A MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NOS MERCADOS DA CPLP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NOS MERCADOS DA CPLP"

Transcrição

1 A MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NOS MERCADOS DA CPLP

2 A utilização dos Meios de Resolução Extrajudicial de Conflitos (REC) se reveste de crucial significado para o estímulo de um conceito amplo de Justiça que promova a confiança como componente essencial para o investimento e o aumento das relações económicas na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

3 VANTAGENS LIBERDADE das partes em escolherem o seu mediador ou árbitro, atribuindo a solução do litígio a terceiros de reconhecida idoneidade; FLEXIBILIDADE, permitindo a adopção de procedimentos informais e simplificados para reger o processo; PRIVACIDADE E CONFIDENCIALIDADE dos procedimentos e do processo, o qual é sigiloso e de acesso apenas às partes e outros intervenientes diretos no processo; CELERIDADE na tramitação do processo imposta pelo menor formalismo; IGUALDADE, garantindo que a ambas as partes sejam dados tratamento e condições iguais; REDUÇÃO SUBSTANCIAL DE CUSTOS OU ENCARGOS das partes no processo.

4 Pretende-se um maior dinamismo e os negócios exigem respostas rápidas, os agentes económicos dos mercados lusófonos têm vindo a encarar com muita seriedade o recurso aos Meios REC como forma de resolução dos seus diferendos. PORTUGAL Linhas Gerais dos Sistemas de Atualmente a Mediação encontra-se regulada pela Lei n.º 29/2013, de 19 de Abril, que estabelece os princípios gerais aplicáveis à mediação realizada em Portugal, independentemente da entidade que realiza a mediação (pública ou privada) ou da matéria em causa na mesma

5 PORTUGAL Linhas Gerais dos Sistemas de No âmbito do princípio da executoriedade, a referida Lei define os requisitos necessários para que o acordo de mediação tenha, por si só, força executiva, sem necessidade de homologação judicial (artigo 9.º, n.º 1), entre os quais, na al. e) refere-se a necessidade de participação de mediador de conflitos inscrito na lista de mediadores de conflitos organizada pelo Ministério da Justiça.

6 PORTUGAL Linhas Gerais dos Sistemas de Sistemas Públicos de Mediação Além da Mediação civil que existe nos Julgados de Paz e que pode ter lugar tanto no âmbito de um processo que corra termos nos Julgados de Paz como nos casos em que o litígio esteja excluído da sua competência, existem três sistemas públicos de Mediação, a saber: Sistema de Medição Familiar (SMF) Sistema de Mediação Laboral (SML) Sistema de Mediação Penal (SMP)

7 PORTUGAL Linhas Gerais dos Sistemas de No que se reporta à ARBITRAGEM, fazemos menção à arbitragem voluntária, uma das formas de resolução alternativa de litígios que foi consagrada no ordenamento jurídico português em 1986, através da Lei n.º 31/86, de 29 de Agosto. Da experiência acumulada através da sua aplicação prática, bem como do confronto com diversos estudos entretanto realizados sobre esta temática e da necessidade de uma maior adequação à realidade da sociedade portuguesa foi entretanto revogada pela Lei n.º 63/2011, de 14 de Dezembro. Assim, as entidades que pretendam promover a realização de arbitragens voluntárias com caráter institucionalizado devem requerer ao Ministério da Justiça a criação dos respetivos Centros de Arbitragem, respeitando para o efeito, em especial, o disposto no Decreto-Lei n.º 425/86, de 27 de Dezembro.

8 MOÇAMBIQUE A arbitragem e os demais meios REC são um tema da maior atualidade e relevância para Moçambique. Demonstra-o, nomeadamente, a circunstância de o legislador deste País se ter ocupado deles várias vezes nos últimos anos. Assim sucedeu na Lei n.º 11/99, de 8 de Julho, que rege a arbitragem, a conciliação e a mediação como meios de resolução de conflitos; mas também em diplomas legais sobre outras matérias, como a Lei do Trabalho de 1998, o Código da Propriedade Industrial de 1999 e a Lei sobre os Direitos de Autor de 2001, nos quais se prevê a resolução por via extrajudicial de certas categorias específicas de litígios, que constituem objecto desses diplomas.

9 MOÇAMBIQUE Em Moçambique, a Arbitragem tornou-se um meio REC com a aprovação da Lei da Arbitragem, particularmente no âmbito dos contratos entre sociedades. Também a Lei do Trabalho ao consagrar norma de Arbitragem veio conferir uma mais-valia a este instituto em Moçambique, contribuindo necessariamente para a flexibilização do regime laboral e proporcionando um melhor ambiente de negócios.

10 MOÇAMBIQUE Linhas Gerais dos Sistemas de ADESÃO A TRATADOS Moçambique é parte na Convenção de Nova York de 1958 (com efeito, desde 9 de Setembro de 1998) e fez reserva de reciprocidade. PRÁTICA DE ARBITRAGEM INSTITUIÇÕES ARBITRAIS E TRIBUNAIS A Lei de Arbitragem, Conciliação e Mediação (LACM) e procedimentos para a arbitragem voluntária estão agora em prática. A principal instituição arbitral em Moçambique é o Centro de Arbitragem, Conciliação e Mediação (CACM). E até hoje o CACM apenas administrou arbitragens nacionais, em grande parte nas áreas da construção, sector imobiliário e de contratos de arrendamento. Os tribunais moçambicanos não têm, no geral, jurisdição para intervir durante a fase dos procedimentos arbitrais, sendo o seu papel especificamente delimitado pela LACM.

11 ANGOLA Em 2002, o Governo Angolano, reconhecendo as evidentes vantagens da Arbitragem Voluntária para um país em franco crescimento económico e aberto ao investimento estrangeiro, fez aprovar a Lei 16/2003, de 25 de Julho, a denominada Lei da Arbitragem Voluntária (LAV). Esta é largamente inspirada na LAV portuguesa (Lei 31/1986, de 29 de Agosto).

