Programa Comex Infoco. Tema: Introdução e Prática dos Incoterms

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa Comex Infoco. Tema: Introdução e Prática dos Incoterms"

Transcrição

1 Programa Comex Infoco Tema: Introdução e Prática dos Incoterms

2 Apresentação do Professor Cristiane Padilha Palomin Insira uma foto de perfil Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de Comércio Exterior, com experiência nacional e internacional em toda a cadeia logística. Gerente de Transportes - Transportation Manager da empresa BDP International e Especialista em Negócios Internacionais pela FGV SP.

3 Tópicos a serem abordados: Fase 1: Origem dos Incoterms e explicação geral: Quando os termos foram criados. Qual o objetivo. Regras e uso correto. Fase 2: Como usar as regras dos Incoterms 2010: Incorpore as regras no contrato. Como escolher a regra mais apropriada. Local ou porto mais apropriado. Exemplos. Fase 3: Tabelas dos Incoterms e principais mudanças na versão 2010: Tabela dos Incoterms. Principais mudanças na versão Fase 4: Regras e explicação de cada INCOTERMS: Lista de Incoterms e obrigações do vendedor e comprador. Até onde vai a responsabilidade de cada um. Custos e riscos. Exemplos práticos e sugestão de exercício

4 Fase 1: Origem dos Incoterms e explicação geral

5 Quando os termos foram criados? Os INCOTERMS surgiram em 1936 na Câmara Internacional do Comércio, com sede em Paris, que interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comércio internacional. Porém a ideia existe desde 1923 com 6 Regras: FOB, FAZ, FOT, CIF, C&F ( termo não era ainda Incoterms.

6 Devido ao constante aperfeiçoamento dos processos de negociação e logística, os INCOTERMS passaram por diversas modificações ao longo dos anos, e atualmente são conhecidos como Incoterms **Atualmente a revisão é feita a cada 10 anos.

7 Qual o objetivo? Na realidade, não impõem e sim propõem, o entendimento entre vendedor e comprador quanto à responsabilidade das tarefas necessárias para o deslocamento da mercadoria do local onde é produzida até o local de destino final (transportes internos, licenças de exportação e de importação, movimentação em terminais, transporte e seguro internacionais etc). O bom domínio dos INCOTERMS é indispensável para que o negociador possa incluir todos os seus gastos nas transações em Comércio Exterior. ****Influência direta no preço final.

8 Os INCOTERMS são regras que definem, de forma precisa dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações das partes, assim indicando em que momento e local termina a responsabilidade do vendedor e começa a responsabilidade do comprador.

9 Regras e uso correto Incoterms é uma marca registrada da Câmara de Comércio Internacional, embora a ICC incentive e promova a utilização das regras dos Incoterms por terceiros em contratos de compra e venda, não é um termo genérico, que pode ser usado para designar todos os termos de comércio, mas uma marca, utilizada somente para designar os termos elaborados pela ICC. Regras de uso: - Use a marca Incoterms, como adjetivo, e não como um substantivo. - Não use Incoterms sem a letra inicial, em maiúscula. - Não use Incoterm ( sem o s final). Um termo individual da regra dos Incoterms deve ser referido como uma das regras e nunca como Incoterm.

10 Fase 2: Como usar as regras dos Incoterms 2010

11 Regras INCOTERMS 2010

12 Incorpore as regras no contrato Desde a criação das regras dos Incoterms pela ICC, em 1936, sua aceitação global nos padrões contratuais tem se atualizado, para manter o ritmo com o desenvolvimento do comércio internacional. As regras dos Incoterms 2010 consideram a propagação contínua das zonas de livre comércio, o aumento do uso da comunicação eletrônica nas transações comerciais, o elevado interesse sobre segurança na movimentação de mercadorias e tarifas práticas de transportes. Porém, lembre-se que as regras dos Incoterms não proporcionam um contrato de venda completo!

13 As regras dos Incoterms dizem qual parte do contrato de venda tem a obrigação de fazer o carregamento ou contratar o seguro, quando o vendedor entrega a mercadoria para o comprador, e por quais custos cada parte é responsável. Entretanto, as Regras dos Incoterms nada dizem sobre PREÇO a ser pago ou sobre FORMA DE PAGAMENTO. Também pouco lidam com a transferência de propriedade da mercadoria ou com as consequências de rompimento do contrato. Normalmente estes assuntos são tratados com estipulações específicas no contrato de venda ou segundo normas jurídicas que regulamentam o contato. Uma lei obrigatória local pode invalidar qualquer aspecto do contrato de venda, incluindo a regra dos Incoterms escolhida.

14 Incoterms 2010 atualiza e consolida as regras de entrega, reduzindo o número total de 13 para 11 regras, e oferece uma apresentação mais simples e mais clara de todas as regras. Incoterms 2010 também é a primeira versão das regras dos Incoterms a fazer todas as referências aos compradores e vendedores em gênero neutro. A ampla habilidade da ICC em Leis Comerciais e Práticas, cujos membros procedem de todas as partes do mundo e de diferentes setores do comex, garantem que as regras dos Incoterms 2010 respondam as necessidades comerciais de qualquer localidade.

