O TRATAMENTO DA QUESTÃO ECONÔMICA NA HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRATAMENTO DA QUESTÃO ECONÔMICA NA HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA"

Transcrição

1 227 O TRATAMENTO DA QUESTÃO ECONÔMICA NA HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA INTRODUÇÃO Adriana Campos de Souza Freire Pimenta * Lucília Alcione Prata ** Neste estudo iremos nos dedicar ao tratamento da ordem econômica, nas diversas Constituições da República, até a atual Constituição de Aliás, essa expressão ordem econômica é típica da Norma Constitucional vigente e sobre ela nos deteremos, também, buscando seu sentido e alcance. Com efeito, da maior importância os fundamentos da República Federativa do Brasil inseridos no inciso IV do artigo 1º da Constituição Federal de 1988, quais sejam, [...] os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa [...] ; evidenciando, no nosso sentimento, a importância do crescimento econômico vinculado à garantia dos direitos sociais. A questão econômica, assim, será abordada a partir das normas-regra e, principalmente, das normas-princípio constitucionais. Para tanto, trataremos também dos direitos fundamentais, descrevendo a alteração paradigmática dos mesmos ao longo da nossa história constitucional e a relação dessa mudança no ordenamento econômico constitucional. Evidentemente, não traremos conclusões prontas, acabadas, até porque isso seria difícil em sede acadêmica, onde os debates são comuns, necessários e propiciam, inclusive, a própria evolução da hermenêutica constitucional. Ademais, em se tratando de um processo histórico - em construção, portanto -, dele todos fazemos parte. OS DIREITOS FUNDAMENTAIS A concepção dos direitos fundamentais desenvolve-se a partir da ascensão da burguesia, no século XVIII, concepção esta inicialmente sempre vinculada ao conceito de Estado: num território soberano 1 e como uma garantia dos cidadãos frente a este próprio Estado. * Juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Titular da 4ª Vara do Trabalho de Coronel Fabriciano/MG, graduada em Direito pela UFMG, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. ** Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Titular da 1ª Vara Cível do Foro Regional de S. Miguel Paulista - Entrância Final, Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura, Mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 1 A soberania assim entendida como soberania interna fixa a noção de predomínio que o ordenamento estatal exerce num certo território e numa determinada população sobre os demais ordenamentos sociais (BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo: Malheiros, 2007, p. 132/133).

2 228 Pretendendo ver eliminados os privilégios concedidos aos nobres e ao clero, os burgueses lutaram para que os direitos fundamentais de primeira dimensão passassem a ser concedidos igualmente a todos pelo Estado. Gianpaolo Poggio Smanio pondera que há uma coincidência temporal entre o surgimento do conceito moderno de cidadania, do conceito moderno de direitos humanos e do conceito de Estado de Direito. Todos estão no âmbito da Idade Moderna e a Revolução Francesa passa a ser o marco decisivo das referidas conceituações. É a partir dela que o cidadão passa a ser o centro de imputação do conjunto de direitos que corresponde aos membros de um Estado de Direito. 2 Esses direitos, inicialmente direitos naturais, deveriam, assim, ser codificados para que as distorções e privilégios não retornassem mais, o que redundou no movimento de codificação dos séculos XVIII e XIX. O Professor Paulo Bonavides 3 assevera que os direitos fundamentais de primeira geração são, portanto, aqueles que pressupõem o homem livre e isolado em face do Estado. São direitos pessoais, naturais, inalienáveis, sagrados. Correspondem aos direitos civis e políticos, hoje absolutamente consolidados, apesar de algumas idas e vindas, notadamente no século passado, valendo citar, em relação aos países sul-americanos, v.g., como exceção os períodos ditatoriais. Representam, em última análise, o direito de resistência do indivíduo perante o Estado e foi um conceito que dominou o século XIX. No século XX, passam a ser invocados os direitos fundamentais de segunda geração, assim chamados os direitos culturais, sociais e econômicos. Referidos direitos [...] nasceram abraçados ao princípio da igualdade, do qual não se podem separar, pois fazê-lo equivaleria a desmembrá-los da razão de ser que os ampara e estimula. 4 Tratando dessa questão, Paulo Bonavides, na obra já citada no parágrafo acima, acrescenta que inicialmente os direitos sociais foram objeto de especulação filosófica, depois passaram a inserir-se em textos constitucionais marxistas e no constitucionalismo social-democrata, v.g., Constituição do México de 1917, Constituição de Weimar de Foram, igualmente, nessa fase inicial, delegados a uma natureza programática, portanto, de baixa normatividade, pois são direitos que exigem do Estado determinadas prestações materiais, nem sempre resgatáveis por carência de recursos. Exatamente por isso, em paralelo a eles, desenvolveu-se a teoria das garantias institucionais, inicialmente desenvolvida pelos publicistas alemães, a partir de Carl Schmitt, como acrescenta o autor. Isso porque tão importante quanto proteger o indivíduo era proteger a instituição. 2 SMANIO, Gianpaolo Poggio. A conceituação da cidadania brasileira e a Constituição Federal de In: Os 20 anos da Constituição da República Federativa do Brasil. MORAES, Alexandre de. São Paulo: Editora Atlas, BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. Malheiros Editores, 1999, p. 514/ Idem, ibidem, p. 518.

3 229 Localizando historicamente a necessidade por direitos inerentes ao homem situado numa comunidade, pondera o ilustre professor: A consciência de um mundo partido entre nações desenvolvidas e subdesenvolvidas ou em fase de precário desenvolvimento deu lugar em seguida a que se buscasse uma outra dimensão dos direitos fundamentais, até então desconhecida. 5 Referida fase assenta-se sobre a fraternidade para uns e solidariedade para outros, em ambos os casos, dotada de alto teor de humanismo e universalidade, abrangendo não só os indivíduos ou grupos, mas o gênero humano. São os direitos de terceira geração, dos quais são exemplos o desenvolvimento, a paz, o meio ambiente, a comunicação, a propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade. Com a globalização (econômica e política) e como limite a ela, desenvolveuse o conceito de direitos fundamentais de quarta geração, os quais tornam legítima e possível a globalização política. 6 Pois, como pondera o Professor Paulo Bonavides 7, globalizar direitos fundamentais interessa aos povos da periferia e sobre tal globalização não tem jurisdição a ideologia neoliberal. 5 BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. Ob. cit., p GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de ed., São Paulo: Malheiros, 2007, p. 55/59 assim trata da globalização e do neoliberalismo: A globalização é um fato histórico; o neoliberalismo, uma ideologia. A globalização decorre da terceira Revolução Industrial - informática, microeletrônica e telecomunicações -, realizando-se como globalização financeira. [...] O neoliberalismo é uma ideologia. Quero dizer, com, isso, (i) que não há uma relação necessária entre globalização e neoliberalismo e (ii) que, outras fossem as condições político-sociais, a globalização poderia conviver com outras ideologias que se tornassem hegemônicas. Seria perfeitamente viável a concepção de uma sociedade socialista globalizada. Precisamente essa, aliás, é a forma - internacional - que ela assume na utopia possível. [...] Há marcante contradição entre o neoliberalismo - que exclui, marginaliza - e a democracia, que supõe acesso de um número cada vez maior de cidadãos aos bens sociais. Por isso dizemos que a racionalidade econômica do neoliberalismo já elegeu seu principal inimigo: o Estado Democrático de Direito. O discurso neoliberal confronta o discurso liberal, que viabilizou o acesso da generalidade dos homens não apenas a direitos e garantias sociais, mas também aos direitos e garantias individuais. Pois é contra as liberdades formais, no extremo, que o discurso neoliberal investe. A exclusão social se dá sob múltiplas modalidades - são excluídos, afinal, tanto a vítima do crime quanto o criminoso. Vivemos um momento marcado pela insegurança e pelo comprometimento da coesão social. 7 BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. Ob. cit., p. 524.

4 230 No Brasil (como de resto no mundo todo) o neoliberalismo 8 é extraído da globalização econômica, representando uma filosofia negativa de poder, afrouxando os laços da soberania e incentivando a perpetuação das desigualdades (entre nações e, via de consequência, entre indivíduos). Os direitos de quarta geração - democracia direta, isenta da mídia manipuladora, com informação e pluralismo - são introduzidos pela globalização política na esfera da normatividade jurídica. Acrescentamos que, assim postos os direitos fundamentais, percebe-se que uma geração não exclui/substitui outra, sendo muito interessante a ponderação do Professor Paulo Bonavides que substitui a expressão geração por dimensão 9, exatamente para evidenciar que a dimensão posterior não afasta simplesmente a que lhe antecede. Entendemos que elas convivem e, fatalmente, a sucessora influencia a sucedida, porque o grupo que sente necessidade de outros direitos também anseia pelos que já tinha de uma forma muito mais ampliada. 10 Destaca, a nosso ver, com propriedade, que o coração das constituições estáveis é o processo legislativo de reforma constitucional e, ao inserir princípios na norma constitucional, assegura aos mesmos essa estabilidade. Na nossa Constituição Federal de 1988, os direitos e garantias fundamentais são intangíveis 11, o que é ótimo, pois, do contrário, seriam alterados conforme a ideologia dos governantes. INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL Contudo, no que tange à hermenêutica constitucional, importante frisarmos que os métodos normalmente utilizados para interpretação da legislação infraconstitucional nem sempre são os mais adequados para se fazerem efetivados, na prática, os direitos e garantias constitucionais suprarreferidos. Luís Roberto Barroso 12, assim desenvolve o tema, enumerando os métodos tradicionais de interpretação das normas jurídicas. Interpretação gramatical, da qual deve partir toda interpretação jurídica, baseando-se no texto da norma, pois, como pondera o autor mencionado, [...] é o 8 A propósito do neoliberalismo, vide nota anterior. 9 Idem, ibidem, p Sobre esse tema já tratamos, fazendo ponderações semelhantes. Vide: PIMENTA, Adriana Campos de Souza Freire. A judicialidade dos direitos sociais. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, v. 78, p. 45/63, Artigo 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: [...] 4º. Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 12 BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. São Paulo: Editora Saraiva, 1999, p. 126/139.

5 231 momento inicial do processo interpretativo, formando o texto da lei [...] o substrato de que deve partir e em que deve repousar o intérprete. Interpretação histórica que [...] consiste na busca do sentido da lei através dos precedentes históricos [...], envolvendo, inclusive, [...] especulação sobre qual seria a sua vontade se ele estivesse ciente dos fatos e ideias contemporâneos. A interpretação sistemática consiste em não se examinar a norma isoladamente do diploma legal em que se insere, mas, em consonância com todo ele e dentro de um sistema maior. Pondera o autor supracitado: A visão estrutural, a perspectiva de todo o sistema, é vital. A interpretação teleológica importa em que as normas sejam [...] aplicadas atendendo, fundamentalmente, ao seu espírito e à sua finalidade [...]. Referido método [...] procura revelar o fim da norma, o valor ou bem jurídico visado pelo ordenamento com a edição de dado preceito [...], pondera o autor. Pois bem: após (ou além de) socorrer-se de todos esses métodos, em conjunto ou separadamente, o intérprete e aplicador da Norma Constitucional deve buscar a solução que possibilite à norma-regra interpretada realizar-se como um todo, da melhor forma possível, e sem contrariar também os princípios constitucionais. E qual posição ocupam os princípios no Texto Constitucional? PRINCÍPIOS O aplicador do Direito deve se basear nos princípios norteadores do ramo jurídico que está a aplicar, uma vez que, ao falarmos de princípios, estamos tratando de normas, que vinculam não só o intérprete, bem como o legislador, que fica impedido de editar regras que venham a contrariar referidos princípios. Com efeito, norma é um gênero, do qual são espécies regras e princípios, consoante a melhor doutrina pós-positivista 13, segundo a qual [...] as normas que compõem o ordenamento positivo podem assumir duas configurações básicas: 13 A superação histórica do jusnaturalismo e o fracasso político do positivismo abriram caminho para um conjunto amplo e ainda inacabado de reflexões acerca do Direito, sua função social e sua interpretação. O pós-positivismo é a designação provisória e genérica de um ideário difuso, no qual se incluem a definição das relações entre valores, princípios e regras, aspectos da chamada nova hermenêutica e a teoria dos direitos fundamentais. [...] O Direito, a partir da segunda metade do século XX, já não cabia mais no positivismo jurídico. A aproximação quase absoluta entre Direito e norma e sua rígida separação da ética não correspondiam ao estágio do processo civilizatório e às ambições dos que patrocinavam a causa da humanidade. Por outro lado, o discurso científico impregnara o Direito. Seus operadores não desejavam o retorno puro e simples ao jusnaturalismo, aos fundamentos vagos, abstratos ou metafísicos de uma razão subjetiva. Nesse contexto, o pós-positivismo não surge com o ímpeto da desconstrução, mas como uma superação do conhecimento convencional. Ele inicia sua trajetória guardando deferência relativa ao ordenamento positivo, mas nele reintroduzindo as ideias de justiça e legitimidade (BARROSO, Luís Roberto. Fundamentos teóricos e filosóficos do novo direito constitucional brasileiro (Pós-modernidade, teoria crítica e pós-positivismo). In Revista de Direito Processual Geral (54). Rio de Janeiro, 2001, p. 64/65).

6 232 regras (ou disposições) e princípios [...] 14, como pondera Daniel Sarmento, acrescentando que [...] parece estar superada a concepção que negava força normativa aos princípios, em razão do seu caráter fluido e indeterminado. 15 A superação da distinção entre normas-regra e normas-princípio é igualmente abordada por Willis Santiago Guerra Filho, afirmando que o [...] avanço fundamental da teoria do direito contemporânea, que, em uma fase pós-positivista, com a superação dialética da antítese entre o positivismo e o jusnaturalismo [...] 16 distingue normas jurídicas que são regras e normas jurídicas que são princípios. E acrescenta, ainda, que nas regras [...] há a descrição de uma hipótese fática e a previsão da consequência jurídica de sua ocorrência [...], enquanto que os princípios não trazem descrição de situações específicas e, sim, [...] a prescrição de um valor, que assim adquire validade jurídica objetiva, ou seja, em uma palavra, positividade. 17 Acerca dos critérios que podem ser utilizados pelo intérprete para distinguir as normas-regra das normas-princípio, J.J. Gomes Canotilho 18 nos fornece importantes subsídios, in verbis: A teoria da metodologia jurídica tradicional distinguia entre normas e princípios. Abandonar-se-á aqui essa distinção para, em uma substituição, sugerir: (1) - as regras e princípios são duas espécies de normas; (2) - a distinção entre regras e princípios é uma distinção entre duas espécies de normas. [...] Saber como distinguir, no âmbito do superconceito norma, entre regras e princípios, é uma tarefa particularmente complexa. Vários são os critérios sugeridos. a) Grau de abstracção: os princípios são normas com um grau de abstracção relativamente elevado; de modo diverso, as regras possuem uma abstracção relativamente reduzida; b) Grau de determinabilidade na aplicação do caso concreto: os princípios, por serem vagos e indeterminados, carecem de mediações concretizadoras; enquanto as regras são susceptíveis de aplicação directa; c) Carácter de fundamentalidade no sistema das fontes de direito: os princípios são normas de natureza ou com um papel fundamental no ordenamento jurídico devido à sua posição hierárquica no sistema das fontes (ex: princípios constitucionais) ou à sua importância estruturante dentro do sistema jurídico (ex: princípio do Estado de Direito); d) Proximidade da ideia de direito: os princípios são standards juridicamente vinculantes radicados nas exigências de justiça ou na ideia de direito; as regras podem ser normas vinculativas com um conteúdo meramente funcional. 14 SARMENTO, Daniel. A ponderação de interesses na Constituição Federal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000, p Idem, ibidem. 16 GUERRA FILHO, Willis Santiago. Introdução ao direito processual constitucional. Porto Alegre: Síntese, 1999, p Idem, ibidem, p CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional. Coimbra: Livraria Almedina, 1993, p. 147.

7 233 Com efeito, Luís Roberto Barroso, no mesmo sentido, superando a distinção entre norma e princípio, aponta a maior especificidade das normas-regra em relação às normas-princípio, embora, frisemos uma vez mais, ambos sejam NORMAS: É importante assinalar, logo de início, que já se encontra superada a distinção que outrora se fazia entre norma e princípio. A dogmática moderna avaliza o entendimento de que as normas jurídicas, em geral, e as normas constitucionais, em particular, podem ser enquadradas em duas categorias diversas: as normas-princípio e as normas-disposição. As normas-disposição, também referidas como regras, têm eficácia restrita às situações específicas às quais se dirigem. Já as normas-princípio, ou simplesmente princípios, têm, normalmente, maior teor de abstração e uma finalidade mais destacada dentro do sistema. 19 Também Ana Paula de Barcellos 20, ao tratar da matéria, acrescenta, de forma bastante clara: Ao longo do século XX, em vários momentos e por várias razões, o homem não apenas foi funcionalizado, como também imobilizado brutalmente nos altares do Estado-nação, Estado-partido, da ideologia da segurança nacional, dentre outras variações sobre temas semelhantes. As Constituições, nesse meio tempo, foram ignoradas ou manipuladas em seu aspecto estritamente positivo-formal. O Estado nazista alemão, embora não tenha sido a última dessas experiências, foi certamente a mais chocante, tanto por estampar a barbárie em tons e formas quase inacreditáveis, como sua constrangedora convivência formal com a Constituição de Weimar de Desse modo, o fim da Segunda Guerra Mundial apresentou à humanidade um prato de difícil digestão: a banalidade e a proximidade do mal, cuja ingestão produziu efeitos variados nas diferentes áreas do conhecimento humano. No direito em geral, e no constitucional em particular, esses eventos representaram o ápice do processo de superação do positivismo jurídico, que havia se tornado dominante nas primeiras décadas do século, e o retorno à ideia de valores. Voltou-se a reconhecer, humildemente, que o direito não surge no mundo por si só, mas relaciona-se de forma indissociável com valores que lhe são prévios, ideais de justiça e de humanidade que se colhem na consciência humana. O reflexo mais visível desses efeitos nas Constituições, novas ou reformadas, foi a introdução nos textos de cláusulas, juridicamente obrigatórias para todas e qualquer maioria de plantão, veiculando de forma expressa a decisão política do constituinte (i) por determinados valores fundamentais orientadores da organização política e (ii), em maior ou menor extensão, por certos limites, formas e objetivos dirigidos à atuação política do novo Estado, com a finalidade de promover a realização desses valores. A política passou, assim, a estar vinculada a tais disposições constitucionais, como já antes estivera pelos direitos de liberdade e pela separação de poderes. 19 BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. Ob. cit., p BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais. Rio de Janeiro: Renovar, 2008, p. 25/26.

8 234 Através da análise supra, a autora demonstra como, historicamente, os princípios passaram a integrar os textos constitucionais, importando em verdades fundantes de um ordenamento jurídico, igualmente importantes em relação às normas-regra ou até mais que estas, na medida em que contrariar um princípio importa, muitas vezes, em contrariar todo um conjunto de valores normativos escolhidos por um povo. Pois bem: são fundamentos da República Federativa do Brasil os valores do trabalho e da livre iniciativa (inciso IV do artigo 1º da CF/88). Resta igualmente expresso, no mesmo dispositivo legal (caput do artigo 1º da CF/88), que o Brasil constitui-se num Estado Democrático de Direito. Da mesma forma, a ordem econômica tratada nos artigos 170 e seguintes da Constituição, deve se basear [...] na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: [...] VII - redução das desigualdades regionais e sociais. (inciso VII do artigo 170 da CF/88) Assim, os valores do trabalho, a justiça social, a existência digna e a busca na redução das desigualdades regionais e sociais, no contexto de um Estado Democrático de Direito, são normas-regra e normas-princípio que estão a orientar a ordem e o desenvolvimento econômico do Estado brasileiro. No capítulo seguinte trataremos dessa ordem econômica e sua evolução nas diversas Constituições da República, buscando destacar o relacionamento entre as referidas questões econômicas e as sociais, ao longo desse processo histórico. O TRATAMENTO DA QUESTÃO ECONÔMICA NA HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA O conceito de ordem é dado por José Berdnarski e Tatiana Soares Azevedo 21 : [...] organização direcionada dos elementos que integram um conjunto. Ela une elementos compatíveis entre si, dando ao todo coerência e harmonia. Acrescentam eles que a ordem [...] reproduz a ideia de organização ou de sistematização de regras [...], podendo [...] referir-se à ordem jurídica, à ordem econômica, à ordem política, pelo conhecimento de cada uma em sua espécie. O professor Washington Peluso Albino de Souza relaciona a ordem jurídica e a ordem econômica 22, sendo que aquela [...] traduziria a regulamentação dos interesses humanos, segundo a ideia de justiça dominante no momento, e constituiria, quando considerada em seu conjunto, uma 21 BERDNARSKI, José Luiz; AZEVEDO, Tatiana Soares. O sistema econômico na Constituição de In Direito constitucional econômico - Uma releitura da Constituição econômica brasileira de Coord. LEMBO, Cláudio; CAGGIANO, Mônica Herman Salem. São Paulo: Minha Editora, CEPES, Centro de Estudos Políticos e Sociais, Manole, p SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras linhas de direito econômico. São Paulo: LTr, 2005.

9 235 sistematização das energias sociais, que os juristas alemães, com muita propriedade, denominam Ordem Jurídica. De forma sintética e precisa acrescentam Berdnarski e Azevedo 23 que [...] a ordem jurídica é a esfera ideal do dever-ser. Já a ordem econômica é a esfera dos acontecimentos reais. Tal assertiva vai ao encontro do que pondera Eros Roberto Grau 24 : É que a expressão ordem econômica, ao ser utilizada como termo do conceito de fato, para conotar o modo de ser empírico de determinada economia concreta, apresenta essa mesma economia, realidade do mundo do ser, como suficiente normatizada [...]. Explicam José Luiz Berdnarski e Tatiana Soares Azevedo 25 que a [...] expressão ordem econômica foi incorporada à linguagem dos juristas a partir da primeira metade do século XX, com a Constituição de Weimar, de 1919, que trazia uma seção intitulada a vida econômica. Embora o pioneirismo no tratamento da organização econômica seja atribuído à Constituição Mexicana de O Artigo 151 da Constituição de Weimar estabelecia que: A ordem econômica deve corresponder aos princípios de justiça tendo por objetivo garantir a todos uma existência conforme à dignidade humana. Só nestes limites fica assegurada a liberdade econômica do indivíduo. A partir daí podemos ter claro um conceito de Constituição Econômica 26 : Constituição econômica é o conjunto de preceitos jurídicos que, garantindo os elementos de um determinado sistema econômico, instituem uma determinada forma de organização da economia, constituindo uma determinada ordem econômica. Também José Afonso da Silva 27 trata da Constituição Econômica que conceitua como a [...] parte da Constituição que interpreta o sistema econômico, ou seja, que dá forma ao sistema econômico. Canotilho define a Constituição Econômica, no sentido estrito, como o [...] conjunto de disposições constitucionais - regras e princípios - que dizem respeito à conformação da ordem fundamental da economia Idem, ibidem, p GRAU, Eros Roberto. Ob. cit., p BERDNARSKI, José Luiz; AZEVEDO, Tatiana Soares. Ob. cit., p Idem, ibidem, p SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros Editores, 1999, p CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. Ob. cit., p. 345.

10 236 Também Manoel Gonçalves Ferreira Filho conceitua a Constituição Econômica formal e materialmente: A constituição econômica formal é o conjunto de normas, que incluídas na constituição, escrita, formal do Estado, versam o econômico. [...] em sentido material, a constituição econômica abrange todas as normas que definem os pontos fundamentais da organização econômica, estejam ou não incluídas no documento formal que é a constituição escrita. As regras jurídicas, portanto, que integram a constituição material, caracterizam-se não pela forma e sim pelo conteúdo. Esse conteúdo, ou matéria, é o fundamental para a organização da economia. 29 Outra importante questão - e que foi abordada por Berdnarski e Azevedo 30 - diz respeito às [...] diferentes correntes ideológicas apuradas na confecção do texto constitucional [...], as quais, ponderam eles, [...] acomodam-se em fundamentos e princípios aparentemente contraditórios. Com efeito e como já ponderamos, isso se verifica na Constituição de 1988, v.g., ao dispor em seu artigo 1º, inciso IV, in verbis: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: [...] IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Assim, o desenvolvimento econômico deve, necessariamente, caminhar ao lado do desenvolvimento social, buscando sempre garantir empregos propiciadores de cidadania, especialmente aos mais pobres. 31 Nesse sentido, JOHN RAWLS 32 : A justiça de um esquema social depende essencialmente de como se atribuem direitos e deveres fundamentais e das oportunidades econômicas e condições sociais que existem nos vários setores da sociedade. O Ministro Eros Roberto Grau, que também trata das expressões ordem econômica e Constituição Econômica, como também já tratamos neste estudo, afirma que o importante não são as regras, mas como as mesmas podem alterar a realidade 33 : 29 FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direito constitucional econômico, p. 6/7. 30 BERDNARSKI, José Luiz; AZEVEDO, Tatiana Soares. Ob. cit., p José Murilo de Carvalho aceitando a concepção clássica de Thomas H. Marshall acerca de três dimensões para a cidadania, correspondentes aos direitos civis, políticos e sociais, assevera que, no Brasil, estes últimos vieram antes dos direitos políticos, nos anos 30-45, com a legislação protetiva do trabalho. In: Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 110/ RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p GRAU, Eros Roberto. Ob. cit., p. 66/67.

