Estratégia e Inteligência Competitiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estratégia e Inteligência Competitiva"

Transcrição

1

2 Estratégia e Inteligência Competitiva Processo da Estratégia. Mapeamento Estratégico. Análise do Mercado. Análise da Empresa. Análise de Valor. Análise de Potencial

3 Estratégia e Inteligência Competitiva Processo da Estratégia. Mapeamento Estratégico. Análise do Mercado. Análise da Empresa. Análise de Valor. Análise de Potencial

4 Análise do Mercado Missão, Visão e Valores Objetivos dos Acionistas Mapeamento Estratégico Comercial Análise da Empresa Análise de Valor Análise Potencial

5 Análise do Mercado Missão, Visão e Valores Objetivos dos Acionistas Mapeamento Estratégico Comercial Análise da Empresa Análise de Valor Análise Potencial

6 Valor Percebido Definição: Proporção de benefícios percebidos relativos aos sacrifícios percebidos.

7 Benefícios: Preço. Qualidade. Marca. Etc. Sacrifícios: Preço - desembolso efetuado na compra. Esforço - na compra, no uso, no aprendizado, na manutenção etc. Risco - físico, social, psicológico, financeiro etc.

8 Vantagem Gerada no uso do Valor Percebido O conhecimento do valor percebido pelo cliente em seus produtos e serviços, comparativamente à concorrência, e a adoção de estratégias que contemplem esse valor, permitem à empresa obter as vantagens competitivas necessárias à lealdade dos clientes.

9 Lealdade x Satisfação x Qualidade A Satisfação não garante a lucratividade e a vantagem competitiva. A Lealdade tende a garantir. O Valor Percebido tem correlação mais forte com quem? Lealdade e não satisfação

10 Aspectos Relevantes do Valor Percebido Temporal - Varia de acordo com o momento (pré-compra, compra, imediatamente pós-compra, longo período de compra e uso). Pessoal - Varia de pessoa para pessoa para um mesmo produto/serviço. Mercado - Varia pelo tipo de mercado B2B (+racional), B2C (+emocional) etc. Visão Interna x Externa - Varia pela visão da empresa ou do cliente. Uso - Varia de acordo com o uso que o cliente fizer do produto/serviço. Fonte: Domiguez, Sigfried (2000)

11 Passos a Passo para Aplicar o Valor Percebido Identificar os atributos de valor que determinam o Valor Percebido pelos clientes. Definir a importância de cada atributo mapeado previamente na visão dos clientes. Classificar o desempenho dos clientes e dos concorrentes em cada um dos atributos. Analisar e encontrar os principais gaps a serem trabalhados. Gerar as opções e recomendações.

12 Passos a Passo para Aplicar o Valor Percebido Identificar os atributos de valor que determinam o Valor Percebido pelos clientes. Definir a importância de cada atributo mapeado previamente na visão dos clientes. Classificar o desempenho dos clientes e dos concorrentes em cada um dos atributos. Analisar e encontrar os principais gaps a serem trabalhados. Gerar as opções e recomendações.

13 Como identificar o Valor Percebido pelo Cliente A grande questão é descobrir quais são os atributos que despertam o desejo de compra e esses insights são o que existe de mais valioso hoje no mundo do marketing. Precisamos encontrá-los antes de nossos concorrentes. Um pequenino insight vale muito mais do que todas aquelas extensas pesquisas que fazemos sobre o mercado Philip Kloter.

14 Como identificar o Valor Percebido pelo Cliente Visitas de executivos ou pessoal de vendas e marketing aos clientes. Tratamento de reclamações ou dúvidas dos clientes. Pesquisas diversas: NPS, Satisfação, Profundidade etc. Benchmarking. Win/Loss. Focus Group. Nesta etapa a recomendação é combinar mais de uma método para ter uma assertividade maior.

