Consumidor escolhe modalidade de crédito considerando a menor taxa de juros disponível

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Consumidor escolhe modalidade de crédito considerando a menor taxa de juros disponível"

Transcrição

1 Uso do Crédito 2015

2 Uso do Crédito 2015 Introdução A pesquisa Modalidades do Crédito, conduzida pelo SPC Brasil e Meu Bolso Feliz, busca compreender de que maneira ocorre o processo de escolha entre as diversas modalidades de crédito existentes: o empréstimo pessoal e o consignado, o crediário, o financiamento e o cheque pré-datado, desconsiderando o cartão de crédito, que já foi tratado em estudos anteriores. Para isso, a pesquisa avaliou o comportamento relacionado ao parcelamento de compras, pedido de empréstimo de nome a terceiros e as compras por impulso, mapeando em detalhes sua representação na vida dos entrevistados. Consumidor escolhe modalidade de crédito considerando a menor taxa de juros disponível A pesquisa do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz sobre Uso do Crédito mostra que a taxa de uso das diferentes modalidades de crédito é bem variada, com predominância do cartão de crédito: 53%. Na sequência, entre as modalidades mais utilizadas pelos consumidores, vêm o empréstimo (37%), o crediário (45%), o empréstimo consignado (28%), o financiamento (22%) e o cheque pré-datado (9%). Cinco em cada dez pessoas (54%) garantem que sempre escolhem a modalidade com a menor taxa de juros, especialmente entre os pertencentes à Classe A/B (67%, contra 49% na Classe C/D/E). 16% argumentam que nem sempre podem escolher, adquirindo a modalidade para a qual conseguem aprovação, independente da taxa de juros, aumentando para 21% na Classe C/D/E. E para 13%, a escolha é pela opção com menor valor das parcelas, sobretudo na Classe A/B (20%, contra 10% na Classe C/D/E). Empréstimo pessoal & empréstimo consignado Praticamente a metade da amostra (37%) já recorreu a algum tipo de empréstimo consignado ou pessoal e ainda está pagando as parcelas, sendo que a instituição mais procurada é o banco (20%), principalmente na Classe A/B (32%, contra 17% na Classe C/D/E) e entre as pessoas com maior escolaridade (40%). Logo depois vêm as financeiras

3 (10%, aumentando para 18% entre os homens). Neste caso, observa-se que a preferência é maior entre as pessoas com menor escolaridade: 10% para os que possuem ensino médio, contra 4% entre os que possuem superior completo/pós. Nas respostas também aparecem outras instituições (5%), família (4%, aumentando para 11% na Classe A/B) e amigos (2%). 28% dos respondentes já fizeram empréstimo consignado, modalidade ainda mais comum entre os homens (37%) e consumidores com renda própria (36%, contra 16% entre aqueles que não possuem renda). Apenas 4% dos entrevistados disseram já ter pedido a outra pessoa para fazer empréstimo consignado. Em todos os estratos analisados na pesquisa, o pagamento de dívidas (48%) é a principal razão para recorrer ao empréstimo consignado. Crediário A pesquisa indica que metade da amostra (50%) não tem o hábito de fazer compras no crediário, com percentuais maiores entre os homens (56%), pessoas da Classe A/B (59%, contra 47% na Classe C/D/E), maior escolaridade (61%) e com renda própria (56%, contra 39% entre os que não possuem renda). Considerando os que recorrem a esta modalidade, 25% o fazem menos de três vezes ao ano, enquanto 7% dizem fazer crediário pelo menos uma vez ao mês. 56% dos consumidores ouvidos garantem não ter nenhuma compra no crediário no momento, principalmente homens (62%), pessoas da Classe C/D/E (59%, contra 41% na Classe A/B), com baixa escolaridade (57%) e sem renda própria (69%, contra 45% entre os que possuem renda). Entre aqueles que possuem crediário atualmente (43%) mais da metade (55,8%) tem apenas um crediário. Uma em cada dez pessoas que fazem crediário (12%) costuma pedir a outras pessoas para fazê-lo, principalmente aqueles com ensino superior incompleto (29%) e com renda própria (19%, contra 3% entre os que não possuem renda). Os produtos mais adquiridos com o crediário são eletrodomésticos (mencionados por 44% dos que costumam comprar no crediário), eletroeletrônicos (37%), calçados (31%) e roupas (30%). Questionados sobre as principais vantagens desta modalidade, a maior parte dos consumidores cita o parcelamento das compras (37%, aumentando para 44%

