DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017."

Transcrição

1 DIREITO DOS CONTRATOS 5º P. Prof. Victor Eduardo da S. Lucena 1º semestre de 2017.

2 AULA 7 Compra e Venda;

3 COMPRA E VENDA Surgiu como contrato translativo imediato da propriedade, meramente obrigatório, que se perfazia pela transmissão do domínio. Hoje gera a obrigação de transferir a propriedade, não mais tendo a característica de contrato translativo. Segundo Gonçalves: Denomina-se compra e venda o contrato bilateral pelo qual uma das partes (vendedor) se obriga a transferir o domínio de uma coisa à outra (comprador), mediante a contraprestação de certo preço em dinheiro. Segundo o código Civil: Art Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

4 OBJETO: Podem ser objeto deste contrato todos os bens, corpóreos ou incorpóreos. Ex. Imóveis, marcas, objetos móveis e direitos (nesse último caso, o termo técnico correto a ser utilizado é cessão ). Para o aperfeiçoamento deste contrato, é necessário: Tradição, para bens móveis (art e CC); Registro, para bens imóveis (art e CC). Art Os direitos reais sobre coisas móveis, quando constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com a tradição. Art A propriedade das coisas não se transfere pelos negócios jurídicos antes da tradição. Art Os direitos reais sobre imóveis constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com o registro no Cartório de Registro de Imóveis dos referidos títulos (arts a 1.247), salvo os casos expressos neste Código. Art Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.

5 EXCEÇÃO: Alienação fiduciária. Nela, o domínio é transferido independentemente da tradição (art do CC). COMPRA E VENDA INTERNACIONAL A LINDB determina que, nas compras e vendas internacionais, aplica-se as normas do país em se constituírem (art. 9º, 2º). Entretanto, as partes podem acordar livremente, desde que não afrontada a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes (art. 17)

6 NATUREZA JURÍDICA a) Sinalagmático ou bilateral perfeito: gera obrigações recíprocas. b) Consensual: : Se aperfeiçoa com o acordo de vontades (art. 482 CC). c) Pode ser solene nos casos em que a lei assim exige (art. 108 CC). d) Oneroso: ambos obtém vantagem mediante sacrifício da outra parte. e) Comutativo: apresenta certo o conteúdo das prestações recíprocas.

7 ELEMENTOS Coisa Preço Consentimento Todos esses elementos são requisitos de existência e validade desse contrato CONSENTIMENTO Tem relação com a capacidade das partes para a realização do ato, que deve ser livre e espontâneo, sob pena de anulabilidade. A capacidade não pode ser genérica. Há casos em que a própria lei prece limitações à capacidade de contratar (e.g. art. 496 CC anulável a compra e venda entre ascendentes e descendentes, sem autorização expressa dos demais descendentes e do cônjuge).

8 Algumas limitações à capacidade de realizar contrato de compra e venda: Art É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido. Art Sob pena de nulidade, não podem ser comprados, ainda que em hasta pública: I - pelos tutores, curadores, testamenteiros e administradores, os bens confiados à sua guarda ou administração; II - pelos servidores públicos, em geral, os bens ou direitos da pessoa jurídica a que servirem, ou que estejam sob sua administração direta ou indireta; III - pelos juízes, secretários de tribunais, arbitradores, peritos e outros serventuários ou auxiliares da justiça, os bens ou direitos sobre que se litigar em tribunal, juízo ou conselho, no lugar onde servirem, ou a que se estender a sua autoridade; IV - pelos leiloeiros e seus prepostos, os bens de cuja venda estejam encarregados. Parágrafo único. As proibições deste artigo estendem-se à cessão de crédito. Art É lícita a compra e venda entre cônjuges, com relação a bens excluídos da comunhão. Art Não pode um condômino em coisa indivisível vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condômino, a quem não se der conhecimento da venda, poderá, depositando o preço, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadência.

9 Questão: É considerado nulo o contrato de compra e venda firmado por incapaz com a finalidade de consumir, utilizar, produto?

10 Também é anulável se houver erro quanto o objeto principal e suas qualidades essenciais (art. 139 CC). Não pode haver compra e venda se o vendedor acredita estar alienando uma coisa e o comprador acredita estar adquirindo outra diferente em qualidade, por exemplo. Obs.: Não vicia a relação o erro de menor importância, acidental, que não acarreta prejuízo.

11 PREÇO O preço deve ser pago em dinheiro (art. 481 CC) ou título de crédito no qual conste o valor. O preço também deve ser sério e real., correspondente ao valor real da coisa. Sem a fixação de preço, a compra e venda é nula. O preço deve ser determinado pelas partes. É convencional. Se não for determinado num primeiro momento, deve ser determinável. Art Também se poderá deixar a fixação do preço à taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar. Art É lícito às partes fixar o preço em função de índices ou parâmetros, desde que suscetíveis de objetiva determinação.

12 Art Convencionada a venda sem fixação de preço ou de critérios para a sua determinação, se não houver tabelamento oficial, entende-se que as partes se sujeitaram ao preço corrente nas vendas habituais do vendedor. Parágrafo único. Na falta de acordo, por ter havido diversidade de preço, prevalecerá o termo médio. Assim, o preço pode ser livremente convencionado. Não pode, entretanto ser deixado completamente em aberto, sem qualquer definição, absolutamente indeterminado. Se isso ocorrer, o contrato é considerado nulo (art. 498 CC). Art Nulo é o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço. As partes podem acordar que o preço será determinado por terceiro (art. 485). Nesse caso, abrem mão de contestarem o preço estipulado por terceiro, que passa a ser obrigatório.

13 A estimativa elaborada por terceiro não pode ser reduzida, mas, caso haja dolo desse terceiro, a parte contratante pode buscar a nulidade do contrato. A COISA A coisa deve ser certa. O CDC se refere à coisa como produto. Ambos têm o mesmo significado, embora em ramos diferentes do direito.

14 EXISTÊNCIA DA COISA Para haver compra e venda, a coisa deve existir. É nulo o contrato cujo objeto seja coisa inexistente. Entretanto, a lei permite a realização de contrato de compra e venda sobre coisa futura, (art. 458 e Contratos aleatórios). Art A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório. Exemplo: Potro, que está para nascer; carro feito sob encomenda etc.

15 INDIVIDUALIZAÇÃO DA COISA A coisa deve ser determinada ou determinável. Isso porque o contrato gera obrigação de dar, incidindo sobre ele as respectivas regras desse modelo de obrigação (art. 233 a 246). É admitida também a venda por amostras. Art Se a venda se realizar à vista de amostras, protótipos ou modelos, entender-se-á que o vendedor assegura ter a coisa as qualidades que a elas correspondem.

16 DISPONIBILIDADE DA COISA A coisa deve estar disponível. A disponibilidade da coisa abarca a coisa sob litígio (art. 457), razão pela qual aquele que sabidamente adquiriu a coisa nessa condição não pode demandar pela evicção.

17 EFEITOS DA COMPRA E VENDA Transferir o domínio da coisa; Dar o pagamento; Responsabilização do devedor por vícios redibitórios e pela evicção; O não cumprimento da obrigação de transferir gera o inadimplemento, possibilitando a resolução do contrato.

18 A tradição pode ser real, simbólica ou ficta Real: é a entrega efetiva da coisa. Simbólica: há um ato que representa a tradição (e.g. entrega das chaves ou documentos da coisa). Ficta: Contratualmente prevista (e.g. cláusula que prevê que a coisa passa para a propriedade do comprador, mas que o terceiro ainda a detém como locatário).

19 RESPONSABILIDADE A coisa pertence ao vendedor até a tradição (bens móveis) ou o registro (bens imóveis). Nesse caso, aplica-se a regra res perit domino. Art Até o momento da tradição, os riscos da coisa correm por conta do vendedor, e os do preço por conta do comprador. Exceções: coisas postas à disposição do comprador e mora em receber a coisa.