15 Blocos de Possíveis Atributos Valor Serviço Marca Alinhamento das necessidades Preço / Valor / Condição de Pagamento Qualidades e Características Conveniência Variedade Atendimento Entrega e implantação Pós-venda Treinamento Status Confiabilidade Consciência Admiração Inovação

16 Blocos de Possíveis Atributos Retenção Programas de Reconhecimento Programas de Afinidade Programas de Lealdade Troca de Conhecimento Outros Ética Espiritualidade Responsabilidade Socioambiental

17 Listar Atributos Identificados Escala (Likert 5 pontos) Atributo VALOR PERCEBIDO Importância: 1 (Insignificante) - 5 (extremamente importante) Desempenho: 1 (péssimo) - 5 (excelente) Desempenho Importância Próprio Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3 Média TOTAL:

18 Passos a Passo para Aplicar o Valor Percebido Identificar os atributos de valor que determinam o Valor Percebido pelos clientes. Definir a importância de cada atributo mapeado previamente na visão dos clientes. Classificar o desempenho dos clientes e dos concorrentes em cada um dos atributos. Analisar e encontrar os principais gaps a serem trabalhados. Gerar as opções e recomendações.

19 Definir a Importância dos Atributos Identificados Escala (Likert 5 pontos) Atributo VALOR PERCEBIDO Importância: 1 (Insignificante) - 5 (extremamente importante) Desempenho: 1 (péssimo) - 5 (excelente) Desempenho Importância Próprio Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3 Média TOTAL:

20 Passos a Passo para Aplicar o Valor Percebido 1 Identificar os atributos de valor que determinam o Valor Percebido pelos clientes Definir a importância de cada atributo mapeado previamente na visão dos clientes. Classificar o desempenho dos clientes e dos concorrentes em cada um dos atributos. Analisar e encontrar os principais gaps a serem trabalhados. Gerar as opções e recomendações.

21 Definir o Desempenho dos Atributos Identificados Escala (Likert 5 pontos) Atributo VALOR PERCEBIDO Importância: 1 (Insignificante) - 5 (extremamente importante) Desempenho: 1 (péssimo) - 5 (excelente) Desempenho Importância Próprio Concorrente 1 Concorrente 2 Concorrente 3 Média TOTAL:

22 Passo a Passo para Aplicar o Valor Percebido Identificar os atributos de valor que determinam o Valor Percebido pelos clientes. Definir a importância de cada atributo mapeado previamente na visão dos clientes. Classificar o desempenho dos clientes e dos concorrentes em cada um dos atributos. Analisar e encontrar os principais gaps a serem trabalhados. Gerar as opções e recomendações.

23 Matriz Importância x Desempenho A matriz Importância x Desempenho é dividida em quatro quadrantes, os quais apontam oportunidades de ações e investimentos nos diversos atributos.

24 Passos a Passo para Aplicar o Valor Percebido Identificar os atributos de valor que determinam o Valor Percebido pelos clientes. Definir a importância de cada atributo mapeado previamente na visão dos clientes. Classificar o desempenho dos clientes e dos concorrentes em cada um dos atributos. Analisar e encontrar os principais gaps a serem trabalhados. Gerar as opções e recomendações.

25 Opções e Recomendações Algumas Opções Possíveis: Aumento dos benefícios da sua oferta e diminuição dos sacrifícios percebidos pelo consumidor. Aumento de benefícios somente. Diminuição de sacrifícios somente. Recomendações: Criar as recomendações após análise de Gaps + Opções.

26 Exemplo Real: Segmento de Tintas Atributos Preço Condições de pagamento Atendimento Peso da marca Prazo de entrega Lojas de Tintas Disponibilidade do vendedor Pós-venda 4,8 4,0 4,0 3,2 2,9 2,7 6,5 Lojas Mat. Construção Pedimos aos entrevistados para ordenar em grau de importância os Preço Peso da marca Condições de pagamento Prazo de entrega Atendimento Disponibilidade do vendedor Pós-venda 4,7 4,5 4,2 3,2 2,7 1,8 6,0 7 atributos no processo de decisão de compra. Média de importância por atributo Atributo Média Preço 6,2 Condições de Pagamento 4,6 Atendimento 4,4 Peso da Marca 4,1 Prazo de Entrega 3,8 Disponibilidade (acesso) do Vendedor 2,7 Pós - venda 2,1

27 Exemplo Real: Segmento de Tintas Análise Importância x Desempenho

28 Desempenho MBA GESTÃO COMERCIAL ESTRATÉGIA E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA 1,20 0,60 0,00 1,00 7,00 Importância -0,60 Preço Condições de Pagamento Disponibilidade do Vendedor Prazo de Entrega Pós-venda -1,20

29 Exemplo Real: Segmento de Tintas Recomendações Atividades de Apoio Atividades Primárias Logística Interna Infra-estrutura da Empresa Gerência de RH Desenvolvimento de Tecnologia Aquisição Origem do Problema: Produção Logística Externa Marketing & Vendas Serviço Porém analisou-se outro elo. Constatação: tempo de entrega de 12 dias para cada canal de distribuição (lojas). Os fabricantes de tintas concorrentes demoram 3 dias. Objetivo inicial do projeto: testar aceitação de uma marca menos conhecida, ou seja, foco no elo Marketing para consumidor final. Resultado: Existe pequena variação pela marca. No segmento pesquisado o preço é o maior determinante da compra. RECOMENDAÇÃO: Não entrar no mercado com a estrutura atual.

30 ATIVIDADE Em grupos: Avaliação de Transporte Aéreo Linhas GOL, TAM e AZUL 1. Realizar análise de valor percebido 2. Gerar recomendações 3. Apresentar e debater com a classe

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Valor Percebido

CAPACITAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO Aula: Análise - Valor Percebido Aula: Análise - Valor Percebido 2016 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Valor Percebido Definição:

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes

INCOMPANY SERPRO Aula 03: Segmentação de Clientes Aula 03: Segmentação de Clientes V2. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO POSICIONAMENTO SEGMENTAÇÃO

Leia mais

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS

INCOMPANY MONSANTO STAKEHOLDER ENGAGEMENT - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA PARA COMPRAS V4 Inbrasc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Inbrasc. O que é Jornada do Cliente?

Leia mais

Cadeia de valor: agregando valor

Cadeia de valor: agregando valor MSc. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br www.paulorodrigues.pro.br Mestre em Engenharia de Produção A principal preocupação de empresas, tanto de produto como de serviços, tem se voltado para

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

INCOMPANY SERPRO Aula 01: Posicionamento e Diagnose

INCOMPANY SERPRO Aula 01: Posicionamento e Diagnose Aula 01: Posicionamento e Diagnose V1. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to. Apresentações e Expectativas Apresentações Objetivo

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Módulo: Pós-Venda Aula 2 e 3: Valor do e Segmentação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate

Leia mais

Faturamento médio por funcionário. Empresa. Página 1 de 11

Faturamento médio por funcionário. Empresa. Página 1 de 11 Número de Faturamento por Faturamento Real em 2000 funcionários funcionários 1 54 R$ 2.099.459,01 R$ 38.878,87 2 18 R$ 800.000,00 R$ 44.444,44 3 75 R$ 5.400.000,00 R$ 72.000,00 4 86 R$ 5.353.971,97 R$

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Prof. Fábio Campos Nos anos 50 e 60 surgem os teóricos e teorizadores Jerome McCarthy criou os 4Ps no final dos anos 50, quando o marketing ainda era centrado no produto

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL

MBA GESTÃO COMERCIAL MBA GESTÃO COMERCIAL Gestão do Pipeline Planejamento de Vendas MBA GESTÃO COMERCIAL ABERTURA Estratégia e Inteligência Competitiva Universo Suspects Prospects Oportunidades Negociação Vendas Liderança

Leia mais

MVR MARKETING & CONSULTING

MVR MARKETING & CONSULTING 1 MVR MARKETING & CONSULTING MARCELO RAMOS Professor e Consultor em Processos Marketing Vendas FORMAÇÃO ACADÊMICA Engenharia de Produção (UFRJ) Pós-Graduação Avançada em Marketing (FAE) MBA Team Management