4 entre os homens), além de poder parcelar mesmo sem ter cartão ou cheque (14%) e ter prazo para pagar (13%, aumentando para 20% na Classe A/B). Já entre aqueles que nunca fazem crediário, a principal razão apontada é a preferência por pagar as contas à vista (34%), com percentuais maiores entre as mulheres (41%, contra 29% entre os homens) e os que não possuem renda (57%, contra 25% entre os que possuem renda). Financiamento Dois em cada dez entrevistados (22%) possuem financiamento, atualmente, com percentuais maiores na Classe A/B (30%), entre aqueles com escolaridade superior incompleta (30%) e ensino superior/ pós-graduação (48%). Entre os que garantem possuir ao menos um financiamento, o mais citado é a compra de carro: 36%, aumentando na Classe A/B (54%, contra 29% na Classe C/D/E) e entre aqueles com nível superior incompleto (71%). Os consumidores também mencionam a compra de casa e/ou apartamento próprio (21%, aumentando para 40% na Classe A/B e para 46% entre aqueles com maior escolaridade), a compra de motocicleta (16%, aumentando para 29% entre as mulheres), a reforma da casa ou apartamento (16%, aumentando para 19% na Classe C/D/E, contra 6% na Classe A/B) e a compra de eletrônicos (12%, aumentando para 17% entre os que não possuem renda). Apenas 5% dos respondentes já pediram a outras pessoas para fazerem financiamento, com percentuais maiores na Classe A/B (10%, contra 4% na Classe C/D/E) e aqueles com ensino superior incompleto ou mais (12%). Cheque pré-datado O estudo revela que seis em cada dez pessoas (60%) possuem conta corrente, sendo que os percentuais aumentam entre os homens (72%), na Classe A/B (82%, contra 55% na Classe C/D/E), entre aqueles com maior escolaridade (96%) e renda própria (74%). A grande maioria dos entrevistados que possuem conta corrente garante ter apenas uma conta deste tipo (82%), sobretudo mulheres (89%), pessoas da Classe C/D/E (87%) e aqueles com ensino médio (86%).

5 Em média, os respondentes possuem 1,2 conta corrente. Nove entre dez correntistas ouvidos têm apenas conta individual. Observa-se um percentual expressivo de pessoas que mantêm contas individual e conjunta, na Classe A/B: 8%, contra 1% na Classe C/D/E e 3% no geral. Nos casos em que há conta conjunta, o mais comum é dividir com o cônjuge (83%), bem à frente dos pais (14%). Praticamente sete em cada dez entrevistados que têm conta corrente não possuem cheque (69%), sobretudo pessoas da Classe C/D/E (75%, contra 55% na Classe A/B), com baixa escolaridade (73%) e sem renda própria (80%). Considerando apenas os 30% da dos entrevistados com conta corrente que possuem cheque, pouco mais da metade não faz pagamentos com cheque pré-datado. Já entre os que pagam desta forma, 23% fazem ao menos 3 vezes ao ano. O SPC Brasil e Meu Bolso Feliz procuraram saber quais são as principais barreiras para o pagamento com o cheque pré-datado. A segurança aparece em primeiro lugar (47%), fazendo com que as pessoas prefiram o cartão de crédito, principalmente entre os homens (64%) e pessoas da Classe C/D/E (53%, contra 32% na Classe A/B). Outros 22% alegam preferir o cartão de crédito por acreditarem que é mais fácil controlar, enquanto 13% garantem pagar tudo à vista. Ao mesmo tempo, de forma geral, 53,3% dos entrevistados que possuem cheque e usam essa modalidade afirmam que é fácil fazer o controle do cheque pré-datado, enquanto 6,7% julgam ser difícil. A pesquisa também indica que somente 3% dos que admitem comprar com cheques, o fazem com cheques de terceiros, número que aumenta para 7% entre os respondentes da Classe A/B. Pouco mais da metade dos entrevistados que possuem cheque não tem nenhuma compra sendo paga no momento com cheque pré-datado (52%). Já entre aqueles que possuem conta a pagar, destaque para as mulheres (31,5%) e os pertencentes à Classe C/D/E (37,6%), que garantem ter três contas sendo pagas com cheque pré-datado. Finalmente, o estudo revela que os produtos mais comprados com o cheque prédatado são roupas (17,4%, aumentando para 25,9% na Classe C/D/E e 38,7% entre aqueles que não possuem renda), acessórios para carro/moto (13,2%, aumentando para 23% entre os homens), móveis (12,3%, aumentando para 20% entre os homens) e acessórios (10%, aumentando para 23,1% entre as mulheres).

6 Conclusão A pesquisa do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz sobre Uso do Crédito 2015 busca compreender como se dá o processo decisório dos consumidores, ao investigar o comportamento relacionado ao parcelamento de compras, o pedido de empréstimo de nome a terceiros e as compras por impulso, considerando todas as modalidades de crédito existentes, à exceção do cartão de crédito, já que este foi analisado detalhadamente em estudos anteriores. O ranking das modalidades mais utilizadas traz o empréstimo (37%), o crediário (45%), o empréstimo consignado (28%), o financiamento (22%) e o cheque pré-datado (9%). O estudo revela que os respondentes priorizam as menores taxas de juros cobradas (54%), na hora de escolher a modalidade de crédito mais adequada às suas necessidades, sobretudo na Classe A/B (67%). Ao mesmo tempo, observa-se que alguns respondentes se valem de outros critérios, principalmente pelo fato de que nem sempre podem escolher, adquirindo a modalidade para a qual conseguem aprovação, independente da taxa de juros (16%, aumentando para 21% na Classe C/D/E). Considerando o empréstimo, a instituição mais procurada é o banco (20%), seguido pelas financeiras (10%). No caso esta última, é mais comum que pessoas com baixa escolaridade as procurem (10%, contra 4% entre os que possuem ensino superior).

