Também chamados de notações lexicais, os sinais diacríticos nos auxiliam na pronúncia correta das palavras.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Também chamados de notações lexicais, os sinais diacríticos nos auxiliam na pronúncia correta das palavras."

Transcrição

1 ORTOGRAFIA

2 SINAIS DIACRÍTICOS Também chamados de notações lexicais, os sinais diacríticos nos auxiliam na pronúncia correta das palavras. São eles: acento, til, cedilha, apóstrofo e hífen.

3 Acento Agudo ( ): café, sílaba, além Circunflexo ( ^ ): lâmpada, ônibus, alô. Ambos são usados para indicar algumas sílabas tônicas. Grave ( ` ): indica alguns casos de crase. Ex: Entreguei o livro à professora.

4 Til Colocado sobre as vogais a e o, o til indica que a pronúncia de tais letras é nasalizada. Irmã, limões, cidadãos, compõem, cãibra, órgão.

5 Cedilha Posta sobre o c pronunciado como /s/ antes das vogais a, o e u. açaí, açoite, açude.

6 Apóstrofo ( ' ) é utilizado para marcar a supressão de um fonema (geralmente vocálico). Sant'ana (Santa Ana), copo d'água (copo de água)

7 Hífen Emprega-se o hífen: Quando o segundo elemento começa por h: antihigiênico, co-herdeiro, super-homem, pré-história. Obs: não haverá hífen em formações que contêm em geral os prefixos des e in e nas quais o segundo elemento já perdeu o h inicial: desumano, inábil. Quando o prefixo termina com a mesma vogal com que começa o segundo elemento: anti-ibérico, micro-onda, semi-interno. Obs: nas formações com o prefixo co, este aglutina-se com o segundo elemento iniciado por o: coobrigação, coocupante.

8 Hífen com os prefixos circum e pan quando o segundo elemento começa por vogal, m, n e h: circum-escolar, circum-murado, circum-navegação, pan-americano, pannegritude. Com os prefixos hiper, inter, super e sub quando combinados com elementos começados por r ou b: super-requintado, sub-reitor, hiper-resistente. Com os prefixos ex (com o sentido de estado anterior ou cessamento), sota, soto, vice e vizo: ex-presidente, sotopiloto, vice-reitor, vizo-rei. Com os prefixos tônicos pré, pós, e pró: pré-natal, pósgraduação, pró-africano. Nos compostos com além, aquém, recém, e sem: alémmar, recém-casado, sem-terra.

9 Hífen Nos compostos com os advérbios bem e mal, quando formam uma unidade com um elemento começado por vogal ou h: bem-aventurado, mal-humorado. Obs: o advérbio bem, ao contrário de mal, pode não se aglutinar com palavras começadas por consoante: bemcriado (malcriado), bem-falante (malfalante). Obs: em muitos compostos, o advérbio bem já se encontra aglutinado com o segundo elemento: benfazejo, benfeito, benquerença.

10 NÃO se usa hífen: Quando o prefixo termina por vogal e segundo elemento começa por r ou s. Nesses casos, tais consoantes são duplicadas: antirreligioso, contrarregra, cosseno, microssistema. Quando o prefixo termina por vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente: antiaéreo, extraescolar, agroindustrial. Quando ao prefixo não se segue palavra iniciada por vogal, h, r ou s: abdicar, advento, autobiografia, protozoário. Em palavras compostas cuja composição já se perdeu: bateboca, paraquedas, tocafitas, girassol. Em formas conjugadas do verbo haver seguido da preposição de: há de, hão de, havemos de, haverão de.

11 MAU/MAL Mau: adjetivo oposto a bom Mal: advérbio oposto a bem ; conjunção temporal sinônimo de assim que ; como substantivo sinônimo de doença. O mau menino apanhou da mãe. Dormi muito mal ontem à noite. Mal chegaram e já se puseram a trabalhar. O mal que atinge a sociedade moderna é a depressão.

12 MAS/MAIS Mais: advérbio de intensidade ou pronome indefinido, oposto a menos ; advérbio de tempo sinônimo de a partir de determinado momento. Mas: conjunção adversativa sinônimo de porém ; parte integrante da locução aditiva mas também ; retificador Preciso prestar mais atenção às aulas de Português! Eu não quero mais deixar de estudar Português. Queria estudar Química, mas o Português não me permitia. Não só estudei Português, mas também Química. O interessante não é aprender, mas gostar daquilo que aprendemos.

13 QUE/QUÊ QUÊ: é empregado com acento toda vez que se substantivar Para nos referirmos à letra q Acepção de alguma coisa Quando for pronunciada com força tônica própria e lhe seguir qualquer sinal de pontuação Quando for empregada como interjeição

14 QUE/QUÊ Quê! Não acredito! Acho que falta um quê nessa palavra. Eu quero um presente, mas não sei o quê. Você achou o quê? O aluno tem um quê de mistério.

15 PORQUE/ PORQUÊ/ POR QUE/ POR QUÊ Porque: introduz uma justificativa de uma afirmação ou de um acontecimento. Estudo Português porque é muito importante. Vamos depressa porque estamos atrasados. é substituível por pois.

16 Porquê: é um substantivo sinônimo de razão, motivo. Já que é um substantivo, pode ser pluralizado. Dê-me os porquês desta tua escolha. Eu nunca entendi o uso dos porquês! Não há um porquê dessa discussão.

17 Por que: substituível por por qual motivo ou por motivo ou motivo pelo qual Por que o Brasil vai sediar a copa? As ideias por que luto são socialistas. Não há por que ir embora.

18 Por quê: usado sempre imediatamente antes de qualquer sinal de pontuação. Não sei por quê, mas vamos ter a Copa. Por que não gostas mais de mim? Por quê? Esta matéria é fácil: vamos ver por quê.

19 EM VEZ DE/ AO INVÉS DE em vez de: sinônimo de no lugar de Ao invés de: sinônimo de ao contrário Ao invés de acordar quando tocara o despertador, continuou a dormir. Em vez de estudar, fica no smartphone todo o dia. Ao invés de subir a rua, desceu-a, e acabou se perdendo. Em vez de comer uma fruta, comeu uma lata de leite condensado.

20 AO ENCONTRO DE/ DE ENCONTRO A Ao encontro de: ocorre um encontro, uma convergência, há concordância de ideias. De encontro a: ocorre um choque, uma divergência, não há concordância de ideias. Fui ao encontro de meus amigos no bar. O carro foi de encontro ao poste. O autor vai ao encontro das ideias de seu orientador. Os ideais socialistas vão de encontro aos ideias capitalistas.

21 A/ HÁ há: usa-se para indicar tempo transcorrido a: usa-se para indicar um tempo ainda não transcorrido. Ele saiu de casa há dez minutos. Ele vai sair de casa daqui a dez minutos. Estamos a dez meses do vestibular.

22 ACERCA DE/ CERCA DE Acerca de: a respeito de, sobre cerca de: aproximadamente Conversei com ele acerca da briga de ontem. Compraste quanto de carne? Cerca de um quilo. Estamos há cerca de duas semanas da morte de Chávez. Estamos a cerca de um ano para a Copa.

23 HÁ/TEM O verbo haver é usado no sentido de existir. Há um estojo sobre a classe. Havia vinte alunos naquela turma. Houve problemas nas obras dos estádios.

24 SENÃO/SE NÃO Se não: substituível por caso não ou ou Senão: usa-se nos demais casos: na acepção de a não ser, exceto, do contrário, nada mais que ; como substantivo no sentido de defeito, problema. Se não estudares, não passarás no vestibular. Ele é um ótimo aluno, se não o melhor. Não fazia outra coisa senão chorar. Não era senão um estudante. Entra logo, senão ficarás gripado. Não vi um senão na sua prova.

25 A FIM/ AFIM Afim: adjetivo, cognato de afinidade. A fim: introdução de uma finalidade. Eles se gostam; são pessoas afins. Estudo a fim de obter boas notas. Coloquial: Estou a fim de viajar.

O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc

O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc Trema O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc Hífen COMPOSIÇÃO Emprega-se o hífen nas palavras

Leia mais

Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica. Hifenização

Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica. Hifenização Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica Supressão do acento gráfico Hifenização Supressão do hífen Uso do hífen Novas letras do alfabeto

Leia mais

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen REFORMA ORTOGRÁFICA Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen ACENTUAÇÃO GRÁFICA Desaparece o trema no fonema u, nos grupos gue, gui, que qui: Exemplo: frequência, tranquilo, aguei... Observação:

Leia mais

EMPREGO DO HÍFEN I - HÍFEN NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS POR COMPOSIÇÃO

EMPREGO DO HÍFEN I - HÍFEN NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS POR COMPOSIÇÃO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO: Novo Acordo Ortográfico ASSUNTO: Emprego do Hífen PROFESSOR: Clarice M. Hilgemann EMPREGO DO HÍFEN I - HÍFEN NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS POR COMPOSIÇÃO No processo

Leia mais

1. Ortografia 2. Novo Acordo ORTOGRÁFICO. Prof. Me. William Alves

1. Ortografia 2. Novo Acordo ORTOGRÁFICO. Prof. Me. William Alves 1. Ortografia 2. Novo Acordo ORTOGRÁFICO Prof. Me. William Alves Uso do ss Os verbos que contém ced, gred, prim e tir em sua raiz resultam em substantivosescritos com ss. Ceder, interceder, progredir,

Leia mais

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas palestras. Mas não quero esse dinheiro, não. Com outro espírito,

Leia mais

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 5.2. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 15:48. segundo termo começam com a mesma letra. Põe hífen aqui.

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 5.2. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 15:48. segundo termo começam com a mesma letra. Põe hífen aqui. Nivelamento Língua Portuguesa Aula 5.2 Prof.: Amanda Fratea de Lucca Duração: 15:48 Olá! Tudo bem? Está pronto para mais uma aula de Nivelamento de Língua Portuguesa? Então, vamos lá! Daremos continuidade

Leia mais

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a A UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e aportuguesadas,

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 9 Ano Professora: Lusia Raquel

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 9 Ano Professora: Lusia Raquel Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 9 Ano Professora: Lusia Raquel EMPREGO DO Caicó RN 2018 SEGUNDO O ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, EMPREGA-SE O NAS PALAVRAS COMPOSTAS

Leia mais

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA Com base no Edital n º 007 SEGPLAN/SSPAP/PCGO, de 4/11/2016 Revisão ponto a ponto POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS COORDENAÇÃO Leandro Bortoleto Paulo Lépore Rogério Sanches

Leia mais

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou Lição 2 Dúvidas mais comuns Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. QUANDO USAR 1. A ou HÁ? 1. A Ela ou parou HÁ? de estudar há algum tempo. indica tempo que já passou Daqui

Leia mais

Regra Geral A letra H é uma letra sem personalidade, sem som. Em Helena, não tem som; em "Hollywood, tem som de R. Portanto, não deve aparecer

Regra Geral A letra H é uma letra sem personalidade, sem som. Em Helena, não tem som; em Hollywood, tem som de R. Portanto, não deve aparecer Uso do HIFEN Regra Geral A letra H é uma letra sem personalidade, sem som. Em Helena, não tem som; em "Hollywood, tem som de R. Portanto, não deve aparecer encostado em prefixos: pré-história anti-higiênico

Leia mais

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli.

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli. Português Ortografia Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ORTOGRAFIA Os Porquês 1. Por que Por qual motivo / Por qual razão / O motivo pelo qual / Pela qual Por que não me

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Problemas de adição com dezena Dezenas exatas Dezena e unidade Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS Caicó RN 2018 POR QUE O POR QUE TEM DOIS EMPREGOS DIFERENCIADOS: QUANDO FOR A JUNÇÃO DA PREPOSIÇÃO

Leia mais

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS SEMPRE COM HÍFEN Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento Prefixos acentuados (PRÉ, PÓS, PRÓ) Prefixos

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA O texto do novo acordo procura atender de forma mais satisfatória as necessidades linguísticas dos diferentes

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 setembro de 2015 1. INTRODUÇÃO Assinado em Lisboa a 16 de dezembro de 1990. Última de uma série de propostas de unificação (unidade intercontinental) e de simplificação

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA www.soumultilaser.com.br ÍNDICE Acento agudo... 1 Acento diferencial... 2 Acento circunflexo... 4 Trema... 5 Alfabeto... 5 Hífen... 6 Uso do hífen...

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. dicas para concurso

MATERIAL COMPLEMENTAR. dicas para concurso MATERIAL COMPLEMENTAR dicas para concurso sumário ALFABETO 3 EMPREGO DAS TERMINAÇÕES IANO E IENSE 3 TREMA 3 HÍFEN 3 ACENTUAÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS 5 ACENTUAÇÃO DOS HIATOS 5 ACENTUAÇÃO DOS GRUPOS GUE,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares e ímpares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Números ordinais Problemas de adição com dezena Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto Fonemas

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa O atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em definitivo no dia 12 de outubro de 1990 e assinado em 16 de dezembro do mesmo ano. O documento

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal

Português 3º ano João J. Concordância Verbal Português 3º ano João J. Concordância Verbal Concordância Verbal Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.:

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Guia da Nova Ortografia

Guia da Nova Ortografia Guia da Nova Ortografia O que muda com a reforma? Fonte: www.reformaortografica.com Alfabeto Inclusão de três letras. Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras k, w e y : A B C D E F G H I J K L M

Leia mais

Emprego de palavras e expressões

Emprego de palavras e expressões Emprego de palavras e expressões Livro 01 Prof. Eugênio Torres Módulo 02 POR QUE POR QUÊ PORQUE PORQUÊ o Por que- Emprega-se quando equivale a por qual motivo ou a pelo qual. Usado também no início ou

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE Concurso Público da Prefeitura Municipal de Porto da Folha PORTUGUÊS MATEMÁTICA CARGO: VIGILANTE INSTRUÇÕES Ao receber este caderno de prova verifique

Leia mais

MATÉRIA: Português PROFESSOR(a): Angélica Vasconcelos

MATÉRIA: Português PROFESSOR(a): Angélica Vasconcelos MATÉRIA: Português PROFESSOR(a): Angélica Vasconcelos Ortografia Oficial Definição: Escrita correta dos vocábulos. A Ortografia oficial se caracteriza por ser simplificada, científica e sistemática. Fonemas

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOL DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE GESTÃO EM SECRETARIADO

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS HOMÔNIMOS PALAVRAS QUE TÊM A MESMA PRONÚNCIA E/OU GRAFIA, MAS SIGNIFICADOS DIFERENTES PARÔNIMOS PALAVRAS OU EXPRESSÕES PARECIDAS Exemplo: vultoso (volumoso) vultuoso (inchado) HOMÔNIMOS

Leia mais

Dificuldades da Língua Portuguesa

Dificuldades da Língua Portuguesa Dificuldades da Língua Portuguesa 1. A / há Emprega-se a na indicação de tempo futuro; emprega-se há na indicação de tempo passado. Ex.: Ela voltará daqui a um ano. Ex.: Eu não a vejo há muito tempo. 2.

Leia mais

Observação: o til substitui o acento gráfico quando os dois recaem sobre a mesma sílaba: irmã, romãs

Observação: o til substitui o acento gráfico quando os dois recaem sobre a mesma sílaba: irmã, romãs Material de Apoio Professor ACENTUAÇÃO GRÁFICA Acentos Gráficos: marcam a sílaba tônica. a) grave para indicar crase. b) agudo para som aberto: café, cipó. c) circunflexo para som fechado: você, complô.

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDA? Português /Francês. Senhor Doutor / senhor doutor. Autoavaliação. acordo ortográfico. português /francês

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDA? Português /Francês. Senhor Doutor / senhor doutor. Autoavaliação. acordo ortográfico. português /francês Área Disciplinar Português /Francês ACORDO ORTOGRÁFICO Senhor Doutor / senhor doutor Autoavaliação MUDA? O QUE ( )área disciplinar português /francês acordo ortográfico ESEN, setembro de 2011 seer muy

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras:

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w,

Leia mais

Índice. Fonética e Fonologia 10 Fonética e fonologia 10 Vogais sua classificação 11 Ditongos sua classificação 12 Consoantes sua classificação

Índice. Fonética e Fonologia 10 Fonética e fonologia 10 Vogais sua classificação 11 Ditongos sua classificação 12 Consoantes sua classificação Índice Fonética e Fonologia 10 Fonética e fonologia 10 Vogais sua classificação 11 Ditongos sua classificação 12 Consoantes sua classificação Ortografia e Pontuação 16 Estrutura fonográfica das palavras

Leia mais

Funções do que e do se

Funções do que e do se Funções do que e do se Há muitas dúvidas quanto ao emprego do que e do se, pois podem ser empregados em várias funções morfossintáticas. Portanto, iremos analisar cada termo individualmente, a fim de que

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade VIII (A rua) Tema 1: Os tipos de rua Ruas arborizadas CIÊNCIAS Unidade IX (Observando ao seu redor) Tema 1: Observando a natureza As plantas Os animais O céu Unidade VIII (A rua) Tema 1:

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais Acordo ortográfico - As Mudanças Principais 1 Esta página identifica e descreve todas as regras de escrita que mudam com o Acordo Ortográfico de 1990 face ao Acordo de 1945, vigente em Portugal, PALOP

Leia mais

Português Regular B1

Português Regular B1 Português Regular B1 Verbos Irregulares Terminação ear Trocar e por ei nas formas rizotônicas (sílaba forte no radical) e conjugar como regular: Eu, tu, ele, eles do presente do indicativo ex: Eu freio,

Leia mais

Acordo Ortográfico (1990)

Acordo Ortográfico (1990) Acordo Ortográfico (1990) Construindo no presente um futuro melhor Curso: Ensino Médio Disciplina: Português Mudanças no Português do Brasil O alfabeto O alfabeto era formado por 23 letras. As letras K,

Leia mais

UNIDADE 1 Conteúdos UNIDADE 2 Conteúdos UNIDADE 3 Conteúdos UNIDADE 4 Conteúdos

UNIDADE 1 Conteúdos UNIDADE 2 Conteúdos UNIDADE 3 Conteúdos UNIDADE 4 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 1 ọ ano - 1.º volume Símbolos Alfabeto UNIDADE 2 Crachá Vogais Consoantes UNIDADE 3 1 ọ ano - 2.º volume Vogais e consoantes Encontro de vogais Palavras com til (~) Palavras

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano Numeração até 59 Adição e subtração Vizinhos Ditado de números Escrita dos números por extenso Problemas de adição e subtração Figuras geométricas Ordem crescente

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

FONÉTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 07/04/2017 DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS VOCÁLICOS DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS CONSONANTAIS

FONÉTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 07/04/2017 DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS VOCÁLICOS DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS CONSONANTAIS FONÉTICA DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS CONSONANTAIS DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS VOCÁLICOS CH -CHATO LH - ILHA NH -NINHO SS ASSESSOR RR - CARRO SÇ - DESÇA SC CRESCER-PESCA XC EXCEÇÃO - EXCLUIR

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II

Bárbara da Silva. Português. Aula 38 Preposições II Bárbara da Silva Português Aula 38 Preposições II Locução Prepositiva É o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição. A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição.

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Desejo saber o porquê de suas atitudes. Ela pretende responder os porquês do enigma. EXERCÍCIOS

LÍNGUA PORTUGUESA. Desejo saber o porquê de suas atitudes. Ela pretende responder os porquês do enigma. EXERCÍCIOS Questões notacionais da língua: Por que, por quê, porque ou porquê; Mal ou mau; Mais ou mas; Meio ou meia; Onde ou aonde; Estar ou está....01 QUESTÕES NOTACIONAIS DA LÍNGUA: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE OU

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

Parte I 1. Variedades e variações do português Português e comunidade linguística lusófona* 18 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 19

Parte I 1. Variedades e variações do português Português e comunidade linguística lusófona* 18 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 19 Parte I 1. Variedades e variações do português Português e comunidade linguística lusófona* 18 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 19 Variedades do português 20 Variedades geográficas (europeia

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim Dicas de Português Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia Bianca Amorim Atrás, trás e traz Atrás: Advérbio de lugar; Não necessita de preposição antecedente, pois já possui uma -- atrás; Indica

Leia mais

Prefácio Abreviaturas, Símbolos e Siglas 15

Prefácio Abreviaturas, Símbolos e Siglas 15 Prefácio... 13 Abreviaturas, Símbolos e Siglas 15 1. Abreviaturas de uso corrente :... 15 2. Abreviaturas Médico-Farmacêuticas 18 3. Comércio Internacional... 18 4. Grandezas e Unidades Físicas 20 4.1.

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira

ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira EM VEZ DE ou AO INVÉS DE? AO INVÉS DE = ao contrário de (somente oposição) Ele entrou à direita ao invés da esquerda. Subiu ao invés de descer. EM VEZ DE =

Leia mais

Recurso Educacional Aberto do projeto REALPTL. 1 SOLUÇÃO (Há x a) 2 SOLUÇÃO 3 SOLUÇÃO. 4 SOLUÇÃO (Junto a x À/Ao)

Recurso Educacional Aberto do projeto REALPTL. 1 SOLUÇÃO (Há x a) 2 SOLUÇÃO 3 SOLUÇÃO. 4 SOLUÇÃO (Junto a x À/Ao) 1 PROBLEMA Há x a Daqui cinco anos estarei formado. Minha escola fica duzentos metros da casa. oito anos que não o vejo. 1 SOLUÇÃO (Há x a) A usado para exprimir ideia de futuro e distância. Daqui a cinco

Leia mais

ÍNDICE. Os sons e a escrita As palavras: léxico e morfologia A frase...37

ÍNDICE. Os sons e a escrita As palavras: léxico e morfologia A frase...37 ÍNDICE Os sons e a escrita... 3 Alfabeto...3 Vogais e consoantes...4 Ditongos...4 Dígrafos e grupos consonânticos...5 Ordem alfabética...5 Sílaba...5 Acentos gráficos...8 Sinais gráficos: o til, a cedilha

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z Fique de O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z As letras k, w e y, que na verdade

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA...

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... Sumário PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... 3 1.1. Fonema...3 1.2. Classificação dos fonemas...4 1.3. Encontros vocálicos...5 1.4. Encontros consonantais...5 1.5. Dígrafos...6 1.6. Dífono...7 1.7.

Leia mais

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP Adjunto Legislativo Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital AG043-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal de

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO

ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO São João da Madeira, fevereiro de 2011 João Costa FCSH/CLUNL Universidade Nova de Lisboa Acordo Ortográfico Sumário O que é a ortografia?

Leia mais

1º ano TIPOS DE MORADIA USO DA ÁGUA. CUIDADOS COM A NATUREZA

1º ano TIPOS DE MORADIA USO DA ÁGUA. CUIDADOS COM A NATUREZA 1º ano FRASES. ADIÇÃO. NÚMEROS (1 a 10) ANÚNCIO. DESAFIO MATEMÁTICO. CORES PALAVRAS COM S SOM DE Z. NUMERAIS DE 0 A 59. ANIMAIS PALAVRAS COM H NO INÍCIO. ESCRITA POR EXTENSO. BIG AND SMALL SEPARAR SÍLABAS.

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

Tópicos de Ortografia. Prof.ª Paula Barreto

Tópicos de Ortografia. Prof.ª Paula Barreto Tópicos de Ortografia Prof.ª Paula Barreto HOMÔNIMOS Palavras que têm identidade de pronúncia (homônimos homófonos) ou e de grafia (homônimos homógrafos) ou os dois ao mesmo tempo (homônimos perfeitos)

Leia mais

Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa

Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa O objetivo deste material é trazer, de maneira clara e dinâmica, as alterações introduzidas na Língua Portuguesa pelo Acordo Ortográfico. De 2009 até 31 de

Leia mais