ILUMINISMO. Prof.ª Maria Auxiliadora

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ILUMINISMO. Prof.ª Maria Auxiliadora"

Transcrição

1 ILUMINISMO Prof.ª Maria Auxiliadora

2 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO O Antigo Regime vigorou entre os séculos XVI a XVIII na maioria dos países europeus. Este período caracterizou-se pelo: poder absoluto do rei (Absolutismo) sociedade estratificada economia baseada na agricultura; comércio como principal motor da economia (Mercantilismo)

3 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO DEFINIÇÃO: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; QUANDO: século XVIII; ONDE? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge); QUEM? O iluminismo representou basicamente a forma da burguesia interpretar o mundo; CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Racionalismo; Cientificismo; Antiabsolutismo; Anticlericalismo; Defesa das liberdades individuais.

4 Os Precursores Francis Bacon ( ) Novo Organum o método experimental (empirismo) René Descartes ( ) Discurso sobre o método Meditações O método para encontrar a verdade nas ciências Penso, logo, existo Isaac Newton ( ) Princípios Matemáticos de Filosofia Natural O pai da mecânica clássica (lei da gravitação universal)

5 Os Precursores JOHN LOCKE (INGLATERRA) Obra: Tratado sobre o governo civil Considerado o Pai do Iluminismo. Direitos naturais e inalienáveis dos homens: vida, liberdade e propriedade. Os governos existem para preservar esses direitos. LIBERALISMO POLÍTICO. Defesa da Monarquia Parlamentar (Constitucional);. Conhecimento = experiência e razão.

6 Elementos básicos do pensamento Iluminista Valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento; valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia; crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza; crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais; crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero; defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei; crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus. "

7 Os filósofos iluministas Liberalismo Político Carlos Secondat - MONTESQUIEU (FRANÇA) Obra: O espírito das leis Divisão de poderes: executivo, legislativo e judiciário. Harmonia e autonomia entre os poderes. Submissão de TODOS perante a lei. Jean Marie Arouet - VOLTAIRE (FRANÇA) Obra: Cartas Inglesas Crítica ao clero e a intolerância. Igualdade jurídica. Liberdade de expressão. Despotismo Esclarecido

8 Os filósofos iluministas Jean Jacques - ROUSSEAU (FRANÇA) Obras: - O contrato social Discurso sobre a origem e fundamento das desigualdades entre os homens A teoria da vontade geral (a soberania reside no povo) A razão das desigualdades sociais O homem nasce bom, a sociedade o corrompe (Mito do bom selvagem.) Crítica à noção de progresso e à propriedade privada Precursor das ideias socialistas

9 Enciclopedistas DIDEROT e D ALEMBERT (FRANÇA) Racionalista Materialista Propõe a imediata separação da Igreja do Estado Combate às superstições e às diversas manifestações do pensamento mágico Deísmo (Deus com supremo)

10 Iluminismo e Economia O liberalismo econômico: combate aos monopólios do mercantilismo Os fisiocratas: Turgot, Quesnay e Gournay Laissez-faire, laissez-passer: le monde va de lui même (Deixai fazer, deixar passar, o mundo caminha por si) A riqueza vem da terra (fisiocracia)

11 Os Economistas do Iluminismo ADAM SMITH (ESCÓCIA) Obra: A riqueza das nações Pai da economia Não intervenção do Estado na Economia. Livre concorrência lei da oferta e da procura divisão do trabalho. Riqueza = trabalho. LIBERALISMO ECONÔMICO.

12 O DESPOTISMO ESCLARECIDO Reis absolutistas que influenciados pelas idéias iluministas promovem reformas em seus países, porém sem abdicar de seu imenso poder. Tentativa de evitar rebeliões internas.

13 O DESPOTISMO ESCLARECIDO Catarina II da Rússia Representantes Frederico II da Prússia Carlos III da Espanha e o Conde de Aranda (1 ministro) José II da Áustria Marquês de Pombal, ministro de Dom José I de Portugal

14 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO: Influenciou uma série de movimentos na Europa e fora dela que abalam definitivamente o Antigo Regime ao longo dos séculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independência dos EUA e a Revolução Francesa; Base do pensamento contemporâneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito a organização política, econômica e social.

15 Independência dos Estados Unidos

16 Características das Treze Colônias Colônia de exploração - latifúndios; - agro exportação; - mão-de-obra escrava; - gêneros tropicais exóticos. Colônia de povoamento - pequenas propriedades; - agricultura de subsistência; - Mão de obra livre (predominantemente); - gêneros similares aos europeus.

17 Colônias do Sul Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia Colônias do Norte ou Nova Inglaterra New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut Colônias Centrais Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia, Dalaware

18 Desenvolvimento econômico As colônias do norte, sobretudo, por serem pouco interessantes economicamente, desenvolveram um importante mercado interno. Rapidamente, esse mercado expandiu-se para o exterior, em direção ao Caribe e à África (comércio triangular).

19

20 Guerra dos Sete Anos ( ) França e Inglaterra disputaram a posse do Canadá e de outros territórios coloniais (na África e na Índia) Desse confronto, participaram os colonos norteamericanos, ao lado dos ingleses. Apesar de vitoriosa, a Inglaterra passou por sérias dificuldades financeiras, e resolveu cobrar alguns impostos aos colonos, iniciando uma revolta generalizada.

21

22 As pressões inglesas Lei do Açúcar (1764) - os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas Lei do Selo (1765): taxa sobre todos os impressos (jornais, Bíblias, baralhos, documentos em geral); Lei do Chá (1773) concedeu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa

23 As pressões inglesas Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ) Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

24 Primeiro Congresso da Filadélfia 1774 Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia. Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

25

26 Segundo Congresso da Filadélfia 04 de Julho de 1776 Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

27 A declaração de independência dos Estados Unidos Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. John Locke

28 Guerra de independência A guerra entre EUA e Inglaterra ocorreu entre 1776 e 1781; O comandante das tropas norte-americanas foi o fazendeiro George Washington; Com o apoio militar da França e da Espanha, os norteamericanos conseguiram, finalmente, a sua independência.

29

30

31 Tratado de Versalhes (1783) Reconhecimento inglês da independência das Treze Colônias, que receberam também as terras entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississipi e os montes Apalaches; Senegal (África), Santa Lúcia e Tobago (Caribe) voltaram ao comando francês; Flórida (América) e Minorca (Europa) voltaram às mãos espanholas.

32 A primeira Constituição - Iluminista Em 1787, os representantes das colônias inglesas independentes aprovaram a Constituição norte-americana, válida até hoje. Essa constituição defende: Governo republicano; Divisão do Estado em três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário); Eleição dos governantes pelo povo.

33 Consequências O primeiro país a adotar as ideias iluministas, no entanto, não libertou os seus escravos e nem se importou com os povos indígenas da região. Apesar disso, os EUA tornaram-se modelo de aplicação daquelas ideias, por serem considerados a primeira democracia moderna.

ILUMINISMO. Prof.ª Maria Auxiliadora

ILUMINISMO. Prof.ª Maria Auxiliadora ILUMINISMO Prof.ª Maria Auxiliadora A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO O Antigo Regime vigorou entre os séculos XVI a XVIII na maioria dos países europeus. Este período caracterizou-se pelo: poder absoluto

Leia mais

quarta-feira, 4 de maio de 2011 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO

quarta-feira, 4 de maio de 2011 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO A CRISE DO ANTIGO REGIME Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge); Quem? O iluminismo representou

Leia mais

Cap. 11 Iluminismo Prof. Dawison Sampaio. Cap. 11- Iluminismo Prof. Dawison Sampaio

Cap. 11 Iluminismo Prof. Dawison Sampaio. Cap. 11- Iluminismo Prof. Dawison Sampaio Cap. 11- Iluminismo 1. Introdução a) As origens do Iluminismo podem ser encontradas na chamada revolução científica, do século XVII. b) Grande progresso na filosofia e na ciência (Física, Química, Matemática

Leia mais

HISTÓRIA. aula Iluminismo Ideais burgueses no século XVIII

HISTÓRIA. aula Iluminismo Ideais burgueses no século XVIII HISTÓRIA aula Iluminismo Ideais burgueses no século XVIII Idade Moderna (séc. XV ao XVIII) Grandes transformações na Europa: Renascimento Comercial, Urbano e Cultural Formação dos Estados Nacionais (Absolutismo)

