No ano de 1929, o casal Joe McCoy e Lizzie Douglas gravou uma canção de blues cuja letra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "No ano de 1929, o casal Joe McCoy e Lizzie Douglas gravou uma canção de blues cuja letra"

Transcrição

1 When the Levee Breaks: A trajetória de uma gravação do microfone ao sampler Guillermo Tinoco S. Caceres ABSTRACT: From the standpoint of the recording of Memphis Minnie s When the Levee Breaks by Led Zeppelin, this article seeks to disclose how a 7 second drum loop taken from the introduction of the referred song has made its way into a number of successful recordings during the last three decades. Starting from the crafting of the original recording, the role of drum machines and samplers as music production tools are discussed, focusing on some of the new paradigms that arose when they first became commercially available during the dawn of the digital age in the early 1980 s. Based on the works by Greg Milner and Paul Théberge, this text is intended as an introduction to recent music technology history in mass recording contexts. No ano de 1929, o casal Joe McCoy e Lizzie Douglas gravou uma canção de blues cuja letra fazia alusão aos eventos da Grande Cheia do Missisipi, ocorrida dois anos antes, em Lizzie Douglas, sob a alcunha artística de Memphis Minnie, viria a se tornar a única mulher a obter projeção entre os grandes nomes do blues norte-americano. Seu talento como cantora, instrumentista e compositora gerou um legado de gravações cuja influência pode ser constatada pelas diversas versões e reinterpretações de suas canções por outros artistas. No que talvez seja o caso mais conhecido, a canção em questão, When the Levee Breaks 1, foi escolhida por Robert Plant e Jimmy Page 2 para integrar o repertório como última faixa do quarto álbum do Led Zeppelin, lançado em 8 de novembro de Com mais de 30 milhões de cópias vendidas ao longo de 40 anos desde seu lançamento, o álbum Led Zeppelin IV se tornou um dos maiores ícones da indústria cultural do século XX, incluindo canções icônicas para o rock como Stairway to Heaven e Black Dog. Na versão do Led Zeppelin, o arranjo de When the Levee Breaks alcançou proporções quase apoteóticas, introduzido por dois compassos preenchidos apenas com a célula rítmica da bateria de John Bonham. Esse exato fragmento, com duração inferior a oito segundos, passou a representar para as gerações seguintes 1 2 A gravação original pode ser acessada pelo link Minnie- When_Levee_Breaks/Kansas_Joe_and_Memphis_Minnie-When_the_Levee_Breaks.mp3 Jimmy Page é um ávido colecionador de discos e fluente apreciador de gravações do blues americano, como fica claro através do documentário It Might Get Loud (2008), de Davis Guggenheim, onde ao longo de diversos trechos fala sobre a influência que o blues exerceu em sua formação como instrumentista.

2 algo como a epítome da sonoridade e do estilo de John Bonham, uma referência de som de bateria ideal para músicos e engenheiros de gravação e, com o advento dos samplers, tornou-se um dos loops de bateria mais copiados de todos os tempos. Através da análise da trajetória desse fragmento de gravação, o presente artigo tem como foco iniciar uma reflexão, levantando questionamentos sobre as motivações de produtores e músicos na apropriação desse fragmento através do sampling, e discutindo alguns resultados decorrentes dessa prática. A gênese de uma gravação Assim como as demais canções do álbum, When the Levee Breaks foi gravada ao longo de 1970 em Headley Grange, uma residência privada de três andares em estilo vitoriano, localizada em Headley, região rural 60 km a sudoeste de Londres. A incomum escolha de um local que não fosse um estúdio convencional proporcionaria uma experiência imersiva de gravação, onde os integrantes do grupo viveriam e trabalhariam juntos, sem que seu processo criativo sofresse a interferência dos deslocamentos e demais distrações de uma grande cidade. Ao contrário dos dias atuais, onde até mesmo os mais improváveis espaços podem ser convertidos em homestudios mediante a utilização de um computador com uma interface de áudio e um software de gravação com alguns plugins, a ideia de transformar a residência em local de gravação apenas foi viabilizada na época pelo empréstimo de um estúdio móvel, cedido pelos Rolling Stones. O Rolling Stones Mobile Studios era um caminhão com o compartimento de carga adaptado para abrigar equipamentos de gravação que incluía desde um gravador multipistas de oito canais até um console de gravação projetado por Dick Swettenham, da Helios Electronics 3. Com um sistema de gravação de primeira linha à mão, o engenheiro de gravação Andy Johns não estava mais restrito ao espaço de um estúdio, e deveria partir para o experimentalismo a fim de encontrar 3 A Helios Electronics, juntamente com as empresas Neve e Trident, representam o ápice da engenharia de áudio britânica da época. Seus consoles de gravação imprimiam certa identidade sonora através de seus componentes eletrônicos que permaneceu associada com gravações hoje consideradas clássicas do rock. Algumas tentativas foram feitas por desenvolvedores de software para replicar a sonoridade desses consoles em plugins, como o fez por exemplo a Universal Audio, empresa americana que lançou em 2009 um plugin VST que simula um módulo do console Helios, com o intuito de explorar comercialmente o legado de uma sonoridade. Consulte:

3 alternativas para a microfonação dos instrumentos da banda em ambientes que não haviam sido acusticamente projetados para gravações musicais. Dentre os mais diversos espaços acústicos disponíveis na casa, foi o hall de entrada da mansão de Headley que daria início a uma das gravações mais representativas da era digital que ainda haveria de nascer. O hall em questão era uma sala de área quadrada que possuía uma escadaria em madeira que subia em espiral junto às paredes até o terceiro andar da residência, com um generoso vão central vazado até o teto. Quase que por acaso, esse foi o espaço escolhido para gravação do kit de bateria de John Bonham para When the Levee Breaks. Para a captação, Andy se utilizou de um par de microfones Beyerdynamic M160, modelo que se caracteriza por utilizar transdutores de fita (ribbon), um tipo de transdutor que apresenta uma sonoridade diferenciada em sua resposta de transientes quando comparado a outros modelos de microfones condensadores mais comumente encontrados, o que influencia na eficiência da captação de ataques de instrumentos. Outra característica desse modelo é seu padrão de captação hipercardióide, que indica que o microfone possui sensibilidade suficiente para captação a alguns metros de distância da fonte sonora como o caso do hall de entrada. Os microfones foram posicionados nas escadarias, apontados para o kit de bateria a alguns metros de altura. O kit de bateria, por sua vez, foi posicionado no piso térreo, em meio ao vão central da escadaria, e também possuía algumas peculiaridades. John Bonham era conhecido por utilizar uma bateria Ludwig com peças de grandes diâmetros. Seu kit na época da gravação era composto de um um bumbo de 14 x26, tons de 10 x14 e 16 x16, um surdo de 16 x18 e uma caixa de metal de 6,5 x14, complementados por um conjunto de pratos Paiste e peles Remo 4. A distância da microfonação favoreceu a captação de um som com bastante reverberação. Milner (2009) destaca essa decisão como uma exceção à tendência da época, que era de isolar o máximo possível o som da bateria a fim de minimizar os chamados vazamentos, que ocorrem quando o microfone de uma da peça capta o som de outra peça e que tornam mais difícil para o 4 Trust Your Ears: the drum tech explorations of Jeff Ocheltree, DVD, directed by Hiroshi Noguchi, Tokyo: Rittor Music, Inc., 2004.

4 engenheiro esculpir a sonoridade desejada durante a etapa de mixagem. Além da reverberação natural da sala, Andy Johns revela ter se utilizado de compressão e de uma unidade de eco Binson Echorec, que causariam uma ilusão de ambiente ainda mais acentuada na gravação final 5. A julgar pelo tipo de sala, pelo instrumento, pelos equipamentos e pela distância da captação, entende-se que o produto final dessa gravação vem de uma complexa equação cujos elementos incluíam desde o estilo de execução particular de John Bonham, as características acústicas de suas peças de bateria interagindo com as reflexões da sala nos exatos pontos de captação dos microfones, as particularidades sonoras do microfone de fita, do compressor, do console Helios e do gravador multipista até, finalmente, considerar os ajustes técnicos realizados durante as etapas posteriores de mixagem e masterização. É possível se estender por vários parágrafos apenas enumerando outras possíveis alterações intencionais e não-intencionais que eventualmente tenham contribuído para o resultado final. Uma questão de (mais) memória A prática de utilizar samples de peças de bateria se tornaria, ao longo dos anos 1980, um meio para que músicos e engenheiros com poucos recursos pudessem usufruir da sonoridade de grandes estúdios e caros equipamentos, e talvez poupasse o trabalho e as condições lunares que a gravação de Levee Breaks parece ter exigido. Milner (2009) aponta que a busca por esse tipo de sonoridade refinada já ocorria desde os primeiros samplers comercialmente disponíveis como o E- mu Emulator 6, lançado em A memória desses equipamentos, no entanto, era um grande fator limitante: para manter acessíveis os custos de produção, o tempo máximo de gravação disponível demandava cuidados para a utilização de sons isolados com decay longo e não permitia sequer a utilização de um compasso inteiro de uma gravação de bateria. Apesar das limitações, ainda era 5 6 Andy Johns, (Entrevista disponibilizada como material extra de uma coleção de samples de sons de bateria da empresa Platinum Samples para o software BFD.), "Andy Johns Talks Drums & Engineering Video Part 2,"Vídeo, postado em 02 de abril de 2009, acessado em 3 de junho de 2012, MP2w3wbkpKY&t=3m41s. Emulator I: Overview, acessado em 02 de junho de 2012, E1Overview/e1overview.html

5 possível utilizar a memória de 128kb do Emulator para sons de curta duração, entre eles sons de percussão: When the Emulator first came out, it was like, 'Okay, sampling vocals, who cares? Let's sample some drums in there! ( ) As soon as you could sample anything, the first thing I said is, 'Where's that Zeppelin record let's sample that kick and snare. Let's get the freaking Levee Breaks kick and snare in there now, and let's see if we can figure out a way to sample it, truncate it, and use it. 7 Em 1983 era lançada no mercado norte-americano a Drumulator, uma bateria eletrônica fabricada pela E-mu Systems, mesma empresa responsável pelo E-mu Emulator. Um dos diferenciais da Drumulator era a utilização de amostras digitalizadas de instrumentos de percussão reais, que eram pré-gravados de fábrica em um banco de memória EPROM composto de 5 chips. Era, por definição um sample player. Tal princípio de geração de som a partir de amostras digitais colocou a Drumulator em um patamar onde rivalizava com apenas três outros modelos na época de seu lançamento: a Linn LM-1, a LinnDrum e a Oberheim DMX, dentre os quais a Drumulator era a única que custava menos de 1000 dólares. Sua faixa de preço mais baixa, aliada aos seus recursos de sequenciamento e sua qualidade sonora satisfatória para as exigências da época podem ser apontados como razões para sua popularidade, que permitiu que seus sons encontrassem lugar em muitas produções da música pop de diversas nacionalidades ao longo dos anos Um fator que pode passar despercebido à primeira vista é que a utilização de uma bateria eletrônica com amostras de sons reais por vezes permite uma maior flexibilidade de trabalho do que gravar uma bateria acústica em condições problemáticas, com microfones e equipamentos inadequados. A Drumulator, a exemplo de outros modelos de baterias eletrônicas, apresentava saídas de áudio individuais para seus sons, o que permitia aproveitar os recursos de um console de mixagem profissional como compressores, equalizadores e efeitos de ambiência. Por meio desses recursos, a sonoridade inicialmente robótica pode ser maquiada em resultados que muitas vezes satisfazem o estilo e o público-alvo de uma gravação comercial. Diante da popularização de baterias eletrônicas baseadas em memórias EPROM, logo 7 Greg Milner, Perfecting Sound Forever: An Aural History of Recorded Music (New York: Faber and Faber, 2009), 326.

6 surgiram empresas independentes especializadas na comercialização de modificações para os modelos mais requisitados. Uma dessas empresas foi a Digidrums, que se dedicou a produzir kits com chips EPROM para a Drumulator, que substituiriam os chips de fábrica e acrescentariam novas amostras de som digitalizadas ao equipamento. Ocorre que um desses kits, comercializado sob o nome de Digidrums Rock Drums 1, continha amostras de sons de bateria que se assemelham muito aos ataques individuais dos dois compassos da introdução de John Bonham em Levee Breaks, tanto que alguns músicos que utilizaram os chips ao longo dos anos 1980 referiam-se aos chips como os samples de John Bonham 8. Figura 1. Anúncio dos chips customizados produzidos pela Digidrums. 9 É possível que os primeiros usuários de samplers como o Emulator, durante suas tentativas de copiar os sons da bateria de John Bonham em seus equipamentos, tenham dado início a um tipo de demanda que foi identificada pelos programadores da Digidrums, e que os chips Rock Drums sejam uma resposta a isso. Sendo assim, é válido considerar que os chips realmente contivessem fragmentos da gravação de Levee Breaks. Algumas Drumulators equipadas com chips Rock Drums foram responsáveis pela seção rítmica de sucessos mundiais da música pop, como a canção Shout, 8 9 Robin Guthrie, guitarrista da banda Cocteau Twins, faz menção aos chips da Digidrums como sendo de John Bonham em uma de suas listas de equipamentos utilizados pela banda. Uma cópia da entrevista está disponível em Drumulator: Upgrades & Add Ons, acessado em 23 de maio de 2012, /DrumMachines/DrumulatorOverview/DrumulatorUpgrades/drumulatorupgrades.html

7 da banda inglesa Tears for Fears, em É interessante notar que isso ocorreu sem que os detentores dos direitos autorais sobre a gravação original se incomodassem em tomar ações jurídicas contra a Digidrums ou a E-mu ou pelo menos é o que aparenta, pela falta de menções durante a pesquisa para este artigo. Se tal fato for comprovado, virá apenas reforçar a fronteira cinzenta que é a atribuição de limites para a prática de sampling (Théberge, 1997, 238). Será que algum dia haverá um sistema eficiente que consiga identificar o autor de um fragmento gravado ou mesmo de um único timbre? Se houver, talvez possamos testemunhar uma nova dimensão de relações autorais sobre as gravações na era digital. Figura 2. À esquerda, visão traseira de uma Drumulator, revelando as saídas individuais. À direita, detalhe dos chips Rock Drums instalados na placa-mãe do equipamento. 10 Alguns anos mais tarde, a Digidrums iria mudar seu nome para Digidesign e lançar o Pro Tools, o todo-poderoso software de gravação, sequenciamento e edição de áudio que moldaria toda a produção musical a partir do final dos anos Dentre seus principais recursos está o Beat Detective, um módulo do software capaz de consertar automaticamente problemas de tempo em gravações de bateria 12. Talvez essa seja a maior ironia de nossa história: uma empresa que começou fazendo máquinas soarem como homens e que chega a nossos dias fazendo homens soarem como máquinas E-mu Drumulator Drum Machine, MIDI, and EPROMS Kits, acessado em 29 de maio de 2012, A Brief History of Pro Tools, acessado em 26 de maio de 2012, Pro Tools: Using Beat Detective, acessado em 29 de maio de 2012, articles/protoolsnotes.htm

8 O loop de Levee Breaks Em 1986, o grupo norte-americano de hip hop Beastie Boys emergiu no cenário comercial americano com seu álbum Licensed to Ill, produzido por Rick Rubin. O alvoroço sobre direitos autorais causado por esse álbum pode ser dimensionado já na primeira faixa, Rhymin & Stealin: a base rítmica era do início ao fim, uma repetição cíclica dos dois compassos da introdução de John Bonham, o chamado loop de Levee Breaks. Curiosamente, ao contrário do que as circunstâncias indicariam, não se tratava de um caso de sampling: o loop de Levee Breaks havia sido feito através de um loop de fita, técnica que parece ter sido diretamente herdada da musique concrète, como relata Adam Yauch: On Licensed to Ill, we didn't even have any samplers. So the stuff that's looped, we actually made tape loops. We'd record the 'When the Levee Breaks' beat onto a quarter-inch tape, and then we'd make a loop and that tape would spinning around the room, dangling on mic stands, going around in a big loop. And then, in order to layer that with something else, we'd have to actually sync it up, physically. Mas foi apenas uma questão de tempo: ao longo da metade da década de 1980, os custos de chips de memórias foram reduzidos ao mesmo tempo em que sua capacidade era ampliada. Com modelos como a E-mu Sp-1200 e Akai Mpc-60, surgiu uma nova categoria de samplers voltados não mais para amostras de instrumentos cromáticos, mas para a manipulação de loops de pequenos fragmentos de gravações. Ao longo do final da década de 1980 e início da década de 1990, o novo nicho de mercado estimulou a competição entre fabricantes como Akai, E-mu, Ensoniq, Roland, Yamaha e Kurzweil, cada um com sua linha de samplers que enumeravam vantagens e desvantagens entre si. A partir do caso dos Beastie Boys, é válido destacar que a demanda pela utilização de loops e samples por produtores da música pop em alguns casos antecedeu a disponibilização de equipamentos capazes de cumprir essas funções. Milner (2009) também faz essa consideração ao revelar que, em mais de uma ocasião, os desenvolvedores da E-mu Systems e da LinnDrum Alan Light, The Skills to Pay the Bills: The Story of the Beastie Boys (New York: Three Rivers Press, 2006) Artist Interview: Adrock (Beastie Boys) Deleted Scenes, acessado em 29 de maio de 2012,

9 atenderam a pedidos de usuários na implementação de recursos e na ampliação da memória a cada nova linha de equipamentos. Isso permite levantar a hipótese de que a demanda por certas funções por um grupo proeminente de músicos e engenheiros pode ter contribuído para acelerar o aperfeiçoamento de equipamentos e instrumentos, como o caso dos samplers. Durante o restante dos anos 1980 e 1990, a crescente sofisticação dos samplers permitiu que diversos outros produtores tivessem acesso ao loop da Levee Breaks sem ter que recorrer a loops de fita. Grupos e artistas como Enigma, Björk, Coldcut, Eminem, Neneh Cherry e Massive Attack, entre outros, fizeram uso do loop ou de fragmentos deste para construir a seção rítmica de suas músicas, mas nem todos deram os devidos créditos à gravação de Led Zeppelin. Conclusão O que motivou tantos grupos de estilos diferentes a utilizar o mesmo fragmento da Levee Breaks? Mesmo na metade da década de 1990, quando os advogados do copyright já estavam suficientemente em alerta para casos de utilização indevida de samples, alguns artistas ainda insistiam em fazer uso do loop de John Bonham. Seria porque esse loop possuía uma sonoridade tal que nenhum outro recurso poderia simular? É redundante afirmar que e o loop de Levee Breaks é insubstituível. A princípio, qualquer gravação de um ritmo tocado em uma bateria acústica é insubstituível. Mais adequado é questionar se haveria algum fundamento, seja técnico, psicológico ou cognitivo, que justificasse a preferência pela sonoridade desse e de outros samples que se tornaram referências de produção ao longo das últimas décadas, como o sample de Funky Drummer de James Brown ou o Amen Break 15 dos Winstons. Diante da equação de Jonh Bonham + bateria Ludwig + Headley Grange + Beyerdynamic + Helios + pós-processamento, teria o resultado sido diferente caso apenas um desses elementos fosse alterado? Em busca dessa resposta, diversos entusiastas de gravação ao longo das últimas décadas tentaram replicar essa equação utilizando elementos semelhantes, com maior ou menor 15 The world's most important 6-sec drum loop, acessado em 19 de junho de 2012, watch?v=5saftm2bcac

10 sucesso. Os fabricantes de equipamentos musicais, oportunamente, se favorecem disso até hoje, associando nomes de músicos famosos a suas séries mais exclusivas e caras de instrumentos. A utilização da introdução de When the Levee Breaks (assim como de fragmentos de diversas outras gravações) por grupos como Beastie Boys e Coldcut pode ter sido motivada por uma simples intenção de homenagem daquela geração aos seus ídolos, uma forma de manifestar admiração ao invés de uma tentativa de apropriação intelectual. 16 Para o caso da recorrência do uso do loop de Levee Breaks, no entanto, mais proveitoso é ponderar se, além da sonoridade ou da mera homenagem, esses artistas não estariam também em busca de uma associação direta com sua herança, com o legado que aquele pedaço de gravação traria para suas obras. A escolha desse fragmento pode ser uma estratégia de composição para trazer um valor associado que, mesmo inconscientemente, remeteria o ouvinte às raízes do Led Zeppelin, fazendo ressoar o efeito da onipresença que seu quarto álbum atingiu na cultura de massa nos últimos 40 anos. Referências Bibliográficas It Might Get Loud. DVD. Directed by Davis Guggenheim. London: Sony Pictures Classics, Light, Alan. The Skills to Pay the Bills: The Story of the Beastie Boys. New York: Three Rivers Press, Lewis, Dave. The Complete guide to the Music of Led Zeppelin. London: Omnibus Press, Milner, Greg. Perfecting Sound Forever: An Aural History of Recorded Music. New York: Faber and Faber, Théberge, Paul. Any Sound You Can Imagine: Making Music, Consuming Technology. Middletown, CT: Wesleyan University Press, Trust Your Ears: The drum tech explorations of Jeff Ocheltree. DVD. Directed by Hiroshi Noguchi. Tokyo: Rittor Music, Inc., Welch, Chris. Led Zeppelin: The Stories Behind Every Song. London: Carlton Books, Early Documentary about Sampling (1988), acessado em 20 de junho de 2012, watch?v=cu38al4e7i4&feature=player_embedded

Produção fonográfica: Etapas e Envolvidos

Produção fonográfica: Etapas e Envolvidos Produção fonográfica: Etapas e Envolvidos A produção fonográfica começou no início do século XX e passou por diversas transformações por conta de aspectos tecnológicos, culturais e econômicos. Hoje, com

Leia mais

Os kits de John Bonham com o Led Zeppelin. Por Jorge Anielo

Os kits de John Bonham com o Led Zeppelin. Por Jorge Anielo Os kits de John Bonham com o Led Zeppelin Por Jorge Anielo Em meados de 1968, John Henry Bonham começa um legado que influenciaria muitos outros bateristas em todo o mundo com seu grandioso kit de bateria

Leia mais

Produção musical para jogos eletrônicos

Produção musical para jogos eletrônicos Produção musical para jogos eletrônicos 1 1. Descrição do curso! 3 2. Objetivos de aprendizado! 4 3. Duração e metodologia! 5 4. Conteúdo! 6 5. Avaliação! 9 6. Investimento! 10 2 1. Descrição do curso

Leia mais

Sumário. O Programa. Módulos. Básico Intermediário Avançado. Níveis de Desenvolvimento

Sumário. O Programa. Módulos. Básico Intermediário Avançado. Níveis de Desenvolvimento Sumário O Programa Módulos Básico Intermediário Avançado Níveis de Desenvolvimento Básico (Conceitos e exemplos isolados) Intermediário (Produção completa de um techo musical) Avançado (Projeto de conclusão

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10)

5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10) 78 5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10) TABELA 8: FORMA USADA INICIALMENTE NA BUSCA PELOS USUÁRIOS FORMA DE BUSCA % AUTOR OU COMPOSITOR

Leia mais

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO 9 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS O termo metodologia não possui uma definição amplamente aceita, sendo entendido na maioria das vezes como um conjunto de passos e procedimentos que

Leia mais

Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida. por Caio Amon. Imagens Sonoras. A Expansão da Imagem pelo Som

Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida. por Caio Amon. Imagens Sonoras. A Expansão da Imagem pelo Som Imagens Sonoras por Caio Amon A Expansão da Imagem pelo Som Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida Aprenda a produzir som e trilha para seus projetos. Imagens Sonoras A Expansão

Leia mais

Como usar o Virtual DJ

Como usar o Virtual DJ Como usar o Virtual DJ O Virtual DJ é um programa de remixagem de mp3, ideal para quem sempre quis experimentar os aparelhos utilizados pelos DJs, que permitem fazer modificações em trilhas de forma aparentemente

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Modelo Cascata ou Clássico

Modelo Cascata ou Clássico Modelo Cascata ou Clássico INTRODUÇÃO O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem top-down, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação

Leia mais

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo Introdução Formação de tríades maiores menores Arpejos maiores e menores Cânone Sobreposição de vozes formando acordes Inversão de acordes Versões do cânone Dona Nobis Tonalidades homônimas Armaduras Influência

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 13 Gerência de Memória Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso Sumário

Leia mais

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital

ANALÓGICA X DIGITAL. Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica. Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL Vamos começar essa aula estabelecendo os dois tipos de eletrônica: Eletrônica Analógica Eletrônica Digital ANALÓGICA X DIGITAL A eletrônica analógica é caracterizada por um sinal que

Leia mais

TECLADO. (aula 1) O Teclado é um instrumento musical eletrônico, composto por teclas onde simulam sons de forma digital! Origem do Instrumento

TECLADO. (aula 1) O Teclado é um instrumento musical eletrônico, composto por teclas onde simulam sons de forma digital! Origem do Instrumento TECLADO (aula 1) O Teclado é um instrumento musical eletrônico, composto por teclas onde simulam sons de forma digital! Origem do Instrumento O Piano e o Órgão são os instrumentos musicais mais tradicionais

Leia mais

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA 1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA Relembrando a nossa matéria de Arquitetura de Computadores, a arquitetura de Computadores se divide em vários níveis como já estudamos anteriormente. Ou seja: o Nível 0

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

STC SAD Profº Daniel Gondim

STC SAD Profº Daniel Gondim STC SAD Profº Daniel Gondim Roteiro Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento (STC) Conceitos Aplicações Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceitos Aplicações Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento

Leia mais

6. Considerações finais

6. Considerações finais 84 6. Considerações finais Nesta dissertação, encontram-se registros de mudanças sociais que influenciaram as vidas de homens e mulheres a partir da chegada das novas tecnologias. Partiu-se da Revolução

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos Prof. Glauber Santos 1 GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO 2015. Depto. de Marketing e Pesquisa Depto. de Marketing Pesquisa

PLANO DE PATROCÍNIO 2015. Depto. de Marketing e Pesquisa Depto. de Marketing Pesquisa PLANO DE PATROCÍNIO 2015 Depto. de Marketing e Pesquisa Depto. de Marketing Pesquisa O SEGMENTO LIGHT A Rede Transamérica Light atinge o público pertencente às classes AB, acima de 25 anos, formador de

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO Nos encontramos na música O AfroReggae e a Natura acreditam na cultura. Por isso, estamos juntos mais uma vez para revelar talentos e dar voz aos jovens

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Software livre: solução ou problema? Autores: Prates, C. F., Souza, C. H. F. B., Castro, C. V., Vilela, D. R. G., Almeida, N. M

Software livre: solução ou problema? Autores: Prates, C. F., Souza, C. H. F. B., Castro, C. V., Vilela, D. R. G., Almeida, N. M Software livre: solução ou problema? Autores: Prates, C. F., Souza, C. H. F. B., Castro, C. V., Vilela, D. R. G., Almeida, N. M Resumo Quando o tema da discussão são softwares livres, é possível perceber

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Trabalhando com arquivos de som Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Usando a mídia de som Vamos considerar os programas gratuitos como base de nossas ferramentas nesse curso, assim todos poderão usufruir

Leia mais

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual

Passo 3: Posicionando a Câmera na Prova Didática Teórica ou na Prova de Defesa da Produção Intelectual Este manual descreve um procedimento para o registro de Concursos Públicos por meio de áudio e vídeo utilizando-se recursos tecnológicos básicos i. A gravação segue o disposto na Resolução 020/09 da UFSM

Leia mais

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Celerant Consulting A metodologia do Seis Sigma a abordagem Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC) para resolução de problemas e as ferramentas a serem usadas

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Atualmente, não dá para falar em mídias digitais sem considerar o mobile. Se por um lado os acessos móveis ganham força,

Leia mais

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Agora que você já conheceu algumas características dos Sistemas de Informação, nesta aula você vai aprender um pouco sobre tipos de sistemas. Você conhecerá a integração

Leia mais

Currículo Referência em Música Ensino Médio

Currículo Referência em Música Ensino Médio Currículo Referência em Música Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

A música e a voz. A música e a voz. Síntese musical. A música e a voz. 2001 Wilson de Pádua Paula Filho. Tópicos: Definição:

A música e a voz. A música e a voz. Síntese musical. A música e a voz. 2001 Wilson de Pádua Paula Filho. Tópicos: Definição: A música e a voz Tópicos: A música e a voz Técnicas de síntese digital de som Definição: Técnicas de produção de seqüências de áudio a partir de uma seqüência de eventos musicais. Tipos de síntese: tempo

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Backup. jmcordini@hotmail.com

Backup. jmcordini@hotmail.com Backup jmcordini@hotmail.com Backups e restauração de dados Backup é uma das tarefas mais incômodas na administração de sistemas mas é sem dúvida uma das mais importantes. Backup é nossa última linha de

Leia mais

Notas da Aula 17 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 17 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 17 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Gerenciamento de Memória: Introdução O gerenciamento de memória é provavelmente a tarefa mais complexa de um sistema operacional multiprogramado.

Leia mais

Desenvolvendo plugins WordPress usando Orientação a Objetos

Desenvolvendo plugins WordPress usando Orientação a Objetos Desenvolvendo plugins WordPress usando Orientação a Objetos por Daniel Antunes danieldeveloper.com @danieldeveloper Introdução Desenvolver plugins WordPress é mais que programar: é obter grandes resultados

Leia mais

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados.

OEE à Vista. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real. Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. Apresentando Informações da Produção em Tempo Real Primeira Edição 2013 Caique Cardoso. Todos os direitos reservados. 2/20 Tópicos 1Introdução...3 2O que é Gestão à Vista?...3 3Como é a Gestão à Vista

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT E FAT32 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Muitos usuários

Leia mais

O que é um Pocket Show? Somente banda pode fazer um Pocket Show? Posso fazer um Pocket Show com duas ou mais bandas? Qual é o cronograma?

O que é um Pocket Show? Somente banda pode fazer um Pocket Show? Posso fazer um Pocket Show com duas ou mais bandas? Qual é o cronograma? O que é um Pocket Show? Apesar de não ter limite de tempo, definimos Pocket Show como uma apresentação curta, em média 40 minutos, ou, em caso de bandas com muitos membros, uma apresentação com número

Leia mais

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado.

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Nome: Nº Série: EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Habilidades: Pesquisar novas ferramentas e aplicativos de informática para a área

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 02 Agenda: Algoritmos de Codificação/Decodificação; Codec de Áudio. Atividade complementar. Algoritmos de Codificação/Decodificação - Comunicação tempo real,

Leia mais

Programa Amigo de Valor FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE APOIO PARA O DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Programa Amigo de Valor FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE APOIO PARA O DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Programa Amigo de Valor FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE APOIO PARA O DIAGNÓSTICO MUNICIPAL DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE INSTRUÇÕES: A proposta deve ser elaborada diretamente neste

Leia mais

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA

NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA NOTA TÉCNICA ALERTA PARA OS PRODUTORES DE SOJA Ainda que o consumo de Soja continue crescendo com força, puxado principalmente pela China, as produções dos EUA e também do Brasil nos últimos dois anos

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

O que é RAID? Tipos de RAID:

O que é RAID? Tipos de RAID: O que é RAID? RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. É um conjunto de HD's que funcionam como se fosse um só, isso quer dizer que permite uma tolerância alta contra falhas, pois se um

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje

A evolução da espécie humana até aos dias de hoje 25-11-2010 A evolução da espécie humana até aos dias de hoje Trabalho elaborado por: Patrícia da Conceição O aparecimento da espécie humana não aconteceu de um momento para o outro. Desde as mais antigas

Leia mais

Construindo Sites com. CSS e (X)HTML. sites controlados por folhas de estilo em cascata. Maurício Samy Silva. Novatec

Construindo Sites com. CSS e (X)HTML. sites controlados por folhas de estilo em cascata. Maurício Samy Silva. Novatec Construindo Sites com CSS e (X)HTML sites controlados por folhas de estilo em cascata Maurício Samy Silva Novatec capítulo 1 Ferramentas básicas de desenvolvimento Este capítulo destina-se aos iniciantes.

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ATRIBUTOS PRIVADOS 6. ENCAPSULAMENTO MÉTODOS PRIVADOS MÉTODOS PRIVADOS

ATRIBUTOS PRIVADOS 6. ENCAPSULAMENTO MÉTODOS PRIVADOS MÉTODOS PRIVADOS ATRIBUTOS PRIVADOS Podemos usar o modificador private, para tornar um atributo privado, obtendo um controle centralizado Definimos métodos para implementar todas as lógicas que utilizam ou modificam o

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza AULA ANTERIOR: Compras O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

Da Prancheta ao Computador...

Da Prancheta ao Computador... Da Prancheta ao Computador... Introdução Como necessidade básica de se localizar ou mesmo para detalhar projetos de quaisquer obras, ao longo do tempo inúmeras formas de representar paisagens e idéias

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO

REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO E ANDAMENTO E SUAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES NA CENA TEATRAL Ernani de Castro Maletta Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Ritmo, andamento, encenação. O ritmo é um

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CMP1132 Processo e qualidade de software II Prof. Me. Elias Ferreira Sala: 402 E Quarta-Feira:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 10 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir os conceitos de coesão e acoplamento. DESENVOLVIMENTO Projetar

Leia mais

O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS

O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS O novo sistema de movimentação de materiais da Toyota mostra a flexibilidade do TPS Tradução: Diogo Kosaka A Toyota introduziu um novo sistema de manuseio de material baseado em kits para reduzir a complexidade

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

Energia Eólica e Solar

Energia Eólica e Solar Energia Eólica e Solar DIRETRIZ PRINCIPAL Para exercerem sua responsabilidade sócio-ambiental, adequarem-se a novos paradigmas, cativarem seus clientes e assegurarem lucros no futuro, as empresas necessitam

Leia mais

REGULAMENTO. Página 1 de 5

REGULAMENTO. Página 1 de 5 Promoção Ilimitado Fixo Local Economia Esta promoção é realizada pela VIVO nas seguintes condições: 1. Definições 1.1 Promoção: Oferta de condições especiais para a fruição do STFC na realização de chamadas

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Desembaraço. Informações da indústria como você nunca viu

Desembaraço. Informações da indústria como você nunca viu Desembaraço Informações da indústria como você nunca viu Introdução É uma ferramenta dominada pela geração Y, mas que foi criada pela geração X. Ela aproxima quem está longe e tem distanciado quem está

Leia mais

Projeto de Circuitos. Introdução ao Computador 2008/01 Bernardo Gonçalves

Projeto de Circuitos. Introdução ao Computador 2008/01 Bernardo Gonçalves Projeto de Circuitos Lógicos Introdução ao Computador 2008/01 Bernardo Gonçalves Sumário Da Álgebra de Boole ao projeto de circuitos digitais; Portas lógicas; Equivalência de circuitos; Construindo circuitos

Leia mais

Regulamento 2015. Objetivos

Regulamento 2015. Objetivos Regulamento 2015 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 20ª edição do festival

Leia mais

TÉCNICOS DE ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO MUSICAL. Palavras-chave: música; estúdios de gravação; educação profissional.

TÉCNICOS DE ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO MUSICAL. Palavras-chave: música; estúdios de gravação; educação profissional. 1057 TÉCNICOS DE ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO MUSICAL Alexandre Bezerra Viana Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO PPGM Doutorado em Música História da Música SIMPOM:

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens: FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande

Leia mais

junho/june 2012 - Revista O Papel

junho/june 2012 - Revista O Papel sérgio brito Por Luiz Bersou, diretor do Instituto Épico de Administração : luizbersou@bcaconsultoria.com.br Gestão por Ponto Flutuante H Gráfico 1 enry Ford, diz a história, propunha-se a fabricar carros

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais