5 estratégias para criar um Planejamento Financeiro e acelerar o crescimento da sua empresa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5 estratégias para criar um Planejamento Financeiro e acelerar o crescimento da sua empresa"

Transcrição

1 5 estratégias para criar um Planejamento Financeiro e acelerar o crescimento da sua empresa

2 Sumário Introdução Construa uma cultura de planejamento Crie um planejamento a longo, médio e curto prazo Planejamento Estratégico Criação de metas e objetivos SMART Planejamento Tático Planejamento Operacional Defina um Orçamento Anual Como montar um orçamento Anual Faça Inspeções e Adaptações O que acompanhar Deixe o Planejamento vivo e dinâmico Saiba a situação atual da sua empresa

3 3 Introdução Quando falamos de planejamento financeiro e estratégico, basicamente estamos nos referindo às estratégias que vão guiar as ações da empresa em busca do crescimento. Apenas operar para fechar as contas e sobrar um pouco de dinheiro no fim do mês não é o suficiente. Para alcançar um nível de crescimento relevante com seus sonhos e expectativas é preciso investir em estratégias inovadoras e ousadas. Portanto, é essencial planejar cada passo e calcular onde pretende estar nos próximos anos para que seu negócio decole. Para isso, vale adotar uma nova cultura de planejamento e apostar em talentos internos que vão te ajudar nesse voo.

4 4 Introdução Se você ainda não percebeu o que as estratégias de planejamento financeiro podem fazer pelo seu negócio, não tem problema. Aqui você vai encontrar dicas para criar metas e objetivos que podem ser compartilhados com sua equipe, explorando a criatividade de todos para encontrar soluções inovadoras que ajudem no crescimento do seu negócio. Preparado para ver como o planejamento estratégico financeiro pode ser algo bem menos complicado e sair mais barato do que você imagina?

5 5 Construa uma Cultura de Planejamento

6 6 Construa uma cultura de Planejamento Quando falamos sobre cultura de planejamento nas pequenas e médias empresas, encontramos duas realidades: A primeira nos mostra que as pessoas sabem da importância do planejamento, tem interesse em mudar a situação, mas na prática não se planejam e vivem com a sensação de andar às cegas. Isso costuma ser muito comum na vida pessoal também. Já a segunda realidade, nos mostra que a atenção está totalmente voltada para o operacional. As pessoas estão focadas em apenas fazer e entregar, e a importância dada a isso é tão grande, que o tempo para o planejamento se torna nulo e não é prioridade na empresa.

7 7 Construa uma cultura de Planejamento Inserir uma cultura de planejamento é provocar uma mudança de mentalidade e comportamento capaz de alterar as duas realidades acima. É fundamental que o planejamento deixe de ser algo concentrado apenas nos diretores e sócios da empresa, envolver o maior número de pessoas é a essência deste processo. Aqui no Granatum, estamos diariamente envolvidos com várias empresas e percebemos com facilidade o quanto há de esforço para fazer a operação acontecer e atividades estratégicas como o planejamento acabam ficando em segundo plano. O foco nas operações é de fato necessário, mas até que ponto a falta de planejamento financeiro e estratégico pode impactar o negócio?

8 8 Construa uma cultura de Planejamento Imagine por exemplo, uma pessoa que diariamente cuida das contas a pagar e a receber de uma empresa. Ela garante que todas as movimentações serão registradas no controle financeiro, todas as cobranças serão enviadas e as notas fiscais emitidas e entregues. Mas com o passar do tempo, essas atividades se tornam tão rotineiras e automáticas que o foco fica em apenas executá-las sem falhas. Com medo de colocar a produtividade em risco, nem o próprio gestor daquela operação realiza uma pausa para analisar e buscar formas de melhorar os resultados em conjunto com o time. Se você ainda acredita que atividades operacionais não exigem planejamento ou que este é destinado apenas para grandes projetos, saiba que, sua empresa pode sim estar perdendo chances de melhorar os resultados.

9 9 Construa uma cultura de Planejamento O ato de planejar permite que você tenha uma visão mais realista da empresa como um todo, analise as oportunidades de melhorias, e também proporciona um maior alinhamento de ideias e expectativas de todos os envolvidos, independente do nível hierárquico ou da importância da decisão. Não significa deixar o operacional de lado, mas sim, direcionar criatividade e ações de todos os colaboradores para permanecerem conectadas com os objetivos da empresa. Que tal fazer as pessoas se questionarem sobre suas atividades, saírem da inércia e saber para onde estão indo? De verdade, o planejamento flui naturalmente quando todos entram em movimento junto com você.

