Omeprazol e Lansoprazol

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Omeprazol e Lansoprazol"

Transcrição

1 Atualização em Farmacoterapia 1 Omeprazol e Lansoprazol Opções diferenciadas e alternativas de tratamento benéficas principalmente para uso pediátrico e em pacientes com dificuldade de deglutição 1,2,3. Grânulos de Omeprazol e Lansoprazol podem ser adicionados a alimentos pastosos e líquidos, como cremes, sucos e iogurte, sendo bioequivalentes às cápsulas de dose correspondente 1,2,3,9. Outra formulação alternativa é a suspensão oral flavorizada de Omeprazol, cuja estabilidade físicoquímica é mantida sob refrigeração por até 28 dias 10.

2 Concentração Plasmática (ng/ml) Concentração Plasmática (ng/ml) Estudos & Atualidades Estudo compara a farmacocinética do Lansoprazol 15 e 30mg em duas formas farmacêuticas: sachês e cápsulas pacientes foram randomizados em dois grupos: Grupo 1 1ª Fase: 1 Sachê de Lansoprazol 15mg Grupo 2 1ª Fase: 1 Sachê de Lansoprazol 30mg 2 Fase de Eliminação (Washout) 7 dias Fase de Eliminação (Washout) 7 dias 2ª Fase: Uma Cápsula de Lansoprazol 15mg 2ª Fase: Uma Cápsula de Lansoprazol 30mg Amostras de sangue foram coletadas antes e após cada administração para avaliação dos parâmetros farmacocinéticos do lansoprazol e da bioequivalência entre as duas formas farmacêuticas. Os parâmetros farmacocinéticos dos sachês de 15 e 30mg foram similares aos obtidos para as correspondentes doses de cápsulas, e através desses valores e de cálculos específicos, foi possível averiguar que há bioequivalência entre as formulações. Perfil Farmacocinético das Formulações Lansoprazol 15mg Perfil Farmacocinético das Formulações Lansoprazol 30mg Suspensão 15mg Cápsulas 15mg Suspensão 30mg Cápsulas 30mg Tempo após Administração (h) Tempo após Administração (h) Os sachês de Lansoprazol 15 e 30mg são bioequivalentes às cápsulas de dose correspondente, sendo uma forma diferenciada e alternativa para pacientes pediátricos ou pacientes com dificuldade de deglutição 1. Propostas Terapêuticas Sachês de Lansoprazol 1 Lansoprazol mg Sachê Efervescente Sabor Laranja qsp... 7g Administrar um sachê uma vez ao dia. Abrir o conteúdo do envelope e diluir em um copo d água. Cápsulas de Lansoprazol 1 Lansoprazol mg Administrar uma cápsula uma vez ao dia.

3 Concentração Plasmática (ng/ml) Estudos & Atualidades Estudo comparou a administração alternativa de grânulos de Lansoprazol em purê de maçã à forma de administração convencional em cápsulas pacientes foram divididos em dois grupos: Grupo 1 1ª Fase: Conteúdo de 1 cápsula de Lansoprazol 30mg em uma colher de purê de maçã Grupo 2 1ª Fase: 1 Cápsula de Lansoprazol 15mg 3 Fase de Eliminação (Washout) 1 Semana Fase de Eliminação (Washout) 1 Semana 2ª Fase: Uma cápsula de Lansoprazol 30mg 2ª Fase: Conteúdo de uma cápsula de Lansoprazol 30mg em uma colher de purê de maçã Amostras de sangue foram coletadas antes e após cada administração para avaliação dos parâmetros farmacocinéticos do lansoprazol e da bioequivalência entre as duas formas farmacêuticas. Os parâmetros farmacocinéticos dos dois tratamentos foram similares, não havendo diferença significativa entre eles (ρ 0,05); Através dos cálculos farmacocinéticos realizados observou-se a bioequivalência entre as formulações. Perfil Farmacocinético das Formulações contendo Lansoprazol Grânulos em Purê de Maçã Cápsulas Os grânulos de Lansoprazol dispensados em dose padrão podem ser adicionados a uma colher de purê de maçã, facilitando a administração em pacientes com dificuldades na deglutição. Esta forma farmacêutica alternativa substitui a administração convencional em cápsulas 2. Tempo após Administração (h) Proposta Terapêutica Grânulos de Lansoprazol + Gel Comestível tipo Purê de Maçã 2 Parte 1: Lansoprazol mg Parte 2: Gel comestível tipo purê de maçã qsp...15g Dispensar em sache bipartido. Abrir a parte menor do sachê e misturar à parte maior, consumindo imediatamente após a incorporação. Lansoprazol Gel comestível tipo Purê de maça

