153; Masculino e feminino 154 a 161. Linguagens: Unidade 3 Em busca de tesouros 186

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares e ímpares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Números ordinais Problemas de adição com dezena Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto Fonemas

Leia mais

2º ANO. Componente Curricular: MATEMÁTICA Objetivo Geral

2º ANO. Componente Curricular: MATEMÁTICA Objetivo Geral 2º ANO Componente Curricular: MATEMÁTICA Objetivo Geral Conduzir o aluno aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO A DANIELA

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO A DANIELA REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO A DANIELA LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO DE TEXTOS Jornal eletrônico (blog) Reescrevendo sob um novo olhar Narrativas de enigma Produção de textos informativos Seminário GRAMÁTICA Verbos

Leia mais

Componente Curricular. Conteúdos. Data

Componente Curricular. Conteúdos. Data Sobradinho - DF, 8 de dezembro de 2018 Assunto: Cronograma de Avaliações de Recuperação Final Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações de Recuperação Final. Solicitamos

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano)

HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano) HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano) MATUTINO: DIA 29/11/16 3ª feira 7:10 / 8:10 Português 8:10 / 9:10 Geografia DIA 30/11/16 4ª feira 7:10 / 8:10 Inglês 8:10 / 9:10 História

Leia mais

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno.

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno. 2º ANO A e B Mensal: Livro do Uno págs. 6 a 32. Caderno: Sinais de pontuação (ponto final, interrogação e exclamação), sinônimo e antônimo, noção de coletivo, produção de texto. Ortografia: S e SS, C e

Leia mais

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de Prezados Pais, nã o atingiu média 7,0 (sete) em

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de Prezados Pais, nã o atingiu média 7,0 (sete) em Recife, 07 de dezembro de 2016 CONTEÚDOS Prezados Pais, O(a) aluno(a) nã o atingiu média 7,0 (sete) em, devendo, portanto, participar das Atividades de Regulaçã o das Aprendizagens, nos dias 09, 12 e 13

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos.

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos. CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de textos Produção textual Pontuação e entonação Morfologia: substantivo (próprio,

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/2018 2º ANO

CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/2018 2º ANO 2º ANO Língua Portuguesa: Gramática: UNIDADES 1 A 6: Alfabeto; Ordem alfabética; Sílaba; Vogais e Consoantes Encontro Consonantal. Português Linguagens: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Cap. 1 Brincando na rua Cap.

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF Barras de Napier Aula Multimídia MT - Interface 4 - Pág. 20 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 Compreender a aplicabilidade e função dos números naturais e racionais no contexto diário. ÁREA

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais (orientados pela supervisão) APOSTILA: Contos, folheto, receita, Divisão silábica Pontuação Substantivo próprio e comum Feminino e masculino Singular e plural Sinônimos

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade VIII (A rua) Tema 1: Os tipos de rua Ruas arborizadas CIÊNCIAS Unidade IX (Observando ao seu redor) Tema 1: Observando a natureza As plantas Os animais O céu Unidade VIII (A rua) Tema 1:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano Fund 1 DISCIPLINA: Português 1. Leitura: Gêneros Textuais diário, biografia, carta, e-mail, notícia, reportagem, receita. 2. Aspectos gramaticais substantivo e adjetivo, frase e tipos de

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Números, problemas e soluções Sistema de numeração - Uso e função dos números grandes; - Os milhões e os bilhões; - Classes e ordens;

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 5º ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Gênero: Notícia e Crônica; Livro Literário: De cara com o espelho; Concordância Nominal: Gênero e número; Ortografia: Por que, Por quê, Porque, Porquê. Uso do Mas e Mais; Uso do dicionário;

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE CAPÍTULO 01... 11 Interpretação de Textos... 11 Ideias Preliminares sobre o Assunto...11 Semântica ou Pragmática?...11 Questão de interpretação?...11 Tipos de Texto - o Texto e

Leia mais

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO 1º ANO DO ENS. FUND. I / 3ª UNIDADE / 2018 DISCIPLINA DATA CONTEÚDO INGLÊS LÍNGUA PORTUGUESA 12/11 22/11 (Quinta-feira) CIÊNCIAS 23/11 (Sexta-feira) MATEMÁTICA 26/11 E 27/11 (Terça-feira) ESTUDAR ALIMENTOS

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais APOSTILA: Contos, receita Divisão silábica Pontuação Oralidade Substantivo próprio e comum/ Adjetivo, gênero e número. Feminino e masculino Singular e plural Sinônimos

Leia mais

1º ano TIPOS DE MORADIA USO DA ÁGUA. CUIDADOS COM A NATUREZA

1º ano TIPOS DE MORADIA USO DA ÁGUA. CUIDADOS COM A NATUREZA 1º ano FRASES. ADIÇÃO. NÚMEROS (1 a 10) ANÚNCIO. DESAFIO MATEMÁTICO. CORES PALAVRAS COM S SOM DE Z. NUMERAIS DE 0 A 59. ANIMAIS PALAVRAS COM H NO INÍCIO. ESCRITA POR EXTENSO. BIG AND SMALL SEPARAR SÍLABAS.

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de 2016

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de 2016 Recife, 07 de dezembro de 2016 O(a) aluno(a) não obteve média anual 7,0 (sete) e, o que indica a necessidade de realizar a Prova Final nesta(s) disciplina(s). A(s) referida(s) prova(s) será(ão) no período

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRI BAHIA CNPJ: / SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SME CNPJ / Rua Margem Rio do Ouro, 17

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRI BAHIA CNPJ: / SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SME CNPJ / Rua Margem Rio do Ouro, 17 ERRATA DO EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM FUNÇÕES TEMPORÁRIAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E NÍVEL MÉDIO O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Disciplina: História Período:

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Cláudia Maria Carvalho I PRÁTICAS

Leia mais

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências

COLÉGIO VERITAS. SEGUE O CALENDÁRIO DE P2 DO 3º BIMESTRE 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências 1ºANO 05/10 Português 06/10 Matemática 07/10 História / Inglês 08/10 Geografia 09/10 Ciências Interpretação de texto / Ditado / Frases / Alfabeto maiúsculo / (ge,gi) / (ce,ci,ç) / (h,ch,lh) / (al,el,il,ol,ul)

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE - 2013 2º ANO A Leitura de textos instrucionais; Percepção de que o gênero é organizado em duas partes: lista de materiais e modo de fazer; Reconhecimento da importância

Leia mais

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Produção de leitura e literatura (competência auditiva e leitora) Leitura de imagem, Listas, Cartazes LÍNGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS Produção oral e/ou escrita Escrita

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE Compor e decompor números naturais e racionais na forma decimal. Reconhecer ordens e classes numa escrita numérica. Arredondar números na precisão desejada. Ordenar

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES Tipo: Recuperação Somatória Bimestre: IV Mês: dezembro 2010 2º Ano A Professora: Lioni Maciel 1. História O tempo e a história p. 16 a 18 Eu e minha família p. 32 a

Leia mais

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY -

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - Conteúdo 1º ano - 2012 1. Leitura; 2. Alfabeto (sequência); 3. Símbolos gráficos; 4. Escrita do próprio nome; 5. Escrita de palavras.

Leia mais

Uma pessoa vale mais que o mundo. Conteúdos por unidade 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I. Direção Pedagógica:Jacqueline Santana Pinto

Uma pessoa vale mais que o mundo. Conteúdos por unidade 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I. Direção Pedagógica:Jacqueline Santana Pinto Conteúdos por unidade 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Direção Pedagógica:Jacqueline Santana Pinto Coordenadora Geral: Clara Maria Almeida Rios Coordenadora Pedagógica: Franciane Lapa Professores (as): Jonaci

Leia mais

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II A prova de Língua Portuguesa para todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio conterá questões relativas a Interpretação

Leia mais

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de textos Produção textual Pontuação e entonação Sentidos (próprio e figurados

Leia mais

Unidade 8. 20/10 Sexta-feira Matemática. Unidade 8

Unidade 8. 20/10 Sexta-feira Matemática. Unidade 8 6º ano A Unidade 7 Tema 1: Adjetivos pátrios e nacionalidades Tema 2: Profissões Tema 3: Os artigos a e an Tema 4: Verbo there to be: formas afirmativa, negativa e interrogativa Tema 5: Tradução de frases:

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Conteúdos para a prova do Concurso de Bolsas de Estudo 2010 Colégio Sete de Setembro Informação importante: Os conteúdos exigidos na PROVA, e relacionados abaixo, correspondem às séries atuais dos candidatos

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Gêneros textuais: Contos, folheto, receita; Divisão silábica; Pontuação; Substantivo próprio e comum; Feminino e masculino; Singular e

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

Calendário das avaliações R1-1º ano 4º Bimestre

Calendário das avaliações R1-1º ano 4º Bimestre Calendário das avaliações R1-1º ano 4º Bimestre 23/10 (Segunda-feira) Avaliação de Português UNIDADE 08 Encontros consonantais; Separação silábica; Palavras com br, pr, dr, fr, cr; Atividades complementares

Leia mais

II unidade /, 5º. ano

II unidade /, 5º. ano ALUNO(A): N.º: PROFESSOR(A) TURMA: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 II unidade /, 5º. ano Ensino Fundamental I 2 AVALIAÇÕES PARCIAIS (AP 1) 11/07/2016 Português Interpretação textual; Pronome pessoal (caso reto

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA

REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA REUNIÃO DE PAIS 4º ANO A PROFESSORA LUANA AVALIAÇÃO ANSIEDADE ENTENDER AGITAÇÃO SURPRESA CONHECIMENTO NERVOSO RELEMBRAR SUSTO PREOCUPAÇÃO PRESSÃO MEDO ESPANTO AFLIÇÃO PENSATIVO ADRENALINA ESTUDAR ALEGRIA

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano )

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano ) Ensino Fundamental (6º Ano ) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 9 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / NOVEMBRO (MATUTINO)

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / NOVEMBRO (MATUTINO) (MATUTINO) 2º ANO GRAMÁTICA: Estudar os assuntos: Grau do substantivo / Adjetivo / Sinônimos / Antônimos. No livro Assim eu aprendo : págs: 97 a 102 / 112 a 114 / 117 a 119 / 121 a 123. No livro Descobrindo

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

Recuperações Bimestrais (mesmo conteúdo das avaliações bimestrais)

Recuperações Bimestrais (mesmo conteúdo das avaliações bimestrais) 5 ano A e B. Português: Produção e interpretação de texto; Gramática - Sujeito e Predicado, Advérbios e interjeições (conjugação). Ortografia - Uso do s, ss, ç ou s; uso do Mais ou Mas e Há ou A. Estudar

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ /202/203. LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação textual (Tirinha, Receita e Bilhete)

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ /202/203. LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação textual (Tirinha, Receita e Bilhete) 201/202/203 Interpretação textual (Tirinha, Receita e Bilhete) GRAMÁTICA (pp. 10 a 44) Alfabeto; Ordem alfabética; Sílaba; Vogais e encontro vocálicos; Consoantes; Ortografia: B/P, D/T, F/V, CA,CO,CU/

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

Componente Curricular. Data. Conteúdos Leitura e interpretação de textos. Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos.

Componente Curricular. Data. Conteúdos Leitura e interpretação de textos. Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos. Sobradinho - DF, 31 de julho de 2018 Assunto: Cronograma de Avaliações do 2º Trimestre-AV2 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações do 2º trimestre AV2. Solicitamos que

Leia mais

CONTEÚDO DOS TESTES 3º TRIMESTRE. Ensino Fundamental I 1º ANO TURMA 101

CONTEÚDO DOS TESTES 3º TRIMESTRE. Ensino Fundamental I 1º ANO TURMA 101 1º ANO TURMA 101 Português - leitura e interpretação - fonemas: p/m/d/c/v/b/s/l/t/ce ci/f/n/j/g/ss/ r / rr/r (brando)/ x/z/ge gi/nh/ç/ an.../lh/ s com som de z /am.../ar.../ qua quo quão/ que qui/ as...

Leia mais

Segue o calendário de avaliações do 3º trimestre AV1. Solicitamos que ele seja devidamente acompanhado pelos senhores e alunos.

Segue o calendário de avaliações do 3º trimestre AV1. Solicitamos que ele seja devidamente acompanhado pelos senhores e alunos. Assunto: Cronograma de Avaliações do 3º Trimestre AV1 Sobradinho - DF, 4 de outubro de 2016. Quinta -feira 2ºˢ ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDOS Leitura e interpretação de textos.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL

ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO 2016 5º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ONDE O QUE COMO SERÁ REALIZADA? Gêneros: Conto de mistério e lendas urbanas. Literatura:O fantasma

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA DESENHO GEOMÉTRICO / ARTES VISUAIS. História CIÊNCIAS MATEMÁTICA 1 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 7 o ANO DATA 03/12 (sábado) 05/12 (2 a feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira) 10/12 (sábado) Componente Curricular

Leia mais