O desenvolvimento da liderança militar na EsAO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O desenvolvimento da liderança militar na EsAO"

Transcrição

1 7 O desenvolvimento da liderança militar na EsAO Bento Paulos Cabral* Alcides Valeriano de Faria Júnior** Resumo Parte do processo de modernização do ensino pelo qual passaram recentemente as escolas do Exército Brasileiro e dos níveis de liderança visualizados no perfil profissiográfico do oficial aperfeiçoado para mostrar a grande importância dada pela EsAO ao desenvolvimento e ao aprimoramento da liderança militar. Palavras-chave: Liderança militar. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Modernização do ensino. 1 Introdução O fenômeno da liderança é um dos que mais vêm recebendo atenção dos exércitos preocupados em dispor de poder de combate e eficiência operacional que lhes permita fazer frente aos difusos cenários visualizados para o século XXI. A capacidade de liderança dos comandantes, nos diversos escalões onde o comando e o controle tenham de ser exercidos, é vista como a chave para sucesso perante os desafios que poderão ter de enfrentar. O Exército Brasileiro (EB), ciente de suas responsabilidades para com a Nação, não poderia deixar de acompa- * Tenente Coronel de Cavalaria, Doutor em Ciências Militares (ECEME), Especialista em Manutenção de Material Bélico. * Major de Cavalaria, Mestre em Operações Militares (EsAO), Especialista em Manutenção de Material Bélico.

2 8 nhar essa tendência e iniciou, em meados da década de 1990, um processo da modernização de seu sistema de ensino, conforme foi estabelecido pela Política Educacional para o Exército Brasileiro do ano 2000, dando grande importância ao desenvolvimento da liderança militar em suas escolas. Dentre essas, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) tem a missão de aperfeiçoar oficiais, capacitando-os ao comando e à chefia de unidades e habilitandoos ao exercício das funções de estado-maior não privativas do Quadro de Estado-Maior, sendo, atualmente, cursada por capitães das Armas, Quadros e Serviços do EB e, por isso, conhecida como A Casa do Capitão. Para cumprir tal missão, a EsAO conduz atualmente os Cursos de Aperfeiçoamento Militar (CAM) para oficiais do Serviço de Saúde formados pela Escola de Saúde do Exército (CAM-Sau), para oficiais do Quadro Complementar de Oficiais formados pela Escola de Administração do Exército (CAM-QCO) e para oficiais Engenheiros Militares formados pelo Instituto Militar de Engenharia (CAM-QEM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) destinado aos oficiais formados pela Academia Militar das Agulhas Negras. Atualmente, os CAM são conduzidos por meio do ensino a distância, num período de 25 semanas, com exceção do CAM-Sau para oficiais médicos, que tem 12 semanas de ensino a distância e 12 de ensino presencial na Escola. O CAO é conduzido em dois anos, sendo o primeiro a distância, num período de 40 semanas, e o segundo presencial, num período de 41 semanas, de fevereiro a novembro. Nesses Cursos, além dos conhecimentos táticos, técnicos e administrativos necessários ao oficial aperfeiçoado, a EsAO proporciona conhecimentos e oportunidades para o desenvolvimento e o aprimoramento da liderança necessária ao adequado desempenho das diversas funções.

3 9 2 Níveis de liderança Embora os manuais do EB ainda não tratem a liderança militar por níveis, concentrando-se apenas nas características pessoais que todos os líderes devem evidenciar, há o entendimento de que o exercício da liderança militar não ocorre da mesma maneira em todos os escalões da Força Terrestre. A liderança exercida pelo tenente à frente de seu pelotão é diferente daquela exercida por um oficial-general à frente de uma brigada, permitindo a visualização de níveis distintos de liderança. Como resultado de reunião temática sobre liderança no âmbito das escolas da Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, ocorrida em dezembro de 2002 na EsAO, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército propôs em recente nota de coordenação doutrinária, que a liderança militar fosse tratada nos seguintes níveis: liderança direta, ou de primeira-linha, comum nas pequenas frações, subunidades e mesmo nas unidades, em que o líder se relaciona pessoalmente com seus subordinados, influenciando-os diretamente; liderança organizacional, empregada em organizações militares que operam a base de estados-maiores, constituindo-se um misto de liderança direta (em pequena escala) e delegação de tarefas, com o líder influenciando os liderados por intermédio de elementos funcionais, segundo uma cadeia de comando; liderança estratégica, típica dos escalões estratégicos e políticos responsáveis por conduzir os destinos maiores da Instituição e da Nação, em que o líder deve conceber e difundir a visão estratégica de futuro que influenciará e direcionará a tomada das providências necessárias à evolução da Força Terrestre.

