Orçamento do Estado para 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orçamento do Estado para 2013"

Transcrição

1 Orçamento do Estado para 2013 No contexto de crise, as alterações à legislação fiscal no Orçamento de Estado (OE) para 2013, são disso o seu reflexo. Quer seja pelo aumento de impostos, redução dos benefícios fiscais ou introdução de normas que visam um maior combate à fraude e evasão fiscal, tudo converge no mesmo sentido. Por: Dr.ª Maria Mestra Dir. Assessoria Técnica Grupo NUCASE Para nós contabilistas, todas estas alterações implicam uma constante atualização e uma redobrada atenção, para os empresários a necessidade de um acompanhamento adequado por uma equipa técnica que consiga dar resposta e ajudar a enquadrar adequadamente a sua atividade aos normativos em vigor. Na NUCASE, estaremos sempre disponíveis para o ajudar e em conjunto estudarmos as melhores soluções. Se tem dúvidas não hesite. Pergunte ao seu contabilista. Analisaremos algumas das principais alterações, ou das mais correntes: IRS Imposto sobre as Pessoas Singulares Categoria A Trabalho dependente A atribuição de ajudas de custo só poderão ser possíveis para deslocações diárias que ultrapassem os 20 Km do domicilio, ou 50 Km no caso de dias sucessivos, ao invés dos atuais 5 Km e 20 Km, respetivamente. Categoria B Trabalho independente Os sujeitos passivos prestadores de serviços, enquadrados no regime simplificado de tributação, passam a ser tributados por 75% dos rendimentos, aumentando o valor tributado que agora era de 70 %. Taxas de retenção na fonte Categoria B As retenções na fonte das atividades de profissionais liberais previstas no art.º 151.º do código do IRS (normalmente designados por atividades a recibo verde) passam para 25% (atualmente 21,5%). Se é certo que este valor é apenas uma retenção na fonte que vai operar em posterior dedução ao IRS a pagar, também é uma antecipação do pagamento do imposto à data em que se recebe o rendimento. Categoria E rendimentos de capitais Todos os rendimentos de capitais incluindo juros e dividendos, sujeitos a taxa liberatória vão ver essa taxa aumentada de 25% para 28%. Sempre que o banco lhe propuser uma determinada taxa de juros não se esqueça de calcular os 28% que será o imposto que lhe vão reter e que funciona neste caso como tributação definitiva, ficando sempre a possibilidade de se optar pelo englobamento.

2 Categoria F Rendimentos prediais A retenção na fonte sobre os rendimentos prediais passa para 25%. Mas estes rendimentos passam a ser tributados a uma taxa autónoma de 28%, podendo no entanto optar-se pelo englobamento. Esta tributação autónoma pretende ser um incentivo ao mercado do arrendamento, já que deixando de acrescer aos outros rendimentos para efeitos de IRS, as rendas passam a ser tributadas com a mesma taxa dos juros de depósitos bancários. Categoria G Mais valias O saldo positivo entre as mais valias e as menos valias resultantes da transmissão de partes sociais passa a ser tributado a uma taxa de 28%. A isenção existente até agora para os pequenos investidores cujo valor não ultrapassasse os 500 foi revogada. Não residentes Todos os rendimentos obtidos por pessoas singulares não residentes estão sujeitos a uma taxa liberatória de 25%. Os rendimentos de mais valias e outros rendimentos não sujeitos a retenção na fonte às taxas liberatórias, são tributados à taxa autónoma de 28%. Taxas Taxas - Escalões Os escalões de IRS foram reduzidos para cinco, atualmente eram oito, e o último escalão que se aplicava para valores de rendimentos superiores a , foi reduzido para Assim a taxa máxima do IRS passa incidir sobre cerca de metade do rendimento coletável. Rendimento coletável em Euros Taxas em percentagem Normal Média Até ,50 14,500 De mais de até ,50 23,600 De mais de até ,00 30,300 De mais de até ,00 37,650 De mais de ,00 *** Taxa adicional de solidariedade Ao quantitativo do rendimento coletável superior a incidem as seguintes taxas adicionais de solidariedade: Rendimento coletável em Euros Taxa (em percentagem) De Mais de até ,5 Superior a Sobretaxa de IRS À totalidade dos rendimentos englobados é aplicada uma sobretaxa de 3,5%, que abrange todos os contribuintes e incide sobre a importância que exceda a retribuição mínima mensal garantida. As entidades devedoras dos rendimentos de trabalho dependente e pensões são obrigados a efetuar a retenção de 3,5% no momento do pagamento das retribuições.

