GT Medições (GT-Med) Proposta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GT Medições (GT-Med) Proposta"

Transcrição

1 GT Medições (GT-Med) Proposta José Augusto Suruagy Monteiro (a ser criada) IMPA, 11 de Agosto de RNP

2 GT-Med Roteiro Contexto Atividades de Medição do GT-QoS Atividades de Medição do GT-QoS2 O Ambiente E2E pipes Módulos de Software Atividades Propostas Observatório da RNP Ambiente de Monitoração de SLA para Redes

3 GT-Med Roteiro Contexto Atividades de Medição do GT-QoS Atividades de Medição do GT-QoS2 O Ambiente E2E pipes Módulos de Software Atividades Propostas Observatório da RNP Ambiente de Monitoração de SLA para Redes

4 GT-Medições Contexto As atividades deste GT dão continuidade aos experimentos de medição realizados dentro do contexto dos GTs QoS (2002/3), GT-QoS2 (2003/4) e dos projetos IQoM e GigaIQoM. Contamos com a sinergia de diversas instituições, participantes destes projetos, dentre as quais podemos citar a UFRGS, FURG, UFSC, UFPR (apenas projeto IQoM) Fundação CPqD, Intel Research Cambridge e, UFF.

5 GT-Medições Contexto GT-QoS ( ): Infra-estrutura de medições de fluxo baseada no Netflow GT-QoS2 ( ): Análise dos Dados Coletados pelo Netflow Medições Passivas com Placa de Captura Medições Ativas com a Plataforma AMP Medições Ativas com a Plataforma OWAMP GT-Med ( ): Implantação do Ambiente pipes Observatório da RNP implantação de um ambiente de monitoramento das SLAs (se tivermos fôlego!)

6 GT-QoS: Infra-estrutura de Medições Cisco Netflow na RNP2 Arquitetura É interessante os coletores estarem na mesma rede dos ciscos Fluxos Coletores Servidor principal Fluxos Coletores Ciscos em cada Maquinas coletoras Servidor concentra POP com locais recebem os todos os fluxos. Netflow ativo. fluxos em pacotes UDP Atualmente no Nuperc Apresentação dos GTs através IMPA, do 11 pacote de flowtools. Agosto de 2004 (Salvador). Dados que podem ser apresentados de forma gráfica ou disponibilizados por ftp para os grupos de interesse.

7 GT-QoS2: Pilotos de Medição Medições Passivas com Placa de Captura Cenário dos Experimentos:

8 GT-QoS2: Pilotos de Medição Medições Ativas com a Plataforma AMP O AMP (Active Measurement Project) é um projeto de medição ativa desenvolvido pelo NLANR (National Laboratory for Applied Network Research) Realiza medições de atraso de ida e volta, perda de pacotes, topologia e vazão (sob demanda).

9 GT-QoS2: Pilotos de Medição OWAMP porta TCP 4822 portas UDPs aleatórias > 1024 Testes em qualquer um dos sentidos Pode-se alterar o tamanho dos pacotes Patch para marcar os pacotes com diferentes classes

10 Tendência Disponibilização dos dados de medições para diversas plataformas através do uso de Web services. Finalidades: Obtenção de informações da rede, num formato padrão para usuários finais e aplicações. Interoperação com outras infra-estruturas de medições, tais como as das redes Abilene, Géant e da futura rede CLARA.

11 GT-Med Roteiro Contexto Atividades de Medição do GT-QoS Atividades de Medição do GT-QoS2 O Ambiente E2E pipes Módulos de Software Atividades Propostas Observatório da RNP Ambiente de Monitoração de SLA para Redes

12 GT-Medições O Ambiente E2E pipes (End-to-End Performance Initiative Performance Environment System)

13 Internet2 E2E pipes Goals Enable end-users & network operators to: determine E2E performance capabilities locate E2E problems contact the right person to get an E2E problem resolved. Enable remote initiation of partial path performance tests Make partial path performance data publicly available Interoperable with other performance measurement frameworks 8/10/2004 3

14 Sample pipes Deployment Regularly Scheduled Tests On-Demand Tests Result Collection Network Backbone Test Data Backbone Node Regional Node Regional Node Network Backbone Backbone Node Backbone Node Regional Node Regional Test Data Application Domain Test Data 8/10/2004 5

15 pipes Deployment In Progress Abilene US Govt. Labs US Universities GEANT APAN Israel Italy Poland 8/10/2004 7

16 E2E pipes Módulos de Software

17 E2E pipes Módulos de Software (Armazenamento) Armazenamento dos dados resultantes das medições realizadas pelas diversas ferramentas através da utilização de um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).

18 E2E pipes Módulos de Software (Testes) Funcionalidades encontradas nas ferramentas de medição, instalados nos pontos de medição de desempenho (PMD), realizando os testes e coletando as medidas de interesse.

19 E2E pipes Módulos de Software (Agendamento) Visa permitir que os testes de medição da rede possam ser realizados a partir de uma programação previamente estabelecida pelos administradores da rede e/ou pelos usuários.

20 E2E pipes Módulos de Software (Autorização) Mecanismos de autenticação e autorização de acesso Serão realizadas de forma distribuída para cada domínio de medição através de modelos de confiança como o Shibboleth.

21 E2E pipes Módulos de Software (Interface) Disponibilização dos dados armazenados. Faz uso de Serviços Web. Esquema padrão baseado no trabalho do NMWG (GGF). Pretende ainda criar mecanismos de publicação e descoberta automática dos recursos disponibilizados pelas ferramentas

22 E2E pipes Módulos de Software (Detecção) Ferramentas que visam detectar problemas de desempenho a partir do acesso aos dados das medições Apresentação dos resultados num formato amigável sobretudo ao usuário leigo.

23 E2E pipes Atividades Propostas (Armazenamento) Estudo inicial dos dados coletados; Elaboração de modelo de dados compatível com as necessidades das aplicações de análise; Definição de um banco de dados, implementando as principais tabelas, relacionamentos, restrições de integridades e procedimentos armazenados; Adaptação das ferramentas conforme o SGBD utilizado (mysql ou ROOT) para possibilitar a interação entre os mesmos; Criação de programas/scripts de manipulação dos dados armazenados.

24 E2E pipes Atividades Propostas (Testes) Ferramentas de Medição: GT-QoS 1 e 2: Netflow, NeTraMet, AMP, OWAMP, Thrulay. Extensão para testes do OWAMP, BWCTL (Iperf) e Thrulay com o IPv6. Inicialmente em laboratório e posteriormente no backbone.

25 E2E pipes Atividades Propostas (Agendamento) Esta atividade está prevista no escopo do projeto GigaIQoM, de modo que pretendemos aqui apenas colaborar com este esforço complementar de modo a no futuro termos também esta funcionalidade implementada no nosso ambiente.

26 E2E pipes Atividades Propostas (Autorização) O Shibboleth consiste em um modelo de confiança no qual cada instituição (no nosso caso, domínio de medição) é responsável por autenticar os seus usuários. Para a realização desta atividade espera-se contar com os resultados obtidos pelo atual GT- Diretórios.

27 E2E pipes Atividades Propostas (Interface) Criação de Serviços Web para: Configuração do NeTraMet através de interfaces mais amigáveis. Interação com o pacote flowtools (dados do Netflow)

28 E2E pipes Configuração do NeTraMet através de Serviços Web

29 Dissertação de Mestrado de Leobino O protótipo e a sua relação com o pipes SFM3 Interface Roteador Ponto de Medição Componente de OWAMP Desempenho Coletor OWAMP IPERF IPERF Ponto de Traceroute Traceroute Medição de Desempenho Componente OWAMP, IPERF, Traceroue Coletor Fluxos, SNMP Interface Roteador Ponto de Medição de Desempenho Componente Coletor Interface Roteador Fluxos, SNMP Fluxos, SNMP BD Dados de Fluxos BD IPERF PERF BD OWAMP PERF BD Traceroute PERF BD SNMP PERF Componente de BD Serviços Web SaManTa Pacote de visualização

30 Dissertação de Mestrado de Leobino Implementação do Coletor Resumo das tecnologias utilizadas Apache Axis, tomcat, pacote flow-tools, scripts perl.

31 Dissertação de Mestrado de Leobino Implementação componente de BD Resumo das tecnologias utilizadas Apache Axis, tomcat, mysql, DAO.

32 E2E pipes Atividades Propostas (Detecção) Avaliações de Ferramentas tais como: I2Detective (IPerf e Multicast Beacon) Advisor (NLANR)

33 GT-Med Roteiro Contexto Atividades de Medição do GT-QoS Atividades de Medição do GT-QoS2 O Ambiente E2E pipes Módulos de Software Atividades Propostas Observatório da RNP Ambiente de Monitoração de SLA para Redes

34 Observatório da RNP Dados que potencialmente serão disponibilizados Tráfego total agregado de dados; Dados da evolução do tráfego total agregado de dados; Mapa de tempo (atualizado periodicamente de acordo com a utilização dos diversos enlaces do backbone); Atraso unidirecional (baseado nas medidas do OWAMP e nos dados já disponíveis atualmente em Vazão (baseado nos dados obtidos com o BWCTL e o Thrulay); Análise dos dados de fluxo obtidos com o Netflow ou Netramet; Estatísticas de Multicast (obtidas com a ferramenta Multicast Beacon do NLANR).

35 Observatório da RNP Mapas em Árvore Site gera arquivo Visualização pelo TreeMaps

36 Observatório da RNP

37 GT-Med Roteiro Contexto Atividades de Medição do GT-QoS Atividades de Medição do GT-QoS2 O Ambiente E2E pipes Módulos de Software Atividades Propostas Observatório da RNP Ambiente de Monitoração de SLA para Redes

38 Ambiente de Monitoração de SLA para Redes Desenvolvimento e Implantação A ferramenta nsla, foi desenvolvida inicialmente para atender às necessidade do PoP-SC e NDP/UFSC Visa administrar e monitorar a infra-estrutura de rede LAN, WAN e serviços de rede. Módulos: o agente autômato e a interface web de configuração e exibição de relatórios Agente Autômato coleta parâmetros de: Disponibilidade: através de ICMP ou usando a MIB RTT da CISCO para dispositivos, e através de captura do atributo ifoperstatus da interface. São também coletados dados de tempo de resposta e de alcançabilidade para os dispositivos; Taxa de erros: através da captura do atributo de erros em uma interface utilizando SNMP.

39 Ambiente de Monitoração de SLA para Redes Interface Web

40 Ambiente de Monitoração de SLA para Redes Etapas Previstas Etapa 1 Adequação da ferramenta existente para utilização em um piloto no Backbone da RNP [meses 1 a 3]; Etapa 2 Implantação da ferramenta para monitorar o SLA da RNP [meses 3 a 5]; Etapa 3 Seleção de métricas e desenvolvimento de funções para permitir a celebração de SLA baseados em diferenciação de serviços bem como sua monitoração [meses 3 a 6]. Etapa 4 Seleção de novas métricas de interesse e desenvolvimento de função no sistema para implementação de acordos e relatórios baseadas nessas métricas [meses 7 a 9]. Etapa 5 - Desenvolvimento de Web Services para recuperar os relatórios de SLA [meses 10 a 12].

41 GT-Med Perguntas?

GT Medições. José Augusto Suruagy Monteiro. Fortaleza, 9 de Maio de 2005

GT Medições. José Augusto Suruagy Monteiro.  Fortaleza, 9 de Maio de 2005 GT Medições José Augusto Suruagy Monteiro www.nuperc.unifacs.br/gtmed Fortaleza, 9 de Maio de 2005 Roteiro Equipe Contexto Objetivos Ambiente pipes-br Observatório da RNP Mapas Topológicos Mapas em Árvore

Leia mais

GT Qualidade de Serviço 2 (GT-QoS2) V WRNP2

GT Qualidade de Serviço 2 (GT-QoS2) V WRNP2 GT Qualidade de Serviço 2 (GT-QoS2) V WRNP2 José Augusto Suruagy Monteiro www.nuperc.unifacs.br/gtqos2 Gramado, 13 de Maio de 2004 2003 RNP GT-QoS2 Contexto Continuação das atividades iniciadas com o GT-QoS.

Leia mais

GT QoS2: Qualidade de Serviço

GT QoS2: Qualidade de Serviço GT QoS2: Qualidade de Serviço José Augusto Suruagy Monteiro Junho de 2003 Este documento tem como objetivo descrever o projeto de estruturação do grupo de trabalho GT QoS2, responsável pelo desenvolvimento

Leia mais

Proposta para Grupo de Trabalho. GT Medições 2 (GT-Med2)

Proposta para Grupo de Trabalho. GT Medições 2 (GT-Med2) Proposta para Grupo de Trabalho GT Medições 2 (GT-Med2) José Augusto Suruagy Monteiro 12 de Setembro de 2005 1. Título GT-Med2 GT Medições 2 2. Coordenador José Augusto Suruagy Monteiro UNIFACS Universidade

Leia mais

Serviço MonIPE. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Serviço MonIPE. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Alex S. Moura Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Sobre o Serviço MonIPE Serviço que opera a plataforma de monitoramento de desempenho da infraestrutura de rede da RNP Serviço de medições de desempenho

Leia mais

Fichas técnicas. Ficha técnica: Utilitário TruView

Fichas técnicas. Ficha técnica: Utilitário TruView Fichas técnicas Ficha técnica: Utilitário TruView RÁPIDO Fluxos de trabalho simples: Fornece visibilidade acionável, devido a compreensão rápida do domíniodo problema e a causa-raiz. Enviado à geração

Leia mais

Painel Internet2: Redes Avançadas e Engenharia

Painel Internet2: Redes Avançadas e Engenharia Painel Internet2: Redes Avançadas e Engenharia Prof. José Augusto Suruagy Monteiro LARC e UNIFACS suruagy@unifacs.br Redes Avançadas As redes de alto desempenho que participam do projeto Internet2 provêem

Leia mais

Sistemas de Detecção de Intrusão

Sistemas de Detecção de Intrusão Sistemas de Detecção de Intrusão Gabriel Antonio Fontes Rebello Matheus Lemos dos Reis Rafael Gonçalves Damasceno Raphael Oliveira Sathler de Souza Rodrigo Carvalho Ribeiro de Jesus Contexto para Sistemas

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Alan Santos

Gerenciamento de Redes. Alan Santos Gerenciamento de Redes Alan Santos Ciclo de gerenciamento Quando falamos de gerenciamento de redes devemos primeiro estabelecer o que será gerenciado e o que se espera como resultado desse gerenciamento.

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Gerenciamento de

Leia mais

Uma Proposta de Infra-estrutura de Medições para o Tráfego do Backbone da RNP2

Uma Proposta de Infra-estrutura de Medições para o Tráfego do Backbone da RNP2 Uma Proposta de Ifra-estrutura de Medições para o Tráfego do Backboe da RNP2 Leobio Nascimeto Sampaio e-mail: leobio@uifacs.br José A. Suruagy e-mail: suruagy@uifacs.br Abril - 2003 Roteiro Apresetação

Leia mais

Redes de Computadores - 4º Período. Projeto Integrador

Redes de Computadores - 4º Período. Projeto Integrador Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes Praça Tiradentes, 416 - Centro - CEP 37576-000 Telefone: (35) 3464-1200 Redes de Computadores - 4º Período Projeto

Leia mais

NetFlow para clientes do POP-RS

NetFlow para clientes do POP-RS POP-RS / CERT-RS NetFlow para clientes do POP-RS João Marcelo Ceron Introdução Netflow Ferramentas Implementadas Relatórios Disponíveis Exemplos Conclusões Sumário 2 Necessidades e limitações das ferramentas

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores RMON. Prof. Alex Furtunato

Gerência de Redes de Computadores RMON. Prof. Alex Furtunato Gerência de Redes de Computadores RMON Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@ifrn.edu.br Limitações da MIB-II O gerenciamento é realizado em cada dispositivos individualmente Os dispositivos gerenciados

Leia mais

QUESTÕES SOBRE GERÊNCIA DE REDES

QUESTÕES SOBRE GERÊNCIA DE REDES QUESTÕES SOBRE GERÊNCIA DE REDES A SEGUIR 15 QUESTÕES DE CONCURSOS MEC 2011 - CESPE - ATIVIDADE TÉCNICA DE COMPLEXIDADE GERENCIAL - ANALISTA DE SISTEMA OPERACIONAL 1. Tendo como base o protocolo SNMP,

Leia mais

Gerência de Redes. Modelo de Gerenciamento OSI

Gerência de Redes. Modelo de Gerenciamento OSI Gerência de Redes Modelo de Gerenciamento OSI Modelo de Gerenciamento OSI e Modelo de Gerenciamento SNMP Vários modelos foram criados por diversos órgãos com o objetivo de gerenciar redes, dados e telecomunicações

Leia mais

Hands-on: Implantação de monitoramento por Sflow

Hands-on: Implantação de monitoramento por Sflow Hands-on: Implantação de monitoramento por Sflow Encontro de CSIRTs Acadêmicos RNP / PoP-BA / UFBA Italo Valcy 05 e 06 de dezembro de 2018 Créditos O material aqui apresentado foi

Leia mais

Documento de Projeto Piloto GT em Configurações de Redes. Proposta do Projeto Piloto

Documento de Projeto Piloto GT em Configurações de Redes. Proposta do Projeto Piloto Documento de Projeto Piloto GT em Configurações de Redes Proposta do Projeto Piloto Lisandro Zambenedetti Granville Clarissa Cassales Marquezan Rodrigo Sanger Alves Ricardo Lemos Vianna Augusto Bueno Peixoto

Leia mais

Ambiente para simulação e monitoração de ligações telefônicas IP

Ambiente para simulação e monitoração de ligações telefônicas IP Ambiente para simulação e monitoração de ligações telefônicas IP Autores: Cesar Marcondes Paulo Aguiar Rodrigues Fabio David João Carlos Peixoto Costa 22/05/2003 SBRC 2003 Motivação Projeto GT-VOIP/RNP

Leia mais

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7 EasyAzure Guia do programa Versão 1.7 Email: cloud.br@ingrammicro.com Telefone: 55 (11) 2078-4280 Endereço: Av. Piracema, 1341 - Tamboré - Barueri - SP Brasil 1 EasyAzure São pacotes prontos com as soluções

Leia mais

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008

LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 Objetivo: Este curso proporciona aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para configurar e

Leia mais

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Número do Item: E76543-02 Março de 2017 Conteúdo Visão Geral da Segurança do Produto e do Aplicativo... 5 Sobre o Oracle Hardware

Leia mais

MONITORAMENTO DE REDES: O SERVIÇO MONIPÊ E SUA EXTENSÃO EM REDES METROPOLITANAS. José Augusto Suruagy Monteiro

MONITORAMENTO DE REDES: O SERVIÇO MONIPÊ E SUA EXTENSÃO EM REDES METROPOLITANAS. José Augusto Suruagy Monteiro MONITORAMENTO DE REDES: O SERVIÇO MONIPÊ E SUA EXTENSÃO EM REDES METROPOLITANAS José Augusto Suruagy Monteiro Agenda 2 Monitoramento de Redes Estratégias e Ferramentas O perfsonar O Serviço MonIPÊ Extensão

Leia mais

GT-IPEanalytics Transformando dados brutos de monitoramento em informações valiosas ao gerenciamento da rede. Marinho Barcellos UFRGS

GT-IPEanalytics Transformando dados brutos de monitoramento em informações valiosas ao gerenciamento da rede. Marinho Barcellos UFRGS GT-IPEanalytics Transformando dados brutos de monitoramento em informações Marinho Barcellos UFRGS Equipe Marinho Pilla Barcellos (Coordenador Geral) Professor Adjunto INF/UFRGS marinho@inf.ufrgs.br http://www.inf.ufrgs.br/~marinho/

Leia mais

III Workshop do POP-RS Serviços disponibilizados pelo PoP-RS

III Workshop do POP-RS Serviços disponibilizados pelo PoP-RS III Workshop do POP-RS Serviços disponibilizados pelo PoP-RS César Loureiro setembro/2010 III Workshop do POP-RS Agenda Serviços Internos: Backup de roteadores Registro e análise de logs Serviços Externos:

Leia mais

MonIPÊ. WTR 2013 PoP-SC. Iara Machado Fausto Vetter. Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) Outubro 2013

MonIPÊ. WTR 2013 PoP-SC. Iara Machado Fausto Vetter. Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) Outubro 2013 WTR 2013 PoP-SC Iara Machado Fausto Vetter Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) Outubro 2013 Agenda Serviço de Medições da Rede Ipê Contexto Histórico MonIPÊ para a Instituição Kit de Medições

Leia mais

Sistema de Monitoramento de Dispositivos utilizando o Pandora FMS

Sistema de Monitoramento de Dispositivos utilizando o Pandora FMS Sistema de Monitoramento de Dispositivos utilizando o Pandora FMS Leandro Ferreira Canhada 1 1 Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Rua Gonçalves Chaves, 602 96.015-560 Pelotas RS Brasil {leandrocanhada@gmail.com}

Leia mais

Serviço de Voz sobre IP

Serviço de Voz sobre IP Serviço de Voz sobre IP STI - Serviço de Tecnologia da Informação WRNP/SBRC 2005 RNP/PAL/xxxx 2005 RNP Sumário! Tecnologia! Arquitetura! Plano de numeração e discagem! Adesão ao serviço! Políticas de uso!

Leia mais

GERENCIADOR DE REDE NTOP

GERENCIADOR DE REDE NTOP GERENCIADOR DE REDE NTOP Anderson Escobar Hammes Rafael Schulte Marcos Pachola Horner Universidade Católica de Pelotas UCPel GERENCIAMENTO DE REDE Gerenciamento de rede é controlar todos os equipamentos

Leia mais

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo usado para gerenciar redes TCP/IP complexas. Com

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

17 a Reunião do GTER São Paulo, 19 de abril de

17 a Reunião do GTER São Paulo, 19 de abril de 17 a Reunião do GTER São Paulo, 19 de abril de 2004 1 Mediçã ção da malha BGP no Brasil Luís Felipe Balbinot lbalbinot@simtelecom.net.br Agenda Estado atual da malha BGP no Brasil Para que medir? Como,

Leia mais

Gerenciamento de Redes

Gerenciamento de Redes Gerenciamento de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento FCAPS Modelo OSI de Gerenciamento Criado pela ISO para situar os cenários de gerenciamento em um quadro estruturado Fault Configuration Account

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco USER MEDIA GATEWAY E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 1 link com 30 canais Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco por rede IP. Suporte SNMP e CDR

Leia mais

5 Impactos Econômicos do Sistema Proposto

5 Impactos Econômicos do Sistema Proposto 5 Impactos Econômicos do Sistema Proposto Neste capítulo são avaliados o impacto econômico e as vantagens resultantes da utilização da tecnologia RFID proposta, implementada na camada óptica física, atuando

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP Principais Características Aplicações Típicas E1 modular: 10 canais E1 Expansão a cada 5 canais adquiridos por licença adicional Máximo de 30 canais (1 link E1) Até 10 registros

Leia mais

Um Agente SNMP para Detecção de Intrusão Baseada na Interação de Protocolos

Um Agente SNMP para Detecção de Intrusão Baseada na Interação de Protocolos Um Agente SNMP para Detecção de Intrusão Baseada na Interação de Protocolos Edgar Meneghetti (UFRGS) Luciano Paschoal Gaspary (UNISINOS) Liane Tarouco (UFRGS) 20 o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores

Leia mais

Apresentação QoS ATM Arquitetura Elementos Funcionais Conclusão

Apresentação QoS ATM Arquitetura Elementos Funcionais Conclusão Qualidade Redes de Alta de Serviço Velocidade (QoS) Redes de Alta Velocidade Qualidade de Serviço (QoS) Qualidade de Serviço (QoS) Gerenciamento do nível de serviço: Negociar, definir, medir, administrar

Leia mais

Grupo de Trabalho BIS: Mecanismos para Análise de Big Data em Segurança da Informação

Grupo de Trabalho BIS: Mecanismos para Análise de Big Data em Segurança da Informação Grupo de Trabalho BIS: Mecanismos para Análise de Big Daniel Macêdo Batista USP Proposta do Protótipo: início de 2017... Boom de projetos relacionados com cidades inteligentes Web services como base Muitos

Leia mais

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP

Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet. VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos analógicos FXS 24 canais VoIP USER MEDIA GATEWAY FXS E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 24 canais FXS Ideal para conversão das chamadas analógicas para 2 portas de redes Ethernet VoIP, utilizando toda a rede e aparelhos

Leia mais

Gerência de Redes Turma : N

Gerência de Redes Turma : N Gerência de Redes Turma : 20172.5.01405.1N SNMP Introdução Prof. Thiago Dutra Agenda n Histórico n Arquitetura SNMP n Estação de Gerenciamento n Agente de Gerenciamento n Base

Leia mais

Sumário ARQUITETURA Arquitetura Gerenciamento Arquitetura - API Arquitetura - Interface

Sumário ARQUITETURA Arquitetura Gerenciamento Arquitetura - API Arquitetura - Interface Sumário... 1 1 ARQUITETURA... 3 1.1 Arquitetura Gerenciamento... 3 1.1.1 Arquitetura - API... 4 1.1.2 Arquitetura - Interface... 4 1.1.3 Arquitetura Dados... 5 1.1.4 Arquitetura Serviços... 5 1.1.5 Arquitetura

Leia mais

Segurança Corporativa utilizando Sistema de Detecção de Intrusão (IDS)

Segurança Corporativa utilizando Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) Segurança Corporativa utilizando Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) Clóvis Issao Karia Endo 1, Júlio César Pereira 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil clovis.endo@hotmail.com, juliocesarp@unipar.br

Leia mais

2. Trabalhos relacionados

2. Trabalhos relacionados NeTCollector: Uma Ferramenta para o Monitoramento Distribuído de Fluxos de Tráfego em redes IP Rafael Costa, Leobino N. Sampaio, José A. S. Monteiro 1 Núcleo Interdepartamental de Pesquisas em Redes de

Leia mais

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2016 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 002/IGAM/2012 09/2017 1 PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA MONITORAMENTO - WIRESHARK

FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA MONITORAMENTO - WIRESHARK FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA MONITORAMENTO - WIRESHARK CURITIBA 2016 AUGUSTO MONTOVANI DUANN G. PLISKIEVISKI EDERLO RODRIGO MARCOS V. HERMAN SMAYLESON DE LIMA MONITORAMENTO - WIRESHARK

Leia mais

Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador

Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso. Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador Sistema para acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso Elisângela Cristina Lombardi Klitzke Acadêmica Dalton Solano dos Reis - Orientador Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Encontro Técnico de Infraestrutura de TI. Emmanuel Sanches

Encontro Técnico de Infraestrutura de TI. Emmanuel Sanches Encontro Técnico de Infraestrutura de TI Emmanuel Sanches emmanuel.sanches@rnp.br Temas Integração da base de usuários dos PoPs Alberto Viana Automação para configuração de servidores João Macaíba Monitoramento

Leia mais

Gerência de Redes Turma : V

Gerência de Redes Turma : V Gerência de Redes Turma : 20171.5.01405.1V Introdução ao Gerenciamento de Redes Prof. Thiago Dutra Agenda n Introdução n O que Gerenciar? n Definição n Modelo de Gerenciamento

Leia mais

Técnicas de Medições

Técnicas de Medições Técnicas de Medições Antonio A. de A. Rocha Edmundo A. de Souza e Silva Rosa M. M. Leão Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/Prog. de Engenharia de Sistemas e Computação LAND - Laboratory for modeling,

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Agenda. Redes Ativas. O que são Redes Ativas? Christian Lyra e Rafael Caiuta. November 21, 2006

Agenda. Redes Ativas. O que são Redes Ativas? Christian Lyra e Rafael Caiuta. November 21, 2006 Agenda November 21, 2006 1 Introdução 2 Conceitos 3 Arquitetura DARPA 4 Projetos 5 Gerenciamento 6 Segurança 7 QoS 8 Referências O que são? Histórico Definição são um novo paradigma da arquitetura de s

Leia mais

Considerações Iniciais

Considerações Iniciais SDN Software Defined Network: OpenFlow Adriano César Ribeiro (estagiário docente) adrianoribeiro@acmesecurity.org Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Tópicos em Sistemas de Computação Considerações

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link E1, com 30 canais USER MEDIA GATEWAY COM 4 ETHERNET GIGA Principais Características Aplicações Típicas 4 portas de redes Ethernet Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz 1 link, com 30 canais por rede IP.

Leia mais

Bancos de Dados Distribuídos

Bancos de Dados Distribuídos Bancos de Dados Distribuídos O que é Sistema Gerenciador de Banco de Dados? Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é usado como sendo um sistema que permite o gerenciamento dos sistemas de bancos

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

GT-FENDE. Carlos Raniery P. dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

GT-FENDE. Carlos Raniery P. dos Santos Universidade Federal de Santa Maria Carlos Raniery P. dos Santos Universidade Federal de Santa Maria Introdução Soluções baseadas em software possibilitam uma maior flexibilidade da rede, permitindo que novas funções e serviços sejam rapidamente

Leia mais

Redes de Computadores - 3º Período. Projeto Integrador

Redes de Computadores - 3º Período. Projeto Integrador Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes Praça Tiradentes, 416 - Centro - CEP 37576-000 Telefone: (35) 3464-1200 Redes de Computadores - 3º Período Projeto

Leia mais

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 5.3.3.4 Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 101 5.3.4 Definição das Classes - Módulo Pedagógico 5.3.4.1 Classe GrupoCurso A classe GrupoCurso

Leia mais

Informações Complementares

Informações Complementares O treinamento de Zabbix Avançado é realizado na modalidade à distância (EAD), e tem como objetivo abordar tópicos práticos do uso da ferramenta Zabbix em ambientes corporativos para coleta de dados, geração

Leia mais

PTC Aula Roteamento intra-as na Internet: OSPF 5.4 Roteamento entre os ISPs: BGP. (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Roteamento intra-as na Internet: OSPF 5.4 Roteamento entre os ISPs: BGP. (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 3450 - Aula 23 5.3 Roteamento intra-as na Internet: OSPF 5.4 Roteamento entre os ISPs: BGP (Kurose, p. 280-306) (Peterson, p. 147-163) 23/06/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose

Leia mais

Documento de Projeto Piloto GT em Configuração de Redes. Plano de Implantação

Documento de Projeto Piloto GT em Configuração de Redes. Plano de Implantação Documento de Projeto Piloto GT em Configuração de Redes Plano de Implantação Lisandro Zambenedetti Granville Clarissa Cassales Marquezan Rodrigo Sanger Alves Ricardo Lemos Vianna Augusto Bueno Peixoto

Leia mais

QFlow: Um Sistema com Garantia de Isolamento e Oferta de Qualidade de Serviço para Redes Virtualizadas

QFlow: Um Sistema com Garantia de Isolamento e Oferta de Qualidade de Serviço para Redes Virtualizadas QFlow: Um Sistema com Garantia de Isolamento e Oferta de Qualidade de Serviço para Redes Virtualizadas Diogo Menezes Ferrazani Mattos Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte SBRC 2012 maio/2012 Programa de Engenharia

Leia mais

Por que usar? Solução Appliance. Mecanismo de Coleta. Previsão do comportamento da rede. Visão global de toda a rede. Flexibilidade / Multi-vendor

Por que usar? Solução Appliance. Mecanismo de Coleta. Previsão do comportamento da rede. Visão global de toda a rede. Flexibilidade / Multi-vendor Telcomanager é uma empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas de análise de tráfego e gerenciamento de rede. Os produtos da Telcomanager destacam-se pela tecnologia utilizada, suas funcionalidades

Leia mais

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs!

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs! CSI IT Solutions 2.5 solução CSI PrintManager G e s t ã o d e A m b i e n t e d e I m p r e s s ã o O CSI dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS GARDE ASSET MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 18.511.433/0001-77 E DA GARDE PREVIDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. CNPJ/ MF 30.701.673/0001-30

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE RESIDÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À ÁREA JURÍDICA PARCERIA IMD/UFRN - TJRN

Leia mais

Protótipo de um software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Protótipo de um software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Protótipo de um software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Acadêmico: Paulo Fernando da Silva Orientador: Sérgio Stringari Roteiro Introdução Fundamentos Segurança

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 20412 - CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implementação de serviços de rede avançados Neste módulo os alunos serão capazes de configurar recursos

Leia mais

As principais contribuições do presente trabalho são as seguintes:

As principais contribuições do presente trabalho são as seguintes: 5 Conclusões Nesta dissertação, foram estudadas algumas das principais características que dificultam a provisão de QoS em sistemas operacionais de propósito geral, de forma a relacioná-las com soluções

Leia mais

Uso de Software de Monitoramento em Projetos Educacionais Metasys Monitor. Home

Uso de Software de Monitoramento em Projetos Educacionais Metasys Monitor. Home Uso de Software de Monitoramento em Projetos Educacionais Metasys Monitor Home Metasys Monitor Ferramenta de Gestão de Recursos de TI, e da sua utilização pelos usuários, em redes corporativas, telecentros

Leia mais

TM 1. Manuel P. Ricardo. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

TM 1. Manuel P. Ricardo. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto TM 1 Tráfego e Medidas em Redes IP Manuel P. Ricardo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto TM 2 Bibliografia» Aula preparada com base nos seguintes documentos Joachim Charzinski, Internet Traffic

Leia mais

Configurar Qualidade de Serviço no Roteadores RV160 e RV260

Configurar Qualidade de Serviço no Roteadores RV160 e RV260 Configurar Qualidade de Serviço no Roteadores RV160 e RV260 Sumário Objetivo Dispositivos aplicáveis Versão de software Classes de tráfego Enfileiramento MACILENTO Policiamento MACILENTO Gerenciamento

Leia mais

Infra-estrutura para Gestão de Testes em Redes

Infra-estrutura para Gestão de Testes em Redes Infra-estrutura para Gestão de Testes em Redes GT-ADReF: Automatização do Diagnóstico e Recuperação de Falhas Ronaldo Moreira Salles 28 de Maio 2007 RNP/REF/0236a Infra-estrutura 2006 RNP para Gestão de

Leia mais

Infraestruturas de Monitoração de Redes

Infraestruturas de Monitoração de Redes Infraestruturas de Monitoração de Redes José Augusto Suruagy Monteiro 16 de Abril de 2009 Roteiro Introdução Monitoração de Redes Métricas de Interesse Medições Ativas e Passivas Medições Multidomínio

Leia mais

Virtualização de máquinas do serviço MonIpê

Virtualização de máquinas do serviço MonIpê Virtualização de máquinas do serviço MonIpê Virtualização dos serviços BWCTL (MP1) e NDT (MP3) com VMWare Guia de Instalação dos GPS e Recomendações Iniciais Equipe MONIPÊ http://www.monipe.rnp.br Guilherme

Leia mais

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Prof. Mario Dantas Introdução Por quê Sistemas de Banco de Dados Visão dos Dados Modelos de Dados Linguagem de Definição de Dados (DDL) Linguagem de Manipulação

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

GT-ATER: Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos. RA1 - Relatório de acompanhamento trimestral

GT-ATER: Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos. RA1 - Relatório de acompanhamento trimestral GT-ATER: Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos RA1 - Relatório de acompanhamento trimestral Período: 11/2012 a 01/2013 Sand Luz Corrêa Kleber Vieira Cardoso 31/01/2013

Leia mais

ANEXO VII Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP

ANEXO VII Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP ANEXO VII Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP Proposição de perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP (ainda não foi utilizado) 174 Perfil para futuros concursos de TI da UNIFESP 1º. Cargo:

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

VISIUM LIVE SUITE. Soluções Visium para Gerência de Rede

VISIUM LIVE SUITE. Soluções Visium para Gerência de Rede VISIUM LIVE SUITE Soluções Visium para Gerência de Rede Características gerais Solução para gerência e monitoração de rede (óptica e HFC), dando suporte às gestões de incidentes, problemas, configuração,

Leia mais

Formação para Sistemas Autônomos. Gerenciamento de. Redes

Formação para Sistemas Autônomos. Gerenciamento de. Redes Gerenciamento de Redes Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

ArcGIS for Server: Administração e. Configuração do Site.

ArcGIS for Server: Administração e. Configuração do Site. ArcGIS for Server: Administração e Configuração do Site Duração: 3 dias (24 horas) Versão do ArcGIS Pro: 10.x Material didático: Inglês. www.academiagis.com.br Descrição Este curso ensina como você planejar

Leia mais

RMON Remote Network Monitoring

RMON Remote Network Monitoring RMON Remote Network Monitoring!"#$%&'(() $&*+, -. / /01 / 2 34 São dispositivos usados para estudar o trafego na rede como um todo, Produzem informação de sumário, incluindo estatísticas de erro, estatísticas

Leia mais

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 20411 - ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Configurando e Solucionando problemas de sistema de nome de domínio Este módulo explica como configurar e solucionar problemas

Leia mais

Gerenciamento Baseado em Políticas para Redes de Dimensões Nacionais no Ambiente QAME

Gerenciamento Baseado em Políticas para Redes de Dimensões Nacionais no Ambiente QAME Gerenciamento Baseado em Políticas para Redes de Dimensões Nacionais no Ambiente QAME Clarissa Cassales Marquezan 1, Iara Machado 2, Leandro Rodrigues 2, Lisandro Zambenedetti Granville 1, Ricardo Vianna

Leia mais