AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE FRITURA NO PREPARO DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS EM UNIVERSIDADES DE BELÉM PA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE FRITURA NO PREPARO DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS EM UNIVERSIDADES DE BELÉM PA"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE FRITURA NO PREPARO DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS EM UNIVERSIDADES DE BELÉM PA A.S.O. Pinto 1, T.C.M. Franco 2, J. M. Souza 3, R. N. A. Caldas 3 1- Professora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal CEP: telefone: Castanhal PA Brasil. (annesuellen@yahoo.com.br) 2-Professora da Universidade do Estado do Pará-UEPA Belém PA Brasil 3- Discente da Esamaz - Escola Superior da Amazônia CEP: Belém PA Brasil RESUMO- A fritura confere aos alimentos características de odor, cor e sabor, de grande aceitabilidade em nossas refeições diárias, entretanto, o processo de fritura pode ocasionar alterações químicas causando implicações à saúde humana. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os índices de acidez, peróxido, rancidez de óleo de soja e gordura vegetal hidrogenada, em frituras de salgados em 4 lanchonetes de universidades em Belém-Pará. As análises foram realizadas no óleo in natura, durante fritura e antes do descarte do óleo. Verificou-se que os valores de acidez e peróxido aumentaram com o tempo de fritura. O índice de acidez atingiram valores entre 0,13 a 0,55 mg-koh/g. O índice de peróxido variou de 0,99 a 9,98 meq / kg. A rancidez foi negativa em todas as amostras in natura e positiva em todas as amostras submetidas a fritura. A degradação dos óleos e gorduras ficou dentro das normas para óleos e gorduras refinadas. ABSTRACT- Frying food gives it odor, color, and flavor characteristics of great acceptability in our daily meals, however, the frying process may lead to chemical changes causing implications to human health. This monograph aims at evaluate the indices of acid, hydrogen peroxide, rancidity of soybean oil and vegetable fat hydrogenated, in fried snacks, in four cafeterias of universities in Belém-Pará. The analyses were realized in in natura oil, during the frying and before the discard of it. It was observed that the values of acidity, and peroxide increased during the time of frying. The acid number reached values from 0.13 to 0.55 mg- KOH/g in fryers. Peroxide value ranged from 0.99 to 9.98 meq/kg. The rancidity was negative in all virgin samples and positive in all the samples submitted to the frying process. The degradation of oils and fats was in accordance to the standards to refined oils and fats. Palavras-chave: fritura de alimentos, índice de peróxido, acidez. Keywords: frying foods, peroxide value, acidity.

2 1 INTRODUÇÃO A fritura confere aos alimentos características de odor, cor e sabor, de grande aceitabilidade em nossas refeições diárias, entretanto, o processo de fritura pode ocasionar alterações químicas causando implicações à saúde humana. Essas implicações são manifestadas de várias maneiras entre elas a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer (REDA; CARNEIRO, 2007). Por isso a degradação do óleo de fritura tem incentivado pesquisas que determinem o ponto de descarte do óleo Entender as mudanças e as alterações que os óleos vegetais sofrem durante o aquecimento, pode ajudar a otimizar os processos de fritura e, consequentemente, garantir produtos de melhor qualidade. Em alguns países existem normas estabelecidas para o descarte de óleos utilizados para fritura, mas no Brasil não existem leis e regulamentações que estabeleçam limites para as alterações destes óleos (CELLA at al, 2002). No Brasil, há apenas uma recomendação através do Informe Técnico (IT) nº 11 (ANVISA, 2004). A determinação da acidez pode revelar parcialmente o estado de conservação dos óleos e gorduras. No decorrer do processo de frituras ocorre maior hidrólise do óleo devido à alta temperatura e troca de umidade do alimento com o meio de fritura, como conseqüência, há aumento no conteúdo de ácidos graxos livres. (ANS et al, 1999). A determinação do índice de peróxido está relacionado com a degradação oxidativa dos óleos, caracterizando-se como os produtos iniciais desse tipo de reação. A extensão e o tipo de reação definem a perda de qualidade e até o aumento de toxidez desse óleo (MORETO; FETT, 1998). Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a qualidade dos óleos utilizados após frituras de alimentos comercializados em Universidades da cidade de Belém-Pará, através de análise de acidez, índice de peróxido e rancidez oxidativa. 2. MATERIAL E MÉTODOS 2.1 MATÉRIA-PRIMA A matéria prima selecionada para o estudo, óleo de soja e gordura vegetal hidrogenada, utilizados no processo de fritura, foi coletada em lanchonetes de 4 universidades da grande Belém. As lanchonetes das universidades serão designadas como: Universidade A (Gordura vegetal hidrogenada em fritura descontínua); Universidade B (Óleo de soja em fritura descontínua); Universidade C (Óleo de soja em fritura continua) e Universidade D (óleo de soja em fritura descontínua). A coleta do óleo e gordura vegetal ocorreu em três momentos: in natura, intervalo das frituras e descarte, com exceção da universidade C, que permitiu a coleta apenas do óleo in natura e do descarte. Foram realizadas no mínimo 3 coletas, sendo a 1ª

3 coleta do óleo in natura antes de qualquer fritura, 2ª coleta no horário intermediário e 3ª coleta antes do descarte. As amostras obtidas foram acondicionadas em caixa térmicas em temperatura adequada e transportada ao laboratório para as determinações de índice de peróxido, acidez e prova de rancidez, onde foram realizadas em triplicata, conforme normas do Instituto Adolfo Lutz. 2.2 ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS As determinações do índice de peróxido e teor de acidez foram realizadas pelo método Titulométrico, conforme normas do Instituto Adolfo Lutz, A Prova de rancidez, método qualitativo por desenvolvimento de cor, realizada conforme normas do Instituto Adolfo Lutz, TRATAMENTO ESTATÍSTICO Para comparação das médias será aplicado o teste de Tukey (p< 5%), utilizando o programa STATISTIC como suporte. 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados de Teor de Acidez, Índice de Peróxido e Prova da rancidez dos óleos e gordura vegetal, estão demonstrados na Tabela 1. Tabela 1 - Resultados: teor de Acidez, Peróxido e Prova da rancidez dos óleos utilizados em lanchonetes das universidades. Universidade A Coletas Acidez (mgkoh/g) Peróxido (meq / Kg de amostra) Prova de Rancidez 1 a in natura 0,13 a 1,0 a Negativo 2 a - intervalo das frituras 0,40 b 3,92 b Positivo 3 a - Descarte 0,55 c 4,95 c Positivo B 1 a - in natura 0,13 a 0,99 a Negativo 2 a - intervalo das frituras 0,27 b 6,48 b Positivo 3 a - Descarte 0,28 b 8,36 c Positivo C 1 a - in natura 0,14 a 1,0 a Negativo 2 a -Descarte 0,29 b 2,96 b Positivo 1 a - in natura 0,14 a 0,99 a Negativo 2 a - intervalo das frituras 0,27 b 9,98 b Positivo D 3 a continuação do dia 0,28 b 9,98 c Positivo anterior 4 a Adição de novo óleo 0,18 a 4,97 d Positivo 5 a - Descarte 0,26 b 9,94 c Positivo Letras iguais na mesma coluna não diferem significativamente no teste de Tukey (p 0,05).

4 A acidez inicial do óleo e da gordura vegetal hidrogenada (amostra in natura ) de todos os óleos, apresentou valores entre 0,13 a 0,14 mgkoh/g, estes valores estão de acordo com o nível máximo de 0,6 mgkoh/g estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 270 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para óleos e gorduras refinadas. Após o término das frituras (óleo de descarte) o índice de acidez variou de 0,26 a 0,55 mg-koh/g. A lanchonete da universidade A, que utilizou gordura vegetal hidrogenada, apresentou maior valor para acidez 0,55 mgkoh/g indicando a maior presença de ácidos graxos livres. Isso pode ser explicado por uma possível associação de fatores, entre estes, o tipo de gordura usada, a alta rotatividade das preparações e a adoção de sistema descontínuo de fritura adotado pela Universidade A. Este sistema descontínuo é mais destrutivo que o sistema contínuo, devido à formação de peróxidos e sua decomposição durante ciclos de resfriamento e reaquecimento, respectivamente, em consequência da maior absorção de oxigênio durante o resfriamento do óleo, favorecendo as reações oxidativas (CAMILO et al, 2010). Com relação ao índice de peróxido, a Universidade A apresentou menor valor entre as que utilizam fritura descontínua, o que pode estar associado ao grau de instauração da gordura, pois foi a única que utilizou gordura vegetal hidrogenada, enquanto as outras utilizaram óleo de soja. O óleo de soja, por conter maior quantidade de ácidos graxos insaturados do que saturados, é mais susceptível aos processos oxidativos. Fernandes et al (2010) ao avaliarem o comportamento de óleo se soja e da gordura vegetal hidrogenada utilizadas na fritura de alimentos em restaurante e rede de fast food também observaram menor valor de peróxido para gordura vegetal do que para o óleo de soja. Na lanchonete da universidade C onde ocorreu o processo de fritura continua, encontrou-se o menor valor de IP no momento do descarte com 2,96 meq/kg e as universidades B e D que usaram a fritura descontínua, apresentaram maiores valores de IP com 8,36 meq/kg e 9,98 meq/kg, respectivamente. De acordo com ANVISA (2004) a fritura por longos períodos é preferível, ao invés de utilizar a fritadeira/frigideira/tacho por vários períodos curtos, assim, a fritura contínua é mais indicada, do que a fritura descontínua, pois o resfriamento do óleo a cada parada permite a melhor absorção de oxigênio, favorecendo as reações oxidativas. A universidade D reutilizou o óleo no dia seguinte adicionando óleo in natura e apresentou maior valor de IP. Conforme ANVISA (2004) há recomendações para que a adição de óleos não seja feita, no informe é descrito Evite completar o óleo em uso presente na fritadeira/frigideira/tacho com óleo novo. É preferível descartar a sobra de um óleo já utilizado, pois ao completá-lo a degradação do óleo adicionado será muito mais rápida. Com a degradação há a formação de produtos secundários que oferecem riscos à saúde como a predisposição à arteriosclerose e ação carcinogênica, visto que tais compostos atuam nas células causando um efeito mutagênico (NOGUEIRA et al, 2010). A população que consome diariamente produtos fritos em estabelecimentos comerciais está propensa ao consumo de compostos prejudiciais que geram sérios problemas a saúde, assim, é importante avaliar e controlar a qualidade dos óleos que fazem parte dos alimentos fritos e que são consumidos por uma grande parcela da população. Porém, até o momento não há parâmetro para indicar quando o óleo deve ser descartado, neste estudo foi observado que mesmo após a fritura, nenhuma amostra

5 apresentou valor acima do estabelecido pela RDC 270 para óleo refinado, o que mostra que a legislação permite uma grande margem de valores de acidez e peróxido para óleos e gorduras in natura. A rancidez é um método qualitativo, onde é observado através da cor se o óleo sofreu rancificação. Foi observado que as amostras dos óleos in natura apresentaram resultado negativo (Tabela 1). Para as amostras que passaram pelo processo de fritura o resultado foi positivo. A deterioração oxidativa tem como conseqüência à destruição das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais, além da formação de subprodutos com saborodor forte e desagradável. 4 CONCLUSÃO Após a fritura a acidez e peróxidos dos óleos e gorduras vegetais utilizados nas lanchonetes das Universidades, A, B, C, e D, de Belém-PA ainda estavam com valores dentro do que é estabelecido pela legislação para óleo/gordura vegetal refinadas. Com base nos achados é importante que haja uma legislação específica para óleos de frituras como forma a restringir o uso de óleos com alto nível de degradação, além disso, é importante que haja uma revisão na legislação quanto aos valores de acidez e IP para óleo e gordura refinada, visto que mesmo após as frituras, todas as amostras estavam dentro dos valores estabelecidos pela legislação para óleos refinados. Com estas medidas espera-se obter um melhor controle do processo de fritura com vistas à melhoria da alimentação ofertada à população. 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ans, V.G.; Mattos, E.S.; Jorge, N. (1999) Avaliação da qualidade dos óleos de fritura usados em restaurantes, lanchonetes e similares. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 19 (3): p BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2004). Óleos e Gorduras Utilizados em Frituras. Alimentos( Informe Técnico nº 11, de 5 de outubro de 2004) BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2005). Aprova o Regulamento técnico para óleos vegetais, gorduras vegetais e creme vegetal ( Resolução RDC nº 270, de 22 de setembro de 2005). BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (2006). Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade dos Óleos Vegetais Refinados; a Amostragem; os Procedimentos Complementares; e o Roteiro de Classificação de Óleos Vegetais Refinados (Instrução Normativa nº 49, de 22 de dezembro de 2006) Camilo, V.M.A.; Almeida, D.T.; Araújo, M.P.N.; Cardoso, L.A.; Andrade, J.C.; Bonelli, M. (2010) Avaliação da qualidade de óleos e gorduras de fritura em bares, restaurantes e lanchonetes. Revista Inst Adolfo Lutz. SP, 69(1):

6 Cella, R.C.F.; Regitano-D'arce, M.A.B. & Spoto, M.H.F. (2002) Comportamento do óleo de soja refinado utilizado em fritura por imersão com alimentos de origem vegetal. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Fernandes, M. W.S; Falcão & H.A.S; Almeida, S.G. (2010) Índice de peróxido e de acidez em óleos de frituras de uma rede de fast food do Distrito Federal. Anuário da produção de iniciação científica discente, 13 (16); Instituto Adolfo Lutz. (2005) Métodos físico-químicos para análises de alimentos. (4º edição), p Brasília. Moreto, E & Fett, R. (1998) Tecnologia de óleos e gordura na indústria de alimentos vegetais. São Paulo: Varela. Reda, S.Y. & Carneiro, P.I.B. (2007) Óleos e gorduras: aplicações e implicações. Revista Analytica, n. 27:60-66.

ESTUDO DA ESTABILIDADE DOS ÓLEOS DE SOJA E ARROZ UTILIZADOS EM FRITURAS SUCESSIVAS DE PASTILHAS DE TRIGO

ESTUDO DA ESTABILIDADE DOS ÓLEOS DE SOJA E ARROZ UTILIZADOS EM FRITURAS SUCESSIVAS DE PASTILHAS DE TRIGO ESTUDO DA ESTABILIDADE DOS ÓLEOS DE SOJA E ARROZ UTILIZADOS EM FRITURAS SUCESSIVAS DE PASTILHAS DE TRIGO Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: FOLETTO, Taísa De Carli;

Leia mais

PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DOS ÓLEOS DE SOJA COMERCIALIZADOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DOS ÓLEOS DE SOJA COMERCIALIZADOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DOS ÓLEOS DE SOJA COMERCIALIZADOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ N. S. Mendes 1, T. G. Matias 1, M. B. S. Arantes 1, L. L. Glória 1, C. R. Nunes 1, S. M. F. Pereira 1. 1- Laboratório

Leia mais

Avaliação da qualidade do óleo de fritura a ser descartado de restaurantes industriais na Região dos Inconfidentes (MG)

Avaliação da qualidade do óleo de fritura a ser descartado de restaurantes industriais na Região dos Inconfidentes (MG) Avaliação da qualidade do óleo de fritura a ser descartado de restaurantes industriais na Região dos Inconfidentes (MG) Flávia Alessandra Silva Botaro 8, Raquel Soares Damas, Vera Lúcia de Miranda Guarda,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE HAMBÚRGUER OVINO

AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE HAMBÚRGUER OVINO AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE HAMBÚRGUER OVINO OLIVEIRA, Mauricéia Greici 1 ; BOROWSKI, Joyce 1 ; PALUDO, Michele 1 ; MOURA, Renata 1 ; ZAMBIAZI, Rui 1. 1 Deptº de Ciência

Leia mais

Que tipo de gordura estou consumindo?

Que tipo de gordura estou consumindo? Que tipo de gordura estou consumindo? Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição- PPGAN Ciclo de palestras Palestrante: Cinthia de Carvalho

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS E GORDURAS UTILIZADOS PARA FRITURA NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE SANTOS, ESTADO DE SÃO PAULO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS E GORDURAS UTILIZADOS PARA FRITURA NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE SANTOS, ESTADO DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS E GORDURAS UTILIZADOS PARA FRITURA NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE SANTOS, ESTADO DE SÃO PAULO Daniela Lambert de Souza 1* Edna Emy Kumagai 2** Eduardo Gonzalez 3* Maria de

Leia mais

ANÁLISE DE ÁCIDEZ E INDÍCE DE PERÓXIDO DO ÓLEO DE SOJA UTILIZADO EM FRITURAS

ANÁLISE DE ÁCIDEZ E INDÍCE DE PERÓXIDO DO ÓLEO DE SOJA UTILIZADO EM FRITURAS ANÁLISE DE ÁCIDEZ E INDÍCE DE PERÓXIDO DO ÓLEO DE SOJA UTILIZADO EM FRITURAS Didiane S. Silva 1, Wanda I.M.L, Marsiglia 2, Vitória, A. Freire 3. 1,2 Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB,

Leia mais

Camila Bonissoni. Profª Drª M. Manuela C. Feltes Profª Drª Giniani C. Dors Me Andréia Dalla Rosa Catia Lohmann Erig Luana Gonçalves Dorli M.

Camila Bonissoni. Profª Drª M. Manuela C. Feltes Profª Drª Giniani C. Dors Me Andréia Dalla Rosa Catia Lohmann Erig Luana Gonçalves Dorli M. Camila Bonissoni Profª Drª M. Manuela C. Feltes Profª Drª Giniani C. Dors Me Andréia Dalla Rosa Catia Lohmann Erig Luana Gonçalves Dorli M. Da Croce Dentre os óleos vegetais comestíveis comercializados

Leia mais

CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO DO ÓLEO DA AMÊNDOA DA CASTANHA DE CAJU (Anacardium occidentale L.) PELA AÇÃO DA TEMPERATURA

CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO DO ÓLEO DA AMÊNDOA DA CASTANHA DE CAJU (Anacardium occidentale L.) PELA AÇÃO DA TEMPERATURA CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO DO ÓLEO DA AMÊNDOA DA CASTANHA DE CAJU (Anacardium occidentale L.) PELA AÇÃO DA TEMPERATURA L. C. M. de LIMA 1, L. A. de SÁ 1 e J. M. de CARVALHO 1, 1 Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CAL474 Tecnologia de Óleos e Gorduras

Programa Analítico de Disciplina CAL474 Tecnologia de Óleos e Gorduras 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento: II Carga

Leia mais

Análise da estabilidade oxidativa de um biodiesel produzido a partir de miscelas etanólicas de óleo de soja.

Análise da estabilidade oxidativa de um biodiesel produzido a partir de miscelas etanólicas de óleo de soja. Análise da estabilidade oxidativa de um biodiesel produzido a partir de miscelas etanólicas de óleo de soja. Larissa Braga Bueno Borges; Lucas Henrique Ribeiro; Grasiela Cristina Pereira dos Santos; Thais

Leia mais

ESTABILIDADE DE ÓLEOS UTILIZADOS EM FRITURA DESCONTÍNUA DE BATATA PALITO CONGELADA

ESTABILIDADE DE ÓLEOS UTILIZADOS EM FRITURA DESCONTÍNUA DE BATATA PALITO CONGELADA ESTABILIDADE DE ÓLEOS UTILIZADOS EM FRITURA DESCONTÍNUA DE BATATA PALITO CONGELADA G.P. Santos 1, C.L. Paiva 2, J.P. Lima 3 1- Curso de Engenharia de Alimentos Centro Universitário de Belo Horizonte CEP:

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

MODIFICAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS DA GORDURA DE BABAÇU DURANTE FRITURAS DE BATATAS

MODIFICAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS DA GORDURA DE BABAÇU DURANTE FRITURAS DE BATATAS MODIFICAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS DA GORDURA DE BABAÇU DURANTE FRITURAS DE BATATAS Karen Midori Nemoto 1 Cassia Roberta Malacrida 2 Neuza Jorge 3 RESUMO Experimentos foram conduzidos em laboratório, utilizando

Leia mais

As gorduras são triglicerídeos de cadeia média a longa contendo mais ácidos graxos saturados que os óleos.

As gorduras são triglicerídeos de cadeia média a longa contendo mais ácidos graxos saturados que os óleos. É a classe geral que engloba as gorduras e óleos. Pertencem aos grupos dos lipídeos as substâncias que, em geral são solúveis em solvente orgânicos e insolúveis ou ligeiramente soluveis em água Diferença

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS FRITAS CONGELADAS. Marina Carli de Moraes 1 ; Antonia Miwa Iguti 2

AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS FRITAS CONGELADAS. Marina Carli de Moraes 1 ; Antonia Miwa Iguti 2 AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS FRITAS CONGELADAS Marina Carli de Moraes 1 ; Antonia Miwa Iguti 2 1 Aluna de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT);

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS CONGELADAS

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS CONGELADAS TÍTULO: AVALIAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DE BATATAS CONGELADAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO

Leia mais

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO Caroline Joy Steel,, Rafaela Damázio da Silva e Elisa Makiyama Kim DTA-FEA FEA-UNICAMP Roteiro Importância nutricional

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE UMIDADE E CINZAS DE PEIXE SALGADO-SECO COMERCIALIZADO NA ZONA OESTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RJ

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE UMIDADE E CINZAS DE PEIXE SALGADO-SECO COMERCIALIZADO NA ZONA OESTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RJ 1 DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE UMIDADE E CINZAS DE PEIXE SALGADO-SECO COMERCIALIZADO NA ZONA OESTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RJ DETERMINATION OF MOISTURE LEVELS AND ASHES OF SALT- DRIED FISH MARKETED

Leia mais

ACESSO SOBRE RODAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE

ACESSO SOBRE RODAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE ACESSO SOBRE RODAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 21, Ano 2010 Guilhermina Queijo Ianuantuoni Luis Queijo Ianuantuoni Prof. Waldemir José Giberni Curso: Pedagogia FACULDADE

Leia mais

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURAS DOMÉSTICAS VISANDO REAPROVEITAMENTO

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURAS DOMÉSTICAS VISANDO REAPROVEITAMENTO PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURAS DOMÉSTICAS VISANDO REAPROVEITAMENTO Marcelo Rodrigues do Nascimento 1, Vitória de Oliveira Nóbrega 2, Andrey Oliveira de Souza 3 1,2 Instituto

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 ESTUDO DA CLARIFICAÇÃO DA LECITINA DE SOJA COM ADIÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO CONTROLADO PELA ENZIMA CATALASE OLIVEIRA, Fernanda Luiza Mendonça 1 ; SANTOS, Romulo Antônio Silva² ; Orientador: SOUZA FILHO,

Leia mais

ACIDEZ DE ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS COLHIDOS NOS ANOS DE 2008 E 2009 EM ITAÚNA-MG

ACIDEZ DE ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS COLHIDOS NOS ANOS DE 2008 E 2009 EM ITAÚNA-MG ACIDEZ DE ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS COLHIDOS NOS ANOS DE 2008 E 2009 EM ITAÚNA-MG Jimmy Soares, ENERBIO, jimrhino@gmail.com Angélica Gonçalves, ENERBIO-UIT, angelica@enerbio.ind.br Henrique Bernardes

Leia mais

Efeitos do tempo e do armazenamento refrigerado de grãos de soja sobre a qualidade do óleo

Efeitos do tempo e do armazenamento refrigerado de grãos de soja sobre a qualidade do óleo Efeitos do tempo e do armazenamento refrigerado de grãos de soja sobre a qualidade do óleo Maurício de Oliveira 1, Critiano Dietrich Ferreira 1, Jeferson Cunha da Rocha 1, Ricardo Tadeu Paraginski 1, Maria

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo Questão Para melhor compreensão de aspectos evolutivos e filogenéticos, os seres vivos são classificados em reinos: Monera, Protista, Fungi, Metazoa e Metafita. No primeiro deles, estão as bactérias e

Leia mais

Ana Carolina Chagas Portela (Graduanda Escola de Nutrição- UFBA) Área de Conhecimento Ciências da saúde- Alimentos

Ana Carolina Chagas Portela (Graduanda Escola de Nutrição- UFBA) Área de Conhecimento Ciências da saúde- Alimentos Titulo: Práticas de Descarte Utilizadas pelos Estabelecimentos Comerciais na Cidade de Salvador. Valéria Macedo Almeida Camilo Camilo, VMA (Centro de Ciências da Saúde - UFRB) Deusdelia Teixeira de Almeida,

Leia mais

Legislação em Vigilância Sanitária

Legislação em Vigilância Sanitária Legislação em Vigilância Sanitária Página Inicial Pesquisa Complementar Estatísticas do site Normas Consolidadas Publicações de Hoje Glossário Ajuda título: Resolução RDC nº 270, de 22 de setembro de 2005

Leia mais

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM LIPÍDEOS: APLICAÇÃO DE UM MÉTODO NÃO CONVENCIONAL DE EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS PARA ANÁLISE DE SUA QUALIDADE

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM LIPÍDEOS: APLICAÇÃO DE UM MÉTODO NÃO CONVENCIONAL DE EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS PARA ANÁLISE DE SUA QUALIDADE Nascimento, V. D. et al., 2002 39 ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM LIPÍDEOS: APLICAÇÃO DE UM MÉTODO NÃO CONVENCIONAL DE EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS PARA ANÁLISE DE SUA QUALIDADE VANESSA DIAS DO NASCIMENTO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEO DE GIRASSOL COMERCIAL SUBMETIDO A PROCESSOS DE FRITURA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEO DE GIRASSOL COMERCIAL SUBMETIDO A PROCESSOS DE FRITURA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEO DE GIRASSOL COMERCIAL SUBMETIDO A PROCESSOS DE FRITURA S. M. SANTOS 1, T. TAHAM 1 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA DO ÓLEO DE GENÓTIPOS DE MAMONA

CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA DO ÓLEO DE GENÓTIPOS DE MAMONA CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA DO ÓLEO DE GENÓTIPOS DE MAMONA Idila Maria da Silva Araújo 1, Tarcísio Marcos de Souza Gondim 2, Jonas dos Santos Sousa 3, Emanuel Neto Alves de Oliveira 3, Alexandre Barbosa

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TIPO DE ÓLEO UTILIZADO PARA FRITURA NA ESTABILIDADE DE AMÊNDOAS DE CASTANHA DE CAJU

INFLUÊNCIA DO TIPO DE ÓLEO UTILIZADO PARA FRITURA NA ESTABILIDADE DE AMÊNDOAS DE CASTANHA DE CAJU INFLUÊNCIA DO TIPO DE ÓLEO UTILIZADO PARA FRITURA NA ESTABILIDADE DE AMÊNDOAS DE CASTANHA DE CAJU JANICE RIBEIRO LIMA * MARTA MARIA MARTINS SOUSA ** Avaliou se a influência do tipo de óleo utilizado para

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA BATATA FRITA EM ÓLEOS COM DIFERENTES GRAUS DE INSATURAÇÃO

CARACTERÍSTICAS DA BATATA FRITA EM ÓLEOS COM DIFERENTES GRAUS DE INSATURAÇÃO CARACTERÍSTICAS DA BATATA FRITA EM ÓLEOS COM DIFERENTES GRAUS DE INSATURAÇÃO ELLEN PORTO PINTO * CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES * ANDRÉA MIRANDA TEIXEIRA * RUI CARLOS ZAMBIAZI ** Foram avaliados parâmetros

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DESCONTÍNUA

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DESCONTÍNUA AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO ÓLEO DE SOJA SUBMETIDO AO PROCESSO DE FRITURA DESCONTÍNUA D.R. Ferreira 1, D.D. Vieira 1, J.S. Miranda 1, M.F. Dias 1, A.A. Benevenuto Júnior 1, F.C. Oliveira 1 1- Departamento

Leia mais

Produção de combustíveis a partir de recursos renováveis Biodieselmatéria-prima

Produção de combustíveis a partir de recursos renováveis Biodieselmatéria-prima Produção de combustíveis a partir de recursos renováveis Biodieselmatéria-prima de origem vegetal - sebo Caroline Pereira Moura Aranha/UEPG - DEA, e-mail: carol_aranha@hotmail.com Nelci Catarina Chiquetto/

Leia mais

AZEITE DE OLIVA DA REGIÃO DA CAMPANHA: PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE

AZEITE DE OLIVA DA REGIÃO DA CAMPANHA: PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE AZEITE DE OLIVA DA REGIÃO DA CAMPANHA: PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE 1. INTRODUÇÃO O azeite de oliva é definido como o óleo obtido a partir dos frutos da oliveira, produzido apenas por processos mecânicos

Leia mais

TEORES DE GORDURA DE LANCHES COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES- RS

TEORES DE GORDURA DE LANCHES COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES- RS TEORES DE GORDURA DE LANCHES COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES- RS E. D. de Souza 1, P.F da Rosa ², T. P. Hautrive³. 1-Departamento de Alimentos e Nutrição Universidade Federal de Santa

Leia mais

Análise da Qualidade do Óleo de Pequi Produzido e Comercializado no Município de Januária-MG, Brasil

Análise da Qualidade do Óleo de Pequi Produzido e Comercializado no Município de Januária-MG, Brasil Análise da Qualidade do Óleo de Pequi Produzido e Comercializado no Município de Januária-MG, Brasil Analise of quality of the pequi oil produced and commercialized in the municipal district of Januaria-MG,

Leia mais

Caracterização da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) em três regiões extrativistas de Roraima (1).

Caracterização da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) em três regiões extrativistas de Roraima (1). Caracterização da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) em três regiões extrativistas de Roraima (1). Gabriella Ferreira de Carvalho (2) ; Maria Fernanda Berlingieri Durigan (3) ; Pedro Vitor

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE ESTABILIDADE DE MISTURA PRONTA PARA MINGAU À BASE DE FARINHAS DE CASTANHA-DO-BRASIL E BANANA VERDE DURANTE O ARMAZENAMENTO Stephanie Lima dos Santos 1, Vlayrton Tomé Maciel 2, Maria Luzenira de Souza 3,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SUBPRODUTOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS, ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ E PERÓXIDO¹

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SUBPRODUTOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS, ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ E PERÓXIDO¹ 157 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SUBPRODUTOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS, ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ E PERÓXIDO¹ Eduardo Tavares Gomides², Luís Henrique Gouvêa Saraiva³, Jane Paiva

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE ÓLEO DE SOJA E DE ARROZ REUTILIZADOS EM FRITURAS SUCESSIVAS DE BATATA

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE ÓLEO DE SOJA E DE ARROZ REUTILIZADOS EM FRITURAS SUCESSIVAS DE BATATA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE ÓLEO DE SOJA E DE ARROZ REUTILIZADOS EM FRITURAS SUCESSIVAS DE BATATA PAULA VERGARA* ANA PAULA WALLY** VANESSA RIBEIRO PESTANA** CAROLINE BASTOS** RUI CARLOS ZAMBIAZI*** Este

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAPA Nº 30, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAPA Nº 30, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA MAPA Nº 30, DE 26-06-2001. O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 83, inciso IV do

Leia mais

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA ARMAZENADOS EM SILOS BAG

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA ARMAZENADOS EM SILOS BAG Estudo Universidade Viçosa: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA RELATÓRIO FINAL AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA

Leia mais

Benefícios do Óleo de Algodão na saúde e processo

Benefícios do Óleo de Algodão na saúde e processo 1 - Utilização na Culinária Caseira Em pratos frios tipo saladas, maioneses, entre outros, a recomendação fica fácil, pois podemos utilizar o óleo de algodão de acordo com as recomendações de saudabilidade

Leia mais

ALTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS EM ÓLEOS SUBMETIDOS AO PROCESSO DE FRITURA NO REFEITÓRIO DO IFSUDESTEMG-CAMPUS BARBACENA

ALTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS EM ÓLEOS SUBMETIDOS AO PROCESSO DE FRITURA NO REFEITÓRIO DO IFSUDESTEMG-CAMPUS BARBACENA ALTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS EM ÓLEOS SUBMETIDOS AO PROCESSO DE FRITURA NO REFEITÓRIO DO IFSUDESTEMG-CAMPUS BARBACENA Amanda Aparecida de Lima Bergami 1, Daniel Rodrigues Lima 2, Ianka Cristina Ernesto 3,

Leia mais

ESTUDO DE UM MÉTODO NÃO CONVENCIONAL DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA E AVALIAÇÃO DA SUA QUALIDADE

ESTUDO DE UM MÉTODO NÃO CONVENCIONAL DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA E AVALIAÇÃO DA SUA QUALIDADE Costallat, D. R. et al., 2002 33 ESTUDO DE UM MÉTODO NÃO CONVENCIONAL DE EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA E AVALIAÇÃO DA SUA QUALIDADE DANIELLE RIBEIRO COSTALLAT 1 VANESSA DIAS DO NASCIMENTO 2 WILSON PEREIRA DE

Leia mais

ÓLEOS E GORDURAS. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote

ÓLEOS E GORDURAS. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote ÓLEOS E GORDURAS Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA CONCEITO: ÓLEOS E GORDURAS São compostos encontrado nos organismos vivos, geralmente insolúveis em agua, mas solúveis em solventes

Leia mais

Controle de Qualidade de Óleos e Gorduras Vegetais

Controle de Qualidade de Óleos e Gorduras Vegetais Universidade Federal de Pelotas Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Tecnologia de óleos vegetais e biocombustíveis Controle de Qualidade de Óleos e Gorduras Vegetais Profa Giniani Dors

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-013 Folha: 1/5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO CERELAB LABORATÓRIOS QUÍMICOS LTDA. ACREDITAÇÃO N ÓLEOS S QUÍMICOS Determinação Titulométrica do Índice de Acidez Faixa:

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE MANDIOCA SUBMETIDA À FRITURA EM ÓLEOS COM DIFERENTES GRAUS DE INSATURAÇÃO.

