ABIOVE e cadeia produtiva promovem boas práticas socioambientais na sojicultura brasileira, revela estudo da TNC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABIOVE e cadeia produtiva promovem boas práticas socioambientais na sojicultura brasileira, revela estudo da TNC"

Transcrição

1 ABIOVE e cadeia produtiva promovem boas práticas socioambientais na sojicultura brasileira, revela estudo da TNC Publicação da TNC, uma das maiores organizações de conservação ambiental do mundo, destaca programas de boas práticas agrícolas e socioambientais envolvendo a ABIOVE e suas associadas. São Paulo, maio de A organização não governamental The Nature Conservancy (TNC - uma das maiores do mundo em conservação da biodiversidade, presente em mais de 30 países, desenvolve programas de boas práticas agrícolas na cadeia produtiva da soja brasileira. Publicação recente da TNC, intitulada Boas Práticas Agrícolas e Certificação Socioambiental a Caminho da Sustentabilidade, reportou mais de uma dezena de ações estratégicas de melhoria da sustentabilidade que estão em curso, demonstrando a postura proativa da cadeia produtiva e de outros agentes. Entre os destaques da publicação, constam programas dos quais participam a ABIOVE e as suas empresas associadas e entidades parceiras. São eles: Programa Soja Plus; Soja Mais Verde; Boas Práticas Agrícolas e Programas de Sustentabilidade da Amaggi, Bunge, Cargill e do Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES); Moratória da Soja e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A TNC deixou de incluir no seu estudo o programa de sustentabilidade da ADM em parceria com a ONG Aliança da Terra, que presta orientação prática e específica nas fazendas para centenas de sojicultores. A publicação da TNC chega ao mercado faltando poucas semanas para a Rio+20, evento que deverá ser uma vitrine para o mundo das ações que o agronegócio responsável brasileiro vem empreendendo. A ABIOVE considera a iniciativa da TNC, de colocar em relevo os programas sustentáveis da sojicultura brasileira, bastante positiva. O peso da prestação de contas da principal ONG conservacionista do mundo é um fato inegável e contribui para divulgar e reforçar a credibilidade dos programas sustentáveis da cadeia produtiva da soja junto à opinião pública. Segundo a TNC, o Brasil demonstra uma forte preocupação para que a expansão do mercado de commodities agrícolas, em especial o da soja, aconteça de forma responsável e conforme as leis nacionais. Os programas de sustentabilidade colocam a sojicultura brasileira na liderança da sustentabilidade mundial, como prestadora de serviços ambientais.

2 O Brasil no mercado mundial de soja Os maiores produtores e exportadores mundiais de soja são os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina. O Brasil, segundo exportador, vende para a China e a União Europeia, os maiores importadores. A soja é a principal cultura agrícola do Brasil, em volume e geração de renda. São 75 milhões de toneladas em 24 milhões de hectares. O complexo soja é uma das principais fontes de divisas do País, com participação em 10% das exportações totais. Ao todo, são 250 mil produtores que geram 1,5 milhão de empregos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o território brasileiro possui 851 milhões de ha, dos quais 520 milhões de ha estão ocupados com vegetação nativa. Desses, 107 milhões de ha são terras indígenas e 130 milhões de ha são unidades de conservação, como florestas nacionais e parques estaduais. Atualmente, a área plantada com todas as culturas agrícolas brasileiras corresponde a 65 milhões de ha, menos de 10% do território brasileiro. Práticas e compromissos A publicação da TNC destaca práticas agrícolas sustentáveis que podem ser auditadas por meio de programas de certificação e gestão da propriedade rural. Esses programas contam com a participação de produtores, compradores, processadores, exportadores, sociedade civil, governos e agentes financeiros. Função dos programas de boas práticas agrícolas Tais programas demonstram para os produtores rurais como fazer uma gestão responsável dos seus empreendimentos e, para isso, oferecem um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas à produção, ao processamento e ao transporte da soja. Como resultado, espera-se a proteção do meio ambiente e a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.

3 Soja Plus Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira O Soja Plus é um programa de gestão da propriedade rural, em âmbito nacional, para atender às demandas de mercado por produtos sustentáveis. Os produtores rurais participantes têm como objetivo atingir a melhoria contínua da qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção e responsabilidade social. O Soja Plus é organizado pelas seguintes instituições: ABIOVE, APROSOJA (Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) e ARES (Instituto para o Agronegócio Responsável). O Soja Plus ( promove e implementa ações em parceria com produtores rurais, governos estaduais e municipais, sociedade civil, indústria, comércio, instituições de pesquisa, ensino e extensão. O programa tem cinco linhas de ação: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção e serviço, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social. Resultados do Soja Plus Em 2011, produtores rurais do estado do Mato Grosso participaram de cursos, treinamentos, dias de campo e assistência técnica sobre saúde e segurança no trabalho. Em 2012, já foram realizados dias de campo para produtores rurais. Ainda neste ano, será oferecida assistência técnica para todos os produtores sobre a nova legislação ambiental brasileira e a adequação de construções rurais (alojamentos, refeitórios, oficinas mecânicas, depósitos de agroquímicos, dentre outros). O Programa Soja Plus começou no Mato Grosso e está sendo ampliado para Bahia, Paraná e Minas Gerais.

4 Soja Mais Verde O Projeto Soja Mais Verde é uma iniciativa desenvolvida no estado do Mato Grosso pela APROSOJA e TNC em parceria com prefeituras municipais e outras entidades. Tem como objetivo assegurar a produção sustentável da soja com o mapeamento e a regularização ambiental das propriedades rurais. Paralelamente, busca recuperar áreas degradadas e eliminar o cultivo de soja nas áreas de preservação exigidas por lei (nascentes, chapadões, morros com áreas declivosas, margens de rios, dunas, restingas e manguezais). Para mais informações, acesse: oambiental AMAGGI A AMAGGI é um grupo brasileiro que atua na produção, processamento e comercialização de produtos agrícolas. Outras atividades da empresa incluem a produção de fertilizantes e energia. O grupo endossa o Soja Plus, assina o Pacto da Moratória da Soja e faz parte da Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS). A AMAGGI criou um Guia de Práticas Sustentáveis para auxiliar as visitas técnicas que orientam os produtores a desenvolver uma produção sustentável, abordando temas como gestão socioambiental, gerenciamento de resíduos, conservação da vegetação nativa e recuperação de áreas degradadas. O Guia pode ser encontrado no seguinte link: A Amaggi também investe em atividades de pesquisa e desenvolvimento, estreitando relações com a comunidade científica. O projeto Savanização, por exemplo, estuda os efeitos das queimadas nas áreas de transição entre a floresta e o cerrado. É desenvolvido por ONGs, universidades e institutos de pesquisa do Brasil, dos EUA e do Reino Unido.

5 As diretrizes estratégicas do grupo são: veto à utilização de trabalho degradante e infantil; compromisso de não interferência em áreas indígenas e em unidades de conservação; compromisso de não produzir em áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de não produzir em áreas recentemente desmatadas no bioma Amazônia. Bunge A Bunge está presente no Brasil desde Criou e mantém a Plataforma de Sustentabilidade. Esta dissemina melhores práticas agrícolas e a cultura da sustentabilidade entre seus stakeholders, desenvolvendo ações concentradas em quatro pilares estratégicos: agricultura sustentável, mudanças climáticas, dietas saudáveis e redução de resíduos. A empresa apoia o Programa Soja Plus e participa da RTRS. Utiliza o padrão do Global Report Initiative (GRI) no nível de aplicabilidade A+. A Bunge sensibiliza e capacita produtores rurais, maximizando o desempenho dos recursos naturais. De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2011, cerca de 35 mil produtores se relacionam com a empresa. ( A proposta de minimizar o impacto negativo das atividades rurais e incentivar a produção responsável está estruturada em quatro etapas: conscientização e sensibilização, capacitação, reconhecimento e sanções. Para cada uma das etapas a Bunge dispõe de um conjunto de ações, que são acompanhadas de forma criteriosa, com o objetivo de promover a sustentabilidade no campo e, em consequência, em toda a cadeia produtiva. Só em 2010, o sistema de controle da Bunge bloqueou centenas de produtores por condições de trabalho degradantes, por conversão da floresta amazônica em soja depois de 2006 (data de início da Moratória) e quase 2 mil produtores identificados na lista de áreas embargadas do IBAMA. A Bunge também combate severamente o trabalho infantil. A companhia assegura, ainda, o adequado encaminhamento dos resíduos industriais decorrentes de seus produtos. Em parceria com ONGs mantém diversos programas de educação e de conscientização para o correto descarte das embalagens e demais resíduos. Só no estado de São Paulo foram criados 950 postos de coleta de óleo usado. A empresa também investe para desenvolver embalagens biodegradáveis.

6 Cargill A Cargill está no Brasil desde 1965 e sua origem é rural. Sediada em São Paulo (SP), a operação brasileira possui unidades industriais, armazéns, escritórios e terminais portuários em cerca de 120 municípios, onde trabalham aproximadamente 6 mil funcionários. A Cargill é signatária de dois importantes compromissos: Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e Pacto contra a Exploração Sexual Infantil. Para tanto, conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Instituto Ethos e da Polícia Rodoviária Federal. Em 1973, a empresa criou a Fundação Cargill, que distribuiu nos últimos anos 1 milhão de livros didáticos para alunos de escolas públicas. Também implantou centenas de hortas escolares com o objetivo de disseminar conhecimentos para uma alimentação saudável, sustentável e acessível. A Fundação também promove boas práticas no campo, redução de perdas de alimentos e qualificação de mão de obra. A Cargill promove o Programa 3S Soluções para Suprimentos Sustentáveis ( que provê soluções para os principais aspectos relacionados à produção de soja: desmatamento, direito dos trabalhadores e emissões de gases de efeito estufa. A partir de 2011, a Cargill posicionou-se como fornecedora de soja estabelecida sob os critérios do Programa 3S, que também tem um forte engajamento socioambiental com as comunidades tradicionais locais. A cadeia de suprimentos da Cargill é auditada por organismos internacionais independentes, sob os critérios estabelecidos pela norma ISO ou outros padrões aceitáveis pela Diretiva Europeia. A empresa incentiva a produção responsável da soja no Brasil. Todos os seus fornecedores possuem Cadastro Ambiental Rural para garantir a conformidade legal das fazendas.

