DOS CRIMES CONTRA A HONRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOS CRIMES CONTRA A HONRA"

Transcrição

1 . CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO PENAL III SEMESTRE 4º Turma DOS CRIMES CONTRA A HONRA Questão 01 - (Prova: FGV OAB - Primeira Fase ) Ana Maria, aluna de uma Universidade Federal, afirma que José, professor concursado da instituição, trai a esposa todo dia com uma gerente bancária. A respeito do fato acima, é correto afirmar que Ana Maria praticou o crime de: a) calúnia, pois atribuiu a José o crime de adultério, sendo cabível, entretanto, a oposição de exceção da verdade com o fim de demonstrar a veracidade da afirmação. b) difamação, pois atribuiu a José fato desabonador que não constitui crime, sendo cabível, entretanto, a oposição de exceção da verdade com o fim de demonstrar a veracidade da afirmação, uma vez que José é funcionário público. c) calúnia, pois atribuiu a José o crime de adultério, não sendo cabível, na hipótese, a oposição de exceção da verdade. d) difamação, pois atribuiu a José fato desabonador que não constitui crime, não sendo cabível, na hipótese, a oposição de exceção da verdade. Questão 02 - ( VUNESP OAB-SP - Exame de Ordem - Primeira Fase ) - Marlindo, no elevador do prédio em que reside, na presença de duas pessoas, chama Merlindo, seu vizinho e síndico, de incompetente, pela péssima administração do prédio em que residem, sabedor de que tal afirmação é falsa. Merlindo, além de síndico, é Promotor de Justiça. Assinale a alternativa correta. a) Marlindo praticou crime de difamação ao ofender a reputação de Merlindo, como síndico do prédio.

2 b) Marlindo praticou crime de difamação ao ofender a reputação de Merlindo, como síndico do prédio e Promotor de Justiça. c) Marlindo não praticou crime algum. Como morador do prédio, tem o direito de criticar a gestão de Merlindo. d) Marlindo praticou crime de desacato à autoridade, uma vez que Merlindo é Promotor de Justiça. Questão 03 - ( CESPE OAB-SP - Primeira Fase ) - Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta. a) Considere que Pedro pratique crime contra a honra de José, imputando-lhe, falsamente, fato definido como crime e que Eduardo, sabendo falsa a imputação, a propale e divulgue. Nessa situação hipotética, Eduardo incorre na mesma pena de Pedro. b) A imputação vaga, imprecisa ou indefinida de fatos ofensivos à reputação caracteriza difamação. c) É impunível a calúnia contra os mortos. d) No delito de injúria, o juiz deve aplicar a pena ainda que o ofendido, de forma reprovável, tenha provocado diretamente a injúria. Questão 04 - (MS CONCURSOS TRT - 9ª R Juiz) Assinale a proposição incorreta: a) É punível a calúnia contra os mortos. b) No delito de difamação, a exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções. c) A ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador, não constitui injúria ou difamação punível. d) A legislação penal admite a retratação nos crimes de calúnia e difamação. e) A injúria preconceituosa confunde-se com o crime de racismo. Questão 05- ( CESPE OAB - Exame de Ordem Unificado -Primeira Fase) - Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta. a) O agente que atribui a alguém a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputação, comete o crime de calúnia. b) O agente que imputa a alguém a conduta de mulherengo, no intuito de ofender sua reputação, comete o crime de injúria.

3 c) O agente que designa alguém como ladrão, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamação. d) O agente que preconceituosamente se refere a alguém como velho surdo, ciente da idade e deficiência da pessoa, comete uma das modalidades do crime de racismo. Questão 06 - (TJ-DFT TJ-DF - Juiz) - Dos crimes contra a honra. Calúnia, Difamação e Injúria. A honra, objetiva (julgamento que a sociedade faz do indivíduo) e subjetiva (julgamento que o indivíduo faz de si mesmo), é um direito fundamental do ser humano, protegido constitucional e penalmente. Destarte: a) Do almoxarifado de empresa de energia elétrica foi subtraído quilogramas de fio de cobre. Ao Almoxarife Francinaldo, falecido dois meses antes de descoberta a falta, Tibúrcio, seu substituto, atribuiu-lhe a autoria. Procedidas às investigações, resultou constatado ter sido um dos motoristas quem efetuou a subtração. Por ser punível a calúnia contra os mortos, Francinaldo é o sujeito passivo do crime; b) Ainda que falsa a imputação atribuída por Tibúrcio ao morto, por ser admitido na lei penal a exceptio veritatis, está ele, via do instituto, compelido a provar ser ela verdadeira; c) Por Márcio haver dito em assembleia estudantil que Maurício, seu colega de faculdade, é afeminado e desonesto, por este foi interposta ação penal privada, a qual, ao ser julgada, absolveu o agressor por não haver a vítima provado ser falsa a imputação; d) No crime de calúnia, o querelado ou réu não pode ingressar com a exceptio veritatis, pretendendo demonstrar a verdade do que falou, quando o fato imputado à vítima constitua crime de ação privada e não houve condenação definitiva sobre o assunto. Questão 07 - ( CESPE OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase) Assinale a opção correta acerca dos crimes contra a honra. a) Tratando-se do delito de injúria, admite-se a exceção da verdade caso o ofendido seja funcionário público, e a ofensa, relativa ao exercício de suas funções. b) Caso o querelado, antes da sentença, se retrate cabalmente da calúnia ou da difamação, sua pena será diminuída. c) Caracterizado o delito de injúria, o juiz pode deixar de aplicar a pena, no caso de retorção imediata, que consista em outra injúria. d) O pedido de explicações em juízo é cabível nos delitos de calúnia e difamação, mas não se aplica ao de injúria.

4 Questão 08 - ( FCC MPE-SE - Analista) - Dentre as hipóteses de formas qualificadas dos crimes de injúria, calúnia e difamação, NÃO se incluem os crimes cometidos a) mediante promessa de recompensa. b) contra Governador de Estado. c) contra chefe de governo estrangeiro. d) na presença de várias pessoas. e) contra funcionário público, em razão de suas funções. Questão 09 - ( MPE-MS Promotor de Justiça) - Em que circunstância o crime de injúria admite a exceção da verdade? a) A exceção da verdade será admitida em crime de injúria se o ofendido for funcionário público; b) A exceção da verdade será admitida em crime de injúria no caso de tentativa de tal delito; c) A exceção da verdade será admitida em crime de injúria quando ocorrer o perdão judicial; d) A exceção da verdade não será admitida em crime de injúria em nenhuma circunstância, porquanto incompatível com tal delito; e) A exceção da verdade será admitida em crime de injúria quando o ofendido for menor de idade. Questão 10 - ( FGV OAB - Primeira Fase) - Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto: para a ocorrência de, não basta a imputação falsa de crime, mas é indispensável que em decorrência de tal imputação seja instaurada, por exemplo, investigação policial ou processo judicial. A simples imputação falsa de fato definido como crime pode consituir, que, constitui infração penal contra a honra, enquanto a é crime contra a Administração da Justiça. a) denunciação caluniosa, calúnia, denunciação caluniosa. b) denunciação caluniosa, difamação, denunciação caluniosa. c) comunicação falsa de crime ou de contravenção, calúnia, comunicação falsa de crime ou de contravenção. d) comunicação falsa de crime ou de contravenção, difamação, comunicação falsa de crime ou de contravenção. Questão 11 - ( EJEF TJ-MG - Juiz) - Nos crimes contra a honra previstos no Código Penal, é INCORRETO afirmar que:

5 a) no crime de calúnia ou de difamação contra o presidente da república ou contra chefe de governo estrangeiro, tratando-se de crime comum, incide a causa de aumento de pena prevista no art. 141 do Código Penal; b) na difamação admite-se a exceção da verdade se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções; c) o juiz pode deixar de aplicar a pena quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria. d) na calúnia admite-se a prova da verdade desde que, constituindo o fato interpretado crime de ação privada, o ofendido não tenha sido condenado por sentença irrecorrível. Questão 12 - (VUNESP TJ-SP - Juiz) - Durante reunião de condomínio, com a presença de diversos moradores, inicia-se discussão acalorada, durante a qual Antônio, um dos condôminos, que era acusado de fazer barulho durante a madrugada, diz ao síndico que ele deveria se preocupar com sua própria família, porque a filha mais velha dele, que não estava presente na reunião, era prostituta, pois sempre era vista em casa noturna suspeita da cidade. Assinale a alternativa correta dentre as adiante mencionadas. a) Antônio cometeu crime de calúnia, a não ser que prove o que disse (exceção da verdade). b) Antônio cometeu crime de calúnia, que não admite a exceção da verdade. c) Antônio não cometeu crime algum, pois a ofendida (filha do síndico) não estava presente na reunião. d) Antônio cometeu crime de difamação, a não ser que prove o que disse (exceção da verdade). e) Antônio, independentemente de o fato narrado ser, ou não, verdadeiro, cometeu crime de difamação. Questão 13 - (TRT/2010-6ª Região (PE) - Juiz) - Analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA: I. O empregador calunia o empregado se lhe atribui falsamente a conduta de embriagar-se habitualmente ou em serviço. II. O empregador difama o empregado se lhe atribui a conduta de embriagar-se habitualmente ou em serviço. III. O empregador injuria o empregado se o chama de cachaceiro. IV. O empregado calunia o empregador se lhe atribui falsamente a conduta de alterar a escrita contábil da firma para enganar o Fisco. V. O empregado difama o empregador se o chama de sonegador.

6 a) As assertivas I, II e III estão corretas. b) As assertivas II, III e V estão incorretas. c) As assertivas I, II e IV estão corretas. d) As assertivas II, III e IV estão corretas. e) As assertivas I, IV e V estão incorretas. Questão 14 - (FCC TRE-AC - Analista Judiciário) - Poderá ser concedido perdão judicial para o autor do crime de injúria no caso de: a) não ter resultado lesão corporal da injúria real. b) ter sido a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador. c) ter sido a opinião desfavorável emitida em crítica literária, artística ou científica. d) ter sido o conceito desfavorável emitido por funcionário público, em apreciação ou informação prestada no cumprimento de dever do ofício. e) ter o ofendido, de forma reprovável, provocado diretamente a ofensa. Questão 15 - (FUNIVERSA PC-DF - Delegado de Polícia) - Acerca dos crimes contra a honra, assinale a alternativa correta. a) Nos crimes de calúnia e difamação, não se admite a retratação. b) A exceção da verdade, no crime de calúnia, é admitida se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível. c) É impunível a calúnia contra os mortos. d) No delito de injúria, o juiz poderá deixar de aplicar a pena se o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria. e) Caso um advogado, na discussão da causa durante uma audiência, acuse o juiz de prevaricação, o crime de calúnia estará amparado pela imunidade judiciária. GABARITO: Q. 01 D Q. 08 A Q D Q. 02 B Q D Q. 03 A Q C Q. 04 E Q. 11 D Q. 05 A Q. 12 E Q. 06 D Q. 13 D Q. 07 D Q E

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno.

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno. CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA 1-BEM JURÍDICO TUTELADO - Honra objetiva e honra subjetiva. 2-ELEMENTO SUBJETIVO ESPECIAL- 3-CONSENTIMENTO DO OFENDIDO- 1 Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe

Leia mais

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores

Rixa. Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores LEGALE Rixa Rixa Rixa Participar de rixa, salvo para separar os contendores Rixa Trata-se de uma briga generalizada, uma contenda entre três ou mais pessoas com vias de fato recíprocas Foi criada para

Leia mais

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale

Atuando em favor da vítima. Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima Prof. Rodrigo Capobianco Legale Atuando em favor da vítima O advogado criminalista na maioria das vezes atua em favor do réu... Atuando em favor da vítima Porém, há muitos casos

Leia mais

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação)

CRIMES CONTRA A HONRA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A HONRA (continuação) Difamação Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação Atenção: difamar é imputar a prática de um fato Pena: detenção (de 3 meses a 1 ano, e multa)

Leia mais

DIREITO PENAL - AULA 5 CRIMES CONTRA A HONRA QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO PENAL - AULA 5 CRIMES CONTRA A HONRA QUESTÕES COMENTADAS ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO PENAL - AULA 5 CRIMES CONTRA A HONRA QUESTÕES COMENTADAS 1. (FCC - 2012 - TRT - 18ª Região (GO) - Juiz do Trabalho) A ofensa irrogada em juízo, na

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 5ª fase

Direito Penal CERT Regular 5ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 5ª fase Crimes contra a Honra e Crimes contra a Liberdade Individual Período 2013 2016 1) Com. Exam. Juiz do Trabalho - TRT2 (2013) Qual das

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA

CRIMES CONTRA A PESSOA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA Honra (continuação) Honra Injúria Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro Atenção: Injuriar não é imputar a prática de um fato Honra Pena: detenção (de 1 a

Leia mais

Nº da aula 03 CRIMES CONTRA A HONRA

Nº da aula 03 CRIMES CONTRA A HONRA Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais Direito Penal para Tribunais. Aula: Crimes contra honra - Direito Penal para Tribunais 03. Professor (a): Leonardo Galardo Monitor (a): Amanda Ibiapina

Leia mais

Direito Penal III. Aula 10 04/04/2012. Exercícios de Revisão para a prova 11/04/2012 1ª V.A. Aula 11 18/04/ Difamação art.

Direito Penal III. Aula 10 04/04/2012. Exercícios de Revisão para a prova 11/04/2012 1ª V.A. Aula 11 18/04/ Difamação art. Aula 10 04/04/2012 Exercícios de Revisão para a prova 11/04/2012 1ª V.A Aula 11 18/04/2012 2.5.2 Difamação art. 139 a) Objeto jurídico honra objetiva. b) Tipo Objetivo Difamar é o ato imputar a alguém

Leia mais

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido... Sumário Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Exame de corpo de delito...3 Elemento subjetivo...3 Modalidades

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte V. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte V. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Parte V Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Crimes relacionados a propaganda eleitoral Código Eleitoral Art. 323. Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais - Parte 4. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais - Parte 4. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL - Parte 4 Prof. Karina Jaques Art. 318. Efetuar a mesa receptora a contagem dos votos da urna quando qualquer eleitor houver votado sob impugnação (art. 190): Pena - detenção até um mês

Leia mais

Rixa e Crimes contra Honra

Rixa e Crimes contra Honra CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 5ª Fase Período: 2013-2016 1) CESPE - Primeiro-Tenente - CBM CE (2014) Com relação aos dispositivos previstos na parte especial do Código Penal, julgue o próximo

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes Direito Penal Art. 130 e Seguintes Artigos 130 e 131 Perigo de Contágio Venéreo (Art. 130) e Perigo de Contágio de Moléstia Grave (Art. 131) - Crimes de perigo individual (e não de perigo comum); - A consumação

Leia mais

Prisão Cautelar 1. Ano: Banca: Órgão: Prova:

Prisão Cautelar 1. Ano: Banca: Órgão: Prova: 1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Analista Técnico - Administrativo João, aproveitando-se de distração de Marcos, juiz de direito, subtraiu para si uma sacola de roupas usadas a ele pertencentes.

Leia mais

É o dolo, direto ou eventual. Não há previsão de modalidade culposa.

É o dolo, direto ou eventual. Não há previsão de modalidade culposa. Rogério Greco Sujeitos Consumação e tentativa Ativo: qualquer pessoa. Passivo: qualquer pessoa (inclusive pessoa jurídica, se o crime imputado estiver previsto na Lei n o 9.605/1998). A calúnia se consuma

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios.

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 08 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL NEXO CAUSAL E ITER CRIMINIS

NOÇÕES DE DIREITO PENAL NEXO CAUSAL E ITER CRIMINIS NOÇÕES DE DIREITO PENAL NEXO CAUSAL E ITER CRIMINIS 1) Acerca da relação de causalidade no Direito Penal brasileiro, assinale a alternativa incorreta. a) O resultado, de que depende a existência do crime,

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM 1ª QUESTÃO José Augusto foi preso em flagrante delito pela suposta prática do crime de receptação (Art. 180 do Código Penal pena: 01 a 04 anos de reclusão

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Caros amigos, trago hoje a resolução da prova de Direito Penal aplicada pela Fundação Carlos Chagas no último domingo, dia 4 de março de 2007.

Caros amigos, trago hoje a resolução da prova de Direito Penal aplicada pela Fundação Carlos Chagas no último domingo, dia 4 de março de 2007. Caros amigos, trago hoje a resolução da prova de Direito Penal aplicada pela Fundação Carlos Chagas no último domingo, dia 4 de março de 2007. Nesta prova, a FCC elaborou questões um pouco mais difíceis

Leia mais

PONTO 1: Introdução PONTO 2: Crimes contra honra PONTO 3: Crimes contra honra em espécie. 1. Introdução:

PONTO 1: Introdução PONTO 2: Crimes contra honra PONTO 3: Crimes contra honra em espécie. 1. Introdução: 1 PONTO 1: Introdução PONTO 2: Crimes contra honra PONTO 3: Crimes contra honra em espécie 1. Introdução: Informativo nº 639 do STF: Desclassificação do crime no trânsito - de doloso para culposo - só

Leia mais

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL Prova Objetiva (Extraído do Edital) 8.3 A prova objetiva será composta de 60 (sessenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento. Cada questão da prova objetiva terá

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes

POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal REVISÃO AULA 02 1 (CESPE EMAP) A respeito da aplicação da lei penal, julgue o item a seguir.

Leia mais

Objeto Material Os próprios contendores (rixosos) que participam da agressão tumultuária, praticando condutas contrapostas uns contra os outros.

Objeto Material Os próprios contendores (rixosos) que participam da agressão tumultuária, praticando condutas contrapostas uns contra os outros. Turma e Ano: Direito Penal 2015 Matéria / Aula: Crime de Rixa e Crimes contra a Honra Professor: Marcelo Uzeda Monitor: Flávia Garcia Aula 11 RIXA CP, Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar

Leia mais

Dos Crime Contra a Honra Parte III. Aula 10

Dos Crime Contra a Honra Parte III. Aula 10 Dos Crime Contra a Honra Parte III Aula 10 Injúria Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. 1º - O juiz pode deixar de aplicar a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 13/04 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 1.2. Procedimento nos crimes contra a honra (arts. 519 a 523 do CPP) - Procedimento Especial que

Leia mais

Sumário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES... 15

Sumário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES... 15 Sumário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 13 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB)... 15 QUESTÕES... 15 1. (MPF Procurador da República 27º Concurso)... 15 2. (MP DFT Promotor de Justiça DF 2011)... 17

Leia mais

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos.

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos. Lei nº 8.072/90 JÁ CAIU. vamos treinar? 1. (Ano: 2018. Banca: NUCEPE. Órgão: PC-PI. Prova: Delegado de Polícia Civil). Acerca dos Crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA. a) São considerados hediondos

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA www.trilhante.com.br 1. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Estudaremos as ações voltadas contra o poder judiciário, as investigações e o andamento do processo.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FCC Defensor Público - DPE AM (2013) Em relação à competência em processo penal, é correto afirmar que a) será determinada pela continência quando a prova de uma infração

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

CETEC QUESTÕES DE CONCURSOS

CETEC QUESTÕES DE CONCURSOS CETEC QUESTÕES DE CONCURSOS CRIMES DE LICITAÇÕES, REPRESENTAÇÃO CALUNIOSA (LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA) E CRIMES DE RESPONSABILIDADE DE PREFEITOS PROF. FRANCIS BECK 1) Prova: MPE-PR - 2008 - MPE-PR

Leia mais

PREFÁCIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES...

PREFÁCIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB) QUESTÕES... SUMÁRIO PREFÁCIO... 13 CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB)... 15 QUESTÕES... 17 1. (MP DFT Promotor de Justiça DF 2011)... 17 2. (TJ RS Juiz Estadual RS 2012)... 18 3. (FCC Procurador do Estado

Leia mais

CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA. Calúnia

CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA. Calúnia CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA Calúnia Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. 1º - Na mesma pena incorre

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL CULPABILIDADE

NOÇÕES DE DIREITO PENAL CULPABILIDADE NOÇÕES DE DIREITO PENAL CULPABILIDADE 1) (Agente de Polícia - PC-PE - 2016 - CESPE) Acerca das questões de tipicidade, ilicitude (ou antijuridicidade) e culpabilidade, bem como de suas respectivas excludentes,

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 4ª fase

Direito Penal CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 4ª fase Período 2010-2016 Da Anistia, Graça e Indulto 1) CESPE - ANALISTA PROCESSUAL - MPU (2010) Julgue o próximo item, que diz respeito ao

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 2 PESSOAS... 43

SUMÁRIO CAPÍTULO 2 PESSOAS... 43 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL (LINDB)... 19 QUESTÕES... 19 1. (MPF Procurador da República 27º Concurso)... 19 2. (MP DFT Promotor de Justiça DF 2011)... 21 3. (TJ RS Juiz Estadual RS

Leia mais

Ponto 6: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica como bem jurídico digno de guarida penal: condutas criminalizadas (CP, arts. 138 a 140).

Ponto 6: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica como bem jurídico digno de guarida penal: condutas criminalizadas (CP, arts. 138 a 140). Ponto 6: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica como bem jurídico digno de guarida penal: condutas criminalizadas (CP, arts. 138 a 140). Ponto 7: A honra da pessoa natural e da pessoa jurídica

Leia mais

Analise as seguintes assertivas acerca da norma penal:

Analise as seguintes assertivas acerca da norma penal: QUESTÃO 1 Banca: MPE-BA Órgão: MPE-BA Prova: Promotor de Justiça Substituto (+ provas) Analise as seguintes assertivas acerca da norma penal: I Após a realização das operações previstas em lei para o cálculo

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. PROCESSO PENAL ii

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. PROCESSO PENAL ii I 16ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 ii Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 CRIME CONTRA A HONRA. MENOR POTENCIAL OFENSIVO. COMPETENCIA. JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL. Conflito de

Leia mais

Provas 1. Ano: Banca: Órgão: Prova:

Provas 1. Ano: Banca: Órgão: Prova: 1. Ano: 2016 Banca: MPE-SC Órgão: MPE-SC Prova: Promotor de Justiça - Matutina A teoria dos frutos da árvore envenenada, de origem norte-americana, encontra-se prevista no art. 157, 1º, do Código de Processo

Leia mais

Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJSP - VUNESP

Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJSP - VUNESP Processo Penal Professor Luiz Lima CONCURSO TJSP - VUNESP BLOCO II: Conhecimentos em Direito (24) Questões de português; (16) Questões de informática; (4) atualidades; (6) matemática; (40) questões: 1.

Leia mais

A pederastia é crime no CPM!!!

A pederastia é crime no CPM!!! CRIMES CONTRA A HONRA No CP há os crimes contra a honra genéricos, há também em outras leis especiais, como na Lei de Imprensa, Código Bras. De Telecomunicações, CPM, Cód. Eleitoral (4737/65 art. 324/326

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br. Injúria racial. Gilbran Queiroz de Vasconcelos. 1. Considerações iniciais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br. Injúria racial. Gilbran Queiroz de Vasconcelos. 1. Considerações iniciais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Injúria racial Gilbran Queiroz de Vasconcelos 1. Considerações iniciais O crime de Injúria Racial está alocado no artigo 140, 3º, no Título I, capítulo V, da Parte Especial do Código

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Jurisdição e Competência Promotor de Justiça Período 2006 2016 1) CESPE - PJ (MPE TO)/MPE TO/2012 Assunto: Jurisdição e competência A respeito

Leia mais

Temas de hoje, Crimes contra a honra: Calúnia, Difamação e Injuria, bem como o crime de ameaça.

Temas de hoje, Crimes contra a honra: Calúnia, Difamação e Injuria, bem como o crime de ameaça. Temas de hoje, Crimes contra a honra: Calúnia, Difamação e Injuria, bem como o crime de ameaça. Vamos iniciar pelo crime de CALÚNIA. 1- Dr. Ney Gutemberg, gostaria que explicasse como se configura o crime

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal Analista Judiciário - TRF 1) FCC Técnico Judiciário TRF2 (2012) Compete ao Supremo Tribunal Federal, dentre outras atribuições, processar e julgar

Leia mais

Professor Wisley Aula 06

Professor Wisley Aula 06 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PÚBLICA 1. PRINCÍPIOS a) PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE: presente

Leia mais

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO 1)Cabe recurso de apelação das decisões em que a) julgarem procedentes as exceções, salvo a de suspeição b) decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta

Leia mais

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira Olá, amigos concurseiros. Com o objetivo de colaborar com os seus estudos, segue a resolução da prova de Direito Penal para o cargo Analista Administrativo do MPU, que foi aplicada pela Fundação Carlos

Leia mais

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação)

Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) LEGALE Crimes de Periclitação de Vida e Saúde (continuação) Crimes de Periclitação de Vida e Saúde Abandono de incapaz Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por

Leia mais

Aplicação da Pena. (continuação)

Aplicação da Pena. (continuação) LEGALE Aplicação da Pena (continuação) Critério Trifásico de Aplicação da Pena Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: Critério Trifásico de Aplicação

Leia mais

São Paulo, 11 de dezembro de 2014.

São Paulo, 11 de dezembro de 2014. fls. 1 Registro: 2014.0000814475 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0001703-64.2012.8.26.0383, da Comarca de Nhandeara, em que é apelante JOVAIR FAUSTINO, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno.

Direito Penal Material de Apoio Professor Antonio Pequeno. 1-Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) Prova: Técnico Judiciário - Segurança No TRT do Estado X, Sinvaldo, servidor público, na função de chefe do setor de finanças, tomou conhecimento (e,

Leia mais

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P AÇÃO PENAL Tratado nos artigos 100 a 106 do CP. Conceito: Direito de exigir do Estado a aplicação da norma penal ao infrator. É o ius puniendi do Estado. CLASSIFICAÇÃO Conhecimento Cautelar Execução Art.

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

Direito Penal TEORIA DO CRIME TEORIA DO CRIME. Professor Rafael Machado. Culpabilidade: grau de reprovabilidade da conduta.

Direito Penal TEORIA DO CRIME TEORIA DO CRIME. Professor Rafael Machado. Culpabilidade: grau de reprovabilidade da conduta. Direito Penal Professor Rafael Machado Culpabilidade: grau de reprovabilidade da conduta. Elementos: imputabilidade: Causa de exclusão: critério biológico: menor de 18 anos art. 27 do CP critério Biopsicológico:

Leia mais

ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Recurso Em. Sentido Estrito nº , da Comarca de São Paulo, em

ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Recurso Em. Sentido Estrito nº , da Comarca de São Paulo, em fls. 1 Registro: 2013.0000772487 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Recurso Em Sentido Estrito nº 0116304-15.2012.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é recorrente/querelante ALI

Leia mais

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA

UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E DESCOMPLICADA SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA Ivan Carlos De Lorenci RESUMO: O presente estudo aborda de maneira simples quais são os crimes contra a honra e quais as consequências

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 19/03/2019 Número: 0801203-32.2019.8.15.0251 Classe: AÇÃO PENAL - PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO Órgão julgador: 1º Juizado

Leia mais

A hipótese dos autos é de absolvição sumária, por evidente atipicidade das condutas descritas na queixa.

A hipótese dos autos é de absolvição sumária, por evidente atipicidade das condutas descritas na queixa. fls. 440 SENTENÇA Processo nº: 1000911-15.2018.8.26.0050 Classe Assunto: Crimes de Calúnia, Injúria e Difamação de Competência do Juiz Singular - Difamação Querelante: Associação Nacional das Distribuidoras

Leia mais

Lei 9.455/97 - Lei de Tortura

Lei 9.455/97 - Lei de Tortura 1. Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PRF Prova: Policial Rodoviário Federal Para que um cidadão seja processado e julgado por crime de tortura, é prescindível que esse crime deixe vestígios de ordem física.

Leia mais

29/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PMDF (SOLDADO)

29/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PMDF (SOLDADO) PAULO IGOR DIREITO PENAL PMDF (SOLDADO) Requisito: Atualmente para ingressar na PMDF é necessário possuir nível superior em qualquer área, limite de idade até 30 anos, estatura mínima de 1,65m para homens

Leia mais

/2013/ / (CNJ: )

/2013/ / (CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE 17ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL Rua Márcio Veras Vidor (antiga Rua Celeste Gobato), 10 Processo nº: Natureza: Autor: Réu: Juiz Prolator: 001/1.11.0358466-0 (CNJ:.0447706-66.2011.8.21.0001)

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2 NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO QUESTÕES PARA FIXAÇÃO - AULAS 1 e 2 1) (Polícia Civil - Delegado\2013 Maranhão) Tem efeito retroativo a lei que: a) Elimina a circunstância atenuante

Leia mais

TABELA COMPARATIVA ENTRE A LEI DE IMPRENSA (LEI 5250/67) E A LEI DA RADIODIFUSÃO CONTIDA NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES (LEI 4117/62)

TABELA COMPARATIVA ENTRE A LEI DE IMPRENSA (LEI 5250/67) E A LEI DA RADIODIFUSÃO CONTIDA NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES (LEI 4117/62) TABELA COMPARATIVA ENTRE A LEI DE IMPRENSA (LEI 5250/67) E A LEI DA RADIODIFUSÃO CONTIDA NO CÓDIGO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES (LEI 4117/62) Lei 4117/62, (com a redação do DL 236/67, de 28/02/67) O

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Honra Profª. Liz Rodrigues - Inviolabilidade da honra e da imagem: honra pode ser entendida como a reputação do indivíduo perante o meio social em

Leia mais

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Período 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF5 (2013) No que se refere aos delitos de natureza econômica, financeira, tributária e decorrentes

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE Acadêmico: Rafael Mota Reis EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 CONSULPLAN - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Sobre os Juizados Especiais Cíveis, instituídos pela Lei nº 9.099/95: As pessoas jurídicas

Leia mais

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase Período 2010-2016 1) FCC Técnico - MPE SE (2013) Por si própria, a conduta de premeditar um crime de homicídio caracteriza a) início

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

DIREITO PENAL. Exame de Ordem Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO PENAL. Exame de Ordem Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL DIREITO PENAL PEÇA PROFISSIONAL Agnaldo, que reside com sua esposa, Ângela, e seus dois filhos na cidade de Porto Alegre RS, pretendendo fazer uma reforma na casa onde mora com a família, dirigiu-se a

Leia mais

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO CORREGEDORIA NA TRANSPARÊNCIA PROMOVER A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FUNÇÃO DA CORREGEDORIA PREVENÇÃO X PUNIÇÃO VISITAS AOS ÓRGÃOS FISCALIZAR

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRÁTICA Prática Caso: Após uma discussão, na porta de sua residência, com o vizinho João de Souza, José da Silva efetuou disparos de arma de fogo (a qual tinha o regular

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 4ª Fase. Prisão temporária. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 4ª Fase. Prisão temporária. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 4ª Fase Período: 2013-2016 1) CESPE - Escrivão de Polícia (PC BA)-2013 Em relação ao processo penal e à legislação pertinente, julgue o item que se segue.

Leia mais

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS 1 JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS No ano de 2012, foi publicada a Lei nº 12.694, a qual trata sobre o processo e o julgamento colegiado em 1º grau de jurisdição de

Leia mais

CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP)

CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP) CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP) 1 PEDIDO DE EXPLICAÇÕES - não está disciplinado no CPP - art. 144, CP Se, de referências, alusões ou frases, se infere calúnia, difamação

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 4ª fase

Direito Penal CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 4ª fase Período 2003-2016 1) CESPE Defensor Público DPE AM (2003) Com respeito ao concurso aparente de normas, julgue o item seguinte. Tratando-se

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 2.848/1940 CÓDIGO PENAL

DECRETO-LEI Nº 2.848/1940 CÓDIGO PENAL ALTERAÇÕES DO CURSO DE ACORDO COM EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 144/2016 MP/RS Secretário de Diligências LEGISLAÇÃO: Processo Civil: - Desconsiderar os artigos 70 ao 138 e 188 ao 235 do Código de Processo Civil.

Leia mais

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase Período 2010-2016 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE/TO - 2012 Jair, dirigindo de maneira imprudente, causou a

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL ESPÉCIES DE PENAS, SURSIS, LIVRAMENTO CONDICIONAL, EFEITOS DA CONDENAÇÃO, REABILITAÇÃO E CONCURSO DE CRIMES

NOÇÕES DE DIREITO PENAL ESPÉCIES DE PENAS, SURSIS, LIVRAMENTO CONDICIONAL, EFEITOS DA CONDENAÇÃO, REABILITAÇÃO E CONCURSO DE CRIMES NOÇÕES DE DIREITO PENAL ESPÉCIES DE PENAS, SURSIS, LIVRAMENTO CONDICIONAL, EFEITOS DA CONDENAÇÃO, REABILITAÇÃO E CONCURSO DE CRIMES 1) (Auditor Fiscal de Receita Municipal - Prefeitura de Teresina-PI-

Leia mais

Olá, amigos! Valeu! 1. Apresentação e estrutura textual (0,40). 2. Endereçamento à Vara Criminal da Comarca de São Paulo (0,20),

Olá, amigos! Valeu! 1. Apresentação e estrutura textual (0,40). 2. Endereçamento à Vara Criminal da Comarca de São Paulo (0,20), Olá, amigos! A peça do simulado é a prova prática do Exame de Ordem 2009.3 (CESPE). Percebam que o gabarito elaborado pela banca é bastante simples em comparação àquele da queixa do ciclo de correções.

Leia mais

O instituto da reincidência está conceituado em dois artigos, tanto no art.63 do Código Penal, como no art.7º da Lei de Contravenções Penais.

O instituto da reincidência está conceituado em dois artigos, tanto no art.63 do Código Penal, como no art.7º da Lei de Contravenções Penais. REINCIDÊNCIA O instituto da reincidência está conceituado em dois artigos, tanto no art.63 do Código Penal, como no art.7º da Lei de Contravenções Penais. CP - Art. 63 - Verifica-se a reincidência quando

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento especial: crimes contra a honra

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento especial: crimes contra a honra Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento especial: crimes contra a honra Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de 24 de março de 2011 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Cabimento

Leia mais

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Processo Penal Professora: Elisa Pitarro AULA 08 Ação penal privada Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 4ª Fase. Prisão preventiva. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 4ª Fase. Prisão preventiva. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 4ª Fase Período: 2013-2016 1) CESPE - Analista Judiciário TJDFT-2013 Julgue o item seguinte, referente a prisão, medidas cautelares, liberdade provisória e

Leia mais

Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro

Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro www.masterjuris.com.br 1-Godofredo tem a obrigação legal de cuidar de determinado idoso, mas o abandonou em um hospital conduta prevista no art. 98, do Estatuto

Leia mais

b) as medidas de segurança e as penas são aplicáveis tanto aos inimputáveis como aos semi-imputáveis;

b) as medidas de segurança e as penas são aplicáveis tanto aos inimputáveis como aos semi-imputáveis; DIREITO PENAL II - CCJ0032 Título SEMANA 16 Descrição 1) As medidas de segurança diferem das penas nos seguintes pontos: a) as penas são proporcionais à periculosidade do agente; b) as medidas de segurança

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade PLANO DE ENSINO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Unidade DOS CRIMES CONTRA A VIDA Carga Horária Sub-unidade Crimes contra a pessoa 02 h/a proteção penal da pessoa humana

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia Calúnia CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. 1º - Na mesma pena incorre

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco Racismo Lei 12.984 de 02/06/2014 Racismo A Lei 12.984/14 define o crime de discriminação dos portadores do vírus

Leia mais

Polícia Legislativa Senado Federal

Polícia Legislativa Senado Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Direito Penal... 3 Princípios Modernos de Direito Penal... 3 Nexo de Causalidade... 3 Arrependimento

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais