Capítulo IX- Reino Plantae ou Metaphyta. Características gerais:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo IX- Reino Plantae ou Metaphyta. Características gerais:"

Transcrição

1 Capítulo IX- Reino Plantae ou Metaphyta Características gerais: As plantas apresentam uma tendência evolutiva de se tornarem cada vez mais independentes da água para reprodução, sendo que as estruturas reprodutivas estão cada vez mais especializadas. Abaixo estão listadas algumas características desse reino: Eucariontes, pluricelulares; Apresentam organização tecidual (são mais complexas que as algas multicelulares); Autótrofas fotossintetizantes; Clorofila organizada em cloroplastos; Armazenam amido como reserva energética; No ciclo reprodutivo ocorre alternância de gerações (metagênese). Diversidade Os musgos, as samambaias, os pinheiros e as laranjeiras, entre outros, são do reino Plantae (ou Metaphyta), caracterizando-se por apresentar células com carioteca, parede celular (membrana esquelética ou celulósica), cloroplastos e outras características listadas acima. Esse reino divide-se em quatro grupos: - Briófitas; - Pteridófitas; - Gimnospermas; - Angiospermas. Características evolutivas das plantas Note que as plantas apresentam um ancestral comum com as algas verdes (clorofíceas).

2 Ciclo reprodutivo das plantas Meiose Briófitas Criptógamas (não apresentam flores); Avasculares; Assifonógamas (não apresentam tubo polínico); Não apresentam sementes e frutos; Apresentam caulóide, filóide e rizóide (são talófitas, ou seja, não apresentam raiz caule e folhas verdadeiras); Dependem da água para a fecundação; Gametófito duradouro.

3 Estrutura básica A Esporófito (2n): produz esporos; B Gametófito (n): produz gametas. Ciclo Reprodutivo de um Musgo Em seu ciclo reprodutivo (metagênese ou alternância de geração ocorre tanto reprodução assexuada quanto sexuada) as briófitas passam por duas fases: 1 a fase- Esporófito: Assexuado e diplóide (2n). Porção diplóide do musgo que produz esporos por meiose (meiose espórica ou intermediária). O esporófito está presente apenas em uma fase da vida do musgo (fase transitória). Essa estrutura é dependente do gametófito. 2 a fase- Gametófito: Sexuado e haplóide (n). Nessa fase o gametófito forma os gametângios que são os órgãos produtores dos gametas. a) Anterídio: nome do gametângio masculino produz o gameta masculino (anterozóide); b) Arquegônio: nome do gametângio feminino produz o gameta feminino (oosfera) Em ambiente favorável os esporos germinam e formam os gametófitos masculinos e femininos. Por meio de gotículas de água que caem sobre o anterídeo ocorre liberação dos anterozóides que caem e nadam no interior do arquegônio até a fecundação da oosfera (fecundação dependente de água) formando o zigoto (2n) em cima do gametófito feminino. O desenvolvimento desse zigoto forma o esporófito (2n). O esporófito maduro libera esporos que iram originar outros gametófitos fechando o ciclo.

4 Pteridófitas O grupo das pteridófitas compreende as samambaias, avencas, xaxins, samambaiaçus, cavalinhas, licopódios e selaginelas. É o primeiro grupo a apresentar sistema de vasos condutores (traqueófitas ou vasculares) o que garante maior porte em relação as briófitas. Características gerais: Apresentam raiz, caule e folhas verdadeiras (cormófitas); Criptógamas; Traqueófitas; Assifonógamas; Não apresentam semente e frutos; Dependem da água para a fecundação; Esporófito duradouro. Estrutura Corporal Ciclo Reprodutivo das samambaias Esporófito (2n) Gametófito (n) Prótalo

5 Nas Pteridófitas o esporófito representa a fase mais complexa e duradoura, enquanto o gametófito a fase mais curta. Na folha aparecem os esporófitos em inúmeros pontos escuros chamados soros (conjunto de esporângios). No interior dos esporângios, ocorre a produção de esporos haplóides (meiose espórica). Esses esporos são liberados e após germinação formam uma estrutura laminar com formato de coração chamado de prótalo. No prótalo encontram-se tanto o gametófito masculino quanto o feminino. Por meio do batimento dos flagelos os anterozóides deixam os anterídeos e em meio líquido penetram no arquegônio promovendo a fecundação da oosfera e formando o zigoto (2n). O zigoto se desenvolve e forma um novo esporófito completando o ciclo. OBS.: durante o desenvolvimento do esporófito ocorre a degeneração do gametófito. Gimnospermas (pinheiros) Inclui os pinheiros, araucárias (pinheiro-do-paraná), sequóias, ciprestes, cycas, Ginkgo biloba, etc.. O nome gimnosperma refere-se ao fato da semente não apresentar a proteção de um fruto (gymno=nua, sperma = semente). Características gerais: Raiz, caule e folhas verdadeiras (cormófitas); Apresentam grande porte; Traqueófitas; Abundantes em regiões de clima temperado e frio; Apresentam flores (fanerógamas); Sifonógamas (formam tubo polínico) que permite independência de água para a fecundação; Apresentam sementes (espermatófitas); Não apresentam frutos; Esporófito duradouro e gametófito temporário.

