Caso tenha dúvida no preenchimento das informações solicitadas pelo sistema, esclareça cada uma delas com a pessoa responsável.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caso tenha dúvida no preenchimento das informações solicitadas pelo sistema, esclareça cada uma delas com a pessoa responsável."

Transcrição

1 Manual Estoque

2 Prezado Cliente, Este é o material de apoio aos usuários e implantadores do SOFTLAND COMERCIAL, o seu sistema integrado de gestão empresarial. O bom uso deste manual o habilitará a extrair o máximo das funcionalidades disponíveis. Pode ser usado como guia de referência ou pode ser lido de capa a capa. O importante é que você use este recurso para compreender como sua empresa pode funcionar com o apoio do SOFTLAND COMERCIAL Vantagens Tecnológicas O SOFTLAND COMERCIAL utiliza o banco de dados relacional chamado Firebird, que tem qualidade totalmente compatível com a de qualquer banco de dados relacional de médio e grande porte. A capacidade do Firebird é exatamente o que a sua empresa necessita para garantir a integridade e a segurança das suas informações. É um software livre dos custos de licença, e, mesmo assim, muito poderoso. Como o SOFTLAND COMERCIAL é 100% Windows, desenvolvido em Borland Delphi, a integração com o ambiente gráfico do Windows é total, permitindo a usuários habilitados gerar qualquer tipo de relatório mesmo que eles não estejam disponíveis no SOFTLAND COMERCIAL e integrar estes relatórios com ferramentas como Excel, Word e outras. Além disso, com ferramentas de acesso ao banco de dados (IBExpert, IBConsole, etc.), um usuário treinado, pode criar qualquer relatório que quiser, usando a linguagem SQL. IMPORTANTE Caso tenha dúvida no preenchimento das informações solicitadas pelo sistema, esclareça cada uma delas com a pessoa responsável. As informações cadastradas necessitam de integridade, por isso, não forneça dados duvidosos, na dúvida cancele a operação e só continue após estar certo do que está inserindo no sistema, principalmente as informações da aba fiscal. Mesmo que estar pareçam sem importância, tenha certeza de que são corretas, pois muitos problemas com notas fiscais e apuração de impostos a pagar decorrem de cadastro incorreto das informações do produto.

3 Sumário 0. Instruções Preliminares 0.1 Convenções usadas neste manual. 0.2 Conceitos Básicos Direitos e Restrições Rotinas Tipos de Rotinas Estoque 1. Atualizar Estoque Mínimo 2. Grupos de Contagem 3. Movimentação. Lançamento de Inventário 5. Relatórios 5.1 Posição por Almoxarifado 5.2 Auditoria de Estoques 5.3 Valorização de Estoques 5. Registro de Inventário 5.5 Produtos não movimentados 5.6 Movimentação 5.7 Consulta por Lote

4 0. Instruções Preliminares 0.1 Convenções usadas neste manual. -> refere-se a um item de menu, como por exemplo -> Tabelas -> Clientes. [] refere-se a um botão, como por exemplo, [OK]. <> refere-se a um hiperlink. São as legendas sublinhadas que podem ser clicadas e acessam funcionalidades. Normalmente, quando se passa o ponteiro do mouse sobre estas legendas, o ponteiro se transforma numa mão apontando. {} refere-se a nomes de campos de tela dos registros nas telas, como por exemplo: {Razão social}. 0.2 Conceitos Básicos Direitos e Restrições Para todo usuário do sistema deve-se criar uma identificação e uma senha de acesso. Além disso pode-se atribuir a cada usuário uma série de direitos de uso e comportamentos por meio de rotinas que são habilitadas ou desabilitadas Rotinas As rotinas são as unidades de acesso às funcionalidades do sistema. É habilitando ou desabilitando rotinas que você libera ou restringe o grau de atuação de um usuário dentro do sistema. É com ela, por exemplo, que você permite ao usuário cadastrar um cliente, ou liberar limite de crédito, vender para clientes inadimplentes, etc. As rotinas podem estar disponíveis para seu sistema em função de contrato, ou seja, módulos não contratados não estão entre as rotinas cadastradas no seu sistema. Logo, suas funcionalidades não estarão disponíveis a nenhum usuário Tipos de Rotinas As rotinas se classificam em dois tipos: Restritivas são as rotinas que liberam ou restringem acesso a um módulo, relatório ou funcionalidade. Se ela não for liberada para o usuário, sua funcionalidade ou o acesso ao módulo que ela representa não fica disponível, ou seja, botões, opções de menu e hiperlinks ficam invisíveis ou desabilitados para o usuário. Comportamentais são as rotinas que, quando habilitadas fazem com que o sistema adote determinado comportamento. Assim, é possível alterar o comportamento do sistema em alguns casos em função do usuário que está logado e suas atribuições comportamentais. Estoque O Módulo de Estoque é basicamente composto por ferramentas de apoio operacional e gerencial para o controle e manutenção de estoque. É dividido em ferramentas de administração e relatórios. 1. Atualizar Estoque Mínimo Acesse: Estoque -> Atualizar Estoque Mínimo Há um campo para se informar a quantidade de estoque mínimo ou estoque de segurança do produto. Este dado pode ser arbitrado, em função de experiência do gestor ou pode ser apurado pelo sistema, com base na quantidade de vendas média do material dentro de um período. A rotina que atualiza estoque mínimo leva em conta a média diária de venda de um produto, dentro do período fornecido. Esta média é multiplicada pelo conteúdo do campo prazo para reposição (que também se encontra no cadastro do produto), o que determina o estoque de segurança, ou o estoque mínimo. Veja na Figura 1 a tela de Atualização de Estoque Mínimo, após selecionar o período desejado, clique em [Atualizar].

5 Figura 1 O cálculo do estoque mínimo segue as seguintes regras: O sistema permite que o usuário escolha um determinado período para apurar a quantidade média diária de vendas daquele produto. Lembre-se de que já de deve ter Figura 2 informado o prazo em dias para reposição do produto, depois de inserido um pedido de compras. Baseando-se nessas informações, em cada um dos produtos, será aplicado a seguinte fórmula para cálculo do estoque mínimo: Logo, quando o estoque deste produto atingir 70 itens, o gestor deve ser alertado, nos relatórios de sugestão de compras, sobre a necessidade de colocar pedidos daquele item pois com 70 itens no estoque, há apenas 10 dias para que o estoque se esgote, exatamente o tempo que, colocando um pedido hoje, o fornecedor levará para enviar o material novamente. (Figura2) Lembre-se que caso você utilize a Configuração Produto por Empresa, esta apuração do estoque mínimo só será efetuada para a empresa na qual o usuário estiver logado. Se houver necessidade, o usuário deverá logar em cada uma das empresas de uma base de dados para atualizar esta informação para cada empresa. Estoque Mínimo = (QVD * PRAZO PARA REPOSIÇÃO) QVD: Quantidade média vendida por dia, que é apurada pela rotina com base no histórico registrado pelo sistema. PRAZO PARA REPOSIÇÃO: é o número de dias informado pelo usuário no cadastro de produtos referente ao tempo que um pedido daquele item leva para ser atendido pelo fornecedor depois de colocado um pedido de compras. A idéia é que se você tem um produto cujo pedido de compras leva 10 dias para ser atendido e a média diária de vendas dele (apurada dentro o período fornecido) é de 7 itens, logo conclui-se que o estoque mínimo ou de segurança é 10 * 7, ou seja 70 itens. EST_MINIMO Menu de Atualização do Estoque Mínimo módulo de Atualização do Estoque Mínimo. 2. Grupos de Contagem Acesse: Estoque -> Grupos de Contagem Aqui é possível criar um grupo de produtos para realização de contagem por amostragem do estoque. É possível criar uma ou mais listas de determinados produtos, reunidos com base em critérios definidos pelo gestor para depois ser possível realizar contagens

6 e confrontos apenas de itens contidos nestas listas. Figura Proceda clicando em [Incluir], defina um nome para o grupo de contagem, selecione a ordenação do relatório que se formará, pode ser por Refer1, Refer2 ou Nenhuma Ordem, neste caso vai seguir a ordem de inserção dos produtos. (Figura 3) Figura 3 [Importar Produtos], ou mesmo deletar algum produto da lista. Têm-se duas opções: Criar uma nova lista clicando em [Importar Produtos], para buscar os produtos que pertenceram à listagem. Observe na Figura a busca pelos produtos. Nesta busca você pode selecionar um produto em especifico, ou um intervalo de produtos. Pode também definir um grupo/subgrupo. Ou selecionar somente os produtos fora de mercado. Após selecionar os filtros clique em [Localizar]. Neste momento é possível selecionar entre os produtos listados somente os que desejar incluir na listagem. Selecionados todos os produtos que vão constituir este grupo de contagem, clique em [ok]. Observe a seleção na Figura : Importar uma lista já existente, e se necessário inserir novos produtos através do botão Após a montagem da lista clique em [Imprimir], e você terá uma lista para auxiliar na sua contagem de estoque, com o campo Quantidade em branco. Lembre-se que esta lista pode ser importada no Lançamento de inventário e servirá para confrontar o estoque esperado pelo sistema com o apurado pela contagem. Observe que um produto pode estar contido em vários grupos de contagem, mas não mais de uma vez no mesmo grupo; É possível também pesquisar os grupos de contagem através do botão [Pesquisa] (Figura 5): CAD_GRUPOSCOTAGEM Cadastro de Grupos de Contagem módulo de cadastro de Grupos de Contagem.

7 3. Movimentação Figura 5 define se um movimento de entrada altera ou não o custo médio (apenas movimentos de entrada podem alterar custo médio). Também é nesta tabela que se define se o originador do movimento é um cliente ou um fornecedor. Informe também o Cliente/Fornecedor de acordo com tipo de movimento selecionado e o número de documento, a quantidade a ser movimenta e o custo. Perceba que você também pode incluir uma observação sobre o movimento que está sendo realizado. Acesse: Estoque -> Movimentação Nesta tela é possível efetuar a movimentação de manutenção de um produto. Ao passo que na tela de lançamento de inventário é possível fazer lançamentos de vários produtos na mesma lista, aqui só será possível lançar quebras e acertos de um produto por lançamento. (Figura 6) Figura 6 Caso a configuração de seu estoque seja [T] - travado ou [N]-normal, não serão permitidos movimentos que tornem o estoque de um produto negativo, a menos que o usuário esteja habilitado à rotina NEGAESTOQUE. Toda movimentação de estoque pode ser conferida no Relatório de Auditoria de Estoque. (Vide item 5.2) CORRIGE e ATUALIZA. São rotinas de suporte que servem para revisar todas as movimentações, atualizando o estoque em todas as datas em que elas ocorreram. Só deve ser usada por analistas da Softland quando houver alterações manuais, via software de terceiros, na tabela de movimentação de estoque. Como nos mostra o aviso da Figura 7. Clique em [Lançar], selecione o produto desejado e o almoxarifado. Ao fazer isso, o sistema já exibe no campo Estoque Atual, a quantidade atual do estoque daquele produto naquele almoxarifado. Selecione o tipo de movimento, que pode ser de débito ou crédito em função do que ficou definido no cadastro de tipos de movimento de estoque. O acesso a esta tabela está em em Tabelas ->Tipos de Movimento de Estoque. Lembre-se de que é no cadastro de tipos de movimento de estoque que se MEstMov Menu de Movimentação de Estoque módulo de Movimentação de Estoque.. Lançamento de Inventário Acesse: Estoque ->Lançamento de Inventário O lançamento de inventário é um ajuste manual nas quantidades de estoque de vários produtos em um só lote de lançamentos. (Figura 8)

8 Figura 7 importação da lista de produtos ou antes de se inserir produtos na lista de lançamento de estoque, todos os produtos são carregados com quantidade zero no campo novo estoque. Se esta opção não for selecionada, os produtos serão carregados com as quantidades atualmente em estoque no campo novo estoque. Somente produtos em mercado. Têm-se vários filtros para selecionar os produtos que serão carregados na lista de lançamentos. Você pode selecionar um determinado grupo, subgrupo ou até mesmo um intervalo de subgrupos. Figura 8 Se esta opção for selecionada, apenas produtos marcados como em mercado serão trazidos para a lista. Há em cadastro de produtos, um flag para se marcar se o produto é passível de ser vendido ou não (como produto de uso em consumo, por exemplo). Num lançamento de inventário, por se, marcar esta opção, é possível excetuar estes produtos. Informe o nº de Documento, o Almoxarifado de Origem. Marque se necessário a opção Zerar estoque dos produtos não informados. Se esta for sua escolha, saiba que todos os produtos não carregados na lista terão seu estoque zerado. Selecione uma ordenação que pode ser pela ordem da inserção, ou pelo Código, descrição, Refer ou código de barras, que apenas serve para facilitar a visualização da listagem na tela ou no impresso de contagem de estoque. Trazer as quantidades de estoque zeradas. Se esta opção for marcada antes da Você tem a opção de transferir um produto de almoxarifado, bastando para isso selecionar a opção Transferência de material, e informar o Almoxarifado de destino. Neste caso, o sistema debita a quantidade informada do almoxarifado de origem e credita no almoxarifado de destino. Neste momento pode-se também importar a listagem de contagem de Estoque. (vide item 2) Após a listagem formada, selecione o produto e indique a quantidade a ser somada ou

9 subtraída da quantidade em estoque atual. Caso deseje remover o produto da Listagem clique em [Remover]. Após a seleção dos produtos e conferência de todos os dados clique em [Lançar Lista], para Lançar o estoque. Então será impresso o movimento realizado com o Estoque Original e a Quantidade. Lembre-se que no caso de algum erro nesses Lançamentos é necessário fazer a movimentação ao contrário, por exemplo, foi transferida equivocadamente 5BR do produto A do Almoxarifado Loja para o Almoxarifado Feira, nesse caso basta transferir as 5BR do Almoxarifado Feira para a Loja. E o estoque voltará à posição original. da posição de estoque, também os valores monetários referentes a cada posição. Usar Valor Médio como Custo: Utiliza como custo do produto naquela posição o valor médio do produto naquela data. Omitir produtos que não movimentam estoque: Omite os produtos do almoxarifado que não movimentam estoque. Exibir apenas produtos em mercado: Mostra apenas os produtos passíveis de ser vendidos. Figura 9 INVENTARIO Menu de Lançamento de Inventário módulo de Lançamento de Inventário. 5. Relatórios 5.1 Posição por Almoxarifado Acesse: Estoque -> Relatórios -> Posição por Almoxarifado O objetivo deste relatório e a posição de um Almoxarifado específico em determinada data. Veja os principais filtros (vide Figura 9): Data de Posição: Dia do qual se quer ter a posição de estoque do almoxarifado. Almoxarifado: Almoxarifado do qual se quer ter a posição. Grupo e Subgrupo: Filtro de produtos por grupo e subgrupo. Opções: Mostrar valores: Exibe valores no relatório. Estando marcada, exibe, além Mostrar: Todos: Exibe todos os produtos, independente de seu estoque estar maior, menor ou igual a zero. Exceto os zerados e negativos: Oculta os produtos com quantidade zerada ou negativa. Apenas os com estoque abaixo ou igual ao mínimo: Mostra apenas os produtos com quantidade abaixo do estoque mínimo. Apenas com estoque negativo: exibe apenas produtos com estoque menor que zero. 1. Ordem: Escolha a ordem que os produtos devem ser apresentados no relatório.

10 Unidade de Medida: Para clientes que utilizam a configuração de empresa Fixar duas unidades de medida em estoque é possível escolher em qual unidade de medida será exibida o estoque. Linha/Marca: selecione somente produtos da Linha e/ou Marca selecionada. Filtrar por descrição do produto: podemse selecionar produtos que contenham determinado string, como na pesquisa de produtos. Figura 10 Acesse: Estoque -> Relatórios -> Auditoria de Estoques Com este relatório é possível auditar todas as movimentações realizadas em estoque. Nele são exibidos em detalhes todos os dados de cada movimentação do produto, como a Data, tipo de Movimentação, estoques anterior, movimentado e atual, usuário que realizou a movimentação e valores. Observe a Figura 10 que mostra a tela para gerar o relatório. Após a seleção de todos os filtros desejados, clique em [Visualizar], para gerar o relatório. Devido à alta complexidade pode levar alguns minutos. Você deverá visualizar em cada almoxarifado, os produtos e suas respectivas quantidades em estoque. Campos exibidos: Código: Código do Produto. Descrição: Descrição do Produto. Referência 1: Referência 1 do produto. Mínimo: Quantidade mínima informada no cadastro de produto. Estoque: Quantidade em estoque. Fat.: Fator de conversão entre unidade 1 e 2. Peso: Peso do produto. Custo: Custo do produto. Total: Custo Total do produto. MERPosAlmo Menu do Relatório de posição por Almoxarifado Relatório de posição por Almoxarifado. 5.2 Auditoria de Estoques Principais filtros: Período: período em que ocorreu a movimentação do estoque; Produto: caso deseje analisar a movimentação de um produto específico; Grupo/ Subgrupo: para selecionar um grupo e/ou subgrupo de produto especifico; Movimento: caso queira visualizar somente um tipo de movimentação (da tabela de tipo de movimentação de estoque), como por exemplo, todos os movimentos de Acerto de estoque (+); Cliente: somente movimentos associados a um cliente em específico; Nº Documento: neste caso serão listadas somente as movimentações registradas com aquele número de documento; Almoxarifado: somente movimentações

11 daquele almoxarifado; Figura 11 Fornecedor: somente movimentos associados àquele fornecedor; Linha: somente os produtos da Linha selecionada; Marca: somente os produtos pertencentes à Marca selecionada; Escolha Unidade de Medida: caso o usuário trabalhe com a configuração de empresa Fixar duas unidades de medida em estoque, poderá selecionar em qual unidade de medida será exibido o relatório; Filtrar por descrição: pode filtrar pela descrição dos produtos, como na pesquisa de produtos; Exibir valores: seleciona o modo de exibição do Valor médio e Valor do movimento; Ordem: ordem do relatório por código ou descrição do Produto; Temos também a opção de considerar valores de movimento da data do lançamento, mostrar apenas produtos em mercado e exibir as observações do movimento. Após a seleção dos filtros clique em [Visualizar], para listar e imprimir o relatório ou [Salvar Relatório], onde você tem a opção de salvar o relatório para Word, Excel, Html ou wmf. MEstRelAud Menu de Auditoria de Estoque Relatório de Auditoria de Estoque. 5.3 Valorização de Estoques Acesse: Estoque -> Relatórios -> Valorização de Estoques Este Relatório tem por objetivo a análise da valorização do estoque na data selecionada. Observe na Figura 11, os filtros deste relatório. Data: data base para os cálculos das movimentações, por exemplo, data de 20/08/2010, neste caso será exibida a posição de estoque e valores de estoque até a data de 20/08/2010; Exibir Valores: se, por algum motivo, você quiser apenas uma listagem das posições físicas do estoque no formato oferecido por este relatório, desmarque esta opção. Mostrar zerados e negativos: com a opção selecionada são exibidos até mesmo os produtos com estoque menor ou igual a zero. Mostrar custo na data do relatório: se esta opção for selecionada, os sistema exibirá o valor do estoque até a data selecionada para o relatório, multiplicando a posição do estoque daquela data pelo valor do estoque naquela data. Se esta opção não for selecionada, o sistema mostrará a posição de estoque naquela data, multiplicada pelo valor do estoque na data de hoje. Mostrar valores unitários: se selecionada, além de exibir os valores totais em estoque de cada item, mostra também o valor unitário. Mostrar apenas os almoxarifados padrões: traz somente movimentações de pertencentes aos almoxarifados padrões, que configurados no cadastro da empresa usuária; Resumo do grupo: exibirá somente o resumo do grupo, sem os detalhes por produto; Exibir apenas produtos em Mercado:

12 mostrará apenas produtos que estão em mercado, passíveis de venda; Consolidar empresas: o usuário com acesso a rotina CONSOLIDAR_EMP, poderá ter um relatório unificando todas as empresas do grupo; Mostrar apenas negativos: opção de mostrar apenas produtos com posição de estoque menor que zero; Custo ou preço médio: permite selecionar se o custo exibido como valorização no campo custo é o custo da venda ou o custo médio calculado nas compras do material. Grupo/ Subgrupo: para selecionar um grupo e/ou subgrupo de produto específico; Almoxarifado: somente movimentações sobre o almoxarifado selecionado; Marca: somente os produtos da Marca selecionada; Linha: somente os produtos da Linha selecionada; Unidade de medida: caso o usuário trabalhe com a configuração de empresa Fixar duas unidades de medida em estoque, poderá selecionar em qual unidade de medida será exibido o relatório; Ordem: Ordem de exibição da listagem, que pode ser por código do produto, por grupo, subgrupo e a junção de grupo e subgrupo; Figura 12 Exibe uma listagem da posição de estoque no formato exigido pela legislação. As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real deverão escriturar o Livro Registro de Inventário ao final de cada período: trimestralmente ou anualmente quando houver opção pelos recolhimentos mensais durante o curso do ano-calendário, com base na estimativa (RIR/1999, art. 261). As demais empresas (optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional) escrituram o livro no final de cada ano calendário. Observe os principais filtros para geração do registro (Figura 12): Lembre-se que devido à complexidade do relatório e em função da quantidade de dados este pode levar alguns minutos para ser gerado. MEstRelVal Menu de Valorização de Estoque Relatório de Valorização por Estoque. 5. Registro de Inventário Acesse: Estoque -> Relatórios -> Registro de Inventário Data: serão analisadas todas as movimentações do dia informado e anteriores a este; Fator: trata-se de um fator que pode ser aplicado ao estoque. Contador/ CRC/ Folha: apenas para impressão do campo que o contador deverá assinar; Ordem: selecione a ordem de montagem do relatório; Filtro: deve-se selecionar o filtro desejado, e após selecionar o grupo/ subgrupo; Lucro Real: Se sua empresa é tributada pelo regime de lucro real, o que impacta na apuração dos valores de PIS e COFINS, quando a base de cálculo é o valor total das notas fiscais. Caso contrário a base de cálculo

13 do PIS e COFINS o valor total dos produtos da nota fiscal; Considerar valores da movimentação: caso o relatório seja tirado com data retroativa marcar esta opção, pois ele pega o valor médio histórico com base nos movimentos, se não marcar esta opção considera-se o valor médio do cadastro do produto se houver vendas durante o dia haverá uma variação. Após a seleção dos filtros desejados, clique em [Visualiza], caso tenha a rotina GERAARQUIVOS habilitada terá a opção de salvar o relatório em word, excel, html ou wmf. grupo e subgrupo; Almoxarifado: somente movimentações sobre o almoxarifado selecionado; Grupo/ Subgrupo: para selecionar um grupo e/ou subgrupo de produto específico; Exibir apenas produtos em Mercado : exibirá somente os produtos em Mercado. Após a seleção dos filtros clique [Visualizar]. (Figura 13) Figura 13 MEstRelRI Menu do Relatório de Registro de Inventário Quando habilitada o usuário tem acesso ao relatório de Registro de Inventário de Estoque. 5.5 Produtos não movimentados Acesse: Estoque -> Relatórios -> Produtos não movimentados Este relatório gerencial faz uma listagem de todos os produtos não movimentados a partir de uma data base. Com os resultados deste relatório o gerente pode elaborar um plano para não ficar com produtos por muito tempo parados em estoque. Serão exibidos, para cada produto, os valores de Tabela, Reposição, Custo e a quantidade em Estoque. Os filtros deste relatório são: Data: data base para o cálculo das movimentações, por exemplo, data de 20/08/2010, neste caso serão exibidos produtos que não movimentaram estoque depois de 20/08/2010. Ordem: selecione a ordenação da listagem que pode ser por código do produto, descrição, Grupo, subgrupo e a junção de MERProNMov Produtos não Movimentados Relatório de Produtos não Movimentados. 5.6 Movimentação Acesse: Estoque -> Relatórios -> Movimentação Este relatório tem por objetivo a listagem de toda a movimentação de Entrada ou Saída, ocorrida em determinado dia. Principais filtros: Data: dia da movimentação, a ser pesquisada; Movimento de: - Entrada: Todos os produtos que deram entrada no almoxarifado da empresa;

14 - Saída: todos os produtos que saíram do almoxarifado da empresa, por exemplo, uma venda; Exibir média trimestral: é exibida a média trimestral de venda do produto; Unidade Estoque/Venda: unidade das quantidades exibidas do relatório. Após a seleção dos filtros, clique em [Visualiza], e será exibida uma listagem com o nº de Documento da movimentação, o produto, o cliente/fornecedor para qual foi realizada, a quantidade movimentada, o estoque anterior, valor unitário e custo. (Figura1) Ordem: selecione a Ordem de exibição do relatório, que pode ser por nº do Lote, Data de Baixa ou nº do Pedido. Após a seleção dos filtros desejados clique em [Visualiza] e terá uma listagem com o nº do Pedido de Venda, o Nº da Nota Fiscal se houver, data de baixa, Cliente, Produto, quantidade e nº do Lote. (Figura 15) Figura 15 Figura 1 MEstRelMov Menu de Estoque Relatório de Movimentação de Estoque. 5.7 Consulta por Lote Acesse: Estoque -> Relatórios -> Consulta por Lote MConsLote Menu de Consulta por Lote relatório de Consulta por Lote. Relatório que mostra as saídas dos materiais por lote, é indicado para clientes que trabalham com o Controle de Metais. Principais Filtros: Período: data de baixa do Pedido e/ou Fatura; Lote: Lote associado ao produto; Cliente: Cliente para o qual foi emitido o Pedido/Nota Fiscal; Fatura/ Pedido: Se desejar pode procurar por um Pedido ou Nota em específico;

15 Softland Sistemas Tel.:

MANUAL DE CONTROLE BANCÁRIO

MANUAL DE CONTROLE BANCÁRIO MANUAL DE CONTROLE BANCÁRIO Prezado Cliente, Este é o material de apoio aos usuários e implantadores do SOFTLAND COMERCIAL, o seu sistema integrado de gestão empresarial. O bom uso deste manual o habilitará

Leia mais

Manual Contas a Pagar

Manual Contas a Pagar Manual Contas a Pagar Prezado Cliente, Este é o material de apoio aos usuários e implantadores do SOFTLAND COMERCIAL, o seu sistema integrado de gestão empresarial. O bom uso deste manual o habilitará

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

O que é um inventário?

O que é um inventário? Com a chegada do fim de ano e os encerramentos fiscais e contábeis, as empresas fazem o processo de inventário do seu estoque. O que é um inventário? Inventário basicamente é uma lista de bens e materiais

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

Orientações Básicas Repom.

Orientações Básicas Repom. Orientações Básicas Repom. Considerações importantes: 1 A viagem deverá estar autorizada para depois solicitar o pagamento. 2 É obrigatório informar o campo NCM da mercadoria, que está em tabela>auxiliares>mercadoria.

Leia mais

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros:

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Menu Notas Fiscais Entradas (não é um manual) Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Loja desejada. Fornecedor desejado (com marcas homologadas). Filtro para ignorar

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

Manual das planilhas de Obras

Manual das planilhas de Obras Manual das planilhas de Obras Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 01. Pedidos... 3 Pedido de material detalhado;... 3

Leia mais

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW.

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW. Script CGW Módulo Tarefas Parte I Menu: Clique no botão para iniciar o treinamento ÁREA DE TRABALHO GERAL TAREFAS CONTRAT OS PORTAL DE RELACIO NAMENT FATURAM ENTO FINANCEI RO RELACIO NAMENT O CONFIGU RAÇÕES

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.07.01. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.07.01 do dia 28/09/2012:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.07.01. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.07.01 do dia 28/09/2012: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.07.01 Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.07.01 do dia 28/09/2012: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Manual. EFD Contribuições

Manual. EFD Contribuições Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Relatórios...3 Mix de Compra...3 Peças >> Relatórios >> Mix de Compra Peças...3 Mix de Vendas...4 Peças >> Relatórios >> Mix de Venda Peças...4 Tabela de Preços...6 Peças

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Módulo Gráfica: 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema.

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Página1 Configurações A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Como vimos o Plano de Contas dá a ideia inicial

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Versão Dezembro - 2009 Sumário 1 Introdução 5 1.1 Entrando no sistema e repassando as opções................... 5 1.2 Administração......................................

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

Grupo Traz todos os produtos pertencentes a determinado Grupo. Utilize [F1] para pesquisar determinado grupo ou informe seu código aqui.

Grupo Traz todos os produtos pertencentes a determinado Grupo. Utilize [F1] para pesquisar determinado grupo ou informe seu código aqui. PEDIDOS/TABELA DE PREÇOS (1.5.6- Definição Dinâmica de Preços Alteração Dinâmica de Preços e outras informações sobre produtos. Esta rotina é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de produtos. Filtros

Leia mais

MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES

MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES Índice 1 Acesso ao Sistema... 3 2 Inclusão de Novos Pedidos... 5 3 Carteira de Pedidos... 13 4 Consulta à clientes... 15 5 Consulta a Informações dos Clientes...

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACERTO DE ESTOQUE...

Leia mais

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado da Casa Civil Subsecretaria de Gestão Superintendência de Gestão do Processo Digital Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Histórico

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL FINANCEIRO MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 REALIZANDO UMA ARRECADAÇÃO...4 2.1 IMPORTAÇÃO TRIBUTOS COM A CONTABILIDADE...4 2.2 BOLETIM DE ARRECADAÇÃO...4 2.1.1

Leia mais

Integração ADMRH com AGROSYS

Integração ADMRH com AGROSYS Treinamentos no produto AdmRH CGI - Consultoria Gaúcha de Informática Ltda - Divisão de treinamentos Guia do Aluno Versão 1.0 Integração ADMRH com AGROSYS Empresa: Participante: Data: Os produtos da CGI

Leia mais

Síntese de fluxo de máquinas e implementos

Síntese de fluxo de máquinas e implementos Síntese de fluxo de máquinas e implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Objetivo... 3 Parâmetros para utilização do processo... 3 Cadastro

Leia mais

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por:

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por: Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Centro de Processamento de Dados Divisão de Projetos / SGF Sistema de Gestão de Freqüência Sistema de Gestão de Freqüência Manual do Usuário Descrição

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Agendamento Regulado Unidades Solicitantes Manual de Operação

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

Configurações Básicas

Configurações Básicas Compras Avançadas Este módulo auxilia na verificação da demanda dos produtos e com isso permite ajustar os estoques fazendo transferência entre as filiais e também definir a quantidade de estoque dos produtos

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

Portal dos Convênios SICONV. Execução Cotação Eletrônica de Preços. Entidades Privadas sem Fins Lucrativos. Manual do Usuário

Portal dos Convênios SICONV. Execução Cotação Eletrônica de Preços. Entidades Privadas sem Fins Lucrativos. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios SICONV Execução Cotação Eletrônica de Preços

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN.

VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE FINALIZAÇÃO: 10 JUN. VERSÃO 5.12.0 VERSÃO 5.0.0 FINANCEIRO NEFRODATA ESTOQUE ACD2016 FINALIZAÇÃO: 10 JUN. 13 04 NOV.2014 FEV. 201313 JUN. 2016 PUBLICAÇÃO: Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Ajuda do Sistema Aquarius.

Ajuda do Sistema Aquarius. Ajuda do Sistema Aquarius. Esta ajuda é diferenciada da maioria encontrada nos sistemas de computador do mercado. O objetivo desta ajuda é literalmente ajudar o usuário a entender e conduzir de forma clara

Leia mais

MANUAL - BIKESYS. Versão 1.0 Beta. Março 2013

MANUAL - BIKESYS. Versão 1.0 Beta. Março 2013 MANUAL - BIKESYS Versão 1.0 Beta Março 2013 Acesso ao sistema O acesso ao sistema é bem simples, basta inserir o seu usuário e senha, previamente cadastrados na aplicação para ter acesso as funcionalidades

Leia mais

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo ajudar a realizar as configurações

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Cadastro de um novo Tipo de Operação e Vinculação deste às Funções dos Tipos de Operações

Cadastro de um novo Tipo de Operação e Vinculação deste às Funções dos Tipos de Operações Cadastro de um novo Tipo de Operação e Vinculação deste às Funções dos Tipos de Operações O cadastro de TIPOS DE OPERAÇÃO é um dos mais importantes cadastros do Siagri Agribusiness. Ele é o principal,

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais