Unidade I COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes"

Transcrição

1 Unidade I COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profa. Daniela Menezes

2 Aspectos da personalidade e do comportamento dos consumidores O ato de comprar é permeado por uma série de impulsos ou motivações. O que é motivação? Junção das palavras = MOTIVO + AÇÃO. Motivo que nos leva a praticar uma ação. Segundo, Aurélio Buarque é o conjunto de fatores, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.

3 Aspectos da personalidade e do comportamento dos consumidores Nossas ações dependem diretamente de impulsos, os quais podem ser interno ou externos. Impulso interno: O impulso é de nosso interior, de nossa responsabilidade e vontade em gerá-lo. Refere-se a responder a nossa automotivação.

4 Aspectos da personalidade e do comportamento dos consumidores Impulso externo: O impulso externo advém do meio social. Parte de fora para atingir o nosso interior e está sempre circundando e atingindo-nos diretamente. A intensidade de sua influência dependerá do grau de importância que dispensamos a ele e onde origina.

5 O ciclo motivacional Existem uma série de variáveis responsáveis por nosso estado motivacional. Mesmo nos atos mais cotidianos, influenciamo-nos por diferentes motivos, que nos movem a algum tipo de comportamento. São esses motivos que formam o Ciclo Motivacional.

6 O ciclo motivacional Quando todos os elementos motivacionais de nossa vida estão em ordem, nosso ciclo está completo ou fechado. Do contrário, se algo não vai bem, imediatamente, ocorrerá uma ruptura em nosso ciclo motivacional, o que alterará nosso estado de motivação.

7 Tristeza x Depressão Uma simples tristeza do dia-a-dia não é depressão. A tristeza tem uma duração limitada enquanto que a depressão afeta a pessoa por mais de 15 dias.

8 O Ciclo Motivacional ABERTO FECHADO

9 A teoria motivacional de Maslow

10 Interatividade Nossas ações dependem diretamente de impulsos, os quais podem ser: a) Impulsos motivacionais e impulsos automotivacionais; b) Impulsos do ambiente e impulsos da família; c) Impulsos internos e impulsos externos; d) Impulsos positivos e impulsos negativos; e) NDA N.D.A.

11 A percepção e sua atuação no comportamento dos consumidores Consumimos apenas aquilo que nossa percepção nos indica. Ato de perceber: Significa conhecer, notar ou ver bem. A percepção está diretamente ligada à seleção, organização e interpretação que depositamos no objeto, situação ou sujeito observado.

12 A percepção e sua atuação no comportamento dos consumidores Ato de perceber: A forma pela qual percebemos será influenciada por toda nossa experiência de vida em relação a aspectos culturais, religiosos, valores, entre outros. A percepção é totalmente variável e subjetiva.

13 A percepção e sua atuação no comportamento dos consumidores Percepção da criança; Percepção do adulto; Como ocorre essa mudança? Nossa percepção altera-se, à medida que adquirimos mais conhecimento e familiaridade com o que nos rodeia.

14 A percepção e sua atuação no comportamento dos consumidores A nossa percepção dá-se em pelo menos três níveis ou dimensões: Afetiva que comporta nossas expectativas e necessidades; Cognitiva que representa os conhecimentos e as informações adquiridas; Valorativa e que se situam nossas crenças e ideologias.

15 A percepção e sua atuação no comportamento dos consumidores Quando nos tornamos consumidores nossa percepção é a responsável como vemos e sentimos o que a nós é oferecido, ou o que procuramos adquirir. É por esse motivo que existem diferentes abordagens aos consumidores.

16 Diferentes abordagens para diferentes percepções. Nossas necessidades afetarão nossa percepção; Ao perceber que as pessoas diferem em relação aos fatos e objetos, as estratégias de Marketing ao desenvolver um único produto, procuram, a todo momento, meios de agradar às diferentes forma de percepção. Essas estratégias irão nos influenciar de acordo com nossos processos seletivos.

17 Diferentes abordagens para diferentes percepções. Atenção seletiva: representa nossa busca apenas pelas informações que nos interessam; Percepção Seletiva: ao receber certo estímulos para despertar nossa percepção de forma positiva, aceitamos porque são compatíveis com nossos pontos de vista; Retenção Seletiva: aquilo que nos interessar, será logo lembrado.

18 Percepção Percepção é o processo pelo qual as pessoas selecionam, organizam e interpretam as informações, para formar uma imagem significativa do mundo. Philip Kotler

19 Interatividade A nossa percepção dá-se em pelo menos três níveis ou dimensões. Assinale as alternativas que demonstre-os: a) Impulso interno, impulso externo e motivação; b) Afetiva, cognitiva e valorativa; c) Atenção seletiva, percepção seletiva e retenção seletiva; d) Percepção da criança, percepção do adolescente e percepção do adulto. e) N.D.A.

20 As estratégias de abordagens aos diferentes tipos de consumidores As abordagens se diferenciam para atingir as diferentes formas de percepções dos consumidores. Os profissionais de marketing elaboram constantemente estratégias de comunicação, que representam formas diferentes de sedução para atingir os consumidores.

21 Os tipos de estratégias Escolhido o produto que se quer oferecer, e uma vez conhecido o perfil e características dos consumidores, cabe ao profissional de Marketing aplicar a estratégia de comunicação mais adequada para atingir as necessidades adequadas.

22 Os tipos de estratégias Principais estratégias de comunicação de Marketing utilizadas pelo mercado: Problema/ Solução; Cenas da vida real; Sex- appeal; Ecologia; Nostalgia; Testemunho.

23 Os tipos de estratégias Problema solução: Apresenta-se um problema que possa atingir o consumidor e o produto como solução do problema. Exemplo: Vanish.

24 Os tipos de estratégias Cenas da Vida Real: Insere-se o produto ofertado no cotidiano dos consumidores para que ele se sinta familiarizado ao produto. Exemplo: Consul, parte da sua casa!

25 Os tipos de estratégias Sex appeal: Nesse processo o erotismo é destacado. Exemplo: Divulgação de cervejas.

26 Os tipos de estratégias Ecologia: Estratégias de Marketing buscam em suas comunicações, destacar a posição da empresa fabricante do produto em relação a preservação ambiental. Exemplo: Petrobrás, Banco Real, Natura.

27 Os tipos de estratégias Nostalgia: As comunicações de Marketing utilizam histórias e tradição, pois fatos acontecidos nos passado e com algum tipo de relação com o produto, podem mexer coma a emoção dos consumidores. Exemplo: Volta dos bichinhos Parmalat, crescidos.

28 Os tipos de estratégias Testemunho: O testemunho de algum formador de opinião podem auxiliar os consumidores em suas decisões. Exemplo: Rei Pelé fazendo divulgação de remédios.

29 Interatividade As abordagens se diferenciam para atingir as diferentes formas de percepções dos consumidores. E a abordagem denominada Problema/ Solução utiliza qual estratégia? a) Apresenta-se um problema que possa atingir o consumidor e o produto como solução do problema; b) Apresenta um testemunho sobre a solução de um problema; c) Apresenta histórias de tradição que resolveram problemas; d) Apresentam a preservação ambiental como solução de um problema; e) Todas as alternativas estão corretas.

30 Os tipos de compradores Os compradores brasileiros são classificados em sete categorias: Exploradores; Resignados; Integrados; Transformadores; Vencedores; Emuladores; Inconformados.

31 Os tipos de compradores Exploradores: Enquadram-se os consumidores mais curiosos, que estão sempre dispostos a serer os primeiros a experimentar o que a novidade do mercado oferece. Exemplo: Consumidores assíduos da tecnologia.

32 Os tipos de compradores Resignados: Principal característica desse consumidor é sua preocupação com segurança e preço justo. Não costumam arriscar. Exemplo: Aposentados e pensionistas.

33 Os tipos de compradores Integrados: Esses consumidores sempre compartilham suas decisões, sejam com a família, sejam com amigos. Normalmente adquirem bens de consumo tradicionais e representam a maioria dos consumidores brasileiros. Exemplo: Donas de casa.

34 Os tipos de compradores Transformadores: grupo de pessoas ecologicamente corretas. São transformadores porque buscam produtos que não agridam a natureza e desejam mudar o mundo para o bem comum. Exemplo: Ativistas e assistentes sociais.

35 Os tipos de compradores Vencedores: grupo de pessoas que buscam o melhor para si em aspectos financeiros, pessoal, profissional entre outros. Com suas compras buscam qualidade e prestígio. Exemplo: Empresários.

36 Os tipos de compradores Emuladores: grupo de pessoas que seguem a moda. Buscam produtos modernos que proporcionem status e sejam extremamente ligados a moda. Esse grupo representa 25% dos compradores brasileiros.

37 Os tipos de compradores Inconformados: grupo de pessoas que nunca ficam satisfeitos, normalmente realizam compras rápidas, sem planejamento e representam 6% dos compradores brasileiros. São representados pelo trabalhadores temporários.

38 Interatividade Os compradores brasileiros são classificados em sete categorias. Assinale a alternativa que demonstre as características dos integrados: a) Consumidores que sempre seguem a moda; b) Consumidores que nunca ficam satisfeitos; c) Consumidores ecologicamente corretos; d) Consumidores que sempre compartilham suas decisões; e) N.D.A.

39 ATÉ A PRÓXIMA!

Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PROF. JEFFERSON GARRIDO - Conjunto de valores incorporados (valores, percepções, preferências) - Dependem da subcultura

Leia mais

CONSUMO CONSUMIDOR &

CONSUMO CONSUMIDOR & CONSUMIDOR &CONSUMO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONDICIONANTES EXTERNOS EXPLICATIVOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Atitudes/Necessidades Perce pção Aprendizagem (memória) Atividades de marketing Cultura

Leia mais

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes Unidade II COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profa. Daniela Menezes O comportamento dos consumidores x Identidade Cultural Adquirir um produto ou fazer contratar qualquer tipo de serviço é uma atividade relacionada

Leia mais

Unidade III COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes

Unidade III COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes Unidade III COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profa. Daniela Menezes A personalidade e sua influência no comportamento dos consumidores O conhecimento sobre a personalidade de seus consumidores é o dos maiores

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador GESTÃO 2 INCT Nanofarma Profa. Dra. Vania Passarini Takakashi Kotler & Keller (2006) Para que o marketing seja bem-sucedido, as empresas devem

Leia mais

Análise dos mercados consumidores

Análise dos mercados consumidores Análise dos mercados consumidores Capítulos 6 Luciano Mendes Análise de mercados consumidores O objetivo do marketing é atender e satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo melhor do que

Leia mais

Marketing no Agronegócio. Comportamento do consumidor

Marketing no Agronegócio. Comportamento do consumidor Marketing no Agronegócio Comportamento do consumidor Fábio Paz Objetivo: estudar as influências e as características do comportamento, afim de obter condições de fazer propostas adequadas de marketing.

Leia mais

Capítulo 5. Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor

Capítulo 5. Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor Capítulo 5 Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor 1 Comportamento de Compra do Consumidor Comportamento de compra do consumidor refere-se ao comportamento dos consumidores finais

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros Outros Conceitos II Necessidades Estado de privação do indivíduo Físicas Sociais Individuais

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes FATORES SITUACIONAIS Comportamento do Consumidor Profa. Maria Eneida Porto Fernandes Quais são? Ambiente Físico Ambiente Social Tempo Propósito da Compra Estado de Espírito e Predisposição Conforme muda

Leia mais

UNIDADE 4a COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

UNIDADE 4a COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR UNIDADE 4a COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes OBJETIVOS Definir mercado consumidor e construir um modelo simples de comportamento de compra do consumidor; Discutir

Leia mais

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS NEO NEO TENDÊNCIAS DO NEO Prof. Adm. Paulo Adriano da Silva Carvalho SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS 1 2 3 4 5 6 ESTUDO NEO BRASIL 2014 PERFIL : QUEM É O NEO? COMPORTAMENTO

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor Parte 03 Marketing e outros estímulos Marketing Produto Preço Praça Promoção Outros Econômico Tecnológico Político Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof. M. Sc. João Artur Izzo PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS AO MARKETING O senso comum nos leva a crer que marketing significa vendas e propaganda, mas isso é um engano.

Leia mais

Composto ou Mix Mercadológico II dos 4 P s para os 4 C s

Composto ou Mix Mercadológico II dos 4 P s para os 4 C s Composto ou Mix Mercadológico II dos 4 P s para os 4 C s Prof. José Wilker 1 Eqorquvq"fg"Octmgvkpi" 6"R u Formulado por Tqdgtv"Ncwvgtdqtp que desenvolveu em 3;;2 uma pqxc"xkuçq para o Marketing Mix. Para

Leia mais

Qual é o significado do novo luxo para os consumidores da marca Nespresso?

Qual é o significado do novo luxo para os consumidores da marca Nespresso? 5 Conclusão A conclusão desta pesquisa aparece dividida em duas partes. A primeira, com base na pesquisa qualitativa feita com os consumidores desta marca, aborda a percepção dos consumidores da marca

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 O perfil do consumidor e resultado de intenção

Leia mais

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Conceito de Marketing...um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

Processos fundamentais de cognição social

Processos fundamentais de cognição social Processos fundamentais de cognição social Ao processo de interpretação e de simplificação da realidade social a partir das nossas crenças, valores e saberes prévios Chamamos cognição social Se organizamos

Leia mais

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT UNEMAT Administração Mercadológica II Sinop -MT COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR O que é Comportamento do Cliente? Segundo (Solomon, 2002), Comportamento do Cliente é o estudo dos processos envolvidos quando

Leia mais

ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES. Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame O CONSUMIDOR...

ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES. Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame O CONSUMIDOR... ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame O CONSUMIDOR... Ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, se, divertir-se... é viver. (KARSAKLIAN,

Leia mais

o mercado consumidor é o mercado para produtos e serviços que são adquiridos ou alugados por indivíduos e famílias para uso pessoal (não comercial).

o mercado consumidor é o mercado para produtos e serviços que são adquiridos ou alugados por indivíduos e famílias para uso pessoal (não comercial). classificação do consumidor definição o mercado consumidor é o mercado para produtos e serviços que são adquiridos ou alugados por indivíduos e famílias para uso pessoal (não comercial). Philip Kotler

Leia mais

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Alex Angelo Tiburcio: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Curso de Administração. MS, Brasil.

Leia mais

Comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra

Comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra Comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra Resumo O processo de decisão de compra começa quando há uma necessidade, que é ativada ou reconhecida. O comportamento do consumidor compõe-se

Leia mais

DEFINIÇÃO As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo todo conhecimento

DEFINIÇÃO As relações entre o indivíduo e o mundo que o rodeia são assim regidas pelo mecanismo perceptivo todo conhecimento PERCEPÇÃO DEFINIÇÃO A percepção é o processo de decodificar os estímulos que recebemos. Em termos gerais, a percepção pode ser descrita como a forma como vemos o mundo à nossa volta, o modo segundo o qual

Leia mais

Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta / /

Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta / / Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 03 MICROECONOMIA DEMANDA E OFERTA SEMANA E DATA / / 3.1. A curva de demanda Em uma economia

Leia mais

1. Como as características do comprador influenciam o seu comportamento de compra:

1. Como as características do comprador influenciam o seu comportamento de compra: INDIVIDUAL (B2C) 1 1. Como as características do comprador influenciam o seu comportamento de compra: 2. Quais fatores psicológicos influenciam as respostas do comprador ao Programa de Marketing: 3. Como

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Caps O Consumidor individual, grupo social, organizacional

Caps O Consumidor individual, grupo social, organizacional Caps. 3 4 5 O Consumidor individual, grupo social, organizacional Cap. 3 Consumidor Individual Cap. 4 O Consumidor no Grupo Social Cap. 5 O Comprador Organizacional O consumidor Individual As pessoas compram

Leia mais

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori Introdução à Microeconomia As forças de mercado: oferta e demanda Danilo Igliori (digliori@usp.br) As Forças de Mercado de Oferta e Demanda Oferta e demanda estão entre as palavras que os economistas utilizam

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho

André Filipe dos Santos Coelho 1 Em que consistem os processos conativos? A conação, os processos conativos, ligam-se, por sua vez, à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções. Esta procura compreender

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS Rodrigo Janoni Carvalho 1 INTRODUÇÃO O comportamento humano é fundamental para a compreensão da dinâmica organizacional. Nessa perspectiva, a motivação

Leia mais

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram.

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram. Refere-se ao aspecto de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço etc.) em itens relacionados ao consumo. O Comportamento do Consumidor engloba o estudo

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Percepção e tomada de decisão individual. Dr. Cleverson Renan da Cunha Curso de Administração Universidade Federal do Paraná

Percepção e tomada de decisão individual. Dr. Cleverson Renan da Cunha Curso de Administração Universidade Federal do Paraná Percepção e tomada de decisão individual Dr. Cleverson Renan da Cunha Curso de Administração Universidade Federal do Paraná O que é percepção? Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas

Leia mais

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação Psicologia da Educação Motivação na Sala de Aula MOTIVAÇÃO E LEI DO EFEITO O MOTIVO E AS SUAS COMPONENTES TIPOS DE MOTIVOS MOTIVAÇÃO E CONFLITO MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO O PAPEL DO PROFESSOR Copyright,

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING Profª. Daniela Menezes Unidade I MIX DE MARKETING O que é marketing? Marketing em nosso cotidiano: Fonte:http://www.colgate.com.br/PDP/ MundodaCrianca/BR/Images/dicas/11.jpg Fonte:http://www.oraldent.com.br/hporaldent/upload/

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

crescimento do tempo médio de uso do brasileiro entre junho e julho de 2009 (IBOPE, 2009). Apesar dos indicadores de uso da Internet apresentarem-se

crescimento do tempo médio de uso do brasileiro entre junho e julho de 2009 (IBOPE, 2009). Apesar dos indicadores de uso da Internet apresentarem-se 1 Introdução Nenhuma empresa se mantém sem se comunicar com seus clientes. Tradicionalmente, procuram influenciá-los através de mídias que seguem um modelo passivo de comunicação, estruturado com base

Leia mais

1 Introdução 1.1 Formulação do Problema de Pesquisa

1 Introdução 1.1 Formulação do Problema de Pesquisa 1 Introdução 1.1 Formulação do Problema de Pesquisa O mainstream da literatura acadêmica na área de marketing é rico em enfoques interdisciplinares que convergem entre si no entendimento dos fatores culturais,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MARKETING

INTRODUÇÃO AO MARKETING INTRODUÇÃO AO MARKETING Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Referência: KOTLER, Phillip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2010. Definição Marketing é a habilidade de

Leia mais

EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: APLICAÇÕES DE ESTUDO DE LAYOUT, JANELA DO CLIENTE E DIAGRAMA DE ISHIKAWA

EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: APLICAÇÕES DE ESTUDO DE LAYOUT, JANELA DO CLIENTE E DIAGRAMA DE ISHIKAWA EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: APLICAÇÕES DE ESTUDO DE LAYOUT, JANELA DO CLIENTE E DIAGRAMA DE ISHIKAWA Autores: Camile KOWALSKI, Edinor de SOUZA NETO, Giovana FONSECA, Marceli Jacinto ROSA, Natália

Leia mais

Profa. Daniela Menezes

Profa. Daniela Menezes Unidade III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes Quantificação de objetivos e desafios Quando uma empresa estabelece seus objetivos e desafios, necessariamente ela deverá passar por uma abordagem

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor - Parte 02 Marketing e outros estímulos Marketing Outros Produto Econômico Preço Tecnológico Praça Político Promoção Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

ECONOMIA DA INFORMAÇÃO 2/3/2009

ECONOMIA DA INFORMAÇÃO 2/3/2009 O Problema de Seleção Adversa O Prof. Giácomo Balbinotto Neto ECONOMIA DA INFORMAÇÃO Modelo de Pashigian (1998, p.520-532) Uma análise informal - Assumimos uma situação na qual os vendedores estão melhor

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 7 seções 2.3 e 2.4 Percepção do consumidor & Formação e mudança da atitude do consumidor 1 Seção 2.3 PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR 2 PROPAGANDA UCB LOVE PROPAGANDA ACIDENTE

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Comentários sobre texto de Friedman (Hands) Grande difusão entre economistas Friedman não está tão preocupado com fundamentos

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E C A X I A S D O S U L P R Ó - R E I T O R I A D E E X T E N S Ã O C U R S O D E E X T E N S Ã O

U N I V E R S I D A D E D E C A X I A S D O S U L P R Ó - R E I T O R I A D E E X T E N S Ã O C U R S O D E E X T E N S Ã O U N I V E R S I D A D E D E C A X I A S D O S U L P R Ó - R E I T O R I A D E E X T E N S Ã O C U R S O D E E X T E N S Ã O ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL JULIANA TERESA WINTER SÃO SEBASTIÃO DO

Leia mais

O VAREJO DE MODA EM ANÁLISE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO ÀS LOJAS DE VESTUÁRIO DE SANTA ROSA 1

O VAREJO DE MODA EM ANÁLISE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO ÀS LOJAS DE VESTUÁRIO DE SANTA ROSA 1 O VAREJO DE MODA EM ANÁLISE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO ÀS LOJAS DE VESTUÁRIO DE SANTA ROSA 1 1 Trabalho de Conclusão de Curso 2 Aluna do Curso de Administração da Unijui

Leia mais

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING Professor Dr. Celso Grisi 2º Semestre 2017 Compreendendo Clientes e Mercados 2º Semestre 2017 O QUE É COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR? É definido como atividades com que as

Leia mais

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR UMA LEITURA GLOBAL 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Consumidor Destinatário dos produtos e serviços que as empresas produzem, distribuem e

Leia mais

PESQUISA. Consumidores de moda PLUS SIZE. Unidade de Gestão Estratégica (UGE) Sebrae Nacional. Junho de 2016

PESQUISA. Consumidores de moda PLUS SIZE. Unidade de Gestão Estratégica (UGE) Sebrae Nacional. Junho de 2016 PESQUISA Consumidores de moda PLUS SIZE Unidade de Gestão Estratégica (UGE) Sebrae Nacional Junho de 2016 Objetivo Identificar o comportamento do consumidor Plus Size como forma de melhorar o ambiente

Leia mais

O indivíduo na organização

O indivíduo na organização Aula 2 O indivíduo na organização 1 Agenda Valores Atitudes Percepção Personalidade 2 1 Valores Valores Representam convicções básicas de que um modo específico de conduta ou de condição de existência

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2 1 Prof a. Tathyane Chaves 2 é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMO DE VIAGENS TURÍSTICAS 1 FACTORS THAT INFLUENCE THE CONSUMPTION OF TOURIST TRAVEL

FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMO DE VIAGENS TURÍSTICAS 1 FACTORS THAT INFLUENCE THE CONSUMPTION OF TOURIST TRAVEL FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMO DE VIAGENS TURÍSTICAS 1 FACTORS THAT INFLUENCE THE CONSUMPTION OF TOURIST TRAVEL Jéssica Possebon 2, Cleber Cervi 3, Gustavo Dal Forno 4, Marilda Corrêa De Oliveira 5,

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Programa prático de marketing para

Programa prático de marketing para Programa prático de marketing para FARMÁCIAS PROGRAMA PRÁTICO DE MARKETING PARA FARMÁCIAS Sumário 01. Introdução...09 02. Algumas definições de marketing...11 03. Toda a equipe é responsável pelo marketing...14

Leia mais

Unidade I MARKETING ESPORTIVO E. Profa. Daniela Menezes

Unidade I MARKETING ESPORTIVO E. Profa. Daniela Menezes Unidade I MARKETING ESPORTIVO E CULTURAL Profa. Daniela Menezes Marketing Esportivo Antes de entendermos o que realmente é Marketing Esportivo, vamos entender o que é Marketing. Segundo Philip Kotler (

Leia mais

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda.

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018 Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Quem somos: A JR Consultoria e Treinamento Ltda. é uma organização

Leia mais

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE?

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? 2 O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? Adriana Amadeu Garcia Luis César G. de Araujo A gestão pela qualidade total é uma tecnologia conhecida pela constante preocupação com o cliente, o consumidor.

Leia mais

6 Resultados 6.1 COMPRADORES PRÓ-ACTIVOS, REACTIVOS E NÃO-COMPRADORES

6 Resultados 6.1 COMPRADORES PRÓ-ACTIVOS, REACTIVOS E NÃO-COMPRADORES 6 Resultados 6.1 COMPRADORES PRÓ-ACTIVOS, REACTIVOS E NÃO-COMPRADORES A investigação encontrou três tipos de compradores de produtos solidários nos grupos analisados: 1) Pró-activos indivíduos que quando

Leia mais

Demanda e oferta agregadas

Demanda e oferta agregadas Demanda e oferta agregadas Roberto Guena de Oliveira 16 de outubro de 2016 USP Flutuações econômicas de curto prazo A atividade econômica flutua de ano a ano. A taxa de crescimento anual médio da economia

Leia mais

O que é personalidade?

O que é personalidade? Personalidade O que é personalidade? É a organização dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste ao ambiente. Forma como uma pessoa reage e interage com as demais. Descrita em termos

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V Prof.: Renato Vieira DEFINIÇÕES CLIENTES Mercado é um conjunto de compradores reais e potenciais (clientes) de um produto. Esses compradores compartilham um desejo ou uma

Leia mais

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou

Percepção Ambiental. Antonio Castelnou Percepção Ambiental Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Denomina-se MEIO AMBIENTE qualquer condição ou influência situada fora de um organismo, grupo ou outro sistema que se analise, consistindo basicamente

Leia mais

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção de trabalhos acadêmicos na área de Marketing. Compreender

Leia mais

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2.1 Oferta e Demanda o funcionamento dos mercados concorrenciais Roberto Guena USP 9 de abril de 2013 Roberto Guena (USP) Funcionamento de mercado 9

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais A perspectiva biológica A perspectiva Biológica da Motivação pode subdividir-se em 3 categorias: As contribuições genéticas para o comportamento motivado A Motivação como estimulação

Leia mais

Abordagem Comportamental

Abordagem Comportamental CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Comportamental Prof. Augusto Santana 19/02/2013 INTRODUÇÃO Posições Normativas e Prescritivas X Posições Explicativas e Descritivas

Leia mais

Aula 4 Cultura e Sociedade

Aula 4 Cultura e Sociedade Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO

Leia mais

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: GGI034 COMPONENTE CURRICULAR: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS SIGLA: FAGEN CH TOTAL TEÓRICA: 60 CH TOTAL PRÁTICA:

Leia mais

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado Oferta e Demanda 4. Oferta e Demanda São as duas palavras mais usadas por economistas São as forças que fazem os mercados funcionarem A microeconomia moderna lida com a oferta, demanda e o equilíbrio do

Leia mais

PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR Prof. Ma. Elizeth Germano Mattos

PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR Prof. Ma. Elizeth Germano Mattos PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR Prof. Ma. Elizeth Germano Mattos PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR Prof. Ma. Elizeth Germano Mattos Elementos que influenciam a compra FATORES EXTERNOS INTERFERÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO Taynná BECKER 1 Priscila GUIDINI 2 RESUMO: O artigo apresenta a importância da fidelização de clientes para as empresas, e como a qualidade

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 4º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto Gestão da Inovação Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto 1 Fonte Leitura para a aula REIS, Fernanda Oliveira Alves de. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão

Leia mais

ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS NECESSIDADES

ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS NECESSIDADES ASPECTOS MOTIVACIONAIS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS NECESSIDADES Sávio de Oliveira Amaral; Faculdade de Tecnologia de Jales- Prof. José Camargo; savio.amaral@fatec.sp.gov.br Kelen

Leia mais

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Mercados e Competição Mercado Um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço Podem ser altamente organizados Ex.: mercados

Leia mais

Mudança nas curvas de demanda e oferta. Alterações no equilíbrio de mercado. Professor Augusto Hauber Gameiro

Mudança nas curvas de demanda e oferta. Alterações no equilíbrio de mercado. Professor Augusto Hauber Gameiro Mudança nas curvas de demanda e oferta Alterações no equilíbrio de mercado Professor Augusto Hauber Gameiro Relembrando Determinantes da mercado Renda do consumidor Preços de bens relacionados Gostos Expectativas

Leia mais

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof.

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof. Fundamentos da Administração Aula 5 Prof. Daniel Rossi Organização da Disciplina Aula 1 Evolução de pensamento administrativo. Aula 2 Modelos de gestão. Aula 3 Estratégia empresarial. Aula 4 Estruturas

Leia mais

17 o. Encontro Ficha 1 Complementar Data: / / RA: RA: RA: RA:

17 o. Encontro Ficha 1 Complementar Data: / / RA: RA: RA: RA: 17 o. Encontro Ficha 1 Complementar Data: / / Leia o texto a seguir. Marketing: entendendo o comportamento do consumidor Caio Ribeiro Consumimos bens e serviços a todo instante e estamos cercados por milhares

Leia mais

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS

Leia mais

1. Introdução Contextualização

1. Introdução Contextualização 1. Introdução 1.1. Contextualização O processo decisório de compra de um produto por parte do consumidor ocorre percorrendo algumas etapas, tendo como participantes não apenas o decisor da compra, mas

Leia mais