4 Estudos & Atualidades Estudo avalia o efeito da administração oral de grânulos de Omeprazol sobre diferentes formas no tratamento da acidez gástrica pacientes participaram do seguinte protocolo de tratamento: Semana Tratamento Forma Farmacêutica e Posologia 1 Omeprazol 20mg 1 cápsula antes do café da manhã 2 Omeprazol 20mg Grânulos em ±230ml de Suco de Laranja antes do café da manhã 3 Omeprazol 20mg Grânulos em ±230ml de água + Antiácido Comercial antes do café da manhã 4 Omeprazol 20mg Grânulos em 1 colher de chá de purê de maçã antes do café da manhã Ao final de cada semana, no 7º dia, os pacientes receberam o tratamento correspondente, seguido de café da manhã padrão, e foram submetidos a protocolo de avaliação intra-gástrico com duração de oito horas. 4 Todos os tratamentos foram eficazes em manter o ph gástrico > 4, sendo eficazes no controle da acidez gástrica; Não houve diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos. A terapia oral com Omeprazol em grânulos pode ser administrada sobre diferentes formas, sendo uma alternativa em situações clínicas onde os pacientes não têm a capacidade ou têm dificuldade de deglutição 3. Estudo de revisão avaliou o uso de Omeprazol no tratamento de desordens relacionadas à acidez em crianças e demonstrou a possibilidade de administração desse fármaco sobre outras formas farmacêuticas, conforme tabela abaixo 4. FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE OMEPRAZOL EM CRIANÇAS Em suco de frutas 5,6 Grânulos adicionados à suco de maçã, amora, uva, laranja, abacaxi, ameixa, tomate. Em Iogurte 5,6 Grânulos adicionados a um copo de iogurte. Em purê de maçã 5,6 Grânulos adicionados à uma colher de purê de maçã. Em soluções contendo bicarbonato de sódio 7,8 Suspensão de omeprazol (sonda nasogástrica); Grânulos + Antiácidos adicionados em água. Propostas Terapêuticas Cápsulas de Omeprazol 3 Omeprazol...20mg Administrar uma cápsula uma vez ao dia antes do café da manhã. Shake Suco de Omeprazol 3 Omeprazol...20mg Excipiente Shake Suco Sabor Laranja qsp...20g Administrar um sachê uma vez ao dia. Abrir o conteúdo do envelope e diluir em um copo d água. O Omeprazol, Lansoprazol e Esomeprazol podem ser formulados em cápsulas contendo grânulos revestidos gastrorresistentes (pellets) ou esses grânulos podem ser adicionados a alimentos pastosos e líquidos, como cremes, sucos e iogurte. Estas, bem como outras alternativas de formulações, possibilitam expandir a capacidade de administração desses agentes, especialmente em crianças 9.

5 Estudos & Atualidades Estudo avalia a estabilidade de suspensão oral flavorizada contendo Omeprazol para uso pediátrico 10. Sachês contendo Omeprazol + Bicarbonato de Sódio foram dissolvidos em água destilada, com adição de flavorizante, para as seguintes concentrações: 5 Grupo 1 Suspensão de Omeprazol 0,6mg/l e 2,0mg/l Grupo 2 Suspensão de Omeprazol 1,2mg/l, 2mg/l, 3mg/l e 4,0mg/l As suspensões foram estocadas em três diferentes condições: por uma semana, na geladeira (4ºC) ou a temperatura ambiente (22-25ºC) e por um mês, em frasco na geladeira (4ºC). As suspensões armazenadas por uma semana tiveram alíquotas retiradas e avaliadas em 0, 6, 12, 48 e 168 horas, enquanto a suspensões armazenadas por um mês foram avaliadas em 0, 7, 14, 21 e 28 dias. A viscosidade das suspensões refrigeradas também foi avaliada. As suspensões refrigeradas mantiveram entre 98% e 96% da concentração inicial de omeprazol após uma semana e um mês, respectivamente; A estabilidade das suspensões armazenadas em temperatura ambiente foi dependente da concentração, sendo que após uma semana, as suspensões de 0,6 e 1,2mg/ml mantiveram 87,2% e 93,1% da sua concentração inicial, enquanto as de 2-, 3-, e 4,0mg/ml mantiveram >97% da sua concentração inicial; Apesar da manutenção da concentração das suspensões armazenadas à temperatura ambiente, alterações na cor da formulação foram observadas e podem ocorrer; A viscosidade das suspensões não foi aumentada em função da refrigeração prolongada. As suspensões de Omeprazol de 0,6-1,0mg/ml podem ser armazenadas sob refrigeração a 4ºC em frasco âmbar, por até 28 dias, sendo mantida a estabilidade da formulação. Com exceção da suspensão a 0,6mg/ml, as demais formulações podem ser armazenadas a temperatura ambiente por até sete dias, podendo haver alteração na cor do produto 10. Propostas Terapêuticas Suspensão Oral Flavorizada contendo Omeprazol 10 Omeprazol...2mg/ml Suspensão Oral para Omeprazol (Sabor Chocolate qsp...100ml Administrar 10 ml uma vez ao dia. Sachês contendo Omeprazol 10 Omeprazol...20mg Veículo pó efervescente para Omeprazol qsp...2g Administrar um sachê uma vez ao dia. Abrir o conteúdo do envelope e diluir em um copo d água.