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Planejamento Estratégico Idalberto Chiaventao Arão Sapiro Editora Campus Manual do Planejamento

Leia mais

Posicionando o Trade Marketing como centro de inteligência para ALAVANCAR RESULTADOS. Felipe Mendes General Manager LatAm GfK

Posicionando o Trade Marketing como centro de inteligência para ALAVANCAR RESULTADOS. Felipe Mendes General Manager LatAm GfK Posicionando o Trade Marketing como centro de inteligência para ALAVANCAR RESULTADOS Felipe Mendes General Manager LatAm GfK O Trade Marketing tem um papel protagonista dentro das empresas... mas como

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

MODELO DA CADEIA DE VALOR. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 07 Prof. João Maurício G. Boaventura

MODELO DA CADEIA DE VALOR. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 07 Prof. João Maurício G. Boaventura MODELO DA CADEIA DE VALOR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 07 Prof. João Maurício G. Boaventura Estratégia Competitiva É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável contra as

Leia mais

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 8 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

Conheça onde sua Empresa pode chegar.

Conheça onde sua Empresa pode chegar. Conheça onde sua Empresa pode chegar. Nosso curso Planejamento Estratégico como Ferramenta de Gestão Balanced Scorecard Perspectivas O BSC deve incluir as seguintes perspectivas: Financeira Mercado / cliente

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR?

OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR? OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR? Descubra o que os clientes pensam quando ouvem a palavra INOVAÇÃO e como se tornar inovador de verdade. Índice Opinion Box Pesquisa: O que é inovação

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016

RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016 RELATÓRIO TOP MINDERS INDÚSTRIA novembro 2016 O EVENTO Com a participação de diversos profissionais envolvidos na gestão das áreas B2B de grandes empresas, o Top Minders realizado em novembros de 2016

Leia mais

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity Parte 4 Construindo Marcas fortes Cap. 9 - Criação de Brand Equity Agenda Marca conceito e importância Branding Gestão da Marca Brand equity; Decisões de Marca; Customer Equity. MARCA Nome, termo, sinal,

Leia mais

Condução de pesquisa em Branding

Condução de pesquisa em Branding Condução de pesquisa em Branding Passo-a-passo Visão Geral A aprendizagem deve ser focada e dinâmica. Quando contratam empresas de consultoria, os clientes querem que elas demonstrem capacidade intelectual

Leia mais

A evolução tecnológica vem provocando mudanças num ritmo cada vez mais acelerado. Novos produtos, serviços e novos padrões de consumo surgem a todo

A evolução tecnológica vem provocando mudanças num ritmo cada vez mais acelerado. Novos produtos, serviços e novos padrões de consumo surgem a todo A evolução tecnológica vem provocando mudanças num ritmo cada vez mais acelerado. Novos produtos, serviços e novos padrões de consumo surgem a todo momento. O consumidor, armado de tecnologia, tem cada

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com prof.dpastorelli@usjt.br danilopastorelli.wordpress.com PLANO DE NEGÓCIOS: a arte de materializar o projeto social (Parte 1) questão geradora Realmente é necessária a elaboração de um Plano de Negócios

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ARQUITETURA ORGANIZACIONAL Capítulo 04 1 A ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ESTÁ BASEADA NA DISTRIBUIÇÃO DE PODER E RESPONSABILIDADE MATERIALIZADA EM: ELEMENTOS DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FORMAS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Thinking Marketing Process and Metrics

Thinking Marketing Process and Metrics Programas para EXECUTIVOS Thinking Marketing Process and Metrics Pedro Celeste 2007 1 O Marketing é a principal actividade de Gestão. Peter Drucker 2 Pertinência do Tema Fraco conhecimento sobre os SI

Leia mais

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor

Eduardo Lapa. Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Eduardo Lapa Inteligência Empresarial Transformando Informação e Conhecimento em Valor Storyboard O que é Inteligência empresarial Porque inteligência empresarial Como as empresas se beneficiam com isso

