Plano Cruzado I e II, Plano Bresser. e Plano Verão. & Plano Verão.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano Cruzado I e II, Plano Bresser. e Plano Verão. & Plano Verão."

Transcrição

1 Plano Cruzado Cruzado I e II, Plano Bresser I e Plano Verão e II Plano Bresser & Plano Verão.

2 Tancredo Neves foi eleito Presidente por eleição indireta,e sua vitória foi recebida com muito entusiasmo e esperança pela maioria dos brasileiros. Ele era um político moderado, porem um adversário declarado do regime autoritário até então. Não assumiu a presidência porque na véspera da sua posse é internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais. O vice José Sarney havia rompido com a Arena (Aliança Renovadora Nacional) há pouco tempo e o povo tinha receio que o regime autoritário continuasse disfarçado. No dia 15 de março de 1985 ele assume interinamente no lugar do Tancredo, que sofreu sete cirurgias e veio a falecer em 21 de Abril de 1985, aos 75 anos de idade, com infecção generalizada. No dia seguinte a 22 de Abril Jose Sarney foi investido oficialmente no cargo até 1990.

3 O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em de, com base no nº 2.283, de de 1986, sendo o presidente da República e o.

4 Autores Além de, outros economistas participaram da elaboração do Plano, como,, e. No dia, João Sayad, Persio Arida, André Lara Resende, Oswaldo de Assis e Jorge Murad votaram a favor do Plano, ao passo que Dilson Funaro,,, e Edmar Bacha acharam-no muito arriscado. Com a recusa da maioria, João Sayad, Ministro do Planejamento, afirmou que iria pedir demissão. Jorge Murad convenceu o seu sogro José Sarney a adotar o Plano Cruzado, apoiando Sayad, Persio Arida, Andre Lara Resende e Jorge Murad.

5 Medidas iniciais O objetivo principal do plano foi conter a e para isso foram adotadas várias medidas, sendo as principais: Substituição da moeda do Brasil de para o e divisão do valor de face por 1000, fazendo Cr$ 1.000,00 = Cz$ 1,00. Suspensão da generalizada. A correção monetária provocava uma indexação quase completa da economia e realimentava a expectativa inflacionária (Kirsten, 1986); O pelo prazo de um ano, isto é, a fixação de todos os preços nos níveis de 27 de fevereiro de medida adotada para eliminar a memória inflacionária. O congelamento era fiscalizado por cidadãos que ostentavam orgulhosos, buttons de fiscal do Sarney, depredavam estabelecimentos que aumentavam preços e chegou dar voz de prisão a gerentes de supermercados; Antecipação dos reajustes salariais, unificando a época dos dissídios, inclusive com antecipação de 33% do salário mínimo (Kirsten, 1986); Implantação da escala móvel de salários ou "gatilho salarial", isto é, correção automática dos salários sempre que a inflação acumulada pelo IPCA ultrapassasse 20%.

6 Polêmicas Datas utilizadas nas conversões de preços e salários Um erro foi terem se esquecido de trazer os preços a prazo de 30, 60, 90 dias ao seu valor presente a vista. Em vez de congelamento, ocorreu um aumento de 17%, 34%. Produtos vendidos com 30 dias tiveram um aumento real de 17%, a inflação media da época embutida nos preços. Produtos como brinquedos que tinham 180 dias de prazo, tiveram aumentos reais de 256%, no caso de empresas do setor de brinquedos como, por exemplo, a, de propriedade do ministro da fazenda. Persio Arida se desculpou do erro, alegando que estudara Argentina e Israel que estavam em hiperinflação, quando não há mais vendas a prazo. Este erro na propria regra de congelamento desorganizou os preços relativos da economia, paralisou a produção por um mes e criou a famosa briga pelo "deflator" onde fornecedores e clientes discutiam

7 Fatores de fracasso Congelamento e cristalização de preços relativos O plano começou a fracassar exatamente devido ao desequlíbrio dos preços relativos da economia. Por não equalizarem o valor presente dos preços, muitos produtores que corrigiam seus preços entre dia 1 a 15 dos mês, ficaram com o preço tabelado abaixo da rentabilidade desejada ou até mesmo abaixo do custo de produção: algo que ou inviabilizava a venda dos produtos para o consumo, ou levava a uma queda na sua qualidade. Saíram beneficiadas, as empresas que reajustaram seus preços nos dias anteriores ao plano. Como o congelamento não permitiu o ajuste dos preços sujeitos à sazonalidade houve um desequilíbrio de preços. E como resultado disso, veio o desabastecimento de bens e o surgimento de ágio para compra de produtos escassos, principalmente os que se encontravam na entressafra (carne e leite) e de mercados oligopolizados (automóveis). Além desses fatores, alguns economistas apontam o abono concedido ao salário mínimo (aumento real de 16%), e ao funcionalismo público (abono de 8%) como responsável por um aumento do consumo - algo que pressionou ainda mais a demanda, impedida de ser contrabalanceada por um aumento de preços. Ausência de controle de gastos do governo Outros fatores que levaram ao fracasso do plano: A falta de medidas econômicas por parte do governo para controlar os gastos públicos; O congelamento da taxa de câmbio, algo que levou o país a perder uma parcela considerável de reservas internacionais; Os juros da economia estavam negativos, algo que desestimulava a poupança e pressionava o consumo.

8 Resultado O Plano Cruzado não apenas fracassou como dele resultaram muitas ações judiciais até hoje em curso, na qual cidadãos comuns exigem de bancos e governos a reparação das perdas monetárias sofridas. "Cada brasileira ou brasileiro será um fiscal dos preços em qualquer lugar do mundo. Ninguém poderá, a partir de hoje, praticar a indústria da remarcação. O estabelecimento que o fizer poderá ser fechado, e esta prática ensejará a prisão dos representantes.

9 Plano cruzado II O Plano Cruzado II foi um conjunto de medidas visando à estabilização da, lançada pelo presidente, em de, após o fracasso do.

10 Principais propostas do Plano Cruzado II Liberação dos preços dos produtos e serviços Reajuste dos aluguéis a ser negociado entre proprietários e inquilinos, Alteração do cálculo da, que passaria a ter como base os gastos das famílias com renda de até cinco. Aumento de impostos sobre bebidas e cigarros. Aumento das tarifas de serviços públicos Aumento da carga fiscal Reindexação da economia O Cruzado II foi um pacote fiscal que acabou por fornecer uma válvula de escape para toda a inflação reprimida durante o congelamento de preços. O Plano pretendia controlar o aumentando a. Permanecia o gatilho salarial, porém, os índices de inflação eram "ajustados" de modo a evitar o seu disparo. De todo modo, em 1987, o índice atingiu um patamar que disparou o gatilho.

11

12 Houve protestos. Em Brasília, uma manifestação que ficou conhecida como "badernaço", no dia, degenerou em saques, depredações e incêndios. Em de 1987, uma multidão apedrejou o ônibus do Presidente no centro do Rio de Janeiro. Havia problemas também na frente do balanço de pagamentos. A, oficialmente congelada, estava sobrevalorizada, favorecendo o aumento das importações e prejudicando as exportações. O veio em de 1987, quando, diante da queda vertiginosa das reservas cambiais (reservas em moeda estrangeira), o ministro Funaro suspendeu os pagamentos do da aos bancos privados. Era a unilateral - o fantasma que sempre assombrou os ministros da Fazenda brasileiros. Os preços dispararam, o governo desistiu de controlá-los, restabelecendo-se a indexação. Ainda foi mantido um certo controle sobre os salários, no sentido de reduzir a demanda agregada. Mas, em janeiro de 1987, a inflação já atingia 16,8%. Depois de uma curta existência, de novembro de 1986 a junho de 1987, o Plano Cruzado II havia se tornado apenas mais um plano de estabilização fracassado e assim, em maio de 1987, cinco meses após a sua edição, o,, foi substituído por

13 Plano Bresser

14 Plano Bresser Em abril de 1987, em meio a crise provocada pelo fracasso com a inflação em alta Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda do governo de José Sarney.

15 Um mês após sua posse a inflação atingiu o índice de 23,21%. O grande problema era o déficit público o governo gastava mais do que arrecadava. Em 16 de junho de 1987, pelo então ministro da fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira, onde se instituiu o congelamento dos preços, dos alugueis, dos salários e a UPR.

16 Com o intuito de diminuir o déficit público algumas medida foram tomadas, por exemplo; desativar o gatilho salarial, aumentar tributos, eliminar subsídios do trigo e adiar as obras de grande porte já planejadas, entre elas o trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro. As negociações com o FMI foram retomadas, ocorrendo a suspensão da moratória.

17 Mesmo com todas essas medidas a inflação atingiu o índice alarmante de 366% no acumulo dos 12 meses de O ministro Bresser Pereira demitiuse do Ministério da Fazenda em 06 de janeiro de 1988 e foi substituído por Maílson da Nóbrega.

18 lano Verão

19 O Plano Verão,instituindo em 16 de Janeiro de 1989, foi um plano econômico lançados pelo governo do presidente José Sarney, realizado pelo ministro Maílson Ferreira da Nóbrega, que havia assumido o lugar de Bresser Pereira.

20 Devido a crise fracionária da década de 1980,foi editada uma lei que modificava o índice de rendimento da caderneta, promovendo ainda o congelamento dos preços e salários,a criação de uma nova moeda, o Cruzado Novo, inicialmente atrelada em partida com o Dólar e a extinção da OTN, importante fator de correção monetária.

21 Assim como o Plano Bresser o Plano Verão, também grandes desajuste ás cadernetas de poupança, em que as perdas chegaram á 20,37%

22 Feito por: Elton de Queiroz Maia Thais Castro Lemos Fonte:

Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real. Planos Econômicos

Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real. Planos Econômicos Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real Planos Econômicos Plano Cruzado Ano 1985 (Colégio Eleitoral) Tancredo Neves 75 anos (Morte 21 de Abril de 1985) 22 de Abril de 1985 Instituído Oficialmente

Leia mais

O Plano Cruzado: Esperança e Frustração ( ) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília.

O Plano Cruzado: Esperança e Frustração ( ) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. O Plano Cruzado: Esperança e Frustração (1985-1987) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Nova República (1985-1989) Três planos de estabilização

Leia mais

Os Planos Econômicos do Brasil

Os Planos Econômicos do Brasil Os Planos Econômicos do Brasil Uma abordagem microeconômica 22/05/2017 Equipe Microeconomia Aplicada 1 Anos 60: governo de J.K. expande a base monetária para financiar o plano de metas Ausência de leis

Leia mais

ECONOMIA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE 2 GOVERNO FIGUEIREDO (1979 1985) 1985) 1 2 1 GOVERNO FIGUEIREDO (1979 1985) 1985) ANOS 80 = DÉCADA PERDIDA GOVERNO FIGUEIREDO (1979 1985) 1985) 3 4 2 07/03/1979 15/12/1982

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 19 Nova República I

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 19 Nova República I HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 19 Nova República I FRANCISCO DORNELLES (MARÇO/AGOSTO 1985) POLÍTICA DE AUSTERIDADE (ORTODOXIA) TENTATIVA DE CONTROLAR A INFLAÇÃO CORTE DE 10% DO ORÇAMENTO

Leia mais

Economia Brasileira ( ) Plano Bresser

Economia Brasileira ( ) Plano Bresser Economia Brasileira (1985-1989) Plano Bresser TABELA 1 - Inflação - IPC (FIPE) - (% a.m.) JAN/1985 a dez/1989 Mês IPC (%) Mês IPC (%) 1987.01 13,75 1988.01 14,7 1987.02 11,28 1988.02 13,38 1987.03 11,97

Leia mais

TOTALITARISMO AUTORITARISMO

TOTALITARISMO AUTORITARISMO TOTALITARISMO & AUTORITARISMO Totalitarismo Tipo de Estado difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

Lembranças do Plano Cruzado (Francisco L. Lopes, palestra

Lembranças do Plano Cruzado (Francisco L. Lopes, palestra Lembranças do Plano Cruzado (Francisco L. Lopes, palestra realizada no IEPE/CdG em março 2006) Há 20 anos atrás, em março de 1986, foi lançado o Plano Cruzado, a primeira de várias tentativas fracassadas

Leia mais

Programa: Simplificando a Economia

Programa: Simplificando a Economia Programa: Simplificando a Economia Ação I Social Tema: Os Planos Econômicos no Brasil Informações básicas; Entendimentos necessários; Março - 2016 1 Plano é um conjunto de disposições e ações que se fazem

Leia mais

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 17: A saga dos planos heterodoxos: a economia brasileira de 1985 à 1994 Parte III Capítulo 17 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 A Economia

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/132/

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 4 Inflação e Estabilização Monetária O Problema da Inflação Curva de Philips e o trade-off

Leia mais

Vários partidos políticos reafirmaram seu discurso oposicionista defendendo imediata eleição direta para presidente.

Vários partidos políticos reafirmaram seu discurso oposicionista defendendo imediata eleição direta para presidente. O Plano Cruzado No final de 1985 a economia brasileira encontrava-se com alta taxa de inflação (17,85 em janeiro e 22,4% em fevereiro), e o Governo não indicava solução imediata para o problema e ainda

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 37 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 37 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 37 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Plano Real completa 20 anos: uma retrospectiva 1 Como foi o Plano Real O real tornou-se a moeda

Leia mais

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO ( ):

A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO ( ): A NOVA REPÚBLICA OU REDEMOCRATIZAÇÃO (1985 - ): 1. - O governo JOSÉ SARNEY (1985 1990): PMDB Desconfiança inicial (passado ligado a ditadura militar). Emendão (85) aumentar credibilidade. Eleições presidenciais

Leia mais

Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra

Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra Hildo Meirelles de Souza Filho Ciclos do crescimento 1947-1980, taxas de crescimento do PIB 15,0 10,0 5,0-1948 1950 1952 1954 1956 1958 1960 1962 1964 1966 1968

Leia mais

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 Sumário Prefácio, xiii i Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 1. Objetivo do estudo de economia, 2 2. Objetivos de política econômica, 3 2.1 Crescimento da produção e do emprego, 3 2.2 Controle

Leia mais

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi EAE 0423-Economia Brasileira I Prof. Dr. Guilherme Grandi 1. Os Programas de Estabilização do Governo Sarney 1.a. O Ambiente Político Ministros da área econômica Fazenda Francisco Dornelles:15/03/85 a

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) NOVA REPÚBLICA ( ) 1 - O governo JOSÉ SARNEY ( ):

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) NOVA REPÚBLICA ( ) 1 - O governo JOSÉ SARNEY ( ): 1 - O governo JOSÉ SARNEY (1985 1990): PMDB Desconfiança inicial passado ligado a ditadura militar. Emendão (85) aumentar credibilidade. Eleições presidenciais seriam restabelecidas. Voto para analfabetos.

Leia mais

INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243

INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243 INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243 1 INFLAÇÃO: DEFINIÇÃO E ABRANGÊNCIA DESSE FENÔMENO Inflação é a situação de aumentos contínuos

Leia mais

HISTÓRIA. aula República Nova

HISTÓRIA. aula República Nova HISTÓRIA aula República Nova Foto: Antonio Cruz/Abr Sarney Foto: Antonio Cruz/Abr Collor Foto: Antonio Cruz/Abr FHC Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República Lula Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência

Leia mais

Nova República - República Neoliberal

Nova República - República Neoliberal Nova República - República Neoliberal 1984 1991 1994 2003 Transição democrática Mercosul Plano Real Nacional-estatismo José Sarney (03/1985-03/1990) Planos econômicos Plano Cruzado 1986 Dílson Funaro ministro

Leia mais

O Brasil no Sistema Monetário Internacional

O Brasil no Sistema Monetário Internacional O Brasil no Sistema Monetário Internacional Roteiro da Apresentação O Brasil no Padrão-Ouro e no sistema de Bretton Woods. A Dívida Externa e as Crises de Balanço de Pagamentos. A Abertura Financeira dos

Leia mais

Estabilização, Reformas e Desequilíbrios Macroeconômicos: Os anos FHC (Primeira Parte)

Estabilização, Reformas e Desequilíbrios Macroeconômicos: Os anos FHC (Primeira Parte) Estabilização, Reformas e Desequilíbrios Macroeconômicos: Os anos FHC (Primeira Parte) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília O Governo FHC Eleições

Leia mais

Brasil contemporâneo ou Nova República ( ) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada

Brasil contemporâneo ou Nova República ( ) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada Brasil contemporâneo ou Nova República (1985-2018) Contexto de redemocratização (abertura para a democracia) Emenda Dante de Oliveira: foi rejeitada Diretas Já: sem sucesso imediato Pós-ditadura: ideia

Leia mais

A PARTIR DO RETORNO DA INFLAÇÃO

A PARTIR DO RETORNO DA INFLAÇÃO A PARTIR DO RETORNO DA INFLAÇÃO Luiz Carlos Bresser-Pereira Folha de S.Paulo, 13.1.1987 Depois do Cruzado 2, a economia entrou em uma fase de instabilidade, própria dos momentos de aceleração inflacionária,

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aulas 7 e 8: Brasil profunda crise política e econômica do início da Nova República (1985-1992) prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

10. Inflação e Planos de Estabilização Planos heterodoxos de estabilização Brasil

10. Inflação e Planos de Estabilização Planos heterodoxos de estabilização Brasil 10. Inflação e Planos de Estabilização 10.2. Planos heterodoxos de estabilização Brasil Lopes&Rossetti (2009: cap. 6) 08/12/2017 1 1940 1942 1944 1946 1948 1950 1952 1954 1956 1958 1960 1962 1964 1966

Leia mais

Economia. Funções do governo. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.com

Economia. Funções do governo. Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva diegofernandes.weebly.com Economia Funções do governo 1 Microeconomia Trata Da economia como um todo Níveis gerais de preço (inflação) Políticas de emprego de recursos Crescimento Desenvolvimento 2 Governo tem grande importância

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aulas 7 e 8: Brasil profunda crise política e econômica do início da Nova República (1985-1992) prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC Disciplina: Economia Brasileira Curso: Administração Rio Grande 2009 1 11 - Choques externos

Leia mais

EQUIPE. Ana Maria de Carvalho Cipriano Ana Cristina R. dos Anjos Andréa dos Anjos Dayane Lindemberg Juliana Silva

EQUIPE. Ana Maria de Carvalho Cipriano Ana Cristina R. dos Anjos Andréa dos Anjos Dayane Lindemberg Juliana Silva EQUIPE Ana Maria de Carvalho Cipriano Ana Cristina R. dos Anjos Andréa dos Anjos Dayane Lindemberg Juliana Silva O Processoo inflacionário no Brasil OS PLANOS ECONÔMICOS DE 1986 a 1994 INFLAÇÃO Na opinião

Leia mais

Sessão 2: os temas a serem abordados

Sessão 2: os temas a serem abordados Sessão 2: os temas a serem abordados 2. A visão econômica dos planos da década de 1980 em contraponto com os antecedentes; endividamento público e processo inflacionário; choques externos e planos de estabilização.

Leia mais

Sumário. Apresentação Melhoria do Sistema Económico Mundial ª Parte Teoria Económica

Sumário. Apresentação Melhoria do Sistema Económico Mundial ª Parte Teoria Económica Sumário Apresentação Melhoria do Sistema Económico Mundial... 19 1.ª Parte Teoria Económica 1. Importância do estudo económico... 33 1.1. O que é ser economista... 37 1.2. Universo da análise para o administrador

Leia mais

Setor Externo: Panorama Internacional em Transformação

Setor Externo: Panorama Internacional em Transformação 8 análise de conjuntura Setor Externo: Panorama Internacional em Transformação Vera Martins da Silva (*) Dentro de um quadro recessivo, o setor externo continua como um fator de otimismo na economia brasileira.

Leia mais

Inflação CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA. Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados!

Inflação CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA. Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados! Inflação 2 CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA Consultoria Desenvolvendo soluções, alavancando resultados! Antecedentes A história do processo inflacionário brasileiro é longa, e estabelecer um corte cronológico

Leia mais

O preço do tomate: o extrato da inflação

O preço do tomate: o extrato da inflação : o extrato da inflação Apresentadores: Thiago Nascimento e Mateus Lima PET-Economia: Reunião de conjuntura 19 de Abril de 2013 Alta inflação e baixo crescimento; Tradição inflacionária; Relutância do

Leia mais

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Com o fim da Guerra fria, nos anos 1980, os EUA retiraram seu apoio as ditaduras latinoamericanas. A partir de 1982, as eleições

Leia mais

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos.

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos. MACROECONOMIA Estuda a economia como um todo determinação e o comportamento de grandes agregados: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de s, taxas de juros,

Leia mais

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha Macroeconomia para executivos de MKT Lista de questões de múltipla escolha CAP. 3. Ambiente Externo, Cenário Macroeconômico e Mensuração da Atividade Econômica 5.1) A diferença entre Produto Nacional Bruto

Leia mais

Pronunciamento na Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico,

Pronunciamento na Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Pronunciamento na Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Palácio Do Planalto, junho 12, 1987 Senhor Presidente, Senhores Ministros, Membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, A decisão

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 3º trimestre de 213 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN Superintendência Nacional de Planejamento

Leia mais

A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington

A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington Resenha Economia e Comércio / Desenvolvimento Jéssica Naime 05 de novembro de 2004 1 A América Latina e o ajuste estrutural após o Consenso

Leia mais

Brasil - Nova República ( ) Webster Pinheiro

Brasil - Nova República ( ) Webster Pinheiro Brasil - Nova República (1985 -...) Webster Pinheiro 1. A transição e a redemocratização Tancredo Neves (PMDB- MG), representante da coligação Muda Brasil, venceu com sobras as últimas eleições INdiretas

Leia mais

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO PROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO (2019) NOME: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 1.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE EMPREAS - CONTÁBEIS SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. Plano Real e Cruzado (Ajustes Bresser e Verão)

ADMINISTRAÇÃO DE EMPREAS - CONTÁBEIS SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. Plano Real e Cruzado (Ajustes Bresser e Verão) ADMINISTRAÇÃO DE EMPREAS - CONTÁBEIS SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO Plano Real e Cruzado (Ajustes Bresser e Verão) RICARDO LEANDRO COSTA ROBERT SINCLAIR MICHEL MIRANDA PROFESSORA ROSELY GAETA 1. RESUMO DO

Leia mais

Trabalho de Economia Brasileira Contemporânea Prof. Damaris Bento O. de Oliveira 4º Fase de Economia Observações Gerais:

Trabalho de Economia Brasileira Contemporânea Prof. Damaris Bento O. de Oliveira 4º Fase de Economia Observações Gerais: Trabalho de Economia Brasileira Contemporânea Prof. Damaris Bento O. de Oliveira 4º Fase de Economia Observações Gerais: Todas as questões que forem falsas ou incorretas devem ser justificadas; O trabalho

Leia mais

Aula 03: Crise da dívida externa, inflação e planos de estabilização na década de O Plano Cruzado 3. O Plano Bresser 6.

Aula 03: Crise da dívida externa, inflação e planos de estabilização na década de O Plano Cruzado 3. O Plano Bresser 6. Aula 03: Crise da dívida externa, inflação e planos de estabilização na década de 1980. Sumário Página Esperança e frustração: a nova república e o debate a respeito das causas da inflação 2 O Plano Cruzado

Leia mais

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago

Regime Militar II e o Brasil Atual. História C Aula 14 Prof º Thiago Regime Militar II e o Brasil Atual História C Aula 14 Prof º Thiago Governo Médici 1969-1974 Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes Rodovias (Cuiabá-Santarem e Transamazonica) Ampliação

Leia mais

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico Parte II

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico Parte II Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico Parte II José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da UnB Pesquisador Nível IB do CNPq O Período 1968-1973: Recuperação e Milagre

Leia mais

Formulário de Referência CIA LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS Versão : 3

Formulário de Referência CIA LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS Versão : 3 4.2. Descrever, quantitativa e qualitativamente, os principais riscos de mercado a que o emissor está exposto, inclusive em relação a riscos cambiais e a taxas de juros. O governo brasileiro exerceu e

Leia mais

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE QUESTÕES DE MACROECONOMIA CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL 2013 - CESPE Julgue os próximos itens, relativos aos regimes cambiais e seus efeitos sobre a economia. 45 Em um regime com cambio

Leia mais

Julho de 2013 Deterioração da conjuntura leva a nova revisão da taxa de crescimento para 2013 Gráfico 1 Componentes do IPCA,

Julho de 2013 Deterioração da conjuntura leva a nova revisão da taxa de crescimento para 2013 Gráfico 1 Componentes do IPCA, Julho de 2013 Deterioração da conjuntura leva a nova revisão da taxa de crescimento para 2013 Em 2013, a economia brasileira vem experimentando uma redução do ritmo de crescimento do consumo em razão da

Leia mais

Plano Brasil Novo. A História do Plano Collor. Plano Collor

Plano Brasil Novo. A História do Plano Collor. Plano Collor Plano Brasil Novo A História do Plano Collor Plano Collor O Plano Collor O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência

Leia mais

10. Inflação e Planos de Estabilização Planos de estabilização Brasil

10. Inflação e Planos de Estabilização Planos de estabilização Brasil 10. Inflação e Planos de Estabilização 10.2. Planos de estabilização Brasil Lopes&Rossetti (2009: cap. 6) Modenesi (2005: cap.4.3, 5.2.2 e 5.3) 22/06/2018 1 1940 1942 1944 1946 1948 1950 1952 1954 1956

Leia mais

Especialização em Logística Integrada de Produção

Especialização em Logística Integrada de Produção Especialização em Logística Integrada de Produção Avaliação Econômica de Projetos Renato Seixas Introdução a Macroeconomia Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento

Leia mais

8. Inflação e Planos de Estabilização Planos de estabilização no Brasil até o Real

8. Inflação e Planos de Estabilização Planos de estabilização no Brasil até o Real 8. Inflação e Planos de Estabilização 8.2.1 Planos de estabilização no Brasil até o Real Modenesi (25: cap.4, s.1-3 e cap.5) 27/11/218 1 194 1942 1944 1946 1948 195 1952 1954 1956 1958 196 1962 1964 1966

Leia mais

Setor Externo: Ajuste Forçado e Retomada da Economia Brasileira

Setor Externo: Ajuste Forçado e Retomada da Economia Brasileira 7 Setor Externo: Ajuste Forçado e Retomada da Economia Brasileira Vera Martins da Silva (*) A economia brasileira está saindo do fundo do poço, mas muito mais lentamente do que o desejado pela grande massa

Leia mais

ECONOMIA BRASILEIRA * * Política Monetária e Fiscal ativa:

ECONOMIA BRASILEIRA * * Política Monetária e Fiscal ativa: *1985-1989* Política Monetária e Fiscal ativa: 1)Aumento das tarifas. 2)Cortes nos gastos do Governo. 3)Corte nos investimentos públicos. 4)Taxas de juros reais positivas. direcionamento do investimento

Leia mais

O CONCEITO DA INFLAÇÃO

O CONCEITO DA INFLAÇÃO INFLAÇÃO 1 O CONCEITO DA INFLAÇÃO A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado do índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem

Leia mais

O Sistema Monetário Nacional Instituições e seus incidentes. Gustavo H. B. Franco

O Sistema Monetário Nacional Instituições e seus incidentes. Gustavo H. B. Franco O Sistema Monetário Nacional Instituições e seus incidentes Planos Econômicos Heterodoxos (1): CRUZADO Gustavo H. B. Franco ECO 1673 Rio de Janeiro, 26.05.2017 TÓPICOS 1. Hiperinflação 2. Reforma monetária

Leia mais

Plano Real: Concepção e Prática. José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília

Plano Real: Concepção e Prática. José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Plano Real: Concepção e Prática José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Fases do Plano Real Primeira fase: Ajuste fiscal Eliminação do que era visto

Leia mais

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4)

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4) Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico (1960-1973) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4) Passagem de um sistema democrático para um regime militar autoritário. Entre 1964-73

Leia mais

Instrumentos de Política Macroeconômica

Instrumentos de Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Hildo Meirelles de Souza Filho Instrumentos da Política Macroeconômica Política Fiscal Política Monetária Política Cambial 1 1. Política Fiscal Gasto corrente do

Leia mais

ANÁLISE MENSAL - IPCA

ANÁLISE MENSAL - IPCA ANÁLISE MENSAL - IPCA Fevereiro/ 2015 O índice de fevereiro seguiu a tendência do mês anterior e apresentou crescimento bastante significativo nos preços. Com variação de 1,22%, a taxa supera a expectativa

Leia mais

Panorama Econômico Internacional e Brasileiro

Panorama Econômico Internacional e Brasileiro Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Associativo Gerência de Estudos Econômicos Panorama Econômico Internacional e Brasileiro Encontro com o Mercado Lubs - IBP 02 de julho de 2012 Sumário Crise Internacional

Leia mais

O Sistema Monetário Nacional Instituições e seus incidentes. Gustavo H. B. Franco

O Sistema Monetário Nacional Instituições e seus incidentes. Gustavo H. B. Franco O Sistema Monetário Nacional Instituições e seus incidentes Planos Econômicos Heterodoxos (1): CRUZADO Gustavo H. B. Franco ECO 1673 Rio de Janeiro, 25.05.2018 TÓPICOS 1. Hiperinflação 2. Reforma monetária

Leia mais

Privatização, Abertura e Desindexação: os antecedentes do Plano Real

Privatização, Abertura e Desindexação: os antecedentes do Plano Real Privatização, Abertura e Desindexação: os antecedentes do Plano Real José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Início da década de 1990 1990: Posse do

Leia mais

A Lógica e o detalhamento das nossas premissas fundamentais

A Lógica e o detalhamento das nossas premissas fundamentais 994 99 996 997 998 999 6E A Lógica e o detalhamento das nossas premissas fundamentais Crescimento real do PIB A recessão que esperamos no biênio -6 será a primeira desde a década de 93, o que dá a dimensão

Leia mais

Setor Externo: Otimismo Incipiente

Setor Externo: Otimismo Incipiente 7 Setor Externo: Otimismo Incipiente Vera Martins da Silva (*) Apesar do enorme desemprego e nível de atividade ainda com péssimos indicadores há no ar um conjunto de informações e percepções sobre a existência

Leia mais

CENÁRIO MACROECONÔMICO. Agosto de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

CENÁRIO MACROECONÔMICO. Agosto de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos CENÁRIO MACROECONÔMICO Agosto de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos AMBIENTE INTERNACIONAL o o o o Riscos reduzidos de crise, com o crescimento global se sustentando em ritmo positivo,

Leia mais

CONJUNTURA. Maio FONTE: CREDIT SUISSE, CNI, IBGE e BC

CONJUNTURA. Maio FONTE: CREDIT SUISSE, CNI, IBGE e BC CONJUNTURA Maio-2017 FONTE: CREDIT SUISSE, CNI, IBGE e BC INFLAÇÃO FICARÁ ABAIXO DA META EM MEADOS DE 2017 IPCA ACUMULADO EM 12 MESES (%) Fonte: IBGE; Elaboração: CNI DCEE Departamento de Competitividade,

Leia mais

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi EAE 0423-Economia Brasileira I Prof. Dr. Guilherme Grandi CRISE E ESPERANÇA: 1974-1980 - DIONÍSIO DIAS CARNEIRO O capítulo está organizado em cinco seções: 1. Introdução 2. Condicionantes Externos e Internos

Leia mais

Economia Brasileira. Parte 3 os Governos Militares PAEG Milagre Econômico Restrição externa Hiperinflação A Saga dos Planos Heterodoxos

Economia Brasileira. Parte 3 os Governos Militares PAEG Milagre Econômico Restrição externa Hiperinflação A Saga dos Planos Heterodoxos Economia Brasileira Parte 3 os Governos Militares PAEG Milagre Econômico Restrição externa Hiperinflação A Saga dos Planos Heterodoxos Prof. Antonio Carlos Assumpção Em 15/3/74 posse de Ernesto Geisel,

Leia mais

O fracasso do Plano Cruzado e as tentativas do Plano Bresser e do Plano Verão. Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de:

O fracasso do Plano Cruzado e as tentativas do Plano Bresser e do Plano Verão. Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de: O fracasso do Plano Cruzado e as tentativas do Plano A U L A 7 Meta da aula Apresentar o fracasso do Plano Cruzado e as outras experiências de estabilização econômica presentes no Plano Bresser e no Plano

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO fev/16 abr/16 mai/16 jun/16 Espaço para flexibilização monetária Com uma variação de 0,38% a menor para janeiro desde 1994 o IPCA acumulou uma alta de 5,4% em 12 meses, contra 6,3% no fechamento de 2016.

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN SN de Planejamento Financeiro

Leia mais

Senhores Conselheiros, Gestores e Membros do Comitê de Investimentos,

Senhores Conselheiros, Gestores e Membros do Comitê de Investimentos, CARTA ECONÔMICA Nº 01/2016 Senhores Conselheiros, Gestores e Membros do Comitê de Investimentos, Em janeiro de 2016 são divulgados dados completos de índices econômicos verificados em 2015. Dentre todos

Leia mais

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo Conforme apresentado na Figura 1, o PIB da economia brasileira vem apresentando queda desde o segundo trimestre de 2014. No quarto trimestre

Leia mais

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 NIVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar

Leia mais

Análise Mensal - IPCA. Abril 2017

Análise Mensal - IPCA. Abril 2017 Análise Mensal - IPCA Abril 2017 1 Análise Mensal - IPCA Abril 2017 Inflação avança 0,14% em abril A inflação brasileira, medida através do IPCA, segue a tendência de queda iniciada no segundo semestre

Leia mais

Planos econômicos brasileiros a partir de 1985

Planos econômicos brasileiros a partir de 1985 Planos econômicos brasileiros a partir de 1985 esta quarta (15), o Plano Brasil Novo, também conhecido como Plano Collor, completou 19 anos Na ocasião, entrou em vigor o controverso plano econômico de

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/3º PERÍODO SUBSTITUTIVA - NÚCLEO I CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/3º PERÍODO SUBSTITUTIVA - NÚCLEO I CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

Apesar de variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior ainda ser negativa, PIB parece esboçar reação

Apesar de variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior ainda ser negativa, PIB parece esboçar reação Apesar de variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior ainda ser negativa, PIB parece esboçar reação No acumulado dos últimos quatro trimestres 2º tri./2016 ao 1º tri./2017 o PIB registrou queda

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com República Militar (1964-1985) O golpe militar (31/03/1964): Combater a corrupção e a subversão (comunismo).

Leia mais

CENÁRIO MACROECONÔMICO. Setembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

CENÁRIO MACROECONÔMICO. Setembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos CENÁRIO MACROECONÔMICO Setembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos AMBIENTE INTERNACIONAL o Riscos reduzidos de crise, com o crescimento global se sustentando em ritmo positivo,

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOMENTO COMERCIAL Foz do Iguaçu (PR), abril de 2016 Estrutura 2 Cenário Internacional Cenário doméstico Conclusão Cenário

Leia mais

Administração e Economia para Engenharia

Administração e Economia para Engenharia Administração e Economia para Engenharia Aula 4.1: Introdução à macroeconomia Aula 4.2: Agentes, estruturas e parâmetros da macroeconomia 1 Seção 4.1 INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA 2 Microeconomia Trata Da

Leia mais

A ECONOMIA E A POLÍTICA EM 1978

A ECONOMIA E A POLÍTICA EM 1978 A ECONOMIA E A POLÍTICA EM 1978 Luiz Carlos Bresser-Pereira Folha de S. Paulo, 21.01.79 Durante o ano de 1978 ficou mais uma vez muito claro que a economia e a política estão profundamente entrelaçadas

Leia mais

PLANO BRASIL NOVO: RAZÕES, RISCOS E INSUFICIÊNCIAS DA REFORMA MONETÁRIA*

PLANO BRASIL NOVO: RAZÕES, RISCOS E INSUFICIÊNCIAS DA REFORMA MONETÁRIA* PLANO BRASIL NOVO: RAZÕES, RISCOS E INSUFICIÊNCIAS DA REFORMA MONETÁRIA* Hélio Henkin ** 1 O sistema monetário-financeiro antes do Plano Ao longo dos anos 80, a economia biasileira experimentou uma grave

Leia mais

Brazilian Economic Outlook

Brazilian Economic Outlook PET-Economia UnB 23 de Setembro de 2011 Crescimento Econômico Crescimento Econômico Investimento Emprego e Renda Desigualdade Inflação O PIB brasileiro cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 em relação

Leia mais

Terça 28 de março 05:00 IPC (semanal) FIPE. 08:00 Sondagem da Construção (mar) FGV - INCC-M (mar) FGV

Terça 28 de março 05:00 IPC (semanal) FIPE. 08:00 Sondagem da Construção (mar) FGV - INCC-M (mar) FGV Informe Semanal 45/2017 Publicado em 29 de março de 2017 Brasil Relatório Focus 10/03/2017 Agenda da Semana Conjuntura ISAE SUMÁRIO EXECUTIVO DA SEMANA Segunda 27 de março Sondagem do Consumidor (mar)

Leia mais

Em 2013, 87% dos acordos salariais tiveram reajuste real

Em 2013, 87% dos acordos salariais tiveram reajuste real Boletim 498/14 Ano VI 03/04/2014 Em 2013, 87% dos acordos salariais tiveram reajuste real Por Francine De Lorenzo De São Paulo Com inflação alta e indústria enfraquecida, a maior parte dos reajustes reais

Leia mais

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - SETEMBRO DE 2002

O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - SETEMBRO DE 2002 O DESEMPENHO DO SETOR EXTERNO - SETEMBRO DE 22 No mês de setembro, as transações correntes registraram novamente superávit (US$ 1,2 bilhões), diminuindo o déficit acumulado no ano para US$ 7,3 bilhões.

Leia mais

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A fase da redemocratização teve como característica o resgate da democracia e de seu pleno funcionamento e da cidadania para os brasileiros. Presidentes

Leia mais

Brasil: da redemocratização aos dias atuais

Brasil: da redemocratização aos dias atuais Brasil: da redemocratização aos dias atuais Aulas De Sarney aos caras-pintadas Os governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Capítulo Brasil: da 44 redemocratização Brasil: da redemocratização aos

Leia mais

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão NOVA REPÚBLICA

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão NOVA REPÚBLICA HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão NOVA REPÚBLICA TANCREDO NEVES (15/11/84 21/04/85) Tancredo Neves: Vitória, mas não assume (15/11/1984) 14/03/1985: Internação e sete cirurgias 21/04/1985: Falecimento

Leia mais