12 ANGOLA A matéria da arbitragem viria a ser retomada pelo legislador angolano em 2006, com a aprovação do Decreto 04/2006, de 27 de Fevereiro, que autoriza a criação de centros de arbitragem. O conjunto destes dois diplomas compõe o regime jurídico da arbitragem voluntária presentemente em vigor. Paralelemente, a arbitragem obrigatória é regulada pelas disposições constantes dos artigos 1525º a 1528º do CPC. O recurso à arbitragem encontra-se ainda previsto em legislação setorial avulsa. É o caso da Lei de Investimento Privado (Lei 11/2003, de 13 de Maio), que no seu artigo 33º n.º 4 prevê expressamente a possibilidade de submissão à arbitragem de litígios emergentes de contratos de investimento privado, com a particularidade de, nestes casos, a arbitragem ter, necessariamente lugar, em Angola e ser obrigatoriamente submetida à Lei Angolana.

13 ANGOLA Linhas Gerais dos Sistemas de ADESÃO A TRATADOS Angola não é signatária da Convenção de Nova York, nem da Convenção de Genebra de Também não é membro da OHADA, nem é parte da sua Convenção. PRÁTICA DE ARBITRAGEM INSTITUIÇÕES ARBITRAIS E TRIBUNAIS A arbitragem é normalmente utilizada em casos que envolvem entidades e companhias estrangeiras que estão a desenvolver projectos em Angola. Podemos encontrar os seguintes Centros de Arbitragem em Angola: - Arbitral Iuris S.A.; - Harmonia Centro Integrado de Estudos e Resolução de Conflitos; Centro de Arbitragem do C.E.F.A. De acordo com a LAV, os tribunais judiciais podem ser chamados a assistir os tribunais arbitrais em determinadas circunstâncias. Uma vez terminados os procedimentos arbitrais, a decisão arbitral deverá ser depositada no tribunal judicial. O Tribunais judiciais podem também intervir na fase de recurso e de execução dos procedimentos.

14 CABO VERDE Em Cabo Verde temos a seguinte legislação que regulamenta o instituto dos meios REC: Na área da Mediação, temos o Decreto-Lei nº 30/2005, de 09 de Maio e o Decreto-Lei nº 31/2005, de 09 de Maio (Regula o uso da Mediação). Na área da Arbitragem, a Lei nº 76/VI/2005, de 16 de Agosto e o Decreto- Regulamentar nº 8/2005, de 10 de Outubro que materializa o quadro legal dos Centros de Arbitragem. Adesão a Tratados Cabo Verde não é signatário da Convenção de Nova York, nem da Convenção de Genebra de 1927.

15 CABO VERDE Decreto-Lei nº 62/2005, de 10 de Outubro que criou o regime jurídico das Casas do Direito. As CASAS DO DIREITO têm como finalidade promover a cultura de paz e garantir o pleno exercício da cidadania, estando vocacionadas para promover o acesso à justiça, ao direito e ao conhecimento dos direitos humanos e cívicos, bem como as regras do direito vigentes em Cabo Verde, estimulando o desenvolvimento da participação cívica dos cidadãos. As Casas do Direito têm como missão contribuir para a consolidação do Estado de Direito Democrático, garantindo condições para que os direitos, liberdades e garantias sejam respeitados, o exercício da cidadania e a actividade empresarial sejam favorecidos e a justiça seja cada vez mais célere, eficaz e credível.

16 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Não tem ainda instituído um sistema de mediação de conflitos. Prevê contudo a resolução de conflitos através da arbitragem voluntária. Legislação Arbitral A legislação nacional primária de estatuto arbitral em São Tomé e Príncipe é a Lei de Arbitragem Voluntária (LAV), Lei n.º 9/2006, de 2 de Novembro de A LAV regula a arbitragem nacional e internacional. A LAV de São Tomé e Príncipe é largamente baseada na Lei de Arbitragem Portuguesa de Não obstante, muitos dos princípios da Lei Modelo da UNCITRAL encontramse incorporados na LAV.

17 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ADESÃO A TRATADOS São Tomé e Príncipe depositou recentemente o seu instrumento de adesão à Convenção de Nova York de 1958 no que diz respeito ao Reconhecimento e Aplicação das Decisões Arbitrais Estrangeiras e que entrou em vigor no país a 18 de Fevereiro de São Tomé e Príncipe não é Estado Membro da Organização para a Harmonização em África dos Direito dos Negócios (OHADA), nem parte sujeita à sua Convenção. São Tomé e Príncipe é membro signatário para a Convenção do Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos. PRÁTICA DE ARBITRAGEM INSTITUIÇÕES ARBITRAIS E TRIBUNAIS Segundo a LAV, seria criado um Centro de Arbitragem em São Tomé e Príncipe a partir da sua entrada em vigor. Apesar de tal Centro ter sido, de facto, estabelecido na Câmara de Comércio de São Tomé e Príncipe, cessou a sua actividade.

18 GUINÉ-BISSAU Não tem ainda instituído um sistema de mediação de conflitos. Prevê, contudo, a resolução de conflitos através da arbitragem voluntária. Na Guiné Bissau, a Lei da Arbitragem Voluntária é regida pelo Decreto-Lei 9/2000, de 2 de Outubro. LEGISLAÇÃO ARBITRAL A Guiné-Bissau é Estado Membro da OHADA. O Acto Uniforme de Arbitragem (AUA) da OHADA foi promulgado a 11 de Março de 1999 e tornou-se efectivo a 11 de Junho de O AUA aplica-se tanto a arbitragem nacional como internacional, quando o local da arbitragem for na Guiné-Bissau ou em qualquer outro Estado Membro da OHADA. Adesão a Tratados A Guiné-Bissau não é parte na Convenção de Nova York de É parte da Convenção da OHADA desde 24 de Fevereiro de A Guiné-Bissau não é parte de qualquer outra Convenção relacionada com Arbitragem.

19 GUINÉ-BISSAU Linhas Gerais dos Sistemas de Prática de Arbitragem - Instituições Arbitrais e Tribunais Até à data não existem dados que nos refiram a existência de arbitragens realizadas na Guiné-Bissau. No entanto, cláusulas sobre resolução de litígios que prevejam arbitragens nos termos do AUA, com assento num dos Estados Membros da OHADA, podem ser encontradas em vários contratos relativos à Guiné-Bissau. A arbitragem é um método de resolução de litígios que está, na maioria das vezes, previsto nos contratos celebrados por empresas estrangeiras e outras entidades com projectos na Guiné-Bissau. Não existe nenhuma instituição arbitral activa na Guiné-Bissau. O Tribunal Comum de Justiça de Arbitragem da OHADA está localizado na Costa do Marfim e não tem Gabinete na Guiné-Bissau. O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau tem jurisdição para emitir ordens no sentido de executar as decisões arbitrais da OHADA no país e para reconhecer outras decisões arbitrais estrangeiras. Uma decisão do Tribunal Comum de Justiça de Arbitragem é, no entanto, directamente executável na Guiné-Bissau sem necessidade de mais ação por parte do Tribunal de Recurso.

20 GUINÉ EQUATORIAL Legislação Arbitral Linhas Gerais dos Sistemas de A Guiné Equatorial é Estado Membro da OHADA. O Acto Uniforme de Arbitragem (AUA) da OHADA foi promulgado a 11 de Março de 1999 e tornou-se efectivo a 11 de Junho de O AUA aplica-se tanto a arbitragem nacional como internacional, quando o local da arbitragem for na Guiné-Bissau ou em qualquer outro Estado Membro da OHADA. Adesão a Tratados A Guiné Equatorial não é parte na Convenção de Nova York de Não é parte de qualquer outra Convenção relacionada com Arbitragem (com a excepção da Convenção da OHADA. Prática de Arbitragem - Instituições Arbitrais e Tribunais Até à data não existem dados que nos refiram a existência de arbitragens realizadas na Guiné Equatorial. No entanto, cláusulas sobre resolução de litígios que prevejam arbitragens nos termos do AUA, com assento num dos Estados Membros da OHADA, podem ser encontradas em vários contratos relativos à Guiné Equatorial.

21 GUINÉ EQUATORIAL A arbitragem é um método de resolução de litígios que está, na maioria das vezes, previsto nos contratos celebrados por empresas estrangeiras e outras entidades com projectos na Guiné Equatorial. Não existe nenhuma instituição arbitral activa na Guiné Equatorial. O Tribunal Comum de Justiça de Arbitragem da OHADA está localizado na Costa do Marfim e não tem Gabinete na Guiné Equatorial. O Supremo Tribunal da Guiné Equatorial tem jurisdição para emitir ordens no sentido de executar as decisões arbitrais da OHADA no país e para reconhecer outras decisões arbitrais estrangeiras. Uma decisão do Tribunal Comum de Justiça de Arbitragem é, no entanto, directamente executável na Guiné Equatorial sem necessidade de mais ação por parte do Tribunal de Recurso.

22 BRASIL O sistema de Arbitragem no Brasil é regido pela Lei de Arbitragem - Lei nº , de 23 de Setembro de Também encontramos em vigor a Convenção de Nova York a regida pelo Decreto 4.311, de 23 de Julho de No que se reporta à mediação, não existe actualmente uma lei específica sobre o assunto, apenas a Resolução n 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que trata do assunto.

23 BRASIL No que se reporta à mediação, não existe actualmente uma lei específica sobre o assunto, apenas a Resolução n 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que trata do assunto. No passado mês de Abril, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir os Projetos de Leis nº 7169/2014 e nº 7108/2014, que tratam da mediação e da arbitragem na resolução de conflitos. Ambos foram aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado em Dezembro de O projeto inova ao estabelecer parâmetros para a utilização preferencial da mediação como meio de resolução de conflitos na administração pública. O Projeto de Lei prevê a mediação em causas que versem sobre direitos transigíveis, e estabelece que não podem ser objeto de mediação as causas que versem sobre adoção, filiação, poder, familiar, nulidade de casamento, recuperação judicial e falência.

24 TIMOR LESTE No seu Programa de Governo, Timor-Leste evidencia o seu empenho no reforço da disseminação e disponibilização dos serviços de justiça ( ) através da regulação e promoção de meios de resolução alternativa de litígio, como a mediação, a arbitragem ou a conciliação, em especial, em matéria laboral, familiar ou em matéria de disputas de terras ( ) visa-se permitir a prossecução de um verdadeiro serviço público vocacionado para garantir o acesso ao direito, através da prestação de assistência jurídica, integral e gratuita, judicial e extrajudicial a todos os cidadãos que não disponham de meios para fazer face aos custos da justiça. A Defensoria Pública é o organismo, sob tutela do Ministério da Justiça, responsável pela prestação de assistência judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos cidadãos com insuficientes recursos económicos.

25 TIMOR LESTE No que se reporta ao sector da Justiça, pode-se ler no Plano Estratégico para Timor- Leste ( ), que a criação de meios não-jurisdicionais de resolução de conflitos, como a mediação e a arbitragem, constitui um dos principais desafios no que respeita à melhoria do acesso à justiça. Face ao exposto, e atendendo à crescente necessidade de implementação dos meios REC e dos seus benefícios e vantagens, é nossa intenção prosseguir empenhadamente com a concretização do ideal da criação de um espaço lusófono de justiça mais simples, informal, desburocratizada e desjudicializada.

26 MACAU Em 1996, O Governo de Macau promulgou dois decretos-leis de arbitragem voluntária. Segundo os poderes conferidos por essas legislações, o Conselho de Consumidors criou o primeiro Centro de Arbitragem Voluntária de Macau. A arbitragem voluntária tem como objectivo a resolução de conflitos com a mediação, mas por um processo que tem força jurídica. Esta forma de resolução através da mediação, conciliação e arbitragem é originada com base na evolução das necessidades da sociedade. O Governo elaborou a Lei de Arbitragem tendo com objectivo um maior desenvolvimento do território de Macau.

27 MACAU Neste contexto, a disciplina da arbitragem encontra-se presentemente regulada pelo Dec.-Lei n.º 29/96/M, de 11 de Junho, diploma que contém uma extensa regulamentação sobre a arbitragem voluntária e apenas uma norma dedicada à arbitragem necessária (art. 40º do citado Dec.-Lei). Para além da lei da arbitragem, do ordenamento jurídico de Macau consta um diploma relativo ao estabelecimento das condições que permitem o reconhecimento da competência a determinadas entidades para a realização no Território de arbitragens voluntárias institucionalizadas - o Dec.-Lei n.º 40/96/M, de 22 de Julho -, preparando-se legislação sobre a arbitragem comercial internacional que receberá forte influência da Lei-modelo sobre a matéria aprovada pela Comissão das Nações Unidas para o Direito do Comércio Internacional.

Panorama da Arbitragem em Portugal e países da CPLP. José Carlos Soares Machado SRS Advogados

Panorama da Arbitragem em Portugal e países da CPLP. José Carlos Soares Machado SRS Advogados Panorama da Arbitragem em Portugal e países da CPLP José Carlos Soares Machado SRS Advogados 1 Nota Histórica Código de Processo Civil Arbitragem regulada em capítulo próprio Não tinha grande expressão

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA

PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA PROTOCOLO PROTOCOLO ENTRE O CONSELHO SUPERIOR DOS TRIBUNAIS ADMINISTRATIVOS E FISCAIS E O CENTRO DE ARBITRAGEM ADMINISTRATIVA Considerando que: Ao Estado compete assegurar o acesso aos tribunais, garantindo

Leia mais

Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP

Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP I Fórum Lusófono das Comunicações Mercado Global Lusófono Brasília, 30 de Abril de 2010 Filipe Batista 2010 O que éa ARCTEL? estímulo

Leia mais

ARBITRAGEM EM PORTUGAL. Arbitragem em Portugal. Uma visão geral

ARBITRAGEM EM PORTUGAL. Arbitragem em Portugal. Uma visão geral Arbitragem em Portugal Uma visão geral LEI DE ARBITRAGEM Em Portugal, a arbitragem voluntária é regulada pela Lei nº 63/2011, de 14 de dezembro (LAV). A LAV tem por base a Lei-Modelo da UNCITRAL, sofrendo

Leia mais

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Grupo de Trabalho Dupla Tributação e Protecção do Investimento composto

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO DOMÍNIO DA DEFESA

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO DOMÍNIO DA DEFESA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO DOMÍNIO DA DEFESA Os Governos da: República de Angola; República Federativa do Brasil; República de Cabo Verde; República da Guiné-Bissau;

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS...

SUMÁRIO ABREVIATURAS... SUMÁRIO ABREVIATURAS... I. ASPECTOS GERAIS DA ARBITRAGEM... 1 1. Conceito de arbitragem jurisdição... 1 2. Arbitragem, mediação e conciliação... 9 3. Normas de direito material aplicáveis à solução do

Leia mais

A ARBITRAGEM NA ACÇÃO EXECUTIVA

A ARBITRAGEM NA ACÇÃO EXECUTIVA 2.º CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PROMOVER A EFICÁCIA DAS EXECUÇÕES E WORKSHOP BOAS PRÁTICAS NA ACTIVIDADE DO AGENTE DE EXECUÇÃO A ARBITRAGEM NA ACÇÃO EXECUTIVA ANA CABRAL DIA 24 DE SETEMBRO DE 2011 SUMÁRIO

Leia mais

Estatutos do Centro de Arbitragem Comercial 1

Estatutos do Centro de Arbitragem Comercial 1 Estatutos do Centro de Arbitragem Comercial 1 Artigo 1.º 1 O Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa é a instituição de arbitragem através da qual a Câmara de Comércio e Indústria

Leia mais

A arbitragem institucionalizada em Moçambique: ponto de situação e perspectivas de evolução futura

A arbitragem institucionalizada em Moçambique: ponto de situação e perspectivas de evolução futura A arbitragem institucionalizada em Moçambique: ponto de situação e perspectivas de evolução futura Tomás Timbane bastonario@oam.org.mz tomas.timbane@glm-advogados.com Luanda, 7 de Novembro de 2013 1 Estrutura

Leia mais

Lukeno Ribeiro Alkatiri e Soraia Santos Marques

Lukeno Ribeiro Alkatiri e Soraia Santos Marques ARBITRAGEM: PROJETO DE LEI DA ARBITRAGEM, MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO E RECONHECIMENTO DA CARÊNCIA DE MEIOS DE RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS NA ORDEM JURÍDICA TIMORENSE Lukeno Ribeiro Alkatiri e Soraia

Leia mais

Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Luanda, 8 de Abril de 2014 GLOBALIZAÇÃO E COOPERAÇÃO EM MATÉRIA CIVIL E COMERCIAL ENTRE SISTEMAS DE JUSTIÇA Resumo da intervenção Miguel Romão Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Despacho n.º A / 2002

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Despacho n.º A / 2002 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Despacho n.º 22674 - A / 2002 Em 29 de Janeiro de 2002, o Conselho de Administração da ERSE, aprovou através do Despacho n.º 04/02, o Regulamento de Mediação

Leia mais

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I - Nos dias 27 e 28 do mês de Abril de 2009, realizou-se em São Tomé, capital da República Democrática de

Leia mais

UE e os países de língua portuguesa.

UE e os países de língua portuguesa. UE e os países de língua portuguesa http://dossiers.eurocid.pt/lusofonia Índice Língua Demografia do português UE e língua portuguesa UE e países de língua portuguesa Dossier electrónico Língua ( ) todas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 9.100, DE 19 DE JULHO DE 2017 Promulga o Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados Membros

Leia mais

Como resolver Conflitos CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT DE BARCELOS

Como resolver Conflitos CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT DE BARCELOS Como resolver Conflitos CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT DE BARCELOS 1 Como resolver conflitos Como e onde efetuar uma reclamação Quando confrontado com uma situação de conflito perante um fornecedor

Leia mais

DECLARAÇÃO DE LUANDA IV REUNIÃO DOS PONTOS FOCAIS DE GOVERNAÇÃO ELETRÓNICA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

DECLARAÇÃO DE LUANDA IV REUNIÃO DOS PONTOS FOCAIS DE GOVERNAÇÃO ELETRÓNICA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA DECLARAÇÃO DE LUANDA IV REUNIÃO DOS PONTOS FOCAIS DE GOVERNAÇÃO ELETRÓNICA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Os Pontos Focais da Governação Eletrónica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Leia mais

ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil

ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil ARBITRAGEM NA BRASIL Arbitragem no Brasil Uma visão geral LEI DE ARBITRAGEM A Lei n.º 9.307, de 23 de setembro de 1996, constitui o principal instrumento do quadro legal da arbitragem no Brasil (LAB).

Leia mais

Arbitragem no Chile. Uma visão geral _1.docx

Arbitragem no Chile. Uma visão geral _1.docx Arbitragem no Chile Uma visão geral 22451167_1.docx LEI DE ARBITRAGEM No Chile, existe uma dualidade quanto à legislação arbitral, já que a regulação da arbitragem não adota um sistema monista. As arbitragens

Leia mais

Memorando de Entendimento entre O Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) e A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Memorando de Entendimento entre O Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) e A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) Memorando de Entendimento entre O Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) e A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) O presente Memorando de Entendimento é estabelecido

Leia mais

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FACULDADE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA POST-GRADUAÇÃO DE GESTÃO PARA JURISTAS José Miguel Júdice

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. FACULDADE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA POST-GRADUAÇÃO DE GESTÃO PARA JURISTAS José Miguel Júdice RESOLUÇÃO DE CONFLITOS FACULDADE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA POST-GRADUAÇÃO DE GESTÃO PARA JURISTAS José Miguel Júdice A litigiosidade nas empresas. Suas características: a) o contencioso de cobranças

Leia mais

Arbitragem no Chile. Uma visão geral _1.docx

Arbitragem no Chile. Uma visão geral _1.docx Arbitragem no Chile Uma visão geral 22451190_1.docx LEI DE ARBITRAGEM A regulamentação da arbitragem no Chile não segue um sistema monista, existindo uma dualidade quanto à legislação arbitral. As arbitragens

Leia mais

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A ALER E O SEU PAPEL NO APOIO À REGULAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS IX Conferência RELOP 5 de Dezembro de 2016 O QUE É E PARA QUE SERVE A ALER PROMOTORA A ALER é uma associação sem fins lucrativos que tem

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE E MEMBROS DO CSM

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE E MEMBROS DO CSM PARECER Assunto: Parecer sobre Projecto de Lei nº 115/XIII, que Altera o funcionamento e enquadramento das entidades de resolução extrajudicial de litígios de consumo. Proc. nº 2018/GAVPM/1617 I. O Projecto.

Leia mais

Consulta Pública - Projeto de Regulamento de Mediação e de Conciliação

Consulta Pública - Projeto de Regulamento de Mediação e de Conciliação Consulta Pública - Projeto de Regulamento de Mediação e de Conciliação Enquadramento À Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) compete, no exercício das suas atribuições em matéria de resolução

Leia mais

Regulamento de Arbitragem. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve

Regulamento de Arbitragem. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve Regulamento de Arbitragem Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico Artigo 1.º Objeto O Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos

Leia mais

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) Os Ministérios

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º /XIII/1

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º /XIII/1 PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º /XIII/1 RECOMENDA AO GOVERNO A INCLUSÃO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS, DE UM CONJUNTO DE MEDIDAS NA ÁREA DA JUSTIÇA A Justiça é uma área de soberania que necessita

Leia mais

Arbitragem no Brasil. Uma visão geral _1.docx

Arbitragem no Brasil. Uma visão geral _1.docx Arbitragem no Brasil Uma visão geral 22450487_1.docx LEI DE ARBITRAGEM A Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996, constitui o principal instrumento do quadro legal da arbitragem no Brasil (LAB). A LAB

Leia mais

Cooperação estatística com os países de língua portuguesa Breve balanço e perspetivas de futuro

Cooperação estatística com os países de língua portuguesa Breve balanço e perspetivas de futuro Cooperação estatística com os países de língua portuguesa Breve balanço e perspetivas de futuro Conceição Veiga e Carolina Santos REC Serviço de Relações Externas e Cooperação 20188 Secção Permanente de

Leia mais

(DRAFT) CONCLUSÕES DA II REUNIÃO DO FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA CPLP Díli, 17 de julho de 2015

(DRAFT) CONCLUSÕES DA II REUNIÃO DO FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA CPLP Díli, 17 de julho de 2015 (DRAFT) CONCLUSÕES DA II REUNIÃO DO FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA CPLP Díli, 17 de julho de 2015 A II Reunião Fórum da Sociedade Civil da CPLP (FSC-CPLP) realizou-se nos dias 13 a 17 de julho de 2015, em

Leia mais

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL Sumário INTRODUÇÃO Capítulo 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL 1.1. Conflito de interesses 1.2. Métodos de resolução de conflitos 1.3. Direito de ação, tutela jurisdicional e arbitragem Capítulo 2 ASPECTOS

Leia mais

Orçamento de Defesa 2012

Orçamento de Defesa 2012 Orçamento de Defesa 2012 Eixos de actuação: Cumprimento dos compromissos decorrentes da ajuda internacional. Contribuição para a segurança e desenvolvimento globais. Concretização do processo de reestruturação

Leia mais

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase Autotutela, Autocomposição, Mediação e arbitragem Período 2012-2016 1) FEMPERJ Técnico de Notificações - TCE RJ (2012) A solução

Leia mais

II Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa DECLARAÇÃO DO ESTORIL

II Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa DECLARAÇÃO DO ESTORIL II Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa 15 de Maio de 2009 DECLARAÇÃO DO ESTORIL Os Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Angola,

Leia mais

CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA

CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA REGULAMENTO DO TRIBUNAL ARBITRAL DO CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA No quadro da Lei nº 31/86, de 29 de Agosto * e do Decreto-Lei nº425/86, de 27 de Dezembro, a Câmara Municipal

Leia mais

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ESTRATÉGIAS NACIONAIS PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO VIOLENTO EM ÁFRICA A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ACSS/STELLENBO SCH UNIVERSITY 10 DE MAIO A CPLP:

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Palmela Nota Justificativa Reconhecendo: 1. A juventude como força motriz do desenvolvimento de uma comunidade, região, país, através das suas múltiplas

Leia mais

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem

PAINEL 5. Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem PAINEL 5 Nome de Domínio Solução de Conflitos pelo Sistema Administrativo de Conflitos de Internet (SACI), Mediação ou Arbitragem Marcelo Dias Gonçalves Vilela O sucesso do SACI-Adm e do CASD-ND são inspiradores

Leia mais

O trabalho da Conferência da Haia

O trabalho da Conferência da Haia O trabalho da Conferência da Haia Convenção sobre a Cobrança Internacional de Alimentos em Benefício dos Filhos e de outros Membros da Família, de 2007, Rede Internacional de Juízes da Haia, isupport Marta

Leia mais

Sinopse da Acção do Centro

Sinopse da Acção do Centro Sinopse da Acção do Centro 1. Origem e Natureza O Centro de Arbitragem de Lisboa resultou de um Projecto Piloto de Acesso Simplificado à Justiça que foi dinamizado através da convergência de acções protocoladas

Leia mais

NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR

NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR DIOGO CAMPOS BARRADAS DE LACERDA MACHADO Natural de Lisboa, Nascido em 1961; Casado; Três filhos; Residente em Lisboa. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de

Leia mais

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições ANEXO III BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO 1 Artigo 14.º Base jurídica Descrição Elementos processuais 1 Artigo 15.º, n. 3 Artigo 16.º, n. 2 Artigo 18.º Artigo 19.º, n. 2 Artigo 21.º,

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto)

REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA. Artigo 1.º. (Objeto) REGIME JURÍDICO DA ARBITRAGEM SOCIETÁRIA Artigo 1.º (Objeto) 1 O presente diploma estabelece o regime aplicável à resolução de litígios em matéria societária com recurso à arbitragem. 2 Podem ser submetidos

Leia mais

Artigo 1.º. Artigo 2.º

Artigo 1.º. Artigo 2.º Acordo sobre Isenção de Taxas e Emolumentos Devidos à Emissão e Renovação de Autorizações de Res Decreto n.º 37/2003: Acordo sobre Isenção de Taxas e Emolumentos Devidos por conta da Emissão e Renovação

Leia mais

IV CONFERÊNCIA DE MINISTROS DO AMBIENTE DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) DECLARAÇÃO DE LUANDA

IV CONFERÊNCIA DE MINISTROS DO AMBIENTE DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) DECLARAÇÃO DE LUANDA IV CONFERÊNCIA DE MINISTROS DO AMBIENTE DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) DECLARAÇÃO DE LUANDA Os Ministros de Ambiente de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal,

Leia mais

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us.

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. Constituída em 1993 a AB é uma das maiores Sociedades de Advogados portuguesas

Leia mais

A relevância das Comunicações na Economia do Mundo da Lusofonia. José Luís Livramento

A relevância das Comunicações na Economia do Mundo da Lusofonia. José Luís Livramento A relevância das Comunicações na Economia do Mundo da Lusofonia José Luís Livramento OS SERVIÇOS NA ECONOMIA GLOBAL ENQUADRAMENTO DAS COMUNICAÇÕES NOS SERVIÇOS CPLP, DIMENSÃO ECONÓMICA PRÓPRIA AS COMUNICAÇÕES

Leia mais

CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL

CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL DA CPLP 2015 2 1. FUNCIONAMENTO DA CE-CPLP 1. FUNCIONAMENTO DA CE-CPLP 1.1 Quem somos? 9 Estados Membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique,

Leia mais

Ao longo dos anos, foram sendo organizadas diversas acções, com diversos países, quase sempre de cariz bilateral.

Ao longo dos anos, foram sendo organizadas diversas acções, com diversos países, quase sempre de cariz bilateral. I REUNIÃO DOS ALTOS FUNCIONÁRIOS DOS MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS AS DOS PAÍSES DA CPLP Lisboa, 26 de Janeiro de 2009 1. INTRODUÇÃO HISTÓRICA O primeiro pedido de cooperação data de 1977, ano em que a Guiné-Bissau

Leia mais

1. Acção de Formação Resolução Alternativa de Litígios A mediação nas áreas civil, laboral, de família, júnior e penal

1. Acção de Formação Resolução Alternativa de Litígios A mediação nas áreas civil, laboral, de família, júnior e penal 1 de 6 Nº 01/2011 Janeiro Bem-vindo à newsletter do GRAL. Caso pretenda aceder ao detalhe das notícias ou aos artigos clique sobre o título. Se desejar mais informações sobre os meios de resolução alternativa

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º115/xiii. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º115/xiii. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º115/xiii Exposição de Motivos O XXI Governo Constitucional assumiu, entre os seus principais objetivos, a defesa dos interesses dos consumidores e a agilização da justiça, através do

Leia mais

O Serviço Universal como Motor de Desenvolvimento de Estratégias Digitais

O Serviço Universal como Motor de Desenvolvimento de Estratégias Digitais O Serviço Universal como Motor de Desenvolvimento de Estratégias Digitais ÍNDICE O QUE É UMA ESTRATÉGIA DIGITAL? O SERVIÇO UNIVERSAL E INICIATIVAS TIC 1 2 3 MODELO DE UNIVERSALIZAÇÃO E DE INCLUSÃO DIGITAL

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 438/XIII/2.ª

PROJETO DE LEI N.º 438/XIII/2.ª PROJETO DE LEI N.º 438/XIII/2.ª Determina a sujeição dos litígios de consumo de reduzido valor económico à arbitragem necessária, quando tal seja optado pelo consumidor, e determina a obrigatoriedade de

Leia mais

Apresentação do Projecto. 12 de Dezembro de 2006

Apresentação do Projecto. 12 de Dezembro de 2006 Apresentação do Projecto 12 de Dezembro de 2006 Estatísticas Jurisdição Laboral 90000 80000 70000 60000 50000 40000 30000 20000 10000 0 1992 1997 2003 Pendentes Entrados Findos Em 1992: Em 2003: 39.913

Leia mais

DECLARAÇÃO DE LISBOA

DECLARAÇÃO DE LISBOA DECLARAÇÃO DE LISBOA Os Procuradores Gerais dos Estados Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos por ocasião e do XIV Encontro, entre 13 e 14 de Outubro de 2016, na cidade

Leia mais

PROTOCOLO. Considerando que:

PROTOCOLO. Considerando que: PROTOCOLO Considerando que: Os Julgados de Paz constituem uma forma inovadora de administração da Justiça dirigida aos cidadãos e, nessa medida, subordinada aos princípios da proximidade, simplicidade

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARECER DO C.S.M.P. Projectos de proposta de Lei que procedem à criação do Tribunal Arbitral do Desporto I. INTRODUÇÃO Solicitou a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias

Leia mais

Arbitragem no México. Uma visão geral

Arbitragem no México. Uma visão geral Arbitragem no México Uma visão geral LEI DE ARBITRAGEM O México não dispõe de uma lei de arbitragem independente que regule a matéria arbitral. A regulação sobre arbitragem comercial está contida no Título

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS APRESENTAÇÃO... 13 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 11 APRESENTAÇÃO... 13 1. INTRODUÇÃO... 25 1.1. Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 27 1.2. Breve histórico... 33 1.3. Bibliografia recomendada...

Leia mais

Relatório de atividades de cooperação

Relatório de atividades de cooperação CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO Relatório de atividades de cooperação DEZEMBRO 2010/SETEMBRO DE 2011 Presidente do Tribunal de Contas de Portugal Relatório de atividades de cooperação DEZEMBRO 2010/SETEMBRO

Leia mais

A ANULAÇÃO DA DECISÃO ARBITRAL Algumas Notas sobre Aspectos Substanciais e Processuais

A ANULAÇÃO DA DECISÃO ARBITRAL Algumas Notas sobre Aspectos Substanciais e Processuais A ANULAÇÃO DA DECISÃO ARBITRAL Algumas Notas sobre Aspectos Substanciais e Processuais V CONGRESSO DO CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA (CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL)

Leia mais

sobre o papel do Ministério Público fora do sistema de justiça penal

sobre o papel do Ministério Público fora do sistema de justiça penal TRADUÇÃO da versão em francês CONSELHO DA EUROPA Recomendação CM/Rec(2012)11 do Comité de Ministros aos Estados Membros sobre o papel do Ministério Público fora do sistema de justiça penal (adoptada pelo

Leia mais

Apresentação pública dos estudos EuropeAid + Novos Mercados CPLP. Fernando Ferreira AEP Matosinhos 12 Setembro 2017

Apresentação pública dos estudos EuropeAid + Novos Mercados CPLP. Fernando Ferreira AEP Matosinhos 12 Setembro 2017 Apresentação pública dos estudos EuropeAid + Novos Mercados CPLP Fernando Ferreira AEP Matosinhos 12 Setembro 2017 Portugal apresenta um crescimento muito acentuado nos níveis e qualidade de atendimento

Leia mais

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau)

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial 1ª Conferência Ministerial 13 de Outubro de 2003

Leia mais

Cabo Verde Guiné Bissau Guiné Equatorial Portugal. Brasil São Tomé e Príncipe Angola Moçambique Timor Leste PROGRAMA RESUMIDO

Cabo Verde Guiné Bissau Guiné Equatorial Portugal. Brasil São Tomé e Príncipe Angola Moçambique Timor Leste PROGRAMA RESUMIDO Cabo Verde Guiné Bissau Guiné Equatorial Portugal Brasil São Tomé e Príncipe Angola Moçambique Timor Leste PROGRAMA RESUMIDO 27 a 31 de Maio de 2019 Programa Científico Resumido - Provisório 27 DE MAIO

Leia mais

A importância da escolha do árbitro e da instituição arbitral. Palestrante: Alvaro de Carvalho Pinto Pupo

A importância da escolha do árbitro e da instituição arbitral. Palestrante: Alvaro de Carvalho Pinto Pupo A importância da escolha do árbitro e da instituição arbitral Palestrante: Alvaro de Carvalho Pinto Pupo Convenção de arbitragem Convenção de arbitragem Cláusula compromissório Compromisso arbitral Convenção

Leia mais

PROJECTO DE LEI Nº 114/XII. Reforça as incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos. Exposição de Motivos

PROJECTO DE LEI Nº 114/XII. Reforça as incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos. Exposição de Motivos PROJECTO DE LEI Nº 114/XII Reforça as incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos Exposição de Motivos A natureza do exercício de funções públicas, seja por parte de titulares

Leia mais

Proporcionar acesso apropriado aos serviços básicos de comunicações electrónicas a preços razoáveis.

Proporcionar acesso apropriado aos serviços básicos de comunicações electrónicas a preços razoáveis. CAPÍTULO III OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS E PROJECTOS PRIORITÁRIOS OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS Em termos de Objectivos estratégicos manteve-se o definido no Plano anterior, ou seja existem três vectores que se

Leia mais

O RECONHECIMENTO E EXECUÇÃO DE SENTENÇAS ARBITRAIS EM ANGOLA E A CONVENÇÃO DE NOVA YORK. Manuel Gonçalves Advogados Associados

O RECONHECIMENTO E EXECUÇÃO DE SENTENÇAS ARBITRAIS EM ANGOLA E A CONVENÇÃO DE NOVA YORK. Manuel Gonçalves Advogados Associados O RECONHECIMENTO E EXECUÇÃO DE SENTENÇAS ARBITRAIS EM ANGOLA E A CONVENÇÃO DE NOVA YORK Manuel Gonçalves Advogados Associados mg@mgadvogados.org Agenda 1. Principais indicadores macroeconómicos VS tráfico

Leia mais

Apresentador: Jorge Correia

Apresentador: Jorge Correia SÃO TOME E PRINCIPE CENTRO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA OS PAÍSES DA SUB-REGIÃO AFRICANA E DA CPLP Apresentador: Jorge Correia Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de São

Leia mais

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI

Curso de Arbitragem 1 FRANCISCO JOSÉ CAHALI Curso de Arbitragem 1 Curso de Arbitragem 10 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Introdução às alternativas adequadas de resolução de disputas... 25 1.2 Breve histórico... 30 1.3 Bibliografia

Leia mais

VII REUNIÃO DE MINISTROS DA CULTURA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Declaração Final

VII REUNIÃO DE MINISTROS DA CULTURA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Declaração Final VII REUNIÃO DE MINISTROS DA CULTURA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Palácio Nacional de Sintra, Sintra, 18 de junho de 2010 Declaração Final Os Ministros e os representantes dos Ministérios

Leia mais

REGULAMENTO. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral

REGULAMENTO. Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral REGULAMENTO Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral Aprovado em Assembleia Geral de 1 de abril de 2016 REGULAMENTO Capítulo 1 Objeto, natureza e âmbito geográfico

Leia mais

A ARBITRAGEM MARÍTIMA NAS RELAÇÕES EXTRACONTRATUAIS. Sérgio Ferrari

A ARBITRAGEM MARÍTIMA NAS RELAÇÕES EXTRACONTRATUAIS. Sérgio Ferrari A ARBITRAGEM MARÍTIMA NAS RELAÇÕES EXTRACONTRATUAIS Sérgio Ferrari A ARBITRAGEM É NA MAIORIA DAS VEZES ASSOCIADA A CONTRATOS, ATRAVÉS DA PREVISÃO DA CLÁUSULA COMPROMISSÓRIA, E, MESMO FORA DO ÂMBITO DO

Leia mais

Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados membros da CPLP

Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados membros da CPLP Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados membros da CPLP e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com Página 1 / 5 Considerando que um dos principais objectivos

Leia mais

ESTAMOS CONSIGO ONDE FOR PRECISO!

ESTAMOS CONSIGO ONDE FOR PRECISO! ESTAMOS CONSIGO ONDE FOR PRECISO! A TAREFA MAIS IMPORTANTE É ENTENDER AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS NOSSOS CLIENTES QUEM SOMOS! Constituída em 1993 É uma das maiores sociedades de advogados portuguesa.

Leia mais

Ministério da Administração do Território

Ministério da Administração do Território Ministério da Administração do Território Lei nº 23/92 de 16 de Setembro LEI DE REVISÃO CONSTITUCIONAL As alterações à Lei Constitucional introduzidas em Março de 1991, através da Lei nº. 12/91 destinaram

Leia mais

Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt

Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt ARBITRAGEM INTERNACIONAL Arial Bold Alinhado esquerda 27 pt DO s e DON Ts Partilhamos a Experiência. Inovamos nas Soluções. JOSÉ MIGUEL JÚDICE Arial Bold (Orador) Alinhado esquerda 17 pt Arial (Data) Alinhado

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888]

COMISSÃO DE TRABALHO, SEGURANÇA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO [SEC (2010) 887] [SEC (2010) 888] RELATÓRIO COM (2010) 379 FINAL Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho Relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países terceiros para efeitos de trabalho sazonal

Leia mais

DECLARAÇÃO CONJUNTA DE LISBOA

DECLARAÇÃO CONJUNTA DE LISBOA DECLARAÇÃO CONJUNTA DE LISBOA OS PROCURADORES GERAIS E OS FISCALES GENERALES, MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO IBEROAMERICANA DE MINISTÉRIOS PÚBLICOS (AIAMP) E DA COMUNIDADE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP), REUNIDOS

Leia mais

Arbitragem liberta os juízes de questões time consuming

Arbitragem liberta os juízes de questões time consuming Arbitragem liberta os juízes de questões time consuming quinta, 30 outubro 2014 A existência de meios jurídicos que assegurem a independência e imparcialidade dos árbitros e a articulação funcional com

Leia mais

RINSP CPLP REUNIÃO EXTRA-ORDINÁRIA BRASÍLIA, 24/10/2017 PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL

RINSP CPLP REUNIÃO EXTRA-ORDINÁRIA BRASÍLIA, 24/10/2017 PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL RINSP CPLP REUNIÃO EXTRA-ORDINÁRIA BRASÍLIA, 24/10/2017 PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL Advocacia e apoio à criação de INSP nos países que ainda não dispõem dessa estrutura Missão a ST & P não foi realizada

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa Missão Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. O IPOL é um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no

Leia mais

Ministério da Indústria

Ministério da Indústria Ministério da Indústria Assembleia Nacional Lei n.º 10/94 31 de Agosto de 2008 O processo de redimensionamento do sector empresarial do Estado teve até agora como principal suporte legais o Decreto n.º

Leia mais

Projecto de Lei n.º 409/XIII. Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais

Projecto de Lei n.º 409/XIII. Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais Projecto de Lei n.º 409/XIII Garante o acesso ao Direito e aos Tribunais introduzindo alterações ao Regulamento das Custas Processuais Exposição de motivos O artigo 20.º da Constituição da República Portuguesa

Leia mais

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições

Conteúdos sobre segurança e saúde no trabalho Organismos e instituições ISHST - Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Criado em 2004, pelo Decreto-lei n.º 171, de 17 de Julho, o Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST), I. P., é o organismo

Leia mais

Av. Carlos Silva, n.º Oeiras

Av. Carlos Silva, n.º Oeiras Parecer da Federação Nacional de Mediação de Conflitos sobre a Portaria que visa regulamentar o procedimento de seleção de mediadores de conflitos habilitados para prestar serviços de mediação no âmbito

Leia mais

I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL

I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL ÍNDICE GERAL Nota Prévia à 3. a edição 7 Nota Prévia à 2. a edição 9 Nota Prévia à l. a edição 11 Plano 13 Orientações de Leitura 15 I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL CAPÍTULO I O DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

Programa de Internacionalização Agronegócios CPLP 2017/18

Programa de Internacionalização Agronegócios CPLP 2017/18 financiamento financiamento geoestratégia geoestratégia geoestratégia qualificação recursos recursos recursos relações relações sector sector seguros governação governação governação governação agronegócio

Leia mais

O FUNCIONAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA CIVIL NA RJCPLP: Facilitar a sua aplicação através da criação de um Atlas Judiciário

O FUNCIONAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA CIVIL NA RJCPLP: Facilitar a sua aplicação através da criação de um Atlas Judiciário O FUNCIONAMENTO DOS INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA CIVIL NA RJCPLP: Facilitar a sua aplicação através da criação de um Atlas Judiciário DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Ana Vitória Azevedo

Leia mais

Todos os países e comunidades anseiam por paz, liberdade, democracia, igualdade e desenvolvimento. O Estado de direito é um instrumento fundamental

Todos os países e comunidades anseiam por paz, liberdade, democracia, igualdade e desenvolvimento. O Estado de direito é um instrumento fundamental 0 Todos os países e comunidades anseiam por paz, liberdade, democracia, igualdade e desenvolvimento. O Estado de direito é um instrumento fundamental para garantir esses objetivos essenciais, tal como

Leia mais