Leia mais

1B Aula 01. O Iluminismo

1B Aula 01. O Iluminismo 1B Aula 01 O Iluminismo O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender a sociedade e significou uma transformação

Leia mais

1B Aula 01. O Iluminismo

1B Aula 01. O Iluminismo 1B Aula 01 O Iluminismo O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender a sociedade e significou uma transformação

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas A formação dos EUA (I) Inglaterra nos séculos XV e XVI Fortalecimento Absolutismo Implantação política mercantilista

Leia mais

Independência dos Estados Unidos

Independência dos Estados Unidos Independência dos Estados Unidos Características das Treze Colônias Colônia de exploração - latifúndios; - agro exportação; - mão-de-obra escrava; - gêneros tropicais exóticos. Colônia de povoamento -

Leia mais

O Século das Luzes HISTÓRIA 01 AULA 25 PROF. THIAGO

O Século das Luzes HISTÓRIA 01 AULA 25 PROF. THIAGO O Século das Luzes HISTÓRIA 01 AULA 25 PROF. THIAGO Contexto Revolução Científica do século XVII Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton Concepção racionalista do mundo Leis Naturais Crise do Antigo

Leia mais

Iluminismo. Prof.: Martha J. da Silva

Iluminismo. Prof.: Martha J. da Silva Iluminismo Prof.: Martha J. da Silva O QUE FOI? O Iluminismo, ou Século das Luzes, foi um movimento político, cultural, filosófico e social, que aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo

Leia mais

REVOLUÇÃO AMERICANA

REVOLUÇÃO AMERICANA REVOLUÇÃO AMERICANA 1776-1781 CONTEXTO Crise do Antigo Regime na América. Expansão dos ideais Iluministas. Liberalismo político e econômico. Crítica ao Sistema Colonial Consolidação do Estado Burguês na

Leia mais

2B Aula 06. O Iluminismo

2B Aula 06. O Iluminismo 2B Aula 06 O Iluminismo O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender natureza e a sociedade e significou

Leia mais

AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA

AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: No início do século XVII os ingleses colonizaram a costa leste da América do Norte, formando as treze colônias: COLONIZAÇÃO

Leia mais

Unidade II Poder, Estado e Instituições Aula 8.2 Conteúdo O processo de independência; A Constituição dos Estados Unidos.

Unidade II Poder, Estado e Instituições Aula 8.2 Conteúdo O processo de independência; A Constituição dos Estados Unidos. A A Unidade II Poder, Estado e Instituições Aula 8.2 Conteúdo O processo de independência; A Constituição dos Estados Unidos. 2 A A Habilidades: Relacionar o processo de independência dos Estados Unidos

Leia mais

O ILUMINISMO SÉCULO XVII - XVIII

O ILUMINISMO SÉCULO XVII - XVIII O ILUMINISMO SÉCULO XVII - XVIII ILUMINISMO: A BUSCA PELA RACIONALIDADE Somente pela razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem,

Leia mais

HISTÓRIA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus O MOVIMENTO ILUMINISTA EUROPEU

HISTÓRIA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus O MOVIMENTO ILUMINISTA EUROPEU HISTÓRIA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus O MOVIMENTO ILUMINISTA EUROPEU O ILUMINISMO - Introdução: Chamamos de iluminismo o movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra,

Leia mais

ILUMINISMO LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA

ILUMINISMO LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA ILUMINISMO LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA Conceito: O Iluminismo foi um movimento ideológico do século XVIII, que defendeu a liberdade de expressão e o fim de todo regime opressor. O Iluminismo

Leia mais

Iluminismo. Prof. Diego Gomes

Iluminismo. Prof. Diego Gomes Iluminismo Prof. Diego Gomes E-mail: diegogomes.historia@gmail.com John Locke (1632-1704) Defesa do direito natural: vida, liberdade e propriedade Governo e sociedade civil é uma construção ou contrato