4 10 3 Níveis de liderança visualizados no perfil profissiográfico do oficial aperfeiçoado Os requisitos comuns previstos no atual perfil profissiográfico para o oficial aperfeiçoado privilegiam os níveis da liderança direta e da organizacional, impondo que esse oficial deva possuir: em considerável nível de desenvolvimento, uma personalidade delineada por atributos que o caracterizam como Líder, dotado de: Competência Gerencial, evidenciando uma visão holística dos princípios da guerra e sua aplicação no campo tático, além de viabilizar seu preparo para administrar quaisquer ações por mais complexas que um quadro de incertezas possa apresentar; Competência Interpessoal, com habilidade para interagir e conviver com pessoas em todos os níveis e Espírito de Corpo, identificando-se com valores e tradições da Instituição (BRASIL, 1998, p. 1). Em conseqüência, as disciplinas e atividades desenvolvidas pela EsAO objetivam o desenvolvimento dessas competências e espírito de corpo de modo que o oficial aperfeiçoado possa influenciar diretamente a ação de seus subordinados e indiretamente, por intermédio de elementos funcionais, segundo uma cadeia de comando, as frações que compõem uma Organização Militar (OM). Para isso, no nível liderança direta, a EsAO busca dar continuidade ao desenvolvimento da liderança iniciado nas Escolas de Formação e praticado no dia-a-dia da tropa; no nível liderança organizacional, a Escola procura proporcionar uma visão sistêmica da Instituição Exército Brasileiro e desenvolver habilidades gerenciais necessárias ao desempenho das funções próprias do oficial aperfeiçoado.

5 11 4 Disciplinas para o desenvolvimento da liderança no ensino a distância Os cursos realizados a distância são conduzidos pelo Curso de Ensino a Distância (CEAD) da EsAO. A CEAD desenvolve suas atividades por meio de um sistema de tutoria, valendo-se de seus instrutores e de oficiais aperfeiçoados da OM em que serve o discente. Para aproximar o aluno da Escola, a CEAD utiliza material didático apropriado ao ensino não-presencial e uma moderna estrutura de informática, que permite o contato por correio eletrônico. Como nas demais disciplinas desenvolvidas, embora a tutoria atue como facilitadora da aprendizagem, o aluno é o centro do processo. Assim, os assuntos referentes à liderança são estudados individualmente em publicações específicas, contendo textos redigidos em linguagem dialógica, que buscam não só reavivar o conhecimento do que o líder deve SABER, mas, principalmente, instigar a reflexão de como ele deve SER e o que deve FAZER. De modo geral, esses assuntos objetivam a interpretação, apreciação, valorização e aprimoramento da liderança direta. Particularmente os CAM estudam ainda assuntos voltados para o desenvolvimento de habilidades gerenciais necessárias à liderança organizacional. O CAO, diferentemente, irá trabalhar esses assuntos na fase presencial do curso. Dessa maneira, a CEAD tem a missão de despertar o assunto que será aprofundado pelos oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência na fase presencial da EsAO e aperfeiçoar militarmente oficiais de saúde, do QCO e do QEM para o exercício da liderança em suas Organizações Militares.

6 12 5 A liderança nos cursos presenciais É no ensino presencial, realizado pelos oficiais do CAO e pelos oficiais médicos do CAM-Sau, que a EsAO melhor evidencia a importância dada ao desenvolvimento da liderança. Isto pode ser evidenciado, inicialmente, na formação do corpo docente, pois a seleção por que passa o oficial instrutor é rigorosa, visando proporcionar ao corpo discente excelentes exemplos de capacidade profissional, elevado grau de liderança e comprometimento com os objetivos da Força Terrestre. O instrutor procura apresentar-se, em todas as oportunidades, com um padrão irrepreensível de conduta, ciente de que, por muito tempo, será utilizado como modelo a ser ou não seguido pelo concludente da EsAO. No CAO, a disciplina Liderança Militar é desenvolvida por meio de ciclo de palestras e trabalhos em grupo em que são utilizados estudos de casos e realizadas discussões dirigidas. As palestras são realizadas por chefes militares, da ativa ou da reserva, convidados pela Escola em razão de seu notório conhecimento do assunto. Ao final de cada palestra o oficial pode debater o assunto apresentado enriquecendo-o com seus conhecimentos ou experiências pessoais. No estudo de caso e nas discussões dirigidas, situações-problema tiradas de trechos de filmes, de livros ou vivenciadas pelos próprios oficiais são estudadas e debatidas. A disciplina Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, que trata, entre outros, de aspectos ligados à liderança organizacional, é desenvolvida de modo semelhante, buscando-se a participação ativa do discente. Cabe ressaltar que nessa disciplina, como coroamento da instrução, os fundamentos aprendidos são utilizados pelos Grupos de Trabalho para a proposição de modificações em setores

7 13 administrativos da própria Escola, visando a otimização de trabalhos e rotinas. Nas demais disciplinas, o desenvolvimento da liderança faz-se presente por meio de processos e técnicas de ensino centrados no oficial aluno, que valorizam suas experiências profissionais e capacidades individuais e desenvolvem atributos da área afetiva, ligados à liderança, juntamente com a consecução de objetivos da área cognitiva. Tanto nos trabalhos em sala de aula, como em exercícios táticos na carta ou no terreno, procura-se estimular a prática da liderança, através da atribuição de funções temporárias, para que haja uma relação de subordinação entre o oficial designado e seus companheiros. A interdisciplinaridade também ocorre, no tocante à liderança, por meio do estudo de História Militar, onde são ressaltados qualidades e exemplos significativos de liderança de comandantes e chefes militares, e com o projeto de leitura, no qual é colocada à disposição do oficialaluno extensa relação de obras tratando do assunto. A EsAO ainda proporciona diversas atividades complementares para o desenvolvimento da liderança direta nas solenidades e formaturas de culto aos Símbolos Nacionais, aos Patronos do EB e comemorativas de datas importantes de nossa história, onde se destacaram importantes exemplos de liderança. Por último, cabe ressaltar que, nos cursos presenciais, durante todas as atividades, o desempenho, atitudes e comportamentos dos discentes são observados. Este acompanhamento permite aos comandantes de cursos orientar individualmente cada oficial em seu contínuo desenvolvimento e aprimoramento, além de contribuir para o resultado final do oficial no curso.

8 14 6 Conclusão O Exército Brasileiro, com a modernização de seu ensino, colocou o desenvolvimento da liderança militar em lugar de destaque. A EsAO, coerente com o perfil profissiográfico estipulado para o oficial concludente do curso, atribuindo grande importância ao contínuo aprimoramento do capitão como líder, orienta para esse fim o desenvolvimento de suas disciplinas e atividades. Assim, sem perder de vista a necessidade de constante evolução, a Escola acredita estar cumprindo eficiente e eficazmente sua missão, entregando às diversas OM líderes capazes de conduzir frações, unidades e, futuramente, os destinos do Exército Brasileiro. The development of military leadership at the Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) Abstract It examines the process of modernization recently implemented in the Army s educational system and on the leadership ability and professional attributes exemplified by graduates of the Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Keywords: Military Leadership. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Modernization of Instruction.

9 15 Referências BRASIL. Departamento de Ensino e Pesquisa. Aprovação dos Currículos e Planos de disciplinas dos Cursos de Aperfeiçoamento do Oficiais (CAO), Curso de Aperfeiçoamento Militar para Oficiais Médico (CAM-Med) e de aperfeiçoamento Militar para Oficiais do Quadro de Saúde (exceto médicos), do Quadro Complementar e do Quadro de Engenheiros Militares (CAM). Boletim do DEP, Rio de Janeiro, n. 52, p. 961, 31 dez Grupo de trabalho para o estudo da modernização do ensino. Rio de Janeiro, Perfil Profissiográfico dos concludentes dos Cursos Aperfeiçoamento de Oficiais e de Aperfeiçoamento Militar, Brasília, DF, Política educacional para o Exército Brasileiro: ano 2000: fundamentos. Brasília, DF, Portaria n o 25, de 6 de setembro de Diretriz para modernização do ensino na Área do DEP. Boletim do Exército, Brasília, DF, n. 38, p. 21, 22 set Portaria n o 389, de 10 de julho de Aprovação do regulamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais R-75. Boletim do Exército. Brasília, DF n. 30, p. 7, 24 jul

Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas

Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas Sinergia e interc âmbio entre oficiais de nações amigas Uma vez que ensino e treinamento são necessários para se galgar postos mais altos na carreira militar, a revista Diálogo publicará, a cada trimestre,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens do Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 007-DEP, DE 21 DE JANEIRO DE 2003.

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens do Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 007-DEP, DE 21 DE JANEIRO DE 2003. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens do Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 007-DEP, DE 21 DE JANEIRO DE 2003. Diretriz para premiação de concludentes de cursos militares

Leia mais

APÊNDICE 7 DIRETRIZ PARA AS ATIVIDADES DO EXÉRCITO NO CAMPO DA HISTÓRIA

APÊNDICE 7 DIRETRIZ PARA AS ATIVIDADES DO EXÉRCITO NO CAMPO DA HISTÓRIA APÊNDICE 7 DIRETRIZ PARA AS ATIVIDADES DO EXÉRCITO NO CAMPO DA HISTÓRIA (Aprovação) Portaria Nº 061-EME, de 07 de outubro de 1977: O Chefe do Estado-Maior do Exército, usando das atribuições que lhe conferem

Leia mais

QUALIFICAÇÃO MILITAR ST 1º SGT 2º SGT 3º SGT TOTAL INFANTARIA CAVALARIA

QUALIFICAÇÃO MILITAR ST 1º SGT 2º SGT 3º SGT TOTAL INFANTARIA CAVALARIA Art. 2º Distribuir, por Qualificação Militar dos Subtenentes e Sargentos (QMS) e por graduações, os efetivos de Subtenentes e Sargentos de carreira, de acordo com o seguinte quadro: QUALIFICAÇÃO MILITAR

Leia mais

Rafael de Abreu Faria

Rafael de Abreu Faria Rafael de Abreu Faria Brasileiro, Casado, 44 anos, Tenente-Coronel de Comunicações Exército Brasileiro Endereço Residencial Avenida Ipiranga, 8400, Bloco 3, Apto 705. Jardim Botânico, Porto Alegre-RS,

Leia mais

PORTARIA Nº 020-DCT, DE 27 DE MAIO DE 2013.

PORTARIA Nº 020-DCT, DE 27 DE MAIO DE 2013. Nº de Ordem Responsável Evento Prazo 16 CIGEx Matrícula dos alunos e início do Estágio 28 OUT 13 17 DSG Remessa ao DCT da proposta de alteração da IRISM e o Calendário Complementar. Até 1º DEZ 13 18 CIGEx

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

2) Os Órgãos das Forças Auxiliares deverão ser orientados para que façam suas propostas diretamente ao COTER.

2) Os Órgãos das Forças Auxiliares deverão ser orientados para que façam suas propostas diretamente ao COTER. b. Calendário de Cursos e Estágios - Cabe ao EME consolidar o Plano de Cursos e de Estágios de Militares Estrangeiros no Exército Brasileiro (PCEMEEB) e o Plano de Cursos e Estágios destinados a Outras

Leia mais

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA CURRICULUM VITAE GEN MOURA General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA Nascido em 31 de maio de 1956, na cidade de Jequié, município brasileiro do Estado da Bahia, localizado a 365 Km da capital Salvador. É filho

Leia mais

a. Cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) 1) Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) (1)

a. Cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) 1) Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) (1) PORTARIA Nº 135-EME, DE 2 DE JULHO DE 2013. Altera dispositivos da Portaria nº 040-EME, de 3 de abril de 2013, que fixou o total de vagas do Planejamento dos Cursos e Estágios Gerais no Exército Brasileiro

Leia mais

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO OBJETIVOS 1. Apresentar o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); e 2.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 PROGRAMA DE ATIVIDADES ESCOLARES DO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DA AERONÁUTICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - CPORAER-SJ 2017 MINISTÉRIO

Leia mais

b. Portaria Nr 34/EME, de 23 Mai 96 (Normas para concessão de Diploma de Melhor Atirador Combatente e de Combatente de Melhor Aptidão Física.

b. Portaria Nr 34/EME, de 23 Mai 96 (Normas para concessão de Diploma de Melhor Atirador Combatente e de Combatente de Melhor Aptidão Física. ANEXO F NORMAS PARA CONCESSÃO DE PRÊMIOS AOS ALUNOS DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL 1. FINALIDADE Regular as condições gerais para a premiação dos concludentes dos anos e cursos no Sistema Colégio

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2011 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE PSICOLOGIA BARRETOS 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO A Faculdade Barretos preocupada em formar psicólogos(as)

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

Press Release Fotográfico

Press Release Fotográfico Press Release Fotográfico CONCEPÇÃO Com o intuito de ampliar a interação dos seus alunos com o meio acadêmico e estimular a pesquisa, a EsAO conduziu, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2017, a JORNADA DA

Leia mais

SETOR CIBERNÉTICO NO EXÉRCITO BRASILEIRO Ricardo Henrique Paulino da Cruz 1. INTRODUÇÃO

SETOR CIBERNÉTICO NO EXÉRCITO BRASILEIRO Ricardo Henrique Paulino da Cruz 1. INTRODUÇÃO SETOR CIBERNÉTICO NO EXÉRCITO BRASILEIRO Ricardo Henrique Paulino da Cruz 1. INTRODUÇÃO A Estratégia Nacional de Defesa (END), aprovada pelo Decreto nº 6.703, de 18 de dezembro de 2008, preconiza, dentre

Leia mais

Nº 40/2014. Brasília-DF, 3 de outubro de DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Nº 40/2014. Brasília-DF, 3 de outubro de DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Nº 40/2014 Brasília-DF, 3 de outubro de 2014. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PORTARIA Nº 082-, DE 4 DE SETEMBRO

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2010 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2006 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO-GERAL DE TECNOLOGIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ICA 37-626 NORMAS REGULADORAS PARA A 1ª FASE DO ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO PARA PRAÇAS (EAP) 2014 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO ICA 37-626 NORMAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2019 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

Leia mais

Este trabalho é uma atualização do artigo The. A Instrução de Capitães. Hoje e no Futuro Uma Atualização

Este trabalho é uma atualização do artigo The. A Instrução de Capitães. Hoje e no Futuro Uma Atualização A de Capitães Hoje e no Futuro Uma Atualização Ten Cel (Res) Keith R. Beurskens, Exército dos EUA O Ten Cel Keith R. Beurskens, da Reserva Remunerada do Exército dos EUA, é atualmente o Vice-Diretor da

Leia mais

Separata ao Boletim do Exército

Separata ao Boletim do Exército Separata ao Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO SEPARATA AO BE Nº 7/2016 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 21-DECEx, DE 11

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

CERTIFICADO PROFESIONAL EN ANÁLISIS DE INTELIGENCIA CPAI. Inscrições abertas! Início do Curso: 02 de Outubro de % Online

CERTIFICADO PROFESIONAL EN ANÁLISIS DE INTELIGENCIA CPAI. Inscrições abertas! Início do Curso: 02 de Outubro de % Online 7ª TURMA CERTIFICADO PROFESIONAL EN ANÁLISIS DE INTELIGENCIA CPAI Inscrições abertas! Início do Curso: 02 de Outubro de 2018 100% Online OBJETIVO DO CURSO Fornecer os conhecimentos doutrinários fundamentais

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2010 MINISTÉRIO DA DEFESA

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA

AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA AGRUPAMENTO ESCOLAS SANTOS SIMÕES PLANO DE MELHORIA SETEMBRO 2014 Enquadramento O presente documento surge na sequência do processo de Avaliação Externa realizada ao Agrupamento de Escolas Santos Simões

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ESCOLA ESTADUAL JARDIM DR. PAULO GOMES ROMEO --------------------------- FUNDADA EM 22/05/2015 -----------------------------

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Equipamento ExpeditionDI para simulação e treinamento da infantaria A busca pelo incremento das atividades de adestramento, aprimoramento

Leia mais

MI ISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAME TO DE E SI O E PESQUISA (Insp G Ens Ex / 1937)

MI ISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAME TO DE E SI O E PESQUISA (Insp G Ens Ex / 1937) MI ISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAME TO DE E SI O E PESQUISA (Insp G Ens Ex / 1937) PORTARIA º 115 -DEP, DE 13 DE OUTUBRO DE 2008 Aprova as Instruções Reguladoras da Organização, Funcionamento

Leia mais

A L A L U CURSO DE ESPECIAUZAÇÂO ADMINISTRAÇÃO. Gestão Estratégica em Finanças Empresariais. Fundação João Pinheiro.