7 ADM A ADM iniciou suas operações no Brasil em 1997, após comprar várias usinas de esmagamento e silos de grãos. Hoje tem mais de 4 mil funcionários no País. A ADM iniciou suas operações no Brasil em 1997, após comprar várias usinas de esmagamento e silos de grãos. Hoje, tem mais de 4 mil funcionários no País, onde processa e vende soja, cacau e trigo, e produz fertilizantes, ingredientes para nutrição animal, biocombustíveis e produtos químicos. O Programa Produzindo Certo é a iniciativa mais importante da ADM do Brasil voltada para o desenvolvimento de uma cadeia de suprimento sustentável da soja. Desenvolvido em parceria com a ONG Aliança da Terra, o programa tem como objetivo incentivar os produtores de soja brasileiros a adotarem práticas sustentáveis de cultivo, que levem à redução do impacto ambiental de suas atividades e assegurem boas condições de trabalho para os funcionários das fazendas. Como funciona? Em um primeiro momento, os técnicos da Aliança da Terra visitam a fazenda para mapeá-la, analisar operações agrícolas e identificar pontos positivos e áreas que necessitam de melhoria. Todas essas informações são usadas para produzir um Diagnóstico Socioambiental da propriedade, que é então entregue ao produtor. Baseado no Diagnóstico Socioambiental da propriedade, é elaborado um Plano de Ação de melhorias e são dadas orientações técnicas de como melhorar os aspectos negativos e promover práticas sustentáveis de cultivo. Após um ano, a Aliança da Terra volta à fazenda para avaliar o progresso e o cumprimento do plano. O programa é totalmente custeado pela ADM para seus fornecedores. Instituto para o Agronegócio Responsável - ARES O Instituto para o Agronegócio Responsável (ARES) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha em prol da sustentabilidade da atividade agropecuária e agroindustrial brasileira. O ARES realiza programas, projetos e estudos que melhoram a eficiência da produção agropecuária do País. O Instituto trabalha com as seguintes linhas temáticas: programas de gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais; formulação de estratégias para o aumento da competitividade; e transferência de novas tecnologias com baixo impacto ambiental para os produtores rurais. O ARES coordena o programa Do Campo ao Mercado em parceria com a Embrapa, voltado para o desenvolvimento de indicadores de uso e perda de solo, uso de energia, balanço de gases de efeito estufa e eficiência na utilização de recursos hídricos. Esses indicadores servem como base de dados para alimentar a Calculadora de Sustentabilidade, poderosa ferramenta para a boa gestão de melhores práticas agrícolas nas fazendas. O ARES também oferece dias de campo no âmbito do Programa Soja Plus. Para mais informações, acesse

8 Moratória da Soja A Moratória da Soja é um programa de governança do setor produtivo e da sociedade civil que tem por objetivo não comercializar soja produzida em áreas desmatadas no bioma Amazônia. O acordo foi estabelecido em 2006 pela ABIOVE e permanece vigente até Participam da Moratória da Soja empresas que atuam no mercado de soja e operam no bioma Amazônia, Ministério do Meio Ambiente, Banco do Brasil e organizações da sociedade civil (Conservação Internacional, IPAM, Greenpeace, TNC e WWF-Brasil). ( Como parte da operacionalização da Moratória da Soja, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) identifica as áreas desmatadas por imagens de satélites. Os polígonos captados nessas imagens, com indícios da presença de cultura agrícola anual, são sobrevoados com o uso de aeronaves equipadas com GPS, computadores e câmeras fotográficas. Os sobrevoos se destinam à identificação do uso e da ocupação do solo. A utilização de imagens de satélites para monitoramento das áreas desflorestadas, visando à identificação de culturas agrícolas, permite avaliar praticamente toda a área de influência de cultivo da soja no bioma Amazônia. O monitoramento da Moratória, com o uso combinado de imagens de satélites e de fotografias aéreas panorâmicas, proporcionou uma alta confiabilidade na identificação e no mapeamento do plantio de soja em áreas desflorestadas no período. Nas fotos panorâmicas é identificada a ocorrência total ou parcial de soja e também de outros usos conforme definidos no box em azul. 1. Soja, arroz ou milho: área com plantio; 2. Desmate: área que sofreu exploração da vegetação nativa; 3. Floresta: área com vegetação nativa em diferentes estágios de sucessão; 4. Pastagem: área com pastagem para a atividade pecuária; 5. Queimada: área com ocorrência de incêndio recente; 6. Reflorestamento: área com plantio florestal de eucalipto ou pinus; 7. Regeneração Natural: área que após desmate ou queimada esteve em pousio e atualmente tem ocorrência de espécies nativas se desenvolvendo naturalmente A safra de soja de 2010/11 foi a maior da história do Brasil, com uma produção de 75,3 milhões de toneladas. Esse recorde foi atingido em função do aumento da área cultivada e, principalmente, pelo ganho de produtividade. Apesar da seca no início do plantio, os estados de Mato Grosso e Rondônia também tiveram recordes de produtividade nesta última safra. Destaca-se o estado do Pará, que obteve um ganho de 12% na produtividade em relação à safra passada (CONAB, 2011). Os resultados obtidos em 2011, quarto ano de monitoramento, mostraram que o plantio de soja ocorreu em apenas 0,39% da área total desflorestada, desde o período de vigência da Moratória. Isto representa apenas 0,05% da área total plantada com soja no Brasil, na safra 2010/11.

9 Na safra 2010/11, a área de soja nos polígonos desflorestados, dentro do período da Moratória, representa 0,6% da área total cultivada com soja no bioma Amazônia. Deve-se destacar que no estado do Mato Grosso, responsável por 88% da área de soja no bioma Amazônia, esse cultivo, em desflorestamentos ocorridos no período da Moratória, representa 0,49% da área total de soja no bioma Amazônia. Em síntese, o cuidadoso processo de análise das imagens de satélites, seguido de sobrevoo com registros fotográficos e coleta de documentos em cartórios locais, permite que as indústrias e empresas exportadoras, participantes da Moratória da Soja, possam cumprir com o compromisso de não adquirir soja de áreas desflorestadas a partir de 2006, no bioma Amazônia. Clientes europeus da soja brasileira, como Ahold, ASDA, Carrefour, Cooperative, Kraft, Marks&Spencer, McDonald s, Nutreco, Ritter-Sport, Sainsbury s, Waitrose e Walmart, além da própria sociedade civil, reconheceram a Moratória, apoiando a evolução positiva do trabalho desenvolvido. "Nós vemos a moratória como uma ferramenta poderosa e essencial para alcançar a meta de comprar produtos de origem sustentável. Nós encorajamos outras empresas e outros setores para participar de esforços semelhantes para garantir que a Amazônia seja preservada. Em particular, gostaríamos de agradecer o aperfeiçoamento do sistema de mapeamento e monitoramento que conta agora com a séria e idônea participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)" "The Soy Moratorium and negotiations with the meat sector are programmes that could serve as models for other countries" Kumi Naidoo, Greenpeace Global Executive Director, quoted in Valor Economico, 9 th March 2010.

10 Cadastro Ambiental Rural (CAR) O Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído em 2009 pelo Decreto 7.029, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, é parte integrante do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA). Trata-se de um importante instrumento para controle ambiental, para avaliação de políticas, para a efetividade das operações de fiscalização e para o monitoramento de propriedades rurais. ( O CAR é um sistema eletrônico de identificação georreferenciada da propriedade rural que contém a delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), da Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel. O CAR já é uma realidade nos estados do Mato Grosso e Pará, onde são feitos mapeamentos dos imóveis rurais com o apoio de imagens produzidas via satélite para o seu georreferenciamento. Os resultados desse mapeamento subsidiam o levantamento de possíveis passivos ambientais e auxiliam o produtor, quando necessário, no planejamento de atividades de recomposição dessas áreas. O CAR se estabelece como um requisito obrigatório para que o produtor rural obtenha licenciamentos e autorizações ambientais para quaisquer atividades econômicas, agropecuárias ou florestais. Reflete um compromisso do produtor com as suas obrigações ambientais, respondendo às pressões da sociedade e do mercado consumidor em relação à proteção ambiental no ambiente produtivo rural. Os dados gerados através deste cadastro servirão para a elaboração dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), explica a TNC. O objetivo do programa da ABIOVE de incentivo ao CAR no bioma Amazônia é encorajar e sensibilizar o produtor rural a regularizar suas propriedades rurais e a inseri-las no Sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais SLAPR. Ações propostas: produzir e distribuir material técnico, como apostilas, cartazes e folhetos, para sensibilizar e esclarecer o produtor rural; organizar cursos, treinamentos e dias de campo para ensinar o produtor como estruturar o processo do CAR (mapeamento, documentos necessários e custos envolvidos); disponibilizar lista de empresas especializadas em geoprocessamento e regularização de imóveis rurais; prospectar incentivos financeiros para os produtores que precisarem recompor as áreas de RL e pagamentos por serviços ambientais; divulgar anualmente os avanços obtidos. Todas as ações aqui mencionadas mostram que é possível conciliar produção agrícola com conservação ambiental. O Brasil, celeiro da humanidade, está desenvolvendo o seu principal cultivo, a soja, com responsabilidade socioambiental.

Ações Estratégicas do Agronegócio Soja Responsabilidade Ambiental do Setor

Ações Estratégicas do Agronegócio Soja Responsabilidade Ambiental do Setor Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Ações Estratégicas do Agronegócio Soja Responsabilidade Ambiental do Setor Carlo Lovatelli Presidente da São Paulo - SP 8 de novembro de 2011 1 A

Leia mais

MORATÓRIA DA SOJA: Avanços e Próximos Passos

MORATÓRIA DA SOJA: Avanços e Próximos Passos MORATÓRIA DA SOJA: Avanços e Próximos Passos - Criação e Estruturação da Moratória da Soja - Realizações da Moratória da Soja - A Prorrogação da Moratória - Ações Prioritárias Relatório Apresentado pelo

Leia mais

Produção Sustentável da Sojicultura Brasileira

Produção Sustentável da Sojicultura Brasileira Produção Sustentável da Sojicultura Brasileira Moratória da Soja e Programa Soja Plus Bernardo Pires Coordenador Ambiental Brasília DF 14 de fevereiro de 2011 A IMPORTÂNCIA DA SOJA NO BRASIL A soja é a

Leia mais

Crescimento global da consciência socioambiental

Crescimento global da consciência socioambiental Programa de Sustentabilidade Bunge 1. Contextualização Crescimento global da consciência socioambiental Sociedade Importância do tema Estruturação e articulação das entidades civis Pressões comerciais

Leia mais

Moratória da Soja no Bioma Amazônia Brasileiro

Moratória da Soja no Bioma Amazônia Brasileiro Moratória da Soja no Bioma Amazônia Brasileiro Uma iniciativa multistakeholder de sucesso no combate ao desflorestamento Conferência da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima Copenhague, Dinamarca Dezembro

Leia mais

Produção Responsável no Agronegócio Soja no Brasil

Produção Responsável no Agronegócio Soja no Brasil Produção Responsável no Agronegócio Soja no Brasil Fabio Trigueirinho Secretário Geral - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Compromissos Socioambientais na Agricultura Conferência Internacional

Leia mais

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR Câmara temática de Insumos Agropecuários Brasília, 27 de maio de 2014

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR Câmara temática de Insumos Agropecuários Brasília, 27 de maio de 2014 Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR Câmara temática de Insumos Agropecuários Brasília, 27 de maio de 2014 O QUE É O CAR O Cadastro Ambiental Rural - CAR, é o registro público eletrônico de âmbito

Leia mais

Grupo de Trabalho da Soja Moratória da Soja no Bioma Amazônia Brasileiro

Grupo de Trabalho da Soja Moratória da Soja no Bioma Amazônia Brasileiro Grupo de Trabalho da Soja Moratória da Soja no Bioma Amazônia Brasileiro Um iniciativa multistakeholder de sucesso no combate ao desflorestamento Carlo Lovatelli Presidente - ABIOVE Copenhagen, Denmark

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 SOJA BRASILEIRA A soja é a principal cultura agrícola do Brasil - 28 milhões de ha (25% da área mundial plantada)

Leia mais

A Floresta Amazônica, as mudanças climáticas e a agricultura no Brasil

A Floresta Amazônica, as mudanças climáticas e a agricultura no Brasil A Floresta Amazônica, as mudanças climáticas e a agricultura no Brasil Quem somos? A TNC é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130

Leia mais

Desafios e oportunidades associadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) 7ª CONSEGURO setembro 2015

Desafios e oportunidades associadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) 7ª CONSEGURO setembro 2015 Desafios e oportunidades associadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) 7ª CONSEGURO setembro 2015 Meta brasileira de redução das emissões até 2020 36,1% a 38,9% das 3.236 MM de tonco2eq de emissões projetadas

Leia mais

Moratória da Soja no. Bioma Amazônia. RELATÓRIO - 1º ANO 24 de julho de 2007. GTS - Grupo de Trabalho da Soja

Moratória da Soja no. Bioma Amazônia. RELATÓRIO - 1º ANO 24 de julho de 2007. GTS - Grupo de Trabalho da Soja Moratória da Soja no Bioma Amazônia RELATÓRIO - 1º ANO 24 de julho de 2007 GTS - Grupo de Trabalho da Soja 02 Moratória da Soja no PRODUÇÃO RESPONSÁVEL: MORATÓRIA DA SOJA NO ABIOVE (Associação Brasileira

Leia mais

Pecuária Sustentável Walmart Brasil. Camila Valverde Diretora de Sustentabilidade

Pecuária Sustentável Walmart Brasil. Camila Valverde Diretora de Sustentabilidade Pecuária Sustentável Walmart Brasil Camila Valverde Diretora de Sustentabilidade Walmart no mundo Presente em 27 países 10.800 lojas 2,2 milhões de funcionários Faturamento global: US$ 466,7 bi (2012)

Leia mais

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Índice O que o agricultor brasileiro deve saber sobre o Novo Código Florestal?...1 Começando a regularizar o imóvel rural...2

Leia mais

Soja não é fator relevante de desmatamento no Bioma Amazônia

Soja não é fator relevante de desmatamento no Bioma Amazônia Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Nº 77/2014 abril Informativo digital sobre temas da cadeia produtiva da soja Soja não é fator relevante de desmatamento no Bioma Amazônia De acordo

Leia mais

PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ TERMO DE REFERÊNCIA

PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ TERMO DE REFERÊNCIA PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ Acordo de Doação Nº TF016192 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL DE LONGO

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR O QUE ÉO CAR O Cadastro Ambiental Rural - CAR, é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade

Leia mais

Já sabe como funciona hoje a governança ambiental pública e privada?

Já sabe como funciona hoje a governança ambiental pública e privada? CONVITE Caro (a) jornalista, Você conhece a fundo o novo Código Florestal, uma das leis mais importantes do Brasil, visto que o País é uma das principais potências agrícolas do mundo e preserva 63% da

Leia mais

Agronegócio Soja no Brasil

Agronegócio Soja no Brasil ABIOVE Produção Responsável no Agronegócio Soja no Brasil ABAG ABIOVE Associação Brasileira de Agribusiness Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Carlo Lovatelli Fabio Trigueirinho Fabio

Leia mais

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015

ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 ANEXO 2 Estrutura Modalidade 1 ELIS PMEs PRÊMIO ECO - 2015 Critérios Descrições Pesos 1. Perfil da Organização Breve apresentação da empresa, seus principais produtos e atividades, sua estrutura operacional

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Política Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica

Política Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica Política Estadual de Governança Climática e Gestão da Produção Ecossistêmica R E A L I Z A Ç Ã O : A P O I O : A Razão Diversos estados e municípios também estão avançando com suas políticas de mudanças

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Florianópolis - SC 23 de junho de 2015

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Florianópolis - SC 23 de junho de 2015 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Florianópolis - SC 23 de junho de 2015 Qual a missão do Programa Soja Plus? 1. Promover e fomentar a melhoria contínua da gestão das

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA Esta Política tem como objetivos: Apresentar de forma transparente os princípios e as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e direcionam

Leia mais

O papel da APROSOJA na promoção da sustentabilidade na cadeia produtiva da soja brasileira

O papel da APROSOJA na promoção da sustentabilidade na cadeia produtiva da soja brasileira O papel da APROSOJA na promoção da sustentabilidade na cadeia produtiva da soja brasileira Clusters para exportação sustentável nas cadeias produtivas da carne bovina e soja Eng Agrônomo Lucas Galvan Diretor

Leia mais

Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal. Rio de Janeiro, 8 de maio de 2013

Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal. Rio de Janeiro, 8 de maio de 2013 Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal Rio de Janeiro, 8 de maio de 2013 Histórico O Protocolo foi assinado em 03 abril de 2012, pelas empresas: Aperam South America ArcelorMittal Gerdau Siderúrgica

Leia mais

Meio Ambiente propõe mutirão nacional para regularização ambiental de propriedades rurais brasileiras

Meio Ambiente propõe mutirão nacional para regularização ambiental de propriedades rurais brasileiras Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Nº 39/2013 maio Informativo digital sobre temas da cadeia produtiva da soja Meio Ambiente propõe mutirão nacional para regularização ambiental de

Leia mais

Diagnóstico de oportunidades de quebra de barreiras para acesso às políticas públicas da Agricultura Familiar em São Félix do Xingu, Pará.

Diagnóstico de oportunidades de quebra de barreiras para acesso às políticas públicas da Agricultura Familiar em São Félix do Xingu, Pará. TERMO DE REFERÊNCIA Diagnóstico de oportunidades de quebra de barreiras para acesso às políticas públicas da Agricultura Familiar em São Félix do Xingu, Pará. 1. Título: Diagnóstico de oportunidades para

Leia mais

Grupo Sustentabilidade

Grupo Sustentabilidade ABIOVE Grupo Sustentabilidade de Trabalho da Moratória na ria Amazônia da Soja (GTS) ABAG Reunião com o Governo Associação Brasileira de Agribusiness 16/maio/2007 Carlo Lovatelli Presidente Alemanha 10

Leia mais

Termo de Referência INTRODUÇÃO E CONTEXTO

Termo de Referência INTRODUÇÃO E CONTEXTO Termo de Referência CONSULTORIA PARA AVALIAÇÃO DOS FINANCIAMENTOS DO BANCO DA AMAZÔNIA BASA, PARA FORTALECIMENTO DA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, COM DESTAQUE PARA

Leia mais

ACT entre OCB e MMA CAR REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. Brasilia, 13 maio de 2013.

ACT entre OCB e MMA CAR REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. Brasilia, 13 maio de 2013. entre OCB e MMA CAR REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL Brasilia, 13 maio de 2013. Fato motivador Lei 12.651/2012 Desoneração da regularização ambiental das propriedades, através da metodologia do cadastro ambiental

Leia mais

Sustentabilidade socioambiental: qual é o papel da governança pública?

Sustentabilidade socioambiental: qual é o papel da governança pública? Sustentabilidade socioambiental: qual é o papel da governança pública? São Paulo, 22 de fevereiro de 2011 Nos últimos 5 anos, o complexo soja brasileiro vem experimentando mudanças estruturais na gestão

Leia mais

CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA OPERAÇÕES COM GADO E PRODUTOS BOVINOS EM ESCALA INDUSTRIAL NO BIOMA AMAZÔNIA

CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA OPERAÇÕES COM GADO E PRODUTOS BOVINOS EM ESCALA INDUSTRIAL NO BIOMA AMAZÔNIA PLANO DE TRABALHO JBS CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA OPERAÇÕES COM GADO E PRODUTOS BOVINOS EM ESCALA INDUSTRIAL NO BIOMA AMAZÔNIA Sistema de Monitoramento Socioambiental das Fazendas Fornecedoras de Gado da JBS

Leia mais

Política Ambiental das Empresas Eletrobras

Política Ambiental das Empresas Eletrobras Política Ambiental das Empresas Eletrobras Versão 2.0 16/05/2013 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Princípios... 3 3 Diretrizes... 3 3.1 Diretrizes Gerais... 3 3.1.1 Articulação Interna... 3 3.1.2 Articulação

Leia mais

Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: desafios e oportunidades

Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: desafios e oportunidades Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: desafios e oportunidades Eduardo Bandeira de Mello Chefe do Departamento de Meio Ambiente Cuiabá, 21 de agosto de 2007 SUMÁRIO 1. Desenvolvimento

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

PMS-MT Cartilha. Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes. Governança Funcionamento do Programa

PMS-MT Cartilha. Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes. Governança Funcionamento do Programa PMS-MT Cartilha Breve histórico e Abrangência Objetivos gerais e benefícios esperados Componentes Fortalecimento da gestão ambiental municipal Contexto e benefícios Tarefas Regularização ambiental e fundiária

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Campo Grande, 11/04/2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Campo Grande, 11/04/2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Campo Grande, 11/04/2013 Organizadores Parceiros UFV LINHAS DE AÇÃO I. Qualidade de vida no trabalho II. Melhores práticas de produção

Leia mais

MÓDULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Relatório das Oficinas de Campo sobre Rotinas Trabalhistas e Segurança do Trabalho (NR 31)

MÓDULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Relatório das Oficinas de Campo sobre Rotinas Trabalhistas e Segurança do Trabalho (NR 31) PROGRAMA DE GESTÃO ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL DA SOJA BRASILEIRA. MÓDULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Relatório das Oficinas de Campo sobre Rotinas Trabalhistas e Segurança do Trabalho (NR 31) 2011

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Seminário Ambientronic

Seminário Ambientronic Seminário Ambientronic 27/04/2011 11.06.2010 Perfil da Empresa PERFIL Empresa de Tecnologia 100% nacional, controlada pelo Grupo Itaúsa Mais de 30 anos de presença no mercado brasileiro Possui 5.891 funcionários

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1 Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1 Conceito de Tecnologia Social aplicada a Municípios Sustentáveis: "Compreende técnicas, metodologias e experiências

Leia mais

Programa Gerdau Germinar (MG) é uma das mais importantes iniciativas de educação ambiental da Empresa. Relatório Anual Gerdau 2014

Programa Gerdau Germinar (MG) é uma das mais importantes iniciativas de educação ambiental da Empresa. Relatório Anual Gerdau 2014 40 41 Programa Gerdau Germinar (MG) é uma das mais importantes iniciativas de educação ambiental da Empresa. MEIO AMBIENTE 42 Gerdau é reconhecida pela eficiência de suas práticas de proteção ao meio ambiente

Leia mais

Levantamento do Perfil de Responsabilidade Socioambiental nas Organizações

Levantamento do Perfil de Responsabilidade Socioambiental nas Organizações Levantamento do Perfil de Responsabilidade Socioambiental nas Organizações Brasília, 19 de abril de 2011 BLOCOS TEMÁTICOS COMPROMISSO PLANEJAMENTO E GESTÃO DESEMPENHO SUSTENTÁVEL CONTRIBUIÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza sistematicamente

Leia mais

O QUE É O CAR? Lei 12.651/2012 Novo Código Florestal

O QUE É O CAR? Lei 12.651/2012 Novo Código Florestal 1 MARCO LEGAL MARCO LEGAL O QUE É O CAR? Lei 12.651/2012 Novo Código Florestal Cadastro Ambiental Rural CAR: Âmbito Nacional Natureza declaratória Obrigatório para todas as propriedades e posses Base de

Leia mais

ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA. Declaração de trabalho, serviços e especificações

ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA. Declaração de trabalho, serviços e especificações ANEXO B TERMO DE REFERÊNCIA Declaração de trabalho, serviços e especificações A Contratada deverá executar o trabalho e realizar os serviços a seguir, indicados de acordo com as especificações e normas

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3 DETALHAMENTO... 3 3.1 Definições... 3 3.2 Envolvimento de partes interessadas... 4 3.3 Conformidade com a Legislação

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira 2014 EMPRESAS ASSOCIADAS ABIOVE Quais os números da SOJA BRASILEIRA? É a principal cultura agrícola do Brasil - 30 milhões de ha; O Brasil

Leia mais

CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL Alexandre Sakavicius Borges Coordenador de certificação florestal alexandre@imaflora.org São Paulo 18/11/2009 www.imaflora.org MISSÃO O Imaflora incentiva e promove mudanças

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ GASODÁ SURUI TURISMOLOGO E COORDENADOR DE CULTURA PAITER NA ASSOCIAÇÃO METAREILA DO POVO INDIGENA SURUI.

Leia mais

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa

Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Introdução da Responsabilidade Social na Empresa Vitor Seravalli Diretoria Responsabilidade Social do CIESP Sorocaba 26 de Maio de 2009 Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma forma de conduzir

Leia mais

Histórico. Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012

Histórico. Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012 Histórico Decreto 7.029/2009 (Decreto Mais Ambiente) Lei Federal 12.651/2012 Decreto 7.830/2012 É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente

Leia mais

Associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, por um grupo de 11 empresários; 1475 associados: empresas de diferentes setores e portes.

Associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, por um grupo de 11 empresários; 1475 associados: empresas de diferentes setores e portes. Instituto Ethos Associação sem fins lucrativos, fundada em 1998, por um grupo de 11 empresários; 1475 associados: empresas de diferentes setores e portes. MISSÃO: Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas

Leia mais

O QUE É O CAR? Lei 12.651/2012 Novo Código Florestal

O QUE É O CAR? Lei 12.651/2012 Novo Código Florestal 1 MARCO LEGAL MARCO LEGAL O QUE É O CAR? Lei 12.651/2012 Novo Código Florestal Cadastro Ambiental Rural CAR: Âmbito Nacional Natureza declaratória Obrigatório para todas as propriedades e posses Base de

Leia mais

Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental

Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental Proposta para que o PAA possa apoiar a regularização ambiental Considerando a Diretriz 2 do Plano Nacional de Segurança Alimentar: Promoção do abastecimento e estruturação de sistemas descentralizados,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR Câmara Setorial de Hortaliças

Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR Câmara Setorial de Hortaliças Políticas Públicas para Operacionalizar o CAR Câmara Setorial de Hortaliças O QUE ÉCAR O Cadastro Ambiental Rural - CAR, é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis

Leia mais

ANEXO III TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO III TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO III TERMO DE REFERÊNCIA Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável Departamento de Zoneamento Territorial Projeto GCP/BRA/080/EC PROJETO PACTO MUNICIPAL

Leia mais

Legislação Anterior Novo Código Florestal Avanços

Legislação Anterior Novo Código Florestal Avanços A APP era computada a partir das margens de rio ou cursos d água, pelo nível mais alto do período de cheia. Várzeas eram consideradas parte dos rios ou cursos d água, porque são inundadas durante o período

Leia mais

Orientações para o Apoio do Fundo Amazônia ao Cadastramento Ambiental Rural

Orientações para o Apoio do Fundo Amazônia ao Cadastramento Ambiental Rural Orientações para o Apoio do Fundo Amazônia ao Cadastramento Ambiental Rural 1. Apoio do Fundo Amazônia ao Cadastramento Ambiental Rural no bioma Amazônia... 2 2. Apoio do Fundo Amazônia ao Cadastramento

Leia mais

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Logística Reversa de Embalagens

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Logística Reversa de Embalagens Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Plano Nacional de Resíduos Sólidos Logística Reversa de Embalagens Bernardo Pires Coordenador de Sustentabilidade São Paulo - SP 10 de novembro de

Leia mais

Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá

Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá Compromissos com o Meio Ambiente e a Qualidade de Vida Agenda Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável do Amapá Eu, ( ) (sigla do partido) me comprometo a promover os itens selecionados abaixo

Leia mais

The Nature Conservancy, Walmart, Marfrig e produtores do sudeste do Pará trabalharão juntos pela pecuária sustentável na Amazônia

The Nature Conservancy, Walmart, Marfrig e produtores do sudeste do Pará trabalharão juntos pela pecuária sustentável na Amazônia The Nature Conservancy, Walmart, Marfrig e produtores do sudeste do Pará trabalharão juntos pela pecuária sustentável na Amazônia Cadeia irá trabalhar unida na implementação das melhores práticas socioambientais

Leia mais

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG EIXOS E PROGRAMAS EIXO 1 - Uso sustentável dos recursos naturais Programa de fortalecimento do sistema de gestão ambiental Programa de formação e manutenção

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO... 4 5. GERENCIAMENTO DO RISCO... 5 6. ATIVIDADES PROIBITIVAS E RESTRITIVAS... 6 7. ANÁLISE DE CRÉDITO...

Leia mais

Estratégias para evitar o desmatamento na Amazônia brasileira. Antônio Carlos Hummel Diretor Geral Serviço Florestal Brasileiro

Estratégias para evitar o desmatamento na Amazônia brasileira. Antônio Carlos Hummel Diretor Geral Serviço Florestal Brasileiro Estratégias para evitar o desmatamento na Amazônia brasileira Antônio Carlos Hummel Diretor Geral Serviço Florestal Brasileiro Perfil - 2-1. Fatos sobre Brasil 2. Contexto Florestal 3. Estratégias para

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC. Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural PROJETO FIP-ABC Produção sustentável em áreas já convertidas para o uso agropecuário (com base no Plano ABC) Descrição do contexto

Leia mais

Política Ambiental janeiro 2010

Política Ambiental janeiro 2010 janeiro 2010 5 Objetivo Orientar o tratamento das questões ambientais nas empresas Eletrobras em consonância com os princípios da sustentabilidade. A Política Ambiental deve: estar em conformidade com

Leia mais

Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura

Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura A safra de grãos do país totalizou 133,8 milhões de toneladas em 2009, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de dezembro,

Leia mais

Projeto de adequação socioeconômica e ambiental das. rurais. Minas Gerais. Aqui, o trabalho por um mundo mais sustentável já começou.

Projeto de adequação socioeconômica e ambiental das. rurais. Minas Gerais. Aqui, o trabalho por um mundo mais sustentável já começou. Projeto de adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais Minas Gerais. Aqui, o trabalho por um mundo mais sustentável já começou. O projeto O Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Gestão Ambiental campus Angra Missão O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de Gestores Ambientais

Leia mais

Mobilização - construir parcerias e articulações integradas às dimensões ambientais: social, cultural e econômica.

Mobilização - construir parcerias e articulações integradas às dimensões ambientais: social, cultural e econômica. MISSÃO Desenvolver e implantar projetos que tenham como foco a geração de benefícios para o Planeta, provocando modificações conscientes, tanto no campo das ciências, quanto das atividades humanas. PRINCÍPIOS

Leia mais

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO Conciliando Biodiversidade e Agricultura DESAFIO Compatibilizar a Conservação e a Agricultura O crescimento da população global e a melhoria dos padrões de vida aumentaram

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

A Política de Meio Ambiente do Acre tendo como base o Zoneamento Ecológico. gico-econômico

A Política de Meio Ambiente do Acre tendo como base o Zoneamento Ecológico. gico-econômico A Política de Meio Ambiente do Acre tendo como base o Zoneamento Ecológico gico-econômico Diversidade Biológica www.animalzoom.org Diversidade Biológica www.animalzoom.org Diversidade Étnica Stuckert Cardeal,

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

ESTADO DO ACRE. Estado do Acre estabelece processos de inclusão social e econômica visando ao uso sustentável dos recursos naturais

ESTADO DO ACRE. Estado do Acre estabelece processos de inclusão social e econômica visando ao uso sustentável dos recursos naturais Estado do Acre estabelece processos de inclusão social e econômica visando ao uso sustentável dos recursos naturais Através da Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal e do Zoneamento Ecológico

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria do Meio Ambiente Secretaria da Agricultura e Abastecimento Dezembro de 2005 COBERTURA FLORESTAL (Inventário Florestal,

Leia mais

Identificação Contratação de consultoria pessoa física para desempenhar a função de Gerente de Projetos Pleno.

Identificação Contratação de consultoria pessoa física para desempenhar a função de Gerente de Projetos Pleno. TERMO DE REFERÊNCIA nº 030/2012 Responsável: Fábio Leite Setor: Unidade de Gestão de Programas Rio de Janeiro, 10 de julho de 2012. Identificação Contratação de consultoria pessoa física para desempenhar

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Cadastro Ambiental Rural

Cadastro Ambiental Rural Cadastro Ambiental Rural E suas possíveis contribuições para a gestão de bacias hidrográficas Botucatu 28/06/2013 Caroline Vigo Cogueto Centro de Monitoramento Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

Produzindo com Sustentabilidade

Produzindo com Sustentabilidade Produzindo com Sustentabilidade NOSSA VISÃO Melhorar a vida, aprimorando a cadeia global de alimentos e o agronegócio. BR ASIL NOSSOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE Desempenho Econômico A parceria com

Leia mais

Instituto Ethos. de Empresas e Responsabilidade Social. Emilio Martos Gerente Executivo de Relacionamento Empresarial

Instituto Ethos. de Empresas e Responsabilidade Social. Emilio Martos Gerente Executivo de Relacionamento Empresarial Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social Emilio Martos Gerente Executivo de Relacionamento Empresarial Missão do Instituto Ethos Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios

Leia mais

Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários

Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Dezembro/2011 Instrumentos da Política SocioAmbiental Linhas de Instituições Financiamento participantes da pesquisa Participação de

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável da Bunge no Brasil por meio do site: www.bunge.com.br/sustentabilidade

Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável da Bunge no Brasil por meio do site: www.bunge.com.br/sustentabilidade Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável da Bunge no Brasil por meio do site: www.bunge.com.br/sustentabilidade O Relatório de Sustentabilidade de 2008, em versão digital, pode ser obtido pelo site

Leia mais

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos

PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos Pra começo de conversa, um video... NOVO PROGRAMA Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL 2014-2018 3 ELABORAÇÃO DO NOVO

Leia mais

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013

Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos. Junho, 2013 Canais de diálogo com públicos impactados e mediação para resolução de conflitos Junho, 2013 1 Contexto Concentração espacial, econômica e técnica; Indústria é de capital intensivo e business to business

Leia mais

Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura. Programa ABC

Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura. Programa ABC para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura Conceito Crédito orientado para promover a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agricultura, conforme preconizado na

Leia mais

ELEMENTOS PARA ESTRATÉGIA NACIONAL DE REDD+ DO BRASIL

ELEMENTOS PARA ESTRATÉGIA NACIONAL DE REDD+ DO BRASIL ELEMENTOS PARA ESTRATÉGIA NACIONAL DE REDD+ DO BRASIL Leticia Guimarães Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Ministério do Meio Ambiente Maputo, Moçambique, 2-4 de maio de 2012 Estrutura

Leia mais

USO DA TERRA NO BRASIL 851 milhões de hectares

USO DA TERRA NO BRASIL 851 milhões de hectares USO DA TERRA NO BRASIL 851 milhões de hectares URBANIZAÇÃO E OUTROS USOS 4% AGRICULTURA 7% VEGETAÇÃO NATURAL (FLORESTAIS E OUTROS) 65% PASTAGENS 23% FONTES: MMA/IBGE-PAM(2010)/INPE/CENSO AGROPECUÁRIO 2006

Leia mais

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações Página 144 VIII/11. Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações A Conferência das Partes, Informando-se sobre o relatório do Secretário Executivo sobre as atividades do

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação

Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável MicrobaciasII OBJETIVO GERAL Promover o desenvolvimento

Leia mais