LEI MUNICIPAL N º 479/97 DE 29 DE DEZEMBRO DE 1997-

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI MUNICIPAL N º 479/97 DE 29 DE DEZEMBRO DE 1997-"

Transcrição

1 LEI MUNICIPAL N º 479/97 DE 29 DE DEZEMBRO DE CRIA O SERVIÇO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E INSTITUI A TAXA DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA NO MUNICÍPIO DE ALEGRIA (RS), NO ÂMBITO SISTEMA DE SAÚDE - SUS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOSÉ ÁLVARO JOST, Prefeito Municipal de Alegria, Estado do Rio Grande do Sul, no uso das atribuições legais, FAZ SABER, em cumprimento ao disposto na Lei Orgânica Municipal, que a Câmara Municipal de Vereadores de Alegria aprovou e EU, sanciono e promulgo a seguinte Lei: Art. 1 º - É criado o serviço de Vigilância Sanitária na Secretaria Municipal de Saúde, no município de Alegria (RS), de acordo com o Sistema Único de Saúde - SUS, que visam eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir sobre os problemas sanitários decorrentes da produção, comercialização e circulação de bens e produtos, objetivando a proteção da saúde da população em geral, abrangendo: A) O controle de produtos e bens de consumo que diretamente se relacionam com saúde, compreendidas todas as etapas e processos da produção do consumo; B) O controle das radiações ionizantes e eletromagnéticas e das substâncias, produtos equipamentos que as produzem; C) O controle da prestação de serviços que diretamente se relacionam com a saúde; D) O controle dos estabelecimentos industriais e comerciais cujos produtos diretamente se relacionam com a saúde; E) O controle da circulação de bens e produtos, serviços temporários e demais formas de comercialização; F) O controle do exercício das profissões, que diretamente se relacionam com a saúde, exclusivamente no que se refere a responsabilidade técnica e ao exercício das profissões; G) O controle de sangue e hemoderivados, órgãos e tecidos, imunobiológicos e de leite humanos, em todas as etapas da Coleta ao consumo; H) O controle e cadastro obrigatório dos proprietários que têm animais no perímetro urbano na cidade de Alegria, cuidado e tratamento do lixo, poluição de rios, vertentes, e enfim o meio ambiente. Art. 3 º - Todo o bem ou produto submetido ao regime de vigilância sanitária, somente poderá ser industrializado, comercializado, transportado, armazenado, exposto à venda ou entregue ao consumo, após o registro no órgão de Vigilância Sanitária competente.

2 Art. 4 º- Os estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços, que diretamente se vinculam com a saúde, veículo de transporte de bens e produtos, serviços temporários e demais formas de comercialização, somente poderão funcionar, se respeitadas as normas técnicas vigentes após o fornecimento do Alvará de Licença, pela Autoridade Sanitária Competente. Parágrafo 1º - O Alvará de Licença previsto neste artigo deverá ser revalidado anualmente. Parágrafo 2 º - A autorização de funcionamento fornecida pelo órgão Federal ou Estadual competente não incluirá o previsto neste artigo. Parágrafo 3º - Os estabelecimentos industriais de medicamentos, alimentos cosméticos, saneantes domissanitários e correlatos; as creches, os bancos de leite humano e as prestadoras de serviços de saúde, somente poderão funcionar sob responsabilidade técnica profissional devidamente habilitado Art. 5 º - O Serviço de Vigilância Sanitária desenvolverá, em articulação com a Secretaria Estadual de Saúde e Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a Vigilância Sanitária sobre os prédios, instalações, equipamentos, produtos naturais ou industrializados, locais e atividades que, direta ou indiretamente, possam produzir casos de agravos à saúde pública ou individual. Art. 6 º - O Serviço de Vigilância Sanitária desenvolverá medidas necessárias à promoção, proteção e recuperação de Saúde Pública, sendo obrigação da pessoa física ou jurídica, pública ou privada, acatar e cumprir estas medidas determinadas pela autoridade sanitária competente. Art. 7 º - Só é permitido o exercício das profissões que se relacionam com a saúde ao profissional habilitado pôr titulo conferido pôr instituição de ensino oficializada na forma da Lei, após sua inscrição no respectivo Conselho Regional, ou Serviço de Vigilância Sanitária. Art. 8 º - A autoridade competente procederá a coleta de amostras para análise e no caso de infração à legislação em vigor, determinará a apreensão de qualquer produto, substância material ou equipamento, inclusive instrumentos de trabalho. Parágrafo 1 - Os bens e produtos destinados ao consumo humano, quando visivelmente alternados ou deteriorados, serão apreendidos e inutilizados sumariamente. Parágrafo 2 - Caberá ao responsável pelos produtos, quando impróprios para consumo, o custeio de todo o processo de inutilização, caso o proprietário não o fizer, a autoridade competente, tomará medidas cabíveis, aplicando as penalidades legais. Parágrafo 3 º - A Autoridade sanitária poderá afastar ou encaminhar para exame, manipuladores de produtos suspeitos ou portadores de doenças transmissíveis.

3 Art. 9 º - É instituída a TAXA DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA de competência da Secretaria Municipal de Saúde, nos termos da Lei Federal n º 8080, de 19 de setembro de Art. 10º - A Taxa de Fiscalização Sanitária tem como fato gerador as atividades administrativas de execução de serviços de saúde e de controle e Vigilância Sanitária especificadas na TABELA DE INCIDÊNCIA constante no Anexo Único desta Lei. Art. 11º - O Contribuinte de Taxa de Fiscalização Sanitária é a pessoa física ou jurídica a quem o Município presta ou põe à disposição o serviço de saúde pública, que realize atividade sujeita ao controle e fiscalização sanitária ou seja proprietário ou possuidor de bem imóvel ou de equipamentos e instalações sujeitos a controle e fiscalização. Art. 12 º - A Taxa de Fiscalização tem como base de cálculo o Valor da Unidade Fiscal de Referência - UFIR - e deverá ser paga até o dia 31 de março de cada ano, com base na UFIR do mês vigente. Art. 13º - A Alíquota da Taxa é variável em função do ato administrativo e da natureza do fato ou atividade sujeitos ao controle e fiscalização sanitária, conforme expresso na TABELA DE INCIDÊNCIA que constitui anexo desta Lei. Art. 14 º - Após o pagamento da Taxa de Fiscalização Sanitária, será expedido, pelo Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, o Alvará Sanitário correspondente. Parágrafo Único - O Alvará Sanitário terá prazo de um ano, devendo ser renovado até 31 de março do exercício seguinte. Art. 15 º - A Taxa de Fiscalização Sanitária, será cobrada em função do tipo de estabelecimento, com base na TABELA EM ANEXO. Art. 16 º - Os atos administrativos de controle de vigilância sanitária terão como objetivo de verificação a observância das normas e exigências constantes da Legislação Federal, Estadual e Municipal pertinente. Art. 17 º - Aplicam - se à Taxa de Fiscalização Sanitária, os dispositivos constantes do Código Tributário Municipal, em especial no que se refere ao lançamento, arrecadação, multas, juros e correção monetária, inscrição em dívida ativa e demais aspectos pertinentes. Art. 18 º - A taxa de Fiscalização Sanitária será recolhida pelo contribuinte aos cofres municipais, através de guia especial do Fundo Municipal de Saúde - FMS - fornecida pelo Serviço de Vigilância Sanitária, com base na TABELA ANEXA. Art. 19 º - As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotação orçamentária específica. Art. 20 º - Tudo quanto não estiver contemplado e previsto nesta Lei, será suprido pela Lei n º 6.237/77.

4 publicação. Art. 21 º - Revogam - se as disposições em contrário. Art. 22º - A presente Lei entrará em vigor na data de sua GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ALEGRIA, AOS 29 DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DO ANO DE Registre - se e Publique - se José Álvaro Jost Prefeito Municipal Antonio Domingos Lena Secretário Municipal de Administração ANEXO ÚNICO TABELA DE INCIDÊNCIA E ALÍQUOTAS TAXA DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE I- EXAME A REQUERIMENTO DO INTERESSADO: 1 - de aparelhos, utensílios e vasilhames destinados ao preparo; fabrico, conservação ou acondicionamento de alimentos...1,0 2- bacteriológico de água, visando à potabilidade...1,0 3- químico de água, visando à potabilidade...1,0 4- de equipamento de antipoluição...1,0 5- outros, não especificados...1,0 II - VISTORIA TÉCNICO - SANITÁRIA: 1 - a requerimento de terceiros...0,7 2- para encerramento de atividade de estabelecido...1,0 3- de prédios, suas unidades ou dependências utilizadas em atividade de: A) CONSULTÓRIO : médico, odontológico, veterinário, de psicologia e nutrição, CLÍNICA SEM INTERNAMENTO : médica, odontológica, veterinária, de psicologia, de nutrição, de fisioterapia, terapia ocupacional, e de radiologia, gabinete de massagem, serviço de audiometria ; gabinete de pedicuro, laboratório de análises clínicas, laboratório de análises químicas, laboratório de prótese dentária, ambulatório, serviço de fonoaudiologia, banco de sangue e sauna...2,5

5 B) Farmácia, drogaria, óptica, desinsetizadora, desratizadora, comércio, prótese ortopédica, comércio de correlatos e clínica geriátrica com internação...2,5 C) Distribuidora de produtos farmacêuticos, distribuidora de produtos correlatos, clínica médica com internamento, clínica veterinária com internamento, hospital, hospital veterinário, pronto socorros em geral, laboratório industrial farmacêutico, laboratório industrial de cosméticos, laboratório industrial de saneantes domissanitários e laboratório industrial de correlatos...2,5 III - CONTROLE DE ALIMENTOS A) Ambulantes em geral, veículos de transporte de produtos alimentícios em geral, refeitório e comércio de frutas e hortaliças...2,5 B) Açougue e peixaria, bar, lancheria, restaurantes e similares, comércio de produtos alimentícios em geral, hotel e pensão com refeições e comércio de produtos alimentícios em traileres...1,0 C) Indústria de alimentos em geral, indústria e extração e engarrafamento de água mineral, cozinha industrial e supermercado...1,0 IV - PROTEÇÃO AMBIENTAL EM : A) Indústria metalúrgica, indústria mecânica, indústria de material elétrico e de comunicações, indústria de madeira, indústria mobiliaria, indústria de produtos de matéria plástica, indústria do vestuário, calçados e artefatos de tecidos, indústria editorial e gráfica, indústrias diversas, aviário, sociedade recreativa e ou esportiva com piscina e depósito de produtos químicos...1,0 B) Extração de minerais, indústria de serviços que utilizem galvanoplastia, indústria de papel e papelão, indústria de borracha, indústria de couro e peles similares, indústria química, indústria têxtil, indústria de bebidas e álcool etílico, indústria de fumo, indústria petroquímica e indústria de produtos minerais não metálicos...1,0 V-DOS PRÉDIOS, SUAS UNIDADES OU DEPENDÊNCIAS, COM USOS NÃO ESPECIFICADOS NOS ITENS ANTERIORES. A) Residencial ( por m2 de área construída )...0,005 B) Comercial ( por m2 de área construída )...0,005

6 C) Industrial ( por m2 de área construída )...0,005 D) De prestação de serviços ( por m2 de área construída )...0,005 E) Outros, inclusive de associações ou entidades de classe, recreativas e ou esportivas sem piscina, de entidades assistências, educacionais, culturais e religiosas, partidos políticos, de repartições públicas de administração direta e indireta e de empresas concessionárias de serviços públicos...1,0 VI - LICENÇA: 1- Para comercializar psicotrópicos e entorpecentes...2,5 2- Para fabricar psicotrópicos e entorpecentes...2,5 3- Para comercializar produtos tóxicos...2,5 VII - MULTAS: 1- Estabelece multas aos estabelecimentos classificados em grau de ALTO, MÉDIO E BAIXO GRAU a) Grau I ALTO RISCO b) Grau II MÉDIO RISCO c) Grau III BAIXO RISCO OBS - As multas variam de 1,0 até 2,0 para todos os graus ( I, II e III). 2- Estabelece multas para moradores, proprietários e outros do perímetro urbano: 3- Criação animais e aves no perímetro urbano 4- Depósito de lixo em locais inadequados 5- Outras atitudes incompatíveis com saúde pública, e apontadas pela Lei 6.437/77 e demais disposições legais vigentes.

LEI MUNICIPAL Nº 5.442, DE 26 DE MARÇO DE 2014

LEI MUNICIPAL Nº 5.442, DE 26 DE MARÇO DE 2014 LEI MUNICIPAL Nº 5.442, DE 26 DE MARÇO DE 2014 Institui a taxa por ações básicas de vigilância sanitária de competência da Direção Municipal do Sistema Único de Saúde - SUS, e dá outras providências. TITO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO REDONDO LEI N º 1.135/2005 CRIA O SERVIÇO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO REDONDO LEI N º 1.135/2005 CRIA O SERVIÇO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI N º 1.135/2005 CRIA O SERVIÇO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. VELOCINO LEAL, Prefeito Municipal de Morro Redondo-RS, no uso de suas atribuições legais: Faço saber que o Poder Legislativo

Leia mais

ANEXO I. Do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS. Item Descrição das Atividades Valor Anual Em R$

ANEXO I. Do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS. Item Descrição das Atividades Valor Anual Em R$ DECRETO Nº 1.27, EM 2 DE JANEIRO DE 2014. ATUALIZA A TABELA QUE ESTABELECE OS VALORES DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA ISS, CONSTANTE DO ANEXO I, DA LEI MUNICIPAL Nº. 28/99; ATUALIZA TABELA

Leia mais

FAÇO saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

FAÇO saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL Nº 4.466/2018 ALTERA A TABELA QUE DISCIPLINA AS TAXAS POR AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE DE QUE TRATA A LEI MUNICIPAL N 1.712, DE 18 DE MARÇO DE 1999, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

LEI Nº 1.325, DE

LEI Nº 1.325, DE LEI Nº 1.325, DE 25-10-2017 Institui a Taxa de Vigilância Sanitária, revoga a Lei Municipal nº 253, de 04 de julho de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES, no uso das atribuições

Leia mais

ALVARÁ SANITÁRIO O QUE É? COMO FAZER? QUEM DEVE TER? E POR QUÊ? André Ellwanger e Camila Jacques médicos veterinários

ALVARÁ SANITÁRIO O QUE É? COMO FAZER? QUEM DEVE TER? E POR QUÊ? André Ellwanger e Camila Jacques médicos veterinários Prefeitura Municipal de São Leopoldo Secretaria da Saúde Vigilância Sanitária André Ellwanger e Camila Jacques médicos veterinários ALVARÁ SANITÁRIO O QUE É? COMO FAZER? QUEM DEVE TER? E POR QUÊ? I - controlar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2207 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 2.292, de 20 de janeiro de 2017 - Atualiza o Anexo VII da Lei Nº 357, de 20 de dezembro de 2011 Código Tributário Municipal

Leia mais

ANEXO I DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA

ANEXO I DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA ANEXO I DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA I - TRABALHO PESSOAL a) Profissionais 1) Profissionais liberais com curso superior e os igualmente equiparados 60 2) Outros serviços profissionais

Leia mais

ANEXO ÚNICO. TAXAS DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA Solicitação do Alvará Sanitário Inicial/Renovação

ANEXO ÚNICO. TAXAS DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA Solicitação do Alvará Sanitário Inicial/Renovação ANEXO ÚNICO TAXAS DE SERVIÇOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA Solicitação do Alvará Sanitário Inicial/Renovação Tabela 1 VISA - 01 Indústrias de Alimentos em Geral; Indústrias de Alimentos para fins especiais (dietéticos,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIRU ESTADO DA BAHIA GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIRU ESTADO DA BAHIA GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 3.135, DE 02 DE JANEIRO DE 2019. Dispõe sobre a cobrança, pagamento e atualização, para o exercício de 2019, dos valores base da Taxa de Alvará de Vigilância Sanitária, de acordo com a inflação

Leia mais

LEI ORDINARIA n 441/1993 de 29 de Dezembro de 1993 (Mural 29/12/1993)

LEI ORDINARIA n 441/1993 de 29 de Dezembro de 1993 (Mural 29/12/1993) LEI ORDINARIA n 441/1993 de 29 de Dezembro de 1993 (Mural 29/12/1993) ATOS RELACIONADOS: LEI ORDINARIA n 1322/2005 LEI ORDINARIA n 767/1997 AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A INSTITUIR O CÓDIGO SANITÁRIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO TIRADENTES CNPJ: / Site: novotiradenters.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO TIRADENTES CNPJ: / Site: novotiradenters.com.br LEI MUNICIPAL N.º 470/01 Novo Tiradentes(RS), 24 de abril 2.001. INSTITUI A UNIDADE DE REFERÊNCIA MUNICIPAL (U.R.M.), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GILBERTO MORI, PREFEITO MUNICIPAL NOVO TIRADENTES, ESTADO

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL O número de empregos formais no estado alcançou 653,6 mil em dezembro de 2014, representando

Leia mais

Licença de Funcionamento de estabelecimentos Esclarecimentos e Vantagens da Lei /

Licença de Funcionamento de estabelecimentos Esclarecimentos e Vantagens da Lei / Licença de Funcionamento de estabelecimentos Esclarecimentos e Vantagens da Lei 15.855/16.09.2013 Esclarecimentos e Vantagens da Lei 15.855/16.09.2013 ITENS abordados nesta PALESTRA : 1 Leis que disciplinam

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA O número de empregos formais no estado alcançou 2,274 milhões em dezembro de 2014, representando

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ O número de empregos formais no estado alcançou 1,552 milhão em dezembro de 2014, representando

Leia mais

CNAE -ATIVIDADES DE MENOR RISCO SANITÁRIO CÓDIGO DESCRIÇÃO

CNAE -ATIVIDADES DE MENOR RISCO SANITÁRIO CÓDIGO DESCRIÇÃO ANEXO ÚNICO CNAE -ATIVIDADES DE MENOR RISCO SANITÁRIO CÓDIGO DESCRIÇÃO 1 8730-1/02 Albergues assistenciais 2 7739-0/03 Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes.

Leia mais

Quantidade de Critérios Verificados da Resolução 592/09,

Quantidade de Critérios Verificados da Resolução 592/09, ANEXO I Quantidade de Critérios Verificados da Resolução 592/09, Unidade da Federação e Subsetor- 2010 até 2016 CEP 70056-900 Brasília-DF, Fone ( 061 ) 2031-6666, 2031-6667, Fax ( 061 ) 2031-8272 Subsetor

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009.

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. Altera a Lei Complementar nº 001/06 de 13 de fevereiro de 2006, Código Tributário Municipal de Camocim e determina outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 040, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2006 L E I : Art. 1º. Fica revogado o Parágrafo único do artigo 17 da Lei Complementar nº 002/2001.

LEI COMPLEMENTAR Nº 040, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2006 L E I : Art. 1º. Fica revogado o Parágrafo único do artigo 17 da Lei Complementar nº 002/2001. LEI COMPLEMENTAR Nº 040, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2006 Dispõe sobre Alterações no Código Tributário Municipal VALDECI OLIVEIRA, Prefeito Municipal, em exercício, do Município de Santa Maria, Estado do Rio

Leia mais

Lei 6.433/77, Artigo 10, Inciso XIX. Lei 6.433/77, TÍTULO I - DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES - Art São infrações sanitárias, Inciso IV.

Lei 6.433/77, Artigo 10, Inciso XIX. Lei 6.433/77, TÍTULO I - DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES - Art São infrações sanitárias, Inciso IV. Nível: Médio Área: Agente de Vigilância Sanitária QUESTÃO 39 Situação: Procedente Questão 39 - Na prova para Agente de Vigilância Sanitária, de nível médio, menciona: A infração que é sujeita a pena de

Leia mais

ANEXO 1 - PORTARIA SF Nº 05/2003. Tabela de Códigos referentes à Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE) Seção 1 - Atividades Permanentes

ANEXO 1 - PORTARIA SF Nº 05/2003. Tabela de Códigos referentes à Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE) Seção 1 - Atividades Permanentes ANEXO 1 - PORTARIA SF Nº 05/2003 Tabela de Códigos referentes à Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE) Seção 1 - Atividades Permanentes Código Item da Tabela anexa à Lei Grupo de Atividades conforme

Leia mais

PROJETO DE LEI N /2017

PROJETO DE LEI N /2017 PROJETO DE LEI N 065-01/2017 ESTABELECE A BASE DE CÁLCULO PARA AS TAXAS DE LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS, DE AUTORIZAÇÕES PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS FLORESTAIS (ATPF), A EMISSÃO DE DECLARAÇÕES DAS ISENÇÕES

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 909 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Lei Nº 391, de 04 de Agosto de 2018 - Dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal - SIM - do município

Leia mais

TABELA PRÁTICA COM OS VALORES DA TFE PARA 2014

TABELA PRÁTICA COM OS VALORES DA TFE PARA 2014 30104 30201 30309 30406 30503 30600 30708 30805 30902 31003 31100 31208 31305 Agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal, pesca, aquicultura e serviços relacionados com essas atividades.

Leia mais

TABELA PRÁTICA COM OS VALORES DA TFE PARA 2011

TABELA PRÁTICA COM OS VALORES DA TFE PARA 2011 30104 30201 30309 30406 30503 30600 30708 30805 30902 31003 31100 31208 31305 Agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal, pesca, aquicultura e serviços relacionados com essas atividades.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 091/16, de 06 de dezembro de 2016.

PROJETO DE LEI Nº 091/16, de 06 de dezembro de 2016. PROJETO DE LEI Nº 091/16, de 06 de dezembro de 2016. Institui a contribuição para o custeio do serviço de Iluminação Pública e dispõe sobre providências correlatas. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALPESTRE, Estado

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos 4) SUS: 4.1- Níveis

Leia mais

DECRETO Nº , DE 28 DE OUTUBRO DE 2011.

DECRETO Nº , DE 28 DE OUTUBRO DE 2011. DECRETO Nº 13.288, DE 28 DE OUTUBRO DE 2011. Regulamenta a Lei nº 3.823, de 21 de dezembro de 2009, que institui a defesa sanitária animal no Estado de Mato Grosso do Sul, no que diz respeito aos procedimentos

Leia mais

I - os profissionais da equipe municipal de vigilância sanitária investidos na função fiscalizadora, na forma do 1º do art. 5º;

I - os profissionais da equipe municipal de vigilância sanitária investidos na função fiscalizadora, na forma do 1º do art. 5º; PROJETO DE LEI N 029/2017, 30 DE JUNHO DE 2017. AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REGULAMENTAR AS AÇÕES DOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º O Serviço Municipal

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI MUNICIPAL N. 1181 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010. Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual. PREFEITO MUNICIPAL DE GRAMADO XAVIER, no uso das

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS DECRETO Nº. 12.987/2018 Regulamenta o Artigo 37 da Lei Complementar nº 030/1996 (Código de Saúde do Município de Divinópolis) e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Divinópolis, Galileu Teixeira

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 Dispõe sobre a prestação dos serviços de controle de vetores e pragas urbanas por empresas especializadas e da outras providencias. A DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Marcos legais fundamentais para a Vigilância Sanitária.

Leia mais

1(Lei Munk;pal n" 31/98, de 19 de maio de 1998)

1(Lei Munk;pal n 31/98, de 19 de maio de 1998) ANEXO I TABELA I TAXAS DE FISCALIZAÇÃO Art. 1 Os valores das taxas de fiscalização são: I - Fiscalização de atividades e profissões: a) pessoas jurídicas e profissionais autônomos de nível. superior -

Leia mais

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento GRUPO: SERVIÇO DE SAÚDE SUBGRUPO: PRESTAÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE AGRUPAMENTO: SERVIÇOS AMBULATORIAIS 8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consulta 8630-5/99 Atividades de atenção ambulatorial

Leia mais

Prefeitura Municipal de Camacan publica:

Prefeitura Municipal de Camacan publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1557 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 837, de 10 de Dezembro de 2018-Ementa: Institui a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito do município

Leia mais

Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul RS

Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul RS Page 1 of 7 LEI COMPLEMENTAR Nº 443, DE 15 DE SETEMBRO DE 2009. Institui a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública CIP, prevista no artigo 149-A, da Constituição Federal. A PREFEITA

Leia mais

SÃO JOAO DO PARAISO/MA D I A R I O O F I C I A L

SÃO JOAO DO PARAISO/MA D I A R I O O F I C I A L SUMARIO Poder Executivo ---------------------------------- 01 Esta edição extra publicada pelo poder executivo. LEI COMPLEMENTAR Nº 0134/2017 DISPÕE SOBRE A ALTERAÇÃO DOS ES PARA O CUSTEIO DE SERVIÇO DE

Leia mais

PORTARIA SMS Nº 459, DE

PORTARIA SMS Nº 459, DE PORTARIA SMS Nº 459, DE 22-03-2017 Dispõe sobre a classificação, quanto ao risco sanitário, das atividades codificadas conforme a Classificação Nacional de Atividade Econômica - CNAE cuja Licença Sanitária

Leia mais

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Laboratório de Mercado de Trabalho LMT Membros: Marcos Elias Magno Nogueira Rafael Sant Anna Monteiro Gomes Hannah Nacif Schlaucher

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º DE 06 DE ABRIL DE 2004

LEI MUNICIPAL N.º DE 06 DE ABRIL DE 2004 Cria cargos de provimento efetivo, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA, RS FAZ SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte L E I Art. 1º São criados

Leia mais

Presencial. Avenida Manoel Novaes - S/N Anx 2, Bom Jesus Da Lapa - Ba,

Presencial. Avenida Manoel Novaes - S/N Anx 2, Bom Jesus Da Lapa - Ba, PODER EXECUTIVO BAHIA Presencial Telefone Horário Avenida Manoel Novaes - S/N Anx 2, Bom Jesus Da Lapa - Ba, 47600-000 (77) 3481-4214 (77) 3481-5777 Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 13:00 horas. 2 RESUMO

Leia mais

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento

Renovação da Licença Cédula de Identidade Profissional emitida pelo conselho de classe Alvará de localização e funcionamento 1 GRUPO: SERVIÇO DE SAÚDE SUBGRUPO: PRESTAÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE AGRUPAMENTO: SERVIÇOS AMBULATORIAIS 8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consulta 8630-5/99 Atividades de atenção ambulatorial

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Quarta-feira Ano IX Nº 1193 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Lei Nº 413/2015 - Institui no Município de Nova Viçosa a permanência de Salva-Vidas ou Guardião

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº 90, de 15 de setembro de 2005.

Deliberação Normativa COPAM nº 90, de 15 de setembro de 2005. Deliberação Normativa COPAM nº 90, de 15 de setembro de 2005. Dispõe sobre a declaração de informações relativas às diversas fases de gerenciamento dos resíduos sólidos industriais no Estado de Minas Gerais.

Leia mais

Portaria n.º 43/2008

Portaria n.º 43/2008 Portaria n.º 43/2008 Dispõe sobre a documentação necessária para abertura de processos administrativos para solicitação, renovação e alteração de Licença Sanitária de farmácias e drogarias no Estado do

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 014, DE 23 DE ABRIL DE 2012.

LEI COMPLEMENTAR Nº 014, DE 23 DE ABRIL DE 2012. LEI COMPLEMENTAR Nº 014, DE 23 DE ABRIL DE 2012. Institui o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Vegetal SIM, no Município de Petrolina, e dá outras providências. O PREFEITO DO

Leia mais

Vigilância Sanitária e Responsabilidade Técnica do que é que estamos falando?

Vigilância Sanitária e Responsabilidade Técnica do que é que estamos falando? Vigilância Sanitária e Responsabilidade Técnica do que é que estamos falando? IV Curso de Qualificação para Diretores Técnicos Marly Albuquerque Vigilância Sanitária de onde vem? Em todas as civilizações

Leia mais

Legislações Municipais em São Paulo sobre Segurança em Edificações

Legislações Municipais em São Paulo sobre Segurança em Edificações Legislações Municipais em São Paulo sobre Segurança em Edificações Município de Bauru LEI Nº 4444, DE 21 DE SETEMBRO DE 1999 Toma obrigatório o Laudo Técnico de Regularidade das Edificações no Município,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE 1993. 1 Institui hipótese de responsabilidade pelo pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.503, DE 06 DE SETEMBRO DE Institui o Programa de Incentivos à Produtores Rurais, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº 1.503, DE 06 DE SETEMBRO DE Institui o Programa de Incentivos à Produtores Rurais, e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº 1.503, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018. Institui o Programa de Incentivos à Produtores Rurais, e dá outras providências. Eu, VALDÉSIO ROQUE DELLA BETTA, Prefeito de Charrua, Estado do Rio Grande

Leia mais

Taxa de fiscalização sanitária. Renovação da Licença Documentos Certificado do Conselho de Classe do Responsável Alvará de localização e funcionamento

Taxa de fiscalização sanitária. Renovação da Licença Documentos Certificado do Conselho de Classe do Responsável Alvará de localização e funcionamento AGRUPAMENTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Atividades de psicologia e psicanálise Atividades de fonoaudiologia Atividades de profissionais da nutrição Atividades de terapia ocupacional Atividades de fisioterapia

Leia mais

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA

MUNICIPAL. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DA BAHIA www.ibapebahia.org.br LEI Nº 5.907/2001 Dispõe sobre a manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos

Leia mais

Art. 3º Constituem receitas do Fundo Penitenciário Municipal FUNPEM/BARREIRAS:

Art. 3º Constituem receitas do Fundo Penitenciário Municipal FUNPEM/BARREIRAS: LEI Nº 1.317, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018. Institui o Fundo Penitenciário Municipal FUNPEM/BARREIRAS e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE BARREIRAS-BA, no uso de suas atribuições legais que

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE 2018. Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. Eu, VALDÉSIO ROQUE DELLA BETTA, Prefeito de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul,

Leia mais

Licença inicial / Cadastro Renovação da Licença Licença inicial / Cadastro Renovação da Licença Licença inicial / Cadastro

Licença inicial / Cadastro Renovação da Licença Licença inicial / Cadastro Renovação da Licença Licença inicial / Cadastro 1 GRUPO: MEDICAMENTOS/COSMETICOS/SANEANTES/PRODUTOS PARA SAUDE SUBGRUPO: FABRIL AGRUPAMENTO: INDUSTRIA DE COSMÉTICOS, PRODUTOS DE HIGIENE E PERFUMES 1742-7/01 Fabricação de fraldas descartáveis 1742-7/02

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE PÚBLICA. Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM SAÚDE PÚBLICA. Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM SAÚDE PÚBLICA Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA SAÚDE PÚBLICA Autarquia; regime especial; vinculada Ministério da Saúde independência administrativa,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha SANTO ANTONIO Gestio 2009/2012 LEI N 5.949, DE 9 DE MARÇO DE 2010 Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual. O PREFEITO MUNICIPAL de Santo

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 188/2009

LEI COMPLEMENTAR Nº 188/2009 Subject: Lei Municipal Micro e Pequenas Empresas Date: Wed, 1 Sep 2010 16:18:29-0300 From: Marta Fraga To: "jacira@taboaodaserra.sp.gov.br" LEI

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL LEI MUNICIPAL Nº. 1203/2017, GENTIL, RS, 04 DE ABRIL DE 2017. AUTORIZA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA BOLÃO GENTILENSE INSTITUI PREMIAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ALCENIR DALMAGO, Prefeito Municipal de Gentil,

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/2017 Saldo de Emprego (admissão - desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - DEZEMBRO/217 1. Brasil termina o ano de 217 com fechamento de Postos de Trabalho O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral Contribuinte, Confira os dados de Identificação da Pessoa Jurídica e, se houver qualquer divergência, providencie junto à RFB a sua atualização cadastral.

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DE GOIÁS 2018 PROFESSOR VILSON CORTEZ Lei Nº 11651 DE 26/12/1991 Institui o Código Tributário do Estado de Goiás. Lei Nº 10721/88 Lei Instituidora do ITCD Artigos 72 a 89 do Código

Leia mais

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica:

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica: Prefeitura Municipal de Riachão das Neves 1 Sexta-feira Ano VII Nº 974 Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica: Lei Ordinária Nº 627/2016, de 0 - Dispõe sobre a proibição da instalação de trailers,

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 004/2018

DELIBERAÇÃO Nº 004/2018 DELIBERAÇÃO Nº 004/2018 Ementa: Estabelece as exigências para registro de empresa, anotação de profissionais, carga horária de assistência farmacêutica para os estabelecimentos farmacêuticos e afins e

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À CIDADANIA FISCAL. Mês/Ano - Código de Nacional de Atividade Econômica - CNAE

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À CIDADANIA FISCAL. Mês/Ano - Código de Nacional de Atividade Econômica - CNAE CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À CIDADANIA FISCAL Mês/Ano - Código de Nacional de Atividade Econômica - CNAE OUTUBRO/2007 5611_2/01 - RESTAURANTES E SIMILARES NOVEMBRO/2007 4721_1/01

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 064/2011, DE 03 DE MAIO DE 2011.

LEI COMPLEMENTAR Nº. 064/2011, DE 03 DE MAIO DE 2011. LEI COMPLEMENTAR Nº. 064/2011, DE 03 DE MAIO DE 2011. Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual. CARLOS JANDREY, Prefeito de Ibirubá - RS,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Carangola

Prefeitura Municipal de Carangola Lei Complementar Municipal n 097/2013. De 23 de dezembro de 2013. ALTERA ARTIGOS DA LEI COMPLEMENTAR N 0037/2008 REFERENTE AO ISSQN, INSTITUI TAXA DE LIXO E CONTÉM OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/ Brasil tem o quinto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/ Brasil tem o quinto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos Salo do Emprego (admissão - desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/217 1. Brasil tem o quinto mês seguido de saldo positivo na criação de Empregos O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Leia mais

TIPO DE EMPRESA PRODUTO GRUPO II GRANDE GRUPO I GRANDE (DV) R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1 ALIMENTOS

TIPO DE EMPRESA PRODUTO GRUPO II GRANDE GRUPO I GRANDE (DV) R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1 ALIMENTOS ITENS TABELA DE DESCONTOS DA TAXA DE FISCALIZAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA IDENTIFICADOR DO DESCRIÇÃO DO FATO GERADOR TIPO DE EMPRESA PRODUTO Fato Gerador (DV) GRUPO I GRANDE GRUPO II GRANDE GRUPO III MÉDIA

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SAÚDE. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista UFF Doutoranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SAÚDE. Vanessa Rosse de Souza Nutricionista UFF Doutoranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SAÚDE Vanessa Rosse de Souza Nutricionista UFF Doutoranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO ANVISA: É responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades

Leia mais

Atenção: - a palavra-chave de tem menos de 4 letras, por isso não foi destacada. LEI Nº 2767, DE 18 DE MAIO DE 2012.

Atenção: - a palavra-chave de tem menos de 4 letras, por isso não foi destacada. LEI Nº 2767, DE 18 DE MAIO DE 2012. Atenção: - a palavra-chave de tem menos de 4 letras, por isso não foi destacada. LEI Nº 2767, DE 18 DE MAIO DE 2012. INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, INSTRUMENTO DA POLITICA MUNICIPAL DE

Leia mais

TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS

TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS 105 TABELA I TABELA PARA COBRANÇA DA TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIÇOS DIVERSOS 01 Requerimento de qualquer natureza... 02 Alvará... 03 Fornecimento de cópias de plantas... 04 Depósito por dia: a) Móveis e

Leia mais

CRIA AS FUNÇÕES GRATIFICADAS DE CHEFE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, DIRETOR DE PATRIMÔNIO E DIRETOR DE GESTÃO EM SAÚDE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

CRIA AS FUNÇÕES GRATIFICADAS DE CHEFE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, DIRETOR DE PATRIMÔNIO E DIRETOR DE GESTÃO EM SAÚDE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI MUNICIPAL N.º 4.123/2016 CRIA AS FUNÇÕES GRATIFICADAS DE CHEFE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, DIRETOR DE PATRIMÔNIO E DIRETOR DE GESTÃO EM SAÚDE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. RENATO GEMELLI BONADIMAN, Prefeito

Leia mais

3 O Magnetismo à primeira oportunidade. Características Conjunturais do Comércio Varejista de Araraquara:

3 O Magnetismo à primeira oportunidade. Características Conjunturais do Comércio Varejista de Araraquara: Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos Coordenador: Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP FCL/UNESP/Araraquara Características Conjunturais do Comércio

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 063, DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 063, DE LEI COMPLEMENTAR Nº 063, DE 18-05-1999 Estabelece as atribuições e as competências do Poder Público Municipal para o desenvolvimento das ações de Vigilância Sanitária, de acordo com a Constituição Federal,

Leia mais

LEI Nº. 810/09 DE 19 DE JANEIRO DE 2009.

LEI Nº. 810/09 DE 19 DE JANEIRO DE 2009. LEI Nº. 810/09 DE 19 DE JANEIRO DE 2009. Institui no município de Tabaí a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública prevista no artigo 149-A da Constituição Federal. ARSENIO PEREIRA CARDOSO, Prefeito

Leia mais

Vigilância Sanitária de Alimentos. Fronteiras - PAF

Vigilância Sanitária de Alimentos. Fronteiras - PAF Vigilância Sanitária de Alimentos em Portos, Aeroportos e Fronteiras - PAF Elisabeth Claudia Lacher e Addôr PVPAF-Guarulhos CVPAF/SP/ANVISA 09 de maio de 2018. Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos

Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos LEGISLAÇÃO SANITÁRIA APLICADA À AGROINDÚSTRIA DE ALIMENTOS 1 Agroindústria de alimentos A agroindustrialização de alimentos deve ser compreendida

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/2018

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/2018 GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - AGOSTO/218 1. Brasil abre 11 mil vagas de empregos formais em Agosto O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste INFORMATIVO Nº 02/2016-DICON Assunto: IRRF Imposto de Renda Retido na Fonte Fato Gerador Em se tratando de retenção de IRRF o fato gerador, que ocasiona a retenção são AS IMPORTÂNCIAS E/OU RENDIMENTOS

Leia mais

Constituição formal de empresa

Constituição formal de empresa Constituição formal de empresa Aula 08 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 TRIBUTOS FEDERAIS IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA X PESSOA JURÍDICA... Pág.

Leia mais

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013

EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 EMPREGO INDUSTRIAL ABRIL DE 2013 SUMÁRIO EXECUTIVO INDÚSTRIA FOI O SETOR QUE MAIS CONTRATOU EM ABRIL. O número de assalariados com carteira assinada da indústria de transformação catarinense cresceu 0,7%

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 035/18, DE 15 DE JUNHO DE 2018.

PROJETO DE LEI Nº 035/18, DE 15 DE JUNHO DE 2018. PROJETO DE LEI Nº 035/18, DE 15 DE JUNHO DE 2018. Institui o Programa Municipal de Pavimentação Participativa do Município de Roca Sales, e dá outras providências. AMILTON FONTANA, Prefeito do Município

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO LEI COMPLEMENTAR Nº 470,DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012. Altera dispositivos da Lei Complementar nº 097, de 29 de dezembro de 1999. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, usando das atribuições que lhe é conferida

Leia mais

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 Dispõe sobre o registro de Pessoas Jurídicas nos Conselhos de Fonoaudiologia e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa, no uso

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica:

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1446 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº12/2017, de 04 de Dezembro de 2017-Dispõe sobre a instituição no município de da contribuição para custeio do serviço de iluminação

Leia mais

LEI Nº 625, DE

LEI Nº 625, DE LEI Nº 625, DE 05-12-1989 DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO CONTROLE DAS PRAGAS NOS ESTABELECIMENTOS QUE MEN-CIONA E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. TELMA DE SOUZA. Prefeita Municipal de Santos, faço saber que

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL LEI N. 2.559, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2011. "ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI 2.418 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009 (CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS MS) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". MÁRCIA MOURA, Prefeita

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE AMÉRICO BRASILIENSE

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE AMÉRICO BRASILIENSE Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018 Edição N 943 Caderno III 1 DECRETO Nº 077/2018 De 22 de novembro de 2018 Estabelece valores para fins de lançamento do IPTU e dá outras providências DIRCEU BRÁS PANO,

Leia mais

Conferência Internacional. Emprego e Condições de Trabalho na Indústria Química no Brasil

Conferência Internacional. Emprego e Condições de Trabalho na Indústria Química no Brasil Conferência Internacional Emprego e Condições de Trabalho na Indústria Química no Brasil Tabela 1. Trabalhadores na Indústria Química no Brasil segundo região e gênero, 2009 Região e Estado Mulheres Homens

Leia mais

LEI MUNICIPAL 1.053/2013. LUIZ MATEUS CENCI, Prefeito Municipal de União da Serra, Estado do Rio Grande do Sul.

LEI MUNICIPAL 1.053/2013. LUIZ MATEUS CENCI, Prefeito Municipal de União da Serra, Estado do Rio Grande do Sul. LEI MUNICIPAL 1.053/2013 INSTITUI O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL E OS PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DE ESTABELECIMENTOS QUE PRODUZAM BEBIDAS E ALIMENTOS PARA

Leia mais

LEI N. 030/2008. GABINETE DO PREFEITO GABIP Gerenciamento das Ações de Desenvolvimento Governamental

LEI N. 030/2008. GABINETE DO PREFEITO GABIP Gerenciamento das Ações de Desenvolvimento Governamental LEI N. 030/2008. Autoriza o Poder Executivo a abrir Créditos Adicionais Suplementares no valor de R$ 1.879.853,00 e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE SÁTIRO DIAS,, no uso de suas atribuições

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 001/2009/SEMUSA

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 001/2009/SEMUSA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 001/2009/SEMUSA O SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de suas atribuições legais, particularmente as que lhe confere o Decreto nº. 1562, de 29 de dezembro de 2003 - CÓDIGO DE

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - OUTUBRO/2017

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - OUTUBRO/2017 Saldo de Emprego (admissão - desligamentos) 1. Brasil segue Gerando novos Empregos GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - OUTUBRO/217 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro Geral

Leia mais

DECRETO N.º 001/2019 DE 02 de janeiro de 2019

DECRETO N.º 001/2019 DE 02 de janeiro de 2019 Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2019 Edição N 2109 Caderno III DECRETO N.º 001/2019 DE 02 de janeiro de 2019 Estabelece o Calendário Fiscal de Tributos do Município de Madre de Deus, para o exercício de

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/2015 Saldo (Admissão - Desligamentos) Saldo (Admissão - Desligamentos) GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS - ABRIL/215 1. Geração de Empregos no Brasil - Mercado de Trabalho volta a Demitir O Ministério do Trabalho

Leia mais

LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010.

LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010. LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010. Altera a Lei nº. 263/93, acrescentando a Divisão de Trânsito na estrutura da Secretaria Municipal de Obras e Viação; Cria o Cargo de Diretor de Trânsito CC-3 e dá

Leia mais