O mais simples dos defeitos pontuais é a lacuna. Posição atômica na qual falta um átomo; Todo sólido cristalino contém lacunas; Aumento da entropia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O mais simples dos defeitos pontuais é a lacuna. Posição atômica na qual falta um átomo; Todo sólido cristalino contém lacunas; Aumento da entropia."

Transcrição

1

2 O mais simples dos defeitos pontuais é a lacuna Posição atômica na qual falta um átomo; Todo sólido cristalino contém lacunas; Aumento da entropia.

3 O número de lacunas em equilíbrio depende da temperatura N = nº total de sítios atômicos; Q = energia para formação de uma lacuna; T = temperatura em ºK; k = constante de Bolztman Número de lacunas aumenta exponencialmente em função da temperatura.

4 Átomo que se encontra comprimido em um sítio intersticial Ocorrem em quantidade significativamente menor que as lacunas

5 Presentes em todos metais máximo de 99,9999% de pureza Ligas átomos de impurezas intencionalmente adicionados para conferir características específicas Adição de átomos solução sólida

6 Átomos do soluto são adicionados no solvente sem formar uma nova estrutura Defeitos pontuais devido a presença de impurezas Substitucional Intersticial

7 Fator do tamanho atômico Pequena diferença entre os tamanhos atômicos Estrutura Cristalina Ambos metais devem ter a mesma estrutura cristalina Eletronegatividade Quanto maior a diferença maior a probabilidade de formar um composto metálico Valência Maior tendência de dissolver outro de maior valência

8 Materiais metálicos com fator de empacotamento alto tem posições intersticiais pequenas Diâmetro atômico da impureza intersticial tem que ser pequeno Quantidade inferior a 10% Átomos de impurezas geralmente são maiores que os vazios Induzem deformações

9 IMPUREZAS NAS CERÂMICAS CERÂMICAS DEFINIÇÃO: Cerâmicas são compostos entre elementos metálicos e não-metálicos: eles são muito frequentemente óxidos, nitretos e carbetos. A larga faixa de materiais que caem dentro desta classificação inclui cerâmicas que são compostas de minerais de argilas, cimento e vidro (CALLISTER, 2011); IMPUREZAS: Átomos de impureza podem formar soluções sólidas em materiais cerâmicos da mesma forma que em metais (CALLISTER, 2011); Essas soluções podem ser tanto substitucional quanto intersticial (CALLISTER, 2011);

10 IMPUREZAS NAS CERÂMICAS Intersticial: o raio iônico da impureza deve ser relativamente pequeno em comparação com o ânion (CALLISTER, 2011); Substitucional: Este tipo de solução sólida em materiais cerâmicos se dá quando há similaridade de carga entre os cátions e ânions da estrutura e as impurezas; ou seja, uma impureza substitucional irá substituir um íon hospedeiro que seja mais semelhante a ela no aspecto elétrico (CALLISTER, 2011) EXEMPLO: no cloreto de sódio, íons de impureza Ca 2+ e O 2-, eles provavelmente substituiriam os íons Na + e Cl -, respectivamente.

11 IMPUREZAS NAS CERÂMICAS Solubilidade sólida apreciável de impureza substitucional: o tamanho e a carga iônica da impureza devem ser muito próximos daqueles dos íons hospedeiros; Íon de impureza com carga diferente do hospedeiro: o cristal deve compensar para que a eletroneutralidade seja mantida. Um meio de realizar isto é pela formação de defeitos de rede - vacâncias ou intersticiais de ambos os tipos de íons (CALLISTER, 2011) EXEMPLO DE IMPUREZAS EM CERÂMICAS: Pequenas adições de íons de cobalto, cromo, cobre, manganês e ferro causam grandes mudanças de cor em vidros.

12 IMPUREZAS NAS CERÂMICAS Figura 01 Apresentações das formas de impurezas.

13 DEFEITO: É uma imperfeição ou um "erro" no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. Podem envolver uma irregularidade: na posição dos átomos; no tipo de átomos. O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado.

14 DEFEITOS NOS POLÍMEROS DEFINIÇÃO: Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (monômeros - que é um pequeno segmento de uma cadeia, que consiste em moléculas de carbono e hidrogênio, entre outras.); São normalmente combinações de elementos orgânicos, como o Carbono, Hidrogênio além de outros materiais não metálicos.

15 DEFEITOS NOS POLÍMEROS DEFEITOS: Os defeitos nos polímeros são diferentes dos metais, isso devido as macromoléculas, e à natureza do estado cristalino polimérico (BERTUCCIO et. al, 2012). Defeitos são detectados em lacunas, átomos intersticiais, átomos/íons de impureza e grupos átomos/íons como intersticiais na região cristalina (BERTUCCIO et. al, 2012). Podem ser também: defeitos nas cadeias, cadeias pendentes ou soltas, assim como discordâncias (BERTUCCIO et. al, 2012).

16 DEFEITOS PLANOS OU INTERFACIAIS Envolvem fronteiras (defeitos em duas dimensões) e normalmente separam regiões dos materiais de diferentes estruturas cristalinas ou orientações cristalográficas. 1.Superfície externa; 2.Contorno de grão; 3.Maclas ou Twins; 4.Defeitos interfaciais diversos (empilhamento).

17 É um tipo de defeito pontual de uma estrutura de cristal; Envolve um par composto por uma lacuna catiônica e uma lacuna aniônica; É formado pela remoção de um cátion e de um ânion do interior do cristal, seguido pela colocação de ambos os íons em uma superfície externa;

18 Representações esquemáticas de lacunas catiônicas e aniônicas e de um cátion intersticial

19 É um tipo de defeito pontual de uma estrutura de cristal; Envolve um par composto por uma lacuna catiônica e uma cátion intersticial; É formado quando um cátion deixa seu lugar na estrutura, criando uma lacuna e ocupando um espaço intersticial; Também pode ser chamado de par de Frenkel ou desordem de Frenkel;

20 Diagrama esquemático mostrando defeitos de Frenkel e Schottky em sólidos iônicos

21 DEFEITO DE FRENKEL Sólidos iônicos com grande diferença de tamanho entre cátions e ânions; Exemplos: ZnS, AgCl, AgBr, Agl; DEFEITO DE SCHOTTKY Compostos altamente iônicos; Compostos altamente organizados; Compostos onde existe uma pequena diferença de tamanho entre cátions e ânions; Exemplos: NaCl, KCl, KBr, CsCl, AgCl.