15 . As regras dos Incoterms 2010 explicam um conjunto de termos comerciais de três letras que refletem as práticas do comércio internacional nos contratos de venda. Essas regras descrevem as principais tarefas, bem como os principais custos e riscos envolvidos na entrega de mercadorias por parte dos vendedores para os compradores. O ideal é deixar claro o desejo de incluir as regras dos Incoterms 2010 no contrato. Exemplo: Regra do Incoterm escolhida, incluindo o local designado, seguido de Incoterms (FOB Santos Incoterms 2010)

16 Como escolher a regra mais apropriada? A regra dos Incoterms escolhida precisa ser apropriada à mercadoria, ao meio de transporte, e, principalmente, se as partes pretendem incluir obrigações adicionais, tais como a obrigação de organizar o carregamento ou o seguro para o vendedor ou para o comprador. Independente da regra escolhida, as partes devem estar cientes de que a interpretação de seu contrato pode ser influenciada por costumes particulares do porto ou local que será utilizado.

17 Local ou Porto / Aeroporto mais apropriado Especifique o Local ou Porto/ Aeroporto mais precisamente possível. As regras dos Incoterms escolhida, somente pode funcionar se as partes designarem o local ou porto, e funcionará melhor se o fizerem o mais precisamente possível. Exemplo: FCA 38 Cours Albert 1er, Paris, France Incoterms 2010.

18 Fase 3: Tabelas dos Incoterms e principais mudanças na versão 2010

19 .

20

21

22 .

23 Principais mudanças na versão 2010 Em relação à versão 2000, que tinha 13 termos, a alteração mais profunda na versão 2010 ocorreu no grupo D, com a eliminação de quatro termos, os DAF, DES, DEQ e DDU, e a criação de dois novos, DAT e DAP, para substituí-los, o que torna a nova versão um instrumento com apenas 11 termos. O DAT substitui, para todos os efeitos, os antigos termos DEQ, cuja entrega ocorria no terminal portuário, no cais, e inaugura a entrega em um terminal externo. Sempre a disposição do comprador, desembarcado do veículo transportador.

24 O DAP substitui os antigos termos DAF, DES, DDU, com a mercadoria sendo entregue no veículo transportador, a disposição do comprador, mas pronta para desembarque. Assim o DAP pode ser usado para entrega da mercadoria no navio transportador, no porto de destino, como ocorre no DES. Nos termos FOB, CFR e CIF a entrega da mercadoria não ocorre mais na murada do navio. O novo Incoterms reza apenas que a entrega darse-á a bordo do navio.

25 As 11 Regras dos Incoterms 2010 são apresentadas em duas diferentes classes: Regras para qualquer modal ou modais de transporte: EXW EX Fábrica FCA - Transportador livre CPT Transporte Pago Até CIP Transporte e Seguro pagos até DAT Entregue no Terminal DAP - Entregue no Local DDP Entregue com direitos pagos

26 Classificação das 11 Regras dos Incoterms Regras para Transporte Marítimo e vias navegáveis internas: FAS Livre ao costado do navio FOB Livre a bordo CFR Custo e Frete CIF Custo, Seguro e Frete

27 Explicação das Regras O primeiro grupo inclui sete regras dos Incoterms 2010 que podem ser utilizadas independentemente do modal de transporte selecionado e se um ou mais modais de transporte são contratados: EXW, FCA, CPT, CIP, DAT e DDP pertencem a essa classe. Eles podem ser utilizados mesmo se não houver transporte marítimo. É importante lembrar, entretanto, que essas regras podem ser utilizadas nos casos em que um navio é usado em uma parte do transporte.

28 Na segunda classe das regras dos Incoterms 2010, o ponto de entrega e o local em que as mercadorias são transportadas para o comprador são ambos os portos; daí a razão da rotulagem das regras marítimo e de vias navegáveis interiores. FAS, FOB, CFR e CIF pertencem a essa classe. Nas três últimas regras dos Incoterms, todas as menções da amurada do navio como ponto de entrega foram suprimidas, dando-se preferência à entrega das mercadorias a bordo do navio. Isso reflete a realidade comercial atual e evita a imagem antiquada e o risco oscilando de um lado para o outro com uma linha imaginária.

29 Fase 4: Regras e explicação de cada INCOTERMS

30 A mercadoria é entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor. Cabem ao comprador todas as despesas e riscos desde o recebimento da mercadoria no local designado até o destino final. Representa o mínimo de obrigações para o vendedor. O desembaraço para exportação é por conta do comprador. O vendedor tem obrigação de dar-lhe assistência para este procedimento.

31 Compete ao Vendedor entregar a mercadoria à custodia do transportador, indicado pelo comprador, no local determinado. A partir desse momento, todas as despesas, bem como a responsabilidade por perdas e danos que a mercadoria possa vir a sofrer, correm por conta do comprador. Os trâmites alfandegários na exportação são por conta do vendedor, quando existirem. Na importação são por conta do comprador..

32 Ficam a cargo do vendedor todas as despesas até a colocação da mercadoria no cais do porto de embarque, ao lado do costado do navio, no seu ponto de atracação, cabendo-lhe também a responsabilidade por quaisquer perdas ou danos sofridos pela mercadoria até sua chegada ao costado do navio. Compete-lhe de fornecer ao comprador, a seu pedido e conta, assistência na obtenção de documentos no país de origem ou de embarque como os certificados de origem, licenças de exportações, etc.). Quando as mercadorias forem ovadas em containers e entregues pelo vendedor ao transportador num terminal e não ao lado do navio, o termo FAS não é adequado ao uso. Os trâmites alfandegários na exportação são por conta do vendedor, enquanto os trâmites e direitos alfandegários na importação são por conta do comprador.

33 Este termo implica dizer que o vendedor entrega as mercadorias a bordo do navio designado pelo comprador, no porto de embarque nomeado. Os custos e riscos de perda ou dano às mercadorias são transferidos ao comprador quando elas estiverem a bordo do navio. Nesta condição de venda, correm por conta do exportador todas as providencias e custos necessários para colocação da mercadoria a bordo do navio, tais como: -Preparação e embalagem da mercadoria -Obtenção dos documentos para embarque -Transporte e seguro desde a fábrica até o local de embarque -Despesas portuárias, tais como: Capatazias, armazenagem, taxas de despacho e desembaraço alfandegário no porto de embarque. Ficam por conta do importador o frete e o seguro internacional, além das providências para desembaraço da mercadoria, taxas portuárias no porto de desembarque do país e o transporte interno.

34 O vendedor é responsável pelo transporte da mercadoria até o destino indicado. Os risco por perdas e danos que as mercadorias possam vir a sofrer, bem como quaisquer despesas adicionais, correm por conta do comprador, a partir do momento em que as mercadorias forem entregues à custódia do transportador. Os trâmites alfandegários na exportação são por conta do vendedor, e na importação por conta do comprador.

35 O vendedor possui as mesmas responsabilidades que as indicadas na condição CPT, às quais deve ser adicionado o pagamento do seguro ate o destino.

36 Cabem ao exportador as responsabilidades já definidas na condição FOB, mais a contratação do frete internacional. O importador deverá contratar o seguro e providenciar o desembaraço da mercadoria no porto de desembarque.

37 Estabelece, para o exportador, as mesmas condições da modalidade CFR e, adicionalmente, a obrigação de contratar e pagar o prêmio do seguro referente ao transporte internacional. Ao importador cabe o desembaraço alfandegário da mercadoria no porto de desembarque.

38 O Incoterm DAP Delivered at Place, garante ao comprador, receber a mercadoria no local definido. Ao ser usado o INCOTERM DAP Delivered at Place, ou em Português, entregue no local, o vendedor deverá desembaraçar a mercadoria para exportação no seu país, fazer o transporte internacional e levar a mercadoria até o local combinado. O desembaraço de importação no local de destino, bem como a descarga da mercadoria, ficam a cargo do comprador. O termo DAP pode ser utilizado para qualquer modalidade de transporte, desde terrestre e aéreo até marítimo, fluvial ou lacustre. O risco do transporte no DAP fica a cargo do vendedor até chegar no local estipulado. No instante que a mercadoria sai do veículo transportador, o risco passa a ser do comprador. Os trâmites alfandegários na exportação são por conta do vendedor, quando aplicáveis. O vendedor não tem obrigação com relação aos trâmites e direitos alfandegários na importação.

39 Cabe ao vendedor colocar a mercadoria desembaraçada à disposição do comprador, no ponto designado do país de importação. Compete o vendedor, assumir todas as despesas e riscos envolvidos até a entrega da mercadoria, incluindo o pagamento de direitos, impostos e outros encargos oficiais devidos em razão da importação. Representa o máximo de obrigações ao vendedor

40 . Neste termo, a entrega das mercadorias pelo vendedor se dá quando ela é colocada a disposição do comprador, no local de destino nomeado, no veículo de transporte, pronta para ser desembaraçada. Ele deve contratar e pagar o transporte e assumir os riscos para a entrega. O ponto no local de destino acordado deve ser claramente especificado. Se o vendedor incorrer em algum custo de desembarque no destino previsto no contrato de transporte, não deverá se ressarcir junto ao comprador. Os trâmites alfandegários na exportação são por conta do vendedor, quando aplicáveis, mas não tem obrigação quanto aos trâmites e direitos alfandegários na importação.

41 Exemplos: Importação Aérea CPT Exportação Marítima DDP

42 Exemplos: Exportação Aérea FCA Importação Marítima EXW

43 Custo e Riscos: Em relação ao risco de perda ou dano à mercadoria, ele passa da responsabilidade do vendedor ao comprador no momento que o primeiro tenha cumprido sua obrigação de entregá-la no ponto ou porto definido pelas partes. Quanto aos custos, são determinados de acordo com cada termo do Incoterms, e podem ser em locais diferentes daquele da entrega e transferência de riscos e, neste caso, a operação terá dois pontos críticos. Sobre os termos EXW, FCA, FAS, FOB, DAT, DAP, DDP o local nomeado é o local em que a entrega ocorre e onde os riscos e custos são transferidos do vendedor ao comprador. Nos termos CPT, CIP, CFR e CIF, o local nomeado difere do local de entrega, já que nesses quatro termos o local nomeado é o local de destino até onde o transporte é pago. O local de entrega é no país do vendedor, no local definido pelas partes.

44 Quanto a contratação do transporte é de responsabilidade do comprador nos termos EXW, FCA, FAS e FOB, e do vendedor nos termos CPT, CIP, CFR, CIF, DAT, e DDP. Sempre considerando que as partes podem alterar isso se desejarem, pois não é incomum que nos termos de responsabilidade do comprador, seja solicitado ao vendedor que o contrate. Resumo: Frete Collect: Incoterms EXW, FCA, FOB, FAS Frete Prepaid: Incoterms CIF, CFR, CIP, CPT, DAT, DAP, DDP

45 Resumo Final Os Incoterms tem como finalidade definir a responsabilidade dos compradores e vendedores por ocasião da entrega do produto, conforme contrato de venda. Os termos determinam os custos e riscos das partes. Os Incoterms são adotados regularmente e mundialmente, nos contratos de venda internacional e se tornaram parte integrante dos termos usados nas transações comerciais. Todo contrato de venda deveria fazer referência aos Incoterms 2010, como a versão mais recente das regras que tratam dos termos comerciais. Mas lembrando novamente, que o uso dos Incoterms não é obrigatório mundialmente, é uma proposta em linguagem mundial utilizada para facilitar o comércio internacional e que na prática é muito utilizada por importadores e exportadores. O Siscomex Sistema de Comércio Exterior Brasileiro exige a indicação dos Incoterms no sistema para efetivação do desembaraço aduaneiro.

46 E receberá nossas dicas, promoções e notícias sobre comércio exterior e logística.

47 Portal de ensino: Facebook: Telefone:

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio)

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) INCOTERMS INCOTERMS (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) Servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações

Leia mais

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il.

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il. Logística Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, 2015. 23 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web

Leia mais

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR Introdução Nas relações de Comércio Internacional, tanto o exportador quanto o importador devem agir de acordo com normas estabelecidas pelos órgãos competentes a fim de haver êxito na logística das mercadorias.

Leia mais

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO Profª [ Sidney Jaciana Reis] Amorim UNIDADE I PARTE II ZONAS FRANCAS PRINCIPAIS CONCEITOS UTILIZADOS PORTO SECO LIVRE denominação dada as Zonas Francas onde não há portos

Leia mais

Contratos e Convenções: INCOTERMS 2010

Contratos e Convenções: INCOTERMS 2010 COMÉRCIO INTERNACIONAL Contratos e Convenções: INCOTERMS 2010 Pontos 9 e 12 do programa Prof.Nelson Guerra INCOTERMS Terms Commerce International ou Termos de comércio Internacional PAÍSES ONDE OS INCOTERMS

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira INCOTERMS CATARINA CAMPOS, Nº7 CATARINA PINTO, Nº8 12ºS INCOTERMS Os INCOTERMS (International Commercial Terms) podem ser considerados como um conjunto de regras internacionais de carácter facultativo

Leia mais

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática INCOTERMS 2010 INCOTERMS 2010 1. O que são? 2. Antecedentes históricos e evolução 3. Elementos chave 4. 2 classes & principais diferenças entre D e C 5. As obrigações ao abrigo de cada regra Incoterms

Leia mais

INCOTERMS. (International Commercial Terms)

INCOTERMS. (International Commercial Terms) Página 1 INCOTERMS (International Commercial Terms) André de Farias Albuquerque Recife PE 2016 Página 2 ANDRÉ DE FARIAS ALBUQUERQUE INCOTERMS (International Commercial Terms) Recife, janeiro de 2016. Página

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Curso de Tecnologia em Disciplina: Volume 10: Gestão do Parte 3 2013 Este documento é para uso exclusivo da FATEC-ID. Nenhuma de suas partes pode ser veiculada,

Leia mais

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA INSTITUTO MERCOSUL Ariane Canestraro a. Eleger o melhor meio de Transporte: Aéreo urgências x tarifas premium Marítimo LCL / FCL

Leia mais

Incoterms. Grupo E / Saída. O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica. Vendedor

Incoterms. Grupo E / Saída. O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica. Vendedor Incoterms Grupo E / Saída O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica A única responsabilidade do vendedor é a de acondicionar a mercadoria, dentro de uma embalagem adequada ao transporte, à disposição do

Leia mais

DIPr_06 - RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS

DIPr_06 - RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS DIPr_06 - RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS 1. CONSIDERAÇÕES Embora dentro da ordem jurídica internacional considerando-se todos os aspectos da vida da sociedade internacional, como o social, o econômico,

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Aspectos Gerais Cada vez mais as empresas recorrem às potencialidades do mercado global. Neste contexto é necessária a perfeita

Leia mais

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade II SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Profa. Lérida Malagueta Comércio internacional Brasil: temos Procon / SPC Comércio Internacional: Necessidade de criação de órgãos, como: Fundo Monetário

Leia mais

Relatório Aprendendo a Exportar. Encontro 7

Relatório Aprendendo a Exportar. Encontro 7 Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 7 Grupo 1: Incotraders Incoterms Incoterms são um conjunto de regras e termos internacionais de caráter facultativo, baseado nas principais práticas dos comerciantes.

Leia mais

Serviços em Comércio Exterior

Serviços em Comércio Exterior INCOTERMS Os Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) foram instituídos em 1936 pela Câmara Internacional do Comércio com o intuito de fornecer regras internacionais

Leia mais

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone Formação de Agente de Carga Internacional Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Agente de Cargas, que é o responsável pelo planejamento e a intermediação

Leia mais

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação

Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação Como Evitar Problemas, Multas, Atrasos e Custos Extras em uma Importação? Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora

Leia mais

Prof. Glauco Carvalho. INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Prof. Glauco Carvalho. INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Glauco Carvalho INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL INCOTERMS Em qualquer transação de compra e venda internacional as responsabilidades se dividem. A globalização promoveu a criação de uma normatização

Leia mais

INCOTERMS 2000-2010. samir keedi. samir@aduaneiras.com.br

INCOTERMS 2000-2010. samir keedi. samir@aduaneiras.com.br INCOTERMS 2000-2010 samir keedi samir@aduaneiras.com.br INCOTERMS 2000-2010 PUBLICAÇÃO Nº 560 / 715E VIGOR A PARTIR DE 01.01.2000 / 2011 CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL CCI - PARIS O QUE É E O OBJETIVO

Leia mais

INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas. INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established

INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas. INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established Eixo Temático: Relações Internacionais INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established Iliane Colpo, Ana Paula de Azevedo Dal Pozzolo,Rafael

Leia mais

Informações INCOTERMS 2010 - versão 1.0-19/08/2015 1/7. Informa

Informações INCOTERMS 2010 - versão 1.0-19/08/2015 1/7. Informa Informações INCOTERMS 2010 - versão 1.0-19/08/2015 1/7 Informa INCOTERMS 2010 Tendo em vista a publicação do Incoterms 2010 pela Câmara de Comércio Internacional (International Chamber of Commerce - ICC)

Leia mais

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.)

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.) Numa negociação internacional, é muito importante que o gestor comercial esclareça com o seu cliente quais serão as condições de entrega a praticar para a mercadoria que vai ser transacionada, ou seja,

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina

Programa Comex Infoco. Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina Programa Comex Infoco Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina Apresentação do Professor Professor Lellis Pós graduado em Gestão de empresas e docência pela FGV, ampla vivência comercial na

Leia mais

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Importação de Mercado UNME SEBRAE/PA Importação É o processo que consiste em trazer um bem ou um serviço, do exterior para o país. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Programa Comex Infoco Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Apresentação do Professor André Renato Gomes Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE. Transportamos com Qualidade Reconhecida

MANUAL DA QUALIDADE. Transportamos com Qualidade Reconhecida Página 1 de 11 Revisto em: Por: Andreia Albuquerque Transportamos com Qualidade Reconhecida I Quem somos? A Lusocargo (Sul) foi constituída por escritura pública em 9 de Maio de 1990, com o capital social

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMEX. 1 - Ao se eleger um Incoterm para uma operação comercial, as partes definem

EXERCÍCIOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMEX. 1 - Ao se eleger um Incoterm para uma operação comercial, as partes definem EXERCÍCIOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMEX 1 - Ao se eleger um Incoterm para uma operação comercial, as partes definem a) a modalidade de transporte e a forma de contratação e liquidação de câmbio b)

Leia mais

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012 International Commercial Terms Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos Eduardo Leoni Machado Junho/2012 Incoterms Definição e Conceito International Commercial Terms (Termos

Leia mais

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS)

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) Os INCOTERMS são regras criadas pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) para administrar conflitos que possam existir através da interpretação

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o mercado internacional, através

Leia mais

O Uso dos Incoterms na Exportação

O Uso dos Incoterms na Exportação O Uso dos Incoterms na Exportação Por JOSÉ ELIAS ASBEG Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Belém - Pará Nas exportações brasileiras, são aceitas quaisquer condições de venda praticadas no comércio

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Maurício Miguel Manfré Advogado; Mestrando em Direito e Negócios Internacionais; MBA em Negócios Internacionais; Especialista em Administração de Negócios; Autor do

Leia mais

INCOTERMS { CLIQUE NOS INCOTERMS PARA SABER MAIS}

INCOTERMS { CLIQUE NOS INCOTERMS PARA SABER MAIS} INCOTERMS { CLIQUE NOS INCOTERMS PARA SABER MAIS} 2010 INCOTERMS 2010 EX WORKS (EXW)... 3 FCA (FREE CARRIER)... 3 FAS (FREE ALONGSIDE SHIP)...4 FOB (FREE ON BOARD)...4 CFR (COST AND FREIGHT)...5 CIF (COST

Leia mais

SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR EXEMPLO 1 EXEMPLO 2 AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS

SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR EXEMPLO 1 EXEMPLO 2 AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS TÓPICO 04: TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO No tópico anterior você teve a oportunidade de conhecer os órgãos responsáveis

Leia mais

PROCESSO: IMPORTAÇÃO DE BENS. Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação /12/2013 Emissão inicial Eduardo Martins Sergio Lobo

PROCESSO: IMPORTAÇÃO DE BENS. Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação /12/2013 Emissão inicial Eduardo Martins Sergio Lobo CONTROLE DE REVISÕES Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 00 02/12/2013 Emissão inicial Eduardo Martins Sergio Lobo COB Processo:COM-024 - Importação de Bens Página 2 de 17 OBJETIVO Estabelecer

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

9. INCOTERMS. CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010.

9. INCOTERMS. CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. 9. INCOTERMS CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: SILVA, Luiz Augusto Tagliacollo. Logística no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. SOUZA, José Meireles de Sousa. Gestão do Comércio

Leia mais

Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba

Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Ana Paula Haypas Olvera Gabriela Itália Sartori Lucas Selles Marina Feo Luís Henrique João Comércio Exterior Contrato de Compra e Venda Internacional Piracicaba

Leia mais

VISÃO GERAL - INCOTERMS COMÉRCIO INTERNACIONAL. Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000

VISÃO GERAL - INCOTERMS COMÉRCIO INTERNACIONAL. Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000 COMÉRCIO INTERNACIONAL VISÃO GERAL - INCOTERMS Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000 Prof.Nelson Guerra Concurso Receita Federal EXW Ex Works Tradução: Na Origem Exemplo: EXW-Curitiba

Leia mais

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada INCOTERMS Definições para interpretar as fórmulas contratuais Elaboradas pelas Câmara de Comércio Internacional (CCI) São termos facilitadores na redação do contrato de compra e venda, mas não são obrigatórios

Leia mais

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms O contrato internacional é formal, bilateral, consensual, oneroso e comutativo, o que pressupõe agentes autônomos, livre formação de suas vontades

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010)

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) PUCGO 2014 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (Convenção de Viena) Regras estándar internacionalmente

Leia mais

Agenciamento de Cargas Importação Marítima

Agenciamento de Cargas Importação Marítima Agenciamento de Cargas Importação Marítima Jailson de Souza Agenciamento de Cargas Definição Sistemática, como trabalha, intermediários, contratação de serviços Vantagens do Agenciamento de Cargas O que

Leia mais

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof.Nelson Guerra Sobre o autor: Pós-graduado em Comércio Exterior e Mercosul, Pós-graduado em MBA-Finanças. Graduado em Letras Luso-Anglicanas, Funcionário da extinta CACEX - Carteira

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

INCOTERMS A importância da ferramenta no comércio internacional (revisão de 2010)

INCOTERMS A importância da ferramenta no comércio internacional (revisão de 2010) Universidade Tuiuti do Paraná Artigo de conclusão de curso MBA em Relações internacionais, negociação e comércio exterior INCOTERMS A importância da ferramenta no comércio internacional (revisão de 2010)

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

Aula 11 TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO - (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS - INCO- TERMS). MAIA (2007) apresenta a Convenção de Genebra

Aula 11 TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO - (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS - INCO- TERMS). MAIA (2007) apresenta a Convenção de Genebra Aula 11 TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO - (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS - INCO- TERMS). MAIA (2007) apresenta a Convenção de Genebra Em 1931, os países membros da Liga das Nações (Órgão, naquela época,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves No que diz respeito às operações de importação e exportação de bens envolve frequentemente a contratação de serviços de terceiros, o reconhecimento

Leia mais

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS MSc.RICARDO LOZANO Por que Logística Internacional? Tendências para Globalização 51 das 100 maiores economias do mundo são corporações, não países!! Wal-mart é maior do

Leia mais

Encontro 1 Termos Internacionais de Comércio Incoterms

Encontro 1 Termos Internacionais de Comércio Incoterms Encontro 1 Termos Internacionais de Comércio Incoterms 2010 ENCONTRO 01 Termos Internacionais de Comércio Incoterms 2010 TÓPICO 1: Contextualizando o encontro Olá! Você está iniciando o primeiro encontro

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Apresentação do Professor Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS Carga horária:

Leia mais

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPRA E VENDA EMPRESARIAL...6 Conceito...6 Elementos...6 Classificação da Compra e Venda Mercantil...6 Principais Obrigações...7 2. CLÁUSULAS

Leia mais

INCOTERMS. Incoterms 2010 Novos Termos DAP e DAT. Versão Siscomex Incoterms 1990 CPT FCA CIP EXW DDP FOB DDU CFR DES DEQ. Outros: FAS e DAF CIF

INCOTERMS. Incoterms 2010 Novos Termos DAP e DAT. Versão Siscomex Incoterms 1990 CPT FCA CIP EXW DDP FOB DDU CFR DES DEQ. Outros: FAS e DAF CIF INCOTERMS CPT FCA CIP EXPORTADOR Frete Internacional Seguro Internacional IMPORTADOR EXW FOB CFR DES DDU DDP Outros: FAS e DAF CIF DEQ Versão Siscomex Incoterms 1990 Incoterms 2010 Novos Termos DAP e DAT

Leia mais

CROSSDOCKING GLOSSÁRIO LOGÍSTICO 21/08/2012

CROSSDOCKING GLOSSÁRIO LOGÍSTICO 21/08/2012 GLOSSÁRIO LOGÍSTICO CROSSDOCKING OCrossdocking é uma técnica aplicada na distribuição de mercadorias, tendo como ponto de partida a transposição de cargas de um veículo pesado para veículos leves de cargas

Leia mais

Formação de Despachante Aduaneiro

Formação de Despachante Aduaneiro Formação de Despachante Aduaneiro Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR

ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR MÓDULO ACE- Administração de Comércio Exterior Rev.: 00 Página.1 de 19 INDICE (Utilize os marcadores para navegar na barra do lado esquerdo) ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO

Leia mais

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1 - PLANEJAMENTO Novos mercados Mais lucros Mais empregos Maior escala de produção e vendas Separar uma parte da produção para o mercado interno

Leia mais

ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO

ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO Márcio Eifert 1 Cesar Augusto Bay 2 Vinícius C. S. Zonatto 3 RESUMO Este trabalho

Leia mais

Sobre o Instituto Mercosul

Sobre o Instituto Mercosul Sobre o Instituto Mercosul Organização sem fins lucrativos de fomento ao comércio exterior localizada na cidade de Maringá-PR. Atua há mais de 15 anos na aérea e tem como objetivo promover o comércio internacional

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL EM EXERCÍCIOS P/ RFB Prof. RICARDO VALE AULA 08: CONTRATOS INTERNACIONAIS E INCOTERMS

COMÉRCIO INTERNACIONAL EM EXERCÍCIOS P/ RFB Prof. RICARDO VALE AULA 08: CONTRATOS INTERNACIONAIS E INCOTERMS AULA 08: CONTRATOS INTERNACIONAIS E INCOTERMS Olá, amigos concurseiros, tudo bem? Hoje falaremos de um assunto que, tradicionalmente, sempre é cobrado nos concursos da RFB. Eu diria, inclusive, que se

Leia mais

Coleção de Importação e Exportação VOL. II. ICMS, IPI e ISS

Coleção de Importação e Exportação VOL. II. ICMS, IPI e ISS Coleção de Importação e Exportação VOL. II Renata Queiroz Advogada, Técnica em contabilidade, Pós-graduada em Gestão de tributos, Consultora de impostos indiretos da IOB. Roseli Ferreira da Silva Aprígio

Leia mais

GRUPO C Transporte principal pago pelo exportador (riscos do importador)

GRUPO C Transporte principal pago pelo exportador (riscos do importador) Na última aula, estudamos os INCOTERMS dos grupos E e F. Agora, discutiremos os INCOTERMS dos grupos C e D. Claro que nosso objetivo é identificar quais despesas (custos) e quais riscos (responsabilidade

Leia mais

SEGURO DE LUCROS CESSANTES

SEGURO DE LUCROS CESSANTES Data: 09/10/2017 Prova: PROVA REGULAR DEMAIS RAMOS MOD 2 - Tipo B Tipo: B SEGURO DE LUCROS CESSANTES 1) ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA O pequeno volume de arrecadação

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT

SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT Data: 09/10/2017 Prova: PROVA REGULAR DEMAIS RAMOS MOD 2 - Tipo A Tipo: A SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Nos transportes internacionais, quando o transporte e a venda de mercadoria

Leia mais

LOGÍSTICA A Logística no Processo de Exportação

LOGÍSTICA A Logística no Processo de Exportação LOGÍSTICA A Logística no Processo de Exportação Associação dos Transitários de Portugal Joana Nunes Coelho ÍNDICE 1. A Apat Associação dos Transitários de Portugal 2. A Logística no processo de exportação

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação

Leia mais

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS MSc.RICARDO LOZANO Por que Logística Internacional? Tendências para Globalização 51 das 100 maiores economias do mundo são corporações, não países!! Wal-mart é maior do

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: MONITORAR AGENCIAMENTO DE CARGAS ELABORADO EM: 13/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA A DU-E poderá ser elaborada por serviço ou por tela, sendo o documento preenchido campo a campo. O declarante ou o próprio exportador irá informar os dados da operação

Leia mais

Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional

Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora de empresas com ênfase em Comércio Exterior, pós-graduada em Comércio

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR. Incoterms 2000 PROF. NORBERTO RODRIGUES

COMÉRCIO EXTERIOR. Incoterms 2000 PROF. NORBERTO RODRIGUES COMÉRCIO EXTERIOR Incoterms 2000 PROF. NORBERTO RODRIGUES Histórico 1936 - Câmara de Comércio Internacional - CCI, publicou série de normas para interpretação dos mais importantes termos utilizados no

Leia mais

Aprendendo na Prática Siscomex

Aprendendo na Prática Siscomex Aprendendo na Prática Siscomex Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Conforme vimos nos casos relativos às importações, no caso das exportações também será utilizado o regime da Competência para o registro

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO orienta na implantação e desenvolvimento do seu negócio de forma estratégica e inovadora O QUE SÃO PALESTRAS

Leia mais

SEGUROS E RISCOS EM TRANSPORTE INTERNACIONAL. Profª MSc Cristiana Rennó D Oliveira Andrade

SEGUROS E RISCOS EM TRANSPORTE INTERNACIONAL. Profª MSc Cristiana Rennó D Oliveira Andrade SEGUROS E RISCOS EM TRANSPORTE INTERNACIONAL Profª MSc Cristiana Rennó D Oliveira Andrade TRANSPORTE INTERNACIONAL Transporte Internacional: comercial e global progresso e desenvolvimento troca e circulação

Leia mais

LOGÍSTICA E FATORES INTERVENIENTES DOS INCOTERMS

LOGÍSTICA E FATORES INTERVENIENTES DOS INCOTERMS LOGÍSTICA E FATORES INTERVENIENTES DOS INCOTERMS Enderson Rafael Paula da Silva Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Agência para a Promoção de Investimento e Exportações MANUAL DO EXPORTADOR Procedimentos Administrativos Luanda, 10 de Julho de 2015 INDICE I. INTRODUÇÃO 2 II. PREAMBULO...2 III.

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: EXPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 10/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios 0800.7183810 O programa Comex INfoco visa gratuitamente democratizar conhecimentos, ao mesmo tempo que promove a integração de pessoas

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando

Leia mais

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados. 1 IMPORTAR FÁCIL IMPORTAÇÃO FÁCIL: SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

Leia mais

GUIÃO EXPORTADOR 2016

GUIÃO EXPORTADOR 2016 GUIÃO EXPORTADOR 2016 1 1 - Preparação do processo de exportação, em Portugal 1.1 - Documentos necessários para efetuar uma exportação (modo geral): - Fatura Comercial, mercadoria discriminada, valores

Leia mais

Comércio Internacional em Teoria e Exercícios para AFRFB Prof. Thális Andrade

Comércio Internacional em Teoria e Exercícios para AFRFB Prof. Thális Andrade Aula 7 12. Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010). 9. Contratos de Comércio Internacional. 9.1. A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias.

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

Alfândegas Delegações Aduaneiras Postos Aduaneiros Operadores Económicos

Alfândegas Delegações Aduaneiras Postos Aduaneiros Operadores Económicos Classificação: 040.10.06 Segurança: Pública Processo: Direção de Serviços de Tributação Aduaneira Ofício Circulado N.º: 15599 2017-07-13 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 0 Sua Ref.ª: Técnico:

Leia mais

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL CURSO FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL Carga horária: 360h

Leia mais

CONTRATOS E INCOTERMS. Sobre contratos que regulamentam as importações e as exportações, é possível afirmar que

CONTRATOS E INCOTERMS. Sobre contratos que regulamentam as importações e as exportações, é possível afirmar que CONTRATOS E INCOTERMS 01 - (CODESP/2011) Um contrato internacional de compra e venda de mercadorias é um instrumento complexo, pois inclui não somente as condições de compra e venda, mas também acordos

Leia mais

Guião de novos campos na declaração para integração com o sistema de Avaliação

Guião de novos campos na declaração para integração com o sistema de Avaliação Guião de novos campos na declaração para integração com o sistema Guião do utilizador Departamento de Formação 2018-Q4 Contents O PRIMEIRO SERVIÇO PÚBLICO ONLINE! Document Nr: TM-(MZ)-[GIS]-TR-029P Page

Leia mais

Nota Padrão 01 Item CONDIÇÃO DE ENTREGA (Definir o INCOTERM da Importação preferencialmente na ordem apresentada a partir da NOTA 01 A adiante)

Nota Padrão 01 Item CONDIÇÃO DE ENTREGA (Definir o INCOTERM da Importação preferencialmente na ordem apresentada a partir da NOTA 01 A adiante) Nota Padrão 01 Item CONDIÇÃO DE ENTREGA (Definir o INCOTERM da Importação preferencialmente na ordem apresentada a partir da NOTA 01 A adiante) NOTA 01A - FCA TRANSPORTADOR A condição de entrega do material

Leia mais