Reações fotoquímicas na atmosfera

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reações fotoquímicas na atmosfera"

Transcrição

1 Fotodissociação e fotoionização Fotodissociação e fotoionização na atmosfera terrestre Ozono estratosférico Formação e destruição do ozono estratosférico Substitutos dos clorofluorocarbonetos

2 Qual a importância das reações fotoquímicas na atmosfera? Fotodissociação e fotoionização As reações fotoquímicas são transformações químicas que acontecem por absorção de energia sob a forma de radiação eletromagnética. Este tipo de transformações químicas está presente em vários fenómenos ou situações do dia a dia, como, por exemplo: as reações de fotossíntese que ocorrem nos seres vivos com clorofila; o desbotar da cor dos tecidos quando expostos de forma prolongada à luz solar; as reações químicas que ocorrem no olho permitindo a visão;

3 a interação entre a luz, a película e o papel fotográfico levando à obtenção da fotografia; o bronzeamento da pele do ser humano quando exposta à luz do Sol; a formação e a destruição da camada de ozono e muitas outras reações que acontecem, nomeadamente, a nível industrial.

4 Dependendo da energia da radiação incidente envolvida, as reações fotoquímicas podem provocar dois fenómenos: a fotodissociação ou a fotoionização. A fotodissociação fotoionização consiste na na ionização quebra das de moléculas ligações químicas e átomos provocada pela provocada radiação pela incidente. radiação incidente.

5 A fotodissociação consiste na quebra das ligações químicas provocada pela radiação incidente. Para que o fenómeno de fotodissociação aconteça é necessário que a energia dos fotões seja suficiente para quebrar as ligações químicas. O valor mínimo dessa energia designa-se por energia de dissociação. Radicais livres são espécies muito reativas por possuírem eletrões desemparelhados. Representa-se simbolicamente por X.

6 Exemplos de processos de fotodissociação indicando os radicais livres formados, a zona da atmosfera onde estes processos são mais frequentes e os respetivos valores de energia de dissociação.

7 A fotoionização consiste na ionização de moléculas e átomos provocada pela radiação incidente. Este fenómeno ocorre quando a molécula (ou átomo) absorve um fotão com energia suficiente para remover um dos seus eletrões mais externos. O valor mínimo de energia incidente para que este fenómeno surja corresponde ao valor da primeira energia de ionização.

8 Este fenómeno de fotoionização surge de forma muito intensa na ionosfera e daí a sua designação.

9 Não ocorre fotoionização nem fotodissociação. Ocorre fotoionização ou fotodissociação, sendo a energia excedente transformada em energia cinética do eletrão removido ou do gás, provocando um aumento da temperatura.

10 Fotodissociação e fotoionização na atmosfera terrestre A atmosfera terrestre funciona, essencialmente, como um filtro da radiação solar, deixando-se atravessar pelas radiações de energia mais baixa (parte das ondas de rádio e micro-ondas, radiações visível e UVA e pequena parte da radiação UVB) e absorvendo as de energia mais elevada (grande parte das radiações UVB, radiações UVC, raios X e raios gama), que ficam retidas nas camadas superiores da atmosfera.

11 Fotodissociação e fotoionização na atmosfera terrestre Termosfera Fenómenos na termosfera: (1) Dissociação das moléculas N 2 e O 2 e a formação dos respetivos radicais livres (N e O ); (2) Ionização das partículas N 2, O 2 e O ; (3) Efeito térmico elevado aumento da temperatura, consequência da absorção de radiação (por isso o termo termosfera ).

12 Termosfera Fenómenos na termosfera: (1) Dissociação das moléculas N 2 e O 2 e a formação dos respetivos radicais livres (N e O ); (2) Ionização das partículas N 2, O 2 e O ; (3) Efeito térmico elevado aumento da temperatura, consequência da absorção de radiação (por isso o termo termosfera ).

13 Mesosfera Na termosfera e mesosfera superior as radiações absorvidas possuem energia superior a 9, J. Para além da existência de moléculas e radicais livres, existe uma elevada quantidade de iões e eletrões livres, razão pela qual a parte inferior desta camada também se designa por ionosfera.

14 Estratosfera As radiações, que são absorvidas pelas espécies químicas existentes na estratosfera, têm valores de energia entre 6, J e 9, J. Este intervalo de energia não é suficiente para provocar a ionização das partículas, nem a dissociação do N 2, mas é suficiente para a dissociação do O 2, e provocar ainda um ligeiro efeito térmico. A dissociação do O 2 é fundamental para a existência da camada de ozono.

15 Estratosfera As radiações, que são absorvidas pelas espécies químicas existentes na estratosfera, têm valores de energia entre 6, J e 9, J. Este intervalo de energia não é suficiente para provocar a ionização das partículas, nem a dissociação do N 2, mas é suficiente para a dissociação do O 2, e provocar ainda um ligeiro efeito térmico. A dissociação do O 2 é fundamental para a existência da camada de ozono.

16 Troposfera A camada onde vive o ser humano ( tropo significa homem ) a troposfera é quimicamente muito complexa. Processos como a formação das chuvas ácidas ou do nevoeiro fotoquímico ocorrem nesta camada da atmosfera.

17 Ozono estratosférico É possível verificar que a absorção de diferentes radiações eletromagnéticas ocorre em diferentes camadas da atmosfera. As radiações mais energéticas são absorvidas na alta atmosfera, enquanto que outras, menos energéticas, mas ainda muito nocivas (parte da UVC e UVB), apenas são absorvidas na camada de ozono. A camada de ozono funciona como o único filtro solar deste tipo de radiações e localiza-se na estratosfera.

18 Ozono estratosférico Contudo, a molécula de ozono (O 3 ) também pode, devido à ação humana, ser encontrada na troposfera. Esta molécula é altamente instável e reativa, pelo que, na troposfera, atua como poluente atmosférico, causando efeitos nocivos, tais como irritação das mucosas e produz graves problemas cardiovasculares e respiratórios.

19 Ozono estratosférico O ozono na troposfera atua como poluente em contraste com o seu papel protetor na estratosfera.

20 Formação e destruição do ozono estratosférico

21 Formação e destruição do ozono estratosférico

22 Formação e destruição do ozono estratosférico Outros agentes externos, como os clorofluorocarbonetos (CFC), de uso corrente nos sistemas de ar condicionado e de refrigeração, intervêm na regulação da concentração do ozono estratosférico. Por serem muito voláteis e praticamente inertes na troposfera, alcançam facilmente a estratosfera, onde deixam de ser inertes sofrendo fotodissociação. Os radicais halogenados libertados, de entre os quais o cloro, que é o mais destrutivo, apenas contribuem para a destruição do ozono, tendo já gerado buracos na camada em ambos os polos terrestres.

23 Formação e destruição do ozono estratosférico

24 Formação e destruição do ozono estratosférico

25 Formação e destruição do ozono estratosférico

26 Substitutos dos clorofluorocarbonetos A inércia química dos CFC na troposfera (não ardem e não são tóxicos para os seres humanos), aliada às características físicas que os tornam ideais para equipamentos de refrigeração, torna os CFC quase impossíveis de substituir. Para tentar minimizar os efeitos catastróficos da emissão dos CFC na atmosfera, os cientistas estudaram outras substâncias cuja composição química permitisse ter os mesmos efeitos práticos, mas sem os efeitos nefastos mencionados.

27 Substitutos dos clorofluorocarbonetos Como o problema reside nos radicais halogenados, estes foram substituídos parcialmente por átomos de hidrogénio. Os substitutos dos CFC são, assim, denominados de HCFC hidroclorofluorocarbonetos. A ligação C H é mais estável e difícil de dissociar por ação fotoquímica, embora seja mais suscetível a reações com radicais hidroxílicos (HO ) existentes na troposfera. A reação com o HO evita que uma quantidade maior de HCFC chegue à estratosfera e interfira no ciclo do ozono. Simultaneamente, elimina o radical HO.

28 Síntese de conteúdos As reações fotoquímicas são transformações químicas que acontecem por absorção de energia sob a forma de radiação. Dependendo da energia da radiação envolvida, as reações fotoquímicas podem provocar fenómenos de fotodissociação ou de fotoionização. A fotodissociação consiste na rutura de ligações químicas provocada pela radiação incidente. Para que o fenómeno de fotodissociação aconteça é necessário que a energia dos fotões seja suficiente para quebrar as ligações químicas. O valor mínimo dessa energia denomina-se energia de dissociação. Deste tipo de reações resultam os radicais livres. Os radicais livres são espécies muito reativas por terem eletrões desemparelhados. A fotoionização consiste na ionização de moléculas e átomos provocada pela radiação incidente. Este fenómeno ocorre quando a molécula (ou átomo) absorve um fotão com energia suficiente para remover um dos seus eletrões mais externos. A este valor de energia designa-se energia de 1.ª ionização.

29 Síntese de conteúdos Na região mais alta da atmosfera (mesosfera superior e termosfera, onde as radiações absorvidas possuem energia superior a 9, J), para além da existência de moléculas e radicais livres, existe uma elevada quantidade de iões e eletrões livres. Nesta zona da atmosfera ocorre, assim, para além de processos de dissociação, processos de ionização. As reações fotoquímicas mais importantes que acontecem nesta camada mais alta da atmosfera são a dissociação das moléculas N 2 e O 2 com a formação dos respetivos radicais livres (N e O ) e a fotoionização das partículas N 2, O 2 e O. As radiações, que são absorvidas pelas espécies químicas existentes na estratosfera e na parte superior da troposfera, têm valores de energia entre 6, J e 9, J. Este intervalo de energia não é suficiente para provocar a ionização das partículas. Nesta zona da atmosfera ocorre a dissociação da molécula de oxigénio mas não ocorre a dissociação da molécula de nitrogénio. O ozono na troposfera atua como poluente em contraste com o seu papel protetor na estratosfera, absorvendo a radiação UV mais energética (UVC e a maior parte da UVB) proveniente do Sol, evitando que esta atinja a superfície terrestre.

30 Síntese de conteúdos A formação do ozono ocorre na estratosfera, por ação das radiações UVC, envolvendo duas etapas: Por outro lado, a decomposição do ozono ocorre na mesma camada da atmosfera por ação das radiações UV menos energéticas (maioritariamente UVB), através de três etapas:

31 Síntese de conteúdos Os CFC são considerados um dos principais responsáveis pela destruição do equilíbrio natural resultante da soma das cinco reações anteriores. A maioria dos CFC lançados na atmosfera, por serem muito voláteis e praticamente inertes na troposfera, atingem a estratosfera reagindo com as moléculas de ozono, levando à diminuição da sua concentração, gerando o buraco na camada de ozono. A destruição da camada de ozono por ação dos CFC acontece na estratosfera por absorção de radiações UVC.

32

33

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 : A atmosfera e a radiação solar. As reações fotoquímicas e a formação de radicais livres. Formação de iões na termosfera e na mesosfera. Os

Leia mais

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera 2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera Adaptado pelo Prof. Luís Perna Reações fotoquímicas As transformações químicas desencadeadas pela luz (ultravioleta, visível ou infravermelha) são chamadas reações

Leia mais

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 04/02/2015

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 04/02/2015 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 : A atmosfera e a radiação solar. As reações fotoquímicas e a formação de radicais livres. Formação de iões na termosfera e na mesosfera. Os

Leia mais

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera

2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera 2.3.2 Reações fotoquímicas na atmosfera Reações fotoquímicas As transformações químicas desencadeadas pela luz (ultravioleta, visível ou infravermelha) são chamadas reações fotoquímicas. As reações fotoquímicas

Leia mais

Reações fotoquímicas na atmosfera

Reações fotoquímicas na atmosfera Reações fotoquímicas na atmosfera Miguel Neta, janeiro de 2019 [Imagem: NASA] Interação entre a radiação solar e a atmosfera A energia solar interage com as partículas da atmosfera provocando vários efeitos:

Leia mais

Reações fotoquímicas na atmosfera

Reações fotoquímicas na atmosfera [Imagem: NASA] Interação entre a radiação solar e a atmosfera A energia solar interage com as partículas da atmosfera provocando vários efeitos: Térmicos: Químicos: Aumento da energia cinética das partículas.

Leia mais

Interacção da Radiação com a Matéria. Maria do Anjo Albuquerque

Interacção da Radiação com a Matéria. Maria do Anjo Albuquerque Interacção da Radiação com a Matéria Radiação ultravioleta Radiação infravermelha Parte da radiação IV é filtrada pelo vapor de água e dióxido de carbono. Estes dois gases desempenham um papel fundamental

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME 6. Física e Química A. Domínio 2 - Propriedades e transformações da matéria Transformações químicas

QUESTÕES DE EXAME 6. Física e Química A. Domínio 2 - Propriedades e transformações da matéria Transformações químicas QUESTÕES DE EXAME 6 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Atmosfera terrestre. Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade.

Atmosfera terrestre. Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Atmosfera terrestre Camada fina, gasosa, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Atmosfera terrestre - Composição 99,9% da atmosfera é constituída por apenas quatro gases:

Leia mais

Química da Atmosfera

Química da Atmosfera Química da Atmosfera Capítulos 1 ao 4 do Colin Baird Capítulo 1 Química Estratosférica: A camada de ozônio Troposfera: *15km altitude *85% da massa H 2 O quantidades variáveis; CO 2 0,04% 1 Regiões da

Leia mais

4.º Teste de Física e Química A 10.º A Fev minutos /

4.º Teste de Física e Química A 10.º A Fev minutos / 4.º Teste de Física e Química A 10.º A Fev. 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 8 fevereiro Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. O iodo, I2 (g), reage com o hidrogénio,

Leia mais

Gabarito Prova Primeira Fase

Gabarito Prova Primeira Fase VIII OLIMPÍADA REGIONAL DE CIÊNCIAS 2006 Gabarito Prova Primeira Fase Cruzadinha Vertical 1. Força por unidade de área. 2. Principal fonte de energia da atmosfera e superfície da terra. 3. Substância responsável

Leia mais

Atmosfera. 10º ano. [Imagem: Christoph Hormann]

Atmosfera. 10º ano. [Imagem: Christoph Hormann] [Imagem: Christoph Hormann] Atmosfera primitiva A idade da Terra é de cerca de 4,5 mil milhões de anos. O H 2 e o He, oriundos da nebulosa que deu origem ao Sistema Solar, escapam para o espaço! A atmosfera

Leia mais

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves Química 10 EXERCÍCIOS e problemas Exames 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Testes intermédios 2008 2009 2010 2011 Escola Técnica Liceal Salesiana do Estoril Professor Luís Gonçalves 2 3 4 UNIDADE 1 Das estrelas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA AMBIENTAL ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF. LUCAS SIQUEIRA CAMADA DE OZÔNIO (I) A camada

Leia mais

No início. Desgaseificação do seu interior de gases voláteis. Os gases libertados constituíram a atmosfera primitiva da Terra.

No início. Desgaseificação do seu interior de gases voláteis. Os gases libertados constituíram a atmosfera primitiva da Terra. A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e quando se formou era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também aconteceu com a atmosfera terrestre que nem sempre apresentou

Leia mais

3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan minutos /

3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan minutos / 3.º Teste de Física e Química A 10.º A Jan. 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

No início. Desgaseificação do seu interior de gases voláteis. Os gases libertados constituíram a atmosfera primitiva da Terra.

No início. Desgaseificação do seu interior de gases voláteis. Os gases libertados constituíram a atmosfera primitiva da Terra. A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e quando se formou era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também aconteceu com a atmosfera terrestre que nem sempre apresentou

Leia mais

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF CLASSIFICAÇÃO: Valores Prof. António Gonçalves: TABELA DE CONSTANTES Constante

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 2

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 2 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 2 Duração da prova:

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual Física e Química A 10º ano 01 / 01 1º Período ( minutos) Apresentação QUÍMICA 0. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 0.1. Materiais

Leia mais

Principais Problemas Ambientais

Principais Problemas Ambientais Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Ambiental (2017/2) Química Atmosférica (Parte 2) Principais Problemas Ambientais Felipe Dias dos Reis Principais

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. troposfera a radiação termosfera. gasosa estratosfera os fenómenos. mesosfera o ar O ozono Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 troposfera a radiação termosfera gasosa estratosfera os fenómenos mesosfera o ar O ozono A atmosfera terrestre, camada que envolve a Terra, com cerca

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 5.º Teste sumativo de FQA 6. fevereiro. 2015 Versão 1 10.º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Correção da Ficha de Trabalho 14. Física e Química A pontos

Escola Secundária de Lagoa. Correção da Ficha de Trabalho 14. Física e Química A pontos Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Silva e Emília Correia Correção da Ficha de Trabalho 14 2014/2015 1. 1.1.. 12 pontos O buraco da camada de ozono consiste na baixa

Leia mais

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO PLANIFICAÇÃO 011 / 01 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Período 1º 1/09 a 1/1 º 03/01 a 3/03 3º 10/0 a 08/0 Nº Semanas Nº aulas totais

Leia mais

Teste de Física e Química A 10º A Jan minutos /

Teste de Física e Química A 10º A Jan minutos / Teste de Física e Química A 10º A Jan. 2012 90 minutos / Nome: nº Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro

Leia mais

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano MOD_SCI59 Material de Apoio a Exames Física e Química A 11º Ano Exame 2 ESJR - uma escola presente a pensar no futuro! www.esc-joseregio.pt Escola com Contrato de Autonomia direcao@oges.esc-joseregio.pt

Leia mais

7ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1)

7ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Página1 7ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Professora Paula Melo Silva Data: 22 de março Ano Letivo: 2018/2019 135 + 15 min 1. Um aluno A leva a sua

Leia mais

Problemas ambientais globais

Problemas ambientais globais Problemas ambientais globais! Camada de Ozono 1º Ano Eng.ª Ambiente - 2016/2017 A atmosfera Diâmetro da terra: 12 742 km Em relação a este diâmetro a Termosfera representa: 4% a Troposfera representa:

Leia mais

TABELA DE CONSTANTES FÓRMULAS. ,m massa de soluto; V volume de solução. , n quantidade de soluto; V volume de solução. ν= c λ

TABELA DE CONSTANTES FÓRMULAS. ,m massa de soluto; V volume de solução. , n quantidade de soluto; V volume de solução. ν= c λ Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 1 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF CLASSIFICAÇÃO: Valores Prof. António Gonçalves: TABELA DE CONSTANTES Constante

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ATMOSFERA TERRESTRE. Professor: Emerson Galvani

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ATMOSFERA TERRESTRE. Professor: Emerson Galvani UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I ATMOSFERA TERRESTRE Professor: Emerson Galvani Aula Anterior: - Apresentação do programa, bibliografia, conceitos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ATMOSFERA TERRESTRE. Professor: Emerson Galvani

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ATMOSFERA TERRESTRE. Professor: Emerson Galvani UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I ATMOSFERA TERRESTRE Professor: Emerson Galvani Aula Anterior: - Apresentação do programa, bibliografia, conceitos

Leia mais

Os Componentes do Ar III UNIDADE

Os Componentes do Ar III UNIDADE Os Componentes do Ar III UNIDADE O ar é um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e partículas suspensas. É uma substância vital para a manutenção da vida na terra,

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Nº aulas/semana: 7 x min Gestão dos tempos letivos Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO 1º Período 16/09 a 17/1 01 / 01 º Período 06/01

Leia mais

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera

Cap. 4: O AR. O ar atmosférico e a importância da atmosfera Cap. 4: O AR O ar atmosférico e a importância da atmosfera A atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta e tem espessura de 1000 km aproximadamente. Importância da atmosfera para a Terra - Funciona

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 18. Chamadas de Atenção. Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 18. Chamadas de Atenção. Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Chamadas de Atenção Ficha de Trabalho 18 Atmosfera (Unidade 2 de Química do 10ºano) A atmosfera não teve sempre a mesma composição.

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da.. - Transferência de energia. - Principais características das camadas da atmosfera.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 6.º Teste sumativo de FQA 26. Abril Versão 1 11.º Ano Turmas A e B

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 6.º Teste sumativo de FQA 26. Abril Versão 1 11.º Ano Turmas A e B ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 6.º Teste sumativo de FQA 26. Abril. 2016 Versão 1 11.º Ano Turmas A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina na palavra FIM Nome:

Leia mais

Origem da atmosfera. Fim da acresção material; Gases foram liberados e ficaram presos à Terra pela ação da gravidade; e

Origem da atmosfera. Fim da acresção material; Gases foram liberados e ficaram presos à Terra pela ação da gravidade; e Páginas 02 à 20. Origem da atmosfera Fim da acresção material; Gases foram liberados e ficaram presos à Terra pela ação da gravidade; e Vapor d água também se desprendeu, dando origem às chuvas que ajudaram

Leia mais

A ATMOSFERA. Ciências 6º ano

A ATMOSFERA. Ciências 6º ano A ATMOSFERA Ciências 6º ano A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar; A atmosfera é uma camada formada por diversos gases e vapor de água,que envolve todo o nosso planeta; Sem a atmosfera provavelmente

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 3 de maio de minutos

Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 3 de maio de minutos Ano Letivo 2015/ 2016 Objeto de avaliação Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A - 11.º ano 3 de maio de 2016 120 minutos O teste tem por referência o programa de Física e Química A para o

Leia mais

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por

Leia mais

Absorção de Radiação por Gases na Atmosfera. Radiação I Primeiro semestre 2016

Absorção de Radiação por Gases na Atmosfera. Radiação I Primeiro semestre 2016 Absorção de Radiação por Gases na Atmosfera Radiação I Primeiro semestre 2016 Constituintes gasosos da atmosfera N 2 ~ 78% O 2 ~ 21% ~ 99% da atmosfera seca vapor d água (0 a 4%) Argônio, CO 2, O 3, CH

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias Ensino Recorrente de Nível Secundário Física e Química A 10ºano MÓDULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I Unidade II Controle primário do tempo e clima parte 2 Patricia

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Breve história. Composição média da atmosfera atual. Agentes de alteração da concentração de constituintes vestigiais da

Leia mais

2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE

2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE 2º TRIMESTRE REVISÃO PARA O TESTE CAPÍTULOS 2 E 3 Disciplina: Ciências Série: 6º anos Professora: Daniela AMBIENTES AQUÁTICOS E TERRESTRES Ambientes de água doce: são pouco profundos, boa luminosidade,

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Breve história. Composição média da atmosfera atual. Agentes de alteração da concentração de. - Contaminação e toxicidade.

Leia mais

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE Programação do Curso Carga horária Formação Específica Tecnologias limpas 48 Gerenciamento das emissões 96 Disposição no meio ambiente 36 Análise de risco e segurança industrial 36 Gerenciamento estratégico

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

ANT Antenas e Propagação

ANT Antenas e Propagação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA ANT Antenas e Propagação Prof. Ramon Mayor Martins,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 3 A 15/02/2018 Duração: 90 minutos Página 1 de 6 Teste 3A

Leia mais

RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE

RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE LINHAS DO CAMPO MAGNÉTICO TERR A TEMPESTADE SOLAR SOL 1. INTRODUÇÃO Radiação (energia radiante) - se propaga sem necessidade da presença de um meio material designa processo

Leia mais

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas. Planeta Terra 8.º ano Unidade 4 Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas Quais são as causas das perturbações dos ecossistemas? Causas naturais Causas humanas Quais são as fontes de alteração da atmosfera? A atmosfera é

Leia mais

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA QUÍMICA AMBIENTAL IFRN NOVA CRUZ CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Prof. Samuel Alves de Oliveira INTRODUÇÃO Atmosfera CAMADAS ATMOSFÉRICAS Troposfera 1 Camada mais fina de todas Entre 10 a

Leia mais

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes.

Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada onde quase não há vapor

Leia mais

Anexo 6. Anexo 6. Questionário

Anexo 6. Anexo 6. Questionário Anexo 6 Anexo 6 Questionário 199 Anexo 6 QUESTIONÁRIO IDENTIFICAÇÃO Este é um questionário com 35 questões relacionadas com a atmosfera do planeta Terra. INSTRUÇÕES: - Para cada questão selecciona a alternativa

Leia mais

CURSO: TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE. Química Ambiental. Professor: Marcelo Vizeu

CURSO: TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE. Química Ambiental. Professor: Marcelo Vizeu CURSO: TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE Química Ambiental Professor: Marcelo Vizeu Aula 03 Química da Estratosfera A estratosfera é uma camada da atmosfera que vai da faixa dos 15 km até os 50 Km de

Leia mais

ATMOSFERA GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA

ATMOSFERA GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA ATMOSFERA GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA O planeta Terra é envolto por uma camada de gases, denominada atmosfera terrestre, que é retida pela força da gravidade. A existência da atmosfera

Leia mais

TEMPO E CLIMA AULA 6

TEMPO E CLIMA AULA 6 TEMPO E CLIMA AULA 6 ATMOSFERA Composição Camadas Troposfera Camada onde se dão a vida e os fenômenos meteorológicos. As temperaturas são menores quanto maiores forem as altitudes. Estratosfera Camada

Leia mais

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE EMED - Empreendimentos Educacionais Ltda Centro de Formação Profissional BOM PASTOR MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE Centro de Formação Profissional Colégio Bom Pastor Curso

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 14. Física e Química A. 1. Leia atentamente o seguinte texto:

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 14. Física e Química A. 1. Leia atentamente o seguinte texto: Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Silva e Emília Correia Ficha de Trabalho 14 Componente de Química 10ºAno 2014/2015 1. Leia atentamente o seguinte texto: Portugal

Leia mais

Atmosfera - Questões de testes intermédios 10º A Jan /

Atmosfera - Questões de testes intermédios 10º A Jan / Atmosfera - Questões de testes intermédios 10º A Jan. 2012 / Nome: nº GRUPO I As cinco questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro hipóteses (A, B, C, e

Leia mais

Ozônio estratosférico

Ozônio estratosférico Ozônio estratosférico Formação 2,3 bilhões de anos atrás com o começo do processo fotossintético que liberava oxigênio 400 milhões de anos atrás evolução das plantas verdes, a taxa de mistura do oxigênio

Leia mais

Espetros contínuos e descontínuos

Espetros contínuos e descontínuos Miguel Neta, novembro de 2018 [Imagem: www.hdwallpapersinn.com] Espetro visível Espetro = decomposição/separação Com um prisma de vidro é possível observar a divisão da luz branca em várias cores. Este

Leia mais

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas.

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. CICLO do FÓSFORO CICLO SEDIMENTAR APATITA Ca 3 (PO 4 ) 2 erosão de rochas fosfatadas CICLO RÁPIDO CICLO LENTO PICO DO FÓSFORO

Leia mais

01- Por que a atmosfera é essencial para os seres aeróbios (organismos que usam o gás oxigênio para respirar)? R.:

01- Por que a atmosfera é essencial para os seres aeróbios (organismos que usam o gás oxigênio para respirar)? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Por que a atmosfera

Leia mais

A TERRA E SUA ATMOSFERA

A TERRA E SUA ATMOSFERA A TERRA E SUA ATMOSFERA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Ahrens, C. D. Meteorology Today Trewartha & Horn An Introduction to Climate Varejão-Silva, M. A. Meteorologia e Climatologia Tamanho relativo dos planetas

Leia mais

2. Enquadramento da problemática:

2. Enquadramento da problemática: 2. Enquadramento da problemática: Diminuição da Espessura da Camada de Ozono na Estratosfera 4 2. Enquadramento da problemática: Diminuição da Espessura da Camada de Ozono na Estratosfera O presente estudo,

Leia mais

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera POLUIÇÃO DO AR A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera da Terra há bilhões de anos Pela presença

Leia mais

A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta.

A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta. Amenic181/Shutterstock/Latinsto A atmosfera (do grego atmo, gás, vapor, e sphaira, esfera ) é a camada de ar que envolve o planeta. Em que camada da atmosfera está a maior parte do ar? Que fenômenos consomem

Leia mais

Química Orgânica Ambiental

Química Orgânica Ambiental Química Orgânica Ambiental Aula 17 Smog fotoquímico Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução A poluição das grandes cidades 300.000 chineses morrem por ano de doenças respiratórias SMOG NO

Leia mais

ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por

ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por ATMOSFERA é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulos 1, 2 e 3

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulos 1, 2 e 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial - 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulos 1, 2 e 3 Duração

Leia mais

As camadas da atmosfera

As camadas da atmosfera A ATMOSFERA A Atmosfera Atmosfera significa esfera de ar; A atmosfera é uma camada formada por diversos gases e vapor de água, que envolve todo o nosso planeta; Sem a atmosfera provavelmente não haveria

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) ATMOSFERA TERRESTRE: TROPOSFERA PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Atmosfera terrestre Dividida em 5 camadas: Exosfera Ionosfera Mesosfera Estratosfera Troposfera

Leia mais

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e volume molar

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e volume molar ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e volume molar As camadas na atmosfera são: Troposfera. Estratosfera. Mesosfera Termosfera Exosfera A variação da temperatura com a altitude permite definir 5

Leia mais

Fundamentos do. Sensoriamento Remoto. Metodologias de Aplicação. Mauricio A. Moreira -INPEe

Fundamentos do. Sensoriamento Remoto. Metodologias de Aplicação. Mauricio A. Moreira -INPEe Fundamentos do Sensoriamento Remoto Mauricio A. Moreira mauricio@dsr.inpe.br -INPEe Metodologias de Aplicação Que importância tem o Sensoriamento Remoto nos dias atuais? * A Terra é um planeta finito e

Leia mais

SISTEMAS DA TERRA. Os sistemas da Terra são: Biosfera Atmosfera Litosfera Hidrosfera ATMOS- FERA LITOSFERA BIOSFERA HIDROS- FERA

SISTEMAS DA TERRA. Os sistemas da Terra são: Biosfera Atmosfera Litosfera Hidrosfera ATMOS- FERA LITOSFERA BIOSFERA HIDROS- FERA DESAFIOS AMBIENTAIS SISTEMAS DA TERRA Os sistemas da Terra são: Biosfera Atmosfera Litosfera Hidrosfera HIDROS- FERA ATMOS- FERA LITOSFERA BIOSFERA ATMOSFERA Funções A atmosfera: Filtra e absorve radiações

Leia mais

Interações com a Atmosfera. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Interações com a Atmosfera. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Interações com a Atmosfera Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Interação com a Atmosfera A energia eletromagnética proveniente do sol, deve atravessar a atmosfera antes de

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/ min.

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/ min. 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 11 março 2015 Ano Letivo: 2014/2015 135 min Grupo I 1. A Terra é o único planeta do sistema

Leia mais

O OZONO NA ATMOSFERA. Maria do Anjo Albuquerque

O OZONO NA ATMOSFERA. Maria do Anjo Albuquerque O OZONO NA ATMOSFERA O buraco na camada de ozono é a região sobre Antárctica com um total de 220 ou menos unidades de Dobson A imagem mostra o buraco em outubro de 2004. Imagem obtida pelo satélite Aura

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Teste de Avaliação Sumativa (1/2/2009) Nome: Nº de Aluno: Turma: Classificação: Professor: Tabela de Constantes

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA Climatologia 2. Atmosfera Terrestre ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 1,0 Tempo para responder: 15min 1) Qual a importância da concentração dos gases que compõe a atmosfera terrestre, em termos físicos e biológicos?

Leia mais

Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 510

Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 510 Componente teórica Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 510 Critérios de Avaliação Física e Química 10.º ANO Domínios Áreas de competências do perfil dos alunos(acpa) O aluno deve

Leia mais

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Química 10. ano

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Química 10. ano Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Química 10. ano Apresenta-se em seguida uma tabela que visa permitir uma fácil consulta e comparação das Aprendizagens Essenciais com as Metas Curriculares.

Leia mais

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química Questões de Exame Resolvidas Física e Química A 11. ano Química Índice Apresentação 3 Questões de Exame e de Testes Intermédios Química 10.º ano Domínio 1 Elementos químicos e sua organização 7 Subdomínio

Leia mais

ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO DE SUPERFÍCIE, PRODUZIDO NA USINA TERMELÉTRICA WILLIAN ARJONA- CAMPO GRANDE-MS

ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO DE SUPERFÍCIE, PRODUZIDO NA USINA TERMELÉTRICA WILLIAN ARJONA- CAMPO GRANDE-MS ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO DE SUPERFÍCIE, PRODUZIDO NA USINA TERMELÉTRICA WILLIAN ARJONA- CAMPO GRANDE-MS H.G.Pavão (UFMS) e A Thielle (TRACTEBEL ENERGIA S/A) Resumo: Neste trabalho apresentaremos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 7º Teste de FQA 2.março. 2015 Versão 1 10º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina

Leia mais

No quotidiano podemos encontrar o amoníaco quer no estado gasoso quer em solução aquosa.

No quotidiano podemos encontrar o amoníaco quer no estado gasoso quer em solução aquosa. Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Química e Indústria Equilíbrios e desequilíbrios O amoníaco, a saúde e o ambiente. - Interação do amoníaco com componentes atmosféricos. - Segurança na manipulação do amoníaco.

Leia mais

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e grandezas associadas.

ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e grandezas associadas. ATMOSFERA Temperatura, pressão, densidade e grandezas associadas. As camadas na atmosfera são: Troposfera. Estratosfera. Mesosfera Termosfera Exosfera As camadas na atmosfera são definidas a partir de

Leia mais

Funções da Atmosfera. pág Q

Funções da Atmosfera. pág Q A Atmosfera A atmosfera é a mistura de gases que envolve a Terra; O seu limite situa-se a cerca de 1000 Km acima do nível do mar, mas 99% da massa que constitui a atmosfera localiza-se a menos de 40 km

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 Conteúdo: Camadas da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 1 se se Conteúdo: Funções da Atmosfera FICHA DE TRABALHO 2 Conteúdo: Funções da Atmosfera FICHA DE TRABALHO

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 10. Elementos químicos e sua organização. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 10. Elementos químicos e sua organização. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Elementos químicos e sua organização Massa e tamanho dos átomos Ficha de Trabalho 10 Química 10ºano - Elementos químicos e sua organização

Leia mais

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE . 2 Variação da Temperatura e Estrutura Regiões de transição as pausas Nomenclatura introduzida na década de 1950 baseia-se no perfil de

Leia mais