Leia mais

Metodologia para Elaboração do TCC MBA em Marketing Coordenação Acadêmica: Prof. Luis Carlos Sá Atualizada em 18/12/14

Metodologia para Elaboração do TCC MBA em Marketing Coordenação Acadêmica: Prof. Luis Carlos Sá Atualizada em 18/12/14 1 Metodologia para Elaboração do TCC MBA em Marketing Coordenação Acadêmica: Prof. Luis Carlos Sá Atualizada em 18/12/14 Tema: Plano Operacional de Vendas Autores: Prof. Luis Carlos Sá, Prof. José Luiz

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA Prof. Ms.Cárbio Waqued 1 DETERMINANTES DA ENTREGA DE VALOR AO CONSUMIDOR valor da imagem valor dos funcionários valor dos serviços valor do produto Custo monetário (preço) Custo

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL ABERTURA

MBA GESTÃO COMERCIAL ABERTURA FORÇA DE VENDAS Gestão do Pipeline Projeção de Vendas MBA GESTÃO COMERCIAL ABERTURA Estratégia e Inteligência Universo Competitiva Suspects Geração e Qualificação de Leads Prospects Argumentação para Vendas

Leia mais

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. Aula 5 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 5 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Leitura INDISPENSÁVEL para Próxima Aula MODELO ADAPTADO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À MICROEMPRESAS:

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design Composto de Mkt: Produto R$16,75 R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal p das relações de troca que podem ser oferecidas

Leia mais

INGREDIENTES DE SUCESSO NO VAREJO 21 fev de 2008

INGREDIENTES DE SUCESSO NO VAREJO 21 fev de 2008 INGREDIENTES DE SUCESSO NO VAREJO 21 fev de 2008 Prof. Juracy Parente Juracy.parente@fgv.br Situação competitiva Vantagem competitiva Paridade Competitiva Desvantagem competitiva Resultados Competir com

Leia mais

BENCHMARKING PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA

BENCHMARKING PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA BENCHMARKING PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA Sumário 1. TITULO... 3 2. SUMÁRIO EXECUTIVO... 3 3. JUSTIFICATIVA... 3 4. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 5. ESPECIFICAÇÃO... 5 6. MAPEAMENTO

Leia mais

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário

Plano de Negócios. Como se tornar um empreendedor de sucesso. Prof. Ricardo Suñer Romera Unimódulo Centro Universitário Plano de Negócios Como se tornar um empreendedor de sucesso Prof. Ricardo Suñer Romera rsromera@hotmail.com Unimódulo Centro Universitário O que é um Plano de Negócios? Um instrumento para planejar seu

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

- SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS

- SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS 1 - SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS SITES DESENVOLVIDOS PELA MVR distribuidoranovageracao.com.br Distribuidora Varejo muffataoautomotivo.com.br Distribuidora Produtos Automotivos limpfor.com.br

Leia mais

PRICING: Estratégias e Desafios

PRICING: Estratégias e Desafios Seminário GVcev PRICING: Estratégias e Desafios ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE PRICING André Torres Urdan (andre.urdan@fgv.br) 31 de Julho de 2008 Agenda Evolução do Desempenho Financeiro das Empresas no Brasil

Leia mais

Balanced Scorecard A Estratégia em Ação

Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Definições O que é o Balanced Scorecard? É uma ferramenta que permite tangibilizar as estratégias das empresas através de objetivos e indicadores, facilitando sua

Leia mais

Empresa: Looking for

Empresa: Looking for FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRACICABA - FUMEP ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA EEP Empresa: Looking for Gabriel B. Dias RA: 201601659 Gabriel Masotti RA: 201301413 Lucas Vitti RA: 201601034 Rafael

Leia mais

REVIE na Prática Inteligência Competitiva

REVIE na Prática Inteligência Competitiva REVIE na Prática Inteligência Competitiva Daniela Ramos Teixeira Nos dois artigos anteriores*, Daniela Ramos Teixeira apresentou o Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial), como funciona

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda

Diretoria de Desenvolvimento de Mercado. Dr. Darival Bringel de Olinda Diretoria de Desenvolvimento de Mercado Dr. Darival Bringel de Olinda Superintendência Executiva Rodolfo Maritano Gerência de Inteligência de Mercado Andrea Paiva Objetivo Capacitar e auxiliar no desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio.

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio. A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio Ronaldo Sachetto Agenda Tipos de PMO / Posicionamento na Estrutura Organizacional Participação

Leia mais

Unidade II FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA. Prof. Me. Livaldo Dos Santos

Unidade II FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA. Prof. Me. Livaldo Dos Santos Unidade II FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA Prof. Me. Livaldo Dos Santos Objetivos Estudar preços e concorrência o macroambiente o ambiente setorial Analisar a estrutura de mercado determinação da capacidade

Leia mais

GAZIT GROUP. Origem israelense; Presente em mais de 20 países: América do Norte, Ásia, Oriente Médio e América Latina.

GAZIT GROUP. Origem israelense; Presente em mais de 20 países: América do Norte, Ásia, Oriente Médio e América Latina. GAZIT GROUP Origem israelense; Presente em mais de 20 países: América do Norte, Ásia, Oriente Médio e América Latina. Fundada em 1982; 660 propriedades; Área bruta de 6,8 milhões de m²; Valor patrimonial

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto Gestão da Inovação Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto 1 Fonte Leitura para a aula REIS, Fernanda Oliveira Alves de. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes Proposta Coaching Executivo Líder Coach Rafael Mendes Coach Rafael Mendes Graduado em Gestão de Recursos Humanos MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching Formação Internacional em Coaching pelo

Leia mais

Varejo de Material de Construção

Varejo de Material de Construção Seminário GVcev Varejo de Material de Construção Construção de Marca no Varejo de Material de Construção Prof a. D ra. Cristina Proença Objeto de Estudo M A R C A F A B R I C A N T E Fabricante Estratégia

Leia mais

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma.

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O Método DMAIC do Lean Seis Sigma Por Cristina Werkema Como

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

Auditoria do comportamento do consumidor. Prof. Dra. Aurea Cristina Magalhães Niada

Auditoria do comportamento do consumidor. Prof. Dra. Aurea Cristina Magalhães Niada Auditoria do comportamento do consumidor Prof. Dra. Aurea Cristina Magalhães Niada The Homer - um carro potente como um gorila enfurecido, mas ainda dócil e suave como uma bolinha de espuma 2 cúpulas para

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO, MERCADOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 26/03/2018 Término das aulas: Dezembro/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira - 18h30

Leia mais

Atributosde Performance

Atributosde Performance Junho, 2012 Atributosde Performance Cliente Interno Atributo Confiabilidade Responsividade Agilidade Custos Ativos Definição Consistência na tomada de pedidos, produto atende requerimentos de qualidade

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática 1 OBJETIVO Transformar idéias em negócios com impacto social e ambiental Escrever um plano de negócio força você a pensar disciplinadamente

Leia mais

Sumário. Prefácio, 15

Sumário. Prefácio, 15 Sumário Prefácio, 15 1 A ERA DOS SERVIÇOS, 23 Importância dos serviços na economia, 23 Serviços na economia brasileira, 26 Serviços como atividades internas de apoio, 28 Questão fundamental dos negócios:

Leia mais

Composto de Mkt: Produto

Composto de Mkt: Produto Composto de Mkt: Produto Naotake Fukushima : UFPR : R$16,75 Naotake Fukushima : UFPR : R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Fonte: Maximiano (2009) Autor Palavras Chave Mintzberg Ansoff Futuro. Decisão. Resultados. Programação. Negócio Atual. Tendências. Decisão. Concorrência. Produtos e serviços. MAXIMIANO

