Informações da Organização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informações da Organização"

Transcrição

1 Informações da Organização Nome: AEBAS - ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ: / Endereço: RUA PEDRO CUNHA Endereço Complemento: Numero: 1031 Bairro: ESTREITO Cidade: FLORIANÓPOLIS CEP: Telefone: (48) aebas@aebas.org Website: Descrição: A Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, denominada simplespente AEBAS, é uma sociedade civil, sem fins econômicos, com personalidade jurídica distinta de seus associados, os quais não respondem pelas obrigações por ela contraídas. A AEBAS tem por finalidade, o pleno exercício da assistência social e beneficente, como política social de prestação de serviços e benefícios que atendam as necessidades básicas à cidadania; o desenvolvimento de ações participativas e comunitárias; a atuação prioritariamente junto às comunidades vulneráveis; a atuação em projetos e programas voltados à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente. Tem como missão realizar e apoiar na Grande Florianópolis ações na área social, da educação e da saúde, fundamentadas nos princípios cristãos por meio de alianças estratégicas e de maneira reconhecidamente qualificada, transparente e sustentável, visando a construção de uma sociedade mais equânime.

2 A AEBAS atua em Florianópolis desde 1955, desenvolvendo projetos na área da assistência social, eduação e saúde. As ações desenvolvidas por meio de seus CAS - Centro de Assistência Social tem como público prioritário as comunidades em situação de vulnerabilidade social, que hoje abrigam na Grande Florianópolis um contingente populacional que cresca a cada ano e que sobrevive em condições de exclusão social. Em 2003, inicia-se o processo de descentralização dos atendimentos da AEBAS, inaugurando o CAS Frei Damião no município de Palhoça Em 2004 começam as atividades no CAS Prainha e o CAS Vila Santa Vitória. Já em 2005, inaugura-se o CAS Caieira do Saco dos Limões. Pela AEBAS, já passaram milhares de crianças e adolescentes, com as quais se desenvolveram projetos e oficinas voltados ao atendimento de suas necessidades e a garantia de seus direitos Todo trabalho teve, ao longo destes anos o desafio de gerar ações concretas que repercutam diretamente na melhoria das condições de vida das crianças, adolescentes e em consequência de suas famílias e comunidade Atualmente, desenvolvemos projetos sócioassistenciais e sócioeducativos voltados para artes, educação e pluralidade cultural. Dentre eles podemos citar os seguintes exemplos: Clube da Leitura:"Leitores da Liberdade", Projetos: "Cantando Nossa História: Resgate Cultural em Vozes e Flautas da Música Folclórica Infantil das Etnias Alemã, Italiana e Portuguesa - com a gravação de um CD; " RecriArte: A Arte em Mim - arte circense"; Passe Perfeito - atividades de esporte - futebol"; Saque para a Vida - atividades de esporte - voleibol"; Projeto: "Gentileza gera Gentileza"; "Sorrindo Sou Feliz"; Apoio Pedagógico - "Palavra Boa"; Apoio Pedagógico - "Mancala"; Projeto "De Chocolate o Amor é Feito"; "A Copa do Mundo é Nossa", entre outros. O Trabalho na AEBAS

3 A AEBAS desenvolve suas atividades pautadas no Planejamento do ano anterior utilizando-se dos quatro eixos de ações dos CAS. No Projeto de Acompanhamento Escolar, realizamos no início do ano, o levantamento da demanda a ser atendida e as dificuldades enfrentadas pelas nossas crianças e adolescentes no âmbito educacional, e que foram trabalhadas durante as atividades realizadas. Todos os dias, eles são recebidos de maneira criativa e alegre de forma com se sintam motivados para os trabalhos educativos do dia. Na rotina de atividades, desenvolve-se orientação nas tarefas escolares, incentivo a leitura, avaliação da escrita, ensino de outras línguas - como o inglês, reforço e orientação da língua portuguesa e matemática. Para o aprimoramento da leitura, temos em nossos quatro CAS? Centro de Assistência Social? o Clube do Livro: Leitores da Liberdade, que tem o objetivo de motivar e desenvolver a criatividade de nossas crianças e adolescentes. A partir do Projeto Ampliando Horizontes, buscamos proporcionar momentos de motivação para as crianças e adolescentes e suas famílias a buscarem uma transformação da realidade social da qual fazem parte, através da ampliação de seus horizontes, ao permitir refletir, estudar e conhecer outras vivências e outros espaços físicos, sociais e culturais. O intuito é de trazer à tona o despertar crítico-reflexivo, a curiosidade por novos saberes, o protagonismo social permitindo assim o crescimento mental, espiritual e emocional das crianças, adolescentes. Através da educação social, promovemos o acesso a diferentes eventos, como: palestras, cinemas, teatros, apresentação em concertos musicais, visitas a parques, museus, eventos comemorativos. No Projeto da Música, continuamos desenvolvendo ações da gravação do CD Cantando Nossa História, ao qual tem o objetivo de proporcionar às nossas crianças e adolescentes aprender a história e a cultura em vozes e flautas, a música folclórica infantil das etnias alemã, italiana e portuguesa. Com a música, podemos observar que se transforma em uma forte aliada para a construção e reconstrução da auto-estima, superação das defasagens no processo de ensino aprendizagem. O despertar de dons e talentos e o reconhecimento realizado através das apresentações realizadas em público tem contribuído para o valor pessoal e coletivo das crianças e adolescentes atendidos nos CAS? Centro de Assistência Social.

4 O Programa de Desenvolvimento Sociofamiliar e Comunitário focaliza o acompanhamento social das famílias das crianças e adolescentes atendidos nos núcleos de trabalho do CAS, tendo como proposta desenvolver com as mesmas ações e iniciativas que possibilitem a melhoria das condições de vida com objetivo de transformação social. A equipe do Serviço Social realiza encaminhamentos, entrevistas, reuniões, visitas domiciliares, acompanhamentos sociais e a articulação com a rede de atendimento social nos municípios de Florianópolis e Palhoça, com vistas a diminuir o círculo vicioso de exclusão social e aumentar o acesso de nossas famílias aos direitos sociais e uma vida digna e cidadã. A AEBAS tem em seus parceiros um grande apoio no trabalho voluntário que sem dúvida visa contribuir com suas ações para a transformação social e benefício da comunidade. Os voluntários que atuam nos CAS trazem experiências com o acesso de nossas crianças e adolescentes às artes plásticas, manuais? com a confecção de artesanatos, acesso às outras línguas? como o inglês, palestras com acadêmicos das universidades, oficina de violão, entre outros. Informações do Representante Nome: ABGAIL MACIEL CPF: Telefone: (48) Cargo: PRESIDENTE Informações do Projeto Nome do Projeto: A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA ANDROID NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O USO DO TABLET Bairro(s): Vila Santa Vitória (Agronômica), Prainha e Caieira do Saco dos Limões Valor Investimento ACIF (R$): Valor Total (R$):

5 Publico Alvo: Crianças de 06 a 11 anos, e Adolescentes de 12 a 15 anos Estimativa de Publico: 170 crianças e adolescentes Periodo: 18/08/2014 a 10/06/2015 Horario: 08:00-12:00 / 13:00-17:00 Apresentação: O Projeto denominado "A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA ANDROID NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O USO DO TABLET" propiciará pensar na possibilidade do uso da tecnologia, especialmente do Tablet e do Sistema Android, em atividade de apoio pedagógico (reforço escolar) nas atividades voltadas para a compreensão da matemática. A questão central nos estudos desenvolvidos no nosso projeto pode ser traduzida na seguinte pergunta: Como a tecnologia com o tablet/sistema android pode ampliar a aprendizagem em matemática? E, nesse mesmo sentido, cabe perguntar como a interação poderia se constituir em um elemento de fortalecimento da aprendizagem do educando e da educanda de 06 a 15 anos? Compreendendo a questão da barreira que há na ação do "apoio pedagógico / reforço escolar", principalmente há quem se destina, geralmente os sujeitos com dificuldade de aprendizagem, tem que se romper esse olhar estigmatizado. Nosso projeto tem como objetivo envolver 170 educandos(as) no atendimento ao Apoio Pedagógico / Reforço Escolar. Cabe ressaltar que todos(as) matriculados (as) na AEBAS serão convidados (as) para participar do Projeto, não havendo distinção entre os que compreendem pouco ou muito a disciplina de matemática. O propósito desta medida é a de que todas as crianças e adolescentes não percebam que se trata de um espaço dedicado aos educandos (as) com dificuldade em aprender a matemática, para que não se crie nenhum estigma em relação ao grupo. Sendo assim, o Projeto tem entre suas definições não destacas essa condição, propiciando um ambiente amigável com a disciplina enquanto lugar que oportuniza o aprendizado e a interação social entre os educandos e educandas.