7 Enquanto o empréstimo é utilizado, sobretudo, para o pagamento de dívidas (48%), o crediário serve principalmente para adquirir eletrodomésticos (44%), eletroeletrônicos (37%), calçados (31%) e roupas (30%). Os consumidores acreditam que a principal vantagem do crediário está no parcelamento das compras (37%). O estudo também mostra que os entrevistados da Classe C/D/E são mais propensos a utilizar o crediário, em relação aos das classes mais altas: 47% da Classe C/D/E nunca pagam desta forma, contra 59% na Classe A/B. Em contrapartida, a atual situação econômica do país parece sinalizar uma possível redução no consumo entre alguns consumidores: 59% dos respondentes da Classe C/D/E (contra 41% na Classe A/B) e 69% daqueles sem renda própria (contra 45% entre os que possuem renda) garantem não ter, no momento, nenhuma compra no crediário. Apenas uma em cada dez pessoas tem o hábito e pedir a outros para fazerem crediário (12%), sendo que os amigos são a primeira opção nesta hora (56%). Um percentual ainda menor é encontrado entre os que garantem pedir a outras pessoas para fazerem financiamento (5%), provavelmente devido aos altos valores envolvidos nesta modalidade. O financiamento mais comum entre os brasileiros, hoje, é para a compra de carro (36%), aumentando consideravelmente entre pessoas com ensino superior incompleto (71%). Vale destacar que dois em cada dez respondentes (22%) possuem financiamento, atualmente. Dentre os objetivos desta modalidade também estão a compra de casa / apartamento (21%), compra de motocicleta (16%) e reforma de casa / apartamento (16%). Finalmente, a modalidade de crédito menos utilizada pelos brasileiros é o cheque pré-datado (9%). Seis entre dez pessoas ouvidas na pesquisa possuem conta corrente, sendo que entre essas, 69% não possuem ou não emitem cheque pré-datado. A barreira para o uso desta forma de pagamento tem a ver com a segurança, o que faz com que 47% dos entrevistados prefiram o cartão de crédito, enquanto 22% dizem que o cartão é mais fácil de controlar. Ainda que pouco mais da metade da amostra não tenha, no momento, nenhuma conta sendo paga com o cheque pré-datado (52%), vale destacar que 37,6% dos consumidores da Classe C/D/E possuem três contas sendo pagas com esta modalidade.

8 Metodologia Público alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos). Os dados foram pós-ponderados para ficarem representativos do universo estudado. Método de coleta: pesquisa realizada pela web. Tamanho amostral da Pesquisa: 642 casos, gerando margem de erro no geral de 3,8 p.p para um intervalo de confiança a 95%. Data de coleta dos dados: 23 a 31 de março de 2015.

O Financiamento no Brasil

O Financiamento no Brasil O Financiamento no Brasil Aquisição da casa própria e do automóvel são as principais finalidades dos financiamentos Adquirir um automóvel ou a casa própria, para a grande maioria dos brasileiros, é um

Leia mais

CENÁRIO DO EMPRÉSTIMO NO BRASIL: Aquisição, Finalidade e Critérios de Escolha

CENÁRIO DO EMPRÉSTIMO NO BRASIL: Aquisição, Finalidade e Critérios de Escolha CENÁRIO DO EMPRÉSTIMO NO BRASIL: Aquisição, Finalidade e Critérios de Escolha Maio 2016 Três em cada dez brasileiros possuem empréstimo de bancos e financeiras O empréstimo pode ser um meio eficiente para

Leia mais

CONSUMO DE ITENS DE FUTEBOL OFICIAIS X FALSIFICADOS: CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO TORCEDOR BRASILEIRO

CONSUMO DE ITENS DE FUTEBOL OFICIAIS X FALSIFICADOS: CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO TORCEDOR BRASILEIRO CONSUMO DE ITENS DE FUTEBOL OFICIAIS X FALSIFICADOS: CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO TORCEDOR BRASILEIRO Outubro 2016 CONSUMO DE ITENS DE FUTEBOL OFICIAIS X FALSIFICADOS 53,0% Adquirem sempre produtos oficiais

Leia mais

O CONCEITO DO ENDIVIDAMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DA INADIMPLÊNCIA

O CONCEITO DO ENDIVIDAMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DA INADIMPLÊNCIA O CONCEITO DO ENDIVIDAMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DA INADIMPLÊNCIA Fevereiro 2016 INTRODUÇÃO 79,0% dos brasileiros têm concepção equivocada sobre o que é estar endividado 20,2% Compreende o significado real

Leia mais

Usos do nome de terceiros. Abril de 2016

Usos do nome de terceiros. Abril de 2016 Usos do nome de terceiros Abril de 2016 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear o perfil e investigar o comportamento relacionado ao pedido de empréstimo de nome de terceiros para fazer compras parceladas. METODOLOGIA

Leia mais

IMPACTO DA CRISE ECONÔMICA NA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS DO BRASILEIRO

IMPACTO DA CRISE ECONÔMICA NA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS DO BRASILEIRO IMPACTO DA CRISE ECONÔMICA NA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS DO BRASILEIRO Fevereiro 2016 IMPACTO DA CRISE ECONÔMICA NA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS DO BRASILEIRO 53,3% Não tiveram sobras financeiras no

Leia mais

USO DO CARTÃO DE CRÉDITO

USO DO CARTÃO DE CRÉDITO USO DO CARTÃO DE CRÉDITO Maio 2016 USO DO CARTÃO DE CRÉDITO 69,9% possuem cartão de crédito Número médio de cartões por pessoa: 1,9 Para 76,2% dos entrevistados, o cartão de crédito desempenha um papel

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O IMPACTO DAS COMPRAS DE FIM DE ANO NAS FINANÇAS PESSOAIS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O IMPACTO DAS COMPRAS DE FIM DE ANO NAS FINANÇAS PESSOAIS PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O IMPACTO DAS COMPRAS DE FIM DE ANO NAS FINANÇAS PESSOAIS Novembro 2016 36% dos que vão presentear este ano possuem contas em atraso e 19% ficaram com o nome sujo pelas dívidas

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS NAMORADOS

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS NAMORADOS SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS NAMORADOS Junho 2016 INTENÇÃO DE PRESENTEAR NO DIA DOS NAMORADOS 57,4% Têm a intenção de presentear 28,0% Não darão presentes Principal justificativa dos que não presentearão:

Leia mais

POUPANÇA E INVESTIMENTOS NA TERCEIRA IDADE

POUPANÇA E INVESTIMENTOS NA TERCEIRA IDADE POUPANÇA E INVESTIMENTOS NA TERCEIRA IDADE Setembro 2016 58% possuem ao menos um tipo de investimento, sendo o tempo médio de quase 15 anos A população brasileira está envelhecendo. Dados recentes do IBGE

Leia mais

Roupas, conta de celular/internet e calçados lideram ranking de produtos e serviços de maiores gastos pelos brasileiros

Roupas, conta de celular/internet e calçados lideram ranking de produtos e serviços de maiores gastos pelos brasileiros 1. INTRODUÇÃO Roupas, conta de celular/internet e calçados lideram ranking de produtos e serviços de maiores gastos pelos brasileiros 87% dos que consomem celular e internet, consideram esta despesa necessária

Leia mais

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa Seis em cada dez consumidores têm dificuldades para fazer o controle de ganhos e gastos mensais. 49% pagam todas as contas com sobra de dinheiro mês, mas 33% usam empréstimos, cheque especial e cartão

Leia mais

Retrato do Consumo Impulsivo no Brasil Agosto/2015

Retrato do Consumo Impulsivo no Brasil Agosto/2015 Retrato do Consumo Impulsivo no Brasil Agosto/2015 Estudo do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz identifica motivos, sentimentos gerados e fatores de influência mais comuns nas compras por impulso Por que algumas

Leia mais

OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS

OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS Agosto 2016 OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS 43,7% Admitem o hábito de gastar mais do que costumam com cuidados de beleza para se sentirem melhor,

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL AUTOPRESENTE

INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL AUTOPRESENTE INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL 2016 - AUTOPRESENTE Novembro 2016 INTENÇÃO DE COMPRAS DE PRESENTES PARA SI MESMO NATAL 2016 Principais justificativas: 40,8% 39,1% 50,0% Vão presentear a si mesmos Em média os

Leia mais

Consumo como alcance da felicidade Julho/2015

Consumo como alcance da felicidade Julho/2015 Consumo como alcance da felicidade Julho/2015 Seis em cada dez consumidores consideram-se felizes O estudo O consumo como alcance da felicidade, conduzido pelo SPC Brasil e Meu Bolso feliz, busca compreender

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA Abril 2016 INTRODUÇÃO Maioria das brasileiras tem acesso aos principais serviços financeiros, mas relacionamento com bancos e instituições é insatisfatório

Leia mais

CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO FALSIFICADOS

CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO FALSIFICADOS CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO FALSIFICADOS Maio 2015 1. INTRODUÇÃO Sete em cada dez consumidores (69%) já compraram produtos não originais Que razões levam um consumidor a adquirir um produto de marca não

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS MÃES

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS MÃES SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS MÃES Maio 2016 INTENÇÃO DE COMPRAS PARA O DIA DAS MÃES Pessoa presenteada: 71,6% A própria mãe 25,7% Esposa 17,8% Sogra 54,2% Pretendem comprar somente um presente

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS Outubro 2016 INTRODUÇÃO O SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) realizam sondagens de vendas para as datas comemorativas com

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO: DÍVIDAS E NEGOCIAÇÃO

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO: DÍVIDAS E NEGOCIAÇÃO RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO: DÍVIDAS E NEGOCIAÇÃO Março 2016 RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO: DÍVIDAS E NEGOCIAÇÃO Na média, os devedores têm ou tinham contas Tempo em atraso com 2,1 médio para o empresas pagamento

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL 2016

INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL 2016 INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL 2016 Novembro 2016 INTENÇÃO DE COMPRAS DE PRESENTES PARA O NATAL 2016 72,2% Pretendem comprar presentes, representando 107,6 milhões de consumidores indo às compras Cada pessoa

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL 2015

INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL 2015 INTENÇÃO DE COMPRAS NATAL 2015 Novembro 2015 INTRODUÇÃO O Natal é a festa mais importante do ano para a maioria dos brasileiros. Nem mesmo o agravamento da conjuntura econômica, a alta da inflação e a

Leia mais

Sete em cada dez sonhos de consumo dos brasileiros ainda não foram realizados.