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE MANDIOCA SUBMETIDA À FRITURA EM ÓLEOS COM DIFERENTES GRAUS DE INSATURAÇÃO. AVALIAÇÃO SENSORIAL DE MANDIOCA SUBMETIDA À FRITURA EM ÓLEOS COM DIFERENTES GRAUS DE INSATURAÇÃO. Ana Josymara Lira Silva 1 ; Katiane Arrais Jales 2 ; Andrielle Rodrigues de Azevedo 1 ; Antonia Ariana

Leia mais

ÓLEO SATURADO EM JUÍNA, MATO GROSSO

ÓLEO SATURADO EM JUÍNA, MATO GROSSO ÓLEO SATURADO EM JUÍNA, MATO GROSSO Fernando de Souza Muniz (*), Thaís Vasconcelos Silva * Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Juína, fernandomuniz08@hotmail.com

Leia mais

2. Resultados de pesquisa em grãos de canola

2. Resultados de pesquisa em grãos de canola Capitulo VI BENEFÍCIOS DO RESFRIAMENTO EM GRÃOS DE CANOLA Destaque: 1) O resfriamento dos grãos de canola a 17ºC inibe o aparecimento de grãos mofados por até 135 dias de armazenamento, mesmo quando armazenados

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE VIDA DE PRATELEIRA DA FARINHA OBTIDA A PARTIR DAS CASCAS DE ABACAXI (Ananas comosus L. Merril)

DETERMINAÇÃO DE VIDA DE PRATELEIRA DA FARINHA OBTIDA A PARTIR DAS CASCAS DE ABACAXI (Ananas comosus L. Merril) DETERMINAÇÃO DE VIDA DE PRATELEIRA DA FARINHA OBTIDA A PARTIR DAS CASCAS DE ABACAXI (Ananas comosus L. Merril) Thiago Silva Novais¹; Abraham Damian Giraldo Zuniga²; ¹ Aluno do Curso de Engenharia de Alimentos;

Leia mais

PORTARIA SDA Nº 143, DE 14 DE JULHO DE Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. MARCOS DE BARROS VALADÃO

PORTARIA SDA Nº 143, DE 14 DE JULHO DE Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. MARCOS DE BARROS VALADÃO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Data de atualização: 17.07.2014 Secretaria de Defesa Agropecuária SDA JLA BRASIL LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE ALIMENTOS S.A Nome Empresarial: JLA BRASIL

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE E CONTROLE DA QUALIDADE DE ÓLEO VEGETAL, MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL RESUMO

CARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE E CONTROLE DA QUALIDADE DE ÓLEO VEGETAL, MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL RESUMO CARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE E CONTROLE DA QUALIDADE DE ÓLEO VEGETAL, MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Ana Larissa de Morais; Guilherme Christiani; Alexandre Cestari; Danilo Luiz Flumignan Instituto

Leia mais

PORTARIA SDA Nº 143, DE 14 DE JULHO DE 2014.

PORTARIA SDA Nº 143, DE 14 DE JULHO DE 2014. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dat a de atuali zação: 27.03.2019 Secretaria de Defesa Agropecuária SDA JLA BRASIL LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE ALIMENTOS S.A Nome Empresarial: JLA BRASIL

Leia mais

Alterações físico-químicas em óleos de soja submetidos ao processo de fritura em unidades de produção de refeição no Distrito Federal

Alterações físico-químicas em óleos de soja submetidos ao processo de fritura em unidades de produção de refeição no Distrito Federal Artigo Original Alterações físico-químicas em óleos de soja submetidos ao processo de fritura em unidades de produção de refeição no Distrito Federal Physic-chemical alterations of soybean oils used in

Leia mais

AVALIAÇÃO E APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE ÓLEO VEGETAL COLETADO NO RU/UFTM PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

AVALIAÇÃO E APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE ÓLEO VEGETAL COLETADO NO RU/UFTM PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL AVALIAÇÃO E APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE ÓLEO VEGETAL COLETADO NO RU/UFTM PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL V. V. COUTINHO, T. M. de JESUS, D. M. FERNANDES, G. R. P. MALPASS e P.P. SILVA Universidade Federal

Leia mais

APLICAÇÃO DA EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO NA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO BRUTO DE SOJA COM FOCO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

APLICAÇÃO DA EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO NA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO BRUTO DE SOJA COM FOCO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL APLICAÇÃO DA EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO NA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO BRUTO DE SOJA COM FOCO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Aynaran Oliveira de Aguiar 1 ; Glêndara Martins 2. 1 Aluno do Curso de engenharia de alimentos;

Leia mais

não podem ser aplicados em experimentos que envolvem

não podem ser aplicados em experimentos que envolvem 1 - INTRODUÇÃO A adição de produtos químicos aos alimentos, para a sua conservação, não é um processo novo. O homem préhistórico, com a descoberta do fogo, criou o processo de defumação. Depois, aprendeu

Leia mais

TÉCNICAS DE INTERFEROMETRIA ÓPTICA E DENSIMETRIA EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA NO ESTUDO DE ANTIOXIDANTES UTILIZADOS EM ÓLEOS VEGETAIS

TÉCNICAS DE INTERFEROMETRIA ÓPTICA E DENSIMETRIA EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA NO ESTUDO DE ANTIOXIDANTES UTILIZADOS EM ÓLEOS VEGETAIS TÉCNICAS DE INTERFEROMETRIA ÓPTICA E DENSIMETRIA EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA NO ESTUDO DE ANTIOXIDANTES UTILIZADOS EM ÓLEOS VEGETAIS Itamar Alexandre Portella Santana 1 ; Rony Gonçalves de Oliveira 2 1 Estudante

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ÓLEO DESCARTADO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRRJ

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ÓLEO DESCARTADO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRRJ AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ÓLEO DESCARTADO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRRJ João Carlos de Paula Dias Júnior 1, Delci de Deus Nepomuceno 1, Flávia Guerra Nascimento 1,Juarez Vicente 1, Michel Abdalla

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 14, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2000 (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000) (Revogada pela Resolução RDC nº 93, de 31 de outubro de 2000) Dispõe sobre

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

EFEITO DO AQUECIMENTO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DO ÓLEO DE CHIA

EFEITO DO AQUECIMENTO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DO ÓLEO DE CHIA 1 EFEITO DO AQUECIMENTO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DO ÓLEO DE CHIA Aline Prata Moreira (1,2), Amanda dos Reis Alvarenga (1,3), Talita Amorim Herculano (1,3), Jéssica Ferreira Rodrigues (1,4) (1)

Leia mais

ANÁLISE DO TEOR DE HIDROXIMETILFURFURAL DO MEL DE Melipona flavolineata NO DECURSO DO PROCESSO DE DESUMIDIFICAÇÃO POR AQUECIMENTO

ANÁLISE DO TEOR DE HIDROXIMETILFURFURAL DO MEL DE Melipona flavolineata NO DECURSO DO PROCESSO DE DESUMIDIFICAÇÃO POR AQUECIMENTO ANÁLISE DO TEOR DE HIDROXIMETILFURFURAL DO MEL DE Melipona flavolineata NO DECURSO DO PROCESSO DE DESUMIDIFICAÇÃO POR AQUECIMENTO Adriane Gomes da Silva 1, Marcos Enê Chaves Oliveira², Mozaniel Santana

Leia mais

III BENEFÍCIOS DO RESFRIAMENTO EM GRÃOS DE MILHO

III BENEFÍCIOS DO RESFRIAMENTO EM GRÃOS DE MILHO Capitulo III BENEFÍCIOS DO RESFRIAMENTO EM GRÃOS DE MILHO Destaque: 1) Grãos de milho com 14% de umidade a 15ºC mantém padrão de classificação tipo 1 por 9 meses de armazenamento. 2) O resfriamento de

Leia mais

Avaliação do nível de deterioração do óleo vegetal utilizado em estabelecimentos comerciais de Duque de Caxias RJ

Avaliação do nível de deterioração do óleo vegetal utilizado em estabelecimentos comerciais de Duque de Caxias RJ http://dx.doi.org/10.5902/223611708729 Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria Revista Eletronica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET e-issn 2236 1170 - v. 13

Leia mais

Cláudia Simone BALTAZAR

Cláudia Simone BALTAZAR TEORES DE GLICOSÍDEOS CIANOGÊNICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM FARINHA DE MANDIOCA E TUCUPI COMERCIALIZADOS NO MERCADO DO VER-O-PESO EM BELÉM -- PARÁ Cláudia Simone BALTAZAR BALTAZAR, Cláudia Simone.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE REQUEIJÃO CREMOSO COM BAIXO TEOR DE SÓDIO E DE GORDURAS

DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE REQUEIJÃO CREMOSO COM BAIXO TEOR DE SÓDIO E DE GORDURAS DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO DE REQUEIJÃO CREMOSO COM BAIXO TEOR DE SÓDIO E DE GORDURAS MYLA ALEXANDRA SIMÃO DUARTE 1,2, LEIDIANE JOSI BUDEL 3, THAIS LARA MATHEUS², LETICIA HÜBSCHER², JUCIELI WEBER 4*

Leia mais

ANÁLISE DO TEOR DE SÓDIO E IODO PRESENTE NO SAL DE COZINHA COMERCIALIZADO NA CIDADE DE APUCARANA E REGIÃO

ANÁLISE DO TEOR DE SÓDIO E IODO PRESENTE NO SAL DE COZINHA COMERCIALIZADO NA CIDADE DE APUCARANA E REGIÃO ANÁLISE DO TEOR DE SÓDIO E IODO PRESENTE NO SAL DE COZINHA COMERCIALIZADO NA CIDADE DE APUCARANA E REGIÃO PAULA, K. L¹; TROMBINI, R. B.² ¹ Estudante do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Apucarana-FAP

Leia mais

Estudo da influência da cinética de secagem em amêndoas de andiroba (Carapa guianensis Aublet.) na qualidade de seu óleo.

Estudo da influência da cinética de secagem em amêndoas de andiroba (Carapa guianensis Aublet.) na qualidade de seu óleo. Estudo da influência da cinética de secagem em amêndoas de andiroba (Carapa guianensis Aublet.) na qualidade de seu óleo. R F RABELO 1, B F H de OLIVEIRA 2, O.R SANTOS 1, L F de FRANÇA 3 e N.C F CORRÊA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE BIODIESEIS PRODUZIDOS A PARTIR DE ÓLEOS VEGETAIS

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE BIODIESEIS PRODUZIDOS A PARTIR DE ÓLEOS VEGETAIS AVALÇÃO DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE BIODIESEIS PRODUZIDOS A PARTIR DE ÓLEOS VEGETAIS L. G. LENHARD 1, M. C. MILINSK 1, D. C. LENHARD 2 e G. GOMES 1 1 Universidade Federal do Paraná, Curso de Tecnologia

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE BOVINO EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO EM UM LATICÍNIO NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA-MG

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE BOVINO EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO EM UM LATICÍNIO NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA-MG ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE BOVINO EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO EM UM LATICÍNIO NO MUNICÍPIO DE RIO POMBA-MG Bárbara Pirone PEREIRA*¹, Kélvia Xavier Costa Ramos NETO¹, Arnaldo Prata Neiva JÚNIOR², Cristina

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO.

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. Nicodemos Braz Junior 1, Gilma Auxiliadora Santos Gonçalves 2, Elisvanir Ronaldo Simões 3, Matheus

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL Maria Clara dos Santos Ligabo¹, Daniel Thomaz² INTRODUÇÃO De acordo com Mittelbach et al., (1988) e Neto

Leia mais

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG Aline Alves Montenegro FREITAS (1)* ; Fernanda Barbosa Borges JARDIM (2) (1) Estudante, Instituto Federal do Triângulo

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO DE MAMONA DA CULTIVAR BRS-188 PARAGUAÇU *

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO DE MAMONA DA CULTIVAR BRS-188 PARAGUAÇU * CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO DE MAMONA DA CULTIVAR BRS-188 PARAGUAÇU * Ticiana L. Costa 1, Maria L. D. Martins 2, Napoleão E de M. Beltrao 3, Liv Soares Severino 3, Francisco. J.R. da Paixão

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE FRITURA UTILIZADOS EM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO RESUMO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE FRITURA UTILIZADOS EM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO RESUMO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS DE FRITURA UTILIZADOS EM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO RESUMO Tayane Lise Siqueira Machado Taísa Attuy Prieto Débora Maria Moreno Luzia Tainara Costa-Singh Neuza Jorge 1 A fritura

Leia mais

Bromatologia Mônica Cristine P Santos (Doutoranda) PPGAN - UNIRIO

Bromatologia Mônica Cristine P Santos (Doutoranda) PPGAN - UNIRIO Bromatologia 2017.1 Mônica Cristine P Santos (Doutoranda) PPGAN - UNIRIO ANÁLISES PARA CONTROLE DE QUALIDADE DE ÓLEOS E GORDURAS Densidade Relativa Índice de Refração Índice de saponificação Índice de

Leia mais

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE QUEIJOS FUNCIONAIS

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE QUEIJOS FUNCIONAIS ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE QUEIJOS FUNCIONAIS Antônia Mallmann Schwan 1, Jesus Gastón Sugo Maldonado 1, Lisandra Pivatto 1, Claucia Fernanda Volken de Souza 2 Resumo: Alimentos lácteos funcionais

Leia mais

BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO

BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO Página 36 BIODIESEL DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO DEGOMADO POR ESTERIFICAÇÃO Alianda Dantas de Oliveira *1; Jose Geraldo Pacheco Filho1; Luiz Stragevitch1; Renata Santos Lucena Carvalho1; Ialy Silva Barros1;

Leia mais

Controle de qualidade físico-químico de alimentos fontes de lipídeos

Controle de qualidade físico-químico de alimentos fontes de lipídeos Rio de Janeiro 2018/1 Controle de qualidade físico-químico de alimentos fontes de lipídeos Mestranda Tamara Righetti Tupini Cavalheiro Lipídeos RDC nº 270, de 22 setembro de 2005 Componentes minoritários:

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS M. SILVA 1, M. SACARDO 1, A. E. COSTA 1 e J. K. ANDREAZZA 1 1 Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC,

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE FÍSICO- QUÍMICOS DE SUCOS TROPICAIS

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE FÍSICO- QUÍMICOS DE SUCOS TROPICAIS AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE FÍSICO- QUÍMICOS DE SUCOS TROPICAIS A.P. R. FERREIRA 1, L. G.M. SALES 1, M. M.S. CAVALCANTE 1, N. R. da CUNHA 1, S. G. RIBEIRO 1, M.L.S. 1 1 Universidade Federal do

Leia mais

Análise da qualidade no processo produtivo de leite pasteurizado do tipo C em um laticínio de pequeno porte

Análise da qualidade no processo produtivo de leite pasteurizado do tipo C em um laticínio de pequeno porte Análise da qualidade no processo produtivo de leite pasteurizado do tipo C em um laticínio de pequeno porte Alyne Resende Piassi ¹; Ana Carolina de Oliveira 1 ; Bianca Ribeiro de Moura¹; Bruna Beatriz

Leia mais

ESTUDO DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DOS ÓLEOS DE BURITI (Mauritia flexuosa) E BABAÇU (Orrbignya speciosa)

ESTUDO DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DOS ÓLEOS DE BURITI (Mauritia flexuosa) E BABAÇU (Orrbignya speciosa) ESTUDO DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DOS ÓLEOS DE BURITI (Mauritia flexuosa) E BABAÇU (Orrbignya speciosa) Itayara AROUCHA (1); José Hilton Gomes RANGEL (2); Marcelo Moizinho OLIVEIRA (3); Alecxam MOURA (4)

Leia mais

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA Mônica Rocha de Sousa (1,2), Cíntia Cristina Aparecida de mendonça (1), Kênia Teixeira Manganelli (1), Fernanda Gonçalves Carlos (3), Gaby Patrícia Terán Ortiz

Leia mais

EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO APLICADA A REDUÇÃO DA ACIDEZ DE BIOCOMBUSTÍVEIS EFEITO DE VARIÁVEIS DE PROCESSO

EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO APLICADA A REDUÇÃO DA ACIDEZ DE BIOCOMBUSTÍVEIS EFEITO DE VARIÁVEIS DE PROCESSO EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO APLICADA A REDUÇÃO DA ACIDEZ DE BIOCOMBUSTÍVEIS EFEITO DE VARIÁVEIS DE PROCESSO A. A. MANCIO 1, E. S. PAMPOLHA JUNIOR 2, M. E. C. CORDEIRO 2, N. T. MACHADO 3 1 Universidade Federal

Leia mais

OXIDATIVE STABILITY OF BIODIESEL FROM MACAÚBA OIL IN THE PRESENCE OF DIFFERENT ANTIOXIDANTS

OXIDATIVE STABILITY OF BIODIESEL FROM MACAÚBA OIL IN THE PRESENCE OF DIFFERENT ANTIOXIDANTS ESTABILIDADE OXIDATIVA DO BIODIESEL DE ÓLEO DE MACAÚBA NA PRESENÇA DE DIFERENTES ANTIOXIDANTES Fernanda Santana Gato (1), Michelle Budke Costa (2), Fernando Reinoldo Scremin (3), Emilene de Carvalho Lourenço

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL DO TRIANGULO MINEIRO

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL DO TRIANGULO MINEIRO QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA MINERAL DO TRIANGULO MINEIRO Bruna Santos Morais 1, Danusa Carolina Santos Fernandes 2, Thaís Cristina Carneiro Gonçalves 3, Elizabeth Uber Bucek 4, Ana Claudia Chesca

Leia mais

Análise da presença de Coliformes Totais em caldo de cana comercializados em quatro municípios goianos

Análise da presença de Coliformes Totais em caldo de cana comercializados em quatro municípios goianos Análise da presença de Coliformes Totais em caldo de cana comercializados em quatro municípios goianos Loredanna Ramyla de Oliveira Rocha 1 * (PG), Amanda Zapacosta Mazalli (PG) 1, Edgar Estevam de França

Leia mais

A ciência dos antioxidantes

A ciência dos antioxidantes CICLO ALIMENTAÇÃO E SAÚDE A ciência dos antioxidantes Doutoranda: Thaiza Serrano 1 O que são antioxidantes? Substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento (ANVISA). Substâncias

Leia mais

ÓLEO DE SOJA. Aprova a Norma de Identidade, Qualidade, Acondicionamento, Embalagem e Apresentação do

ÓLEO DE SOJA. Aprova a Norma de Identidade, Qualidade, Acondicionamento, Embalagem e Apresentação do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. PORTARIA MA Nº 795 DE 15 DE DEZEMBRO DE 1993. Aprova a Norma de Identidade, Qualidade, Acondicionamento, Embalagem e Apresentação do ÓLEO DE SOJA NORMA

Leia mais

D E C R E T A: Art. 2.º Revogam-se as disposições em contrário. Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

D E C R E T A: Art. 2.º Revogam-se as disposições em contrário. Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. DECRETO N. 4.474, DE 10 DE MAIO DE 2017. Aprova o Regulamento Técnico dos Serviços de Inspeção Municipal no que tange a Identidade e Qualidade de Carne Resfriada de Suíno Moído Temperada. O Prefeito Municipal

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA Mônica Rocha de Sousa 1 ; Thayane Sabino Nogueira 1 ; Adryze Gabrielle Dorasio de Souza 2 ; Sônia de Oliveira Duque Paciulli

Leia mais

RIALA6/1034 Neuza JORGE 1* ; Patrícia de Carvalho DAMY 2 ; Mara da Silva CORSINI 3 ; Patrícia Vieira DEL RÉ 2

RIALA6/1034 Neuza JORGE 1* ; Patrícia de Carvalho DAMY 2 ; Mara da Silva CORSINI 3 ; Patrícia Vieira DEL RÉ 2 ARTIGO ORIGINAL/ ORIGINAL ARTICLE Medidas da estabilidade oxidativa e compostos polares totais do óleo de soja refinado e da gordura vegetal hidrogenada em frituras Measurement of oxidative stability and

Leia mais