6 Para isso, no decorrer dos encontros semanais do Projeto: "A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA ANDROID NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O USO DO TABLET", os educandos (as) realizarão exercício lúdicos e pedagógicos por meio de jogos educativos virtuais (como por exemplo: Mancala, Tangram, Gênius, Math Practice Flash Cards e etc), sendo eles aplicativos do sistema Android. Haverá também um cuidado para que as atividades propostas estejam relacionadas com o conteúdo do currículo formal para fortalecer a melhoria do rendimento escolar dos educandos (as) envolvidos no processo. Além disso, realizar-se-á auto-avaliações com questões objetivas e descritivas para os educandos(as), a fim de analisar a compreensão dos mesmos em relação à contribuição do Projeto para a apropriação do conhecimento. Justificativa: Este Projeto é fruto de uma proposta sócioeducativa, o qual propõe a utilização dos recursos tecnológicos com o ferramenta pedagógica a fim de melhorar o rendimento escolar de crianças e adolescentes, promovido pela AEBAS - Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social. O objetivo central é compreender como a interação e a mediação tecnológica oportunizam o processo ensino e aprendizagem de matemática com a utilização do tablet. O Projeto foi baseado no artigo científico com o mesmo título e com autoria da Sra Adriana Ferreira da Silva - Supervisão Pedagógica da AEBAS, e com a experiência com turmas do 5º ano em uma Escola Municipal de Santa Catarina. Para tanto, buscou-se reconhecer o papel das interações sociais como um agente de possibilidades e perspectivas contribuindo para superar dificuldades que fazem parte da educação formal. Nessa tarefa o tablet como produto cultural da vida contemporânea pode se tornar um instrumento mediador extremamente importante, na medida em que possibilita novas formas de fazer o trabalho pedagógico. Desta forma, sendo produto cultural de nossa época, não pode ser ignorado. Objetivo Geral: Oportunizar a prática de aprendizagem ligada à tecnologia como ferramenta pedagógica para crianças e adolescentes como estratégia sócioeducativa aos sujeitos residentes nas comunidades: Vila Santa Vitória (Agronômica), Prainha e Caieira do Saco dos Limões, com vistas ao desenvolvimento efetivo dos educandos (as) da AEBAS, com dificuldades de aprendizagem no ensino de matemática.

7 Contra Partida: A Logomarca da ACIF será afixada em: * Folderes da AEBAS; * Banners; * Eventos; * Anuários; Também será divulgada a logomarca em redes sociais (facebook, blog, site) e mailing list da AEBAS. Responsabilidade Social: Observação: A AEBAS trará como contrapartida para este Projeto: A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA ANDROID NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM O USO DO TABLET" um Educador Social de 40 horas, e a manutenção dos equipamentos Tablets.

8 Aproveitamos para informar também que a AEBAS, por meio de seu Grupo SOM DA VIDA, em seu aniversário de 59 anos de serviços prestados às comunidades vulneráveis da Grande Florianópolis, estará lançando em Agosto/2014, seu primeiro CD com o título "CANTANDO NOSSA HISTÓRIA: RESGATE CULTURAL EM VOZES E FLAUTAS, DA MÚSICA FOLCLÓRICA INFANTIL DAS ETNIAS ALEMÃ, ITALIANA E PORTUGUESA, iniciativa que vem acontecendo nas Oficinas de Música dos CAS / AEBAS desde 2011, e onde as crianças e adolescentes cantam músicas em alemão, italiano e portugues de Portugal. O projeto se justifica pela necessidade de registrar a caminhada e amadurecimento do ensino e aprendizagem da música nas Oficinas do Projeto Som da Vida do CAS / AEBAS. Ele marcará de forma significativa todo o trabalho e empenho da equipe de professores e acima de tudo, o protagonismo de crianças e adolescentes, culminando com a inclusão social e cultural das mesmas e em seu desenvolvimento integral. Categoria: Educação Objetivos Descrição Ações Resutados Esperados Orçamento Descrição Quantidade Valor Unitário Valor Total Tablet R$420,00 R$18.900,00 Valor Total: R$18.900,00

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: Associação Junior Achievement de Santa Catarina CNPJ: 01.852.526/0001-62 Endereço: Rua Camilo Silveira de Souza Endereço Complemento: Numero: 193 Bairro: Capoeiras Cidade:

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA LUZES CÂMERA AÇÃO FIA 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: Luzes Câmera Ação PROPONENTE: Associação Beneficente ABADEUS CNPJ: 83.852.764/0001-32 Endereço: Maria Salete de Oliveira, 422 Bairro:

Leia mais

Sua missão é "ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã".

