Fábio Rocha de Araújo & Felipe Rocha de Araújo. 30 de janeiro de 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fábio Rocha de Araújo & Felipe Rocha de Araújo. 30 de janeiro de 2012"

Transcrição

1 Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 30 de janeiro de 2012

2 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! e criando Módulos Criando Módulos para Joomla! Sumário 1 Introdução Introdução ao Joomla! Open Source História do Joomla! 2 Conhecendo o Joomla! Características do Joomla! Instalando Joomla! Barra de Menu Barra de Ferramentas Painel de Controle Gerenciador de Usuários Gerenciador de Mídias Configurações Gerais Gerenciando Conteúdo/Páginas 3 Administrando extensões Joomla! e criando Módulos O que são Módulos, Componentes e Plugins? Instalando Extensões do Joomla! Gerenciando Módulos, Componentes e Plugins 4 Criando Módulos para Joomla! Modelo MVC Módulo - Estrutura de Arquivos

3 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Introdução e criando aomódulos Joomla! Criando Open Source Módulos História para Joomla! do Joomla! Agenda 1 Introdução 2 Conhecendo o Joomla! 3 Administrando extensões Joomla! e criando Módulos 4 Criando Módulos para Joomla!

4 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Introdução e criando aomódulos Joomla! Criando Open Source Módulos História para Joomla! do Joomla! Figura: Figura proveninente do site Acessado em 24/01/2012. O que é o Joomla? Joomla! é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Magnagement System - CMS) desenvolvido a partir do Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL. Além de tudo isso, é um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente no mundo inteiro, tendo recebido o Linux Awards.

5 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Introdução e criando aomódulos Joomla! Criando Open Source Módulos História para Joomla! do Joomla! Quem usa Joomla? Joomla! É uma ferramenta utilizada no mundo inteiro para potenciar tudo, desde um pequeno site a uma aplicação mais complexa. Alguns exemplos são: Comércio Online Pequenas Empresas Comunidades Revistas ou Jornais Aplicações Governamentais Sites ou portais empresariais Joomla! pode ser facilmente usado para controlar seu site. Possibilidade de postar artigos, fotos e enquetes rápidamente, além de possuir uma variedade de coisas prontas.

6 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Introdução e criando aomódulos Joomla! Criando Open Source Módulos História para Joomla! do Joomla! O que é Open Source? Open Source é um conceito de distribuição de software, que estabelece como fundamentais, os princípios de desenvolvimento compartilhado, distribuição na forma de código fonte e licenciamento gratuito. Qualquer trabalho desenvolvido em Open Source pode ser modificado para atender novas necessidades desde que o trabalho derivado seja disponibilizado a todos, também de forma gratuita. A integridade e notoriedade dos autores é preservada, sendo registrado o nome de cada um dos colaboradores nas versões subsequentes.

7 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Introdução e criando aomódulos Joomla! Criando Open Source Módulos História para Joomla! do Joomla! Quais as vantagens? Além da clara vantagem da gratuidade, existem várias outras. Uma pessoa de posse do código pode melhorar e desenvolver novas funcionalidades internamente ou com outros profissionais. Com número alto de pessoas desenvoldendo, a busca por suporte é fácil e ágil, e não precisa esperar por novas atualizações. Possui melhor performance, pois, por definição, o Open Source possui mais número de Pesquisadores e Colaboradores na área do desenvolvimento.da mesma forma, não precisa de updates de hardware e software frequentes para o comércio, apenas para o funcionamento do mesmo.

8 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Introdução e criando aomódulos Joomla! Criando Open Source Módulos História para Joomla! do Joomla! Figura: Figura proveniente do link impulsewebdesign.nl. Acessado em 24/01/2012. É trabalho amador? Algumas pessoas imaginam que produtos em Open Source são desenvolvidos por programadores amadores, mas não é bem assim. Empresas sérias, com investimentos de milhões de dólares, desenvolvem projetos, mantém corpo técnico qualificado e realizam as mesmas atividades das que produzem softwares comerciais proprietários.

9 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Introdução e criando aomódulos Joomla! Criando Open Source Módulos História para Joomla! do Joomla! Surgimento do Joomla! Em meio a uma separação entre os programadores do Mambo e a empresa Miro, empresa detentora dos direitos sobre o Mambo, surgiu o Joomla. O motivo de tal separação foi a transferência dos direitos para uma empresa chamada Mambo Fundation, onde o acordo específicava a pouca participação e pouca visibilidade dos programadores. Os programadores procupados de como se daria a continuidade do projeto e com o futuro dos utilizadores, resolveram criar um novo CMS, o Joomla 1.0, também open source e surgido a partir do código fonte do Mambo Pouco tempo depois de seu surgimento, cerca de um ano, o Joomla! tornou-se o CMS em maior expansão, sendo um dos mais procurados, com uma das maiores comunidades ativas e com um grande número de recursos disponíveis.

10 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Agenda 1 Introdução 2 Conhecendo o Joomla! 3 Administrando extensões Joomla! e criando Módulos 4 Criando Módulos para Joomla!

11 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Quais as principais características do Joomla? Organização do site: O Joomla oferece eficientes recursos para a organização de sua página. Um desses recursos é a divisão de seus artigos em sessões e categorias para uma melhor organização do seu site e um melhor proveito do conteúdo pelo usuário. Implementação de novas funcionalidades: O CMS Joomla! oferece a grande diversidade de coisas que podem ser implementadas em seu site e a cada dia várias novas extensão são disponíveis no mundo inteiro para a implementação em seu site. As extensões são normalmente divididas em componentes, módulos e plugins. Administração de usuários: Permite armazenar dados dos usuários registrados, controlar o acesso ao site e ao conteúdo.

12 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Pré-requisitos: Para instalar o Joomla! é necessário que alguns pré-requisitos de software no computador sejam satisfeitos, sendo eles: MySQL versão 3.23.x ou superior - PHP versão ou superior - Apache versão ou superior - Para facilidade do usuário, exeistem alguns pacotes que já são capazes de instalar os 3 softwares requisitados. eles são: WAMP - usado no Windows - LAMP - Praticamente todas as distribuições Linux oferecem o Apache, MySQL e o PHP como opção nativa de instalação - MAMP - usado no MAC

13 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Baixando e descompactando o Joomla Baixe a ultima versão no site do Joomla! ou entre neste site Após o processo de instalação, veremos como passar para o português. Dentro da pasta WWW criada pelo seu servidor (LAMP, WAMP, ou MAMP), crie uma pasta para instalar seu Joomla!. Dependendo do seu servidor, o caminho pode ser diferente. No Wamp é C:\WAMP\WWW e no LAMP é /var/www. Sendo assim, descompacte a versão baixada do Joomla!, na pasta que você criou. Exemplo: O conteúdo do arquivo joomla vai ficar na pasta /var/www/meusite.

14 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Instalação - Seleção de idiomas Tela de idiomas Para darmos continuidade a instalação do Joomla!, acesse em seu browser o link e verá a imagem acima.

15 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Instalação - Verificação pré-instalação Verificação de pré-instalação A tela de pré-instalação mostra as configurações mínimas para que a instalação do Joomla! esteja correta. Estas configurações dividem-se entre obrigatórias e reconmendadas. Leia as instrunções na própria tela para entender cada uma.

16 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Instalação - Licença Licença Leia a licença e clique no botão prxóximo, caso você concorde.

17 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Banco de dados Nesta parte, informe as informações corretamente. O servidor que você instalou (LAMP ou WAMP) já contém banco de dados do tipo MySQL. O nome do servidor, neste caso, é localhost, mas caso você tenha seu site hospedado em algum servidor, procure saber o nome do servidor fornecido por sua hospedagem. O usuário que você configurou no seu servidor LAMP ou WAMP, por padrão o usuário do MySQL é root. No campo senha, informe a senha do seu MySQL. E, por ultimo, informe o nome do seu banco de dados, caso você não tenha, o Joomla! criará automáticamente.

18 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Instalação - Configuração FTP Configuração FTP A instalação local não requer a configuração ftp, portanto mantenha a opção não e clique no botão próximo. Caso você queria instalar o ftp, insira as informações corretamente.

19 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Instalação - Configurações Gerais Configurações Gerais Nesta tela conforme abaixo, vamos informar o nome do site, senha de acesso a área de administração, do super administrador e se você quer um template padrão e de exemplo o site com conteúdo previamente preenchido(recomendado inicialmente).

20 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Instalação - Fim Fim Depois de tudo configurado, aparecerá uma mensagem pedindo para você remover a pasta installation. Remova e a pasta que está dentro da sua pasta do seu site (/var/www/meusite) e você estará habilitado para acessaer o seu site. Acesse localhost/meusite e veja seu site.

21 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Barra de Menu Barra de menus do Joomla! A barra de menus do Joomla! permite você criar novos menus, criar novos itens de menus, relacionar cada item de menu a um módulo, a um ou mais artigos, a restrigir itens de menu a um grupo de usuário e etc. A figura acima mostra alguns detalhes da barra de menu.

22 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Barra de Ferramentas Barra de Ferramentas A barra de ferramentas é um grande suporte se tratando de Joomla!. Ela oferece opções de editar, salvar, criar algo novo, deletar, arquivar e etc. Ela pode ser implementada em componentes, módulos e possui as funções mais importantes de um componente ou módulo com interface administrativa. A figura acima representa a mesma.

23 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Painel de Controle Painel de Controle O painel de controle funciona como um atalho onde algumas das principais funções relacionados ao backend do Joomla!. É possível também observar os usuários logados, os ultimos artigos postados, entre outras coisas.

24 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Figura: Gerenciador de Usuários Gerenciador de usuários Como o próprio o nome diz, permite gerênciar usuários. De que forma? Através dele é possível selecionar que tipo de usuário aquela pessoa pode ser, pode bloquear uma determinada pessoa, lista os usuários logados e suas ultimas visitas, pode mudar as informações de um usuário (nome, usuário, , senha e opção de receber ou não).

25 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Gerenciador de Mídias O gerenciador de mídia do Joomla! é um Sistema de Gestão Digital Asset pouco (DAM). Se você estiver gerenciando conteúdo, você vai precisar de um lugar para armazenar os arquivos. Os arquivos são todas as imagens, PDFs e tudo o que você decidir falar em seu conteúdo. Geralmente, esses ativos digitais consistem do arquivo e metadados adicionais. Neste caso, temos uma facilidade de usar ferramenta para gerenciar nossos arquivos, pois o gerenciador é fácil de aprender e parece bastante com um gerenciador de arquivos do seu computador.

26 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Configurações As configurações gerais tratam das três coisas, do seu site, do seu servidor e do seu sistema. Na opção do site, você encontrará as configurações do mesmo, como: deixar o site fora do ar e qual mensagem deve aparecer, nome do seu site, editor padrão, e algumas configurações de Meta Tag. Na parte do sistema, você encontra configurações como: pasta de log, configuração de usuário, configuração de mídia, serviçoes de web e etc. Por ultimo, na parte de servidor, encontra-se as configurações de pasta temporária, compressão GZIP, mensagem de error, hora e dia e configurações de FTP.

27 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Características e criando Módulos do Joomla! Criando Instalando Módulos Joomla! para Joomla! Barra de Menu Gerenciando Conteúdo/Páginas Como dito nos slides anteriores, o joomla oferece possibilidades de organização de artigos por sessões e categorias. Oferece também, seu próprio editor, alguns contendo código html, definições de fonte e etc. O gerenciador de artigo permite escolher quais artigos serão publicados e se será na página principal ou não, organizando na ordem escolhida. A criação de novas páginas é através do gerenciador de menu. Você cria um novo menu e relaciona ele com um ou mais artigo, podendo relacionar com uma categoria também, dependendo do tipo de menu.

28 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! O que e criando são Módulos, Componentes Criando Módulos e Plugins? para Instalando Joomla! Extensõ Agenda 1 Introdução 2 Conhecendo o Joomla! 3 Administrando extensões Joomla! e criando Módulos 4 Criando Módulos para Joomla!

29 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! O que e criando são Módulos, Componentes Criando Módulos e Plugins? para Instalando Joomla! Extensõ O que são Módulos? Um módulo é uma pequena extensão de um página. No gerenciador de conteúdos Joomla!, módulos são capazes de interagir com usuário e, geralmente, localizam-se nas laterais de um template. O que são Componentes? O sistema de gerenciamento de conteúdo Joomla! aceita vários tipos de extensão. Um deles, são chamados de componentes, que funcionam como aplicativos que podem ser rodados, normalmente, dentro da parte central da página. O que são Plugins? Os Plugins são scripts PHP, que quando marcadores em um determinado texto, página, executam uma determinada ação.

30 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! O que e criando são Módulos, Componentes Criando Módulos e Plugins? para Instalando Joomla! Extensõ Primeiro passo Para poder Instalar/Desinstalar uma extensão do Joomla! é necessário primeiro logar-se no Backend, ou seja, a parte administrativa do site. Para isso acesse: seusite/administrator.

31 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! O que e criando são Módulos, Componentes Criando Módulos e Plugins? para Instalando Joomla! Extensõ Segundo passo Clique em Extensions, logo após Install/Unistall.

32 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! O que e criando são Módulos, Componentes Criando Módulos e Plugins? para Instalando Joomla! Extensõ Último passo Agora clique em Escolher arquivo e selecione a extensão desejada. Após isso, clique em Upload File & Install. Lembre-se: O pacote para ser instalado deve estar zipado e deve conter o arquivo.xml

33 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! O que e criando são Módulos, Componentes Criando Módulos e Plugins? para Instalando Joomla! Extensõ Gerenciando Extensões do Joomla! Para gerenciar módulos ou plugins, acesse o menu Extensions e selecione a extensão desejada(module Manager: Módulos, Plugin Manager: Plugins). Caso queira gerenciar Componentes clique no menu Components.

34 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! O que e criando são Módulos, Componentes Criando Módulos e Plugins? para Instalando Joomla! Extensõ Após ter acessado o gerenciador de módulos, componentes, ou plugins, é possivel alterar as propriedades dos mesmos. Tais como: habilitar/desabilitar, alterar o nível de acesso dos usuários, ordem dos módulos, etc.

35 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Agenda 1 Introdução 2 Conhecendo o Joomla! 3 Administrando extensões Joomla! e criando Módulos 4 Criando Módulos para Joomla!

36 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Modelo MVC - Surgimento Com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas, torna-se relevante a separação entre os dados e a apresentação das aplicações. Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout. Esse padrão resolve este problema através da separação das tarefas de acesso aos dados e lógica de negócio, lógica de apresentação e de interação com o utilizador, introduzindo o controlador entre os dois. Com esta finalidade, surgiu o Modelo MVC.

37 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Model O modelo(model) é usado para definir e gerenciar o domínio da informação, como acesso ao banco de dados, e notificar observadores sobre mudanças nos dados. View A visão(view) é responsável pelo layout, ou seja, apresenta o modelo num formato adequado ao usuário. Controller O controlador(controller) recebe a entrada de dados e inicia a resposta ao utilizador ao invocar objetos do modelo, e por fim uma visão baseada na entrada. Ele também é responsável pela validação e filtragem da entrada de dados.

38 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Figura: Imagem retirada do link img.vivaolinux.com.br. Acessado em 24/01/2012.

39 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Estrutura de Arquivos De acordo com o modelo padrão, há, pelo menos, quatro arquivos básicos utilizados no desenvolvimento de módulos para Joomla! mod modulo.xml Este arquivo contém informações sobre o módulo(autor, data, descrição...). Ele também define os arquivos que precisam ser instalados pelo instalador do Joomla! e especifica os parâmetros de configuração do módulo. helper.php Este arquivo, geralmente, contém os métodos de conexão, busca e inserção de informações no Banco de Dados.

40 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! mod modulo.php Incluir o arquivo helper.php, que contém a classe responsável por fazer conexão, busca, etc. com o Banco de Dados. require_once(dirname( FILE ).DS. helper.php ); Chamar métodos da classe helper que são necessários para obter os dados. Incluir o template para apresentar o resultado. tmpl/default.php Este é a view(visão/template) do módulo. Este arquivo utiliza os dados coletados por mod modulo.php e gera o HTML que deve ser mostrado na página.

41 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Figura: Representação da Estrutura de Arquivos de um módulo Joomla!

42 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Figura: Representação do arquivo mod_modulo.xml

43 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Figura: Classe helper contendo apenas o método getola($params)

44 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Figura: Representação do arquivo mod_modulo.php Observe que para chamar o método do helper, é necessário digitar modmodulohelper::getola( $params )

45 Introdução Conhecendo o Joomla! Administrando extensões Joomla! Modeloe criando MVC Módulos -Criando Estrutura Módulos de Arquivos para Joomla! Figura: Representação do arquivo default.php É importante ressaltar que este arquivo possui o mesmo escopo que o arquivo mod_modulo.php, portanto a variável $ola pode ser definida no outro arquivo. Agora, basta zipar todos os arquivos, e pronto! Seu módulo estará funcionando perfeitamente.

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento

* Técnicas Avançadas. Desenvolvimento de SOFTWARES. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Técnicas Avançadas Desenvolvimento de SOFTWARES Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com Joomla e Magento * Tópicos Sistema de Gerenciamento de Conteúdo CMS. Fron-end Back-end Instalando Site e Lojas

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Consultoria sobre Joomla!

Consultoria sobre Joomla! Consultoria sobre Joomla! Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Desenvolvendo Websites com Joomla. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br

Desenvolvendo Websites com Joomla. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br Desenvolvendo Websites com Joomla Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br Currículo Meu nome: Breno Leonardo G. de M. Araújo Formação: Bacharel em Sistemas de

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em

Utilizaremos a última versão estável do Joomla (Versão 2.5.4), lançada em 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Joomla! para iniciantes. Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga

Joomla! para iniciantes. Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga Joomla! para iniciantes Djonatan Buss Jerônimo Medina Madruga Sempre teve vontade de fazer seu site? Fica na dúvida de qual tecnologia utilizar? Quer uma abordagem mais profissional do que aquele site

Leia mais

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 -

5 O Joomla: Web Apache Banco de Dados MySQL http://www.joomla.org/ - 55 - 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Oficina Joomla. Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes

Oficina Joomla. Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes Oficina Joomla Prof. M.Sc. Marcos Roberto de Moraes Joomla Sistema gratuito para criação de websites. Projeto de código aberto, que, como a maioria dos demais projetos, está em constante desenvolvimento;

Leia mais

Módulo e-rede VirtueMart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede VirtueMart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede VirtueMart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Permissões 4 4.2 Instalação e ativação

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms.

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms. Módulo 1 Configuração de Cursos Robson Santos da Silva Ms. Olá! Estamos iniciando o Módulo 1. Nele, aprenderemos a configurar um novo curso no MOODLE. Além disso, identificaremos os dispositivos e ferramentas

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

WampServer. O ícone do mesmo aparecerá no rodapé do monitor, próximo ao. Language => portuguese.

WampServer. O ícone do mesmo aparecerá no rodapé do monitor, próximo ao. Language => portuguese. 5 O Joomla: O Joomla (pronuncia-se djumla ) é um Sistema de Gestão de Conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Módulo e-rede VirtueMart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede VirtueMart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede VirtueMart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Permissões 4 4.2 Instalação

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Trabalho de Sistema de Informações. Instalação e configuração aplicativo Ocomon

Trabalho de Sistema de Informações. Instalação e configuração aplicativo Ocomon Trabalho de Sistema de Informações Aluno: Paulo Roberto Carvalho da Silva Instalação e configuração aplicativo Ocomon O trabalho tem como objetivo o estudo de caso,a instalação, configuração e funcionamento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Construindo sítios profissionais com Mambo

Construindo sítios profissionais com Mambo 23/09/06 Construindo sítios profissionais com Mambo Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org 1 Sumário Software Livre Conceitos de CMS Mambo Configuração do Mambo Novidades Referências 2 O que é software

Leia mais

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação do

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira

Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira Minicurso Desenvolvimento WEB com alta produtividade com CMS Joomla! Prof. Ms. Paloma Maira de Oliveira JOOMLA O que é Joomla CMS? O Joomla é um Sistema de Administração de conteúdos (CMS Content Manager

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede OpenCart v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede OpenCart v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados ÍNDICE 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 vqmod 4 4.2 Instalação e ativação

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Instalação do Wordpress. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

Instalação do Wordpress. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Instalação do Wordpress Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Download Acesse o site Brasileiro do Wordpress http://br.wordpress.org/

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS Este tutorial foi desenvolvido pelos analistas Hézio Silva e José Mendes pertencentes ao quadro de TI do Banco da Amazônia S/A, sediado em Belém-Pa e

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

BACKUP ONLINE LINHA OFFICE

BACKUP ONLINE LINHA OFFICE BACKUP ONLINE LINHA OFFICE Índice 1. INFORMAÇÕES INICIAIS... 03 2. REQUISITOS PARA FUNCIONAMENTO... 03 2.1. CONFIGURAÇÕES DE REDE... 03 2.2 INSTALAÇÃO DOTNET... 03 3. ROTINA DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP ONLINE...

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Manual do Sistema "Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line" Editorial Brazil Informatica I Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel)

Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel) 1 Instalação do Eiche Hotel ONLINE (cpanel) Modo de instalação: ONLINE Acesso: Internet Sistema: CPANEL Banco de dados: MySQL É possível instalar o Eiche Hotel diretamente na internet, o processo é idêntico

Leia mais

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows.

WampServer. Instalação do WampServer. Nota: Essas instruções são baseadas em uma instalação para o sistema operacional Windows. WampServer Para configurar o WordPress e o Joomla!, você precisa ter um servidor Web e um banco de dados instalado. A maneira mais fácil de configurar um servidor web e um banco de dados no seu computador

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS... 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO... 08 3.1Tipos de Documentos... 08 3.2 Relações entre Documentos... 10 3.3 OCR... 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS... 13 5 GERANDO

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client

2.0.0.X. Storage Client. TecnoSpeed. Tecnologia da Informação. Manual do Storage Client 2.0.0.X TecnoSpeed Tecnologia da Informação Storage Client Manual do Storage Client 1 Conteúdo 1. Apresentação... 3 1.1. Apresentação do Produto... 3 1.2. Sobre este Manual... 3 2. Sobre o Storage Client...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

Introdução a Banco de Dados

Introdução a Banco de Dados Introdução a Banco de Dados Ricardo Henrique Tassi - Departamento de Replicação Índice 1- Introdução... 03 2- Quais são os bancos de dados mais conhecidos hoje em dia...04 3- Quais são os tipos de banco...05

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Construção Páginas de Internet

Construção Páginas de Internet Construção Páginas de Internet Definir um Site no Frontpage Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Saber o que são os metadados do Frontpage; Distinguir entre Sites

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO Versão: BETA Última atualização: 24/06/2012 Índice O sistema de banco de imagens 03 Pesquisa de fotos 04 Pautas e eventos 08 Cadastro de fotos 09 Edição e indexação

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO 1 AULA SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! ROTEIRO PRÉ-REQUISITOS 1 INTRODUÇÃO 2 DISTRIBUIÇÕES LINUX 3 AJUDA PARA ESCOLHER SUA DISTRIBUIÇÃO LINUX 4 DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

Considerações a serem feitas antes da implantação.

Considerações a serem feitas antes da implantação. Multi-Loja Objetivo O objetivo deste documento é demonstrar o conceito de Multi-loja utilizando o Sismoura. É uma ferramenta que permite a comunicação entre as empresas, possibilitando assim que a matriz

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Evandro sistemas comerciais e web.

Evandro sistemas comerciais e web. Evandro sistemas comerciais e web. Sistema de Gerenciamento Comercial. Contatos: Site: www.evandropf.ubbi.com.br e-mail: acraseado@yahoo.com.br msn: evanf@bol.com.br Tel. (19)9212-7827 O Sistema Este sistema

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP Versão 1.0.0 Copyright TIM 2014 http://timprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 2.1 Instalação do TIM PROTECT

Leia mais

Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL. Prof. MSc.

Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL. Prof. MSc. Programação para Internet Orientada a Objetos com PHP & MySQL Instalando e configurando um ambiente de ferramentas PHP e MySQL Prof. MSc. Hugo Souza Na última aula falamos um pouco sobre as ferramentas

Leia mais