20 A regra do mundo dos fatos sobrepõe o Código Civil. A coisa será entregue no local acordado pelas partes. Entretanto, se não houver acordo, prevalece o entendimento de que a coisa deve ser entregue no local aonde se encontra: Art A tradição da coisa vendida, na falta de estipulação expressa, dar-se-á no lugar onde ela se encontrava, ao tempo da venda. Trata-se de regra supletiva.

21 A entrega da coisa à transportadora por vontade do comprador induz à tradição. Nesse caso, o transportador torna-se depositário fiel da coisa, excluindo, assim, a responsabilidade do vendedor pelo perecimento ou pela deterioração. Art Se a coisa for expedida para lugar diverso, por ordem do comprador, por sua conta correrão os riscos, uma vez entregue a quem haja de transportá-la, salvo se das instruções dele se afastar o vendedor. Se o devedor se afastar das instruções do comprador, responderá pelos danos causados à coisa.

22 DESPESAS A regra do Código Civil pode ser alterada em razão da autonomia da vontade. Entretanto, há previsão sobre a divisão das despesas no art Art Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição.

23 DIREITO DE RETER A COISA OU O PREÇO A compra e venda à vista ocorre com a realização das obrigações simultâneas. Contudo, há casos nos quais as obrigações se estendem no tempo. Assim, o vendedor tem o direito de reter a coisa vendida até o que o comprador realize o pagamento. Art Não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço. Nas compras à crédito, se o vendedor verificar que o comprador se tornou insolvente, pode exigir garantia do pagamento antes de realizar a entrega da coisa. Art Não obstante o prazo ajustado para o pagamento, se antes da tradição o comprador cair em insolvência, poderá o vendedor sobrestar na entrega da coisa, até que o comprador lhe dê caução de pagar no tempo ajustado.

24 Se, por outro lado, o devedor não estiver em condições de entregar a coisa, deve o credor consignar o preço.

25 LIMITAÇÕES COMPRA E VENDA ENTRE ASCENDENTES E DESCENDENTES (ART. 496 CC) Depende da anuência de todos os herdeiros necessários do vendedor (art CC). Há divergência sobre o alcance da proibição a todos os herdeiros (Lôbo entende que sim. Já Diniz entende que não alcança). Tem o condão de proteger o direito à sucessão. Há divergência sobre a necessidade do conhecimento da qualidade de herdeiros. É dispensada a anuência do cônjuge se casado no regime de separação obrigatória.

26 A prova far-se-á na forma do art. 220 do CC. Art A anuência ou a autorização de outrem, necessária à validade de um ato, provar-se-á do mesmo modo que este, e constará, sempre que se possa, do próprio instrumento. A venda realizada sem a observância desses preceitos é anulável. A anulação invalida o ato por inteiro, e não somente em razão daquele que a requereu. O prazo decadencial para a anulação do ato é de 02 (dois) anos a contar da conclusão do ato, na forma do art. 179 do CC.

27 RESPONSÁVEL POR ZELAR PELOS INTERESSES DO DEVEDOR A proibição do art. 497 é absoluta. Ela têm por fundamento a presunção do aproveitamento desleal na aquisição dos bens. Note que o testamenteiro que também é herdeiro pode adquirir bens. Quem não pode é o testamenteiro estranho à sucessão. Exceção: servidores que figuram como partes de processos e que, por isso, estão impedidos de atuar como autoridades.

28 PARTE INDIVISA EM CONDOMÍNIO Encontra óbice no artigo 504 do Código Civil: Art Não pode um condômino em coisa indivisível vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condômino, a quem não se der conhecimento da venda, poderá, depositando o preço, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadência. Parágrafo único. Sendo muitos os condôminos, preferirá o que tiver benfeitorias de maior valor e, na falta de benfeitorias, o de quinhão maior. Se as partes forem iguais, haverão a parte vendida os comproprietários, que a quiserem, depositando previamente o preço. Trata-se de direito de preferência, que deve ser observado. Visa evitar o ingresso de terceiro no condomínio.

29 Assim, para haver venda a estranho, deve existir: Prévia comunicação aos condôminos; Garantia da preferência para a aquisição da parte ideal pelo mesmo valor ofertado; Ausência do exercício do direito de preferência no prazo legal. Note que a regra não prevalecerá se a coisa for divisível.

30 COMPRA E VENDA ENTRE CÔNJUGES Para que um cônjuge realize a venda de um bem, salvo se o regime for da separação absoluta, dependerá da autorização do outro. (art , I e do CC). A compra e venda entre cônjuges, por sua vez, é permitida se o bem estiver excluído da comunhão (art. 499) Art É lícita a compra e venda entre cônjuges, com relação a bens excluídos da comunhão.

31 RETROVENDA Consist no direito do devedor de reaver o bem vendido caso assim o queira. Na retrovenda, em regra, o devedor assegura a si o direito de, mediante o pagamento do valor da coisa, mais as despesas feitas pelo credor, recomprar o bem. Art O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de três anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, inclusive as que, durante o período de resgate, se efetuaram com a sua autorização escrita, ou para a realização de benfeitorias necessárias.

32 Trata-se de contrato acessório, que depende do contrato de compra e venda. O prazo para o seu exercício, seja o legal (03 anos) ou o estabelecido pelas partes é decadencial. O direito de resgate pode ser exercido pelo seu titular ou cedido a terceiros. É direito pessoal que prescinde de inscrição no registro de imóveis. O eventual registro serve apenas para dar ao direito caráter erga omnes.

33 Art O vendedor de coisa imóvel pode reservarse o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de três anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, inclusive as que, durante o período de resgate, se efetuaram com a sua autorização escrita, ou para a realização de benfeitorias necessárias.

34 VENDA A CONTENTO É a que depende da anuência do comprador para se concretizar. Nela, o objeto é entregue, mas o comprador tem que manifestar a sua aprovação para que o contrato se aperfeiçoe. Enquanto o comprador não se manifestar, tem as obrigações de um depositário. Art A venda feita a contento do comprador entende-se realizada sob condição suspensiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue; e não se reputará perfeita, enquanto o adquirente não manifestar seu agrado.

35 Caso o comprador não se manifeste sobre a anuência, cabe ao devedor intimá-lo quara que o faça em prazo improrrogável. Art Não havendo prazo estipulado para a declaração do comprador, o vendedor terá direito de intimá-lo, judicial ou extrajudicialmente, para que o faça em prazo improrrogável.

36 PREFERÊNCIA É o pacto acessório pelo qual o dono de alguma coisa se obriga a oferecê-la ao comprador caso um dia deseje vendê-la. Constitui verdadeiro direito de preferência contratado entre as partes. Pode ser legal ou convencional. Se previsto em um contrato de compra e venda, em favor do comprador, o vincula a, antes de oferecer a terceiro, oferecer ao vendedor. Depende da existência de previsão expressa.

37 Art A preempção, ou preferência, impõe ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto. Parágrafo único. O prazo para exercer o direito de preferência não poderá exceder a cento e oitenta dias, se a coisa for móvel, ou a dois anos, se imóvel. Art O vendedor pode também exercer o seu direito de prelação, intimando o comprador, quando lhe constar que este vai vender a coisa.

38 VENDA COM RESERVA DE DOMÍNIO É modalidade de compra e venda na qual o devedor garante para si a própria coisa como garantia do recebimento do preço. Somente a posse da coisa é transferida. A propriedade permanece com o alienante, que só a transfere após o pagamento integral. Art Na venda de coisa móvel, pode o vendedor reservar para si a propriedade, até que o preço esteja integralmente pago. Art A cláusula de reserva de domínio será estipulada por escrito e depende de registro no domicílio do comprador para valer contra terceiros.

39 CARACTERÍSTICAS Compra e venda à crédito Objeto individualizado e infungível Pagamento em prestações Entrega do objeto Obrigação de transferir o domínio assim que completado o preço. Aplica-se somente aos bens móveis. Trata de condição suspensiva do contrato, vinculada ao pagamento da última prestação.

40 O comprador pode ceder o seu direito à terceiro, com os efeitos da assunção de dívida (art. 299) O proprietário pode ceder o seu crédito a sua posição, com os efeitos da cessão de crédito, salvo se houver cláusula proibitiva (art. 268 a 298). Se violado o contrato, poderá o vendedor buscar o pagamento através da ação de cobrança, ou reaver a coisa vendida.

41 Art Verificada a mora do comprador, poderá o vendedor mover contra ele a competente ação de cobrança das prestações vencidas e vincendas e o mais que lhe for devido; ou poderá recuperar a posse da coisa vendida. Nesse caso, há a inversão da regra res perit domino. A coisa passa a perecer para o possuidor. Essa cláusula deve ser estipulada por escrito para valer contra terceiros e registrada no cartório de Títulos e Documentos do domicílio do comprador (art. 522)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Contrato de Compra e Venda Imobiliária: Para poder existir a venda de um imóvel, há necessidade daquele que

Leia mais

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil

Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Compra e Venda Artigo 481 a 504 do Código de Processo Civil Um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. Compra e venda pura As partes

Leia mais

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem COMPRA E VENDA. CONCEITO DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA:

RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem COMPRA E VENDA. CONCEITO DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA: Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 11/09/2018 judicial. RESCISÃO: Por esta hipótese o contrato é extinto por ordem forem cumpridas. PAGAMENTO: o contrato será extinto quando todas as obrigações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 25/09/2017). Cláusulas Especiais. Cláusula de Retrovenda. Retrovenda trata-se de cláusula não costumeira, na

Leia mais

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 26 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 26 04/11/2015 Da Compra e Venda: Consequências Jurídicas: Obrigação de entregar a coisa com todos os acessórios;

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RETROVENDA. Artigos 505 a 508 do CC RETROVENDA Artigos 505 a 508 do CC 1. Conceito de retrovenda - Art. 505 do CC 2. Requisitos - Art. 505 do CC O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Direito Civil. Compra e Venda. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Compra e Venda. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Compra e Venda Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA COMPRA E VENDA TÍTULO VI Das Várias Espécies de Contrato CAPÍTULO I DA COMPRA E VENDA Seção I DISPOSIÇÕES

Leia mais

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN

FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN FADISP PROFESSOR MESTRE DR. ANDERSON GREJANIN DA COMPRA E VENDA CONCEITO: É O CONTRATO PELO QUAL UM DOS CONTRATANTES SE OBRIGA A TRANSFERIR O DOMÍNIO DE CERTA COISA, E O OUTRO, A PAGAR-LHE CERTO PREÇO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 18/09/2017). Vício Redibitório e Evicção. Elementos do Negócio Jurídico. Elementos essências art. 104. Elementos

Leia mais

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA Compra e venda Objeto Requisitos Preço Compra e venda Não fixou preço? Tabelamento oficial Preço habitual do vendedor Sem acordo: termo médio Despesas de tradição Escritura/registro

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/09/2017). Continuação de extinção dos contratos. Extinção dos contratos. Rescisão a extinção pela rescisão

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Cláusulas Especiais decompraevenda. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Cláusulas Especiais decompraevenda Prof. Vinicius Marques Regras Especiais: Venda por amostra, protótipo ou modelo. - Cláusula tácita. - Tem eficácia suspensiva. - É condição

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos II Prof. Marcio Pereira Efeitos O contrato como típico instituto de direito pessoal gera efeitos interpartes, em regra, o que é consagração da máxima res interalios (coisa entre

Leia mais

Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança.

Contratos em Espécie. Compra e Venda. Doação. Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços. Empreitada. Mandato. Fiança. Contratos em Espécie Compra e Venda Doação Empréstimo (Comodato e Mútuo) Prestação de Serviços Empreitada Mandato Fiança Depósito Contrato de Compra e Venda evolução do comércio fase primitiva da civilização

Leia mais

Aula 03 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 03 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Compra e Venda: Direito de Preferência. Proibições Legais. Ad mensuram X Ad corpus. Cláusulas Especiais. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Analista TRF2. Consulpan e FCC

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Analista TRF2. Consulpan e FCC CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Consulpan e FCC 1) FCC - AJ TRF2/TRF 2/Judiciária/2007 A respeito do contrato de compra e venda, é correto afirmar: a) Se a venda se realizar à vista de amostras, protótipos

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA CONTRATOS DE COMPRA E VENDA Elementos formadores Título do contrato; Qualificação das partes; Do objeto; Do preço; Forma de pagamento; Condições; Cláusula penal; Foro de eleição; Consentimento; Testemunhas.

Leia mais

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE

TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE TEMA 11: DIREITO DOS CONTRATOS: CONTRATOS EM ESPÉCIE EMENTÁRIO DE TEMAS: Contratos em Espécie: Compra e Venda. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Contratos. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 3ª

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/03/2018) Evicção.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/03/2018) Evicção. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/03/2018) Evicção. Na evicção a coisa recebida no contrato oneroso é perdida para terceiro

Leia mais

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial

Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial CONTRATOS - INADIMPLEMENTO Resolução a) Artigo 475: Resolve e perdas e danos ou cumprimento mais perdas e danos. Obs.: Teoria do Adimplemento Substancial b) Resolução por onerosidade excessiva: evento

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

Alienação fiduciária em garantia

Alienação fiduciária em garantia Surgimento: necessidade de criação de novas garantias reais para proteção do direito ao crédito Finalidade: transferência do direito de propriedade de com fins de garantia Outros exemplos de garantias

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Troca ou Permuta Art. 533 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito É o contrato pelo meio do qual uma parte se obriga a entregar uma coisa diversa de dinheiro a outra,

Leia mais

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil:

Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O conceito foi dado pelo legislador, no art. 481, do Código Civil: Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Conceito. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 01 CONTRATO DE COMPRA E VENDA 1.

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.

I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. I - TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais Art. 421. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Art. 422. Os contratantes são obrigados a

Leia mais

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos O CONDOMÍNIO DE LOTES Francisco José Rezende dos Santos TIPOS DE OCUPAÇÃO URBANA Na sistemática atual que trata dos tipos de ocupação urbana, existem espécies que devemos analisar de forma diferenciada,

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Doação: a) Conceito: Neste contrato alguém, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens

Leia mais

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO CÓDIGO CIVIL - EXTRATO Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966. Entrada em vigor: 01-06-1967. Alterações aos artigos deste extrato: Decreto-Lei n.º 236/80, de 18 de julho, retificado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Cláusula Resilitiva: Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. Art. 473. A resilição unilateral,

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 8 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III

MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO I Princípios Contratuais; Conceito; Eficácia horizontal dos direitos fundamentais; Distinção entre princípio e norma; Classificação; Princípio da autonomia da vontade; Princípio da supremacia da

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Direito de Construir: Direito de construir do possuidor ou proprietário de promover em seu prédio a incorporação

Leia mais

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Página 1 de 8 INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Nos dias de hoje, e numa altura em que mais do que nunca se avolumam processos de insolvência nos Tribunais portugueses, é importante ter

Leia mais

Promessa e Compromisso de Compra e Venda

Promessa e Compromisso de Compra e Venda Legale Cursos Jurídicos Promessa e Compromisso de Compra e Venda 04/10/2018 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado Mestre em Direitos Difusos e Coletivos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Prof. Durval Salge Junior TURMAS 14 e 04 (on-line) 02/10/2018 LOCAÇÃO DE COISAS Conceito: por este contrato alguém que tenha os poderes de uso e frutificação de bens não fungíveis, vai ceder esses poderes

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC

DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS. Art. 458 à 461 CC DOS CONTRATOS ALEATÓRIOS Art. 458 à 461 CC Emptio spei (Venda da Esperança) Art. 458. Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos

Leia mais

Oliveira e Borderes, obra acima citada, defendem quatro sentidos para o instituto da posse:

Oliveira e Borderes, obra acima citada, defendem quatro sentidos para o instituto da posse: Curso de Direito - Parte Especial - Livro I - Do Direito das Obrigações - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 10 DA COMPRA E VENDA P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Proposta e Aceitação: a) Proposta: Previsão está no art. 427 do C.C. Art. 427. A proposta de contrato obriga

Leia mais

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade 1. PERSONALIDADE: (Art. 2º, CC/02) A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Leia mais

A APLICABILIDADE DO CÓDIGO CIVIL E DO CÓDIGO DE DEFESA CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA.

A APLICABILIDADE DO CÓDIGO CIVIL E DO CÓDIGO DE DEFESA CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA. A APLICABILIDADE DO CÓDIGO CIVIL E DO CÓDIGO DE DEFESA CONSUMIDOR NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA. Daiele dos Santos KAIZER Danuza Aguiar AFFONSO Fernanda Barbosa RAMIRES INTRODUÇÃO Este trabalho possui

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA

DIREITOS REAIS DE GARANTIA DIREITOS REAIS DE GARANTIA Tipos de garantia 1- Real bem devedor ou de terceiro 2- Pessoal ou fidejussória fiança garantia relativa Princípio da responsabilidade patrimonial Direito real de garantia é

Leia mais

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE

CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE CONTRATOS EMPRESARIAIS EM ESPÉCIE www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPRA E VENDA EMPRESARIAL...6 Conceito...6 Elementos...6 Classificação da Compra e Venda Mercantil...6 Principais Obrigações...7 2. CLÁUSULAS

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

Direito Civil. Prof. Cristiano Colombo TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Direito Civil. Prof. Cristiano Colombo TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. Princípios Contratuais TEORIA GERAL DOS CONTRATOS O Direito Civil, em sua teoria contemporânea dos contratos, baseia-se em: autonomia privada, boa-fé, justiça contratual, função social do contrato.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. Moratória (parcial) Cláusula penal Compensatória (total) Cláusula

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Licenciatura

Ficha de unidade curricular. Curso de Licenciatura Unidade curricular Direito dos Contratos 1.º semestre (3º Ano/Noite) Ficha de unidade curricular Curso de Licenciatura Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular Rui Paulo Coutinho

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.220-A DE 2015 Altera as Leis nºs 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente

Leia mais

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA Pelo presente instrumento particular de compromisso de compra venda, de um lado... (nome completo e por extenso de quem está vendendo), nacionalidade..., estado civil...,

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS

CONTINUAÇÃO DA AULA 03. OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS CONTINUAÇÃO DA AULA 03 OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA e OBRIGAÇÕES PECUNIÁRIAS 1. DAS OBRIGAÇÕES DE DAR A COISA INCERTA 1.1. Definição: A expressão coisa incerta indica que a obrigação tem objeto indeterminado,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 50822 Suponha-se que, em um contrato de concessão de manutenção de rodovia, o poder concedente tenha aumentado o prazo contratual, sob o fundamento de que teria havido alterações nos deveres contratuais

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 6ª Fase 1) FCC JE - TJCE (2014) Celebrado contrato de mútuo com garantia hipotecária, por instrumento público, a) o distrato poderá dar-se por instrumento

Leia mais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais

Arras. arras probatórias ou confirmatórias. 2 espécies. arras penitenciais Arras 2 espécies arras probatórias ou confirmatórias arras penitenciais Arras Probatórias 3 funções confirmar o contrato antecipar pagamento Fixar, previamente, perdas e danos são o sinal dado para provar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTEÚDO DA AULA. Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta CONTEÚDO DA AULA Extinção dos contratos Contrato de compra e venda Contrato de permuta EXTINÇÃO DOS CONTRATOS Do distrato Artigos 472 e 473 do Código Civil 1. Conceito O distrato é o meio pelo qual os

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROCESSO DE EXECUÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA EXECUÇÃO EM GERAL CPC, art. 771 APLICAÇÃO Procedimento utilizado em: execução de título extrajudicial (784) diretamente procedimentos especiais de execução subsidiariamente cumprimento

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação Prof. Vinicius Marques Troca ou Permuta: Conceito: é aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

29/03/2017. Tradição: 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir):

29/03/2017. Tradição: 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): 1) Obrigações de dar (entregar e restituir): Conceito: obrigações positivas cujo objeto mediato consiste em uma coisa corpórea certa ou incerta. Espécies: 1.1. Obrigações de dar propriamente ditas (ad

Leia mais

Quando um contrato é necessário?

Quando um contrato é necessário? Quando um contrato é necessário? Milhares de pessoas realizam acordos diariamente sem se preocuparem com as formalidades e exigências legais. É certo que, para ser válido, nem todo acordo precisa ser formalizado

Leia mais

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO

AULA 10 PONTOS: 10/11 VÍCIOS REDIBITÓRIOS CONCEITO AULA 10 PONTOS: 10/11 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Empréstimo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição Prof. Vinicius Marques Depósito: Conceito: negócio jurídico pelo qual o depositário recebe um objeto móvel e corpóreo,

Leia mais

Outubro/2011. Prof a. HELISIA GÓES. Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas

Outubro/2011. Prof a. HELISIA GÓES. Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas Contrato de Compra e Venda Outubro/2011 Prof a. HELISIA GÓES Advogada Especialista em Direito Processual Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas Definição: é a troca de uma coisa por dinheiro

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE COMPRA E VENDA ART. 481 ATÉ ART. 532 DO CÓDIGO CIVIL 1- Introdução Numa fase primitiva da civilização, predominava a troca ou permuta de objetos. Com o passar dos anos, determinadas

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = OJAF. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICIAL DE JUSTIÇA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = OFICAL DE JUSTIÇA AVALIADOR

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DIREITO CIVIL FAMÍLIA QUADROS ESQUEMÁTICOS MARCOS ALVES DE ANDRADE BARBACENA JANEIRO DE 2007 DIREITO CIVIL FAMÍLIA

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Compra e Venda Art. 481 a 532 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito Artigo 481 Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio

Leia mais

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional

9/26/17. Contratos. ! Conceito: Contrato. Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro. - Direito obrigacional Fontes obrigacionais no direito civil brasileiro! Lei! *! Atos ilícitos e o abuso de direito! Atos unilaterais! Títulos de crédito! Conceito: Contrato - Direito obrigacional - Relação jurídica transitória:

Leia mais

CLÁUSULAS ESPECIAIS NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA

CLÁUSULAS ESPECIAIS NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA CLÁUSULAS ESPECIAIS NOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA Fernando Rego Barros FILHO 1 Andrea Nonose ITO 2 Felipe Gustavo MENDES 3 Marcelo Alves da SILVA 4 RESUMO: Antes de falar sobre as cláusulas especiais

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Alienação Fiduciária Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA O bem, móvel ou imóvel ficará em poder do devedor (fiduciante),

Leia mais

1. Modalidades das Obrigações. 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo:

1. Modalidades das Obrigações. 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo: 1 PONTO 1: Modalidades das Obrigações 1. Modalidades das Obrigações 1. Classificação das relações obrigacionais quanto ao vínculo: Quando se analisa a classificação quanto ao vínculo busca a observância

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Artigos 233 a 333 do Código Civil 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e devedor sobre o cumprimento de uma prestação. 2 OBRIGAÇÃO SUJEITO

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

DIREITO CIVIL Espécies de Contratos

DIREITO CIVIL Espécies de Contratos DIREITO CIVIL Espécies de Contratos Espécies de Contratos a serem estudadas: 1) Compra e venda e contrato estimatório; 2) Doação; 3) Depósito; 4) Mandato; 5) Seguro; 6) Fiança; 7) Empréstimo (mútuo e comodato);

Leia mais

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações

Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Da Cláusula Penal. Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Do Adimplemento e Extinção das Obrigações TÍTULO IV Do Inadimplemento das Obrigações CAPÍTULO V 1 2 Conforme afirma Orlando Gomes, a cláusula penal, também chamada pena convencional, é o pacto acessório

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

Transmissão das obrigações

Transmissão das obrigações Transmissão das obrigações Obrigação admite alteração nos elementos essenciais objetivo ou subjetivo Roma: pessoalidade da obrigação não admitia transferência de sujeitos, salvo por sucessão causa mortis

Leia mais