Sete em cada dez sonhos de consumo dos brasileiros ainda não foram realizados. Sete em cada dez sonhos de consumo dos brasileiros ainda não foram realizados. Os brasileiros têm como principais sonhos de consumo viajar, frequentar restaurantes, querem comprar seu próprio carro e cuidar

Leia mais

Educação Financeira no Brasil - abertura

Educação Financeira no Brasil - abertura Educação Financeira no Brasil - abertura Investimentos Fevereiro 2014 Pesquisa do SPC Brasil traça perfil dos brasileiros em relação a investimento; maioria prefere consumir a poupar. O brasileiro não

Leia mais

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor

A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor A crise econômica sob a ótica do jovem empreendedor Otimismo e autoconfiança são marcas do jovem empreendedor no Brasil. Percepção da crise é menor quando empresários olham para o próprio negócio A pesquisa

Leia mais

ASSESSORIA ECONÔMICA. Pesquisa de. Final de Ano. Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS. Fecomércio

ASSESSORIA ECONÔMICA. Pesquisa de. Final de Ano. Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS. Fecomércio ASSESSORIA ECONÔMICA Pesquisa de Final de Ano 201 2015 Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS Fecomércio DE FINAL DE PESQUISA ANO 2015 Sumário Executivo Resumo dos principais resultados

Leia mais

Compras a prazo por mulheres

Compras a prazo por mulheres Compras a prazo por mulheres Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL 2015 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico Roberto Guerra, Coordenador de campo SUMÁRIO 1. Resultados Sintéticos

Leia mais

CONSUMO NA INTERNET Produtos Eróticos

CONSUMO NA INTERNET Produtos Eróticos CONSUMO NA INTERNET Produtos Eróticos Janeiro de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Traçar o perfil dos consumidores virtuais; Mapear os principais produtos e serviços comprados virtualmente considerando:

Leia mais

Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012

Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012 Uso do Crédito (consumidores) Setembro 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 623 casos, gerando um erro máximo de 3,9%

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS PAIS

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS PAIS SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS PAIS Agosto 2016 INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DOS PAIS 2016 Intenção de Presentear 48,9% Têm intenção de presentear no Dia dos Pais 38,1% Não pretendem comprar presentes,

Leia mais

Mais da metade dos brasileiros pagam compras com o cartão de crédito, principalmente roupas, calçados e eletrodomésticos

Mais da metade dos brasileiros pagam compras com o cartão de crédito, principalmente roupas, calçados e eletrodomésticos USO DO CARTÃO DE CRÉDITO Mais da metade dos brasileiros pagam compras com o cartão de crédito, principalmente roupas, calçados e eletrodomésticos Mais da metade dos brasileiros (53%) faz uso do cartão

Leia mais

CONSUMO DE COMIDA DELIVERY PELA INTERNET

CONSUMO DE COMIDA DELIVERY PELA INTERNET CONSUMO DE COMIDA DELIVERY PELA INTERNET Janeiro de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Traçar o perfil dos consumidores virtuais; Mapear os principais produtos e serviços comprados virtualmente considerando:

Leia mais

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS MÃES Estácio de Sá Campo Grande Graduação em Administração

INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS MÃES Estácio de Sá Campo Grande Graduação em Administração INTENÇÃO DE COMPRA DIA DAS MÃES 2015 Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Intenção de Compra para o Dia das Mães 2015 Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 Jardim Tv Morena Campo Grande - MS, 79050-700

Leia mais

INTENÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NAS COMEMORAÇÕES DO NATAL DE 2015

INTENÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NAS COMEMORAÇÕES DO NATAL DE 2015 INTENÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NAS COMEMORAÇÕES DO NATAL DE 2015 Novembro de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Investigar como serão as comemorações para natal de 2015 considerando o envolvimento com as celebrações

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A GESTÃO DO ORÇAMENTO FAMILIAR

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A GESTÃO DO ORÇAMENTO FAMILIAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A GESTÃO DO ORÇAMENTO FAMILIAR Abril 2016 GESTÃO DO ORÇAMENTO ENTRE OS CASAIS Transparência das informações relativa aos ganhos O cônjuge sabe quanto o entrevistado ganha: 67,6% Exatamente

Leia mais

Análise de Endividamento do Consumidor Junho

Análise de Endividamento do Consumidor Junho Análise de Endividamento do Consumidor A Análise de Endividamento do Consumidor traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores da capital. Essas informações são importantes, pois englobam

Leia mais

CREDIÁRIO, CARNÊ E CARTÃO DE LOJA: Processo Decisório e Hábitos de Compra

CREDIÁRIO, CARNÊ E CARTÃO DE LOJA: Processo Decisório e Hábitos de Compra CREDIÁRIO, CARNÊ E CARTÃO DE LOJA: Processo Decisório e Hábitos de Compra Junho 2016 INTRODUÇÃO 19% dos brasileiros possuem cartão de loja, carnê ou crediário. Para 67% estas modalidades de crédito possuem

Leia mais

ESPECTATIVAS PARA AS COMPRAS DE NATAL

ESPECTATIVAS PARA AS COMPRAS DE NATAL ESPECTATIVAS PARA AS COMPRAS DE NATAL Andressa Malagutti Assis Com a proximidade do Natal, a economia é aquecida pelo aumento da produção para atender à demanda que nessa época do ano é sempre maior que

Leia mais

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL (NE) - SETEMBRO

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL (NE) - SETEMBRO PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL (NE) - SETEMBRO 2012 - ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE - ETENE Superintendente: José Narciso Sobrinho Ambiente de

Leia mais

Importância das Marcas

Importância das Marcas Importância das Marcas Dihego Pansini de Souza A marca de uma empresa se coloca como um bem intangível, mas, sem dúvida alguma, é um importante diferencial. Na dinâmica atual do mercado já não é mais possível

Leia mais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte - ICC Outubro de 2016 Desenvolvido pela Fundação IPEAD, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte é o único indicador, calculado mensalmente,

Leia mais

USO DE CRÉDITO BLOCO 1 COMPORTAMENTO

USO DE CRÉDITO BLOCO 1 COMPORTAMENTO USO DE CRÉDITO BLOCO 1 COMPORTAMENTO Abril 2014 SEIS A CADA DEZ CONSUMIDORES BRASILEIROS ADMITEM REALIZAR COMPRAS POR IMPULSO. Os números impressionam: 52% dos brasileiros afirmaram ter comprado por impulso

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO ANO VI POPULAÇÃO E COMÉRCIO 2013 OBJETIVO E PÚBLICO ALVO O objetivo principal deste estudo é investigar a utilização dos Meios Eletrônicos de pagamento e as percepções

Leia mais

Conteúdo. Rua Felipe Schmidt, 785 5º andar Centro Florianópolis SC Fone: (48) / Fax: (48)

Conteúdo. Rua Felipe Schmidt, 785 5º andar Centro Florianópolis SC Fone: (48) / Fax: (48) Conteúdo Introdução...3 Perfil dos entrevistados:...4 Gênero...4 Faixa etária...4 Escolaridade...4 Ocupação...5 Renda média familiar...5 Intenção de compras do Natal 2012...6 Qual o presente que você deseja

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Novembro de 2016 SUMÁRIO ANÁLISE

Leia mais

Indicador de Demanda por Crédito e Investimento do Micro e Pequeno Empresário Março/16

Indicador de Demanda por Crédito e Investimento do Micro e Pequeno Empresário Março/16 Indicador de Demanda por Crédito e Investimento do Micro e Pequeno Empresário Março/16 SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) INDICADOR DE DEMANDA POR CRÉDITO O indicador de Demanda

Leia mais

COMPORTAMENTO DOS JOVENS BRASILEIROS FRENTE AO USO DO DINHEIRO E ÀS FINANÇAS PESSOAIS

COMPORTAMENTO DOS JOVENS BRASILEIROS FRENTE AO USO DO DINHEIRO E ÀS FINANÇAS PESSOAIS COMPORTAMENTO DOS JOVENS BRASILEIROS FRENTE AO USO DO DINHEIRO E ÀS FINANÇAS PESSOAIS Dezembro 2016 INTRODUÇÃO Maioria dos jovens entende a importância do planejamento financeiro e consegue pagar as próprias

Leia mais

CUIDADOS COM A SAÚDE

CUIDADOS COM A SAÚDE CUIDADOS COM A SAÚDE Andressa Malagutti Assis Realizar exames periodicamente, fazer exercícios e cuidar da alimentação são medidas básicas para cuidar da saúde. Além de prevenir e ajudar na cura de doenças

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Dezembro de 2016

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Dezembro de 2016 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Dezembro de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar dez/15 61,1% 23,2%

Leia mais

O ESTILO DE VIDA DA TERCEIRA IDADE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL

O ESTILO DE VIDA DA TERCEIRA IDADE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL O ESTILO DE VIDA DA TERCEIRA IDADE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL Outubro 2016 CUIDADOS COM A SAÚDE E BELEZA E ESTILO DE VIDA Principais atitudes para cuidar da saúde: 54,5% Visitar o médico regularmente 49,3%

Leia mais

Pesquisa de opinião dos empresários sobre o ajuste fiscal e cortes no orçamento Junho /2015

Pesquisa de opinião dos empresários sobre o ajuste fiscal e cortes no orçamento Junho /2015 Pesquisa de opinião dos empresários sobre o ajuste fiscal e cortes no orçamento Junho /2015 Para 75% dos empresários brasileiros, cortes orçamentários e elevação de impostos terão impacto negativo na economia

Leia mais

2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES

2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES PERFIL DO CONSUMIDOR COM E SEM DÍVIDAS NO BRASIL 1. PESQUISA Pesquisa inédita realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar o perfil dos brasileiros adimplentes e inadimplentes, sendo consideradoscomo:

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI 21 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Perfil do Consumidor Brasileiro Brasileiros barganham e esperam promoções para adquirir bens de maior valor 64% r Esperam po ara promoções p s ir às

Leia mais

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015

Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Intenção de Compras para o período de volta às aulas 2015 O perfil do consumidor e resultado de intenção

Leia mais

METODOLOGIA Plano amostral

METODOLOGIA Plano amostral METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 646 casos, gerando um erro máximo de 3,9% com uma confiança de 95%. Alocação amostral:

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DAS CRIANÇAS Outubro 2015 O SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) desenvolveram uma sondagem para as datas comemorativas com o objetivo de

Leia mais

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Núcleo de Estudos Estratégicos Fecomércio SC Maio de 2016 SUMÁRIO ANÁLISE DO

Leia mais

TELEMARKETING Andressa Malagutti

TELEMARKETING Andressa Malagutti TELEMARKETING Andressa Malagutti No dia 1º de dezembro de 2008 entrou em vigor a nova lei que regulamenta os serviços das centrais de atendimento por telefone (serviço de atendimento por telefone). Entre

Leia mais

Gastos com futebol desequilibram orçamento de dois em cada dez torcedores, mostra estudo do SPC Brasil

Gastos com futebol desequilibram orçamento de dois em cada dez torcedores, mostra estudo do SPC Brasil Gastos com futebol desequilibram orçamento de dois em cada dez torcedores, mostra estudo do SPC Brasil Torcedor gastou em média R$ 256 no último mês com produtos e serviços ligados ao futebol; 44% não

Leia mais

46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil

46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil Falta de disciplina, esquecimento e não ter tempo são as principais justificativas dos entrevistados. Em um ano, cai de 61%

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DAS MÃES 2013

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DAS MÃES 2013 RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DAS MÃES 2013 CONVÊNIO UCDB-ACICG 29/04/2013 RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DAS MÃES 2013 CONVÊNIO UCDB-ACICG 29/04/2013 Professores

Leia mais

EXPECTATIVA DE CONSUMO DOS PERNAMBUCANOS PARA RECIFE PESQ. Nº 067/2009

EXPECTATIVA DE CONSUMO DOS PERNAMBUCANOS PARA RECIFE PESQ. Nº 067/2009 EXPECTATIVA DE CONSUMO DOS PERNAMBUCANOS PARA 2010.1 RECIFE PESQ. Nº 067/2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA: OBJETIVO: verificar a expectativa de consumo dos indivíduos para o primeiro semestre de

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Setembro de 2016

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Setembro de 2016 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Setembro de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar set/15 63,5% 23,1%

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA LIMPAR NOME

CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA LIMPAR NOME CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS PARA LIMPAR NOME Fevereiro de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Compreender motivos e resultados na recuperação de crédito por meio da contratação de empresas para limpar o nome.

Leia mais

Período de realização: 20 a 23 de maio de 2013

Período de realização: 20 a 23 de maio de 2013 1. INTENÇÃO DE PRESENTEAR 1.1 POR GÊNERO Período de realização: 20 a 23 de maio de 2013 Amostragem: 542 Margem de erro: 4,2% Fonte: CDL- Manaus/IPEN Conforme estatística apontada pelo gráfico acima, que

Leia mais

Datas Comemorativas Dia das Crianças (consumidores) Outubro 2012

Datas Comemorativas Dia das Crianças (consumidores) Outubro 2012 Datas Comemorativas Dia das Crianças (consumidores) Outubro 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 919 casos, gerando um

Leia mais

Perfil dos consumidores

Perfil dos consumidores Conteúdo Introdução... 4 Perfil dos consumidores... 5 Gênero... 5 Faixa etária... 5 Escolaridade... 5 Ocupação... 6 Renda média mensal familiar... 6 Intenção de compras para o Dia das Mães 2014... 7 Conclusão...

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: MERCADO DE CONSUMO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: MERCADO DE CONSUMO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: MERCADO DE CONSUMO Março 2016 A ROTINA DA MULHER DOS TEMPOS DE HOJE: TRABALHO, FAMÍLIA E CONSUMO Atividades que mais tomam tempo no dia a dia: 45,9% 22,5% 20,3% Quando são

Leia mais

108 milhões de consumidores vão às compras no Natal, mas gasto médio deve cair 5,3%, apontam SPC Brasil e CNDL

108 milhões de consumidores vão às compras no Natal, mas gasto médio deve cair 5,3%, apontam SPC Brasil e CNDL 108 milhões de consumidores vão às compras no Natal, mas gasto médio deve cair 5,3%, apontam SPC Brasil e CNDL 40% dos consumidores que vão comprar presentes pretendem gastar menos; pagamentos à vista

Leia mais

Relatório de Intenção de Compras para o Dia das Crianças 2014

Relatório de Intenção de Compras para o Dia das Crianças 2014 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina Relatório de Intenção de Compras para o Dia das Crianças 2014 O perfil

Leia mais

PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS

PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS A pesquisa foi realizada no período de 28 a 31 de março de, com uma amostra de 600 questionários. Utilizou-se o dimensionamento da pesquisa probabilística com p=0,50 e q=0,50, confiabilidade 95%, margem

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

REDUÇÃO DO IPI. Luciana Ghidetti de Oliveira

REDUÇÃO DO IPI. Luciana Ghidetti de Oliveira REDUÇÃO DO IPI Luciana Ghidetti de Oliveira A Futura foi às ruas saber a opinião da população capixaba sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que engloba produtos da linha branca

Leia mais

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA Julho 2016 Formas de preparo do brasileiro para aposentadoria: 74,1% INSS pela empresa que trabalha ou de forma autônoma Poupança Imóveis 19,2% 31,1% 6,2%

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Abril de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar abr/15 61,6% 19,7%

Leia mais

Análise de Endividamento do Consumidor

Análise de Endividamento do Consumidor A Análise Mensal do Endividamento do Consumidor traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores da capital. Essas informações são importantes porque englobam dados para a orientação dos

Leia mais

Intenção de compras de NATAL. 10 de dezembro. Ribeirão Preto/SP

Intenção de compras de NATAL. 10 de dezembro. Ribeirão Preto/SP Intenção de compras de NATAL 10 de dezembro 2014 Ribeirão Preto/SP Sumário Objetivo... 3 Metodologia... 3 Caracterização geral dos entrevistados... 4 Perfil de consumo para o Natal... 5 Considerações finais...

Leia mais

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2016

O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2016 O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2016 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que em 2016 houve redução de 3,9% no número médio de famílias com dívidas, com

Leia mais

Relatório Resultado de vendas Páscoa

Relatório Resultado de vendas Páscoa Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Relatório Resultado de vendas Páscoa Panorama do movimento na economia durante a Páscoa 2010 Divisão de Planejamento Núcleo de Pesquisa FECOMÉRCIO SC PESQUISA

Leia mais

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO A ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração realizou durante o mês de outubro de, pesquisa junto a 1.037 consumidores de todas as classes

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC Porto Alegre - RS JANEIRO/2017 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 1. Nível de endividamento... 4 2. Tipo de dívida... 5 3. Famílias com contas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradela EQUIPE DE PESQUISA

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC MACEIÓ - AL DEZEMBRO/2016 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 Tabela 1 - Nível de endividamento... 4 Tabela 2 - Tipo de dívida... 5 Tabela 3 -

Leia mais

Mulheres fazem mais compras emocionais do que os homens, aponta estudo do SPC Brasil

Mulheres fazem mais compras emocionais do que os homens, aponta estudo do SPC Brasil Mulheres fazem mais compras emocionais do que os homens, aponta estudo do SPC Brasil Três em cada dez mulheres admitem gastar excessivamente quando estão na TPM. Insatisfação com o trabalho é uma das razões

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLE NCIA DO CONSUMIDOR - PEIC CURITIBA - PR MARÇO/2016 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 Tabela 1 - Nível de endividamento... 4 Tabela 2 - Tipo de dívida... 5 Tabela 3 -

Leia mais

Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011

Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011 Projeto Consumidor Consciente: Uma análise comparativa dos anos 2006 e 2011 Júlio César BARRIOS 1 Maria Lúcia Ribeiro da COSTA 2 RESUMO: Consumidor Consciente é uma atividade de extensão universitária

Leia mais

VIVER ALÉM DO PADRÃO DE VIDA Impactos na Vida Conjugal

VIVER ALÉM DO PADRÃO DE VIDA Impactos na Vida Conjugal VIVER ALÉM DO PADRÃO DE VIDA Impactos na Vida Conjugal PERFIL DOS ENTREVISTADOS Público alvo: internautas das 27 capitais brasileiras, com mais de 18 anos, de ambos os sexos, com renda maior que 2 salários

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL A INTERNET E AS ELEIÇÕES BRASILEIRAS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL A INTERNET E AS ELEIÇÕES BRASILEIRAS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL A INTERNET E AS ELEIÇÕES BRASILEIRAS 2 A internet terá importância elevada nas próximas eleições brasileiras. Essa é a opinião de 59% dos entrevistados pelo DataSenado.

Leia mais

EXPECTATIVAS PARA AS COMPRAS DE NATAL

EXPECTATIVAS PARA AS COMPRAS DE NATAL EXPECTATIVAS PARA AS COMPRAS DE NATAL Tâmara Barros A pesquisa sobre as expectativas para as compras de Natal possui uma série histórica que, ao longo dos anos, vem medindo o humor dos consumidores ao

Leia mais

POPULARIDADE DA INTERNET

POPULARIDADE DA INTERNET POPULARIDADE DA INTERNET Inayara Soares da Silva Atualmente, a população encontra grande facilidade no acesso à internet. Tal facilidade e popularização da rede vem atraindo de jovens a idosos, que não

Leia mais

Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 -

Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 - Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 - 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Programa A Voz do Brasil Transmissão em horário fixo / flexível Importância

Leia mais

Prospecção Inteligente

Prospecção Inteligente CONSORCIO NACIONAL GAZIN Prospecção Inteligente Inicialmente parece simples: prospectar é pesquisar, localizar e avaliar clientes potenciais. Mas o que parece óbvio nem sempre é feito da maneira correta.

Leia mais

PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS Junho 2015 INTRODUÇÃO Perfil do empresário: Maioria é de homens, entre 35 e 54 anos e renda familiar de 03 a 10 salários mínimos A pesquisa Perfil das Micro

Leia mais

CRIANÇA E CONSUMO. Segundo a pesquisa, estima-se que a Grande Vitória possua, em média, 1,78 crianças com essa faixa de idade por domicílio.

CRIANÇA E CONSUMO. Segundo a pesquisa, estima-se que a Grande Vitória possua, em média, 1,78 crianças com essa faixa de idade por domicílio. CRIANÇA E CONSUMO Tâmara Barros Em época de Natal, os pais enchem shoppings e lojas para atender os desejos dos filhos. Entretanto, essa cena não é comum somente no mês de dezembro. As crianças estão frequentemente

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA MAURÍCIO DE NASSAU

INSTITUTO DE PESQUISA MAURÍCIO DE NASSAU INSTITUTO DE PESQUISA MAURÍCIO DE NASSAU PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR RECIFENSE IEC- IPMN RECIFE JANEIRO DE 2011 ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR

Leia mais

Expectativa de Vendas 2 Sem/2016

Expectativa de Vendas 2 Sem/2016 Observar e entender como foram as vendas no início do ano são fundamentais para auxiliar no planejamento para o 2 semestre, que terá três datas comemorativas importantes, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças

Leia mais

RETRATO DO EMPREENDEDOR DO VAREJO

RETRATO DO EMPREENDEDOR DO VAREJO RETRATO DO EMPREENDEDOR DO VAREJO Estudo encomendado pelo SPC Brasil e realizado pela Universiade Federal de Minas Gerais (UFMG) O estudo levou em conta dados coletados em junho de 2012 junto a comerciantes

Leia mais

Questões utilizadas nas aulas de terça (15/10)

Questões utilizadas nas aulas de terça (15/10) Matemática Matemática financeira 3 os anos João/Blaidi out/13 Nome: Nº: Turma: Questões utilizadas nas aulas de terça (15/10) 1. (Fgv 013) Para o consumidor individual, a editora fez esta promoção na compra

Leia mais