6 Propriedades e Mecanismo de Ação CÉLULAS PARIETAIS 6 HISTAMINA ACETILCOLINA OMEPRAZOL E LANSOPRAZOL GASTRINA Omeprazol e Lansoprazol: Fármacos pertencentes à classe dos inibidores da bomba de prótons, utilizados como antiulcerosos; Atuam reduzindo a secreção gástrica através de mecanismo de ação altamente seletivo; Produzem inibição específica da enzima10 H + K + - ATPase ("bomba de prótons") nas células parietais; Esta ação farmacológica, dose-dependente, inibe a etapa final da formação de ácido no estômago, proporcionando assim uma inibição altamente efetiva tanto da secreção ácida basal quanto da estimulada, independentemente do estímulo. Principais Efeitos Adversos: Diarreia, gases, dor de cabeça, náuseas, dor de estômago, vômitos. Dose Usual Lansoprazol 15-30mg/dia. Omeprazol 20mg/dia. Literatura Consultada 1. Amer F, Karol MD, Pan WJ, Griffin JS, Lukasik NL, Locke CS, Chiu YL. Comparison of the pharmacokinetics of lansoprazole 15- and 30-mg sachets for suspension versus intact capsules. Clin Ther Dec;26(12): Chun AH, Eason CJ, Shi HH, Cavanaugh JH. Lansoprazole: an alternative method of administration of a capsule dosage formulation. Clin Ther May-Jun;17(3): Mohiuddin MA, Pursnani KG, Katzka DA, Gideon RM, Castell JA, Castell DO. Effective gastric acid suppression after oral administration of enteric-coated omeprazole granules. Dig Dis Sci Apr;42(4): Zimmermann AE, Walters JK, Katona BG, Souney PE, Levine D. A review of omeprazole use in the treatment of acid-related disorders in children. Clin Ther May;23(5):660-79; discussion Gunasekaran TS, Hassall E. Efficacy and safety of omeprazole for severe gastroesophageal reflux in children. J Pediatr1993;123: Hassall E, Israel D, Shepherd R, Radke M, Dalväg A, Sköld B, Junghard O, Lundborg P. Omeprazole for treatment of chronic erosive esophagitis in children: a multicenter study of efficacy, safety, tolerability and dose requirements. International Pediatric Omeprazole Study Group. J Pediatr Dec;137(6): Zimmermann AE, Walters JK, Katona B,Souney P Alternative methods of proton pump inhibitor administration. Consult Pharm. 1997;12:99& Pesko LJ. Oral liquid for omeprazole. Am Drug. 1997;214:48. Letter. 9. Gold BD. Gastroesophageal reflux disease: could intervention in childhood reduce the risk of later complications? Am J Med Sep 6;117 Suppl 5A:23S-29S. 10. Burnett JE, Balkin ER. Stability and viscosity of a flavored omeprazole oral suspension for pediatric use. Am J Health Syst Pharm Nov 15;63(22):

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Atualização em: Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Leia mais

Contra indicações de Pratiprazol Estemedicamentoécontraindicadoempacientescomhipersensibilidadeaoomeprazolouaqualquer componente da fórmula.

Contra indicações de Pratiprazol Estemedicamentoécontraindicadoempacientescomhipersensibilidadeaoomeprazolouaqualquer componente da fórmula. Laboratório Prati, Donaduzzi Apresentação de Pratiprazol 10 mg em embalagem com 14, 30, 60, 90 ou 300 cápsulas. 20 mg em embalagem com 7, 14, 28, 30, 60, 90, 280, 300, 320, 350 ou 1400 cápsulas. 40 mg

Leia mais

Fluitoss. Xarope adulto 50mg/mL e Xarope pediátrico 20mg/mL

Fluitoss. Xarope adulto 50mg/mL e Xarope pediátrico 20mg/mL Fluitoss Xarope adulto 50mg/mL e Xarope pediátrico 20mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Fluitoss carbocisteína APRESENTAÇÕES Xarope adulto 50mg/mL Embalagem contendo 01 frasco com 100mL +

Leia mais

Bromocriptina mesilato

Bromocriptina mesilato Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 32 H 40 BrN 5 O 5.CH 4 O 3 S Peso molecular: 750.72 DCB/ DCI: 01466 - mesilato de bromocriptina / 3365 CAS: 22260-51-1 INCI: não aplicável Sinonímia:

Leia mais

Ártico. (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Bula para paciente. Pó para solução oral. 1,5 g + 1,2 g

Ártico. (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Bula para paciente. Pó para solução oral. 1,5 g + 1,2 g Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Bula para paciente Pó para solução oral 1,5 g + 1,2 g Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Pó para solução oral

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

CARBOCISTEÍNA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. XAROPE 20mg/mL e 50mg/mL

CARBOCISTEÍNA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. XAROPE 20mg/mL e 50mg/mL CARBOCISTEÍNA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. XAROPE 20mg/mL e 50mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CARBOCISTEÍNA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Xarope 20mg/mL.

Leia mais

Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina)

Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) Bula para paciente Pó para solução oral Página 1 ÁRTICO sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina Pó para solução oral FORMAS

Leia mais

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas CÁLCULO DE MEDICAÇÃO Enfª Fabiana Chagas E-mail: Fabiana.chagas@hu.usp.br Administração de medicamentos em Pediatria - Etapas interpretação e transcrição da PM; requisição e checagem da medicação dispensada;

Leia mais

SUCRALFATO. Indicações. Lesões da mucosa do trato gastrointestinal. Doenças ácido-pépticas;

SUCRALFATO. Indicações. Lesões da mucosa do trato gastrointestinal. Doenças ácido-pépticas; SUCRALFATO Descrição Sucralfato é destinado ao tratamento da úlcera duodenal, úlcera gástrica e gastrite crônica. Sucralfato tem efeito citoprotetor devido à sua característica polianiônica. O sucralfato

Leia mais

Torante. (Hedera helix L.)

Torante. (Hedera helix L.) Torante (Hedera helix L.) Bula para paciente Xarope 15 mg/ml Página 1 Torante Hedera helix L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Espécie vegetal: Hedera helix Linné (Araliaceae) Parte utilizada: Folhas Nomenclatura

Leia mais

COMPRIMIDO MASTIGÁVEL

COMPRIMIDO MASTIGÁVEL GASTROFTAL Pharmascience Laboratórios Ltda COMPRIMIDO MASTIGÁVEL hidróxido de alumínio 178 mg/comp, hidróxido de magnésio 185 mg/comp, carbonato de cálcio 230 mg/comp Gastroftal hidróxido de alumínio,

Leia mais

Cálculos. Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2

Cálculos. Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2 Cálculos Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2 Cálculos Exemplo: Nancy Smith é uma paciente de 7 anos

Leia mais

Anexo A. Folha de rosto para a bula. Sal de Frutas Eno. GlaxoSmithKline. Pó Efervescente

Anexo A. Folha de rosto para a bula. Sal de Frutas Eno. GlaxoSmithKline. Pó Efervescente Anexo A Folha de rosto para a bula Sal de Frutas Eno GlaxoSmithKline Efervescente bicarbonato de sódio (2,30g), carbonato de sódio (0,50g), ácido cítrico (2,20g) bicarbonato de sódio (2,24g), carbonato

Leia mais

Por volta de dois a três anos de idade, as cefaléias atingem 4,3% das crianças, aumentando progressivamente até o início da vida escolar (11).

Por volta de dois a três anos de idade, as cefaléias atingem 4,3% das crianças, aumentando progressivamente até o início da vida escolar (11). Migrânea Pediátrica Tratamento agudo e profilático na pediatria Opções disponíveis na manipulação Doutor O objetivo deste informe científico é apresentar as vantagens das opções disponíveis na manipulação

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014

INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014 CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014 INFORMAÇÕES GERAIS O medicamento antiviral oseltamivir deve ser utilizado,

Leia mais

GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml. Forma farmacêutica:solução injetável

GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml. Forma farmacêutica:solução injetável GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml Forma farmacêutica:solução injetável MODELO DE BULA GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio Forma farmacêutica e apresentações: Solução injetável. GLYCOPHOS (glicerofosfato

Leia mais

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS Abrilar Hedera helix L. Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. Nomenclatura popular: Hera sempre-verde Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: folhas APRESENTAÇÕES Xarope extrato seco de

Leia mais

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg

Glicolive. Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg Glicolive Aché Laboratórios Farmacêuticos Pó para solução oral 1500 mg MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glicolive sulfato de glicosamina

Leia mais

Anexo A MEPRAZAN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Cápsulas. 10 e 20 mg

Anexo A MEPRAZAN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Cápsulas. 10 e 20 mg Anexo A MEPRAZAN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Cápsulas 10 e 20 mg MEPRAZAN omeprazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: MEPRAZAN Nome genérico: omeprazol APRESENTAÇÕES Cápsulas

Leia mais

URO-VAXOM. Apsen Farmacêutica S.A. Cápsulas 6 mg

URO-VAXOM. Apsen Farmacêutica S.A. Cápsulas 6 mg URO-VAXOM Apsen Farmacêutica S.A. Cápsulas 6 mg URO-VAXOM Lisado bacteriano de Escherichia coli APSEN FORMA FARMACÊUTICA Cápsula gelatinosa APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia

Leia mais

Estudos.

Estudos. Estudos http://aformulabr.com.br/qrcode/fmpatgasafv01.pdf FORMULAÇÕES MAGISTRAIS PATOLOGIAS GASTROINTESTINAIS PARASITOSES INTESTINAIS Albendazol... 400mg/ml Modo de uso: 400mg ao dia, por 5 dias, 400mg/12-12h/8-14

Leia mais

Disfunção intestinal

Disfunção intestinal Atualização em Farmacoterapia 1 Disfunção intestinal Opções terapêuticas para o tratamento da diarreia 1 e da constipação intestinal infantil 6,8. O S. boulardii é um tratamento complementar na diarreia

Leia mais

DUPHALAC lactulose I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

DUPHALAC lactulose I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DUPHALAC lactulose APRESENTAÇÕES DUPHALAC (lactulose) xarope 667 mg/ml: embalagens com 1 frasco de 200 ml e um copo medida ou 10 sachês com 15 ml de xarope. VIA ORAL USO

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Equizol 400 mg, granulado gastrorresistente para cavalos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

carbocisteína Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Solução Oral

carbocisteína Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Solução Oral carbocisteína Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Solução Oral 50 mg/ml carbocisteína Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Solução oral (gotas) 50mg/mL: frasco com 20 ml. USO ORAL USO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota).

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). FOLHETO INFORMATIVO FLÚOR LACER 3.25 mg/ml Gotas orais, solução (Fluoreto de Sódio) COMPOSIÇÃO Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). 1 ml =

Leia mais

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 mg/ml nicotinamida FORTEVIT ferro quelato cloridrato de

Leia mais

XAROPE DE GUACO NATULAB. Espécie vegetal: Mikania glomerata Nome popular: Guaco Família: Asteraceae Parte utilizada: folhas. FORMA FARMACÊUTICA Xarope

XAROPE DE GUACO NATULAB. Espécie vegetal: Mikania glomerata Nome popular: Guaco Família: Asteraceae Parte utilizada: folhas. FORMA FARMACÊUTICA Xarope XAROPE DE GUACO NATULAB Espécie vegetal: Mikania glomerata Nome popular: Guaco Família: Asteraceae Parte utilizada: folhas FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÃO XAROPE DE GUACO NATULAB 35 mg/ml (equivalente

Leia mais

Arginina + Exercício

Arginina + Exercício Atualização em Nutracêuticos 1 Arginina + Exercício Combinação benéfica para estimular o crescimento muscular e aumentar a liberação de hormônio do crescimento 1,3. A suplementação com Arginina quando

Leia mais

LuftaGastroPro. Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda. Suspensão

LuftaGastroPro. Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda. Suspensão LuftaGastroPro Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda. Suspensão (Cada 10 ml da suspensão contém: alginato de sódio...1000 mg bicarbonato de potássio 200 mg) LUFTAGASTROPRO alginato de sódio + bicarbonato de

Leia mais

Tabela 1 Características dos voluntários selecionados para o ensaio de bioequivalência. D.P.I. = desvio do peso ideal; D.

Tabela 1 Características dos voluntários selecionados para o ensaio de bioequivalência. D.P.I. = desvio do peso ideal; D. I LISTA DE TABELAS Tabela 1 Características dos voluntários selecionados para o ensaio de bioequivalência. D.P.I. = desvio do peso ideal; D.P=desvio padrão Tabela 2 Recuperação média do procedimento de

Leia mais

APRESENTAÇÃO Pó efervescente - extrato seco de folhas de Hedera helix L 65 mg/sachê - Embalagem com 10 sachês.

APRESENTAÇÃO Pó efervescente - extrato seco de folhas de Hedera helix L 65 mg/sachê - Embalagem com 10 sachês. Abrilar Hedera helix L. Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. Nomenclatura popular: Hera sempre-verde Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: folhas APRESENTAÇÃO Pó efervescente - extrato

Leia mais

GASTROFTAL. Pharmascience Laboratórios Ltda

GASTROFTAL. Pharmascience Laboratórios Ltda GASTROFTAL Pharmascience Laboratórios Ltda COMPRIMIDO MASTIGÁVEL - hidróxido de alumínio 178 mg/comp, hidróxido de magnésio 185 mg/comp, carbonato de cálcio 230 mg/comp PÓ EFERVESCENTE - hidróxido de alumínio

Leia mais

TÉCNICA EM FARMÁCIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO

TÉCNICA EM FARMÁCIA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO TÉCNICA EM FARMÁCIA Parte I: MÚLTIPLA ESCOLHA 01 A partir de uma ampola de cefepime 2g, o volume

Leia mais

MUCOLITIC. Takeda Pharma Ltda. Granulado 250mg

MUCOLITIC. Takeda Pharma Ltda. Granulado 250mg MUCOLITIC Takeda Pharma Ltda. Granulado 250mg BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 carbocisteína APRESENTAÇÕES Granulado 250 mg / 4g. Embalagem com 15 envelopes. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada envelope

Leia mais

LACTULONA lactulose USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO. Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda.

LACTULONA lactulose USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO. Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda. IDENTIFICAÇÃO DO LACTULONA lactulose MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES LACTULONA é apresentada em embalagens contendo frasco de plástico com 120 ml de xarope na concentração de 667 mg de lactulose por ml, nos

Leia mais

MUCOLITIC. Takeda Pharma Ltda. Solução oral gotas 50mg/ml

MUCOLITIC. Takeda Pharma Ltda. Solução oral gotas 50mg/ml MUCOLITIC Takeda Pharma Ltda. Solução oral gotas 50mg/ml BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 carbocisteína APRESENTAÇÕES Solução oral (gotas) 50 mg/ml. Frasco gotejador com 20 ml. USO ORAL USO PEDIÁTRICO ACIMA

Leia mais

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml.

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. BULA RDC 47/09 BULA DO PACIENTE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão 75 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15

Leia mais

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix - Araliaceae - Hera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA

Leia mais

cefalexina Pó para suspensão oral 250mg/5mL

cefalexina Pó para suspensão oral 250mg/5mL cefalexina Pó para suspensão oral 250mg/5mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cefalexina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Pó para suspensão oral 250mg/5mL Embalagem contendo

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

Carbocisteína GERMED FARMACÊUTICA LTDA. Solução oral. 50 mg/ml

Carbocisteína GERMED FARMACÊUTICA LTDA. Solução oral. 50 mg/ml Carbocisteína GERMED FARMACÊUTICA LTDA. Solução oral 50 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Carbocisteína Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 Carbocisteína APRESENTAÇÕES Solução oral (gotas) 50 mg/ml.

Leia mais

Sal de Andrews. Pó efervescente. sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline

Sal de Andrews. Pó efervescente. sulfato de magnésio(0,8825g) GlaxoSmithKline Sal de Andrews GlaxoSmithKline sulfato de magnésio(0,882) Sal de Andrews sulfato de magnésio APRESENTAÇÃO USO ORAL - USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada de pó efervescente contém: sulfato de magnésio (0,882), bicarbonato

Leia mais

BIOEXPECTO. Mikania glomerata

BIOEXPECTO. Mikania glomerata Bioexpecto BIOEXPECTO Mikania glomerata Leia com atenção antes de usar o produto. AGITE ANTES DE USAR FITOTERÁPICO NOME CIENTÍFICO: Mikania glomerata Sprengel NOME DA FAMÍLIA: Asteraceae NOME POPULAR:

Leia mais

FLORALYTE 90. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado, citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A

FLORALYTE 90. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado, citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A FLORALYTE 90 (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado, citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A Solução hidroeletrolítica pronta para uso sódio 90 meq/l; potássio 20 meq/l; cloreto

Leia mais

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Lactobacillus Benefícios na Dermatite Atópica A Qualidade de Vida na Dermatite Atópica O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite

Leia mais

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA.

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA. VITER C Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml VITER C APRESENTAÇÕES Cartucho contendo frasco com 20 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

FLORALYTE 45. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A

FLORALYTE 45. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A FLORALYTE 45 (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A Solução hidroeletrolítica pronta para uso sódio 45 meq/l; potássio 20 meq/l; cloreto

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol Atualização em Farmacoterapia 1 Clotrimazol Terapia associada intravaginal e tópica apresenta eficácia e alternativa bem tolerada no tratamento de micoses vulvovaginais 1. Associação de Metronidazol +

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AFLUZIN 50 mg/ml solução injectável para bovinos, suínos e equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

ZIPROL pantoprazol sódico

ZIPROL pantoprazol sódico ZIPROL pantoprazol sódico FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO 20 mg - Caixa contendo 14 e 28 comprimidos gastrorresistentes, em blister. 40 mg - Caixa contendo 14 e 28 comprimidos gastrorresistentes, em

Leia mais

URO-VAXOM. Lisado bacteriano de Escherichia coli. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas

URO-VAXOM. Lisado bacteriano de Escherichia coli. APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas URO-VAXOM Lisado bacteriano de Escherichia coli APRESENTAÇÕES Cápsulas de 6 mg de lisado bacteriano de Escherichia coli. Caixas com 10 e 30 cápsulas USO ORAL USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

TIORFAN. racecadotrila. Forma Farmacêutica e Apresentação

TIORFAN. racecadotrila. Forma Farmacêutica e Apresentação TIORFAN racecadotrila Forma Farmacêutica e Apresentação Pó Granulado de 10 mg Embalagens com 18 sachês de 1g. Pó Granulado de 30 mg Embalagens com 10 e 18 sachês de 3g. Via Oral USO PEDIÁTRICO Composição

Leia mais

SINUSTRAT AVERT LABORATÓRIOS LTDA. SOLUÇÃO NASAL. cloreto de sódio. 9 mg/ml

SINUSTRAT AVERT LABORATÓRIOS LTDA. SOLUÇÃO NASAL. cloreto de sódio. 9 mg/ml SINUSTRAT AVERT LABORATÓRIOS LTDA. SOLUÇÃO NASAL cloreto de sódio 9 mg/ml Avert Sinustrat (Paciente) 05/2016 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SINUSTRAT cloreto de sódio APRESENTAÇÕES: Solução nasal de cloreto

Leia mais

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_profissional

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_profissional Dropropizina Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml Dropropizina_bula_profissional INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE dropropizina Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES

Leia mais

LACTULONA. Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica LTDA Xarope 667 mg/ml

LACTULONA. Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica LTDA Xarope 667 mg/ml LACTULONA Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica LTDA Xarope 667 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO LACTULONA lactulose APRESENTAÇÕES LACTULONA é apresentada em embalagens contendo frasco de plástico com 120

Leia mais

FARLAC (lactulose) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Xarope 667mg/mL

FARLAC (lactulose) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Xarope 667mg/mL FARLAC (lactulose) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Xarope 667mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Farlac lactulose APRESENTAÇÃO Xarope Embalagem contendo frasco com 120mL. USO ORAL

Leia mais

Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos.uso ADULTO

Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos.uso ADULTO Labirin 24 mg APSEN Labirin 24 mg Betaistina dicloridrato 24 mg Formas Farmacêuticas e Apresentações de Labirin Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos.uso ADULTO Composição de Labirin

Leia mais

EXPECTOVIC Airela Indústria Farmacêutica LTDA Xarope 13,33 mg/ml

EXPECTOVIC Airela Indústria Farmacêutica LTDA Xarope 13,33 mg/ml EXPECTOVIC Airela Indústria Farmacêutica LTDA Xarope 13,33 mg/ml Expectovic guaifenesina 13,33 mg/ml APRESENTAÇÕES: Xarope 200 mg/15 ml Cartucho contendo frasco de plástico transparente com 120 ml + copo

Leia mais

PENTALAC UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. XAROPE 667 mg / ml

PENTALAC UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. XAROPE 667 mg / ml PENTALAC UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. XAROPE 667 mg / ml Pentalac lactulose FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO PENTALAC XAROPE: cartucho com frasco contendo 120 ml, acompanhado de copo-medida

Leia mais

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio MUVINLAX macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio APRESENTAÇÕES Pó para preparação extemporânea sabor limão. Embalagens contendo 20 sachês com 14 g cada. USO ORAL USO

Leia mais

14/04/2013. Biofarmacotécnica. Introdução. Introdução. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos

14/04/2013. Biofarmacotécnica. Introdução. Introdução. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Biofarmacotécnica Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Introdução Resoluções: RDC 16/07: Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos RDC 17/07: Regulamento

Leia mais

RUA H, N 0 02, GALPÃO III - SANTO ANTONIO DE JESUS - BA CEP CNPJ: / FONE: (0XX)

RUA H, N 0 02, GALPÃO III - SANTO ANTONIO DE JESUS - BA CEP CNPJ: / FONE: (0XX) VITER C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco com 20 ml. FORMA FARMACÊUTICA Solução oral USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

DUPHALAC lactulose. ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. xarope 667 mg/ml

DUPHALAC lactulose. ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. xarope 667 mg/ml DUPHALAC lactulose ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. xarope 667 mg/ml I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DUPHALAC lactulose APRESENTAÇÕES DUPHALAC (lactulose) xarope 667 mg/ml: embalagens com 1 frasco de

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA ACADÊMICA: CAMILA DE OLIVEIRA SILVA 1º ANO-

Leia mais

GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml. Forma farmacêutica:solução injetável

GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml. Forma farmacêutica:solução injetável GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio 216 mg/ml Forma farmacêutica:solução injetável MODELO DE BULA GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio Forma farmacêutica e apresentações: Solução injetável. GLYCOPHOS (glicerofosfato

Leia mais

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml TRANSPULMIN XAROPE ADULTO Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml BULA PARA PROFISSIONAL DE SAÚDE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Transpulmin

Leia mais

GUAIFENESINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 13,3mg/mL

GUAIFENESINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 13,3mg/mL GUAIFENESINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 13,3mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GUAIFENESINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Embalagem contendo

Leia mais

Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA

Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA Propriedades A adesão ao tratamento farmacológico depende muitas vezes da administração do medicamento em formas farmacêuticas adequadas ao paciente.

Leia mais

FRENOTOSSE guaifenesina

FRENOTOSSE guaifenesina FRENOTOSSE guaifenesina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 13,33 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FRENOTOSSE guaifenesina APRESENTAÇÕES Xarope de 200 mg/15 ml: frasco com 120 ml + 1 copo

Leia mais

Notuss TSS. Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml. Notuss TSS_BU 01_VP 1

Notuss TSS. Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml. Notuss TSS_BU 01_VP 1 Notuss TSS Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 1,5 mg/ml 3,0 mg/ml Notuss TSS_BU 01_VP 1 BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NOTUSS TSS dropropizina

Leia mais

Estudos de bioequivalência de medicamentos que contém hormônios: planejamento e realização

Estudos de bioequivalência de medicamentos que contém hormônios: planejamento e realização Estudos de bioequivalência de medicamentos que contém hormônios: planejamento e realização Bioequivalência e Biodisponibilidade Bioequivalência é a comprovação que dois medicamentos são equivalentes farmacêuticos,

Leia mais

Stongel. Anexo A CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Comprimidos mastigáveis. Hidróxido de magnésio 400 mg Hidróxido de alumínio 400 mg

Stongel. Anexo A CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Comprimidos mastigáveis. Hidróxido de magnésio 400 mg Hidróxido de alumínio 400 mg Anexo A Stongel CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Comprimidos mastigáveis Hidróxido de magnésio 400 mg Hidróxido de alumínio 400 mg MODELO DE BULA ( adequação a RDC nº 47/09 Republicada em DOU

Leia mais

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.informar ao médico se está amamentando.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.informar ao médico se está amamentando. TIORFAN racecadotrila Forma Farmacêutica e Apresentação: Pó Granulado de 10 mg - Embalagens com 18 sachês de 1g. Pó Granulado de 30 mg - Embalagens com 10 e 18 sachês de 3g. Via Oral USO PEDIÁTRICO Composição:

Leia mais

E-BOOK DERMATITE ATÓPICA (DA)

E-BOOK DERMATITE ATÓPICA (DA) E-BOOK AUTOR Lucas Portilho Farmacêutico, especialista em cosmetologia, diretor das Pós- graduações do ICosmetologia Educacional, Hi Nutrition Educacional, do Departamento de Desenvolvimento de Formulações

Leia mais

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA.

VITER C ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA. VITER C Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml VITER C APRESENTAÇÕES Caixa contendo 50 frascos com 20 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

Simeco Plus. Bula para paciente. Suspensão. 600 mg mg + 35 mg

Simeco Plus. Bula para paciente. Suspensão. 600 mg mg + 35 mg Simeco Plus Bula para paciente 600 mg + 300 mg + 35 mg Simeco Plus (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + simeticona) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com frascos de vidro contendo

Leia mais

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_paciente

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_paciente Dropropizina Prati-Donaduzzi 1,5 mg/ml e 3 mg/ml Dropropizina_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE dropropizina Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES de 1,5 mg/ml ou 3 mg/ml em embalagem

Leia mais

Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações

Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações Administração de medicamentos em ruminantes: algumas considerações Rubens Alves Pereira Farmacêutico Industrial Mestre em Biotecnologia Doutorando em Veterinária Objetivo Abordar alguns aspectos muitas

Leia mais

Nome do medicamento: SILUSGEL Forma farmacêutica: Suspensão oral Concentração: 37 mg/ml de hidróxido de alumínio + 40 mg/ml de hidróxido de magnésio

Nome do medicamento: SILUSGEL Forma farmacêutica: Suspensão oral Concentração: 37 mg/ml de hidróxido de alumínio + 40 mg/ml de hidróxido de magnésio Nome do medicamento: SILUSGEL Forma farmacêutica: Suspensão oral Concentração: 37 mg/ml de hidróxido de alumínio + 40 mg/ml de hidróxido de magnésio + 5 mg/ml de simeticona. SILUSGEL hidróxido de alumínio

Leia mais

GOTAS BINELLI. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml

GOTAS BINELLI. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml GOTAS BINELLI Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml GOTAS BINELLI dropropizina 30mg/mL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GOTAS BINELLI dropropizina APRESENTAÇÃO Solução oral (30 mg/ml). Frasco contendo

Leia mais

Formas de Apresentação dos Medicamentos

Formas de Apresentação dos Medicamentos Formas de Apresentação dos Medicamentos POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS? Para facilitar a administração. Garantir a precisão da dose. Proteger a substância durante o percurso pelo organismo.

Leia mais

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil Atualização em Nutracêuticos 1 na diarreia infantil O tratamento com S. Boulardii proporciona redução do tempo de duração da diarreia aguda em crianças 1. Formulações contendo S. boulardii diminuem significativamente

Leia mais

FLOMICIN. (Saccharomyces boulardii 17)

FLOMICIN. (Saccharomyces boulardii 17) FLOMICIN (Saccharomyces boulardii 17) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pó 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: FLOMICIN Saccharomyces boulardii 17 APRESENTAÇÃO Pó. Embalagem contendo

Leia mais

Produto registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado.

Produto registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado. PEITORAL MARTEL Guaco, Mikania glomerata PRODUTO TRADICIONAL FITOTERÁPICO Nomenclatura popular: guaco Nomenclatura botânica completa: Mikania glomerata Sprengl Parte da planta utilizada: folhas Produto

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA LACRIL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril álcool polivinílico 1,4% BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE Lubrificante Ocular APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico

Leia mais

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml

dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml dropropizina Biosintética Farmacêutica Ltda xarope 1,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES dropropizina Medicamento genérico

Leia mais

LABIRIN. betaistina dicloridrato APSEN. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos

LABIRIN. betaistina dicloridrato APSEN. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos 1 MODELO DE BULA LABIRIN betaistina dicloridrato APSEN FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixas com 20, 30 e 60 comprimidos USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: 24 mg

Leia mais

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml TRANSPULMIN XAROPE ADULTO Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Transpulmin guaifenesina

Leia mais

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: dropropizina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 USO PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

Parecer do Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde 19/07

Parecer do Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde 19/07 Parecer do Grupo de Avaliação de Tecnologias em Saúde GATS 19/07 Tema: Pantoprazol 1 I Data: 20/06/2007 II Responsáveis Técnicos: Sandra de Oliveira Sapori Avelar, Célia Maria da Silva, Christiane Guilherme

Leia mais