PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA ESCOLA DA RESOURCE- BASED VIEW OF THE FIRM (RBV).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA ESCOLA DA RESOURCE- BASED VIEW OF THE FIRM (RBV)."

Transcrição

1 PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA ESCOLA DA RESOURCE- BASED VIEW OF THE FIRM (RBV). Jamana Rodrigues de Azevedo Professora de Marketing Estratégico, Teoria Geral da Administração II, Tópicos Especiais em Marketing, Logística Empresarial, Estratégia Empresarial. Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Administração da UFPE. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. jamanar@hotmail.com Resumo Na literatura da administração estratégica, dois fluxos de pesquisas são percebidos como determinantes do desempenho organizacional. O primeiro deles, o posicionamento, enfatiza os fatores externos à empresa no delineamento da estratégia enquanto o segundo, a resourcebased view of the firm (RBV), é embasado nos fatores internos e comportamentais como imperativos do sucesso. O presente artigo tem como objetivo central apontar os pressupostos da resource-based view (RBV), empregados no processo dinâmico para formação de estratégias. Para tanto, são apresentadas algumas definições de estratégia, com ênfase nos autores referências acerca do tema. Em seguida, disserta-se a respeito dos pressupostos norteadores da escola, trazendo textos seminais e autores referência. Por fim, as reflexões, constituídas das limitações encontradas e principais contribuições do estudo, bem como sugestões para pesquisas futuras que perfaçam a parte empírica e introduzam outras variáveis moderadoras da escola da RBV, a exemplo das características peculiares da indústria. Palavras-chave: resource-based view, estratégia empresarial, recursos. Abstract In the literature of the strategic business, two streams of researches are perceived like determinants of the organizational performance. The first one of them, the positioning, emphasizes the external factors to the company in the delineation of the strategy while the second, the resource-based view of the firm (RBV), is based us internal and behavioral factors as imperative of the success. The present article has like central objective aim the budgets of the resource-based view (RBV), employed in the dynamic trial for formation of strategies. For so much, healthy they presented some definitions of strategy, with emphasis in the references authors about the subject. Right away, disserts about the budgets norteadores of the school, bringing seminal texts and authors reference. Finally, the reflections, constituted of the limitations found and main contributions of the study, as well like suggestions for future researches that make up breaks it empirical and introduce other moderating variables of the school of the RBV, following the example of the peculiar characteristics of the industry. Key words: resource-based view, business strategy, resource.

2 1. Introdução Na literatura da administração estratégica, dois fluxos de pesquisas são percebidos como determinantes do desempenho organizacional. O primeiro deles, o posicionamento, enfatiza os fatores externos à empresa no delineamento da estratégia enquanto o segundo, a resourcebased view of the firm (RBV), é embasado nos fatores internos e comportamentais como imperativos do sucesso (HANSEN; WERNERFELT, 1989, p. 399). O posicionamento e a RBV são amplamente discutidos na literatura da administração, associados à formulação de estratégia, vantagem competitiva sustentável e desempenho superior. O pilar do posicionamento está sob a idéia que as raízes da competitividade das organizações são apresentadas fora dos seus domínios internos, no ambiente externo, o qual disponibiliza as informações e estratégias capazes de gerar retornos superiores à média para, só então, desenvolver ou adquirir habilidades internas necessárias à sua implementação (PORTER, 1986; HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2002). No entanto, as características peculiares de cada organização não permitiram que o posicionamento estratégico por si só explicasse o desempenho superior das organizações e assim, fosse amplamente aplicado em todas as indústrias. Desenvolvida a partir do início da década de 80, a perspectiva da resource-based view of the firm (RBV) tornou-se a teoria dominante na pesquisa de conteúdo estratégico, principalmente por combinar relativo rigor analítico e relevância na prática administrativa de maneira mais eficiente e eficaz (FOSS, 1998, p. 134), buscando prover assim um arcabouço teórico para melhor explicar a vantagem competitiva. A RBV procura explicar o desempenho superior das organizações e as estratégias que permitiram alcançá-lo mediante utilização dos seus recursos e capacidades idiossincráticos, sejam eles recursos categorizados tangíveis ou intangíveis (PENROSE, 1962, p. 15; BARNEY, 1991; BARNEY; WRIGHT; KETCHEN JR, 2001, p. 625). Assim sendo, o propósito central deste ensaio é apresentar os pressupostos norteadores da RBV, os quais seriam os mais adequados para explicar a vantagem competitiva e o desempenho superior das organizações, bem como as estratégias empregadas para alcançá-los por meio da utilização dos seus recursos e capacidades idiossincráticos, sejam eles recursos tangíveis ou intangíveis (PENROSE, 1962, p. 15; BARNEY, 1991; BARNEY; WRIGHT; KETCHEN JR, 2001, p. 625). A estrutura do presente ensaio está organizada em quatro sessões, além desta introdução. Inicialmente será feita uma breve revisão do conceito de estratégia. Em seguida, serão apresentados alguns pressupostos norteadores da resouce-based view, com ênfase nos autores referência e apontamento das idéias centrais. Por fim, algumas reflexões apreciando as contribuições e limitações do estudo, bem como a sugestão para pesquisas futuras.

3 2. Conceito de Estratégia A estratégia, como campo de estudos, é muito mais recente que a sua atual prática (RUMELT; SCHENDEL; TEECE, 1994, p. 10), estando seu conhecimento em contínua construção Isto pode ser constatado com uma breve revisão na literatura, onde são encontradas diversas definições para estratégia, conforme apresentado no Quadro 1 a seguir: a) estratégia trata da direção das organizações, mais freqüentemente, empresas de negócios. Isso inclui aqueles assuntos de preocupação primária para o administrador sênior, ou qualquer ou qualquer pessoa que busque razoes para o sucesso e fracasso entre as organizações (RUMELT; SCHENDEL; TEECE, 1994, p. 9); b) estratégia é a utilização do recontro para atingir a finalidade da guerra (CLAUSEWITZ, 1996, p. 171); c) estratégia é a busca deliberada por um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa (...) As diferenças entre você e seus competidores são a base de sua vantagem (HENDERSON, 1998, p. 5); d) estratégia significa desempenhar atividades diferentes das exercidas pelos rivais ou desempenhar as mesmas atividades de maneira diferente (PORTER, 1999, p. 48); e) estratégia é um padrão, isto é, consistência em comportamento ao longo do tempo (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000, p. 17); f) estratégia é o padrão de decisão em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver, o tipo de organização econômica e humana que pretende ser e a natureza da contribuição econômica e não econômica que pretende proporcionar a seus acionistas, funcionários e comunidades (ANDREWS, 2001, p. 116); g) estratégia é uma teoria da firma sobre como competir de forma bem sucedida (BARNEY, 2002, p. 6); Quadro 1: Definições de estratégia Considerando a perspectiva que norteia o presente estudo e suas premissas, considerar-se-á o conceito apresentado por Barney (2002, p. 6), supracitado. Aprofundando o conceito, entende-se como bem sucedida o alcance da vantagem competitiva, ou seja, ganhos econômicos superiores em relação aos seus concorrentes (BARNEY, 2001, p. 649; 2002, p. 25).

4 3. Os Pressupostos da Resource-based View of the Firm (RBV) A perspectiva da visão da firma baseada em recursos (no original, resource base view of the firm, RBV), originada de um conceito da economia industrial, tem estado em crescente popularidade na literatura estratégica desde meados dos anos 80. Mas, somente durante o final da referida década, devido ao aumento das insatisfações aparentes com o modelo de Porter (1986), que a RBV passou a ser mais discutida. Pesquisas empíricas examinando o desempenho encontraram diferenças, não apenas entre empresas na mesma indústria, mas também em grupos estratégicos dentro dessas indústrias. Isto resultou em um aumento do interesse em variáveis específicas da firma e o número de contribuições reivindicando a adoção de uma perspectiva baseada em recurso foi difundido (FAHY,1998, p. 4). A RBV procura explicar o desempenho superior das organizações e as estratégias que permitiram alcançá-lo mediante a análise dos recursos de uma organização, sejam eles do grupo de recursos tangíveis ou intangíveis. Seu precursor foi Birger Wernerfelt que, em 1984, escreveu o artigo A Resource-based View of the Firm, baseando-se nos escritos seminais de Edith Penrose. A grande contribuição de Wernerfelt (1984) foi acrescentar à administração a idéia da empresa vista como um amplo grupo de recursos e não produtos. Entende-se como recurso algo que possa ser pensado de acordo com uma força ou fraqueza de uma dada firma. Mais formalmente, os recursos da organização, num dado momento, podem ser definidos como ativos que são ligados semipermanentemente à firma (WERNERFELT, 1984, p. 172). Disseminando o conceito de recurso e introduzindo as capacidades como um dos recursos ou fatores, Barney (1991) conceitua recursos como todos os bens, capacidades, processos organizacionais, atributos empresariais, informação, conhecimento etc, pela firma controlados e que possibilitam a melhoria da sua eficiência e eficácia na concepção e implementação de estratégias. Contudo, vale salientar que nem todos os recursos são fontes de vantagens competitivas sustentáveis (BARNEY, 1991; PETERAF, 1993). Para um melhor entendimento do conceito de declarado por Barney (1991, p.102): vantagem competitiva, utiliza-se aqui o é a criação de valor para firma durante a implementação de uma estratégia que não é implementada simultaneamente por nenhum concorrente atual ou potencial. Quando os concorrentes não são capazes de duplicar os benefícios da estratégia implementada pela firma, tem-se então, a vantagem competitiva sustentável. Ao contrário do que propõe a escola do posicionamento, as firmas dentro de uma indústria ou grupo podem ser heterogêneas com respeito aos recursos estratégicos que controlam, e os

5 recursos podem não ser perfeitamente móveis ao longo das organizações. Os recursos que cada firma controla têm aspectos idiossincráticos que levam a diferenças no seu desempenho. De tal modo, é iminente a construção de um modelo teórico alicerçado nos pressupostos da (BARNEY, 1991): a) heterogeneidade, o qual pode ser entendido como a posse de recursos heterogêneos, diferentes, de modo que os concorrentes não possam facilmente obter, em oposição a recursos homogêneos, os quais são facilmente imitáveis e comercializáveis. b) imobilidade dos recursos, onde os recursos possuídos pelas empresas não devem ser facilmente móveis, pois uma vez que sejam, todos poderão ter acesso, não configurando um recurso único, idiossincrático. Embora os recursos possuam as características da heterogeneidade e da imobilidade, ainda assim, isso não leva a vantagem competitiva sustentável. Como nem todos os recursos da firma tem condições para manter uma potencial vantagem competitiva sustentável, Barney (1991, p.105) sugere que os recursos devam atender a quatro atributos: - valiosos, que permitam a empresa conceber e implementar estratégias que melhorem sua eficiência e eficácia, explorando oportunidades ou neutralizando ameaças; - raros, que não sejam facilmente encontrados, escassos e nem existam em um grande número de empresas; - imperfeitamente imitáveis, que as empresas que não os possuam não possam obtê-los. A combinação de três condições contribui para isso: históricas únicas, uma vez que existem efeitos considerados dependentes da trajetória, de tal modo que os eventos anteriores na história da firma exerçam significativo impacto em suas respostas atuais; ambigüidade causal, onde as relações de causa e efeito entre os recursos controlados por uma firma e a vantagem competitiva sustentável que possui não são entendidos ou entendidos apenas de maneira imperfeita; complexidade social, sendo resultado de um complexo fenômeno social como a cultura organizacional, por exemplo; - não substituíveis, que não exista equivalente estratégico que possa desenvolver a mesma estratégia, mesmo que de maneira distinta, mas que não sejam raro e imperfeitamente imitável entre os concorrentes. A síntese das idéias de Barney (1991, p. 112) pode ser demonstrada de acordo com a Figura 1 a seguir.

6 Pressupostos Condições Resultado Heterogeneidade Imobilidade - Valiosos - Raros - Imperfeitamente Imitáveis - Condições históricas únicas - Ambigüidade causal - Complexidade Social - Não Substituíveis Figura 1 Relação entre a heterogeneidade e imobilidade, os recursos e a vantagem competitiva sustentável Fonte: Barney (1991), p Vantagem Competitiva Sustentável Num momento seguinte, Grant (1991, p ) discorre a respeito de uma distinção entre recursos e capacidades: Recursos são os inputs no processo de produção unidade básica de análise. Os recursos individuais da firma incluem itens de equipamentos de capital, habilidades de empregados individuais, patentes, nomes de marcas, finanças e assim por diante. Mas, por conta própria, poucos recursos são produtivos. Atividade produtiva exige a cooperação e coordenação das equipes de recursos. Uma capacidade é a habilidade para uma equipe de recursos executar alguma tarefa ou atividade. Enquanto recursos são a fonte das capacidades de uma firma, capacidades são a fonte principal de sua vantagem competitiva. A capacidade de uma empresa é o resultado do uso conjunto de grupos de recursos, e para a maioria de firmas as capacidades mais importantes são possivelmente aquelas que surgem da integração de capacidades funcionais individuais. Isso resulta nas competências essenciais, ou seja, aquelas que realmente permitem à empresa realizar inovações radicais, interferindo ativamente nos mercados em que atua e sendo capaz de se expandir para conquistar novos mercados. (PRAHALAD; HAMEL, 1990). O desenvolvimento de uma vantagem competitiva, nesse contexto, é abalizado em recursos que são (GRANT, 1991, p. 124): - duráveis, de modo que não se tornem rapidamente obsoletos; - não transparentes, para não permitir o entendimento e imitação da estratégia pelos concorrentes; - intransferíveis, não podem ser adquiridos no mercado em termos iguais ao que firma possui. As imperfeições na transferibilidade surgem nos seguintes aspectos: imobilidade geográfica, quando o custo de realocação de equipamentos e recursos humanos é muito elevado; informação imperfeita, a avaliação do valor do recurso é feita de maneira difícil devido a heterogeneidade de recursos (particularmente os recursos

7 humanos), logo a firma que detém o recurso saberia avaliá-lo melhor que a concorrente; especificidade dos recursos, alguns recursos possuem mais valor na firma e podem cair na transferência; imobilidade das capacidades, como as capacidades foram desenvolvidas na interação dos grupos de recursos, são muito mais imóveis que os recursos; - replicabilidade, os recursos e capacidades não são replicáveis do mesmo modo em outras firmas. Um modelo definitivo de vantagem competitiva firmado em recursos para explicar que a lucratividade da firma não pode ser atribuída às diferentes condições da indústria foi desenvolvido por Peteraf (1993), com base nas leituras de Wernerfelt (1984), Barney (1991), Prahalad e Hamel (1990) e demais autores. O modelo possui duas suposições iniciais e duas condições relativas aos recursos que levam as organizações à vantagem competitiva sustentável (MICHALISIN; SMITH; KLINE, 1997 apud OMAKI, 2004), conforme observado na Figura 2 a seguir: - suposições essenciais: heterogeneidade, assegura a posição de superioridade ou inferioridade de recursos, logo, de ganhos; e imobilidade imperfeita, os recursos não devem ser comercializáveis, caso contrário, que possuam mais valor dentro da firma que o utiliza atualmente do que teria em outra, ou seja, os ganhos devem ser sustentados dentro da empresa; - condições relativas: limites ex-post à competição, tais como a imperfeição na imitação e substituição, de modo que os ganhos sejam sustentados; limites ex-ante à competição, o desempenho econômico da organização depende não só dos ganhos gerados, como também do custo de se implementar esta estratégia. Para tanto, esses limites devem ser avaliados para que os ganhos não sejam erodidos. Heterogeneidade Ganhos Ganhos Sustentados dentro da firma Mobilidade Imperfeita Vantagem Competitiva Sustentável Limites Ex-Post à Competição Ganhos Sustentados Ganhos não erodidos pelos custos Limites Ex-Ante à Competição Figura 2 Os quatro fatores para a vantagem competitiva sustentável Fonte: Peteraf (1993), p. 186.

8 Uma vantagem competitiva sustentável pode ser obtida se a firma eficientemente desenvolve recursos-chave (cujas características são: valor, barreiras à duplicação e obtenção), em seus mercados-alvo, sintetizando os preceitos previamente discutidos (FAHY, SMITHEE, 1999). Portanto, a RBV enfatiza a escolha estratégica mediante a valorização de importantes ações, como identificar, desenvolver e desdobrar recursos-chave, pela gerência da organização para maximizar os retornos. No entanto, o valor competitivo de recursos pode ser aumentado ou eliminado por diversas mudanças no ambiente externo (como por exemplo, na tecnologia, no comportamento do competidor, ou nas necessidades do comprador) que um foco interno em recursos poderá negligenciar (PORTER, 1991, p. 108). Além disso, existe a grande dificuldade de se manipular a dinamicidade na criação de recurso (FOSS, 1998). 4. Considerações Finais São evidenciadas às contribuições da escola de formação de estratégia em questão na determinação e sustentabilidade da vantagem competitiva. Os argumentos apresentados pelos autores são consistentes, no entanto deixaram margem para maiores análises. Uma vez que a RBV leva em consideração apenas aspectos idiossincráticos das organizações, permite que outras escolas possam ser utilizadas no processo de formação de estratégias. Surgiria, nesse contexto, uma sugestão para um estudo a respeito da complementariedade longitudinal existente entre a RBV e as demais escolas do processo de formação de estratégia. Isto pode constituir em uma nova forma de se pensar em estratégia, contudo é apenas uma sugestão para que sejam realizadas pesquisas empíricas que busquem evidências quanto à aplicação dessa possível ligação existente entre o posicionamento e à RBV, por exemplo. Isso levaria a outra pesquisa, como por exemplo uma que fizesse uma revisão a respeito das aplicabilidades empíricas em pesquisas brasileiras. A sugestão de um estudo longitudinal aplicado em indústrias também é apresentada, para que seja possível fazer o levantamento dos momentos em que a RBV é mais sobressalente: quais as tendências são seguidas em empresas de alta tecnologia, por exemplo? Que características da RBV seriam predominantes nas organizações? Será que em empresas de serviços a RBV é dominante no processo de formação de estratégias, uma vez que a intangibilidade e a subjetividade são aspectos presentes nos dois construtos? Lançam-se então as suposições, que outros estudos sejam realizados a fim de elucidar tais questionamentos.

9 5. Referências bibliográficas ANDREWS, K. R. O Conceito de estratégia empresarial. In: MINTZBERG, H.; QUINN, J;. B. O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management. V.17, Nº1, p , Resource-based theories of competitive advantage: a ten years retrospective on the resource based view. Journal of Management, V.27, p , , WRIGHT, M.; KETCHEN JR., D. The resource-based view of the firm: ten years after Journal of Management, V.27, p , Gaining and sustaining competitive advantage.new Jersey: Prentice Hall, CLAUSEWITZ, C. VON. Da Guerra. São Paulo: Martins Fontes, FAHY, J. The role of resources in global competition. In: HOOLEY, G.; LOVERIDGE, R.; WILSON, D. Internationalization: Process, Context and Markets. New York: St. Martin s Press, Inc., ; SMITHEE, A. Strategic Management and the Resource Based View of the Firm. Academy of Marketing Science Review, V.10, FOSS, N. J. The resource-based perspective: an assessment and diagnosis of problems. Scandinavian Journal of Management, v. 14, n. 3, p , GRANT, R. M. The Resource-Based Theory of Competitive Advantage: Implications for Strategy Formulation. California Management Review, Spring, p , HANSEN; G. S.; WERNERFELT, B. Determinants of Firm Performance: the Relative Importance of Economic and Organizational Factors. Strategic Management Journal, V.10, Nº5, p , HENDERSON, B. D. As origens da estratégia. In: MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. São Paulo: Thompson, MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre : Bookman, OMAKI, E.T. Recursos intangíveis e desempenho em busca de associações em empresas brasileiras. Recife, Dissertação de. Mestrado Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPE. PENROSE, Edith T. Teoria del Crecimiento de la Empresa. Madri: Aguilar, PETERAF, M. A. The Cornerstones of Competitive Advantage: a resource-based view. Strategic Management Journal, V.14, Nº3, p , 1993.

10 PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise da indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, Vantagem Competitiva Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Rio de Janeiro: Campus, O que é estratégia?. In: PORTER, M. E. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro: Campus, PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review, May/ Jun., p , RUMELT, R.; SCHENDEL, D.; TEECE, D. Fundamental issues in strategy. In:. (Ed.) Fundamental Issues in strategy: a research agenda. Boston: Harvard Business School Press, 1994, p WERNERFELT, B. A Resource-based View of the Firm. Strategic Management Journal, V.5, n.2, p , 1984.

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas AAKER, D. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001. ABBAS, K. Gestão de Custos em Organizações Hospitalares. 2001. In COUTO, Renato e PEDROSA, Tânia. Hospital: Acreditação

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL

MBA GESTÃO COMERCIAL MBA GESTÃO COMERCIAL Planejamento, Estrutura e Operação de Vendas Geração e Qualificação de Leads Liderança e Gestão de Equipes Argumentação para Vendas Consultivas Pós Vendas e Gestão do Relacionamento

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ARANHA, M. L. de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. ARGYRIS, C. Teaching Smart People How to Learn. Harvard Business Review, May./June. 1991. ARRUDA, A.. Adoção

Leia mais

ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS

ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS Carga horária (Semanal) Semestre 4 5 OBJETIVO: Capacitar o aluno a elaborar um plano estratégico de baixa complexidade EMENTA: A disciplina enfoca a importância

Leia mais

Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Recursos da Firma e Vantagem Competitiva Sustentável. (Barney, J., 1991)

Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Recursos da Firma e Vantagem Competitiva Sustentável. (Barney, J., 1991) 1 Firm Resources and Sustained Competitive Advantage Recursos da Firma e Vantagem Competitiva Sustentável (Barney, J., 1991) Resumo: Entender as fontes de uma SCA (Vantagem Competitiva Sustentável). Pautado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: Administração Estratégica PROFESSOR: Dr. André

Leia mais

A formulação estratégica sob a perspectiva da visão baseada em recursos

A formulação estratégica sob a perspectiva da visão baseada em recursos A formulação estratégica sob a perspectiva da visão baseada em recursos Cristina Lourenço Ubeda (EESC/USP) crisubeda@yahoo.com.br Resumo: Este artigo apresenta as particularidades da visão baseada em recursos

Leia mais

1.1. O Problema Objetivos da Pesquisa

1.1. O Problema Objetivos da Pesquisa 1 Introdução Quando uma firma inicia suas atividades numa determinada indústria, ela decide como competir baseada no seu entendimento dos principais processos econômicos dessa indústria e de sua crença

Leia mais

MACROESTRATÉGIA EMPRESARIAL

MACROESTRATÉGIA EMPRESARIAL Programa de Pós-Graduação em Economia e Gestão Empresarial MESTRADO EM ECONOMIA EMPRESARIAL MACROESTRATÉGIA EMPRESARIAL PROF. CARLOS AUGUSTO CALDAS DE MORAES 1. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Ampliar a capacidade

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 106 Total Horas de Contacto: 50,7 T TP P OT ,7 Competências

IPV.ESTG Volume de Trabalho Total (horas): 106 Total Horas de Contacto: 50,7 T TP P OT ,7 Competências Unidade Curricular: Estratégia Empresarial Área Científica: Organização e Gestão Empresarial Curso / Ciclo: Gestão de Empresas - 1º ciclo Docente Responsável: Samuel Ferreira Barros Ano Regime Tipo 2º

Leia mais

LLM Marketing de serviços jurídicos

LLM Marketing de serviços jurídicos LLM Marketing de serviços jurídicos Planejamento estratégico + Posicionamento de Mercado Aula 02 Wolney Pereira Agenda 1) Projeto de marketing 2) Conceituação de estratégia 3) Processo de planejamento

Leia mais

OS RECURSOS COMO FONTE DE ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA DA RESOURCE-BASED VIEW 1

OS RECURSOS COMO FONTE DE ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA DA RESOURCE-BASED VIEW 1 OS RECURSOS COMO FONTE DE ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA DA RESOURCE-BASED VIEW 1 Fábio Dal-Soto 2 dalsoto.gel@terra.com.br Moacir Rodrigues dos Santos 3 moacirsantos@terra.com.br Resumo:

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing e Marketing Estratégico Aula 17/08/17

Gestão Estratégica de Marketing e Marketing Estratégico Aula 17/08/17 Gestão Estratégica de Marketing e Marketing Estratégico Aula 17/08/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Estratégias de Crescimento Mintzberg (1994) Estratégias de Crescimento O objeto

Leia mais

AULAS 11, 12, 13 e 14

AULAS 11, 12, 13 e 14 Tema FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Análise da Organização. AULAS, 2, 3 e 4 Identificação e avaliação dos recursos, capacidades e competências Análise comparativa dos recursos. Elementos de estudo: GRANT, R.,

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARNEY, J. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. 2 ed. Upper

Leia mais

Estratégia e Competitividade

Estratégia e Competitividade Estratégia e Competitividade Retirado de :Brito, R. P. (2011). Criação de valor, vantagem competitiva e seu efeito no desempenho financeiro das empresas (Doctoral dissertation). A discussão da competitividade

Leia mais

Negócios Estratégicos I

Negócios Estratégicos I Negócios Estratégicos I ESTRATÉGIA O que é estratégia? Conceitos de estratégia Alfred Chandler Jr. A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e dos objetivos de longo prazo de uma dada

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA

VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA XXVII ENANGRAD VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR DE TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA eduardo christ Daniele Huzek Lentsck Luis Fernando Lara CAMPINAS, 2016 VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA ESTRATÉGIA E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA ESTRATÉGIA E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS PÓS GRADUAÇÃO - COMPETÊNCIAS AULA 3 19.08.16 ESTRATÉGIA E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Prof. Joel Dutra Objetivo Discutir a construção e uso das competências organizacionais e seu impacto na construção

Leia mais

Vantagem competitiva sustentável na construção civil: estudo qualitativo na região central do Paraná

Vantagem competitiva sustentável na construção civil: estudo qualitativo na região central do Paraná Vantagem competitiva sustentável na construção civil: estudo qualitativo na região central do Paraná Gylmar Teixeira (Mestrando da Universidade Estadual do Centro Oeste) gylmart@yahoo.com.br Mario Luiz

Leia mais

A vantagem competitiva

A vantagem competitiva A vantagem competitiva Modelo de Tomada de Decisões Estratégicas (CAMARGO; DIAS, 2003, p. 32) Mas, afinal... Qual a fonte da vantagem competitiva? Duas teorias Organização industrial Visão Baseada em

Leia mais

FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR SAÚDE: PORTER OU RBV?

FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR SAÚDE: PORTER OU RBV? FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA NO SETOR SAÚDE: PORTER OU RBV? lidiomar lemos de magalhaes filho (fgv) lidiomarlmf@uol.com.br A partir dos anos 90, o campo da gestão estratégica tem sido objeto de grande

Leia mais

GOVERNANÇA E COOPERAÇÃO - CAPACITAÇÃO (VISÃO ACADÊMICA)

GOVERNANÇA E COOPERAÇÃO - CAPACITAÇÃO (VISÃO ACADÊMICA) 2ª. CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS OFICINA DE TRABALHO: GOVERNANÇA E COOPERAÇÃO - CAPACITAÇÃO (VISÃO ACADÊMICA) Palestrante: Antonio Batista Ribeiro Neto, M. Sc Doutorando Eng.

Leia mais

BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 07, n. 1, p , 1991.

BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 07, n. 1, p , 1991. Bibliografia Básica: ARAÚJO, L. As relações inter-organizacionais. In: RODRIGUES, S. B.; CUNHA, M. P. Estudos organizacionais: novas perspectivas na administração de empresas, uma coletânea luso-brasileira.

Leia mais

A Definição do Posicionamento Estratégico sob a Perspectiva das Competências Organizacionais para Obtenção de Vantagem Competitiva

A Definição do Posicionamento Estratégico sob a Perspectiva das Competências Organizacionais para Obtenção de Vantagem Competitiva RESUMO A Definição do Posicionamento Estratégico sob a Perspectiva das Competências Organizacionais para Obtenção de Vantagem Competitiva Autoria: Anderson Krielow, Moacir Rodrigues dos Santos Este artigo

Leia mais

RECURSOS COMPARTILHADOS: UMA APLICAÇÃO DA VISÃO

RECURSOS COMPARTILHADOS: UMA APLICAÇÃO DA VISÃO Artigo recebido em: 21/02/2011. Aceito em: 05/08/2011. RECURSOS COMPARTILHADOS: UMA APLICAÇÃO DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS EM UM CONDOMÍNIO TECNOLÓGICO NO PARANÁ Shared resources: an application of the

Leia mais

2 Referencial Teórico

2 Referencial Teórico 2 Referencial Teórico O presente capítulo do projeto tem o intuito de realizar uma revisão sobre a literatura existente, explanando as teorias que formaram a base do estudo, assim como os trabalhos realizados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 Disciplina: ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Docente: Marcos de Castro Créditos: 04 Código: Carga Horária: 60 horas Classificação: Ementa: Estratégia e teoria organizacional; Estratégia, seus conceitos e dimensões;

Leia mais

Vantagem competitiva sustentável na construção civil: estudo na região Centro-Oeste do Paraná

Vantagem competitiva sustentável na construção civil: estudo na região Centro-Oeste do Paraná Vantagem sustentável na construção civil: estudo na região Centro-Oeste do Paraná Gylmar Teixeira (Mestrando da Universidade Estadual do Centro Oeste) gylmart@yahoo.com.br Mario Luiz Brunetti (Mestrando

Leia mais

GLOBAL SOURCING: INTERNACIONALIZAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM PAÍSES EMERGENTES.

GLOBAL SOURCING: INTERNACIONALIZAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM PAÍSES EMERGENTES. GLOBAL SOURCING: INTERNACIONALIZAÇÃO EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM PAÍSES EMERGENTES. Mauricio Fernandes Lima 1 RESUMO Este artigo tem por objetivo abordar a necessidade de adoção de estratégias

Leia mais

A abordagem da Visão Baseada em Recursos em aglomerados produtivos

A abordagem da Visão Baseada em Recursos em aglomerados produtivos A abordagem da Visão Baseada em Recursos em aglomerados produtivos Carla Cristiane Sokulski (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) carlacristiane2@hotmail.com Claudineia Kudlawicz (Pontifícia Universidade

Leia mais

Revista Inteligência Competitiva Adriane Regina Garippe Johann; Elenilton Rüdiger Johann; Elisângela Rüdiger Johann; Luiz Carlos Duclós

Revista Inteligência Competitiva Adriane Regina Garippe Johann; Elenilton Rüdiger Johann; Elisângela Rüdiger Johann; Luiz Carlos Duclós 1 A EMPRESA ALFA E SUA ESTRATÉGIA PARA O SEGMENTO DE TRATORES: A BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR) Adriane Regina Garippe Johann 1 Elenilton Rüdiger Johann 2 Elisângela

Leia mais

Recursos intangíveis e desempenho em busca de associações em empresas brasileiras

Recursos intangíveis e desempenho em busca de associações em empresas brasileiras Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Ciências Administrativas Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD Recursos intangíveis e desempenho em

Leia mais

Resource-Based View (RBV): explorando as fronteiras do conhecimento e gerando vantagem competitiva

Resource-Based View (RBV): explorando as fronteiras do conhecimento e gerando vantagem competitiva Resource-Based View (RBV): explorando as fronteiras do conhecimento e gerando vantagem competitiva Vidigal Fernandes Martins 1 Mestre em Engenharia de Produção e Bacharel em Ciências Contábeis Carlos Roberto

Leia mais

Capítulo 8 Desenvolvimento Empresarial

Capítulo 8 Desenvolvimento Empresarial ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Capítulo 8 Empresarial João Pedro Couto ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Formulação da Estratégia Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Produtos-Mercados

Leia mais

Um ensaio teórico: a teoria Resource-Based View e a teoria Dynamic Capabilities

Um ensaio teórico: a teoria Resource-Based View e a teoria Dynamic Capabilities Perquirere: Patos de Minas: UNIPAM, 8(2):342-351, dez. 2011 Um ensaio teórico: a teoria Resource-Based View e a teoria Dynamic Capabilities Vidigal Fernandes Martins Mestre em Engenharia da Produção e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração Graduação

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração Graduação Disciplina:PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Código: EAD-611 - Noturno Carga Horária: Professor: 04 aulas semanais Prof. Dr. João Maurício Gama Boaventura 2017 2º SEMESTRE I. OBJETIVOS DO CURSO Proporcionar aos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FICHA DE DISCIPLINA UNIDADE ACADÊMICA: FACIP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FICHA DE DISCIPLINA UNIDADE ACADÊMICA: FACIP UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Estratégia e Planejamento CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: FACIP PERÍODO/SÉRIE:

Leia mais

2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva

2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva 2 Aspectos inerentes às empresas para obtenção de vantagens competitiva O presente capítulo aborda os aspectos inerentes às empresas para a geração de vantagens competitiva, tendo com isso, o intuito de

Leia mais

CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA

CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA 5.1. TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA: UM RELACIONAMENTO COMPLEXO E MULTI- FACETADO A TECNOLOGIA... CONDICIONA A ESTRATÉGIA ATRAVÉS DA MUDANÇA TECNOLÓGICA DAS INDÚSTRIAS E DA

Leia mais

Referência Bibliográfica

Referência Bibliográfica Referência Bibliográfica ABEIVA. Planilha: Atuais Associados, 2006. Disponível em www.abeiva.com.br. Acesso em 15 de novembro de 2006.. Planilha: Tabela Participação 2006. Disponível em www.abeiva.com.br.

Leia mais

Teoria em Recursos Humanos

Teoria em Recursos Humanos Aula 2 Teoria em Recursos Humanos Prof. Lucia B. Oliveira Agenda 1 2 3 Evolução teórica em RH Desenvolvimento de teoria em RH Abordagens teóricas à gestão de RH 1 Algumas definições Administração de Recursos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Estratégias de Marketing Código: PADM-9006 Créditos: 4 Oferta: 2018-1 Nível: Mestrado/Doutorado Professor: Anderson Soncini Pelissari E-mail: asoncinipelissari@gmail.com

Leia mais

interacção entre redes organizacionais locais

interacção entre redes organizacionais locais interacção entre redes organizacionais locais Vasco Eiriz Natália Barbosa resumo: abstract: 23 interacção entre redes organizacionais locais 1. introdução et al. 25 estudos regionais nº 16 2. revisão

Leia mais

Empreendedorismo e Visão Baseada em Recursos: Uma Nova Perspectiva de Análise

Empreendedorismo e Visão Baseada em Recursos: Uma Nova Perspectiva de Análise Empreendedorismo e Visão Baseada em Recursos: Uma Nova Perspectiva de Análise Resumo Autoria: Marcelo Pereira Binder Tradicionalmente a pesquisa no campo do empreendedorismo está relacionada à criação

Leia mais

ALBUQUERQUE, L. G. A. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, p

ALBUQUERQUE, L. G. A. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, p 196 REFERÊNCIAS ALBUQUERQUE, L. G. A. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. p. 35-50. ANSOFF, H. I.; McDONNELL, E. J. Implantando

Leia mais

Revista Brasileira de Administração Científica, Aquidabã, v.5, n.3, Jul, Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014.

Revista Brasileira de Administração Científica, Aquidabã, v.5, n.3, Jul, Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014. Journals Homepage: www.sustenere.co/journals RECURSOS E CAPACIDADES DE INOVAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO BRASILEIRO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS RESUMO Este estudo objetivou identificar

Leia mais

Inteligência Corporativa de Recursos

Inteligência Corporativa de Recursos Inteligência Corporativa de Recursos Jaime Evaldo Fensterseifer (UFRGS) jaime.ef@terra.com.br Eduardo de Oliveira Wilk (UFRGS) wilk@cpovo.net RESUMO Para enfrentar os desafios competitivos atuais, os gestores

Leia mais

Robson Barbosa Miranda

Robson Barbosa Miranda Recursos estratégicos para obtenção de vantagens s e contribuições que a contabilidade gerencial traz para a RBV (Visão Baseada em Recursos) Robson Barbosa Miranda RESUMO Apresentando inúmeras contribuições

Leia mais

UMA PERSPECTIVA BASEADA EM RECURSOS NO AGRONEGÓCIO COOPERATIVO A RESOURCE-BASED PROSPECT FOR COOPERATIVE AGRI-BUSINESS

UMA PERSPECTIVA BASEADA EM RECURSOS NO AGRONEGÓCIO COOPERATIVO A RESOURCE-BASED PROSPECT FOR COOPERATIVE AGRI-BUSINESS ISSN 1676-5648 www.rae.com.br/eletronica ARTIGOS UMA PERSPECTIVA BASEADA EM RECURSOS NO AGRONEGÓCIO COOPERATIVO A RESOURCE-BASED PROSPECT FOR COOPERATIVE AGRI-BUSINESS Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo

Leia mais

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada

Introdução. Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança. Adotar uma ESTRATÉGIA. Criar vantagem competitiva sustentada Introdução Sucesso organizacional + Ambiente de Mudança Adotar uma ESTRATÉGIA Criar vantagem competitiva sustentada Elemento unificador que dá coerência e direcção às decisões individuais da empresa Introdução

Leia mais

O que é Estratégia de Operações. EAD 0763 Aula 1 Livro Texto Cap.1 Leonardo Gomes

O que é Estratégia de Operações. EAD 0763 Aula 1 Livro Texto Cap.1 Leonardo Gomes O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto Cap.1 Leonardo Gomes Agenda 1 Programa, objetivos e métodos de aprendizado da disciplina 2 Estratégia de Operações Programa da Disciplina Método

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Pós-GraduaP Graduação em Engenharia de Produção VANTAGEM COMPETITIVA Disciplina: Inovação e estratégia empresarial para competitividade

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DAS CAPACIDADES PRODUTIVAS DE PME S EXPORTADORAS DE MINAS GERAIS

INVESTIGAÇÃO DAS CAPACIDADES PRODUTIVAS DE PME S EXPORTADORAS DE MINAS GERAIS INVESTIGAÇÃO DAS CAPACIDADES PRODUTIVAS DE PME S EXPORTADORAS DE MINAS GERAIS Juciara Nunes de Alcantara (UFLA) juciaranalcantara@gmail.com Cristina Lelis Leal Calegario (UFLA) ccalegario@dae.ufla.br Heloisa

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos É preciso que o pequeno empreendedor reflita sobre a importância das declarações estratégicas e de algumas

Leia mais

UMA VISÃO BASEADA EM RECURSOS E A IDENTIFICAÇÃO DE FONTES DE VANTAGEM COMPETITIVA. ESTUDO DE CASO DE UMA FÁBRICA DE LÁCTEOS 1

UMA VISÃO BASEADA EM RECURSOS E A IDENTIFICAÇÃO DE FONTES DE VANTAGEM COMPETITIVA. ESTUDO DE CASO DE UMA FÁBRICA DE LÁCTEOS 1 UMA VISÃO BASEADA EM RECURSOS E A IDENTIFICAÇÃO DE FONTES DE VANTAGEM COMPETITIVA. ESTUDO DE CASO DE UMA FÁBRICA DE LÁCTEOS 1 Maiquel Silva Kelm 2, Jorge Oneide Sausen 3, Martinho Luis Kelm 4. 1 Pesquisa

Leia mais

Aluna do Curso de Administração da UNIJUÍ. 3

Aluna do Curso de Administração da UNIJUÍ.   3 CLASSIFICAÇÃO DA GESTÃO À LUZ DA TEORIA DAS ESCOLAS DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: UM ESTUDO MULTICASO EM ORGANIZAÇÕES FARMACÊUTICAS DE IJUÍ 1 CLASSIFICATION OF MANAGEMENT IN THE LIGHT OF STRATEGIC SCHOOL

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

EM BUSCA DE NOVOS MODELOS TEÓRICOS QUE CONTRIBUAM PARA A COMPREENSÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS

EM BUSCA DE NOVOS MODELOS TEÓRICOS QUE CONTRIBUAM PARA A COMPREENSÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS 32 ISSN 2179-6998 Rev. Ibirapuera, São Paulo, n. 14, p. 32-39, Jul/Dez 2017 EM BUSCA DE NOVOS MODELOS TEÓRICOS QUE CONTRIBUAM PARA A COMPREENSÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS Marcello Romani-Dias¹, Aline dos

Leia mais

Autoria: Luiz Felipe Jostmeier Vallandro, Guilherme Trez

Autoria: Luiz Felipe Jostmeier Vallandro, Guilherme Trez Visão Baseada em Recursos, Estratégia, Estrutura e Performance da Firma: Uma Análise das Lacunas e Oportunidades de Pesquisas Existentes no Campo da Administração Estratégica Autoria: Luiz Felipe Jostmeier

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO Relação da Gestão dos Recursos, Orientação Empreendedora, Capacidades Dinâmicas e o Desempenho Organizacional: Um Estudo no Setor Metalmecânico de Caxias do Sul Deise Taiana de Ávila Dias (deiset.dias@gmail.com)

Leia mais

Fatores que Influenciam o Desempenho das Firmas: um Modelo Integrativo

Fatores que Influenciam o Desempenho das Firmas: um Modelo Integrativo Fatores que Influenciam o Desempenho das Firmas: um Modelo Integrativo Resumo Autoria: Fabio Paula O objetivo deste trabalho é responder a seguinte pergunta: Quais são os fatores que influenciam o desempenho

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 3: Formulação da estratégia e posicionamento 1 SEÇÃO 3.1 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS 2 Relembrando - SWOT A análise do ambiente externo permite que a organização identifique

Leia mais

Visão Baseada em Recursos da Empresa, Inteligência Competitiva e Balanced Scorecard: em busca da vantagem competitiva sustentável

Visão Baseada em Recursos da Empresa, Inteligência Competitiva e Balanced Scorecard: em busca da vantagem competitiva sustentável DOI: 10.5007/2175-8077.2010v12n28p60 Visão Baseada em Recursos da Empresa, Inteligência Competitiva e Balanced Scorecard: em busca da vantagem competitiva sustentável Resumo Paulo Henrique de Oliveira

Leia mais

Ilustrações Guilherme Jorge

Ilustrações Guilherme Jorge Ilustrações Guilherme Jorge 56 gestão empresarial GESTÃO ESTRATÉGICA DO SUPRIMENTO E VANTAGEM COMPARATIVA EM RECURSOS POR PAULO RENATO DE SOUSA E PAULO RESENDE A área de compras e a gestão do suprimento

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA 1 Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA Mestrado em Administração Disciplina: Administração Estratégica Carga horária: 45 horas-aula Créditos: 3 I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Espera-se

Leia mais

Análise da formação de recurso estratégico segundo a RBV: estudo em uma organização educacional

Análise da formação de recurso estratégico segundo a RBV: estudo em uma organização educacional Análise da formação de recurso estratégico segundo a RBV: estudo em uma organização educacional 1 RESUMO Embora a literatura sobre a Visão Baseada em Recursos (RBV) seja vasta, há uma carência de estudos

Leia mais

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Márcio Nunes da Silva Identificação e análise de competências organizacionais em empresas intensivas em tecnologia DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 11

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 11 Economia Industrial Prof. Marcelo Matos Aula 11 Penrose e abordagem baseada em recursos Penrose, 1959 cap 2-5; Teoria da Firma - Questões Fundamentais 1. O que é uma firma? 2. Razões para o surgimento

Leia mais

Manual de Ecodesign InEDIC

Manual de Ecodesign InEDIC Manual de Ecodesign InEDIC Ferramenta 4: A ferramenta da análise do mercado fornece uma abordagem prática aos conceitos teóricos explicados no capítulo 5. Com o objetivo de determinar o potencial do mercado

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANUAL MOACIR VICENTIN RODRIGUES MESTRADO 24 ANOS, 5 MESES

PLANO DE ENSINO ANUAL MOACIR VICENTIN RODRIGUES MESTRADO 24 ANOS, 5 MESES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL. Brickley, Smith e Zimmerman

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL. Brickley, Smith e Zimmerman ARQUITETURA ORGANIZACIONAL Brickley, Smith e Zimmerman Arquitetura Organizacional Três aspectos mais importantes na organização: as linhas de decisão na firma os métodos de remunerar indivíduos a estrutura

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

ÁREA TEMÁTICA: TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO XXVII ENANGRAD ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE VALOR BASEADA NA VISÃO DOS RECURSOS (VBR): UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE TECNOLOGIA DA CIDADE DE GUARAPUAVA Juliane Sachser Angnes Marcos

Leia mais

Proposição de um Método Gerencial de Análise Interna das Organizações

Proposição de um Método Gerencial de Análise Interna das Organizações Proposição de um Método Gerencial de Análise Interna das Organizações Autoria: Ricardo Messias Rossi, Marina Darahem Mafud, Andrea Lago da Silva Resumo O objetivo geral deste estudo foi apresentar um método

Leia mais

ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS ORGANIZACIONAIS NO ATENDIMENTO AOS STAKEHOLDERS NO SETOR DE SERVIÇOS.

ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS ORGANIZACIONAIS NO ATENDIMENTO AOS STAKEHOLDERS NO SETOR DE SERVIÇOS. ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS ORGANIZACIONAIS NO ATENDIMENTO AOS STAKEHOLDERS NO SETOR DE SERVIÇOS. Michael Samir Dalfovo Universidade do Estado de Santa Catarina / Instituto Blumenauense de

Leia mais

DEPARTAMENTO: POI PROGRAMA: DBA DISCIPLINA: Competitividade Empresarial PROFESSOR: Luiz Artur Ledur Brito SEMESTRE:... SYLLABUS

DEPARTAMENTO: POI PROGRAMA: DBA DISCIPLINA: Competitividade Empresarial PROFESSOR: Luiz Artur Ledur Brito SEMESTRE:... SYLLABUS DEPARTAMENTO: POI PROGRAMA: DBA DISCIPLINA: Competitividade Empresarial PROFESSOR: Luiz Artur Ledur Brito SEMESTRE:... SYLLABUS OBJETIVOS DA DISCIPLINA Esta disciplina promove o entendimento da dinâmica

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ADM340 Administração Estratégica

Programa Analítico de Disciplina ADM340 Administração Estratégica Programa Analítico de Disciplina Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Estratégias Baseadas no Conhecimento: Rotinas e Capacidades

Estratégias Baseadas no Conhecimento: Rotinas e Capacidades Estratégias Baseadas no Conhecimento: Rotinas e Capacidades Vidigal Fernandes Martins vidigalfgv@gmail.com Carlos Roberto Souza Carmo carlosjj2004@hotmail.com; crscarmo@facic.ufu.br Renata de Oliveira

Leia mais

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico

AULA 2. Analise do ambiente. Planejamento estratégico Analise do ambiente AULA 2 ASSUNTO: Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular ESTRATÉGIA E POLÍTICA DA EMPRESA Cursos GESTÃO EMPRESARIAL (2.ºCiclo) Tronco comum Unidade Orgânica Faculdade de Economia

Leia mais

Pós Finanças e Controladoria Aula 03. Profa. Ms. Aline Castro

Pós Finanças e Controladoria Aula 03. Profa. Ms. Aline Castro Pós Finanças e Controladoria Aula 03 Profa. Ms. Aline Castro Contexto da Análise Microambiental Economia global As fontes tradicionais de vantagens podem ser superadas pelas estratégias internacionais

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Por meio das estratégias de trabalho e de avaliação, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver as competências:

PLANO DE ENSINO. Por meio das estratégias de trabalho e de avaliação, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver as competências: PLANO DE ENSINO CURSO: Administração SÉRIE: 8º/7º semestres TURNO: Diurno e Noturno DISCIPLINA: Administração Estratégica CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 h/a I EMENTA Esta disciplina trata do processo estratégico

Leia mais

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM Ementas Certificate in Marketing Management CMM Agosto 2012 Fundamentos de Marketing Análise do Ambiente de Marketing Elementos externos Consumidor Concorrência e seus produtos Mercado Ambiente geral Elementos

Leia mais

VANTAGEM COMPETITIVA NA VISÃO BASEADA EM RECURSOS

VANTAGEM COMPETITIVA NA VISÃO BASEADA EM RECURSOS VANTAGEM COMPETITIVA NA VISÃO BASEADA EM RECURSOS CARVALHO, L.F. (CESUR 1 ) - P 2 GRZEBIELUCKAS, C. (UNEMAT) - P 3 Resumo Este trabalho tem como pano de fundo abordar questões dentro de uma das linhas

Leia mais

Administração de Cadeias de Suprimentos

Administração de Cadeias de Suprimentos Centro de Economia e Administração - CEA Administração de Cadeias de Suprimentos Docente: Patricia Stella Pucharelli Fontanini APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2019

PLANO DE ENSINO 2019 Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ/USP LES 318 Marketing II 1s/ PROGRAMA I.PROFESSOR RESPONSÁVEL Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers II.OBJETIVOS Conceituar gestão estratégica de mercado

Leia mais

MBA em Gestão Estratégica de Custos Processo Estratégico Mestre Ana Carolina Bustamante

MBA em Gestão Estratégica de Custos Processo Estratégico Mestre Ana Carolina Bustamante Tema 04 Processo Estratégico Projeto Curso Tema Professor Pós-graduação MBA em Gestão Estratégica de Custos Processo Estratégico Mestre Ana Carolina Bustamante Introdução Nessa aula, iremos tratar do processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIENCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIENCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: GOIABEIRAS Curso: ADMINISTRAÇÃO Departamento Responsável: Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: PROF. DRA. LUCILAINE PASCUCI

Leia mais

Análise das Estratégias Competitivas na Indústria Automobilística

Análise das Estratégias Competitivas na Indústria Automobilística Fabio Veloso Vicente da Silva Análise das Estratégias Competitivas na Indústria Automobilística Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2. REFERENCIAL TEÓRICO 2. REFERENCIAL TEÓRICO O objetivo desta seção é o de apresentar e revisar os conceitos da literatura considerados necessários ao estudo do relacionamento dos recursos das empresas e o seu posicionamento

Leia mais

A conexão entre o uso dos sistemas de controle gerencial e as competências organizacionais: um ensaio sob a perspectiva da resouce-based view.

A conexão entre o uso dos sistemas de controle gerencial e as competências organizacionais: um ensaio sob a perspectiva da resouce-based view. A conexão entre o uso dos sistemas de controle gerencial e as competências organizacionais: um ensaio sob a perspectiva da resouce-based view. Autoria: Mychelle Celeste Batista de Sa, Ludwig Agurto Berdejo

Leia mais

Implementação da estratégia: um direcionamento de pesquisa na abordagem dos recursos

Implementação da estratégia: um direcionamento de pesquisa na abordagem dos recursos Implementação da estratégia: um direcionamento de pesquisa na abordagem dos recursos Strategy implementation: a research direction in the resources approach Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo 1 Daniel Pedro

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2006 Programa: Desenvolvimento regional & Agronegócio Área de Concentração: Desenvolvimento

Leia mais