10 10 Construa uma cultura de Planejamento O mais importante é começar. É definir que a empresa terá uma postura de não só reagir às situações, mas de analisar os números e tudo que eles representam, para planejar ações mais certeiras. Você pode começar por onde o planejamento pode trazer mais resultados prático, mesmo em curto prazo, como é o caso do planejamento financeiro. Como requisito básico, é importante que tenha o controle e organização de todas as movimentações financeiras. Vamos lá?

11 11 Crie um Planejamento Financeiro a longo, médio e curto prazo A melhor opção para estabelecer um plano de voo, que seja realmente eficiente para mudar a cultura e guiar as ações da empresa, é tratarmos o planejamento em três vertentes: estratégico, tático e operacional. Pensando no longo, médio e curto prazo respectivamente.

12 12 Planejamento Estratégico Nenhum processo pode ser iniciado sem a clara definição de metas. Afinal, para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. E quando falamos de planejamento financeiro e estratégico com foco em crescimento, esta definição inicial é ainda mais importante. Aqui, as metas devem ser pensadas em um cenário futuro de um ano. Portanto, é preciso identificar alguns fatores: - Saber onde estamos e aonde queremos chegar. - Ter uma visão macro do negócio (olhar abrangente). - Considerar fatores externos e internos, como o mercado e concorrência. Sabemos que definir metas e objetivos é um processo delicado que não ocorre da noite para o dia, por isso para te ajudar, indicamos o método SMART.

13 13 Criação de metas e objetivos SMART O método SMART indica que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis. Vamos aprofundar em cada uma destas definições e tentar imaginar um cenário para cada uma delas? O S corresponde a criação de uma meta que seja obrigatoriamente específica. Aqui não vale dizer que a meta é apenas vender mais". Para ela ser específica ela precisa de dados e números. Por exemplo, aumentar as vendas anuais em 20% ou aumentar o faturamento em até o fim do ano. S A T M R

14 14 Criação de metas e objetivos SMART Com números específicos, as metas também precisam ser mensuráveis, o que corresponde a letra M deste método de planejamento. Quer dizer que, para toda meta é preciso saber como vamos medir sua evolução. Voltando ao exemplo do aumento das vendas, podemos medir pelo valor real do faturamento. Uma boa dica é usar um software de controle financeiro que dê a possibilidade de visualizar o desempenho de faturamento e receitas de maneira mais ágil, simples e que possua controle de metas. Seja sempre realista e não crie missões impossíveis para o seu time. Por isso as metas e objetivos precisam ser atingíveis - que corresponde a letra A do método. Para estabelecer metas de vendas, por exemplo, não podemos, simplesmente, querer dobrar ou triplicar o faturamento de um ano para o outro, se o mercado não acompanha este crescimento. Por isso, veja como está o seu mercado, seus concorrentes, além de estudar todo o histórico de faturamento e crescimento da empresa. S A T M R

15 15 Criação de metas e objetivos SMART O R vem de relevante, o que significa que cada meta precisa ser realmente relevante para o objetivo da empresa, que faz sentido com a estratégia de negócio. Cada pessoa tem que ter claro se o que ela está fazendo vai contribuir de alguma forma e andar na mesma direção dos objetivos gerais da empresa. E por último, o T de tempo, que significa que as metas e objetivos precisam ser temporizáveis. Do que adianta seguir todas os passos acima se não houver um prazo definido para o término? O fator tempo evita a falta de prioridade e foco. Agora, imagine como seria complicado e pouco provável acertar tantos detalhes para um período muito longo. Por isso, é importante entender também sobre o planejamento tático e operacional para montar uma estratégia certeira. S A T M R

16 16 Planejamento Tático No planejamento tático temos como principal atividade definir os objetivos táticos. Na verdade, eles são um desdobramento dos objetivos estratégicos divididos em partes menores. Neste momento, a sua capacidade de estrategista precisa vir a tona. Olhe para estrutura de ganhos e gastos da sua empresa e defina quais os possíveis caminhos para atingir as metas definidas no passo anterior. É importante considerar: - O que é prioridade fazer? - Dá para fazer? - Vale a pena fazer? - Quando será feito?

17 17 Planejamento Tático A diferença destes objetivos táticos com os objetivos estratégicos é que eles são orientados e divididos em áreas e departamentos da empresa. Além de serem definidos para um período de 3 ou 6 meses, a médio prazo. Por exemplo: - Atingir de faturamento com venda de softwares até novembro de Atingir o número de visitas no site até novembro de Objetivos a longo e médio prazo precisam ser complementados com pequenas tarefas. Neste momento é que entra o planejamento operacional.

18 18 Planejamento Operacional Depois de compartilhar as metas e objetivos com todos os times envolvidos, podemos partir para o planejamento operacional, com o foco voltado no curto prazo. Sugerimos que o período aqui seja de 1 a 3 meses, com a definição das ações que serão tomadas e como serão realizadas. Portanto, é preciso detalhar ainda mais: - Listar as pessoas envolvidas - Ferramentas e processos - Prazos e recursos financeiros

19 19 Planejamento Operacional Por exemplo: - Gastar até com a contratação de um novo vendedor para atuar na venda de softwares. - Gastar até reais em publicidade online mensal para campanhas de atração de visitas no site. O legal deste planejamento é que por ter ciclos menores, conseguimos acompanhar com mais eficiência e ajustar a rota sem grandes impactos nos objetivos maiores. Este é um detalhe importante, que chamamos de inspeção e adaptação e vamos falar com mais profundidade mais pra frente. O próximo passo é falar sobre o que mexe com a cabeça de todo empreendedor, seja no nível estratégico ou no operacional, o Orçamento.

20 20 Defina o Orçamento Anual Chegou a hora de transformarmos todo o planejamento (estratégico, tático, e operacional) em números. Isso mesmo, para todo planejamento financeiro ser eficiente é fundamental montar um orçamento anual, com estimativas de valores mais realistas possíveis. Isto permitirá que você compare se o que está sendo recebido e o que está sendo gasto está de acordo com os objetivos da empresa. Não sabe por onde começar? Não se preocupe, comece refletindo sobre as seguintes questões:

21 21 Defina o Orçamento Anual Quanto vou receber? Faça uma estimativa com base no seu histórico. Seja realista e sempre dê preferência para um cenário mais pessimista. Lembre-se que possuir um empreendimento é estar cercado de incertezas. Quanto vou gastar? Diferente dos gastos com folha de pagamento, locação, e outras que sabemos que ocorrerão e conhecemos seu valor, há muitas despesas que só nos damos conta de sua existência no dia a dia. Elas não são fáceis de prever, mas devem ser levadas em conta na elaboração do orçamento.

22 22 Defina o Orçamento Anual Posso gastar mais do que recebo? Depende. Se isto estiver planejado desde o início, pode até ser uma estratégia para ganhar crescimento. Talvez haja um período que você necessite investir em sua empresa para que aconteça um retorno deste investimento em um futuro próximo. Neste caso, analise cuidadosamente o Fluxo de Caixa e veja se o saldo disponível poderá segurar suas ações de investimento, mesmo que naquele período específico ele fique negativo. Usar como base gastos e ganhos anteriores, bem como o rumo do mercado vão ajudar muito na tarefa de responder as questões. Estas reflexões vão ajudar você a construir um orçamento coerente com a realidade.

23 23 Como montar o Orçamento Anual Analisadas estas questões, é hora de montar o orçamento anual de sua empresa. Você deve se atentar a ordem em que estamos passando as informações, pensamos nela para que você construa seu planejamento da forma mais orgânica possível. 1) Crie categorias para todas suas receitas e despesas. Ficará mais fácil visualizar para onde está indo seu dinheiro e ajudará na decisão de cortes ou investimentos. Por exemplo, quais despesas devem ser cortadas para que seu orçamento não fique no vermelho.

24 24 Como montar o Orçamento Anual 2) Lance os valores previstos Definidas as categorias, utilize uma planilha ou um software para lançar os valores previstos de suas receitas e de suas despesas, mês a mês. Não se esqueça das pequenas despesas e das eventuais. Se não souber a data exata que uma despesa deverá ocorrer, estime um valor para o ano e distribua este montante ao longo dos meses. 3) Faça uma análise inicial Compare as receitas com as despesas e veja se o resultado está de acordo com os objetivos do negócio. Lembre-se: seja realista! Não adianta superestimar as receitas ou ignorar despesas só para o orçamento não ficar no vermelho. É melhor saber do prejuízo desde cedo para permitir a criação de um plano de ações que possa reverter essa situação.

25 25 Como montar o Orçamento Anual Agora é só comparar receitas e despesas realizadas a cada mês com seu planejamento financeiro e acompanhar se as metas estabelecidas estão sendo atingidas. De nada vale deixar o orçamento anual em uma gaveta, é importante estar de olho nele e realizar o comparativo periodicamente. Quando estabelecemos prazos, metas e objetivos a curto, médio e longo prazo nos permitimos cometer erros e deslizes. Não fique chateado, lembre-se de aprender com eles e corrigir o quanto antes. É para isso que devemos conhecer formas de inspeção e adaptação.

26 26 Faça Inspeções e Adaptações Saber o que medir e como medir faz o mundo parecer muito menos complicado.