A L A L U CURSO DE ESPECIAUZAÇÂO ADMINISTRAÇÃO. Gestão Estratégica em Finanças Empresariais. Fundação João Pinheiro. M A N U A L D O A L U N O CURSO DE ESPECIAUZAÇÂO EM ADMINISTRAÇÃO Gestão Estratégica em Finanças Empresariais 1999 Fundação João Pinheiro Governo de Minas Gerais Escola do Governo FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

o PLANEJAMENTO PARA A

o PLANEJAMENTO PARA A Desenvolvimento e Tecnologia o PLANEJAMENTO PARA A,.., IMPLEMENTAÇAO DE UM PROCESSO DE MUDANÇAS Um Estudo de Caso Hildo Vieira Prado Filho * RESUMO As organizações que se preparam para enfrentar o contínuo

Leia mais

Núcleo de Pesquisa em Estudos Estratégicos - NPEE

Núcleo de Pesquisa em Estudos Estratégicos - NPEE Núcleo de Pesquisa em Estudos Estratégicos - NPEE Linha de Pesquisa: Organização e Gerência Coordenador(es): Alketa Peci; Bianor Scelza Cavalcanti Outro(s) coordenador(es): Coronel Gerson Silva APRESENTAÇÃO

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 / de fevereiro de 2015

RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 / de fevereiro de 2015 RESOLUÇÃO DIREÇÃO GERAL Nº 11 /2015 10 de fevereiro de 2015 O Diretor Geral da Faculdade DE TECNOLOGIA CNA - FATECNA, no uso de suas atribuições previstas no Regimento desta Instituição de Ensino Superior,

Leia mais

Gestão em Saúde Introdução à Gestão. Prof. Arruda Bastos (85)

Gestão em Saúde Introdução à Gestão. Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Introdução à Gestão Prof. Arruda Bastos arrudabastos@gmail.com (85) 99925.1122 Gestão em Saúde 1. Apresentação da Disciplina / Plano de Aula / Apresentação Discente e Docente; 2. Introdução

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

INSTRUÇÕES REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO E DA EXECUÇÃO DO CURSO REGULAR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO COLÉGIO MILITAR DE MANAUS (IR 60-39)

INSTRUÇÕES REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO E DA EXECUÇÃO DO CURSO REGULAR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO COLÉGIO MILITAR DE MANAUS (IR 60-39) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO (Insp G Ens Ex/1937) INSTRUÇÕES REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO E DA EXECUÇÃO DO CURSO REGULAR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL (SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA GUERRA E ESTRANGEIROS/1808)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL (SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA GUERRA E ESTRANGEIROS/1808) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL (SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA GUERRA E ESTRANGEIROS/1808) PORTARIA Nº 248 - DGP, DE 07 DE OUTUBRO DE 2009. Dispõe sobre as

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAPP CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade São Lucas

Leia mais

CESMAC FACULDADE DO AGRESTE NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA (NAP) CHAMADA PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO EM 2017

CESMAC FACULDADE DO AGRESTE NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA (NAP) CHAMADA PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO EM 2017 CESMAC FACULDADE DO AGRESTE NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA (NAP) CHAMADA PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO EM 2017 O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do Cesmac Faculdade do Agreste, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPITULO I Das considerações preliminares Art. 1 - Este regulamento disciplina os processos de planejamento, elaboração, execução e avaliação das atividades extensionistas

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

DECRETO-LEI 667. de 02 de Julho de 1969.

DECRETO-LEI 667. de 02 de Julho de 1969. DECRETO-LEI 667 de 02 de Julho de 1969. Reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, e dá outras providências. O Presidente da

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA EXECUTIVA PORTARIA Nº 323, DE 3 DE JULHO DE 2008

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA EXECUTIVA PORTARIA Nº 323, DE 3 DE JULHO DE 2008 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA EXECUTIVA PORTARIA Nº 323, DE 3 DE JULHO DE 2008 Estabelece a Tabela de Valores da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso - GECC e o correspondente

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS Porto Velho - RO Sumário JUSTIFICATIVA... 3 DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA DE MONITORIA... 3 DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR:... 3 O PROCESSO DE

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR *

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * 1 - Introdução: A Política Institucional de Capacitação dos Servidores da UTFPR fundamentará

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II O presente Regulamento do Projeto Integrador I e II tem por finalidade

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

2ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO DIRETRIZ DO CHEFE (2016/2017)

2ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO DIRETRIZ DO CHEFE (2016/2017) 2ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO 1 INTRODUÇÃO DIRETRIZ DO CHEFE (2016/2017) A presente Diretriz tem como finalidade orientar a realização das atividades da 2ª ICFEx, para o exercício

Leia mais

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 02 de setembro de 2014 Da Concepção e Objetivos Art. 1º O presente regulamento tem como finalidade normatizar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 56ª Reunião Ordinária, realizada no dia 28 de agosto de 2014, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

CENTRO DE AVALIAÇÕES DO EXÉRCITO TESTANDO EQUIPAMENTOS PARA A FORÇA DO SÉCULO XXI

CENTRO DE AVALIAÇÕES DO EXÉRCITO TESTANDO EQUIPAMENTOS PARA A FORÇA DO SÉCULO XXI CENTRO DE AVALIAÇÕES DO EXÉRCITO TESTANDO EQUIPAMENTOS PARA A FORÇA DO SÉCULO XXI Fruto da reestruturação do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, em 1984, o CAEx (Centro de Avaliações do Exército)

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Câmpus Itumbiara ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO INTERNO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I. DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia da Produção

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II INSTRUÇÃO NORMATIVA /2018 CMDP II - NORMA REGULAMENTADORA DAS GRADUAÇÕES ESCOLARES DO CORPO DE ALUNOS Dispõe

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200 1 O TUIUTI ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 2 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos De instituição Poder decisório centralizado Sistema

Leia mais

PORTARIA Nº 104 -DECEx, DE 06 DE OUTUBRO DE 2010

PORTARIA Nº 104 -DECEx, DE 06 DE OUTUBRO DE 2010 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO (Insp G Ens Ex/1937) PORTARIA Nº 104 -DECEx, DE 06 DE OUTUBRO DE 2010 Aprova as Instruções Reguladoras da Organização

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e RESOLUÇÃO Nº 02/2014 Estabelece normas e prazos para elaboração, reformulação e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Univasf. A DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO

Leia mais

UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE CHECKLIST DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE COMO MECANISMO DE MELHORIA DA GESTÃO DE CURSOS DA EAD NO EXÉRCITO BRASILEIRO.

UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE CHECKLIST DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE COMO MECANISMO DE MELHORIA DA GESTÃO DE CURSOS DA EAD NO EXÉRCITO BRASILEIRO. UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE CHECKLIST DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE COMO MECANISMO DE MELHORIA DA GESTÃO DE CURSOS DA EAD NO EXÉRCITO BRASILEIRO. ANA CLAUDIA ROCHA PENHA DA COSTA FLÁVIA MAGDA DO NASCIMENTO

Leia mais

CURSOS E EVENTOS PREVISTOS

CURSOS E EVENTOS PREVISTOS Nome do Curso / Evento / Fórum Carga Horária Tipo de Curso / Evento / Fórum Modalidade Ética no serviço Público; Assédio Moral 4 h Evento Licitações (legislação) - principais tópicos 20 h Elaboração de

Leia mais

CURSO DE NUTRIÇÃO BACHARELADO

CURSO DE NUTRIÇÃO BACHARELADO CURSO DE BACHARELADO ATIVIDADES DO CURSO As Atividades Complementares visam complementar a formação realizada através das atividades realizadas em sala de aula, devendo se pautar, na sua oferta: Pela finalidade

Leia mais

IN MEMORIAM - Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior Vieira ( )

IN MEMORIAM - Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior Vieira ( ) IN MEMORIAM - Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior Vieira (1929-2013) General Gabriel Augusto do Espírito Santo IN MEMORIAM :: Neste pdf - página 1 de 5 :: Tenente-general Guilherme de Sousa Belchior

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015 RESOLVE. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

RESOLUÇÃO Nº 044/2015 RESOLVE. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. RESOLUÇÃO Nº 044/2015 Aprovar o Regulamento do Núcleo de Apoio Técnico Pedagógico da Faculdade Avantis A Diretora da Faculdade AVANTIS, no uso de suas atribuições, RESOLVE Art. 1º. Aprovar o Regulamento

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

PORTARIA Nr 57 - DECEx, DE 31 DE MAIO DE 2010

PORTARIA Nr 57 - DECEx, DE 31 DE MAIO DE 2010 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO (Insp G Ens Ex/1937) PORTARIA Nr 57 - DECEx, DE 31 DE MAIO DE 2010 Aprova as Instruções Reguladoras da Organização,

Leia mais

PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA OCUPANTES E FUTUROS OCUPANTES DE CARGOS DE CHEFIA, EM TODOS OS NÍVEIS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE

PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA OCUPANTES E FUTUROS OCUPANTES DE CARGOS DE CHEFIA, EM TODOS OS NÍVEIS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA OCUPANTES E FUTUROS OCUPANTES DE CARGOS DE CHEFIA, EM TODOS OS NÍVEIS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV Viçosa - MG Dezembro/2016 I.INTRODUÇÃO As universidades

Leia mais

Separata ao Boletim do Exército

Separata ao Boletim do Exército Separata ao Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO SEPARATA AO BE Nº 26/2014 COMANDANTE DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 584, DE 18 DE JUNHO DE 2014. Aprova o

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.588, DE 29 DE JUNHO DE 2017 CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO

RESOLUÇÃO Nº 4.588, DE 29 DE JUNHO DE 2017 CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 4.588, DE 29 DE JUNHO DE 2017 Dispõe sobre a atividade de auditoria interna nas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. O Banco

Leia mais

O CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO

O CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO 1 O CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO Rio de Janeiro 04/2010 George Alberto Garcia de Oliveira, Curso de Ensino a Distância da Escola de Aperfeiçoamento

Leia mais

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENSINO CAMPUS PATROCÍNIO EDITAL Nº 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Campus Patrocínio

Leia mais

Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016

Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016 2016-2026 Primeira Reunião da Comissão Central 02/03/2016 Agenda Abertura (Prof. Burmann) PDI e Sistemática da Reunião(Frank) Plano de Comunicação (Andressa) Metodologia (Fernando) Encaminhamentos (Frank

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Da Concepção e Objetivos Art. 1º. O presente regulamento tem como finalidade normatizar a atividade relacionada

Leia mais

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP Conforme Deliberação nº 09, de 20.05.2010, que aprova a missão, as finalidades, as atribuições e a estrutura organizacional da Assessoria Parlamentar ASP, fica disposto: A

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Lógica e Teoria das Decisões Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8 1 - Ementa (sumário, resumo) Raciocínio lógico e resolução

Leia mais

PORTARIA DEP, DE 21 DE OVEMBRO DE 2006.

PORTARIA DEP, DE 21 DE OVEMBRO DE 2006. MI ISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO (Insp G Ens Ex / 1937) PORTARIA 148 - DEP, DE 21 DE OVEMBRO DE 2006. Aprova as Normas para a Remessa de Dados sobre o Ensino (NRDE) O CHEFE DO, no uso das atribuições

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Thimoteo Cavalcanti Projeto de Resolução N.º004/2015 O Projeto de Resolução cria a Escola Legislativa da Câmara Municipal

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-4 REGULAMENTO DO INSTITUTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO 2005 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO DE CONTROLE DO ESPAÇO

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul DECRETO Nº 10.565, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2001. Aprova o Regulamento do Estágio Probatório a que estão sujeitos os servidores públicos municipais. GILBERTO JOSÉ SPIER VARGAS, Prefeito Municipal de Caxias

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Pró-Reitoria de Ensino de Graduação P L A N O D E E N S I N O Curso: Unidade Curricular: Modalidade: Presencial ( ) Semipresencial ( ) Período: Semestre Letivo: Professor (a): Carga Horária: 1. OBJETO

Leia mais

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SECRETARIADO Regulamento de Atividades Complementares

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SECRETARIADO Regulamento de Atividades Complementares CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SECRETARIADO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares no curso superior

Leia mais

Presidente. Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto n , publicado no DOU de 27 de Julho de 1989

Presidente. Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto n , publicado no DOU de 27 de Julho de 1989 SBMV- 0735/2013 Á Sua Excelência o Senhor General de Exército ENZO MARTINS PERI Comandante do Exército Brasília, 5 de setembro de 2013. Excelentíssimo Senhor Comandante do Exército: Tenho o prazer de convidar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais