REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO"

Transcrição

1 P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

2 A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de COMPETÊNCIAS, e, em cada competência, serão atribuídos 200 pontos, num total de 1000 pontos.

3 As Competências a serem corrigidas COMPETÊNCIA I: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita; COMPETÊNCIA II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; COMPETÊNCIA III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4 As Competências a serem corrigidas COMPETÊNCIA IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; COMPETÊNCIA V: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

5 Instruções: Cartilha/Folha de Redação A escrita deve ser com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente; Não coloque título, é opcional, desvencilhe-se de MAIS uma preocupação e uma linha ou duas gastas sem necessidade; Use o hífen APENAS ao lado da última letra ou abaixo dela;

6 Instruções: Cartilha/Folha de Redação A letra deve ser conforme as CONVENÇÕES DA ESCRITA ; No caso de erro, apenas passe um risco sobre a palavra ou enunciado, reescrevendo-os corretamente, logo após. Pode-se elaborar uma errata; Os espaços e as margens devem ser RIGOROSAMENTE OBEDECIDOS.

7 Redação Nota 0 (zero) Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativoargumentativa; Texto com até 7 (sete) linhas;

8 Redação Nota 0 (zero) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectado do tema proposto; Desrespeito aos direitos humanos; e a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

9 Outras Informações Importantes Para efeito de avaliação e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas, valendo somente as que foram produzidas pelo autor do texto; Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação;

10 Outras Informações Importantes Redação com letra ilegível não poderá ser avaliada; Não será fornecida outra folha de redação por erro do participante. O título é um elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita.

11 P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO II UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

12 Sequência Argumentativa (Dissertação) A sequência argumentativa representa a discussão em torno de um tema, através da qual se procura defender uma tese (ou opinar acerca de um determinado fato), adotandose um posicionamento crítico, este na tentativa de convencer o interlocutor a assumir o mesmo ponto de vista. São estas as principais características da sequência argumentativa.

13 Sequência Argumentativa: Características a) ênfase às estratégias retórico-argumentativas com fins persuasivos; b) recurso ao jogo de raciocínios, tendo em vista a construção dos argumentos; c) uso das citações de autoridade (opinião de personalidades importantes ligadas ao tema) e de dados que fundamentam a argumentação;

14 Sequência Argumentativa: Características d) presença de elementos que marcam a coesão lógicoargumentativa; e) emprego abundante dos verbos de opinião (no tempo permansivo) ou expressões equivalentes; f) utilização de expressões modalizadoras (tais como é preciso, infelizmente, com certeza politicamente falando etc. e de estratégias polifônicas (neste caso, principalmente a citação de autoridade e o intertexto);

15 Sequência Argumentativa: Exemplo (...) É necessário entender que as raízes da nossa crise educacional estão bem fincadas no processo de concentração de renda e de exclusão social, na insuficiência absoluta de recursos públicos e na privatização irresponsável do sistema escolar. Quanto mais esperamos para atacar realmente o problema escolar brasileiro, mais esforço e recursos teremos que desprender e mais terão sido os prejuízos e danos acumulados. Não há modernidade nem espaço no Primeiro Mundo para uma população tão subescolarizada como a nossa. (R.M. de Oliveira, 1992)

16 Análise dos Elementos Argumentativos a) O autor discute a crise educacional brasileira, argumentando sobre suas causas e efeitos. Através dessas estratégias, procura construir um determinado raciocínio (ou opinião), com vistas à persuasão do seu público. b) Emprego de conectivos textuais como operadores lógico-argumentativos: e, nem (adição), quanto mais...mais (proporção), para (alvo/beneficiário), tão...como (comparação).

17 Análise dos Elementos Argumentativos c) Presença de verbos opinativos (de valor permansivo): é necessário..., estão bem fincadas..., quanto mais esperamos..., não há... d) Uso da expressão modalizadora é necessário.

18 P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO III UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

19 Estruturas Dissertativo-Argumentativas Parágrafos Título Introdução Desenvolvimento Conclusão

20 Estruturas Dissertativo-Argumentativas 1) PARÁGRAFOS É de costume, por parte das pessoas menos atentas ao padrão estético, que elas desenvolvam a redação com três ou seis parágrafos. Entretanto, essas quantidades não são eficazes. Assim, siga a formatação na qual sejam usados 04 parágrafos (no mínimo) ou 05 parágrafos (no máximo).

21 Estruturas Dissertativo-Argumentativas a) Propostas de Parágrafos: 1. Introdução 2. Argumentação 3. Argumentação 4. Conclusão 1. Introdução 2. Argumentação 3. Argumentação 4. Contra-Argumentação 5. Conclusão

22 Estruturas Dissertativo-Argumentativas 2) TÍTULO O título não é obrigatório em uma redação do ENEM, mas ele está presente em boa parte das melhores. Porém, não basta escrever qualquer coisa. Existe um modelo que também encontro constantemente. Ele segue uma espécie de fórmula como essa: Reafirmação do tema: frase opinativa.

23 Estruturas Dissertativo-Argumentativas a) Propostas de Títulos: 1. Consumo infantil: um problema de escala mundial. 2. Capitalismo e infância: uma mistura doentia. 3. Por todas as Marias : o difícil caminho para a paz doméstica. 4. Feminismo ou Direitos Humanos: pelo fim dos extremismos. b) Quantidade de Linhas: 01 (conforme padrão textual)

24 Estruturas Dissertativo-Argumentativas 3) INTRODUÇÃO Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

25 Estruturas Dissertativo-Argumentativas Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios", o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, ao examinar as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, vê-se que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.

26 Estruturas Dissertativo-Argumentativas a) Propostas de Introduções: 1. É indiscutível a repercussão do assunto X em nossa contemporaneidade; 2. Nos tempos hodiernos, a sociedade tem discutido sobre o assunto X; 3. Este é um dos assuntos que mais têm ocupado as rodas de discussões: o assunto X; 4. O homem moderno tem enfrentado vários desafios. Entre eles, a erradicação do assunto X.

27 Estruturas Dissertativo-Argumentativas 5. É indiscutível a repercussão do assunto X em nossa contemporaneidade; 6. Nos tempos hodiernos, a sociedade tem discutido sobre o assunto X; 7. Este é um dos assuntos que mais têm ocupado as rodas de discussões: o assunto X; 8. O homem moderno tem enfrentado vários desafios. Entre eles, a erradicação do assunto X. b) Quantidade de Linhas: 03 (no mínimo) e 05 (no máximo).

28 Estruturas Dissertativo-Argumentativas 4) DESENVOLVIMENTO (ARGUMENTOS E CONTRA-ARGUMENTO) Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.

29 Estruturas Dissertativo-Argumentativas a) Propostas de Desenvolvimentos (Argumentação/Contra-argumentação): 1. É bem verdade que Não se pode negar que Algumas pessoas creem que Dentre as várias opiniões a respeito do assunto X, pode-se evidenciar a argumentação de que...

30 Estruturas Dissertativo-Argumentativas 1. Embora se saiba de tudo isso, é relevante evidenciar que Não obstante, pode-se analisar essa conjuntura sob outro viés (prisma, ponto de vista) Conquanto não se possa negar essas evidências, é mister salientar aspectos contrários a esse viés Apesar de não poder negar essas evidências, faz-se necessário mostrar o outro lado da questão... Quantidade de Linhas: 04 (no mínimo) e 08 (no máximo).

31 Estruturas Dissertativo-Argumentativas 5) CONCLUSÃO (PROPOSTA DE INTERVENÇÃO) Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

32 Estruturas Dissertativo-Argumentativas a) Propostas de Conclusões: [...] Conforme o grande filósofo Nietzsche: Todo conhecimento implica poder. Assim, ao apoderarse do conhecimento adequado, é construído o poder para resolver ou minimizar problema X. Basta que... b) Quantidade de Linhas: 03 (no mínimo) e 05 (no máximo).

33 Para Praticar... 1º) Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema.

34 Para Praticar... 2º) Elabore o projeto de texto e escolha uma tese - Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

35 Para Praticar... 3º) Faça a primeira versão do texto - Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

36 Para Praticar... 4º) Revise o texto: Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se não existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias.

37 Para Praticar... 5º) Passe o texto a limpo: Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

www.preparacaototalenem.com.br Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM.

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Você tem interesse em conhecer melhor o método desenvolvido pela

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa.

