Tigris & Euphrates. Regras em Português

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tigris & Euphrates. Regras em Português"

Transcrição

1 Tigris & Euphrates Regras em Português

2 Componentes do jogo 1 Tabuleiro 153 Peças de Civilização o 57 Vermelhas (Templos) o 36 Azuis (Quintas) o 30 Verdes (Mercados) o 30 Pretas (Colonizações) 8 Peças de Catástrofe (2 para cada dinastia) 4 Peças de Unificação (1 para cada dinastia) 4 Peças de Dinastia (1 para cada dinastia) 6 Monumentos (Estruturas de madeira de 2 cores) 16 Líderes (discos de madeira) o 4 Sacerdotes (Vermelhos) (1 para cada dinastia) o 4 Agricultores (Azuis) (1 para cada dinastia) o 4 Mercadores (Verdes) (1 para cada dinastia) o 4 Reis (Pretos) (1 para cada dinastia) 140 Marcadores de Pontos de Vitória o 80 Cubos de madeira pequenos (20 de cada cor) o 60 Cubos de madeira grandes (15 de cada cor) 10 Tesouros (cubos de madeira pequenos; não pintados) 4 Biombos (1 para cada dinastia) 1 Saco (para as Peças de Civilização) Nota: A partir deste momento as Peças de Civilização passarão a ser denominadas unicamente como Peças. Todas as outras peças mantêm o seu nome completo.

3 Preparação do jogo Preparar o Tabuleiro Coloque um templo nos dez espaços marcados no tabuleiro com a besta voadora. Depois coloque um tesouro sobre cada 1 desses templos. Todas as outras peças são colocadas no saco. Escolher Dinastias Cada jogador escolhe uma das dinastias, que consiste em 4 líderes. Os 4 líderes da dinastia são entregues ao jogador (Os líderes devem ter todos o mesmo símbolo: Arco, Touro, Vaso ou o Leão), todos de cor diferente. É também entregue a cada jogador 1 peça de unificação, 2 peças de catástrofe, a peça da sua dinastia e 1 biombo. Após todos estes objectos serem entregues, cada jogador retira seis peças do saco, que colocam atrás do seu biombo, para que mais ninguém as possa ver. Coloque o saco com as peças, os pontos de vitória e os monumentos ao lado do tabuleiro. Escolha quem começa a jogar, colocando as peças de dinastia voltadas ao contrário sobre a mesa e escolhendo uma. Esse jogador será o primeiro a jogar e depois o jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.

4 Objectivo do jogo O objectivo do jogo é desenvolver as 4 esferas chave (templos, quintas, mercados e colonizações) da sua dinastia. Para isso, os jogadores posicionam os seus líderes, criam e alargam reinos, constroem monumentos e resolvem conflitos. Desta forma, coleccionam pontos de vitória nas 4 esferas. O vencedor será o que criar a dinastia mais equilibrada.

5 Reinos Os reinos são ferramentas fundamentais para que se consigam desenvolver civilizações. Durante o jogo serão criados, alargados e desfeitos reinos. Uma região é uma zona do tabuleiro coberta por uma única peça, ou várias peças ou líderes ligados. No início do jogo existirão 10 diferentes regiões. Uma região que contenha um ou vários líderes é chamada um reino. Um reino pode ter vários líderes. Não interessa a que jogadores pertencem. Os reinos crescem quando são adicionados mais líderes ou peças. Reinos podem ser unidos ou separados, desde que contenham líderes de cores diferentes tudo é pacífico. Os conflitos começam quando existem 2 líderes da mesma cor no mesmo reino.

6 Curso do jogo O jogo decorre no sentido dos ponteiros do relógio. O jogador que está no seu turno é o jogador activo. O jogador activo pode executar até 2 acções no seu turno, independentemente da ordem que escolher, ou pode executar 2 vezes a mesma acção. As acções à escolha são: - Posicionar (colocar, mover ou retirar) um líder - Colocar uma peça e distribuir 1 ponto de vitória - Colocar uma peça de catástrofe - Trocar até 6 peças. Conflitos, colocar monumentos e distribuição de tesouros (explicados em baixo), são eventos despoletados pela colocação de uma peça ou de um líder. São considerados eventos que fazem parte da acção inicial. Tenha em atenção que uma acção só termina quando todos os eventos despoletados por ela concluírem. Posicionar um líder Um jogador possui 4 líderes e só pode colocar ou posicionar os que pertencem à sua dinastia. Um líder é sempre colocado voltado para cima e num espaço vazio do tabuleiro. Um líder pode surgir de fora do tabuleiro, ou reposicionado de outra posição do tabuleiro. Um líder pode também ser retirado do tabuleiro. A colocação de um líder tem de respeitar as seguintes regras: - Um líder tem de ser colocado num espaço livre - Um líder tem que ser sempre colocado ao lado de um templo - Um líder não pode ser colocado num espaço com rio - Um líder não pode ser colocado de maneira a que una dois reinos. Nota: Em algumas situações, as peças podem ser removidas do tabuleiro, ou viradas ao contrário. Quando o último templo adjacente a um certo líder é removido ou virado ao contrário, o líder é devolvido à sua dinastia. Nunca são atribuídos pontos de vitória pela colocação de um líder, contudo não conseguirá ganhar pontos de vitória se não tiver líderes na mesa.

7 Posicionar uma peça Um jogador terá 6 peças atrás do seu biombo no início do seu turno. Utilize essas peças para aumentar reinos, fortalecer os seus líderes e ganhar pontos de vitória. Retire uma peça de trás do seu biombo e coloque-a voltada para cima num espaço livre do tabuleiro, obedecendo às seguintes regras: - Uma peça tem que ser colocada num espaço livre do tabuleiro - Peças azuis (quintas) só podem ser colocadas nos rios - Nenhuma peça de outra cor pode ser colocada em rios - Uma peça não pode ser colocada num espaço onde iria unir mais de 2 reinos. Nota: Pode colocar uma peça adjacente a uma região, ou mesmo isolada (sem mais nenhuma peça adjacente). Uma vez colocada uma peça, esta nunca mais pode ser deslocada ou removida. A maior parte das vezes, alguém ganha 1 ponto de vitória quando uma peça é colocada. O ponto de vitória é sempre da mesma cor que a peça colocada. Distribuição de pontos de vitória Um ponto de vitória atribuído pela colocação de uma peça segue as seguintes regras: - Se uma peça é colocada num reino, e esse reino contém um líder da cor da peça colocada, o ponto de vitória é atribuído ao jogador a que pertence esse líder. - Se não existir nesse reino um líder da cor colocada, mas existir um Rei (líder preto) no reino, então o ponto de vitória é atribuído ao jogador possuidor desse rei. Não é atribuído nenhum ponto de vitória no caso de: - A peça não é colocada num reino - Não existe nenhum rei ou líder da peça colocada - A peça é colocada de forma a unir dois reinos, mesmo que não exista nenhum conflito. Nota: O ponto de vitória é atribuído imediatamente a seguir à colocação da peça. Os pontos de vitória são guardados atrás do biombo do jogador. Os cubos pequenos valem 1 ponto de vitória e os grandes valem 5.

8 Colocar uma peça de catástrofe No início do jogo cada jogador recebe 2 peças de catástrofe. Utilize-as para ocupar permanentemente um local no tabuleiro. Uma vez colocada, uma peça de catástrofe permanece nesse local do tabuleiro até ao final do jogo. Coloque uma peça de catástrofe num espaço vazio do tabuleiro, ou em cima de uma peça já colocada (que é removida do jogo). As únicas restrições à colocação de peças de catástrofe são: - Uma peça de catástrofe não pode ser colocada em cima de um monumento, ou de um templo que ainda possua um tesouro. - Uma peça de catástrofe não pode ser colocada sobre um líder Nota: Uma peça de catástrofe interrompe a ligação entre líderes e peças. Desta forma, uma peça de catástrofe pode causar a divisão de um reino em duas ou mais partes. Se uma peça de catástrofe destruir o último templo que está adjacente a um líder, esse líder deve ser imediatamente retirado do tabuleiro e devolvido ao seu dono. Trocar até 6 peças Pode colocar até 6 peças, que estejam atrás do seu biombo, de lado (com a face voltada para baixo). Após isso retira o mesmo número de peças do saco. As peças colocadas de lado são removidas do jogo. Nota: Se esta for a sua primeira acção do seu turno, pode utilizar as peças, que foi buscar ao saco, na sua segunda acção. Final do turno O seu turno termina quando concluir as suas 2 acções. Se um ou mais líderes que lhe pertençam estiverem ligados a monumentos, pode receber pontos de vitória adicionais. Finalmente, recarregue a sua reserva de peças até 6. Se outros jogadores tiverem menos de 6 peças atrás do seu biombo, eles recarregam também a sua reserva de peças. Após isto, o jogador que se encontra à sua esquerda inicia o seu turno.

9 Conflitos Os conflitos podem existir sempre que alguém coloca uma peça ou um líder. Um conflito ocorre quando existem dois líderes da mesma cor no mesmo reino (exemplo: dois reis, líderes pretos). Isto pode acontecer em 2 casos, e por isso existem 2 tipos diferentes de conflitos: Conflitos internos Um conflito interno acontece quando um líder é colocado num reino que já contém um líder da mesma cor. Conflitos externos Um conflito interno acontece quando dois reinos são unidos pela colocação de uma peça, e então é criado um reino maior que contém 2 líderes da mesma cor. Lembre-se que: - A colocação de um líder só causa conflitos internos - Conflitos internos irão gerar 1 (e só 1) ponto de vitória vermelho - Colocação de peças só causa conflitos externos - Conflitos externos vão gerar 1 ou mais pontos de vitória da cor a ser contestada (podem ser contestadas várias cores umas seguidas de outras) Em qualquer dos casos, os líderes não podem ser retirados de maneira a que não exista conflito. Os conflitos são resolvidos através das peças colocadas no tabuleiro e de peças que os jogadores possuem atrás dos seus biombos. Uma acção não pode terminar sem que os conflitos estejam resolvidos. Após todos os conflitos estarem resolvidos os reinos só irão possuir 1 líder de cada cor.

10 Resolução de conflitos Conflitos internos O jogador que está a posicionar o seu líder é considerado o atacante. O jogador que possui o líder que já estava presente no reino é o defensor. Tanto o atacante como o defensor retiram as suas forças dos templos. O conflito interno resolve-se da seguinte forma: - Contagem de templos adjacentes aos líderes Tanto o atacante como o defensor contam os templos que estão adjacentes aos líderes em conflito. Um templo pode contar para ambos os líderes. - Os jogadores utilizam templos da sua reserva de peças Primeiro o atacante, e depois o defensor, podem adicionar templos da sua reserva de peças (peças que possuem atrás dos seus biombos), colocando-os voltados para cima ao lado do tabuleiro. Só podem ser adicionados templos uma vez. Quem tiver o número mais alto de templos é considerado o vencedor. Em caso de empate o defensor ganha. As consequências de um conflito interno são: - O vencido retira o seu líder do tabuleiro - O vencedor recebe um ponto de vitória vermelho - Todos os templos adicionados ao conflito vindos de trás do bimbo são removidos (voltados para baixo) de jogo.

11 Conflitos externos Lembre-se: - 2 Reinos são unidos unicamente através da colocação de uma peça. - O posicionamento de um líder não pode unir 2 reinos - 3 Ou mais reinos nunca podem ser unidos Como foi descrito anteriormente a colocação de uma peça que una dois reinos nunca gera nenhum ponto de vitória. O invés, a peça é coberta por uma peça de unificação. Um novo e maior reino é então criado. Se o novo reino, então criado, não contiver 2 líderes da mesma cor, então a peça de unificação é retirada de sobre a peça colocada e a acção é concluída sem a existência de conflitos. Contudo, se os reinos unidos contiverem líderes da mesma cor, então um conflito externo irrompe. Todos os conflitos entre 2 líderes da mesma cor são resolvidos individualmente. Caso existam conflitos externos em mais que uma cor, então o jogador activo decide a ordem pela qual os conflitos são resolvidos. Os conflitos externos resolvem-se da seguinte forma: - Determinar o atacante Se o jogador activo decidir resolver um conflito em que esteja presente um dos seus líderes, então ele é considerado o atacante. Se nenhum dos líderes do jogador activo estiver envolvido num conflito, o primeiro jogador que se encontra ao seu lado (no sentido do ponteiro dos relógios) é considerado o atacante. - Contar os apoiantes Tanto o atacante como o defensor retiram forças dos seus apoiantes (peças da sua cor), contando todas as peças da cor do líder em conflito que se encontravam no reino original. Estas peças não têm que estar necessariamente adjacentes ao líder. Elas só precisam de fazer parte do seu lado do reino. - Os jogadores utilizam peças da sua reserva Primeiro o atacante, e depois o defensor, podem aumentar o seu número de apoiantes, adicionando peças da sua reserva (peças que possuem atrás dos seus biombos) da mesma cor que está em conflito, colocando-as voltadas para cima ao lado do tabuleiro. Só podem ser adicionados peças uma vez. Quem tiver o número mais alto de apoiantes é considerado o vencedor. Em caso de empate o defensor ganha. As consequências de um conflito externo são: - O vencido retira o seu líder e todos os seus apoiantes do tabuleiro - O vencedor recebe um ponto de vitória (da cor em disputa) pela retirada do líder e mais um por cada apoiante retirado do tabuleiro. Os apoiantes adicionados da reserva não contam para a atribuição de pontos de vitória. - O líder retirado é entregue ao jogador vencido. - Os apoiantes do líder vencido e os apoiantes adicionados da reserva por ambos os jogadores são removidos do jogo (voltados para baixo) - Se dois sacerdotes causam um conflito existe uma excepção: Templos (apoiantes) que tenham um tesouro sobre eles, ou que tenham outro líder adjacente a eles não são removidos. Os pontos de vitória só são atribuídos pelo sacerdote derrotado e pelas peças realmente removidas do tabuleiro. Nota: Quando uma peça é removida do jogo pode causar que um reino se divida. Como consequência disso, líderes que estariam em posição de criarem um conflito externo podem acabar em reinos diferentes. Sendo assim já não existe conflito externo. Contudo, se ainda existirem líderes da mesma cor no reino, então

12 os conflitos externos prosseguem e o jogador activo decide qual é o próximo a ocorrer (o jogador activo pode, assim, influenciar a ocorrência de eventos). Após todos os conflitos estarem resolvidos, a peça de unificação do jogador activo é então retirada. No final do turno do jogador activo, todos os outros jogadores que estiveram envolvidos em conflitos externos recarregam a sua reserva de peças. Sumário sobre conflitos Se um líder for posicionado num reino que já contenha um líder da mesma cor, então ocorre um conflito interno e os templos adjacentes aos líderes em conflito decidem o vencedor. Se dois reinos são unidos pela colocação de uma peça, e criam um reino maior que contenha dois líderes da mesma cor, acontece um conflito externo, e os apoiantes originais dos líderes envolvidos decidem qual o vencedor. (Dentro dos biombos está um exemplo de cada conflito)

13 Construção de monumentos A construção de um monumento pode ocorrer assim que um jogador coloca uma peça. Existem 6 monumentos. Os monumentos consistem em 2 peças de madeira coloridas. Se o jogador activo colocar uma peça, de uma maneira que se forme um quadrado com 4 peças da mesma cor, pode então virar os 4 quadrados dessa cor e colocar um monumento em cima deles. O monumento tem que partilhar pelo menos uma cor com a das peças viradas. Se não existir nenhum monumento disponível com pelo menos uma das cores das peças viradas, então o monumento não pode ser erigido. Se a colocação da peça originar um conflito externo, então este terá que ser resolvido antes que o monumento possa ser erigido. Se no final do conflito externo ainda existir o quadrado de 4 peças, então o jogador activo pode construir o monumento. Se o jogador activo optar por não erigir o monumento como parte da acção de colocar a peça, então as peças não são viradas. O monumento não pode ser construído mais tarde. As 4 peças voltadas ao contrário continuam a contar como parte de regiões e reinos, contudo, elas não contam para mais nenhuma função, como por exemplo, apoiantes em conflitos externos. Uma vez construído um monumento, não pode ser destruído. Quando as peças voltadas ao contrário são templos, e o monumento é erigido então acontece: - Se um tesouro fizer parte dos templos voltados para baixo, ele permanece sobre a peça voltada ao contrário. - Se um líder deixar de estar adjacente a qualquer templo, então esse líder é retirado do tabuleiro e devolvido ao seu dono. Os monumentos geram frequentemente pontos de vitória. No final do turno do jogador activo, este determina se tem algum líder ligado a monumentos que lhe permita receber pontos de vitória, por cada líder e cada monumento que o jogador tenha ligado, que partilhem uma cor, o jogador activo recebe um ponto de vitória. Como um monumento tem 2 cores, ele pode gerar pontos de vitória para 2 líderes. Um Rei só receberá pontos de vitória se estiver ligado a um monumento que contenha a cor preta. Enquanto a colocação de uma peça pode originar pontos para o Rei, caso não existam líderes da cor da peça colocada, isso não se aplica a monumentos.

14 Distribuição de tesouros A distribuição de tesouros pode ocorrer quando um jogador coloca 1 peça ou 1 líder. No início do jogo existem 10 tesouros sobre o tabuleiro. Os tesouros são distribuídos da seguinte forma. Se um reino possuir mais que um tesouro no final de uma acção do jogador activo, então o jogador que possuir o mercador nesse reino retira todos os tesouros que se encontram no reino à excepção de 1. O jogador pode escolher qual ou quais os tesouros que vai retirar, contudo, sempre que possível, o jogador deve escolher os tesouros que se encontram nos 4 cantos do tabuleiro. Caso não exista nenhum mercador no reino, então o tesouro permanece lá até que exista 1. Um tesouro é um ponto de vitória selvagem. No final do jogo, pode atribuir esse ponto de vitória a qualquer uma das suas esferas.

15 Final do Jogo e declaração de vencedor O jogo termina caso: - No final do turno do jogador activo só exista 1 ou 2 tesouros sobre o tabuleiro. - Ou quando um jogador não puder recarregar a sua reserva de peças até 6. Isto pode acontecer instantaneamente ou no final do turno na fase de recarregar a reserva de peças. Chegada esta altura, os jogadores retiram os seus biombos. Os jogadores contam os pontos de vitória da sua esfera mais fraca. Os jogadores podem atribuir os tesouros recolhidos a qualquer uma das suas esferas. O jogador que alcançar um número superior é declarado o vencedor. Em caso de empate os jogadores contam o número da sua segunda esfera mais fraca e assim por diante. Como se vê neste exemplo, o jogador do Vaso ganha o jogo. Na sua esfera mais fraca tem 11 pontos. Em segundo lugar fica o Leão, pois na esfera mais fraca tem 10 pontos, onde empata com o Touro. Na segunda esfera mais fraca têm ambos 10 pontos, mas na terceira esfera mais fraca o Leão tem 12 pontos enquanto o Touro tem apenas 11. O Arco, apesar de ter 22 pontos na sua esfera mais forte, onde é o melhor, na sua esfera mais fraca tem apenas 9 pontos, o que lhe dá o último lugar.

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras.

Avanço Autor: Dan Troyka, 2000. Rastros Autor: Bill Taylor, 1992. Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário, ou seja,

Leia mais

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque

Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo. Alquerque Regras dos Jogos da Exposição Matemática em Jogo Alquerque (Regras de Afonso X) Colocam-se as peças no tabuleiro (em número de 7 ou 12 para cada jogador), como na figura. Os jogadores jogam alternadamente,

Leia mais

8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Distribuição dos jogos por ciclo 1º 2º 3º Sec Semáforo x Gatos & Cães x x Ouri x x x Hex x x x Rastros x x Avanço x Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes,

Leia mais

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND

Descrição. Como Preparar o Jogo ELFENLAND ELFENLAND Índice Descrição e Conteúdo... 2 Como Preparar o Jogo... 4 Tabuleiro... 5 Cartas de Viagem... 5 Como Jogar... 6 1. Distribua as Cartas de Viagem... 6 2. Compre uma Ficha de Transporte da Pilha

Leia mais

um jogo de Steve Finn

um jogo de Steve Finn um jogo de Steve Finn arte por Rafaella Ryon - projeto gráfico de Filipe Cunha Em Gunrunners, os jogadores agem como uma agência internacional de polícia em perseguição ao Mercador da Morte, o infame traficante

Leia mais

Rastros Autor: Bill Taylor, 1992

Rastros Autor: Bill Taylor, 1992 Rastros Autor: Bill Taylor, 1992 Um tabuleiro quadrado 7 por 7. Uma peça branca e peças pretas em número suficiente (cerca de 40). À medida que o jogo decorre, o tabuleiro vai ficar cada vez mais ocupado

Leia mais

60 Cartas de Florins (25x 1, 10x 5, 10x 10, 10x 20 e 5x 0 ) 1 Marcador de Dinheiro 1 Marcador de Jogada 1 Tabuleiro de Jogo, mostrando a cidade

60 Cartas de Florins (25x 1, 10x 5, 10x 10, 10x 20 e 5x 0 ) 1 Marcador de Dinheiro 1 Marcador de Jogada 1 Tabuleiro de Jogo, mostrando a cidade 1. Conteúdo Em cinco cores: Mestres Fichas de Trabalhadores 45 Aprendizes (9 por cor) 15 Homens mecânicos 10 Laboratórios: 5 pequenos (3/5 espaços) e 5 grandes (4/6 espaços) 60 Cartas de Componentes (12x

Leia mais

DIE KUTSCHFAHRT ZUR TEUFELSBURG

DIE KUTSCHFAHRT ZUR TEUFELSBURG DIE KUTSCHFAHRT ZUR TEUFELSBURG» Preparação do jogo (n = nº de jogadores): - cada jogador recebe 1 carta de personagem com a face para cima. - baralham-se as cartas de ocupação e cada jogador recebe 1

Leia mais

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC

Formula E. Objetivo. Componentes. Preparação. Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Formula E Bruno Faidutti, Sergio Halaban & André Zatz 2012 Clever Mojo Games and Game Salute LLC Todo ano, habitantes viajam de longe para participar do Festival da Colheita. Enquanto alguns trazem tapetes

Leia mais

Airlines Europe. Um jogo de Alan R. Moon para 2 a 5 jogadores, a partir dos anos, com a duração de 75 minutos.

Airlines Europe. Um jogo de Alan R. Moon para 2 a 5 jogadores, a partir dos anos, com a duração de 75 minutos. Airlines Europe Um jogo de Alan R. Moon para 2 a 5 jogadores, a partir dos anos, com a duração de 75 minutos. Conteúdo 1 Tabuleiro do jogo com o mapa da Europa e o trilho da pontuação 3 Cartas de pontuação

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

Problemas de Jogos e Tabuleiros

Problemas de Jogos e Tabuleiros Problemas de Jogos e Tabuleiros Professor Emiliano Augusto Chagas Para esquentar! 01) Duas crianças se revezam em turnos quebrando uma barra retangular de chocolate, com seis quadrados de altura e oito

Leia mais

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM

9 + OBJETIVO COMEÇANDO COMPONENTES: MONTAGEM Atenção: este brinquedo só deve ser entregue a criança após ter sido montado por um adulto. Cód. Produto: 04000 IDADE 9 + 2 6 JOGADORES ATENÇÃO: NÃO RECOMENDÁVEL PARA MENORES DE 03 ANOS, POR CONTER PARTES

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Instruções O K2 é a segunda maior montanha do mundo (depois do Monte Evereste) com uma altura de 8.611 metros acima do nível do mar. Também é considerada uma das mais difíceis. O K2 nunca foi conquistado

Leia mais

Dominion. Donald X. Vaccarino

Dominion. Donald X. Vaccarino Dominion Donald X. Vaccarino Você é um monarca, como os seus pais antes de você, o regente de um reino agradável de rios e árvores. Diferente dos seus pais, no entanto, você tem planos e sonhos! Você quer

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO

AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO AGRICOLA OBJETIVO DO JOGO Os jogadores começam o jogo com um casal fazendeiro vivendo em uma simples cabana de dois quartos. Durante o curso do jogo, essas famílias têm abundantes possibilidades de melhorar

Leia mais

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral

Preparando o Jogo. O Específico Vence o Geral Zueira Never Ends (#ZNE) é um jogo baseado em um sistema de pontos chamados de Pontos de Moral (ou apenas Moral). Cada jogador inicia com 0 Pontos de Moral e usando as cartas ele deve reduzir a Moral dos

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO JOGO Jaipur... Você está esperando se tornar o comerciante pessoal do Maharaja, por ser mais rico do que seu adversário ao final de cada semana (rodada). Para isso, colete e negocie

Leia mais

Condottiere. Introdução. Objectivo do jogo. O objectivo em CONDOTTIERE é conquistar cidades-estado, uní-las e criar o reino mais poderoso de Itália.

Condottiere. Introdução. Objectivo do jogo. O objectivo em CONDOTTIERE é conquistar cidades-estado, uní-las e criar o reino mais poderoso de Itália. Condottiere Introdução Durante o Renascimento,a Itália estava dividida em diversas cidades-estado independentes, umas pacíficas, outras hostís. As mais conhecidas destas eram Génova, Florença, o Condado

Leia mais

REGRAS. 1 - Introdução. 2 - Nº de jogadores e objectivo do jogo. 3 - Peças do jogo

REGRAS. 1 - Introdução. 2 - Nº de jogadores e objectivo do jogo. 3 - Peças do jogo REGRAS 1 - Introdução Este jogo tem como principal objectivo demonstrar como poderemos utilizar o nosso carro de uma forma mais responsável face ao ambiente, através da partilha do nosso meio de transporte

Leia mais

Conquest of the empire II. Livro de regras

Conquest of the empire II. Livro de regras Conquest of the empire II Livro de regras TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS POR FERNANDO WILBERT VERSÃO 1.0 18/10/2009 1 SUMÁRIO Situação histórica...3 O jogo...3 O mapa...3 Quadro de alianças...3 Marcador de

Leia mais

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO. Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS A PARTIR DE JOGOS 2º ANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Abril/214 1 JOGOS E PROPOSTAS DE TRABALHO PARA OS ALUNOS JOGO DOS 6 PALITOS

Leia mais

ANEXO I REGRAS DO JOGO SEMÁFORO

ANEXO I REGRAS DO JOGO SEMÁFORO Regulamento Disposições gerais 1. O Campeonato de Jogos Matemáticos Braga2015 é uma competição dirigida aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário da região de Braga estruturada

Leia mais

Assuma o lugar de homens do gelo sem medo. Tente se manter no meio dos mamutes. E traga os decisivos pontos de vitória...

Assuma o lugar de homens do gelo sem medo. Tente se manter no meio dos mamutes. E traga os decisivos pontos de vitória... ALAN R. MOON & AARON WEISSBLUM Tradução: Romir G. E. Paulino Assuma o lugar de homens do gelo sem medo. Tente se manter no meio dos mamutes. E traga os decisivos pontos de vitória... VISÃO GERAL O jogo

Leia mais

NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos

NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos NIAGARA Acompanhe as figuras no original em inglês Uma alucinante aventura rio abaixo, para canoeiros destemidos a partir de 10 anos Nas correntezas selvagens do rio Niagara, os aventureiros embarcam em

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental)

XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Instruções: XXXVI OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA Prova da Primeira Fase (11 de agosto de 2012) Nível (6 o e 7 o anos do Ensino Fundamental) Folha de Perguntas A duração da prova é de 3h30min. O tempo

Leia mais

2.3 Tacada legal 2. 3. 1. Manutenção da mão; 2. 3. 2. Não anúncio de bola e bolsa; 2.4 Bolas embolsadas 2.5 Bolas fora da mesa 2. 5. 1.

2.3 Tacada legal 2. 3. 1. Manutenção da mão; 2. 3. 2. Não anúncio de bola e bolsa; 2.4 Bolas embolsadas 2.5 Bolas fora da mesa 2. 5. 1. Índice 1.1 Mesas Bolas Equipamento 1.2 Saída Posicionamento das bolas 1.3 Tacada 1.4 Bola não embolsada Turno 1.5 Ordem de saída 1.6 Abertura Saída 1.7 Jogo Começo 1.8 Abertura Desvio da bola branca 1.9

Leia mais

Um jogo de Wolfgang Kramer e Markus Lübke para 3 a 5 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração entre 60 a 90 minutos.

Um jogo de Wolfgang Kramer e Markus Lübke para 3 a 5 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração entre 60 a 90 minutos. Um jogo de Wolfgang Kramer e Markus Lübke para 3 a 5 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração entre 60 a 90 minutos. O Imperador Titus ordenou que se organizasse a maior celebração da História Romana,

Leia mais

νµθωερτψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτ ψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτψυιοπα σδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτψυιοπασδφγηϕκ χϖβνµθωερτψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθ

νµθωερτψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτ ψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτψυιοπα σδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτψυιοπασδφγηϕκ χϖβνµθωερτψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθ θωερτψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτψ υιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτψυιοπασδ φγηϕκλζξχϖβνµθωερτψυιοπασδφγηϕκλζ ξχϖβνµθωερτψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµ II Campeonato de Bisca do Porto da Cruz θωερτψυιοπασδφγηϕκλζξχϖβνµθωερτψ

Leia mais

THE GALLERIST. UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador. 1x Ficha de Jogador Inicial e 4x Marcadores de Influência

THE GALLERIST. UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador. 1x Ficha de Jogador Inicial e 4x Marcadores de Influência THE GALLERIST UM JOGO DE VITAL LACERDA 1 a 4 Jogadores 30 MIN por Jogador A era da Arte e do capitalismo criou a necessidade de uma nova ocupação - O Galerista, que combina os elementos de um negociante

Leia mais

NEGÓCIOS E MANUFATURAS

NEGÓCIOS E MANUFATURAS KARSTEN HARTWIG TRADUÇÃO: ROMIR G. E. PAULINO NEGÓCIOS E MANUFATURAS EM NOVA IORQUE DOS ANOS 30 Nova Iorque, meados dos anos 30. A crise econômica mundial foi superada, a cidade floresce novamente. Especialmente

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DO JOGO DE DAMAS

REGRAS OFICIAIS DO JOGO DE DAMAS REGRAS OFICIAIS DO JOGO DE DAMAS DAMAS INTERNACIONAIS 1. DO JOGO E DOS JOGADORES 1.1. O jogo de Damas é um desporto mental, praticado entre duas pessoas. 1.2. Por definição, essas pessoas são os jogadores.

Leia mais

Regras PREPARAÇÃO SUMÁRIO

Regras PREPARAÇÃO SUMÁRIO A preparação do jogo está descrita em detalhe no guia rápido (download em: www.pd-verlag.de/ navegador). Este é um curto sumário: 1. Mercado Desde a quarta linha a contar de cima, são colocados cubos que

Leia mais

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano Sugestões de jogos Os jogos que apresentamos neste material envolvem diversos conceitos e procedimentos matemáticos, com variações nos níveis de complexidade e destinados a um ou mais grupos de ensino,

Leia mais

.::: LEGADO LÚDICO - MANCALA :::. MANCALA

.::: LEGADO LÚDICO - MANCALA :::. MANCALA Página 1 de 5 MANCALA Mancala é uma designação genérica dada pelos antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados na África, que guardam entre si diversas semelhanças. Estes jogos se subdividem

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA REGRAS DOS JOGOS TRABALHADOS NO PROJETO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA 1- JOGO DAS OPERAÇÕES a) Aprendizagem: Resolver adições e subtrações em situações-problema referentes ao campo aditivo. 1 dado com os

Leia mais

Manual de instruções Banco Imobiliário e Banco Imobiliário Luxo Documento eletrônico criado e revisado em 01/04/2006

Manual de instruções Banco Imobiliário e Banco Imobiliário Luxo Documento eletrônico criado e revisado em 01/04/2006 Manual de instruções Banco Imobiliário e Banco Imobiliário Luxo Documento eletrônico criado e revisado em 01/04/2006 Um pouco de história: Em 1934, Charles B. Darrow da cidade de Germantown no estado da

Leia mais

Regras para um jogo sobre o diabetes tipo 1 IMPRIMA e PREPARE 1. As três próximas páginas são o tabuleiro do jogo. Imprima em papel grosso e depois corte nas linhas pontilhadas. 2. As páginas restantes

Leia mais

Análise Combinatória. Prof. Thiago Figueiredo

Análise Combinatória. Prof. Thiago Figueiredo Análise Combinatória Prof. Thiago Figueiredo (Escola Naval) Um tapete de 8 faixas deve ser pintado com cores azul, preta e branca. A quantidade de maneiras que podemos pintar esse tapete de modo que as

Leia mais

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI)

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) 4. Montagem do Computador Disco rígido limpeza; Disco rígido verificação de erros (modo gráfico); Disco rígido verificação de erros (linha de comandos;

Leia mais

Basquete 3x3 Tour Nacional Etapas Regionais/FINAL 2013

Basquete 3x3 Tour Nacional Etapas Regionais/FINAL 2013 Basquete 3x3 Tour Nacional Etapas Regionais/FINAL 2013 REGRAS As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do

Leia mais

FAZ UM SMASH À ROTINA! REGRAS OFICIAIS WWW.AROUNDTHEFUTURE.PT

FAZ UM SMASH À ROTINA! REGRAS OFICIAIS WWW.AROUNDTHEFUTURE.PT FAZ UM SMASH À ROTINA! REGRAS OFICIAIS WWW.AROUNDTHEFUTURE.PT REGRAS OFICIAIS 1. O CAMPO 1.1. A área de jogo é um rectângulo de 10 metros de largura por 20 metros de comprimento. 1.2. Este rectângulo será

Leia mais

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar!

Manual de Regras. Dificuldade do Jogo. Preparação e Componentes. Preparação do Baralho de Eventos. Agora vocês estão prontos para jogar! Separe as peças de Abismo; Preparação do Baralho de Eventos Embaralhe e empilhe as Peças de Caminho. Distribua Peça de Caminho para cada Jogador; Separe as 5 cartas de Abismo do baralho, então embaralhe

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos

MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos MANILA Uma disputa por negócios no extremo oriente para 3 a 5 jogadores acima de 10 anos Estamos em 1821 e há 250 anos as Ilhas Filipinas estão sob o controle da Coroa Espanhola. Entretanto, na verdade,

Leia mais

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Peças do jogo O jogo Unidos para produzir um lugar saudável PDTSP TEIAS Escola Manguinhos Versão inicial é composto

Leia mais

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA REGULAMENTO DE TRUCO JOIA LA SALLE 2014 - JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA Lucas do Rio Verde MT REGULAMENTO TÉCNICO A Equipe para jogar truco é formada por

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

2 CLASSIFICAÇÃO / PONTUAÇÃO

2 CLASSIFICAÇÃO / PONTUAÇÃO 1 CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS E CONFIGURAÇÃO DOS JOGOS O número de praticantes desportivos por equipa que podem ser inscritos no boletim de jogo é os seguintes: 2º Ciclo: 4 jogadores (Jogos 2x2); 3º Ciclo

Leia mais

Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes

Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes Matthias Cramer Tradução: Romir G. E. Paulino Idéia do Jogo Escoceses, Ovelhas e Bebidas Fortes Os jogadores incorporam chefes de clãs escoceses, os quais tentam, no decorrer do século XVII, ganhar a maior

Leia mais

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento TORNEIO DE SUECA CAFÉ CLASSIC Regulamento Torneio de sueca 1º O torneio será em forma de grupos. 2º Exemplo: podendo ser alteradas o número de equipas apuradas, dependendo das equipas inscritas! Grupo

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA A ECONOMIA E FINANÇAS

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA A ECONOMIA E FINANÇAS N.º 32 9-8-2010 BOLETIM OFICIAL DA REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU I SÉRIE 611 215/2006 $21,454,680.00 28/20096/2006 215/2006 2006...$ 6,436,404.00 2007...$ 12,872,808.00 2010...$ 2,145,468.00

Leia mais

TORNEIO DE SUECA. Benfeita 2013 REGULAMENTO

TORNEIO DE SUECA. Benfeita 2013 REGULAMENTO TORNEIO DE SUECA Benfeita 2013 REGULAMENTO 1. OS SORTEIOS a) - O torneio é disputado em eliminatórias sucessivas, precedidas de sorteio, aos quais é absolutamente necessária a presença de todas as equipas

Leia mais

第 61/2004 號 經 濟 財 政 司 司 長 對 外 規 範 性 批 示. Artigo 7.º 第 七 條 賠 率. prémios: Ao jogador que ganha pertencem o valor da aposta e os seguintes

第 61/2004 號 經 濟 財 政 司 司 長 對 外 規 範 性 批 示. Artigo 7.º 第 七 條 賠 率. prémios: Ao jogador que ganha pertencem o valor da aposta e os seguintes 724 澳 門 特 別 行 政 區 公 報 第 一 組 第 20 期 2004 年 5 月 17 日 第 七 條 賠 率 博 彩 者 中 注, 除 原 注 碼 外, 依 下 列 得 賠 率 : ( 一 ) 壹 個 號 碼 孤 丁 1 賠 35; ( 二 ) 兩 個 號 碼 兩 門 騎 1 賠 17; ( 三 ) 三 個 號 碼 三 門 一 列 1 賠 11; ( 四 ) 四 個 號 碼 四 門 騎

Leia mais

HEX CONEXÕES EXTREMAS EM LADRILHOS HEXAGONAIS

HEX CONEXÕES EXTREMAS EM LADRILHOS HEXAGONAIS HEX CONEXÕES EXTREMAS EM LADRILHOS HEXAGONAIS Izabelly Marya Lucena da Silva Universidade Federal de Pernambuco izabellymarya@ig.com.br Gésica Peixoto Campos Universidade Federal de Pernambuco gesica.pcampo@bol.com.br

Leia mais

Poliminós e o Tabuleiro de Xadrez Prof. Onofre Campos (onofrecampos@secrel.com.br) Prof. Carlos Shine (cyshine@yahoo.com)

Poliminós e o Tabuleiro de Xadrez Prof. Onofre Campos (onofrecampos@secrel.com.br) Prof. Carlos Shine (cyshine@yahoo.com) Poliminós e o Tabuleiro de Xadrez Prof. Onofre Campos (onofrecampos@secrel.com.br) Prof. Carlos Shine (cyshine@yahoo.com) 1. O dominó Você já deve conhecer o dominó. Não vamos pensar no jogo de dominós

Leia mais

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0

Programadores e Problemas: Instruções. Introdução. Seu Objetivo. Configuração. Instruções do jogo equipe evolução 5/5/2006 v2.0 Programadores e Problemas: Instruções Introdução Problemas e Programadores é um jogo educacional na área de engenharia de software. Ele é dirigido a estudantes que já têm conhecimento entre o básico e

Leia mais

Construir uma estratégia

Construir uma estratégia Aula 7 Construir uma estratégia Construindo um Percurso - Programa de Empreendedorismo para o 3º Ciclo do Ensino Básico - Aula 7 - Página: 1 / 21 Programa de Empreendedorismo para o 3º Ciclo do Ensino

Leia mais

POR REGRAS (A) (B) (C) (D)

POR REGRAS (A) (B) (C) (D) REGRAS POR O objetivo do jogo é identificar um SET de 3 cartas entre as 12 colocadas sobre a mesa. Cada carta tem quatro características, que variam da seguinte forma: (A) (B) (C) (D) SÍMBOLOS: cada carta

Leia mais

Artigo Primeiro (Estrutura) 2. As equipas são de dois elementos, e cada jogador apenas poderá integrar uma equipa.

Artigo Primeiro (Estrutura) 2. As equipas são de dois elementos, e cada jogador apenas poderá integrar uma equipa. Artigo Primeiro (Estrutura) 1. O presente Regulamento estrutura as Olimpíadas de Biomédica, organizadas pelo Gabinete de Alunos de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho. 2. As equipas são de dois

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A)

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A) PROFESSOR(A) INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar este manual do utilizador do Ephorus. Em caso de dúvidas, por favor contacte o utilizador principal do Ephorus no seu estabelecimento

Leia mais

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura 1- GO O que é go Regras Explicações 2- Território e Formas Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas 3- Captura Técnicas de Captura 4- Conectando Técnicas de conexão 5- Vida e Morte Situações de

Leia mais

REGRAS DE JOGO POOL (8) e (9)

REGRAS DE JOGO POOL (8) e (9) REGRAS DE JOGO POOL (8) e (9) Introdução 1. Elementos intervenientes 1. 1. Um delegado 1. 2. Um árbitro 1. 3. Dois Jogadores (Conforme a competição), equipados de acordo com o estipulado pelo Bilhar Clube

Leia mais

Pôquer. Pôquer Fechado. Distribuição

Pôquer. Pôquer Fechado. Distribuição Pôquer A origem do Pôquer é muito antiga e está ligada a vários outros jogos que também se baseiam em combinações de cartas do mesmo valor e que apresentam um sistema de apostas muito semelhante ao do

Leia mais

Terceira Avaliação Visualg & Pascal

Terceira Avaliação Visualg & Pascal Primeiro trabalho Sistema de controle acadêmico Objetivo: implementar um programa de computador que realiza o controle acadêmico de uma turma em uma disciplina específica. O programa deve ser capaz de

Leia mais

O Manual do Konquest. Nicholas Robbins Tradução: José Pires

O Manual do Konquest. Nicholas Robbins Tradução: José Pires Nicholas Robbins Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como Jogar 6 3 Regras do Jogo, Estratégias e Sugestões 9 3.1 Regras............................................ 9 3.2 Estratégias e Dicas.....................................

Leia mais

Assembléia de Homens Livres. Objetivo

Assembléia de Homens Livres. Objetivo Assembléia de Homens Livres Nesta variante, jogadores tentam conquistar as Ilhas de Ferro de Westeros, fazendo-se presente na Assembléia de Homens Livres. Esta variante não tem a intenção de substituir

Leia mais

Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos

Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos Jet Set 2-6 Jogadores, a partir dos 10 anos Levante voo em direcção à fortuna e à fama com a sua própria linha aérea internacional! Europa está a ser inundado com inúmeras viagens e você tem a possibilidade

Leia mais

Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la.

Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la. Em EMBOSCADA, você tenta deduzir a fraqueza da tropa escondida na floresta, pronta para te emboscar, ao mesmo tempo que procura derrotá-la. O papel de General passa para um novo jogador a cada rodada.

Leia mais

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR

JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR JOGOS QUE CONSTAM DO KIT DE REFORÇO ESCOLAR DOMINÓ É um jogo onde se combinam a palavra e a figura. Cada jogador recebe 7 peças e segura-as de forma que o adversário não veja. O primeiro jogador coloca

Leia mais

FUTSAL INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA

FUTSAL INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA 1 MODELO COMPETITIVO DO INTER CURSOS 1.1 ESTA COMPETIÇÃO SERÁ DISPUTADA ENTRE 35 EQUIPAS, DISTRIBUIDAS 12 PELA PRIMEIRA DIVISÃO, E DOIS GRUPOS NA SEGUNDA

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DO JOGO BLACKJACK/21

PROJETO DE REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DO JOGO BLACKJACK/21 PROJETO DE REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DO JOGO BLACKJACK/21 O Regime Jurídico dos Jogos e Apostas Online (RJO), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 66/2015, de 28 de abril, determina, no n.º 3 do seu

Leia mais

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão)

Componentes: - 50 Cartas Hanabi - 5 Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - 3 Cartas de Penalidade - 5 Cartas Multi-coloridas (para a expansão) Um jogo de Antoine Bauza Ilustrações de Albertine Ralenti De a jogadores 8 anos ou mais Componentes: - 0 Cartas Hanabi - Cartas de Regra - 8 Cartas de Dica - Cartas de Penalidade - Cartas Multi-coloridas

Leia mais

Regras do truco. Tentos

Regras do truco. Tentos Regras do truco Baralho: Espanhol 40 cartas. Modalidade: Trios. Tentos: 12 vira; 24 fecha. Testas: Até os primeiros 18 tentos. Mão: O trio é mão. (menos na testa, que o jogador é mão). Partidas: Melhores

Leia mais

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos.

OBJETIVO Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Jogo do Mico Número de jogadores: 3 + Baixar o maior número de pares (duas cartas com o mesmo personagem) e não terminar com o Mico nas mãos. Cartas de Vilão e Item Mágico não devem ser utilizadas. Deixe

Leia mais

A.2. Usando Tarski World

A.2. Usando Tarski World Tarski World é um programa que acompanha o livro Language, Proof and Logic 1 (LPL) e baseia-se numa premissa muito simples: as linguagens aprendem-se melhor quando as utilizamos. O programa aplica esta

Leia mais

AS REGRAS DO VOLEIBOL

AS REGRAS DO VOLEIBOL AS REGRAS DO VOLEIBOL NÚMERO DE JOGADORES Cada equipa é composta, no máximo, por 12 jogadores inscritos no boletim de jogo. Apenas 6 jogadores ocupam o terreno de jogo ( 6 efectivos e 6 suplentes ). O

Leia mais

Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES

Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES Um jogo de Eric RANDALL e Laurent LAVAUR 2010 PLAY MACHINES 2 COMEÇAR POR AQUI Objectivo do Jogo Formula D é um jogo de corridas de automóveis. O objectivo de cada jogador é ganhar uma corrida (de uma

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS

REGRAS E REGULAMENTOS REGRAS E REGULAMENTOS V OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) IV OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) I OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA

Leia mais

BINGO DAS EXPRESSÕES

BINGO DAS EXPRESSÕES BINGO DAS EXPRESSÕES 1) Identificação da atividade: BINGO a)tema: EXPRESSÕES b) Público Alvo: 6º ano turma 61 segundo período, e turma 63 quarto período. c) Data: 09/04/2013 d) Professora: Rosmari e) Bolsista:

Leia mais

Um inteligente e tático jogo de montagem para 2-5 jogadores a partir de 8 anos, de Klaus-Jürgen Wrede Tradução: Romir G. E.

Um inteligente e tático jogo de montagem para 2-5 jogadores a partir de 8 anos, de Klaus-Jürgen Wrede Tradução: Romir G. E. Um inteligente e tático jogo de montagem para 2-5 jogadores a partir de 8 anos, de Klaus-Jürgen Wrede Tradução: Romir G. E. Paulino A cidade de Carcassonne, no sul da França, é conhecida pela arte de suas

Leia mais

Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores. (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade.

Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores. (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade. Jungle Speed é um jogo para 2 a 15 jogadores (ou mesmo mais!) a partir dos 7 anos de idade. Objectivo do jogo Os jogadores devem tentar livrar-se das suas cartas o mais depressa possível. PreparaCAo Colocar

Leia mais

VCA Treinamento em Algoritmo

VCA Treinamento em Algoritmo Conteúdo VCA Treinamento em Algoritmo VCA Treinamento em Algoritmo Conteúdo Algoritmos Rastreador (tracker) Monitoramento Objeto Abandonado/Removido Pessoas Calibração Classificação Linha de contagem Auto

Leia mais

b) Cheguei à conclusão de que o Kodu é uma ferramenta desajustada aos meus alunos

b) Cheguei à conclusão de que o Kodu é uma ferramenta desajustada aos meus alunos Após a sessão I a) Fiquei com mais vontade de usar o Kodu com os meus alunos b) Cheguei à conclusão de que o Kodu é uma ferramenta desajustada aos meus alunos c) Sinto que preciso de aprender mais para

Leia mais

UM DIA NA CASA MICROASSOMBRADA

UM DIA NA CASA MICROASSOMBRADA UM DIA NA CASA MICROASSOMBRADA Manual do Professor Autoria e Concepção do jogo: M. Ligia C. Carvalhal - Profa. Colaboradora Sênior do Depto. De Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas/ Universidade

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2007

Canguru sem fronteiras 2007 Duração: 1h15mn Destinatários: alunos dos 10 e 11 anos de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão

Leia mais

REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL

REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL ÍNDICE CAPITULO I - O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 - Concepção do Jogo - REGRA 2 - A quem se dirige - REGRA 3 - Finalidade do Jogo CAPITULO II - INSTALAÇÕES E MATERIAL - REGRA

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix.

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. Gerir Clientes no Gestix A Ficha de Cliente Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. O Gestix oferece-lhe diversas formas de conhecer e acompanhar os seus clientes. Explore-o como uma poderosa

Leia mais

Cenas Curtidas. STOPasse + http://www.passe.com.pt. Cereais e derivados & tubérculos. Carnes, pescado e ovos. Gorduras e óleos. Leguminosas.

Cenas Curtidas. STOPasse + http://www.passe.com.pt. Cereais e derivados & tubérculos. Carnes, pescado e ovos. Gorduras e óleos. Leguminosas. Cenas Curtidas STOPasse + Jogada Letra Cereais e derivados & tubérculos Hortícolas Fruta Lacticínios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e óleos Pontos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Total 1 Regras: Este

Leia mais

REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL

REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL ÍNDICE CAPITULO I - O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 - Concepção do Jogo - REGRA 2 - A quem se dirige - REGRA 3 - Finalidade do Jogo CAPITULO II - INSTALAÇÕES E MATERIAL - REGRA

Leia mais

CONCURSO DO ARROZ-DOCE REGULAMENTO

CONCURSO DO ARROZ-DOCE REGULAMENTO CONCURSO DO ARROZ-DOCE REGULAMENTO Benfeita 2013 ÍNDICE 1. OBJECTIVO E ORGANIZAÇÃO... 3 2. PÚBLICO-ALVO... 3 3. ADMISSÃO E INSCRIÇÃO... 3 4. LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA... 3 5. FORMA DE PARTICIPAÇÃO...

Leia mais

Importação de Ficheiros SAFT

Importação de Ficheiros SAFT Importação de Ficheiros SAFT Foi Criada na contabilidade uma rotina de integração de ficheiros SAF-T PT para permitir integrar de forma simples e rápida o ficheiro utilizado para enviar a faturação mensal

Leia mais

43. Jogo do bingo com figuras

43. Jogo do bingo com figuras 43. Jogo do bingo com figuras São confeccionadas cartelas com os desenhos de todas as figuras. Podem ser montadas 8 cartelas com seis figuras, se não houver repetição; é possível criar muito mais cartelas,

Leia mais