EDITAL. MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO (Edição 2012/2014)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL. MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO (Edição 2012/2014)"

Transcrição

1 1/9 EDITAL MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO (Edição 2012/2014) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de junho, e demais legislação aplicável. Ao abrigo do Despacho nº 3838/2008, de 11 de dezembro de 2007 (Diário da República, 2ª Série, nº 32, de 14 de fevereiro de 2008), que publica a caracterização e plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra, cujo funcionamento foi autorizado por despacho de 11 de dezembro de 2007, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com as alterações introduzidas pelo Despacho nº 16872/2011, de 15 de novembro de 2011 (Diário da República n.º 239, 2ª série, de 15 de dezembro de 2011) acresce a Declaração de retificação nº 236/2012, de 30 de janeiro de 2012 (Diário da República n.º 34, 2ª série, de 16 de fevereiro de 2012) No cumprimento do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à Obtenção do Grau de Mestre pelo Instituto Politécnico de Coimbra nº 19151/2008, publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 137, de 17 de julho, com as alterações introduzidas pelo Despacho nº 7994/2011, de 2 de junho de 2011, faz-se saber que está aberto concurso de acesso ao referido ciclo de estudos, a iniciar no ano letivo de 2012/2013, o qual se rege pelas seguintes disposições: 1. O grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico é conferido pela Escola Superior de Educação, (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra, que ministra o curso a ele conducente, a seguir designado por mestrado. 2. O mestrado encontra-se organizado em 4 semestres, correspondentes a um total de 120 créditos ECTS.

2 2/9 3. A estrutura curricular, o plano de estudos e as unidades de créditos ECTS são os que constam em anexo ao presente edital, podendo também ser consultados em 4. Podem candidatar-se ao mestrado: a) Os titulares do grau de Licenciado em Música, Professores de Educação Musical do Ensino Básico, Ciências Musicais, Estudos Artísticos (vertente Música) ou equivalente legal, ou em áreas afins, que cumpram o estipulado no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de fevereiro; b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Música, ou equivalente legal, ou em áreas afins, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo e que cumpram o definido no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de fevereiro; c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado em Música, Música, Professores de Educação Musical do Ensino Básico, Ciências Musicais, Estudos Artísticos (vertente Música), ou em áreas afins e que cumpram o definido no Decreto- Lei nº 43/2007, de 22 de fevereiro; d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, desde que cumpram o definido no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de fevereiro. O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) do n.º 4 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de Licenciado ou o reconhecimento desse grau. 5. A ordenação dos candidatos admitidos a concurso faz-se com base em grelha concebida pelo Júri, nos seguintes critérios: C.A. Currículo Académico: a) Média de Licenciatura b) Parte Curricular de Mestrado no domínio da música c)) Outras formações de nível superior na área de música. Para a determinação do valor final de A aplica-se a fórmula:

3 3/9 CA = [2a + b + c] /4 C.C. Currículo Científico: a) Comunicações; b) Publicações. Para a determinação do valor final de CC aplica-se a fórmula: CC= [a + b] / 2 C.P.A. Currículo Profissional/Artístico: a) Experiência de ensino na área de música; b) Experiência na área artístico/musical; c) Experiência em outras áreas artísticas; d) Experiência de colaboração em atividades de formação de professores. Para a determinação do valor final de CPA aplica-se a fórmula: CPA = [a + b + c + d] / Os candidatos admitidos a concurso, serão ordenados tendo em consideração a classificação final obtida por aplicação da fórmula: CF = CA+CC+CPA/ A grelha com a discriminação e ponderação de cada um dos elementos a considerar, aprovada em Conselho Técnico-Científico, sob proposta do Júri está disponível em 6. A candidatura é feita no Gabinete de Mestrados da ESEC, num formulário de candidatura disponível nesse gabinete ou em acompanhado dos seguintes documentos: a) Documentos comprovativos dos elementos constantes do formulário de candidatura, em língua portuguesa ou inglesa, ou com tradução certificada; b) Curriculum vitae c) Fotocópia do Cartão de Cidadão; ou fotocópia do Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal.

4 4/9 7. Os prazos fixados são os seguintes: 1ª Fase: - Candidatura: da data da homologação a 13 de julho de 2012; - Afixação da lista de candidatos admitidos a concurso: 17 de julho de 2012; - Reclamações: 18 a 19 de julho de 2012; - Decisão sobre as reclamações: 20 de julho de 2012; - Afixação da lista seriada dos candidatos admitidos: 23 de julho de 2012; - Reclamações: 24 e 25 de julho de 2012; - Decisão sobre as reclamações e afixação da lista seriada definitiva: 26 de julho de 2012; - Matrícula e inscrição: 27 de julho a 3 de agosto de No caso de não serem preenchidas todas as vagas na primeira fase do concurso, realizar-se-á uma segunda fase de candidaturas com a seguinte calendarização: 2ª Fase: - Candidatura: a partir da data de decisão sobre as reclamações e afixação de lista seriada definitiva até 14 de Setembro de 2012; - Afixação da lista de candidatos admitidos a concurso: 17 de setembro de 2012; - Reclamações: 18 de setembro de 2012; - Decisão sobre as reclamações: 19 de setembro de 2012; - Afixação da lista seriada dos candidatos admitidos: 20 de setembro de 2012; - Reclamações: 21 de setembro de 2012; - Decisão sobre as reclamações: 24 de setembro de 2012; - Afixação da lista seriada definitiva: 25 de setembro de 2012; - Matrícula e inscrição: 26 a 28 de setembro de As candidaturas são entregues no Gabinete de Mestrados da ESEC ou a ele remetida, por carta registada com aviso de receção, para: Gabinete de Mestrados da Escola Superior de Educação de Coimbra, Rua D. João III, COIMBRA. 9. Sob proposta do Presidente da ESEC fixa-se em 25, o número de vagas colocadas a concurso para ingresso no mestrado.

5 5/9 10. Podem requerer o reingresso os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em anteriores edições do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, tendo prioridade no preenchimento de 4 vagas. No caso do reingresso é creditada a correspondente formação já obtida no mesmo curso. 11. O mestrado funciona com um número mínimo de 15 alunos. 12. A não apresentação, no prazo de candidatura atrás indicado, dos documentos exigidos, é motivo de exclusão do concurso. 13. São admitidos a concurso os candidatos que cumpram os requisitos formais da candidatura e se encontrem numa das condições previstas no ponto 4 do presente edital. 14. As atividades letivas desenvolvem-se na ESEC O curso funciona em regime pós-laboral, das de sextas-feiras e sábados (de manhã e de tarde) O curso de mestrado desenvolve-se de acordo com o Calendário Escolar definido pela Comissão Coordenadora do Mestrado, consultado o Conselho Pedagógico, começando as aulas a 19 de outubro de Cada uma das unidades curriculares do 1º ano inclui dois momentos de avaliação: avaliação de frequência ou por exame e avaliação por exame de recurso. Dada a natureza profissionalizante do Curso é valorizada a avaliação de frequência. 16. As classificações obtidas nas unidades curriculares serão numéricas e inteiras, expressas na escala de 0 a 20 valores. 17. O 2º ano do curso prevê à realização de um trabalho de projeto ou de um estágio supervisionado que potencia a natureza profissionalizante do mesmo O Projeto/Estágio Supervisionado é organizado segundo regulamento específico da unidade curricular, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico e

6 6/9 disponível em onde se explicita o modo de orientação/coorientação e o modo de avaliação das suas diversas componentes, incluindo a avaliação do desempenho no Estágio Supervisionado, se aplicável, normas de elaboração e prazo de entrega e respetiva prova pública A inscrição na unidade curricular de projeto ou estágio de natureza profissional implica que, em conjunto com as restantes unidades curriculares em que se inscreve nesse ano letivo isso corresponder, no máximo, a 78 créditos ECTS, tendo acumulado, pelo menos, 42 créditos O prazo limite para entrega do Trabalho de Investigação ou Relatório de Estágio Supervisionado deve ocorrer até 90 dias após o termo das atividades letivas do 2.º ano do curso O Relatório Final será objeto de apreciação e discussão pública por um júri nomeado pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC sob proposta da CCM e de acordo com o estipulado no Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à Obtenção do Grau de Mestre pelo Instituto Politécnico de Coimbra 20.- A classificação do ato público de defesa é expressa por um valor na escala de 0 a 20, resultando da média aritmética simples das classificações atribuídas por cada membro do júri. 21. A classificação final do Mestrado resultará da média ponderada em função do número correspondente de ECTS, arredondada às unidades (considerando como unidade a fração não inferior a cinco décimas), das classificações obtidas pelos estudantes nas unidades curriculares que integram o respetivo plano de estudos. A classificação será expressa no intervalo da escala numérica inteira de 0 a 20 e no seu equivalente na escala europeia de comparabilidades de classificação. Em caso de aprovação, a classificação final do Mestrado é expressa por um valor do intervalo da escala numérica inteira de 0 a 20 e no seu equivalente na escala europeia de comparabilidades de classificação. 22. À classificação final do Mestrado deverá associar-se uma menção qualitativa nos termos seguintes: a) A classificação de Suficiente equivale a um valor entre 10 e 13 valores;

7 7/9 b) A classificação de Bom equivale a 14 ou 15 valores; c) A classificação de Muito Bom equivale a 16 ou 17 valores; d) A classificação de Excelente equivale a um valor entre 18 e O Mestrado dispõe de uma Comissão Coordenadora (CCM), que obedece ao disposto no artigo 14º do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente à Obtenção do Grau de Mestre pelo Instituto Politécnico de Coimbra. 24. Os trabalhos da CCM são acompanhados pelos Conselhos Técnico-Científico e Pedagógico da ESEC. 25. São devidos os seguintes emolumentos: - Taxa de candidatura 75,00 ; - Taxa de matrícula 150,00 ; - Taxa de inscrição (em anos subsequentes) Propina para o ano letivo de /Ano (de acordo com o n.º 2 do art.º 27 do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março, o valor das propinas devidas pela inscrição no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre no ensino público, quando a sua conjugação com um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado seja indispensável para o acesso ao exercício de uma atividade profissional, é igualmente fixado nos termos previstos para o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado no n.º 2 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto ). Ao 2º ano da presente edição aplica-se o valor definido para de acordo com n n.º2 do art.º 27 do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março. Aguarda aprovação do Conselho Geral do IPC Às situações não contempladas no presente Edital aplica-se o disposto no Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março e no Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre do IPC (Despacho nº 7994/2011 de 2 de Junho), sendo os casos omissos decididos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, ouvida a CCM. 20 de abril de O Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Professor Doutor Rui Antunes.

8 8/9 ANEXO Ensino de Educação Musical no Ensino Básico QUADRO N.º 1 1º Semestre Curricular UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA TIPO TEMPO DE TRABALHO (HORAS) TOTAL CONTACTO CRÉDITOS OBSERVAÇÕES Teoria da Educação CE Semestral 84 T-25 3 Obrigatória Sociologia da Educação CE Semestral 84 T-25 3 Obrigatória Desenvolvimento Infantil e Juvenil PSI Semestral 84 TP-38 3 Obrigatória Psicologia da Aprendizagem PSI Semestral 168 T-50 6 Obrigatória Ciências Sociais CS Semestral 84 T-25 3 Obrigatória História da Música Portuguesa MUS Semestral 84 TP-25 3 Obrigatória Teorias e Correntes da Educação Musical MUS/MD Semestral 84 T-25 3 Obrigatória Didáctica Musical I MUS/MD Semestral 168 TP-50 6 Obrigatória QUADRO N.º 2 2.º Semestre Curricular UNIDADES CURRICULARES ÁREA CIENTÍFICA TIPO TEMPO DE TRABALHO (HORAS) TOTAL CONTACTO CRÉDITOS OBSERVAÇÕES Tecnologia Educativa CE Semestral 84 TP-38 3 Obrigatória Educação Intercultural CE Semestral 84 TP-38 3 Obrigatória Desenvolvimento Curricular CE Semestral 84 T-25 3 Obrigatória Investigação em Educação Musical MUS Semestral 168 TP-50 6 Obrigatória Práticas de Observação em Educação Musical Desenvolvimento de Projectos em Educação Musical IPP Semestral 84 PL-25 3 Obrigatória MUS/MD Semestral 168 TP-50 6 Obrigatória Didáctica Musical II MUS/MD Semestral 168 TP-50 6 Obrigatória

9 9/9 UNIDADES CURRICULARES QUADRO N.º 3 3º e 4º Semestres Curriculares ÁREA CIENTÍFICA TIPO Prática Pedagógica IPP Anual 1176 TEMPO DE TRABALHO (HORAS) TOTAL CONTACTO S-90; E-660; OT-10 CRÉDITOS OBSERVAÇÕES 42 Obrigatória Necessidades Educativas Especiais CE Semestral 84 TP-38 3 Obrigatória Organização e Gestão do Ensino CE Semestral 84 TP-25 3 Obrigatória Seminário I (Apoio à Prática Pedagógica) MUS/MD Semestral 84 S-45 3 Obrigatória Deontologia Profissional IPP Semestral 84 T-25 3 Obrigatória Seminário II (Apoio à Prática Pedagógica) MUS/MD Semestral 168 S-60 6 Obrigatória T: Aulas teóricas; TP: Teórico-prática; PL: Práticas laboratoriais; OT: Orientação tutorial.

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (Edição 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIDADANIA, CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ESPECIALIZAÇÃO EM PROBLEMAS DO DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

EDITAL. (Edição )

EDITAL. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (Edição 2017-2019) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE (Edição 2018-) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição )

EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição ) EDITAL MESTRADO EM FARMÁCIA - ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOTERAPIA APLICADA (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

MESTRADO EM ENGENHARIA ALIMENTAR Edição

MESTRADO EM ENGENHARIA ALIMENTAR Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição )

EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO. (edição ) EDITAL MESTRADO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição )

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição ) EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de

Leia mais

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição )

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição ) EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

Edital. Mestrado em Engenharia Civil Especialização em Construção Urbana. (Edição )

Edital. Mestrado em Engenharia Civil Especialização em Construção Urbana. (Edição ) Edital Mestrado em Engenharia Civil Especialização em Construção Urbana (Edição 2012-2014) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro e do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição )

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição ) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição )

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição ) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA - ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO-LABORATORIAL (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

MESTRADO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA Edição

MESTRADO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2016-2018) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição )

EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA. ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição ) EDITAL MESTRADO EM FISIOTERAPIA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO CLÍNICA DO MOVIMENTO (edição 2016-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO EM ARRITMOLOGIA (edição )

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO EM ARRITMOLOGIA (edição ) EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO EM ARRITMOLOGIA (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM RADIOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO OSTEO-ARTICULAR (edição )

EDITAL MESTRADO EM RADIOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO OSTEO-ARTICULAR (edição ) EDITAL MESTRADO EM RADIOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO OSTEO-ARTICULAR (edição 2014-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO EM ARRITMOLOGIA (edição )

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO EM ARRITMOLOGIA (edição ) EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA - ESPECIALIZAÇÃO EM ARRITMOLOGIA (edição 2012-) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (Edição 2010-2012) Nos termos dos Decretos-Lei nº /2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/200, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição )

EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição ) EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição )

EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição ) EDITAL MESTRADO EM PSICOACÚSTICA (edição -) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM CARDIOPNEUMOLOGIA ESPECIALIDADE EM ARRITMOLOGIA (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

6. Podem candidatar se ao mestrado:

6. Podem candidatar se ao mestrado: EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com as alterações que lhes foram introduzidas pelo

Leia mais

Ano letivo 2015/2016

Ano letivo 2015/2016 EDITAL CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO TURISMO, DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE E DO INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO

Leia mais

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição

MESTRADO EM ECOTURISMO Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº2/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº7/200, de 2 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA

EDITAL MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA (EDIÇÃO 2013-2015) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro, e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA. (edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA. (edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM BIOMECÂNICA (edição 2010 2012) Nos termos do Decreto Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto Lei n.º

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO )

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO ) INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial Homologo 27.04.2018 Regulamento Página 1 de 11 CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Enquadramento jurídico Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO )

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO ) E DESENVOLVIMENTO RURAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações

Leia mais

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO,

REGULAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Considerando o disposto da alínea f), do n.º 1, do art. 62.º, dos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria; Com vista a dar cumprimento ao estabelecido no artigo 26º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Mestrado em Marketing EDITAL Edição 2019/2021 1. APRESENTAÇÃO O presente edital tem como objetivo a abertura do concurso para

Leia mais

MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA Edição

MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL Edição

MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL Edição INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2015-2017) Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO )

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO ) INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL (EDIÇÃO 2014-2016) Nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, e do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE 2º CICLO DE MESTRADO E D I T AL José Francisco da Silva Beja, Presidente da Escola Superior

Leia mais

EDITAL Curso de Estudos Pós-Graduados em Nutrição e Performance Desportiva. (Edição 2019/2020)

EDITAL Curso de Estudos Pós-Graduados em Nutrição e Performance Desportiva. (Edição 2019/2020) EDITAL Curso de Estudos Pós-Graduados em Nutrição e Performance Desportiva (Edição 2019/2020) Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

EDITAL. Edição de 2014/2015

EDITAL. Edição de 2014/2015 EDITAL ESCOLA SUPERIOR DE ESTUDOS INDUSTRIAIS E DE GESTÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS Edição de 2014/2015 Fernando Flávio Ribeiro

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau

Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares Artigo 1.º Grau A Escola Superior Artística do Porto confere a Pós-Graduação em Arte Contemporânea Artigo 2.º Objectivos do curso 1. A Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL

EDITAL MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL MESTRADO EM GESTÃO AMBIENTAL () Nos termos do Decreto-Lei n.º42/2005, de 22 de fevereiro, e do Decreto-Lei n.º74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ECOTURISMO. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM ECOTURISMO. (Edição ) INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL MESTRADO EM ECOTURISMO () Nos termos do Decreto-Lei nº42/2005, de 22 de fevereiro, e do Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhes foram introduzidas

Leia mais

Edital. Ano letivo 2018/2019

Edital. Ano letivo 2018/2019 Edital Ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco Ano letivo 2018/2019 Nos termos

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia

Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Filosofia I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Aviso de Abertura das Candidaturas à Pós-Graduação em Educação Musical Madeira Funchal 3ª FASE. 18 de Julho a 26 de Agosto de 2011

Aviso de Abertura das Candidaturas à Pós-Graduação em Educação Musical Madeira Funchal 3ª FASE. 18 de Julho a 26 de Agosto de 2011 Aviso de Abertura das Candidaturas à Pós-Graduação em Educação Musical Madeira Funchal 3ª FASE 18 de Julho a 26 de Agosto de 2011 1. Introdução A presente proposta refere-se a uma pós-graduação de 60 créditos

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 27/2019 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Relações Internacionais: O Espaço Euro-Atlântico Nos termos previstos no artigo 17.º do Regulamento Geral dos Mestrados da Universidade dos

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento1 estabelece o regime de funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) ministrados pelas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Saúde

Leia mais

EDITAL PRES-EDT CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM PRÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO ANO LETIVO 2019/2020

EDITAL PRES-EDT CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM PRÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO ANO LETIVO 2019/2020 ANO LETIVO 2019/2020 Maria João Monteiro Ferreira Viamonte, Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), faz saber que, nos termos do nº 1 do Artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006 de

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Da admissão ao ciclo de estudos 1. À matrícula no mestrado em Educação Pré-escolar são admitidos candidatos titulares do grau de licenciado

Leia mais

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DESIGN DA ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA ARTES E DESIGN 1

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DESIGN DA ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA ARTES E DESIGN 1 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DESIGN DA ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA ARTES E DESIGN 1 Delminda Augusta Pinto Lopes, Vice-Presidente, em substituição da Presidente

Leia mais

MESTRADO EM FISIOTERAPIA EDITAL 1ª EDIÇÃO 2017/2019

MESTRADO EM FISIOTERAPIA EDITAL 1ª EDIÇÃO 2017/2019 MESTRADO EM FISIOTERAPIA EDITAL 1ª EDIÇÃO 2017/2019 1. APRESENTAÇÃO O mestrado em Fisioterapia organizado pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, tendo

Leia mais

PRES-EDT EDITAL CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM PRÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO ANO LETIVO 2018/2019

PRES-EDT EDITAL CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM PRÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 Maria João Monteiro Ferreira Viamonte, Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), faz saber que, nos termos do nº 1 do Artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006 de

Leia mais

Pós-Graduação em Escrita Dramática. Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau

Pós-Graduação em Escrita Dramática. Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau Pós-Graduação em Escrita Dramática Normas regulamentares Artigo 1.º Grau A Escola Superior Artística do Porto confere a Pós-Graduação em Escrita Dramática. Artigo 2.º Objectivos do curso A Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DIREÇÃO HOTELEIRA DA ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO 1

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DIREÇÃO HOTELEIRA DA ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO 1 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM DIREÇÃO HOTELEIRA DA ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO 1 Delminda Augusta Pinto Lopes, Vice-Presidente, em substituição

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto

Leia mais

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM FISIOTERAPIA 10ª EDIÇÃO /2020 EDITAL

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM FISIOTERAPIA 10ª EDIÇÃO /2020 EDITAL CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM FISIOTERAPIA 10ª EDIÇÃO - 2018/2020 EDITAL Rui Paulo Soares Ribeiro, Diretor da Escola Superior de Saúde do Alcoitão faz saber que, nos termos do artigo 26º do

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Comparatistas a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu Mestrado em Marketing Research EDITAL Edição 2016/2018 1 1. APRESENTAÇÃO O presente edital tem como objetivo a abertura do

Leia mais

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIDADANIA, CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CAPÍTULO I. Disposições gerais

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIDADANIA, CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CAPÍTULO I. Disposições gerais Homologo, MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIDADANIA, CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Enquadramento jurídico Considerando que,

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda

Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda Normas regulamentares do Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Românicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

EDITAL 3ª FASE DE CANDIDATURAS AO I CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO. Ano Letivo 2017/2018

EDITAL 3ª FASE DE CANDIDATURAS AO I CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO. Ano Letivo 2017/2018 EDITAL 3ª FASE DE CANDIDATURAS AO I CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Ano Letivo 2017/2018 Por Despacho n.º 11467/2017, de 29 de dezembro, a Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny

Leia mais

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada

REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada REGULAMENTO Acesso e Ingresso Cursos de Formação Pós-Graduada Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 42/2019 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Educação e Formação Nos termos previstos no artigo 17.º do Regulamento Geral dos Mestrados da Universidade dos Açores faz-se saber que estão

Leia mais

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira Edital 5 de Setembro de 2008 Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do

Leia mais

Regulamento dos ciclos de estudos de mestrado lecionados pela Escola Superior Agrária de Coimbra

Regulamento dos ciclos de estudos de mestrado lecionados pela Escola Superior Agrária de Coimbra Regulamento dos ciclos de estudos de mestrado lecionados pela Escola Superior Agrária de Coimbra Artigo 1.º Enquadramento jurídico e âmbito de aplicação 1. O presente regulamento visa desenvolver e complementar

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 17/2019 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Gestão do Turismo Internacional Nos termos previstos no artigo 17.º do Regulamento Geral dos Mestrados da Universidade dos Açores faz-se

Leia mais

Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Endodontia

Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Endodontia Regulamento do Curso Pós-Graduado de Especialização em Endodontia Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento aplica-se ao Curso Pós-Graduado de Especialização em Endodontia, curso não conferente

Leia mais

EDITAL Curso de Estudos Pós-Graduados em Ressonância Magnética (Edição 2018/2019)

EDITAL Curso de Estudos Pós-Graduados em Ressonância Magnética (Edição 2018/2019) EDITAL Curso de Estudos Pós-Graduados em Ressonância Magnética (Edição 2018/2019) O Presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Professor João José de Morais Joaquim, ouvido o Conselho

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR) CONCURSO DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADO EM ASSOCIAÇÃO Edição de 2009/2010

ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR) CONCURSO DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADO EM ASSOCIAÇÃO Edição de 2009/2010 ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR) CONCURSO DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADO EM ASSOCIAÇÃO Edição de 2009/2010 EDITAL João Alberto Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança;

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DO ALCOITÃO

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DO ALCOITÃO ESCOLA SUPERIOR CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM TERAPIA DA FALA 6ª EDiÇÃO BIÉNIO - 2017/2019 EDITAL Rui Paulo Soares Ribeiro, Diretor da Escola Superior de Saúde do Alcoitão faz saber que, nos

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Tradução

Normas regulamentares do Mestrado em Tradução a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Tradução I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento;

Artigo 1º. Âmbito. a) Os titulares de um curso superior de bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento; Regulamento do Concurso Especial de Acesso aos Cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para Titulares de Cursos Médios, Superiores e Pós-Secundários Tendo por base o

Leia mais

MESTRADO EM JOGO E MOTRICIDADE NA INFÂNCIA CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Enquadramento jurídico

MESTRADO EM JOGO E MOTRICIDADE NA INFÂNCIA CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º. Enquadramento jurídico MESTRADO EM JOGO E MOTRICIDADE NA INFÂNCIA Homologo, CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Enquadramento jurídico Considerando que, nos termos do artigo 23.º-A do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente

Leia mais

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Mestrado em Educação Pré-Escolar ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Mestrado em Educação Pré-Escolar 24-06-2014 Instituto Politécnico de Setúbal Última atualização: 12/11/2013 Pág. 1 de 5 Mestrado em Educação Pré-Escolar 1. ENQUADRAMENTO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA

UNIVERSIDADE DOS AÇORES REITORIA Edital N.º 18/2019 Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos Nos termos previstos no artigo 17.º do Regulamento Geral dos Mestrados da Universidade dos Açores faz-se

Leia mais

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL 1 ANO LETIVO 2016/2017

EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL 1 ANO LETIVO 2016/2017 EDITAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL 1 Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho, Presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP),

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE. Artigo 1.º Âmbito REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, diploma que procede à terceira alteração

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação

Normas regulamentares do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação Normas regulamentares do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar-se

Leia mais

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR Concurso Contingentes/Regimes Regime Geral DL 296-A/98 Concursos institucionais Regimes Especiais DL 393-A/99 Portaria nº 854-B/99, de 4 de outubro A. Missão

Leia mais

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso

Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso A Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, aprova o Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição

Leia mais

PRES-EDT EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO ANO LETIVO DE 2015/2016

PRES-EDT EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO ANO LETIVO DE 2015/2016 EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO ANO LETIVO DE 2015/2016 João Manuel Simões da Rocha, Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), faz saber que, nos termos do nº 1 do

Leia mais

PRES-EDT EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO ANO LETIVO DE 2014/2015

PRES-EDT EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO ANO LETIVO DE 2014/2015 EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE MESTRADO ANO LETIVO DE 2014/2015 João Manuel Simões da Rocha, Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), faz saber que, nos termos do nº 1 do

Leia mais

DESPACHO/SP/163/2016

DESPACHO/SP/163/2016 DESPACHO/SP/163/2016 Aprovo as alterações aos Artigos 4.º, 16.º, 18.º, 22.º e 26.º do Regulamento do Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, homologado por meu despacho de 30.05.2013,

Leia mais

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior.

Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Assunto: Projeto de Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da Universidade da Beira Interior. Considerando que: O Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, (alterado

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2.

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2. REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) 1. O presente Regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído

Leia mais