Vivo Construtor de Site

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vivo Construtor de Site"

Transcrição

1

2 Conteúdo 1. Introdução 2 2. Visão geral do aplicativo on-line Vivo Construtor de Site 3 3. Site 5 Adicionar uma nova página ou pasta 5 Editar páginas 5 4. Imagens 6 5. Tema 8 Modelos 8 Cores 8 Fundo 8 Fontes 8 6. Adicionar Conteúdo 9 7. Gerenciar 10 Status do site 10 Perfil 10 Mapeamento de domínio 10 Favicon 10 Analytics 10 SEO 10 Redirecionamentos 10 Restaurar 11 Álbuns de imagens 11

3 1. Introdução Vivo Construtor de Site permite criar e editar páginas web de forma simples mediante um aplicativo online. O produto inclui tudo o que você precisa para contar com uma presença completa na Internet: - domínio de internet próprio (a escolher entre:.com.br,.com,.net,.org,), - plataforma online para criação e edição do site, A plataforma online é intuitiva e fácil de usar: você não precisa ter nenhum conhecimento de programação, nem noções de design, nem fazer upload de conteúdo via FTP, etc. Basta escolher uma página de design, preenchê-la com os conteúdos que você deseja mostrar e publicá-la. As páginas criadas com o Vivo Construtor de Site adaptam-se a qualquer dispositivo (PC, Tablets e Smartphones) sem necessidade de nenhum passo extra. - hospedagem (hosting) da página web, - e contas de profissional.

4 2. Visão geral do aplicativo online Vivo Construtor de Site Vivo Construtor de Site 4 A plataforma online do Vivo Construtor de Site dividi-se em quatro áreas: 3 1. Barra lateral de funcionalidades principais: Permitem o acesso às diferentes funções do aplicativo. Cada uma destas são explicadas em detalhes nas seções 3, 4, 5 e 7 deste documento Barra lateral contextual: Mostra informação sobre a funcionalidade ou o conteúdo que selecionamos. 3. Área central: Mostra o conteúdo da página web. Dependendo da funcionalidade selecionada, pode mostrar os designs de página disponíveis, a interface de criação de páginas e as opções de configuração.

5 2. Visão geral do aplicativo online Vivo Construtor de Site Vivo Construtor de Site 4. Barra superior a. Adicionar conteúdo: Exibe uma janela com os diferentes tipos de conteúdo que podemos adicionar à nossa página web. Para adicionar conteúdo, basta clicar com o mouse sobre o tipo de conteúdo (widget) que você deseja adicionar, e arrastá-lo até a posição desejada. A linha azul indica onde se situará e quanto espaço o conteúdo ocupará. Smartphone ou Tablet. Também permite editar o conteúdo de qualquer das visualizações. f. Mostrar: Os conteúdos do cabeçalho e pé de página podem ser ocultados selecionando Ocultar widget de repetição no menu contextual lateral. Quando houver conteúdos ocultos, b. Editar/Visualizar: Ao mudar o modo Editar para o modo Visualizar, a barra lateral é ocultada e a página web é mostrada tal como seria visualizada online. c. Visualização em dispositivos: Permite ver a página web com o aspecto que terá ao ser acessada de um computador, um Tablet ou Smartphone. Na visualização Smartphone e Tablet, você pode mudar a orientação do dispositivo clicando de novo sobre o ícone do d. Publicar: Publica a página web no domínio associado. e. Colar conteúdo: Este ícone azul só aparecerá quando clicarmos em copiar um conteúdo (ícone no canto superior esquerdo dos conteúdos adicionados à web). Para colá-lo, bastar arrastar o ícone azul à web como qualquer outro conteúdo. aparecerá este botão azul que permite pré-visualizar esses conteúdos ocultos. g. Desfazer / Refazer: Permite desfazer a última ação ou refazê-la

6 3. Site Esta funcionalidade permite adicionar e editar o conteúdo de sua página web. Ao clicar em Site, na barra lateral contextual aparecerão as páginas ou seleções criadas na página web (ex. Início, Contato, Serviços, etc.). Estas seções podem ser agrupadas em pastas, que são mostradas como abas desdobráveis no menu de navegação da página web. Adicionar uma nova página ou pasta Para adicionar uma página ou uma pasta, é necessário clicar em Adicionar página / pasta, escolher se é uma página ou uma pasta, introduzir o título e escolher uma estrutura predefinida dependendo do tipo de página que se queira criar (é totalmente editável posteriormente). Selecionando o Tipo de página Duplicar, você cria uma página nova idêntica à que estava selecionada.

7 Editar páginas Para editar as característica gerais de uma página, é necessário clicar na roda dentada à direita do título da página na barra lateral contextual do Site. Serão exibidas uma série de campos e opções relativas à página para editar: - Título da página - URL da página - Título do SEO - Palavras-chave - Descrição (informação visível para buscadores) - Opção Escondido da navegação (não exibir a página no menu de navegação) - Opção Usar como página principal - Incluí-la em outra pasta - Marcá-la como ativa ou nativa (pública ou não) - Incluir Scripts na página - Excluir definitivamente a página

8 4. Imagens Ao acessar a funcionalidade de Imagens, exibe-se o botão de Adicionar imagens e, se houver, as imagens que foram subidas no aplicativo. Aqui podem-se adicionar novas imagens, editá-las e incluí-las na página web arrastando-as à localização desejada. Para carregar novas imagens, é preciso clicar no botão que se encontra na parte superior da barra lateral da seção Imagens. Uma nova janela será aberta para importar as imagens do computador do usuário, ou da base de dados de imagens de Vivo Construtor de Site.

9 4. Imagens Para usar o editor on-line de imagens, basta clicar no ícone que aparece na parte superior da imagem ao selecioná-la, tanto na barra lateral como na área central do conteúdo. As imagens editadas são guardadas como uma imagem nova, de forma que a imagem original se mantém. Para incluir imagem na página, basta arrastá-la da barra lateral até a localização desejada.

10 5. Tema Na funcionalidade Tema, podem-se mudar os Designs de página (modelos), as cores, o fundo e as fontes (tipografia) da página web. Modelos Clicando em Ver os modelos, todos os modelos disponíveis são exibidos. Para pré-visualizar o conteúdo da web com um modelo determinado, basta clicar nele. Você pode selecionar visualização em PC, Tablet e Smartphone. Se você deseja experimentar outro modelo, basta clicar em Todos os modelos, em cima e à esquerda. Clicando em Usar o modelo, o modelo da web é alterado para o modelo selecionado, mantendo o conteúdo gerado até o momento. Cores Nesta seção é possível trocar entre as diferentes paletas de cores predefinidas para a web. Uma vez selecionada uma paleta de cores, pode-se mudar uma cor em concreto clicando na roda à direita de Alterar amostra. Cada uma das sete cores da paleta corresponde a um elemento da web. Esta correspondência depende do modelo escolhido. Fundo Nesta seção é possível mudar a cor do fundo da página. Fontes Nesta seção é possível mudar a tipografia de cada um dos tipos de texto: parágrafo, títulos, navegação, botões.

11 6. Adicionar Conteúdo Imagem: Insere um quadro de imagem que pode ser preenchido com uma imagem subida. P Normal: Insere um quadro de texto que pode ser editado com o conteúdo desejado. Cabeçalho 1: Insere um quadro de texto com estilo de cabeçalho (um Título). Mapa: Insere um mapa de Google Maps, centrado em um CEP ou em um endereço definido. Formulário: Insere um formulário de contato, que envia um ao endereço que você definir em Gerenciar->Perfil, com os dados facilitados pelo visitante da web. Botão me ligue: Insere um botão especial para que da versão móvel se possa telefonar automaticamente ao número facilitado clicando neste botão. Pessoal: Insere um cartão de LinkedIn pessoal (requer conta no LinkedIn). Negócios: Insere um cartão de LinkedIn da empresa (requer conta no LinkedIn) Formulário de cadastro: Similar a Formulário, mas não se inclui texto. Permite receber por os endereços de fornecidos pelos visitantes que queiram assinar sua newsletter. Twitter: Insere os últimos comentários da conta de Twitter indicada. Tweet: Insere um botão para adicionar diretamente uma entrada para Twitter. Facebook: Insere um botão de Curtir. Botão: Insere um botão que pode vincular a uma página, interna ou a um Divisor: Insere uma linha horizontal na web (para separar seções). Espaço: Insere um espaço em branco na web (para separar seções). Colunas: Divide uma zona da página web na quantidade de colunas indicadas (2, 3 ou 4). Uma vez escolhido o número de colunas, este não pode ser alterado. Pode-se alterar o tamanho de cada uma das colunas na barra lateral contextual. As colunas serão mostradas como filas se a tela do dispositivo (Smartphone) não for suficientemente larga. Incorporar: Insere código em HTML. Este conteúdo é analisado com um software de segurança, e está compartimentado, por isso não afeta ao resto do conteúdo. YouTube: Insere um vídeo do YouTube. Carrossel: Mostra as imagens do usuário em um carrossel. Pode-se definir o efeito de transição entre imagens, o tempo de exposição de cada uma, os botões, etc. Galeria de imagens: Mostra as imagens do usuário em uma galeria. Dropbox: Insere uma ligação com Dropbox para poder baixar um arquivo (requer uma conta de Dropbox).

12 7. Gerenciar Nesta seção configura-se a informação da página web. Status do site Você pode administrar a visibilidade do site, de forma que não esteja visível na Internet quando desejar. Também pode-se selecionar o domínio principal sobre o que se publica a web. O resto dos domínios vinculados redirecionarão a este. Perfil Aqui é possível incluir a informação principal para mostrar na web, como o Logo, o título da Web, descrição da empresa, e outros dados de contato que aparecem na página de contato. Todos esses dados são modificáveis depois editando o Site. Mapeamento de domínio São exibidos os domínios a partir dos quais se pode acessar ao site criado com Construtor de Site. É possível inserir domínios adicionais que se tenham (e sobre os que se tenha administração da zona DNS) clicando em Mapear um domínio e seguindo as instruções. Para eliminar um Mapeamento de domínio, basta clicar em Opções e em Eliminar mapeamento. Favicon Um Favicon é uma pequena imagem que aparece junto ao endereço web na barra de endereço de alguns navegadores. Para personalizar esta imagem, basta arrastá-la até o espaço indicado ou clicar em escolha uma imagem e selecioná-la. Esta imagem tem que ter formato.ico

13 7. Gerenciar Analytics Se você tem uma conta de Google Analytics, pode inserir o ID de Rastreamento nesta área. SEO Nesta área é possível introduzir informação relevante para os buscadores. Esta informação é a que os buscadores mostrarão quando a web criada aparecer depois de busca. Recomeçar Clicando no botão vermelho Recomeçar, todos os conteúdos criados na página web são apagados. Atenção: Esta ação não poderá ser desfeita e você perderá todos seus conteúdos. Álbuns de imagens As imagens subidas podem ser agrupadas em álbuns. Aqui você pode administrar as imagens, os álbuns e suas características. Redirecionamentos Clicando em Novo, pode-se criar redirecionamentos internos. Ex., se a web criada for e foi criada uma seção que é www. meusite.com.br/nos, pode-se criar um redirecionamento de forma que www. meusite.com.br/contato redirecione também a O tipo de redireção (301 e 302) é a mensagem que o servidor envia ao navegador para redirecionar.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS DE WEBSITES WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 Versão 2.8.5 Julho de 2017

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

Catálogo BloguesEDU Apoio

Catálogo BloguesEDU Apoio Apoio Tutorial Novo Blogger 1 Neste tutorial, iremos apoiá-lo ao longo do processo de construção e personalização de um blogue com o novo layout da ferramenta Blogger (http://www.blogger.com ) à qual pode

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Newsletters - NWT Versão 1.15 Última revisão: 12/03/2018 2018 Versão: 1.15 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Manual do Usuário Webmail SoftSul

Manual do Usuário Webmail SoftSul Manual do Usuário Webmail SoftSul 2 Índice Interface Geral do Webmail 03 Caixa de entrada 04 Opções de apresentação e filtro 05 Os e-mails nos seus estados 06 Marcar um e-mail 07 Acesso a Configurações

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

MANUAL DOMÍNIO WEBSITES

MANUAL DOMÍNIO WEBSITES MANUAL DOMÍNIO WEBSITES Versão 1.0.3.01 Dezembro de 2016 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS DO CEFET/RJ. Manual

SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS DO CEFET/RJ. Manual SISTEMA DE GESTÃO DE PROJETOS DO CEFET/RJ Manual Índice 1 Introdução... 4 2 Acesso ao sistema... 4 3 Projetos... 5 3.1 Criando um projeto... 6 3.2 Editando um projeto... 7 3.3 Concluindo um projeto...

Leia mais

Sumário. 1- Notícias. 1.1 Publicando uma nova notícia Blocos de edição

Sumário. 1- Notícias. 1.1 Publicando uma nova notícia Blocos de edição O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Envios. Landing. Pages

Envios. Landing. Pages Envios Landing Pages O módulo de landing pages permite a criação de páginas para captação de novos contatos, totalmente integrado à sua lista de contatos. Desta forma, é possível captar novos contatos

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Tutorial para Usuários Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o campo login (com

Leia mais

Como criar usuários do Painel

Como criar usuários do Painel Como alterar a Usuário? - FEC39 Senha do Caminho: Meus Dados>Mudar Senha Referência: FEC39 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar a senha do usuário logado no Painel administrativo

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0

WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS DE WEBSITES WordPress Institucional UFPel Manual do tema UFPel 2.0 Versão 2.9 Janeiro de 2018

Leia mais

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Sumário ANBIMA Drive... 3 Compartilhamento... 3 Arquivo com usuário interno... 3 Pasta com usuário interno... 5 Arquivo

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Manual realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Manual Webmail UFMS Índice 1- Acesso ao Webmail...3 2- Tela inicial...4

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um design

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4149 - Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do Dreamweaver CS5...23 1.2. Área de Trabalho...23 1.2.1. Tela de Boas-vindas...24 1.2.2.

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL PIKTOCHART: Criando infográficos Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um infográfico

Leia mais

Equipe de Produção Coordenação de Produção do Material Pedagógico Avante Brasil Informática e Treinamentos Ltda.

Equipe de Produção Coordenação de Produção do Material Pedagógico Avante Brasil Informática e Treinamentos Ltda. Equipe de Produção Coordenação de Produção do Material Pedagógico Avante Brasil Informática e Treinamentos Ltda. Diretor de Planejamento Carlos Henrique Ferraz de Vasconcelos Diretor Comercial Rômulo Moura

Leia mais

Data4Company Guia ra pido do Portal WEB

Data4Company Guia ra pido do Portal WEB Data4Company Guia ra pido do Portal WEB Acessar o portal 1. Acesse o endereço do Data4Company e informe o ambiente, usuário e sua senha. 2. Essa é a tela inicial. Nessa tela aparecem os dados sobre os

Leia mais

Google Drive Formulários

Google Drive Formulários Google Drive Formulários Sumário Formulário de pesquisa com o Google Drive... 3 Criando o formulário... 3 Criando as perguntas... 4 Configurando a página de confirmação... 9 Adicionando conteúdo multimídia

Leia mais

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017 Manual do Usuário Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Versão 3 19/05/2017 Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód.4149 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver 1.1. Novidades do Dreamweaver

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5232 - Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 1.1. Novidades do Dreamweaver CS6... 23 1.2. Área de Trabalho... 24 1.2.1. Tela de Boas-vindas...

Leia mais

Envios. Drag and Drop

Envios. Drag and Drop Envios Editor Drag and Drop O Editor Drag and Drop facilita a tarefa de criar o layout de sua mensagem. Pensado para possibilitar o máximo de liberdade criativa, basta arrastar e soltar os múltiplos módulos

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para efetuar configurações referentes ao tema do ecommerce.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para efetuar configurações referentes ao tema do ecommerce. Caminho: Extensões> Módulos>Futura Painel Administrativo Tema Referência: FEC24 Versão: 2017.08.28 Como Funciona: Esta tela é utilizada para efetuar configurações referentes ao tema do ecommerce. Para isso,

Leia mais

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016

COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 COLABORATIVO Ver 1 01 de Dezembro de 2016 Menu Colaborativo O CRM Senior prioriza o fluxo da informação na organização, onde possui agenda corporativa dos usuários, tarefas, eventos, recados e consulta

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS Versão 1.1 26/09/2016

Leia mais

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário A nova ferramenta de animação de imagens do INPE/CPTEC/DSA é acessível por qualquer

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Sumário. Página 2 de 22

Sumário. Página 2 de 22 Manual de utilização das melhorias do webaula E- commerce - 22/05/2014 Sumário 1. Introdução... 3 2. Painel de Acessibilidade... 4 2.1. Alto contraste... 4 2.2. Tamanho de letras... 5 2.3. Atalhos do teclado...

Leia mais

Parte I. Tela inicial

Parte I. Tela inicial Manual do Usuário Índice Parte I Tela inicial Parte II Visão geral das ferramentas de navegação Ferramenta de zoom automático Ferramenta de zoom in e zoom out com escolha de centro Ferramenta de zoom window

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário Monitor Intelicon Sistema de Atendimento Telefônico Automático Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 :: Del Grande Comércio e Representações Ltda :: Todos os direitos

Leia mais

Associação Distrito Múltiplo LEO L D MANUAL DO USUÁRIO CLUBES

Associação Distrito Múltiplo LEO L D MANUAL DO USUÁRIO CLUBES Associação Distrito Múltiplo LEO L D MANUAL DO USUÁRIO CLUBES MANUAL DO USUÁRIO CLUBES eleo Sistema para gestão de Clubes e Distritos LEO Associação Distrito Múltiplo LEO L D O presente manual tem por

Leia mais

MANUAL DE USO. Área Administrativa do Site

MANUAL DE USO. Área Administrativa do Site MANUAL DE USO Área Administrativa do Site Rua Buarque de Macedo, 748/203 São Geraldo - Porto Alegre/RS Fone: (51) 3028-8085 Email: dynamika@dynamika.com.br Consulte chamados técnicos pelo site www.dynamika.com.br

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S

SUBIR LISTAS DE  S SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para realizar seus envios pela All In Mail é necessário que você possua sua lista de contatos cadastrada em nosso sistema. Para

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão Gráficos Imagens Editando Imagens - Removendo o plano de fundo Videos e Audios Temas para Apresentação Exercício de Fixação

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

aplicativo: Índice Situação: 20/06/2017

aplicativo: Índice Situação: 20/06/2017 A instrução aplicativo: passo a passo para o Com o presente aplicativo podem ser utilizados ebooks no formato "Adobe Digital Editions epub" e "Adobe Digital Editions PDF", eaudios como stream e download

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

Este Guia fornece uma visão sobre o menu parâmetros, o qual contém as principais informações de configuração do site. Versão

Este Guia fornece uma visão sobre o menu parâmetros, o qual contém as principais informações de configuração do site. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6 AULA 6 APRENDENDO SOBRE APARENCIAS O QUE É A APARENCIA NO WORDPRESS? CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Como o próprio nome já diz, aparência significa a cara do seu BLOG. Na aba aparência você terá inúmeras

Leia mais

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes CAMPUS VIRTUAL Manual de utilização Docentes CTM JANEIRO 2015 1. Objetivo do Documento 02 2. Acesso ao Campus Virtual 02 Acesso através do site ISCIA - iscia.edu.pt Acesso direto campus.iscia.edu.pt 3.

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Manual de instruções destinado à orientação quanto ao uso e configuração do sistema Construtor de Sites ÍNDICE Apresentação Geral Login... 03 Iniciando a Construção do Site... 04 Trabalhando

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Bolas e Auxílios Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3

Leia mais