22 DEFEITO DE FRENKEL Não afeta a densidade do sólidos pois envolve apenas a migração de íons dentro do cristal, então preservam tanto o volume quanto a massa; DEFEITO DE SCHOTTKY O número total de íons em um cristal com esse defeito é menor que o valor teórico de íons, então a densidade deste sólido é menor que o normal;

23 1.DEFEITOS NA SUPERFÍCIE EXTERNA Um dos contornos mais óbvios; Na superfície os átomos não estão completamente ligados; O estado de energia dos átomos na superfície é maior que no interior do cristal; Os materiais tendem a minimizar está energia A energia superficial é expressa em unidades de energia por unidade de área (erg/cm 2 ou J/m 2 ).

24 2.CONTORNO DE GRÃO Corresponde à região que separa dois ou mais cristais de orientação diferente; No interior de cada grão todos os átomos estão arranjados segundo um único modelo e única orientação, caracterizada pela célula unitária. Fonte: Costa E.M. IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Notas de aula - PUC-RS.

25 2.CONTORNO DE GRÃO Há um empacotamento ATÔMICO menos eficiente; Há uma energia mais elevada; Favorece a nucleação de novas fases (segregação); Favorece a difusão; O contorno de grão ancora o movimento das discordâncias.

26 CONTORNO DE PEQUENO ÂNGULO Ocorre quando a desorientação dos cristais é pequena; É formado pelo alinhamento de discordâncias Ângulo de desalinhamento Contorno de grão de alto ângulo Contorno de grão de baixo ângulo Ângulo de Fonte: Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução Callister, JR., William D., 1940.

27 3.MACLAS OU CRISTAIS GÊMEOS É um tipo especial de contorno de grão; Os átomos de um lado do contorno são imagens especulares dos átomos do outro lado do contorno; A macla ocorre num plano definido e numa direção específica, dependendo da estrutura cristalina. Fonte: Costa E.M. IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Notas de aula - PUC-RS.

28 3.MACLAS OU CRISTAIS GÊMEOS O seu aparecimento está geralmente associado com A PRESENÇA DE: tensões térmicas e mecânicas; Impurezas; Etc. Fonte: Costa E.M. IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Notas de aula - PUC-RS.

29 4.Defeitos interfaciais diversos (empilhamento). Corresponde a interrupção de uma seqüência regular de empacotamento de planos em uma rede cristalina. Fonte: Costa E.M. IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Notas de aula - PUC-RS. As falhas de empacotamento são encontradas em metais CFC quando existe uma interrupção na sequencia de empilhamento ABABAB.

30 É um defeito linear ou unidimensional em torno do qual alguns átomos estão desalinhado. (Callister, 2011)

31 É uma porção extra de um plano de átomos, ou semi plano, cuja aresta termina no interior do cristal. (Callister, 2011). Representação esquemática de um defeito linear do tipo discordância em aresta.

32 A discordância em aresta está centralizada em torno de uma linha definida ao longo da extremidade do semi plano adicional de átomos, conhecida como a linha da discordância. A discordância em aresta pode ser representada pelo símbolo ( ), que também indica a posição da linha da discordância. Também pode ser formada por semi plano adicional de átomos que esteja incluído na fração inferior do cristal, sendo, neste caso representada pelo símbolo ( ). Dpto de Ciência dos Materiais e Metalurgia PUC Rio Disponível:

33 Considerada como a consequência da tensão de cisalhamento que aplicada para produzir a distorção. (Callister, William D,.1940). Representação esquemática de um defeito linear do tipo discordância em espiral.

34 A distorção atômica associada com uma discordância em espiral também é linear ao longo da linha da discordância e está associada com a trajetória helicoidal que é traçada em torno da sua linha pelos planos atômicos; O símbolo discordância; é usado para designar este tipo de Na discordância em espiral, a linha da discordância, a direção do cisalhamento e o vetor de Burgers são paralelos Dpto de Ciência dos Materiais e Metalurgia PUC Rio Disponível:

35 Formação de discordância por cisalhamento: a linha da discordância, D, se expande pelo cristal até que o deslizamento se complete. Dpto de Ciência dos Materiais e Metalurgia PUC Rio Disponível:

36 As discordâncias encontradas nos materiais cristalinos provavelmente não saem puramente arestas ou puramente espiral, mas exibirão componentes de ambos os tipos, denominadas mistas. (Callister, William D,.1940). Discordância mista (caráter simultâneo de aresta e espiral).

37 Efeito de deformação da rede cristalina provocada por discordância mista. Dpto de Ciência dos Materiais e Metalurgia PUC Rio Disponível:

38 A magnitude e a direção da distorção da rede associada a uma discordância são expressadas em termos de um vetor de Burgers. (Callister, 2011).

39 Para materiais metálicos, o vetor de Burgers irá apontar para uma direção cristalograficamente compacta e terá uma magnitude igual ao espaçamento interatômico; Determinação do vetor de Burgers em cristal perfeito (a) e em cristal na presença de discordância (b). Dpto de Ciência dos Materiais e Metalurgia PUC Rio Disponível:

40 Na discordância em aresta, a linha da discordância e o vetor de Burgers são perpendiculares. Dpto de Ciência dos Materiais e Metalurgia PUC Rio Disponível:

41 DETERMINAÇÃO DO TAMANDO DO GRÃO O tamanho do grão d e metais policristalinos é importante, já que a superfície dos contornos entre os grãos tem um efeito importante em muitas propriedades dos metais, especialmente na resistência mecânica. Em temperaturas baixas (inferiores a cerca de metade da temperatura absoluta de fusão), a região do contorno provoca um aumento da resistência mecânica dos metais, porque sob tensão dificulta o movimento das discordâncias. Em temperaturas elevadas pode ocorrer o escorregamento ao longo dos contornos e estes se tornam regiões vulneráveis nos metais policristalinos.

42 O tamanho do grmétodo de interseção: Uma série de segmentos de linhas retos (todos com o mesmo comprimento) são desenhados sobre uma microfotografia. O comprimento da linha é dividido pelo número médio de interseções de grãos por linha. O diâmetro médio do grão é tomado como sendo esse resultado dividido pela ampliação da fotomicrografia.

43

44 Na tabela abaixo, indicam-se os números de tamanho de grão, assim como o número de grãos por pol², numa ampliação de 100X, e o número de grãos por mm², com uma ampliação de 1X. Em geral, um material pode ser classificado como grosseiro quando n < 3, de grão médio, 4 < n < 6; de grão refinado, 7 < n < 9, e com grão ultrafino, n > 10

45 Na figura abaixo, mostram-se exemplos do tamanho de grão de amostras de chapa de aço de baixo teor de carbono:

46 Exercício Fez-se a determinação do tamanho de grão ASTM, em uma fotomicrografia de um metal com uma ampliação de 100X. Se existirem 64 grãos por polegada quadrada, qual é o número ASTM de tamanho de grão do metal? N = 2 n-1 N = número de grãos por polegada quadrada em 100X n = número de tamanho de grão ASTM 64 grãos/pol² = 2 n-1 log 64 = (n 1)(log 2) 1,806 = (n 1)(0,301) n = 7

47 Exercício Se existem 60 grãos por polegada quadrada, em uma fotomicrografia de um metal obtida com uma ampliação de 200X, qual é o número ASTM de tamanho de grão do metal? Se com uma ampliação de 200X existem 60 grãos por polegada quadrada, com uma ampliação de 100X, teremos: log 240 = (n 1)(log 2) 2,380 = (n 1)(0,301) n = 8,91 A razão entre as ampliações tem de ser elevada ao quadrado, porque estamos interessados no número de grãos por polegada quadrada.

48 Para uma liga que contém dois átomos hipotéticos identificados como 1 e 2, a concentração do átomo 1 em %p é dada por: Onde: C m m m C 1 Concentração do átomo 1 m 1 + m 2 massa dos elementos 1 e 2 m 1 massa dos elementos 1 e 2 1 2

49 A base para os cálculos é o número de mols de um elemento em relação ao número total de mols de todos os elementos de uma liga, é dado por: m Onde: m 1 massa (em gramas) A 1 peso atômico n m 1 A 1' 1

50 A Concentração para o elemento 1 em termos da porcentagem atômica em uma liga contendo os átomos dos elementos 1 e 2, é definida por: n C m1 1' nm 1 nm2 100 Onde: n m1 número de mols

51 Para converter a % em peso em % atômica, em elementos hipotéticos 1 e 2, as expressões de conversões são: C C A 1 2 1' C1 A2 C2A1 100 C C A 1' 1 1 C1' A1 C2' A2 100 C C A 2 1 2' C1 A2 C2A1 100 C C A 2' 2 2 C1' A1 C2' A2 100

52 Uma vez que estamos considerando apenas dois elemementos, os cálculos envolvendo as equações anteriores podem ser simplificados quando se observa que: C C 1 1' C 2 C 2'

53 As concentrações em termos dessa base serão representadas com a utilização ode duas linhas (isto é C 1 e C 2), e as equações relevantes são as seguintes: Onde: massa específica (ρ) g/cm³ " 1 10 C C C C " 2 10 C C C C

54 A massa específica e o peso atômico de uma liga binária tendo sido dada a composição em termos ou da % em peso ou da % atômica: méd 100 C1 C2 1 2 méd C1' A C1' A C2' A C2' A Onde: massa específica (ρ méd )

55 A massa específica e o peso atômico de uma liga binária tendo sido dada a composição em termos ou da % em peso ou da % atômica: A méd 100 C1 C A A A méd C A1 C 100 1' 2' A2 Onde: Peso atômico (A méd )

56 Determine a composição, em porcentagem atômica, de uma liga com 97%p alumínio e 3%p cobre. Solução: Se representarmos as respectivas composições em porcentagem em peso como C al = 97 e C cu = 3, a substituição nas Equações: C1 A2 C1' A1 C1 ' 100 C1 100 C A C A C A C A ' 1 2' 2

57 a C mol g mol g mol g C A C A C A C C Al Al Al Cu Cu Al Cu Al Al 98,7% 100 ) / (3)(26,98 ) / (97)(63,55 ) / (97)(63, ' ' ' a C mol g mol g mol g C A C A C A C C Al Al Cu Al Al Cu Al Cu Cu 1,30% 100 ) / (97)(63,55 ) / (3)(26,98 ) / (3)(26, ' ' '

58 A Microscopia óptica, também denominada microscopia de luz, consiste em uma técnica de observação de objetos e sistemas com ampliações de algumas dezenas até milhares de vezes das dimensões físicas, tipicamente 10X a 1500X. O microscópio óptico mais simples consiste de duas lentes montadas em uma estrutura, com um suporte para anteparo do material a ser observado. O equipamento conta ainda com um sistema de iluminação, filtros, colimadores, e outras partes, no sentido de otimizar a qualidade da imagem obtida.

59 Existem diversas variações de modelos, com imagem por luz refletida (materiais opacos), luz transmitida (materiais translúcidos), imagem por fluorescência, dentre outras. A ampliação final de um microscópio óptico será o resultado do produto obtido pela ampliação da lente ocular pela objetiva, situando-se na faixa de ~40X a ~1000X.

60

61 A microscopia óptica utiliza as propriedades ondulatórias da radiação eletromagnética, principalmente na faixa de energia da luz visível. Alguns fenômenos de interação da radiação com a matéria são importantes, tais como: Absorção; Refração; Difração.

62 Na microscopia óptica, para materiais opacos à luz visível, apenas sua superfície é submetida à observação, sendo necessário o uso no modo de reflexão. Para que se possa fazer uma análise estrutural no material, é preciso realizar o processo de preparação das amostras previamente. As etapas do processo de preparação são formadas pela separação da amostra, embutimento, lixamento, polimento e ataque químico.

63 SOUZA, V.C.G; SAMPAIO H.S.; e TAVARES, M.M.L

64

65 Utiliza feixes de elétrons ao invés de radiação luminosa (microscópio óptico); Existem três tipos: De transmissão (MET): usado para a observação de cortes ultrafinos; De varredura (ou MEV): capaz de produzir imagens de alta ampliação para a observação de superfícies; De varredura por sonda (MVS): para visualização de átomos. FONTE: CONTEUDO, FONTE: CALLISTER e RETHWISCH, 2012.

66 A imagem é formada por um feixe de elétrons que passa através da amostra; Os contrastes na imagem são obtidos pelas diferenças na disperção ou difração do feixe produzidas entre os vários elementos da microestrutura ou defeitos; A amostra deve ser preparada na forma de uma folha muito fina, o que assegura a trans missão através da amostra de uma fração aprecíavel do feixe incidente. FONTE: CALLISTER e RETHWISCH, 2012

67 O feixe transmitido é projetado sobre uma tela fluorescente ou um filme fotográfico; Ampliações de até de vezes; Empregada no estudo das discordâncias. FONTE: CALLISTER e RETHWISCH, FONTE: CONTEUDO, 2014.

68 É uma versão mais recente; A superfície da amostra a ser examinada é varrida com um feixe de elétrons e o feixe de elétrons refletido (retroespalhado) é coletado e, então exibido na mesma taxa de varredura em um tubo de raios catódicos (semelhante a tela de uma TV); A superfície da amostra pode ou não estar polida e ter sido atacada quimicamente, porém deve ser condutora de eletricidade; um revestimento metálico superficial muito fino deve ser aplicado sobre materiais não condutores; FONTE: CALLISTER e RETHWISCH, 2012.

69 FONTE: DEDAVID et. al, 2007.

70 Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) FONTE: CONTEUDO, FONTE: DEDAVID et. al, 2007.

71 Esquema de componentes do MEV FONTE: DEDAVID et. al, 2007.

72 Ampliações variam de 10 a vezes; São também possíveis profundidades de campo muito grandes; Permitem análises qualitativas e semiquantitativas da composição elementar em áreas muito localizadas da superfície. O MEV é um aparelho que pode fornecer rapidamente informações sobre a morfologia e identificação de elementos químicos de uma amostra sólida. Sua utilização é comum em biologia, odontologia, farmácia, engenharia, química, metalurgia, física, medicina e geologia. FONTE: DEDAVID et. al, 2007.

73 Existem diversas variedades; Difere dos opticos e eletrônicos pelo fato de que nem a luz nem a elétrons são usados para formar uma imagem; O microscópio gera um mapa topográfico, um uma escala atômica, que é uma representação dos detalhes e das características da superfície da amostra que está sendo examinada. Emprega uma sonda minuscula de extremidade muito fina que é colocada muito próxima (distância em nanometros) da superfície da amostra. FONTE: CALLISTER e RETHWISCH, 2012.

74 Durante a varredura, a sonda sofre deflexões perpendiculares a esse plano, em resposta a interrações eletrônicas ou de outra natureza, entre a sonda e a superfície da amostra; Os movimentos da sonda no plano da superfície e para fora do plano são controlados por componentes cerâmicos piezelétricos; Adicionalmente, esses movimentos da sonda são monitorados eletronicamente e transferidos e armazenados em um computador, o que gera entao a imagem tridimensional da superfpície. FONTE: CALLISTER e RETHWISCH, 2012.

75 Análise na escala nanométrica; Ampliações de até 10 9 vezes; São geradas imagens tridimensionais ampliadas; Alguns MVS podem ser operados em diversos ambientes: vácuo, ar, líquidos; Permitem o exame da superfície dos materiais nos níveis atômicos e molecular; Alavancou a entrada na era dos nanomateriais. FONTE: CONTEUDO, FONTE: CALLISTER e RETHWISCH, 2012

76 CALLISTER, William D.; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, xxi, 817 p. DEDAVID, Berenice Anina; GOMES, Carmem Isse; MACHADO Giovanna. Microscopia Eletrônica De Varredura - Aplicações E Preparação De Amostras: Materiais Poliméricos, Metálicos E Semicondutores. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. EDIPUCRS. Porto Alegre, CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Microscópio eletrônico. Disponível em: < crosc%c3%b3pio_eletr%c3%b4nico>. Acesso em: 01 de maio de 2014

77 REFERÊCIAS BERTUCCIO, Antonio; MICHELLINE, Isadora; ROLLA, Lucas; ZAIDAN, Ludmila. Polímeros Estrutura. Trabalho Acadêmico Disponível em:< Acesso em março de JEDYN, Felipe. Materiais Não Metálicos. Aula 01: Revisão de Estrutura Atômica e Ligação Interatômica e Introdução aos Materiais Cerâmicos. Curitiba. Disponível em: < o_ceramicos_v02.pptx >. Acesso em março de 2014.

78 Referências Shackelford, James F. Introdução à ciência dos materiais para engenheiros / James F. Schackelford; tradução Daniel Vieira; revisão técnica Nilson C. Cruz. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Smith, Willian F.; Hashemi, Javad. Fundamentos de Engenharia e Ciência dos Materiais. Porto Alegre; AMGH Editora, Ciência dos Materiais Multimídia.

79 12/microscopia-optica-aplicada-ao-estudo.html pdf ipart_xf8ff_6_microscopia_otica.pdf SOUZA, V.C.G; SAMPAIO H.S.; e TAVARES, M.M.L. - Estudo por microscopia óptica e lupa das características mineralógicas e microestruturais do clínquer aplicado ao processo de moagem e qualidade do cimento - Rev. Esc. Minas vol.55 no.2 Ouro Preto - MG

4- IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS

4- IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS ASSUNTO 4- IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS - Defeitos pontuais - Defeitos de linha (discordâncias) - Defeitos de interface (grão e maclas) - Defeitos volumétricos (inclusões, precipitados) Eleani Maria da Costa

Leia mais

Introdução aos Materiais Imperfeições em Sólidos Metais DEMEC TM229 Prof Adriano Scheid

Introdução aos Materiais Imperfeições em Sólidos Metais DEMEC TM229 Prof Adriano Scheid Introdução aos Materiais Imperfeições em Sólidos Metais DEMEC TM229 Prof Adriano Scheid Introdução Os sólidos contém inúmeras imperfeições nas estruturas cristalinas e muitas propriedades são alteradas

Leia mais

IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS. Bento Gonçalves, 2014.

IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS. Bento Gonçalves, 2014. IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS Bento Gonçalves, 2014. O QUE É UM DEFEITO? É uma imperfeição ou um "erro" no arranjo cristalino dos átomos em um cristal. Podem envolver uma irregularidade: Na posição dos átomos

Leia mais

DEFEITOS CRISTALINOS

DEFEITOS CRISTALINOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais DEFEITOS CRISTALINOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º Semestre de 2005

Leia mais

AULA 04 IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Capítulo 04

AULA 04 IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Capítulo 04 AULA 04 IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Capítulo 04 1 IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS Estrutura perfeita no arranjo atômico, existe?? Material Cristalino 2 IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS 3 Imagem representagva de um plano

Leia mais

ESTADOS EXCITADOS: fonões, electrões livres

ESTADOS EXCITADOS: fonões, electrões livres Capítulo III.1 DEFEITOS (IMPERFEIÇÕES) NOS SÓLIDOS CRISTALINOS ESTADOS EXCITADOS: fonões, electrões livres DEFEITOS TRANSIENTES: fotões, electrões, neutrões tõ IMPERFEIÇÕES ESTRUTURAIS IMPORTÂNCIA DEFEITOS

Leia mais

Aula 5. Defeitos cristalinos

Aula 5. Defeitos cristalinos Aula 5 Defeitos cristalinos 1 DEFEITOS - Defeitos pontuais - Defeitos de linha (discordâncias) - Defeitos de interface (grão e maclas) - Defeitos volumétricos (inclusões, precipitados) 2 O QUE É UM DEFEITO?

