Transcrição da Entrevista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transcrição da Entrevista"

Transcrição

1 Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora: Cloudine Local: Núcleo de Arte Albert Eistein Data: 18 de junho Horário: 14h Duração da entrevista: 18min. 26seg. COR PRETA - Relatos do Entrevistado COR VERDE - Comentários da Entrevistadora Cloudine, fale um pouquinho sobre a sua formação e experiência na linguagem artística da dança. Eu trabalho... eu comecei a fazer aulas com quatro anos de idade, o balé clássico, me formei até chegar a idade de dezesseis anos, quando eu entrei na faculdade, comecei a fazer Dança na Faculdade. Depois fiz uma Pós-Graduação em Psicomotricidade também, continuei com Dança, e trabalhei como bailarina profissionalmente vários anos, até a idade de trinta e sete anos. Aí depois eu resolvi ter filho, aí parei com a prática da Dança como profissional de Dança e só dou aula em academias. Trabalho há vinte anos no município só com Dança, desde que eu entrei eu trabalhei com Dança. Eu trabalhei os primeiros dez anos no Clube Escolar do Engenho de Dentro, e os outros... os últimos doze anos, na verdade, aqui no Núcleo de Arte Professor Albert Einstein. Então fico muito contente que hoje, depois de tantos anos de trabalho, eu tenho três professores de Dança, que fizeram faculdade de Dança, tenho cinco alunos atualmente que começaram comigo com a idade de seis, oito e dez anos, e estão dando aula de Dança na rede municipal de ensino, com o projeto Mais Educação, e hoje a gente tem uma quantidade de oitenta a cem alunos aqui no Núcleo, trabalhando de manhã e de tarde, trinta horas esse tempo. Faça um breve histórico aqui desse espaço de extensão escolar, há quanto tempo você trabalha aqui nesse espaço e como é o histórico aqui do espaço.

2 Bom, eu tenho doze anos, e esse núcleo tem treze anos. Eu acho que a gente vem caminhando com seis direções que já passaram, a Dança veio conquistando um espaço, porque a sala foi melhorada, com troca de piso, colocando ar-condicionado, aumentando o espelho, quer dizer, a estrutura física foi possibilitada, várias vezes nós fomos a apresentações e mostras de Dança, continuamos fazendo intercâmbios, parcerias com escolas, com escolas-teste, nós ganhamos um prêmio dois anos atrás, da escola com a Dança. Agora está tendo parceria com a Cidade das Artes, nós fomos lá agora domingo, vamos dançar no domingo, se eu não me engano é dia treze de julho, é em julho, na segunda semana, segundo sábado, vai ser o Dia do Rock, e, como eu já falei, a gente vem caminhando esse longo tempo, e o núcleo passou também por consequências de acordo com as coordenações da Secretaria de Educação. No início com muito maior apoio, com um grande apoio de algumas pessoas que foram fundamentais para que o Núcleo existisse, e continuasse até hoje, e agora a gente está sentindo que aos poucos houve uma falta de apoio, e vamos nos tornar no futuro tempo integral, a escola municipal, e vai acontecer uma integração entre as artes do Núcleo com a escola e professores. Eu queria que você falasse um pouquinho sobre a representatividade das orientações técnico-pedagógicas guiadas pelo órgão central. Você acha que as orientações dadas pelo órgão central te ajudam no seu trabalho atualmente, fundamentam alguma coisa, ou você tem que recorrer a outros por fora, outros recursos? É, realmente fundamenta, mas a gente sempre está buscando muita coisa fora. Como eu falei, as parcerias lá na Tijuca, no centro de Dança que tem lá, Centro Coreográfico de Dança, lá é muito bom, porque lá tem muitas oficinas, eu levo os alunos para fazer as oficinas lá, espetáculos de Dança, então eu estou sempre em contato com eles, agora no Ziembinski também, eles mandaram vários convites, nós fomos com as crianças, fui sozinha num espetáculo noturno. Eu acho que o município em si oferece muita oportunidade pra gente. Às vezes a gente tem um pouco de dificuldade no transporte, porque às vezes a gente não consegue, de acordo com esse longo caminhar, nesses doze anos tem épocas que são mais favoráveis e épocas que são mais difíceis. Mas é importantíssimo pra eles, pra formação deles, porque eu sou professora de formação clássica, mas eu fiz todas as danças, todos os estilos, e tive que aprender hip hop, porque hip hop na minha época não existia aula de hip hop. Então através de vídeos da internet, a gente foi vendo vários vídeos, e os meninos que estão aqui, e estão desde muito tempo, só por causa do hip hop, porque é o que está na moda, a gente tem que atender essa demanda, só que através dessa demanda a gente vai colocando os movimentos básicos, tanto do balé quanto do jazz, quanto do

3 moderno, contemporâneo, e eles vão aprendendo. E com este intercâmbio, eles têm a possibilidade de ver pessoas dançando muito melhor o hip hop porque têm a técnica da Dança, então com isso eu consegui mantê-los, mesmo dando, o que eles dizem, passinhos de balé. Eles, agora nesse momento, conseguem ter uma formação globalizada, por causa desses intercâmbios, eles verem, chegar lá e perguntar: pô, você manda isso, manda aquilo, quanto tempo demorou?. Aí eles que não têm a formação de corporal demoram três meses, seis meses pra fazer um movimento, esses outros que têm a formação clássica: não, em um mês a gente conseguiu. Como? por causa dessa consciência corporal dessas diversas áreas, que faz com que eles aprendam mais rápido o movimento. Esclareça para mim os propósitos do projeto político-pedagógico, desenvolvidos no Núcleo de Arte no ano de Você pode falar um pouquinho sobre este projeto que vocês desenvolveram no ano passado, a temática do projeto, como foi a experiência? Olha só, nós tivemos a Panacéia, e na Panacéia a gente desenvolveu, a gente falou do amor, porque Panacéia quer dizer cura através do amor. E aí a gente conseguiu desenvolver uma sequência coreográfica, a gente dá vários trabalhos pra se chegar até o final, e o final foi em relação a como eles se comportam em relação ao amor. Então uma coreografia, eles montaram quatro pedaços de coreografia, então assim, movimentos espontâneos da conquista, como se fosse no meio da rua. Depois passamos à segunda fase, um convite pra ir a uma festa; nesse convite pra uma festa a gente coloca eles se arrumando pra ir a uma festa, como se arrumam pra ir, depois chegando ao baile, como um chama o outro pra dançar, fizeram movimentos de hip hop. Dentro desses movimentos, dentro dessa coreografia, teve uma outra que foi sobre batalha, e a batalha era uns fazendo balé clássico, outros hip hop, uns chamando os outros para participar, imitar: Imita isso aqui aí o outro tentava o balé, aí não conseguia, aí o do hip hop fazia um movimento, aí o pessoal do balé conseguia fazer o do hip hop, pra mostrar que eles conseguem, né? Alguns movimentos do hip hop eles não conseguiram fazer, porque são bem específicos. E aí teve tipo uma batalha entre o balé e o jazz e o hip hop, e aí no final teve o pas de deux, porque um casal se encontrou, um do hip hop e uma menina do balé, aí foi um pas de deux, e acabou assim a sequência dessa Panacéia, que é a cura através do amor. Fale um pouquinho sobre a relevância da linguagem da Dança ao longo dos anos aqui no Núcleo. Você tem considerado que a Dança é um fator de impacto, de peso dentro do Núcleo de Arte?

4 É, eu diria a Dança como um fator de impacto, mas também como é dada a Dança. Isso porque às vezes a Dança não é tão bem estimulada, ou é mal estimulada, ou mal orientada, né? Porque você sabe que o movimento corporal tem uma certa sensualidade, então hoje em dia, como tudo está muito assim, a gente tem que ter muito cuidado com essa parte. E a gente faz esse trabalho sempre educando o corpo para o movimento. Esse movimento, que é um movimento corporal, passa às vezes pelo sensual também, mas não só. Então essa formação que eu tento passar aqui, nesse núcleo, nesse espaço que eu tenho, é muito isso, é tentar fazer com que eles dancem vários tipos de música, e eu evito um pouco o funk, por causa dos movimentos, que são estritamente sensuais. Às vezes agora têm uns funks que já estão com uma linguagem um pouco melhor, então a gente vai usando, porque é um ritmo bom. Eu gosto de qualquer ritmo, mas às vezes a letra é um pouco ruim. Então a gente usa sempre essa parte pedagógica para educá-los, de qualquer forma, sobre tudo, mas inclusive educar pra vida. Você acha que a atividade aqui tem sido muito procurada em relação a outras linguagens? A dança é impactante? E quando eu falo impactante, é se ela tem uma grande procura. Há uma grande procura dos alunos pela Dança? Aqui o maior número de alunos é na Dança, é muito procurada, muito, porque não tem vaga, se começa um ano fica cheio.. por favor, me fale um pouquinho sobre a sua percepção sobre a comunidade local, o grupo que frequenta. Como é que você vê a comunidade que frequenta o Núcleo, em relação aos alunos da Dança? Como só tem um Núcleo aqui, a minha comunidade é muito extensa, não tem uma comunidade do Novo Leblon, mesmo porque as pessoas do Novo Leblon têm uma condição financeira maior, então quando uma ou outra pessoa é dessa área do Núcleo, do Novo Leblon, são alguns filhos de porteiros, ou de empregadas domésticas, é muito pouco. Eu tenho muita gente da Vargem Grande, Vargem Pequena, Jacarepaguá, Terreirão, da Barra, lá na Barrinha às vezes tem um ou outro que vem de lá, mas é muito longe, a gente fica um pouco ilhado, mas a minha comunidade é muito extensa, muito grande, eu não conheço exatamente uma comunidade, porque é um pouquinho de cada lugar, que vai de Vargem Grande, vai depois ali do Recreio Shopping, que é indo pra Guaratiba, tenho dois alunos lá de longe, e é bem extenso.

5 Na sua percepção, a Dança pode ser considerada um fator de inserção social das populações socialmente desfavorecidas? Se for sim ou não, justificar pra mim. Com certeza. São vários fatores: quando a gente vai ao teatro, quando a gente participa de eventos, eles se sentem muito incluídos; quando ganhamos - a última agora que a gente ganhou - um prêmio, que a gente conseguiu o teatro do SESC, num espaço lindo, maravilhoso, que foi dado pra gente, a gente ganhou, então nós fomos. Aí chegamos lá, as pessoas de música, as pessoas de dança, as pessoas que estavam no teatro administrando, todos eles se sentiram importantes no palco, uma pessoa fazendo a luz, outra pessoa fazendo a música, as pessoas trabalhando pra eles, eles se sentiram muito importantes, e eu fiquei muito satisfeita com isso. E outra coisa que é fundamental para a integração deles é aquilo que eu falei no início, que eles já estão trabalhando com isso, eles já estão ganhando, já estão conseguindo se sustentar. Ganham pouquinho, mas eles gasta pouquinho, eles vão conseguindo ter essa condição de deslocamento, porque a gente não tem dinheiro nem pra deslocar; essa condição de ter aqui no Núcleo, eles têm alimentação, então eles se alimentam. Então, é importante porque a gente dá uma base, não só educacional, mas também de fundamento para o futuro, porque esses cinco alunos meus, ex-alunos que continuam aqui, eles estão inseridos sim na sociedade, estão trabalhando com a arte da dança. Eu queria que você falasse comigo algumas transformações, a nível corporal e a nível afetivo. Você viu essas transformações aqui nos seus alunos, nesse seu tempo aqui no Núcleo? É, são muitas transformações, são muitos depoimentos. Crianças que estavam totalmente fora do contexto escolar, quando passam a fazer atividade de dança, começam a, toda a energia, toda a carga que faziam dentro de sala de aula, a despejar aqui na dança. Então já fui porque a gente faz uma divulgação no início do ano, a gente vai nas escolas divulgar e a cada ano os professores vão a uma escola diferente da outra, e eu já recebi, quando eu fui fazer a divulgação no ano seguinte, as professoras indicando, para aqueles alunos mais inquietos, mais bagunceiros, que querem aparecer de alguma forma, e que dão trabalho na escola, para fazer a dança. E isso é muito importante porque os que vêm e ficam, eles conseguem canalizar toda a energia que eles têm interiormente, que é artística, no canal correto. E eu chego lá e falam: ah, melhorou muito o comportamento. Uma coisa que eu notei que todas elas falam em concentração, em atenção, em foco. Na dança a gente trabalha muito assim, né? A sequência coreográfica tem que ser memorizada, e isso mexe com todo o

6 sistema neurológico deles, e a atenção e a maneira de se expressar ela combina com essa movimentação. Quando chega na sala de aula, eles conseguem canalizar essa atenção que tem que ter para o aprendizado. Então muitas pessoas falaram do aprendizado ter melhorado através da expressão artística na dança. A outra era sobre a experiência de alunos que conseguiram trabalho informal e formal. Você já disse que uns estão trabalhando, você já deu depoimento......faculdade de Dança... então, tem duas alunas fazendo faculdade de Dança......tem, tem. Legal né? Na faculdade Mais Escola? Mais Educação. São projetos que a Secretaria tem que não precisa ser formado, então eles vão lá, sob a minha orientação. Eles não precisam nem de orientação, no caso eu oriento eles porque eles já fazem, dos três que estão, tem cinco e eu acho que os outros dois vão conseguir, eles dão aula, e os alunos vêm fazer aula comigo de vez em quando: ai professora, seu aluno é muito chato aí vem fazer aula comigo: caraca, ele faz aula igualzinho a você Tem que ser né? Já está há dez anos fazendo aula. Mas ele é muito chato, pega no pé. Eu também era quando eu era mais nova, agora eu estou um pouco menos chata (risos). Eles são muito exigentes em relação a correção, a limpeza de movimento, tudo aquilo que eu faço, que eu prezo, eles agora estão..., eu estou muito feliz com o trabalho deles....está passando né? É. Última questão: A sua percepção de que pessoas com deficiência têm direito a participar do Núcleo. Você viu que ao longo desses anos todos de trabalho aqui no Núcleo esses alunos eram sempre incluídos aqui, faziam atividades, ou não? Ou começou depois do movimento da Secretaria? E como tem sido a receptividade deles atualmente, se você tem alunos hoje em dia com deficiência, como é isso pra você? É, eu tenho um carinho especial porque eu tenho uma irmã com Síndrome de Down, então eu sempre recebi, independente da Secretaria pedir ou não, porque quando ela pediu aumentou o número, com certeza, mas eu sempre tive, porque Síndrome de Down..., porque cada um... cada caso é um caso. A Síndrome de Down é muito

7 tranquila de trabalhar, porque eu já tenho experiência por causa da minha irmã, que sempre dançou comigo, sempre chegou a se apresentar. Então eles participam espontaneamente, o problema é a gente estar qualificado para cada tipo de problema, porque a gente não é qualificado para isso. Eu sou porque eu fiz o curso especial Desenvolvendo o cérebro, da Helena Antipoff, mas a gente precisaria ser melhor qualificados para poder atender melhor essas pessoas. Mas hoje em dia também tem uma pessoa, uma menina, que também faz... eles fazem inclusão com ela hoje ela não veio ela é muito boazinha, ela é atenta, ela também tem um nível muito fácil de ser trabalhado. Eu nunca tive aqui uma pessoa que não fizesse, então todos que chegaram até mim conseguiram desenvolver algum trabalho. Gostaria de acrescentar alguma coisa...?... não, está tudo tranquilo. Muito obrigada!

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Diretor André Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 24/09/2012 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h. COR PRETA

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Denise Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 03.12.2013 Horário: 10 h30 Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora: Valéria Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 12 de dezembro de 2012 Horário: 7:52 Duração da entrevista:

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS RODRIGO DOS SANTOS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS RODRIGO DOS SANTOS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS RODRIGO DOS SANTOS (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora Ciane Local: Núcleo de Arte Copacabana Data: 10.12.2012 Horário:13h Duração da entrevista: 1h. COR PRETA -

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora Cátia Local: Núcleo de Arte Av dos Desfiles Data: 23.08.2012 Horário: Duração da entrevista: 1h. COR PRETA

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS VOLNEI NOGUEIRA

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS VOLNEI NOGUEIRA CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS VOLNEI NOGUEIRA (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Iago Local: Núcleo de Arte Copacabana Data: 29.11.2013 Horário: 9h25 Duração da entrevista: 1h. COR PRETA

Leia mais

Anexo 2.3- Entrevista G1.3

Anexo 2.3- Entrevista G1.3 Entrevista G1.3 Entrevistado: E1.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 44 anos Masculino Cabo-verde (nasceu em São Tomé) 20 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : 4ª classe

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS LEILA MARIA SETTINERI

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS LEILA MARIA SETTINERI CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS LEILA MARIA SETTINERI (depoimento) 2015 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

Falará sobre o NTI auxiliando no processo de apoio às ações de ensino dos alunos, particularmente os alunos do Curso de Letras da UFAC.

Falará sobre o NTI auxiliando no processo de apoio às ações de ensino dos alunos, particularmente os alunos do Curso de Letras da UFAC. UFAC RBR-AC 31.10.2011 Falará sobre o NTI auxiliando no processo de apoio às ações de ensino dos alunos, particularmente os alunos do Curso de Letras da UFAC. [Se identificou, identificou o setor e o Diretor

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora: Lúcia Local: Núcleo de Arte Leblon Data:07/12/2013 Horário:15h Duração da entrevista: 31min. 7seg. COR PRETA

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS NILTON SANTOS DE ATHAYDE (depoimento) 2011 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS SIMONE PHILIPPI

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS SIMONE PHILIPPI CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS SIMONE PHILIPPI (Depoimento) 2007 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando

Leia mais

Subjects on this conversation: Vestibular, ENEM e Ouro Preto

Subjects on this conversation: Vestibular, ENEM e Ouro Preto Subjects on this conversation: Vestibular, ENEM e Ouro Preto Context: In this conversation Guilherme talks to his friend Gustavo Rocha, who has lives in Ouro Preto - MG, about his life, how to get into

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde PERGUNTAS METALINGUÍSTICAS Doc.: J. quais são as línguas que você fala " Inf.: eu " (+) inglês né falo

Leia mais

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T17 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 08 de novembro de Guilherme Assis, Brasil Plural:

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T17 Guararapes Riachuelo (GUAR3 BZ) 08 de novembro de Guilherme Assis, Brasil Plural: Guilherme Assis, Brasil Plural: Oi bom dia a todos, bom dia Flávio, Tulio, obrigado por pegarem minha pergunta. Na verdade eu queria explorar algumas coisas. Acho que vocês já comentaram bem os resultados

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA CONCEICAO DE MARIA PERDOMIS VIVEIROS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I - Seminário O texto abaixo é a transcrição

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS ARIANE CABRERA CORRÊA

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS ARIANE CABRERA CORRÊA CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS ARIANE CABRERA CORRÊA (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

ARARUAMA 3. Falante 1 (Consuelo) Idade: 37 anos Nível de escolaridade: Superior Sexo: feminino

ARARUAMA 3. Falante 1 (Consuelo) Idade: 37 anos Nível de escolaridade: Superior Sexo: feminino ARARUAMA 3 Falante 1 () Idade: 37 anos Nível de escolaridade: Superior Sexo: feminino Falante 2 () Idade: anos Nível de escolaridade: Médio Sexo: feminino Eu comprei isso... pra- gravá a minha a minha

Leia mais

OLÁ, Como Tudo Começou?

OLÁ, Como Tudo Começou? 1 2 OLÁ, Eu sou a Katia. Eu fico muito feliz, muito feliz mesmo porque você baixou esse ebook. Isso significa que no ano de 2017 você quer mudar de vida, quer transformar a sua vida, é um prazer imenso

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante David Local: Núcleo de Arte Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 13h55 Duração da entrevista: 1h. COR PRETA

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Maicon Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 03.12.2013 Horário: 10 h30 Duração da entrevista: 1h. COR PRETA -

Leia mais

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #37 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The life in Montes Claros, hobbies and life in general. Context: In this conversation André talks to his cousins, Melissa e Larissa. They about their lives, what they like

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Maria Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 01.10.2013 Horário: 14h09 Duração da entrevista: 22min COR PRETA -

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

TODO AMOR TEM SEGREDOS

TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS VITÓRIA MORAES TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS 11 19 55 29 65 41 77 87 121 99 135 111 145 É NÓIS! 155 11 12 1 2 10 3 9 4 8 7 6 5 TODO AMOR TEM SEGREDOS. Alguns a

Leia mais

FICHA SOCIAL Nº 123 INFORMANTE: SEXO: IDADE: ESCOLARIZAÇÃO: LOCALIDADE: PROFISSÃO: DOCUMENTADORA: TRANSCRITORA: DIGITADORA: DURAÇÃO:

FICHA SOCIAL Nº 123 INFORMANTE: SEXO: IDADE: ESCOLARIZAÇÃO: LOCALIDADE: PROFISSÃO: DOCUMENTADORA: TRANSCRITORA: DIGITADORA: DURAÇÃO: FICHA SOCIAL Nº 123 INFORMANTE: M.A.M.B. SEXO: Masculino IDADE: 27 anos - Faixa II ESCOLARIZAÇÃO: 9 a 11 anos (2º grau incompleto) LOCALIDADE: Batateira - Zona Urbana PROFISSÃO: Comerciante DOCUMENTADORA:

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II (depoimento) 2014 FICHA TÉCNICA ENTREVISTA CEDIDA PARA PUBLICAÇÃO NO REPOSITÓRIO DIGITAL

Leia mais

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria

Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Há alguns anos, o Centro de Uberaba foi presenteado por uma personalidade marcante, de sorriso largo, que gosta de dançar, conversar, rir e tenta

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS PROJETO SEGUNDO TEMPO

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS PROJETO SEGUNDO TEMPO CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS PROJETO SEGUNDO TEMPO PEDRO ANDRÉ PIRES MACHADO (depoimento) 2010 CEME-ESEF-UFRGS

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS VERA LUCIA MASTRASCUSA

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS VERA LUCIA MASTRASCUSA CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS VERA LUCIA MASTRASCUSA (Depoimento) 2007 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

Real Brazilian Conversations #19 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #19 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro. Context: In this conversation André and Guilherme discuss some interesting topics about the Olympic Games in Brazil. André describes

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS MARCELO CARABAGIALLE

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS MARCELO CARABAGIALLE CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS MARCELO CARABAGIALLE (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

ENTREVISTA COM ANA AMÁLIA BARBOSA Autora Jurema L. F. Sampaio

ENTREVISTA COM ANA AMÁLIA BARBOSA Autora Jurema L. F. Sampaio ENTREVISTA COM ANA AMÁLIA BARBOSA Autora Jurema L. F. Sampaio Ju - A UDESC está preparando um número especial da revista deles, sobre arte & inclusão, e a Cristina Rosa me "encomendou" uma "entrevista

Leia mais

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The city of Belo Horizonte Minas Gerais state. Context: In this conversation André and Guilherme talk about the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais state. Cultural notes,

Leia mais

Estado da Arte: Na Prática Aula 1

Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Então se você ainda não viu o vídeo em que eu explico o que é essa ferramenta, não se esqueça de conferir. YouTube Video Com essa sequência eu vou mostrar, passo a passo,

Leia mais

P/1 E qual a data do seu nascimento? Eu te ajudo. Já te ajudo. Dia 30 de março de 1984.

P/1 E qual a data do seu nascimento? Eu te ajudo. Já te ajudo. Dia 30 de março de 1984. museudapessoa.net P/1 Então, vamos lá. Eu queria que você me falasse seu nome completo. R Meu nome é Karen Fisher. P/1 E onde você nasceu, Karen? R Eu nasci aqui no Rio, Rio de Janeiro. P/1 Na cidade mesmo?

Leia mais

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir 5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO a pessoa acha que é só chegar e pedir QUEM NÃO QUER GANHAR MAIS E FICAR RICO LOGO? PROVAVELMENTE VOCÊ É UMA DAS PESSOAS QUE QUEREM ENRIQUECER E SER RECONHECIDO NO TRABALHO!

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

Os vinhateiros. Referência Bíblica: Mateus

Os vinhateiros. Referência Bíblica: Mateus Os vinhateiros Referência Bíblica: Mateus 20. 1-16 Introdução: O que é de fato o Reino de Deus começa Jesus a explicar, circundado por muita gente que o escuta atentamente... Um senhor era dono de uma

Leia mais

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia +

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + AQUECIMENTO 14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + Redefinição Desafio 16:50 17:00 D.Brief em grupos

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Coordenador Gabriel Local: Projecto do Núcleo de Arte Grécia Data: 03/12/12 Horário: 9:30h Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS LÍGIA COSTA.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS LÍGIA COSTA. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS LÍGIA COSTA (depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS TAMARA CHRISTINY SERRA ARAGON (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS 1 FICHA TÉCNICA

Leia mais

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares A Procura de Kelly Furlanetto Soares Peça escrita durante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR. Teatro Guaíra, sob orientação de Andrew Knoll, no ano de 2012. 1 Cadeiras dispostas como se

Leia mais

Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali

Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali Unidos pelas vozes: A história de um coral Pré-roteiro de Amanda Farias e Liandra Fenali Versão de outubro de 2015 SEQUÊNCIA UM A CHEGADA CENA 1 EXTERNA BAIRRO DA JUVENTUDE, ESTACIONAMENTO Ônibus para

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora Cíntia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 12.12.2012 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Bem Vindos!!! Módulo 2

Bem Vindos!!! Módulo 2 Bem Vindos!!! Módulo 2 Como foi essa semana? Cumpriram nossa Tarefa? 1- Fazer 1 lista de pessoas para você convidar 2- Ligar e agendar 3- Realizar no mínimo 10 entrevistas Quem realizou inícios? Meta da

Leia mais

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil.

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Context: In this conversation André talks to his friend Nathanael, who has lived in Brazil

Leia mais

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas:

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas: Sexo: Feminino Idade: 18 anos 1. É morador da Vargem Grande? Sim Entrevista 01 2. Trabalha na Vargem Grande? Como é o percurso para ir ao trabalho? Não, trabalha no Santa Mônica. Pega ônibus em frente

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes

Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes Em um feriado, a família do Fernando resolveu dar uma volta no parque, em uma cidadezinha no interior. Muitas coisas interessantes aconteceram. Vamos ver o que houve? Vovô! Chegamos, finalmente! Eu já

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios.

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora: Tatiana Local: Núcleo de Arte Silveira Sampaio Data: 11 de dezembro de 2012 Horário: 13h Duração da entrevista:

Leia mais

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação?

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação? Codificação desta entrevista: PREN03 PREN03 Renault Destinatário da formação e formador de Telheiras Fernando Farinha (Cotech) Entrevista: 19/12/08 das 10h15 às 10h40 AB Como Cotech é, por um lado, participante

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

VERBOS Parte 1. Nesse vídeo você vai aprender o que é, ficar, esquentar, fechar, lembrar, esquecer, precisar, brincar, vir, arrumar, e fazer.

VERBOS Parte 1. Nesse vídeo você vai aprender o que é, ficar, esquentar, fechar, lembrar, esquecer, precisar, brincar, vir, arrumar, e fazer. VERBOS Parte 1 Fala aí galera, como é que tá? Esse é o primeiro vídeo dos Verbos, os verbos mais utilizados no Brasil que são diferentes no Espanhol. Preste muita atenção na explicação desses verbos porque

Leia mais

REUNIÃO DE UNIDADE SEJAM BEM VINDOS

REUNIÃO DE UNIDADE SEJAM BEM VINDOS REUNIÃO DE UNIDADE SEJAM BEM VINDOS MEU AMIGO... QUAIS SÃO AS NOSSAS ATIVIDADES QUE REALMENTE NOS TRAZEM RESULTADOS? Sessão Inícios Vendas Clientes fiéis Etc Já notou que tudo isso passa por um mesmo caminho...o

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

5 MEDOS que te impedem de ter sucesso com a sua música!

5 MEDOS que te impedem de ter sucesso com a sua música! 5 MEDOS que te impedem de ter sucesso com a sua música! Alguns medos limitam o nosso crescimento como artistas. São crenças que nos prejudicam na hora de trabalhar em nossos projetos. Você fica desmotivado,

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Vivência das famílias e pessoas com doença falciforme

Vivência das famílias e pessoas com doença falciforme Vivência das famílias e pessoas com doença falciforme Maria Zenó Soares Presidenta da Dreminas Coordenadora Geral da Fenafal Conselheira Nacional de saude Os e as assistentes sociais emprestam suas vidas

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa. Thaís Fernanda C. Rodrigues

A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa. Thaís Fernanda C. Rodrigues A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa Thaís Fernanda C. Rodrigues Durante minhas observações vi que o imaginário e as brincadeiras das crianças do grupo 5A vespertino estavam

Leia mais

Nossa, até o número é legal! Bonito o número! - Ah, que isso! - É sério! Tem gente que tudo é bonito! Rosto, corpo, papo...

Nossa, até o número é legal! Bonito o número! - Ah, que isso! - É sério! Tem gente que tudo é bonito! Rosto, corpo, papo... Seis ou sete? - Oi. Eu tava te reparando ali, você.. - É mesmo? - Pois é, você me lembra aquela atriz... Como que ela chama mesmo? - Todos me dizem isso. É a Bruna, não é? - Ela mesma! Você é a cara dela.

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

Regulamento da XX Maratona Cultural ACESC Mostra ACESC de Dança

Regulamento da XX Maratona Cultural ACESC Mostra ACESC de Dança Regulamento da XX Maratona Cultural ACESC Mostra ACESC de Dança Página 1 Capítulo I DA INSCRIÇÃO Art. 1º. A Mostra ACESC de Dança 2018 será realizada no dia 26 de agosto. Art. 2º. As inscrições dos clubes

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Camila Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14 h Duração da entrevista: 1h. COR PRETA

Leia mais

ANEXO R. Data: 19/08/2011, iniciada às 12h52min com duração de 19 minutos e 43 segundos.

ANEXO R. Data: 19/08/2011, iniciada às 12h52min com duração de 19 minutos e 43 segundos. ANEXO R ENTREVISTA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA Professora A: Atualmente (agosto de 2011) é professora de Educação Física na Educação Infantil (Alpha 2, Reception e Transition) e Ensino Fundamental I (1º e 5º

Leia mais

O que fazer nessa situação? Quer saber mais? Confira tudo aqui no post de hoje!

O que fazer nessa situação? Quer saber mais? Confira tudo aqui no post de hoje! Meu cliente sumiu Quem trabalha com vendas, sabe bem o momento atual que estamos passando, e também sabe que não está nada fácil conseguir vender, revender, alugar, passar adiante, muito menos conseguir

Leia mais

Da vida, não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo o que quis. Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia. E perdi apenas o que, no fundo,

Da vida, não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo o que quis. Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia. E perdi apenas o que, no fundo, Da vida, não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo o que quis. Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia. E perdi apenas o que, no fundo, nunca foi meu. - Sonhava em Cursar Direito - Queria

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Coordenadora Jessica Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 06/12/2012 Horário: 11:30h Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA?

(18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (18/04/2008) (EU): OIE BB (VC): OIIIIIIIIIIIIIII (EU): TUDO CERTO (VC): TUDO CERTIN.. (EU): CONSEGUINDO LEVAR A VIDA REAL A SERIO AGORA? (VC): HUAHSUASHUAHSUAHSUA SEI LÁ (EU): ENTENDO TUDO NO REAL TA DESABANDO

Leia mais

1º SEMINÁRIO ELAS NAS EXATAS: PELA EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

1º SEMINÁRIO ELAS NAS EXATAS: PELA EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA Pesquisa Elas nas Ciências: um estudo para a equidade de gênero no ensino médio. (2016-2017) RIO DE JANEIRO 2018 UNIVERSO DA PESQUISA 10 escolas estaduais participantes da pesquisa; 122 questionários aplicados

Leia mais

Trocas de Experiências: Relatos de atuação e montagem de Atendimento Espaço Psicopedagógico.

Trocas de Experiências: Relatos de atuação e montagem de Atendimento Espaço Psicopedagógico. Trocas de Experiências: Relatos de atuação e montagem de Atendimento Espaço Psicopedagógico. Ana Paula Silva de Oliveira anapaula.psicopedagogoa@gmail.com * Educadora há 22 anos, atualmente na Educação

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. 1 CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS LUIZA PIERUCCINI BOFF (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS 1 1 FICHA TÉCNICA

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Professora Raquel Local: Núcleo de Arte do Leblon Data: 2013 Duração da entrevista: 1h. COR PRETA - Relatos do Entrevistado

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãnheee, queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais