CABEÇA, CABECINHA E CABEÇÃO. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CABEÇA, CABECINHA E CABEÇÃO. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:"

Transcrição

1 Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: CABEÇA, CABECINHA E CABEÇÃO Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental/ Anos Iniciais 3º ano Língua Portuguesa Gramática 3 aulas (50 min cada) Educação Presencial OBJETIVOS Ao final da aula, o aluno será capaz de: identificar e classificar os substantivos quanto ao grau; reconhecer o emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações de uso da língua; pesquisar e identificar o uso do aumentativo e diminutivo de forma cooperativa e colaborativa; utilizar recursos de cloud computing para criar e arquivar documentos (repositórios, Google Docs, Tumbler, Twitter Pick, Flick, Image Shack). PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS Saber conceituar o substantivo; ser alfabetizado; saber enviar e receber s; saber pesquisar na Internet; ter noção da utilização do Google docs; ter noção de publicação em blog. RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO Vídeo Kauan e a lenda das águas; laptop educacional com acesso à Internet; lousa; pincel; blog da turma. GLOSSÁRIO Google docs: é um pacote de aplicativos do Google baseado no AJAX. Funciona totalmente online diretamente no browser. Grau do substantivo: pode ser definido como um atributo do vocábulo, expresso por meio de sua morfologia ou por meio da sintaxe, que designa o nível de "grandeza" do ser ao qual a palavra se refere. Substantivo é toda a palavra que é determinada por um artigo, pronome ou numeral, ou modificada por um adjetivo. Disponível em: pt.wikipedia.org/ Acessado em:

2 Org.: Claudio André - 2 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Imagine que você tem um pé bem pequeno. Como você diria às pessoas o tamanho do seu pé? Eu tenho um... E se ele fosse grande? Como você diria? Eu tenho um... A mesma coisa acontece com todos os substantivos. Quando você tem um gato pequeno; você tem um... Mas, quando você tem um gato grande; você tem um...

3 Org.: Claudio André - 3 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, CONCEITOS, FUNDAMEN- TOS, REGRAS... Grau dos substantivos Para entendermos o grau dos substantivos, precisamos, primeiramente, lembrar o que são os substantivos. De acordo com SACONNI "O substantivo é o nome de todos os seres que existem ou que imaginamos existir (1990, pág. 124). Esses substantivos são flexíveis e podem flexionar de três maneiras diferentes: a) Quanto ao gênero; b) Quanto ao número e; c) Quanto ao grau. Quanto ao grau os substantivos podem ser classificados em: aumentativo e diminutivo. Exemplo: Diminutivo Normal Aumentativo Cabecinha Cabeça Cabeção Gatinho Gato Gatão Boquinha Boca Bocarra Homenzinho Homem Homenzarrão O aumentativo e diminutivo podem receber outras formas, como no grau sintético e analítico. Com por exemplo:

4 Org.: Claudio André - 4 Grau do Aumentativo Analítico 1. Quando comprei esta casa, nunca havia imaginado que ela seria tão grande assim. 2. À custa de muito esforço consegui empurrar aquela caixa rampa acima. 3. Nossa! O tomate anda muito caro hoje em dia! Sintético 1. Complicadíssimo esse contrato, não é, Ricardo? 2. O futuro de nosso planeta tende a ser terribilíssimo, à medida que dele cada vez cuidamos menos. 3. Sílvio Santos é um homem riquíssimo: ele é dono de mais de cinquenta empresas! Grau do Diminutivo Analítico Essas letras são tão miúdas que não as consigo ler nem com estes óculos! Meu laptop educacional é uma flecha. Ele faz o backup do banco de dados do Fórum Sobre Idiomas em uns poucos minutos. Não devemos nos render a incompetências desse tipo, meu pequeno príncipe. Sintético "Ô miudinho, miudinho! "Sêo Mundinho, como era conhecido o Dr. Raimundo Raicai, fazia poesias alegremente". Fonte: SACCONI, Luís Antônio. Nossa Gramática: teoria. São Paulo, Atual, PARA REFLETIR COM OS ALUNOS Você sabia que a variação de grau dos substantivos pode trazer um efeito especial ao contexto? O diminutivo muitas vezes expressa carinho, afeto, menosprezo... Ex: Que cachorrinho lindo!; Que mulherzinha vulgar!) O aumentativo pode expressar brutalidade, desprezo... Ex: Ele tem o maior narigão!

5 Org.: Claudio André - 5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª aula A aula poderá ser iniciada com a exploração das questões problematizadoras: Imagine que você tem um pé bem pequeno. Como você diria as pessoas o tamanho do seu pé? Eu tenho um... ; E se você tivesse um pé grande? Eu tenho um... Outros exemplos poderão ser expostos para que os alunos percebam que o aumentativo e diminutivo podem expressar o tamanho das coisas. Em seguida, escreva na lousa uma lista de substantivos. Feito isso, solicite aos alunos que formem grupos e pesquisem na Internet o aumentativo e diminutivo das palavras listadas. É interessante explicar, e mostrar para os alunos, que durante a busca na Internet temos a opção de busca avançada, onde se pode filtrar o que queremos pesquisar. As respostas encontradas poderão ser colocadas em uma planilha, criada pelo professor, no Google docs; a mesma poderá conter colunas que poderão ser dividas pela quantidade de grupos formados. Com isso, cada grupo colocará suas respostas na coluna correspondente ao seu grupo. Logo após este momento, poderá ser feita uma análise dos aumentativos e diminutivos encontrados, já que no Google docs todos terão acesso a uma mesma planilha. Nesse momento, seria interessante a explicação de que alguns substantivos possuem o aumentativo e diminutivo irregular, como por exemplo: Aumentativo regular (terminação ão e zão) Aumentativo irregular (construído por outros sufixos) Pé Pezão Beijo Beijoca Menino Meninão Boca Bocarra Gato Gatão Casa Casarão Diminutivo regular (terminação inho e zinho) Diminutivo irregular (construído por outros sufixos) Bota Botinha Beijo Beijote Casa Casinha Corda Cordel Livro Livrinho Cruz Cruzeta Após a exposição, seria importante que houvesse uma correção coletiva, que aconteceria da seguinte forma: o Grupo A corrigiria as respostas do grupo B; o grupo B corrigiria as respostas do grupo C, e assim sucessivamente; é interessante deixar claro que o professor poderá ser consultado para sanar as dúvidas que possam existir, sendo o mediador da atividade. Em seguida, uma única planilha será deixada no Google docs para que seja usada nas aulas seguintes.

6 Org.: Claudio André - 6 2ª aula No início da aula seria interessante fazer com um levantamento sobre o que os alunos lembram do grau dos substantivos. Caso seja necessário, uma revisão poderá ser feita para que se possa dar sequência a aula. Logo após este momento, explique aos alunos que nem sempre o aumentativo e diminutivo indicam tamanho; em algumas situações existe uma intencionalidade no uso dos mesmos. Essa intenção pode ser afetiva ou pejorativa. A tabela abaixo poderá ser utilizada para melhorar o entendimento do grau do substantivo nas diferentes situações de uso da língua: Intenção afetiva Filhão, o almoço está na mesa! Que gatinho lindo! Intenção pejorativa Que mulherzinha vulgar! Ela tem o maior narigão! Após a visualização e explicação da tabela; a planilha do Google docs, confeccionada na aula anterior, poderá ser retomada. É interessante explicar aos alunos que qualquer arquivo criado no Google docs poderá ser acessado de qualquer laptop educacional, não precisando assim salvá-lo em outro local. Em seguida, solicite aos alunos que retomem os grupos anteriores, e construam um texto coletivo utilizando as palavras da planilha. É interessante dividir, inicialmente, com quantas palavras cada grupo ficará, tornando assim o processo de criação mais rápido e produtivo. O texto deverá conter o emprego do aumentativo em várias situações do uso da língua, com intencionalidade afetiva e pejorativa. Essa atividade se dará da seguinte maneira: o grupo A iniciará a atividade; e terá um tempo, estimado pelo professor, para concluí-la. Em seguida, o grupo B dará continuidade ao texto criado pelo grupo A; e assim sucessivamente até que todos os grupos tenham criado o texto. Após o término da atividade, cada grupo poderá ler sua parte para o restante da sala, fazendo assim uma socialização de textos. Após as correções do professor, os textos poderão ser publicados no blog da turma ou da escola; caso não se tenha um blog, este poderá ser criado pelos alunos, com o auxílio do professor. 3ª aula A aula poderá ser iniciada explicando aos alunos que irão assistir a um vídeo intitulado Kauan e a lenda da águas; e é importante prestar bastante atenção, pois deverão selecionar palavras do mesmo para colocá-las no aumentativo e diminutivo. Após a exibição do vídeo, seria interessante trazer a discussão sobre o tema tratado no mesmo, qual a mensagem o vídeo trouxe etc. Feito isso, poderá ser solicitado aos alunos que, em grupo, coloquem as palavras que conseguiram destacar no filme para o aumentativo e diminutivo, como combinado no início da aula. Realizada a atividade, cada grupo deverá ler, em voz alta para os demais colegas, suas respostas. Em seguida, essas palavras poderão ser incluídas na planilha do Google docs criada na primeira aula; para serem consultadas quando necessário.

7 Org.: Claudio André - 7 TAREFAS DOS ALUNOS 1ª Os alunos deverão, em grupo, pesquisar na Internet o aumentativo e diminutivo das palavras listadas pelo professor; 2ª Os alunos deverão colocar em uma planilha no Google Docs, criada pelo professor, as respostas das palavras pesquisadas; 3ª Os alunos deverão fazer uma correção coletiva das respostas escritas pelos outros grupos; 4ª Os alunos deverão retomar o grupo anterior e criar um texto coletivo, utilizando as palavras da planilha feita no Google docs. O texto deverá conter o emprego do aumentativo em várias situações do uso da língua, com intencionalidade afetiva e pejorativa. 5ª Os alunos deverão publicar o texto criado no blog da turma. 6ª Os alunos deverão assistir ao vídeo Kauan e a lenda das águas e listar palavras para colocálas no aumentativo e diminutivo; 7ª Os alunos poderão inserir as palavras no aumentativo e diminutivo na planilha do Google docs criada na primeira aula. PARA SABER MAIS Vídeos: O link nos remete ao vídeo Diminutivo; adjetivo dando origem a substantivo abstrato. Trata-se de um episódio do programa Nossa língua portuguesa, da TV Cultura. Aborda a utilização dos diminutivos e as características dos substantivos abstratos. Apresenta também entrevista com o diretor de cinema Ugo Giorgetti, que discute sobre seu novo filme e a relação entre futebol e linguagem O link nos remete ao vídeo Diminutivo; você 2 ou 3 pessoa?. Trata-se de um episódio do programa Nossa língua portuguesa, da TV Cultura. Apresenta entrevista com a escritora Ruth Rocha, que debate sobre a literatura infantil e a utilização dos aumentativos e diminutivos neste tipo de literatura. Aborda também a classificação do "você" como segunda ou terceira pessoa. Acessados em

8 Org.: Claudio André - 8 AVALIAÇÃO Critérios Desempenho avançado Desempenho médio Desempenho iniciante Identificação e classificação dos substantivos quanto ao grau Reconhecimento do emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações de uso da língua Pesquisa e identificação do uso do aumentativo e diminutivo, de forma cooperativa e colaborativa Utilizar recursos de cloud computing para criar e arquivar documentos (repositórios, Google Docs)

9 Org.: Claudio André - 9 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º - Complete as lacunas com o diminutivo e aumentativo Respostas: casinha e casarão, cãozinho e canzarrão, livrinho e livrão, chapeuzinho e chapelão, bonequinha e bonecão, gotícula e gotão, homenzinho e homenzarrão, boquinha e bocarra. 2º - Complete a Cruzadinha Respostas: 1. barquinho, 2. faquinha, 3. carrinho, coquinho 4. Macaquinho 5. saquinho

10 Org.: Claudio André º - Descubra o segredo! Troque o símbolo pelas letras e escreva o aumentativo das palavras. Respostas: BOCARRA PORTÃO CORPAÇO NARIGÃO VOZERÃO HOMENZARRÃO

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cabeça, cabecinha e cabeção

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Cabeça, cabecinha e cabeção Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Cabeça, cabecinha e cabeção Cabeça, cabecinha e cabeção. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Substan

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula NOTICIANDO UM FATO. Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano. Língua Portuguesa. Gênero textual. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOTICIANDO UM FATO Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Ensino Fundamental II / Anos Finais 8 ano Língua Portuguesa Gênero

Leia mais

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada)

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada) Org.: Claudio André - 1 Autora: Juçara Dias. TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Finais Ano/Semestre de Estudo 6º ano Componente Curricular: Tema: Duração da

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: DOBRANDO E TRIPLICANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4º Ano Matemática Dobro, triplo

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: TIPOS DE CONJUNTOS Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4 Ano Matemática Conjuntos e operações

Leia mais

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula:

RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Org.: Claudio André - 1 Autora: Regina França TÍTULO: RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E PERPENDICULARES Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular:

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 9 ano. Matemática. Espaço e forma. 2 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 9 ano. Matemática. Espaço e forma. 2 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: COORDENADAS, LOCALIZAÇÃO E GPS Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais

Leia mais

TÍTULO: Org.: Claudio André - 1 Autora: Juliana Soares. Plano de Aula A CONJUNÇÃO E A LÓGICA DO TEXTO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano

TÍTULO: Org.: Claudio André - 1 Autora: Juliana Soares. Plano de Aula A CONJUNÇÃO E A LÓGICA DO TEXTO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 Autora: Juliana Soares. TÍTULO: A CONJUNÇÃO E A LÓGICA DO TEXTO Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Ensino Fundamental / Anos Iniciais 5 ano Componente Curricular:

Leia mais

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOÇÕES DE TEMPO E CLIMA Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Ensino Fundamental / Anos Iniciais 2º Ano Componente Curricular: Ciências Naturais Tema: Duração da Aula:

Leia mais

TÍTULO: 3º ano. Plano de Aula DIVIDINDO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. Matemática. Números e operações. 2 aulas (45 min cada)

TÍTULO: 3º ano. Plano de Aula DIVIDINDO. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. Matemática. Números e operações. 2 aulas (45 min cada) Plano de Aula Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: DIVIDINDO Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Ensino Fundamental / Anos Iniciais 3º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Duração da Aula: Modalidade

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Felicíssimo

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Felicíssimo Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Felicíssimo Felicíssimo. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental Português 2. Gramá ca 3. Gramá ca 4. Educação Presencial I. Título

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 Título: UM DIA DE CAIXA Um computador por aluno Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental /

Leia mais

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA.

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. Cuiabá, de de 2016. REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. 1- Observe os exemplos e continue o exercício: caderno caderninho anel anelzinho a) colcha b) pacote c) faca d) pescoço e) régua f) lago g) lâmpada h)

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE. SUBSTANTIVO 6º Ano. Prof.ª: Caliana Medeiros COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE SUBSTANTIVO 6º Ano Prof.ª: Caliana Medeiros DEFINIÇÃO Classe de palavra variáveis que designam seres, coisas, lugares, instituições, nações, estados, qualidades e ações. Concretos

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 17/8/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 17/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/ B/ C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Plano de Aula MATEMÁTICA Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Matamá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é?

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é? Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Adivinhas o que é, o que é? Adivinhas o que é, o que é? 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.Gênero Textual 3. Educação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Dados de Identificação. Ementa. Objetivos

PLANO DE ENSINO. Dados de Identificação. Ementa. Objetivos PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Campus: Jaguarão Curso: Letras - Português Componente Curricular: JLEAD004 - Estudos Gramaticais I Código: 41094 Pré-requisito(s): Não se aplica Docentes: Denise

Leia mais

1. Identificação Nome do projeto: Nome da Escola: Local: Série: Número de alunos: Professores envolvidos:

1. Identificação Nome do projeto: Nome da Escola: Local: Série: Número de alunos: Professores envolvidos: 1. Identificação Nome do A arte da produção e interpretação de texto em ambientes virtuais projeto: Nome da Escola: Angelina Jaime Tebet Local: Ivinhema/MS Série: 3º, 4º e 5º anos Número de alunos: 160

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Morfossintaxe: forma e função

Morfossintaxe: forma e função O Substantivo Substantivo são palavras que designam seres visíveis ou não -, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias. Morfossintaxe: forma e função Falar é uma atividade tão habitual e natural, que

Leia mais

TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA

TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS: A CARTA INTRODUÇÃO O presente plano de aula tem como objetivo trabalhar a temática Natal, no 3º ano do Ensino Fundamental, com crianças de 8 e 9 anos,

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Língua Portuguesa - Professora: Graziele Série: 7º Ano Ens. Fundamental

ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Língua Portuguesa - Professora: Graziele Série: 7º Ano Ens. Fundamental Exercícios sobre os tipos de rima 1) Leia os poemas abaixo e classifique-os quanto ao tipo de rimas: intercaladas, alternadas, emparelhadas ou versos brancos (ou também conhecidos como versos livres).

Leia mais

ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: ÁGUA, CONSUMO E CONSCIÊNCIA Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Ensino Fundamental / Anos Iniciais 8 ano Matemática Tema: Tratamento da informação

Leia mais

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau.

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. s O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. A definição de substantivo é: a palavra que dá nome

Leia mais

Gênero poesia: leitura e prazer

Gênero poesia: leitura e prazer Poesia Gênero poesia: leitura e prazer Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, e processos. Ler, de

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula 3º O uso do dicionário 2013 em sala de aula Nome da Disciplina Atenção! MATERIAL DISPONÍVEL NAS SALA VIRTUAL - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PROJETOS INTEGRADORES - WORKSHOP 4: O uso do dicionário em sala

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula QUE LÍNGUA VOCÊ FALA? Ensino Fundamental / Anos iniciais. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. 9º ano.

TÍTULO: Plano de Aula QUE LÍNGUA VOCÊ FALA? Ensino Fundamental / Anos iniciais. Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo. 9º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: QUE LÍNGUA VOCÊ FALA? Nível de Ensino: Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Modalidade de Ensino: Duração da Aula: Ensino Fundamental / Anos iniciais 9º ano

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC

Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC Guia de utilização do e-proinfo para membros da comunidade PROINFO TEC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MÍDIAS EDUCAIONAIS Goiânia Agosto de 2010 2 ÍNDICE 1 Acessar

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA TUTORIAL BÁSICO DO ROODA ACESSO AO ROODA O ROODA é disponibilizado via Web (https://ead.ufrgs.br/rooda/). Após entrar no ROODA você deve fazer o LOGIN (sua identificação) e digitar uma SENHA (criada e

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma

AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma AVA para Professor Primeira Visão da Plataforma 1- Acesso as Disciplinas Para acessar as disciplinas clique no nome da disciplina que aparecerá no local indicado na seta acima. 2- Mensagens Dará acesso

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE Claro S.A MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE São Paulo 05/08/2014 Versão 3 1. Acesso à ferramenta O acesso poderá ser feito pelo link https://torpedoequipe.claro.com.br/torpedoequipe Ou também acessando

Leia mais

1- Substantivo (nomeia seres)

1- Substantivo (nomeia seres) 1- Substantivo (nomeia seres) Classificação: 1- Concreto (Tudo que existe até na imaginação): Brasil, bruxa,... calor,... 2- Abstrato (Todas as sensações ou sentimentos): Amor, 3- Comum (Que nomeia espécie):

Leia mais

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos SUBSTANTIVO Profa. Luana Lemos CONCEITO Dá-se o nome de SUBSTANTIVO a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros. Em relação à formação das palavras podem ser simples,

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso MANUAL DO PROFESSOR SUMÁRIO Apresentação da Área do Professor Capítulo 1 Home Capítulo 2 Dados de Curso 2.1 Material de Apoio Audiovisual 2.2 Material Prático 2.3 Material de Estudo 2.4 Passagem 2.5 Hotel

Leia mais

(Re) Design de IHC O caso Polifacets Aula 2

(Re) Design de IHC O caso Polifacets Aula 2 1 (Re) Design de IHC O caso Polifacets Aula 2 INF1403 Introdução a IHC Ingrid Teixeira Monteiro 2 Redesign do Polifacets Engenharia semiótica do artefato Quem são os usuários? Do que eles precisam? Quais

Leia mais

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição!

Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! Olá caro acadêmico (a) de graduação FCV. Sejam bem-vindos a nossa instituição! O tutorial a seguir irá lhe instruir da melhor forma para que você possa iniciar seu acesso pelo mundo do conhecimento FCV-EAD.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo... Língua Portuguesa Análise global do texto... 3 Ortografia... 16 Relações entre fonemas e grafias... 26 Acentuação gráfica... 28 Morfologia: estrutura e formação de palavras...31 Classes de palavras e seu

Leia mais

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO 1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO Informação e Comunicação Escolaridade mínima: ensino fundamental completo; Idade mínima: 16 anos completos; 3. REQUISITOS DE ACESSO Ter concluído o

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS?

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS? FAQ DOL 2016.2 01. COMO ACESSO A DISCIPLINA ON-LINE? Após realizar a matrícula no seu curso, é só acessar o portal acadêmico da sua instituição de ensino e visualizar o ícone Ambiente Virtual. Acompanhe

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL

BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL BIBLIOTECA CENTRAL DO UNIARAXÁ TUTORIAL Consulta CONSULTA Topo Filtros para recuperação da informação Títulos recuperados Acesso ao Meu Pergamum; ICAP e Rede Pergamum Filtros É possível recuperar os materiais

Leia mais

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários.

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários. O Moodle (Dynamic Learning Environment Modular Object-Oriented) é uma plataforma de aprendizagem livre que pode ser copiada, usada e modificada por qualquer pessoa (REALI, et al., 2013). Ele dispõe de

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Ciberespaço, Cibercultura e Crimes Digitais e Valores Morais. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 02/04/2012

Ciberespaço, Cibercultura e Crimes Digitais e Valores Morais. Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 02/04/2012 Ciberespaço, Cibercultura e Crimes Digitais e Valores Morais Colégio Pe. João Bagozzi Profa. Cristina Pereira Chagas Turma: NOR1MA 02/04/2012 Atenção! Nota Bimestral Será a média das Notas 01 e 02. Nota

Leia mais

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir! Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 2 EF 1. O símbolo de reciclagem e as outras imagens presentes no cartaz indicam (A) a nossa alegria

Leia mais

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti Indicação: 4º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplina: Arte, História e Língua Portuguesa Temas: Biografia de Santos

Leia mais

Tutorial de utilização do editor HTML

Tutorial de utilização do editor HTML Tutorial de utilização do editor HTML Neste tutorial, você vai entender como utilizar o editor HTML na plataforma Moodle. Quando já logado(a) na disciplina de interesse na plataforma Moodle da Fundação

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Filme: Enquanto a tristeza não vem

Filme: Enquanto a tristeza não vem Filme: Enquanto a tristeza não vem Gênero: Documentário Diretor: Marco Fialho Elenco: Sérgio Ricardo Ano: 2003 Duração: 20 min Cor: Colorido Bitola: vídeo País: Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=2677

Leia mais

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS 1º ANO/9 ANOS - O que é Libras e sua importância - Sensibilizar sobre a importância da Língua de Sinais -Através de historinhas e relatos de -As vogais -Conhecer os sinais das vogais em Libras experiências.

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

6. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Dinanci Silva Prof. a Risonilde Araújo

6. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Dinanci Silva Prof. a Risonilde Araújo 6. o ANO ENSINO MÉDIO Prof. a Dinanci Silva Prof. a Risonilde Araújo A A Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. Aula 13.1 Conteúdo Substantivo Coletivo Habilidade Identificar e classificar

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE Título e estrutura curricular O título da aula deverá ser claro e estar relacionado aos objetivos Os objetivos precisam se relacionar com

Leia mais

COMO CRIAR UM CURRÍCULO. Juliana Berg

COMO CRIAR UM CURRÍCULO. Juliana Berg COMO CRIAR UM CURRÍCULO Juliana Berg CURRÍCULO O currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo. Veja como reunir as informações de forma mais assertiva possível para fazer um bom currículo

Leia mais

GoogleDocs. Potencializando o uso de questionários online em pesquisas científicas.

GoogleDocs. Potencializando o uso de questionários online em pesquisas científicas. GoogleDocs Potencializando o uso de questionários online em pesquisas científicas. Sumário - Apresentar o conceito de computação nas nuvens; - Apresentar o ambiente do Google Docs; - Apresentar a interface

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Suplemento do Professor. Superligado. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Superligado. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Superligado Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

Esta plataforma foi construída para que você possa participar via internet do diálogo entre os dias 4 e 14 de novembro.

Esta plataforma foi construída para que você possa participar via internet do diálogo entre os dias 4 e 14 de novembro. Participando do Diálogo Online Esta plataforma foi construída para que você possa participar via internet do diálogo entre os dias 4 e 14 de novembro. Para se cadastrar e entrar Favor digitar seu e-mail

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 1 Ambiente Excel. Prof. Cassiano Isler Turma 5

Excel BÁSICO Aula 1 Ambiente Excel. Prof. Cassiano Isler Turma 5 Excel BÁSICO Aula 1 Ambiente Excel Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 5 s e Ambiente de comandos Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - Aula 1 2 / 26 s e GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE ESTATÍSTICA.

PLANO DE TRABALHO SOBRE ESTATÍSTICA. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR 1. IDENTIFICAÇÃO Roteiro de Planos de aula 10 Escola: Curso: Ensino Médio Disciplina: Química Carga horária: Série: 3 Ano: Professor (a): 2. Objetivo geral Discutir metais, sociedade e ambiente. 3. Objetivos

Leia mais

Figuras 1 e 2 Telas de Edição da Disciplina

Figuras 1 e 2 Telas de Edição da Disciplina FÓRUM O fórum é o espaço de discussão de tópicos específicos preestabelecidos pelo professor da disciplina. As mensagens trocadas entre os participantes do curso podem conter textos, tabelas, imagens,

Leia mais

PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01

PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01 PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01 1- Substantivo (nomeia seres) Classificação: 1- Concreto (Tudo que existe até na imaginação): Brasil, bruxa,... calor,... 2- Abstrato (Todas as sensações ou sentimentos):

Leia mais

Plano de Trabalho. Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ. Matemática 9º Ano 1º Bimestre / 2014

Plano de Trabalho. Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ. Matemática 9º Ano 1º Bimestre / 2014 Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Matemática 9º Ano 1º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Cursista: Francemare da Silva Rodrigues Tutor: Maria Cláudia Padilha Tostes

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

RÓTULO 1º ANO INTRODUZIR

RÓTULO 1º ANO INTRODUZIR 1 RÓTULO 1º ANO INTRODUZIR HIGA,Dalva Marques CATTELAN, Alice R. BRAGA-NATH, Margarete Aparecida Professor (a): 1. Inicie essa aula apresentando aos alunos diversos rótulos. Explique aos alunos para que

Leia mais

INTRODUÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...10

INTRODUÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...10 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 1º Ano 4º Bimestre/2012 FUNÇÃO EXPONENCIAL Plano de Trabalho Tarefa 1 Cursista : ROSANA DOS SANTOS RODRIGUES Tutor: JOSE LUIS

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

Processando notas em Moodle (1.6.5+)

Processando notas em Moodle (1.6.5+) Processando notas em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Processando notas em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Processando notas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria CETEC - 774, de 24/09/2015 (atualizado 2º semestre/2016) Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 2 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o poema. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 2 Ef EU CONHEÇO UMA MENINA QUE

Leia mais

TRABALHANDO COM FÓRUMS NO MOODLE

TRABALHANDO COM FÓRUMS NO MOODLE TRABALHANDO COM FÓRUMS NO MOODLE O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

Mídia Kit Site TV Hotéis Aplicativo

Mídia Kit Site TV Hotéis Aplicativo Mídia Kit 2019 Site TV Hotéis Aplicativo Rua José Ferreira Rocha, 39 - Liberdade - São Paulo - SP CEP: 01508-040 Tel.: 11 3208-1186 3341-0476 www.revistahoteis.com.br Site Redes Sociais A Revista Hotéis

Leia mais

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Tutorial Padlet O Padlet é uma aplicação da Internet que permite criar projetos e desenvolver atividades colaborativas. Funciona como uma folha de

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula LINHAS E RETAS. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 4º ano. Matemática. Espaço e Forma. 1 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: LINHAS E RETAS Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 4º ano Componente Curricular: Matemática Tema: Espaço e Forma Duração da Aula:

Leia mais