MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO PROJETO FINAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO PROJETO FINAL"

Transcrição

1 MÍDIAS NA EDUCAÇÃO SEGUNDA OFERTA DO CICLO BÁSICO PROJETO FINAL A QUALIDADE E AGRADABILIDADE DO USO DAS TIC EM SALA DE AULA. ALUNO: ALFEU JOSÉ FELDMANN Saudades- SC - Junho

2 2 1 SUMÁRIO 2 RESUMO MÍDIAS UTILIZADAS Laboratório de Informática Multimídia História em Quadrinhos CONCLUSÃO ESTUDOS FUTUROS BIBLIOGRAFIA ANEXOS... 11

3 2 RESUMO Ao longo da história da educação em instituição formal de ensino, muito já se discutiu sobre métodos e técnicas de aprendizagem. Os métodos educativos sempre buscaram estar integrados com o desenvolvimento tecnológico social. A partir do momento em que os recursos tecnológicos eclodem de modo desordenado e de difícil domínio 1, os professores se vêem com dificuldades de inserir estas tecnologias na abordagem dos conteúdos propostos para sua cadeira. Os agravantes para isso são os mais diversos, dentre outros se destaca: Falta de estrutura institucional para dar suporte a esse desenvolvimento, velocidade com que a tecnologia evolui, número elevado de alunos por turma em que o professor pretende utilizar recursos que mereçam atenção o mais individualizada possível. Frente a isso surge o desafio do professor em elaborar um programa agradável para exploração de seus conteúdos bem como da administração destas instituições de ensino em dispor e manter estes recursos atualizados e em funcionamento. A agradabilidade no estudo de determinado tema pode ser fruto de uma abordagem através de recursos tecnológicos (DVD, Multimídia, Laboratório de Informática...). Nesse sentido, o envolvimento do aluno na atividade é mais cobiçado. Possivelmente como conseqüência dessas dinâmicas com diversos recursos tecnológicos obtém-se melhores resultados educacionais. Este projeto vem a ser uma análise sobre o uso de diversos recursos tecnológicos na exploração de um tema. A aplicação deste se dá através da abordagem de um tema específico 2 ( ALEGORIA DA CAVERNA de Platão) em sala de aula onde que sua abordagem será incrementada dos seguintes recursos tecnológicos: Laboratório de Informática, DVD, Multimídia, Enciclopédias e História em quadrinhos. Durante a abordagem do filósofo Platão, aborda-se a alegoria descrita por ele com fins de melhor compreensão de sua filosofia. Os resultados desta abordagem utilizando diversos recursos tecnológicos foram positivos, notou-se um maior interesse dos alunos em relação ao tema apresentado, uma vez 1 A velocidade que a tecnologia avança faz com que se torne difícil de acompanhar este desenvolvimento. Isso se deve ao fato desta não se desenvolver de modo isolado 2 O tema abordado no projeto faz parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Filosofia.

4 4 que o envolvimento dos alunos foi maior e o nível de compreensão apresentou-se mais satisfatório frente a abordagem deste assunto de outros modos 3. O aumento da exploração destes recursos demonstra-se cada vez mais evidente nas escolas justamente pelo fato destas proporcionarem maior agradabilidade na execução das atividades bem como no melhoramento da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. 3 Faz-se referência a outras vezes que se abordou este tema de modo diferente.

5 5 3 MÍDIAS UTILIZADAS Este projeto objetivou justamente a utilização do maior número possível de mídias na abordagem de um determinado tema em sala de aula. Das utilizadas, aqui serão destacadas três: História em quadrinhos, Laboratório de Informática e Multimídia. A apresentação do tema iniciou com uma pequena abordagem sobre o autor em sala de aula feita pelo professor. Nesta abordagem foi utilizado a mídia DVD para assistir a um documentário a respeito de Platão. (Vide Anexo I) A partir daí os alunos foram encaminhados para a biblioteca afim de efetuarem uma pesquisa a respeito deste nas enciclopédias. (Vide Anexo II) Da mesma forma, a pesquisa continuou no Laboratório de Informática através da utilização da Internet. (Vide Anexo III) Foi efetuada a socialização das pesquisas em sala de aula e os devidos complementos do professor a respeito deste autor. Para melhor exemplificar a filosofia de Platão, enfocou-se a alegoria da Caverna. Para isso foi utilizado uma história em quadrinhos,(vide anexo IV) através da qual foi proposto que os alunos também elaborassem uma transpondo aquela de Platão para o contexto atual. (Vide anexo V) Segue a descrição detalhada do uso de três recursos tecnológicos. Laboratório de Informática Os alunos envolvidos na aplicação do projeto encontram-se em diferentes níveis de conhecimento em relação ao computador bem como no acesso da internet em casa. Nesse sentido durante a pesquisa do assunto proposto, notou-se que os alunos que possuíam maior conhecimento frente ao equipamento tomavam a frente para executar a tarefa. Foi solicitado a estes um revezamento e mútua ajuda para desempenhar a atividade sendo que a resposta frente a solicitação foi positiva. (Vide fotos anexo VI) O uso do Laboratório de informática foi muito positivo por diversos aspectos: - Grande disponibilidade e diversidade de conteúdo frente ao tema estudado;

6 6 - Oportunidade de manuseio desta ferramenta por parte dos alunos; - Praticidade na organização de Slides para apresentação das pesquisas; - Dinâmica e ilustração nas páginas pesquisadas, favorecendo a atratividade. O uso desta mídia foi excelente no desenvolvimento das atividades propostas, superando os resultados esperados. Notou-se grande interesse por parte dos alunos frente a pesquisa e boa dedicação quando da elaboração de slides para socializar a pesquisa. Esta mídia favoreceu a qualidade do trabalho bem como a forma de seu uso foi de modo atraente e agradável. Multimídia Este recurso foi utilizado principalmente para assistir documentário referente ao estudado, bem como para a socialização das pesquisas feitas pelos alunos. Sendo um recurso relativamente novo na escola, o multimídia ainda está em fase de muita atratividade. O recurso visual que este recurso apresenta fez com que a própria montagem dos slides fosse de maior qualidade afim de apresentar uma coisa bonita para os demais colegas. A atenção dos ouvintes foi muito mais cativada do que as formas tradicionais de apresentações de trabalho (cartazes ou oralmente em sala de aula). Com relação a este recurso no que tange os aspectos enfatizados neste projeto (agradabilidade e qualidade), dispensa-se muitos comentários, os resultados são visíveis na medida da televisão de 20 para a tela do multimídia. 4 (Vide fotos anexo VII) História em Quadrinhos Muito oportuno e surpreendente este recurso! Embora as turmas em que o projeto foi desenvolvido fossem do segundo ano do Ensino Médio, o recurso se apresentou muito cativante, simples na abordagem, porém profundo na exemplificação do tema estudado. A história em quadrinhos utilizada faz referência à alegoria da caverna, ilustrando cena por cena daquela descrita por Platão e, vai um passo além, faz uma transposição desta alegoria para o contexto atual. Com base nisso, os alunos também elaboraram sua própria 4 Faz-se uma comparação entre as formas tradicionais de exposição de trabalhos frente ao multimídia, onde que a qualidade e agradabilidade são superiores àquelas assim como a tela do multimídia em relação a tela de 20.

7 7 história em quadrinhos a respeito do assunto e tentaram fazer uma transposição para algum fato atual (Vide trabalho em Anexos V e VIII) Os resultados do uso desta mídia impressa foram reveladores, uma vez que quebraram o tabu que essa ferramenta é destinada apenas para as séries iniciais. Constatouse que podemos obter excelentes resultados a partir destas, isso tudo atendendo o objetivo do projeto.

8 8 4 CONCLUSÃO O resultado deste projeto é positivo, atribuo essa positividade principalmente em nível pessoal no fato que atuo em sala de aula e, percebi que é uma prática construtiva o uso dos mais variados recursos tecnológicos na abordagem dos temas programados em aula. Acredito que não seria demasiadamente forte afirmar que precisamos usar menos o gogó em aula e utilizar mais as tecnologias disponíveis na escola.

9 9 5 ESTUDOS FUTUROS Embora seja uma prática em construção o uso das TIC na sala de aula, percebe-se que este projeto de envolvimento de diversos recursos para abordar um tema é muito válido. Então, parece ser viável que invitamos nesta área.

10 BIBLIOGRAFIA RIBEIRO, Jorge Cláudio, 1949 Platão: Ousar a Utopia. São Paulo: FTD, p

11 ANEXOS Anexo I Anexo II Anexo III

12 Anexo IV 12

13 13

14 14

15 15

16 16

17 Anexo V 17

18 18

19 19

20 Anexo VI 20

21 Anexo VII 21

22 Anexo VIII 22

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Geralda Helena. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Filosofia 3ª Geralda Helena 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 teoria do conhecimento sobre os quais se compôs a produção filosófica, elaboradas a partir dos diferentes

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS. Art. 1º. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Comunicação

Leia mais

Projeto Interdisciplinar

Projeto Interdisciplinar 0 Plano de Trabalho Docente 2014 Projeto Interdisciplinar ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Ensino Médio x Ensino Técnico Série/Módulo: 3º A,B,C,D Título Educação para Cidadania Professor(es)

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ENGENHARIA AMBIENTAL BACHARELADO (Unidade Bueno)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ENGENHARIA AMBIENTAL BACHARELADO (Unidade Bueno) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO ENGENHARIA AMBIENTAL BACHARELADO (Unidade Bueno) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada

Leia mais

INFRAESTRUTURA DO CURSO DE LETRAS

INFRAESTRUTURA DO CURSO DE LETRAS INFRAESTRUTURA DO CURSO DE LETRAS Infraestrutura para funcionamento do curso 1. Gabinetes de trabalho para professores tempo integral TI As instalações da sala dos professores ficam disponibilizadas para

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO E LICENCIATURA

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO E LICENCIATURA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO E LICENCIATURA (Unidade Bueno) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS 1- No curso você tem oportunidade de aprender a trabalhar em equipe? 2- O curso promove o desenvolvimento da sua capacidade de pensar criticamente, analisar e refletir sobre soluções para problemas da

Leia mais

PRE - Discente avaliando Docente (p)

PRE - Discente avaliando Docente (p) 01) O professor utiliza outras metodologias de ensino (estudo de caso, simulação, problematização, exercícios, aulas práticas, seminários, entre outras), além da aula expositiva. 02) O conteúdo trabalhado

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada

Leia mais

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM MÚSICA RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AVALIAÇÃO DE REAÇÃO TREINAMENTO IN COMPANY v.14.10.2014 Curso: Inteligência Emocional e Influências Instrutor: José Eduardo Pinto Ribeiro Empresa: Integração Local: Campus Santo André Bloco B S. 407 Turma

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições,

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL Nº 01/2012 Dispõe sobre as normas para elaboração, trâmite, análise e aprovação dos Planos de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada como:

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

Como elaborar um plano de aula

Como elaborar um plano de aula Como elaborar um plano de aula 1º Área do conhecimento Verifique qual ou quais áreas do conhecimento serão trabalhadas nas aulas. A área do conhecimento está relacionada aos diferentes tipos de conhecimento

Leia mais

O que são TICs? 1

O que são TICs?  1 O que são TICs? http://leonardobcampos.blogspot.com/ leonardobcampos@gmail.com 1 Sumário Introdução; Histórico das TIC no Brasil; Exemplos; Aplicações; Bibliografia; http://leonardobcampos.blogspot.com/

Leia mais

VAGAS AC VAGAS PCD DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES INERENTES AOS CARGOS CH RE CARGO FUNÇÃO PRÉ -REQUISITOS

VAGAS AC VAGAS PCD DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES INERENTES AOS CARGOS CH RE CARGO FUNÇÃO PRÉ -REQUISITOS ANEXO I - Cargos disponíveis, Função, pré-requisitos de qualificação para ingresso no cargo, distribuição das vagas da ampla concorrência () e das reservadas às pessoas com deficiência (), descrição sumária

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO (Unidade Bueno)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO (Unidade Bueno) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO (Unidade Bueno) FIGURA 1 Avaliação geral: RECEPÇÃO 4 3 2 1 Horário de

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS/GOIÁS

CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS/GOIÁS CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS/GOIÁS Marina Garcia Sousa 1,3 ; Eude de Sousa Campos 2,3 ; Andréia Juliana Leite

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL No processo ensino-aprendizagem Rio de Janeiro 2005 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO VEZ DO MESTRE DINÂMICA GRUPAL OBJETIVOS: Estudar

Leia mais

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille)

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille) Ação 1 Leio-te Promover a formação do utilizador. Integrar os novos alunos na dinâmica das BE. Criar uma dinâmica renovada no espaço das bibliotecas. Renovar o ambiente, tornando-o mais apelativo e sugestivo.

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0

MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0 Secretária de Educação a Distância - SEED MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0 Data: 28/11/2006 MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0 1 - Identificação do Pólo Pólo

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GOIÁS FACULDADE LIONS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2018-2 Coordenação: Rosiane Dias Mota Goiânia-GO 2018 3 1 INTRODUÇÃO Realizou-se no período

Leia mais

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas Eunice Medeiros Gonçalves (autora) Colégio Visão Professora nice-mg@hotmail.com

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR MARTINHO MARQUES PROJETO SAUDOSA MALOCA

ESCOLA ESTADUAL DR MARTINHO MARQUES PROJETO SAUDOSA MALOCA ESCOLA ESTADUAL DR MARTINHO MARQUES PROJETO SAUDOSA MALOCA TAQUARUSSU/MS 2009 SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Projeto elaborado pela professora regente Marilza Nunes do Nascimento e professora da Sala de

Leia mais

Os objetivos do conteúdo escolhido, juntamente com o enfoque (que será mais bem detalhado em tópicos posteriores), são de forma geral expandir a visão

Os objetivos do conteúdo escolhido, juntamente com o enfoque (que será mais bem detalhado em tópicos posteriores), são de forma geral expandir a visão Professor Roberto Ribas - Física Moderna I Plano de Aula - Crédito Trabalho Morgana Martins 7580626 Rui Costa 6800772 I. Tema Para este trabalho foi escolhido, de forma abrangente, o tema radioatividade.

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Libras (Optativa) Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 3 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jacqueline Veríssimo Ferreira

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS PRESENCIAIS. Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Procuradoria (Avaliação Institucional) 2018/2

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS PRESENCIAIS. Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Procuradoria (Avaliação Institucional) 2018/2 AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS PRESENCIAIS Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Procuradoria (Avaliação Institucional) 2018/2 Contextualização Objetivo: avaliar as Atividades Acadêmicas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Teorias da Educação Código da Disciplina: EDU 405 CURSO: Pedagogia Semestre de oferta: 2016/2 Faculdade Responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir de: 2016

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec: ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4ª Série Produção Gráfica CST Produção Multimídia A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Definição: Planejamento é um processo que exige organização, sistematização,

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 187/2017 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 100

Leia mais

Projeto Volta às aulas

Projeto Volta às aulas Projeto Volta às aulas Educador(a), Este projeto tem como objetivo sugerir diferentes propostas para as primeiras aulas com a sua turma. Esse é um momento especial. Mesmo que você já conheça os alunos,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2017.1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EDU 425 DIDÁTICA CURSO DEPARTAMENTO ÁREA LICENCIATURA EM QUÍMICA EDUCAÇÃO PRÁTICA DE ENSINO CARGA HORÁRIA T 60 h P - E - PROFESSOR(A)

Leia mais

Ensino Técnico 3 Semestre

Ensino Técnico 3 Semestre Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico 3 Semestre Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Código: 044.1 Município: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional

Leia mais

FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA ATUAÇÃO COMO TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA NA UNIALGAR. Uberlândia MG Abril 2012

FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA ATUAÇÃO COMO TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA NA UNIALGAR. Uberlândia MG Abril 2012 1 FORMAÇÃO DE CONSULTORES PARA ATUAÇÃO COMO TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA NA UNIALGAR Uberlândia MG Abril 2012 Categoria: C Setor Educacional: 4 Classificação das Áreas de Pesquisa em EaD Macro: B / Meso:

Leia mais

Parágrafo único - As atividades desenvolvidas no Laboratório de Avaliação e

Parágrafo único - As atividades desenvolvidas no Laboratório de Avaliação e REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DOS DESVIOS DA LINGUAGEM, FLUÊNCIA E APRENDIZAGEM (LIFAL) CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - O Laboratório de Avaliação e Intervenção dos

Leia mais

RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013

RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013 1 RELATÓRI0 DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE PAULO VI ANO BASE 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Março - 2014 2 INTRODUÇÃO A Autoavaliação Institucional da Faculdade Paulo VI, atendendo ao

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL 1- Título:Trabalhando com Formas Geométricas 2- Autora: Maria Regina Rampin 3- Aplicativo utilizado: BrOffice-Calc 4- Disciplina: Matemática 5- Objetivos / Expectativas de aprendizagem: Objetivo Geral:

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais Estado de São Paulo PROCESSO SELETIVO - EDITAL Nº 01/2016 ANEXO II PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES RETIFICAÇÃO Nomenclatura Professor de Educação Básica I - Ensino Fundamental e Educação Infantil Fundamental (Arte) PRINCIPAIS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168, aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Aprendizagem baseada em projetos com tecnologia. Profa. Dra. Maria josé c. de Souza domingues

Aprendizagem baseada em projetos com tecnologia. Profa. Dra. Maria josé c. de Souza domingues Aprendizagem baseada em projetos com tecnologia Profa. Dra. Maria josé c. de Souza domingues agenda Conceito de Aprendizagem baseada em projetos. Concepções de trabalho com projetos. Pedagogia de projetos:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: EDU323 Teorias da Educação CURSO: Pedagogia Semestre de oferta: 4 CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 45 HORAS HORAS/AULA: 54 Aulas EMENTA: Teorias pedagógicas modernas e contemporâneas.

Leia mais

Melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos. Colmatar as dificuldades ao nível da compreensão oral e escrita.

Melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos. Colmatar as dificuldades ao nível da compreensão oral e escrita. Escola Secundária Abel Salazar Sala de Estudo DEFINIÇÃO Pretende-se que a Sala de Estudo seja um espaço com um ambiente educativo diferente daquele a que o aluno está habituado a vivenciar nas áreas curriculares

Leia mais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ENADE Relatório da IES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA Apresentação O Exame

Leia mais

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os estágios curriculares no curso de História-Licenciatura

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Prova Didática - Aula 2

Prova Didática - Aula 2 1 DESENVOLVIMENTO é o passo a passo, o como fazer, que explica quais e como as atividades serão desenvolvidas, quais estratégias didáticas serão utilizadas. Para qual série será ministrada a aula? Qual

Leia mais

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR INTRODUÇÃO Rafael da Silva da Cunha* - Autor rafael.dudu.r@gmail.com Maria Teobanete da Cunha* - Co-autora Rita

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago E-mail: CH Teórica: 80h

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividades: Mapa Conceitual de países Africanos. Assistir filme O menino que descobriu Conteúdo: África. Objetivos:

Leia mais

Proposta de trabalho de pesquisa

Proposta de trabalho de pesquisa Nome: Nº: Turma: Filosofia 2º ano Proposta de trabalho de pesquisa Felipe Nov/09 Proposta de trabalho de pesquisa O trabalho aqui proposto tem por objetivo que os estudantes possam ser autores de uma produção

Leia mais

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO USO DAS TIC NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES DO 1º GRAU ÁDISSON ALVES PEREIRA JOSIRENE MARIA REUTERS FISCHER DE CAMARGO E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

Leia mais

ENSINO MÉDIO.

ENSINO MÉDIO. ENSINO MÉDIO www.dombosco.sebsa.com.br/colegio Sala de aula 6ª ao 9ª ano e Ensino Médio Oferecemos uma estrutura completa para os alunos, com salas projetadas para multimídia e equipamentos de apoio às

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Ordem Social e Novos Sujeitos

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Ordem Social e Novos Sujeitos Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas Turma 2016/2018 1º semestre de 2016 Ordem Social e Novos Sujeitos 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas Turma

Leia mais

EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015

EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015 EDITAL DA CHAMADA DE TRABALHOS ACADÊMICOS/CIENTÍFICOS PARA A SEMANA ACADÊMICA DE COMUNICACÃO - SEACOM/2015 Torna-se pública a abertura das inscrições para a submissão de trabalhos acadêmicos e científicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCACÃO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE TUTORIAL PARA CONSTRUÇÃO DE UM BLOG O uso da tecnologia, em especial

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivo Objetivo: Apresentação da proposta de elaboração/revisão do Plano

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA. CPA / 2015 a 2017 QUESTIONÁRIO PARA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIADOR: PROFESSOR

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA. CPA / 2015 a 2017 QUESTIONÁRIO PARA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIADOR: PROFESSOR FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA CPA / 2015 a 2017 QUESTIONÁRIO PARA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIADOR: PROFESSOR Para cada pergunta foram apresentadas cinco alternativas, exceto em algumas, com duas

Leia mais

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola

Britannica Escola. Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola Britannica Escola Guia de Orientações Didáticas: Britannica Escola 325 N LASALLE ST, SUITE 200 CHICAGO, IL 60654 Britannica Escola, uma ferramenta para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem.

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO SEXTO E SÉTIMO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COARI

A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO SEXTO E SÉTIMO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COARI A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO SEXTO E SÉTIMO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COARI Mayra Alvarenga da Silva 1 Daniel de Sá Rodrigues 2

Leia mais

QUESTIONÁRIO DOCENTES 2014

QUESTIONÁRIO DOCENTES 2014 QUESTIONÁRIO DOCENTES 2014 Prezado Professor, O presente questionário fez parte da Avaliação Institucional Interna do ITES, conduzida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação). As abstenções foram desconsideradas.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Estrangeira

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

Análise do Documento de Avaliação do MEC

Análise do Documento de Avaliação do MEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARARANGUÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAMPUS ARARANGUÁ JARDIM DAS AVENIDAS CEP: 88900-000 - ARARANGUÁ - SC

Leia mais

Revista X, volume 2, 2008 Página 76 RELATO

Revista X, volume 2, 2008 Página 76 RELATO Revista X, volume 2, 2008 Página 76 LITERATURA DE SE ENCHER OS OLHOS Alessandra Gomes da Palavra puxa palavra, uma idéia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA O USO DE VIDEOAULAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA O USO DE VIDEOAULAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Relato de Experiência O USO DE VIDEOAULAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância EAD Conforme o Decreto 9.057/2017, de 25 de maio de 2017, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. 25 de novembro

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. 25 de novembro Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 25 de novembro ENADE 2018 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 29 06 a 28 11 Faltam 5 Meses Apontamentos Importância do ENADE Histórico do desempenho dos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Carla de Araújo Universidade Estadual da Paraíba tapcarla@gmail.com Profª. Dra. Abigail Fregni Lins Universidade Estadual

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Professor: Eloy Lago Nascimento e-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br Código:

Leia mais

Questionário aos Professores. Apresentação dos dados. Equipa de autoavaliação

Questionário aos Professores. Apresentação dos dados. Equipa de autoavaliação Questionário aos Professores Apresentação dos dados Equipa de autoavaliação Inquérito dos Professores Informação de enquadramento: Responderam ao inquérito 47 professores com idades compreendidas entre

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO PARA O PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ACD/CHEMSKETCH NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PONTE ENTRE A INFORMÁTICA E A QUÍMICA NO ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS Paulo Roberto Alves 1 ; Juliana de Sá Menezes 2 ; Karoline Santos

Leia mais

7 ano Ensino fundamental

7 ano Ensino fundamental 7 ano Ensino fundamental Orientações dos Trabalhos Bimestrais II Bimestre / 2018 Disciplina: Geografia Professor(a): Luciane Regina Maurer Felipiak Atividade: Produção de mapa conceitual Tema/Conteúdo:

Leia mais

RESULTADOS DE ALUNOS 2015/2:

RESULTADOS DE ALUNOS 2015/2: RESULTADOS DE ALUNOS 2015/2: Pergunta: Quais suas impressões sobre nossa Faculdade? Analisando a FASF enquanto Instituição Pedagógica, podemos identificá la como... (2) Regular: 8.6% (3) Bom: 42.1% (4)

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: LETRAS Disciplina: PROJETOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Professor: DRT: Núcleo Temático: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Código da Disciplina:

Leia mais