11 237 [...] em um primeiro sentido, ordem econômica é o modo de ser empírico de uma determinada economia concreta; a expressão, aqui, é termo de um conceito de fato e não de um conceito normativo ou de valor (é um conceito do mundo do ser, portanto): o que o caracteriza é a circunstância de referir-se não a um conjunto de regras ou normas reguladoras de relações sociais, mas sim a uma relação entre fenômenos econômicos e materiais, ou seja, relação entre fatores econômicos concretos; conceito do mundo do ser, exprime a realidade de uma inerente articulação do econômico como fato; em um segundo sentido, ordem econômica é expressão que designa o conjunto de todas as normas (ou regras de conduta), qualquer que seja a sua natureza (jurídica, religiosa, moral etc.), que respeitam à regulação do comportamento dos sujeitos econômicos; é o sistema normativo (no sentido sociológico) da ação econômica; em um terceiro sentido, ordem econômica significa ordem jurídica da economia. E conclui: Pretendo, neste ensaio, construir uma contribuição para a crítica do tratamento normativo conferido, no nível constitucional - no nível de uma Constituição dirigente -, às relações econômicas travadas no bojo de uma determinada economia. Crítica de um determinado direito, note-se, visto que não há que falar do direito, senão dos direitos. Nada impede que o faça, de modo proficiente, ainda que no texto empregando a expressão ordem econômica, desde que, porém, restem bem vincadas as precisões que procurei estabelecer. Apenas na medida em que isso resulte devidamente enfatizado - e creio ter restado - o uso da expressão será tocado por um mínimo de prestabilidade, que não deixa de ser econômica: ordem econômica (mundo do dever-ser) em lugar de conjunto de normas, da Constituição dirigente, voltado à conformação da ordem econômica (mundo do ser). Feitas essas considerações, passaremos a tratar da ordem econômica nas Constituições brasileiras, relacionando-a, historicamente, com a questão social. CONSTITUIÇÃO DO IMPÉRIO DE 1824 André Ramos Tavares 34 traz as principais características da Constituição Imperial, afirmando que a mesma se baseou na Constituição Francesa de Acrescenta que ela garantiu, em seu artigo 179, o direito de propriedade em toda a sua plenitude. Se o bem público legalmente verificado exigir o uso e emprego da propriedade do cidadão, será ele previamente indenizado do valor dela. A Norma Constitucional priorizou também a liberdade de iniciativa e de concorrência e aboliu as corporações de ofícios, seus juízes, escrivães e mestres. Nesse particular, cita Pimenta Bueno: [...] as corporações não serviam senão para disputar privilégios, monopólios, para atender direitos e extorsões. 34 TAVARES, André Ramos. Direito constitucional econômico. São Paulo: Editora Método, 2003.

12 238 O Professor Washington Albino Peluso de Souza 35 pondera que a Constituição Imperial segue ideologia liberal, o que já vinha sendo obedecido no Brasil, a partir da abertura dos portos ao comércio mundial e refletindo a orientação inglesa nessa direção. Afirma também o i. Professor mineiro que o poder econômico refletia-se no poder político, com a exclusão do direito de votar daqueles que não tivessem renda líquida anual mínima de cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou emprego, nas eleições primárias. Para deputados, senadores e membros dos Conselhos de Província exigiam-se duzentos mil réis. CONSTITUIÇÃO DE 1891 Acerca da Constituição de 1891, Ana Paula Oriola Raefray 36 afirma que, no plano financeiro, a grave situação que vinha dos tempos da Monarquia tornou-se dramática, herdando o governo republicano uma dívida externa colossal, agravada pelo deficit público, visto que o governo gastava muito mais do que arrecadava. A autora pondera que as colheitas de café ampliaram a oferta do produto no mercado internacional, provocando queda dos preços e redução no ingresso de divisas estrangeiras, especialmente da libra inglesa. Acrescenta que o crescimento industrial foi moderado e que o Estado não estava voltado para a indústria, mas para os interesses agroexportadores. E, conclui ela: a estrutura econômica voltava-se para o favorecimento de poucos. André Ramos Tavares 37, citando o Professor Manoel Gonçalves Ferreira Filho, conclui que foi somente a Constituição de 1891, em seu artigo 72, 8º, que previu a liberdade de associação, assim entendida por Carlos Maximiliano, continua Tavares, como aquela que têm as pessoas de pôr em comum bens, direitos ou valores, o seu trabalho, a sua atividade, os seus conhecimentos, forças individuais quaisquer para um fim desinteressado ou não intelectual, moral, caridoso, econômico, artístico ou recreativo. No mesmo sentido, pondera que as medidas iniciais indiciárias do intervencionismo ocorrem por conta do café e dos conhecidos privilégios estatais que o setor obteve. Conclui que, mesmo numa Constituição liberal, pode haver exemplos de intervenção e cita o artigo 34, n. 5, que atribuiu ao Congresso competência para [...] legislar sobre o comércio exterior e interior, podendo autorizar as limitações exigidas pelo bem público e sobre o alfandegamento de portes e criação ou supressão de entrepostos. Por fim, vale acrescentar o que ensina Washington Peluso Albino de Souza 38, no sentido de que a Constituição de 1891 consagrava o regime republicano federativo e captava os elementos tradicionais da ideologia liberal, no tocante à Constituição Econômica. 35 SOUZA, Washington Peluso Albino de. Ob. cit., p. 211/ RAEFRAY, Ana Paula Oriola. Direito da saúde de acordo com a Constituição Federal. São Paulo: Quartier Latin, 2005, p TAVARES, André Ramos. Ob. cit., p. 109/ SOUZA, Washington Peluso Albino de. Ob. cit.

13 239 As minas pertenciam aos proprietários do solo, o que se alterou posteriormente pela Emenda de 03 de setembro de CONSTITUIÇÃO DE 1934 O Professor Washington Albino 39 trata do período que vai de 1930 a 1934 como um período em que surgiram as legislações sobre juros, a estatização por meio de institutos que concentravam a atividade econômica em regulamentos e condicionavam a sua prática à política econômica que ainda perdura e só começa a se esmaecer na medida em que as novas ondas liberalizantes mais acentuadas tomam força. Gilberto Bercovici 40 explica o contexto social após a Revolução de 1930, acrescentando que: [...] o Estado brasileiro constituído após a Revolução de 1930 é, portanto, um Estado estruturalmente heterogêneo e contraditório. É um Estado Social sem nunca ter conseguido instaurar uma sociedade de bem-estar: moderno e avançado em determinados setores da economia, mas tradicional e repressor em boa parte das questões sociais. Apesar de ser considerado um Estado forte e intervencionista é, paradoxalmente, impotente perante fortes interesses privados e corporativos, os setores mais privilegiados. Entretanto, apesar das contradições e limitações estruturais, é um Estado que pode terminar o projeto de formação nacional, ultrapassando a barreira do subdesenvolvimento. Sobre as matérias que passam a integrar os textos constitucionais no pósprimeira guerra, o i. Professor paulista 41 afirma que: [...] as Constituições elaboradas após o final da Primeira Guerra Mundial têm algumas características comuns, particularmente, a declaração, ao lado dos tradicionais direitos individuais, dos chamados direitos sociais, ou direitos de prestação: direitos ligados ao princípio da igualdade material que dependem de prestações diretas ou indiretas do Estado para serem usufruídos pelos cidadãos. Estas novas Constituições consistem em uma tentativa de estabelecer uma democracia social, abrangendo dispositivos sobre a ordem econômica e social, a família, educação e cultura, bem como instituindo a função social da propriedade. As concepções sociais ou socializantes, assim como a determinação de princípios constitucionais para a intervenção estatal nos domínios social e econômico, são consideradas fundamentos do novo constitucionalismo social que estabelece em boa parte dos Estados europeus e alguns americanos. 39 Idem, ibidem, p. 213/ BERCOVICI, Gilberto. Tentativa de instituição da democracia de massas no Brasil: instabilidade constitucional e direitos sociais na era Vargas ( ). In: Direitos sociais: fundamentos, judicialização e direitos sociais em espécie. Coord. NETO, Cláudio Pereira de Souza; SARMENTO, Daniel. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p Idem, ibidem, p. 30.

14 240 E acrescenta que, a partir de Weimar e da Constituição do México de 1917, a principal característica das Constituições do século XX [...] passa a ser o seu caráter diretivo ou programático, que incorpora conteúdos de política econômica e social, aspecto já abordado por nós neste artigo: Seguindo o exemplo da Constituição de Weimar, uma das grandes inovações da nossa Constituição de 1934 foi, justamente, a inclusão de um capítulo referente à ordem econômica e social (Título IV, artigos 115 a 140), que tinha por fundamento a determinação de que a ordem econômica deveria ser organizada conforme os princípios da justiça e as necessidades da vida nacional. 42 Cita Washington Albino para acrescentar que a Constituição de 1934 foi a primeira Constituição Econômica programática do Brasil. E, por fim, destaca 43 que ela [...] inaugurou entre nós a mudança da concepção de propriedade em seu artigo 113, 17, que previa a utilização da propriedade de acordo com o interesse social, a função social da propriedade. Ana Paula Oriola de Raefray 44 acrescenta ainda que, após a Revolução de 1930 liderada por Getúlio Vargas, explodiu no Estado de São Paulo a Guerra Civil Constitucionalista de 1932, e que exigia do governo revolucionário o cumprimento das promessas outrora feitas no sentido de serem convocadas eleições para compor uma Assembleia Nacional Constituinte e eleger um novo Presidente da República. Afirma também que, muito embora São Paulo tenha perdido a guerra, o país ganhou uma Constituinte e o então chefe de governo, Getúlio Vargas, mediante o Decreto n , de 14 de maio de 1932, atribuiu a uma comissão, que ficou conhecida como a Subcomissão do Itamaraty, a incumbência de elaborar o anteprojeto de uma nova Constituição para o país, seguindo, já em seu nascedouro, os passos das Constituições anteriores. Também em 1932 as mulheres passaram a ter direito de votar e de serem votadas. Pondera a mesma autora que em 15 de julho de 1934, pelo voto indireto da Assembleia Nacional Constituinte, Getúlio Vargas foi eleito Presidente da República, devendo exercer o mandato até 3 de maio de Finaliza, no sentido de que três títulos inexistentes nas Constituições anteriores tratavam da ordem econômica e social; da família, educação e cultura e da segurança nacional. Os dispositivos de caráter social asseguravam a pluralidade e a autonomia dos sindicatos dispondo também sobre a legislação trabalhista. A legislação trabalhista deveria prever, no mínimo, a proibição de diferenças de salários para um mesmo trabalho, por motivo de idade, sexo, nacionalidade ou estado civil; salário mínimo, regulamentação do trabalho das mulheres e dos menores, descanso semanal, férias remuneradas e indenização na despedida sem justa causa. 42 BERCOVICI, Gilberto. Ob.cit., p. 30/ Idem, ibidem, p RAEFRAY, Ana Paula Oriola de. Ob. cit., p. 163/167.

15 241 André Ramos Tavares 45 afirma que o Estado que se formava interventor foi impulsionado basicamente por 3 fatores, a saber, depressão mundial que atingiu a economia cafeeira, o parâmetro mundial de intervenção, com o fascismo, o nazismo e o comunismo, uma demanda social por intervenção pelo fim do modelo clássico liberal. Cita o Artigo 115 da Constituição de 1934: A ordem econômica deve ser organizada conforme os princípios da Justiça e as necessidades da vida nacional, de modo que possibilite a todos existência digna. Dentro desses limites, é garantida a liberdade econômica. Acrescenta que a Constituição reconheceu os direitos dos trabalhadores sem abandonar a iniciativa privada como princípio, não sendo possível, nesses termos, negar-lhe o cunho liberal. CONSTITUIÇÃO DE 1937 Como ensina Gilberto Bercovici 46, a Constituição de 1937 foi [...] apelidada de A Polaca, pois a Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 recebeu forte influência das Constituições autoritárias da Polônia, de 1935, e do Estado Novo português, de No mesmo sentido, André Ramos Tavares 47 : Vargas apresentou, em , uma nova Carta. Sua imposição autoritária, em termos semelhantes à da Polônia, que ocorrera em 1935, outorgada pelo Marechal Pilsudsky, levou a uma inevitável comparação, passando a ser denominada Constituição Polaca. Citando Pontes de Miranda, afirma que A Constituição de 1937 foi solapada, logo depois, pelos seus próprios autores. Não se realizou; não foi respeitada, quase toda, nem, sequer, existiu. Segundo o autor supra, seu artigo 178 dissolveu o Poder Legislativo em todas as esferas governamentais no Brasil e previa que o Presidente da República convocaria eleições depois de realizado o plebiscito revisto no artigo 187. Enquanto não se reunisse o Parlamento Nacional, o Presidente da República poderia expedir decretos-lei. A Carta, conforme artigo 187, deveria ser submetida a um plebiscito para que a população se manifestasse sobre sua adoção ou não. O plebiscito não foi convocado. Francisco Campos, Ministro da Justiça e defensor do regime autoritário que se instalou é citado por Gilberto Bercovici - O regímen político das massas é o da dictadura [...] Não há hoje um povo que não clame por um César. 45 TAVARES, André Ramos. Ob. cit., p. 112/ BERCOVICI, Gilberto. Ob. cit., p. 40/ TAVARES, André Ramos de. Ob. cit., p. 116.

16 242 Cita também, no mesmo texto, Oliveira Viana, in verbis: Só o Estado centralizado politicamente, detentor da técnica autoritária, poderia garantir as liberdades civis no Brasil, como primeiro passo para a futura garantia das liberdades políticas e a implantação de um regime democrático que respeitasse as tradições e costumes peculiares no Brasil. Esse regime seria o Estado Novo. Ana Paula Oriola de Raefray 48, sobre a Constituição de 1937, afirma que o [...] Estado Novo foi implantado de forma autoritária. O movimento popular e os comunistas tinham sido neutralizados, sendo que a classe dominante aceitava o golpe como benefício para a sociedade. CONSTITUIÇÃO DE 1946 O contexto histórico antecedente à promulgação da Constituição Federal de 1946 era a queda do governo Getúlio Vargas, iniciando-se a partir daí um processo de redemocratização com a Constituição Federal de 1946, promulgada em 18 de setembro de A Constituição de 1946 previa mandato presidencial de 05 anos, ampla autonomia político-administrativa para Estados e Municípios, restabelecendo os direitos individuais, alguns dos quais foram desprezados no período getulista, pós-golpe. A ordem econômica deveria ser organizada segundo os princípios da justiça social, conciliando a liberdade de iniciativa com a valorização do trabalho humano. O Texto Constitucional de 1946 revelava que a ordem econômica nele prevista assentava-se numa economia capitalista de mercado, de inspiração liberal, mas com conotação também social, decorrente da influência da democracia social weimariana, ou seja, a inspiração social da democracia cristã, numa tentativa de conciliar a iniciativa estatal, direitos individuais e fundamentais. A Constituição de 1946 continuava a garantir a defesa da propriedade privada e do latifúndio (ideal liberal), mas também assegurava o direito de greve e de livre associação sindical. Contudo, em que pese a sua tentativa de conciliação liberal-social da ordem econômica e social, o Texto Constitucional de 1946 ainda apresentava resquícios do autoritarismo estatal (intervenção dos Estados nas relações de emprego) e medidas tipicamente liberais (favorecimento ao empresariado), em detrimento dos direitos sociais. Enquanto o Decreto-lei n /46 regulamentava o direito de greve, a definição das atividades excluídas do direito de paralisação - atividades essenciais - abrangia quase todos os ramos de atividade, evidenciando-se o esvaziamento do direito assegurado constitucionalmente. 49 Em síntese, a ordem econômica e social da Constituição de 1946 indicava a subordinação do exercício dos direitos individuais ao interesse coletivo; a liberdade econômica não era o objetivo primordial do Estado; mas sim a ordem nacional e a ordem social. 48 RAEFRAY, Ana Paula Oriola de. Ob. cit., p RAEFRAY, Ana Paula Oriola de. Ob. cit., p. 197.

17 243 CONSTITUIÇÃO DE 1967 A Constituição de 1967 surge na transição do governo Castelo Branco para o governo Costa e Silva, no ápice do militarismo - autoritarismo e arbítrio político. Foi promulgada em 24 de janeiro de 1967, com o Congresso Nacional praticamente mutilado por várias cassações. A grande preocupação do militarismo com os assuntos de segurança nacional e a edição de vários atos aniquilando direitos civis e políticos representavam o reflexo da conjuntura mundial da Guerra Fria no Brasil. A ordem era: combate aos inimigos internos de esquerda. A ordem econômica da Constituição de 1967 pouco acrescentou ao Texto Constitucional que lhe antecedeu. Não delineou uma ordem econômica explícita e de contornos precisos. Os planos regionais de desenvolvimento dos Estados passaram a ser da competência da União, restringindo a autonomia dos Estados. O Presidente poderia expedir decretos-lei sobre segurança nacional e assuntos financeiros sem submetê-los previamente ao Congresso, evidenciando o forte intervencionismo e dirigismo do Estado sobre a economia financeira. A exploração econômica foi atribuída preferencialmente ao setor empresarial privado e, somente para suplementar a iniciativa privada, o Estado organizaria e exploraria diretamente atividade econômica. EMENDA CONSTITUCIONAL N A Emenda Constitucional n. 1/69 alterou de tal forma a Constituição de 1967 que passou a ser chamada de Constituição de A ordem econômica prevista revelava uma realidade intervencionista, estatizante e planificadora, embora o Texto Constitucional fosse de tessitura neoliberal, conceito já explorado por nós neste artigo. A CONSTITUIÇÃO DE A ORDEM ECONÔMICA E O ESTADO DEMOCRÁTICO E SOCIAL DE DIREITO Com o difícil mister de fortalecer a tênue democracia brasileira, após o encerramento do período golpista anterior, a nova Constituição Federal foi promulgada em 05 de outubro de O artigo 1º da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, por nós já citado, determina que a República Federativa do Brasil constitui-se num Estado Democrático de Direito, tendo como fundamentos: [...] I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

18 244 A Constituição Federal de 1988 enfatizou, a exemplo do art. 2º da Constituição da República portuguesa, o estabelecimento de um Estado Democrático de Direito. A ordem jurídica que rege o Estado brasileiro não é qualquer lei, mas sim a lei elaborada segundo os ditames de uma democracia representativa, importando em grande avanço democrático em relação às Constituições brasileiras que lhe antecederam, muitas delas marcadas, notadamente, por resquícios do absolutismo monárquico (Constituição de 1824) e de regimes autoritários. Os aspectos fundamentais do Estado de Direito de cunho liberal eram divisão dos Estados em Monarquias e Repúblicas; adoção do constitucionalismo como técnica de limitação do poder político; reconhecimento da existência de direitos do homem anteriores e superiores ao Estado; adoção da soberania nacional com a plenitude do conceito de Estado-Nação; instituição dos sistemas de governo representativo, dos partidos políticos e do parlamentarismo; subordinação do Estado ao Direito e à legalidade e à concretização do ideal liberal do liberalismo econômico. Ao tratarmos da evolução dos direitos fundamentais, abordamos esse tema. Contudo, entendemos pertinente enfatizarmos, uma vez mais, tais questões. As bases do Estado de Direito deram impulso às concepções da superioridade formal da Constituição; limitando o agir do Estado à organização constitucional e às diretrizes referentes aos direitos individuais, sociais, políticos e econômicos. A necessidade de serem impostos limites ao Poder do Soberano diante do Parlamento e também em favor das liberdades individuais, progressivamente consideradas como invioláveis ao próprio legislador, encontra guarida no regime constitucional da Inglaterra, antecipando na prática os ideais do Estado de Direito. A tradição jurídica anglo-saxônica chama de rule of law (domínio da lei) a supremacia do direito consuetudinário e do Parlamento, mediante a garantia de proibição do exercício arbitrário do poder, a exigência de normas públicas claras e consistentes, elaboradas segundo o processo ordinário em contraposição ao poder arbitrário do Rei. A Constituição norte-americana é outro marco decisivo na elaboração do conceito de rule of law. Os revolucionários americanos não apenas afirmaram o valor normativo superior do Texto Constitucional (higher law), instituindo assim a própria concepção de um Estado Constitucional democrático, como também consignaram as propriedades procedimentais e substanciais que caracterizam o domínio da lei. A concretização de um Estado de Direito buscou uma estrutura do Estado assentada nos ideais da democracia, da ampla representação participativa e das diretrizes da Constituição. Surge, portanto, o Estado Constitucional e Democrático de Direito, cujo pressuposto é estabelecer uma conexão interna entre democracia e Estado de Direito. O Estado limitado pelo direito e o poder político estatal legitimado pelo povo: Tal como a vertente do Estado de direito não pode ser vista senão à luz do princípio democrático, também a vertente do Estado democrático não pode ser entendida senão na perspectiva de Estado de direito. Tal como só existe um Estado de direito democrático, também só existe um Estado democrático de direito, isto é, sujeito a regras jurídicas (Grifamos) CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. Coimbra: Livraria Almedina, 1998, p. 231.

19 245 Dessa forma, a República Federativa do Brasil constitui-se num Estado Democrático e Social de Direito, através do estabelecimento de mecanismos de limitação do poder político e estatal, composta de elementos que garantem as liberdades públicas, os direitos fundamentais, políticos, sociais e econômicos e a livre iniciativa: [...] só é possível assegurar a liberdade dos homens quando há um mínimo de regras estabelecidas livremente pelo conjunto de membros da sociedade e, em torno das quais, todos aceitam conviver. Essas regras devem conter o princípio segundo o qual, ao mesmo tempo em que se define como as decisões políticas são tomadas e se estabelece quem é que pode tomar decisões em nome de todos, fixa-se também as condições para que essas mesmas regras possam ser modificadas pela maioria, quando ela desejar. 51 E é nesse Estado Democrático e Social de Direito que se assenta a organização da economia por meio da Constituição, não podendo mais se admitir uma desvinculação entre direitos políticos, sociais e econômicos da forma de organização do Estado Democrático de Direito. O conceito de Constituição Econômica, por nós já tratado no início deste estudo, é fundamental neste tópico, na medida em que se refere a uma abrangência de todas as normas constitucionais que digam respeito à economia, assim como todas as demais normas recepcionadas pelo Texto Constitucional e que, de forma não colidente, tratem da organização econômico-política do Estado. Todas as Constituições brasileiras, a partir da Constituição de 1934, podem ser consideradas Constituições formalmente econômicas, pois todas cuidaram das questões referentes à economia em títulos próprios. A Constituição Econômica, como já ponderamos, caracteriza-se por estabelecer os fundamentos da ordem econômica, dando especificidade ao princípio ideológico do Estado em relação à economia, com a finalidade do estabelecimento de uma ordem econômica e o tipo de economia que ela regerá. Ao estabelecer um título próprio, dividido em capítulos, elencando os princípios que regerão as relações econômicas entre Estado, sociedade e iniciativa privada, a Constituição estabelece a ordem econômica que pautará o agir dessas relações econômicas. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 é uma Constituição formalmente econômica, estabelecendo, através de uma ordem econômica e financeira, o conteúdo ideológico e formal da economia brasileira, fixando os princípios da economia nacional, atuação da iniciativa privada e pública, as formas de ação do Estado em relação às atividades setoriais essenciais e em relação à intervenção no domínio privado. A ordem econômica da Constituição Federal de 1988, iniciada pelo art. 170, é estabelecida consoante os seguintes princípios: Art A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: 51 MOISÉS, José Álvaro. O que é democracia. São Paulo: BEAC/USP,1988, p. 67.

20 246 I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - função social da propriedade; IV - livre concorrência; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; VII - redução das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. Do ponto de vista ideológico, a Constituição Federal abarcou o ideal social de democracia e o ideal capitalista de direção da economia, tendo em vista que os princípios do artigo 170 devem ser interpretados em consonância com os demais princípios norteadores da Constituição Federal, tais como os elencados nos artigos 1º, 3º, 5º e 6º. Dessa forma, a ordem econômica e financeira da Constituição de 1988, além dos princípios do artigo 170 deve pautar-se em correspondência com o Estado Democrático e Social de Direito, com a soberania nacional, com a dignidade da pessoa humana, a valorização do trabalho e a livre iniciativa, numa forma de composição do Estado, da sociedade e da economia apta a atender às necessidades sociais da cidadania e às necessidades próprias do sistema capitalista. Analisemos os princípios norteadores da ordem econômica previstos no artigo 170 da Constituição Federal. A soberania nacional (art. 170, inciso I) já se encontrava prevista como princípio fundamental do Estado Democrático de Direito (art.1º, inciso I) e sua inserção no capítulo próprio da ordem econômica indica que o Estado brasileiro estabeleceu a formação de um capitalismo nacional autônomo, mediante a independência econômica do Brasil em relação aos Estados estrangeiros. Ao garantir a proteção à propriedade privada (art. 170, inciso II), a Constituição Federal repete a fórmula das Constituições brasileiras que lhe antecederam, consagrando um dos fundamentos primordiais da origem do capitalismo, verdadeiro alicerce do sistema econômico que se funda na iniciativa privada. Ao erigir a função social da propriedade (art. 170, inciso III) como princípio com idêntico tratamento normativo da propriedade privada, a CF retirou o caráter absoluto da propriedade particular, condicionando-o a uma função social, cujos parâmetros encontram-se nos arts. 182, 2º e 183 da CF (usucapião constitucional). A livre concorrência (art. 170, inciso IV) é pela primeira vez prevista de forma expressa como princípio norteador da atividade econômica, pressupondo o exercício legal da atividade comercial, a fim de impedir a formação de cartéis, monopólios e oligopólios, mediante a garantia instituída no 4º do art.173 da CF, observados, portanto, os limites impostos pela lei ordinária.

AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES

AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES 1. Introdução. Diversas são as formas e critérios de classificação uma Constituição. O domínio de tais formas e critérios mostra-se como fundamental à compreensão

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO DIREITO ECONÔMICO É O RAMO DO DIREITO QUE TEM POR OBJETO A JURIDICIZAÇÃO, OU SEJA, O TRATAMENTO

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS

Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS Tema DC - 01 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL RECORDANDO CONCEITOS 1 1. CONCEITO BÁSICO DE DIREITO Somente podemos compreender o Direito, em função da sociedade. Se fosse possível ao indivíduo

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II 3 DIREITO DO TRABALHO 3.1 Conceito de empregador e empregado De acordo com o que estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MILITAR DIREITO PENAL MILITAR PARTE ESPECIAL MARCELO VITUZZO PERCIANI A CRÍTICA AO ATO DE SUPERIOR E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO Marcelo Vituzzo Perciani

Leia mais

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Direitos humanos: considerações gerais Camila Bressanelli * A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Análise contextual: Para o estudo dos direitos humanos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 2. Direito como objeto de conhecimento. Conforme pudemos observar nas aulas iniciais

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1. Domingos Benedetti Rodrigues 2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESTADO DE DIREITO DO AMBIENTE 1 Domingos Benedetti Rodrigues 2. 1 O presente trabalho é resultado dos estudos relacionados à construção da minha Tese do Doutorado em Educação nas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 2 CONSTITUIÇÃO E CONSTITUCIONALISMO

INTRODUÇÃO AO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 2 CONSTITUIÇÃO E CONSTITUCIONALISMO INTRODUÇÃO AO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 2 CONSTITUIÇÃO E CONSTITUCIONALISMO QUESTÃO PARA DISCUSSÃO: EXPLIQUE A DEFINIÇÃO DE CONSTITUCIONALISMO POR CANOTILHO, como uma Técnica específica de limitação

Leia mais

A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos, a saber:

A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos, a saber: Posição Compromissória da CRFB e a Doutrina da Efetividade A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos,

Leia mais

XI - REGIMES POLÍTICOS E DEMOCRACIA (DEMOCRÁTICO NÃO DEMOCRÁTICO)

XI - REGIMES POLÍTICOS E DEMOCRACIA (DEMOCRÁTICO NÃO DEMOCRÁTICO) XI - REGIMES POLÍTICOS E DEMOCRACIA (DEMOCRÁTICO NÃO DEMOCRÁTICO) Toda sociedade política pressupõe um ordenamento. Este ordenamento constituiu, por sua vez, fundamental e indispensável condição para a

Leia mais

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 128/2012

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 128/2012 PROJETO DE LEI Nº 128/2012 Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a finalidade de incluir no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia Municipal de Combate a Homofobia, a

Leia mais

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Autora: Idinéia Perez Bonafina Escrito em maio/2015 TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Nas relações internacionais do

Leia mais

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Eixo temático 2: Formação de Professores e Cultura Digital Vicentina Oliveira Santos Lima 1 A grande importância do pensamento de Rousseau na

Leia mais

O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA A DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO

O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA A DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA A DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO Soraya Hissa Hojrom de Siqueira Diretora da Superintendência de Modalidades e Temáticas

Leia mais

Terceiro Setor, ONGs e Institutos

Terceiro Setor, ONGs e Institutos Terceiro Setor, ONGs e Institutos Tomáz de Aquino Resende Promotor de Justiça. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela de Fundações de Minas Gerais. Usualmente é chamado de

Leia mais

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana.

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana. 99 Princípio da Dignidade da Pessoa Humana Idália de Oliveira Ricardo de Assis Oliveira Talúbia Maiara Carvalho Oliveira Graduandos pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti. Palavras

Leia mais

O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA

O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA 95 O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA Ana Augusta Rodrigues Westin Ebaid Docente do Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Direito

Leia mais

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO

RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO RELACIONAMENTO JURÍDICO DO ESTADO BRASILEIRO COM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO GEORGE DE CERQUEIRA LEITE ZARUR Consultor Legislativo da Área XV Educação, Desporto, Bens Culturais,

Leia mais

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL THOMAS HOBBES LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL Thomas Hobbes é um contratualista teoria do contrato social; O homem natural / em estado de natureza para Hobbes não é

Leia mais

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz 1. RESUMO Os direitos fundamentais trabalhistas estão inseridos na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz do Direito do Trabalho e dos princípios que orientam o Direito

Leia mais

CONSTITUCIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS: O PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO AO TRABALHADOR

CONSTITUCIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS: O PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO AO TRABALHADOR CONSTITUCIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS: O PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO AO TRABALHADOR Luciana Santos Trindade Capelari Advogada trabalhista e empresarial, Especialista em Direito Processual, e em Direito

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Francisco José Carvalho

Francisco José Carvalho 1 Olá caro leitor, apresento a seguir algumas considerações sobre a Teoria da Função Social do Direito, ao qual considero uma teoria de direito, não apenas uma teoria nova, mas uma teoria que sempre esteve

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PROJETO DE LEI Nº 274, DE 2007

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PROJETO DE LEI Nº 274, DE 2007 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 274, DE 2007 Acrescenta parágrafo 3º ao art. 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre o Plano de Benefícios

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA JUSTIFICATIVA O campo de pesquisa em Políticas Públicas de

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

História da cidadania europeia

História da cidadania europeia História da cidadania europeia Introdução A cidadania da União conferida aos nacionais de todos os Estados Membros pelo Tratado da União Europeia (TUE), destina se a tornar o processo de integração europeia

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Princípio da Legalidade na Administração Pública Heletícia Oliveira* 1. INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objeto elucidar, resumidamente, a relação do Princípio da Legalidade

Leia mais

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br

Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. mauxixo.piragino@uol.com.br Democracia Participativa e Direta: conselhos temáticos e territoriais (Conselhos Participativos nas Subprefeituras); Iniciativa Popular, Plebiscitos e Referendo" Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS. 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função:

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS. 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função: ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS 1. Princípios do Direito do Trabalho 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função: a) Função informativa/inspiradora: informam

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

A PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DIFERENTE DE ESTÁGIO Maria de Fátima Targino Cruz Pedagoga e professora da Rede Estadual do Paraná.

A PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DIFERENTE DE ESTÁGIO Maria de Fátima Targino Cruz Pedagoga e professora da Rede Estadual do Paraná. A PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DIFERENTE DE ESTÁGIO Maria de Fátima Targino Cruz Pedagoga e professora da Rede Estadual do Paraná. O Curso de Formação de Docentes Normal, em nível médio, está amparado

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

Políticas Públicas I. Classificações de Welfare State e Modelos de Análise de Políticas Públicas. Professora: Geralda Luiza de Miranda Julho/2011

Políticas Públicas I. Classificações de Welfare State e Modelos de Análise de Políticas Públicas. Professora: Geralda Luiza de Miranda Julho/2011 Políticas Públicas I Classificações de Welfare State e Modelos de Análise de Políticas Públicas Professora: Geralda Luiza de Miranda Julho/2011 Temas Classificações de Welfare State (Titmuss e Esping-Andersen).

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

PIS/COFINS: o ato cooperativo pelo prisma constitucional. Marco Túlio de Rose

PIS/COFINS: o ato cooperativo pelo prisma constitucional. Marco Túlio de Rose MARCO TÚLIO DE ROSE GRADUADO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS ; MESTRADO EM DIREITO, COM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO ESTADO, DA FACULDADE DE DIREITO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes

OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes OAB ª Fase Direito Constitucional Meta Cristiano Lopes 0 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. META LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CF, arts. ; Doutrina: Poder legislativo

Leia mais

A legitimidade da CNseg

A legitimidade da CNseg 18 A legitimidade da CNseg Para provocar o controle abstrato de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal FELIPE MONNERAT 19 A Constituição Federal de 1988 prevê mecanismos de controle da compatibilidade

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL Educador: Luciola Santos C. Curricular: História Data: / /2013 Estudante: 7 Ano Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL 7º Ano Cap 1e 2 Feudalismo e Francos Cap 6 Mudanças no feudalismo Cap 7 Fortalecimento

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128 DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128 DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128 DE 2006 Altera o 1º do art. 1º da Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, para incluir os estudantes da educação fundamental de jovens e adultos como beneficiários

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL INTERVENÇÃO FEDERAL ARTIGO 34 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL É o ato de intervir (tomar parte), toda vez que a ação de um Estado- Membro perturbe o sistema constitucional federativo ou provoque grave anormalidade

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR POSSIBILIDADE DO PROFISSIONAL MÉDICO EXERCER A ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR RESOLUÇÃO CFM Nº 1441/94. Referência: Protocolo CFM nº 905/95 ORIGEM:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Da Sra. Tia Eron) Estabelece Diretrizes para o acesso ao direito social à educação e para a priorização dos ideais de coletividade, de solidariedade, do trabalho voluntário

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 067, DE 2011

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 067, DE 2011 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 067, DE 2011 Regulamenta o exercício das profissões de transcritor e de revisor de textos em braille. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Na produção de textos no sistema

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSS NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO FÁBIO RAMOS BARBOSA

GUIA DE ESTUDOS INSS NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO FÁBIO RAMOS BARBOSA DIREITO ADMINISTRATIVO Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Organização

Leia mais

Direito do Trabalho no Tempo

Direito do Trabalho no Tempo Direito do Trabalho no Tempo Mario Paiva DIREITO DO TRABALHO NO TEMPO Art. 2. A lei só dispõe para o futuro, não tem efeitos retroativos Código Civil Francês de 1804 A norma jurídica tem eficácia limitada

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO 5.11.05 O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO Luiz Carlos Bresser-Pereira Primeira versão, 5.11.2005; segunda, 27.2.2008. No século dezessete, Hobbes fundou uma nova teoria do Estado que

Leia mais

1 A sociedade dos indivíduos

1 A sociedade dos indivíduos Unidade 1 A sociedade dos indivíduos Nós, seres humanos, nascemos e vivemos em sociedade porque necessitamos uns dos outros. Thinkstock/Getty Images Akg-images/Latin Stock Akg-images/Latin Stock Album/akg

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 6.124 DE 2005. (Apensados: PL nº 5.448/01 e PL nº 2.276/07)

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 6.124 DE 2005. (Apensados: PL nº 5.448/01 e PL nº 2.276/07) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 6.124 DE 2005 (Apensados: PL nº 5.448/01 e PL nº 2.276/07) Define o crime de discriminação dos portadores do vírus da imunodeficiência

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal, e os Municípios, todos autônomos, nos termos

Leia mais

O CÁLCULO DO VALOR DO SALÁRIO DE BENEFÍCIO DAS APOSENTADORIAS POR INVALIDEZ DE ACORDO COM O INCISO II DO ART. 29 DA LEI N. 8.

O CÁLCULO DO VALOR DO SALÁRIO DE BENEFÍCIO DAS APOSENTADORIAS POR INVALIDEZ DE ACORDO COM O INCISO II DO ART. 29 DA LEI N. 8. O CÁLCULO DO VALOR DO SALÁRIO DE BENEFÍCIO DAS APOSENTADORIAS POR INVALIDEZ DE ACORDO COM O INCISO II DO ART. 29 DA LEI N. 8.213/91 AUTOR: SÉRGIO ROBERTO LEAL DOS SANTOS. Procurador Federal, Mestre em

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direito agrário: função social da propriedade; sua evolução e história Paula Baptista Oberto A Emenda Constitucional Nº. 10 de 10/11/64 foi o grande marco desta recente ciência jurídica

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL O Comitê de entidades brasileiras que idealizou e organizou

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO Artigo jurídico apresentado por MARCELO THIMOTI DA SILVA, professor, especialista em Direito Administrativo, Constitucional

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR A INFLUÊNCIA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA FORMULÇÃO DA LEI nº 11.096/2005 PROUNI

Leia mais

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO 1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO A análise da evolução temporal (ou dinâmica) da economia constitui o objeto de atenção fundamental do desenvolvimento econômico,

Leia mais

A NOVA REDUÇÃO DAS COMPENSAÇÕES ASSOCIADAS À CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO

A NOVA REDUÇÃO DAS COMPENSAÇÕES ASSOCIADAS À CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO 19 de setembro 2013 A NOVA REDUÇÃO DAS COMPENSAÇÕES ASSOCIADAS À CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO LEI N.º 69/2013, DE 30 DE AGOSTO 1. REGRAS GERAIS A Lei n.º 69/2013, de 30 de agosto, estabeleceu uma nova

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE Prof. Pablo Antonio Lago Hegel é um dos filósofos mais difíceis de estudar, sendo conhecido pela complexidade de seu pensamento

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 15 NOVOS MINISTROS RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Características das Autarquias

Características das Autarquias ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Almir Morgado Administração Indireta: As entidades Administrativas. Autarquias Define-se autarquia como o serviço autônomo criado por lei específica, com personalidade d

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

material dado com autoridade. Com isso, coloca-se, sobretudo, a questão, como essas valorações podem ser fundamentadas racionalmente.

material dado com autoridade. Com isso, coloca-se, sobretudo, a questão, como essas valorações podem ser fundamentadas racionalmente. Laudatio Robert Alexy nasceu em Oldenburg em 1945. Nesta cidade também realizou os seus estudos até o ensino secundário. No semestre de verão de 1968 ele iniciou o estudo da ciência do direito e da filosofia.

Leia mais

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will 1) Mudanças que se sujeitam ao princípio da anualidade: a) mudança na lei partidária (filiação, convenção, coligações, número de candidatos etc). b) mudança

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 22/2011

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 22/2011 PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 22/2011 Altera o Regimento Interno para dispor sobre o Procon-Assembléia e atribuir à Comissão de Defesa do Consumidor a defesa da Livre Concorrência, da Economia Popular e do Contribuinte.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Meio ambiente equilibrado e sadio - Um Direito Fundamental Uélton Santos* Art. 225, CF. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2010. (Do Sr. Eduardo Barbosa) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2010. (Do Sr. Eduardo Barbosa) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2010 (Do Sr. Eduardo Barbosa) Susta a aplicação do 1º do art. 29 da Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A isenção da contribuição previdenciária dos servidores públicos (abono de permanência) Luís Carlos Lomba Júnior* O presente estudo tem como objetivo traçar breves considerações

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Arthur Oliveira Maia) Altera a redação do art. 3º da Lei nº 8.650, de 20 de abril de 1993, para suprimir qualquer restrição ou preferência legal na contratação de treinador

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 INSTRUMENTOS DE TRATAMENTO DE CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Marcela Tapajós e Silva Painel

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais