Do que se trata o Code Baymax?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Do que se trata o Code Baymax?"

Transcrição

1

2 Do que se trata o Code Baymax? Code Baymax é um jogo web compatível com navegadores Chrome, Safari, Firefox e Explorer. Yokai sequestrou Hiro! Só o Baymax conseguirá resgatá-lo. Programe o Baymax seguindo listas de instruções pelo controle remoto. Enfrente todo tipo de perigos e obstáculos e vença-os com movimentos incríveis. Resgate Hiro antes que seja tarde demais... Baseado nesta grande missão, o Code Baymax propõe as crianças serem protagonistas da história, se identificarem com o Hiro e programar o Baymax. Desde o primeiro nível os jogadores vão mergulhar no roteiro e descobrir diversos lugares para conseguir libertar o Hiro do seu captor. Code Baymax é um jogo de lógica e uma ferramenta para entender os conceitos básicos de programação. É uma maneira divertida de descobrir o pensamento computacional e desenvolver habilidades de resolução de problemas.

3 O que é o pensamento computacional? Este tipo de pensamento é a base não apenas da programação, mas de muitas ações do nosso dia-a-dia. É a maneira de raciocinar diante de um problema dividindo-o em partes menores, para depois procurar soluções para cada uma delas utilizando um leque de ferramentas. Qual é o público-alvo do jogo? Meninos e meninas de 8 a 12 anos. O jogo propõe um avanço gradativo para evitar frustrações e também dicas a cada hora que ajudam o usuário nas decisões a serem tomadas. Que conceitos ele inclui? Conforme o jogo avança, o usuário incorpora conceitos como algoritmos (sequência de instruções para resolver um problema), procedimentos (decomposição de problemas em subproblemas com ações mais simples que podem ser reutilizadas em vários pontos do problema), detecção e correção de erros, entre outros conceitos lógico-matemáticos. A interação com o jogo também permite que os jogadores descubram que a programação pode resolver problemas específicos e que não existe apenas uma solução, mas também múltiplos e diversos caminhos.

4 Por que um jogo de introdução ao mundo da programação? É um fato cada vez mais evidente que crianças e jovens que aprendem conceitos básicos de programação têm um domínio do mundo digital maior, são usuários de tecnologia mais bem preparados e se tornam prosumidores: consumidores críticos que também podem criar e produzir tecnologia, exprimir suas ideias e escrever em variedades de formatos tais como histórias interativas, jogos, animações, música e simulações. A partir da aquisição de habilidades computacionais, as crianças começam a ver a tecnologia não apenas como uma caixa negra insondável e limitada, mas como uma ferramenta que elas podem controlar e utilizar para exprimir suas ideias em um meio ideal para propor soluções criativas para problemas do ambiente e comunidades em que elas vivem.

5 Os níveis do Code Baymax O jogo é organizado em níveis, o que permite ao jogador se focar na resolução de cada desafio, procurando diversas soluções para cada desafio e obtendo vitórias. instruções e Níveis Cada nível propõe um novo quebra-cabeça que representa um determinado problema relacionado com a história. Para resolver, as crianças vão ter diversos blocos que serão as ferramentas para desenhar a solução e passar para o próximo nível. Em cada nível, o nosso robô tem que chegar às caixas amarelas. No lado direito da área de jogo tem um quadro para as crianças arrastarem e ordenarem de maneira lógica a série de comandos: instruções para conseguir o objetivo. USO DOS BOTÕES CONTROLES DE REPRODUÇÃO PLAY: Baymax executará as instruções. REWIND: Volta para a edição da lista de instruções OLHO: Permite projetar os comandos adicionados à lista de instruções no chão. COMANDOS Baymax dá um passo para a frente Baymax vira à esquerda na mesma caixa Baymax vira à direita na mesma caixa Baymax apanha os objetos na mesma caixa Baymax abre as portas quando estiver diante delas

6 Os níveis foram organizados em fases que se desenrolam em 4 cenários diferentes: GARAGEM DO HIRO, LAB, ESCONDERIJO DO YOKAI e ILHA DE AKUMA. GARAGEM DO HIRO LAB ESCONDERIJO DO YOKAI ILHA DE AKUMA Fase 1: Movimento em tempo real sem limites. Cenário: Garagem do Hiro. Níveis: 1-6 Conceitos: Instruções simples, algoritmos, perspectiva. O jogador assume o papel do Hiro criando/experimentando o controle remoto do Baymax. As instruções são comandos dados ao automata, neste caso o Baymax, para que ele cumpra ao pé da letra. Isso é muito importante, pois nossos robôs não pensam por si mesmos. Nos primeiros níveis, o Baymax só vai ter que andar pelo cenário, isto é, criar um algoritmo. No jogo, o Baymax é visto de cima e nem sempre a esquerda ou a direita dele é a mesma que a nossa. Por isso, convém trabalhar com as crianças o conceito de perspectiva e de que maneira parar nos pés do Baymax. É BOM SABER Os algoritmos são uma sequência de passos específicos para a realização de uma determinada tarefa. Existem algoritmos para a maioria de nossas atividades do dia-a-dia: de escovar os dentes até resolver uma conta matemática.

7 Níveis: 1 Neste nível vamos aprender a controlar o Baymax através dos blocos na seção inferior. É importante explorar a perspectiva para compreender que a minha esquerda ou a minha direita não é a mesma esquerda ou direita do personagem. Depois veremos uma animação que será o argumento da história. 2 Neste nível vamos ver como controlar o Baymax de maneira remota e como os blocos vão se carregando à direita, mas sem executá-lo até clicar no PLAY. Essa é a sequência de comandos que vamos dar ao robô. 3, 4, 5 y 6 Nestes níveis, vamos trabalhar sozinhos. Precisamos fazer com que o Baymax chegue aos quadros amarelos. É uma boa oportunidade para deixar as crianças experimentar a prova e erro para conseguir ver quem está entendendo o procedimento e os conceitos. DESLIGADOS Dicas para continuar no jogo sem o computador! 1 Com o rosto do Baymax no fim do guia ou desenhado pelas crianças, elas criam máscaras deixando os olhos cobertos. 2 Colocar uma fila de doces ou algum outro elemento paralelo às crianças, dispostas em uma fila. 3 Dar a elas instruções para chegar até os doces e apanhá-los. 4 Depois, em duplas, as crianças vão fazer o papel do Hiro e do Baymax (uma dupla de cada vez) sendo um dos integrantes da turma quem dá as instruções enquanto o outro vai seguindo as ordens. É BOM SABER Os blocos adicionados à sequência de comandos podem ser apagados clicando na lixeira ou arrastando-os para fora da sequência de comando. É importante deixar as crianças experimentarem a perspectiva do Baymax. Não existe uma única maneira de resolver cada nível: desde que o objetivo seja alcançado, os procedimentos vão estar certos.

8 Fase 2: NOVAS HABILIDADES Cenário: Ito Ishioka Robotics Lab Níveis: 7 14 Conceitos: Instruções específicas, subrotinas. Hiro precisa achar a armadura do Baymax para poder enfrentar o Yokai. Depois de completá-la, o Baymax vai adquirir novas habilidades e vai ter que escapar do laboratório, que pegou fogo. DESLIGADOS Dicas para continuar jogando sem o computador! Niveles: 7 Neste nível adicionamos o comando do quadro. Colocando o Baymax diante da porta, este comando vai abri-la. 8 Achando as primeiras peças! Com o comando na mão do Baymax e posicionado na armadura, ele poderá apanhar as peças a e sair pela porta. 9 Mais um nível de peças. 10 Subrotinas! Neste nível, trazemos o conceito de subrotinas ou procedimentos. Em vez de escrever 3 vezes (neste caso) o mesmo código, vamos colocá-lo dentro de um procedimento que vamos poder utilizar sempre que quisermos ou precisarmos. Continuando com as máscaras, um dos alunos vai desenhar uma série de instruções que serão dadas ao Baymax. Ele vai ter que seguir estas instruções ao pé da letra, mas se fizer coisas que não foram pedidas vai ter uma perda de pontos. As crianças vão poder brincar de achar algum objeto dentro da sala de aula, deixando os Hiro entrarem em primeiro para calcular as instruções que devem ser dadas. 11 Fogo! O Baymax vai adquirir novas habilidades depois de ganhar a armadura. Elas funcionam da mesma maneira que os blocos que já conhecemos. 12,13 y 14 são níveis de prática e para levar à ação tudo o aprendido.

9 Fase 3: Cenário: Akuma Island ou Esconderijo do Yokai. Níveis: O Baymax deve enfrentar os inimigos e achar o Yokai dentro do seu esconderijo para conseguir libertar o Hiro. A partir dessa fase, as crianças já terão incorporado os conceitos básicos e terão uma autonomia maior para empregá-los nas situações que vão ter que enfrentar interagindo com outros objetos no cenário. Níveis: É BOM SABER Os inimigos mais baixos só precisam de uma batida, enquanto que os mais altos precisam de duas para ser destruídos. 15 Inimigo à vista! Neste nível, temos que vencer o nosso primeiro inimigo utilizando os novos comandos. Cuidado: cada erro nos faz voltar para trás. 16 Nível de prática. É aqui que desaparece o guia do chão. 1 batida! 2 batidas! 17 Dois inimigos (No segundo, vão ter que bater duas vezes) 18 Será preciso bater dependendo da quantidade de caixas que houver. 19 Alarme: aqui, vamos ter que usar o comando do quadro. 20 é preciso saltar as barreiras energéticas e o fogo. 21 precisamos, sem exceção, destruir o inimigo à direita para conseguir vencer o inimigo à esquerda. Do nível 22 a 28 as crianças vão levar à prática os conhecimentos incorporados.

10 DESLIGADOS Dicas para continuar jogando sem o computador! Com fita de papel e tintas têmperas, ou cartões quadrados de cores, as crianças montam um cenário no chão. O desafio que vamos propor às crianças é resolver este nível com a menor quantidade de movimentos possíveis. Elas podem provar e desenhar numa folha. Também podemos desenhar novos níveis ou propor o desenho deles aos alunos! VERMELHO: Inimigo. VERDE: Espaços onde é preciso voar. AZUL: Quadros onde é possível caminhar. Fase 4: DESLIGADOS Dicas para continuar jogando sem o computador! Divididos em grupos, vamos dar às crianças fita de papel e tinta têmpera vermelha, azul e verde. Elas vão criar novos níveis pintando de vermelho o quadro onde vai ter um inimigo, de azul os espaços para andar e de verde os buracos onde o Baymax vai voar. No revezamento, um grupo vai ter que resolver o nível do outro, podendo um integrante do grupo fazer o papel do Baymax. Cenário: Akuma Island Níveis: CONCEITO: Procedimentos. Etapa final: resolveremos os níveis até enfrentar o Yokai e libertar o Hiro após vencê-lo. Os procedimentos são pequenos programas editáveis muito parecidos com as sobrotinas. Uma sequência de comandos que pode ser executada em ordem. Aqui, as crianças podem colocar três instruções para o Baymax executar. Elas podem ser utilizadas o quanto quiserem e trocá-las toda vez que for preciso. Níveis: Estes níveis são mais exigentes: é preciso vencer todos os inimigos. Os primeiros podem servir de prova e, se forem muito complicados, uma boa opção é organizar os alunos em grupos para que, assim, eles possam chegar com mais facilidade à exposição das soluções.

11 MÁSCARA DO BAIMAX para cortar

12 CODE BAYMAX Uma ideia do: The Walt Disney Company Latin America Chicos.net Associação Civil Desenvolvido por: Further Games Chicos.net Associação Civil DisneyCidadania DisneyCidadania.com

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015 Jogos e invariantes 6 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: continuar com a ideia de explorar problemas. Apresentar a ideia de invariantes. 1 O jogo de apagar - introdução Quem

Leia mais

Game Design: Rali DaBus

Game Design: Rali DaBus Game Design: Rali DaBus Buraco no Asfalto Todos Direitos Reservados 2013 Eduardo Possa Colussi Versão # 0.01 22/09/2013 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. VISÃO GERAL DO JOGO 4 QUANTO AO TIPO DE OBJETOS MANIPULADOS

Leia mais

Tempo de aula: minutos Tempo de preparação: 10 minutos

Tempo de aula: minutos Tempo de preparação: 10 minutos 3 NOME DA AULA: Pensamento computacional Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: apresentar o modelo de pensamento computacional como uma forma de preparar problemas

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização Para a utilização do sistema, podem ser usados tanto controles de XBOX 360 ligados ao computador, ou então por um teclado convencional. Ao abrir o sistema, a janela de configuração

Leia mais

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C.

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 E-books PCNA Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C Página 1 2 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 1 SUMÁRIO Apresentação -----------------------------------------------------------

Leia mais

Exercício 1. Abre o programa Scratch e executa as seguintes instruções: a) Clica na categoria de comandos Movimento

Exercício 1. Abre o programa Scratch e executa as seguintes instruções: a) Clica na categoria de comandos Movimento Exercício 1 Abre o programa Scratch e executa as seguintes instruções: a) Clica na categoria de comandos Movimento b) Seleciona o bloco mova e arraste-o para a área de edição c) Faz um duplo clique sobre

Leia mais

Introdução ao Pensamento Computacional. Maristela Alcântara

Introdução ao Pensamento Computacional. Maristela Alcântara Introdução ao Pensamento Computacional Maristela Alcântara Junho 2015 Aprender a programar, programar para aprender Muito se tem discutido sobre a influência das tecnologias no desenvolvimento das habilidades

Leia mais

Programação em Scratch

Programação em Scratch Abre o Scratch on-line através do teu navegador em https://scratch.mit.edu/ Acede à tua área e cria um novo projeto. Dá-lhe o nome de Halloween. Monta o seguinte cenário: Vamos agora programar os atores

Leia mais

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Um jogo muito simples e viciante que foi lançado no ano de 2014 para celulares, é o jogo Flappy

Leia mais

LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DE COMPUTAÇÃO TRABALHO SEMESTRAL:

LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DE COMPUTAÇÃO TRABALHO SEMESTRAL: LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DE COMPUTAÇÃO TRABALHO SEMESTRAL: JOGO DA FORCA ALUNOS: LEANDRO LUIS BELLINI JONATA PEREIRA MARTINS ROGER DOS SANTOS AGUERA PROFESSOR: SEIJI ISOTANI UNIVERSIDADE DE

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Conhecendo nossa vizinhança

Conhecendo nossa vizinhança Conhecendo nossa vizinhança De acordo com os PCNs o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 A OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar

Leia mais

O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? AQUI IRÁ ENCONTRAR APRENDER BRINCAR CRIAR. 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3.

O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? AQUI IRÁ ENCONTRAR APRENDER BRINCAR CRIAR. 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3. Braga O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? APRENDER BRINCAR CRIAR AQUI IRÁ ENCONTRAR 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3. Como funciona 4. Preços e Promoções 5. Descrição de cada curso

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO ORIENTAÇÔES PARA A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE UMA AULA CURSO: Física DISCIPLINA: Informática para

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação Não estamos aqui para sobreviver e sim para explorar a oportunidade de vencer adquirindo o saber! (Autor Desconhecido) A lógica é a arte de pensar correctamente e, visto

Leia mais

Game Design Document

Game Design Document GDD Tainá Medeiros Game Design Document Um Game Design Document (GDD) é um documento que descreve todos aspectos de um jogo: Ideia geral; História; Gameplay; Controles; Interfaces; Personagens; Inimigos;

Leia mais

IPRJ TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TRABALHO 3 UNITY 3D

IPRJ TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TRABALHO 3 UNITY 3D IPRJ TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TRABALHO 3 UNITY 3D O objetivo do trabalho 3 é desenvolver uma fase de um jogo de aventura utilizando a Unity 3D. Neste jogo, o jogador deve controlar

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Jogos Digitais da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação 2 O que é um algoritmo? É um caminho para a solução de um problema. Problema Algoritmo Solução 3 No contexto computacional... É um conjunto finito de regras, bem definidas, para

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 3 Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita

Leia mais

Programação em Scratch

Programação em Scratch Abre o Scratch on-line através do teu navegador em https://scratch.mit.edu/ Acede à tua área e cria um novo projeto. Dá-lhe o nome de Terror. Monta o seguinte cenário: Vamos agora programar os atores para

Leia mais

VAMOS PROGRAMAR EM. Competências a desenvolver

VAMOS PROGRAMAR EM. Competências a desenvolver VAMOS PROGRAMAR EM Competências a desenvolver O aluno: Compreende o problema: identifica os dados, as condições e o objetivo do problema; identifica problemas com informação irrelevante, dados insuficientes

Leia mais

O que espera desta sessão?

O que espera desta sessão? O que espera desta sessão? a) Saber mais funcionalidades do Kodu; b) Compreender como posso articular o Kodu com as outras áreas; c) Perceber que tipo de abordagem posso ter para trabalhar com os alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da. educação?

Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da. educação? Por que ter medo da tecnologia se ela pode ser uma facilitadora da educação? O que a Shakira, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e o ator, Ashton Kutcher, têm em comum? Todos eles já descobriram que

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos. Autômatos Finitos Determinísticos (AFD)

Linguagens Formais e Autômatos. Autômatos Finitos Determinísticos (AFD) Linguagens Formais e Autômatos Autômatos Finitos Determinísticos (AFD) Cristiano Lehrer, M.Sc. Linguagens Regulares A teoria da computação começa com uma pergunta: O que é um computador? É, talvez, uma

Leia mais

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit?

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? Em nossa última atividade, aprendemos que os

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Quando temos que fazer uma determinada tarefa e não sabemos muito bem como fazê-la, podemos fazer perguntas para nos esclarecer a respeito do que deve ser feito e como deve ser

Leia mais

Ensinando a Programação

Ensinando a Programação Pensando a Programação Meu primeiro Robô Brincando de Robô Ensinando a Programação Matemática Biologia Física Programação de computadores - Raciocínios apropriados 1 Lógica de Programação? É a técnica

Leia mais

Título: O passeio da Joana - números décimais

Título: O passeio da Joana - números décimais Título: O passeio da Joana - números décimais Descrição: Grau de dificuldade: Iniciação Com o Scratch podemos criar animações de personagens. Nesta atividade, propomos colocar uma personagem a andar, tendo

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

APÊNDICE: As atividades de ensino

APÊNDICE: As atividades de ensino APÊNDICE: As atividades de ensino 148 Apêndice A Apresentação: Auto-retratos Marc Chagall Auto-retrato 1914 Paul Cèzanne Retrato do artista 1875/1877 149 Henri Matisse Auto-retrato 1900 Peter Paul Rubens

Leia mais

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1 Nível 1 Caça às bruxas Introdução: Este é um jogo de caça às bruxas. Você deve clicar nas bruxas que aparecem na tela, cada vez que acertar uma delas você ganha pontos. O objetivo é ganhar o máximo de

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística. Manual do Usuário amaze Unknown

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística. Manual do Usuário amaze Unknown Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Manual do Usuário amaze Unknown Dezembro de 2010 1 Sumário 1 Motivação 3 2 Requisitos Mínimos 4 3 Instalação 4 4 Como Jogar 5 5 Objetivos

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

Oriente Parque das Nações

Oriente Parque das Nações Oriente Parque das Nações O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? APRENDER BRINCAR CRIAR AQUI IRÁ ENCONTRAR Quais as Datas Cursos Disponíveis Como funciona Preços e Promoções Programa Completo

Leia mais

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK

MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional MANUAL DE TESTES: COORDENAÇÃO - KTK Março de 2006 TESTE 1: EQUILIBRAR-SE ANDANDO DE COSTAS (RETROCEDENDO)

Leia mais

Planificação de atividade TIC

Planificação de atividade TIC Planificação de atividade TIC Ano(s) de escolaridade Disciplina(s) Previsão de duração 4º Estudo do Meio 4x50 Autoria Paulo Quaresma Descrição da atividade Tema/Área: Jogo sobre os ossos do corpo humano

Leia mais

Escola Happy Code Lumiar. Férias de Páscoa Happy Code 2018

Escola Happy Code Lumiar. Férias de Páscoa Happy Code 2018 Escola Lumiar Férias de Páscoa 2018 O QUE SÃO AS FÉRIAS NA HAPPY CODE? APRENDER BRINCAR CRIAR O QUE SÃO AS FÉRIAS NA HAPPY CODE? QUANDO? 2 OPÇÕES DE PROGRAMA Semana de 26-29 Março (4 dias) OPÇÃO 1 (manhã

Leia mais

Tutorial de uso do Objeto de Aprendizagem. MÃOS LIMPAS: Higiene para um cuidado seguro

Tutorial de uso do Objeto de Aprendizagem. MÃOS LIMPAS: Higiene para um cuidado seguro 1 Tutorial de uso do Objeto de Aprendizagem MÃOS LIMPAS: Higiene para um cuidado seguro O MÃOS LIMPAS: Higiene Para um Cuidado Seguro é um objeto de aprendizagem digital que trata sobre a higienização

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE INFORMÁTICA (V.C. E R.V.) 7. o ANO Ao longo deste ano, aprendemos a operar os comandos e as funções básicas do SCRATCH, por exemplo, utilizando

Leia mais

Manual Studio Uno 2.0

Manual Studio Uno 2.0 Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos REVISÃO 0.4 - Mostrar fio motor passando pelo buraco - Tirar estrela Manual Studio Uno.0 Primeiros Passos O Studio Uno é um ambiente que torna fácil a programação do

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

1/ 36. Computação 1 - Python Aula 1 - Teórica: Introdução

1/ 36. Computação 1 - Python Aula 1 - Teórica: Introdução 1/ 36 Computação 1 - Python Aula 1 - Teórica: Introdução Conhecendo a turma Experiência com programação e uso do computador Quantos já programaram antes? Quais linguagens? Quantos tem computador em casa

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente Matemática 2 ano - 1 bimestre Avaliação Matemática 2 ano - 1 bimestre Unidade 1 1. Ligue cada cartão à etiqueta que indica o número de brinquedos desenhados nele. Atenção: há etiquetas sobrando! 2. Ligue cada imagem à forma que mais se parece

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM KODU COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. Fernanda Ledesma

PROGRAMAÇÃO EM KODU COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. Fernanda Ledesma PROGRAMAÇÃO EM KODU COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM Fernanda Ledesma IDEIA SOBRE O CONCEITO A nossa função/missão (Professor) RECEBER TRANSFORMAR ALUNO CONSUMIDOR ALUNO CRIADOR /PRODUTOR /EDITOR DE MODO

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 7 3.1 Fundamentos do Jogo...................................

Leia mais

AQUI IRÁ ENCONTRAR O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? APRENDER BRINCAR CRIAR. 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3.

AQUI IRÁ ENCONTRAR O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? APRENDER BRINCAR CRIAR. 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3. CASCAIS O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? APRENDER BRINCAR CRIAR AQUI IRÁ ENCONTRAR 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3. Como funciona 4. Preços e Promoções 5. Programa Completo 6.

Leia mais

O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? AQUI IRÁ ENCONTRAR APRENDER BRINCAR CRIAR. 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3.

O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? AQUI IRÁ ENCONTRAR APRENDER BRINCAR CRIAR. 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3. HAPPY CODE Lumiar O QUE SÃO OS BOOTCAMPS DE FÉRIAS DA HAPPY CODE? APRENDER BRINCAR CRIAR AQUI IRÁ ENCONTRAR 1. Quais as Datas 2. Cursos Disponíveis 3. Como funciona 4. Preços e Promoções 5. Programa Completo

Leia mais

FICHA DE TRABALHO Identifica e descreve as áreas do editor do Scratch assinaladas com números.

FICHA DE TRABALHO Identifica e descreve as áreas do editor do Scratch assinaladas com números. fantastic Rui Montenegro Manuel Gomes 78 A 1. Identifica e descreve as áreas do editor do Scratch assinaladas com números. 1. 3. 4. 5. 2. 2. Na resposta a cada um dos itens seleciona a única opção correta.

Leia mais

KODU. Como desenvolver o raciocínio lógico dos alunos

KODU. Como desenvolver o raciocínio lógico dos alunos KODU Como desenvolver o raciocínio lógico dos alunos Objectivos da Sessão Kodu Desenvolver o raciocínio lógico Apresentar o Kodu Como instalar Ambiente Virtual Criar um jogo Criar um mundo Personagens

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE.

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

Programação de Computadores IV. Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques

Programação de Computadores IV. Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques Programação de Computadores IV Introdução a Algoritmos SLIDES CEDIDOS POR Bruno Marques 1 Roteiro da aula Lógica de programação Instrução Algoritmo Algoritmo vs Programa Teste de Mesa 2 Lógica de programação

Leia mais

Algoritmos e Linguagem de Programação I

Algoritmos e Linguagem de Programação I Algoritmos e Linguagem de Programação I Roberto roberto.ferreira@lapa.ifbaiano.edu.br 2014.1 Módulo I Aula 2 Introdução LÓGICA Lógica Lógica é a forma correta de organizar os pensamentos e demonstrar o

Leia mais

Expedição pela UE Uma viagem de descoberta. Instruções do jogo

Expedição pela UE Uma viagem de descoberta. Instruções do jogo Expedição pela UE Uma viagem de descoberta Instruções do jogo Reset Tutorials TOC 0. Introdução Bem-vindo! Este jogo convida-o a viajar pela Europa. Irá visitar os diversos países que já fazem parte da

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE INFORMÁTICA (V.C. E R.V.) 6. o ANO Ao longo deste ano, aprendemos a operar os comandos e as funções básicas do SuperLogo e do TurtleArt, por

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

ALGORITMOS. O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação

ALGORITMOS. O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação O que é Algoritmo? Algoritmo é um dos processo para criação de um programa. Putz????? Definições de Algoritmos Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem definido.(forbellone,

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica /8

Olimpíada Brasileira de Robótica /8 1/8 1. O nome do robô abaixo é MAX-362. Ele adora se olhar no espelho e sempre se espanta com a imagem que vê! Isso porque seu nome aparece no espelho de um jeito diferente. (Fonte: Modificado de https://openclipart.org/detail/191072/blue-robot

Leia mais

Fluxogramas. Leandro Tonietto ago-09

Fluxogramas. Leandro Tonietto ago-09 Fluxogramas Leandro Tonietto ltonietto@unisinos.br ago-09 Introdução Planejar, modelar e projetar primeiro, depois fazer (programar). Maiores chances de sucesso na programação Facilita a resolução, pois

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017 Canguru Matemático sem Fronteiras 07 Destinatários: alunos dos 7. o e 8. o anos de escolaridade Duração: h 30min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta.

Leia mais

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor

Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Projeto CONDIGITAL Espaço Triangular Guia do Professor Página 1 de 7 Guia do Professor Caro (a) professor(a) A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente como

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Crie seu próprio mundo

Crie seu próprio mundo Scratch 2 Crie seu próprio mundo All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Aula 1 Professora Bianca (Sala 302 Bloco E) bianca@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~bianca/prog3/ Aula 1-31/08/2006 1 Objetivos Dar ao aluno noções básicas de programação

Leia mais

Em busca do tesouro perdido...

Em busca do tesouro perdido... Em busca do tesouro perdido... A educação física para os anos iniciais fundamenta-se em uma ação pedagógica crítica de dimensões cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger

Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Algoritmos e Linguagens de Programação Introdução à Ciência da Computação ICC0001 Prof. Diego Buchinger Conceitos Básicos Para dizer o que um computador deve fazer devemos programá-lo através de instruções

Leia mais

Pensamento Computacional

Pensamento Computacional Pensamento Computacional Profa. Ana Grasielle Dionísio Corrêa Profa. Valéria Farinazzo Martins Faculdade de Computação e Informática/ Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento Universidade

Leia mais

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico

Componentes do jogo. Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos. Componentes do jogo básico Um jogo de Dirk Henn para 2-6 jogadores a partir de 8 anos Tradução: Paula Faria Componentes do jogo 1 Tabuleiro Componentes do jogo básico 60 Peças de trilhos Frente: Verso: 61 Vagões de metrô Frente:

Leia mais

O Micromundo Transtaruga

O Micromundo Transtaruga O Micromundo Transtaruga Heliel Ferreira dos Santos Transtaruga 1 é um ambiente dinâmico, interativo que possui uma linguagem própria, nesse caso a comunicação estabelecida entre os objetos desse micromundo

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Nível 1 Introdução à Programação Programar é como criar uma peça de teatro. Em uma peça de teatro Você vai precisa de atores para interpretá-la. Você também pode criar fantasias para eles. Um ator pode

Leia mais

FICHA TÉCNICA. facebook.com/manuscritoeditora

FICHA TÉCNICA.  facebook.com/manuscritoeditora FICHA TÉCNICA www.manuscrito.pt facebook.com/manuscritoeditora 2016 Direitos reservados para Letras & Diálogos, uma empresa Editorial Presença, Estrada das Palmeiras, 59 Queluz de Baixo 2730-132 Barcarena

Leia mais

S C R A T C H P R O J E C T

S C R A T C H P R O J E C T S C R A T C H P R O J E C T PORTUGUESE Introdução Em julho de 1969, Neil Armstrong deu os primeiros passos na lua. Nós então celebramos o 50º aniversário desta conquista incrível, nós temos a chance de

Leia mais

Aula Inaugural. Iniciação à Programação

Aula Inaugural. Iniciação à Programação Aula Inaugural Iniciação à Programação A OBI Olimpíada Brasileira de Informática Modalidades: 1. Iniciação a. 2. Provas de Lógica Objetiva utilizando Papel e Caneta Programação a. Provas com Problemas

Leia mais

Aula 7: Estrutura de Decisão

Aula 7: Estrutura de Decisão Aula 7: Estrutura de Decisão Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Estrutura de Decisão Programação de Computadores IV 1 / 27 Agenda 1 Revisão

Leia mais

O jogo permite que a criança:

O jogo permite que a criança: O jogo permite que a criança: Aprenda a partir do próprio erro A partir dos erros dos outros Tenha mais facilidade no processo de socialização Tenha mais facilidade no desenvolvimento da autonomia pessoal

Leia mais

Planificação de atividade TIC

Planificação de atividade TIC Planificação de atividade TIC Ano(s) de escolaridade Disciplina(s) Previsão de duração 4º Matemática 3 aulas de 90 minutos Autoria Carla Oliveira Descrição da atividade Os alunos vão criar figuras geométricas

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Material original criado por: Cesar Ferreira, Cláudio Gilberto César e Susana Seidel Disponibilizado

Leia mais

Manual de aventuras com scratch

Manual de aventuras com scratch Manual de aventuras com scratch Básico A usa o scratch como introdução a programação de robôs. Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida pelo Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT. Este

Leia mais

Papéis Coloridos. Equipe:

Papéis Coloridos. Equipe: Papéis Coloridos Equipe: Aniura Milanés Barrientos Carmen Rosa Giraldo Vergara Leandro Augusto Rodrigues Araújo Nora Olinda Cabrera Zúñiga Taciany da Silva Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

Vira-Vira. Equipe: Universidade Federal de Minas Gerais

Vira-Vira. Equipe: Universidade Federal de Minas Gerais Vira-Vira Equipe: Aniura Milanés Barrientos Carmen Rosa Giraldo Vergara Leandro Augusto Rodrigues Araújo Nora Olinda Cabrera Zúñiga Taciany da Silva Pereira Universidade Federal de Minas Gerais Descrição

Leia mais

MINI-CURSO PROGRAMAÇÃO COM JAVA - 2

MINI-CURSO PROGRAMAÇÃO COM JAVA - 2 Relembrando... MINI-CURSO PROGRAMAÇÃO COM JAVA - 2 Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com Aula passada vimos alguns conceitos importantes como Classes, métodos, etc... Também criamos nossos dois primeiros

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA INF1771 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA Descrição: Após reunir os três pingentes da virtude, Link caminha em direção a Lost Woods para obter a legendaria Master Sword. Porém, ao chegar à entrada

Leia mais

Informática I. Aula 14. Aula 14-10/10/2007 1

Informática I. Aula 14.  Aula 14-10/10/2007 1 Informática I Aula 14 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 14-10/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO CURSO: Física DISCIPLINA: Informática para o Ensino de Física CONTEUDISTA: Carlos Eduardo Aguiar

Leia mais

Compreender e controlar comportamentos

Compreender e controlar comportamentos Coleção Crescer a Brincar Aprendizagem emocional para o ajustamento psicológico 4-8 anos Compreender e controlar comportamentos Paulo Moreira Oo Índice Página No recreio ou na sala de aula?... 5 Qual é

Leia mais

Design de Interface - Avaliação Final

Design de Interface - Avaliação Final Design de Interface - Avaliação Final A proposta deste trabalho era adaptar a interface gráfica de um jogo de tabuleiro clássico tomando como base os conhecimentos de Consistência, Hierarquia e Personalidade.

Leia mais

Combinatória: Dicas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 2010 São José do Rio Preto

Combinatória: Dicas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 2010 São José do Rio Preto Combinatória: icas para escrever uma boa solução. Prof. Bruno Holanda Semana Olímpica 00 São José do Rio Preto? Nível Uma dificuldade que é bastante frequente nos alunos do nível (ou em outros quaisquer

Leia mais