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa. Bem-vindos! Este é o primeiro plano de aula para alunos de 6-10 anos. Como não gosto de limitar o material para uma idade específica, este plano serve para qualquer criança que saiba ler e escrever e tenha

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

5º SIMULADO MODELO ENEM

5º SIMULADO MODELO ENEM 5º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º A DI NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES

Leia mais

1º SIMULADO MODELO ENEM

1º SIMULADO MODELO ENEM 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção Sumário 1.apresentação 2. matrizes de referência para redação 2016 Detalhamento por competência 3. Competência Demonstrar domínio da Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 4. Competência 5. Compreender

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

3º SIMULADO MODELO ENEM

3º SIMULADO MODELO ENEM 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM 1 ESCLARECIMENTOS GERAIS 1.1 DEFINIÇÃO E FINALIDADE O Concurso de texto dissertativo-argumentativo: modelo ENEM definese como uma simulação da

Leia mais

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM 1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa MARATONA DE ESTUDOS PROPOSTA DE REDAÇÃO Onda de Refugiados na Europa Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido a sua raça, religião, nacionalidade, associação a

Leia mais

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr REDAÇÃO NO ENEM Edson Munck Jr REDAÇÃO: CRITÉRIO DECISIVO NO SISU E NA VIDA A nota da redação no Enem é fundamental para a conquista da vaga no vestibular e, certamente, faz toda a diferença; O uso da

Leia mais

CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço

CHARGES E CARTUNS. Profa. Cristiane Lourenço CHARGES E CARTUNS Profa. Cristiane Lourenço .CHARGE: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva, relata

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern CURSO DE REDAÇÃO Alexandre Linares alexandrelinares@gmail.com Ana Paula Dibbern apdibbern@gmail.com A redação pode mudar a sua vida

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E Principais dificuldades observadas nas produções textuais: Pontuação; Paragrafação; Desenvolvimento das ideias;

Leia mais

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

2º SIMULADO MODELO ENEM

2º SIMULADO MODELO ENEM 2º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil:

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: O contexto sociocultural e institucional media a relação do

Leia mais

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR NORMA 1: 1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Concordância verbo-nominal; Regência verbo-nominal; Acentuação; Ortografia; Pontuação; Flexão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO)

PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO) PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO) ATENÇÃO, FISCAL: NÃO CORTAR O CANHOTO ANTES DE ETIQUETAR E CONFERIR TODAS AS PROVAS UFJF - PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM VOL.01 Dicas Redação ENEM Especial Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. 10 Dicas para mandar bem na redação com a Profª Jânia Conheça o "esquema" para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 03/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Profª Rebecca Amor Atua no magistério há 19 anos; Formada em Letras pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE - (SC); Mestrado em Letras UNIR (RO); Vice-coordenadora do projeto de

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo

Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Caro Aluno, Oficina inaugural de produção textual Oficina inaugural de produção textual sobre o texto dissertativo-argumentativo Esta oficina tem como objetivo geral criar a oportunidade para ter o primeiro

Leia mais

MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG

MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG INTRODUÇÃO: Olá Soldado, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para Polícia Militar de Minas Gerais, este guia é para você que têm muitas dificuldades

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO Livro Eletrônico Correção p/ ENEM 8 ( Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas CORREÇÃO DE UMA REDAÇÃO NO PADRÃO ENEM Olá, caros amigos! Tudo bem? É com imensa satisfação que estou aqui para trabalhar

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum _todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime

Leia mais

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018.

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. DISPÕE SOBRE O 1º SIMULADO INTERNO DO ENSINO MÉDIO. O Colégio dos Santos Anjos, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA

REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 1º CICLO - REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. TEXTO GERADOR I Teatro e

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

O que você sabe sobre o ENEM???

O que você sabe sobre o ENEM??? O que você sabe sobre o ENEM??? Antes de iniciar sua leitura, se atente a estas duas informações fundamentais a respeito do exame 1. Como é corrigida a prova do ENEM? O método é a chamada Teoria de Resposta

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

Que dia será aplicado a Redação? Quantas Redações serão corrigidas?

Que dia será aplicado a Redação? Quantas Redações serão corrigidas? INTRODUÇÃO: Olá Soldado, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para Polícia Militar de Minas Gerais, este guia é para você que têm muitas dificuldades na hora de escrever uma redação, e não tem ideia

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO CONCURSO POLÍCIA MILITAR SP

GUIA DE REDAÇÃO CONCURSO POLÍCIA MILITAR SP GUIA DE REDAÇÃO CONCURSO POLÍCIA MILITAR SP INTRODUÇÃO: Olá Monster Guerreiro, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para o concurso da PMESP, este guia é para você que têm muitas dificuldades na hora

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO -

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;

Leia mais

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Como zerar uma redação? - fuga total ao tema; - não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - extensão de até 7 linhas; - cópia de texto motivador;

Leia mais

MOLDE DA REDAÇÃO FOCO ENEM. Atenção! para facilitar o entendimento desse molde, acompanhe com esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?

MOLDE DA REDAÇÃO FOCO ENEM. Atenção! para facilitar o entendimento desse molde, acompanhe com esse vídeo: https://www.youtube.com/watch? MOLDE DA REDAÇÃO FOCO ENEM Atenção! para facilitar o entendimento desse molde, acompanhe com esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7-yjduptske Macroestrutura da sua redação Introdução = E1 -----------

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO!

MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO! MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de 2012. EXÉRCITO BRAS ILEIRO CONCURSO DE ADMISSÃO D E C Ex D E P A LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS CADERNO DE REDAÇÃO 1º Ano Ensino Médio 2º

Leia mais

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014.

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Enem Profª Dr. Claudia Toldo Curso de Letras UPF UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Escrever bem (clareza, organização, padrão culto). Usar argumentos em defesa de um ponto de vista fundamentá-los.

Leia mais

Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído CADERNO DE QUESTÃO

Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído CADERNO DE QUESTÃO Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído 1) Assine no local indicado no fim desta folha. CADERNO DE QUESTÃO 2) AGUARDE AUTORIZAÇÃO

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Romulo Bolivar. Redação da AFA

REDAÇÃO. Professor Romulo Bolivar. Redação da AFA REDAÇÃO Professor Romulo Bolivar Redação da AFA ESTRUTURA DISSERTATIVA DO ENEM Microestrutura Macroestrutura (Parágrafo de Introdução) INTRODUÇÃO [(1) -------------tese----------], (2) [---Arg.1---] (3)[---Arg.2---].

Leia mais

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA INFORMAÇÃO-PROVA INGLÊS 2018 Código 367 11.º Ano de Escolaridade INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à Frequência (Compreensão do Oral, Uso da Língua, Leitura,

Leia mais

Profª. Jéssica Galdino

Profª. Jéssica Galdino Profª. Jéssica Galdino O que produziremos? Produziremos textos escritos do tipo dissertativo-argumentativo. Quantas produções por etapa? Teremos, em cada etapa, quatro temas a serem trabalhados; Serão

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Série: Data: / /2016 Professor: 3º Bimestre A - Introdução Neste bimestre, você aprendeu novos procedimentos de leitura e fez várias atividades

Leia mais

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA

INGLÊS Caracterização da prova; Objeto de avaliação; Critérios gerais de classificação; Material; Duração. 1. CARACTERIZAÇÃO DA PROVA INFORMAÇÃO-PROVA INGLÊS 2018 Código 358 12.º Ano de Escolaridade INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à Frequência (Compreensão do Oral, Uso da Língua, Leitura,

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil PLANEJAMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO 1. LEITURA ATENTA DA PROPOSTA 2. ESCOLHA DO GÊNERO 3. DELIMITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEMA 4. LEITURA DA COLETÂNEA DE TEXTOS 5. ESBOÇO DO TEXTO. BRAINSTORM 6. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11 ENEM - 2012 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde 1998. A partir de 2009 o MEC aplicou

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 05/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA) DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão

Leia mais

PROVA ENF-FAR-FISIO-ODONTO 03/12/2017 PORTUGUÊS FÍSICA BIOLOGIA HISTÓRIA 1 - A 21 - D 41 - C 61 - B 2 - B 22 - A 42 - B 62 - B 3 - D 23 - A 43 - C 63 - C 4 - C 24 - A 44 - D 64 - A 5 - D 25 - B 45 - A

Leia mais

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a sexta edição de seu Concurso

Leia mais

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir.

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. O tempo todo estamos redigindo. Seja em uma folha de papel ou falando, ou mesmo imersos

Leia mais

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível

VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível Ponto forte de uns estudantes e fonte de pânico para outros, a redação tem um peso enorme nos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 05/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS ENEM PERGUNTAS E RESPOSTAS DICAS: PASSO A PASSO Na data da prova: Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais