Guimarães, a cidade que adotou uma orquestra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guimarães, a cidade que adotou uma orquestra"

Transcrição

1 Guimarães, a cidade que adotou uma orquestra 2012 é o ano de Guimarães. Nasceu uma nova cidade, uma nova cultura, uma nova Orquestra. É a Orquestra Estúdio e está recheada de culturas, sinfonias, juventude e muito amor à música. Mateo Giacosa nasceu em Itália, mas acredita que Guimarães o adotou. Resta saber por quanto tempo. O sonho do músico é que a Orquestra tenha vindo para ficar. Mais de 300 músicos concorreram por um lugar na Orquestra Estúdio. Como foi o dia que soube que entrava? O dia da audição? Bem, o dia anterior foi de viagem. Vim da Itália. Eu sou italiano. Quando cheguei, vim para um hotel, até aí tudo bem Depois lá vim fazer as provas. Não estava muita gente, porque a concorrer para as violas estavam 3 pessoas, penso eu. Cheguei lá, tive que fazer aquecimento e finalmente chamaram-me. Era o meu momento. Quando cheguei, estava toda a comissão É assim que se diz, não é? E pronto, tive que tocar. Mas teve medo? Não foi bem medo. Foi um nervoso miudinho. É que em cinco minutos tínhamos que tocar e nestes 5 minutos o júri decidia como iria ser a nossa vida daí em diante. Bem, se calhar senti algum medo. Foi um pequeno concerto com piano forte e eu toco viola. Toquei três ou quatro linhas. Umas mais lentas e com outras mais mexidas. Tive que pensar: vamos lá, é agora. Tivemos também uma prova em que nos deram uma partitura nova e tens que a tocar à primeira, sem a estudar, em 30 segundos. Uma espécie de improviso. E antes de vires para cá viver, o que é que lhe causava mais medo? Quando cheguei de Itália, não sabia bem o que era o projeto. Era tudo muito vago. Mas nunca tive medo. A primeira questão foi encontrar um sítio onde viver. E isso foi resolvido sem muito stress. Depois, claro, não sabes que pessoas vais encontrar. Não sabes o idioma. E não sabes como vai ser a vida de Orquestra. Mas não foi muito complicado. A verdade é que parti sozinho da Itália. Aliás, sozinho não, vinha eu e a minha viola. (risos)

2 Aqui teve oportunidade de conhecer jovens músicos de toda a europa. E com eles passaram já quase um ano. As relações ultrapassam os limites dos palcos/auditórios? Claro! Eu fui muito sortudo. Encontrei aqui a minha namorada. Encontrei aqui muita gente, muitos amigos Sei que alguns deles são para a vida. Mas agora está a ser um pouco difícil, porque isto está a acabar. Algumas pessoas encontraram outro trabalho, noutros sítios, portanto muita gente foi embora da Orquestra. Mas enfim E gostei muito dos portugueses. Nunca fui muito problemático nas relações com os outros. E também, quando acabamos os ensaios, normalmente vamos beber qualquer coisa, todos juntos Juntos tiveram a oportunidade de conhecer uma cidade nova Sim, porque nesta Orquestra só duas pessoas são de Guimarães, portanto descobrimos a cidades juntos, apesar de a maior parte serem portugueses. Mas somos de muitos sítios. Somos italianos, ingleses, polacos E, por exemplo, a minha namorada é italiana, toca harpa e encontrou um trabalho no Porto. Vai ser professora. Mas toda a gente espera que a Orquestra continue. Vai ser muito complicado. Esperamos que sim porque está muita gente junta, aqui, não só pelo trabalho. Acha que isto lhe vai abrir portas no futuro? Sim. Espero que sim. Mas o ideal seria que a Orquestra continuasse. Eu tenho esperança. E tem planos para 2013? Não. Agora tenho provas. Há uns dias fiz uma mas não correu muito bem. Ainda tenho duas marcadas em Itália. E pode ser que consiga um trabalho aqui em Portugal, que não neste Orquestra. Nunca se sabe. A minha namorada encontrou Agora pronto, temos que ver isso. Qual foi a melhor lição que o Maestro Rui Massena lhe ensinou durante este ano? Hum Acho que é percetível que ele gosta muito de dirigir a Orquestra. A maneira como a dirige é diferente da dos típicos maestros. Há qualquer coisa nele que nos diverte imenso. Apesar de trabalharmos muito, e às vezes é muito pesado, o Maestro torna tudo mais fácil. Se há coisa que o maestro Massena sabe fazer é tirar a energia da Orquestra. Quando ele percebe que estamos com muita energia, ele aproveita isso como nenhum outro maestro. Isto é o mais importante. E, claro, a relação que ele tem connosco é, obviamente, formal, mas também nos leva a beber um copo, por exemplo. (risos) Desta forma todos temos mais liberdade de expressão. Claro que toda a gente tem a sua opinião, mas estou a falar da minha experiência Foi muito diferente. Eu e o maestro temos uma relação muito amigável. Quando acordo, não penso Oh, não, vou ter que ir trabalhar Nada disso. É mais Vamos lá ensaiar, está lá o Maestro. Há muito entusiasmo e toda a gente se sente envolvida nesse espírito. É muito mais fácil trabalhar

3 com ele do que com qualquer outro maestro. Temos um ambiente informal, percebes? É muito mais fácil para nós. Agora com as gravações, é muito pesado, há muito trabalho Os ensaios acabam sempre muito mais tarde. E com o Maestro Ele motiva-vos Exatamente. Ele sabe bem com fazer isto. Ele é, claramente, diferente de todos os outros maestros. Ele é o maestro principal desta Orquestra. A Orquestra nasceu com ele. Isso leva a que eu goste muito deste tipo de trabalho. Como é a rotina diária de um músico da Orquestra Estúdio? De manhã até à noite? (risos) Ou não há rotina? Não, não há. Ou depende muito do momento. Ultimamente temos os ensaios que começam às 9h30 da manhã e que supostamente acabavam às 14h, mas normalmente acabam muito mais tarde. Na realidade, é a vida perfeita para um músico: Acordar, ensaiar, comer e nos tempos livres é, pelo menos para mim, para estudar para o quarteto. Porque temos formação de música com a Câmara. Mas claro que também há tempo para ser livre. E à noite vamos, claro, para o Largo da Oliveira, todos juntos Vamos beber qualquer coisa, ou comer uns hambúrgueres, normalmente. Lá com o meu amigo Luís que tem um bar, o Salado bar. Mas agora também está a acabar temos menos coisas para fazer. Só temos quatro concertos agendados com toda a Orquestra. Temos dias que podem ser livres ou dias que podemos ter ensaios o dia todo. Não temos uma rotina bem definida. E a experiência em parte torna-se boa por isso mesmo. Acha que se pode chamar a este projeto uma Aldeia Erasmus para músicos? Ou é mais do que isso? Não. É muito mais do que isso. Isto não é uma Orquestra de Verão, se é que posso dizer isto assim. Todo o ano trabalhamos muito e temos responsabilidades que, normalmente, os Erasmus não têm. Isto é mesmo um trabalho, não são férias. Contudo, em certos pontos aproxima-se um pouco disso. Ou seja, há um bocadinho de Erasmus na Orquestra Estúdio. Há um lado divertido, leve. Mas para mim isto é um trabalho muito sério, talvez complicado, mas que eu adoro. Não, não é nada um Erasmus. E claro que não quero falar mal do programa Erasmus. É só que isto é mesmo um trabalho. Se calhar para alguns estudantes integrar a Orquestra foi, então, uma forma de se profissionalizarem Sim, também há casos desses. Mas a maior parte da Orquestra já tem o seu Mestrado. É uma Orquestra profissional. Mas destaco que há duas vertentes: temos a profissional, mas também nos podemos divertir.

4 É uma experiência única Sim, estou a gostar muito. A minha esperança e a de toda a gente é que isto continue. Neste momento é muito difícil fazer o nosso trabalho, exercê-lo. E além disso é difícil haver uma continuidade destas, um ano. Normalmente trabalhos cinco dias num sítio, três dias noutro, um mês, se tiveres sorte. Aqui divertes-te imenso, podes conhecer pessoas e fazer aquilo que gostas. Mas viver longe de casa é sempre desafiante. Em Guimarães, o que é que te faz sentir em casa? A Orquestra, a namorada, os vimaranenses. São muito acolhedores. Na rua reconhecemnos e dizem Ah! É da Orquestra Estúdio!. Quando cheguei, as primeiras duas semanas foram para me ambientar. Depois o idioma foi melhorando. Agora, às vezes vou, sei lá, ao talho, e recebo sempre um Olá! Tudo bem?. É uma grande família. Claro que é um desafio sair de casa, mas quando chegas a um sítio em que todas pessoas são como família, é muito fácil. E todas as pessoas que eu encontrei são muito disponíveis. Acho que é essa a melhor palavra. Durante este ano vários concertos mostraram-nos que as Orquestras podem integrar outros tipos de música. Um exemplo foi o concerto com os Expensive Soul. Foi fácil entrar num mundo um pouco mais comercial? Sim, foi fácil, por dois motivos. O primeiro é que estamos a falar de uma Orquestra muito jovem, ou seja, o pop tem uma linguagem muita próxima da nossa. O segundo é o maestro Massena, ele sabe realmente fazer as coisas. Alguns maestros poderiam não saber o que fazer naquela situação. O mundo do maestro é a música clássica, claro, mas também há um pouco de pop, jazz Os Expensive Soul e os Jaguar Band também foram muito acessíveis. Porém, no palco foi um pouco complicado. O som era muito alto para nós. Mas o concerto foi maravilhoso. Estava muita gente. Até o grupo dos Nicolinos. Além disso, foi um tipo de público diferente Claro, sem dúvida. O público estava lá pelos Expensive, mas todos gostaram da Orquestra. Depois deste concerto muita gente na rua nos dizia Ah! Tu foste tocar com os Expensive Soul! Very Good! Não foi um concerto de música clássica, e a música clássica suscita outro tipo de coisas. Depois tivemos o concerto com o Carreras e muitos outros, mas este foi o melhor. Estavam seis mil e tal pessoas. Muita gente ficou a conhecer bem a Orquestra. Sim, mas os nossos concertos estão quase sempre cheios. Estamos a trabalhar muito bem. Os vimaranenses, aliás, todos os portugueses estão gostar de nós. É claro que o concerto com os Expensive Soul foi o mais mediático Estava a RTP, algumas rádios.