Leia mais

EMENTAS MBA GESTÃO DE MERCADOS

EMENTAS MBA GESTÃO DE MERCADOS EMENTAS MBA GESTÃO DE MERCADOS Ambiente de Negócios e Estratégias Empresariais Apresenta os principais conceitos, modelos e alternativas de estratégias de competição e de crescimento de negócios, com base

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014

Delta Cafés O Valor da Marca. Horeca Portugal. Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 Horeca Portugal Portalegre NERPOR 28 Abril 2014 vantagem competitiva Mudança no papel do consumidor de isolado para conectado de desconhecedor para informado de passivo para activo Acesso à informação

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica A BATALHA DE KURSK. Aula 6 Estratégia Competitiva. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica Aula 6 Estratégia Competitiva Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br A BATALHA DE KURSK 1 Modelo de Porter As 5 forças Competitivas Estratégias Genéricas Propósito da Empresa

Leia mais

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Forças Competitivas Toda empresa está inserida num ambiente composto por um conjunto de forças competitivas que determinam o

Leia mais

A nossa experiência e pesquisa em corporate governance e design organizacional permite-nos ajudar os Clientes a atingir vantagens competitivas.

A nossa experiência e pesquisa em corporate governance e design organizacional permite-nos ajudar os Clientes a atingir vantagens competitivas. Introdução Como uma consultora orientada para o aconselhamento à gestão de topo a MAXSOURCE tem ajudado empresas em vários mercados a fortalecer as práticas de liderança e organização. Nos últimos 22 anos

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL

MBA EM GESTÃO COMERCIAL MBA EM GESTÃO COMERCIAL DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Segundas e Terças das 19h00 às 23h20 DOCUMENTOS

Leia mais

Capítulo 4. Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing

Capítulo 4. Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing Capítulo 4 Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing 1 A Importância da Informação As empresas precisam de informações a respeito de: Ambiente de marketing Concorrência Necessidades dos clientes

Leia mais

Ministrante. Trabalhou no Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG ( );

Ministrante. Trabalhou no Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG ( ); Ministrante Engenheiro de Produção (UFMG) MBA em Engenharia e Inovação Mestrando em Inovação Tecnológica e PI (UFMG) Diretor de Presidente da Techmall S.A.; Membro do Comitê de Seleção de Startups; Trabalhou

Leia mais

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com prof.dpastorelli@usjt.br danilopastorelli.wordpress.com PLANO DE NEGÓCIOS: a arte de materializar o projeto social (Parte 1) questão geradora Realmente é necessária a elaboração de um Plano de Negócios

Leia mais

1.1. Objetivos da Pesquisa

1.1. Objetivos da Pesquisa 14 1 Introdução O principal objetivo de uma empresa é a maximização de seu valor de mercado para os acionistas. Nesse contexto, o processo de avaliação de empresas desempenha um papel importante como ferramenta

Leia mais

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização.

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Módulo 08 Perspectivas de Negócios nas Organizações Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Vamos relatar

Leia mais

OBJETIVO 1: Identificar os atributos levados em consideração na seleção de prestadores de serviços de apoio logístico:

OBJETIVO 1: Identificar os atributos levados em consideração na seleção de prestadores de serviços de apoio logístico: 6 Conclusões O objeto do presente estudo centrou-se no tema gestão do valor para o cliente, por meio da análise de valor percebido pelos clientes de serviços de apoio logístico no mercado brasileiro de

Leia mais

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof.

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Estratégia A palavra estratégia vem do grego strategos e está intimamente

Leia mais

Novas Tecnologias e o Desenvolvimento de Equipes de Vendas do Varejo ROBERTO FAVA SCARE

Novas Tecnologias e o Desenvolvimento de Equipes de Vendas do Varejo ROBERTO FAVA SCARE Novas Tecnologias e o Desenvolvimento de Equipes de Vendas do Varejo ROBERTO FAVA SCARE Empreender e Inovar Founder do Sharp Selling Sócio fundador da Markestrat Professor Doutor de Marketing da FEARP-USP

Leia mais