27 27 Faça Inspeções e Adaptações Até aqui você já deve ter percebido que devemos ver o planejamento financeiro e estratégico como um trabalho contínuo. Exige disciplina, envolve toda a empresa e é cheio de informações detalhadas das ações que devem ser seguidas. Mas não existe um planejamento que mesmo seguido a risca não encontre falhas pelo caminho. Afinal, estamos em um ambiente caótico e dinâmico, onde o mercado, os concorrentes e a economia se movimentam a todo vapor. Por isso é importante que a inspeção e adaptação seja constante e em ciclos menores, para evitar falhas que invariavelmente acontecem. Fique de olhos abertos e não deixe nada passar despercebido.

28 28 O que acompanhar Através do Fluxo de Caixa e relatórios personalizados, você consegue acompanhar o desenvolvimento de seu planejamento financeiro e estratégico seguindo estes três direcionamentos: Histórico x Planejado - Esta análise vai confirmar se realmente o que foi planejado faz sentido. Planejado x Realizado - Acompanhe se as metas e objetivos planejados estão sendo atingidos. Realizado x Histórico - Compare os resultados obtidos com os resultados do ano anterior e veja se realmente a empresa está melhorando seus números e crescendo.

29 29 O que acompanhar O orçamento anual vai te ajudar a criar (inevitavelmente) uma mentalidade mais analítica. E por isso, vai ser fácil fazer essas comparações de forma clara e objetiva. Lembre-se: É preciso analisar e acompanhar os resultados sempre em ciclos menores para identificar quando é preciso fazer uma revisão do planejamento, mas somente se notarem que os planos atuais não fazem mais sentido. Os erros não são imprevisíveis para quem matem um acompanhamento periódico do planejamento. Se você vê um iceberg a frente, não acelere seu navio só porque estava definido no planejamento. Assim como o mercado, a economia e seus concorrentes são vivos, sua empresa também é e por isso ela que pode mudar e fazer novas escolhas sempre que for necessário.

30 30 Deixe o Planejamento vivo e dinâmico na empresa Um dos erros mais comuns na gestão financeira é fazer o planejamento e abandoná-lo na gaveta. Não adianta seguirmos todos os passos anteriores, compartilhar com todos os envolvidos e ter em mente onde se quer chegar, se na prática, não houver execução e acompanhamento de toda a evolução do planejamento. Ele precisa ser visto como algo vivo e dinâmico dentro da empresa, por isso, temos três dicas para que você construa de fato essa cultura no seu dia a dia:

31 31 Realizar Brainstormings O Brainstorming (tempestade de ideias) em grupo, vai estimular a criatividade das pessoas envolvidas com sugestões de ideias que podem acelerar o crescimento. Além destas pessoas se sentirem mais motivadas, porque suas opiniões estão sendo ouvidas, elas ficarão mais engajadas e focadas em atingir os objetivos da empresa. Uma empresa é formada por pessoas, que compõe um time. Quanto mais envolvido e em sintonia um time se encontra, melhor serão os resultados alcançados. É assim no futebol, e é assim nas empresas. Como exemplo vou usar o nosso time aqui no Granatum. Nossos brainstormings são feitos com base em uma pergunta referente ao assunto em questão, Como aumentar o faturamento em 20% no próximo trimestre?, e com um tempo cronometrado, todos os membros do time anotam suas ideias em post-it. Depois, reunimos todas as ideias em um quadro branco e priorizamos as que fazem mais sentido. Que tal tentar por aí?

32 32 Deixar o planejamento visual A segunda dica é deixar as ideias absorvidas no brainstorming e também todo o planejamento financeiro de forma bem visual na empresa. Afinal, mais de 75% da percepção humana é atribuída ao sentido da visão. Portanto, nada mais lógico do que usar recursos visuais para ajudar na gestão financeira da sua empresa. Nossa parede aqui no Granatum é bem colorida, cheia de expectativas e objetivos do time como um todo. Podemos garantir que deixar o planejamento visual nos ajuda e muito. Crie e fixe na parede do escritório um grande cartaz com as metas e objetivos estratégicos, táticos e operacionais daquele ano, semestre ou mês. Isso incentiva o cuidado e o comprometimento com a gestão financeira. Utilizar post-its ajuda a criar a cultura de que o planejamento é vivo e dinâmico, pois fica mais fácil acrescentar uma ideia nova ou descartar uma que não faça mais tanto sentido.