6 Exemplos: (sequóia, cycas e pinheiros) Estrutura da flor (chamada de estróbilo ou cone coníferas) de Gimnospermas

7 Semente de Gimnosperma (pinhão) Ciclo Reprodutivo Os estróbilos são as estruturas reprodutoras das gimnospermas. Correspondem a um ramo fértil, responsável pela produção dos esporos. Existem dois tipos de estróbilos: os que produzem esporos femininos (megásporos) e os que produzem esporos masculinos (micrósporos). O estróbilo feminino é chamado megastróbilo e o masculino microstróbilo. Algumas espécies apresentam árvores só com estróbilos masculinos e árvores com estróbilos femininos (dióicas), mas na maioria das espécies ambos são encontrados na mesma árvore (monóicas). Quando os estróbilos masculinos se abrem eles liberam os grãos-de-pólen que são levados pelo vento até o estróbilo feminino. Depois da polinização, os gametas masculinos atingem o gameta feminino deslizando pelo interior do tubo polínico. Da fecundação resulta a semente, que irá germinar produzindo uma nova planta.

8 OBS.: A fecundação é simples (ocorre apenas uma), formando uma semente com tegumento (2n), embrião (2n) e endosperma primário (n). Angiosperma Compreendem a maioria das plantas que conhecemos ex.: Eucalipto, gramíneas, orquídeas, cactos, laranjeira, abacateiro, etc... Características Gerais Fanerógamas; Traqueófitas; Cormófitas; Sifonógamas; Espermatófitas; Apresentam frutos.

9 Esquema de uma flor completa de Angiospermas As flores atraem devido à cor, formato, cheiro ou atrativos alimentares (néctar). Isso permite uma eficiência maior na polinização sendo, portanto, um grande ganho evolutivo. Geralmente, as plantas que atraem animais diurnos apresentam flores vistosas. Já as plantas que atraem animais noturnos apresentam flores menores, pouco coloridas e com grande liberação de odores. Nas anteras ocorre a produção dos grãos de polens e no ovário encontraremos o óvulo. A fecundação do óvulo gera a semente e a hipertrofia do ovário gera o fruto verdadeiro. OBS.: Vocabulário botânico Estame: antera+filete; Carpelo ou pistilo: estigma+estilete+ovário; Corola: conjunto de pétalas; Cálice: conjunto de sépalas; Androceu: conjunto de estames; Gineceu: conjunto de carpelos Polinização Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas ou seja: (grãos de pólen) que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino estigma de outra flor, ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo em que o gameta masculino pode alcançar e fecundar o gameta feminino. A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais. Os tipos gerais de polinização são os seguintes: Anemofilia: através do vento; Entomofilia: polinização através de insetos; Ornitofilia: polinização feita por aves; Hidrofilia: através da água; Artificial: através de técnicas de manipulação humana; Quiropterofilia:polinização feita por morcegos;

10 Pode haver também a auto-polinização, quando uma flor recebe seu próprio pólen. Em muitos casos, a flor possui mecanismos que rejeitam o pólen produzido em suas anteras, o que assegura a reprodução sexuada, ou seja, que haja intercâmbio de genes com outros indivíduos da espécie. No entanto, indivíduos de algumas espécies não apresentam esses mecanismos, e aproveitam-se de seu próprio pólen para produzir sementes e garantir a estabilidade de sua população. OBS.: Entre as Gimnospermas a polinização é quase sempre anemófila. Especula-se que isso seja conseqüência do momento em que estas plantas evoluíram, quando não haviam insetos especializados na coleta de pólen. A pequena variedade de meios de polinização neste grupo reflete-se na pouca variação morfológica de suas estruturas reprodutivas Ciclo Reprodutivo A fecundação das angiospermas é dupla formando uma semente com tegumento (2n), embrião (2n) e endosperma secundário (3n) diferente das gimnospermas. Classificação As angiospermas são classificadas em duas classes: Monocotiledôneas (milho, gramíneas, palmeiras, orquídeas) e Dicotiledôneas (mamona, feijão, ervilha, goiaba).

11 Frutos É um órgão reprodutivo resultante da hipertrofia do ovário floral. Tem como funções: proteger e muitas vezes participar do processo de dispersão das sementes. Pseudofruto

12 Resultante da hipertrofia de outra peça floral, como por exemplo: receptáculo ou pedúnculo floral. Exemplos: morango (hipertrofia do receptáculo floral) e caju (hipertrofia do pedúnculo floral). Fruto Partenocárpico São frutos nos quais ocorre a hipertrofia de uma peça floral sem que tenha ocorrido a fecundação do óvulo (a fecundação do óvulo origina uma semente), ou seja, são frutos sem semente. Exemplos: banana e limão sem semente. Órgão Vegetativos Os órgão envolvidos diretamente com a sobrevivência das plantas são chamados de vegetativos. Os principais órgãos vegetativos são: raiz, caule e folha. 1- Raízes Apresentam diversas funções como: Fixação da planta; Absorção de água e nutrientes minerais;

13 Podem promover reserva de nutrientes. Estrutura da raiz Tipos de raízes Tabulares; Haustórias ou sugadoras (raízes de plantas parasitas como o cipó-chumbo e ervade-passarinho); Pneumatóforas ou respiradoras (comum em manguezais); Adventícias (suporte para sustentação da planta, comum em plantas de médio porte que crescem em regiões alagadas ou à beira dos rios); Tuberosas (armazenam amido). Raízes tabulares Raízes haustórias

14 Raízes pneumatóforas Raízes adventícias Raízes tuberosas 2- Caule Permitem a comunicação das raízes às partes aéreas da planta. Geralmente são aéreos. Estrutura básica do caule

15 Tipos de Caule O caule pode ser dividido em duas categorias: Aéreos: tronco, estipe, colmo, haste, cladódio. Subterrâneos: rizoma, bulbo, tubérculo. Tronco: caule bastante resistente, do tipo lenhoso. Exemplo: laranjeira, abacateiro. Estipe: é um caule que não apresenta ramificações, sendo que suas folhas encontramse apenas na extremidade superior da planta. Exemplo: palmeira, coqueiro. Colmo: é o caule típico de bambu (neste caso oco) e da cana-de-açucar (maciço). Os nós e entre-nós encontram-se evidentes. Haste: é um tipo de caule mais flexível e de coloração verde. Exemplo: salsa, cravo.

16 Cladódio: Caule responsável pela fotossíntese. Típico de cactáceos. Rizoma: caule subterrâneo que apresenta várias ramificações. Dele partem as partes aéreas como as folhas. Exemplo: bananeira, samambaia, gengibre. Bulbo: apresenta uma região caulinar revestida por folhas modificadas. Exemplo: cebola, lírio, alho. Tubérculo: caule subterrâneo envolvido com o armazenamento de reservas energéticas como o amido. Exemplo: batata-inglesa, cara. 3- Folha São órgãos clorofilados e geralmente apresentam uma estrutura laminar. Este órgão pode apresentar adaptações de acordo com a pressão ambiental. Exemplo: espinhos e pêlos.

17 A folha apresenta funções básicas como fotossíntese e está diretamente relacionada com a transpiração. Estrutura básica Uma folha simples completa apresenta a bainha (que é uma dilatação encontrada no ponto de inserção com o caule), um pecíolo (envolvido com a fixação da folha ao caule) e o limbo (lâmina foliar, constituído de uma porção superior e inferior). Adaptação foliar Gavinhas: folhas adaptadas que promovem a fixação da planta a um suporte. Exemplo: ervilha, maracujazeiro. Espinhos: folhas que apresentam uma grossa cutícula cerosa que evita a perda de água por transpiração. Comum em plantas que vivem em clima seco. Exemplo: cactos Brácteas: estruturas envolvidas com a atração de insetos e pássaros. Encontra-se presente na base de algumas flores. Exemplo: bico-de-papagaio.

18 Catafilos: folhas reduzidas envolvidas com a proteção de gemas dormentes. Podem atuar como órgãos de reserva. Exemplo: cebola.

Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam gametas (n). Zigoto diplóide (2n) faz mitose e forma o indivíduo esporófito, que por meiose forma os

Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam gametas (n). Zigoto diplóide (2n) faz mitose e forma o indivíduo esporófito, que por meiose forma os REINO VEGETAL Organismos eucariontes, pluricelulares, autótrofos e fotossintetizantes. Todas as plantas apresentam alternância de gerações em seu ciclo de vida. Indivíduos haplóides (n) gametófitos formam

Leia mais

27/03/2018. Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b;

27/03/2018. Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b; Diversidade de plantas Eucariontes; Multicelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos : clorofila a e b; Adaptações ao ambiente terrestre Epiderme cutícula (cera) Embrião protegido; 1 2 Metagênese

Leia mais

Aula Multimídia. Prof. David Silveira

Aula Multimídia. Prof. David Silveira Aula Multimídia Prof. David Silveira Quais são os representantes do reino vegetal? Talófitas Ou Vegetais inferiores Algas Pluricelulares Clorofíceas ou algas verdes Rodofíceas ou algas vermelhas Feofíceas

Leia mais

BOTÂNICA REINO PLANTAE (EMBRIÓFITAS)

BOTÂNICA REINO PLANTAE (EMBRIÓFITAS) BOTÂNICA REINO PLANTAE (EMBRIÓFITAS) Eucariontes multicelulares; São autotróficos fotossintetizantes; Possuem reserva energética na forma de amido; Suas células possuem parede celular (celulósica), cloroplastos

Leia mais

musgos hepáticas Briófitas musgos musgos

musgos hepáticas Briófitas musgos musgos Briófitas musgos hepáticas Briófitas musgos musgos líquens (algas e fungos) musgos musgos hepáticas musgos samambaias (pteridófitas) Foram as primeiras plantas que ocuparam o ambiente terrestre. Vivem

Leia mais

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae

Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae Quais são os representantes do reino vegetal? Talófitas Ou Vegetais inferiores Algas Pluricelulares Clorofíceas ou algas verdes Rodofíceas ou algas vermelhas Feofíceas

Leia mais

Capítulo 16. Briófitas e Pteridófitas

Capítulo 16. Briófitas e Pteridófitas Capítulo 16 Briófitas e Pteridófitas Primeiras plantas terrestres As primeiras plantas terrestres surgiram das algas verdes, por evolução. As Briófitas (musgos) e as pteridófitas (samambaias) evoluíram

Leia mais

Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 5 Briófitas, Pteridófitas e Gimnospermas. P R O F a. L U C I N H A

Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 5 Briófitas, Pteridófitas e Gimnospermas. P R O F a. L U C I N H A Reino Plantae ou Metaphyta Cap. 5 Briófitas, Pteridófitas e Gimnospermas P R O F a. L U C I N H A Características gerais e importância das plantas Eucariontes (têm membrana nuclear). Pluricelulares (têm

Leia mais

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram?

A Diversidade de Plantas. Como as plantas evoluíram? A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? Briófitas Características: Apresentam rizóides, caulóides e filóides. Vivem em locais úmidos e sombreados. Não possuem vasos

Leia mais

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos (também chamados de cloroplastos). Cloroplastos

Leia mais

CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA. 3ª. SÉRIE C e D. Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS

CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA. 3ª. SÉRIE C e D. Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS CORREÇÃO ATIVIDADE BIOLOGIA 3ª. SÉRIE C e D Tema: REINO PLANTAE - VEGETAIS 1 Que características definem um representante do Reino Vegetal? Quem foram seus ancestrais? Que papéis biológicos essenciais

Leia mais

GIMNOSPERMAS Fanerógamas (órgãos sexuais visíveis) sequoias, pinheiros e ciprestes

GIMNOSPERMAS Fanerógamas (órgãos sexuais visíveis) sequoias, pinheiros e ciprestes GIMNOSPERMAS Fanerógamas (órgãos sexuais visíveis) sequoias, pinheiros e ciprestes. HABITAT São plantas terrestres; São de regiões áridas, desertos até locais com neve; Maiores árvores do nosso planeta;

Leia mais

GIMNOSPERMAS CARACTERÍSTICAS

GIMNOSPERMAS CARACTERÍSTICAS GIMNOSPERMAS CARACTERÍSTICAS vegetais fanerógamas, espermatófitas, embriófitas, sifonógamas e vasculares ou traqueófitas; que se caracterizam por apresentarem sementes nuas, ou seja, não possuem frutos.

Leia mais

Reino Plantae. Características Gerais :

Reino Plantae. Características Gerais : Reino Plantae Reino Plantae Características Gerais : EUCARIONTES; PLURICELULARES; AUTÓTROFOS; FOTOSSINTETIZANTES; PRESENÇA DE SEIVA (BRUTA E ELABORADA); PRESENÇA DE PAREDE CELULAR (CELULOSE), COLOROPLASTOS

Leia mais

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS Nas classificações mais antigas as algas eram classificadas como plantas. Todas as plantas são: Organismos eucarióticos Autotróficos

Leia mais

18/04/2017. Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); FLOR

18/04/2017. Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); FLOR Cerca de 235 mil espécies; Fanerógamas; Angiospermas Espermatófitas; Novidades: flores e sementes (óvulo) protegidas por frutos (ovário); 1 2 Vasculares ou traqueófitas; Independe de água para a reprodução:

Leia mais

ANGIOSPERMAS. Professor Fernando Stuchi

ANGIOSPERMAS. Professor Fernando Stuchi ANGIOSPERMAS Professor Fernando Stuchi Características Gerais Grupo diversificado, com representantes de diversos tamanhos e complexibilidades; Vasculares (traqueófitas); Produzem flores (fanerógamos),

Leia mais

BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas

BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas BOTÂNICA PARTE II Ramo da biologia que estuda as plantas. Gimnospermas BOTÂNICA (Reino Plantae) Para pertencer ao grupo das plantas o organismo deve: Ter raiz, caule e folha; Ser autótrofo fotossintetizante

Leia mais

GIMNOSPERMAS. Relações filogenéticas BOTÂNICA. Prof. Gassem 02/04/2012. Embriófitas. Traqueófitas (plantas vasculares)

GIMNOSPERMAS. Relações filogenéticas BOTÂNICA. Prof. Gassem 02/04/2012. Embriófitas. Traqueófitas (plantas vasculares) BOTÂNICA GIMNOSPERMAS Prof. Gassem Relações filogenéticas Embriófitas Traqueófitas (plantas vasculares) Espermatófitas (plantas que produzem sementes Algas verdes (grupo externo) Briófitas Pteridófitas

Leia mais

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS DIVERSIDADE E REPRODUÇÃO DAS PLANTAS O REINO PLANTAE Por causa das plantas que os animais conseguiram, através de um ambiente convidativo, ocupar o ambiente terrestre. Nos captamos, mesmo que indiretamente,

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 12 Diversidade e reprodução das plantas

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 12 Diversidade e reprodução das plantas Plano de Aulas Biologia Módulo 12 Diversidade e reprodução das plantas Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 10 CAPÍTULO 1 1 a Nem todas as plantas têm flores e frutos (estruturas exclusivas

Leia mais

Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais -

Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais - Reino Plantae ou Metaphyta - Características Gerais - Pluricelulares e Eucariontes; Autótrofos (fotossíntese); Célula vegetal possui parede celular rica em celulose; Célula com cloroplastos (clorofila);

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Botânica (Reino Plantae ou Metaphyta) 1. Características Gerais Grupo monofilético; Eucariotos; Fotossintizantes; Substância de reserva; Parede celular. 2.

Leia mais

REINO PLANTAE. Biologia 2, Capítulo 1. Prof. João

REINO PLANTAE. Biologia 2, Capítulo 1. Prof. João REINO PLANTAE Biologia 2, Capítulo 1 Prof. João DIVISÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS O reino Plantae corresponde à todas as plantas e vegetais encontrados no mundo. Os representantes do reino podem ser reunidos

Leia mais

Introdução a botânica. O que é botânica?

Introdução a botânica. O que é botânica? VEGETAIS Introdução a botânica Theophrastus (370-285 a. C.), discípulo de Aristóteles, é considerado o Pai da Botânica, graças a sua obra Historia Plantarum, que classificou e descreveu cerca de 500 plantas

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE 7 O ANO EF CIÊNCIAS EXERCÍCIOS Thiago Judice EXERCÍCIOS PARA A PROVA 2º TRIMESTRE Esta lista de exercícios conta com um gabarito. Procure utilizá-la da seguinte forma: 1. Tente responder as perguntas com

Leia mais

Angiospermas. É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente.

Angiospermas. É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente. Angiospermas É o grupo de plantas que contêm o maior número de espécies, sendo caracterizado pela presença de fruto envolvendo a semente. Angiospermas Embriófitas Traqueófitas (plantas vasculares) Espermatófitas

Leia mais

Reino Plantae. Profª Carla Aquino

Reino Plantae. Profª Carla Aquino Com a conquista do meio terrestre pelas plantas, foi possível a chegada e permanência dos animais em diversos ambientes. Os animais dependem direta ou indiretamente das plantas para sua sobrevivência.

Leia mais

BOTÂNICA OU FITOLOGIA

BOTÂNICA OU FITOLOGIA BOTÂNICA REINO VEGETAL BOTÂNICA OU FITOLOGIA CONCEITO: Ciência biológica que estuda o Reino Plantae ou Vegetal ou Metaphyta. Reino Vegetal Características: Seres Eucariontes Autótrofos Pluricelulares Apresentam

Leia mais

REINO PLANTAE. Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza

REINO PLANTAE. Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza REINO PLANTAE Prof. Dra. Priscila Bezerra de Souza A Diversidade de Plantas Como as plantas evoluíram? Como classificar as plantas? O SUCESSO NO AMBIENTE TERRESTRE O reino Plantae engloba Briófitas, Pteridófitas,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Sirlene Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais:

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Sirlene e Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Reino Plantae. Angiospermas

Reino Plantae. Angiospermas Reino Plantae Angiospermas Angiospermas A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre

Leia mais

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação

Leia mais

25/08/2011. Biologia. Tema: Reino Plantae. Marcos Vinícius

25/08/2011. Biologia. Tema: Reino Plantae. Marcos Vinícius Biologia Tema: Reino Plantae 1) Características Gerais das plantas. O reino Plantae reúne as plantas(ou vegetais) organismos: Eucarióticos; Multicelulares; Autotróficos fotossintéticos. As células vegetais

Leia mais

Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas. estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes.

Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas. estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. Adaptações das plantas ao meio terrestre Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. É impossível imaginarmos

Leia mais

Eucariontes. Pluricelulares. Autótrofos. Realizam fotossíntese: base da vida

Eucariontes. Pluricelulares. Autótrofos. Realizam fotossíntese: base da vida Características Gerais Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Características Gerais Realizam fotossíntese: base da vida Fotossíntese realizada no interior dos plastos Onde se localizam a clorofila pigmento

Leia mais

Reino Vegetal. Natália A. Paludetto

Reino Vegetal. Natália A. Paludetto 0 Reino Vegetal Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Reino Vegetal Plantae ou Metaphyta Vegetais ( 500 milhões a.a.) coevolução todos os ambientes! Eucariontes,

Leia mais

Angiospermas. (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto

Angiospermas. (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto Angiospermas (Antófitas) Cap. 34 do Livro texto Angiospermas Mais de 300 mil espécies Sucesso na conquista do meio terrestre Único grupo que produz frutos Angio do grego aggeîon = vaso, urna A flor padrão

Leia mais

Raiz. Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva.

Raiz. Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva. Raiz Geralmente subterrânea, mas podem ser aquática e áreas. Função de sustentação, fixação da planta e absorção de água, sais minerais e seiva. A primeira raiz é a primária, a partir da radícula Partes

Leia mais

Biologia 2ª Série Resumo Reino Metafita

Biologia 2ª Série Resumo Reino Metafita Conquista do ambiente terrestre pelos Vegetais Surgimento de sistema de fixação e absorção de água pela raiz. Surgimento de sistema de sustentação com o advento da lignina, impermeabilizante e rígida.

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 74 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Capítulo 7 Gimnospermas

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO TALÓFITAS CRIPTÓGAMAS BRIÓFITAS PTERIDÓFITAS GIMNOSPERMAS FANERÓGAMAS ANGIOSPERMAS

CLASSIFICAÇÃO TALÓFITAS CRIPTÓGAMAS BRIÓFITAS PTERIDÓFITAS GIMNOSPERMAS FANERÓGAMAS ANGIOSPERMAS TALÓFITAS E BRIÓFITAS CLASSIFICAÇÃO TALÓFITAS CRIPTÓGAMAS BRIÓFITAS PTERIDÓFITAS FANERÓGAMAS GIMNOSPERMAS ANGIOSPERMAS Qual foi a seqüência evolutiva dos vegetais? Algas Verdes (1º) Briófitas (2º) Pteridófitas

Leia mais

REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS. Profa. Ms. Lilian Orvatti

REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS. Profa. Ms. Lilian Orvatti REINO PLANTAE BIOLOGIA DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS Profa. Ms. Lilian Orvatti CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS PLANTAS BRIOFITAS AVASCULAR TRAQUEOFITAS VASCULAR PTERIDOFITAS (SEM SEMENTES) ESPERMATOFITAS (COM

Leia mais

Evidências sugerem que as plantas evoluíram das algas verdes. Vantagens do ambiente terrestre sobre o aquático

Evidências sugerem que as plantas evoluíram das algas verdes. Vantagens do ambiente terrestre sobre o aquático INTRODUÇÃO Evidências sugerem que as plantas evoluíram das algas verdes. Vantagens do ambiente terrestre sobre o aquático O ar não oferece a mesma turbidez que a água. Não existia a competição por luz

Leia mais

FOLHA. Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese.

FOLHA. Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese. FOLHA Conceito: É um órgão laminar. Possui grande superfície. Dotado de clorofila. Função: realizar a fotossíntese. FOLHA Modificações de Folhas Algumas folhas podem se modificar, assumindo outras funções,

Leia mais

Eucariontes. Pluricelulares. Autótrofos. Realizam fotossíntese: base da vida

Eucariontes. Pluricelulares. Autótrofos. Realizam fotossíntese: base da vida Características Gerais Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Características Gerais Realizam fotossíntese: base da vida Fotossíntese realizada no interior dos plastos Onde se localizam a clorofila pigmento

Leia mais

BOTÂNICA ANGIOSPERMAS. Prof. Gassem ANGIOSPERMAS. Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos:

BOTÂNICA ANGIOSPERMAS. Prof. Gassem ANGIOSPERMAS. Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos: BOTÂNICA ANGIOSPERMAS Prof. Gassem ANGIOSPERMAS Grupo de plantas vasculares (traqueófitas) que apresentam sementes protegidas por frutos: do grego, angios (aggeîon) = vaso, urna; sperma = semente espermatófitas;

Leia mais

Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62B Biologia dos Organismos Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ementa: Origem da vida e classificação

Leia mais

Angiospermas. Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação

Angiospermas. Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação ANGIOSPERMAS Angiospermas Vasculares; Espermatófitas; Fanerógamas; Antófitas. NOVIDADES EVOLUTIVAS: flor, fruto e dupla fecundação Flor Folhas modificadas (peças florais) para a reprodução sexuada 1) Sépalas

Leia mais

Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo CONCEITOS GERAIS REPRODUÇÃO Phacus torta Reprodução SEXUADA

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 71 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Você

Leia mais

AS PARTES DE UMA ANGIOSPERMA

AS PARTES DE UMA ANGIOSPERMA AS PARTES DE UMA ANGIOSPERMA A flor padrão de uma angiosperma É um sistema de reprodução sexuada Reprodução Formada por folhas modificadas Sépalas: são folhas verdes, pequenas, para proteção do botão

Leia mais

BRIÓFITAS. Vegetal de transição do ambiente aquático para o terrestre. Desenvolvem-se em locais úmidos (higrófitas) e sombreados (Umbrófitas).

BRIÓFITAS. Vegetal de transição do ambiente aquático para o terrestre. Desenvolvem-se em locais úmidos (higrófitas) e sombreados (Umbrófitas). BRIÓFITAS CARACTERÍSTICAS Vegetal de transição do ambiente aquático para o terrestre. Desenvolvem-se em locais úmidos (higrófitas) e sombreados (Umbrófitas). Corpo formado basicamente por três partes -

Leia mais

Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Graduação em Engenharia Ambiental. Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Fonte: http://www.keweenawalgae.mtu.edu/index.htm DESTAQUE

Leia mais

Prof. Bruno Uchôa. Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida

Prof. Bruno Uchôa. Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida Prof. Bruno Uchôa Origem, cladogênese, Grupos e ciclos de vida BIODIVERSIDADE Introdução A vida teve origem no mar. Organismos autotróficos se diversificaram em ambientes marinhos. Por evolução e adaptação

Leia mais

Quais são os representantes do reino vegetal?

Quais são os representantes do reino vegetal? AULA 2 AS DIVISÕES DO REINO PLANTAE Apresentação Seqüência evolutiva das plantas Talófitas - algas Criptógamas - Briófitas e Fanerógamas - Gimnospermas e Angiospermas Anna Frida Hatsue Modro Reino vegetal

Leia mais

Ciências - 7 ano. Estudo Dirigido PROVA Aluna: Leticia Fernandes Sobral, 7 B. Prof. Roberto Oliver.

Ciências - 7 ano. Estudo Dirigido PROVA Aluna: Leticia Fernandes Sobral, 7 B. Prof. Roberto Oliver. Ciências - 7 ano Estudo Dirigido PROVA Aluna: Leticia Fernandes Sobral, 7 B. Prof. Roberto Oliver. Características gerais das plantas! A ciência que estuda e classifica as plantas é a Botânica; São pluricelulares

Leia mais

Reino Plantae 03/12/2013. Meio aquático. Meio Terrestre. Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas AMBIENTE TERRESTRE. O reino Plantae engloba:

Reino Plantae 03/12/2013. Meio aquático. Meio Terrestre. Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas AMBIENTE TERRESTRE. O reino Plantae engloba: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Reino Plantae AMBIENTE TERRESTRE O reino Plantae engloba: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

Leia mais

CONQUISTA DO AMBIENTE TERRESTRE:

CONQUISTA DO AMBIENTE TERRESTRE: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano PLANTAS Acredita-se que as plantas, assim como as algas verdes com quem compartilham características, tenham

Leia mais

Mankets!! Angiospermas

Mankets!! Angiospermas Mankets!! Angiospermas Mankets! Uma flor completa: 1. Pedúnculo. 2. Receptáculo. 3. Sépalas. 4. Pétalas. 5. Estames. 6. Carpelos ou pistilos. Angiospermas Mankets!! Angiospermas Mankets!! As sépalas são

Leia mais

Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos:

Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos: INTRODUÇÃO À BOTÂNICA CARACTERÍSTICAS GERAIS O Reino vegetal reúne as plantas ou vegetais, tais como, musgos, samambaias, pinheiros, árvores, arbustos, etc. São organismos eucariontes, multicelulares e

Leia mais

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%

Leia mais

Organismos Fotossintetizantes Comparando o ciclo de vida das plantas terrestres

Organismos Fotossintetizantes Comparando o ciclo de vida das plantas terrestres Texto Complementar Organismos Fotossintetizantes Comparando o ciclo de vida das plantas terrestres Autora: Suzana Ursi A seguir, apresentamos o esquema geral e ilustrações de ciclos de vida de um musgo,

Leia mais

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos.

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. 1) RAIZ: órgão vegetativo, normalmente subterrâneo e aclorofilado, que faz parte do eixo da planta. Exerce

Leia mais

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS Livro pág. 66 Leitura do Texto: A conquista do Ambiente Terrestre. Livro: Uma breve história do conhecimento Embora o homem represente 1% da Biomassa do Planeta, é provável

Leia mais

Reino Plantae 17/10/2014. Introdução. O reino Plantae engloba: Evolução das Plantas. Evolução das Plantas. Evolução das Plantas. Evolução das Plantas

Reino Plantae 17/10/2014. Introdução. O reino Plantae engloba: Evolução das Plantas. Evolução das Plantas. Evolução das Plantas. Evolução das Plantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA Introdução O reino Plantae engloba: Surgimento: meio aquático Profª Júlia Beatriz Pereira de Souza, DSc

Leia mais

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. Sistemas de Classificação

Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia. Sistemas de Classificação Anhanguera Educacional Centro Universitário Plínio Leite Faculdade de Ciências da Saúde Curso de Farmácia Sistemas de Classificação 1 DIVISÃO DO REINO VEGETAL Os vegetais são autótrofos fotossintetizantes,

Leia mais

Gimnospermas. Características

Gimnospermas. Características Gimnospermas Gimnospermas Características Foram, provavelmente as primeira plantas a terem sementes. Reprodução não depende mais diretamente da água. O embrião se desenvolve dentro de uma estrutura protetora.

Leia mais

COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES COLÉGIO SANTA RITA NOME Nº CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2º BIMESTRE 7º EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Prof. Ketter B. Lopes 1.O xaxim é um produto muito usado na fabricação de vasos e suportes para plantas. A sua

Leia mais

REINO PLANTAE (VEGETAIS)

REINO PLANTAE (VEGETAIS) REINO PLANTAE (VEGETAIS) Prof. Leonardo F. Stahnke ORIGEM Plantas tiveram origem no período Ordoviciano (485-443 m.a.), em ambiente aquático e, posteriormente, colonizaram o ambiente terrestre; Modificaram

Leia mais

Trabalho de Ciências 1 Seminário 3- Gimnospermas

Trabalho de Ciências 1 Seminário 3- Gimnospermas Trabalho de Ciências 1 Seminário 3- Gimnospermas Nome: Mário, Eduardo, Leonardo, Vinicius, Murilo e Rian Turma: 71 Assuntos obrigatórios: O que são as gimnospermas definição; Exemplos de gimnospermas;

Leia mais

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria.

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo ESPERMATÓFITAS SEMENTES ESTRÓBILOS (cones) FRUTOS

Leia mais

ÓRGÃOS VEGETAIS. Raízes:

ÓRGÃOS VEGETAIS. Raízes: ÓRGÃOS VEGETAIS Raiz: fixação no solo, absorção de água e sais minerais (seiva bruta); Caule: sustentação das partes aéreas, conexão entre a raiz e folhas (condução das seivas); Folha : Fotossíntese (seiva

Leia mais

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria.

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo ESPERMATÓFITAS SEMENTES ESTRÓBILOS (cones) FRUTOS

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 64 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Capítulo 6 Briófitas

Leia mais

11/09/2014 PTERIDÓFITAS. Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies;

11/09/2014 PTERIDÓFITAS. Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies; Samambaias e avencas; Cerca de 13 mil espécies; PTERIDÓFITAS Ambiente úmido, em solos, pedras e areia, por exemplo. Algumas são epífitas (vivem sobre o tronco de árvores e arbustos), outras, aquáticas

Leia mais

MATERIAL EXTRA DE CIÊNCIAS - 9º ANO - REINO PLANTAE

MATERIAL EXTRA DE CIÊNCIAS - 9º ANO - REINO PLANTAE MATERIAL EXTRA DE CIÊNCIAS - 9º ANO - REINO PLANTAE Reprodução das briófitas Para explicar como as briófitas se reproduzem, tomaremos como modelo o musgo mimoso. Observe o esquema abaixo. Os musgos verdes

Leia mais

setor 1401 Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS)

setor 1401 Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS) setor 1401 14010409 14010409-SP Aulas 17 a 19 REINO VEGETAL. ANGIOSPERMAS (ANTÓFITAS) 1. Classe formada por representantes de aspecto variado, desde minúsculas formas que lembram lentilhas até árvores

Leia mais

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria.

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo ESPERMATÓFITAS SEMENTES ESTRÓBILOS (cones) FRUTOS

Leia mais

Prof. Especialista Felipe de Lima Almeida

Prof. Especialista Felipe de Lima Almeida Prof. Especialista Felipe de Lima Almeida Características gerais das plantas Atualmente são conhecidas mais de 300 mil espécies de plantas; As plantas são organismos eucarióticos, multicelulares e autotróficos,

Leia mais

As Espermatófitas. Narjara Lopes de Abreu. Curso de Extensão: Instrumentação em Ciências Biológicas

As Espermatófitas. Narjara Lopes de Abreu. Curso de Extensão: Instrumentação em Ciências Biológicas Curso de Extensão: Instrumentação em Ciências Biológicas As Espermatófitas Narjara Lopes de Abreu (Mestranda do Programa de Pós Graduação em ecologia aplicada ao manejo e conservação de recursos naturais)

Leia mais

Pteridófitas. Filos Pterophyta (Pteridophyta) e Lycopodiophyta (Lycophyta) Professora Letícia

Pteridófitas. Filos Pterophyta (Pteridophyta) e Lycopodiophyta (Lycophyta) Professora Letícia Pteridófitas Filos Pterophyta (Pteridophyta) e Lycopodiophyta (Lycophyta) Professora Letícia Características Gerais Apresentam vasos condutores de seiva Traqueídes plantas traqueófitas. Xilema (seiva bruta)

Leia mais

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho

Angeion: urna; Sperma: semente. Raiz: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, rabanete. Caule: batata inglesa, cebola e alho ANGIOSPERMAS Angeion: urna; Sperma: semente Também são denominadas por antófitas (anthos = flor), espermáfitas, traqueófitas e fanerógamas É o grupo mais numeroso de todos os vegetais, com cerca de 90%

Leia mais

Multicelulares Eucariontes Autótrofos

Multicelulares Eucariontes Autótrofos Prof. Anderson Reino Plantae é composto por organismos: Multicelulares Eucariontes Autótrofos Existem mais de 400.000 espécies conhecidas. Reino Plantae Criptógamas (possuem espóros) Fanerógamas (possuem

Leia mais

Angiospermas. Presença de flor, semente e... fruto!

Angiospermas. Presença de flor, semente e... fruto! Angiospermas Presença de flor, semente e... fruto! Angiospermas EVOLUÇÃO DA REPRODUÇÃO NOS VEGETAIS Redução do Gametófito a partir das pteridófitas Independência da água para a reprodução a partir das

Leia mais

GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS

GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS GIMNOSPERMAS Características: São cormófitas, Vasculares, Fanerógamas, Espermatófitas Não formam frutos (semente nua) Terrestres (locais frios ou temperados) Polinização é realizada

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do mundo vegetal.

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: ALUNO(a): Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do mundo vegetal. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 3º ano ALUNO(a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) Numa comparação grosseira, as briófitas são consideradas os anfíbios do

Leia mais

Angiospermas. Prof. Fernando Belan Biologia Mais

Angiospermas. Prof. Fernando Belan Biologia Mais Angiospermas Prof. Fernando Belan Biologia Mais Angiospermas Novidades: Ovário (protege o óvulo) e Fruto (protege a semente). O fruto é o ovário desenvolvido após a fecundação. O óvulo fecundado forma

Leia mais

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Disciplina: BI62A - Biologia 2. Profa. Patrícia C. Lobo Faria. Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI62A - Biologia 2 Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Ciclo de vida e características reprodutivas das Angiospermas

Leia mais

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS

Reino Plantae. Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS Reino Plantae Reino Plantae Todos os seres incluídos no Reino Plantae são: EUCARIONTES PLURICELULARES AUTÓTROFOS A clorofila encontra-se dentro dos plastos Cloroplastos Cloroplasto Parede celular Representação

Leia mais

Aulas 8 e 9. Morfologia Vegetal (Evolução e padrões anatômicos e fisiológicosobservados nos seres vivos). Parte I: Raiz e Caule.

Aulas 8 e 9. Morfologia Vegetal (Evolução e padrões anatômicos e fisiológicosobservados nos seres vivos). Parte I: Raiz e Caule. Aulas 8 e 9 Morfologia Vegetal (Evolução e padrões anatômicos e fisiológicosobservados nos seres vivos). Parte I: Raiz e Caule. Raiz: fixação ao solo e absorção de água e sais minerais. Regiões Meristemática:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO REINO PLANTAE

CARACTERÍSTICAS DO REINO PLANTAE PTERIDÓFITAS CARACTERÍSTICAS DO REINO PLANTAE Seres pluricelulares Autótrofos (fotossintetizantes) Seres Eucariontes (Possuem núcleo organizados e organelas membranosas) Principais grupos: - ALGAS PLUCELULARES

Leia mais

Biologia Prof. Edgard Manfrim

Biologia Prof. Edgard Manfrim Criptógamas Briófitas / Hepáticas Pteridófitas Samambaias / Avencas Musgos Fanerógamas Gimnospermas / Sequóias Angiospermas frutíferas Pinheiros Plantas Briófitas hepáticas Biologia musgos Prof. Edgard

Leia mais

PLANTAS. A Botânica é o ramo da Biologia que estuda os organismos primariamente fotossintetizantes com diferenciação de tecidos: as plantas.

PLANTAS. A Botânica é o ramo da Biologia que estuda os organismos primariamente fotossintetizantes com diferenciação de tecidos: as plantas. RESUMÃO DE BIOLOGIA PLANTAS A Botânica é o ramo da Biologia que estuda os organismos primariamente fotossintetizantes com diferenciação de tecidos: as plantas. PLANTAS VS. ALGAS Acredita-se que as plantas

Leia mais

LISTA: BOTÂNICA-PTERIDÓFITAS BIOLOGIA-ANDERSON MOREIRA

LISTA: BOTÂNICA-PTERIDÓFITAS BIOLOGIA-ANDERSON MOREIRA 1. (Fuvest-SP) Um pesquisador que deseje estudar a divisão meiótica em samambaia deve utilizar em suas preparações microscópicas células de a) embrião recém-formado. b) rizoma da samambaia. c) soros da

Leia mais

REDUÇÃO DO GAMETÓFITO NAS PLANTAS

REDUÇÃO DO GAMETÓFITO NAS PLANTAS 1 REDUÇÃO DO GAMETÓFITO NAS PLANTAS Doutoranda MS Cláudia Inês da Silva Nos vegetais ocorrem duas formas básicas de reprodução: 1º. reprodução assexuada, onde unidades reprodutivas, provenientes de partes

Leia mais

Assim como animais, as plantas também possuem dois ciclos reprodutivos celulares: mitose e meiose.

Assim como animais, as plantas também possuem dois ciclos reprodutivos celulares: mitose e meiose. Reino plantae Assim como animais, as plantas também possuem dois ciclos reprodutivos celulares: mitose e meiose. Apresentam nutrição autotrófica. São diplobiontes, ou seja, possuem ciclos haploide e diploide.

Leia mais