- Indicadores Demográficos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- Indicadores Demográficos"

Transcrição

1 Conteúdos - Indicadores Demográficos População absoluta - número total de habitantes de um país ou região. Densidade populacional - número de habitantes que vivem por unidade de superfície (hab/km 2 ). 1- Indicadores Demográficos 2- Distribuição da População 3- Evolução da População E s E sperança média de vida - número médio de anos que uma geração tem probabilidades de viver. Natalidade - número total de nascimentos ocorridos durante um ano numa determinada região. Taxa de natalidade - número de nados-vivos ocorridos por mil habitantes, durante um ano. Fecundidade - relaciona o número de nascimentos com o número de procriar. Taxa de fecundidade - número de nados-vivos por mil mulheres em idade fecunda (15-49 anos), durante um ano.

2 Mortalidade - número total de óbitos ocorridos d u r a nte um ano numa determinada região. Taxa de mortalidade - número de óbitos ocorridos por mil habitantes, durante um ano. Taxa de mortalidade infantil - número de óbitos de crianças com menos de 1 ano de idade por cada mil n a s CN = N - M TCN = TN - TM cimentos vivos, durante um ano. Crescimento natural - diferença entre os valores absolutos de natalidade e mortalidade. Taxa de crescimento natural - diferença entre a taxa de natalidade e taxa de mortalidade.

3 SSaldo migratório - diferença entre o número de imigrantes e o número de emigrantes. - Distribuição da População Áreas Repulsivas / Vazios Humanos Regiões Polares: Clima - temperaturas muito baixas; Solo praticamente o ano todo coberto de neve - impróprio para a agricultura; Ausência de vias de comunicação; Falta de desenvolvimento. Desertos (quentes): Clima - temperaturas muito altas; Grande ATD (amplitude térmica diurna); Escassez de água; Solo muito arenoso. Florestas densas: Muita humidade e temperaturas muito altas; Condições favoráveis ao desenvolvimento de bactérias transmissoras de doenças; Vegetação muito densa - dificuldade na construção de vias de comunicação, habitações, SM = I - E Existência de animais ferozes; Falta de espaço para praticar a agricultura. Regiões Montanhosas: O grande declive dificulta a construção de vias de comunicação, habitações, Difícil prática de agricultura (necessidade da construção de socalcos); Temperatura baixa ao longo de todo o ano; Ar rarefeito; Grande quantidade de precipitação ao longo do ano. Áreas Atractivas Europa Central e Ocidental:

4 Clima temperado; Grandes cidades; Grandes vias de comunicação. Ásia Meridional (Índia e China): Clima tropical de monções e clima subtropical húmido; Agricultura intensiva do arroz; Grandes cidades. Golfo da Guiné: Predominância da agricultura de plantação (essencialmente cacau); Subsolo rico em combustíveis fósseis (petróleo e gás natural). África Oriental (Rio Nilo): Passado histórico; Existência do delta; Elevada fertilidade do solo. América Central: Forte crescimento natural; Êxodo rural; Riquezas naturais. Sudeste EUA: Dinamismo económico; Existência de grandes cidades e vias de comunicação; Clima temperado; Fertilidade dos solos. Factores Responsáveis F A C T O R E S N A T U R A I S F A C T O R E S Factores Atractivos Clima temperado e climas tropicais Planícies férteis Abundância de água Áreas de drenagem dos rios Solos férteis Litoral baixo e arenoso Vertentes soalheiras (viradas a sul) Grandes cidades Agricultura intensiva Numerosas vias de comunicação Dinamismo económico (actividades dos sectores secundário e terciário) Passado histórico Factores Repulsivos Climas frios e climas desérticos Áreas montanhosas Escassez de água Grandes florestas das regiões quentes e húmidas Grandes florestas de coníferas das regiões frias Grandes declives de terreno Vertentes umbrias (viradas a norte) Falta de emprego nas regiões rurais Agricultura extensiva Acessos difíceis e escassez de vias de comunicação Áreas economicamente pouco dinâmicas Áreas de elevada emigração, guerras civis,

5 H U M A N O S

6 - Evolução da População A população mundial tem ritmos diferentes de crescimento nos: Países Desenvolvidos: a natalidade apresenta-se baixa, a mortalidade baixa, embora em alguns países da Eurpoa de Leste possa apresentar valores um pouco mais elevados, e a esperança média de vida alta. Isto contribui para um crescimento natural baixo o que origina uma população envelhecida. Países em Desenvolvimento: a natalidade apresenta-se elevada, a mortalidade tende a baixar e a esperança média de vida baixa. Isto contribui para um crescimento natural alto o que origina uma população jovem. Nos PD (Países Desenvolvidos) a TN (Taxa de Natalidade) apresenta valores baixos, porque: apareceram os métodos contraceptivos; planeamento familiar gastos/despesas com os filhos; emancipação da mulher (a mulher começou a trabalhar fora de casa); escolaridade obrigatória; casamentos tardios. Nos PED (Países Em de Desenvolvimento) a TN continua elevada, porque: não há conhecimentos dos métodos contraceptivos (analfabetismo); os filhos são uma fonte de rendimento - trabalho infantil; a mulher continua a trabalhar em casa (doméstica); baixa escolaridade; poligamia; os filhos são fonte de prestigio social; casamentos precoces.

7 Conteúdos - Pirâmides Etárias Uma pirâmide etária é uma representação gráfica da população por classes de idade e sexo. Permite analisar a população segundo: as idades e o sexo; a população jovem ou envelhecida; a existência de classes ocas; a evolução da população da região ou país considerado. A população distingue-se por grupos etários: população jovem (menos de 15 anos); população adulta (entre 16 e 64 anos); população idosa (mais de 65 anos). 1- Pirâmides Etárias 2- Políticas Demográficas 3- Migrações: tipos, causas e consequências Vocabulário: Classe oca - classe etária que possui um valor inferior à classe etária seguinte. Uma pirâmide etária com o topo dilatado e a base estreita é típica dos países desenvolvidos: reduzidas taxas de natalidade e fecundidade; reduzidas taxas de mortalidade e de mortalidade infantil; elevada esperança de vida; não existe renovação de gerações; envelhecimento; população em decréscimo. Uma pirâmide etária com a base muito larga e o topo muito estreito é típica de países em desenvolvimento: altas taxas de natalidade e fecundidade; elevadas taxas de mortalidade e de mortalidade infantil; reduzida esperança de vida; alto índice de renovação de gerações rejuvenescimento; população em expansão e forte crescimento.

8 Na consequência do envelhecimento da população surgem nos países desenvolvidos problemas: falta de mão-de-obra; aumento das despesas com as reformas; falência da segurança social; diminuição da população ativa; diminuição do dinamismo económico. Na consequência do rejuvenescimento surgem nos países em desenvolvimento os problemas contrários: desemprego; pobreza; fome; excesso de mão-de-obra; crimes; prostituição. - Políticas Demográficas Uma política demográfica é um conjunto de medidas governamentais que visa estabelecer equilíbrio na população de um país. As políticas natalistas são políticas demográficas que visam fomentar os nascimentos, sendo aplicadas nos países onde a renovação de gerações não está a ser alcançada. As políticas natalistas são características dos países desenvolvidos e têm como medidas: aumento dos abonos de família; alargamento do período de licença de maternidade; escolaridade gratuita; cuidados médicos gratuitos à mulher (durante a gravidez) e à criança. As políticas antinatalistas são políticas demográficas que pretendem travar o elevado número de nascimentos, sendo aplicadas nos países

9 onde as altas taxas de natalidade trazem problemas de equilíbrio entre o número de pessoas e os recursos disponíveis. As políticas antinatalistas são típicas dos países em desenvolvimento e têm como medidas: distribuição gratuita de métodos contraceptivos; proibição do trabalho infantil; planeamento familiar; benefícios às famílias poucas numerosas. - Migrações: tipos, causas e consequências Uma migração é um movimento de pessoas, grupos ou povos de um lugar para o outro. Tipos de Migrações Quanto ao espaço, as migrações podem ser: externas - quando são efectuadas de um país para o outro: - intracontinentais: quando se verificam no mesmo continente; - intercontinentais: quando se verificam entre continentes distintos; - imigrações: entrada da população estrangeira num país; - emigrações: saída de pessoas do seu país de origem para outros países; - movimentos pendulares: movimentos diários que se efectuam entre o local de residência e o local de trabalho. internas - quando são efectuadas de umas regiões para as outras, dentro do mesmo país: - êxodo rural: deslocação definitiva de pessoas do campo para as cidades; - êxodo urbano: deslocação definitiva de pessoas da cidade para o campo; - movimentos pendulares. Quanto à duração, as migrações podem ser:

10 definitivas - quando os indivíduos decidem ir para um determinado local e se estabelecem definitivamente ou durante muitos anos; temporárias - se a deslocação ocorre apenas por um determinado período de tempo; sazonais - quando ocorrem num determinado período do ano; semanais - quando ocorrem no início e no término da semana; diárias - movimentos pendulares. Quanto à forma, as migrações podem ser: voluntárias - quando é decisão e iniciativa do indivíduo; forçadas - quando o indivíduo é obrigado, por diversos motivos; legais - quando é feita com autorização do país de acolhimento; clandestinas ou ilegais - quando é feita sem autorização do país de acolhimento. Causas das Migrações As causas que levam à deslocação da população podem ser: naturais - pela ocorrência de catástrofes naturais; religiosas - por causa da intolerância religiosa; económicas - procura de maior dinamismo económico e melhor nível de vida; políticas - por causa da imposição de regimes políticos discordantes das convicções individuais; socioculturais - quanto tem uma finalidade cultural ou desejo de mudança de ambiente; étnicas - por causa da intolerância para com as minorias étnicas ou comunidades mais fracas; turísticas ou recreativas - relacionadas com a deslocação nos períodos de férias ou passeios; bélicas - por causa de conflitos armados e guerra civis.

11 Consequências das Migrações Nos países de partida existem consequências da deslocação de pessoas: a nível demográfico: - diminuição da população absoluta; - diminuição da pressão demográfica; - saldo migratório negativo; - aumento do envelhecimento da população; - aumento da taxa de mortalidade; - diminuição da taxa de natalidade; - diminuição da taxa de crescimento natural; - abandono das áreas rurais. a nível socioeconómico: - redução do desemprego; - diminuição da população activa; - entrada de divisas; - melhoria significativa das condições sociais e materiais das famílias; - diminuição do dinamismo económico; - ligeira melhoria dos salários; - introdução de novas ideias e culturas, técnicas e hábitos; - desequilíbrio social, pela predominância de mulheres e de idosos. Vocabulário: Pressão demográfica - relação entre a população e os recursos de uma área, em particular a respectiva capacidade de produção de alimentos Divisas - dinheiro que entra nos cofres do estado resultante das trocas da moeda estrangeira Nos países de chegada existem consequências da deslocação de pessoas: a nível demográfico: - aumento da população absoluta; - aumento da pressão demográfica; principalmente junto às grandes cidades; - saldo migratório positivo; - rejuvenescimento da população; - diminuição da taxa de mortalidade; - aumento da taxa de natalidade, quando se deslocam os dois elementos do casal; - aumento da taxa de crescimento natural; - crescimento da população urbana. a nível socioeconómico: - fragmentação da classe trabalhadora, com perda de direitos dos imigrantes;

12 - Espaços Rurais - em certos locais, como as cidades, os imigrantes dão origem a guetos e a bairros de lata com escassez de infra-estruturas; - disponibilidade de mão-de-obra barata; - pressão sobre os níveis salariais e condições de trabalho da população local; - aumento dos encargos da segurança social com os imigrantes; - aumento do enriquecimento e heterogeneidade cultural, com adopção de novos hábitos; - aumento do desenvolvimento regional; - racismo e xenofobia. Os aglomerados populacionais existentes nos espaços rurais podem diferir quanto: ao espaço que ocupam; à percentagem de pessoas dedicadas à agricultura e à pecuária; à forma e disposição das habitações; à utilização que é dada ao terrenos; ao número de habitantes, que pode variar muito. Vocabulário: Conteúdos Gueto - bairro urbano 4- Espaços onde estão Rurais concentradas 5- Espaços minorias Urbanos sociais e/ou 6- A étnicas Relação entre a Cidade Xenofobia e o Campo - medo ou 7- aversão A Urbanização aos estrangeiros 8- As Cidades Vocabulário: Espaço rural - espaço destinado predominantemente às actividades agrícolas e pecuárias, resultante da actividade humana direccionada para o cultivo da terra e transformação do meio natural O povoamento rural pode ser: concentrado - quando as casas se encontram agrupadas em núcleos compactos de população, à volta de um ponto central (fonte de água, igreja, praça, largo, pequeno comércio, ); disperso - quando as casas se encontram espalhadas pelo espaço rural, sendo mais típicas em lugares húmidos, onde predomina a propriedade individual.

13 Vocabulário: As aldeias podem evoluir até se tornarem cidades, ou estagnar e mesmo desaparecer. A vila pertence já a uma categoria superior, tendo mais infra-estruturas, obras públicas e estradas. Nas áreas mais desenvolvidas, devido ao envelhecimento da população, muitas aldeias são abandonadas. Actualmente, há programas de recuperação e dinamização das aldeias, como forma de preservação de um património cultural inserido no mundo natural. Modo de Vida No mundo rural, o modo de vida caracteriza-se por: calma; ausência de problemas de trânsito; costumes comunitários e de entreajuda; prática de actividades ligadas à terra (agricultura e criação de gado) - sector primário; processo de troca directa de produtos, em alguns casos; preservação de tradições, romarias, festas religiosas e artesanato; vivência em comum em que todos se conhecem. Espaço urbano - área de forte concentração populacional, que funciona como pólo de atracção, devido a serem grandes focos de investimento económicos e de decisão política Núcleo urbano - área de povoamento concentrado - Espaços Urbanos O espaço urbano expandiu-se principalmente a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial. Caracteriza-se pela predominância do sector secundário e terciário. A paisagem urbana é muito peculiar: grande densidade de edifícios e poucos espaços verdes, em relação à paisagem rural. Predominam: prédios colectivos; grandes avenidas, com muito tráfego; centros comerciais;

14 alguns jardins com mobiliário urbano (bancos, papeleiras, paragens de autocarro e metro, ). Conforme vão crescendo, os espaços urbanos têm tendência a aglutinar parte dos espaços rurais, que cada vez mais se convertem em espaços dependentes. À volta destes espaços crescem as áreas industriais. Modo de Vida O modo de vida urbana caracteriza-se por: ser mais individualista; ser ligado às rotinas e às grandes deslocações diárias (casa - trabalho/ trabalho - casa); um ritmo agitado de vida - stress; mesmo tipo de laser para todos (cinema, passear nas ruas, compras, centros comerciais, ); filas de trânsito, compras apresadas no hipermercado, almoço de comida rápida e cumprimento de horários. Apesar de todo este movimento, a cidade exerce uma grande atracção sobre a população, pois oferece mais empregos, mais áreas de lazer e maior diversidade de bens e serviços. - A Relação entre a Cidade e o Campo Espaço urbano e espaço rural interagem continuamente. O espaço urbano precisa de ser abastecido de tudo aquilo que não pode produzir. Por vezes, os bens e serviços necessários à população citadina vêm de cidades, próximas ou distantes. Noutros casos, estes são oriundos do campo ou de áreas industriais.

15 Da cidade, partem em direcção ao campo ou a outras cidades produtos industriais, serviços, transportes e mão-de-obra qualificada. Vocabulário: Urbanização - expansão física da cidade Taxa de urbanização (TU) - relação entre a população urbana (PU) e a população total (PT) de uma determinada área - A Urbanização O crescimento urbano das cidades deve-se ao processo de urbanização que se foi desenvolvendo ao longo de séculos. A urbanização de um determinado território é cada vez maior e exerce uma forte influência sobre o espaço circundante. Este controlo exercido pelas cidades provocou outro fenómeno, a rurbanização ou rururbanização. Rurbanização ou rururbanização - processo através do qual as áreas rurais começam a ser afectadas pela expansão urbana Nos países desenvolvidos, três quartos da população total vive em cidades, mas o ritmo de crescimento é lento (de 0,5% a 1%). Nos países em desenvolvimento, o ritmo da taxa de urbanização é maior (média de 3%), estando a diminuir ligeiramente na América Latina e a crescer de forma explosiva na Ásia e na África. Formas de Urbanização

16 O crescimento das cidades trouxe, como consequência, novas formas de aglomerações urbanas e uma maior ocupação do espaço: metrópole - grande cidade onde se desenvolvem importantes actividades a nível económico, financeiro e cultural, rodeada de uma periferia densamente povoada. Exemplos: quase todas as capitais do Mundo; área metropolitana - quando as metrópoles aumentam para lá dos limites estabelecidos, criando novos núcleos urbanos mais pequenos, à sua volta. Exemplos: Porto, Lisboa, Paris, Madrid, Londres, Barcelona, México; conurbação - às vezes o crescimento das cidades é tão elevado que duas ou mais cidades acabam por se juntar pelos seus subúrbios, formando uma área urbanizada contínua. Exemplos: Amesterdão-Roterdão- Haia, Manchester-Liverpool; megapólis - áreas urbanas onde a extensão territorial ainda é maior, São constituídas por múltiplas áreas metropolitanas e conurbações. Exemplos: Tóquio-Yokoama, Rio de Janeiro-S. Paulo, Boston-Washington. - As Cidades Vocabulário: Funções urbanas - actividades predominantes numa cidade Conceito de Cidade A importância da cidade na actualidade é inquestionável, pois transformaram-se em grandes centros de decisão política, administrativa, comercial, económica e cultural, albergando cerca de 50% da população mundial. O conceito de cidade e as suas características variam conforme o país considerado, mas essencialmente são estes os critérios a que devem obedecer: quantitativo ou estatístico - concentração mínima de habitantes, que muda conforme os países (de 200 a ); qualitativo - elevada densidade populacional, presença de mobiliário urbano, existência de praças, espaços públicos, ruas e quarteirões e alguns espaços verdes;

17 socioeconómico - sede de uma administração local, actividades económicas do sector terciário e secundário e funções diversificadas. Podemos assim dizer que a cidade é um espaço com elevada densidade populacional, predomínio das actividades económicas do sector terciário, povoamento concentrado, tamanho variável e funções muito diversificadas. Funções Urbanas A cidade engloba um conjunto alargado de actividades e serviços que constituem as funções urbanas. A importância destas funções varia de cidade para cidade, mas há mesmo cidades que nasceram a partir de uma só função. Vocabulário: Planta da cidade - representação em grande escala de uma cidade, cujo traçado descreve a organização espacial e parte da morfologia dessa cidade As funções de uma cidade podem ser: residencial - função de zona habitacional, desde bairros de luxo até aos bairros de lata. Exemplo: Amadora; comercial - importantes centros de negócios, com os seus bancos, escritórios, seguros e comércios. Exemplo: Porto; industrial - a indústria é a principal função, que se implanta em grandes áreas ou em pequenos espaços no interior da cidade. Exemplo: Setúbal; cultural - predomínio de actividades ligadas a universidades e bibliotecas, a monumentos históricos ou religiosos. Exemplos: Coimbra e Fátima; de recreio e turismo - predomínio de diversões, como casinos, festivais e espectáculos, repouso ou turismo. Exemplo: Albufeira; política e administrativa - centros de decisão financeira e política, que podem afectar um país ou mesmo vários. Exemplo: Lisboa; de defesa de uma região - cidade com origem em castelos ou muralhas, construídos para

18 defesa e dentro dos quais a população residia. Exemplo: Elvas; Morfologia Urbana A morfologia urbana permite conhecer com uma cidade é constituída internamente e como evoluiu. Esta engloba o traçado das ruas, os edifícios, a combinação entre os espaços edificados e os espaços livres e ainda a propriedade. Entre os vários tipos de traçados urbanos destacam-se três: irregular - caracteriza-se pela irregularidade no traçado das ruas, que são estreitas e sinuosas, acabando, muitas vezes, em escadas. São típicas de cidades antigas, em que a ocupação do terreno era feita, geralmente, em sítios acidentados, numa época anterior à existência do automóvel. Exemplo: Jerusalém em Israel; regular: - radioconcêntrico: as ruas organizam-se a partir de um centro e criam-se eixos circulares que permitem a mobilidade. Aparecem nas cidades medievais, em que toda a vida social se organizava do castelo muralhado em direcção às portas da muralha. Com o crescimento da cidade, a muralha deu lugar a vias circulares que envolveram o centro urbano. Exemplo: Roma em Itália; - ortogonal: as ruas cruzam-se em ângulos rectos formando um enorme tabuleiro de xadrez. Resulta de planeamento e são típicas das cidades norte-americanas. No entanto, já apareciam em cidades gregas e romanas e nas cidades medievais. Exemplo: Toronto no Canadá. Vocabulário: CBD - Central Business District (nomeação nos países anglosaxónicos dada ao centro da cidade) Acessibilidade - é dada pela maior ou menor facilidade de alcançar um lugar a partir de outro Raramente podemos encontrar um só tipo de traçado numa cidade, pois a cidade é fruto de uma história e, como tal, reflecte etapas diferentes no seu crescimento.

19 Estrutura Funcional Urbana Cada cidade tem uma estrutura urbana que é constituída por diferentes áreas funcionais diferenciadas conforme a predominância das funções que aí se desenvolvem: centro, baixa ou CBD - área de maior concentração de actividades administrativas e comerciais e também de maior acessibilidade. Concentra monumentos antigos, civis e religiosos típicos das cidades europeias, ou é caracterizada por um traçado irregular de ruas estreitas, como as medinas das cidades árabes, ou ainda, por ruas com traçado ortogonal e onde predominam os arranha-céus, como nas cidades americanas; área circundante ao centro - espaço onde as vias de comunicação a outras cidades assumem grande importância. Aí predominam as auto-estradas, os itinerários principais e complementares, as estações de camionagem e de caminho-de-ferro, ou ainda áreas de grandes mercados abastecedores e armazéns. É nesta área que, por vezes, se formam os bairros de lata. espaços periféricos - onde se localizam os bairros residenciais de blocos de apartamentos ou de moradias individuais, e ainda, os equipamentos públicos, como hospitais, universidades, parques, ; subúrbios - áreas periféricas que devem o seu crescimento ao elevado preço do solo no interior da cidade e ao desenvolvimento das redes de transporte. Por vezes, invadem terrenos rurais onde continuam a ver-se hortas e quintais; zona industrial - localizada na periferia, devido ao desenvolvimento das vias de comunicação e agravamento da poluição, apesar de ter sido o fenómeno que mais atraiu pessoas para a cidade. Junto aos parques empresariais surgem por vezes bairros residenciais, com comércio e serviços de apoio, dando lugar à suburbanização; Vocabulário: Subúrbio - área periférica de uma cidade

20 áreas periurbanas - área adjacente a estes espaços e é normalmente caracterizada pela presença de espaços rurais que são sacrificados quando a cidade cresce. A distribuição destas áreas funcionais é condicionada por vários factores, de que se salientam o custo do solo (mais caro no centro e diminuindo gradualmente para a periferia) e a acessibilidade. Problemas das Cidades e as suas Soluções As cidades, enquanto áreas de concentração de pessoas, actividades e transportes, trazem alguns problemas que nem sempre são fáceis de solucionar: necessidades crescentes de bens, infraestruturas e equipamentos - o saneamento básico, o abastecimento alimentar, a àgua e a energia, o transporte de pessoas e bens exigem infra-estruturas que não crescem ao ritmo da urbanização. Estas necessidades têm consequências negativas como trânsito caótico e falta de parques de estacionamento; contrastes sociais - as disparidades económicas e sociais dos citadinos dão lugar à insegurança, à criminalidade e à xenofobia. A pobreza e os sem-abrigo são problemas de todas as cidades; poluição - o ar das cidades é alterado pelos gases das fábricas e dos transportes. As águas utilizadas são descarregadas nos rios e mares. Os lixos urbanos amontoam-se nas ruas. A temperatura aumenta no centro da cidade modificando o clima - clima urbano e smog. A poluição sonora é, por vezes, a causa de algumas doenças do foro psiquiátrico. Vocabulário: Planeamento urbanístico - estudo de uma cidade que estabeleça localizações específicas para as áreas de lazer, residenciais, industriais e outras ETAR - Estações de Tratamento de Águas Residuais A resolução de muitos problemas urbanos é uma tarefa difícil, que obriga a tomar medidas urgentes. Algumas delas poderão ser: planeamento urbanístico; substituição dos bairros de lata por bairros sociais;

21 diminuição da poluição, através de estações de tratamento de lixo, bem como de ETAR, substituição de lixeiras por aterros sanitários, incineração, compostagem, incentivo ao uso de energias alternativas; incentivo ao desenvolvimento de cidades de média dimensão; criação de mais parques de estacionamento, bem como melhoria dos transportes públicos.

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura.

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura. Ano Lectivo 2010/2011 Geografia 8º Ano de escolaridade Professora Márcia Monsanto Áreas de fixação humana Espaço rural: Povoamento disperso; Actividades económicas predominantes: agricultura, pecuária

Leia mais

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LECTIVO: 2011/2012 DISCIPLINA: Geografia ANO: 8º Aulas previstas 1º Período: 30 (45 ) 2º Período: 32 (45 ) 3º Período: 20 (45 ) UNIDADE

Leia mais

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS 1.1. A população: evolução e diferenças regionais 1.1.1. A evolução da população na 2ª metade do século XX Preparação para exame nacional Geografia A 1/8 Síntese: Evolução demográfica da população portuguesa

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais A População e o Território 1 A População e o Território Parte 1 2 Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais 1 Uma ocupação progressivamente mais intensa do território nacional: 3 A ocupação do solo em

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL FASES DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: Até 1750 Regime Demográfico Primitivo Crescimento muito lento da população mundial; Taxa de mortalidade elevada; Taxa de natalidade elevada;

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo Planificação anual. 8º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo Planificação anual. 8º ano de escolaridade Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo 2016 2017 Planificação anual 8º ano de escolaridade Evolução da população Tema Metas de aprendizagem AulasMeses Avaliação Conhecer e Definir: demografia, natalidade,

Leia mais

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Distribuição da População Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Demografia - Estudos de População Demografia

Leia mais

Geografia 8.º. População e povoamento - 1

Geografia 8.º. População e povoamento - 1 Geografia 8.º População e povoamento - 1 GRUPO I A figura 1 representa as fases da evolução da população mundial, entre o ano 500 e 2050* (*estimativa). A figura 2 representa a repartição da taxa bruta

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

Nas respostas às questões dos Grupos I, II e III, seleciona a única opção que completa a afirmação inicial de forma correta.

Nas respostas às questões dos Grupos I, II e III, seleciona a única opção que completa a afirmação inicial de forma correta. Nome N. o Turma Avaliação Nas respostas às questões dos Grupos I, II e III, seleciona a única opção que completa a afirmação inicial de forma correta. GRUPO I Observa o gráfico, que representa a evolução

Leia mais

(6561)Dinâmica da população brasileira

(6561)Dinâmica da população brasileira (6561)Dinâmica da população brasileira Densidade populacional EXERCÍCIOS - FGV A ocupação e a exploração da região norte, durante a 1ª metade do século XX, pode ser explicada pelo grande fluxo de mão de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL Departamento Área Disciplinar PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL Ciências Sociais e Humanas GEOGRAFIA 3º Ciclo 8º Ano SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS METAS CURRICULARES OBJETIVOS GERAIS e DESCRITORES

Leia mais

A população: evolução e contrastes regionais. As estruturas e os comportamentos demográficos

A população: evolução e contrastes regionais. As estruturas e os comportamentos demográficos A população: evolução e contrastes regionais As estruturas e os comportamentos demográficos A evolução demográfica, em Portugal, sobretudo no que se refere ao crescimento natural, refletiu-se na sua estrutura

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x Conceito: a população é dinâmica Os elementos que definem a dinâmica da população são: NASCIMENTOS ÓBITOS MIGRAÇÃO POPULAÇÃO Nascimentos Imigração Onde: P X = P O + N (to,tx) O (to, tx) + I (to, tx) E

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A origem dos brasileiros A população brasileira é heterogênea e foi constituída por três principais grupos étnicos Indígena Cafuzo Negro africano Caboclo ou mameluco Branco europeu Mulato A miscigenação,

Leia mais

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de

Leia mais

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo:

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo: 2 - Assíncrona Conteúdo: Crescimento da População Mundial Distribuição Geográfica 1.1 Habilidades: Compreender a estrutura atual da população mundial por faixa etária e por sexo, utilizando as pirâmides

Leia mais

CHINA Aspectos naturais e humanos

CHINA Aspectos naturais e humanos OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. A MÓDULO 35 CHINA Aspectos naturais e humanos REPÚBLICA POPULAR DA CHINA Localização: LESTE DA ÁSIA - País mais populoso do mundo: 1,393 bilhão de habitantes. - 3º em área territorial:

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA Portugal é por tradição um país de migrações, dado que apesar do incremento da imigração, os portugueses continuam a emigrar... CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA A motivação económica, que se traduz pela

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo.

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo. Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Teste Diagnóstico I Geografia

Teste Diagnóstico I Geografia Nome: Data: Alguns aspetos detetados: Conhecimentos prévios mal assimilados ou interiorizados. Dificuldades na interpretação de um pequeno texto. Dificuldades na interpretação de enunciados. Dificuldade

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 420 - GEOGRAFIA DISCIPLINA: Geografia NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 8.º - ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL:

Leia mais

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins Guimarães Rosa Urbanização Prof. Rita Martins Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região para características urbanas. AVENIDA PAULISTA, SÃO PAULO

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo.

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo. Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: C Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA (119) 1ª FASE. Proposta de Correcção Associação de Professores de Geografia. Grupo I

PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA (119) 1ª FASE. Proposta de Correcção Associação de Professores de Geografia. Grupo I EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 10.º e 1º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei nº 286/89 de 29 de Agosto) Cursos Gerais e Cursos Tecnológicos Agrupamento 3 e 4 PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA (119) 1ª FASE

Leia mais

1- Reconhecer a desigual distribuição da população mundial; 2- Identificar os factores ( físicos ou naturais e humanos) 3- As grandes concentrações

1- Reconhecer a desigual distribuição da população mundial; 2- Identificar os factores ( físicos ou naturais e humanos) 3- As grandes concentrações 1- Reconhecer a desigual distribuição da população mundial; 2- Identificar os factores ( físicos ou naturais e humanos) 3- As grandes concentrações demográficas. 1- A desigual distribuição da população

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

A agricultura portuguesa apresenta uma diversidade significativa em resultado de uma série de fatores físicos e humanos...

A agricultura portuguesa apresenta uma diversidade significativa em resultado de uma série de fatores físicos e humanos... A agricultura portuguesa apresenta uma diversidade significativa em resultado de uma série de fatores físicos e humanos... FATORES CONDICIONANTES DA AGRICULTURA PORTUGUESA Fatores Naturais Clima (Precipitação,

Leia mais

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA Prof. André Silva É FÁCIL DEFINIR O QUE É UMA CIDADE? 8º Ano Geografia ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA DEMOGRÁFICO Tem em conta o número de habitantes ou a densidade populacional de um território. FUNCIONAL Tem

Leia mais

Indicadores para avaliação do PDM em vigor

Indicadores para avaliação do PDM em vigor para avaliação do PDM em vigor Primeiro Objectivo Desenvolver, Diversificar e Modernizar a base produtiva Segundo Objectivo Reforço das Acessibilidades Intra-concelhias e Promover o Desenvolvimento Equilibrado

Leia mais

Crise económica; Desemprego; Pobreza; Existência de sem abrigo; Desigualdades sociais; Instabilidade/Insegurança. Obstáculos ao desenvolvimento dos pa

Crise económica; Desemprego; Pobreza; Existência de sem abrigo; Desigualdades sociais; Instabilidade/Insegurança. Obstáculos ao desenvolvimento dos pa 2011/2012 Geografia 9º Ano de escolaridade Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento { Obstáculos ao desenvolvimento Crise económica; Desemprego; Pobreza; Existência de sem

Leia mais

Áreas metropolitanas. Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida. Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004

Áreas metropolitanas. Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida. Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004 Áreas metropolitanas Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004 Cenário metropolitano espaço de análise Amostras representativas das

Leia mais

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A contagem da população mundial é feita por um censo, que nada mais é que uma contagem de pessoas, o sexo, o trabalho, a idade, a

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 8.º ANO DE GEOGRAFIA - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO Dentro do domínio da evolução da população mundial, o aluno deve conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos e a evolução demográfica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 6 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 6 Formador A explicitação dos principais conceitos abordados 1 de 5 Os conceitos demográficos fundamentais são, a Natalidade e a Mortalidade. Sendo que a Natalidade corresponde ao número de nados-vivos verificados

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia)

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia) Continente pequeno (50 países), ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,5 milhões de Km², é uma península da Ásia. O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa

Leia mais

AS ÁREAS URBANAS TÊM UM PAPEL IMPORTANTE NA ORGANIZAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DAS REGIÕES.

AS ÁREAS URBANAS TÊM UM PAPEL IMPORTANTE NA ORGANIZAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DAS REGIÕES. A cidade favorece as trocas, a circulação de bens e de dinheiro e a produção. A concentração de actividades económicas é ao mesmo tempo, causa e consequência da capacidade de atracção das áreas urbanas.

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges 1.0 Efetivo Humano Mundial Distribuição Espacial A população não se distribui uniformemente pela superfície terrestre, pois existem: Áreas anecúmenas

Leia mais

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016

Fluxos migratórios e estrutura da. população. IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 Fluxos migratórios e estrutura da população IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 O que leva uma pessoa a migrar? Todas as migrações ocorrem livremente?

Leia mais

Demografia

Demografia Demografia POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de habitantes 2000-6,4 bilhões de habitantes 2011-7

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho TOSHIBA

Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho TOSHIBA 0/04 Geografia 8º ano Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho TOSHIBA Planificação a longo prazo 8º ano - Geografia º Período Aulas º Período Aulas º Período Aulas TEMA B MEIO NATURAL Tema C População

Leia mais

2016/2017. DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 8.º Ano DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

2016/2017. DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 8.º Ano DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 8.º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS - O Clima O Meio Natural 1. Compreender

Leia mais

Controle de natalidade e estrutura etária

Controle de natalidade e estrutura etária Controle de natalidade e estrutura etária GG.10 PAG.06 Teorias o Malthus o Neomathusiana o Reformista As ideias de Malthus 1798, Thomas Malthus alertou que as populações tenderiam a crescer em progressão

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II Paulo Tumasz Junior Migrações Brasileiras II APRESENTAÇÕES Slides - Efeitos das migrações: - Econômicas, demográficas e sociais; - Chega e saída; - Consequências populacionais: - Chegada: Aumento da população,

Leia mais

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira.

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira Os primeiros habitantes

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/2016 13:00 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO

Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO Conceitos ACTIVIDADES HUMANAS Habitar Trabalhar Circular Cultivar o corpo e o espírito (Carta de Atenas, 1933) Espaços adaptados

Leia mais

,8 15,1 INE, Censos /2009-7,4-8,7

,8 15,1 INE, Censos /2009-7,4-8,7 TERRITÓRIO E DEMOGRAFIA 1. Área, km² 8543 1106,8 INE, Censos 2011 2. Área por freguesia, km² STª Maria Salvador Brinches Vila Verde de Ficalho Vila Nova S. Bento Pias Vale de Vargo 154,9 287,8 93,4 103,8

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 SUBDOMÍNIO: 1 O Clima PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 8º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 DOMÍNIO: O MEIO NATURAL 5. Compreender a variação da temperatura em função da proximidade ou afastamento do oceano

Leia mais

AMADORA XXI POPULAÇÃO 2001

AMADORA XXI POPULAÇÃO 2001 AMADOR RA XXI POPULAÇÃO 2001 Nota Introdutória Amadora XXII disponibilizará informação de natureza muito diversa, baseada na recolha e estruturação de dados censitários, equipamentos, funções urbanas e

Leia mais

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS 6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS O consumo dos recursos naturais e os seus impactos A crescente pressão sobre o consumo é provocada por: Aumento populacional Exigência dos padrões

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a regionalização proposta

Leia mais

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 18 México Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 Regiões Naturais Localizado na América do Norte e na América Latina. É o terceiro maior país da América Latina e o quinto das Américas. É o terceiro

Leia mais

ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas

ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas O que é uma cidade? Que ideia temos de uma cidade? Será algo parecido com Ou isto Ou isto Cidade do Porto Ou isto Ou isto Cidade de Coimbra Ou isto Cidade de Aveiro

Leia mais

População e Povoamento

População e Povoamento População e Povoamento 8º ano Trabalho realizado na Terapia da Fala por Nelson Carvalho Novembro de 2016 Focos populacionais A nível mundial, existem grandes assimetrias (diferenças) de densidade populacional

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- O continente europeu se situa

Leia mais

Ano Lectivo: 2009/10 Disciplina: Geografia Professora: Anabela C.

Ano Lectivo: 2009/10 Disciplina: Geografia Professora: Anabela C. Ano Lectivo: 2009/10 Disciplina: Geografia Professora: Anabela C. Porque é que o turismo é importante afinal? O Turismo é bastante importante porque é uma actividade económica que: -> É importante para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019 Grupo 420.Geografia 1ºPeríodo (2018):de 17 de setembro a 14 de Dezembro PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA8ºAno 1.Observar e descrever imagens de áreas de diferente densidade populacional para as localizar

Leia mais

L/O/G/O Evolução da população

L/O/G/O Evolução da população L/O/G/O Evolução da população Comportamento dos indicadores demográficos Resumo 1 2 Indicadores demográficos Evolução da população 3 4 Click t add title in here Click to add title in here Indicadores demográficos

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Página 1 de 10 Considerando que o acesso à terra é fundamental para o processo de reconstrução, construção e desenvolvimento económico e social do País e

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais

uma montra de uma imobiliária em Buenos Aires servia de inspiração ao início de um projecto que dava corpo à futura Urbanização da Portela.

uma montra de uma imobiliária em Buenos Aires servia de inspiração ao início de um projecto que dava corpo à futura Urbanização da Portela. Portela uma montra de uma imobiliária em Buenos Aires servia de inspiração ao início de um projecto que dava corpo à futura Urbanização da Portela. Enquadramento no Concelho Figura 1 Freguesia da Portela

Leia mais

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de:

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: O meio natural A Terra: estudos e representações CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Ensino Básico Ano letivo: 2016/2017

Leia mais

Censos Resultados Preliminares. Região de Lisboa e Vale do Tejo POPULAÇÃO RESIDENTE. Informação à Comunicação Social 26 de Junho de 2001

Censos Resultados Preliminares. Região de Lisboa e Vale do Tejo POPULAÇÃO RESIDENTE. Informação à Comunicação Social 26 de Junho de 2001 Informação à Comunicação Social 26 de Junho de 2001 Censos 2001 Resultados Preliminares Região de Lisboa e Vale do Tejo POPULAÇÃO RESIDENTE A População Residente da Região de Lisboa e Vale do Tejo, cerca

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração Paulo Tumasz Junior Tipos de Migração APRESENTAÇÕES Slides - Migrações: Deslocamentos de pessoas no decorrer do tempo; - Mudança de endereço por diversos fatores e motivos; - As migrações podem ser forçadas

Leia mais

espaço rural AGRICULTURA R O C H A

espaço rural AGRICULTURA R O C H A espaço rural AGRICULTURA R O C H A Contextualizações Histórica e Geográfica dos primeiros vestígios de prática agrícola no Mundo A agricultura surgiu há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico) no Crescente

Leia mais

Testes. volume 1 GEOGRAFIA

Testes. volume 1 GEOGRAFIA Testes volume 1 Mundo contemporâneo 01. b A Guerra Fria foi o período caracterizado pela bipolarização mundial; de um lado, o bloco socialista, liderado pela URSS, e do outro, o bloco capitalista, liderado

Leia mais

A demografia ou Geografia da População

A demografia ou Geografia da População Material de Estudos Estudos de população Nome: Nº 7º ano Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist A demografia ou Geografia da População É a área da ciência

Leia mais

Estudo Demográfico do Algarve. Geografia - 8º ano - Algoz

Estudo Demográfico do Algarve. Geografia - 8º ano - Algoz Estudo Demográfico do Algarve Geografia - 8º ano - Algoz Desenvolvemos na disciplina de Geografia um estudo demográfico da região do Algarve. Estudámos a evolução da densidade populacional entre 2001 e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO - PCA ANO LETIVO 2017 / 2018

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 8º ANO - PCA ANO LETIVO 2017 / 2018 SUBDOMÍNIO: 2 O relevo PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 8º ANO - PCA ANO LETIVO 2017 / 2018 DOMÍNIO: O MEIO NATURAL 1. Compreender diferentes formas de relevo através da análise de mapas e da construção

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) ÁREAS ANECÚMENAS Áreas desérticas Elevadas altitudes Áreas muito frias

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Caderno de Atividades 016 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Resgatando conteúdos

Leia mais

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18%

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18% 1 O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, a população brasileira é de 190 732 694 pessoas. Veja os dados da população para cada região e responda: População

Leia mais

Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014

Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014 Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014 ÍNDICE 03 04 05 07 Objectivos e Metodologia Linha do tempo Normativos e Estratégia Nacional Estudo de projectos

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

ALMADA FICHA TÉCNICA. Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011

ALMADA FICHA TÉCNICA. Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011 DMPATO DPU Divisão de Estudos e Planeamento A ALMADA FICHA TÉCNICA Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011 Serviço Divisão de Estudos e Planeamento Departamento de Planeamento

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

População residente por grandes grupos etários, NUTS II, 2007 (em percentagem) Norte Centro Lisboa Alentejo Algarve R. A. Açores

População residente por grandes grupos etários, NUTS II, 2007 (em percentagem) Norte Centro Lisboa Alentejo Algarve R. A. Açores A. Pesquisa Divisões territoriais: http://sig.ine.pt/viewer.htm Indicar os tipos de divisões territoriais (administrativa, estatística, outras); Indicar os itens de cada divisão administrativa (distrito,

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

A RAA em números. Geografia

A RAA em números. Geografia 09 Foto: Espectro A RAA em números Geografia O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas dispersas no Atlântico Norte ao longo de 600 km, segundo uma orientação noroeste-sudeste e enquadrado

Leia mais

GEOGRAFIA 8º ANO 2016/2017 DOMÍNIO: POPULAÇÃO E POVOAMENTO

GEOGRAFIA 8º ANO 2016/2017 DOMÍNIO: POPULAÇÃO E POVOAMENTO 1. Evolução da População Mundial GEOGRAFIA 8º ANO 2016/2017 DOMÍNIO: POPULAÇÃO E POVOAMENTO 1. Conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos. 1. Explicar a importância dos recenseamentos gerais

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

SEBENTA DAS MATÉRIAS DE GEOGRAFIA-A DE 10ºANO

SEBENTA DAS MATÉRIAS DE GEOGRAFIA-A DE 10ºANO SEBENTA DAS MATÉRIAS DE GEOGRAFIA-A DE 10ºANO A POPULAÇÃO PORTUGUESA contem as unidades didácticas: A População: evolução e diferenças regionais e A Distribuição da população ÍNDICE DOS ASSUNTOS: - Enquadramento

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) URBANIZAÇÃO (p. 225-227) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL (p. 228-232) ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

Leia mais

Desenvolvimento Local

Desenvolvimento Local Desenvolvimento Local Aula 14 Tipologias dos territórios rurais; evolução dos territórios rurais e da relação entre o campo e a cidade em Portugal; o regresso ao campo. O que é o rural? Visão tradicional

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina de Geografia A ENSINO SECUNDÁRIO GEOGRAFIA A 11º ANO 3.1 Os espaços

Leia mais

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência Demografia A palavra demografia possui origem grega e significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência geográfica que estuda os. Sua área de estudo envolve as estatísticas, a

Leia mais

Diversidade Demográfica

Diversidade Demográfica Municípios de Borda D Água do Tejo Diversidade Demográfica Exposição de Trabalhos 1º Ano, Turma G 2 a 6 de novembro/215 Diversidade demográfica dos municípios borda d água do Tejo Azambuja e Almada Municipio

Leia mais