Leia mais

PRIMEIRO GRANDE ATO DAS COLÔNIAS CONTRA SUAS METRÓPOLES INFLUÊNCIA DAS IDEIAS LIBERAIS

PRIMEIRO GRANDE ATO DAS COLÔNIAS CONTRA SUAS METRÓPOLES INFLUÊNCIA DAS IDEIAS LIBERAIS A importância da independência das colônias inglesas na América é incontestável, pois foi o primeiro grande ato de colônias contra suas metrópole. Elas se colocaram contra a submissão econômica e política

Leia mais

2. Iluminismo. Página 16 à 27.

2. Iluminismo. Página 16 à 27. 2. Iluminismo Página 16 à 27. Iluminismo ou Ilustração Foi um movimento filosófico e intelectual que se desenvolveu na Europa no séc. XVIII, que ficou conhecido como Século das Luzes. Esse movimento influenciou

Leia mais

Aula 10 Iluminismo e o Despotismo Esclarecido

Aula 10 Iluminismo e o Despotismo Esclarecido Aula 10 Iluminismo e o Despotismo Esclarecido Conceito Iluminismo, Ilustração, Século das Luzes Século XVIII: França. Maturidade e maior expressão do movimento Produção cultural e intelectual de Paris:

Leia mais

O ILUMINISMO 8º ANO. Prof. Augusto e Marcos Antunes

O ILUMINISMO 8º ANO. Prof. Augusto e Marcos Antunes O ILUMINISMO 8º ANO Prof. Augusto e Marcos Antunes O ILUMINISMO Movimento que justificou a ascensão da burguesia ao poder político O Iluminismo foi um movimento intelectual, ocorrido na Europa, principalmente

Leia mais

A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. Prof.ª Viviane Jordão

A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. Prof.ª Viviane Jordão A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Prof.ª Viviane Jordão INTRODUÇÃO A segunda metade do século XVIII está ligada ao surgimento dos ideais iluministas e a crise do Antigo Regime na Europa. Extremamente atrelado ao

Leia mais

O Iluminismo. Século XVIII

O Iluminismo. Século XVIII O Iluminismo Século XVIII As origens do iluminismo O iluminismo surgiu no século XVII e se desenvolveu ao longo do século XVIII, especialmente na França. Seus pensadores: Diziam-se portadores da razão,

Leia mais

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); Quando: 1776; Antecedentes/causas: EUA

Leia mais

6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA

6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA 6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA Antecedentes históricos Inglaterra durante os séculos XVI e XVII Disputas religiosas (anglicanos x puritanos) e cercamentos de terras (enclosures) Motivaram as minorias

Leia mais

Independência ou Revolução Americana??

Independência ou Revolução Americana?? Independência ou Revolução Americana?? As Treze Colônias _ As colônias do Norte (Nova Inglaterra): Representou uma região colonial atípica, apresentando características que não se enquadravam nos princípios

Leia mais

ILUMINISMO E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

ILUMINISMO E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS CAPÍTULO 17 ILUMINISMO E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS Pensamento iluminista n Entre os séculos XVII e XVIII, desenvolveu-se uma corrente de ideias denominada iluminismo ou ilustração. O nome faz oposição

Leia mais

As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no. Professor Leopoldo Gollner

As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no. Professor Leopoldo Gollner As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no século XIX Professor Leopoldo Gollner A Colonização Inglesa na América do Norte Início do século XVII fundação da colônia

Leia mais

Sobre a liberdade e a autoridade

Sobre a liberdade e a autoridade ILUMINISMO Sobre a liberdade e a autoridade "Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar

Leia mais

DATA: 03 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF

DATA: 03 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 03 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

A África e os africanos no Brasil 01- Quais eram os principais interesses envolvidos no tráfico negreiro?

A África e os africanos no Brasil 01- Quais eram os principais interesses envolvidos no tráfico negreiro? Ciências Humanas e suas tecnologias História Rosemary Mitre Moizés Atividades recuperação final Valor: 35 pontos 7º Capítulo 6: A África e os africanos no Brasil (pág. 136 a 153) - A escravidão - O trabalho

Leia mais

Foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o Antigo Regime (trevas) e pregava

Foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o Antigo Regime (trevas) e pregava Foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o Antigo Regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Antigo Regime:

Leia mais

História. Construção do Estado Liberal: independência das treze colônias(eua) Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