5 Para nós os Expensive foram uma novidade, mas para os músicos portugueses da Orquestra que já os conheciam era muito entusiasmante, até pediram autógrafos. E os Expensive deram-se bem com a Orquestra? Sim, depois do concerto fui à discoteca com os Expensive Soul, com o Demo e o New Max. Eles ficaram muito contentes com o concerto e adoraram a Orquestra. Até vão lançar um DVD com o concerto Sim, para breve. Isso tem que sair. Estamos todos à espera do DVD. Em relação a outros concertos Teve a oportunidade de tocar com grandes nomes da música como, por exemplo, José Carreras, Elisabete Matos... O que é que isso te ensinou? O concerto com a Elisabete Matos foi muito complicado. Foi o primeiro da Orquestra, em Dezembro de O problema é que quando se toca com cantores, são muitas músicas. Tocamos músicas italianas, alemãs, francesas A Orquestra só tocava junta há 15 dias, era pouco tempo. Foram peças muito complicadas para nós, naquele momento. Com o José Carreras foi outro caso difícil. Tocamos com um dos deuses da música erudita dos últimos 40 anos e foi, portanto, uma experiência muito positiva. Não só pelo José Carreras, mas também pela Sofia Escobar e pela Dora Rodrigues. Foram maravilhosas. Trabalhar com este tipo de pessoas é importante. Não é qualquer músico que pode ter isso no Curriculum. O nome dos artistas não coloca também alguma pressão sobre os músicos? Não. Agora a Orquestra já tem a sua personalidade e sabemos tocar juntos. Claro que, quando o José Carreras chega, temos efetivamente que tocar bem. Mas a Orquestra já tem uma boa preparação para fazer estas coisas, sem medo. O primeiro concerto com a Elisabete Matos foi muito mais complicado porque a Orquestra era nova, um bebé. Agora temos experiência. A Orquestra já é adulta? (risos) Não é adulta, mas tem uma base forma própria. Cada músico que chega tem a sua força e juntos sabemos adaptarmo-nos a ela. Claro que podemos fazer sempre melhor.se a Orquestra continuar. Já tocamos muito bem, já fizemos muitas coisas. A Orquestra tem uma personalidade própria muito forte, digo eu.

6 Guimarães tem um estilo muito único. As pessoas são muito apaixonadas pela sua terra. Diz-se que é vimaranense quem aqui nasce ou quem aqui acha lar. Já sentiste isso? Não sei Eu nasci em Itália. Só que na verdade sinto em mim uma presença muito forte de Guimarães. O público vimaranense sempre foi maravilhoso. Por exemplo, no final do primeiro concerto, tocamos o hino do Vitória. Acho que nesse momento os vimaranenses enamoraram-se pela Orquestra. Quando vou comprar fruta, perguntam-me Então? Como está a correr?. Não sei explicar bem isto, mas acho que Guimarães me adotou. E adotou a Orquestra. Nos bares, nos restaurantes, todos que sabem que faço parte da Orquestra perguntam-me como está correr, se isto vai continuar Dizem que Guimarães não pode viver sem a Orquestra. Eu digo que sim, claro, que vamos ver. Mais do que como músico, como vimaranense sentes que fazes parte? Sim, sim. Eu vou a muitos concertos. Apesar de termos muito trabalho, tento arranjar tempo para desfrutar. Gostei muito da Feira Medieval, da noite do Pinheiro (que está quase a regressar). Sim, claro, eu faço parte. Mais do que como músico, como se fosse da cidade. Sinto-me envolvido em qualquer coisa que fervilha. Um espírito muito forte. O escritor português, José Saramago, Nobel da Literatura, escreveu uma vez que Guimarães é o sítio perfeito para iniciar um namoro. De que forma encontraste o amor em Guimarães? Sim. Em primeiro lugar, com a minha namorada, claro. Mas quando se tem a minha vida, e eu já tenho 30 anos, é difícil. Passei os últimos 8 anos com outra Orquestra, com projetos que duravam 5 dias, por exemplo. Em Guimarães, nasceu outra vez o amor pelo meu trabalho. Nem é bem trabalho. Nasceu outra vez o amor pela minha vida. Quando se faz este tipo de trabalho, 5 dias num sítio, 3 dias noutro, a paixão cessa um pouco. Mas agora resta-me agradecer à Orquestra, ao maestro, a toda a gente Aqui nasceu outra vez o meu amor. Não tinha acabado, mas em Guimarães amplificou-se. Tenho esta Orquestra que é, também, a minha Orquestra. Nasceu comigo. Nasceu com toda a gente. E sim, o meu amor pela música nasceu outra vez. Mafalda Oliveira, turma 5

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Anexo Entrevista G2.1

Anexo Entrevista G2.1 Entrevista G2.1 Entrevistado: E2.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 42 anos Masculino Ucrânia 13 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: 12º ano Não Língua materna: Ucraniano

Leia mais

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor?

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor? E- Vá, então eu queria-te perguntar sobre o teatro, o que é que tu achas do teatro. E6- Bué fixe. E- Ya e quando soubeste que ias fazer teatro ficaste contente ou triste? E6- Bué contente. E- Porquê? E6-

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Grupo II Informantes idade Sexo profissão escolaridade Tempo de imigração em Portugal Língua materna E2.1 42 Masc. Jardineiro 12º 12 anos Ucraniano E2.2 62 Fem.

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por ser filha de pais portugueses? Em que situação e em que contexto é que isso aconteceu? Transcrição da entrevista: Informante: nº24 Célula: 8 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 30 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 11.38 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminada por

Leia mais

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Anexo 2.3- Entrevista G1.3

Anexo 2.3- Entrevista G1.3 Entrevista G1.3 Entrevistado: E1.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 44 anos Masculino Cabo-verde (nasceu em São Tomé) 20 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : 4ª classe

Leia mais

Entrevista Zaida

Entrevista Zaida Entrevista 1.23 - Zaida (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Por que eu escolhi Madrid?

Por que eu escolhi Madrid? Por que eu escolhi Madrid? Outro dia, recebi um email de um brasileiro que virá fazer um intercâmbio na Espanha e me pedia para comparar Madrid e outra cidade espanhola porque ele estava em dúvida sobre

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Grupo I Informantes idade Sexo profissão Escolarida de Tempo de imigração em Portugal Língua materna E1.1 51 anos Masc. -- 6ª classe 40 anos Crioulo cv E1.2 53 anos

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

A minha história de Vida

A minha história de Vida Área: Cultura, Língua e Comunicação NG7: Saberes Fundamentais DR2 Curso EFA A minha história de Vida Professora: Elisabete Pereira Aluno: Ana Fonseca O meu nome é Ana Rita Marques Fonseca, tenho 19 anos

Leia mais

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F01 Duração da entrevista 24:58 Data da entrevista 6-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1971 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 8 Data: 28/10/2010 Hora: 13h00 Duração: 26:31 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista 4-08-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França? Foi assim de um dia para o outro? Como é que decidiu vir para cá?

INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França? Foi assim de um dia para o outro? Como é que decidiu vir para cá? Transcrição da entrevista: Informante: nº9 Célula: 3 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 1ª Idade: 63 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 11.58 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de vir para França?

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Curso de Espanhol em Madrid: experiência de uma leitora

Curso de Espanhol em Madrid: experiência de uma leitora Curso de Espanhol em Madrid: experiência de uma leitora Há alguns meses, recebi um email da Sheila, uma brasileira que tinha vindo fazer um curso de espanhol em Madrid e havia escolhido a cidade por conta

Leia mais

RELATÓRIO DE VIAGEM. Universidade de Intercâmbio: Universidade Lusíada de Lisboa

RELATÓRIO DE VIAGEM. Universidade de Intercâmbio: Universidade Lusíada de Lisboa RELATÓRIO DE VIAGEM 1. Apresentação Pessoal Nome: Ana Luiza Pereira de Carvalho Curso: Psicologia Período: 8 País de Destino: Portugal Universidade de Intercâmbio: Universidade Lusíada de Lisboa 2. Visão

Leia mais

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6.

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6. Conteúdo Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia Página 6 Página 18 Na nossa escola Na obra Página 10 Página 22 Nas lojas No hospital

Leia mais

Anexo 2.7-Entrevista G2.2

Anexo 2.7-Entrevista G2.2 Entrevista G2.2 Entrevistado: E2.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 62 anos Feminino Ucrânia 15 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior (engenharia) Não Língua

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

Em Círculos. Mateus Milani

Em Círculos. Mateus Milani Em Círculos Mateus Milani Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas Ariano Suassuna. Sinopse Círculos. A vida

Leia mais

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Fórum de Pesquisas CIES 2008 Desigualdades Sociais em Portugal Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Maria das Dores Guerreiro (coord.) Frederico Cantante Margarida Barroso 1 Projecto

Leia mais

Módulo 2. Voz Interior

Módulo 2. Voz Interior Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 2. Voz Interior Lição 4. Erros Cognitivos No Módulo 1. Amor incondicional na Lição 6 e 7 apresentei-te dois erros cognitivos presentes na forma como interpretas as tuas

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2 Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão (Intro) Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som Que escrevi ontem pensando no amanhã E hoje eu tô aqui despreparado Preocupado com tudo ao redor As pernas

Leia mais

Criar uma amizade. Foi muito giro! Adoro a Carolina! E cada vez tenho mais laços de amizade com ela. Fiz uma boa amizade É bom criar uma amizade!

Criar uma amizade. Foi muito giro! Adoro a Carolina! E cada vez tenho mais laços de amizade com ela. Fiz uma boa amizade É bom criar uma amizade! Criar uma amizade Num dia de férias, eu estava na praia do Mindelo e encontrei uma rapariga. Decidimos ir brincar. Apresentámo nos e a mãe dela e a minha tia também. Ela falou comigo sobre si e eu sobre

Leia mais

INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado para França, ainda se lembra?

INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado para França, ainda se lembra? Transcrição da entrevista: Informante: nº1 Célula: 1 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 54 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 12.56 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

1 PEQUENO RECADO AMOR!

1 PEQUENO RECADO AMOR! Fa bio De Carvalho 1 PEQUENO RECADO AMOR! PARA MINHA FUTURA NAMORADA: QUERIDA NAMORADA, QUERIDA COMPANHEIRA, QUERIDA POSSÍVEL FUTURA ESPOSA. EU SEI QUE VOCÊ JÁ EXISTE E PROVAVELMENTE ESTÁ POR AÍ FAZENDO

Leia mais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Entrevista 3 Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Eu- Primeiro que tudo que quero saber se vocês, a nível geral, se gostaram do trabalho

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

PROTOCOLO DA ENTREVISTA

PROTOCOLO DA ENTREVISTA [Legitimação da entrevista] Ent. Em relação ao primeiro bloco, o objetivo específico é conhecer as razões e motivações que levam a educadora a utilizar a metodologia do trabalho de projeto. A primeira

Leia mais

Bom dia! Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre

Bom dia! Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre 2ª FEIRA 03 de junho MOMENTO DIVERTIDO Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre uma característica própria de Deus e Jesus, que foi muito vivida por Dom

Leia mais

Mira Jovem. Visita de Estudo ao Palácio e Parque de Monserrate dia

Mira Jovem. Visita de Estudo ao Palácio e Parque de Monserrate dia Série III nº5 Fevereiro 2019 Foi a primeira vez que fui a Monserrate. Quando cheguei lá, dentro do Palácio, fiquei surpreendido. Tirei fotos. Vi coisas antigas, um telefone, um dragão de pedra, potes de

Leia mais

Quadro de categorias Grupo de Discussão 1. Categoria Subcategoria Unidade de registo. Unidade de contexto

Quadro de categorias Grupo de Discussão 1. Categoria Subcategoria Unidade de registo. Unidade de contexto Categoria Subcategoria Unidade de registo Unidade de contexto «Achamos bonito, quando foi tudo falado, achamos que ia ser bonito, atão quisemos entrar, eu quis entrar, o meu Marreco também quis entrar

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que podem ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata a Ressurreição de Lázaro.

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que se pode ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata mais uma maravilha

Leia mais

Coisas De Pré- Adolescentes!

Coisas De Pré- Adolescentes! Coisas De Pré- Adolescentes! Um pouco sobre mim e a minha página! Oie Amores! Tudo bem? Meu nome é Kylianne, tenho 12 anos! Eu fiz essa página para poder falar tudo que nós adolescentes amamos! Coisas

Leia mais

OUTUBRO Quarta-feira Os meus pais estão sempre a dizer que o mundo não gira à minha volta, mas às vezes pergunto-me se não girará MESMO.

OUTUBRO Quarta-feira Os meus pais estão sempre a dizer que o mundo não gira à minha volta, mas às vezes pergunto-me se não girará MESMO. OUTUBRO Quarta-feira Os meus pais estão sempre a dizer que o mundo não gira à minha volta, mas às vezes pergunto-me se não girará MESMO. Quando era pequeno, vi um filme sobre um homem que tinha sido secretamente

Leia mais

Ana Marques 5º. Estágio em Farmácia Hospitalar. Polónia (Varsóvia) Children's Memorial Institute

Ana Marques 5º. Estágio em Farmácia Hospitalar. Polónia (Varsóvia) Children's Memorial Institute Ana Marques 5º Estágio em Farmácia Hospitalar Polónia (Varsóvia) Children's Memorial Institute Estagiar na Polónia foi incrível, em vários aspetos. O protocolo da FFUC é oficialmente feito com a Medical

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The life in Montes Claros, hobbies and life in general. Context: In this conversation André talks to his cousins, Melissa e Larissa. They about their lives, what they like

Leia mais

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade DESAFIO CRIATIVO Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade NOME: DATA: BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que

Leia mais

Relatório de viagem: Juliana Pucheu Università Cattolica del Sacro Cuore - Milão, Itália

Relatório de viagem: Juliana Pucheu Università Cattolica del Sacro Cuore - Milão, Itália Relatório de viagem: Juliana Pucheu Università Cattolica del Sacro Cuore - Milão, Itália Sou estudante de Jornalismo e decidi ir para a Universidade Católica de Milão, na Itália. Fui em 2016.1 e estava

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade Nome: Data: VOCÊ VEIO! BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que a vida

Leia mais

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil.

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Context: In this conversation André talks to his friend Nathanael, who has lived in Brazil

Leia mais

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The city of Belo Horizonte Minas Gerais state. Context: In this conversation André and Guilherme talk about the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais state. Cultural notes,

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

Quarta-feira, depois das aulas

Quarta-feira, depois das aulas Quarta-feira, depois das aulas Querido Diário, N o posso acreditar. N o é possível que seja verdade. Mas É! A Cátia Valentina a melhor e mais excelente estrela pop de TODO O MUNDO E ARREDORES vem à minha

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 Neste PDF: De 11 a 23 de Maio Por Emiliano Gomide Os 4 Passos Para Solar Com Modos Gregos Todo mundo pode solar com Modos Gregos. Até mesmo quem ainda

Leia mais

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa

Amor & Sociologia Cultural - Fernando Pessoa Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA CONCEICAO DE MARIA PERDOMIS VIVEIROS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I - Seminário O texto abaixo é a transcrição

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Denise Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 03.12.2013 Horário: 10 h30 Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO 1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO E tenho certeza que todos vocês podem muito mais...e fechar o mês com 4 Inícios Pessoais

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

Segunda-feira, depois do jantar

Segunda-feira, depois do jantar Segunda-feira, depois do jantar Querido Diário, DIÁRIO Olá, Diário. Eu sou a Ema e Era uma vez uma menina chamada Ema. Ela vivia Como é que se começa um diário? Nunca tive nenhum. Os meus pais ofereceram-me

Leia mais

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia! 2ª FEIRA 22 outubro ANO MISSIONÁRIO E UM GRANDE SANTO- S. JOÃO PAULO II E boa semana. Ontem celebrou-se o Dia Mundial das Missões. O Papa Francisco escreveu uma mensagem muito bonita aos jovens falando

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

NOVAS PALAVRAS DESENHADAS

NOVAS PALAVRAS DESENHADAS NOVAS PALAVRAS DESENHADAS ESCRITO E ILUSTRADO PELOS ALUNOS DO COLÉGIO NOVO DA MAIA Depois de uma noite de sono, Como é bom acordar! Sentir a luz nos meus olhos, Levantar-me e andar. O ACORDAR SIMÃO SILVA

Leia mais

@guitarlicksbr.

@guitarlicksbr. @guitarlicksbr Diagramação e Desenvolvimento: Music Layout @musiclayout VINI SANTOS Professor e Diretor Guitar Licks Escola on-line e Espaço Guitar Licks. Fala pessoal tudo bem, meu nome é Vini Santos

Leia mais

E- Queria começar por te perguntar quanto tu soubeste que ias para o teatro como é que foi a tua reação, ficaste entusiasmado, não ficaste E4- Fiquei

E- Queria começar por te perguntar quanto tu soubeste que ias para o teatro como é que foi a tua reação, ficaste entusiasmado, não ficaste E4- Fiquei E- Queria começar por te perguntar quanto tu soubeste que ias para o teatro como é que foi a tua reação, ficaste entusiasmado, não ficaste E4- Fiquei entusiasmado. E- E porque é que gostavas de já tinhas

Leia mais

Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali

Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali Versão de outubro de 2015 SEQUÊNCIA UM A CHEGADA CENA 1 EXTERNA BAIRRO DA JUVENTUDE, ESTACIONAMENTO Ônibus para

Leia mais

Entrevistada por Maria Augusta Silva NOVEMBRO 1993

Entrevistada por Maria Augusta Silva NOVEMBRO 1993 Elvira Archer Entrevistada por Maria Augusta Silva NOVEMBRO 1993 Soprano. Voz expressiva. Afirma-se também atriz por vivência: «O embrião do som tem em si mesmo a declamação. Tudo deve nascer do nosso

Leia mais

Entrevista Rodrigo

Entrevista Rodrigo Entrevista 1.17 - Rodrigo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Anexo 2.8- Entrevista G2.3

Anexo 2.8- Entrevista G2.3 Entrevista G2.3 Entrevistado: E2.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 45 anos Masculino Ucrânia 14 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior Polónia Língua materna:

Leia mais

1 00:02:57,901 --> 00:02:59,442 É para descer? 2 00:03:00,706 --> 00:03:03,008 A população cubana olhando assim e dizendo:

1 00:02:57,901 --> 00:02:59,442 É para descer? 2 00:03:00,706 --> 00:03:03,008 A população cubana olhando assim e dizendo: 1 00:02:57,901 --> 00:02:59,442 É para descer? 2 00:03:00,706 --> 00:03:03,008 A população cubana olhando assim e dizendo: 3 00:03:03,025 --> 00:03:04,508 do que se trata? 4 00:03:04,557 --> 00:03:07,005

Leia mais

Quanto custa morar em Madrid?

Quanto custa morar em Madrid? Quanto custa morar em Madrid? (ATUALIZADO EM OUTUBRO/2015) Muita gente me pergunta quanto custa morar em Madrid, quanto seria o suficiente para passar um mês na cidade, se Madrid é uma cidade cara ou barata,

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Para o meu pai, que era um contador de histórias e sabia provocar o riso. Sinto tanto a tua falta. S.Y.

Para o meu pai, que era um contador de histórias e sabia provocar o riso. Sinto tanto a tua falta. S.Y. FICHA TÉCNICA Título original: Fortunately, the Milk Autor: Neil Gaiman Copyright 2013 by Neil Gaiman Ilustrações 2013 Skottie Young Tradução Editorial Presença, Lisboa, 2016 Tradução: Maria João Freire

Leia mais

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar Fui à biblioteca tentar escolher Um bom livro para ler Mas era difícil descobrir Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar E vim cá para fora brincar. Os meus amigos riam-se de mim E eu

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F08 Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista 6-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de Lisboa

Leia mais