33 33 Utilizar um Software Online O planejamento financeiro e estratégico eficiente, exige controle, foco e organização das movimentações financeiras. Tudo isso fica muito mais fácil com a ajuda de um software online de controle financeiro, como o Granatum. Com ele, você tem acesso fácil ao seu histórico de gastos e ganhos e pode sempre acompanhar o desenvolvimento de suas metas por meio de relatórios personalizados e fáceis de analisar. Isso te ajudará a usar o passado para planejar o futuro com muito mais embasamento.

34 34 O Granatum Financeiro O Granatum Financeiro é um software online de controle financeiro criado especialmente para micro e pequenas empresas brasileiras. Ele ajuda com fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, boletos bancários, relatórios e metas financeiras e muito mais. É tudo o que sua empresa precisa para turbinar o seu controle financeiro. Experimente Grátis

35

1) Deixe tudo bem organizado e registrado

1) Deixe tudo bem organizado e registrado Gerenciamento de Projetos pode ser algo bem complicado já que, para ser um bom gerente, você precisa levar em consideração diversas variáveis na hora de planejar o projeto. Prazos, custos, riscos são alguns

Leia mais

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim O fluxo de caixa é um dos demonstrativos mais importantes do dia a dia de trabalho de qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais

Leia mais

1. O que é a Projeção Financeira

1. O que é a Projeção Financeira 1. O que é a Projeção Financeira Como o próprio nome já diz, projeção financeira é uma estimativa de quanto se pretende vender e gastar para um período de tempo futuro. Esse período pode ser o de um mês

Leia mais

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 6 dicas para você alcançar sua liberdade financeira trabalhando com negócios online... 5 1-Criar

Leia mais

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio GUIA DO PLANEJAMENTO DE METAS COMO CRIAR METAS EFICIENTES E REALIZÁ-LAS ÍNDICE 04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART 10 Planejando suas Metas 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

Leia mais

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo:

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alinhar mudanças estratégicas com a operação

Leia mais

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo.

Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. Aula 2: Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedor. Por que planejar? Profa. Dra. Milagros Saucedo Nardo. 2.Técnicas facilitadoras que ajudam a o empreendedorismo. 2.1 Papel do planejamento no

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: Porque a redução de custos é tão importante. Como fazer redução de custos usando o seu fluxo de caixa

Nesse artigo falaremos sobre: Porque a redução de custos é tão importante. Como fazer redução de custos usando o seu fluxo de caixa Este conteúdo faz parte da série: Fluxo de caixa Ver 13 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque a reduçaõ de custos é tão importante Como reduzir custos na prática Dois exemplos de redução

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Estratégia para envolver todos na Organização para entregar os resultados esperados Alberto Pezeiro Sócio-Fundador & CEO pezeiro@setadg.com.br TEL.+55.19.3778.9735

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

Dois grandes desafios dos gestores em relação a avaliação de desempenho

Dois grandes desafios dos gestores em relação a avaliação de desempenho Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Dois grandes desafios dos gestores em relação à avaliação de desempenho Usa da avaliação

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

Faça a projeção do seu orçamento de receitas e

Faça a projeção do seu orçamento de receitas e Este conteúdo faz parte da série: Orçamento Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O que é orçamento empresarial Faça a projeção do seu orçamento de receitas e despesas Acompanhe os resultados

Leia mais

Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais

Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais 3 4 7 10 13 14 Construir sem utilizar grandes quantidades de dinheiro não é algo impossível, mas sim uma questão de querer e saber como o

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar Se você tem uma empresa séria e minimamente organizada, se preocupa em saber se está alcançando seus objetivos. Uma das melhores forma de fazer isso é com uma apresentação de resultados em power point

Leia mais

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia?

Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? Colaboradores a mais ou a menos geram prejuízos, você sabia? No primeiro caso, pelo excesso de custos. No segundo, porque a carência de mão de obra especializada exige a contratação de terceiros a um custo

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras Essenciais de cotação de preços Que tipo de empresa deve fazer gestão de compras? Como fazer cotação de preços bem feita na sua gestão de compras Planilha pronta

Leia mais

O que são Metas SMART?

O que são Metas SMART? Quantas vezes você já definiu metas depois de fazer o seu Planejamento mas as mesmas não foram alcançadas? Para você não jogar o seu Planejamento no lixo é necessário construir suas metas de forma inteligente.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS SUMÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS O que é?...3 Mas qual é o problema?...4 Subjetividade...5 Rotina...6 Comprometimento...7 7 Passos

Leia mais

Plano de Educação Financeira

Plano de Educação Financeira Plano de Educação Financeira SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. FATOS 3. DICAS 4. DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE FINANCEIRO 5. COMO FUNCIONA O APLICATIVO EVERCAST Com a alta da tecnologia

Leia mais

Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa

Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa Conheça Novos Métodos De Vendas Eficazes Para A Sua Empresa Todo empresário sonha em ter uma área de vendas em sua empresa que seja fenomenal, que alcance os resultados e que supere suas metas. O problema

Leia mais

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que pensar no plano financeiro de um plano de negócios Como fazer o plano financeiro de um

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas

6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas 6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil

Leia mais

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR

MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR MANUAL DE ORÇAMENTO FAMILIAR INTRODUÇÃO Todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos

Leia mais

1. O que é centro de custo

1. O que é centro de custo 1. O que é centro de custo Toda organização costuma ser dividida em partes: Áreas: uma agência de marketing pode ter área financeira, comercial, de recursos humanos, etc Projetos: uma consultoria pode

Leia mais

VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA? VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA? AQUI VOCÊ ENCONTRA UM PLANO DE AÇÃO QUE AJUDARÁ VOCÊ A REALIZAR SONHOS! APROVEITE! ;) OLÁ! COMO VAI? Desenvolvemos esse guia com muito carinho para apoiar você no planejamento

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

CUIDADOS AO ABRIR UMA FRANQUIA

CUIDADOS AO ABRIR UMA FRANQUIA CUIDADOS AO ABRIR UMA FRANQUIA SUMÁRIO Dúvidas frequentes sobre franquias entre R$ 300 e R$ 400 mil 3 Devo escolher marcas famosas ou tentar uma menos conhecida? 4 Como saber se uma franquia é confiável?

Leia mais

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA

GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA GUIA: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA ACADEMIA Introdução...3 Por que minha academia precisa de um plano de Marketing?...6 Como ele deve ser feito?... 11 Conclusão...20 Sobre a RadioAcademia...22

Leia mais

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO!

COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! COMO CALCULAR O PARA SEU VAREJO! Ao investir em marketing de varejo, há uma preocupação de todos os gestores e donos de empresa em saber como calcular o retorno sobre investimento de uma campanha. Isso

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Gestão de custos em um projeto de consultoria Ferramenta para controlar custos de projetos

Leia mais

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque nem sempre é fácil calcular indicadores financeiros Indicador 1 Margem Líquida Indicador

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria GUIA Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria INTRODUÇÃO A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem

Leia mais

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante?

Porque fazer o gerenciamento de riscos em um projeto é importante? Como fazer o gerenciamento em projetos com uma matriz Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque fazer o gerenciamento em um

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

Planejamento e Controle Orçamentário

Planejamento e Controle Orçamentário Planejamento e Controle Orçamentário QUEM SOU? Rosane Patrício Ramos Contadora graduada pela Universidade do Norte do Paraná, Atuo na área de Consultoria em Gestão Financeira, Planejamento Estratégico

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

10 DICAS DE COMO ADMINISTRAR O SEU

10 DICAS DE COMO ADMINISTRAR O SEU 10 DICAS DE COMO ADMINISTRAR O SEU. DINHEIRO INTRODUÇÃO I. CONHEÇA A SUAS RECEITAS E AS SUAS DESPESAS II. AUMENTE AS SUAS RECEITAS SEMPRE QUE POSSÍVEL III. SEJA DISCIPLINADO IV. CRIE UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos $ O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

Entendendo o processo de vendas da sua empresa

Entendendo o processo de vendas da sua empresa Nesse artigo falaremos sobre: Entendendo o processo de vendas da sua empresa Não se esqueça de analisar os números Aprofundando resultados de vendas Saiba escolher a planilha de vendas certa Entendendo

Leia mais

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa DRE Gerencial Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa Introdução INTRODUÇÃO O DRE Gerencial é um tipo de relatório indispensável para os

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

Apresentação pessoal

Apresentação pessoal SEJA BEM VINDO(A) Apresentação pessoal Edileuza Calixto - Diretora de Planejamento Experiências Tenho 20 anos de experiência em administração de empresas Sou formada e graduada em marketing com Gestão

Leia mais

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena??

E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E sabe o que acontece?? - Você ganhara seu 1 Bônus de 4% da produção das suas 3 consultoras, não vale a pena?? E mais: terá acesso em treinamentos especiais realizados pela companhia e sua Diretora!! Acredito

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5 RESULTADO ESPERADO QUANTIDADE O QUE SE QUER ALCANÇAR PRAZO AÇÃO O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. 5 5 grandes querer fazer e

Leia mais

1 2 DESAFIO MULHER VALENTE SEU PLANO DE 21 DIAS Este desafio foi desenhado para te ajudar a SER uma pessoa melhor e alcançar os resultados que você tanto deseja. Lembre-se sempre de QUEM você deve se tornar

Leia mais

Acesse umaideiaboa.com

Acesse umaideiaboa.com 1. O QUE É DROPSHIPPING? Dropshipping é uma cadeia comercial muito difundida na Europa e EUA, porém muito recente no Brasil. Nos países de primeiro mundo, existem vários exemplos de pessoas comuns que

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

e-book 6 PASSOS PARA IMPLANTAR GESTÃO POR RESULTADOS E COMPROMETER SUA EQUIPE www.smartleader.com.br

e-book 6 PASSOS PARA IMPLANTAR GESTÃO POR RESULTADOS E COMPROMETER SUA EQUIPE www.smartleader.com.br e-book ÍNDICE SEU CONTEÚDO PRIMEIRO PASSO SENSIBILIZAR As principais técnicas para sensibilizar sua equipe 03 SEGUNDO PASSO CRIAR OBJETIVOS A importância de definir objetivos para a empresa 06 TERCEIRO

Leia mais

# COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE

# COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE COMO CRIAR UMA CAMPANHA EFICIENTE 1 Sumário [ 03 ] [ 04 ] [ 06 ] [ 08 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] INTRODUÇÃO O OBJETIVO O PÚBLICO ALVO MENSAGEM DISTRIBUIÇÃO RESULTADOS CONCLUSÃO COLOR PLUS BRINDES 2

Leia mais

Mesmo sem dinheiro, mesmo começando do zero, mesmo sem você entender nada de negócios...

Mesmo sem dinheiro, mesmo começando do zero, mesmo sem você entender nada de negócios... É possível fazer de seu pequeno negócio um sucesso... Mesmo sem dinheiro, mesmo começando do zero, mesmo sem você entender nada de negócios... Sem ter que contratar consultores, sem ter que estudar anos,

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta?

Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? Fluxo de Caixa: de onde vem, onde vive e do que se alimenta? FLUXO DE CAIXA: DE ONDE VEM, ONDE VIVE E DO QUE SE ALIMENTA? No mundo empreendedor é muito comum o questionamento: por que eu trabalho tanto

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios.

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Você sabe o que é Pensamento Estratégico e como ele pode mudar o rumo da sua empresa?

Você sabe o que é Pensamento Estratégico e como ele pode mudar o rumo da sua empresa? Você sabe o que é Pensamento Estratégico e como ele pode mudar o rumo da sua empresa? A palavra estratégia vem de dois termos gregos: stratos (exército) e agein (conduzir, guiar). Portanto, estratégia,

Leia mais

Planejamento. Financeiro. de sucesso. Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como!

Planejamento. Financeiro. de sucesso. Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como! Planejamento Financeiro de sucesso Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como! Porque preciso ter planejamento? 92% das famílias Brasileiras que não têm planejamento estão no vermelho. Você pode mudar

Leia mais

Controle de estoque para pequenas empresas: boas práticas. Dicas para o estoque ser seu aliado no crescimento empresarial

Controle de estoque para pequenas empresas: boas práticas. Dicas para o estoque ser seu aliado no crescimento empresarial Controle de estoque para pequenas empresas: boas práticas Dicas para o estoque ser seu aliado no crescimento empresarial DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade

Leia mais

Quando falamos de finanças, se tem uma coisa que não dá para fugir são os pagamentos. Podemos dividir essa área de contas a pagar em 2 tipos:

Quando falamos de finanças, se tem uma coisa que não dá para fugir são os pagamentos. Podemos dividir essa área de contas a pagar em 2 tipos: A área financeira é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. Digo isso porque nenhuma empresa sobrevive sem um fluxo de caixa positivo por muito tempo. A equação é simples, se você tem mais

Leia mais

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas

CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas CONCURSO INCRA 2016: Edital, Vagas Concurso Incra 2016 tem previsão de abertura de vagas para nível médio e superior. Com o concurso Incra 2016 os candidatos têm a chance de ingressar na iniciativa pública

Leia mais

Tipos de Estratégia de Vendas

Tipos de Estratégia de Vendas Este conteúdo faz parte da série: Vendas Ver 7 posts dessa série Quando o assunto é vender mais, não existe um empresário ou gestor que não esteja interessado em aprender um pouco mais do que fazer para

Leia mais

2018 1º Semestre. Disciplina: Planejamento Estratégico. Tutor Presencial: Alex Bernardi

2018 1º Semestre. Disciplina: Planejamento Estratégico. Tutor Presencial: Alex Bernardi 2018 1º Semestre Disciplina: Planejamento Estratégico Tutor Presencial: Alex Bernardi BSC Balanced Scorecard Indicadores Balanceados de Desempenho Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica

Leia mais

Planejamento. Financeiro

Planejamento. Financeiro Planejamento Financeiro Porque preciso ter planejamento? 92% das famílias Brasileiras que não têm planejamento estão no vermelho. Você pode mudar esta realidade em sua casa Vamos começar! Você precisa

Leia mais

Sonhos & Metas AULA ONLINE

Sonhos & Metas AULA ONLINE Sonhos & Metas AULA ONLINE SONHO + PAIXÃO + AÇÃO = SUCESSO PAIXÃO = Desejo ardente AÇÃO = Meta CARTAZ DEMetas espiritual pessoal carreira família QUERO TER sucesso EM MARY KAY? ENTÃO, DEVO TER meta. O

Leia mais

A importância de você ter metas

A importância de você ter metas A importância de você ter metas 2 Como traçar metas com objetividade e clareza Passo 1: Diferencie um sonho de uma meta Passo 2: Seja preciso Passo 3: Registre a meta Passo 4: Defina um plano de ação Passo

Leia mais

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos

PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos PCI CONCURSOS 2016: Abertos, Previstos A PCI Concursos é um dos sites mais conceituados quando o assunto são concursos públicos, por isso, se você quer saber de tudo que acontece, quais concursos vão abrir,

Leia mais

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente.

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Índice Introdução Custo, despesa, perda, desperdício ou investimento? - Classificando os caminhos

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

O resultado de um estudo de viabilidade econômica

O resultado de um estudo de viabilidade econômica Este conteúdo faz parte da série: Estudo de Viabilidade Econômica Ver 8 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O resultado de um estudo de viabilidade Como fazer análise de cenários Relatório

Leia mais

Crescimento é ESTRATÉGICO. por

Crescimento é ESTRATÉGICO. por Crescimento é ESTRATÉGICO por Se você fez o download desse e-book, tenho certeza que você quer buscar formas de potencializar seu negócio. Então eu peço que você venha com a mente aberta para absorver

Leia mais

Dicas de ouro do controle financeiro pessoal

Dicas de ouro do controle financeiro pessoal CONTROLE FINACEIRO Dicas de ouro do controle financeiro pessoal Planilha e gestão financeira 1 Faça o acompanhamento mensal de receitas e despesas. Essa primeira dica é básica: se você não tem uma planilha

Leia mais

GUIA COMPLETO: DICAS DE GESTÃO PARA VOCÊ ADMINISTRAR MELHOR SUA EMPRESA

GUIA COMPLETO: DICAS DE GESTÃO PARA VOCÊ ADMINISTRAR MELHOR SUA EMPRESA GUIA COMPLETO: DICAS DE GESTÃO PARA VOCÊ ADMINISTRAR MELHOR SUA EMPRESA INTRODUÇÃO...3 POR QUE MELHORAR A GESTÃO?...5 VANTAGENS DO MODELO DE NEGÓCIOS...10 FAÇA A GESTÃO FINANCEIRA...15 ACOMPANHE O PROCESSO...18

Leia mais

CONFRONTANDO SEUS MEDOS

CONFRONTANDO SEUS MEDOS O QUE TE MOVE? CONFRONTANDO SEUS MEDOS Vamos colocar em prática esse exercício através dos seus próprios pensamentos sabotadores. Se seu medo for, por exemplo: Eu não sou uma boa líder, não consigo nem

Leia mais

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado Este conteúdo faz parte da série: Orçamento Ver 3 posts dessa série Quando temos uma empresa sob nossa responsabilidade, nos sentimos entusiasmados em poder elaborar projetos, desenvolver produtos, gerir

Leia mais

Gestão financeira para agências. Saia do automático e confira o passo a passo que vai ajudar você a registrar as movimentações do seu fluxo de caixa.

Gestão financeira para agências. Saia do automático e confira o passo a passo que vai ajudar você a registrar as movimentações do seu fluxo de caixa. Gestão financeira para agências Saia do automático e confira o passo a passo que vai ajudar você a registrar as movimentações do seu fluxo de caixa. 2 Introdução Qual é a margem de lucro do seu último

Leia mais

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O nível de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras é preocupante como apontam muitos levantamentos

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção

Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção Saiba Quais São Os Principais Indicadores Chave De Performance De Sua Equipe Externa De Manutenção Para te ajudar a entender melhor o nosso texto nós vamos começar te explicando o que são os indicadores

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE

PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE PASSO A PASSO PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI EFICIENTE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 METAS E OBJETIVOS 5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 10 DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO 15 MONITORAMENTO 22 CONCLUSÃO 24 SOBRE A POLO IT

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico O planejamento estratégico se apresenta como uma ferramenta essencial às empresas comprometidas com o sucesso. Afinal, de um modo bastante resumido, sua proposta é ser a trilha

Leia mais