Modelo atômico orbital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelo atômico orbital"

Transcrição

1 Modelo atômico orbital Curso de Química Prof. Rui Medeiros quimicadorui.com.br Módulo Extra

2 2 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA Modelo atômico orbital (atual): ü Com a evolução da Mecânica Quântica, a estrutura atômica foi sendo modificada. ü O modelo atômico atual é um modelo matemático-probabilístico, que trata a eletrosfera do átomo como funções de onda, baseado basicamente em dois princípios: ü Orbital é a região onde a probabilidade de se encontrar um elétron é. ü Cada orbital suporta no máximo elétrons com spins _, pois a força que une os elétrons dentro do orbital é de natureza magnética, já que a força eletrostática os repele. A) Princípio da incerteza (Heisenberg): ü É impossível determinarmos simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron. B) Dualidade onda-partícula (de Broglie): ü O elétron apresenta comportamento dual, ou seja, ora se comporta como onda (quando não está sendo observado) e ora se comporta como partícula (quando está sedo observado). ü As funções de onda citadas anteriormente foram descritas por Schrödinger, e a sua resolução nos informa as regiões em que o elétron poderá ser encontrado no átomo. ü Em resumo, o modelo atômico orbital poderia ser resumido da seguinte maneira: ü A representação de orbitais é feita das seguintes formas: ou ou ü Os subníveis (s, p, d, f) são formados por diferentes números de orbitais, conforme pode ser visualizado na figura a seguir: Eletrosfera Níveis Subníveis Orbitais Distribuição eletrônica por orbitais ü A distribuição por orbitais deve ser feita de acordo com duas regras básicas:

3 3 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA Regra de Hund: Deve-se distribuir um elétron em cada orbital de um subnível para só depois os emparelhar. Ex.: Distribuição por orbitais do subnível 2p 3. b) 37 Rb + c) 26 Fe Princípio da exclusão de Pauli: Dois elétrons em um mesmo átomo não podem ter o mesmo conjunto de números quânticos. Isso equivale a dizer que em um dado orbital sempre devem ser postos elétrons com spins. Ex.: Distribuição por orbitais do subnível 1s 2. Obs.: A previsão da estabilidade de íons pode ser feita com base em suas distribuições por orbitais, tendo em vista a estabilidade elevada dos subníveis mais energéticos totalmente preenchidos ou semipreenchidos. Propriedades magnéticas da matéria Exercício 01: Para a distribuição eletrônica do subnível 3p 2 por orbitais, verifique quais atendem à Regra de Hund e ao Princípio da exclusão de Pauli e, por fim, determine qual das distribuições abaixo corresponde ao estado fundamental. a) ( ) Hund ( ) Pauli b) ( ) Hund ( ) Pauli ü Ao submetermos uma substância a um campo magnético, podemos ter diferentes respostas, de acordo com o material. 1 - Diamagnéticos: ü Não se alinham com o campo magnético, orientando seus spins em sentido contrário ao campo aplicado. ü elétrons desemparelhados. Ex.: Magnésio (Z = 12). c) ( ) Hund ( ) Pauli Exercício 02: Faça a distribuição eletrônica por orbitais do subnível mais energético de: a) 17 Cl 2 - Paramagnéticos: ü Alinham-se com o campo magnético, provocando um leve na sua intensidade. ü elétrons desemparelhados. Ex.: Sódio (Z = 11).

4 4 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA Ferromagnéticos: ü Imantam-se facilmente na presença de um campo magnético, sofrendo uma forte atração por ímãs. ü São ferromagnéticos apenas: _,, e suas ligas metálicas. Números quânticos 1 Número quântico principal: (n) ü Refere-se ao eletrônico. ü Varia de _ a _ (teoricamente). 4 Número quântico de spin: (s ou m s ) ü Refere-se à rotação do no orbital. ü Pode assumir os valores _ e. ü Em geral, o valor -1/2 é atribuído para o primeiro elétron a ocupar o orbital. (mas pode variar de acordo com o autor) ü Por isso, geralmente os exercícios fornecem o valor do spin no enunciado. Exercício 01: Dê o conjunto de números quânticos (n, l, m e s) para os seguintes elétrons: Obs.: considere que o primeiro elétron a ocupar o orbital possui spin igual a -1/2. 2 Número quântico secundário ou azimutal: (l) ü Refere-se ao eletrônico. ü Varia de _ a (teoricamente). Subnível s p d f g l Obs.: Os termos s, p, d e f são as iniciais dos termos batizados no inglês sharp, principal, diffuse e fundamental. 3 Número quântico magnético: (m ou m l ) ü Refere-se ao em que se encontra o elétron. ü Varia de _ a. a) 4p 3 n = l = m = s = b) 5d 6 n = l = m = s = c) 6s 2 n = l = m = s = c) 7g 3 n = l = m = s =

5 5 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA Exercício 02: Sabendo que o elétron de diferenciação de um átomo possui os seguintes números quânticos: n = 4 ; l = 3 ; m = 0 ; s = + ½ Considerando que o primeiro elétron a ocupar o orbital possua spin igual a +1/2, determine o seu número atômico (Z) e o seu número de elétrons de valência.

6 6 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA Complementação 01: Modelo atômico de Sommerfeld ü Apesar de explicar convincentemente o espectro do átomo de hidrogênio e dos íons hidrogenoides, o modelo atômico de Böhr falhava em alguns pontos. ü Para átomos contendo mais de um elétron, o seu modelo não conseguia explicar os espectros atômicos observados. ü Sommerfeld, ao estudar os espectros de emissão de átomos multieletrônicos, notou que cada em camada (n) havia uma órbita circular e (n-1) órbitas elípticas com diferentes excentricidades. magnético externo. Até mesmo substâncias como zinco e alumínio, que normalmente são livres de propriedades magnéticas, são afetadas pela presença de um campo magnético produzido por qualquer polo de um ímã de barra. ü Dependendo se há ou não atração ou repulsão pelo polo de um ímã, a matéria é classificada como paramagnética ou diamagnética, respectivamente. Alguns materiais, notavelmente o ferro, mostram uma atração muito grande para o polo de uma barra permanente de ímã; materiais desse tipo são denominados ferromagnéticos. ü O fato de um material apresentar propriedades magnéticas está relacionada com o emparelhamento e desemparelhamento dos elétrons nos orbitais. ü Essas órbitas foram denominadas subníveis eletrônicos (ou subcamadas) e foram caracterizados por um número conhecido como número quântico secundário ou azimutal. Subnível s p d f g l Obs.: Como Sommerfeld apenas estendeu as ideias de Böhr para átomos multieletrônicos, muitas vezes esse modelo é conhecido como modelo atômico de Sommerfeld-Böhr. 1 Materiais paramagnéticos: ü São materiais (átomos, moléculas ou íons) que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir, dessa forma, um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, entre outros. Complementação 02: Propriedades magnéticas da matéria ü Qualquer matéria pode exibir propriedades magnéticas quando submetida a um campo 2 Materiais diamagnéticos: ü São materiais (átomos, moléculas ou íons) que, se colocados na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se, na substância, um campo magnético que possui sentido contrário ao do campo aplicado. São substâncias diamagnéticas o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, entre outros.

7 7 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA ü Na natureza, os materiais mais comuns são diamagnéticos; logo, tendem a ser repelidos por um campo magnético externo. É possível observar esse efeito com uma balança de Gouy: Complementação 03: A forma dos orbitais ü Os orbitais que formam os subníveis do tipo s, p, d e f possuem diferentes formas no espaço. ü Compostos paramagnéticos tendem a se movimentar na direção do campo magnético e parecem pesar mais na presença de um campo magnético do que na ausência dele. ü Logo, caso a amostra seja de um material diamagnético, o peso (à direita na figura) irá descer; se a amostra for de um material paramagnético, a amostra será atraída, e o peso continuará no alto. ü O subnível s possui forma esférica. 3 Materiais ferromagnéticos: ü As substâncias que compõem esse grupo, apresentam características bem diferentes daquelas dos materiais paramagnéticos ou diamagnéticos. Esses materiais (átomos ou íons) se imantam fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades. ü O subnível p possui forma de halteres ( oito ou duplo ovoide ). ü O subnível d possui formas variadas. Fonte: Apostila Pré-vestibular, sistema Ari de Sá, 2016.

8 8 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA ü O subnível f possui mais formas ainda: Complementação 04: O significado físico dos números quânticos 2- Número quântico secundário ou azimutal (l) ü Representa a forma do orbital. Assim, os orbitais s são esféricos, os orbitais p têm a forma de halteres ou de um oito, etc. Valores de l: 0 (s), 1 (p), 2 (d), 3 (f),...(n-1). ü Para átomos com muitos elétrons, a energia de um elétron é determinada não só pelo valor de n, mas também pelo valor de l. Assim, para um dado valor de n, elétrons p têm energia ligeiramente maior que elétrons s. 3- Número quântico magnético (m ou m l ) ü Descreve a orientação do orbital no espaço. O número m pode ter qualquer valor inteiro entre +l e l, inclusive zero. ü O endereço de uma pessoa que recebe cartas, normalmente, está caracterizado pelos correios por quatro números : Estado, cidade, rua e número da casa. ü Do mesmo modo, cada um dos elétrons de um átomo distingue-se dos demais mediante quatro números, os chamados números quânticos. Nota-se que elétrons isolados em repouso são exatamente iguais, não se podendo distinguir uns dos outros. 1- Número quântico principal (n) ü Representa aproximadamente a distância do elétron ao núcleo. O número n tem valores inteiros 1, 2, 3,..., sendo primariamente responsável pela determinação da energia do elétron, do tamanho do orbital ocupado pelo elétron e da distância do orbital ao núcleo. A distância média do orbital 7s ao núcleo é maior que a distância média do orbital 1s ao núcleo. 4- Número quântico spin (s ou m s ) ü Descreve a rotação do elétron em torno do seu eixo. O número ms pode ter somente os valores +1/2 e -1/2. ü Dois elétrons de um mesmo orbital apresentam os três primeiros números quânticos iguais, mas possuem spins opostos. Portanto, de acordo com Pauli, dois elétrons de um mesmo átomo nunca podem ter os mesmos quatro números quânticos. ü Nota: O primeiro elétron que entra em um orbital pode ter spin -1/2 ou +1/2. Fonte:

9 Energia 9 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA Exercícios Modelo atômico orbital: 1. (Uesc) Para os elétrons do átomo de nitrogênio (Z = 7), a distribuição correta, no estado fundamental, é: e) Os elementos de números atômicos 10, 18, 36 e 54 têm o elétron mais energético no mesmo nível, mas em diferentes subníveis. 4. (Uepb) A representação gráfica abaixo mostra três níveis de energia de um determinado átomo: Nível 3 - n 3 Nível 2 - n 2 E3 E 2 Nível 1 - n 1 E 1 2. (FFFCMPA) Assinale a alternativa incorreta. a) Pode-se dizer que um átomo ao perder um elétron se reduz. b) É possível encontrar elétrons de mesmo spin num mesmo nível eletrônico. c) Um elétron, quando recebe energia externa, salta para um nível eletrônico mais externo. d) Um íon com número de oxidação +2 tem dois elétrons a menos em relação aos seus prótons. e) Em um átomo é impossível encontrar dois elétrons com os quatro números quânticos iguais. 3. (Ufpr) O modelo atômico de Bohr, apesar de ter sido considerado obsoleto em poucos anos, trouxe como principal contribuição o reconhecimento de que os elétrons ocupam diferentes níveis de energia nos átomos. O reconhecimento da existência de diferentes níveis na eletrosfera permitiu explicar, entre outros fenômenos, a periodicidade química. Modernamente, reconhece-se que cada nível, por sua vez, pode ser subdividido em diferentes subníveis. Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta. a) O que caracteriza os elementos de números atômicos 25 a 28 é o preenchimento sucessivo de elétrons no mesmo nível e no mesmo subnível. b) Os três níveis de mais baixa energia podem acomodar no máximo, respectivamente, 2, 8 e 8 elétrons. c) O terceiro nível de energia é composto por quatro subníveis, denominados s, p, d e f. d) O que caracteriza os elementos de números atômicos 11 a 14 é o preenchimento sucessivo de elétrons no mesmo nível e no mesmo subnível. I. Um elétron precisa receber energia (E) correspondente a E 2 - E 1 para saltar do nível 1 para o nível 2. II. O salto quântico referido acima (I) libera energia na forma de ondas eletromagnéticas. III. O salto quântico n 1 para n 3 é menos energético que o salto n 1 para n 2. Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s) a) III b) II c) I d) I e II e) I e III 5. (Unimar) Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: I. O preenchimento dos orbitais atômicos fazse sempre na ordem decrescente de energia dos mesmos. II. A subcamada p de um elemento, tendo 3 elétrons, estes se distribuem, cada elétron ocupando um orbital. III. Quando um átomo possui 6 elétrons na camada de valência pode-se afirmar que é um átomo que, no mínimo, tem 8 elétrons. a) todas estão corretas b) todas estão incorretas c) I e II estão corretas d) I e III estão corretas e) II e III estão corretas 6. (Ufmt) Com base no modelo atômico da mecânica quântica, pode-se dizer que o elemento químico 50 X tem: 01. dois elétrons no subnível mais afastado do núcleo; 02. três elétrons no subnível mais afastado do núcleo; 04. quatro elétrons no nível mais energético;

10 10 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA dois elétrons emparelhados no subnível de maior energia; 16. dois elétrons desemparelhados no subnível de maior energia. 7. (Fesp) Qual das afirmativas abaixo é a verdadeira? a) o princípio da incerteza de Heisenberg contribuiu para validar as idéias de Bohr em relação às órbitas estacionárias; b) o pricípio de DE BROGLIE atribui aos elétrons propriedades ondulatórias, mas restringe essas propriedades ao faro de os elétrons não estarem em movimento; c) conforme o princípio de exclusão de Pauli, dois elétrons de um mesmo átomo devem diferir entre si, pelo menos por um de seus quatro números quânticos; d) a mec6anica ondulatória, aplicada à estrutura interna do átomo, prevê que cada nível de energia é com posto fundamentalmente por um subnível. e) o número quântico magnético está relacionado com o movimento dos elétrons em um nível e não é utilizado par determinar a orientação de um orbital no espaço, em relação aos outros orbitais. 8. (Cesgranrio) Assinale a opção que contraria a Regra de Hund: 9. (Ufse) Quando se distribuem 3 elétrons em orbitais p, qual das configurações abaixo é a de menor energia? d) A distribuição eletrônica em B e C está correta, porque obedece ao Princípio de Pauli e à Regra de Hund. e) A distribuição eletrônica em B está correta, porque os elétrons estão no estado fundamental; e a distribuição eletrônica em C está correta, porque está no estado excitado. 11. (Unimontes) O paramagnetismo propriedade de ser atraído por um campo magnético provém dos spins dos elétrons e ocorre em substâncias constituídas por íons ou átomos com elétrons desemparelhados. Com base na configuração eletrônica dos cátions Ti 4+, Fe 2+, Al 3+ e Cu +, pode ser atraído por um campo magnético o cátion a) Ti 4+. b) Al 3+. c) Fe 2+. d) Cu (Ufrj) As telas de televisão plana e de telefones celulares usam como visores os chamados OLED, que são equivalentes a microlâmpadas coloridas formadas por camadas de compostos metalorgânicos depositadas entre dois eletrodos. Um dos metais mais utilizados como emissor de fótons é o alumínio, ligado a um composto orgânico, a quinolina [Al(quinolina) 3 ]. a) Em sistemas semelhantes, pode-se variar a cor da luz emitida substituindo-se o alumínio por outro metal de mesma valência. Escreva a configuração eletrônica do íon Al 3+ e indique, entre os íons da lista a seguir, qual poderia substituir o alumínio nesses sistemas. K +, Ca 2+, Sc 2+, Ti 4+, V 5+, Mn 4+ ; Fe 3+ ; Co 2+ ; Ni 2+ ; Cu 2+. Dado: Al (Z = 13) b) A emissão de luz nesses dispositivos pode ser explicada pelo modelo de Bohr. O diagrama de energia a seguir refere-se ao OLED de [Al(quinolina) 3 ]. 10. (Ufba) Os diagramas abaixo mostram a distribuição de três elétrons em três orbitais do tipo p: A partir da análise dos diagramas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. a) A distribuição eletrônica em A está incorreta, porque não obedece ao Princípio de Pauli nem à Regra de Hund. b) A distribuição eletrônica em C está correta, porque é o estado de menor energia. c) A distribuição eletrônica em B está incorreta, porque obedece ao Princípio de Pauli, mas não obedece à Regra de Hund. Com base no diagrama de energia referente ao OLED de [Al(quinolina) 3 ] e utilizando o gráfico de conversão e a escala de cores apresentados a seguir, determine o comprimento de onda λ e a cor da luz emitida pelo OLED de [Al(quinolina) 3 ].

11 11 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA b) A distância média do elétron ao núcleo será menor no estado excitado do que no estado fundamental. c) Será necessário fornecer mais energia para ionizar o átomo a partir deste estado excitado do que para ionizá-lo a partir do estado fundamental. d) A energia necessária para excitar um elétron do estado com n = 3 para um estado n = 5 é a mesma para excitá-lo do estado com n = 1 para um estado com n = 3. e) O comprimento de onda da radiação emitida quando este elétron retornar para o estado fundamental será igual ao comprimento de onda da radiação absorvida para ele ir do estado fundamental para o estado excitado. Gab: a) [Ne], ou 1s 2 2s 2 2p 6 ; o que pode substituí-lo é o Fe 3+ b) 520 nm ; cor verde 13. (Puc) I. Orbital é a região do espaço onde a probabilidade de encontrar o átomo é máxima. II. Quando o elétron passa de um nível de energia interno para outro mais externo, emite um quantum de energia. III. O elétron apresenta comportamento duplo, isto é, pode ser interpretado como partícula ou onda, conforme o fenômeno estudado. IV. É impossível determinar simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron em um átomo. Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV Gab: E 14. (ITA) Um átomo de hidrogênio com o elétron inicialmente no estado fundamental é excitado para um estado com número quântico principal (n) igual a 3. Em correlação a este fato qual das opções abaixo é a CORRETA? a) Este estado excitado é o primeiro estado excitado permitido para o átomo de hidrogênio. 15. (Ufpi) Qual a afirmativa correta: a) o número máximo de elétrons f no segundo nível de energia é 14. b) um elétrons 2s está num nível de energia mais alto do que um 2p. c) o quarto nível de energia (n = 4) poderá ter o nível máximo 18 elétrons. d) os orbitais 2p x, 2p y e 2p z estão no mesmo nível de energia. e) a estrutura eletrônica fundamental do átomo do potássio (z = 19) é 1s 2 2s 2 2p 6 2d 8 3s (Ucg) Para responder esta questão assinale (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as proposições falsas: De acordo com Richard Feynman, prêmio Nobel de Física o átomo comporta-se como nada que você jamais tenha visto antes. Na década de 20, um novo ramo da ciência, chamado mecânica quântica, foi desenvolvido para descrever o estranho mundo do átomo. O atual modelo atômico é resultante desta teoria. Com base nesse modelo, analise as proposições: 01. os diversos estados de energia em torno do núcleo no estado fundamental são chamados de camadas ou níveis de energia, sendo sete o número máximo de camadas encontradas nos átomos até hoje conhecidos; 02. todos os níveis de energia são divididos em subníveis. Os quatro subníveis conhecidos atualmente são denominados s, p d e f; 03. é impossível prever-se o local exato onde se encontra um elétron em determinado momento. Contudo, existe uma região em torno do núcleo onde é maior a probabilidade de encontra-se um elétron. Essa região é chamada de orbital. 04. em cada orbital são encontrados no máximo dois elétrons com o mesmo valor de spin; 05. as leis da Física Clássica (Newtoniana) não são válidas para o elétron, partícula cuja massa é extremamente pequena. 17. (UnB) Julgue os itens; 00. o número de massa do elemento 92 U 235 é 92; 01. o átomo 20 Ca 40 contém 20 elétrons;

12 12 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA os átomos A (número de massa 80 e número de nêutrons 45) e B (número de massa 77 e número de nêutrons 42) são isótopos; 03. um átomo neutro, cuja distribuição eletrônica é 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 4, apresenta três elétrons desemparelhados. 04. o número atômico do alumínio é 13 e a distribuição eletrônica para o íon Al 3+ é 1s 2 2s 2 2p 6 3s de acordo com Böhr, os elétrons de um átomo ocupam regiões do espaço denominadas orbitais; 06. quando um feixe de partículas alfa incide sobre lâminas finas de metais, somente algumas partículas sofrem grandes desvios da trajetória original. Para explicar este resultado, Rutherford concluiu que os átomos possuem núcleos de alta densidade de massa e de carga positiva. 18. (ITA) Assinale qual da afirmações é ERRADA a respeito de um átomo neutro cuja configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p5 3s1: a) O átomo não está na configuração mais estável. b) O átomo emite radiação eletromagnética ao passar a 1s2 2s2 2p6. c) O átomo deve receber energia para passar a 1s2 2s2 2p6. d) Os orbitais 1s e 2s estão completamente preenchidos. e) Na configuração mais estável o átomo é paramagnético. Números quânticos: 19. (Uff) O Princípio da Exclusão de Pauli estabelece que: a) a posição e a velocidade de um elétron não podem ser determinados simultaneamente; b) elétrons em orbitais atômicos possuem spins paralelos; c) a velocidade de toda radiação eletromagnética é igual à velocidade da luz; d) dois elétrons em um mesmo átomo não podem apresentar os quatro números quânticos iguais; e) numa dada subcamada que contém mais de um orbital, os elétrons são distribuídos sobre os orbitais disponíveis, com seus spins na mesma direção. 20. (Upe) Assinale a alternativa correta em relação à teoria quântica do átomo. a) A relação de De Broglie (λ = h/mv) não é aplicada para calcular os comprimentos de ondas de probabilidades, associadas aos elétrons. b) Os orbitais p, constituintes de cada subcamada p, diferem entre si pela orientação no espaço. c) O íon Cr 3+ ( Z=24) apresenta na camada M 9 elétrons e 1 orbital d incompleto. d) O conjunto de números quânticos: 4, 2, +3, +1/2 é aceitável para um elétron em um átomo. e) Um orbital do tipo d, quando completamente preenchido, conterá 10 elétrons. 21. (Uepb) O diagrama abaixo representa a distribuição eletrônica do átomo de níquel. Assinale a alternativa que corresponde ao conjunto dos números quânticos do elétron de diferenciação desse átomo e o seu numero atômico.obs.: considerar = -1/2 a) n = 3; l= 2 ; m = +2; s = +1/2 e Z = 31 b) n = 1; l= 0 ; m = 0; s = -1/2 e Z = 29 c) n = 3; l= 0 ; m = -1; s = +1/2 e Z = 30 d) n = 1; l= 1 ; m = +1; s = -1/2 e Z = 27 e) n = 3; l= 2 ; m = 0; s = -1/2 e Z = (Ufam) A alternativa que corresponde à correta definição da regra de Hund, é: a) Orbital é a região do espaço de maior probabilidade para localizar um elétron, podendo conter no máximo dois, preenchidos um a um. b) Todos os orbitais de um subnível são primeiramente semipreenchidos com elétrons de mesmo spin, para depois serem completados com os elétrons restantes de spin contrário. c) Os subníveis s, p, d e f comportam, respectivamente, até 2, 6, 10, 14 elétrons, que devem ser preenchidos obedecendo a máxima multiplicidade Hundiniana, com spins contrários e simultâneos. d) O orbital s tem forma esférica e o p a forma de halteres, devendo ser primeiro preenchido os orbitais s e posteriormente os orbitais p. e) Os elétrons de um mesmo orbital devem sempre apresentar spins contrários e ser preenchido simultaneamente como um par eletrônico, para depois serem completados com os elétrons restantes de spin contrário. 23. (GF) A respeito da estrutura do átomo, considere as seguintes afirmações: I. O número quântico principal (n) é um número inteiro que identifica os níveis ou camadas de elétrons.

13 13 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA II. Um orbital está associado ao movimento de rotação de um elétron e é identificado pelo número quântico "spin". III. Os subníveis energéticos são identificados pelo número quântico secundário (l), que assume os valores 0, 1, 2 e 3. IV. Os elétrons descrevem movimento de rotação chamado "spin", que é identificado pelo número quântico de "spin" (s), com valores de -l até +l. São corretas as afirmações: a) somente I e II. b) somente I e III. c) somente I e IV. d) somente II e III. e) somente II e IV. 24. (Ufg) Observe o diagrama a seguir: K 1s L 2s 2p M 3s 3p 3d N 4s 4p 4d 4f O 5s 5p 5d 5f P 6s 6p 6d Q 7s Sobre este diagrama, é correto afirmar-se que: 01. as letras s, p, d e f representam o número quântico secundário; 02. o número máximo de orbitais por subníveis é igual a dois; 04. a ordem crescente de energia segue a direção horizontal, da direita para a esquerda; 08. o elemento de número atômico 28 possui o subnível 3d completo; 16. o nível M possui no máximo 9 orbitais. 25. (Ufc) Considere três átomos A, B e C. Os átomos A e C são isótopos; os átomos B e C são isóbaros e os átomos A e B são isótonos. Sabendo que o átomo A tem 20 prótons e número de massa 41 e que o átomo C tem 22 nêutrons, os números quânticos do elétron mais energético do átomo B são: a) n = 3 l = 0 m = 1 s = -1/2 b) n = 3 l = 2 m = -2 s = -1/2 c) n = 3 l = 2 m = 0 s = -1/2 d) n = 3 l = 2 m = -1 s = -1/2 e) n = 4 l = 0 m = 0 s = -1/2 26. (Ufpi) Indique a alternativa que representa um conjunto de números quânticos permitidos: a) n = 3 l = 0 m = 1 s = +1/2 b) n = 3 l = 4 m = 1 s = +1/2 c) n = 3 l = 3 m = 0 s = +1/2 d) n = 3 l = 2 m = 1 s = +1/2 e) n = 4 l = 0 m = 3 s = -1/2 27. (Ufpa) Um elétron, quando salta de uma camada de número quântico principal n 1, para outra de número quântico principal n 2 mais próxima do núcleo: a) absorve (n 1 n 2 ) quanta de energia. b) libera uma onda eletromagnética equivalente a (n 1 + n 2 ) quanta de energia. c) libera uma onda eletromagnética equivalente a (n 1 n 2 ) quanta de energia. d) muda o sinal do spin. e) absorve (n 1 + n 2 ) quanta de energia. 28. (Unip) Qual a configuração eletrônica tem o valor 3/2 para a soma do número quântico spin de todos os seus elétrons? Convencione que o número quântico spin do primeiro elétrons do orbital é +1/2. a) 1s 2 2s 2 2p 1 b) 1s 2 2s 2 2p 2 c) 1s 2 2s 2 2p 3 d) 1s 2 2s 2 2p 4 e) 1s 2 2s 2 2p (Ufsc) Considere um átomo representado pelo seu número atômico Z = 58 e em seu estado normal. É CORRETO afirmar que: 01. o mesmo possui um total de 20 elétrons em subnível f. 02. o primeiro nível de energia com elétrons em orbitais d é o n = se um de seus isótopos tiver número de massa 142, o número de nêutrons desse isótopo é os subníveis 5s 4d 5p 6s 4f não estão escritos na sua ordem crescente de energia. 16. sua última camada contém 2 elétrons no total. 32. um de seus elétrons pode apresentar o seguinte conjunto de números quânticos: n = 2, l = 0, m = +1, s = +1/ (Ufam) Sobre os números quânticos e suas características podemos afirmar que: I. O número quântico Principal está associado à distância do elétron ao núcleo e à energia crescente dos elétrons II. A forma do orbital eletrônico está associado ao número Azimutal III. A orientação espacial de um orbital é representado pelo número Magnético IV. O spin, não tem um análogo clássico, mas representa satisfatoriamente o sentido da rotação do elétron em torno de seu eixo V. Os números quânticos identificam e localizam, em termos energéticos, corretamente um elétron em um átomo São verdadeiras as alternativas a) I, II, III e V b) I, II e III c) Todas d) II, III e V e) II, III e IV

14 14 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA (Ufam) Os quatro números quânticos, entre outras propriedades, são capazes de identificar com precisão um elétron em um átomo. A partir deste fato podemos afirmar corretamente que: a) Elétrons próximos ao núcleo são identificados por altíssimos níveis principais de energia b) Na identificação eletrônica, dois elétrons diferentes podem possuir os mesmos números quânticos em um átomo, contanto que sejam isoeletrônicos c) Dois elétrons diferentes admitem os mesmos números quânticos em um átomo se estiverem em níveis de energia diferentes d) Dos quatro números quânticos, o spin é o único que permite a identificação precisa de um elétron em um nível de energia e) A identidade eletrônica não admite que dois elétrons diferentes possuam os mesmos números quânticos em um átomo 32. (UFCG) De acordo com o princípio de Pauli, cada elétron num átomo deve ter um conjunto diferente de números quânticos: n, l, m l, e m s. Considere a configuração eletrônica do átomo de Boro dado abaixo s 2s 2p x Assinale a alternativa em que as afirmativas relacionadas aos números quânticos dos elétrons é INCORRETA. a) Os três elétrons da camada externa têm o mesmo número quântico secundário. b) Três elétrons têm o mesmo número quântico principal. c) Quatro elétrons têm o mesmo número quântico azimutal. d) Quatro elétrons têm o mesmo número quântico magnético. e) Três elétrons têm o mesmo número quântico spin. 33. (Ufsc) Um determinado átomo apresenta sete (7) elétrons no subnível d da camada M. A respeito desses elétrons, é CORRETO afirmar: 01. todos eles apresentam número quântico principal igual a o número quântico secundário para todos eles é cinco, desses sete elétrons, apresentam o mesmo número quântico de spin. 08. o número quântico magnético do primeiro elétron "colocado" nesse subnível é os números quânticos do sétimo elétron "colocado" nesse subnível d são: n=3, l=2, ml=0 e ms=-1/2 34. (Ufsc) Dentre as opções abaixo, assinale as corretas: 01. a primeira camada principal contém apenas dois elétrons no máximo; 02. a forma da nuvem eletrônica 1s é esférica; 04. qualquer camada principal contém um número de subcamadas igual ao número quântico magnético; 08. em um átomo no estado normal as subcamadas são preenchidas em ordem crescente de energia; 16. em um nível de número quântico principal n, os valores do número quântico secundário l variam de 0 a (n 1); 32. em um nível de número quântico principal l, os valores do número quântico magnético variam de l a + l; 64. o conjunto de números quânticos n = 3; l = 3; m = 0; s = -1/2 é possível. 35. (Ufsc) Estão corretas as alternativas: 01. o conjunto de números quântico: n = 3; l = 2; m = 3; s = +1/2 é possível; 02. o número quântico responsável pela orientação do orbital no espaço é o número quântico magnético; 04. o Princípio da Exclusão estabelecido por Pauli afirma que não existem, em um mesmo átomo, dois ou mais elétrons com os quatro números quânticos iguais; 08. o orbital com forma de halteres apresenta número quântico secundário ou azimutal igual a 2; 16. qualquer orbital de número quântico secundário igual a zero é esférico. 36. (Ufes) Com relação à estrutura do átomo, é correto afirmar: 01. o número de massa é a soma do número de elétrons mais o número de prótons; 02. o número quântico magnético varia de 0 a (n 1); 03. o número quântico secundário varia de 1 a +1 passando por zero; 04. no núcleo do átomo há prótons e nêutrons e, na eletrosfera, elétrons; 05. quando o número quântico magnético é zero, o número quântico principal pode ser zero ou um. 37. (Uem) Sobre a estrutura do átomo, assinale o que for correto. 01. O número máximo de elétrons que pode ser encontrado na camada N é Em um átomo, podem existir dois elétrons no mesmo estado de energia. 04. O íon férrico (Fe 3+ ) possui a seguinte distribuição eletrônica: 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d O último elétron que preenche a eletrosfera de um átomo é o seu elétron de menor energia. 16. O número quântico magnético (m) indica a orientação dos orbitais no espaço. 32. Se, em um orbital, existirem dois elétrons, esses são considerados emparelhados. 64. Segundo o modelo atômico proposto por Bohr, um elétron em um átomo pode possuir qualquer valor de energia.

15 Gabarito 1. E 2. A 3. A 4. C 5. E = C 8. E 9. E 10. VVVFF 11. C 12. a) [Ne], ou 1s 2 2s 2 2p 6 ; o que pode substituí-lo é o Fe 3+ b) 520 nm ; cor verde 13. E 14. E 15. D 16. VFVFV 17. VVFFFV 18. C e E 19. D 20. B 21. E 22. B 23. E 24. VFFFV 25. B 26. D 27. C 28. C C 31. E 32. A = = = = 49

Tarefa 23 Professor Gustavo

Tarefa 23 Professor Gustavo Química Tarefa Professor Gustavo 01. Entre as afirmações abaixo, assinale a opção ERRADA. a) Os íons He +, Li +, Be +, no estado gasoso são exemplos de hidrogenóides. b) No átomo de hidrogênio, os orbitais

Leia mais

Gavião Peixoto nº 124 Edifício Manhattan /

Gavião Peixoto nº 124 Edifício Manhattan / 1) (Ufg GO/1997/1ªFase) Observe o diagrama a seguir: K L s p M 3s 3p 3d N 4s 4p 4d 4f O 5s 5p 5d 5f 3) (Unimep SP/1994) Qual dos seguintes conjuntos de números quânticos (citados na ordem n, l, m, S) é

Leia mais

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito)

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) 1 - (UFPR) - Considere um elemento químico (E) com número atômico (Z) igual a 16. a) Qual sua configuração eletrônica para o estado fundamental? a) 1s

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ =

A Equação de Onda de Schröedinger. O Princípio da Incerteza de Heisenberg. λ = O Modelo Mecânico-Quântico Louis de Broglie apresentou a idéia de que, se as ondas luminosas exibiam características de partícula, então talvez as partículas de matéria pudessem mostrar propriedades ondulatórias.

Leia mais

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo:

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 3º EM Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13 Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 1. (1,0) Tendo por base o modelo atômico atual, assinale (V) para verdadeiro

Leia mais

- ATOMÍSTICA Folha 03 João Roberto Mazzei

- ATOMÍSTICA Folha 03 João Roberto Mazzei 01- (UFRJ 2005) Um professor decidiu decorar seu laboratório com um "relógio de Química" no qual, no lugar das horas, estivessem alguns elementos, dispostos de acordo com seus respectivos números atômicos,

Leia mais

Estrutura eletrônica dos átomos. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química Madeira I

Estrutura eletrônica dos átomos. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química Madeira I Estrutura eletrônica dos átomos Mestranda Daniele Potulski danielepotulski@ufpr.br Disciplina Química Madeira I Estrutura geral dos átomos -PRÓTONS situados no núcleo do átomo (representados por +) -NÊUTRONS

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Estrutura Eletrônica

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

Qímica Estrutura At mica

Qímica Estrutura At mica Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles

Leia mais

Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética

Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética Estrutura eletrônica dos átomos Vimos que a radiação eletromagnética comportase como onda e partícula Dualidade ondapartícula da radiação eletromagnética Onda Com propriedades como comprimento de onda,

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

Química A Extensivo V. 2

Química A Extensivo V. 2 Química A Extensivo V. 2 Exercícios 01) B 02) A a) Errada. Ao mudar de órbita, os elétrons emite ou absorve energia igual à diferença de energia entre as órbitas. b) Certa. c) Errada. De acordo com a teoria

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons.

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. NÚMEROS QUÂNTICOS As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. Prof. Ailey Aparecida Coelho Tanamati Mecânica = movimento

Leia mais

Química A Extensivo V. 2

Química A Extensivo V. 2 Química A Extensivo V. 2 01) Alternativa correta: B Exercícios a) Errada ao mudar de órbita, o elétrons emite ou absorve energia igual a diferença de energia entre as órbitas; b) Certa; c) Errada de acordo

Leia mais

Elétrons como ondas? Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química

Elétrons como ondas? Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química OS ELÉTRONS O MODELO DA MECÂNICA QUÂNTICA E AS ENERGIAS ELETRÔNICAS Modelo atual se baseia na MECÂNICA QUÂNTICA Considera os conceitos da quantização da energia eletrônica (Bohr), fornecendo uma explicação

Leia mais

Números quânticos e distribuição eletrônica

Números quânticos e distribuição eletrônica Aluno(a): Prof.: Éderson Números quânticos e distribuição eletrônica Questão 1) Quais são os quatro números quânticos principal(n), azimutal (l), magnético (ml) e de momento angular orbital (ms), para

Leia mais

Exercícios sobre distribuição eletrônica

Exercícios sobre distribuição eletrônica Exercícios sobre distribuição eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z = 55) b) T (Z = 81) 0. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

Aulas 1 e 2. Atomística

Aulas 1 e 2. Atomística Aulas 1 e 2 Atomística Modelos Atômicos Dalton - 1808 Primeiro cientista a desenvolver uma teoria atômica, segundo a qual a matéria se compõe de partículas indestrutíveis chamadas átomos. Modelos Atômicos

Leia mais

Aula 01 Estrutura eletrônica

Aula 01 Estrutura eletrônica Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 01 Estrutura eletrônica Dr. Tiago P. Camargo Átomos - Estrutura Núcleo (prótons e nêutrons) Eletrosfera (elétrons)

Leia mais

Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada ELETROSFERA

Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada ELETROSFERA Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada ELETROSFERA A eletrosfera é dividida em 7 partes chamada CAMADAS ELETRÔNICAS ou NÍVEIS DE ENERGIA Do núcleo para fora estas camadas são representadas

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas

NÚMEROS QUÂNTICOS. Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas NÚMEROS QUÂNTICOS Química Geral Prof.Dr. Augusto Freitas 1 Os números quânticos descrevem a posição (e a energia) dos elétrons nos átomos. Existem quatro números quânticos: 1 - número quântico principal

Leia mais

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica

Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Exercícios Sobre DistribuiÇão eletrônica Dado: 01. Faça a distribuição eletrônica nas camadas para os átomos: a) Cs (Z= 55) b) Tl (Z= 81) 02. Faça a distribuição eletrônica nas camadas, para os átomos:

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Aula 1 Matéria: é qualquer coisa que tem massa e ocupa espaço. Átomo: é a menor partícula possível de um elemento químico. É formado por núcleo e eletrosfera. É constituído

Leia mais

Química A Semiextensivo V. 1

Química A Semiextensivo V. 1 Química A Semiextensivo V. 1 Exercícios 01) D 02) A a) Errada. A teoria de Dalton não incluía partículas ou cargas elétricas (modelo de bola de bilhar). b) Errada. Essa descrição corresponde à teoria de

Leia mais

Configuração Eletrônica

Configuração Eletrônica TOMO II Configuração Eletrônica Química Geral Professor Celso Rapaci INTRODUÇÃO Neste capítulo aprenderemos como os elétrons estão distribuídos na eletrosfera do átomo, em diferentes níveis e subníveis

Leia mais

LCE0143 Química Geral. Estrutura Atômica. Wanessa Melchert Mattos.

LCE0143 Química Geral. Estrutura Atômica. Wanessa Melchert Mattos. LCE0143 Química Geral Estrutura Atômica Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Princípio da Incerteza Elétron dualidade onda-partícula W. Heisenberg: impossível fixar a posição de um elétron em um átomo

Leia mais

QUÌMICA PROFº JAISON MATTEI A IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS

QUÌMICA PROFº JAISON MATTEI A IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS QUÌMICA PROFº JAISON MATTEI A IDENTIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS Número atômico (Z): é o número de prótons existentes no núcleo de um átomo. Número de massa (A): é a soma do número de prótons (Z) e de nêutrons (N)

Leia mais

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06

Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06 Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com

Leia mais

QUÍMICA GERAL Cap. 01. Prof. Kristian Sales Vieira

QUÍMICA GERAL Cap. 01. Prof. Kristian Sales Vieira QUÍMICA GERAL Cap. 01 Prof. Kristian Sales Vieira Modelo atômico O processo de descoberta Grécia século V a.c. Empédocles Explicar a constituição da matéria ; 04 Elementos: fogo, ar, água e terra; Constante

Leia mais

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS

ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS 2 Natureza ondulatória da luz 3 Natureza ondulatória da luz 4 Natureza ondulatória da luz 5 Natureza ondulatória da luz 6 Energia quantizada e fótons Planck quantum h é

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. Cada átomo possui um certo número de elétrons, que é igual ao valor de seu número atômico (Z). Os elétrons se encontram distribuídos nos

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 03: A TEORIA DE BOHR PARA O ÁTOMO DE HIDROGÊNIO 3.1 O ÁTOMO DE BOHR Em 1913, Niels Bohr, tentando conciliar a ideia de Rutherford com as de Planck,

Leia mais

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON MODELO QUÂNTICO PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON EINSTEIN: usou o efeito fotoelétrico para demonstrar que a luz, geralmente imaginada como tendo propriedades de onda, pode também ter propriedades de

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral;

A Teoria de Bohr foi aceite com entusiasmo, porque pela primeira vez se conseguiu: Interpretar qualitativamente os espectros atómicos em geral; Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Como se carateriza o modelo O modelo quântico: Números quânticos. Energia das orbitais. Princípios e regras para a distribuição dos eletrões pelas orbitais.

Leia mais

OPÇÃO CONCURSO. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons.

OPÇÃO CONCURSO. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons. 1) Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de 28 Ni 59 com as do átomo de 80 Hg 201, o total de partículas será: a) 281. b) 158. c) 368. d) 108. e) 360. 2) O átomo de

Leia mais

Lista de Exercícios Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks

Lista de Exercícios Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks Estrutura Atomica Equação de Planck 1. A luz verde tem um comprimento de onda de 5,0 x 10 2 nm. Qual é a energia em joules de um fóton de luz verde? Qual é a energia em joules de 1,0 mol de fótons de luz

Leia mais

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo

Estrutura atômica. Modelo quântico do átomo Estrutura atômica Modelo quântico do átomo Um bom modelo deve ser capaz de explicar propriedades atômicas, propriedades periódicas, ligação química Mecânica quântica - mecânica ondulatória Elétrons como

Leia mais

Apostila de Química 11 Atomística

Apostila de Química 11 Atomística Apostila de Química 11 Atomística 1.0 Filósofos Leucipo e Demócrito, Grécia 400 a.c. A matéria é formada por pequenas partículas que sempre existiram e que seriam indestrutíveis, os átomos. Esses filósofos

Leia mais

Estrutura da Matéria Lista 3

Estrutura da Matéria Lista 3 Estrutura da Matéria - 2018.2 Lista 3 1. Em 1820, o filósofo Auguste Comte declarou ser possível ao ser humano saber sobre tudo, menos do que são feitas as estrelas. Ele estava correto? Como os astrofísicos

Leia mais

ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO. Distribuição Eletrônica de Linus Pauling

ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO. Distribuição Eletrônica de Linus Pauling ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO Distribuição Eletrônica de Linus Pauling Em anos anteriores ao rearranjo que Linus Pauling fez para distribuir eletronicamente os elementos, os Cientistas Bohr e Sommerfield

Leia mais

Unidade 1. Das Estrelas ao Átomo. Química 10º ano Ano lectivo 2007/2008

Unidade 1. Das Estrelas ao Átomo. Química 10º ano Ano lectivo 2007/2008 Unidade 1 Química 10º ano Ano lectivo 2007/2008 Como se obtêm espectros atómicos? Os átomos no estado gasoso são excitados por : chamas a altas temperaturas descargas eléctricas. E Módulo 1 E 2 Energia

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA - III

ESTRUTURA ATÔMICA - III ESTRUTURA ATÔMICA - III Elementos químicos emitem luz em diferentes comprimentos de onda. Esta emissão é descontínua e só ocorre para determinadas faixas de Prof. Bruno Gabriel Química 2ª Bimestre 2016

Leia mais

1) Delineie os elementos-chave da teoria atômica de Dalton. Quais deles não são consistentes com a visão moderna do átomo?

1) Delineie os elementos-chave da teoria atômica de Dalton. Quais deles não são consistentes com a visão moderna do átomo? Disciplina: Química Geral I QM81B. 1ª Lista de Exercícios: Modelos Atômicos, Estrutura Atômica, Tabela Periódica e Propriedades Periódicas. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda. Nome: Modelos atômicos 1)

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q34 Distribuição de íons

Química. Resolução das atividades complementares. Q34 Distribuição de íons Resolução das atividades complementares 3 Química Q34 istribuição de íons p. 11 1 orneça a configuração eletrônica 2 segundo o diagrama de Linus Pauling 2 dos íons a seguir no estado fundamental em ordem

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) MODELO ATÔMICO J. Dalton a matéria é formada por átomos / as inúmeras

Leia mais

Número quântico secundário, azimutal ou de momento angular (l)

Número quântico secundário, azimutal ou de momento angular (l) DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E N OS QUÂNTICOS TEORIA PARTE I Introdução Números quânticos formam um conjunto de valores matemáticos que servem para identificar exclusivamente um elétron dentro de um determinado

Leia mais

PROPRIEDADES MAGNÉTICAS. Magnetismo é a propriedade que os minerais apresentam de serem atraídos por um imã.

PROPRIEDADES MAGNÉTICAS. Magnetismo é a propriedade que os minerais apresentam de serem atraídos por um imã. PROPRIEDADES MAGNÉTICAS Magnetismo é a propriedade que os minerais apresentam de serem atraídos por um imã. São poucos minerais que mostram esta propriedade isto é, são atraídos por um imã. Ex: magnetita

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA Profª. Regina Modesto Raszl Um problema para os químicos era construir uma teoria consistente que explicasse como os elétrons se distribuíam ao redor dos átomos, dando-lhes as características

Leia mais

Níveis de energia do átomo

Níveis de energia do átomo Níveis de energia do átomo Para um átomo de hidrogénio, a energia das orbitas é: 13.6 ev E n = n 2 Quando um eletrão salta de uma órbita para outra absorve ou perde energia: Δ E=E i E j = 13.6 ev ( 1 n

Leia mais

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br Modelos atômicos Curso de Química Prof. Rui Medeiros quimicadorui.com.br Módulo Extra - 2017 2 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA - 2017 Modelos atômicos ü A representação esquemática

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1)

ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1) ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1) 1.01. A experiência de Rutherford permitiu: a) a descoberta do próton; b) a descoberta do nêutron; c) a descoberta do elétron; d) caracterizar que, na maior parte do átomo,

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN

NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN NÚMEROS QUÂNTICOS Os orbitais atômicos são identificadas por três números quânticos: n número quântico principal; l número quântico de momento

Leia mais

Estrutura Atômica II

Estrutura Atômica II Estrutura Atômica II Modelo nuclear do átomo: Constituído de partículas subatômicas: Prótons, Nêutrons e elétrons Os prótons e nêutrons formam o núcleo minúsculo e denso que compreende quase toda a massa

Leia mais

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron Tubos de Crookes e a descoberta do elétron (A) Efeito de um obstáculo no caminho dos raios catódicos. Raios Catódicos High voltage source of high voltage shadow Resultados independem do gás usado para

Leia mais

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Do que é feita a matéria? o Por volta de 440 a.c. Empédocles sugeriu que a matéria era composta pela mistura de 4 elementos: água, terra, ar e fogo. o Por volta de 400 a.c.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANO: Erlailson Costa dos Santos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANO: Erlailson Costa dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANO: Erlailson Costa dos Santos 1- INTRODUÇÃO --------------------------------------------- Werner Karl Heisenberg

Leia mais

Construção da tabela periódica: preenchimento

Construção da tabela periódica: preenchimento Construção da tabela periódica: preenchimento Para um elétron único, a energia é determinada pelo número quântico principal, que é usado para indicar a camada. Para uma dada camada em átomos multi-eletrônicos,

Leia mais

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 Química 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 02. Para que um átomo de número atômico 55 e número de massa 137 seja eletricamente neutro, ele deverá ter, necessariamente:

Leia mais

Estrutura dos Materiais. e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa

Estrutura dos Materiais. e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa Ligações Químicas e Estrutura dos Materiais PMT 5783 - Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa Objetivos Descrever a estrutura atômica e suas conseqüências no tipo de ligação

Leia mais

DIAGRAMA DAS DIAGONAIS. Bohr Sommerfeld Madelung Linus Pauling Diagrama Distribuição eletrônica

DIAGRAMA DAS DIAGONAIS. Bohr Sommerfeld Madelung Linus Pauling Diagrama Distribuição eletrônica DIAGRAMA DAS DIAGONAIS PROF. TIAGO QUICK Bohr Sommerfeld Madelung Linus Pauling Diagrama Distribuição eletrônica CAMADAS ELETRÔNICAS & NÍVEIS ENERGÉTICOS Consequências do Modelo Atômico de Bohr (camadas

Leia mais

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em:

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: Lista de exercícios Aulas 03 e 04 Prof. Fernanda Dias 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: a) a formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. Química Geral

TEORIA ATÔMICA. Química Geral TEORIA ATÔMICA Química Geral 1 Modelo Atômico de Dalton John Dalton 1766 1844: Físico, Químico e Meteorologista inglês Primeira tentativa de relacionar mudanças químicas a eventos que ocorrem ao nível

Leia mais

Aula 12- Íons, níveis e subníveis eletrônicos e a distribuição eletrônica

Aula 12- Íons, níveis e subníveis eletrônicos e a distribuição eletrônica Aula 12- Íons, níveis e subníveis eletrônicos e a distribuição eletrônica Nas nossas aulas passadas nós vimos que cada elemento químico é caracterizado pelo seu número atômico (Z). Vimos também que um

Leia mais

Estrutura atômica: níveis e subníveis de energia (II) Química Prof.ª Talita Sousa

Estrutura atômica: níveis e subníveis de energia (II) Química Prof.ª Talita Sousa Estrutura atômica: níveis e subníveis de energia (II) Relembrando o modelo de Bohr Niels Bohr Por meio de seus estudos, Bohr formulou dois postulados: A existência de um estado estacionário, ou seja, órbitas

Leia mais

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 1º ano Ensino Médio. Números Quânticos e Diagrama de Pauling;

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 1º ano Ensino Médio. Números Quânticos e Diagrama de Pauling; Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 1º ano Ensino Médio Números Quânticos e Diagrama de Pauling; Número quântico principal (n): indica o nível de energia do elétron no átomo.

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular Colégio Drummond Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular MATERIAL DE QUÍMICA PROF.: CARLINHOS CURSINHO 2+ efeito estufa é o monóxido de carbono CO2, este é liberado principalmente

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Sumário apítulo 6 Modelo atômico segundo a Mecânica ndulatória...1 apítulo 7 lassificação periódica dos elementos...4 apítulo 8 Ligações químicas I...8 apítulo 9 Ligações químicas

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 3/03/7 Ensino Médio º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Estrutura atômica e Configuração Eletrônica Questão 0 - (PUC- RS) Ao se deixar cair sal

Leia mais

Elétron. Nêutron. Próton COLÉGIO E CURSO

Elétron. Nêutron. Próton COLÉGIO E CURSO FERA COLÉGIO E CURSO (83) 34212325 Educar: arte de tecer um futuro de boas escolhas Título: Química elementar Data: / /2016 COLÉGIO E CURSO Série: 3ª série do ensino médio Turma: Aluna(o): Nº: 01 - (ITA

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2013 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier A Estrutura Eletrônica dos Átomos Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2015 Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson, etc 400 a.c. até 1897 d.c. Nascimento da Mecânica Quântica

Leia mais

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA

CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações eletrônicas de níveis mais externos (valência)

Leia mais

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil.

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil. - Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil www.profkemil.ning.com EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade sobre do que era constituída a matéria parecia

Leia mais

NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA

NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 20/ 04/2017 Tema da aula: Modelo Atômico de Bohr e Distribuição Eletrônica O desenvolvimento da teoria atômica NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA - Ao longo

Leia mais

estrutura atômica e ligações

estrutura atômica e ligações Aula 02 estrutura atômica e ligações ZEA 1038 Ciência e Tecnologia dos Materiais Prof. João Adriano Rossignolo Profa. Eliria M.J.A. Pallone introdução conceitos elementares a estrutura dos átomos a estrutura

Leia mais

Aula 08 - Níveis e subníveis eletrônicos e a Distribuição Eletrônica

Aula 08 - Níveis e subníveis eletrônicos e a Distribuição Eletrônica Aula 08 - Níveis e subníveis eletrônicos e a Distribuição Eletrônica Nas nossas aulas passadas nós vimos que cada elemento químico é caracterizado pelo seu número atômico (Z). Vimos também que um átomo

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA

Leia mais

Aula 17 Tudo sobre os Átomos

Aula 17 Tudo sobre os Átomos Aula 17 Tudo sobre os Átomos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Algumas propriedades dos átomos; O spin do elétron; Momento Angular e momento magnético; O experimento de Stern-Gerlach; O princípio

Leia mais

T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina

T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina 01. Na natureza nada se cria nada se perde; tudo se transforma. Esse enunciado é conhecido como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier. Na época em

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. 4. (UEM-PR) Assinale o que for correto. 5. (UFPE) Entre as seguintes espécies nucleares

ESTRUTURA ATÔMICA. 4. (UEM-PR) Assinale o que for correto. 5. (UFPE) Entre as seguintes espécies nucleares ESTRUTURA ATÔMICA 1. (UEM-PR) Assinale o que for correto. 01. A configuração eletrônica s p 6 s p 6 4s pode representar um átomo no estado fundamental cujo número atômico é 0. 0. O átomo de manganês, 5

Leia mais

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier Atomística Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Nem sempre foi tão fácil observar um átomo... Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson 400 a.c. até 1897 d.c. O Modelo de

Leia mais

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das

Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das frases abaixo descreve corretamente a menor energia possível

Leia mais

QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015

QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015 QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015 1. Esta questão apresenta três afirmativas, que podem estar corretas ou incorretas. Responda-a, obedecendo ao seguinte código: I) Fe, AI, C, Na são conjunto de elementos

Leia mais

Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.)

Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.) Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.) A ideia de dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos a uma partícula que não possa ser mais dividida, é muito antiga e surgiu

Leia mais

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ Louis de Broglie investigou as propriedades ondulatórias da matéria na década de 30. Ele supôs que o e-, em seu movimento ao redor do núcleo, tinha associado a ele um λ. Ele igualou as duas expressões

Leia mais

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo.

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo. 2º Trimestre_8AB_2014_REVISÃO_Química_Prof.ª Caroline Oliveira Nome: Turma: 8 Data: / /2014. 1- Considere as seguintes afirmativas sobre o modelo atômico de Rutherford: 1. O modelo atômico de Rutherford

Leia mais

Física dos Materiais

Física dos Materiais Física dos Materiais 4300502 1º Semestre de 2016 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Luiz C C M Nagamine E-mail: nagamine@if.usp.br Fone: 3091.6877 homepagehttp://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=10070

Leia mais

O átomo de Rutherford

O átomo de Rutherford O átomo de Rutherford Elétrons orbitando o núcleo F Elétrica F Centrifúga Quando uma carga elétrica muda de velocidade ou direção, ela deve irradiar energia. Radiação Eletromagnética É o produto de campos

Leia mais

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick Estrutura Atômica Átomo 3 partículas Quais são? Descoberta o elétron século XIX por Thomsom Próton - - século XX por Rutherford Neutron 1932 por Chadwick Modelo atômico Núcleo prótons e neutros Elétrons

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Instituto de Química - Estrutura Atômica As propriedades ondulatórias do elétron Hermi F. Brito hefbrito@iq.usp.br QFL 1101 Química Geral I, -03-2017 Dualidade onda-partícula

Leia mais

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Energia dos eletrões Por se moverem incessantemente em torno do núcleo atómico, os eletrões possuem energia cinética. Os eletrões também possuem energia

Leia mais