3 Obrigações declarativas Declaração Mensal de Remunerações (AT) O modelo 10 relativa a rendimentos de trabalho dependente, passou a designar-se Declaração Mensal de Remunerações (AT) e terá de ser entregue até ao dia 10 do mês seguinte, mantendo-se a obrigatoriedade do final de fevereiro do ano seguinte para os restantes rendimentos. Opção pelo regime de contabilidade organizada Até 30 de janeiro de 2013, os sujeitos passivos de IRS enquadrados no regime simplificado podem livremente optar pelo regime de contabilidade organizada. IRC Imposto sobre as Pessoas Coletivas Pagamentos por conta O cálculo dos pagamentos por conta dos sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior inferior a , passa a ser efetuado sobre 80% da coleta (atualmente 70%) deduzido das retenções na fonte efetuadas por terceiros. Para os sujeitos passivos com um volume de negócios superior a os pagamentos por conta passam a ser efetuados sobre 95% do valor (atualmente 90%). Limitação aos pagamentos por conta A limitação aos pagamentos por conta passa a só ser possível na terceira prestação, tornando o pagamento da segunda sempre obrigatório. Até agora só a primeira tinha esse caráter de obrigatoriedade. Se o contribuinte pela análise das suas contas constatasse que o pagamento já tinha excedido o montante do IRC que iria pagar nesse ano poderia suspender as restantes duas prestações. Derrama Estadual O pagamento da derrama estadual de 5% passa a incidir sobre lucros tributáveis superiores a (atualmente ), mantendo-se a taxa de 3% para os valores de lucro tributável superior a ) Limite à dedução de encargos financeiros As empresas, com exceção das entidades sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, com elevados encargos financeiros de montantes superiores a ou 30% do resultado antes de depreciações, não poderão deduzir fiscalmente esses montantes, podendo o remanescente ser considerado nos 5 exercícios posteriores. Despesas com equipamento e software de faturação eletrónica As desvalorizações excecionais decorrentes do abate de programas e equipamentos informáticos substituídos por programas de faturação eletrónica, bem como as despesas de aquisição dos novos, podem ser consideradas gasto fiscal em IVA Imposto Sobre o Valor Acrescentado A acrescer às profundas alterações ao regime de faturação, comunicação das faturas à Autoridade Tributária, que se inicia em 1 de janeiro, à comunicação antecipada à Autoridade Tributária dos documentos de transporte que se iniciará a 1 de maio, e que já foram objeto de legislação, vêm agora ser revistos mais algumas disposições deste código.

4 Revogação de isenções para a produção agrícola A partir de abril, as operações relacionadas com as atividades de produção agrícola deixam de estar abrangidas pela isenção prevista no código do IVA e passam a estar sujeitas a IVA à taxa reduzida, como sejam: a agricultura em geral, incluindo a viticultura, fruticultura e horticultura floral e ornamental, mesmo em estufas, produção de cogumelos, exploração de viveiros e a criação de animais, avicultura, culturas aquícolas e piscícolas, apicultura, silvicultura. As prestações de serviços que contribuem normalmente para a realização da produção agrícola, designadamente: as operações de sementeira, plantio, colheita, debulha, ceifa, recolha e transporte, armazenamento de produtos agrícolas; a guarda, criação e engorda de animais; a destruição de plantas e animais nocivos e o tratamento de plantas e de terrenos por pulverização; a exploração de instalações de irrigação e de drenagem e a poda de árvores, corte de madeira e outras operações silvícolas. Pequenos agricultores Só beneficiarão da isenção os pequenos agricultores que tenham um volume de vendas inferior a anuais. Recuperação de créditos incobráveis Passa a ser possível a recuperação do IVA em créditos considerados incobráveis ainda que não tenha havido recurso judicial. Dentro de determinadas condições, deverá ser efetuado o pedido por via eletrónica que será apreciado pela Autoridade Tributária. Sujeitos passivos isentos de IVA por volume de negócios Os sujeitos passivos isentos que no ano de 2012 tenham ultrapassado o volume de negócios de , devem entregar uma declaração de alterações até ao final do mês de Janeiro. Os agricultores isentos até agora têm um regime transitório e a declaração de alterações será entregue no primeiro trimestre de 2013 ficando sujeitos ao regime geral a partir de abril de Imposto do Selo Foi aditada à Tabela do Imposto do Selo uma verba segundo a qual sobre os prémios dos jogos sociais do Estado: Euromilhões, Lotaria Nacional, lotaria Instantânea, Totobola, Totogolo, Totoloto e Joker, de montante superior a 5 000, será aplicada uma taxa de 20%, ou seja, um quinto do prémio é devolvido ao Estado. Como o valor dos prémios dos jogos quando anunciados têm de ser já líquidos de impostos, e existem em Portugal jogos de âmbito europeu, este valor terá, em nosso entender, de ser retirado ao montante que até agora fica disponível para a Santa Casa da Misericórdia. IMI O IMI passa a poder ser pago do seguinte modo: Montante do imposto em n.º de prestações prazos Inferior a Abril Superior a 250 e inferior a 2 Abril e novembro 500 Superior a Abril, julho e novembro

5 Regime Geral das Infrações Tributárias O montante a partir do qual a não entrega por parte da entidade patronal, dos trabalhadores independentes e dos beneficiários que visem a não liquidação das prestações devidas à segurança social, passa a constituir fraude fiscal foi reduzido de para Caixa Postal Eletrónica A não comunicação, ou fora de prazo da adesão à caixa postal eletrónica é punível com coima de 50 a 250. Lembramos que o prazo é de: 30 dias a contar da data do início de atividade ou do enquadramento no regime normal do IVA. Programas informáticos Para além da falta de utilização de programa ou equipamentos informáticos de faturação devidamente certificados, a utilização de programas que não os adequados também passou a ser punível com coima variável entre 375 e DESTAQUE Os escalões de IRS foram reduzidos para cinco, atualmente eram oito, e o último escalão que se aplicava para valores de rendimentos superiores a , foi reduzido para

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais Orçamento do Estado para 2013 Principais Medidas Fiscais Imposto Rendimento Pessoas Singulares (IRS) Taxas Gerais O número de escalões de IRS é reduzido de 8 para 5, enquanto as taxas de tributação são

Leia mais

CIRCULAR N.º 4/2013. A) IRS Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

CIRCULAR N.º 4/2013. A) IRS Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares 1/7 CIRCULAR N.º 4/2013 ATUALIZAÇÃO FISCAL ORÇAMENTO DO ESTADO 2013 Foi publicado a Lei n.º 66-B/2012, que aprovou o Orçamento do Estado de 2013, pelo que resumimos a seguir, as principais alterações,

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS)

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Outubro/2012 PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Como tem sido veiculado na imprensa, a Proposta de Orçamento de Estado para 2013 que hoje começa a ser

Leia mais

IRS IRC. 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo

IRS IRC. 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo IRS Rendimentos de capitais categoria E Os rendimentos de capitais sujeitos à taxa liberatória de 25% passam a ser tributados à taxa liberatória de 26,5%. Estão

Leia mais

BTOC NEWS ESPECIAL

BTOC NEWS ESPECIAL PROPOSTA DE LEI D0 ORÇAMENTO DE ESTADO 2013 BTOC APP BTOC LANÇOU A SUA APLICAÇÃO APP PARA IPAD, IPHONE E TABLETS. AGORA, AO ALCANCE DE UM SIMPLES CLIQUE, AS EMPRESAS E AS ORGANIZAÇÕES PASSAM A TER PERMANENTEMENTE

Leia mais

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Dezembro 2012 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 2012 Deloitte & Associados SROC, S.A. Categoria A Rendimentos do trabalho dependente

Leia mais

REGIME FORFETÁRIO DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS

REGIME FORFETÁRIO DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS INFORMAÇÃO AGOSTO 5 2016 INFORMAÇÃO ABRIL 2 2016 REGIME FORFETÁRIO DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS O regime forfetário do IVA dos produtores agrícolas 1 que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2015, criado

Leia mais

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo Tributação dos advogados 04-03-2015, delegação de Viana do Castelo Introdução Tributação dos advogados: - -advogadode empresa categoriaa - IRS regime simplificado cat. B - IRS Contabilidade organizada

Leia mais

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 89/XII Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária

Leia mais

Lei do Orçamento do Estado para Alterações relevantes em sede de IRS:

Lei do Orçamento do Estado para Alterações relevantes em sede de IRS: Guia Fiscal IRS 2014 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo NOVO BANCO, constantes da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2014 - Lei nº. 83-C/2013,

Leia mais

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Fernando Almeida Junho 2017 Imposto Sobre o Rendimento IRS IRC Imposto sobre o Valor Acrescentado Segurança Social IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE NOVEMBRO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de setembro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2018 e anexos. IRS/IRC: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por

Leia mais

Orçamento de Estado 2013

Orçamento de Estado 2013 Orçamento de Estado 2013 IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, IRC Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, IVA Imposto Sobre o Valor Acrescentado, IESC Impostos Especiais Sobre

Leia mais

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte www.pwc.pt/orcamentoestado Taxas Gerais Reestruturação dos escalões de IRS 2017 2018 Rendimento coletável ( ) Taxa Parcela a abater ( ) Rendimento coletável ( )

Leia mais

Introdução de ajustamentos nos escalões de rendimentos para aplicação das taxas marginais de imposto.

Introdução de ajustamentos nos escalões de rendimentos para aplicação das taxas marginais de imposto. Guia Fiscal IRS 2017 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo Novo Banco, em vigor após a publicação da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2017 -

Leia mais

SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA EXPLICADO 3.ª EDIÇÃO

SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA EXPLICADO 3.ª EDIÇÃO SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA EXLICADO 3.ª EDIÇÃO ATUALIZAÇÃO II Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro A Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 2013 introduziu

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2015 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2015 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JULHO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE SETEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de julho 2018 e anexos. IRS: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão

Leia mais

Regime forfetário do IVA e Principais alterações fiscais com impacto na agricultura

Regime forfetário do IVA e Principais alterações fiscais com impacto na agricultura 2015 AGRICULTURA Ciclo nacional de sessões Regime forfetário do IVA e Principais alterações fiscais com Fevereiro Março Objetivos: Enquadramento dos Agricultores com pequenos rendimentos em: -IVA -Novo

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 465/2012 2012.09.20 Exposição de Motivos A prossecução do interesse público, em face da situação económico-financeira do País, exige um esforço de consolidação que requererá, além de um permanente ativismo

Leia mais

Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013

Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013 Impacto Fiscal da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2013 ÍNDICE: I. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares 2 II. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas 5 III. Imposto sobre

Leia mais

O REGIME SIMPLIFICADO DO IRC

O REGIME SIMPLIFICADO DO IRC Departamento: Fiscalidade, Direito Comum e do Trabalho BOLETIM INFORMATIVO 07 de Fevereiro de 2014 O REGIME SIMPLIFICADO DO IRC Contributos para o exercício de uma correcta opção NOTA: - Opção até 28/02/2014

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE JULHO 2016 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019

BOLETIM INFORMATIVO NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Departamento: Fiscalidade e Segurança Social BOLETIM INFORMATIVO 13 de Março de 2018 NOVO REGIME SIMPLIFICADO DE I.R.S. 2018 NOVO REGIME PARA A SEGURANÇA SOCIAL TRABALHADORES INDEPENDENTES 2019 Pedro Moreira

Leia mais

IRS IRC IMI IMT EBF

IRS IRC IMI IMT EBF ADENDA AO IRS IRC IMI IMT EBF - 2010 O Decreto-Lei n.º 72-A/2010, de 30 de Junho, normas de execução do Orçamento do Estado para 2010, e as Leis n. os 12-A/2010, de 30 de Junho, e 15/2010, de 26 de Julho,

Leia mais

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações: Lisboa, 10 de janeiro de 2017 Circular Assunto : Alterações fiscais OE 2017 Exmº(s). Senhor(es) : Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Leia mais

RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019

RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019 RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019 I- O QUE VAI MUDAR A PARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2019 As alterações mais relevantes introduzidas por este novo Regime Contributivo incidem sobre os seguintes aspectos:

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A.

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. BENEFÍCIOS FISCAIS 2015 VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. ÍNDICE Nota prévia... 3 PESSOAS SINGULARES... 3 I. SEGUROS DE VIDA E DE ACIDENTES PESSOAIS... 3 1. Prémios de seguro deduções

Leia mais

Orçamento do Estado para UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional

Orçamento do Estado para UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional Orçamento do Estado para 2013 UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional Orçamento do Estado para 2013 Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro Abílio Sousa Janeiro 2013 introdução De acordo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JULHO 2014 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de maio 2014 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO Síntese do Regime Tributário O presente trabalho tem como objetivo central abordar o regime de tributação dos rendimentos provenientes de fundos de investimento mobiliário

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2014 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2014 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos

Leia mais

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares IRS Janeiro 2017 LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E. 2017 Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Os artigos 3.º, 28.º, 31.º, 33.º, 41.º, 43.º, 56.º-A,

Leia mais

N.º 1 / de janeiro de News. Orçamento do Estado para JMMSROC. Todos os direitos reservados.

N.º 1 / de janeiro de News. Orçamento do Estado para JMMSROC. Todos os direitos reservados. 23 de janeiro de 2013 e-t@x News tax@jmmsroc.pt 2013 JMMSROC. Todos os direitos reservados. No sítio da Direção-Geral do Orçamento já se encontra disponível o (OE2013) Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro.

Leia mais

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018

A contabilidade e gestão na atividade agrícola. Benefícios Fiscais. Santarém 5 de junho de 2018 A contabilidade e gestão na atividade agrícola Benefícios Fiscais Santarém 5 de junho de 2018 Sumário A dimensão da atividade agrícola em sede de IRC Os benefícios fiscais e os regulamentos comunitários

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2018

SEGUROS DE VIDA IRS 2018 SEGUROS DE VIDA IRS 2018 (Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2018 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

Proposta OE Principais medidas. Mariana Gouveia de Oliveira

Proposta OE Principais medidas. Mariana Gouveia de Oliveira Proposta OE 2018 Principais medidas Mariana Gouveia de Oliveira Índice Proposta do OE 2018 Principais medidas IRS IRC / Benefícios Fiscais IEC: A tributação do sal AIMI Notas breves sobre outros impostos

Leia mais

Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012

Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012 Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012 Incidência do IRS O IRS incide sobre os rendimentos obtidos por pessoas singulares RESIDENTES São tributados pela globalidade dos rendimentos obtidos (em Portugal e

Leia mais

CALENDÁRIO FISCAL 2016

CALENDÁRIO FISCAL 2016 CALENDÁRIO FISCAL 2016 QUADRITÓPICO & BAKER TILLY Q U A D R I T Ó P I C O P u b l i c a ç õ e s e D i s t r i b u i ç ã o i n f o @ q u a d r i t o p i c o. p t B A K E R T I L L Y i n f o @ b a k e r

Leia mais

Fiscalidade Carga horária: 36 horas

Fiscalidade Carga horária: 36 horas Fiscalidade Carga horária: 36 horas PROGRAMA 1. O Sistema Fiscal Português (1 hora: Sérgio Cruz) 1.1. Os impostos nos orçamentos do Estado 1.2. Evasão e fraude fiscais 1.3. Benefícios fiscais 1.4. Contencioso

Leia mais

Qual o valor do subsídio de refeição para 2017? Possuo um alojamento local. A que tributação estarei sujeito em 2017?

Qual o valor do subsídio de refeição para 2017? Possuo um alojamento local. A que tributação estarei sujeito em 2017? Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2017 IRS Qual o valor do subsídio de refeição para 2017? Foi atualizado valor do subsídio de refeição diário aplicável a funcionários públicos em 0,25. O valor

Leia mais

PERSPETIVAS DE REFORMA DO IRS. Miguel Sousa e Silva

PERSPETIVAS DE REFORMA DO IRS. Miguel Sousa e Silva PERSPETIVAS DE REFORMA DO IRS Miguel Sousa e Silva Objetivos da reforma Proteção da família. Fomento da mobilidade social e geográfica. Simplificação do imposto. Proteção da família Quociente familiar:

Leia mais

ANÁLISE ÀS PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS

ANÁLISE ÀS PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS Lisboa, 17 de outubro 2016 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 ANÁLISE ÀS PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS Pensões até 628 euros sobem 10 euros entre janeiro e julho As pensões até 628 vão sofrer um aumento

Leia mais

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro)

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro) Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Artigo 71.º 1 - Estão sujeitos a retenção na fonte a título definitivo, à taxa liberatória de 26,5 %, os seguintes rendimentos obtidos em território

Leia mais

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS 2019

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS 2019 OBRIGAÇÕES DECLARATS 2019 Última atualização: janeiro 2019 ATÉ AO DIA 10 Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão eletrónica de dados, pelas entidades devedoras de rendimentos do trabalho

Leia mais

Proposta de Lei do OE 2018 IRC. João Magalhães Ramalho Sócio PLMJ Fiscal. Outubro de 2017

Proposta de Lei do OE 2018 IRC. João Magalhães Ramalho Sócio PLMJ Fiscal. Outubro de 2017 Proposta de Lei do OE 2018 João Magalhães Ramalho Sócio PLMJ Fiscal Outubro de 2017 MAIS-VALIAS REALIZADAS POR ENTIDADES NÃO RESIDENTES NA TRANSMISSÃO ONEROSA DE PARTES DE CAPITAL EM ENTIDADES SEM SEDE

Leia mais

NOVO MODELO 3 DE IRS

NOVO MODELO 3 DE IRS NOVO MODELO 3 DE IRS EM VIGOR A Portaria n.º 421/2012de 2 1/12, DRn.º247 SérieI - Aprova os novos modelos de impressos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS Anexos alterados: -Declaração

Leia mais

Dossier de Acompanhamento de Votação em Comissão. Artigo 176.º. Sobretaxa em sede de IRS

Dossier de Acompanhamento de Votação em Comissão. Artigo 176.º. Sobretaxa em sede de IRS Processo Legislativo AR@Net Dossier de Acompanhamento de Votação em Comissão Artigo 176.º Sobretaxa em sede de IRS PROPOSTA DE LEI 178/XII/3 1 - Sobre a parte do rendimento coletável de IRS que resulte

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 Até 10/01/2018 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

Lei de Orçamento do Estado para 2013

Lei de Orçamento do Estado para 2013 Lei de Orçamento do Estado para 2013 Alterações com relevância no âmbito das Relações de Trabalho I - Alterações em matéria de IRS: Subsídio de refeição: São reduzidos os limites de isenção em sede de

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 Newsletter Extra IMPORTÂNCIA DA NEWSLETTER A presente Newsletter visa dar a conhecer as novidades na área fiscal e alterações na legislação fiscal. Esta é uma publicação destinada

Leia mais

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Tributação "Subsídio de Refeição" Tributado na parte que exceder em 50% o limite legal ou 70% se for atribuído através de vales de refeição Tributado na parte que exceder

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Módulo 4 Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 Categoria E - Rendimentos de aplicação de capitais Rendimentos sujeitos (artº 5, CIRS) Essencialmente: Juros e Lucros entre outros:

Leia mais

Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. orquê as atualizações aos livros da COL. LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas atualizações, a ORTO EDITORA

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Questionário Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 1. É tributado como rendimento da categoria B: A) A indemnização paga pela companhia de seguros a empresário em nome individual,

Leia mais

Newsletter de Março de 2016

Newsletter de Março de 2016 Newsletter de Março de 2016 Obrigações Fiscais do mês: Até ao dia 10, entrega da declaração, respectivos anexos e pagamento do IVA de periodicidade mensal, referente ao mês de Janeiro de 2016. Até ao dia

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2017

SEGUROS DE VIDA IRS 2017 SEGUROS DE VIDA IRS 2017 (Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2017 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

Cessação de vigência da sobretaxa que foi extinta/reduzida progressivamente até ao final do ano de 2017, em função do escalão de rendimentos.

Cessação de vigência da sobretaxa que foi extinta/reduzida progressivamente até ao final do ano de 2017, em função do escalão de rendimentos. GUIA FISCAL IRS 2018 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo Novo Banco, em vigor após a publicação da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2018 -

Leia mais

CIRCULAR ORÇAMENTO ESTADO 2015

CIRCULAR ORÇAMENTO ESTADO 2015 EMPRESAS E IRC Descida da taxa de IRC (após 01.01.2015) de 23% para 21% Para PME continuam a aplicar-se os dois escalões: 17% para os primeiro 15.000 de lucro tributável 21% para o excedente a 15.000 de

Leia mais

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017 PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017 A Ordem dos Contabilistas Certificados (doravante OCC), vem propor as seguintes alterações legislativas ao Orçamento de Estado de 2017: a) Opção

Leia mais

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS 2014 Este documento tem caráter informativo e genérico, não dispensando por isso a consulta da legislação em vigor e análise direcionada à situação concreta. 2 INDICE

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 Até 10/01/2017 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2016 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de janeiro 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

Sessão de Esclarecimento

Sessão de Esclarecimento Sessão de Esclarecimento Dupla tributação internacional, como interpretar o RFI? Abílio Sousa não residentes Tributação de não residentes com estabelecimento estável regime geral sem estabelecimento estável

Leia mais

Obrigações JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Obrigações JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 1 1 DMR (Declaração Mensal de Remunerações) - AT* 11 10 10 11 10 13 11 10 12 10 10 12 2 Segurança Social - Declaração de Remunerações * 11 10 10 11 10 13 11 10 12 10 10 12 3 Declaração periódica IVA -

Leia mais

As possíveis implicações fiscais

As possíveis implicações fiscais A Criminalidade Conexa com Fundos Estruturais e de Investimento Contributo para uma abordagem multidisciplinar As possíveis implicações fiscais O IRC e o IVA nas Associações Definição de Associação Associação:

Leia mais

CÓDIGO DO IRS. Artigo 16.º Residência Redacção anterior Orçamento Rectificativo dos n. os 1 ou 2, não tenham sido residentes em

CÓDIGO DO IRS. Artigo 16.º Residência Redacção anterior Orçamento Rectificativo dos n. os 1 ou 2, não tenham sido residentes em CÓDIGO DO IRS Artigo 16.º Residência 6 - Considera-se que não têm residência habitual em território português os sujeitos passivos que, tornando-se fiscalmente residentes, nomeadamente ao abrigo do disposto

Leia mais

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2017 Dia 11: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE MAIO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de janeiro 2017 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

Artigo 16.º 1 [...] Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

Artigo 16.º 1 [...] Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Artigo 16.º 1 4 -... 6 Consideram-se residentes não habituais em território português os sujeitos passivos que, tornando-se fiscalmente residentes

Leia mais

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Leendert Verschoor

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Leendert Verschoor www.pwc.pt Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Leendert Verschoor Grandes Opções do Plano 2012-2015 Alargamento da base tributável e simplificação do sistema fiscal Redução das deduções à

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2017

ORÇAMENTO DO ESTADO 2017 ORÇAMENTO DO ESTADO 2017 Newsletter Extra IMPORTÂNCIA DA NEWSLETTER A presente Newsletter visa dar a conhecer as novidades na área fiscal e alterações na legislação fiscal. Esta é uma publicação destinada

Leia mais

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017 Alterações para Código Impostos sobre Património Alteração ao Código do Imposto do Selo Inserir a págs. 541 Artigo 2.º 1 a 3 4 (Revogado

Leia mais

MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE FEVEREIRO 2019

MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE FEVEREIRO 2019 MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS Dia 7: DE FEVEREIRO 2019 FATURAÇÃO MENSAL: data limite para emissão das Faturas do mês anterior janeiro 2019-5º dia útil do mês seguinte. DIA 10: IVNE: Preenchimento

Leia mais

OBRIGAÇÕES PAGAMENTO. Última atualização janeiro: 2016

OBRIGAÇÕES PAGAMENTO. Última atualização janeiro: 2016 OBRIGAÇÕES PAGAMENTO 2016 Última atualização janeiro: 2016 DIA 11 apurado na declaração respeitante a novembro do ano anterior, pelos sujeitos passivos abrangidos pela periodicidade mensal do regime normal.

Leia mais

MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE FEVEREIRO 2019

MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE FEVEREIRO 2019 MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE FEVEREIRO 2019 Dia 7: FATURAÇÃO MENSAL: data limite para emissão das Faturas do mês anterior janeiro 2019-5º dia útil do mês seguinte. DIA 10: IVNE: Preenchimento

Leia mais

AGENDA FISCAL DE JULHO 2019

AGENDA FISCAL DE JULHO 2019 AGENDA FISCAL DE JULHO 2019 Dia 5 FATURAÇÃO MENSAL: Data limite para emissão das Faturas do mês anterior Junho de 2019-5º dia útil do mês seguinte. Dia 10 IVA: Envio e pagamento da Declaração mensal e

Leia mais

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 O presente documento descreve de forma sucinta as alterações mais significativas previstas na versão da Lei do Orçamento de Estado para 2014. IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MAIO 2017 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2017 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

IRC. Tributação de não residentes

IRC. Tributação de não residentes IRC Tributação de não residentes Abílio Sousa Setembro 2014 IRC tributação de não residentes Programa 1ª parte: Regras de localização e de tributação dos rendimentos Artigo 4.º do Código do IRC 2ª parte:

Leia mais

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS - 2010 JANEIRO / 2010 Até ao dia 15 Entrega da Declaração Modelo 11, por transmissão electrónica de dados, pelos Notários e rendimentos. CD-EP-OE-ES Até ao dia 20 - Entrega, pelas

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 OFÍCIO CIRCULAR Nº 2 / DGPGF / 2014 Às Escolas Básicas e Secundárias. Agrupamentos de Escolas Escolas Profissionais Públicas. X X X DATA: 2014/ Janeiro / 28 ASSUNTO: Processamento de Remunerações em 2014

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MAIO DE 2016 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de março 2016 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos e de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de janeiro 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS TAREFAS E OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DE JUNHO 2018 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de abril 2018 e anexos. IRS/IRC: Declaração de rendimentos pagos e de retenções, deduções,

Leia mais

AGENDA FISCAL DE JUNHO 2019

AGENDA FISCAL DE JUNHO 2019 AGENDA FISCAL DE JUNHO 2019 Dia 7 FATURAÇÃO MENSAL: Data limite para emissão das Faturas do mês anterior Maio de 2019-5º dia útil do mês seguinte. Dia 11 IVNE: Preenchimento e submissão do inquérito relativo

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2018

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2018 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JULHO 2018 Até 10/07/2018 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 67/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 67/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 67/XIII Exposição de Motivos A promoção da reforma do setor florestal é um dos objetivos do Programa do XXI Governo Constitucional, porquanto a floresta, enquanto recurso natural, tem

Leia mais

Newsletter de Abril de 2016

Newsletter de Abril de 2016 Newsletter de Abril de 2016 Candidaturas abertas no Portugal 2020 SI - Sistema de Incentivos Aviso N.º 04/SI/2016 - Sistema de Incentivos " Internacionalização das PME" Data de início: 16-03-2016 Data

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2016

SEGUROS DE VIDA IRS 2016 SEGUROS DE VIDA IRS 2016 (Lei n.º 7 - A/2016 de 30 de Março) generali.pt 2 IRS 2016 - Seguros de Vida Índice I II III Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1.

Leia mais