Sua missão é ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã. ANOIII A ACM-RS A Associação Cristã de Moços do Rio Grande dos Sul foi fundada há mais de 110 anos e é uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais, sem fins

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: CENTRO CULTURAL ESCRAVA ANASTÁCIA CNPJ: 02.573.208/0001-25 Endereço: Rua Pref. Tolentino de Carvalho Endereço Complemento: Numero: 01 Bairro: Balneário Cidade: Florianópolis

Leia mais

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 Relatório Anual 2018 Estação Conhecimento de Marabá Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ECONÔMICO DE MARABÁ MODELO URBANO Quem somos A Estação Conhecimento de Marabá

Leia mais

EDITAL Nº01/ DO RESSARCIMENTO DAS DESPESAS DE TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DOS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES.

EDITAL Nº01/ DO RESSARCIMENTO DAS DESPESAS DE TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DOS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES. EDITAL Nº01/20018 SELEÇÃO PÚBLICA PARA COMPOSIÇÃO DE BANCO DE MEDIADORES E FACILITADORES DE APRENDIZAGEM DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE IVAÍ - PR. A Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: ASSOCIACAO DE MULHERES DE NEGOCIOS E PROFISSIONAIS DA GRANDE FLORIANOPOLIS? BPW FLORIANOPOLIS CNPJ: 00.885.218/0001-70 Endereço: Rua Irmã Bonavita Endereço Complemento:

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO (Art. 116 da Lei n 8.666/93) Serviço de Proteção Social Básica

PLANO DE TRABALHO (Art. 116 da Lei n 8.666/93) Serviço de Proteção Social Básica PLANO DE TRABALHO (Art. 116 da Lei n 8.666/93) Serviço de Proteção Social Básica I DADOS CADASTRAIS: Órgão / Entidade Proponente: Associação Amigos Do Projeto Guri CNPJ: 01.891.025/0001-95 Endereço: Av.

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores Relatório 2011 APRESENTAÇÃO Fundado em agosto de 1997, o Espaço Logos nasceu com o intuito de resgatar crianças em situação de risco pessoal e social. O cenário atual nos move em direção a novas iniciativas.

Leia mais

Aldeias Infantis SOS Brasil

Aldeias Infantis SOS Brasil 1) Dados organizacionais 1.1. Entidade Proponente Aldeias Infantis SOS Brasil 1.2. CNPJ 35.797.364/0002-00 1.3. Endereço Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 85, Jardim Débora, CEP. 08566-600 Poá/SP. Telefones

Leia mais

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação,

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação, APRESENTAÇÃO Uma sala de aula, independentemente do perfil de estudantes que a ocupa, representa um universo inesgotável de possibilidades de ensino. É possível que, por exemplo, assim como livros, pincéis

Leia mais

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,94 Fev 2016 Dez

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,94 Fev 2016 Dez PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ 2.512.733,94 Fev 2016 Dez 2016 Proponente: Ação Comunitária do Brasil - São Paulo

Leia mais

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788 Relatório de Atividades Mensal Esse relatório tem como objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas pela Instituição Recanto Infantil Tia, de acordo com o Projeto Biblioteca e Cidadania Ativa.

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de:

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de: Relatório Despertar 2017 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Sua missão é "ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã".

Sua missão é ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã. esporte social A ACM-RS A Associação Cristã de Moços do Rio Grande dos Sul foi fundada há mais de 110 anos e é uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais,

Leia mais

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de:

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2016 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DAS SENHORAS DE ENTRE RIOS CNPJ: / PROJEÇÃO Projeto Jovens em Ação. Projeto Projeção 2017/2018

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DAS SENHORAS DE ENTRE RIOS CNPJ: / PROJEÇÃO Projeto Jovens em Ação. Projeto Projeção 2017/2018 Projeto Projeção 2017/ 01 IDENTIFICAÇÃO ENTIDADE MANTENEDORA ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DAS ENDEREÇO: Av. Michael Moor, S/N CEP: 85139-400 TELEFONE: 3625-2283 / 3625 2053 EMAIL: projecao@abser.org.br

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça CCA Espaço da Comunidade I 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade

Leia mais

RelatórioSocial2017/1. PequenaCasa dacriança

RelatórioSocial2017/1. PequenaCasa dacriança RelatórioSocial2017/1 PequenaCasa dacriança PALAVRADAPRESIDENTE APequenaCasadaCriança,fundadaem15deagostode1956, vive uma história de 61 anos de amor e dedicação a uma comunidade.fundadapelairmãnelydesousacapuzzo,da

Leia mais

Relatório Anual. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga

Relatório Anual. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga Resumo da ONG No ano de 2012 atendemos: 78 crianças de 2 a 6 anos a maioria em período integral oferecendo-lhes alimentação, educação, saúde, lazer etc. 46 Idosos desenvolvendo atividades como: trabalhos

Leia mais

Visão. Missão. Valores. Interculturalidade Simplicidade Presença Solidariedade Amor ao Trabalho Espiritualidade Espírito de Família

Visão. Missão. Valores. Interculturalidade Simplicidade Presença Solidariedade Amor ao Trabalho Espiritualidade Espírito de Família Quem somos nós A Rede Marista de Solidariedade (RMS) é um conjunto de iniciativas, programas, projetos e ações desenvolvidas em todas as áreas do Grupo Marista, com foco na promoção e na defesa dos direitos

Leia mais

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa LBV Criança: Futuro no presente! Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV)

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE II AGUA ESPRAIADA. Rua nº Estrada do Tabuleiro Verde, 1.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE II AGUA ESPRAIADA. Rua nº Estrada do Tabuleiro Verde, 1. RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MÊS DE ABRIL A JUNHO - 2018 UNIDADE II AGUA ESPRAIADA I DADOS CADASTRAIS Dados Da Executora - Matriz Razão Social CNPJ 71.731.459/0001-03 Data de Fundação 14/08/1986

Leia mais

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR.

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. ANO. 2013 DO MUNICÍPIO DE GAVIÃO - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. Este documento foi assinado digitalmente por certificação

Leia mais

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE É sabido que através da prática esportiva, o indivíduo pode ser norteado a caminhos contrários a violência,

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: CERTI? Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras CNPJ: 78.626.363/0001-24 Endereço: Campus Universitário UFSC Endereço Complemento: Numero: Setor C Bairro:

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Projeto Educando para a Vida MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE I - TIJUCO PRETO

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Projeto Educando para a Vida MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE I - TIJUCO PRETO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Projeto Educando para a Vida MÊS DE ABRIL A JUNHO - 2018 UNIDADE I - TIJUCO PRETO I DADOS CADASTRAIS Dados Da Executora - Matriz Razão Social CNPJ 71.731.459/0001-03

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

Kellen Mariziele Simone Jaqueline Tatiane

Kellen Mariziele Simone Jaqueline Tatiane GUARUJÁ-ENSEADA Kellen 758.920 Mariziele 758.960 Simone 815.755 Jaqueline 815.773 Tatiane 817.061 CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é

Leia mais

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Abril 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Mundo do Trabalho O conhecimento sobre o mundo do

Leia mais

PEQUENA CASA DA CRIANÇA

PEQUENA CASA DA CRIANÇA PROJETO REDE EXTENSIVA DE APRENDIZAGEM ENTIDADE BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO MISSÃO VISÃO VALORES IMPACTO DIAGNÓSTICO DA REGIÃO Pequena Casa da Criança CNPJ: 92.852.953/0001-04 Registrada sob o nº 429

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2014 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR.

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. MARTINS, Mayara Lucia (Estágio I), e-mail: mayamartins1993@hotmail.com.

Leia mais

APOIO AO MENOR ESPERANÇA AME

APOIO AO MENOR ESPERANÇA AME 1. TÍTULO Atividade PARADA DE NATAL Um Reino Encantado e Cantatas de Natal RECURSO MUNICIPAL 2. IDENTIFICAÇÃO 2.1 ENTIDADE PROPONENTE Proponente: AME APOIOO AO MENOR : 57741100/0001-96 ESPERANÇA E.A: Estadual

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA OS BAMBAS DO SOL NASCENTE DE SALVADOR CNPJ: /

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA OS BAMBAS DO SOL NASCENTE DE SALVADOR CNPJ: / ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA OS BAMBAS DO SOL NASCENTE DE SALVADOR CNPJ: 05.544.365/0001-09 INTRODUÇÃO: O Projeto Sou Bamba na Capoeira nas Drogas dou Rasteira estimula, através da arte da capoeira,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 110/2017 ANEXO II PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

EspaCo Cultural ADAV., arte, educacao, ~ e cultura

EspaCo Cultural ADAV., arte, educacao, ~ e cultura EspaCo Cultural ADAV, arte, educacao, ~ e cultura o projeto O Espaço Cultural ADAV é uma parceria entre a Ponte entre Culturas e a ADAV - Associação Milton Campos para o Desenvolvimento de Talentos e

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ: 15.275.128.0001/35 ENDEREÇO: RUA SÃO NICOLAU Nº79 CIDADE: NOVA CANDELÁRIA/RS CEP: 98.919-000 DDD/TELEFONE: 55 3616 6331

Leia mais

PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL

PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL ISBN 978-85-7846-516-2 PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL Evandro Camargo Email: evandrocamargo6@yahoo.com.br Danielle Nunes Lopes Email:

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

Resumo da ONG. Foco de Atuacão. Público que Atende. Missão. Instituto Ilhas do Brasil. Governança - Diretoria. Relatório Anual

Resumo da ONG. Foco de Atuacão. Público que Atende. Missão. Instituto Ilhas do Brasil. Governança - Diretoria. Relatório Anual Resumo da ONG Somos uma ONG sem fins lucrativos nascida na comunidade de pesca artesanal do Pântano do Sul, Florianópolis (SC) que busca estimular o envolvimento de comunidades ilhéus e costeiras em ações

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças;

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; INSTITUTO D. FRANCISCO GOMES O RELÓGIO 1º Ciclo PROJETO EDUCATIVO OBJETIVOS - Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; - Oferecer uma aprendizagem

Leia mais

CulturArtis. Proposta apresentada no âmbito da Edição de 2017 do Orçamento Participativo de Guimarães para a Área da Cultura.

CulturArtis. Proposta apresentada no âmbito da Edição de 2017 do Orçamento Participativo de Guimarães para a Área da Cultura. 2016 Proposta apresentada no âmbito da Edição de 2017 do Orçamento Participativo de Guimarães para a Área da Cultura. ÍNDICE 1) SÍNTESE DA PROPOSTA 2 2) ENQUADRAMENTO DA PROPOSTA 2 3) APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO. AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento

DOCUMENTO TÉCNICO. AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento DOCUMENTO TÉCNICO AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento Apresentação do pleito com a proposição da parceria. 2. Identificação da Entidade Proponente Nome da entidade: CNPJ da entidade:

Leia mais

Estudar aqui faz diferença!

Estudar aqui faz diferença! Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos. Contribui

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO

RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO OSC Executora: Centro Educacional de Apoio, Desenvolvimento Social e Cultura - CEADS Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Processo Termo de

Leia mais

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS.

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS. Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani significa PAI DE MUITAS ESTRELAS. O que é o PROGRAMA YACAMIM? Como iniciou o Projeto do PROGRAMA YACAMIM? Objetivo geral: Congregar ações, com

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

educando pelo esporte ano IV

educando pelo esporte ano IV educando pelo esporte ano IV Lei de Incentivo aoesporte Em funcionamento desde 2007, a Lei de Incentivo ao Esporte permite que você, empresário, associe sua marca a um projeto esportivo chancelado pelo

Leia mais

Há 53 anos transformando o futuro dos jovens. Quem Somos

Há 53 anos transformando o futuro dos jovens. Quem Somos Há 53 anos transformando o futuro dos jovens Quem Somos Fundado em 21 de agosto de 1962 por membros do Rotary Club Santo André, o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André é uma Entidade sem fins lucrativos

Leia mais

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GEORGIA STELLA RAMOS DO AMARAL CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO Santa Cruz do Sul 2009 Abrangência Comunidade escolar de uma determinada escola.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES. Ipezal/Angélica - MS DIADOS PAIS. Ipezal/Angélica MS

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES. Ipezal/Angélica - MS DIADOS PAIS. Ipezal/Angélica MS ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES Ipezal/Angélica - MS DIADOS PAIS Ipezal/Angélica MS Maio/2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES Ipezal/Angélica - MS GISLAYNE DE ARAUJO TEIXEIRA PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

Leia mais

CURRICULO CULTURAL DO CECOM

CURRICULO CULTURAL DO CECOM CURRICULO CULTURAL DO CECOM O CECOM - CENTRO COMUNITÁRIO DE BREJO SANTO é uma sociedade civil, organização não-governamental, filantrópica e sem fins lucrativos com abrangência em todo o município, sede

Leia mais

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSAO SOCIAL

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSAO SOCIAL ANEXO I A QUE SE REFERE O ART. 1º DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2012. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSAO SOCIAL ÁREA DE ATUAÇÃO: PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Conte-me e eu esquecerei; ensina-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu aprenderei Benjamim Franfklin O compromisso da ETEC Dona Escolástica Rosa é de contribuir para a formação

Leia mais

Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013

Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013 Planejamento Estratégico Ouvidoria Geral 2012/2013 Fortaleza Março/ 2012 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SETOR 1.1.Ouvidoria Geral 2. PROPONENTE: 2.1. Ana Virginia Ferreira Carmo 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS A

Leia mais

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional ESCOLA NO AR Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional Quem somos? A Escola no Ar é uma empresa que atua em gestão, inovação e tecnologia educacional, que oferta à sua instituição de ensino, por meio de

Leia mais

PROJETO ATLETAS DO CONHECIMENTO Sumário Executivo

PROJETO ATLETAS DO CONHECIMENTO Sumário Executivo 1 Apresentação: Considerando que o Complexo de Manguinhos é uma área da cidade do Rio de Janeiro, situada na Região da Leopoldina, com aproximadamente 40.000 moradores, distribuídos entre as seguintes

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma Resumo da ONG Os projetos do Centro Social têm como fundamento e importância o desenvolvimento de ações no campo da prevenção. Nossa atuação é orientada no sentido de promover a articulação entre as famílias

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: CENTRO CULTURAL ESCRAVA ANASTÁCIA CNPJ: 02.573.208/0001-25 Endereço: Rua Prefeito Tolentino de Carvalho Numero: 01 Complemento: Bairro: Estreito Cidade: Florianópolis CEP:

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Instituto Direito e Cidadania Projeto Cultura da Mediação na Escola

Instituto Direito e Cidadania Projeto Cultura da Mediação na Escola Instituto Direito e Cidadania Projeto Cultura da Mediação na Escola Presidente Tancredo Neves - Bahia Agosto de 2018 1 1. Ficha de Identificação Nome do Projeto Projeto Cultura da Mediação na Escola Instituição

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS, CURSOS E WORKSHOPS PARA O CENTRO DA JUVENTUDE DE ALVORADA PROGRAMA DE OPORTUNIDADES E DIREITOS TERMO DE COLABORAÇÃO N. 156/2017 A Associação Afro-Cultural

Leia mais

Parceiros institucionais: ESEN TA :

Parceiros institucionais: ESEN TA : Parceiros institucionais: A PR A PR ESEN TA : TA : A IHN Instituição do Homem Novo Com 10 anos de história a Instituição do Homem Novo (IHN) é uma organização sem fins lucrativos cuja finalidade é atender

Leia mais

ECB ESPORTE CLUBE BRASILEIRINHO

ECB ESPORTE CLUBE BRASILEIRINHO PLANO DE AÇÃO ANUAL 2017 1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE: Nome/ Razão Social: Esporte Clube Brasileirinho Atividade Principal: Endereço Rua Felipe Pereira, nº341, bairro Ouro Preto, CEP:26275-010 Cidade/

Leia mais

É A BASE DA SOCIEDADE

É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Pr. Rubens de Castro SOMOS UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) SEM FINS LUCRATIVOS QUE ATUA

Leia mais

Anexo I da Resolução nº 004 de 11 de Março de 2015 PLANO DE AÇÃO

Anexo I da Resolução nº 004 de 11 de Março de 2015 PLANO DE AÇÃO Anexo I da Resolução nº 004 de 11 de Março de 2015 PLANO DE AÇÃO - 2016 1. IDENTIFICAÇÃO UNIDADE EXECUTORA Unidade Executora/Razão Social Núcleo Criança de Valor Endereço Rua Guimarães Rosa, 528 Cidade

Leia mais

1. Identificação do Projeto 2. Identificação do Proponente 2.1. Dados 3. Caracterização do Problema e Justificativa

1. Identificação do Projeto 2. Identificação do Proponente 2.1. Dados 3. Caracterização do Problema e Justificativa 1. Identificação do Projeto Título do projeto: Implantação do Centro Artístico e Cultural Local: Caçapava do Sul - RS Data: 10/12/2016 Duração: 6 meses Início previsto: 10/06/2016 2. Identificação do Proponente

Leia mais

InfoReggae. nº 104. Oficinas do AfroReggae

InfoReggae. nº 104. Oficinas do AfroReggae InfoReggae nº 104 Oficinas do AfroReggae Apresentação No dia 21 de janeiro de 2016, o Grupo Cultural AfroReggae completou 23 anos. Ao longo de mais de duas décadas, muita história foi construída: nossos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. DA 1 / 14 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM EDITAL N.º 01/2011, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Cargo 01 PROFESSOR LICENCIADO PLENO PEDAGOGIA MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Leia mais

III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia

III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia A Fundação Negro Amor - FNA é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2008, e tem como eixo prioritário de ação a Educação. Esta opção advém

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 CONCURSOPÚBLICON.º01/2011DASECRETARIAMUNICIPALDEEDUCAÇÃO SEMEC 1 / 15 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011. ANEXO 03 INFORMAÇÕES DOS CARGOS Cargo 01 PROFESSOR LICENCIADO PLENO PEDAGOGIA

Leia mais

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,25 Jan 2017 Dez

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,25 Jan 2017 Dez PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ 3.142.841,25 Jan 2017 Dez 2017 Proponente: Ação Comunitária do Brasil - São Paulo

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

PREVENÇÃO NAS ESCOLAS PREVENÇÃO NAS ESCOLAS PREVENÇÃO NAS ESCOLAS Diga Sim à Vida a Turma da Mônica na Prevenção do Uso de Drogas Parceria: SENAD/MEC/FIOCRUZ 2º ao 5º ano Ensino Fundamental Escolas da Rede Pública Público-Alvo:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do Projeto: Agatha Esportes de Areia Proponente: Associação Agatha Vôlei de Praia AAVP Lei Federal

Leia mais

NOVO PROGRAMA. Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL

NOVO PROGRAMA. Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL NOVO PROGRAMA Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL 2014-2018 1 PETROBRAS Fundada em 1953, a partir de uma campanha popular O petróleo é nosso. Empresa integrada de energia Sociedade anônima de capital aberto

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

informar para prevenir

informar para prevenir PROJETO PRIMEIRO PASSO informar para prevenir "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. PAULO FREIRE ALGUNS DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO MUNDO. A Organização

Leia mais

Diretora do Sesc/Sergipe reúne-se com a equipe do Caravana da Esperança

Diretora do Sesc/Sergipe reúne-se com a equipe do Caravana da Esperança Diretora do Sesc/Sergipe reúne-se com a equipe do Caravana da Esperança A diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, reuniu-se na manhã de hoje, 05/02, com os professores e estagiários que irão atuar

Leia mais

Livro Arte Despertar: segunda década 2017

Livro Arte Despertar: segunda década 2017 Livro Arte Despertar: segunda década 2017 Apresentação Em 2017, a Arte Despertar completará 20 anos de atuação nas áreas de saúde e educação. Nessas duas décadas teve a oportunidade de desenvolver cerca

Leia mais

Relatório Anual. Instituto Arte,Cidadania,Educação,Saúde,Solidariedade

Relatório Anual. Instituto Arte,Cidadania,Educação,Saúde,Solidariedade Resumo da ONG O ACESSO é uma instituição de direito privado e utilidade pública,localizada no bairro da Aerolândia, periferia de Fortaleza -CE ; começou suas atividades em 2008 com a implantação da Biblioteca

Leia mais

INSTITUTO EDSON ROYER

INSTITUTO EDSON ROYER SOBRE O INSTITUTO EDSON ROYER O IER oficializado em 2009 em Novo Progresso - PA surgiu em função de uma realidade social relacionada às nossas crianças, adolescentes e jovens vítimas da violência, vulneráveis

Leia mais