REVISTA MELHOR GESTÃO DE PESSOAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISTA MELHOR GESTÃO DE PESSOAS"

Transcrição

1 REVISTA MELHOR GESTÃO DE PESSOAS Sem sair da agenda Investimentos em formação e capacitação continuarão em alta em 2012 Vanderlei Abreu Íris, da McDonald''s University: ver a pessoa mudar seu comportamento para ser um cidadão corporativo melhor tanto dentro da empresa quanto fora (foto: Adriano Vizoni) A crise econômica que abate algumas das principais economias europeias não deve modificar a estratégia de investimentos das empresas brasileiras em treinamento e desenvolvimento. É o que aponta a pesquisa Retrato do treinamento no Brasil, realizada anualmente pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, em parceria com a consultoria MOT - Mudanças Organizacionais e Treinamento. Segundo Alfredo Castro, diretor da consultoria e organizador da pesquisa, o investimento em capacitação, no Brasil, deve ser quase 10 vezes maior que o previsto na Zona do Euro e sete vezes o projetado para os EUA (veja mais no boxe "Perspectivas de crescimento"). "Treinar pessoas faz parte de uma política de tentar conter a lacuna de talentos, porque um dos fatores que faz com que o Brasil não cresça a patamares de dois dígitos é o déficit de infraestrutura", analisa.

2 Luiz Edmundo Prestes Rosa, diretor de Educação da ABRH-Nacional, compartilha o pensamento de Castro. "É uma loucura, hoje, uma empresa, com medo da crise, apertar o cinto da área de treinamento e desenvolvimento. Não é hora de desacelerar, mas de manter os investimentos. Isso porque o Brasil não está colocando no mercado pessoas em número suficiente para sustentar uma economia que vai continuar crescendo por volta de 3%", afirma. Ele ressalta que o principal foco de investimento em treinamento para 2012 deve ser o fortalecimento da formação de lideranças. "As pessoas trocam de emprego não por causa da empresa, mas pelas atitudes do chefe, que as trata mal, não as motiva, não as reconhece, não oferece tratamento justo, não comunica. Não adianta simplesmente treinar a mão de obra técnica sem investir na formação dos líderes." E a pesquisa citada no início deste texto aponta justamente o foco nessa direção, com 54% dos respondentes informando que a prioridade é a implantação de programas de liderança (veja mais no boxe "Prioridades dos investimentos). Com o aquecimento previsto na demanda por programas de liderança, as escolas de educação executiva já começam a se movimentar e projetam crescimento acima de 30% em seus negócios. Para Goret Pereira Paulo, diretora adjunta da FGV In Company, essa perspectiva é um sinal de que o setor empresarial está assumindo cada vez mais o seu papel na complementação da formação dos seus profissionais. Por outro lado, ela aponta como principal desafio para as escolas de negócios o desenvolvimento de programas de qualidade e que proporcionem resultados rápidos. "A qualidade de um treinamento é determinada por quanto de sucesso a empresa obtém na tarefa de atingir os objetivos que foram determinados previamente", conceitua. Francisco Borges, chefe acadêmico do Grupo Ibmec, afirma que a tendência para as escolas de negócios mais tradicionais é trabalhar com projetos mais abrangentes e oferecer, posteriormente, programas satélites de extensão. "Uma empresa pode contratar uma pós-graduação em gestão de negócios e depois o participante pode fazer uma especialização de 80 ou 120 horas em uma área específica [de negócios]", exemplifica. Qualificação técnica Outro foco importante de investimentos em treinamento para 2012 deverão ser cursos de capacitação e qualificação de mão de obra técnica e operacional. E não apenas em setores tradicionais da economia. No caso do agronegócio, por exemplo, investir nessa qualificação é um dos pilares, segundo Borges, do Ibmec, para as empresas do setor cumprirem seus contratos. "Com a necessidade de capacitar as pequenas propriedades, desenvolver o conceito de servir cooperativas para negociações internacionais, produção de carne e vegetais já vendida até 2016, o agronegócio vai precisar otimizar seus processos para garantir a qualidade e quantidade da produção", diz.

3 Sem sair da agenda Investimentos em formação e capacitação continuarão em alta em 2012 Vanderlei Abreu O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) é a principal escola de capacitação e qualificação de mão de obra técnica e operacional para o setor sucroalcooleiro no Brasil. Segundo Rogério Salles Loureiro, gerente de gestão do conhecimento e TI, há uma demanda forte por treinamento de operadores de máquinas, tratores, colhedeiras, plantadoras, mecânicos, eletricistas, porque não existe mão de obra qualificada no setor atualmente e há uma busca incessante por qualificação de pessoal operacional. Ele explica que existe uma lenda no setor de que o cortador de cana sai direto do corte para a operação de máquina. "Em muitos casos, é necessário fazer a formação escolar básica antes de passar para o curso técnico, porque o operador de colhedora precisa saber ler um manual e fazer algumas contas básicas para poder operar o equipamento", detalha. Treinamentos específicos Loureiro comenta que a evolução de carreira de um cortador de cana para operador de colhedora passa primeiramente pela operação de trator ou de caminhão - e, nesse caso, ele também precisa da Carteira Nacional de Habilitação categoria C. Depois, ele recebe treinamentos específicos nas máquinas agrícolas para posteriormente começar a operar no dia a dia. O gerente do CTC afirma que a instituição agora conta com um forte aliado para os treinamentos técnicos oferecidos para os funcionários de fazendas e usinas de cana-deaçúcar: o ensino a distância. O executivo explica que, em 2008, o Centro de Tecnologia

4 Canavieira contratou a Atech, empresa de desenvolvimento de software controlada pela Embraer, para desenvolver toda a migração dos treinamentos presenciais para on-line. "A ferramenta e a operacionalização do site são feitas pela Atech, enquanto que o treinamento dos instrutores, a administração geral dos cursos e o conteúdo são de responsabilidade do CTC", completa. Capacitação a distância Loureiro ainda ressalta que a metodologia adotada nos cursos do CTC é a do blended learning, em que multiplicadores fazem o treinamento presencial usando a ferramenta de ensino a distância. "No caso de treinamentos que exijam aulas práticas, o aluno normalmente faz o presencial na usina e pode assistir a aulas conceituais em EAD", explica. Mesmo empresas que não têm demanda de mão de obra altamente qualificada também têm investido fortemente em programas de qualificação, principalmente das lideranças para garantir a sustentabilidade do negócio. Íris Barbosa, diretora da McDonald''s University, afirma que a rede de restaurantes tem um plano agressivo de crescimento para 2012, e treinamento, desenvolvimento e educação são elementos-chaves para que a empresa possa recrutar, selecionar, treinar e desenvolver as pessoas não só para as novas lojas, mas também para melhorar os resultados da companhia do ponto de vista de liderança, de aspectos técnicos e de negócio. A executiva comenta que o McDonald''s tem um perfil profissional tridimensional, que contempla aspectos técnicos, comportamentais e de negócios. Com base nesse currículo, a universidade corporativa foi reestruturada e dividida em três unidades de ensino. A Escola de Excelência Operacional é focada nos negócios periféricos ao restaurante, como McCafé, McEntrega e café da manhã, que exigem o desenvolvimento dos colaboradores nas disciplinas relacionadas a essas operações.

5 Sem sair da agenda Investimentos em formação e capacitação continuarão em alta em 2012 Vanderlei Abreu A Escola de Liderança cuida da gestão de pessoas e em 2012 deve ter foco principal em responsabilidade social e sustentabilidade. "Mais do que treinar e entender o que significam esses conceitos, para nós é importante como a pessoa muda seu comportamento, atitude e atuação para ser um cidadão corporativo melhor tanto dentro da empresa quanto fora", conceitua Íris. E a Escola de Negócios dará foco à tecnologia e inovação, pois, segundo a diretora da McDonald''s University, muitas vezes as empresas não utilizam esses recursos em benefício do resultado do negócio porque as pessoas não sabem usar. Tanto que a rede de restaurantes pretende ampliar o investimento em cursos a distância, principalmente para os níveis de liderança. "Para as lojas, ainda temos uma barreira tecnológica relacionada à conectividade, que precisamos superar", lamenta. Boa presença Pesquisa mostra que 86% dos colaboradores participam dos programas formais de T&D. Veja mais dados:

6 > Para 45% dos respondentes, a organização possui um executivo sênior dedicado às estratégias de treinamento, gestão do conhecimento ou de capital humano; > 13% do investimento anual em T&D está diretamente relacionado à utilização de algum recurso tecnológico (treinamento a distância assíncrono ou por videoconferência e e-learning). Desse total, em termos de investimento orçado, a participação dos valores destinados exclusivamente ao e-learning é, em média, de 8,6% em relação ao orçamento anual total. 22% de todos os respondentes usam tecnologia mobile; > 86% dos colaboradores participaram de programas formais de T&D; > O valor médio investido anualmente por treinando é de reais; > 13% das organizações não usam palestras como treinamento.

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

PORTFÓLIO.

PORTFÓLIO. PORTFÓLIO www.cpdec.com.br Por que investir em educação corporativa? Integrar e engajar colaboradores Estimular senso crítico, criatividade e reflexão Valorizar o indivíduo Contribuir para o desenvolvimento

Leia mais

Ernst & Young University.

Ernst & Young University. Ernst & Young University. De portas abertas para o seu crescimento pessoal e profi ssional. A educação está no cerne de grande parte dos problemas que afligem o Brasil. No atual cenário de globalização

Leia mais

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS.

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. 6 TENDÊNCIAS 12 1 10 11 2 9 3 8 4 7 6 5 QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. Charles Darwin dizia que não é o mais forte ou o mais

Leia mais

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL Brasil é 88º lugar (de 127) em ranking de educação pela Unesco. Esse ranking mede o desempenho das nações em relação a metas de qualidade. FOLHA 2011

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais

Salomon, Azzi Coaching

Salomon, Azzi Coaching Salomon, Azzi Coaching A Salomon, Azzi Coaching atua em serviços de desenvolvimento profissional e pessoal, no âmbito corporativo e individual e notadamente no universo jurídico e de negócios, utilizando

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2015 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS Consultoria OD Training Contact Center Subsistemas de RH Ações motivacionais Desenvolvimento de Líderes Treinamento comportamental Formação e capacitação Gestão de logística PARA

Leia mais

Sebrae, parceiro dos pequenos negócios

Sebrae, parceiro dos pequenos negócios Sebrae, parceiro dos pequenos negócios O Sebrae existe para apoiar os pequenos negócios no Paraná e no Brasil Cenário das micro e pequenas empresas no Brasil Representam 95% dos estabelecimentos formais

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo

Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo O SCIESP atuando a 75 anos no mercado imobiliário, com o objetivo permanente da boa qualificação profissional dos corretores de imóveis é mantenedor

Leia mais

Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE 1.1. Estabelecer regras e diretrizes para a realização de treinamentos para os colaboradores da PC Sistemas, visando o aperfeiçoamento e a capacitação profissional. 2. APLICAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

REINVENÇÃO DAS EMPRESAS EDUCAÇÃO CORPORATIVA NOS NOVOS CENÁRIOS EMPRESARIAIS

REINVENÇÃO DAS EMPRESAS EDUCAÇÃO CORPORATIVA NOS NOVOS CENÁRIOS EMPRESARIAIS CE 20 REINVENÇÃO DAS EMPRESAS EDUCAÇÃO CORPORATIVA NOS NOVOS CENÁRIOS EMPRESARIAIS GVEXECUTIVO V 15 N 2 JUL/DEZ 2016 EDUCAÇÃO CORPORATIVA NOS NOVOS CENÁRIOS EMPRESARIAIS POR MARISA EBOLI Muitas organizações

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras Data: 20 de Setembro de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises.

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises. PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2017 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

Projeto de Pesquisa para mapear o perfil da oferta e demanda de qualificação profissional em tecnologia da informação em Recife

Projeto de Pesquisa para mapear o perfil da oferta e demanda de qualificação profissional em tecnologia da informação em Recife Projeto de Pesquisa para mapear o perfil da oferta e demanda de qualificação profissional em tecnologia da informação em Recife Relatório com os resultados Empresas OUTUBRO DE 2015 www.datametrica.com.br

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Projeto Donas do Ar. Quebra de paradigmas e gestão de diversidade: O time de pilotas Avianca. Maio de 2018

Projeto Donas do Ar. Quebra de paradigmas e gestão de diversidade: O time de pilotas Avianca. Maio de 2018 Projeto Donas do Ar Quebra de paradigmas e gestão de diversidade: O time de pilotas Avianca Maio de 2018 2 Agenda Projeto Donas do Ar 1 A ideia 2 Ações 3 Próximos passos 3 Agenda Projeto Donas do Ar 1

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

Mário Rachid Diretor Executivo de Soluções Digitais

Mário Rachid Diretor Executivo de Soluções Digitais Mário Rachid Diretor Executivo de Soluções Digitais A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM CURSO 2 2 1 1 Estudo feito pelo site norte-americano Business Insider. 2 Segundo o estudo IDC FutureScape: Worldwide Digital

Leia mais

Formação de líderes inclui vivências

Formação de líderes inclui vivências Nossa cultura Formação de líderes inclui vivências Programa de desenvolvimento, Mosaico usa experiências para despertar agilidade, flexibilidade e empatia Para responder aos desafios do mercado, buscamos

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

GERHAI. Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria

GERHAI. Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA E RETENÇÃO DE TALENTOS HISTÓRICO A Formação era praticamente desenvolvida pelo chefe, que tinha autonomia e poder para promover

Leia mais

Como a prestação de serviços pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Como a prestação de serviço pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada?

Como a prestação de serviços pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Como a prestação de serviço pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Como a prestação de serviço pode ser ao mesmo tempo digital e humanizada? Início: 11 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Conhecer a estratégia

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

SupplyChain. Perfil dos Profissionais e Desafios do Mercado

SupplyChain. Perfil dos Profissionais e Desafios do Mercado SupplyChain Perfil dos Profissionais e Desafios do Mercado AGENDA Apresentação Gabriel Sobre a Talenses Pesquisa Liderança Cenário Áreas aquecidas Cargos Perfil mais buscado Futuro Supply Gabriel Almeida

Leia mais

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Quem somos. O que fazemos

APRESENTAÇÃO. Quem somos. O que fazemos APRESENTAÇÃO Quem somos A Pombo s Coaching é uma empresa especializada na prestação de serviços de Consultoria e Treinamentos, que com sensibilidade e inteligência, prima por exceder as expectativas de

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2016 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: PRÊMIO DESTAQUE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: NECESSIDADE: A Hortifruti sempre fez um investimento muito forte na capacitação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

Fomos uma Startup da Educação. Hoje somos uma Instituição de Ensino que faz de forma inovadora o que há séculos é feito igual

Fomos uma Startup da Educação. Hoje somos uma Instituição de Ensino que faz de forma inovadora o que há séculos é feito igual Fomos uma Startup da Educação. Hoje somos uma Instituição de Ensino que faz de forma inovadora o que há séculos é feito igual VISÃO GERAL Fomos uma Startup Hoje somos uma Instituição de Ensino que faz

Leia mais

ADASOFT SERVIÇOS E TECNOLOGIA

ADASOFT SERVIÇOS E TECNOLOGIA ADASOFT SERVIÇOS E TECNOLOGIA ADASOFT BRIEFING 1 ADASOFT SERVIÇOS E TECNOLOGIA EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Briefing de Serviços e Tecnologias S I S T E M A I B O A R D I N T E R N E T B O A R

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO New Concept Car

PLANO DE NEGÓCIO New Concept Car PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/6 PLANO DE NEGÓCIO New Concept Car Luis Felipe Lavarda (luis.felipe_lavarda@hotmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente 1) Nome: Luis Felipe

Leia mais

Objetivos. Pilares de Engajamento Seguros Unimed

Objetivos. Pilares de Engajamento Seguros Unimed Pilares de Engajamento Seguros Unimed Objetivos Cuidar de pessoas é o valor mais importante da Seguros Unimed e isso começa dentro de casa. Gestão de Pessoas é um dos pilares estratégicos da Seguradora,

Leia mais

Empregabilidade. Fabio Lacerda

Empregabilidade. Fabio Lacerda Kroton Day Empregabilidade Fabio Lacerda Empregabilidade Capacidade de uma pessoa para entrar, manter-se e crescer no mercado de trabalho. Para nós, na Kroton, esse movimento está totalmente atrelado ao

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

Apresentação Institucional. Sobre a Consultoria Unidades de Negócios. Unidade de Consultoria e Serviços Especializados

Apresentação Institucional. Sobre a Consultoria Unidades de Negócios. Unidade de Consultoria e Serviços Especializados Apresentação Institucional Sobre a Consultoria Unidades de Negócios Unidade de Consultoria e Serviços Especializados Administração Empresarial; Gestão de Projetos, Programas e Portfólios Gestão de Processos

Leia mais

Treinamento Presencial: Negociação em Compras. Data: 12 de Abril de 2017 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Negociação em Compras. Data: 12 de Abril de 2017 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Negociação em Compras Data: 12 de Abril de 2017 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH Melhores Casos de GC do KM Brasil 2018 2ª temporada TIME Marcos Resende Ana Paula Santos André Gonzalez 2 CONHECENDO A ATECH Uma empresa brasileira com uma característica

Leia mais

CFO Program Para uma carreira em constante mudança

CFO Program Para uma carreira em constante mudança Para uma carreira em constante mudança CFO Academy 05 CFO Lab 08 Finance Lab 10 CFO Conference 12 CFO Club 14 CFO Insights 16 Contatos 19 Iniciativas relevantes para um dos cargos mais difíceis do mundo

Leia mais

Apresentação do curso MBA EM COACHING DE EQUIPES E LIDERANÇA ESTRATÉGICA

Apresentação do curso MBA EM COACHING DE EQUIPES E LIDERANÇA ESTRATÉGICA Apresentação do curso MBA EM COACHING DE EQUIPES E LIDERANÇA ESTRATÉGICA SOBRE O INSTITUTO VOCÊ + DE 40 UNIDADES NO BRASIL E TAMBÉM NA EUROPA Maior instituto de PNL da América Latina, o Instituto VOCÊ

Leia mais

Integração PoP de Roraima comemora 15 anos e espera atingir enlaces de 1 Gb/s Ele é o mais novo do grupo, porém, em 2016, fará 15 anos de existência e

Integração PoP de Roraima comemora 15 anos e espera atingir enlaces de 1 Gb/s Ele é o mais novo do grupo, porém, em 2016, fará 15 anos de existência e Integração PoP de Roraima comemora 15 anos e espera atingir enlaces de 1 Gb/s Ele é o mais novo do grupo, porém, em 2016, fará 15 anos de existência e tornou-se referência no Estado pelo trabalho realizado

Leia mais

FLO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

FLO. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) FLO Mostra Local de: Maringá Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Instituto Constâncio pereira dias de responsabilidade socioambiental

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Alguns dos Cursos que serão oferecidos Para sua Cidade:

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Alguns dos Cursos que serão oferecidos Para sua Cidade: APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Alguns dos Cursos que serão oferecidos Para sua Cidade: Todos os cursos serão disponibilizados através de plataforma, incluindo material didático para cada módulo e

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. NOME DO CASE: Programa de Treinamento CVC OBJETIVO DO CASE:

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. NOME DO CASE: Programa de Treinamento CVC OBJETIVO DO CASE: PRÊMIO DESTAQUE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A NOME DO CASE: Programa de Treinamento CVC OBJETIVO DO CASE: Garantir, através do Programa de Treinamento, que 100%

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Maio 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de

Leia mais

O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico

O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico 1 Do começo aos dias de hoje A história do Grupo Ibmec Criação e Desenvolvimento Nasce o Ibmec-RJ, como Instituto para Pesquisa

Leia mais

CARREIRA MK A MÁGICA DE TRANSFORMAR VIDAS!

CARREIRA MK A MÁGICA DE TRANSFORMAR VIDAS! CARREIRA MK A MÁGICA DE TRANSFORMAR VIDAS! REPORTAGENS... Mary Kay investe na força de vendas das consultoras para seguir crescendo: Em 2015, ano de crise no Brasil, a fabricante norteamericana de cosméticos

Leia mais

Transformação Digital

Transformação Digital Transformação Digital Impactos nos Serviços de TI Thibor Szoke thiborszoke@gmail.com HDI (SAB - Strategy Advisory Board) Agenda Alinhamento geral Mudando nosso pensamento Cliente como chave do sucesso

Leia mais

Apresentação do Treinamento de Liderança, Gestão, Coaching e o Mercado Corporativo

Apresentação do Treinamento de Liderança, Gestão, Coaching e o Mercado Corporativo Apresentação do Treinamento de Liderança, Gestão, Coaching e o Mercado Corporativo Para reflexão e atingimento de resultados - Foco Treine enquanto eles dormem, Estude enquanto eles se divertem; Persista

Leia mais

7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE. por Rogerio Martins

7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE. por Rogerio Martins 7 DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPO DE CRISE por Rogerio Martins Rogerio Martins Psicólogo, Palestrante, Escritor e Professor Universitário. Especialista em desenvolvimento de lideranças

Leia mais

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil Apresentação: Juarez Leal A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sucesso e conte conosco nesta jornada! Jaques Haber, Sócio-diretor da i.social.

INTRODUÇÃO. Sucesso e conte conosco nesta jornada! Jaques Haber, Sócio-diretor da i.social. INTRODUÇÃO Apresentamos a pesquisa Alta liderança expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, uma realização da i.social em parceria com a Catho, a ABRH

Leia mais

O que são serviços de TI?

O que são serviços de TI? O que são serviços de TI? Para começar a compreender a área de TI como prestadora de serviços às organizações usuárias de tecnologia, torna-se necessário compreender o que é um serviço. Serviço é toda

Leia mais

ATA DA 89 REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CONSUMIDORES DA CEMIG. Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Cemig EFAP Sete Lagoas/MG

ATA DA 89 REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CONSUMIDORES DA CEMIG. Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Cemig EFAP Sete Lagoas/MG 161 ATA DA 89 REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CONSUMIDORES DA CEMIG DATA: 09 de agosto de 2011 HORA: LOCAL: 09:00 horas Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Cemig EFAP Sete Lagoas/MG 01 -

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Matriz está localizada na Cidade de Votuporanga SP, sua fundação se deu em Janeiro de 1995, em dezembro de 2016, iniciamos o processo de expansão

Leia mais

RESUMO. Exercício Resolvido

RESUMO. Exercício Resolvido RESUMO O conceito de gerenciamento de processo não é novo, e há muito tempo vem sendo utilizado e transformando a forma de se administrar às empresas. De acordo com Gary Hamel e C. K. Prahalad os executivos

Leia mais

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS centrohermes.com.br CONVENIADA FORMAÇÃO GERENCIAL FGV FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento

Leia mais

Perfil dos colaboradores

Perfil dos colaboradores Colaboradores 77 Aegea Saneamento - Relatório de Sustentabilidade 2014 Os colaboradores são, para a Aegea, sua maior força e seu maior desafio. Se, por um lado, a qualidade técnica e comportamental que

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia

Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Benefício do Coaching para Escritórios de Advocacia Por que Coaching para Escritórios de Advocacia? Os escritórios são, nos dias de hoje, uma empresa e isso não tem mais volta. Assim, não dá para o advogado

Leia mais

Capítulo 19 Resumo. QVT Qualidade de vida no trabalho

Capítulo 19 Resumo. QVT Qualidade de vida no trabalho Capítulo 19 Resumo O Treinamento como um Meio de Desenvolver Pessoas O sentido de treinamento na moderna gestão de recursos humanos em nada se parece com a definição apresentada pelos dicionários que definem

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais

Leia mais

O maior estudo sobre desafios de aprendizagem do Brasil

O maior estudo sobre desafios de aprendizagem do Brasil O maior estudo sobre desafios de aprendizagem do Brasil Estudo Desafios Aprendizagem Brasil O objetivo do Desafio Aprendizagem Brasil 2019 é entender quais são os principais desafios que as empresas Brasileiras

Leia mais

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO,

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO, A JML possui uma equipe especializada que compreende a demanda de cada cliente e elabora conteúdos focados em casos concretos e temas de maior interesse de cada entidade. Alicerçada pela qualidade e seriedade

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

QCONSULTORIA PROJETO ESCOLHAS PALESTRAS SHOW ADRIANA QUEIROGA UM NOVO FORMATO DE PARA VALORIZAR E MOTIVAR EMPRESA: SUA EQUIPE

QCONSULTORIA PROJETO ESCOLHAS PALESTRAS SHOW ADRIANA QUEIROGA UM NOVO FORMATO DE PARA VALORIZAR E MOTIVAR EMPRESA: SUA EQUIPE ADRIANA QUEIROGA PROJETO ESCOLHAS PALESTRAS SHOW UM NOVO FORMATO DE PALESTRAS INTERATIVAS PARA VALORIZAR E MOTIVAR O MAIOR PATRIMÔNIO DA SUA EMPRESA: SUA EQUIPE Adriana ueiroga QCONSULTORIA COACH EMPRESARIAL

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

Pesquisa Gestão da Saúde Corporativa

Pesquisa Gestão da Saúde Corporativa Pesquisa Gestão da Saúde Corporativa Luiz Edmundo Rosa Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH-Brasil São Paulo, 03.07.17 Apresentação A ABRH-Brasil e a ASAP Aliança para a Saúde Populacional assinaram,

Leia mais

11 Simpósio Internacional de Confiabilidade - SIC 2013 Transformando a gestão de ativos e a confiabilidade em ferramenta estratégica - a jornada de

11 Simpósio Internacional de Confiabilidade - SIC 2013 Transformando a gestão de ativos e a confiabilidade em ferramenta estratégica - a jornada de Corporação BUNGE BRASIL Esta é uma jornada de uma grande corporação, onde trabalham aproximadamente 20 mil funcionários espalhados em 92 ( 32) unidades operacionais Usinas de Açúcar e Bioenergia, processamento

Leia mais

Crédito para as competitivas

Crédito para as competitivas Crédito para as competitivas O BNDES está buscando atender às operadoras competitivas por meio do lançamento de linhas de crédito que contemplam empresas de menor porte O Banco Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

PORTFÓLIO. Alimentos

PORTFÓLIO. Alimentos Alimentos QUEM SOMOS? Entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Leia mais

Apresentação. Ideograma japonês que significa ser humano;

Apresentação. Ideograma japonês que significa ser humano; Apresentação Ideograma japonês que significa ser humano; Apresentação As barras significam a necessidade de se construir uma sociedade mais justa com cidadãos conscientes das suas obrigações. Não devemos

Leia mais

EMConsultoria. Conhecimento que faz a Diferença. emc2consultoria.com.br

EMConsultoria. Conhecimento que faz a Diferença. emc2consultoria.com.br 2 EMConsultoria Conhecimento que faz a Diferença Quem Somos O que Fazemos Nossa História Quem Somos Empresa composta por profissionais altamente capacitados, procedentes de empresas líderes de mercado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA DE GESTÃO: PESSOAS E LIDERANÇA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais