SISTEMAS DE TUTORIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA O CASO DO LABORATÓRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE TUTORIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA O CASO DO LABORATÓRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE."

Transcrição

1 SISTEMAS DE TUTORIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA O CASO DO LABORATÓRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Agnaldo da Conceição Esquincalha Wagner Rambaldi Telles Jardel da Silva Costa Diogo Tavares Robaina Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Aberta do Brasil tutoria_pos@lante.uff.br 55(21) Rio de Janeiro Brasil O Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino (LANTE) do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi criado no primeiro semestre de 2007, com o objetivo de dar suporte à Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade semipresencial, oferecido dentro do Consórcio CEDERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). No segundo semestre de 2007, o LANTE ampliou suas atividades oferecendo o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (NTEM), modalidade a distância. A primeira turma do Curso NTEM foi oferecida em onze polos de apoio presencial, todos no Estado do Rio de Janeiro, com um tutor presencial em cada polo, e um tutor a distância a cada trinta alunos por disciplina. Neste momento, a coordenação dos tutores presenciais era feita pela Coordenação do Curso, e a coordenação dos tutores a distância era feita pelos coordenadores das disciplinas nas quais eles estavam inseridos. Dado o caráter experimental da primeira turma do Curso, os papéis dos tutores, em particular, dos presenciais, ainda não estavam bem definidos, e não havia um sistema elaborado de acompanhamento e avaliação contínua de suas atividades. Com esta percepção, após dois meses de início do Curso, foi criada a Coordenação de Tutoria do Curso NTEM, que atribuiu funções e concentrou a coordenação e acompanhamento dos tutores presenciais e a distância. Em 2008, a Coordenação de Tutoria do Curso NTEM tornou-se Coordenação Geral de Tutoria dos Cursos de Pós- Graduação do LANTE (CGT), com a criação e oferta da primeira turma do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD), e oferta da segunda turma do Curso NTEM. Atualmente os Cursos são oferecidos em 37 polos, nos estados do Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, possuem cerca de 3000 alunos, e um corpo de 150 tutores. O presente trabalho pretende relatar o histórico da criação e estabelecimento da CGT, os processos de seleção, acompanhamento e avaliação do trabalho dos tutores presenciais e a distância, descrevendo detalhadamente suas funções, apresentando a filosofia de mediação pedagógica utilizada pelos tutores a distância, e o impacto causado na evasão dos Cursos diante da mudança no papel do tutor presencial. Palavras-chave: Tutoria em Cursos de Pós-Graduação a Distância, Coordenação de Tutoria; Gestão de Cursos a Distância.

2 1. Introdução Dentre as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino (LANTE) do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), particular ênfase se dá aos Cursos de Especialização Lato Sensu Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (NTEM) e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD), ambos oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). No sistema de Educação a Distância (EAD) dos Cursos de Pós-Graduação do LANTE o estudante é o personagem central de todo o processo e a aprendizagem autônoma, o objetivo último. Para que o estudante possa atingir esse objetivo, o tutor é um dos elementos fundamentais juntamente com o coordenador da disciplina e o material didático. Apesar do esforço no sentido de produzir um material didático adequado para uma aprendizagem independente, a experiência mostra que sempre ocorrem dúvidas, muitas vezes quase intransponíveis sem uma ajuda. Além disso, estudo independente não quer dizer solitário. Ao contrário, o sucesso na educação a distância está quase sempre associado a um estudo solidário, fruto de intensa interatividade entre os estudantes e desses com o professor. Como promover essa interatividade? O estudante não poderá recorrer rotineiramente aos professores como no ensino presencial, pois eles poderão estar a quilômetros de distância. Além disso, no caso do LANTE, esses mesmos professores são também professores nas salas de aula de uma das Universidades participantes do Sistema UAB. Dependendo da disciplina, um ou dois professores são responsáveis por mil, dois mil alunos. Assim, a chance do estudante tirar suas dúvidas com esse professor, de forma rotineira, é pequena. Aqui entra o tutor como uma figura muito importante. No LANTE, o tutor é o MEDIADOR entre o professor coordenador da disciplina, o material didático e o estudante. Espera-se que o tutor colabore na identificação e busca de soluções para as dificuldades e problemas encontrados pelos alunos, ajudando assim na conquista da sua autonomia. O tutor deve, portanto, gostar e ter habilidade para interagir com os estudantes, tendo disponibilidade para ouvir e atender suas dúvidas e problemas. Além disso, é fundamental que haja total interação entre o professor-coordenador da disciplina, o coordenador de tutoria da disciplina e o tutor (presencial e a distância), por meio da permanente comunicação entre eles.

3 2. A coordenação geral de tutoria Dentre os vários níveis administrativos do LANTE existe uma Coordenação Geral de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação, que está vinculada à Coordenação Operacional dos Cursos de Pós-Graduação. Cabe à Coordenação Geral de Tutoria o acompanhamento de todo o processo tutorial, em um trabalho colaborativo com os professores coordenadores de disciplina, com as coordenações dos Cursos e com os coordenadores de polo. A Coordenação Geral de Tutoria cuida da seleção, capacitação, acompanhamento e avaliação contínua do processo tutorial e da atuação dos tutores, além do controle administrativo e financeiro do corpo de tutores do LANTE-UFF. Com o intuito de facilitar a comunicação entre a Coordenação Geral de Tutoria com Coordenadores de Tutoria das disciplinas, Tutores a Distância e Tutores Presenciais, foi criado o ambiente Coordenação Geral de Tutoria na plataforma Moodle. Além deste espaço de comunicação, foi elaborado o Guia do Tutor dos Cursos de Especialiação do LANTE, com o intuito de que os tutores tenham um documento aonde possam encontrar respostas para todas as dúvidas mais comuns a respeito dos sistemas de tutoria adotados no LANTE, estrutura acadêmica dos Cursos, como lidar com a plataforma Moodle, atribuições de suas funções etc. 3. A coordenação acadêmica de tutoria a distância Cada disciplina tem ao menos um Coordenador de Tutoria, que é a referência acadêmica da área entre o corpo de tutores daquela disciplina. A indicação do Coordenador de Tutoria é feita pela Coordenação Geral de Tutoria em acordo com os Professores-Coordenadores de cada disciplina. Dependendo do assunto o Coordenador de Tutoria da disciplina deve se reportar à Coordenação Geral de Tutoria, aos Professores-Coordenadores da disciplina, ou a ambos. A coordenação da tutoria a distância é uma das funções mais importantes da estrutura de um curso de ensino a distância. O coordenador de tutoria é responsável pela sincronização de ações individuais de todos os envolvidos no curso e deve fazer com que cada elemento da equipe trabalhe na direção dos objetivos estipulados no início de cada disciplina. O profissional que ocupa este cargo deve possuir muitas habilidades e, principalmente, amplo e sólido conhecimento sobre os conteúdos que serão abordados no curso. Ainda, deve ter conhecimento e experiência em políticas de tratamento de recursos humanos, bem como, experiência no magistério para que, junto aos professores desenvolvedores da disciplina e tutores, consiga obter êxito no trato com os alunos. Encontrar um profissional com tantas habilidades e conhecimentos é uma tarefa um tanto quanto árdua, logo, faz-se necessário esclarecer: quais são os

4 pré-requisitos que devem ser atendidos para um professor que pretenda exercer esta função? No âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil/DED/CAPES/MEC a resolução nº 26/2009 que dispõe sobre a autorização e concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada, apresenta cada uma das atribuições do Coordenador de Tutoria, entretanto tal documento não apresenta detalhadamente essas atribuições. Optouse neste trabalho por enumerar cada uma destas levando em consideração que o Coordenador de Tutoria deve atuar frente a três categorias distintas envolvidas no curso: professor responsável pela disciplina, tutores e alunos. O Coordenador de Tutoria e o professor da disciplina O Coordenador de Tutoria, como apresentado anteriormente, é um professor qualificado e que detém sólidos conhecimentos sobre os conteúdos que serão abordados na disciplina, assim, este deverá, junto ao professor de disciplina, adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizados para o desenvolvimento da disciplina. Bem como, adequar e disponibilizar, para o professor responsável pela disciplina, o material didático nas diversas mídias, que no caso deste relato refere-se a plataforma Moodle. O Coordenador de Tutoria, no LANTE, deve ter amplo conhecimento da plataforma Moodle, suas funcionalidades e falhas para que consiga transformar as ideias do professor da disciplina em uma disciplina na modalidade EAD. Junto ao professor responsável pela disciplina, o Coordenador de Tutoria deverá participar e atuar nas atividades de capacitação e desenvolvimento dos tutores e alunos. Bem como, junto ao professor, formalizar os objetivos gerais de longo e curto prazo, para que haja uma efetiva contribuição do curso ao desenvolvimento intelectual dos alunos, e para que sejam o norte da atuação dos tutores da disciplina. Também deverá, junto ao professor, estipular as estratégias (métodos de ação) básicas a serem aplicadas para alcançar tanto os objetivos gerais quanto os mais específicos. O professor da disciplina conta com o Coordenador de Tutoria para que o mesmo, junto aos tutores obtenha êxito em suas atribuições. O Coordenador de Tutoria e o Tutor a Distância O Coordenador de Tutoria é o responsável pelas atividades acadêmicas dos tutores atuantes na disciplina e deve elaborar relatórios sobre a atuação destes tutores. Como o número de indivíduos envolvidos no processo é muito grande o coordenador de tutoria é responsável, junto ao tutor, pela manutenção de um grau razoável de estabilidade e uniformidade para que os tutores possam atuar diariamente sem "surpresas" no seu fazer junto aos alunos. Para tanto, o

5 coordenador de tutoria deve expressar por escrito os objetivos e metas que os tutores deverão alcançar. Quando o tutor não tem por escrito, desde o início da disciplina, os termos e condutas que deve seguir e adotar, os objetivos e metas tenderão a ser vagos e a representar o pensamento incompleto de um ou mais indivíduos. A simples observação nos diz que os objetivos, metas, políticas e procedimentos carecem da necessária precisão, compreensão e estabilidade, quando estes não são claros e ficam a critério de cada um dos tutores envolvidos no curso, apesar de contar com tutores extremamente competentes, é comum aparecer um grande número de reclamações e até a inviabilização do curso. A experiência nos Cursos de Pós-Graduação do LANTE demonstra que o coordenador de tutoria deve exercer um contato intenso e firme com os tutores. Estes, mesmo tendo que cumprir um número mínimo de horas de permanência online no atendimento aos alunos no ambiente virtual de aprendizagem, e de terem por escrito as metas e objetivos que deve alcançar, geralmente atuam de maneira muito mais satisfatória sob algum volume motivação. Esta motivação geralmente está relacionada com a permanente determinação da autoridade do coordenador frente ao tutor e estabiliza as relações hierárquicas na disciplina, garantindo que os tutores façam cumprir os objetivos da coordenação da disciplina/curso, e não os seus pessoais. A utilização deste tipo de contato vem garantindo a qualidade e disponibilidade da participação e real envolvimento dos tutores. Entretanto, foram detectados alguns problemas relacionados à duração, magnitude e aos tipos desta motivação utilizadas por alguns coordenadores. Observou-se que esta só pode ser exercida por coordenadores que realmente estejam envolvidos com o fazer da disciplina e tenham algum tipo de convivência e relacionamento com o tutor. Além disso, as ações focadas não contato com os tutores não podem ser generalizadas, irrealistas, severas, generalizadas, inflexíveis e mal-entendidas, pois assim tenderão a levar os tutores ou grupo de tutores a um ponto crítico de antagonismos, como já observado em algumas experiências. O Coordenador de Tutoria e o Aluno Como no trato com o tutor o coordenador de tutoria é responsável pela motivação dos alunos. Em menor escala, pois esta é uma das atribuições do tutor, mas também deve fazê-lo. Também deverá realizar um acompanhamento minucioso e continuo das atividades realizadas pelos alunos e junto ao tutor adotar estratégias para o aumento da participação e envolvimento dos alunos. O coordenador de tutoria deve estar atento às demandas e reclamações dos alunos, principalmente relacionadas a problemas técnicos relacionados à utilização da plataforma, bem como de problemas envolvendo o cotidiano e relacionamento destes com os tutores. Utiliza-se em quase que a totalidade dos

6 cursos a disponibilização de um canal de interação direto entre coordenador de tutoria e aluno, principalmente para resolução de problemas entre os alunos e tutores. Neste canal o aluno deve informar sua reclamação e seu tutor, evidenciando que têm razão, para que as providências cabíveis sejam tomadas em tempo. 4. A tutoria presencial nos cursos de pós-graduação do lante O ensino a distância ainda é uma novidade para muitas pessoas, todos conhecem e estão adaptados ao ensino presencial, que tem suas próprias características, conceitos, paradigmas específicos logo é de se esperar que ao iniciarem um curso nesta modalidade, seja comum surgirem muitas dúvidas, questionamentos e uma atitude passiva. Portanto a tutoria presencial é de suma importância, pois traz consigo algo do que o aluno já experimentou em sua vida estudantil: o contato, o diálogo frente a frente. Cabe ao tutor presencial apresentar a Educação a Distância ao aluno, que comumente trabalha, tem uma vida corrida, está afastado dos livros, mas procura aprimoramento e aprendizado, e aposta nesta modalidade. É comum que os alunos entrem num curso dessa modalidade com alguma motivação e bem dispostos, entretanto trazem consigo muita passividade herdada o ensino presencial. Este é o maior desafio e a principal função do tutor presencial: ajudar o aluno construir uma autonomia de estudo e uma postura ativa perante as atividades estudantis. Há muitas frentes de atuação do tutor presencial, algumas delas estão apresentadas a seguir. O polo regional É o principal ambiente de atuação do tutor presencial. Os polos de apoio presencial têm um coordenador e uma equipe de apoio técnico-administrativo. O tutor presencial lida diretamente com essas pessoas e com os alunos. No polo há um laboratório de informática com computadores destinados aos alunos e salas para estudo, reuniões ou realização de eventos além de uma biblioteca. O tutor tem uma carga horária específica de 10 horas semanais para atuação no polo, e mais 5 horas semanais para acompanhamento dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Como lidar com a evasão A evasão é um problema extremamente comum em diversos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, é um tema presente nos cursos do LANTE, com o qual o tutor presencial lida diretamente. Alguns alunos entram no curso pensando que será fácil e não conseguem conciliar o estudo com suas atividades

7 profissionais. É importante ressaltar que a modalidade EAD visa levar o ensino de qualidade para regiões distantes dos grandes centros urbanos, aonde, em geral, se encontram as universidades, além de permitir que as estudantes possam ter individualmente seu próprio horários de estudo. Com o intuito de combater a evasão, a Coordenação Geral de Tutoria implementou um sistema de acompanhamento quinzenal de todas as atividades acadêmicas dos alunos, feito pelo tutor presencial de cada polo, com base nas informações de freqüência de participação nas discussões e envio de tarefas na plataforma Moodle. Fundamentado nestes relatórios, o tutor presencial entra em contato por e telefone com os alunos, oferecendo ajuda e buscando descobrir o motivo da ausência naquela quinzena, e então faz um relatório a respeito para a Coordenação Geral de Tutoria, que busca tomar as medidas cabíveis junto a quem de direito. Este acompanhamento foi feito apenas com as turmas que entraram em 2008, e a evasão diminuiu cerca de 20%, em omparação com a evasão da turma de ingressantes em O uso das tecnologias É comum alguns alunos não terem experiência com o uso do computador, ou com a Internet. Alguns não têm computador ou acesso à Internet em casa, são casos difíceis que demandam muito trabalho e tempo do tutor presencial, que precisa estar capacitado para a preparação do aluno em introdução à Informática. Tem-se a necessidade do agendamento de horários no polo regional para esse propósito. A plataforma Moodle Durante os primeiros contatos com a plataforma Moodle surgem muitos questionamentos e por isso o tutor presencial tem parte da carga horária de sua atuação (5 horas semanais) destinadas ao cuidado de em fórum específico, que atende administrativamente aos alunos do polo pelo qual é responsável. Assim preserva-se a atuação da tutoria à distância de modo que o tutor à distância pode ter sua atuação focada apenas nas questões acadêmicas, enquanto o tutor a distância foca sua atuação nas questões administrativas e operacionais. O tutor presencial precisa estar a par do que ocorre na plataforma, problemas internos com seus mecanismos e recursos e utilização dos mesmos. Problemas constatados são comunicados a uma equipe de suporte que conduz a plataforma e fica na sede do LANTE, na Universidade Federal Fluminense.

8 O Material didático Os alunos recebem materiais didáticos especialmente elaborados para os cursos, podem ser livros impressos ou não, CDs, DVDs ou instrumentos e objetos específicos de uma disciplina, e cabe ao tutor presencial a organização, distribuição e preservação desses materiais que podem ser entregues aos alunos ou ficarem expostos no polo. As relações de conflito Em geral a relação tutor-aluno é muito cordial e amistosa, mas há casos de alunos que não se adaptam ao sistema de ensino e acham que o tutor deveria ter uma postura tradicional de professor de ensino presencial, é uma situação fácil de contornar, desde que haja muita conversa e boa vontade por parte de aluno e tutor. A relação com os Tutores a Distância e com a Coordenação Geral de Tutoria O sistema que rege os Cursos de Pós-Graduação do LANTE foi idealizado de modo que haja cooperação entre seus participantes, cada um tem suas funções específicas mas deve trabalhar em conjunto. O tutor presencial informa ao tutor a distância sobre freqüência dos alunos, resultados de atividades em grupo no polo, questionamentos e sugestões dos alunos e tem na Coordenação Geral de Tutoria uma referência para tirar suas próprias dúvidas, fazer sugestões e enviar relatórios. A estrutura dos Cursos e do LANTE O aluno deve estar bastante inteirado do funcionamento de seu curso, isto é, saber dos critérios de aprovação, prazos estipulados, cronogramas e horários e o tutor presencial pode contribuir muito para tirar dúvidas ou alertar seus alunos sobre estes aspectos. Os eventos No polo podem ocorrer eventos como a aula inaugural dos cursos e as avaliações presenciais, que podem ocorrer segundo critérios do professor responsável pelas disciplinas, ou ainda, encontros entre os alunos. Seja qual for o caso cabe ao tutor presencial juntamente com a coordenação do polo, promover a logística necessária para a realização desses eventos.

9 5. A tutoria a distância nos cursos de pós-graduação do lante Na modalidade de ensino a distância, uma das presenças mais importantes no processo de ensino/aprendizagem é o tutor à distância. Segundo Campos et al. (2007), em um processo de ensino a distância, a tutoria, ao lado do material didático, se destaca como um dos principais elementos de mediação pedagógica. Segundo o Guia do Tutor dos Cursos de Pós-Graduação do LANTE, versão 2009, o tutor a distância do LANTE é um tutor especialista, com um bom domínio do conteúdo, inteiramente identificado com o coordenador da disciplina. Todas as disciplinas contam com vários tutores a distância e pelo menos um coordenador e tutoria. O tutor a distância deve atuar em quatro frentes: junto ao aluno, ao coordenador de tutoria da disciplina, ao professor-coordenador da disciplina e aos tutores presenciais. Para Campos et al. (2007), Nos projetos de EAD a tutoria adquire um papel importante e, sem dúvida, constitui um dos mais relevantes pontos na discussão. Não há um único modelo como referencial já que as propostas variam de acordo com os paradigmas e características dos projetos. O papel do tutor tem sido ou o de monitor tira dúvidas, centrando suas atividades no conteúdo das disciplinas, ou de coordenador das atividades acadêmicas, ajudando o aluno a cumprir o cronograma e orientando seus estudos. As funções desempenhadas pelos tutores a distância, segundo o Guia do Tutor do LANTE, vão de comum acordo com o pensamento de Maggio (2001), o qual diz que ao tutor é atribuída a função de orientar o processo de aprendizagem dos alunos, assegurando o cumprimento dos objetivos de ensino, promovendo atividades e auxiliando na resolução das mesmas. Ao ingressar na tutoria a distância do LANTE, os tutores passam por um treinamento, visando o conhecimento da plataforma Moodle, bem como os procedimentos e critérios que devem ser adotados pelos mesmos diante das situações e dos problemas expostos pelos alunos. Após o treinamento, os tutores são alocados pelo Coordenador Geral de Tutoria nas disciplinas que serão oferecidas no bimestre/trimestre, definindo equipes de tutores para cada disciplina oferecida. A definição destas equipes leva em consideração as características e áreas de formação de cada tutor. Dentro de cada equipe estes tutores são distribuídos em grupos dentro da disciplina que atuarão. Grupos estes constituídos por alunos integrantes dos polos para onde se inscreveram. Todos os tutores a distância têm uma carga horária mínima a ser cumprida, a qual consta de 14 horas semanais de acesso à plataforma Moodle, sendo, pelo menos, 2 horas diárias de efetivo trabalho na plataforma.

10 Nestes grupos, os tutores terão à disposição o material que será disponibilizado aos estudantes para a realização das atividades propostas durante o andamento da disciplina a qual estão matriculados. Cabe ao tutor ter pleno domínio do conteúdo teórico que será trabalhado, bem como o domínio e correto manejo das ferramentas que serão empregadas durante a disciplina, para desta forma, orientar seus alunos durante o cumprimento das tarefas e atividades propostas. Desta forma, o tutor pode ser visto também como um professor. Segundo Riccio et al. (2007), o tutor. Mais do que um acompanhante funcional para o sistema, exerce um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem dos cursistas, passando a ser visualizado como um professor que agrega conhecimentos técnicos da tutoria em EAD. De acordo com os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (MEC, 2007), o sistema de tutoria deve ser apoiado em um ambiente computacional que promova interação entre os estudantes e atenda as necessidades dos mesmos. Assim, ambos os aspectos devem ser norteadores na escolha do ambiente virtual de aprendizagem e na criação/caracterização da sala de aula virtual. No LANTE este ambiente é caracterizado pelos fóruns. Destina-se ao tutor a tarefa de abrir os fóruns que servirão como salas de aulas onde os alunos irão discutir e debater entre si, bem como sanar suas dúvidas com relação os textos e tarefas já previamente selecionadas para discussão em cada fórum. Nestes fóruns, que duram uma semana (salvo raríssimas exceções), o tutor trabalha como um mediador do processo de ensino/aprendizagem, orientando e direcionando as discussões para o enfoque solicitado pelo professor-coordenador da disciplina, e atuando como motivador, instigando a curiosidade e o desejo do estudante em aprender e compreender os conteúdos ali tratados, por meio da interação e trocas de idéias entre todos no fórum. Cabe ressaltar aqui, segundo Alonso e Algretti (2003), O fato de as relações aluno-professor serem mediatizadas pelo recurso tecnológico,(...) não significa eliminar ou subestimar a interação pedagógica, mas condicioná-la a um novo tipo de ambiente; e são os cuidados que se tem com esses dois elementos, interação e ambiente, que definem a qualidade da Educação a distância. O tutor também deve dar preferência ao atendimento individualizado ao aluno, tirando suas dúvidas e complementando alguma informação quando julgar conveniente. Esse atendimento não deve exceder um prazo de espera de 24 oras por parte do aluno.

11 Ao tutor do LANTE cabe a orientação do aluno para o correto manuseio de todas as ferramentas que são utilizadas ao longo do curso para a realização das tarefas, isso remete a um bom conhecimento sobre Tecnologias Educacionais, uma vez que muitas dessas ferramentas necessitam ser baixadas de sites e instaladas nos computadores pessoais de cada aluno através de tutoriais que orientem essa instalação. Por exemplo, no Curso NTEM, utilizam-se softwares matemáticos que trabalham com funções e seus respectivos gráficos, como por exemplo o Winplot e Grathmatica, bem como os de Geometria Dinâmica (Geogebra e Régua e Compasso), que constantemente são utilizados como ferramentas de apoio para o desenvolvimentos das atividades. É papel do tutor oferecer suporte aos alunos para o cumprimento das tarefas propostas com a utilização destas ferramentas, sanando dúvidas que vão desde o correto manuseio dos softwares quanto a correta execução da tarefa. Segundo Boumann, o maior desafio encontrado no percurso da Educação a Distância é o momento da avaliação, tanto por parte do professor-tutor ao avaliar o processo de aprendizagem do aluno, quanto pelo aluno que não está acostumado com a auto-avaliação. No LANTE, devido à proximidade com os alunos e o contato direto no desenvolvimento de todas as atividades propostas aos mesmos no decorrer do curso, o tutor a distância fica responsável pela avaliação dos fóruns e chats, quando houverem, bem como de todas as tarefas a serem postadas na plataforma. Compete a ele (o tutor), analisar a participação de individual dos alunos de seu grupo, verificando a profundidade e qualidade das postagens no fórum. Há de analisar também a interação do aluno com os demais colegas e se suas contribuições são pertinentes aos questionamentos feitos pelo professortutor. Em resumo, o papel do tutor à distância no LANTE, remete-se a: Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, sua organização, estrutura e funcionamento, o material didático das disciplinas em que atuar e o sistema de tutoria do LANTE; Prestar serviços de tutoria aos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, sob responsabilidade do professor-coordenador da disciplina em que estiver atuando; Propor, em consonância com o professor-coordenador da disciplina em que estiver atuando, as atividades de avaliação da aprendizagem, bem como os critérios de correção; Corrigir as avaliações e discutir os resultados com o coordenador de tutoria e com o professor-coordenador da disciplina; Assessorar os tutores presenciais no que diz respeito ao estudo e à discussão dos conteúdos abordados nos materiais didáticos do Curso e ao atendimento aos alunos; Subsidiar a avaliação do material didático e do ambiente de aprendizagem do curso, sugerindo eventuais mudanças;

12 Elaborar e encaminhar relatórios solicitados pela Coordenação de Tutoria. Participar das atividades de capacitação/avaliação de tutores propostas pela Coordenação. 6. Conclusão O modelo de tutoria adotado nos Cursos de Pós-Graduação do LANTE é composto por três equipes: a de tutores a distância, a de tutores presenciais e a de coordenadores de tutoria. Os tutores a distância, alocados em disciplinas, são diretamente conduzidos pelos coordenadores de tutoria daquelas disciplinas, enquanto os tutores presenciais são coordenados diretamente pela coordenação geral de tutoria. Neste momento está sendo implementada a Coordenação de Tutoria Presencial, que cuidará mais de perto das demandas destes tutores presenciais, fazendo a mediação entre estes e a coordenação geral. Para concluir, vale sempre salientar que o papel do tutor não é o de ensinar, mas sim o de ajudar os alunos a construírem, eles mesmos, suas estratégias de aprendizagem. Agnaldo da Conceição Esquincalha Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Especialista em Instrumentação para o Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Coordenador Geral de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino do Instituto de Matemática da UFF, oferecidos no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); Coordenador e Supervisor de Conteúdo do Setor Web Matemática da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ) e bolsista da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para implantação de Cursos do Sistema UAB. Lecionou no Departamento de Didática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); no Departamento de Formação de Professores/Educação Matemática da UERJ; no Departamento de Matemática da UFRRJ, no Instituto de Engenharias do Centro Universitário Geraldo di Biasi (UGB) e na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência com Formação Inicial e Continuada do Professor de Matemática, Implementação e Gestão de Cursos a Distância, Tecnologia Educacional, e Produção de Material Didático em Mídias Digitais. Currículo completo em

13 7. Bibliografia ALONSO, M; ALEGRETTI, S. M. Introduzindo a pesquisa na formação de professores a distância. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E.; M. E. ALMEIDA, M. E. (Org). Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, BOUMANN, S. R. F. Educação à Distância O Papel do Professor-Tutor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Disponível em: < Acessado em: 14 de outubro de CAMPOS, F. C. A.; COSTA, R. M. E.; SANTOS, N. Fundamentos da Educação a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais. Juiz de Fora: Editar, ESQUINCALHA, A. C. Guia do Tutor dos Cursos de Pós-Graduação do LANTE/UFF. Niterói: LANTE/UFF, MAGGIO, M. O Tutor na Educação a Distância. In: LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001, p MEC Referenciais de Qualidade na EAD Disponível em: < >. Acessado em 14 de outubro de RICCIO, N. C. R.; SILVA, P. R.; SOUZA, E. P. Formação de Tutores para Educação a Distância com ênfase na interatividade. In: Workshop sobre Informática na Escola, 13, Rio de Janeiro, [Anais do XXVII Congresso da SBC]. Salvador, 2007.

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Dúvidas e Suporte

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD!

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! MANUAL DO ALUNO MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! 1. APRESENTAÇÃO Preparado pela equipe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância.

EDITAL. 1.3. Ter experiência como tutor ou professor de disciplina de EAD a distância. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE MATEMÁTICA Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização a Distância, em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 010 /03 Dispõe sobre as condições para oferta de disciplinas à distância nos cursos presenciais da UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

Gestão de Cursos a Distância Guia do Aluno

Gestão de Cursos a Distância Guia do Aluno Gestão de Cursos a Distância Guia do Aluno Carta da Coordenação Caro aluno, O objetivo desta disciplina é promover a reflexão sobre alguns dos tantos temas incutidos na problemática da Gestão de Cursos

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL RESOLUÇÃO SEPLAG no. xx/xxxx Disciplina o funcionamento das Comunidades de Prática CoPs no âmbito do Poder Executivo Estadual, vinculadas

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ. A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados

Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ. A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados Masako Oya Masuda Vice-Presidente de Educação a Distância O que é o Consórcio CEDERJ? Consórcio das

Leia mais

EDITAL Nº 077/ 2014 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EJA NA DIVERSIDADE

EDITAL Nº 077/ 2014 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EJA NA DIVERSIDADE EDITAL Nº 077/ 2014 EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EJA NA DIVERSIDADE A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do, da

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA EDITAL Nº 18/2015 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Administração

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

Ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro com Educação a Distância. Carlos Bielschowsky Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj

Ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro com Educação a Distância. Carlos Bielschowsky Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro com Educação a Distância Carlos Bielschowsky Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj 100 mil alunos EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 1. Graduação do

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

GUIA DIDÁTICO GERAL CURSO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EDUCACIONAL SIGEDUCA MODALIDADE EAD

GUIA DIDÁTICO GERAL CURSO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EDUCACIONAL SIGEDUCA MODALIDADE EAD GUIA DIDÁTICO GERAL CURSO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EDUCACIONAL SIGEDUCA MODALIDADE EAD 1. APRESENTAÇÃO O Secretário de Estado de Educação tem o prazer de convidar-lhe a participar do Curso Sistema

Leia mais

MÓDULO EaD 2013 PROCAED Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Educacional do IFSC

MÓDULO EaD 2013 PROCAED Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Educacional do IFSC INSTITUTO EDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA IC PRO-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE EaD PRO-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO MÓDULO EaD 2013 PROCD Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento

Leia mais

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL

Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL Regulamento dos Cursos do Programa ESMP-VIRTUAL A DIRETORA DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS no exercício de suas atribuições legais, com fundamento no art. 65, inciso II da Lei

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Neide Santos neide@ime.uerj.br 2º Seminário de Pesquisa em EAD Experiências e reflexões sobre as relações entre o ensino presencial e a distância

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense

Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense Gerência da tutoria - o diferencial em uma plataforma on-line Luiz Valter Brand Gomes* Rosângela Lopes Lima* Filipe Ancelmo Saramago* Rodrigo Telles Costa* Instituto de Computação Universidade Federal

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 Regulamenta a implantação e os procedimentos para oferta de componentes curriculares em regime semipresencial. A Professora ROSANE MARIA SOUZA DOS SANTOS, Diretora da Faculdade

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL N. 03/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL N. 03/2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL N. 03/2007 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), em parceria com os estados e municípios

Leia mais

MANUAL - DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL SUMÁRIO

MANUAL - DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL SUMÁRIO MANUAL - DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL SUMÁRIO APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL AS VANTAGENS DESSA MODERNA SISTEMÁTICA DO ENSINO SÃO: O PAPEL DO ALUNO PROFESSOR TUTOR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACESSO AO AMBIENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA Nº 7/2014. 1. DAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 Normatiza a oferta de cursos a distância, em nível de graduação, sequenciais, tecnólogos, pós-graduação e extensão universitária ofertados pela Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 11/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em

Leia mais

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD Capacitação - HÓRUS Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO... 3 2.1 Objetivos do curso... 3 2.2 Recursos de Aprendizagem...

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

A Educação a Distância como ferramenta para estimular e melhorar o desempenho dos alunos da E.E.E.F.M. Advogado Nobel Vita em Coremas - PB

A Educação a Distância como ferramenta para estimular e melhorar o desempenho dos alunos da E.E.E.F.M. Advogado Nobel Vita em Coremas - PB A Educação a Distância como ferramenta para estimular e melhorar o desempenho dos alunos da E.E.E.F.M. Advogado Nobel Vita em Coremas - PB MSc. Robson Silva Cavalcanti Coremas, 13 Outubro de 2011 Objetivo

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO FACHA.EDU.BR/EAD NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO RIO DE JANEIRO, AGOSTO DE 2015 EAD - Manual do Aluno SUMÁRIO 1. CARTA AO ALUNO 2. METODOLOGIA EAD 3. COORDENAÇÃO 4. SALAS VIRTUAIS 5.

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação Ambiente Virtual As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB

1 - Dos componentes da metodologia do Curso de Pedagogia a Distância CEAD/UAB RESOLUÇÃO INTERNA CEAD Nº 001/2013-CONCENTRO (ALTERADA RES.05/2014) Sistema de Educação a Distância Do CEAD para a oferta do Curso de Pedagogia a Distância/UAB Dispõe sobre a metodologia do Curso de Pedagogia

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE INTERIORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NIEAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE INTERIORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NIEAD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NÚCLEO DE INTERIORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NIEAD EDITAL Nº 01 /2013 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO EM TUTORIA DA

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 1 APRESENTAÇÃO: O objetivo desse curso é propiciar ao professor da educação Infantil, fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, conhecimento de técnicas

Leia mais

Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara

Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara Orientações Gerais Agenda TCC: 9/05/2008 (encontro presencial) Orientação geral para o TCC e definição dos grupos de trabalho 9/05/2008 a 14/05/2008

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR QUE PRATICA AULA A DISTÂNCIA MEDIADA PELO AVEA MOODLE

GUIA DE ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR QUE PRATICA AULA A DISTÂNCIA MEDIADA PELO AVEA MOODLE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO PROAD PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROENG SETOR DE RECURSOS HUMANOS ASSESSORIA DE EaD GUIA DE ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR QUE PRATICA

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOEM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA N 5/2014. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es

Leia mais

Educação a Distância, problemas e desafios. Carlos Bielschowsky. Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj

Educação a Distância, problemas e desafios. Carlos Bielschowsky. Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Educação a Distância, problemas e desafios Carlos Bielschowsky Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Educação Superior a Distância no Brasil No exterior vem sendo amplamente utilizada a décadas,

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

Consórcio das universidades públicas

Consórcio das universidades públicas GRADUAÇÃO Consórcio das universidades públicas UERJ UNIRIO UENF UFRJ UFF UFRRJ CEFET/ RJ O corpo docente pertence às universidades consorciadas. É dele a responsabilidade do preparo do projeto político

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Rubens Guilhemat, Secretário Geral do Centro Universitário Sant Anna, no uso de suas atribuições torna público o presente EDITAL que regerá o Processo

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

REABERTURA DA CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

REABERTURA DA CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDITAL n 91 / 2014 CIPEAD/PROGRAD/UFPR REABERTURA DA CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POLOS JACAREZINHO E

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 1508/2012 Publicada no D.O.E. de 21-08-2012, p. 19-20 Aprova as condições e procedimentos

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Construção coletiva a partir das experiências, coordenada pelo Colegiado do Curso de Graduação (art. 34 do Regimento Geral

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça 1 O Instituto COPPEAD: O Instituto COPPEAD oferece o curso de especialização

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL UNIDADE SANTO AMARO São Paulo, fevereiro de 2012 NOSSA MISSÃO Proporcionar acesso a um ensino de qualidade para diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA PROJETO BÁSICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDO NA EAD CURSO PARA DOCENTES DA UFOP 2007 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

a) As características sob a forma de Ensino à Distância:

a) As características sob a forma de Ensino à Distância: Guia do curso EaD O parecer do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministro da Educação por meio de Portaria publicada no Diário Oficial, pode ser encontrado nos termos da Lei 9.394/96 (LDB),

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA SUMÁRIO 1 O que é a Plataforma Blackboard...4 2 Como acessar a Plataforma Blackboard...5 3 Acessando a Blackboard...6 4 Menu do Curso...7 5 Acessando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD

UNPBFPB CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1. Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD CONHECENDO AS DIRETRIZES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS 2012.1 Heloysa Helena Coordenação Pedagógica do NEaD João Pessoa/2012 PORQUE PRATICAR A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? Modalidade educacional autorizada/recomendada

Leia mais

Metodologia Syllabus Guia do Aluno 2015

Metodologia Syllabus Guia do Aluno 2015 Metodologia Syllabus Guia do Aluno 2015 Prezado Aluno É uma grande satisfação recebê-lo em nossa Universidade! Este Guia foi especialmente preparado para apresentar a você, a metodologia Syllabus, implantada

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA Página 1 de 11 1. CONCEITO / FINALIDADE : A monitoria consiste na atividade de apoio aos alunos das disciplinas de oferta regular do currículo as quais os coordenadores de

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna INFORMAÇÕES GERAIS 1. Sobre os Cursos EAD da UNINASSAU Celebramos mais um momento de conquistas, a UNINASSAU a partir deste

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 QUEM PODE FAZER O CURSO DE EJA A DISTÂNCIA 04 MATRÍCULA 04 COMO FUNCIONA 05 CALENDÁRIO DOS CURSOS 06 AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Os espaços de ensino presencial possuem uma estrutura física chamada sala de aula. No ensino a distância, também necessitamos de uma organização para que ocorram

Leia mais