Relatório de Satisfação e Clima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Satisfação e Clima"

Transcrição

1 Relatório de Satisfação e Clima 2014 Divisão de Gestão de Recursos Humanos

2 2 Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer. (Dwight Eisenhower)

3 Índice Enquadramento... 4 Análise de dados... 7 Conclusões

4 4 Enquadramento Os estudos de clima organizacional constituem uma ferramenta de auscultação e envolvimento dos colaboradores que contribui para conhecer e compreender as atitudes, opiniões, motivação e consequentemente os fatores que contribuem para a satisfação dos colaboradores. Da sua aplicação, resulta informação que permite agir sobre os níveis de produtividade, satisfação com o trabalho e lealdade à marca. Conscientes daquelas vantagens, desde o ano 2008 é aplicado, a todos os trabalhadores dos SIMAS um Questionário de Satisfação e Clima Organizacional. Este questionário encontra-se dividido em duas dimensões: a satisfação e o clima organizacional.

5 A satisfação resulta da média simples das respostas a cinco indicadores de satisfação específica, permitindo medir a satisfação geral dos trabalhadores, com base numa questão síntese face às questões de satisfação específica, a saber: Carreira; Remuneração; Chefia; Colegas. O clima organizacional é aferido através da medição da atitude geral do formando relativamente às questões que compõem o ambiente de trabalho, designadamente: A relação com a hierarquia proporciona um bom ambiente de trabalho; Os SMAS são um bom local para se trabalhar; Os SMAS preocupam-se com as condições de vida dos trabalhadores; Os SMAS preocupam-se com o meu futuro profissional; Sinto-me reconhecido pelo meu trabalho; Gostaria de passar o resto da minha carreira nos SMAS. 5 Para cada uma das dimensões do questionário são utilizadas escalas de diferencial semântico para as respostas, concretamente: Satisfação é medida numa escala de 1 a 7 em que 1= Nada satisfeito e 7 = Muito satisfeito; Clima é medido numa escala de 1 a 7 em que 1= Mau clima organizacional e 7 = Excelente clima organizacional Os questionários são distribuídos no final de cada ação de formação, o que permite uma avaliação permanente acerca do grau de satisfação e do clima.

6 Particularmente, em 2014, foram aplicados um total de 180 questionários de Avaliação de Satisfação e Clima, o que representa 48,64% do efetivo. Esta amostra, pese embora não seja representativa, é significativa. Conhecer os fatores que estão na origem da satisfação dos colaboradores, obter informação que permite o alinhamento dos programas de melhoria de satisfação do colaborador com os programas e iniciativas desenvolvidas, e auscultar e envolver os colaboradores na identificação de oportunidades de melhoria são apenas algumas das vantagens da aplicação deste instrumento de análise e avaliação. O presente documento visa, precisamente, analisar essa informação, e identificar áreas de melhoria, a partir das quais se poderão desenvolver eventuais planos de intervenção para a sua correção e consequente melhoria dos resultados organizacionais e clima social. 6

7 7 Análise de dados a. Análise do grau de Satisfação Organizacional O grau de satisfação de um trabalhador com o seu trabalho pode ser influenciado por diversos fatores, desde o ambiente, à higiene e segurança no trabalho, ao estilo de gestão e da cultura, o nível de envolvimento dos trabalhadores no processo de decisão ou as relações interpessoais. Particularmente, nos SIMAS de Oeiras e Amadora, a análise do grau de satisfação dos trabalhadores realiza-se através da avaliação de quatro indicadores de satisfação específica e um de satisfação global, cuja evolução se apresenta no gráfico I.

8 GRÁFICO I NÍVEL DE SATISFAÇÃO Em todos os aspectos do meu trabalho Com a minha carreira Com a minha remuneração Com os meus colegas Com a minha chefia A observação do Gráfico I permite-nos concluir, antes de mais que, o nível de satisfação com cada um dos fatores avaliados se situa, sempre, acima do ponto médio (3,5), com exceção, expectavelmente, da dimensão Remuneração. Embora com níveis satisfação acima do ponto médio, a dimensão Carreira é também, previsivelmente, avaliada abaixo dos demais fatores, consequência inevitável dos bloqueios e congelamentos impostos pelas sucessivas Leis do orçamento de estado dos últimos anos. Paralelamente, são as dimensões Chefia e Colegas que registam os níveis de satisfação mais elevados, indiciando boas relações interpessoais, quer entre pares, quer com as hierarquias. O Gráfico I revela ainda uma manutenção dos níveis de satisfação global (dimensão Em todos os aspetos do meu trabalho), com classificações na ordem dos 5 pontos nos últimos três anos.

9 b. Análise do Clima Organizacional Segundo Chiavenato O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades. (CHIAVENATO, 1994, p. 53). Ora, de acordo com Maslow, o que propulsiona o homem são suas necessidades: sempre que uma necessidade é satisfeita, outra surge no seu lugar, sendo esse um processo interminável e contínuo. As necessidades humanas estão organizadas em níveis e numa hierarquia de importância, começando nas necessidades fisiológicas e de segurança, e terminando com as necessidades de autorrealização, no topo da pirâmide. Neste contexto, a avaliação do clima organizacional nos SIMAS de Oeiras e Amadora sustentase na análise de fatores relacionados, precisamente, com aquelas necessidades, designadamente as indicadas no Gráfico II. GRÁFICO II CLIMA ORGANIZACIONAL 9 A relação com a hierarquia proporciona um bom clima de trabalho Gostaria de passar o resto da minha carreira nos SIMAS Sinto-me reconhecido pelo meu trabalho Os SIMAS são um bom local para se trabalhar Os SIMAS preocupam-se com o meu futuro profissional Os SIMAS preocupam-se com as condições de vida dos trabalhadores

10 Da observação do Gráfico II destaca-se, antes de mais, a avaliação acima do ponto médio de todas as dimensões em presença, sendo avaliadas pelos trabalhadores com um nível de concordância elevado. Refira-se, igualmente, a manutenção desta tendência em todos os anos em análise, com oscilações pouco significativas. A obter o grau de concordância mais elevado foi a afirmação Os SMAS são um bom local para se trabalhar, em 2012 (5,32) e 2013 (5,46), e Gostaria de passar o resto da minha carreira nos SIMAS, em 2014 (5,27), revelando uma relação de afinidade e comprometimento para com a organização. No lado oposto, ainda que com níveis de concordância elevados, estão as afirmações Sinto-me reconhecido pelo meu trabalho, em 2012 (4,58) e 2013 (4,71), e Os SIMAS preocupam-se com o meu futuro profissional, em 2014 (4,55); trata-se de matérias intimamente relacionadas com o processo de avaliação de desempenho e progressão na carreira, como anteriormente referido, inevitavelmente influenciadas pelos sucessivos congelamentos. 10

11 11 Conclusões Nos anos 1930 e 1940 foi realizado um estudo de Hawthorne orientado por pesquisadores na Western Eletric, baseado na frase funcionários felizes são funcionários mais produtivos, e após o resultado deste estudo, os gestores passaram a concentrar-se nas condições e ambiente de trabalho para que seus funcionários fossem mais felizes. Foi sob a mesma premissa que os SIMAS de Oeiras e Amadora passaram a aplicar, de forma regular, um questionário de avaliação da satisfação e clima organizacional. Os resultados daquele estudo, para o ano de 2014, demonstram a manutenção de níveis de satisfação elevados e de um clima organizacional positivo.

12 Efetivamente, não se registam alterações significativas no ano em análise face aos anos transatos, quer nos que respeita aos níveis de satisfação com as dimensões avaliadas, quer relativamente à perceção do clima em presença. Assim, as dimensões de satisfação específica avaliadas registaram classificações sempre acima do ponto médio, com exceção da dimensão Remuneração. Note-se que, das dimensões ali avaliadas registaram níveis mais baixos de satisfação aquelas que se encontram sujeitas à ação governativas, como é o caso das carreiras e das remunerações. Aqui, os resultados obtidos não foram alheios às sucessivas Leis do orçamento de estado que, além de bloquearam a progressão na carreira, reduziram as remunerações dos trabalhadores e o valor do seu trabalho. Paralelamente, as afirmações relativas ao nível do clima organizacional revelaram uma relação de afinidade e comprometimento elevados dos trabalhadores para com os Serviços. Trata-se de uma avaliação que resulta, de forma inequívoca, das medidas, projetos e programas que têm vindo a ser implementados nos últimos anos. Destaque-se a propósito da dimensão Os SMAS preocupam-se com as condições de vida dos trabalhadores as medidas implementadas no âmbito da Política de SHST, a autonomização dos serviços de saúde, o apoio médico domiciliário ou o programa de fornecimento de leite artificial. 12 Sublinhe-se no âmbito da dimensão Os SMAS preocupam-se com o meu futuro profissional projetos como a Bolsa de Mobilidade Interna ou a Academia e-learning e toda a oferta formativa que, anualmente, os SIMAS colocam à disposição dos seus ativos. Mas mais do que números, os resultados que têm sido observados nestes indicadores, revelam o impacto positivo que aquelas medidas têm operado na vida profissional e, até pessoal, dos trabalhadores. Foram estas medidas de fundo e estruturais que, naturalmente, se refletem de forma claramente visível nestes indicadores. Os SIMAS de Oeiras e Amadora, têm assumido a gestão de recursos humanos como um fator estratégico no desenvolvimento da sua atividade, apostando em projetos de desenvolvimento organizacional, potenciadores de um melhor desempenho, maior produtividade, sempre com o foco no cliente e na sua satisfação.

13 No entanto, é igualmente previsível que, de futuro, os incrementos naqueles indicadores se apresentem, ainda que positivos, menos significativos, porquanto, tendencialmente, o ser humano se adapta às novas dinâmicas e desenvolve novos patamares de exigência, pelo que o caminho dependerá agora, de um estudo e análise mais profundos. 13

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2015 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2014 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

Plano para a igualdade 2019

Plano para a igualdade 2019 Plano para a igualdade 2019 Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 14.12.2018 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. ENQUADRAMENTO 3 3. OBJETIVOS DO PLANO 4 4. MEDIDAS E PRÁTICAS IMPLEMENTADAS 4 5. MEDIDAS

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS COLABORADORES

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS COLABORADORES AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS COLABORADORES VERSÃO RESUMIDA NOTA INTRODUTÓRIA O Instituto Politécnico de Portalegre tem vindo a apostar estrategicamente num sistema de gestão de qualidade assente

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS COLABORADORES VERSÃO RESUMIDA

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS COLABORADORES VERSÃO RESUMIDA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS COLABORADORES VERSÃO RESUMIDA NOTA INTRODUTÓRIA O Instituto Politécnico de Portalegre tem vindo, desde 2008, a apostar estrategicamente num sistema de gestão de

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Aplicado em outubro de 24 Total de funcionários não docentes que responderam ao inquérito:. Taxa de resposta Todos os funcionários não docentes convidados a participar no inquérito responderam ao mesmo,

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES 2014 Programa de Formação Índice FINALIDADE... 3 OBJETIVO GERAL... 3 2 ESTRUTURA... 3 METODOLOGIAS... 3 PROGRAMA DE FORMAÇÃO... 4 Módulo 1. Missão, estratégia e ação...

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS 2.1. QUESTIONÁRIO PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTRATUALIZADOS

1. INTRODUÇÃO 2. APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS 2.1. QUESTIONÁRIO PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTRATUALIZADOS . INTRODUÇÃO Com o presente documento pretendem apurar-se os resultados do questionário aplicado aos colaboradores do Lar Centro Social Arcanjo Gabriel, sob a perspetiva dos mesmos, vetores fundamentais

Leia mais

ANEXO A Questionário. Feminino. Masculino. 2. Idade: 3. Habilitações Literárias: 1º Ciclo do Ensino Básico (4ºAno) 2º Ciclo do Ensino Básico (6ºAno)

ANEXO A Questionário. Feminino. Masculino. 2. Idade: 3. Habilitações Literárias: 1º Ciclo do Ensino Básico (4ºAno) 2º Ciclo do Ensino Básico (6ºAno) ANEXO A Questionário Caro (a) Colaborador(a), No âmbito de Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISPA Instituto Universitário, convido(a) a participar

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof.

Organização da Disciplina. Fundamentos da Administração. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Instrumentalização. Prof. Fundamentos da Administração Aula 5 Prof. Daniel Rossi Organização da Disciplina Aula 1 Evolução de pensamento administrativo. Aula 2 Modelos de gestão. Aula 3 Estratégia empresarial. Aula 4 Estruturas

Leia mais

ADM29008 Administração para Engenharia

ADM29008 Administração para Engenharia ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Esp. Clayrton M. Henrique 2016/1 Roteiro... Introdução Estudo de caso Abordagem Clássica Teoria Comportamental Hierarquia de Necessidades Clima Organizacional

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Q. 2. Face às afirmações seguintes, refira o seu grau de concordância com as mesmas.

Q. 2. Face às afirmações seguintes, refira o seu grau de concordância com as mesmas. Dimensão I - Responsabilidade e Cidadania Organizacional Q. 1. Das práticas e comportamentos de responsabilidade e cidadania organizacional a seguir enumeradas, indique as que tenham sido implementadas

Leia mais

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL PLANO DE AULA Contexto e Mudanças no Ambiente de Trabalho Conceito de Clima Organizacional Conceito de Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Indicadores de

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. Julia Caroline Fuelber¹ Giovana Bianchini² RESUMO Este trabalho teve como objetivo geral identificar formas para melhorar o bem

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Q. 2. Face às afirmações seguintes, refira o seu grau de concordância com as mesmas. Alínea N Mínimo Máximo Média Desvio-padrão

Q. 2. Face às afirmações seguintes, refira o seu grau de concordância com as mesmas. Alínea N Mínimo Máximo Média Desvio-padrão Dimensão I - Responsabilidade e Cidadania Organizacional Q. 1. Das práticas e comportamentos de responsabilidade e cidadania organizacional a seguir enumeradas, indique as que tenham sido implementadas

Leia mais

1 Apresentação. 2 Objetivos. 2.1 Fatores internos de influência. 2.2 Fatores externos de influência

1 Apresentação. 2 Objetivos. 2.1 Fatores internos de influência. 2.2 Fatores externos de influência 1 18 1 Apresentação O presente documento corresponde ao produto que trata da Pesquisa de Clima Organizacional com servidores do Ifes, realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas DRGP, com apoio da Diretoria

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique Roteiro Introdução Abordagem Clássica (Teorias Clássica e Científica) Teoria Comportamental (Relações Humanas) Hierarquia de Necessidades (Maslow)

Leia mais

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 PLANEJAMENTO DO MÓDULO 2 AULA / DATA 12ª Aula (25.04.16) 13ª Aula (02.05.16) 14ª Aula (09.05.16) 15ª Aula (16.05.16) 16ª Aula (23.05.16)

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Workshop de Gestão de Recursos Humanos Objetivos Gerais Dotar os participantes de técnicas, métodos e instrumentos que vão fazer melhorar o planeamento, o acompanhamento e a Gestão dos Recursos Humanos.

Leia mais

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção Gestão do Desempenho Ref.: Livro-texto, Cap. 8 Gestão Estratégica de RH Atrair Capacitar Reter e engajar Gestão do Desempenho Recrutamento & Seleção Treinamento & Desenvolvimento Recompensa 2 1 Avaliação

Leia mais

Resultados Gerais: "Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Colaboradores"

Resultados Gerais: Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Colaboradores Resultados Gerais: "Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Colaboradores" número de ações que realizou até ao presente Valid nada pouco 22 7,4 8,0 8,0 44 14,8 16,1 24,1 126 42,4 46,0 70,1 65 21,9 23,7

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO Colaboradores 2016 DOC. 412.1 1. PROCEDIMENTO A avaliação do grau de satisfação dos colaboradores tem por objetivo promover a melhoria contínua e a qualidade dos serviços

Leia mais

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1 Resultados Nacionais Agregados de 2013 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1. Introdução Desde a sua criação em 2002 que o Observatório Nacional de Recursos

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 Guilherme Janes da Silva 2 Jéssica Tayller Alexandre 3 Letícia Fialho da Silva 4 Fernanda Miranda Cavalcante

Leia mais

Teorias sobre motivação e liderança

Teorias sobre motivação e liderança Teorias sobre motivação e liderança Após Hawthorne... Satisfação das necessidades psicossociais x Aumento da produtividade A adoção de um estilo de gerência participativa não melhorava necessariamente

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2017 ANO MOD.70.01

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2017 ANO MOD.70.01 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2017 ANO 1 MOD.70.01 Índice 1. Introdução... 3 2. Metodologias de avaliação da satisfação... 4 3. Apresentação de resultados - Profissionais... 5

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010 Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital Lisboa 4 de Março de 2010 AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO Quem vai estar convosco Jorge Horta Alves Managing

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2 Prof. Fábio Arruda 1- Hierarquia das necessidades de Maslow Abraham Maslow apresentou

Leia mais

RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS

RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS / RESULTADOS DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A UTENTES/STAKEHOLDERS EXTERNOS EFETUADOS PELO INSTITUTO DA VINHA E DO VINHO, I.P. EM E Considerando

Leia mais

Gestão Estratégica de RH. José Renato S. Santiago Jr.

Gestão Estratégica de RH. José Renato S. Santiago Jr. Gestão Estratégica de RH José Renato S. Santiago Jr. Gestão Estratégica de RH Módulo 1: Alinhando Gestão de Pessoas com a Estratégia da Empresa Módulo 2: Compreendendo e Dinamizando a Cultura Organizacional

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP 2015 Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009 1 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009 1. Introdução O Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) define como missão

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS Rodrigo Janoni Carvalho 1 INTRODUÇÃO O comportamento humano é fundamental para a compreensão da dinâmica organizacional. Nessa perspectiva, a motivação

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO Resposta Social/Serviço: Departamento de Recursos Humanos Relatório N.º: 1 Data de Aplicação: Inicio: 16/01/2018 Fim: 31/01/2018 Local: Santa Casa da Misericórdia de Santarém Não se aplica Tipo de Questionário:

Leia mais

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SANTARÉM

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SANTARÉM SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE Resposta Social/Serviço: Departamento de Recursos Humanos Relatório N.º: Data de Aplicação: Inicio: 2/2/26 Fim: 2//27 Local: Não se aplica Tipo de Questionário: Avaliação

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

ISO Sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos

ISO Sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos ISO 20121 Sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos ISO 20121 Objetivo ISO 20121 - Sistemas de gestão de sustentabilidade de eventos. Requisitos e linhas de orientação A ISO 20121 tem como finalidade

Leia mais

Organização da Aula. Cultura e Clima Organizacionais. Aula 4. Contextualização

Organização da Aula. Cultura e Clima Organizacionais. Aula 4. Contextualização Cultura e Clima Organizacionais Aula 4 Profa. Me. Carla Patricia Souza Organização da Aula Clima organizacional Cultura e clima organizacional Indicadores de clima Clima e satisfação Contextualização A

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA Relatório dos Resultados dos Inquéritos aos Alunos Apesar de, no âmbito do processo de avaliação interna, estar a terminar um ciclo avaliativo de dois anos (em

Leia mais

Escola Secundária Eça de Queirós

Escola Secundária Eça de Queirós Escola Secundária Eça de Queirós Avaliação Interna Ano Letivo 13/14 Análise dos Resultados do Grau de Satisfação do Pessoal Não Docente Satisfação Não Docentes 13-14 INTRODUÇÃO Tendo presente que uma parte

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

EMPRESA X RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO. 1 de 59 INICIAR

EMPRESA X RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO. 1 de 59 INICIAR 1 de 59 EMPRESA X RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO INICIAR Objetivos e Metodologia PERÍODO DE APLICAÇÃO 18 AGO 25 SET RELAÇÃO COLAB. vs RESPONDENTES 4522 3617 80% Objetivos

Leia mais

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano MOTIVAÇÃO HUMANA Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano Por que as pessoas se comportam de certos modos? Qual a empresa que não quer ter em seus quadros pessoas altamente motivadas e

Leia mais

DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO Página 2

DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO Página 2 ESTUDO DIAGNÓSTICO Clima Organizacional 2016 DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO Página 2 Índice LISTA DE ABREVIATURAS... 6 SUMÁRIO EXECUTIVO... 7 1. ENQUADRAMENTO... 8 2. METODOLOGIA...

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

METODOLOGIA. Outubro de Setembro de Novembro de Fevereiro de Dezembro 2017 e Janeiro Período de Inscrições

METODOLOGIA. Outubro de Setembro de Novembro de Fevereiro de Dezembro 2017 e Janeiro Período de Inscrições METODOLOGIA Setembro de 2017 Outubro de 2017 Novembro de 2017 Dezembro 2017 e Janeiro 2018 Fevereiro de 2018 Período de Inscrições Resposta ao Inquérito de Colaboradores e ao Inquérito à Gestão de Topo

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Relatório de Avaliação

Relatório de Avaliação Relatório de Avaliação Satisfação de Colaboradores Não Docentes: 2015 Página 2 Índice 1. Introdução... 2 2. Resultados Globais... 3 3. Resultados por Questão... 6 3.1. Análise aos Comentários... 7 4. Conclusões

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

Motivação, Liderança e Desempenho. Professora: Renata Lourdes

Motivação, Liderança e Desempenho. Professora: Renata Lourdes HU 2012 Motivação, Liderança e Desempenho. Professora: Renata Lourdes 1 MOTIVAÇÃO Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de alguma forma; O impulso à ação pode ser: estímulo interno (pensar

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

INDEG-ISCTE MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (2007/2008)

INDEG-ISCTE MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (2007/2008) INDEG-ISCTE MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (2007/2008) O ALINHAMENTO ENTRE A ESTRATÉGIA E OS SISTEMAS DE RH: QUESTÕES - CHAVE A CONSIDERAR (Adaptado de Gratton, 1999) O CICLO DE CURTO PRAZO Estabelecimento

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012 1 de 59 INICIAR RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO Resultado Final Anos Média Simples Todas as Perguntas Média Ponderada Usando as 3 Perguntas Finais 2010 58% 69% 72% 2011

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) 10º Ano de Escolaridade Domínios / Subdomínios Aptidão Física avalia-se o nível de desenvolvimento da aptidão física através

Leia mais

Engajamento uma via de mão dupla

Engajamento uma via de mão dupla Pré-Congresso uma via de mão dupla Agatha Machado Núcleo de Lanakaná Psicológa com especialização em Dinâmica dos Grupos pelo SBDG, pós graduada em Administração de RH pela FAAP e MBA em Gestão de RH,

Leia mais

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG www.boog.com.br Estejam prontos, vamos ficar em pé, já vamos começar Fonte: Primeast e Autodescoberta Divertida 2 Diga seu

Leia mais

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

Relatório. Satisfação dos Colaboradores da Direção Regional da Administração Pública e Local. Sede. Novembro de 2014

Relatório. Satisfação dos Colaboradores da Direção Regional da Administração Pública e Local. Sede. Novembro de 2014 Relatório Satisfação dos Colaboradores da Direção Regional da Administração Pública e Local Sede Novembro de 2014 1 Índice Índice Introdução e Metodologia, pág. 3 1. Satisfação global, pág. 5 2. Satisfação

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 1 XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW Davi

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

FICHA TÉCNICA... 3 I. INTRODUÇÃO... 4 II. RECURSOS HUMANOS A. Trabalhadores por modalidade de vinculação... 5

FICHA TÉCNICA... 3 I. INTRODUÇÃO... 4 II. RECURSOS HUMANOS A. Trabalhadores por modalidade de vinculação... 5 Balanço Social 2016 Índice FICHA TÉCNICA... 3 I. INTRODUÇÃO... 4 II. RECURSOS HUMANOS... 5 A. Trabalhadores por modalidade de vinculação... 5 B. Trabalhadores por cargos e carreiras... 6 C. Trabalhadores

Leia mais

Avaliação de Desempenho nas Entidades de Economia Social

Avaliação de Desempenho nas Entidades de Economia Social Avaliação de Desempenho nas Entidades de Economia Social Sofia Campos 23-06-2016 Avaliação de Desempenho Definição: A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

Gráfico A1. Categorial profissional. Gráfico A2. Idade

Gráfico A1. Categorial profissional. Gráfico A2. Idade Gráfico A. Categorial profissional Diretor de Serviços Técnico Superior 3 Assistente Técnico 6 Assistente Operacional 0 2 3 4 5 6 7 Gráfico A. As categorias profissionais dos funcionários não docentes

Leia mais

Gestão de Pessoas e Voluntários 2.

Gestão de Pessoas e Voluntários 2. Gestão de Pessoas e Voluntários 2. Bruno Nascimento de Paula Analista Internacional PUC-SP Especialista em gestão de Projetos USP/ University of La Verne 7 anos de experiência Analista de projetos na INK

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO 2010 CURSO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E TRABALHO EM EQUIPA (1ª ACÇÃO) 3, ,9 2,9 2,5 3,1 3.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO 2010 CURSO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E TRABALHO EM EQUIPA (1ª ACÇÃO) 3, ,9 2,9 2,5 3,1 3. CURSO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E TRABALHO EM EQUIPA (1ª ACÇÃO) 1. CARACTERIZAÇÃO DA FORMAÇÃO A acção RELAÇÕES INTERPESSOAIS E TRABALHOS EM EQUIPA, decorreu nas instalações de Associação de Paralisia Cerebral

Leia mais

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza Painel 02/008 Avaliação de desempenho e remuneração variável PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento

Leia mais

QUESTIONÁRIO AOS(ÀS) TRABALHADORES(AS) E DIRIGENTES INTERMÉDIOS DA DRAP ALGARVE. Apresentação de resultados - relatório CICLO DE GESTÃO 2015

QUESTIONÁRIO AOS(ÀS) TRABALHADORES(AS) E DIRIGENTES INTERMÉDIOS DA DRAP ALGARVE. Apresentação de resultados - relatório CICLO DE GESTÃO 2015 QUESTIONÁRIO AOS(ÀS) TRABALHADORES(AS) E DIRIGENTES INTERMÉDIOS DA DRAP ALGARVE Apresentação de resultados - relatório CICLO DE GESTÃO 2015 Março 2016 Conteúdo I. Nota Introdutória... 3 II. Metodologia

Leia mais

Relatório de autoavaliação do Instituto Superior de Educação e Trabalho ISET

Relatório de autoavaliação do Instituto Superior de Educação e Trabalho ISET Relatório de autoavaliação do Instituto Superior de Educação e Trabalho ISET No âmbito do processo de autoavaliação procurámos captar as opiniões de alunos e estudantes. Foi assim solicitado a estudantes

Leia mais

Gestão baseada no desempenho

Gestão baseada no desempenho Gestão baseada no desempenho Enquadramento conceptual do modelo em aplicação no Centro Hospitalar de Lisboa Central Daniel Ferro 7.12.2007 Modelo de Gestão do desempenho Permite: aumento da produtividade

Leia mais

QUE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES UTILIZAR PARA CRIAR IMPACTO NO NEGÓCIO E NAS PESSOAS?

QUE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES UTILIZAR PARA CRIAR IMPACTO NO NEGÓCIO E NAS PESSOAS? QUE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES UTILIZAR PARA CRIAR IMPACTO NO NEGÓCIO E NAS PESSOAS? Porto RH Meeting Alfândega, 24 de Novembro 2017 Ana Salomé Martins Diretora de Pessoas e Comunicação

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes Proposta Coaching Executivo Líder Coach Rafael Mendes Coach Rafael Mendes Graduado em Gestão de Recursos Humanos MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching Formação Internacional em Coaching pelo

Leia mais