História. Construção do Estado Liberal: independência das treze colônias(eua) Parte 2. Profª. Eulália Ferreira História Construção do Estado Liberal: independência das treze Parte 2 Profª. Eulália Ferreira 3- Reação dos colonos americanos atuação política e violência contra tropas inglesas Argumentos : - Parlamento

Leia mais

Iluminismo. Prof. Victor Creti Bruzadelli

Iluminismo. Prof. Victor Creti Bruzadelli Prof. Victor Creti Bruzadelli Contexto histórico: Fortalecimento dos Estados Nacionais Modernos; Aumento das contradições do Antigo Regime: Absolutismo; Sociedade de ordens; Mercantilismo; Poder da Igreja.

Leia mais

As origens do Iluminismo

As origens do Iluminismo GISELE MASSON PPGE-UEPG As origens do Iluminismo O Iluminismo foi um conjunto de ideias que tiveram origem na Europa, no século XVII, e se desenvolveu especialmente no século XVIII, o qual ficou conhecido

Leia mais

Voltando ao Século XVIII

Voltando ao Século XVIII Voltando ao Século XVIII Viva o Iluminismo... Iluminismo para quem??? 111 Por meio da enciclopédia, os ideais iluministas chegaram na América Porém, esses ideais, foram utilizados pelas elites de acordo

Leia mais

Sobre a liberdade e a autoridade

Sobre a liberdade e a autoridade ILUMINISMO Sobre a liberdade e a autoridade "Nenhum homem recebeu da natureza o direito de comandar os outros. A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar

Leia mais

Definição O Iluminismo (também conhecido como Ilustração ou Esclarecimento) foi um movimento intelectual e filosófico que teve origens na Inglaterra d

Definição O Iluminismo (também conhecido como Ilustração ou Esclarecimento) foi um movimento intelectual e filosófico que teve origens na Inglaterra d Definição O Iluminismo (também conhecido como Ilustração ou Esclarecimento) foi um movimento intelectual e filosófico que teve origens na Inglaterra durante o século XVIII. Definição As ideias defendidas

Leia mais

Repúblicas americanas

Repúblicas americanas Repúblicas americanas Herança colonial; Construção dos Estados Nacionais; Grupos políticos: Conservadores: Exército e Igreja; Liberais: Iluministas e Estado laico. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa

Leia mais

Independência dos EUA EUA no século XIX Revolução Industrial. Prof.ª Maria Auxiliadora

Independência dos EUA EUA no século XIX Revolução Industrial. Prof.ª Maria Auxiliadora Independência dos EUA EUA no século XIX Revolução Industrial Prof.ª Maria Auxiliadora Independência dos Estados Unidos Características das Treze Colônias Colônia de exploração - latifúndios; - agro exportação;

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero. Leitura e interpretação de texto - Infográfico

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 8º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 8º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 8º ANO QUESTÃO 1. A sociedade do Antigo Regime As características sociais de cada período da história da Humanidade estão muito ligadas ao modo produção de cada

Leia mais

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real.

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. O que foram os movimentos de pré-independência? Séculos XVIII e XIX grandes mudanças afetaram o Brasil... MUNDO... Hegemonia das ideias

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho Bimestral 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Alessandra Disciplina: História Turma: 2ª Série Ensino Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Alessandra Disciplina: História Turma: 2ª Série Ensino Médio Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

(Uepg 2010) O liberalismo é uma corrente de pensamento econômico e político que se originou no século XVIII. A seu respeito, assinale o que for

(Uepg 2010) O liberalismo é uma corrente de pensamento econômico e político que se originou no século XVIII. A seu respeito, assinale o que for (Uepg 2010) O liberalismo é uma corrente de pensamento econômico e político que se originou no século XVIII. A seu respeito, assinale o que for correto. 01) A Riqueza das Nações, livro escrito pelo inglês

Leia mais

Aluno(a): Nº Disciplina: História e Geografia Professor (a): Barros Dutra

Aluno(a): Nº Disciplina: História e Geografia Professor (a): Barros Dutra Aluno(a): Nº Disciplina: História e Geografia Professor (a): Barros Dutra Lista de História. Avaliação dia 03 de setembro de 2016 P1, 3º. Bimestre 2ª. Série 01. Qual das alternativas abaixo define melhor

Leia mais

UNICAMP ILUMINISMO HISTÓRIA GEAL

UNICAMP ILUMINISMO HISTÓRIA GEAL 1. (Unicamp 94) Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado,

Leia mais

Formação das 13 colônias inglesas na América: norte (povoamento) e sul (exploração)

Formação das 13 colônias inglesas na América: norte (povoamento) e sul (exploração) Formação das 13 colônias inglesas na América: norte (povoamento) e sul (exploração) Organização das colônias do norte Colonização por iniciativa privada Cada colônia possuía um governador Poderes locais:

Leia mais

Revisão - I Certificação

Revisão - I Certificação Revisão - I Certificação PROF. CRISTIANO CAMPOS CPII - HUMAITÁ II 01) (MACK 2003)O absolutismo e a política mercantilista eram duas partes de um sistema mais amplo, denominado de Antigo Regime. O termo

Leia mais

Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados?

Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados? Questão 1 Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. O que é correto afirmar sobre estes estados? a. O Primeiro Estado era representado pelos religiosos, o Segundo Estado era representado

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História/Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História/Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Colonização da América Inglesa Séculos XVII/XVIII Conjuração Baiana Independência dos Estados Unidos História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Séculos XVII/XVIII Independência dos Estados Unidos Conjuração Baiana História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Wellington Mendes e Thaísa Araújo

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Wellington Mendes e Thaísa Araújo Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Wellington Mendes e Thaísa Araújo Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Aluno(a): Nº: Turma: Caro(a) aluno(a),

Leia mais

Independência do EUA

Independência do EUA Independência do EUA Prof.: Diego Gomes E-mail: diegogome.historia@gmail.com Página: https://www.facebook.com/profdiegogomes/ Blog: http://omonstrodahistoria.blogspot.com.br/ Procedimentos da Aula 01 Casa

Leia mais

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia;

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; calendários mais precisos que o europeu; centros urbanos magníficos;

Leia mais

Formação dos Estados Unidos da América

Formação dos Estados Unidos da América fo Formação dos Estados Unidos da América Pelo Tratado de Tordesilhas, a América deveria ser dividida entre Portugal e Espanha. Mas a rainhas da Inglaterra, Elizabeth I, ignorou este acordo e, em 1585,

Leia mais

5 O LIBERALISMO IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX 4. O LEGADO DO LIBERALISMO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX

5 O LIBERALISMO IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO, MODELOS E PRÁTICAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX 4. O LEGADO DO LIBERALISMO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX 1. O liberalismo, uma ideologia centrada na defesa dos direitos humanos Liberalismo - opõe-se ao absolutismo e às tiranias - defende liberdade de iniciativa económica - promove a burguesia - defende os

Leia mais

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO. Profª Viviane Jordão

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO. Profª Viviane Jordão ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO Profª Viviane Jordão INTRODUÇÃO As características básicas do sistema econômico e político dominante na Europa ocidental nos séculos XVI e XVII foram: o capitalismo comercial

Leia mais

Conceitos teóricos dos séculos XVII e XVIII

Conceitos teóricos dos séculos XVII e XVIII Conceitos teóricos dos séculos XVII e XVIII Introdução Sabemos que a forma como nossa sociedade atual pensa e age é consequência de anos de mudanças e quebras de paradigmas. Essas modificações são fruto,

Leia mais

Revisão - I Certificação

Revisão - I Certificação Revisão - I Certificação PROF. CRISTIANO CAMPOS CPII - HUMAITÁ II 01) (MACK 2003)O absolutismo e a política mercantilista eram duas partes de um sistema mais amplo, denominado de Antigo Regime. O termo

Leia mais

ILUMINISMO, ILUSTRAÇÃO OU FILOSOFIA

ILUMINISMO, ILUSTRAÇÃO OU FILOSOFIA O ILUMINISMO ILUMINISMO, ILUSTRAÇÃO OU FILOSOFIA DAS LUZES Começou na Inglaterra e se estendeu para França, principal produtor e irradiador das ideias iluministas. Expandiu-se pela Europa, especialmente

Leia mais

ILUMINISMO (Séc. XVII e XVIII)

ILUMINISMO (Séc. XVII e XVIII) ILUMINISMO (Séc. XVII e XVIII) Corrente política, intelectual e filosófica de clara influência burguesa que se desenvolveu, inicialmente, na Inglaterra do século XVII e, posteriormente, atingiu toda a

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

ILUMINISMO (Séc. XVII e XVIII)

ILUMINISMO (Séc. XVII e XVIII) ILUMINISMO (Séc. XVII e XVIII) Corrente política, intelectual e filosófica de clara influência burguesa que se desenvolveu, inicialmente, na Inglaterra do século XVII e, posteriormente, atingiu toda a

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 22 O Iluminismo, movimento contrário ao Absolutismo e que defendia o direito à liberdade e à igualdade dos povos, influenciou uma série de movimentos mundo afora, incluindo a Independência

Leia mais

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação.

Ano Lectivo 2012/ ºCiclo 8 ºAno. 8.º Ano 1º Período. Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação. AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação HISTÓRIA Ano Lectivo 2012/2013 3 ºCiclo 8 ºAno 8.º Ano 1º Período Panorâmica geral dos séculos XII e XIII. Observação directa Diálogo

Leia mais

Recordando algumas reflexões racionalistas: Descartes, Leibniz e Espinosa enalteceram a racionalidade humana. A razão é a única fonte de conhecimento

Recordando algumas reflexões racionalistas: Descartes, Leibniz e Espinosa enalteceram a racionalidade humana. A razão é a única fonte de conhecimento ILUMINISMO E O PENSAMENTO MODERNO A LUZ DA RAZÃO A razão no Iluminismo Recordando algumas reflexões racionalistas: Descartes, Leibniz e Espinosa enalteceram a racionalidade humana. A razão é a única fonte

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 3º Ano: C31 Nº Professor: Roberto Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França 1. O tempo do grande comércio oceânico Criação/crescimento de grandes companhias de comércio europeias: - Companhia das Índias Ocidentais (1600 Londres) - Companhia Inglesa das Índias Orientais (Londres

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

Sugestão de Atividades História 8º ano Unidade 4

Sugestão de Atividades História 8º ano Unidade 4 1. Sobre o despotismo esclarecido assinale a alternativa incorreta. a) Houve procura pela modernização dos Estados da parte dos monarcas europeus. b) O objetivo da modernização dos Estados era uma administração

Leia mais

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O LIBERALISMO ECONÔMICO

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O LIBERALISMO ECONÔMICO A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O LIBERALISMO ECONÔMICO Na segunda metade do século XVIII, a Inglaterra iniciou um processo que teve consequências em todo o mundo. Esse novo sistema de produção modificou as relações

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

OBS. O Alasca foi comprado em Colégio Pedro II - Resumo - Independência da Treze Colônias - Página 1

OBS. O Alasca foi comprado em Colégio Pedro II - Resumo - Independência da Treze Colônias - Página 1 COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS HUMAITÁ II Disciplina: História Prof. Carla Nascimento, Lívia Farias e Cristiano Campos Material: Resumo - Independência das Treze colônias INDEPENDÊNCIA DAS TREZE COLÔNIAS INGLESAS

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O Absolutismo ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª. Série: (Ensino Médio)

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª. Série: (Ensino Médio) Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª. Série: (Ensino Médio) Professor: Barros Dutra Disciplina: História Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

HISTÓRIA MÓDULO 5 MARQUÊS DE POMBAL: O DESPÓTICO DA RAZÃO ILUMINISMO (CONTEXTO INTERNACIONAL) SÉCULO DAS LUZES

HISTÓRIA MÓDULO 5 MARQUÊS DE POMBAL: O DESPÓTICO DA RAZÃO ILUMINISMO (CONTEXTO INTERNACIONAL) SÉCULO DAS LUZES MARQUÊS DE POMBAL: O DESPÓTICO DA RAZÃO ILUMINISMO (CONTEXTO INTERNACIONAL) Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa

Leia mais

R O C H A. O processo de desenvolvimento do Capitalismo

R O C H A. O processo de desenvolvimento do Capitalismo R O C H A O processo de desenvolvimento do Capitalismo Origens do Capitalismo O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu na Europa. Surgiu com a ascensão da burguesia entre os séculos XV e

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Ocupação inglesa na América do Norte - Primeira metade do século XVII teve início de modo efetivo a colonização inglesa na América do Norte Conflitos entre

Leia mais

Correção da Ficha Formativa

Correção da Ficha Formativa Correção da Ficha Formativa 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no valor absoluto da razão para se alcançar o conhecimento.

Leia mais

Iluminismo e Independência dos Estados Unidos

Iluminismo e Independência dos Estados Unidos 1. (UFMS) Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa mundi do saber. Esta era a ideia dos iluministas Diderot e D Alambert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes

Leia mais

Montesquieu, O espírito das leis, In: FREITAS, G. de; 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, V. III, p.

Montesquieu, O espírito das leis, In: FREITAS, G. de; 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, V. III, p. 1. Quando na mesma pessoa, ou no mesmo órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder Executivo, não existe liberdade [ ] E também não existe liberdade se o poder Judiciário (poder de julgar)

Leia mais

Some daqui seu puritano do capeta! Vai pra Cuba!!!

Some daqui seu puritano do capeta! Vai pra Cuba!!! Durante o século XVIII muitos ingleses foram morar na América, fugindo de guerras, fome e perseguições religiosas... Some daqui seu puritano do capeta! Vai pra Cuba!!! Na América, fundaram 13 colônias.

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. A Independência dos EUA

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. A Independência dos EUA A Independência dos EUA Definição: Movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); que teve início

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial. Expansão do modelo industrial Era do aço, petróleo e Eletricidade

Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial. Expansão do modelo industrial Era do aço, petróleo e Eletricidade Marcos Machry Capitalismo Comercial (século XV XVIII) Expansão Marítima e Comercial I Revolução Industrial (1760 1860) - Capitalismo Industrial - O pioneirismo da INGLATERRA Era do carvão, ferro e vapor

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- A Revolução Industrial teve início

Leia mais

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 2ª. Série.

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 2ª. Série. Aluno(a): Nº Disciplina: Ciências humanas e suas tecnologias Professor (a): Barros Dutra Goiânia, maio de 2017. Valor Máximo: 7,0 NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO Lista de História. P1, 2 bimestre 2ª. Série.

Leia mais

O PENSAMENTO MODERNO

O PENSAMENTO MODERNO GISELE MASSON PPGE-UEPG RENASCIMENTO SÉC. XV XVI: radicalização de progressos feitos nos séculos precedentes. O mais adequado é usar a expressão aparecimento, afloramento da modernidade. (CHÂTELET, 1994).

Leia mais

Fim dos regime feudal

Fim dos regime feudal Fim dos regime feudal O Estado Moderno formou-se em oposição as características dos senhores feudais: A política descentralizada; A influência Católica; A Falta de mobilidade social; Nos séculos finais

Leia mais

O iluminismo ou Século das luzes

O iluminismo ou Século das luzes O iluminismo ou Século das luzes Início O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo Burguesia e Iluminismo As luzes da razão O que o iluminismo defendia O que o iluminismo combatia Os pensadores iluministas

Leia mais

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra HISTÓRIA aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra Liberalismo econômico Princípios: Não intervenção do Estado na economia Autorregulação do mercado Livre concorrência entre as empresas

Leia mais

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação Aula 6 Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação 1 O declínio colonial Setor 1605 2 A crise do Sistema Colonial ealvespr@gmail.com Contexto 1.1 O Declínio Colonial no Brasil

Leia mais

Revisão ª série. Roberson de Oliveira

Revisão ª série. Roberson de Oliveira Revisão 2011 3ª série Roberson de Oliveira Iluminismo - séc. XVIII 1. Definição 2. caracterização: valorização da razão oposição/superioridade em relação à fé promotora do bem-estar, do progresso e da

Leia mais

Ciclo do ouro Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

Ciclo do ouro Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Ciclo do ouro Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Ciclo do ouro. Curso

Leia mais

As formas de controle e disciplina do trabalho no Brasil pós-escravidão

As formas de controle e disciplina do trabalho no Brasil pós-escravidão Atividade extra As formas de controle e disciplina do trabalho no Brasil pós-escravidão Questão 1 Golpe do 18 Brumário O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou

Leia mais