Leia mais

DEFEITOS CRISTALINOS. Conceitos Gerais

DEFEITOS CRISTALINOS. Conceitos Gerais DEFEITOS CRISTALINOS Conceitos Gerais CAPA 1 CAPA 2 1 Defeitos atômicos usados para reduzir a emissão de poluentes 2 Conversor catalítico poluente é retido pelo material que tem esta capacidade em função

Leia mais

Aula 7: Cristais 0,0,1 1/2,1/2,1/2 0,0,0 0,1/2,0 0,1,0 1/2,1/2,0 1,0,0. Aula 7 - Profa. Adélia

Aula 7: Cristais 0,0,1 1/2,1/2,1/2 0,0,0 0,1/2,0 0,1,0 1/2,1/2,0 1,0,0. Aula 7 - Profa. Adélia Aula 7: Cristais Para poder descrever a estrutura cristalina é necessário escolher uma notação para posições, direções e planos As posições são definidas dentro de um cubo com lado unitário. 0,0,1 1/2,1/2,1/2

Leia mais

Ligações químicas e estrutura dos materiais

Ligações químicas e estrutura dos materiais Disciplina : - MFI Professores: Guilherme Ourique Verran - Dr. Eng. Metalúrgica Aula 02 Revisão de alguns conceitos fundamentais da Ciência dos Materiais Ligações químicas e estrutura dos materiais Conceitos

Leia mais

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS. Mestranda: Marindia Decol

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS. Mestranda: Marindia Decol ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS Mestranda: Marindia Decol Bibliografia Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 3, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos Materiais,

Leia mais

Fundamentos de Ciência e Engenharia de Materiais. DEFEITOS CRISTALINOS Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin

Fundamentos de Ciência e Engenharia de Materiais. DEFEITOS CRISTALINOS Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin Fundamentos de Ciência e Engenharia de Materiais DEFEITOS CRISTALINOS Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin Defeitos cristalinos Defeito cristalino: imperfeição do reticulado cristalino Classificação dos

Leia mais

IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS

IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS INTRODUÇÃO Ao estudar os materiais cristalinos, tem-se admitido que existe uma perfeita ordem em escala atômica Contudo esse tipo de sólido idealizado não existe, todos os materiais

Leia mais

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Princípio de Ciências dos Materiais Prof.: Luciano H. de Almeida

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Princípio de Ciências dos Materiais Prof.: Luciano H. de Almeida Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos Princípio de Ciências dos Materiais Prof.: Luciano H. de Almeida Conteúdo Programático 1. Introdução à ciência dos materiais 2. Ligação química

Leia mais

APONTAMENTOS PRIMEIRA PROVA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I

APONTAMENTOS PRIMEIRA PROVA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I APONTAMENTOS PRIMEIRA PROVA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Normalização na construção civil Normalizar: É padronizar atividades específicas e repetitivas. Normas técnicas: Documentos aprovados por instituições

Leia mais

Materiais e sua propriedades Aula 5

Materiais e sua propriedades Aula 5 Materiais e sua propriedades Aula 5 Prof a. Dr a. Vânia Trombini Hernandes Imperfeições nos sólidos cristalinos 2 º Q - 2017 Defeitos Cristalinos Até agora, ao estudar os materiais cristalinos, tem-se

Leia mais

Defeitos cristalinos. (monocristais) Ponto. Superfície

Defeitos cristalinos. (monocristais) Ponto. Superfície [7] Defeitos cristalinos 1> Ligações atômicas propriedades resistência teórica (monocristais) causa da discrepância > resistência experimental defeitos cristalinos Ponto Defeitos cristalinos Linha Superfície

Leia mais

Física dos Materiais

Física dos Materiais 4300502 1º Semestre de 2014 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Luiz C C M Nagamine E-mail: nagamine@if.usp.br Fone: 3091.6877 homepage: http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=10070

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais UNIDADE 6 DEFEITOS DO SÓLIDO CRISTALINO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais UNIDADE 6 DEFEITOS DO SÓLIDO CRISTALINO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais UNIDADE 6 DEFEITOS DO SÓLIDO CRISTALINO PMT 3110 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

Estrutura de Sólidos Cristalinos. Profa. Dra Daniela Becker

Estrutura de Sólidos Cristalinos. Profa. Dra Daniela Becker Estrutura de Sólidos Cristalinos Profa. Dra Daniela Becker Bibliografia Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 3, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos Materiais,

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: Ciências Agrárias e de Tecnologia DEPARTAMENTO: Engenharia de Materiais DISCIPLINA: Ciência

Leia mais

ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS

ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS Prof. Dr.: Anael Krelling 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade com que os seus átomos ou íons

Leia mais

ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS

ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS ESTRUTURA CRISTALINA E IMPERFEIÇÕES NOS SÓLIDOS Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade com que os seus átomos ou íons

Leia mais

MATERIAIS ELÉTRICOS - MEL

MATERIAIS ELÉTRICOS - MEL MATERIAIS ELÉTRICOS - MEL Unidade 1 Diagramas de Fases Roteiro da Aula Importância do Tema Revisão: impurezas nos sólidos Definições: componente, sistema, fase e equilíbrio Sistemas Unários e Binários

Leia mais

Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica

Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica Principais Tipos de Ligações Químicas Ligação iônica Ligação covalente Ligação metálica Iônicas Covalentes Metálicas Ligações químicas A maioria dos compostos situa-se dentro do triângulo Representações

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 6 1 (UNIDADE III INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DOS MATERIAIS)

LISTA DE EXERCÍCIOS 6 1 (UNIDADE III INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DOS MATERIAIS) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CENTRO DE ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA DISCIPLINA: QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA PROFESSOR: FREDERICO RIBEIRO DO CARMO Estrutura cristalina

Leia mais

TM229 - Introdução aos Materiais

TM229 - Introdução aos Materiais TM229 - Introdução aos Materiais 2009.2 Ana Sofia C. M. D Oliveira Introdução aos materiais O que determina o comportamento/propriedades dos materiais? Composição química e microestrutura Cada uma destas

Leia mais

A6 Estrutura não cristalina imperfeição: defeitos lineares, planares e em volume

A6 Estrutura não cristalina imperfeição: defeitos lineares, planares e em volume A6 Estrutura não cristalina imperfeição: defeitos lineares, planares e em volume Deslocações no KCl. O KCl é transparente e as deslocações (linhas brancas) foram decoradas com impurezas para as tornar

Leia mais

Principais Tipos de Ligações Químicas. Iônicas Covalentes Metálicas

Principais Tipos de Ligações Químicas. Iônicas Covalentes Metálicas Principais Tipos de Ligações Químicas Iônicas Covalentes Metálicas Principais Tipos de Ligações Químicas Ligações químicas A maioria dos compostos situa-se dentro do triângulo Representações de Lewis Numa

Leia mais

Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais. Profa. Daniela Becker

Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais. Profa. Daniela Becker Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, cap 1, 5ed.,

Leia mais

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker

Estrutura atômica e ligação interatômica. Profa. Daniela Becker Estrutura atômica e ligação interatômica Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, 5ed., cap 2, 2002. Shackelford, J.F. Ciências dos

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de 2014 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

UNIDADE 6 Defeitos do Sólido Cristalino

UNIDADE 6 Defeitos do Sólido Cristalino UNIDADE 6 Defeitos do Sólido Cristalino 1. Em condições de equilíbrio, qual é o número de lacunas em 1 m de cobre a 1000 o C? Dados: N: número de átomos por unidade de volume N L : número de lacunas por

Leia mais

Sugestões de estudo para a P1

Sugestões de estudo para a P1 Sugestões de estudo para a P1 1) Considere a curva de energia potencial da ligação entre dois átomos (E) apresentada ao lado, e as três afirmações a Seguir: I. Na distância interatômica r o as forças de

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de 2014 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de 2015 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

10 testes - GABARITO. Estrutura Atômica e Ligação Interatômica

10 testes - GABARITO. Estrutura Atômica e Ligação Interatômica 10 testes - GABARITO Estrutura Atômica e Ligação Interatômica 1) Calcule o número de átomos de Cu em um cilindro de cobre maciço com 1 m de altura e 1 m de diâmetro. densidade do Cu = 8,9 g/cm ; massa

Leia mais

CTM P OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar. VOCÊ DEVE ESCOLHER APENAS 5 QUESTÕES PARA RESOLVER.

CTM P OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar. VOCÊ DEVE ESCOLHER APENAS 5 QUESTÕES PARA RESOLVER. Nome: Assinatura: CTM P1 2014.2 Matrícula: Turma: OBS: Esta prova contém 7 páginas e 6 questões. Verifique antes de começar. VOCÊ DEVE ESCOLHER APENAS 5 QUESTÕES PARA RESOLVER. VOCÊ DEVE RISCAR NA TABELA

Leia mais

Estruturas dos Materiais

Estruturas dos Materiais Sumário Conceitos 1 Constituição de um átomo.......................... 1 Propriedade dos átomos........................... 1 Ligações químicas 2 Ligações Primárias............................... 2 Ligação

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Engenharia de Materiais Disciplina: Ciência dos Materiais 1. Imperfeições nos sólidos

Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Engenharia de Materiais Disciplina: Ciência dos Materiais 1. Imperfeições nos sólidos Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Engenharia de Materiais Disciplina: Ciência dos Materiais 1 Imperfeições nos sólidos 1º semestre / 2016 Imperfeições nos Sólidos ASSUNTOS ABORDADOS...

Leia mais

Professora: Daniela Becker Mestranda: Jéssica de Aguiar

Professora: Daniela Becker Mestranda: Jéssica de Aguiar Professora: Daniela Becker Mestranda: Jéssica de Aguiar JOINVILLE SC BRASIL 2016 Estruturas Cerâmicas São compostas por pelo menos dois elementos; Em geral são mais complexas do que a dos metais; Ex.:

Leia mais

Introdução a Engenharia e Ciência dos Materiais

Introdução a Engenharia e Ciência dos Materiais Introdução a Engenharia e Ciência dos Materiais Estrutura Cristalina Prof. Vera L Arantes 2014 25/3/2014 ESTRUTURA CRISTALINA 2 ARRANJO ATÔMICO Por que estudar? As propriedades de alguns materiais estão

Leia mais

Aula 02 (Revisão): Ligação Química e Estruturas Cristalinas

Aula 02 (Revisão): Ligação Química e Estruturas Cristalinas Aula 02 (Revisão): Ligação Química e Estruturas Cristalinas Prof. Dr. André Luiz Molisani Curso de Engenharia de Materiais e-mail: andre.molisani@fsa.br 2017 1 MATERIAL RECOMENDADO PARA ESTUDO: Capítulo

Leia mais

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03 Parte II

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03 Parte II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS - PGCEM ESTRUTURA DOS SÓLIDOS

Leia mais

DEFEITOS DO SÓLIDO CRISTALINO DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO

DEFEITOS DO SÓLIDO CRISTALINO DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais DEFEITOS DO SÓLIDO CRISTALINO DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO PMT 3100 - Fundamentos de Ciência e Engenharia

Leia mais

TP064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA EP. FABIANO OSCAR DROZDA

TP064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA EP. FABIANO OSCAR DROZDA TP064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA EP FABIANO OSCAR DROZDA fabiano.drozda@ufpr.br 1 AULA 03 ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS 2 BREVE REVISÃO AULA PASSADA LIGAÇÕES QUÍMICAS Ligações primárias ou fortes

Leia mais

31/3/2006 CM I 1. Imperfeições em Arranjos Atômicos

31/3/2006 CM I 1. Imperfeições em Arranjos Atômicos 31/3/2006 CM I 1 Imperfeições em Arranjos Atômicos 31/3/2006 CM I 2 Por quê o rubi é vermelho? A adição de 1% de óxido de cromo em alumina cria defeitos; Uma transição entre os níveis destes defeitos tornam

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de 2015 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

Defeitos em Cristais Iônicos. Prof Ubirajara Pereira Rodrigues Filho

Defeitos em Cristais Iônicos. Prof Ubirajara Pereira Rodrigues Filho Defeitos em Cristais Iônicos Prof Ubirajara Pereira Rodrigues Filho Defeitos Os defeitos perturbam a ordem a longa distância da rede cristalina e afetam as propriedades dos compostos cristalinos que dependem

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 1º semestre de 2013 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1 o 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Ciência dos Materiais 0950003 1.2 Unidade:

Leia mais

DIFUSÃO. Conceitos Gerais

DIFUSÃO. Conceitos Gerais DIFUSÃO Conceitos Gerais CAPA Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que

Leia mais

MATERIAIS CERÂMICOS E POLIMÉRICOS

MATERIAIS CERÂMICOS E POLIMÉRICOS MATERIAIS CERÂMICOS E POLIMÉRICOS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski MATERIAIS CERÂMICOS:

Leia mais

Estruturas cristalinas - Reticulado cristalino

Estruturas cristalinas - Reticulado cristalino Página 1 de 9 MENU PRINCIPAL CONTEUDO TÉCNICO DOWNLOAD CONTATO ENTRETENIMENTO LOGIN search.... Home PAINEL Ciência dos Materiais Estruturas cristalinas - Reticulado cristalino Estruturas cristalinas -

Leia mais

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ESTRUTURA DOS SÓLIDOS CRISTALINOS CAP. 03 CMA CIÊNCIA DOS MATERIAIS 2º Semestre de 2014 Prof.

Leia mais

A5 Estrutura nãocristalina. -imperfeição. Materiais são preparados com algum grau de impurezas químicas

A5 Estrutura nãocristalina. -imperfeição. Materiais são preparados com algum grau de impurezas químicas A5 Estrutura nãocristalina -imperfeição Materiais são preparados com algum grau de impurezas químicas Além das impurezas, existem numerosos tipos de defeitos estruturais que representam uma perda da perfeição

Leia mais

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS

ESTRUTURA DOS SÓLIDOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais ESTRUTURA DOS SÓLIDOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º semestre de

Leia mais

30 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 3 ESTRUTURA CRISTALINA

30 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 3 ESTRUTURA CRISTALINA IFRS - Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais DISCIPLINA: Ciência dos Materiais PROFESSOR: Juliano Toniollo ALUNO: PAULO CESAR FRITZEN 30 Exercícios Resolvidos CAPÍTULO 3 ESTRUTURA CRISTALINA

Leia mais

Fundamentos de Ciência e Engenharia de Materiais Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin

Fundamentos de Ciência e Engenharia de Materiais Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Fundamentos de Ciência e Engenharia de Materiais Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin CONCEITUAÇÃO Difusão:

Leia mais

Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Ciência de Materiais Correcção Repescagem do 1º Teste (1.Fevereiro.2014) Resolução COTAÇÕES Pergunta Cotação 1. (a) 0,50 1. (b) 0,50 1. (c) 0,50 1. (d)

Leia mais

Definição e Classificação dos Materiais

Definição e Classificação dos Materiais Definição e Classificação dos Materiais PMT 5783 - Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa Objetivos Apresentar a relação entre Ciência dos Materiais e Engenharia de Materiais.

Leia mais

QUÍMICA DE MATERIAIS CRISTALINOS AMORFOS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS

QUÍMICA DE MATERIAIS CRISTALINOS AMORFOS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS QUÍMICA DE MATERIAIS AULA 01: INTRODUÇÃO A QUÍMICA DOS MATERIAIS TÓPICO 04: SÓLIDOS AMORFOS E CRISTALINOS Os sólidos têm forma e volume definidos, possuem baixa compressibilidade, são densos, e apresentam

Leia mais

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Princípio de Ciências dos Materiais Prof.: Luciano H. de Almeida

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Princípio de Ciências dos Materiais Prof.: Luciano H. de Almeida Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos Princípio de Ciências dos Materiais Prof.: Luciano H. de Almeida Porque estudar estrutura atômica? Ligação atômica e as propriedades dos materiais

Leia mais

Física dos Materiais FMT0502 ( )

Física dos Materiais FMT0502 ( ) Física dos Materiais FMT0502 (4300502) 1º Semestre de 2010 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Antonio Dominguesdos Santos E-mail: adsantos@if.usp.br Fone: 3091.6886 http://plato.if.usp.br/~fmt0502n/

Leia mais

Difusão em Sólidos TM229 - DEMEC Prof Adriano Scheid

Difusão em Sólidos TM229 - DEMEC Prof Adriano Scheid Difusão em Sólidos TM229 - DEMEC Prof Adriano Scheid O que é Difusão? É o fenômeno de transporte de material pelo movimento de átomos. Importância? Diversas reações e processos que ocorrem nos materiais

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais Código da Disciplina: EMC 303 Curso: Engenharia Mecânica Semestre de oferta da disciplina: 2 Faculdade responsável: Engenharia Mecânica

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova

Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de Informações e instruções para a resolução da prova Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais 2º semestre de 2013 Informações e instruções para a resolução da prova 1. A prova deve ser realizada sem consulta; 2. A duração da prova é

Leia mais

P1 de CTM Nome: Matrícula: Assinatura: Turma:

P1 de CTM Nome: Matrícula: Assinatura: Turma: P1 de CTM 2012.1 Nome: Assinatura: Matrícula: Turma: 1) (1,5) Uma liga de cobre tem limite de escoamento igual a 300 MPa e módulo de elasticidade de 100 GPa. a. (0,5) Qual é a máxima carga (em N) que pode

Leia mais

Difusão Prof. C. Brunetti

Difusão Prof. C. Brunetti Difusão Prof. C. Brunetti Conceitos fundamentais Definição: Mecanismo pelo qual a matéria é transportada através da matéria. Os átomos, em gases, líquidos e sólidos, estão em movimento constante e migram

Leia mais

Produto amolecido. Produto moldado. moléculas

Produto amolecido. Produto moldado. moléculas ω PROVA FINAL - PMT-5783 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS 1) A respeito dos materiais poliméricos elastoméricos (elastômeros) é errado afirmar que: a) Quando submetidos a tensão, os elastômeros

Leia mais

PROVA FINAL - PMT-5783 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

PROVA FINAL - PMT-5783 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS PROVA FINAL - PMT-5783 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS 1) Em relação aos defeitos cristalinos qual das seguintes afirmações é incorreta: a) Numa discordância em cunha o vetor de Burgers

Leia mais

6 - Microestrutura Fases

6 - Microestrutura Fases 24 6 - Microestrutura 6-1. Fases Um cubo de gelo flutuando na água e a atmosfera que os envolve são exemplos dos três estados da matéria, sem dúvida, mas também são exemplos de fases (Figura 6-1). Uma

Leia mais

PMT Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais 2º semestre de 2014

PMT Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais 2º semestre de 2014 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais PMT 3100 - Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais 2º semestre de 2014 ESTRUTURA DOS SÓLIDOS

Leia mais

Ciência dos Materiais. Difusão. Fabiano Thomazi

Ciência dos Materiais. Difusão. Fabiano Thomazi Ciência dos Materiais Difusão Fabiano Thomazi Difusão Processo físico dependente do tempo Um elemento penetra em uma matriz Gás Líquido Sólido Variação da concentração de um material em função da posição

Leia mais

CORRECÇÃO do 1º Teste de Ciência de Materiais COTAÇÕES. Cotaçãoo

CORRECÇÃO do 1º Teste de Ciência de Materiais COTAÇÕES. Cotaçãoo CORRECÇÃO do 1º Teste de Ciência de Materiais COTAÇÕES Pergunta Cotaçãoo 1. (a) 0,50 1. (b) 0,50 2. (a) 0,50 2. (b) 0,50 2. (c) 0,50 2. (d) 0,50 3. (a) 0,50 3. (b) 0,50 3. (c) 0,50 3. (d) 0,50 3. (e) 0,50

Leia mais

Ciências dos materiais- 232

Ciências dos materiais- 232 1 Ciências dos materiais- 232 2 a aula - Ligações químicas - Estruturas Cristalinas Quinta Quinzenal Semana par 10/03/2015 1 Professor: Luis Gustavo Sigward Ericsson Curso: Engenharia Mecânica Série: 5º/

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS CRISTAIS

FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS CRISTAIS FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS CRISTAIS 1 Determine os índices e/ou desenhe as direções cristalinas indicadas nas figuras abaixo. 2 Determineos índices dos planos cristalinos

Leia mais

COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS: DEFEITOS CRISTALINOS E DEFORMAÇÃO PLÁSTICA

COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS: DEFEITOS CRISTALINOS E DEFORMAÇÃO PLÁSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) BC-1105: MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS: DEFEITOS CRISTALINOS E DEFORMAÇÃO

Leia mais

Materiais e Reciclagem. 4 Estruturas Cristalinas com Defeitos

Materiais e Reciclagem. 4 Estruturas Cristalinas com Defeitos Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Materiais e Reciclagem 4 Estruturas Cristalinas com Defeitos Professor Sandro Donnini Mancini Sorocaba, Fevereiro de 2019. Mesmo em materiais considerados

Leia mais

Aula 5: Propriedades e Ligação Química

Aula 5: Propriedades e Ligação Química Aula 5: Propriedades e Ligação Química Relacionar o tipo de ligação química com as propriedades dos materiais Um entendimento de muitas propriedades físicas dos materiais é previsto através do conhecimento

Leia mais

Universidade Técnica de Lisboa

Universidade Técnica de Lisboa Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior Técnico Ciência de Materiais Repescagem do 1º Teste (1.Fevereiro.2013) Cotações Pergunta Cotação 1. (a) 0,50 1. (b) 0,50 1. (c) 0,50 1. (d) 0,50 1. (e)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA INSTITUTO DE TECNOLOGIA - ITEC FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA - FEM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA INSTITUTO DE TECNOLOGIA - ITEC FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA - FEM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL 1. Identificação Nome e código: ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS (TE04060) Nome do professor: Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Período: 4º Ano letivo: 2012 Carga horária total: 102 horas Carga

Leia mais

ARRANJOS ATÔMICOS. Química Aplicada. Profº Vitor de Almeida Silva

ARRANJOS ATÔMICOS. Química Aplicada. Profº Vitor de Almeida Silva ARRANJOS ATÔMICOS Química Aplicada Profº Vitor de Almeida Silva 1. Arranjo Periódico de Átomos SÓLIDO: Constituído por átomos (ou grupo de átomos) que se distribuem de acordo com um ordenamento bem definido;

Leia mais

MOVIMENTO DE ÁTOMOS E IONS NOS MATERIAIS DIFUSÃO

MOVIMENTO DE ÁTOMOS E IONS NOS MATERIAIS DIFUSÃO Prof. Júlio César Giubilei Milan UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA MOVIMENTO DE ÁTOMOS E IONS NOS MATERIAIS DIFUSÃO CMA CIÊNCIA

Leia mais

28/09/2017. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl. Departamento de Engenharia Elétrica

28/09/2017. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl. Departamento de Engenharia Elétrica Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br 1 Agenda: Arranjos atômicos Estrutura cristalina Tipos de estruturas Influência nas propriedades Defeitos na estrutura cristalina

Leia mais

Ciência e Tecnologia de Materiais ENG1015

Ciência e Tecnologia de Materiais ENG1015 1 Ciência e Tecnologia de Materiais ENG1015 http://www.dema.puc-rio.br/moodle DEMa - Depto. de Engenharia de Materiais última atualização em 10/02/2014 por sidnei@puc-rio.br Estrutura do Curso 2 Introdução:

Leia mais

DEFEITOS CRISTALINOS E DEFORMAÇÃO PLÁSTICA

DEFEITOS CRISTALINOS E DEFORMAÇÃO PLÁSTICA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais DEFEITOS CRISTALINOS E DEFORMAÇÃO PLÁSTICA PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia

Leia mais

Prova escrita de: 2º Exame Final de Ciência de Materiais (Correcção) Nome:

Prova escrita de: 2º Exame Final de Ciência de Materiais (Correcção) Nome: Prova escrita de: 2º Exame Final de Ciência de Materiais (Correcção) Lisboa, 29 de Janeiro de 2008 Nome: Número: Curso: 1. Aplicou-se uma carga de tracção de 48900N a um varão de aço com 25cm de comprimento

Leia mais

Sólidos. Prof. Fernando R. Xavier

Sólidos. Prof. Fernando R. Xavier Sólidos Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2015 Sólidos Sob um aspecto simples e prático, é dito sólido o estado da matéria onde seu volume e forma são bem definidos. Dentro de um sólido, os átomos ou moléculas

Leia mais

Física dos Materiais

Física dos Materiais Física dos Materiais 4300502 1º Semestre de 2016 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Luiz C. C. M. Nagamine E-mail: nagamine@if.usp.br Fone: 3091.6877 homepage: http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=10070

Leia mais

Materiais de Engenharia Michel Ashby e David Jones Copyright Elsevier, 2018

Materiais de Engenharia Michel Ashby e David Jones Copyright Elsevier, 2018 Lista de Exercícios Por Prof. Pedro Nascente (Revisor Técnico) 1. Considere um fio de uma liga de níquel com 5 m de comprimento e diâmetro de 0,75 mm. Os valores do módulo de Young e do coeficiente de

Leia mais

A Dualidade Onda-Partícula

A Dualidade Onda-Partícula A Dualidade Onda-Partícula O fato de que as ondas têm propriedades de partículas e viceversa se chama Dualidade Onda-Partícula. Todos os objetos (macroscópicos também!) são onda e partícula ao mesmo tempo.

Leia mais

Materiais e Reciclagem. 4 Estruturas Cristalinas com Defeitos

Materiais e Reciclagem. 4 Estruturas Cristalinas com Defeitos Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Materiais e Reciclagem 4 Estruturas Cristalinas com Defeitos Professor Sandro Donnini Mancini Sorocaba, Março de 2017. Mesmo em materiais considerados 100%

Leia mais

UNIDADE 6 - VIBRAÇÕES ATÔMICAS E DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO

UNIDADE 6 - VIBRAÇÕES ATÔMICAS E DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO UNIDADE 6 - VIBRAÇÕES ATÔMICAS E DIFUSÃO NO ESTADO SÓLIDO 6.1. TAXA DE UM PROCESSO Um grande número de processos que tem a temperatura como força motriz são regidos pela Equação de Arrhenius Q / RT (6.1)

Leia mais

Ciências dos materiais- 232

Ciências dos materiais- 232 Aula 1 1 1 Ciências dos materiais- 232 2 a aula - Imperfeições em Sólidos - Propriedades Mecânicas dos Metais - Falhas em Materiais Terça Semana par 19:00 às 20:40 21:00 às 22:40 Professor: Luis Gustavo

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Tiago Quick Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Tiago Quick Ligações Químicas Conceitos Iniciais Prof. Tiago Quick Valência Chamamos de valência a quantidade de ligações químicas que um átomo pode fazer para atingir

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS

CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS OXIDAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO METAL REDUÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO AMETAL LIGAÇÃO IÔNICA

Leia mais

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES Prof. Dr. Anael Krelling 1 São mapas que permitem prever a microestrutura de um material em função da temperatura e composição de cada componente; Informações sobre fenômenos de fusão,

Leia mais

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES Prof. MSc: Anael Krelling 1 São mapas que permitem prever a microestrutura de um material em função da temperatura e composição de cada componente; Informações sobre fenômenos de fusão,

Leia mais

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Por propriedade ótica subentende-se a reposta do material à exposição à radiação eletromagnética e, em particular, à luz visível.

Leia mais