HÁ VÁRIAS CLASSIFICAÇÕES POSSÍVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HÁ VÁRIAS CLASSIFICAÇÕES POSSÍVEIS"

Transcrição

1

2

3 HÁ VÁRIAS CLASSIFICAÇÕES POSSÍVEIS

4 UM EXEMPLO DE INSTALAÇÃO

5 ALGUMAS APLICAÇÕES

6

7

8

9

10

11

12

13 Mostradores de Medidor de 3,5 e 4,5 Dígitos Em um instrumento digital, a resolução é dada pelo número de dígitos ou contagens de seu display. Um instrumento com 3½ dígitos tem 3 dígitos completos (isto é, capazes de mostrar os algarismos de 0 até 9 e 1 meio dígito, que só pode apresentar 2 valores: 0 (nesse caso o algarismo está apagado ) ou 1; portanto, este instrumento pode contar até Um outro instrumento de 4½ dígitos tem maior resolução, pois pode apresentar contagens. Instrumentos com contagem de 3000 (3 3/4 dígitos), 4000 (3 4/5 dígitos) ou 6000 (36/7 dígitos) também são fabricados, até com resoluções maiores.

14 Mostradores de Medidor de 3,5 e 4,5 Dígitos Dígito Completo : Medidores digitais são tipicamente descritos como tendo uma capacidade de meio dígito. Um dígito completo é um segmento de mostrador que pode representar todos os números de 0-9, isto é 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Meio Dígito: Meio dígito pode mostrar apenas o número 1. O meio dígito é sempre o primeiro dígito mostrado. Por causa do meio dígito ser basicamente apenas um 1 tem uso possível limitado. Ponto Decimal : O ponto decimal é apenas um segmento ponto que é manualmente mostrado após o segmento número apropriado mostrar o número completo apropriado desejado. Um ponto pode ser mostrado após qualquer número desejado, tipicamente através de ajuste de jumper. Se o jumper não for instalado, nenhum ponto sob qualquer condição será mostrado.

15 Exemplo de Mostrador de 3,5 Dígitos Um mostrador de 3,5 dígitos é na verdade de quatro segmentos, um meio dígito e 3 dígitos completos. Mostrando capacidade máxima ele leria Se quiséssemos mostrar 30kV num medidor de 3,5 dígitos teríamos que descartar o meio dígito principal uma vez que não podemos fazer uso dele porque é apenas um 1. Estamos limitados a usar os três dígitos completos, dessa forma o mostrador seria 300. O ponto decimal é colocado manualmente através de um jumper, dessa forma o mostrador final seria 30.0 e o termo kv seria mostrado na sobreposição do painel frontal. Se quisermos mostrar 10kV num medidor de 3,5 dígitos podemos fazer uso do meio dígito principal. Neste caso teríamos quatro dígitos de resolução com o medidor mostrando Colocando o ponto decimal adequadamente, a leitura do medidor final seria com o termo kv mostrado na sobreposição do painel frontal.

16 Exemplo de Mostrador de 4,5 Dígitos Um mostrador de 4,5 dígitos é na verdade de cinco segmentos, um meio dígito e 4 dígitos completos. Mostrando capacidade máxima ele leria Usando os exemplos acima, se quiséssemos mostrar 30kV num medidor de 4,5 dígitos teríamos que descartar o meio dígito principal uma vez que não podemos fazer uso dele porque é apenas um 1. Estamos limitados a usar os quatro dígitos completos dessa forma o mostrador seria O ponto decimal é colocado manualmente através de um jumper, dessa forma o mostrador final seria e o termo kv seria mostrado na sobreposição do painel frontal. Se quisermos mostrar 10kV num medidor de 4,5 dígitos podemos fazer uso do meio dígito principal. Neste caso teríamos cinco dígitos de resolução com o medidor mostrando Colocando o ponto decimal adequadamente a leitura do medidor final seria com o termo kv mostrado na sobreposição do painel frontal.

17

18 Encoder, em automação industrial, é um dispositivo eletromecânico que conta ou reproduz pulsos elétricos a partir do movimento rotacional de seu eixo. Pode ser definido também como um transdutor de posição angular. Encoders ou geradores de Impulsos são equipamentos eletromecânicos, utilizados para conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em impulsos elétricos de onda quadrada, que geram uma quantidade exata de impulsos por volta em uma distribuição perfeita dos pulsos ao longo dos 360 graus do giro do eixo. Aplicação: podem ser utilizados em conjunto com contadores, tacômetros, controladores lógicos programáveis ou conversores de freqüência para sinais analógicos. Fornecem medidas e controles precisos em velocidades de rotação, velocidades lineares, posicionamentos angulares, volumes ou vazões de produtos líquidos, robótica e outras aplicações em processos diversos.

19 Existem dois tipos de encoder: Incremental e absoluto. INCREMENTAL indicam a mudança de posição e não a posição real. ABSOLUTO Indicam a posição real do objeto.

20

21

22 Aqui temos um transdutor linear em que existe uma tira de material plástico onde estão gravadas as posições do objeto, as quais são lidas por um transdutor quando ele se desloca.

23 A ideia dos dispositivos denominados encoders é antiga. Os cilindros dos antigos pianos que "tocavam sozinhos" ou ainda dos cilindros com pinos das caixinhas de música é o ponto de partida. Colocando os pinos de um cilindro em posições determinadas pelas notas musicais que devem ser acionadas, ao girar esses pinos acionavam lâminas de comprimentos diferentes que então produziam as notas correspondentes, conforme mostra a figura

24 TAREFA Como tornar possível detectar a direção da rotação em encoders relativos? O que é código de Gray? Qual a sua aplicação?

25

26

27

28

29

30

31

32

33 CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46 CONCEITOS BÁSICOS DE MEDIÇÃO Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza e outra, de mesma espécie, tomada como unidade. Medidas elétricas só podem ser realizadas com a utilização de instrumentos medidores, que permitem a quantificação de grandezas cujo valor não poderia ser determinado através dos sentidos humanos. Padrão é a grandeza que serve de base ou referência para a avaliação da quantidade ou da qualidade da medida; deve ser estabelecido de tal forma que apresente as seguintes características:

47 CONCEITOS BÁSICOS DE MEDIÇÃO características: permanência, significando que o padrão pode se alterar com o passar do tempo nem com a modificação das condições atmosféricas; reprodutibilidade, que é a capacidade de obter uma cópia fiel do padrão.

48 No tratamento de erros. os termos exatidão e precisão - embora sejam muitas vezes usados como sinônimos - têm significado diferentes: Exatidão: é a propriedade que exprime o afastamento que existe entre o valor lido no instrumento e o valor verdadeiro da grandeza que se está medindo. Precisão: característica de um instrumento de medição, determinada através de um processo estatístico de medições, que exprime o afastamento mútuo entre as diversas medidas obtidas de uma grandeza dada, em relação à média aritmética dessas medidas (Norma P-NB-278/73, da ABNT). A precisão é, portanto, uma qualidade relacionada com a repetibilidade das medidas, isto é, indica o grau de espalhamento de uma série de medidas em torno de um ponto.

49 Para ilustrar a diferença, imagine-se um atirador tentando atingir um alvo, como ilustrado na Figura 6.1. Em (a) não houve exatidão nem precisão por parte do atirador; em (b) pode-se dizer que o atirador foi preciso, pois todos os tiros atingiram a mesma região do alvo, porém não foi exato, já que esta região está distante do centro; em (c) conclui-se que o atirador foi exato, além de preciso.

50 A precisão é um pré-requisito da exatidão, embora o contrário não seja verdadeiro. Assim, dizer que um instrumento é preciso não implica, necessariamente, que seja exato.

51 INSTRUMENTOS ANALÓGICOS São instrumentos cujo sinal registrado, ou medido, é uma função contínua. Os mais comuns são os instrumentos analógicos elétricos aos quais nos ateremos neste curso O instrumento analógico elétrico tem como fundamentação básica a medida de corrente (amperímetro); adaptações feitas neste medidor permitem que seja usado para a medida de outras grandezas, como tensão e resistência.

52 INSTRUMENTOS ANALÓGICOS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS Os instrumentos analógicos baseiam sua operação em algum tipo de fenômeno eletromagnético ou eletrostático, como a ação de um campo magnético sobre uma espira percorrida por corrente elétrica ou a repulsão entre duas superfícies carregadas com cargas elétricas de mesmo sinal. São, portanto, sensíveis a campos elétricos ou magnéticos externos, de modo que muitas vezes é necessário blindá-los contra tais campos. Este instrumento é chamado, genericamente, de galvanômetro

53

54

55 INSTRUMENTOS ANALÓGICOS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS O mecanismo de suspensão é a parte mais delicada de um instrumento analógico. É ele quem promove a fixação da parte móvel (geralmente um ponteiro) e deve proporcionar um movimento com baixo atrito. Os tipos de suspensão mais utilizados são:

56 Os tipos de suspensão mais utilizados são: por fio, usado em instrumentos de precisão, devido ao excepcional resultado que proporciona; por pivô (conhecido também como mecanismo d Arsonval), composto de um eixo de aço (horizontal ou vertical) cujas extremidades afiladas se apoiam em mancais de rubi ou safira sintética; suspensão magnética, devida à força de atração (ou repulsão) de dois pequenos ímãs, um dos quais preso à parte móvel e o outro fixado ao corpo do aparelho.

57 ESCALA A escala é um elemento importante nos instrumentos analógicos, já que é sobre ela que são feitas as leituras. Entre suas muitas características podem-se ressaltar as seguintes: Fundo de escala ou calibre: o máximo valor que determinado instrumento é capaz de medir sem correr o risco de danos. Linearidade: característica que diz respeito à maneira como a escala é dividida. Quando a valores iguais correspondem divisões iguais, diz-se que a escala é linear (ou homogênea), como aquelas mostradas na Figura a seguir.

58

59 Caso contrário, a escala é chamada não-linear (heterogênea), como a que aparece acima do espelho da Figura a seguir. Correção do efeito de paralaxe: muitos instrumentos possuem um espelho logo abaixo da escala graduada, como mostrado na Figura 6.5; neste caso, a medida deverá ser feita quando a posição do observador é tal que o ponteiro e sua imagem no espelho coincidam.

60 Posição do zero: a posição de repouso do ponteiro, quando o instrumento não está efetuando medidas (zero) pode variar muito: zero à esquerda, zero à direita, zero central, zero deslocado ou zero suprimido (aquela que inicia com valor maior que zero). Na Figura a seguir são mostrados alguns tipos de escalas que se diferenciam quanto à posição do zero.

61 Costuma-se explicitar a posição do zero através da designação da escala. Por exemplo: ma - miliamperímetro, escala com zero à esquerda V - voltímetro, escala com zero central V - voltímetro, escala com zero deslocado Amperímetro, escala com zero suprimido.

62 Principais Características Operacionais Sensibilidade Todos os instrumentos analógicos possuem uma resistência interna, devida à existência dos enrolamentos, conexões e outras partes; portanto, quando inseridos em um circuito, esses aparelhos causam uma mudança na configuração original. A sensibilidade (S) é uma grandeza que se relaciona à resistência interna dos instrumentos; no caso de medidores analógicos, ela é calculada tomando-se como base a corrente necessária para produzir a máxima deflexão no ponteiro (Imax). Então :

63 Principais Características Operacionais Sensibilidade ATENÇÃO: não se deve confundir Sensibilidade de um instrumento elétrico com a definição estatística de sensibilidade Do ponto de vista da análise de erros, sensibilidade é uma medida da menor quantidade mensurável por um instrumento particular. Em química analítica e física experimental a sensibilidade é freqüentemente definida como o limite de detecção do instrumento.

64 Considerando a Lei de Ohm, para a qual 1 A = 1 V/Ω, deduz-se que a sensibilidade é dada em ohms por volts (Ω /V). Quanto maior for a sensibilidade de um instrumento, melhor este será. De uma maneira geral, os instrumentos de bobina móvel são aqueles que apresentam melhor sensibilidade entre os medidores analógicos, podendo atingir valores da ordem de 100 KΩ /V.

65 VALOR FIDUCIAL É o valor de referência para a especificação da classe de exatidão do instrumento. Este valor é determinado de acordo como tipo de escala do medidor, no que se refere à posição do zero, de acordo com a Tabela :

66 RESOLUÇÃO Determina a capacidade que tem um instrumento de diferenciar grandezas com valores próximos entre si. No caso de instrumentos analógicos, a diferença entre esses valores é dada por duas divisões adjacentes em sua escala.

67 SIMBOLOGIA Os painéis dos instrumentos de medidas analógicos normalmente apresentam gravados em sua superfície uma série de símbolos que permitem ao operador o conhecimento das características do aparelho. Algumas delas: Tipo de instrumento Os símbolos para alguns dos principais tipos de medidores são mostrados na Tabela a seguir

68

69 TENSÃO DE PROVA É simbolizada por uma estrela encerrando um algarismo, o qual indica a tensão (em kv) que deve ser aplicada entre a carcaça e o instrumento de medida para testar a isolação do aparelho. Na ausência de algarismo, a tensão de prova é igual a 500 V.

70 POSIÇÃO Instrumentos de painel usualmente são projetados para funcionamento na posição vertical, porém outras posições podem ser viáveis. A Figura a seguir mostra as possíveis posições de instrumentos de painel, bem como a simbologia usada para sua representação. O uso de um instrumento em posição diferente daquela para a qual foi projetado pode ocasionar erros grosseiros de leitura.

71

72

Introdução às Medidas Elétricas Parte I

Introdução às Medidas Elétricas Parte I Introdução às Medidas Elétricas Parte I Conceitos Básicos Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza e outra, de mesma espécie, tomada como unidade. Medidas Elétricas só podem ser realizadas

Leia mais

Instrumentos de Medidas Elétricas. Prof. Abel André C. Recco

Instrumentos de Medidas Elétricas. Prof. Abel André C. Recco Instrumentos de Medidas Elétricas Prof. Abel André C. Recco Introdução Definição de Medida Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza e outra, de mesma espécie, tomada como unidade. No

Leia mais

DISCIPLINA DE MEDIDAS E MATERIAIS ELÉTRICOS

DISCIPLINA DE MEDIDAS E MATERIAIS ELÉTRICOS DISCIPLINA DE MEDIDAS E MATERIAIS ELÉTRICOS Prof. Patrícia Lins Prática 1 13/09/2018 Salvador/BA UNIME Departamento de Engenharia 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas: Medições com voltímetro

Leia mais

EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS

EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS EXPERIMENTO 1: MEDIDAS ELÉTRICAS 1.1 OBJETIVOS Familiarização com instrumentos de medidas e circuitos elétricos. Utilização do voltímetro, amperímetro e do multímetro na função ohmímetro. Avaliação dos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 5 2 GRANDEZAS ELÉTRICAS 3 GRANDEZAS ELÉTRICAS A medição elétrica permite obter

Leia mais

Erro de Medição. O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do. medição).

Erro de Medição. O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do. medição). Erro de Medição O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do mensurando (objeto da medição -grandeza específica submetida à medição). Erro de

Leia mais

Medida da corrente e da d.d.p.

Medida da corrente e da d.d.p. Medida da corrente e da d.d.p. 1 Fig.29.1 29.1. O princípio básico do funcionamento dos medidores elétricos é o efeito magnético que a corrente elétrica provoca ao passar por um fio. Verificou-se experimentalmente

Leia mais

Escola Politécnica Universidade de São Paulo. PSI3663 Experiência 3. Medidas Elétricas Básicas e Lei de Ohm PSI - EPUSP. Escola Politécnica da USP

Escola Politécnica Universidade de São Paulo. PSI3663 Experiência 3. Medidas Elétricas Básicas e Lei de Ohm PSI - EPUSP. Escola Politécnica da USP Escola Politécnica Universidade de São Paulo PSI3663 Experiência 3 Medidas Elétricas Básicas e Lei de Ohm Escola Politécnica da USP J Kögler - 2015 Objetivos da Aula Medir tensões DC Medir correntes DC

Leia mais

Aula 15 Instrumentos de medidas elétricas

Aula 15 Instrumentos de medidas elétricas Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. icardo Luiz Viana eferências bibliográficas: H. 29-7 S. 27-4 T. 23-3 Aula 15 Instrumentos de medidas

Leia mais

O galvanômetro é um instrumento que pode medir correntes elétricas de baixa intensidade, ou a diferença de potencial elétrico entre dois pontos.

O galvanômetro é um instrumento que pode medir correntes elétricas de baixa intensidade, ou a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. 7-INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO 7.1-GALVANÔMETRO O galvanômetro é um instrumento que pode medir correntes elétricas de baixa intensidade, ou a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. O multímetro

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 01)

ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 01) ANÁLISE DE CIRCUITOS I ( AULA 01) 1.0 Instrumentos e Medições: O MULTITESTE O multiteste é um instrumento de medida elétrica que, geralmente, permite executar medidas de diversas grandezas elétricas: tensão,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO

1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO 1 INTRODUÇÃO 2 GRANDEZAS FUNDAMENTAIS 3 GRANDEZAS DERIVADAS 4 SIMBOLOGIA 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS 6 INSTRUMENTOS DE MEDIDA 7 GALVANÔMETRO 8 AMPERÍMETRO 9 VOLTÍMETRO 10 PONTE DE WHEATSTONE 11 SIMULADOR (PONTE

Leia mais

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Material 2 Resistores de 3.3kΩ; 2 Resistores de 10kΩ; Fonte de alimentação; Multímetro digital; Amperímetro; Introdução Existem duas

Leia mais

MEEE1 Medidas Elétricas 2015 Luís Catarino. 1-Tensão (também chamada de diferença de potencial) Unidade:volt (V)

MEEE1 Medidas Elétricas 2015 Luís Catarino. 1-Tensão (também chamada de diferença de potencial) Unidade:volt (V) Grandezas elétricas mais comuns 1-Tensão (também chamada de diferença de potencial) Unidade:volt (V) 2-Corrente Fluxo de cargas elétricas que percorrem uma seção transversal por unidade de tempo Unidade:

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 Roteiro Padrão 4-20mA Sistemas de Aquisição de Dados Medidores de Grandezas Elétricas Padrão

Leia mais

2. INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS

2. INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS 2. INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS 2.1 Introdução Durante todo o curso de Laboratório de Física B, o aluno manuseará instrumentos de medidas elétricas e fontes de tensão elétrica. O instrumento de medida

Leia mais

Figura 1 Várias formas de ondas repetitivas: (a) onda cosseno, (b) onda seno, (c) onda triangular (d) onda quadrada

Figura 1 Várias formas de ondas repetitivas: (a) onda cosseno, (b) onda seno, (c) onda triangular (d) onda quadrada ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA Disciplina: Laboratório de Circuitos Elétricos Corrente Alternada 1. Objetivo Uma medida elétrica é a

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO Laboratório de Automação Industrial Disciplina: Controle e Instrumentação Industrial Prof. Moacir Martins Machado 01 PROGRAMA DA DISCIPLINA

Leia mais

CAPÍTULO II COLETANDO DADOS EXPERIMENTAIS. II.13 Características Gerais de um Sistema de Medição

CAPÍTULO II COLETANDO DADOS EXPERIMENTAIS. II.13 Características Gerais de um Sistema de Medição CAPÍTULO II COLETANDO DADOS EXPERIMENTAIS II.13 Características Gerais de um Sistema de Medição As características gerais de um sistema de medição correspondem aos dados descritivos básicos da instrumentação

Leia mais

Fundamentos de Eletrônica

Fundamentos de Eletrônica 6872 - Fundamentos de Eletrônica Elvio J. Leonardo Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação 2014 Roteiro Revisão Matemática Função matemática, função

Leia mais

Medidas elétricas. Professora: Esp. Carolina Iovance Golfieri. 1 Profª Esp. Carolina Iovance Goolfieri

Medidas elétricas. Professora: Esp. Carolina Iovance Golfieri. 1 Profª Esp. Carolina Iovance Goolfieri Medidas elétricas Professora: Esp. Carolina Iovance Golfieri 1 Generalidades sobre os instrumentos de medidas elétricas Capítulo 1 2 Definição de medida Medida: é um processo de comparação de grandezas

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

Introdução à Instrumentação

Introdução à Instrumentação Introdução à Instrumentação Tipos de Instrumentos de medida Instrumentos analógicos Instrumentos baseados numa agulha com movimento angular ou linear que se desloca sobre uma escala. Instrumentos digitais

Leia mais

MEDIDAS ELÉTRICAS CONCEITOS BÁSICOS

MEDIDAS ELÉTRICAS CONCEITOS BÁSICOS MEDIDAS ELÉRICAS CONCEIOS BÁSICOS Os sistemas mecânicos de medidas são muito limitados devido a fatores tais como atrito, inércia, etc. ambém, a necessidade de rigidez faz com que estes sistemas tornem-se

Leia mais

ENG Medidas Elétricas

ENG Medidas Elétricas ENG3500 - Medidas Elétricas Aula 4 Resultados de Medidas Diretas e Indiretas Prof. Raffael Costa de Figueiredo Pinto Conteúdo orginalmente criado pela Prof.ª Fabrícia Neres Resultados de medidas diretas

Leia mais

Valorização das Pessoas Reconhecimento e respeito ás pessoas pelo seu trabalho e valorização destas como agentes de mudança.

Valorização das Pessoas Reconhecimento e respeito ás pessoas pelo seu trabalho e valorização destas como agentes de mudança. Sumário Introdução 5 Erros em medição 6 Erros devido ao posicionamento 10 Posicionamento do instrumento 10 Posicionamento do observador 11 Efeito de carga 13 Impedância de entrada de um instrumento 14

Leia mais

Instrumentos Eletrodinâmicos Galvanômetros

Instrumentos Eletrodinâmicos Galvanômetros Instrumentos Eletrodinâmicos Galvanômetros Um galvanômetro é um dispositivo eletromecânico no qual se produz um torque como resultado da interação entre uma corrente elétrica, que passa pela bobina do

Leia mais

MODELOS: MEDIDORES ANALÓGICOS PARA TENSÃO E CORRENTE CONTÍNUA

MODELOS: MEDIDORES ANALÓGICOS PARA TENSÃO E CORRENTE CONTÍNUA MEDIDORES ANALÓGICOS PARA TENSÃO E CORRENTE CONTÍNUA MODELOS: BRQ-72 BM-72 BM-65 BM-116 BMR-56 BM-55 BM-80 BRQ-96 BM-96 BM-86 BMR-48 BMR-65 BM-60 BMRP-55 www.anzo.com.br - contato@anzo.com.br 0 Modelo

Leia mais

Sistemas de Medição EXERCÍCIOS

Sistemas de Medição EXERCÍCIOS Sistemas de Medição EXERCÍCIOS Assunto: Condicionadores e Medição de Tensão e Corrente 1. O gráfico abaixo mostra a curva de calibração de um dado instrumento. Que componentes de erro você consegue identificar?

Leia mais

Arduino Lab 09 Leitura de

Arduino Lab 09 Leitura de Arduino Lab 09 Leitura de um encoder industrial Heidenhain com o Arduino Neste Lab explicaremos o funcionamento e teste de um encoder industrial de quadratura, muito utilizado na indústria como sistema

Leia mais

Dispositivos Informação

Dispositivos Informação Dispositivos Informação de 6.1. - Conceitos O Dispositivo de Informação é a parte do instrumento de medida que apresenta as informações sobre o processo de medida. São tratados pelo termo em inglês "display".

Leia mais

Sensores de Velocidade

Sensores de Velocidade Sensores de Velocidade 1. Dínamo taquimétrico Tacogerador Baseado no princípio do motor de corrente contínua com escovas que funcionam como gerador DC que gera uma tensão proporcional à velocidade angular

Leia mais

1 ESCOLA POLITÉCNICA DA USP Sensores Eduardo L. L. Cabral ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

1 ESCOLA POLITÉCNICA DA USP Sensores Eduardo L. L. Cabral ESCOLA POLITÉCNICA DA USP elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Sensores Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Sensores utilizados nos robôs industriais. Sensores internos; Sensores externos. Sensores de

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica AULA ZERO. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica AULA ZERO. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica AULA ZERO Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Apresentação dos Alunos Nome do Aluno De onde é? Empresa que trabalha Se já atua ou não na área de Engenharia Se atua, quanto

Leia mais

NOÇÃO DE MEDIDA. O ato de medir está sempre associado ao ato de comparar. Utilizamos como base de comparação uma unidade de medida,

NOÇÃO DE MEDIDA. O ato de medir está sempre associado ao ato de comparar. Utilizamos como base de comparação uma unidade de medida, NOÇÃO DE MEDIDA O ato de medir está sempre associado ao ato de comparar. Utilizamos como base de comparação uma unidade de medida, Medir uma dada grandeza consiste em comparar o seu valor com a respetiva

Leia mais

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução

Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Noções de Exatidão, Precisão e Resolução Exatidão: está relacionada com o desvio do valor medido em relação ao valor padrão ou valor exato. Ex : padrão = 1,000 Ω ; medida (a) = 1,010 Ω ; medida (b)= 1,100

Leia mais

Medidores de grandezas elétricas

Medidores de grandezas elétricas LEB 5030 Instrumentação e Automação para Sistemas Agrícolas Medidores de grandezas elétricas Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP INSTRUMENTOS ANALÓGICOS E DIGITAIS Instrumentos de medidas

Leia mais

SENSORES. Acelerômetro. Sensore de temperatura. Sensore de luminosidade. Chave de fim de curso. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro

SENSORES. Acelerômetro. Sensore de temperatura. Sensore de luminosidade. Chave de fim de curso. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle. 1 SENSORES Acelerômetro

Leia mais

MICROAMPERÍMETRO E MILIAMPERÍMETRO NO MESMO INSTRUMENTO *

MICROAMPERÍMETRO E MILIAMPERÍMETRO NO MESMO INSTRUMENTO * MICROAMPERÍMETRO E MILIAMPERÍMETRO NO MESMO INSTRUMENTO * José Carlos Xavier Eduardo Albane Haugonté Amanda Campos de Santana Departamento de Física UERJ Rio de Janeiro RJ Resumo Este trabalho propõe a

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica

Curso Técnico em Eletrotécnica Curso Técnico em Eletrotécnica Eletricidade em Regime de Corrente Contínua 10- MEDIÇÃO DE CORRENTE CONTÍNUA Sumário Introdução 6 Medição de corrente contínua 7 Instrumentos de medição da intensidade da

Leia mais

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018)

ITA18 - Revisão. LFIS1A - IME a fase. Questão 1. (Ime 2018) ITA18 - Revisão LFIS1A - IME 2018 1a fase Questão 1 Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R, é atingido por um projétil, que se move verticalmente

Leia mais

Como funciona o multímetro analógico

Como funciona o multímetro analógico O multímetro analógico também conhecido como multiteste analógico, é um instrumento indispensável para quem deseja realizar experimentos no segmento da eletroeletrônica. Com este instrumento de medição

Leia mais

Teoria de Erros, Medidas e Instrumentos de Medidas

Teoria de Erros, Medidas e Instrumentos de Medidas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Teoria de Erros, Medidas e Instrumentos de Medidas

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica

Curso Técnico em Eletrotécnica ELETRICIDADE EM REGIME DE CC Curso Técnico em Eletrotécnica Eletricidade em Regime de Corrente Contínua 15-RESISTORES AJUSTÁVEIS E POTENCIÔMETROS Sumário Introdução 6 Resistores ajustáveis 7 Resistores

Leia mais

Ohmímetro, Amperímetro e Voltímetro

Ohmímetro, Amperímetro e Voltímetro PONTIFÍCI UNIERSIDDE CTÓLIC DE GOIÁS ESCOL DE ENGENHRI Engenharia de Controle e utomação (Mecatrônica) Exper. 1 Ohmímetro, mperímetro e oltímetro Objetivo Realizar medidas de resistência, tensão e corrente

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Introdução ao curso de Física Experimental I Cronograma do curso Método de avaliação Método para confecção dos relatórios Horário de atendimento aos alunos Disponibilização

Leia mais

SENSORES. Acelerômetro. Sensor de temperatura. Sensor de luminosidade. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro. Encoder incremental

SENSORES. Acelerômetro. Sensor de temperatura. Sensor de luminosidade. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro. Encoder incremental SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle informando a variação

Leia mais

Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um

Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um Que são sensores? São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle. 1 Cite 08 tipos

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cespe Cebraspe FUB2015 Aplicação: 2015 Um eletricista, ao analisar o consumo de energia elétrica em uma sala de compressores efetuando diversas medições nos painéis de controle,

Leia mais

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Conceitos Básicos e Definições

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Conceitos Básicos e Definições Instrumentação Industrial Fundamentos de Instrumentação Industrial: Conceitos Básicos e Definições Instrumentação Industrial De acordo com a organização norte-americana Instrument Society of America -

Leia mais

Noções básicas de circuitos elétricos e Lei de Ohm. 2.1 Material. 2.3 Corrente elétrica. 2.4 Resistência. resistores de 10 kω e 2,2 kω.

Noções básicas de circuitos elétricos e Lei de Ohm. 2.1 Material. 2.3 Corrente elétrica. 2.4 Resistência. resistores de 10 kω e 2,2 kω. Noções básicas de circuitos elétricos e Lei de Ohm 2 2.1 Material resistores de 10 kω e 2,2 kω. 2.2 Introdução Além da voltagem, frequentemente é necessário medir a corrente elétrica para completamente

Leia mais

MULTÍMETRO. 1- Aprender a utilizar o multímetro 2- Fazer algumas medições com o multímetro.

MULTÍMETRO. 1- Aprender a utilizar o multímetro 2- Fazer algumas medições com o multímetro. MULTÍMETRO OBJETIVOS 1- Aprender a utilizar o multímetro 2- Fazer algumas medições com o multímetro. INTRODUÇÃO O multímetro (figura 1) é um dispositivo eletrônico normalmente utilizado para medir tensão

Leia mais

INDICADORES ANALÓGICOS E DIGITAIS (PARTE I) INSTRUMENTOS INTELIGENTES IEEE1451 (PARTE II)

INDICADORES ANALÓGICOS E DIGITAIS (PARTE I) INSTRUMENTOS INTELIGENTES IEEE1451 (PARTE II) INDICADORES ANALÓGICOS E DIGITAIS (PARTE I) INSTRUMENTOS INTELIGENTES IEEE1451 (PARTE II) Prof. Valner - Material desenvolvido baseado na bibliografia e eventuais notas de aula e notas do prof. SebastianYuri

Leia mais

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. (ITA 2009) Uma haste metálica com 5,0 kg de massa e resistência de 2,0 Ω desliza sem atrito sobre duas barras paralelas separadas de 1,0 m, interligadas por um condutor de resistência

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Robótica Industrial

Prof. Daniel Hasse. Robótica Industrial Prof. Daniel Hasse Robótica Industrial Robótica Industrial Aula 5 - Componentes III Sensores Controlador / Eletrônica de Controle Software / Programação IHM Eletrônica de Potência Classificação dos Sensores

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E CALIBRAÇÃO CONVERSOR ANALÓGICO DE SINAIS PARA CÉLULA DE CARGA. (Versão 1.0 Julho/12)

MANUAL DE OPERAÇÃO E CALIBRAÇÃO CONVERSOR ANALÓGICO DE SINAIS PARA CÉLULA DE CARGA. (Versão 1.0 Julho/12) MANUAL DE OPERAÇÃO E CALIBRAÇÃO CONVERSOR ANALÓGICO DE SINAIS PARA CÉLULA DE CARGA (Versão 1.0 Julho/12) 1 INDÍCE PÁG. 1 Garantia 3 2 Introdução 3 3 Instalação 3 4 Dados Técnicos 4 5 Alimentação Elétrica

Leia mais

Conversão de Energia I. Capitulo 4 Princípios da conversão eletromecânica da energia;

Conversão de Energia I. Capitulo 4 Princípios da conversão eletromecânica da energia; Conversão de Energia I Capitulo 4 Princípios da conversão eletromecânica da energia; 1. Introdução De uma forma bastante simplificada podemos tratar os motores com os conceitos de repulsão/atração entre

Leia mais

1.4. Resistência elétrica

1.4. Resistência elétrica 1.4. Resistência elétrica Resistência elétrica Vimos que há materiais que são bons condutores da corrente elétrica. Mas o facto de serem bons condutores da corrente elétrica não significa que a corrente

Leia mais

INSTRUMENTOS ANALÓGICOS INSTRUMENTOS DIGITAIS MULTIMEDIDORES CONTROLADORES. SHUNTs TCs. Renz. catálogo geral de produtos.

INSTRUMENTOS ANALÓGICOS INSTRUMENTOS DIGITAIS MULTIMEDIDORES CONTROLADORES. SHUNTs TCs. Renz. catálogo geral de produtos. INSTRUMENTOS ANALÓGICOS INSTRUMENTOS DIGITAIS MULTIMEDIDORES CONTROLADORES SHUNTs TCs www.ren zb catálogo geral de produtos FERRO MÓVEL - (AC) Informações sobre Aplicações: - Os instrumentos com sistema

Leia mais

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade.

MEDIÇÃO EM QUÍMICA MEDIR. É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. MEDIR É comparar o valor de uma dada grandeza com outro predefinido, que se convencionou chamar unidade. Medir o comprimento de uma sala É verificar quantas vezes a sala é mais comprida do que a unidade

Leia mais

Painel de medição e monitoramento

Painel de medição e monitoramento Painel de medição e monitoramento A prova de tempo e jatos potentes d água Características Construtivas Painel de medição e monitoramento, montada em invólucro fabricado em liga de alumínio fundido copper

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório AULA 05 PRIMEIRA PARTE OSCILOSCÓPIO 1 INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores de laboratório

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório SEGUNDA LISTA DE EXERCÍCIOS (2005/2) 1) Considere os seguintes instrumentos de medidas

Leia mais

EXPERIMENTO 10: MEDIDAS DA COMPONENTE HORIZONTAL DO CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE

EXPERIMENTO 10: MEDIDAS DA COMPONENTE HORIZONTAL DO CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE EXPERIMENTO 10: MEDIDAS DA COMPONENTE HORIZONTAL DO CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE 10.1 OBJETIVOS Determinar o valor da componente horizontal da indução magnética terrestre local. 10.2 INTRODUÇÃO Num dado lugar

Leia mais

A busca constantes da qualidade e a preocupação com o atendimento ao cliente estão presentes nas ações do SENAI.

A busca constantes da qualidade e a preocupação com o atendimento ao cliente estão presentes nas ações do SENAI. Sumário Introdução 5 Resistores ajustáveis 6 Resistores ajustáveis de fio 7 Trimpot 8 Características dos resistores ajustáveis 10 Simbologia 12 Potenciômetros 13 Funcionamento 13 Simbologia 14 Tipos de

Leia mais

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF

ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF ELETROTÉCNICA ELM ROTEIRO DA AULA PRÁTICA 01 A LEI DE OHM e AS LEIS DE KIRCHHOFF NOME: TURMA: DATA: / / OBJETIVOS: Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Conhecer os tipos de

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Estudo de um Amperímetro Instituto Superior de Engenharia do Porto- Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida,

Leia mais

Lista de Instrumentos de Medidas

Lista de Instrumentos de Medidas Lista de Instrumentos de Medidas 01. (EEM SP) É dado um galvanômetro de resistência interna igual a 0,25 Ω, que se funde, quando por ele passa uma corrente maior do que 0,15 A. a) Explique o que se deve

Leia mais

UFPR - DELT Medidas Elétricas Prof. Marlio Bonfim. Medidas Elétricas

UFPR - DELT Medidas Elétricas Prof. Marlio Bonfim. Medidas Elétricas Medidas Elétricas Definição de Medida Medida é um processo de comparação de grandezas de mesma espécie, ou seja, que possuem um padrão único e comum entre elas. Duas grandezas de mesma espécie possuem

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Transdutores Instrumentação Eletroeletrônica 2 Processo Instrumentação Eletroeletrônica 3 Transdutores x Sensores SENSOR: é um elemento

Leia mais

Aparelhos de medidas elétricas

Aparelhos de medidas elétricas Aparelhos de medidas elétricas Os aparelhos de medidas elétricas são instrumentos que fornecem uma avaliação da grandeza elétrica, baseando-se em efeitos físicos causados por essa grandeza. Vários são

Leia mais

Disciplina: Instrumentação e Controle. Aula: sensores, transdutores e características de instrumentos.

Disciplina: Instrumentação e Controle. Aula: sensores, transdutores e características de instrumentos. Disciplina: Instrumentação e Controle Aula: sensores, transdutores e características de instrumentos. Definições Sensor: dispositivo sensível a mudança físicas do ambiente ou sistema. Dispositivos amplamente

Leia mais

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Setembro/2018 Medidas de uma grandeza Uma medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DA ÁREA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. IFRN Campus Nova Cruz Curso Técnico em Química Prof. Samuel Alves de Oliveira

ASPECTOS GERAIS DA ÁREA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. IFRN Campus Nova Cruz Curso Técnico em Química Prof. Samuel Alves de Oliveira ASPECTOS GERAIS DA ÁREA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL IFRN Campus Nova Cruz Curso Técnico em Química Prof. Samuel Alves de Oliveira INTRODUÇÃO É NECESSÁRIO MEDIR E CONTROLAR VARIÁVEIS EM UM PROCESSO INDUSTRIAL

Leia mais

Eletrotécnica. Teoria dos Erros. Joinville, 12 de Junho de 2013

Eletrotécnica. Teoria dos Erros. Joinville, 12 de Junho de 2013 Eletrotécnica Teoria dos Erros Joinville, 12 de Junho de 2013 Escopo dos Tópicos Abordados Medidas e teoria dos erros de medição; 2 As novas tecnologias exigem que: As avaliações das grandezas de fenômenos

Leia mais

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI Sumário Introdução 5 Medição de corrente contínua 6 Instrumentos de medição da intensidade da corrente 6 Conexão do medidor 8 Medição da intensidade da corrente elétrica contínua com multímetro 9 Bornes

Leia mais

As 8 indicações são discriminadas através de LED's dispostos no frontal do DI, que sinalizam a variável que está sendo indicada.

As 8 indicações são discriminadas através de LED's dispostos no frontal do DI, que sinalizam a variável que está sendo indicada. DI DI CATÁLOGO Indicador Digital O Indicador Digital - DI é um equipamento eletrônico microprocessado para a supervisão remota de variáveis distintas de transformadores e reatores de potência. Possibilita

Leia mais

VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA. Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA

VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA. Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA 7 Faixas de Pressão: 765 mmh2o a 210 kgf/cm 2 Totalização com Persistência Extração de Raiz Quadrada

Leia mais

2 Fundamentos teóricos

2 Fundamentos teóricos 20 2 Fundamentos teóricos 2.1. Motores de passo Motores de passo são atuadores eletromecânicos incrementais não-lineares. Permitir um controle preciso de posição e velocidade, aliado a um baixo custo,

Leia mais

Experiência 1 Resistores e Código de Cores

Experiência 1 Resistores e Código de Cores TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Fundamentos de Eletricidade Prof. Ronaldo Mendes Evaristo Experiência 1 Resistores e Código de Cores Objetivos: Conhecer os resistores. Ler o valor nominal de resistores

Leia mais

Transmissor de Posição por Efeito Hall

Transmissor de Posição por Efeito Hall Transmissor de Posição por Efeito Hall Descrição O transmissor de posição THP utiliza o sensor de posição de efeito Hall, sem contato físico, que o torna imune as vibrações mecânicas. Este sensor magnético

Leia mais

Simbologia dos componentes

Simbologia dos componentes Simbologia dos componentes 1. Símbolos básicos 2. Símbolos funcionais 3. Linhas de escoamento e conexões 4. Tipos de acionamento 2 L1 5. Unidades de conversão e armazenamento de energia L1 6. Distribuição

Leia mais

Prof. Dr. Mário Luiz Tronco

Prof. Dr. Mário Luiz Tronco Sensores em Robótica Prof. Dr. Mário Luiz Tronco Mário Prof. Mário Luiz Tronco Luiz Tronco ROBÓTICA Duas Grandes Áreas do Conhecimento: Engenharias Computação Elétrica Mecânica Mecatrônica Mário Luiz Tronco

Leia mais

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM 2.1 OBJETIVOS Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Medir as resistências equivalentes das associações Verificar o comportamento

Leia mais

Painel para análise de circuitos resistivos CC. (Revisão 00)

Painel para análise de circuitos resistivos CC. (Revisão 00) 1 Painel para análise de circuitos resistivos CC (Revisão 00) 2 Objetivo O painel para análise de circuitos resistivos CC tem por objetivo auxiliar os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior que

Leia mais

TM247 - Sistemas de Medição. Prof. Alessandro Marques

TM247 - Sistemas de Medição. Prof. Alessandro Marques TM247 - Sistemas de Medição Prof. Alessandro Marques amarques@ufpr.br www.metrologia.ufpr.br Módulos básicos de um SM sistema de medição mensurando transdutor e/ou sensor unidade de tratamento do sinal

Leia mais

5 O Sistema de Medição. Fundamentos de Metrologia

5 O Sistema de Medição. Fundamentos de Metrologia 5 O Sistema de Medição Fundamentos de Metrologia Neste texto: Definições Instrumento de medição tem sido preferido para medidores pequenos, portáteis teis e encapsulados em uma única unidade. Sistemas

Leia mais

Medição da Energia Ativa e Não-Ativa de Deslocamento

Medição da Energia Ativa e Não-Ativa de Deslocamento Medição da Energia Ativa e Não-Ativa de Deslocamento Registrador de Ponteiros Registrador Ciclométrico Bobinas de Potencial MUITAS ESPIRAS DE FIO FINO Bobinas de Corrente POUCAS ESPIRAS DE FIO GROSSO 1

Leia mais

PSI LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO ELÉTRICA (2017) EXPERIÊNCIA 4 - PONTE DE WHEATSTONE

PSI LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO ELÉTRICA (2017) EXPERIÊNCIA 4 - PONTE DE WHEATSTONE SCOLA POLITÉCNICA DA UNIVSIDAD D SÃO PAULO Departamento de ngenharia de Sistemas letrônicos PSI - PUSP PSI 4 - LABOATÓIO D INSTUMNTAÇÃO LÉTICA (07) XPIÊNCIA 4 - PONT D WHATSTON. Objetivos Desenvolver a

Leia mais

DHB. Instrumentação digital do painel

DHB. Instrumentação digital do painel DHB Instrumentação digital do painel Instrumentação digital de painel que mostra por ecrã, segundo modelo, o valor de uma variável eléctri medida ou o valor proporcional de um sinal de processo. Criados

Leia mais

Painel de medição e monitoramento Ex d / Ex tb

Painel de medição e monitoramento Ex d / Ex tb Painel de medição e monitoramento Ex d / Ex tb A prova de explosão, tempo e jatos potentes d água Características Construtivas Painel de medição e monitoramento, montada em invólucro fabricado em liga

Leia mais

DISCIPLINA DE MEDIDAS ELÉTRICAS

DISCIPLINA DE MEDIDAS ELÉTRICAS DISCIPLINA DE MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Patrícia Lins Prática 1 22/03/2018 Salvador/BA UNIME Departamento de Engenharia 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas: Medições com voltímetro e amperímetro

Leia mais

LISTA 12 - Eletromagnetismo

LISTA 12 - Eletromagnetismo LISTA 12 - Eletromagnetismo 1. (UFMG) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura a seguir. Um dos anéis é de plástico material isolante

Leia mais

MONITOR DE TEMPERATURA DIGITAL MoniTemp ANSI 49. Catálogo Técnico

MONITOR DE TEMPERATURA DIGITAL MoniTemp ANSI 49. Catálogo Técnico Catálogo Técnico Monitor de Temperatura CATÁLOGO TÉCNICO V1.0 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS... 3 DADOS TÉCNICOS... 4 ENSAIOS DE TIPO REALIZADOS... 4 DIMENSÕES... 5 DIAGRAMAS DE CONEXÃO...

Leia mais

Indicador Digital LC 3 ½ dígitos

Indicador Digital LC 3 ½ dígitos Página 1/5 Características Processo de medição por rampa dupla Indicação automática de polaridade (+ ou -) Indicação de sobrecampo para 3 ½ dígitos (±1) Correção automática do ponto zero Tamanhos (mm):

Leia mais