UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE MANUAL DO ALUNO MESTRANDOS E DOUTORANDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE MANUAL DO ALUNO MESTRANDOS E DOUTORANDOS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROMOÇÃO DE SAÚDE MANUAL DO ALUNO MESTRANDOS E DOUTORANDOS Franca 2017

2 Reitora Profa. Dra. Ester Regina Vitale Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi Coordenador do Programa de Promoção de Saúde Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins Vice Coordenadora do Programa de Promoção de Saúde Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo Secretária de Pós-Graduação Stricto Sensu Sra. Adriana Pernambuco Montesanti Comissão de Pós Graduação (CPG) Membros do Programa Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins Coordenador do Programa Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo Vice Coordenadora do Programa Profa. Dra. Marisa Afonso Brunherotti Representante Docente do Mestrado Prof. Dr. Daniel dos Santos Representante Docente do Doutorado Corpo Docente Profa. Dra. Branca Maria de Oliveira Santos Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins Profa. Dra. Cléria Maria Lobo Bittar Prof. Dr. Daniel dos Santos Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo Profa. Dra. Maria Georgina Marques Tonello Profa. Dra. Marina Garcia Manochio Pina Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti Profa. Dra. Mônica de Andrade Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos Profa. Dra. Regina Helena Pires Prof. Dr. Salvador Bocalletti Ramos Lilian Cristina Gomes do Nascimento (Professora Colaboradora) Cynthia Cynthia Yukiko Hiraga (Professora Visitante)

3 MESTRADO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE Início do curso: 1999 Conceito 4 pela CAPES Curso com duração de 24 meses Aulas às sextas-feiras das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h e às quintas-feiras das 08h às 18h. Ato Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1077, de 31/08/2012 DOU nº 171, de 03/09/2012, Seção 1, p. 64, à vista do Parecer CNE/CES nº102/2011. Fundamento Legal: Resolução CNE/ CES nº 1 de 03/04/2001. DOUTORADO EM PROMOÇÃO DE SÁUDE Início do curso: 2011 Conceito 4 pela CAPES Curso com duração mínima de 36 meses e máxima de 48 meses Aulas às sextas-feiras das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h e às quintas-feiras das 08h às 18h. Ato Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 978, de 26/07/2012 DOU nº 145, de 27/07/2012, Seção 1, p. 9-10, à vista do Parecer CNE/CES nº244/2011. Fundamento Legal: Resolução CNE/ CES nº 1 de 03/04/2001. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS Área do Programa: Saúde e Biológicas Interdisciplinar Área de Concentração: Promoção de Saúde Linha de pesquisa - Políticas e Práticas em Promoção de Saúde. Projetos: 1. Esforço físico, nutrição e práticas terapêuticas em Promoção de Saúde. 2. Subsídios para a implementação de ações, políticas e avaliação de estratégias em Promoção de Saúde. 3. Formação profissional em Promoção de Saúde. Linha de pesquisa - Vulnerabilidade Social, Tecnologias e Promoção de Saúde. Projetos: 1. Fatores de proteção, risco e vulnerabilidade para grupos populacionais específicos. 2. Diagnóstico ambiental em saúde. 3. Promoção de saúde no trabalho 4. Uso da biodiversidade no desenvolvimento de tecnologias em saúde.

4 DISCIPLINAS Obrigatórias: 1. Promoção de Saúde: aspectos históricos e conceituais (3 créditos). 2. Políticas de Saúde do Brasil (3 créditos). 3. Ambiente e Promoção de Saúde (3 créditos). 4. Promoção de Saúde da Família (3 créditos). 5. Metodologia da Pesquisa Científica (6 créditos). 6. Ética e Integridade na Pesquisa Científica (2 créditos). 7. Seminários de Dissertação (2 créditos) - Somente para o Mestrado. 8. Seminários de Tese (2 créditos) - Somente para o Doutorado. Optativas: 1. Bioestatística (3 créditos). 2. Nutrição e Indicadores antropométricos (3 créditos). 3. Grupos Vulneráveis: gênero, corpo e sexualidade (2 créditos). 4. Grupos Vulneráveis: crianças e adolescentes (2 créditos). 5. Grupos Vulneráveis: idoso (2 créditos). 6. Esforço Físico, Metabolismo e Promoção da Saúde (3 créditos). 7. Fitoterapia na Promoção da Saúde (2 créditos) 8. Promoção da Saúde e Risco Ocupacional (2 créditos). 9. Práticas de enfrentamento ao uso abusivo do Álcool e outras Drogas (3 créditos). 10. Recursos Hídricos e sua relação com a Saúde (2 créditos). 11. Saúde da Pessoa com Necessidades Especiais (2 créditos). 12. Redação Científica (3 créditos). 13. Fontes de informação em Ciência e Tecnologia (1 créditos). O pós-graduando deverá se inscrever nas disciplinas obrigatórias e optativas através de formulário próprio e com assinatura do orientador. O aluno que desistir da disciplina em curso deverá solicitar o cancelamento da mesma, até um terço da disciplina já cursada, caso contrário será considerado reprovado. MESTRADO: exige-se o cumprimento de 32 créditos em disciplina. DOUTORADO: exige-se o cumprimento de 40 créditos em disciplinas.

5 FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO O aproveitamento em cada disciplina será avaliado através de provas e/ou seminários, trabalhos e projetos, bem como pela participação, interesse e demais instrumentos de avaliação considerados necessários, a critério dos professores. Será considerado aprovado em cada uma das disciplinas do Programa, o pósgraduando que, no prazo previsto cumprir cumulativamente as seguintes exigências: I - Alcançar o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades programadas para cada disciplina; II - Alcançar no mínimo o conceito C na avaliação de seu aproveitamento em relação aos conteúdos programáticos de cada disciplina: Faixas das Notas Conceito 10,0 8,5 A 8,4 7,5 B 7,4 6,5 C 6,4 4,0 D 3,9 0,0 E IMPORTANTE: Pós-graduando bolsista e taxista não poderá ter reprovação em disciplinas durante o curso. DOS CRÉDITOS Para o desenvolvimento das atividades do Programa, fixação de carga horária, sua distribuição entre as disciplinas e avaliação do desempenho discente, aplicar-se-á o sistema de créditos. O crédito é a convencional relação, trabalho-tempo, usada para medida da atividade escolar, cuja unidade corresponde ao trabalho exercido, em demanda da aprendizagem, durante o tempo de 15 (quinze) horas-aula. As demais atividades programadas e computadas, não incluídas no regime didático de créditos, serão desenvolvidas por meio de pesquisas levadas a termo pelo aluno, traduzindo-se na preparação para o Exame Geral de Qualificação e na elaboração e defesa pública da Dissertação ou Tese.

6 O pós-graduando do Mestrado e do Doutorado poderá aproveitar créditos em disciplinas, obtidos em outro programa recomendados pela CAPES, ou programas equivalentes da própria Universidade de Franca, a critério da Comissão de Pós- Graduação (CPG), com prévia aprovação do Colegiado do Programa. Os critérios para aproveitamento dos créditos, nos termos do parágrafo anterior, serão definidos pela CPG, ouvido o Orientador. Em caso de aproveitamento das disciplinas, o prazo para a defesa poderá ser antecipado em função do número de créditos aproveitados, sendo de no mínimo 36 meses a contar da época em que o aluno efetuou a matrícula no curso de doutorado e 24 meses para o curso de mestrado. MESTRADO: O MESTRANDO deverá cumprir um total de 82 créditos, da seguinte maneira: I - 32 (trinta e dois) créditos obtidos em disciplinas, sendo dividas em disciplinas obrigatórias e em disciplinas optativas, podendo ser computados até 04 (quatro) créditos em atividades científicas que tenha comprovada relação com o projeto de Dissertação, publicado em revistas nacionais ou internacionais indexadas; Créditos Atividades 01 (um) resumo apresentado/publicado em evento científico (como autor principal); 04 (quatro) trabalho completo publicado em revista nacional ou internacional Qualis A, B1 ou B2 (como primeiro autor), seguindo critérios da área interdisciplinar; 03 (três) trabalho completo publicado em revista nacional ou internacional Qualis A, B1 ou B2 (como co-autor), seguindo critérios da área interdisciplinar; 01 (um) participação em atividade de extensão recomendada pela coordenação do programa e aprovadas pelo COPAD. II 50 (cinquenta) créditos obtidos pela aprovação na defesa da Dissertação de Mestrado; Para a atribuição de créditos em atividades, o MESTRANDO deverá apresentar solicitação, instruída com os comprovantes apropriados. I - Requerimento solicitando a atribuição de créditos, instruído com cópia da separata e declaração do orientador de que o tema tem relação com o projeto de dissertação, no caso de trabalho completo. II - Requerimento solicitando a atribuição de créditos, instruído com autorização previamente concedida pela CPG, e com o certificado especificando a carga horária total e declaração do orientador de que o tema tem relação com o projeto de Dissertação, no caso de participação em estágios, cursos de extensão, especialização ou aperfeiçoamento.

7 DOUTORADO: O aluno deverá cumprir um total de 200 créditos, da seguinte maneira: I - 40 (quarenta) créditos obtidos em disciplinas, sendo distribuídas em disciplinas obrigatórias e em disciplinas optativas, podendo ser computados até 6 (seis) créditos em atividades científicas, que tenha comprovada relação com o projeto de Dissertação ou Tese, publicado em revistas nacionais ou internacionais indexadas; Créditos Atividades 01 (um) resumo apresentado/publicado em evento científico (como autor principal); 04 (quatro) trabalho completo publicado em revista nacional ou internacional Qualis A, B1 ou B2 (como primeiro autor), seguindo critérios da área interdisciplinar; 03 (três) trabalho completo publicado em revista nacional ou internacional Qualis A, B1 ou B2 (como co-autor), seguindo critérios da área interdisciplinar; 01 (um) participação em atividade de extensão recomendada pela coordenação do programa e aprovados pelo COPAD. II (cento e sessenta) créditos obtidos pela aprovação na defesa da TESE de DOUTORADO. Para a atribuição de créditos em atividades, o DOUTORANDO deverá apresentar solicitação, instruída com os comprovantes apropriados. I - Requerimento solicitando a atribuição de créditos, instruído com cópia da separata e declaração do orientador de que o tema tem relação com o projeto de Dissertação ou Tese, no caso de trabalho completo. II - Requerimento solicitando a atribuição de créditos, instruído com autorização previamente concedida pela CPG, e com o certificado especificando a carga horária total e declaração do orientador de que o tema tem relação com o projeto de Dissertação ou Tese, no caso de participação em estágios, cursos de extensão, especialização ou aperfeiçoamento. DOS PRAZOS MESTRADO: O Programa deverá ser concluído no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de matrícula até o depósito da Dissertação junto à Secretaria de Pós- Graduação.

8 Em caráter excepcional, a Comissão de Pós-Graduação CPG poderá conceder até 6 (seis) meses de prorrogação de prazo para conclusão dos trabalhos de pósgraduação, desde que o pedido seja acompanhado de justificativa do Orientador. DOUTORADO: O Programa deverá ser concluído no prazo mínimo de 36 (trinta e seis) meses, a partir da data de matrícula até o depósito da Tese junto à Secretaria de Pós-Graduação. Em caráter excepcional, a Comissão de Pós-Graduação CPG poderá conceder até 12 (doze) meses de prorrogação de prazo para conclusão dos trabalhos de pósgraduação, desde que o pedido seja acompanhado de justificativa do Orientador. SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira das 08h às 21h e aos sábados das 08h às 11h30. Tramitações, pedidos de bancas e documentos deverão ser solicitados à Secretaria com quinze dias de antecedência. Emissão de documentos A Unifran com o intuito de viabilizar o atendimento coloca a disposição via ÁREA DE ALUNO link: O sistema CAA on-line para o registro das solicitações antecipadas de documentos, impressão de boletos, etc. O acesso é via RGM e senha, ambos fornecidos no requerimento de matrícula, entregue no ato de sua matricula. Regulamento Geral da Pós-Graduação Disponível no site da Unifran: em REGULAMENTO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO. Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde Disponível no site da Unifran: content/uploads/2017/01/regulamento-mestrado-e-doutorado- Promo%C3%A7%C3%A3o-de-Sa%C3%BAde pdf em Apresetação Normas e Regulamentos.

9 Rematrícula É realizada na ÁREA DO ALUNO semestralmente. O período de abertura de rematrícula é divulgado pela secretaria de Pós-Graduação e consta no Requerimento de Matricula do aluno. Matrícula em disciplinas optativas A solicitação de matrícula em disciplinas optativas deverá ser feita em formulários próprios do programa, com antecedência mínima de uma semana, pessoalmente ou por . Em caso de desistência, a secretaria deverá ser informada. - s para contato: thercius.tasso@unifran.edu.br; ou adriana.montesanti@unifran.edu.br. Assessoria Financeira Assuntos referentes ao não recebimento via correio de boletos, pagamentos e assuntos relacionados serão tratados no Setor Financeiro com Anália. No portal do aluno há possibilidade da impressão de 2ª via do boleto e de negociação via cartão de crédito. - e tel. para contato: analia.tristao@unifran.edu.br - Tel. (16) Bolsistas CAPES Assuntos sobre repasse de bolsas e relatórios deverão ser tratados com Letícia. - e tel. para contato: letticia.dias@unifran.edu.br Tel Outras informações Atualização de endereço, telefone e via ÁREA DO ALUNO: é de extrema importância, pois os contatos, atualização de cronograma entre outros serão feitos, na maioria dos casos, por . Em caso de desistência do curso, desistência de disciplinas, pedidos de trancamentos e outros deverão ser solicitados na Secretaria os documentos próprios a serem preenchidos com anuência do orientador e coordenador, observando as normas regulamentares do Regulamento Geral da Pós-Graduação. Segundo a Seção VII do Regulamento Geral da Pós-Graduação, o pósgraduando, tanto Mestrado quanto de Doutorado será desligado do programa dentro de 90 dias, previamente informado por carta, se ocorrer uma das seguintes hipóteses: I - A pedido do interessado; II - Reprovação pela 2ª (segunda) vez no Exame Geral de Qualificação; III - Reprovação pela 3ª (terceira) vez na prova de proficiência em língua estrangeira; IV - Se não efetuar a matrícula regularmente em cada ano, dentro dos prazos previstos no calendário escolar; V - Se não fizer o depósito da Dissertação ou Tese nos prazos estipulados pelo Regulamento Geral de Pós-Graduação.

10 COLEGIADO DO PROGRAMA CARGO Coordenador Vice-coordenadora Docente Docente Docente (suplente) Discente (titular) Discente (suplente) NOME Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo Profa. Dra. Marina Garcia Manochio Pina Profa. Dra. Marisa Afonso A. Brunherotti Profa. Dra. Jaqueline Lopes Damasceno A confirmar AGENDA DE REUNIÕES DO COLEGIADO DO PROGRAMA DATAS 02/03 12/04 03/05 14/06 02/08 13/09 04/10 09/11 06/12 COMISSÃO DE BOLSAS CARGO Coordenador Vice-coordenadora Docente Docente Discente Discente (suplente) NOME Prof. Dr. Carlos Henrique Gomes Martins Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo Profa. Dra. Branca Maria de Oliveira Santos Profa. Dra. Regina Helena Pires Nádia Camila Rodrigues Costa Caixeta Lucas Ribeiro Marques Campos de Oliveira

11 METAS OBRIGATÓRIAS PARA BOLSISTAS - MESTRADO 1º Ano 2º Ano - Cumprir 80% dos créditos. - Estágio de docência em disciplina na graduação na UNIFRAN - 60 horas. - Participação em um evento científico. - Participação em grupo de estudos ou projeto de extensão ou organização de evento científico na UNIFRAN. - Participação como ouvinte em uma banca de qualificação de mestrado ou doutorado. - Envio do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa. - Cumprir 20% dos créditos. - Participação em um evento científico com apresentação de um trabalho. - Participação em grupo de estudos ou projeto de extensão ou organização de evento científico na UNIFRAN. - Participação como ouvinte em uma banca de defesa de mestrado ou doutorado. - Qualificação da dissertação. - Submissão de um artigo científico referente ao tema da dissertação em periódico com Qualis na área Interdisciplinar. - Defesa da dissertação. METAS OBRIGATÓRIAS PARA TAXISTAS E ALUNOS REGULARES - MESTRADO 1º Ano 2º Ano - Cumprir 80% dos créditos. - Participação em um evento científico. - Participação como ouvinte em uma banca de qualificação de mestrado ou doutorado. - Envio do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa. - Cumprir 20% dos créditos. - Participação em um evento científico com apresentação de um trabalho. - Participação como ouvinte em uma banca de defesa de mestrado ou doutorado. - Qualificação da dissertação. - Submissão de um artigo científico referente ao tema da dissertação em periódico com Qualis na área Interdisciplinar. - Defesa da dissertação.

12 METAS OBRIGATÓRIAS PARA BOLSISTAS - DOUTORADO 1º Ano 2º Ano 3º Ano - Cumprir 70% dos créditos. - Estágio de docência em disciplina na graduação na UNIFRAN - 60 horas. - Participação em um evento científico. - Participação em grupo de estudos ou projeto de extensão ou organização de evento científico na UNIFRAN. - Participação como ouvinte em uma banca de qualificação ou defesa de doutorado. - Envio do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa. - Estágio de docência em disciplina na graduação na UNIFRAN - 60 horas. - Cumprir 30% dos créditos. - Participação em um evento científico com apresentação de um trabalho. - Participação em grupo de estudos ou projeto de extensão ou organização de evento científico na UNIFRAN. - Participação como ouvinte em uma banca de qualificação ou defesa de doutorado. - Submissão de um artigo científico referente ao tema da tese em periódico com Qualis na área Interdisciplinar. - Qualificação da tese. - Participação em um evento científico com apresentação de um trabalho. - Participação em: grupo de estudos ou projeto de extensão ou organização de evento científico - UNIFRAN. - Participação como ouvinte em uma banca de defesa de doutorado. - Submissão de um artigo científico referente ao tema da tese em periódico com Qualis na área interdisciplinar. - Defesa da tese. METAS OBRIGATÓRIAS PARA TAXISTAS E ALUNOS REGULARES - DOUTORADO 1º Ano 2º Ano 3º Ano - Cumprir 70% dos créditos. - Participação em um evento científico. - Participação como ouvinte em uma banca de qualificação ou defesa de doutorado. - Envio do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa. - Cumprir 30% dos créditos. - Participação em um evento científico com apresentação de um trabalho. - Participação como ouvinte em uma banca de qualificação ou defesa de doutorado. - Submissão de um artigo científico referente ao tema da tese em periódico com Qualis na área Interdisciplinar. - Qualificação da tese. - Participação em um evento científico com apresentação de um trabalho. - Participação como ouvinte em uma banca de defesa de doutorado. - Submissão de um artigo científico referente ao tema da tese em periódico com Qualis na área interdisciplinar. - Defesa da tese.

UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE MANUAL DO ALUNO MESTRANDOS E DOUTORANDOS

UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE MANUAL DO ALUNO MESTRANDOS E DOUTORANDOS UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROMOÇÃO DE SAÚDE MANUAL DO ALUNO MESTRANDOS E DOUTORANDOS Franca 2016 Reitora Profa. Dra. Ester Regina Vitale Pró-Reitora de Pesquisa

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado-

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- URCA UEPB MANUAL DO PPGEtno Recife, 2016 1 O que é o PPGEtno? O Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), vinculado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO - CIÊNCIA ANIMAL MANUAL DO ALUNO FRANCA

UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO - CIÊNCIA ANIMAL MANUAL DO ALUNO FRANCA UNIVERSIDADE DE FRANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO - CIÊNCIA ANIMAL MANUAL DO ALUNO FRANCA 2017/2018 Reitora Profa. Dra. Ester Regina Vitale Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGFilo), vinculado à Escola de Humanidades da Pontifícia

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB RESOLUÇÃO Nº 05/2015 - PPGCAMB Estabelece o regime didático para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais PPGCAMB. O Colegiado

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estabelece Normas para a defesa de Dissertação de Mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA 1.1. Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador,

Leia mais

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em História Regulamento Capítulo I Da Atribuição

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA 1) Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS Novembro de 2015 DA

Leia mais

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA 1) Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada semestre

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,

Leia mais

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de 20-12-2001 O Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras, reger-se-á

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA Estabelece o regime didático para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MESTRADO E DOUTORADO TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2017 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva Faculdade de Medicina / USP Departamento de Medicina Preventiva Secretaria de Pós-Graduação Av. Dr. Arnaldo, 455-2º

Leia mais

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução nº 12/2008, do Conselho de Pesquisa e Pós- Graduação da UFU;

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução nº 12/2008, do Conselho de Pesquisa e Pós- Graduação da UFU; NORMA REGULAMENTAR Nº 03/2013 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - PPQUI Estabelece critérios para Exames de Qualificação e Defesas de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado do Programa de

Leia mais

TITULO I Do Programa

TITULO I Do Programa Resolução Unesp nº 71, de 11/05/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara TITULO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA

MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA MANUAL - ALUNO REGULAR DO PPGEA Prezados alunos, este manual foi elaborado para ajudá-los a sanar as dúvidas mais frequentes em relação aos procedimentos utilizados no PPGEA. As orientações apresentadas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB RESOLUÇÃO Nº 05/2015 - PPGCAMB Estabelece o regime didático para o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências Ambientais PPGCAMB. O Colegiado

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA SAÚDE MENTAL I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, suplente do coordenador, um docente credenciado no programa e respectivos suplentes,

Leia mais

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 REITORIA Resolução Unesp-32, de 2-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Aquicultura, Cursos

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista o deliberado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2018 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Leia mais

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ O aluno do Curso de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação de Mestrado

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

Normas Específicas do Programa de Oceanografia

Normas Específicas do Programa de Oceanografia Normas Específicas do Programa de Oceanografia I Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa Único, a CCP corresponde à CPG. II Critérios de Seleção: Os documentos necessários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE DA PRPPG/UFVJM O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal

Leia mais

Resolução Unesp-14, de

Resolução Unesp-14, de Resolução Unesp-14, de 10-2-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Linguística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,da Faculdade de Ciências e Letras do Campus

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas,

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Diário Oficial Poder Executivo Seção I dia 26.08.2011 pag. 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-34, de 25-8-2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas,

Leia mais

Os alunos não bolsistas que realizarem Estágio de Docência na Graduação terão os créditos aproveitados para as disciplinas optativas.

Os alunos não bolsistas que realizarem Estágio de Docência na Graduação terão os créditos aproveitados para as disciplinas optativas. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINAS INGRESSANTES A PARTIR DE 2013 Para conclusão dos níveis de Mestrado e Doutorado o aluno deverá completar a carga

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA.

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA Campus Samambaia, Cx. Postal 131, CEP: 74001-970 - Fone/Fax (62) 3521-1203/1190

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente

Leia mais

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017

Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 Normas e Procedimentos Internos de Funcionamento do PPGE 2017 As Normas e procedimentos a seguir visam complementar o Regulamento interno do programa em vigor a partir de 2017. Omissões e alterações serão

Leia mais

Regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em nível de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná. Título I Objetivos

Regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em nível de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná. Título I Objetivos Regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em nível de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná Título I Objetivos Art 1º. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia, em nível de Mestrado, visa

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO Nº 001/2013 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Regulamenta

Leia mais

Estabelece critérios para cumprimento de créditos em disciplinas, aproveitamento de créditos em disciplinas e atividades complementares

Estabelece critérios para cumprimento de créditos em disciplinas, aproveitamento de créditos em disciplinas e atividades complementares INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DE 10 DE ABRIL DE 2012. Estabelece critérios para cumprimento de créditos em disciplinas, aproveitamento de créditos em disciplinas

Leia mais

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP 1 NORMAS DO PROGRAMA IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA DA FMRP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída por 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes que sejam orientadores credenciados

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2015, DE 02 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 001/2015, DE 02 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 001/2015, DE 02 DE MARÇO DE 2015. ALTERA PORTARIA Nº 009/2013, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2013 QUE DISPÕE SOBRE CRITÉRIOS PARA COMPOSIÇÃO DE BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E DEFESAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração e, para os cursos de Tecnologia na Área de Gestão

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente, 2 docentes credenciados no programa e

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA RESOLUÇÃO NORMATIVA PPGBIOTEC 04/2016 NORMAS DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA Normas estabelecidas pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGMCS)

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGMCS) MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGMCS) MANUAL DO PÓS-GRADUANDO PPGMCS Tem por objetivo orientar os alunos que realizam curso de Mestrado ou Doutorado

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Licenciatura em Pedagogia Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia da FAPPES Faculdade Paulista

Leia mais

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA Estabelece procedimentos para Defesa da Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental -. O Colegiado do (PPGEA) da,, no uso de suas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2016 - PPGPI Estabelece critérios para aproveitamento de créditos, equivalência de disciplinas e cumprimento de atividades extracurriculares para os cursos de mestrado e doutorado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 65/2015 Altera o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Linguística, em nível

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa Culturas e Identidades Brasileiras é a própria Comissão

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 012, de 13 de julho de 2014. Dispõe sobre o instrumento de Atividades Complementares conforme item c do inciso I dos Artigos 3º e 4º do Regulamento do Programa São consideradas Atividades

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de 15-7-2011 2011,, alterada pela Resolução Unesp-52 de 02-06 06-2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição,

Leia mais

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), vinculado

Leia mais

GUIA DO ALUNO DO PGCEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERAIS

GUIA DO ALUNO DO PGCEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERAIS GUIA DO ALUNO DO PGCEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERAIS GUIA DO ALUNO Seja bem vindo o Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais Aqui você encontrará dicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - O Programa

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração da FAPPES Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

2º Alunos em regime de tempo parcial não poderão receber bolsas.

2º Alunos em regime de tempo parcial não poderão receber bolsas. RESOLUÇÃO N 03/2018 PPGEEL Dispõem sobre o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Engenharia Elétrica que complementa o Regimento Geral da Pós-Graduação stricto sensu. O Coordenador

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de em Engenharia Mecânica é constituída

Leia mais

1. APÊNDICE A Normas do Programa

1. APÊNDICE A Normas do Programa 1. APÊNDICE A Normas do Programa I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) II. Critérios de Seleção III. Prazos IV. Créditos Mínimos V. Língua Estrangeira VI. Disciplinas VII. Cancelamento

Leia mais

MANUAL PRÁTICO PPGBAA

MANUAL PRÁTICO PPGBAA MANUAL PRÁTICO PPGBAA BELÉM 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGROPECUÁRIA AUTORES DESSE

Leia mais

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL N.º 001/2017 O COORDENADOR DO (MPEJA), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa

Leia mais

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FCHS UNESP CAMPUS DE FRANCA Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Cursos Mestrado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL Resolução Nº 04/2014 EMENTA: Aprova e Regulamenta as regras composição da Tese e sua defesa no Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. O COLEGIADO DO CURSO, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIARA UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA ÁREA: EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE ENSINO, GESTÃO E INOVAÇÃO NÍVEL: MESTRADO PROFISSIONAL

UNIARA UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA ÁREA: EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE ENSINO, GESTÃO E INOVAÇÃO NÍVEL: MESTRADO PROFISSIONAL UNIARA UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA ÁREA: EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE ENSINO, GESTÃO E INOVAÇÃO NÍVEL: MESTRADO PROFISSIONAL REGULAMENTO SUMÁRIO TÍTULO I - DO PROGRAMA... 1 TÍTULO

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE MESTRADO EDITAL Nº 03/2016 ProDiC - UNEAL

SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE MESTRADO EDITAL Nº 03/2016 ProDiC - UNEAL ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DINÂMICAS TERRITORIAIS E CULTURA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS,

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS TÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º Este regulamento se

Leia mais

REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROMOÇÃO DA SAÚDE PPGPS MESTRADO/DOUTORADO ACADÊMICO

REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROMOÇÃO DA SAÚDE PPGPS MESTRADO/DOUTORADO ACADÊMICO REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROMOÇÃO DA SAÚDE PPGPS MESTRADO/DOUTORADO ACADÊMICO SUMÁRIO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS... 2 CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA... 2 CAPITULO

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DIREITO DA SAÚDE: DIMENSÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS

REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DIREITO DA SAÚDE: DIMENSÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS REGIMENTO Recomendado pela PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DIREITO DA SAÚDE: DIMENSÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS O Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Saúde: Dimensões

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE O Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa (CGA), no uso das atribuições que lhe confere o Art. 49 do Estatuto e Art. 8º do Regimento Geral da

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO

PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO Programas de pós-graduação: 10 programas - Engenharia Hidráulica e Saneamento - Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - Engenharia Elétrica - Engenharia

Leia mais

COMUNICADO. Das Normas

COMUNICADO. Das Normas COMUNICADO Edital de Abertura de Inscrições para a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - para o 1º semestre de 2018. O Museu de Arqueologia e Etnologia

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - USP

Escola de Engenharia de São Carlos - USP Escola de Engenharia de São Carlos - USP Programa de Pós-Graduação em Geotecnia NORMAS INTERNAS VIGENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS USP. MESTRADO E

Leia mais